Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Adalberto Ramon Vieyra

Formado em Medicina pela Universidad Nacional de Rosario (1970), tem mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1979) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982). Professor Adunto de Bioquímica da UFRJ 1982-1994. Professor Titular de Bioquímica Médica 1994-1999. Professor Titular de Biofísica e Fisiologia 1999-2014 e Professor Emérito desde junho de 2015. Foi Coordenador da Área de Ciências Biológicas II da CAPES (2005-2011) e se desempenhou novamente nesta função desde setembro de 2014 até fevereiro de 2018. Foi Diretor Científico do Programa de Oncobiologia da UFRJ entre 2003 e 2016. Desde 2013 é Diretor do CENABIO/UFRJ (Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem e Núcleo de Biologia Estrutural e Bioimagem da UFRJ). Seu campo de interesse científico encontra-se na área de Biofísica e Fisiologia, com ênfase em Biofísica de Processos e Sistemas, centrado no estudo de fenômenos de transporte iônico através de membranas biológicas e de sua regulação em condições fisiológicas e patológicas. Seu laboratório investiga a potencialidade de terapias celulares em modelos experimentais de nefropatias agudas e crônicas. É Cientista do Nosso Estado (Rio de Janeiro), membro titular da Academia Brasileira de Ciências desde 2000 e comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico desde 2009. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/8688694657606654 (13/09/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1B
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem/CENABIO-UFRJ. Bloco M - Centro de Ciências da Saúde - Av Carlos Chagas Filho 373 - www.cenabio.ufrj.br Cidade Universitária 21941590 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil Telefone: (21) 25906916 URL da Homepage: www.cenabio.ufrj.br
  • Grande área: Ciências Biológicas
  • Área: Biofísica
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (24)
    1. 2017-Atual. Estudos pre-clinicos para a compreensao dos mecanismos de lesao renal cronica associados ao envelhecimento: uma possivel estrategia diagnostica e terapeutica
      Descrição: Trata-se de projeto destinado a estudar os mecanismos celulares e moleculares que, afetando transportadores renais - principalmente de sódio - e as vias de sinalização envolvidas na sua regulação, aceleram a senescência renal em casos de co-morbidades como a hipertensão, a diabetes, a desnutrição e a obesidade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . Integrantes: Adalberto Ramon Vieyra - Coordenador / Jennifer Lowe - Integrante / Paulo André da Silva - Integrante / Rafael S. Lindoso - Integrante / Humberto Muzi-Filho - Integrante / Federica Collino - Integrante / Emilio Antonio Francischetti - Integrante / Virginia Genelhu - Integrante / Luis Eduardo Menezes Quintas - Integrante / Lucienne S. Lara - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
      Membro: Adalberto Ramon Vieyra.
    2. 2016-Atual. ATPases renais transportadoras de ions em processos e sistemas biologicos com patologias diferentes
      Descrição: Bolsas no País / Produtividade em Pesquisa - PQ 2015 As ATPases transportadoras de íons são proteínas integrais de membrana responsáveis por diferentes processos fisiológicos por serem capazes de fornecer a energia necessária por eles requerida quando os fluxos ocorrem contra gradiente de potencial eletroquímico. Participam, por exemplo ? direta ou indiretamente ? de processos como controle do volume celular, geração do potencial de repouso e sua manutenção, relaxamento muscular, reciclagem de hormônios, balanço do pH intracelular e processamento de nutrientes. O presente projeto de pesquisa apresentado ao CNPq para renovação de Bolsa de Produtividade nesta edição 2015 propõe continuar abordando ? a partir dos patamares alcançados no período que finda ? o papel de ATPases transportadoras de íons e investigar mecanismos moleculares de sua regulação em três grandes vertentes de estudo, que apresentam ATPases como elo temático comum: (i) desnutrição e seu impacto tardio na função renal e cardiovascular; (ii) alterações no metabolismo do cobre; (iii) mecanismos de interação e de reparo por células-tronco em tecido renal lesionado. As ATPases objeto de estudo serão: Ca2+-ATPases de membrana plasmática e de retículo sarco/endoplasmático, (Na++K+)ATPase, Na+-ATPase resistente à ouabaína, Cu(I)-ATPases e F0F1-ATPsintase (ATPase mitocondrial). O projeto propõe investigar diferentes kinases, como PKA, PKC, MEK/ERK1/2, fosfo-ERK1/2 e a ?salt inducible kinase? e os mecanismos de seu acoplamento regulatório com as ATPases objeto de interesse em cada vertente da proposta. O papel do Ca2+, do Na+ e do Cu+ como segundos mensageiros ? e não apenas como espécies iônicas transportadas ? será também investigado no contexto das três vertentes acima. Serão utilizados modelos ?in vivo? e ?in vitro? (ver projeto detalhado) que envolvem ratos, cultura de células e frações subcelulares de membranas, mitocôndrias e aparelho de Golgi. Com o desenvolvimento do projeto pretende-se compreender, num novo patamar conceitual integrado, as redes regulatórias de ATPases em situações fisiológicas e patológicas de relevância, para explicar a gênese de lesões e para propor novas abordagens terapêuticas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Adalberto Ramon Vieyra - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Adalberto Ramon Vieyra.
    3. 2016-Atual. Manutencao de aparelhos multiusuarios para pequenos animais
      Descrição: Trata-se de projeto destinado à manutenção de equipamento CT-PET para imageamento de pequenos animais, localizado no Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem (CENABIO) da UFRJ.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Adalberto Ramon Vieyra - Coordenador / Kildare de Miranda - Integrante / Marcius da Silva Almeida - Integrante / Emiliano H. Medei - Integrante / Fernanda Tovar Moll - Integrante / Fabio Ceneviva Almeida - Integrante / Antonio Carlos Campos de Carvalho - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
      Membro: Adalberto Ramon Vieyra.
    4. 2016-Atual. ATPases transportadoras de ions em processos e sistemas biologicos com patologias diferentes
      Descrição: E_06/2016 - Programa de Treinamento e Capacitação Técnica (TCT) - 2016 As ATPases transportadoras de íons são proteínas integrais de membrana responsáveis por diferentes processos fisiológicos fornecendo a energia necessária requerida quando os fluxos ocorrem contra gradiente de potencial eletroquímico. Participam ? direta ou indiretamente ? de processos como controle do volume celular, geração do potencial de repouso e sua manutenção, relaxamento muscular, reciclagem de hormônios, balanço do pH intracelular e processamento de nutrientes. O presente projeto de apresentado à FAPERJ na Chamada TCT 2016 propõe continuar abordando, inserindo agora o bolsista Danilo Bezerra, o papel de ATPases transportadoras de íons e investigar mecanismos de sua regulação em duas grandes vertentes de estudo, que apresentam ATPases como elo temático comum: (i) desnutrição e seu impacto tardio na função renal e cardiovascular; (ii) mecanismos de interação e de reparo por células-tronco em tecido renal lesionado. As ATPases objeto de estudo são: Ca2 -ATPases de membrana plasmática e de retículo sarco/endoplasmático, (Na K )ATPase, Na -ATPase resistente à ouabaína e F0F1-ATPsintase (ATPase mitocondrial). O projeto propõe continuar investigando diferentes kinases, como PKA, PKC, MEK/ERK1/2, fosfo-ERK1/2 e a ?salt inducible kinase? e os mecanismos de seu acoplamento regulatório com as ATPases objeto de interesse na proposta. O papel do Ca2 e do Na como segundos mensageiros ? e não apenas como espécies iônicas transportadas ? é também investigado no contexto das duas vertentes acima. Serão utilizados modelos ?in vivo? e ?in vitro? que envolvem ratos, cultura de células e frações subcelulares de membranas, mitocôndrias e aparelho de Golgi. Com o desenvolvimento do projeto pretende-se compreender, num novo patamar conceitual integrado, as redes regulatórias de ATPases em situações fisiológicas e patológicas de relevância, para explicar a gênese de lesões e para propor novas abordagens terapêuticas, treinando e capacitando o bolsista neste campo de saberes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Adalberto Ramon Vieyra - Coordenador / Danilo Dos Santos Alves Bezerra - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.
      Membro: Adalberto Ramon Vieyra.
    5. 2016-Atual. Bolsas no Pais / Pesquisador Visitante - PV (Pesquisador residente no exterior)
      Descrição: Bolsas no País / Pesquisador Visitante - PV (Pesquisador residente no exterior) A lesão renal aguda (LRA) é uma doença complexa causada por múltiplos fatores como isquemia, nefrotoxinas e componentes da sepse que se apresenta com diferentes manifestações clínicas. A lesão causada por isquemia-reperfusão é um evento central nos casos clínicas de LRA, onde após o estabelecimento do dano renal inicial, observa-se o desenvolvimento e progressão da lesão. Diversos estudos demonstram que pacientes que apresentam LRA tem alto risco de desenvolvimento de doença renal crônica (DRC) indicando uma relação entre as duas condições patológicas. Compreender esta relação espaço-temporal entre LRA e DRC é essencial para definir um prognóstico e marcadores de diagnóstico para estas doenças. Recentemente, as vesículas extracelulares (VEs) emergiram como um importante mecanismo de comunicação célula-célula. As VEs contribuem para a interação transportando moléculas como proteínas, lipídios e microRNAs (miRNAs) da célula de origem à célula alvo, promovendo modificações fenotípicas e no perfil do seu transcriptoma. Desta maneira, as VEs podem carregar informações benéficas ou deletérias a células-alvo dependendo do seu conteúdo. Baseado nestas evidencias, a progressão de LRA pode estar relacionada à comunicação mediada pela liberação das VEs por células lesionadas que podem afetar de maneira secundária as células ao redor, disseminando a patologia na adjacência tissular. Dentre as mudanças promovidas por estas VEs, a variação no perfil de expressão dos miRNAs pode trazer uma melhor compreensão dos mecanismos que regulam a progressão da doença. A alteração do padrão de expressão moduladas pelas VEs pode ser dada pela transferência direta de moléculas de miRNAs ou de maneira induzida na célula-alvo. Além disso, a especificidade dos miRNAs para cada tipo celular e sua estabilidade dentro dos fluidos biológicos, em razão do encapsulamento pelas VEs ou estruturas complexas de RNA-proteína resistentes a nucleases, fazem desta molécula um importante marcador para as doenças renais. Assim, a compreensão do papel das VEs e miRNAs na evolução da lesão tecidual abre um horizonte para a criação de novas estratégias terapêuticas para o tratamento da doença renal.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Adalberto Ramon Vieyra - Coordenador / Federica Collino - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Adalberto Ramon Vieyra.
    6. 2016-Atual. Excelencia multiusuario e multidisciplinar em biologia estrutural e bioimagem em escala microscopia: do atomo ao organismo inteiro.
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Adalberto Ramon Vieyra - Coordenador.
      Membro: Adalberto Ramon Vieyra.
    7. 2015-2016. Papel das vesiculas extracelulares na propagacao da doenca renal aguda e cronica: importancia dos microRNAs neste processo
      Descrição: PV - Bolsa para Pesquisador Visitante 2015/1. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Adalberto Ramon Vieyra - Coordenador / Federica Collino - Integrante.
      Membro: Adalberto Ramon Vieyra.
    8. 2015-Atual. Caracterizacao molecular e regulacao do transporte de ferro em Trypanosoma cruzi: potencial papel na virulencia do parasito?
      Descrição: Chamada de Projetos MEC/MCTI/CAPES/CNPq/FAPS Bolsa Atração de Jovens Talentos ? BJT 2014 O objetivo finalístico deste projeto é o de desenvolver no Brasil o campo dos estudos de mecanismos moleculares de transporte do íon ferro em tripanosomatídeos e sua regulação, investigando a possível relação funcional entre a aquisição de ferro iônico (não hemínico) e a virulência do parasito. Este projeto envolve a repatriação com Bolsa de Atração de Jovens Talentos (CNPq) da Dra. Claudia Fernanda Dick, que se encontrava na Johns Hopkins University realizando seu pós-doutorado.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Adalberto Ramon Vieyra - Coordenador / José Roberto Meyer-Fernandes - Integrante / Claudia Fernanda Dick - Integrante / Kildare de Miranda - Integrante / Marcelo Torres Bozza - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Adalberto Ramon Vieyra.
    9. 2015-Atual. BIOLOGIA ESTRUTURAL E BIOIMAGEM COMO FERRAMENTAS PARA ESTUDOS TRANSLACIONAIS EM SAUDE HUMANA
      Descrição: E_13/2015 - Apoio à Aqu. de Equip. de Gd. Porte para Inst. de Ens. Sup. e Pesq. Sediadas RJ - 2015 O estudo translacional em saúde humana consiste em abordar as patologias e mecanismos biológicos desde a estrutura das proteínas e ácidos nucleicos envolvidos, até os estudos in vivo envolvendo imageamento de organismos inteiros, incluindo pacientes. Esta união entre a ciência básica e clínica, permite o desenvolvimento de ferramentas diagnósticas, biomarcadores e novas terapias. O Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem (CENABIO) da UFRJ possui uma infraestrutura única no Brasil e associações estratégicas, como com o Instituo D´Or de pesquisa, para viabilizar estudos translacionais em saúde humana. Neste projeto pretendemos adquirir 2 sondas criogênicas para os espectrômetros de 800 e 900 MHz e equipamento de imagem por RMN (MRI). As sondas são fundamentais para ampliar o escopo de proteínas estudadas, enquanto o MRI permite estudar in vivo métodos diagnósticos, biomarcadores e novas terapias em pequenos animais, um passo antes de serem testados em pacientes. O potencial do uso integrado de biologia estrutural e bioimagem para estudos em múltiplos sistemas biológicos é ilustrado pelos projetos coordenados pelo grupo proponente: ? a-sinucleína (a-sin) e neurodegeneração ? Fatores neurotróficos ? Enovelamento da proteína priônica, interações com compostos e fatores celulares, terapia e diagnóstico ? Amiloidoses causadas pela transtirretina (TTR) ? Neuroimagem nas doenças neurodegenerativas e neuropsiquiátricas ? Imagem quantitativa e funcional de neoplasias ? Terapia celular e imagem em modelo de cardiomiopatia chagásica ? Vírus da Dengue ? Aplicação da bioimagem no estudo de doenças infecciosas e inflamatórias em pequenos Animais e Humanos ? Atividade priônica de mutantes de p53 ? Avaliação do efeito de tioaptâmeros de ácidos nucleicos como reativadores da p53 ? c-ABL na Leucemia mielóide crônica (LMC) e em outros Processos malignos O CENABIO é uma unidade multiusuária aberta e por isso beneficia muitos outros grupos de pesquisa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Adalberto Ramon Vieyra - Coordenador / Antonio Carlos Campos de Carvalho - Integrante / Regina Coeli dos Santos Goldenberg - Integrante / Emiliano Medei - Integrante / Rogério Panizzutti - Integrante / Adriana Bastos Carvalho - Integrante / Fernanda Freire Tovar Moll - Integrante / Marcius da Silva Almeida - Integrante / Cristian Follmer - Integrante / José Daniel Figueroa Villar - Integrante / Kurt Wuthrich - Integrante / Alexandre Guedes Torres - Integrante / Ana Paula Canedo Valente - Integrante / Anderson de Sá Pinheiro - Integrante / Andrea Silveira de Souza - Integrante / Claudia Jorge do Nascimento - Integrante / Cristiane Diniz Ano Bom - Integrante / Debora Foguel - Integrante / Erika de Carvalho Rodrigues - Integrante / Fabio Ceneviva Lacerda Almeida - Integrante / Jerson Lima da Silva - Integrante / Jorge Ibrahim Figueira Salluh - Integrante / Jorge Nevall Moll Neto - Integrante / Luzineide Wanderley Tinoco - Integrante / Marcelo Cossenza Pettezzoni de Almeida - Integrante / Marcio Soares - Integrante / Maria Lucia Cardoso Gomes Ferraz - Integrante / Paulo Henrique Rosado de Castro - Integrante / Roberto Lent - Integrante / Rosana Souza Rodrigues - Integrante / Tatiana El-Bacha Porto - Integrante / Tatiana Kelly da Silva Fidalgo - Integrante / Vivaldo Moura Neto - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
      Membro: Adalberto Ramon Vieyra.
    10. 2015-Atual. Investigacao de mecanismos celulares e moleculares associados ao impacto renal da desnutricao, da hipertensao e da diabetes
      Descrição: E_03/2015 - Apoio a Projetos Temáticos no Estado do Rio de Janeiro - 2015 A hipertensão e a diabetes são doenças crônico-degenerativas cuja incidência vem aumentando nos últimos anos e, graças ao aumento da expectativa de vida, tem contribuído para que os efeitos deletérios renais causados por elas atinjam níveis já considerados de sério problema de saúde pública. Outros fatores que agravam estes quadros são: (i) a sobrecarga de sal e (ii) a desnutrição crônica de grau variável; a primeira como parte de uma cultura alimentar e a segunda ainda prevalente em diversas regiões do Brasil. Resultados prévios dos laboratórios associados têm demonstrado que, em modelos animais de estudo da desnutrição crônica, hipertensão e diabetes, existe um comprometimento na atividade de importantes transportadores ativos primários de sódio, cálcio e cobre que convergem para o quadro de progresso da lesão renal. Assim, o presente projeto tem como principais metas seguir avançar no entendimento dos mecanismos celulares e moleculares envolvidos na progressão da lesão renal, bem como em iniciativas que permitam intervenções que visem impedir este progresso e buscar o reparo tecidual. Serão utilizadas culturas de células renais (tubulares e mesangiais) em diferentes situações avaliando os principais eixos de sinalização celular envolvidos na regulação dos transportadores de membrana de interesse. Serão desenvolvidos experimentos para identificar moléculas marcadoras da progressão da lesão ou indicadores de recuperação do tecido lesionado. Outra abordagem é com ensaios pré-clínicos, utilizando modelos animais (ratos) em protocolos já aprovados pelos Comitês de Ética de Uso de Animais em Pesquisa do IBCCF e do ICB: diabetes (estreptozotocina), DOCA-sal (modelo de hipertensão), e desnutrição crônica. Nestes modelos são estudados: (i) os efeitos de ativadores/inibidores de vias de sinalização já identificadas como importantes no estabelecimento da doença renal nas patologias escolhidas ou na desnutrição e (ii) moléculas marcadoras de lesão renal.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (8) . Integrantes: Adalberto Ramon Vieyra - Coordenador / Luzia da Silva Sampaio - Integrante / Jennifer Lowe - Integrante / Paulo André da Silva - Integrante / Fernanda Magalhães Ferrão - Integrante / Lucienne da Silva Lara Morcillo - Integrante / Marcelo Einicker Lamas - Integrante / Humberto Muzi Filho - Integrante / Emilio Antonio Francischetti - Integrante / Rafael Ramos Hospodor Felippe Valverde - Integrante / Virginia Genelhu de Abreu - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
      Membro: Adalberto Ramon Vieyra.
    11. 2014-2019. Inovacao biotecnologica aplicada a problemas de saude alta prevalencia.
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Adalberto Ramon Vieyra - Coordenador / Leucio D. Vieira-Filho - Integrante / Ana D. O. Paixão - Integrante / Humberto Muzi Filho - Integrante / Ricardo Augusto de Melo Reis - Integrante / CARNEIRO-RAMOS, MARCELA SORELLI - Integrante / ZINGALI, RUSSOLINA B. - Integrante / Emiliano H. Medei - Integrante.
      Membro: Adalberto Ramon Vieyra.
    12. 2014-Atual. Rede bi estadual de investigacao de mecanismos celulares e moleculares associados ao impacto renal da desnutricao, da hipertensao e da diabetes
      Descrição: Chamada CNPq/MS/SCTIE/DECIT Nº 36/2014 - Pesquisas sobre Doenças Renais A hipertensão e a diabetes são doenças crônico-degenerativas cuja incidência vem aumentando nos últimos anos e, graças ao aumento da expectativa de vida da população, têm contribuído para que os efeitos deletérios renais causados por elas atinjam níveis já considerados de sério problema de saúde pública. As complicações renais destes quadros geralmente levam a óbito, porém somente após anos de tratamento farmacológico, com internações hospitalares e métodos invasivos de tratamento, além de intervenções cirúrgicas de substituição da função renal. Outros fatores que agravam este quadro provocado pela hipertensão e pela diabetes são: (i) a sobrecarga de sal e (ii) a desnutrição crônica de grau variável; a primeira como parte de uma cultura alimentar e a segunda ainda prevalente em grandes extensões do Brasil. Resultados prévios dos laboratórios que se associam na presente proposta têm demonstrado que, em modelos animais de estudo da desnutrição crônica, hipertensão e diabetes, existe um comprometimento na atividade de importantes transportadores ativos primários de sódio, cálcio e cobre que convergem para o quadro de progresso da lesão renal associada a estas patologias e à desnutrição. Desta maneira, a formação deste grupo bi Estadual tem como principais metas seguir avançando no entendimento dos mecanismos celulares e moleculares envolvidos na progressão da lesão renal, bem como em iniciativas que permitam intervenções que visem impedir este progresso da lesão e buscar o reparo tecidual. Para isso, os proponentes se valem de modelos in vitro, utilizando culturas de células renais (tubulares e mesangiais) que podem ser cultivadas em diferentes situações avaliando os principais eixos de sinalização celular envolvidos na regulação dos transportadores de membrana de interesse. Continuarão a ser desenvolvidos experimentos que visam identificar moléculas consideradas marcadores da progressão da lesão ou indicadores de recuperação do tecido lesionado o que pode contribuir para o desenvolvimento de novas metodologias visando a detecção precoce e possibilitando uma intervenção mais rápida daqueles potenciais pacientes. Outra abordagem desta proposta é com ensaios pré-clínicos, utilizando modelos animais (ratos) em protocolos em andamento já aprovados pelo Comitê de Ética de Uso de Animais em Pesquisa da UFRJ e da UFPE: diabetes (tratados com estreptozotocina), DOCA-sal (modelo de hipertensão), programação metabólica e desnutrição crônica. Nestes modelos in vivo são estudados: (i) os efeitos de ativadores/inibidores de vias de sinalização já previamente identificadas como sendo importantes no estabelecimento da doença renal ? nas patologias escolhidas ou na desnutrição ? e (ii) moléculas marcadoras de lesão renal. Todas as contribuições advindas destes estudos serão exploradas em uma vertente voltada para a Extensão Universitária com o intuito de esclarecer à população e formar uma nova forma de lidar com os problemas abordados na proposta, a partir de um contato direto dos integrantes do grupo com estudantes de ensino médio do Rio de Janeiro e Recife, com profissionais da atenção à saúde e com membros de comunidades selecionadas nas mesmas cidades.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Adalberto Ramon Vieyra - Coordenador / Giovane Gomes Tortelote - Integrante / Luzia da Silva Sampaio - Integrante / Rafael Soares Lindoso - Integrante / Rafael Ramos Hospodar Felippe Valverde - Integrante / Paulo André da Silva - Integrante / Rosilane Taveira da Silva - Integrante / Aline Marie Fernandes - Integrante / Ana Durce Oliveira da Paixão - Integrante / JENNIFER LOWE - Integrante / Fernanda Magalhães Ferrão - Integrante / Janaína Dória Líbano Soares - Integrante / Leucio Duarte Vieira Filho - Integrante / Lucienne da Silva Lara Morcillo - Integrante / Marcelo Einicker Lamas - Integrante / Humberto Muzi Filho - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Adalberto Ramon Vieyra.
    13. 2014-Atual. Modernizacao e informatizacao do Bioterio do Centro Nacional de Bioimagem (CENABIO/UFRJ)
      Descrição: E_31/2014 - Apoio à Infraestrutura de Biotérios em Instituições de Ensino e Pesquisa Sediadas no RJ O Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem/CENABIO é um novo núcleo da UFRJ desde 28 de fevereiro de 2013. Este conta com uma plataforma para imageamento de pequenos animais de última geração e equipamentos únicos no País e na América Latina. Este Centro congrega diversos projetos envolvendo pesquisadores, estudantes e técnicos de diferentes unidades da UFRJ, assim como de fora dela. Ao longo de sua existência, a demanda de uso dos equipamentos do CENABIO vem crescendo. No total, 92 projetos foram desenvolvidos no âmbito do CENABIO/UFRJ no ano de 2013 nas mais diversas áreas do conhecimento, com forte cunho translacional, tais como neurofisiologia, fisiologia cardíaca, terapia celular, estudo funcional e estrutural de crustáceos, dentre outros. Ate a presente data, esse número expressivo de projetos desenvolvidos no CENABIO começam a se refletir em resultados concretos, mostrado pelo crescente número de publicações científicas utilizando as instalações oferecidas. Neste contexto, vale ressaltar a qualidade das publicações, sendo a maioria delas em renomados periódicos internacionais (classificados como A1 no conceito da CAPES nas respectivas áreas do conhecimento), tal como o trabalho publicado pela pesquisadora Tovar-Moll e colaboradores na revista ?Proceedings of the National Academy of Sciences? (PNAS) no presente ano. Como descrito acima, a demanda crescente dos equipamentos atualmente instalados e em funcionamento para imageamento de pequenos animais no CENABIO tem gerado também um aumento na busca de alojamento a curto prazo para os animais utilizados em experimentação. Assim, a modernização e a informatização das atividades do biotério (entrada/saída de animais, data de trocas, compra de alimento e maravalha e controle de estoque) serão de extrema necessidade para garantir um ótimo aproveitamento destas instalações.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Adalberto Ramon Vieyra - Coordenador / Alysson Roncally Silva Carvalho - Integrante / Fernanda Freire Tovar Moll - Integrante / Marcius da Silva Almeida - Integrante / Olavo Bohrer Amaral - Integrante / Sergio Augusto Lopes de Souza - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
      Membro: Adalberto Ramon Vieyra.
    14. 2014-Atual. ATPases transportadoras de ions: da fisiopatologia a perspectiva terapeutica
      Descrição: E_26/2014 - CIENTISTA DO NOSSO ESTADO - 2014 As ATPases transportadoras de íons são proteínas integrais de membrana responsáveis por diferentes processos fisiológicos e por serem capazes de fornecer a energia necessária por eles requerida; por exemplo, controle do volume celular, geração do potencial de repouso e sua recuperação, relaxamento muscular, reciclagem de hormônios, transporte de metabólitos, balanço do pH intracelular. O presente Projeto preparado para o Edital CNE?2014 propõe abordar o papel de ATPases transportadoras de íons e investigar mecanismos moleculares de sua regulação em duas grandes vertentes de estudo, que apresentam ATPases como elo temático comum: (i) desnutrição e seu impacto tardio na função renal e cardiovascular; (ii) mecanismos de interação e de reparo por células-tronco em tecido renal lesionado. As ATPases objeto de estudo serão: Ca-ATPases de membrana plasmática e de retículo sarco-endoplasmático, (Na K)ATPase, Na-ATPase e F0F1-ATPsintase (ATPase mitocondrial). Em termos de regulação, o projeto visa investigar a associação entre Ca-ATPase, (Na K)ATPase e Na-ATPase com as vias de sinalização associadas a Angiotensina II. O projeto propõe investigar diferentes kinases, como PKA, PKC, MEK/ERK1/2/fosfo-ERK, MAPK/Akt e a ?salt inducible kinase? (SIK), bem como os mecanismos de seu acoplamento regulatório com as ATPases objeto de interesse em cada vertente da proposta. A hipótese de trabalho é a de que esta rede interligada de kinases desempenha um papel central na regulação de ATPases na saúde e na doença, especialmente nas duas áreas incluídas no projeto. O papel dos íons Ca e Na como segundos mensageiros ? e não apenas como espécies iônicas transportadas ? será também investigado no contexto das duas vertentes acima. Serão utilizados modelos in vivo e in vitro que envolvem ratos, cultura de células, frações de membranas, mitocôndrias. Pretende-se compreender, num novo patamar conceitual, as redes regulatórias de ATPases em situações fisiológicas e patológicas de relevância.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (8) . Integrantes: Adalberto Ramon Vieyra - Coordenador. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
      Membro: Adalberto Ramon Vieyra.
    15. 2014-Atual. Plataforma Avancada de Producao e Analise de Biomoleculas
      Descrição: E_29/2014 - Apoio às Instituições de Ensino e Pesquisa Sediadas no Estado do Rio de Janeiro - 2014 O Centro Nacional de Ressonância Magnética Nuclear (CNRMN) Jiri Jonnas foi instalado na UFRJ em 1998 e funciona como laboratório multiusuário atendendo a pesquisadores de todo Brasil na caracterização da estrutura 3D de biomoléculas a nível atômico. O Centro conta atualmente com cinco espectrômetros que funcionam 24 horas por dia, sete dias da semana. Proteínas e peptídeos são as principais demandas do CNRMN, representando aproximadamente 90% das biomoléculas caracterizadas por RMN. Ainda que existam métodos bem estabelecidos para produção de proteínas recombinantes, esta ainda é a principal etapa limitante para a caracterização da estrutura 3D de biomoléculas, seja por RMN e até mesmo por cristalografia por raios-X, onde se almeja produzir pelo menos dezenas de miligramas de proteínas. Neste projeto é explorada a expertise de pesquisadores envolvidos com bioquímica e biofísica de proteínas e peptídeos, incluindo o Prof. Kurt Wüthrich, pesquisador visitante do CNRMN e prêmio Nobel de química, para estabelecer protocolos eficientes de produção de biomoléculas de interesse biotecnológico, atendendo uma vasta gama de pesquisadores usuários do CNRMN. Para viabilizar projetos arrojados de caracterização de biomoléculas de interesse médico, estamos empenhados nesta Plataforma Avançada de Produção e Análise de Biomoléculas em: 1- desenvolver plasmídeos de expressão personalizados; 2- estabelecer métodos eficientes de produção recombinante de proteínas em biorreator; 3- sintetizar peptídeos idênticos aos naturais ou modificados em sistema automático; 4- auxiliar grupos de pesquisa por meio de consultorias na área de produção de proteínas; 5- difundir o conhecimento na área de proteínas ministrando aulas para graduação, pós-graduação e oferecendo cursos de extensão para o publico geral externo da UFRJ; 6- formar pesquisadores na área de bioquímica de proteínas no nível de graduação e pós-graduação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Adalberto Ramon Vieyra - Coordenador / Marcius da Silva Almeida - Integrante / Carlos Frederico Leite Fontes - Integrante / Cristian Follmer - Integrante / Eleonora Kurtenbach - Integrante / José Daniel Figueroa Villar - Integrante / José Ricardo Murari Pires - Integrante / Kurt Wuthrich - Integrante / Mônica Santos de Freitas - Integrante / Nuria Cirauqui Diaz - Integrante / Patricia Hessab Alvarenga - Integrante / Sonia Maria Cabral de Menezes - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
      Membro: Adalberto Ramon Vieyra.
    16. 2013-Atual. ATPases transportadoras de ions: tematica comum em processos e sistemas biologicos com patologias diferentes
      Descrição: Edital FAPERJ 03/2013 ? Apoio a Projetos Temáticos no Estado do Rio de Janeiro Trata-se de projeto destinado ao estudo de mecanismos de transporte ativo de sódio, cobre e cálcio em diferentes modelos de lesões renais ou de doenças metabólicas e do potencial terapêutico de células tronco. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Adalberto Ramon Vieyra - Coordenador. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
      Membro: Adalberto Ramon Vieyra.
    17. 2013-Atual. Encomenda Ministerio da Saude/DECIT e CNPq/COBIO 2012. Constituicao de um Banco Nacional de celulas tronco de pluripotencia induzida paciente-especifico. Vice-coordenadoria do Rio de Janeiro-
      Descrição: Apoio a Projetos de Pesquisa / Encomenda COBIO 2012 (APQ) Trata-se de projeto destinado a derivar células de pluripotência induzida a partir de células adultas de pacientes com doença renal policística, fibrose cística, síndrome de QT longo tipo 1, sindrome de QT longo tipo 3, sindrome de Down, esquizofrenia, diabetes mellitus e anemia falciforme.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Adalberto Ramon Vieyra - Coordenador / Rosália Mendez Otero - Integrante / Hellen Jannisy Vieira Beiral - Integrante / Marcelo Marcos Morales - Integrante / Patricia Rieken Macedo Rocco - Integrante / Regina Coeli Santos-Goldenberg - Integrante / Adriana Bastos Carvalho - Integrante / Stevens Kastrup Rehen - Integrante / Milena Botelho Pereira Soares - Integrante / Ricardo Ribeiro dos Santos - Integrante / Mari Cleide Sogayar - Integrante. Financiador(es): Minsitério da Saúde/DECIT - CNPq/COBIO - Auxílio financeiro.
      Membro: Adalberto Ramon Vieyra.
    18. 2013-Atual. Estrategias de medicina regenerativa em nefropatias: convergencia de terapia celular e engenharia tissular
      Descrição: CTSAUDE / Chamada Nº 47/2013 MCTI/CNPq/CT-Saúde/CT-Biotecnologia/MS/SCTIE/DECIT Novas Terapias Portadoras de Futuro Trata-se de projeto multidisciplinar focado em novas abordagens terapêuticas em nefropatias. Os estudos envolvem desenvolvimento de matrizes para o desenvolvimento de rins engenheirados, ensaios de recelularização com diferentes tipos celulares (células tronco e linhagens de células renais) e estudos das interações célula-matriz a nível molecular.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Adalberto Ramon Vieyra - Coordenador / Hellen Jannisy Vieira Beiral - Integrante / Silviene Novikoff - Integrante / Giuseppe Orlando - Integrante / Anthony Atala - Integrante / Nestor Schor - Integrante / Niles Olsen Saraiva Câmara - Integrante / Alberto Schanaider - Integrante / Waldemar Silva Almeida - Integrante / Nadia Karina Guimarães-Souza - Integrante / Jose Osmar Medina-Pestana - Integrante / Rafael Lindoso - Integrante. Financiador(es): Minsitério da Saúde/DECIT - CNPq/COBIO - Auxílio financeiro.
      Membro: Adalberto Ramon Vieyra.
    19. 2013-Atual. Inovacao biotecnologica aplicada a problemas de saude de alta prevalencia
      Descrição: Coordenação de projeto de pesquisa e de intercâmbio de estudantes e docentes, contemplando estágios para desenvolvimento de dissertações de mestrado e teses de doutorado no Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Universidade Federal de Pernambuco e no Centro de Ciências Naturais e Humanas da Universidade Federal do ABC, além de realização de cursos de pós-graduação no programa de Fisiologia nas mesmas Universidades. Apoiado no marco do edital PROCAD/CAPES nº 071/2013. Número do processo: 88887.124150/2014-00.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Adalberto Ramon Vieyra - Coordenador.
      Membro: Adalberto Ramon Vieyra.
    20. 2012-2016. Produtividade em Pesquisa. Transporte renal em condicoes patologicas: potenciais abordagens terapeuticas
      Descrição: Trata-se de projeto acoplado a bolsa onde a temática central do laboratório de ATPases transportadoras de íons é abordada nos seus aspectos cinéticos e regulatórios em condições fisiológicas e patológicas. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Adalberto Ramon Vieyra - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Adalberto Ramon Vieyra.
    21. 2012-2016. Reparo da injuria renal por isquemia/reperfusao mediado por celulas tronco: mecanismos moleculares a nivel mitocondrial e identificacao de alvos em vias metabolicas
      Descrição: Trata-se de projeto que visa obter informações como as células tronco interagem com tecido renal lesionado para reparar a maquinaria energética das células renais. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Adalberto Ramon Vieyra - Coordenador / Hellen Jannisy Vieira Beiral - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Adalberto Ramon Vieyra.
    22. 2012-2015. Cientista de Nosso Estado. Transporte renal em condicoes patologicas: potenciais abordagens terapeuticas
      Descrição: Trata-se de estudo focado em ATPases transportadoras de íons em dois modelos: (I) alterações provocadas pela desnutrição; (ii) alterações provocadas em modelos de nefropatias agudas e potencial efeito de células tronco.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Adalberto Ramon Vieyra - Coordenador. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Outra.
      Membro: Adalberto Ramon Vieyra.
    23. 2012-2014. Bioterio para animais de experimentacao nos projetos de desnutricao e de doencas metabolicas negligenciadas do Instituto de Biofisica Carlos Chagas Filho, do Instituto de Ciencias Biomedicas e do Polo de Xerem da UFRJ
      Descrição: Trata-se de projeto de apoio à infraestrutura descrita no título. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Adalberto Ramon Vieyra - Coordenador. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
      Membro: Adalberto Ramon Vieyra.
    24. 2012-Atual. Rede para a investigacao do potencial terapeutico de celulas-tronco multi e pluripotentes em doencas renais: definicao e desenvolvimento de modelos pre-clinicos para o tratamento de nefropatias prevalentes
      Descrição: Apoio a Projetos de Pesquisa / Chamada Nº 36/2012 MCTI/CNPq/MS - SCTIE - DECIT - Pesquisa Translacional em Terapia Celular Considerações introdutórias. A doença renal crônica (DRC) e a insuficiência renal aguda (IRA) constituem quadros patológicos complexos de alta prevalência e mortalidade, com possibilidades terapêuticas limitadas e dispendiosas, que oneram pesadamente os sistemas públicos de saúde no mundo, incluindo com destaque o Sistema Único de Saúde no Brasil (SUS). A ineficácia terapêutica de tratamentos convencionais de DRC e IRA e seu impacto na saúde pública desafiam a ciência contemporânea para a procura de terapias alternativas na tentativa de recuperar ou preservar a função renal. Assim, as células-tronco emergem neste cenário, embora poucas iniciativas de pesquisa ocorrem no mundo na área das doenças renais, quando comparadas às desenvolvidas para outras doenças. Hipótese de trabalho. Tipos diferentes e bem definidos de células-tronco (multi e pluripotentes) poderiam promover um papel renoprotetor distinto em modelos experimentais representativos de lesões renais agudas e crônicas de alta prevalência. A idéia central é a de que plataformas sinalizadoras diferentes possam ser ativadas por tipos específicos de células-tronco em acometimentos renais de etiologia, natureza e evolução também diferentes. Objetivos. O objetivo geral do presente projeto é o de compreender mecanismos celulares e moleculares da interação entre células-tronco e tecido renal lesionado, visando definir a célula específica mais adequada para seu potencial emprego terapêutico em doenças renais crônicas e agudas de alta prevalência. Perspectivas. Espera-se que os resultados advindos do desenvolvimento do presente projeto convirjam em projetos de natureza translacional de aplicação de células-tronco em nefropatias e, culminem, num futuro muito próximo, na sua utilização como alternativa terapêutica eficaz pelo SUS.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (9) / Doutorado: (15) . Integrantes: Adalberto Ramon Vieyra - Coordenador / Marcelo Einicker Lamas - Integrante / Gloria Costa Sarmento - Integrante / Rafael Soares Lindoso - Integrante / Oliver Wessely - Integrante / Niels Olsen Saraiva Câmara - Integrante / Alvaro Pacheco e Silva Filho - Integrante / Marcos Romualdo Costa - Integrante / Marco Antonio Pessanha Lourenço - Integrante / Alexandre Rodrigues Abrantes - Integrante / Andrea Cecilia Dorión Rodas - Integrante / Andréa Moro Caricilli - Integrante / Paula Mattos da Silva - Integrante / Sabrina Ribeiro Gonsalez - Integrante / Rosilane Taveira da Silva - Integrante / Julliana Ferreira Sant'Anna - Integrante / Cristiane dos Santos Lessa Mesquita - Integrante / Milene Rangel da Costa - Integrante / Karine da Silva Verdoorn - Integrante / Hellen Jannisy Vieira Beiral - Integrante / Aline Marie Fernandes - Integrante / Juliane Lopes de Assis - Integrante / Clara Rodrigues Ferreira - Integrante / Themis Taynah da Silva Santana - Integrante / Lindalva Layse de Lima Malagueta Vieira - Integrante / Malek Chouchane - Integrante / Giovanni Camussi - Integrante / Rafael Luiz Pereira - Integrante / Silviene Novikoff - Integrante / Cassiano Donizetti de Oliveira - Integrante / Mariane Tami Amano - Integrante / Marina Burgos da Silva - Integrante / Vinicius de Andrade Oliveira - Integrante / Clarice Silvia Taemi Origassa - Integrante / Raphael José Ferreira Felizardo - Integrante / Carla Sandrina Rendall Moreira Sá - Integrante / Cristhiane Favero de Aguiar - Integrante / Meire Ioshie Hiyane - Integrante / Priscilla Barbosa Costa - Integrante / Danilo Candido de Almeida - Integrante / Marcos Antonio Cenedeze - Integrante / Bruna Soares Landeira - Integrante / Marlene Antonia dos Reis - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Adalberto Ramon Vieyra.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Professor Emérito de Biofísica e Fisiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro.. 2015.
      Membro: Adalberto Ramon Vieyra.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (57)
    1. Atividades Pré-Congresso Federação de Sociedades de Biologia Experimental/FeSBE.The point where renal physiology, biochemistry, pharmacology and pathology come together: Honoring Manassés Fontelles. 2021. (Simpósio).
    2. Desirable Tomorrows - International Conference.Frontiers in Biotechnology and Medicine - Panel V. 2021. (Outra).
    3. XI ABTCel-Gen & ISCT Forum. Poster Section - Room 4 (May 1st). 2021. (Congresso).
    4. XI Brazilian Association of Cell and Gene Therapy Meeting and International Society for Cell Therapy - South and Central America Regional Forum. Extracellular Vesicles/Mitochondria. 2021. (Congresso).
    5. FeSBE Annual Meeting 2019. Renin, angiotensins, bradykinin, noradrenaline, acetylations and oxidative stress: friends or foes in cardiorenal syndromes? In honor to the memory of Margarida de Mello Aires. 2019. (Congresso).
    6. FeSBE Annual Meeting 2019. A tribute to Margarida de Mello Aires, the leading lady of renal physiology. 2019. (Congresso).
    7. V Brazilian Meeting on Research Integrity, Science and Publication Ethics (BRISPE). Ethical dilemmas and conflicts of interest in graduate courses (Plenary lecture 2). 2018. (Congresso).
    8. XXXIII Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental. Título: In the sub-cellular world of the renal pathophysiology with Nestor Schor: A tribute to his memory. Symposium: A tribute to the nephrologist Nestor Schor. 2018. (Congresso).
    9. XXXIII Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE). Hypoxia alters the release of extracellular vesicles by mesenchymal stromal cells: Role in renal recovery. 2018. (Congresso).
    10. XXXIII Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE) (. Hyperlipidic diet induced-obesity in juvenile rats is accompanied by lower energy intake, puzzling plasma lipids profile, Ang II receptors imbalance, elevated Na+ storage in nonosmotic compartments and Ang-(3-4)-sensitive high blood pressure. 2018. (Congresso).
    11. XXXIII Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE) (. How chronic undernutrition impairs availability of ATP for active transport processes in renal proximal tubule cells?. 2018. (Congresso).
    12. XXXIII Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE) (. Interaction between signaling pathways coupled to the renin-angiotensin system and histone acetyltransferases/deacetylases in the chronic malnutrition: new vistas on the treatment of hypertension?. 2018. (Congresso).
    13. 38th Congress International Union of Physiological Sciences. Mitochondrial physiology after ischemia/reperfusion in the presence of bone marrow mononuclear cells. 2017. (Congresso).
    14. 38th Congress International Union of Physiological Sciences. Cardioprotection effect of diminazene aceturate in ischemic reperfusion-induced cardiac injury. 2017. (Congresso).
    15. 38th Congress International Union of Physiological Sciences. Ang-(3-4)-sensitive sodium-dependent hypertension in rats under hyperlipidic chronic diet. 2017. (Congresso).
    16. 38th Congress International Union of Physiological Sciences. Chronic malnutrition modifies the responses of renal sodium transporters and arterial pressure to Ang II and Ang-(3-4). 2017. (Congresso).
    17. 38th Congress International Union of Physiological Sciences. Regulatory interactions between angiotensins and bradykinin in the modulation of the renal plasma membrane ATP-dependent calcium pump. 2017. (Congresso).
    18. Gordon Research Conferences-2016 Meeting-Angiotensin. Signaling pathways linked to RAS in the long-term alterations of sodium transport associated to chronic undernutrition. 2016. (Congresso).
    19. Gordon Research Conferences-2016 Meeting-Angiotensin. Ang-(3-4): The Relevance of a Short Member of RAS in Body Fluid Homeostasis and Arterial Pressure Control. 2016. (Congresso).
    20. Gordon Research Conferences-2016 Meeting-Angiotensin. Fatal Association of high sodium and renal local RAS in the pathogenesis of hypertension: upregulation of (pro)renin receptor. 2016. (Congresso).
    21. XIII Reunião Regional da SBBq. Análise Histórica do Desenvolvimento da Pós-Graduação em Bioquímica no Nordeste. 2016. (Congresso).
    22. XXXI Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental. Atualidades em Fisiologia e Fisiopatologia Renal - Org. Guiomar Nascimento Gomes e Maria Oliveira de Souza. 2016. (Congresso).
    23. 4th World Conference on Research Integrity. Perceptions of plagiarism, self-plagiarism and redundancy in research: Preliminary results from a national survey of Brazilian PhDs. 2015. (Congresso).
    24. Cerimônia em Comemoração ao 70o Aniversário do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de de Janeiro.A Nossa Missão em Tempos de Incertezas (ou a Fronteira sem Fim). 2015. (Encontro).
    25. XXX Reunião da Federação de Sociedades de Biologia Experimental.Homenagem da Área de Ciências Biológicas II/CAPESà FeSBE no seu 30o aniversário: Compromissos e desafios na formação de doutores para os próximos 30 anos.. 2015. (Simpósio).
    26. XXX Reunião da Federação de Sociedades de Biologia Experimental.Descobertas recentes sobre o sistema renina-angiotensina em desnutrição crônica e perinatal: Um tributo à memória de Naíde Teodósio em seu 100o aniversário.. 2015. (Simpósio).
    27. I Latin American Congress of Stem Cells and Cell Therapy. Mesenchymal stromal cells, mitochondria and metabolic pathways in a model of acute kidney injury (Session "Basic research and tissue engineering"). 2014. (Congresso).
    28. XXIX Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental. Sistema Renina-Angiotensina-Aldosterona: Novas abordagens. 2014. (Congresso).
    29. XXIX Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental.Ang-(3-4) no mundo dos pequenos peptídeos derivados de angiotensina II e da hipertensão. 2014. (Simpósio).
    30. Symposium Latin American Postgraduate Program of Biophysics.Symposium II POSLATAM Internationalization. Title. 2013. (Simpósio).
    31. VI Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão - UNIGRANRIO.Plano Nacional de Pós-Graduação 2011-2020: Desafios e Perspectivas. 2013. (Seminário).
    32. XXVIII Reunião Anual da FeSBE. Mechanisms of kidney repair by human mesenchymal cells after ischemia. A comprehensive view using label -free MSE: expectations to prevent the decline of renal function after acute kidney injury?. 2013. (Congresso).
    33. XXXVIII Reunião Anual da FeSBE. Nutrition, mothers and sons: challenges for the future at a molecular level. Title: Impact of undernutrition in renal and cardiac cell signaling: Basis for a type 5 cardiorenal syndrome?. 2013. (Congresso).
    34. 12th Symposium of the European Calcium Society.Serca activation by luminal Ang II in LLCPK-1 cells promotes a more efficient subsequent calcium mobilization. 2012. (Simpósio).
    35. 12th Symposium of the European Calcium Society.The impact of stem cells in kidney mitochondria after ischemia/reperfusion. 2012. (Simpósio).
    36. 16th Biennial Meeting Soc. Free Radical Res. International. Prenatal undernutrition increases oxidative stress and reduces COX-2 expression in the kidney: reprogramming by alpha-tocopherol. 2012. (Congresso).
    37. 3o Encontro Preparátorio do Fórum Mundial de Ciência 2013.Palestra Magna de Abertura 28/11: Ciência e Educação para o Desenvolvimento. 2012. (Encontro).
    38. 7th Brazilian Congress on Stem Cells and Cell Therapy. Sessão: Stem Cells-Mechanisms. Título: High-resolution, label-free proteomic analysis of the metabolic pathways involved in repair of ischemic renal lesions by mesenchymal cells. 2012. (Congresso).
    39. 7th Brazilian Congress on Stem Cells and Cell Therapy.Pre Congress Course: Stem Cell Basics. Título: Células-tronco residentes no tecido renal. 2012. (Outra).
    40. XLVII Congresso Anual da Soc. Bras. de Fisiologia. Terapia com células-tronco: existe perespectiva para seu uso imediato? T´tulo: Entendendo os mecanismos de ação da terapia com células-tronco nas doenças renais. 2012. (Congresso).
    41. XLVII Congresso Anual da Soc. Bras. de Fisiologia. CAPES: Pós-Graduação Multicêntrica. 2012. (Congresso).
    42. XLVII Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Fisiologia. Terapia com células-tronco: existe perspectiva para seu uso imediato?. 2012. (Congresso).
    43. XXVII Reunião Anual da FeSBE. Fórum de Pós-graduação: Ciências Biológicas II. 2012. (Congresso).
    44. XXVII Reunião Anual da FeSBE. Sessão de Comunicação Oral Biomembranas e Terapias Avançadas. 2012. (Congresso).
    45. XXVII Reunião Anual da FeSBE. Células-tronco e Terapia Celular. 2012. (Congresso).
    46. III Encontro Anual do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Biologia Estrutural e Bioimagem.O Laboratório 17 do INBEB e seu caminho de interações no último ano. 2011. (Encontro).
    47. Indo-Brazilian Symposium on Biomedical Sciences (Academia Brasileira de Ciências).Interactions between stem cells and injured kidney at subcellular levels: is there hope for acute renal diseases?. 2011. (Simpósio).
    48. The 5th China Medicinal Biotech Forum. Regenerative Medicine & Stem Cell. 2011. (Congresso).
    49. VI Congresso da Associação Brasileira de Terapia Celular. Presidente da sessão que teve como conferencista o Dr. Paul Frenette. 2011. (Congresso).
    50. XVI Congresso Paulista de Nefrologia, I Fórum Nacional de Nutrição em Nefrologia, I Encontro Paulista Multiprofissional em Nefrologia e XV NEFRETICO. Células-tronco: repercussão dos resultados obtidos e quais as perspectivas para aplicação na nefrologia?. 2011. (Congresso).
    51. 3rd Annual Protein and Peptide Conference (PepCon-2010). Symposium 5 (Protein Kinases), Session 5-4 (Protein kinases and cell cycle control), Title of the presentation: Protein kinases in the ion-transporting ATPases world, a fascinating talk about energy interconversion. 2010. (Congresso).
    52. V Congresso Brasileiro de células-tronco e terapia celular. Terapia Celular III. 2010. (Congresso).
    53. XXV Reunião Anual da FeSBE. Simpósio Prêmio Álvaro Ozório de Almeida. 2010. (Congresso).
    54. XXV Reunião Anual da FeSBE. "Preenchendo os Espaços Vazios de Ciência e Pós-Graduação no Território Nacional: o Caminho Aberto pela Sociedade Brasileira de Fisiologia". 2010. (Congresso).
    55. XXV Reunião Anual da FeSBE.Simpósio Pré-congresso "Pós-graduação Latinoamericana de Biofísica. Perspectivas Futuras". 2010. (Simpósio).
    56. XXXIX Annual Meeting of SBBq. Curso: Writing and publishing a scientific paper (ministrado por Denys N. Wheatley, International Federation for Cell Biology, UK). 2010. (Congresso).
    57. XXXIX Annual Meeting of SBBq. Stem cells: biochemical, genetical and immunological aspects of their interaction with injured tissues. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (2)
    1. FREIRE, D. M. G. ; CASTRO, A. C. ; VIEYRA, A ; OLIVEIRA, A. ; BURLAMAQUI, L. ; IRVING, M. A.. Desirable Tomorrows - International Conference. 2021. Outro
    2. VASCONCELOS, S. ; WATANABE, E. ; SORENSON, M. ; VIEYRA, A ; LAPA E SILVA, J. R. ; PALACIOS, M. ; PINTO, J. C. C. S. ; MASUDA, H. ; PROSDOCIMI, F. ; SHINKAI, R. ; BONAN, C. ; PIRMEZ, C. ; LECOINTRE, M. R. ; SANTOS, L. H. L. ; BEIRAO, P. ; PESSANHA, C. ; PINTO, A. ; BACELAR, R.. 4th World Conference on Research Integrity. 2015. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (8)
    • Adalberto Ramon Vieyra ⇔ Marcelo Einicker Lamas (13.0)
      1. TAVEIRA-DA-SILVA, ROSILANE ; DASILVASAMPAIO, LUZIA ; VIEYRA, Adalberto ; Einicker-Lamas, Marcelo. L-Tyr-Induced Phosphorylation of Tyrosine Hydroxylase at Ser40: An Alternative Route for Dopamine Synthesis and Modulation of Na+/K+-ATPase in Kidney Cells. KIDNEY AND BLOOD PRESSURE RESEARCH (ONLINE). v. 44, p. 1-11, issn: 1420-4096, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. MENDES, LUIZA V.P. ; GONSALEZ, SABRINA R. ; OLIVEIRA-PINTO, LEONARDO M. ; PEREIRA-ACÁCIO, AMAURY ; TAKIYA, CHRISTINA M. ; NASCIMENTO, JOSÉ H.M. ; Einicker-Lamas, Marcelo ; VIEYRA, Adalberto ; CUNHA, VALÉRIA M.N. ; Lara, Lucienne S.. Long-term effect of a chronic low-protein multideficient diet on the heart: Hypertension and heart failure in chronically malnourished young adult rats. INTERNATIONAL JOURNAL OF CARDIOLOGY. v. 238, p. 43-56, issn: 0167-5273, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. Sampaio, Luzia S. ; DA SILVA, PAULO A. ; RIBEIRO, VALDILENE S. ; CASTRO-CHAVES, Carmem ; Lara, Lucienne S. ; VIEYRA, Adalberto ; Einicker-Lamas, M.. Bioactive lipids are altered in the kidney of chronic undernourished rats: is there any correlation with the progression of prevalent nephropathies?. Lipids in Health and Disease. v. 16, p. 1-8, issn: 1476-511X, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. MUZI'FILHO, HUMBERTO ; SOUZA, ALESSANDRO M. ; BEZERRA, CAMILA G. P. ; BOLDRINI, LEONARDO C. ; TAKIYA, CHRISTINA M. ; OLIVEIRA, FELIPE L. ; NESI, RENATA T. ; VALENÇA, SAMUEL S. ; SILVA, ANANSSA M. S. ; ZAPATA'SUDO, GISELE ; SUDO, ROBERTO T. ; EINICKER'LAMAS, MARCELO ; VIEYRA, Adalberto ; Lara, Lucienne S. ; CUNHA, VALERIA M. N.. Rats undernourished in utero have altered Ca 2+ signaling and reduced fertility in adulthood. PHYSIOLOGICAL REPORTS. v. 3, p. e12587, issn: 2051-817X, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. Silva, Paulo A. ; MONNERAT-CAHLI, GUSTAVO ; PEREIRA-ACÁCIO, AMAURY ; Luzardo, Ricardo ; Sampaio, Luzia S. ; LUNA-LEITE, MARCIA A. ; Lara, Lucienne S. ; Einicker-Lamas, Marcelo ; PANIZZUTTI, ROGÉRIO ; MADEIRA, CAROLINE ; Vieira-Filho, Leucio D. ; CASTRO-CHAVES, CARMEN ; RIBEIRO, VALDILENE S. ; Paixão, Ana D. O. ; MEDEI, EMILIANO ; VIEYRA, Adalberto. Mechanisms Involving Ang II and MAPK/ERK1/2 Signaling Pathways Underlie Cardiac and Renal Alterations during Chronic Undernutrition. Plos One. v. 9, p. e100410, issn: 1932-6203, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. LINDOSO, Rafael Soares ; COLLINO, FEDERICA ; BRUNO, STEFANIA ; ARAUJO, DAYANA DA SILVA DE ; SANT?ANNA, JULLIANA ; TETTA, CIRO ; PROVERO, PAOLO ; QUESENBERRY, PETER J ; VIEYRA, Adalberto ; Einicker-Lamas, Marcelo ; CAMUSSI, GIOVANNI. Extracellular vesicles released from mesenchymal stromal cells modulate miRNA in renal tubular cells and inhibit ATP depletion injury. Stem Cells and Development. v. 23, p. 140326161007001-23: 1809?1819, issn: 1557-8534, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. MUZI-FILHO, HUMBERTO ; BEZERRA, CAMILA G. P. ; SOUZA, ALESSANDRO M. ; BOLDRINI, LEONARDO C. ; TAKIYA, CHRISTINA M. ; OLIVEIRA, FELIPE L. ; NESI, RENATA T. ; VALENÇA, SAMUEL S. ; Einicker-Lamas, Marcelo ; VIEYRA, Adalberto ; Lara, Lucienne S. ; CUNHA, VALERIA M. N.. Undernutrition Affects Cell Survival, Oxidative Stress, Ca2+ Handling and Signaling Pathways in Vas Deferens, Crippling Reproductive Capacity. Plos One. v. 8, p. e69682, issn: 1932-6203, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. OLIVEIRA, FABIANA S. T. ; VIEIRA-FILHO, LEUCIO D. ; CABRAL, EDJAIR V. ; SAMPAIO, LUZIA S. ; SILVA, PAULO A. ; CARVALHO, VERA C. O. ; VIEYRA, ADALBERTO ; EINICKER-LAMAS, MARCELO ; LIMA, VERA L. M. ; PAIXÃO, ANA D. O.. Reduced cholesterol levels in renal membranes of undernourished rats may account for urinary Na+ loss. European Journal of Nutrition (Print). v. 52, p. 1233-1242, issn: 1436-6207, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. Lindoso, Rafael S. ; Araujo, Dayana S. ; Adão-Novaes, Juliana ; Mariante, Rafael M. ; Verdoorn, Karine S. ; Fragel-Madeira, Lucianne ; CARUSO-NEVES, Celso ; LINDEN, Rafael ; VIEYRA, Adalberto ; Einicker-Lamas, Marcelo. Paracrine Interaction between Bone Marrow-derived Stem Cells and Renal Epithelial Cells. Cellular Physiology and Biochemistry (Online). v. 28, p. 267-278, issn: 1421-9778, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. Luzardo, Ricardo ; Silva, Paulo A. ; Einicker-Lamas, Marcelo ; Ortiz-Costa, Susana ; Tavares do Carmo, Maria da Graça ; Vieira-Filho, Leucio D. ; Paixão, Ana D. O. ; Lara, Lucienne S. ; VIEYRA, Adalberto. Metabolic Programming during Lactation Stimulates Renal Na+ Transport in the Adult Offspring Due to an Early Impact on Local Angiotensin II Pathways. Plos One. v. 6, p. e21232, issn: 1932-6203, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      11. Cabral, Lindsey M.P. ; WENGERT, Mira ; Almeida, Fernando G. ; CARUSO-NEVES, Celso ; VIEYRA, Adalberto ; Einicker-Lamas, Marcelo. Ceramide-activated protein kinases A and C zeta inhibit kidney proximal tubule cell Na+-ATPase. Archives of Biochemistry and Biophysics (Print). v. 498, p. 57-61, issn: 0003-9861, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      12. VERDOORN, Karine da Silva ; LINDOSO, Rafael Soares ; LOWE, Jennifer ; LARA, Lucienne da Silva ; VIEYRA, Adalberto ; EINICKER-LAMAS, M. Bone marrow mononuclear cells shift bioactive lipid pattern in injured kidney towards tissue repair in rats with unilateral ureteral obstruction. Nephrology Dialysis Transplantation. v. 25, p. 3867-3874, issn: 0931-0509, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      13. COSTA, M.R. ; VERDOORN, Karine da Silva ; Lindoso, Rafael S. ; EINICKER-LAMAS, M ; VIEIRA-BEIRAL, H.J. ; WESSELY, O. ; VIEYRA, A. R.. Resident stem cells in kidney tissue. Em: Regina Coeli dos Santos Goldenberg; Antonio Carlos Campos de Carvalho. (Org.). Resident Stem Cells and Regenerative Therapy. 1sted.Amsterdam. : Academis Press (Elsevier). 2013.v. 1, p. 1-32.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Adalberto Ramon Vieyra ⇔ Celso Caruso Neves (4.0)
      1. Dick, C.F. ; Dos-Santos, A.L.A. ; Majerowicz, D. ; Gondim, K.C. ; Caruso-Neves, C. ; Silva, I.V. ; Vieyra, A. ; Meyer-Fernandes, J.R.. Na+-dependent and Na+-independent mechanisms for inorganic phosphate uptake in Trypanosoma rangeli. Biochimica et Biophysica Acta. G, General Subjects (Print). v. 1820, p. 1001-1008, issn: 0304-4165, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. Lindoso, Rafael S. ; Araujo, Dayana S. ; Adão-Novaes, Juliana ; Mariante, Rafael M. ; Verdoorn, Karine S. ; Fragel-Madeira, Lucianne ; CARUSO-NEVES, Celso ; LINDEN, Rafael ; VIEYRA, Adalberto ; Einicker-Lamas, Marcelo. Paracrine Interaction between Bone Marrow-derived Stem Cells and Renal Epithelial Cells. Cellular Physiology and Biochemistry (Online). v. 28, p. 267-278, issn: 1421-9778, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. Cabral, Lindsey M.P. ; WENGERT, Mira ; Almeida, Fernando G. ; CARUSO-NEVES, Celso ; VIEYRA, Adalberto ; Einicker-Lamas, Marcelo. Ceramide-activated protein kinases A and C zeta inhibit kidney proximal tubule cell Na+-ATPase. Archives of Biochemistry and Biophysics (Print). v. 498, p. 57-61, issn: 0003-9861, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. LINDOSO, R. S. ; FREIRE, D. S. ; SANTANNA, J. F. ; Adão-Novaes J. ; SOUZA, V. T. ; Fragel-Madeira, Lucianne ; Caruso-Neves, C. ; Linden, R. ; VIEYRA, A ; Einicker-Lamas, M.. Bone marrow-derived stem cells support renal recovery after injury: a mutual paracrine interaction. Em: XXVI Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 2011, Rio de Janeiro. FeSBE 2011, v. 1, p. 203-203, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Adalberto Ramon Vieyra ⇔ Kildare Rocha de Miranda (2.0)
      1. COLLINO, FEDERICA ; LOPES, JARLENE A. ; TAPPARO, MARTA ; TORTELOTE, GIOVANE G. ; KASAI-BRUNSWICK, TAÍS H. ; LOPES, GUSTAVO M.C. ; ALMEIDA, DOUGLAS B. ; SKOVRONOVA, RENATA ; WENDT, CAMILA H. C. ; MIRANDA, KILDARE R. DE ; BUSSOLATI, BENEDETTA ; VIEYRA, ADALBERTO ; LINDOSO, RAFAEL SOARES. Extracellular Vesicles Derived from Induced Pluripotent Stem Cells Promote Renoprotection in Acute Kidney Injury Model. Cells. v. 9, p. 453, issn: 2073-4409, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. COLLINO, F. ; LOPES, J. A. ; CORREA, S. ; ABDELHAY, E. ; TAKIYA, C. M. ; WENDT, C. H. C. ; DE MIRANDA, K. R. ; VIEYRA, A ; LINDOSO, R. S.. Adipose-Derived Mesenchymal Stromal Cells Under Hypoxia: Changes in Extracellular Vesicles Secretion and Improvement of Renal Recovery after Ischemic Injury. CELLULAR PHYSIOLOGY AND BIOCHEMISTRY. v. 52, p. 1463-1483, issn: 1015-8987, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Adalberto Ramon Vieyra ⇔ Russolina Benedeta Zingali (1.0)
      1. Lindoso, Rafael S. ; SANDIM, VANESSA ; COLLINO, FEDERICA ; CARVALHO, ADRIANA B. ; Dias, Juliana ; DA COSTA, MILENE R. ; ZINGALI, RUSSOLINA B. ; Vieyra, Adalberto. Proteomics of cell-cell interactions in health and disease. Proteomics (Weinheim. Print). v. 16, p. 328-344, issn: 1615-9853, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Adalberto Ramon Vieyra ⇔ Fernanda Guarino De Felice (1.0)
      1. DE GODOY, MARIANA A. ; SARAIVA, LEONARDO M. ; DE CARVALHO, LUIZA R. P. ; VASCONCELOS-DOS-SANTOS, ANDREIA ; BEIRAL, HELLEN J. V. ; RAMOS, ALANE BERNARDO ; SILVA, LIVIAN R. DE PAULA ; LEAL, RENATA B. ; MONTEIRO, VICTOR H. S. ; BRAGA, CAROLINA V. ; DE ARAUJO-SILVA, CARLLA A. ; SINIS, LEANDRO C. ; BODART-SANTOS, VICTOR ; KASAI-BRUNSWICK, TAIS HANAE ; ALCANTARA, CAROLINA DE LIMA ; LIMA, ANA PAULA C. A. ; DA CUNHA-E SILVA, NARCISA L. ; GALINA, ANTONIO ; Vieyra, Adalberto ; DE FELICE, FERNANDA G. ; MENDEZ-OTERO, ROSALIA ; FERREIRA, SERGIO T.. Mesenchymal stem cells and cell-derived extracellular vesicles protect hippocampal neurons from oxidative stress and synapse damage induced by amyloid-? oligomers. JOURNAL OF BIOLOGICAL CHEMISTRY. v. 293, p. 1957-1975, issn: 0021-9258, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Adalberto Ramon Vieyra ⇔ Marcelo Marcos Morales (1.0)
      1. LOWE, J. ; Souza-Menezes, J. ; Freire, D.S. ; Mattos, L.J. ; Castiglione, R.C. ; Barbosa, C.M.L. ; Santiago, L. ; Ferrão, F.M. ; Cardoso, L.H.D. ; da Silva, R.T. ; Vieira-Beiral, H.J. ; Vieyra, A. ; MORALES, M. M. ; Azevedo, S.M.F.O. ; Soares, R.M.. Single sublethal dose of microcystin-LR is responsible for different alterations in biochemical, histological and physiological renal parameters. Toxicon (Oxford). v. 59, p. 601-609, issn: 0041-0101, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Adalberto Ramon Vieyra ⇔ Vera Lúcia de Menezes Lima (1.0)
      1. OLIVEIRA, FABIANA S. T. ; VIEIRA-FILHO, LEUCIO D. ; CABRAL, EDJAIR V. ; SAMPAIO, LUZIA S. ; SILVA, PAULO A. ; CARVALHO, VERA C. O. ; VIEYRA, ADALBERTO ; EINICKER-LAMAS, MARCELO ; LIMA, VERA L. M. ; PAIXÃO, ANA D. O.. Reduced cholesterol levels in renal membranes of undernourished rats may account for urinary Na+ loss. European Journal of Nutrition (Print). v. 52, p. 1233-1242, issn: 1436-6207, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Adalberto Ramon Vieyra ⇔ Fernanda Freire Tovar Moll (1.0)
      1. TRENTIN-SONODA, MAYRA ; DA SILVA, ROGÉRIO CIRINO ; KMIT, FERNANDA VIEIRA ; ABRAHÃO, MARIANA VIEIRA ; MONNERAT CAHLI, GUSTAVO ; BRASIL, GUILHERME VISCONDE ; MUZI-FILHO, HUMBERTO ; SILVA, PAULO ANDRÉ ; TOVAR-MOLL, FERNANDA FREIRE ; VIEYRA, ADALBERTO ; MEDEI, EMILIANO ; CARNEIRO-RAMOS, MARCELA SORELLI. Knockout of Toll-Like Receptors 2 and 4 Prevents Renal Ischemia-Reperfusion-Induced Cardiac Hypertrophy in Mice. Plos One. v. 10, p. e0139350, issn: 1932-6203, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:21:26