Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Maria Clara Padoveze

Professora Associada - Livre-Docente do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP-USP) (1984), mestrado em Ciências Biológicas, área de Microbiologia pelo Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (1998), doutorado em Clínica Médica, área básica, pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (2005). Bolsista no Programa Brazil Visiting Fellowship pela University of Nottingham (2012); realizou estágio pós doutoral (apoio FAPESP) na University of Nottingham, Reino Unido (2016), Especialista em Centro Cirúrgico, Central de Material Esterilizado e Recuperação Anestésica pela Sociedade Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico (SOBECC) e Especialista em Gestão Hospitalar pela Universidade Estadual de Campinas. Atuou como technical officer na Infection Prevention Unit, na Organização Mundial de Saúde (2019-2020). Atualmente é vice-presidente da Associação Brasileira dos Profissionais em Controle de Infecções e Epidemiologia Hospitalar (ABIH). Desde 2021 é membro do World Health Organization Infection Prevention and Control (IPC) Guideline Development Group (GDG) for Filovirus Haemorrhagic Fever with Focus on Ebola. Temática: - Epidemiologia das Infecções Relacionadas aos Serviços de Saúde (IRAS); - Políticas públicas de controle de IRAS; - Medidas de prevenção e controle de IRAS e outras doenças infecciosas. Área de Atuação no CNPq: - Enfermagem, Enfermagem em Doenças Emergentes, Reemergentes e Negligenciadas, Enfermagem em Saúde Coletiva, Epidemiologia, Infecções relacionadas à assistência à saúde. Grupos de pesquisa: Líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Epidemiologia e Tecnologias em Prevenção de Infecções Relacionadas a Assistência a Saúde (https:// dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0321935708784290); Membro do Grupo de Pesquisa Vulnerabilidade, Adesão e Necessidades em Saúde Coletiva (https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6769471106847154); Membro do Grupo de Pesquisa Boas práticas de controle da transmissão de patógenos relacionada à assistência à saúde. (https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3898782169470785). Desde 2020 é Membro do grupo de pesquisa: WHO COVID-19 Infection Prevention and Control Research Working Group, junto a Organização Mundial de Saúde. https://www.who.int/publications/m/item/terms-of-reference-of-the-who-covid-19-infection-prevention-and-control-research-working-group (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/8471244828565413 (29/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem. Rua Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 Cerqueira César 05403-000 - Sao Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 30617652 Fax: (11) 30617662 URL da Homepage: www.ee.usp.br
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Enfermagem
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (14)
    1. 2021-Atual. Investigacao de Saude Publica do SARS-CoV-2 variante P.1 em Manaus - Protocolo de Coorte de Profissionais de Saude.
      Descrição: A cepa P.1 do SARS-CoV-2 surgiu no estado do Amazonas em novembro de 2020, tendo a mutação genética associada ao aumento da transmissibilidade do vírus. O surgimento da cepa P.1 coincide com um aumento acentuado do número de casos e mortes no Estado do Amazonas. Tendo isso em vista, O CDC, em colaboração com a Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, e com o apoio da Fundação de Vigilância em Saúde do Estado do Amazonas, do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo e da Coordenadoria de Vigilância em Saúde do Município de São Paulo iniciou em julho de 2020 um projeto para melhorar as práticas de prevenção e controle de infecções da COVID-19 (PREVCOVID-BR) em serviços de saúde. O PREVCOVID-BR é um projeto de implementação, caracterizado como extensão universitária, para o qual um dos focos é monitorar profissionais de saúde para sinais e sintomas da COVID-19. Em resposta às solicitações das autoridades sanitárias locais, e a fim de reunir informações adicionais sobre a variante P.1, foi proposto conduzir uma investigação entre profissionais de saúde em dois hospitais que fazem parte do PREVCOVID-BR e são centros de referência para atendimento a pacientes com COVID-19. Dessa forma, o projeto Investigação de Saúde Pública do SARS- CoV-2 variante P.1 em Manaus - Protocolo de Coorte de Profissionais de Saúde é um estudo de coorte prospectivo e observacional de profissionais de saúde de diversos níveis, incluindo médicos, enfermeiras, auxiliares de limpeza, dentre outros que tem como um dos objetivo primários determinar a taxa de ataque do SARS-CoV-2 P.1 entre os profissionais de saúde totalmente vacinados (2 doses completas de vacina da COVID19 pelo menos 14 dias antes da coleta da amostra) e não totalmente vacinados (1 dose ou não vacinados), incluindo infecções pré-sintomáticas e assintomáticas para embasar evidências a respeito da repercussão da variante P.1.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Clara Padoveze - Coordenador / Lúcia Yasuko Izumi Nichiata - Integrante. Financiador(es): CDC Foundation - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria Clara Padoveze.
    2. 2020-Atual. Protetor facial (face shield) para protecao contra goticulas contaminadas com COVID-19: fatores e percepcao dos usuarios.
      Descrição: Os protetores faciais, as vezes chamado de viseiras (face shield), são utilizados para a proteção contra gotículas de saliva, respingos de tosse e espirros na direção do rosto e olhos, sabe-se que este tipo de equipamento de proteção individual tem sido usado extensivamente durante a pandemia de COVID-19. Por este motivo, esta pesquisa tem como objeto de interesse identificar por que as pessoas escolhem os protetores faciais como equipamento de proteção individual, quais são os fatores do usuário que podem afetar a aceitabilidade e eficácia do uso de protetores faciais obter dados para subsidiar as melhores opções de design do equipamento para as recomendações internacionais. Trata-se de um estudo transversal com método quantitativo. Será utilizada uma amostra de conveniência com pessoas com mais de 18 anos de idade, sendo os participantes os profissionais de saúde da Coordenação de Atenção Primária de Diadema e membros da comunidade da cidade de Diadema. O estudo será realizado no período de dezembro de 2020 a março de 2021. Este estudo visa fornecer informações sobre as barreiras e facilitadores na utilização dos protetores faciais para redução da transmissão de doenças respiratórias e desenvolver orientações para apoiar a fabricação e utilização de protetores faciais pela comunidade local em Diadema, podendo também ser utilizados para outras localidades em contextos socioeconômicos similares.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Clara Padoveze - Coordenador / Lúcia Yasuko Izumi Nichiata - Integrante / Ferla Maria Simas Bastos Sirino - Integrante. Financiador(es): Universidade de East Anglia, Reino Unido - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria Clara Padoveze.
    3. 2020-Atual. Perceived Workload Using Separate (FFP2 Respirator and Face Shield) and Integrated (Powered Air Purifying Respirator) Personal Protective Equipment for Respiratory Protection.
      Descrição: Hospitais que enfrentam uma escassez de respiradores descartáveis (N95, FFP2) às vezes optam por usar respiradores purificadores de ar elétricos (PAPR-powered air purifying respirators, em inglês) para proteger a equipe médica contra exposições a aerossóis. O objetivo deste estudo é medir a carga de trabalho percebida na realização de tarefas clínicas, utilizando diferentes combinações de Equipamento de Proteção Individual (EPI): separado (respirador N95 e proteção facial), PAPR tradicional ou PAPR leve. Além disso, propomos medir a diferença no número de reajustes de EPI e a variabilidade do ritmo cardíaco (HRV) como um indicador de stress entre as diferentes condições de EPI. A carga de trabalho percebida será medida utilizando a pontuação de carga de tarefa da NASA (NASA TXL). Para obter a percepção dos utilizadores sobre a usabilidade do PAPR leve, a Escala de Usabilidade do Sistema (SUS), e um questionário qualitativo serão utilizados para identificar fatores que podem afectar a implementação da utilização do PAPR leve durante as atividades de cuidados de saúde. Isto será realizado primeiro numa fase de simulação, seguida de testes in-situ em dois locais de atendimento da doença CODIV-19, Bolonha (Itália) e São Paulo (Brasil).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Clara Padoveze - Coordenador / Anna Sara Shafferman Levin - Integrante / Caroline Ciofi Silva - Integrante / Naila Albertina de Oliveira - Integrante / Luciana Cordeiro - Integrante / Giulia Marcelino Mainardi - Integrante / Rodrigo Almeida - Integrante / Luciano Attard - Integrante / Fabio Tumietto - Integrante. Financiador(es): Organização Mundial da Saúde - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria Clara Padoveze.
    4. 2020-Atual. Estudo comparativo de barreiras e facilitadores a implementacao de intervencoes nacionais de prevencao e controle de infeccao recomendadas nos Componentes Principais da Organizacao Mundial da Saude, no Brasil e na Escocia
      Descrição: Objetivo da pesquisa:principal objetivo desta pesquisa é descrever a implementação de intervenções nacionais de prevenção e controle de infecções , tentando entender como que as características das intervenções agiram enquanto barreira ou facilitador da sua implementação. Objetivo secundário é desenvolver possíveis explicações sobre a forma com as características das intervenções nacionais de prevenção e controle de infecção atuaram enquanto barreiras ou facilitadores. Esta explicações serão utilizadas para informar futuras práticas de implementação de prevenção e controle de infecção. _Métodos Serão convidados a participar neste estudo pessoas que preencham os seguintes quesitos:Estar envolvido (a) na implementação de intervenções nacionais de prevenção e controle de infecções.Atualmente trabalhar , ou ter trabalhado , em gestão e / ou administração da saúde no sistema de saúde, do seu país nível estadual, regional, Conselho de Saúde ou federal.s voluntários serão convidados a participar de uma entrevista de vídeo chamada a duração de 60 minutos, com a investigadora. Serão feitas perguntas sobre sua experiência na implementação de intervenções nacionais de prevenção e controle de infecções, no nível estadual do sistema de saúde, bem como suas percepções sobre o que, como e por que os aspectos dessas intervenções possibilitaram ou agiram como uma barreira à implementação. As entrevistas serão conduzidas de forma privada e confidencial.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Clara Padoveze - Integrante / Lesley Price - Coordenador / Caroline King - Integrante.
      Membro: Maria Clara Padoveze.
    5. 2019-Atual. One Health - Strengthening Healthcare Management
      Descrição: O projeto será desenvolvido em parceria com a Universidade de Copenhague, com apoio técnico de pesquisadores do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da Escola de Enfermagem da USP, pesquisadores de outras instituições brasileiras e a equipe dinamarquesa. A redução da eficácia de antibióticos resultante da Resistência a Antimicrobianos (RAM) resulta em hospitalizações mais prolongadas, custos mais elevados no setor da saúde, e índices da mortalidade mais elevados. A abordagem ?Saúde Única? é uma visão sistêmica da vida baseada na consideração que o ambiente comum em que os humanos e animais interagem resulta em resultados de saúde compartilhados, como o desenvolvimento de RAM.O estudo proposto vai contribuir com novos conhecimentos para implementar uma abordagem inovadora na qual: a) são consideradas as perspectivas de atores de todos os níveis envolvidos na oferta e demanda de antibióticos; e b) analisar-se-á a comunicação inter- e intra-institucional para identificar as áreas e estratégias de comunicação que precisam ser aprimoradas, de forma a melhorar a aplicação e conformidade com o PAN brasileiro. O propósito do projeto é garantir o acesso seguro a antibióticos eficazes através do melhoramento da gestão dos cuidados de saúde. Portanto, o objetivo principal é identificar os fatores-chave e intervenções (i.e., as políticas de prescrição) que devem ser consideradas para assegurar o uso apropriado e eficaz de antibióticos no contexto brasileiro.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Maria Clara Padoveze - Coordenador / Denise Brandão de Assis - Integrante / Silvia F. Costa - Integrante / Icaro Boszcowski - Integrante / Lislaine Aparecida Fracolli - Integrante / Gloria Cordoba - Integrante / Raquel Bonelli - Integrante / Celso José Bruno de Oliveira - Integrante / Sandi Michele de Oliveira - Integrante / Lars Bjerrum - Integrante. Financiador(es): Denmark's development cooperation - Cooperação.
      Membro: Maria Clara Padoveze.
    6. 2017-2020. Tecnologias para a sistematizacao da assistencia de enfermagem a familias na atencao basica no municipio de Sao Paulo
      Descrição: A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) na Estratégia Saúde da Família (ESF) tem a potencialidade de monitorar a situação de saúde das famílias e a identificação de grupos em situação de maior vulnerabilidade. Ainda que a consulta de enfermagem na ESF seja instrumento potente para a SAE, reconhece-se que seu foco é o indivíduo e não a família. Além disso, há carência de tecnologias para a operacionalização da SAE, orientada ao reconhecimento de necessidades e intervenção em famílias. Constata-se crescente demanda por instrumentos que permitam a SAE à família no âmbito da Atenção Básica em Saúde (AB), também explicitada pelos estudantes da graduação e orientadores na definição de objetos e pesquisa, no âmbito da pós-graduação, e em atividades extensionistas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (10) . Integrantes: Maria Clara Padoveze - Integrante / Maria Rita Bertolozzi - Integrante / Anna Luiza de Fátima Pinho Lins Gryschek - Integrante / Lislaine Aparecida Fracolli - Coordenador / Cássia Baldini Soares - Integrante / Celia Maria Sivalli Campos - Integrante / Elma Lourdes Campos Pavone Zoboli - Integrante / Sayuri Tanaka Maeda - Integrante / Adriana Barros Viegas - Integrante / Alessandra Cristina Ferreira Martins - Integrante / Aline Marion Moreira Kolle Miranda - Integrante / Ana Paula Turin Rouiller - Integrante / Edyra Damasceno da Costa e Silva - Integrante / Milene Aparecida da Silva Aguiar - Integrante / Natalia Rodrigues Mosca - Integrante / Rodrigo Fontana - Integrante / Selonia Patricia Oliveira Sousa - Integrante / Suellen Mariane Rios Vicente - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria Clara Padoveze.
    7. 2017-Atual. Implementacao de roteiro para envolvimento de individuos em precaucoes especificas
      Descrição: Introdução: as Infecções relacionadas à assistência a saúde são um problema de saúde, principalmente devido à emergência das bactérias multirresistentes. A transmissão de doenças pode ser evitada através do cumprimento de um conjunto de medidas, que incluem as precauções específicas. Porém, existem eventos adversos que vem sendo relacionados a esta situação. A fim de reduzir estes eventos, foi elaborado um roteiro com o objetivo de instrumentalizar profissionais na elaboração de ações educativas para indivíduos em precauções específicas. Este roteiro foi desenvolvido através da base teórica do conceito de vulnerabilidade que possibilita identificar potenciais condições e fatores para o enfrentamento da questão da autonomia dos indivíduos. Apesar de todas as evidências já encontradas na área da saúde, não é tarefa simples realizar a implementação dessas ciências. Ao que parece, a ciência da implementação pode dar subsídios para melhor compreensão do mundo real, através da identificação de barreiras e facilitadores, tornando possível transformar a teoria em prática. Objetivo: avaliar o processo e resultados da implementação de um roteiro para embasar ações educativas para indivíduos em precauções específicas. Métodos: trata-se de uma pesquisa de implementação, por meio da implementação de um roteiro e de sua avaliação. O estudo será aplicado em três fases: a) Fase 1: entrevistas semiestruturadas com indivíduos em precauções específicas e profissionais b) Fase 2: entrevistas semiestruturadas com profissionais e proposta de implementação do roteiro; c) Fase 3: entrevistas semiestruturadas com indivíduos em situação de precauções específicas e profissionais. O estudo será desenvolvido em um hospital universitário público de nível assistencial secundário. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Maria Clara Padoveze - Coordenador / Luize Fábrega Juskevicius - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Maria Clara Padoveze.
    8. 2016-Atual. Melhoria para o ensino de enfermagem em doencas transmissiveis por meio de ferramenta informatizada para o processo de enfermagem
      Descrição: Justifica-se pelo fato de que no ensino das doenças transmissíveis em Enfermagem considera-se fundamental desenvolver estratégias que permitam estimular o desenvolvimento do raciocínio clínico e epidemiológico na análise do processo saúde doença e das necessidades de saúde dos indivíduos, famílias e grupos. Estratégias educacionais utilizando recursos de informática podem favorecer a indução deste desenvolvimento. Para esta finalidade, um protótipo de uma ferramenta computacional baseada em e-learning foi desenvolvido em caráter de pesquisa, tendo sido previamente avaliado quanto a sua usabilidade e conteúdo. Este protótipo requer adequações para uso na disciplina de doenças transmissíveis.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Clara Padoveze - Coordenador / Márcia Regina Cubas - Integrante / Lúcia Yasuko Izumi Nichiata - Integrante. Financiador(es): Santander/Universidade de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria Clara Padoveze.
    9. 2014-2019. Desenvolvimento de tecnologias para a apoio a politicas publicas em prevencao e controle de infeccoes relacionadas a assistencia a saude
      Descrição: As Infecções Relacionadas a Assistência a Saúde (IRAS) são consideradas agravos que causam impactos negativos na saúde pública, sendo responsáveis direta ou indiretamente pela elevação das taxas de morbidade e mortalidade. Trazem ainda impactos financeiros, provocando maior gasto em tecnologias e insumos necessários para a assistência aos pacientes acometidos, além do retardamento do retorno dos pacientes às suas atividades. A construção de políticas públicas para a prevenção e controle de IRAS que sejam relevantes, viáveis, factíveis e confiáveis não é uma tarefa fácil. Para vencer este desafio, pesquisadores da área acadêmica, podem contribuir através da oferta de suporte científico que possibilite a seleção de estratégias eficazes para o alcance dos melhores resultados para os indivíduos atendidos pelo sistema de assistência à saúde no Brasil. Além disto, considerando a contribuição significativa do corpo de enfermagem nas práticas de prevenção e controle de IRAS, é importante que os profissionais e acadêmicos de enfermagem exerçam um protagonismo nas decisões estratégias para que envolvem o campo das IRAS. Neste contexto, a partir das experiências e estudos realizados pelos pesquisadores inseridos no presente projeto, algumas vertentes foram selecionadas para o desenvolvimento desta pesquisa. O projeto aqui apresentado tem como objetivo principal desenvolver tecnologias para apoio a políticas públicas em prevenção e controle de IRAS. Os seguintes objetivos específicos deverão ser alcançados: 1) desenvolvimento de modelo teórico explicativo para a formação de políticas públicas em IRAS, tendo como referência países selecionados; 2) desenvolvimento de metodologia e instrumento para validação do sistema de vigilância epidemiológica (VE) das infecções do sítio cirúrgico no Estado de São Paulo; 3) desenvolvimento de estudo-piloto para um sistema de VE de endoftalmites pós-cirurgias de catarata; 4) comparação quanto a aplicabilidade de três diferentes ferramentas para a avaliação de programas de prevenção de IRAS no contexto brasileiro; 5) análise das limitações para investigação e notificação de surtos de IRAS entre os profissionais na área de IRAS no Estado de São Paulo; 6) análise da associação entre a aquisição de IRAS e as internações por condições sensíveis à atenção primária (ICSAP). Trata-se de uma pesquisa com múltiplos desenhos, envolvendo estudos qualitativos e quantitativos, prospectivos. Resumidamente, os objetivos 1 e 2 serão alcançados por meio de revisão de literatura, consulta a páginas eletrônicas e publicações procedentes de países selecionados e visita técnica a estes países para coleta de informações complementares. O objetivo 3 será desenvolvido por meio de implantação de um modelo de VE específico para endoftalmites em um grupo de hospitais voluntários. O objetivo 4 será alcançado por meio da aplicação de 3 ferramentas para avaliação de programas de prevenção de IRAS desenvolvidas por instituições independentes, com a participação de enfermeiros que atuem na área de IRAS nos Estados de São Paulo e Goiás, seguido de posterior avaliação da aplicabilidade das ferramentas por meio de questionário e entrevistas. O objetivo 5 será atingido por meio de estudo misto, utilizando questionário e grupos focais, tendo como sujeitos profissionais que atuam na área de IRAS no Estado de São Paulo. O objetivo 6 será alcançado por meio de estudo de coorte a ser realizado em dois hospitais, de nível terciário e secundário, no município de São Paulo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) . Integrantes: Maria Clara Padoveze - Coordenador / Amanda Luiz Pires Maciel - Integrante / Cassimiro Nogueira Junior - Integrante / Ligia Maria Abraão - Integrante / Reginaldo Adalberto de Luz - Integrante / Débora Silva de Mello - Integrante / Ercilia Evangelista - Integrante / Peta-Anne Zimmerman - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Maria Clara Padoveze.
    10. 2014-2016. Custo e efetividade de implantacao de pacote de medidas de prevencao de infeccao da corrente sanguinea em unidades de terapia intensiva do Estado de SaoPaulo
      Descrição: As infecções relacionadas à Assistência a Saúde (IRAS) são as complicações mais comuns em pacientes hospitalizados. Desde 2004, o Centro de Vigilância Epidemiológica Professor Alexandre Vranjac monitora os indicadores de IRAS no Estado de São Paulo, visando à adoção de estratégias de prevenção. Considerando que as infecções da corrente sanguínea (ICS) são as IRAS mais graves que ocorrem em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) é fundamental que sejam priorizadas as medidas visando a resolução destes agravos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Maria Clara Padoveze - Coordenador / Denise Brandão de Assis - Integrante / Geraldine Madalosso - Integrante / Renata D. Lobo - Integrante / Anna Sara Levin - Integrante / Silvia Alice Ferreira - Integrante / Cristiana Maria Toscano - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria Clara Padoveze.
    11. 2014-2016. Estrategia educativa em precaucoes para a transmissao de microrganismos na atencao primaria em saude e hospitalar.
      Descrição: A adesão dos trabalhadores da saúde às Precauções-Padrão e Precauções Específicas é essencial para prevenir a transmissão de microrganismos, tanto no ambiente hospitalar como na atenção primária à saúde. É sabido que entre os profissionais de saúde a adesão é muito baixa a estas precauções e que outros fatores, além do conhecimento, podem afetar estas práticas. A adesão às práticas de precauções envolvem um complexo processo, que inclui conhecimento, sensibilização, influência social, atitudes, auto-eficácia, intencionalidade e comportamentos (ações) de controle, manutenção e facilitação por parte das estruturas de saúde nas quais os profissionais estão inseridos. Métodos e estratégias que favoreçam a interferência em um ou mais componentes deste complexo sistema podem aumentar a adesão às boas práticas de precauções. Por conseguinte, é necessário desenvolver novas estratégias com potencial para melhorar esta adesão, usando, por exemplo, abordagens das ciências sociais. No Brasil, até o momento, não existem estudos aplicados em larga escala visando a instituir e analisar estratégias que se proponham a aumentar a adesão às práticas de precauções. Este estudo objetiva desenvolver uma ferramenta educacional abordando o tema adesão às precauções que possa ser amplamente utilizada em diferentes tipos de serviços de saúde. Projeto de desenho múltiplo, incluindo um estudo qualitativo com o objetivo de identificar os fatores que afetam a adesão na atenção primária e hospitalar; pesquisa aplicada de desenvolvimento tecnológico visando o desenvolvimento da estratégia educativa nos contexto da atenção primária e hospitalar e um estudo metodologico para a validação da estrategia educativa elaborada.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Maria Clara Padoveze - Integrante / Júlia Yaeko Kawagoe - Integrante / Adriana Maria da Silva Félix - Integrante / Figueiredo, Rosely Moralez - Coordenador / Silvia Helena Zem-Mascarenhas - Integrante / Stephen Timmons - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria Clara Padoveze.
    12. 2013-2016. Investigacao das dificuldades humanas de profissionais de saude nas praticas de controle de infeccao relacionadas a assistencia a saude
      Descrição: O estudo tem como objetivo geral avaliar se há uma associação entre as práticas de controle de infecção dos profissionais de assistência à saúde (PAS) que atuam em Unidades de Terapia Intensiva no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, e seus estilos de pensamento, autoconceito, qualidade de vida, estresse, personalidade e percepção de autonomia profissional. Será realizado um perído de observação de práticas dos PAS , da mesma forma como se habitualmente se realizam auditorias do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar. Após este período os PAS que consentirem, responderão questionários sobre estilos de pensamento, autoconceito, qualidade de vida, estresse, personalidade e percepção de autonomia profissional. Ao final serão entrevistados por um psicólogo. Será realizada uma avaliação da correlação entre a proporção de acertos nas práticas observadas e o desempenho nos testes psicológicos e de percepção de autonomia.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Clara Padoveze - Integrante / Maria Livia Tourinho Moretto - Integrante / Levin, Anna Sara Shafferman - Coordenador / Antonio Carlos Pedroso de LIma - Integrante / Julio da Motta Singer - Integrante.
      Membro: Maria Clara Padoveze.
    13. 2012-2015. Infeccoes Relacionadas a Assistencia em Saude em hospitais brasileiros: prevalencia, fatores de risco, prognostico, custos e infra-estrutura para controle.
      Descrição: O reconhecimento da magnitude e dos fatores determinantes das Infecções Relacionadas à Assistência em Saúde (IRAS) em âmbito nacional é essencial para instituição de uma política eficaz de prevenção e controle. Apesar de algumas importantes iniciativas nesse sentido, permanecem lacunas na compreensão da epidemiologia e do impacto das IRAS sobre prognóstico e custos. Para abordagem ampla desses aspectos, propõe-se um estudo de abrangência nacional, incluindo 270 hospitais de porte e natureza diversos. O estudo incluirá: (a) inquérito de prevalência e avaliação de infra-estrutura de serviços; (b) análise da etiologia das IRAS e da qualidade do suporte para diagnóstico microbiológico; (c) avaliação dos padrões e políticas de uso de antimicrobianos; e (d) quantificação do impacto das IRAS sobre permanência hospitalar, custos e mortalidade. O método empregado incluirá um estudo transversal, seguido por outro com delineamento de caso-controle ?aninhado? (nested). O projeto tem natureza multicêntrica, com presentatividade proporcional das cinco macrorregiões do país. Os hospitais serão divididos em ?pólos? (ligados às instituições da pesquisa) e ?satélites?. Os dados obtidos permitirão a apreensão do cenário nacional de prevalência e estrutura de controle de IRAS, e serão analisados de forma agregada (abordagem ?ecológica?) e por modelos estatísticos de base individual (para fatores de risco, prognóstico e custos). Como resultado secundário, espera-se estabelecer ampla rede de cooperação e pesquisa em controle de infecção.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Clara Padoveze - Integrante / Antonio Carlos Pignatari - Coordenador.
      Membro: Maria Clara Padoveze.
    14. 2011-2014. Avaliacao da vulnerabilidade programatica para prevencao de Infeccoes Relacionadas a Assistencia a Saude nas Unidades Basicas de Saude da Regiao do Butanta do Municipio de Sao Paulo
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Clara Padoveze - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria Clara Padoveze.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (5)
    1. Homenagem de reconhecimento e admiração pelas contribuições para o avanço da prevenção e controle de infecção relacinada a assistência a saúde, APECIH - Paulista de Epidemiologia e Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde.. 2017.
      Membro: Maria Clara Padoveze.
    2. 1o. lugar. Tema livre: Luz RA, Padoveze MC et al. Vigilância Epidemiológica de Endoftalmite e Síndrome Tóxica do Segmento Anterior após cirurgias de catarata: identificação e selecção de marcadores., SOBECC - Assoc. Bras. de Enfermeiros de CC, RPA e CME. 9... 2014.
      Membro: Maria Clara Padoveze.
    3. Menção Honrosa para a área de Biológicas: Projeto: Revisão do sistema de registro informatizado de notificações de agravos em unidade hospitalar: elaboração de estratégias facilitadoras, Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.. 2014.
      Membro: Maria Clara Padoveze.
    4. 1º lugar: Categoria Epidemiologia- Infecção por micobactéria não tuberculosa de crescimento rápido (MCR) relacionada à assistência a saúde: vigilância de casos e surtos acumulados de 2002 a 2011, Sociedade Paulista de Infectologia.. 2012.
      Membro: Maria Clara Padoveze.
    5. Gina Pugliese Scholarship 2010. Presented at the SHE-CDC Training Course in Healthcare Epidemiology, The Society for Healthcare Epidemiology of America.. 2010.
      Membro: Maria Clara Padoveze.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (265)
    1. 82ª Semana Brasileira de Enfermagem da Bahia.Palestra sobre o tema: Potencialidades, desafios e tendências da pesquisa em Enfermagem na pandemia. 2021. (Outra).
    2. Pandemia em contexto escolar.Palestra sobre o tema: O que saber sobre o uso de máscara de proteção à COVID 19. 2021. (Outra).
    3. Reinforcement of IPC capacities in high risk countries for Ebola outbreak?.Palestra sobre o tema: Infection Prevention and Control precautions. 2021. (Outra).
    4. Seminário Final: Apresentação dos resultados Plataforma IMPACTO MR PROADI-SUS 2018/2020, promovido pelo Departamento de Ciência e Tecnologia da Secret. de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde. 2021. (Seminário).
    5. XVII Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar, II Congresso Brasileiro de Controle de Infecção em Pediatria e Neonatologia e II Simpósio Brasileiro de Stewardship de Antimicrobianos. Prevenção de IRAS. 2021. (Congresso).
    6. XVII Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar, II Congresso Brasileiro de Controle de Infecção em Pediatria e Neonatologia e II Simpósio Brasileiro de Stewardship de Antimicrobianos. Palestra sobre o tema:- O ambiente e a transmissão de microrganismos multirresistentes: quais os melhores produtos para higiene/desinfecção e o que falta nos hospitais brasileiros para diminuir a transmissão cruzada?. 2021. (Congresso).
    7. XVII Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar, II Congresso Brasileiro de Controle de Infecção em Pediatria e Neonatologia e II Simpósio Brasileiro de Stewardship de Antimicrobianos. Implementação de protocolo para comunicação efetiva com indivíduos em precauções específicas (COMEFE) em serviços de saúde: identificação de barreiras e facilitadores.. 2021. (Congresso).
    8. 28º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP - SIICUSP.Análise das notificações de surtos de Infecções Relacionadas a Assistência a Saúde (IRAS) no Estado de São Paulo. 2020. (Simpósio).
    9. Congresso acadêmico UNIFESP VIRTUAL 2020 - Ciência e Universidade: transformações para a sociedade. Palestra sobre o tema: Experiências internacionais no combate a COVID-19. 2020. (Congresso).
    10. Covid-19: Global Research and Innovation Forum, promovido pela World Health Organizationpela. 2020. (Outra).
    11. Painel de especialistas da África CDC Infecção Prevenção.Série de seminários on-line de controle (IPC). 2020. (Outra).
    12. Programa de treinamento para COVID-19 promovido por uma iniciativa multi- institucional.Webinar: Considerations for Infection Prevention and Control (IPC) in aircrafts. 2020. (Outra).
    13. Webconferência - Debatendo com a APECIH. Novos paradigmas da pandemia de COVID - 19. O que mudou para o controle de infecção?.Palestra sobre o tema: No novo normal teremos que rever as precauções padrão?. 2020. (Outra).
    14. Webinar Dia Mundial de Higiene das Mãos.Como você, estudante ou profissional de enfermagem pode contribuir na redução da disseminação do vírus causador da COVID-19?. 2020. (Outra).
    15. X Fórum Nacional dos Mestrados e Doutorados Profissionais em Enfermagem.Sistematização da assistência de enfermagem na atenção primária em saúde: diagnóstico situacional na perspectiva de profissionais de enfermagem. 2020. (Outra).
    16. 2019 IFIC/IPAC Canada Conjoint Conference Oral and Poster Presentations. Admission for conditions sensitive to primary care: is there an association with the acquisition of infection related to healthcare?. 2019. (Congresso).
    17. Ciência da implementação: como transferir conhecimento produzido para a prática.Palestra sobre o tema: Introdução à Ciência da Implementação. 2019. (Outra).
    18. Diretrizes do Estado de São Paulo para Higiene e Limpeza em Ambiente Hospitalar: Lançamento do Manual de Recomendações.Palestra sobre o tema: Histórico do processo de trabalho e síntese do conteúdo do manual. 2019. (Outra).
    19. Diretrizes do Estado de São Paulo para Higiene e Limpeza em Ambiente Hospitalar: Lançamento do Manual de Recomendações.Palestra sobre o tema: Apresentação de projeto de monitoramento de higiene e limpeza para hospitais do Estado de São Paulo. 2019. (Outra).
    20. ICPIC 2019-5th International Conference of Prevention and Infection Control. Statewide surveillance system for Endophthalmitis after invasive intraocular Procedures: preliminary data of an implementation study case. 2019. (Congresso).
    21. ICPIC 2019-5th International Conference of Prevention and Infection Control. Statewide surveillance system for Endophthalmitis after invasive intraocular Procedures: preliminary data of an implementation Study case. 2019. (Congresso).
    22. ICPIC 2019-5th International Conference of Prevention and Infection Control. Statewide surveillance system for surgical site infection: results from six years after implementation of selected procedures monitoring. 2019. (Congresso).
    23. ICPIC 2019-5th International Conference of Prevention and Infection Control. Infection prevention and control programs Evaluations: an exploratory comparative study of Contemporary tools. 2019. (Congresso).
    24. ICPIC 2019-5th International Conference of Prevention and Infection Control. Webquest as innovative education tool for Infection prevention: brazilian experience on Implementation. 2019. (Congresso).
    25. Implementação de melhorias na capacidade de resposta e manejo de surtos de infecções relacionadas à assistência à saúde no âmbito do estado de São Paulo.Palestra sobre o tema: Comunicação em situação de crise. 2019. (Outra).
    26. Implementação de melhorias na capacidade de resposta e manejo de surtos de infecções relacionadas à assistência à saúde no âmbito do estado de São Paulo.Palestra sobre o tema: Apresentação preliminar do protocolo Sistema de Aprendizado Baseado em Experiências de Surtos ? SABES - Etapas e ferramentas. 2019. (Outra).
    27. Participou da Reunião da Comissão Nacional de Prevenção e Controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde. 2019. (Outra).
    28. 11th Healthcare Infection Society (HIS) International Conference.Patient education on transmission based precautions: a context assessment in a university hospital, São Paulo, Brazil. 2018. (Outra).
    29. 11th Healthcare Infection Society (HIS) International Conference.Validation of surgical site infection surveillance system data in São Paulo State, Brazil: development of a protocol. 2018. (Outra).
    30. 11th Healthcare Infection Society (HIS) International Conference.Governmental surveillance systems for nosocomial outbreaks: a systematic literature review. 2018. (Outra).
    31. 11th Healthcare Infection Society (HIS) International Conference. 2018. (Outra).
    32. 11º Congresso Paulista de Infectologia. Palestrante na mesa redonda: O ensino de doenças transmissíveis na graduação de enfermagem: O que é preciso para qualificar a assistência?. 2018. (Congresso).
    33. 11º Congresso Paulista de Infectologia. Palestrante na mesa redonda: A prevenção de Iras nos tempos modernos: Ao infinito e além. Bundles, estratégias multimodais e videotape. 2018. (Congresso).
    34. 11º Congresso Paulista de Infectologia. Secretária da Mesa Redonda: Estratégias para descolonização de microrganismos MDR. 2018. (Congresso).
    35. 45th Annual Conference - APIC 2018.Post-Discharge Surveillance of SSI in Bariatric. 2018. (Outra).
    36. 4º Congresso de Graduação da USP - Buscando a Transdisciplinaridade na Construção do Conhecimento. Roteiro para ensino e aprendizagem de arboviroses em ambiente simulado. 2018. (Congresso).
    37. 70º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 6o Seminário Nacional de Diretrizes de Enfermagem na Atenção Básica em Saúde e 5º Colóquio Latino Americano de História da Enfermagem. Uso potencial das nomenclaturas diagnósticas na atenção primária à saúde: análise crítica da literatura. 2018. (Congresso).
    38. Debatendo com a APECIH: Surtos de infecções relacionadas à assistência à saúde: o que aprendemos nos últimos cinco anos?.Debatedora. 2018. (Outra).
    39. Evento: Implementação de melhorias na capacidade de resposta e manejo de surtos de infecções relacionadas à assistência à saúde no âmbito do Estado de São Paulo.Palestra sobre o tema: Sistemas governamentais de notificação de surtos de IRAS no mundo. 2018. (Outra).
    40. Evento da APECIH: Lançamento da monografia: Prevenção e controle de infecções associadas à assistência extra-hospitalar: atenção primária, ambulatórios, serviços diagnósticos, assistência domiciliar e serviços de longa permanência.Coordenadora da mesa redonda: Populações especiais. Ambulatórios de Quimioterapia. 2018. (Outra).
    41. Faculdade de Odontologia da USP participa em regularização de status vacinal de docentes e funcionários.Supervisora da atividade: Avaliação de carteiras de vacinação e apresentação sobre vacina ocupacional. 2018. (Outra).
    42. Fórum Higiene e Limpeza Hospitalar.Palestra sobre o tema: Monitoramento da qualidade da higiene hospitalar no Estado de São Paulo: síntese dos resultados. 2018. (Outra).
    43. Implementação de melhorias na capacidade de resposta e manejo de surtos de infecções relacionadas à assistência à saúde no âmbito do Estado de São Paulo.Palestra sobre o tema: Surtos no Estado de São Paulo: barreiras e facilitadores para notificação e investigação. 2018. (Outra).
    44. I Simpósio Internacional de Pós- Graduação em Enfermagem do PPGE: A formação para a saúde global,. 2018. (Simpósio).
    45. I Simpósio Internacional de Pós- Graduação em Enfermagem do PPGE: A formação para a saúde global,.Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária: Existe alguma associação com aquisição de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde?. 2018. (Simpósio).
    46. I Simpósio Internacional de Pós-Graduação em Enfermagem-PPGE: A Formação para a Saúde Global.Estudo de implementação de um sistema de vigilância epidemiológica para endoftalmites após procedimentos oftalmológicos invasivos. 2018. (Simpósio).
    47. I Simpósio Internacional de Pós-Graduação em Enfermagem-PPGE: A Formação para a Saúde Global.Debatedora na Conferência: A formação na Pós-Graduação e a saúde Global. 2018. (Outra).
    48. NIHR CLAHRC EAST MIDLANDS/CHILL SEMINAR.Palestra sobre o tema: Health Policy Implementation - Brasil and UK: a comparative case study. 2018. (Seminário).
    49. Oficina regional do projeto Estados em foco da Região Sudeste.Oficina sobre elaboração e monitoramento de planos de ação das Coordenações Estaduais de Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas a Assistência a Saúde. 2018. (Oficina).
    50. PETIRAS - Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Epidemiologia e Tecnologias em Prevenção de Infecções Relacionadas a Assistência a Saúde.Meeting to follow up of current projects and net work. 2018. (Outra).
    51. Seminar: Prevention and Control of Healthcare Associated Infection.Palestra sobre o tema: Overview of public policies, epidemiology and technology research group projects. 2018. (Seminário).
    52. Sistema de Vigilância Epidemiológica de Procedimentos Oftalmológicos Invasivos do Estado de São Paulo ? Resultados do Projeto Piloto?,.Apresentação do SIVIEPEN. 2018. (Outra).
    53. The Regional Infection Prevention and Control Program of the Health Emergencies Departament (PHE).Palestra sobre o tema: The role of nursing in the prevention of selection and dissemination of multidrug resistant microorganisms. 2018. (Outra).
    54. V Simpósio: Destaques em Prevenção e Controle de Infecção principais temas discutidos nos Congressos Internacionais de 2018. Palestra sobre o tema: Componentes essenciais para programas de prevenção e controle de infecção. 2018. (Congresso).
    55. V Simpósio: Destaques em Prevenção e Controle de Infecção principais temas discutidos nos Congressos Internacionais de 2018.Engajamento dos profissionais. 2018. (Simpósio).
    56. V Simpósio: Destaques em Prevenção e Controle de Infecção principais temas discutidos nos Congressos Internacionais de 2018.Palestra sobre o tema: Tendências dos congressos internacionais IPAC. 2018. (Simpósio).
    57. V Simpósio: Destaques em Prevenção e Controle de Infecção principais temas discutidos nos Congressos Internacionais de 2018.Coordenadora da mesa redonda: Antimicrobial Stewardship. 2018. (Simpósio).
    58. Workshop: Fighting the antimicrobial resistance threat -Brazilian-Danish research collaboration to decrease inappropriate use of antibiotics.Presentation of institutions and current research projects. 2018. (Outra).
    59. XVI Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar. Gluconato de Clorexidina para a higiene das mãos: condição da pele e percepção dos profissionais. 2018. (Congresso).
    60. XVI Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar. Palestrante na mesa redonda Vigilância das Infecções Cirúrgicas e Obstétricas com o tema: Infecções de sítio Cirúrgico (ISC) protocolos de vigilância e validação de dados. 2018. (Congresso).
    61. XVI Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar. Perfil dos serviços de higiene hospitalar do Estado de São Paulo. 2018. (Congresso).
    62. XVI Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar. Avaliadora da sessão melhores temas livres orais. 2018. (Congresso).
    63. XVI Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar. Desenvolvimento de um protocolo para a validação de dados do sistema de vigilância das infecções de sítio cirúrgico no Estado de São Paulo. 2018. (Congresso).
    64. XVI Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar. Palestrante na mesa redonda Investigação de surtos e Iras, como tema: Detecção e manejo de surtos: o que aprendermos nos últimos cinco anos?. 2018. (Congresso).
    65. XVI Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar. Vigilância pós alta em cirurgias bariátricas. 2018. (Congresso).
    66. 13º Edição do Congresso Brasileiro de Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização. Síndrome tóxica do segmento anterior: implicações para a enfermagem. 2017. (Congresso).
    67. 4th International Conference on Prevention & Infection Control - ICPIC. Performance of Programs for prevention of healthcare-associated infection in small hospitals. A regional study, in São Paulo, Brasil. 2017. (Congresso).
    68. 4th International Conference on Prevention & Infection Control - ICPIC.Implementation of infection prevention and control program at national level in Brazil: a systematic approach. 2017. (Outra).
    69. 4th International Conference on Prevention & Infection Control - ICPIC. 2017. (Outra).
    70. 4º Congresso Nacional de Medicina Tropical e 1º Encontro Lusófono de SIDA, Tuberculose e Doenças Oportunistas. Controlo de Infeções em Hospitais: Perspectiva de São Paulo e Brasil. 2017. (Congresso).
    71. Debatendo com a APECIH: Novas Diretrizes da Organização Mundial de Saúde para a Prevenção de IRAS.Debatedora sobre o tema: Guia de recomendações: Componentes essenciais para programas de prevenção e controle de IRAS em serviços de cuidados agudos.. 2017. (Outra).
    72. Debatendo com a APECIH: Novas Diretrizes da Organização Mundial de Saúde para a Prevenção de IRAS. 2017. (Outra).
    73. Debatendo com a APECIH: Novas Diretrizes da Organização Mundial de Saúde para a Prevenção de IRAS.Debatedora sobre o tema: Componentes essenciais para programas de prevenção e controle de IRAS. 2017. (Outra).
    74. Fórum da APECIH: O que sabemos e não sabemos sobre prevenção da transmissão de proteínas priônicas por meio de instrumental cirúrgico: Subsídios para ações no âmbito do CME.Participação na mesa redonda: Processamento de dispositivos e ambiente contaminados por príon: recomendação convencional versus recomendação alternativa. 2017. (Outra).
    75. Fórum da APECIH: O que sabemos e não sabemos sobre prevenção da transmissão de proteínas priônicas por meio de instrumental cirúrgico: subsídios para ações no âmbito do CME..Palestra sobre o tema: Síntese sobre os guias oficiais de recomendações para prevenção da transmissão de príons relacionada a assistência a saúde - internacionais e nacionais. 2017. (Simpósio).
    76. Fórum da APECIH: O que sabemos e não sabemos sobre prevenção da transmissão de proteínas priônicas por meio de instrumental cirúrgico: subsídios para ações no âmbito do CME.. 2017. (Simpósio).
    77. Higiene das mãos: experiências e desafios.Palestra sobre o tema: A higiene de mãos é ainda a estratégia prioritária para a prevenção de infecção?. 2017. (Outra).
    78. I Encontro Internacional do Processo de Enfermagem: Raciocínio Clínico e a era Digital.O uso de diagnósticos e intervenções de enfermagem na prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde. 2017. (Encontro).
    79. IFIC APECIH 2017 17th Congress of the International Federation of Infection Control. Coordenadora do Fórum Latino America & Caribe: Implementação dos Componentes Essenciais dos Programas de Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas a Assistência a Saúde. 2017. (Congresso).
    80. IFIC APECIH 2017 17th Congress of the International Federation of Infection Control. Palestra sobre o tema: Is sterilization cycle specific for prion inactivation realy necessary in our context? Durante o Pré Congress Controversies in medical devices processing. 2017. (Congresso).
    81. IFIC APECIH 2017 17th Congress of the International Federation of Infection Control. Introduction to the pre-congress course. 2017. (Congresso).
    82. IFIC APECIH 2017 17th Congress of the International Federation of Infection Control. Coordenadora da mesa: Core Components of infection control programmes. 2017. (Congresso).
    83. IFIC APECIH 2017 17th Congress of the International Federation of Infection Control. The use of nursing diagnoses and interventions in the prevention and control of health care-associated infection. 2017. (Congresso).
    84. IFIC APECIH 2017 17th Congress of the International Federation of Infection Control. Isolation precautions: experiences of hospitalized brazilian patients. 2017. (Congresso).
    85. IFIC APECIH 2017 17th Congress of the International Federation of Infection Control. Public policies on healthcare associated infections: a case study of three countries. 2017. (Congresso).
    86. IFIC APECIH 2017 17th Congress of the International Federation of Infection Control. Coordenadora da mesa: Joint session: 30 years of IFIC/APECIH. 2017. (Congresso).
    87. IFIC APECIH 2017 17th Congress of the International Federation of Infection Control. Post cataract surgery endophthalmitis: results of seven years surveillance. 2017. (Congresso).
    88. IFIC APECIH 2017 17th Congress of the International Federation of Infection Control. Palestra sobre o tema: Discussion of experiences at national level, durante o Pre Congress Latin American & Caribbean Forum Implementation of the Core Componentes for infection Prevention and Control Programms. 2017. (Congresso).
    89. IFIC APECIH 2017 17th Congress of the International Federation of Infection Control. Palestra sobre o tema: What are the main drivers for public policies in HAI?. 2017. (Congresso).
    90. IFIC APECIH 2017 17th Congress of the International Federation of Infection Control. Palestrante na plenary session: Contries experiences. 2017. (Congresso).
    91. IFIC APECIH 2017 17th Congress of the International Federation of Infection Control. The effect of chlorhexidine on the selection of resistant microorganisms: systematic review. 2017. (Congresso).
    92. IFIC APECIH 2017 17th Congress of the International Federation of Infection Control. Precautions in primary healthcare: development and validation a brazilian educational strategy. 2017. (Congresso).
    93. IFIC APECIH 2017 17th Congress of the International Federation of Infection Control. The prevalence of occupational tuberculosis in health care services: a systematic literature review. 2017. (Congresso).
    94. IFIC APECIH 2017 17th Congress of the International Federation of Infection Control. Coordenadora da mesa: Closing ceremony closing/Distribution of Scholarship grants and best poster awards. 2017. (Congresso).
    95. IFIC APECIH 2017 17th Congress of the International Federation of Infection Control. Infection prevention & control committees in São Paulo State: perspective from nursing council audit. 2017. (Congresso).
    96. I Simpósio Einstein de Simulação/I Simpósio Internacional de Simulação Clínica da Abrassim.Biossegurança e prática de habilidades em enfermagem: primeiras aproximações com a simulação clínica. 2017. (Simpósio).
    97. JBI Brazil - 2017 Conference of the Americas - Evidence implementation.Coordinate a poster session. 2017. (Outra).
    98. Oficina de biossegurança da doença de Creutzfeldt-Jacob.Palestra sobre o tema: Ciclo de esterilização específico para inativação de prion realmente é necessário em nosso contexto?. 2017. (Oficina).
    99. Proposta de implantação do sistema de vigilância epidemiológica de endoftalmites relacionadas a procedimentos oftalmológicos invasivos no Estado de São Paulo. 2017. (Outra).
    100. Proposta de implantação do sistema de vigilância epidemiológica de endoftalmites relacionadas a procedimentos oftalmológicos invasivos no Estado de São Paulo.Palestra sobre o tema: Recomendações para a coleta e transporte de conteúdo vítreo para cultura. 2017. (Outra).
    101. Semana de Controle de Infecção Hospitalar.Palestra sobre o tema: Epidemias e Pandemias. 2017. (Outra).
    102. Videoconferência: Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas a Assistência a Saúde no Brasil e em Portugal ? prática e pesquisa.Palestra sobre o tema: O contexto atual da Segurança do Paciente e da Prevenção e Controle de IRAS no Brasil. 2017. (Outra).
    103. V Seminário internacional: redução do risco para a segurança do paciente e qualidade em serviços de saúde.Palestra sobre o tema: Projetos Estados em Foco: estruturação das coordenações estaduais e controle de infecção hospitalar. 2017. (Seminário).
    104. XII Simpósio Estadual de Influenza & Vírus Emergentes & Campanha de Vacinação 2017. 2017. (Simpósio).
    105. XIV Simpósio Estadual de Infecção Hospitalar sobre: O ambiente e o controle de infecção hospitalar: da teoria à prática.Conferência sobre o tema: Resultados do inquérito monitoramento da qualidade da higiene hospitalar no Estado de São Paulo. 2017. (Simpósio).
    106. 10º Congresso Paulista de Infectologia. Plestra no curso pré-congresso sobre o tema: O papel do enfermeiro na prevenção e controle da resistência microbiana. 2016. (Congresso).
    107. 10º Congresso Paulista de Infectologia. Palestrante no curso pré-congresso: IRAS - Desafios atuais na esterilização e desinfecção de materiais. 2016. (Congresso).
    108. 27th International Nursing Research Congress. Tool to assess knowledge of precautions against transmission of microorganisms in Brazil's primary health care. 2016. (Congresso).
    109. APECIH - Associação Paulista de Epidemiologia e Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde.Coordenou a XXXVII reunião científica debatendo com a APECIH - Processamento de materiais cirúrgicos complexos: desafios atuais. 2016. (Outra).
    110. Bridding the gaps: systems-level approaches to antimicrobial resistance. 2016. (Outra).
    111. CHILL 2016 Showcase Event Sustainable Healthcare Innovations in Low to Middle Income Countries.Public policies on healthcare associated infections: a case study of Brazil and UK. 2016. (Outra).
    112. II Fórum de coordenadores, tutores, preceptores e residentes em Enfermagem do HU/EE/USP. 2016. (Outra).
    113. Improvement science: PhDs to change services. 2016. (Congresso).
    114. IV Simpósio: Destaques em Controle e Prevenção de Infecção ? Principais Temas Discutidos nos Congressos Internacionais de 2016.Abertura do IV Simpósio: Destaques em Controle e Prevenção de Infecção ? Principais Temas Discutidos nos Congressos Internacionais de 2016, na qualidade de presidente da APECIH. 2016. (Simpósio).
    115. IV Simpósio: Destaques em Controle e Prevenção de Infecção ? Principais Temas Discutidos nos Congressos Internacionais de 2016.O papel do Estado e a ciência da implementação: Quais os fatores humanos e organizacionais envolvidos no sucesso?. 2016. (Simpósio).
    116. IV Simpósio: Destaques em Controle e Prevenção de Infecção ? Principais Temas Discutidos nos Congressos Internacionais de 2016.Precauções de contato em MR: há algo de novo no fronte? O que foi falado sobre isto no SHEA:. 2016. (Simpósio).
    117. IV Simpósio: Destaques em Controle e Prevenção de Infecção ? Principais Temas Discutidos nos Congressos Internacionais de 2016.Palestra sobre o tema: Tendência dos Congressos Internacionais.. 2016. (Simpósio).
    118. Latin American Forum - Infection Prevention.Challenges in Medical Devices Processing. 2016. (Outra).
    119. Sustainable Healthcare Innovations in Low to Middle Workshop Income Countries. 2016. (Congresso).
    120. XIII Simpósio Estadual de Infecção Hospitalar.Palestra sobre o tema: Programas governamentais para controle de bactérias multirresistentes. 2016. (Simpósio).
    121. XV Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar. Custo e efetividade de implantação de pacote de medidas de prevenção de infecção da corrente sanguínea em unidades de terapia intensiva do estado de São Paulo. 2016. (Congresso).
    122. XV Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar. Palestrante da mesa redonda: Formação de recursos humanos para comissão de controle de infecção hospitalar, com o tema : Mudanças no papel do profissional de controle de infecção na última década. 2016. (Congresso).
    123. XV Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar. Conferencista da Sessão de Atualização - Contribuições e lacunas da pesquisa no Brasil e no mundo. 2016. (Congresso).
    124. XV Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar. Palestrante da mesa redonda: Vigilância das infecções relacionadas à assistência à saúde, com o tema: Comparação do desempenho dos hospitais brasileiros: é possível?. 2016. (Congresso).
    125. 12º Congresso Brasileiro de Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização. Surtos e endoftalmite após procedimentos oftalmológicos: uma revisão de lieteratura. 2015. (Congresso).
    126. 15th Congress of the International Federation of Infection Control; XIII National Conference of the Hospital Infection Society. Participação como delegada, representando a Associação Paulista de Epidemiologia e Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde. 2015. (Congresso).
    127. 3rd International Conference on Prevention and Infection Control.Comparison of hand hygiene antimicrobial efficacy: Melaleucaalternifolia essential oil versus triclosan versus chlorhexidine. 2015. (Outra).
    128. 3rd International Conference on Prevention and Infection Control.Teaching methods in the prevention of catheterrelated bloodstream infection: a systematic review. 2015. (Outra).
    129. 3rd International Conference on Prevention and Infection Control.Barriers to investigate and to report nosocomial outbreaks to health authorities in São Paulo, Brazil: a mixed method approach. 2015. (Outra).
    130. 3rd International Conference on Prevention and Infection Control. 2015. (Outra).
    131. Debatendo com a APECIH: Preparação alcoólica para antissepsia das mãos no pré operatório e controvérsias na indicação do uso das luvas. 2015. (Outra).
    132. Debatendo com a APECIH: Resistência Bacteriana.Palestra sobre o tema: resistência de microrganismos a germicidas químicos usados na prática clínica: quais as evidências até o momento?. 2015. (Outra).
    133. III Seminário Internacional: Redução do risco para a segurança do paciente e qualidade em serviços de saúde de.Palestra sobre o tema: Projeto Estados em foco - Avaliação das CECIH/CDCIH. 2015. (Seminário).
    134. Oficina de seleção de prioridades de pesquisa para o PPSUS-SP. 2015. (Outra).
    135. XII Simpósio Estadual de Infecção Hospitalar sobre Resistência Microbiana Associada às Infecções Relacionadadas à Assistência à Saúde ões. 2015. (Simpósio).
    136. XIX Mostra de Monografias de Conclusão de Curso da EEUSP.Estimativa de custo de infecção da corrente sanguínea no brasil: revisão sistemática da literatura. 2015. (Outra).
    137. 1ª Jornada de inovação da prática em enfermagem.Coordenadora da conferência: Enfermagem do Século XXI. 2014. (Outra).
    138. 9º Congresso Paulista de Infectologia. Palestrante da sessão Curso Transcongresso: Enfermagem. Mesa 3 Infeções respiratórias agudas. Epidemiologia e impacto para enfermagem e CCIH-influenza e coronavirus. 2014. (Congresso).
    139. 9º Congresso Paulista de Infectologia. Vigilância Epidemiológica das carteiras de vacinação de graduandos de enfermagem. 2014. (Congresso).
    140. 9º Congresso Paulista de Infectologia. Palestrante da sessão pré-congresso Epidemiologia e impacto para enfermagem e CCIH - Influenza e coronavirus. 2014. (Congresso).
    141. 9º Simpósio Internacional de Esterilização e Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde.Vigilância epidemiológica de endoftalmite e síndrome tóxica do segmento anterior após cirurgias de catarata: identificação e seleção de marcadores. 2014. (Simpósio).
    142. 9º Simpósio Internacional de Esterilização e Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde.Palestra sobre o tema: Novas tendências para desinfecção de superfícies. 2014. (Simpósio).
    143. 9º Simpósio Internacional de Esterilização e Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde. 2014. (Simpósio).
    144. 9º Simpósio Internacional de Esterilização e Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde.Palestra sobre o tema: Workshop - Introdução à metodologia da pesquisa. 2014. (Simpósio).
    145. APIC 41st Annual Conference of the Association for Professionals in Infection Control & Epidemiology.Endophthalmitis and toxic anterior segment syndrome after cataract surgery: identification and selection of markers for surveillance. 2014. (Outra).
    146. APIC 41st Annual Conference of the Association for Professionals in Infection Control & Epidemiology. 2014. (Outra).
    147. APIC 41st Annual Conference of the Association for Professionals in Infection Control & Epidemiology.Impact of a practical training program for hospital cleaning staff on prevention of hospital acquired infection. 2014. (Outra).
    148. Aula aberta sobre o tema: A saúde pública brasileira no contexto da crise do capitalismo. 2014. (Outra).
    149. Capacitação em higienização de mãos e prevenção de IRAS na atenção primária.Palestra sobre o tema: Prevenção de Infecção na Atenção Primária à Saúde. 2014. (Outra).
    150. Comprehensive Systematic Review Treaining Programme. 2014. (Outra).
    151. I Mostra de estudos do mestrado profissional em enfermagem na atenção primária em saúde no Sistema Único de Saúde.Diagnóstico situacional da sistematização da assistência de enfermagem no Centro de Saúde Integração - Campinas. 2014. (Outra).
    152. IV Simpósio Internacional CEEN - Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material Estterilizado.Roda de Conversa: O papel do ambiente nas infecções relacionadas à assistência. 2014. (Simpósio).
    153. Marco Zero PPSUS-SP. 2014. (Outra).
    154. MULTISAÚDE: Congresso Centro-Brasileiro de Infectologia, Controle de Infecção, Imunização e Medicina Tropical. Palestra sobre o tema: Tomada de decisões a partir dos indicadores epidemiológicos de IRAS. 2014. (Congresso).
    155. MULTISAÚDE: Congresso Centro-Brasileiro de Infectologia, Controle de Infecção, Imunização e Medicina Tropical. Palestra sobre o tema: Experiências Exitosas na prevenção, diagnóstico, tratamento e controle das doenças virais, bacterianas, fúngicas e parasitárias. 2014. (Congresso).
    156. Seminário Nacional: Redução do risco para a segurança do paciente e qualidade em serviços de saúde.Palestra sobre o tema: Programa Nacional de Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (PNPCIRAS): contexto, metas e desafios. 2014. (Seminário).
    157. Seminário Nacional: Redução do risco para a segurança do paciente e qualidade em serviços de saúde.Princípios para elaboração de planos de ação a partir de dados de IRAS. 2014. (Seminário).
    158. Workshop: Evidence-based practice in a global context: building sustainable communities of practice he. 2014. (Outra).
    159. XI Simpósio Estadual de Infecção Hospitalar.Palestra sobre o tema: Situação Mundial. 2014. (Simpósio).
    160. XI Simpósio Estadual de Infecção Hospitalar- 10 anos do Sistema de Vigilância das Infecções Hospitalares do Estado de São Paulo.Palestra sobre o tema: Parceria com a Universidade. 2014. (Simpósio).
    161. XIV Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar. Avaliador de temas livres. 2014. (Congresso).
    162. XIV Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar. Políticas públicas para prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde: problemas atuais e emergentes. 2014. (Congresso).
    163. XIV Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar. Precauções de contato e queda: existe associação. 2014. (Congresso).
    164. XIV Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar. Palestra sobre o tema: IRAS e resistência bacteriana como problema de saúde no Brasil: necessidades e tendências. 2014. (Congresso).
    165. XIV Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar. Métodos de ensino na prevenção de infecção da corrente sanguínea associada ao cateter: uma revisão integrativa. 2014. (Congresso).
    166. XIV Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar. Palestrante na atividade: Mini-mesa redonda - Estratégias para o avanço no controle de IRAS. Tema: Linking nursing: evidências para a prática. 2014. (Congresso).
    167. XIV Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar. Prevenção da tuberculose ocupacional em um hospital brasileiro: uma iniciativa para a melhoria da qualidade. 2014. (Congresso).
    168. XIV Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar. Palestra sobre o tema: Simulação de emergência em CCIH com repercussão na mídia. 2014. (Congresso).
    169. XIV Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar. Palestrante na atividade Mesa Redonda: Um retrato das IRAS e seu controle no Brasil com o tema: Estrutura para controle e prevenção de IRAS em hospitais de diferentes portes: análise dos resultados do projeto IRAS-Brasil. 2014. (Congresso).
    170. XIV Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar. Palestrante na atividade: Debate/controvérsias: Menos leis, mais cuidados com o tema Qual impacto para hospital e para a população?. 2014. (Congresso).
    171. XIV Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar. Palestra na atividade: Mesa Redonda: CCIH, quem somos nós. Tema: Qual é o lugar da CCIH, atrás do computador ou dentro das Unidades?. 2014. (Congresso).
    172. XVIII Mostra de monografias de conclusão de curso da EEUSP.Prevenção de infecções relacionadas à Assistência a Saúde na Atenção Primária: avaliação de protocolos. 2014. (Outra).
    173. XVIII Mostra de monografias de conclusão de curso da EEUSP.Prevenção de infecções relacionadas à assistência a saúde na atenção primária: avaliação de protocolos. 2014. (Outra).
    174. XVIII Mostra de monografias de conclusão de curso da EEUSP.Limitações no processo de investigação e notificação de surtos de infecções relacionadas à assistência a saúde (IRAS): desenvolvimento e validação de instrumento de pesquisa. 2014. (Outra).
    175. 11º Congresso Brasileiro de Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização. Moderador: Novas tendências tecnológicas no bloco operatório. 2013. (Congresso).
    176. 13th International Congress of the International Federation of Infection Control. ¡Socorro! Una epidemia. 2013. (Congresso).
    177. 2nd International Conference on Prevention & Infection Control. 2013. (Outra).
    178. 2º Congresso Internacional de Prevenção de Infecção. Moderadora da Mesa Redonda: Contribuição da Legislação e Normatizações Nacionais no Controle de Infecção. 2013. (Congresso).
    179. 3rd International Public Health Nursing Conference-Making the difference.Evaluatin of programmatic vulnerability for health care associated in primary health care units in São Paulo,Brazil. 2013. (Outra).
    180. 3rd International Public Health Nursing Conference-Making the difference.Hand Hygiene in primary health care at health visiting in São Paulo, Brazil Development of educational material and assessment tool of compliance. 2013. (Outra).
    181. 3rd International Public Health Nursing Conference-Making the difference.Adaptation and validation of a tool for quality evaluation of materials reprocessing for use in primary health care. 2013. (Outra).
    182. 9º Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar/Forum Internacional Psicologia e Hospital. Compreensão e sugestão dos profissionais de assistência à saúde sobre as dificuldades humanas relacionadas às práticas de controle de infeção hospitalar em U.T.I.S.. 2013. (Congresso).
    183. APECIH - Associação Paulista de Epidemiologia e Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde.Coordenou o Debatendo com a APECIH - Novas Diretrizes do Ministério da Saúde na Segurança do Paciente. Dilemas antigos e novos para a CCIH. 2013. (Outra).
    184. Curso de Atualização e Reunião Técnica das Subgerências das Doenças Agudas Transmissíveis e de Imunização.Palestra sobre o tema: Processamento de artigos e superfícies contaminadas com prions. 2013. (Outra).
    185. Debatendo com a APECIH - Dilemas práticos na desinfecção de endoscópios.Coordenadora do Debate: Dilemas na ciência e na prática de desinfecção de endoscópios: opinião de especialistas. 2013. (Outra).
    186. Debatendo com a APECIH - Novas Diretrizes do Ministério da Saúde na Segurança do paciente. Dilemas antigos e novos para a CCHIHHI. 2013. (Outra).
    187. Encontro Regional do Controle de Infecção Hospitalar do Grande ABC.Palestra sobre o tema: Dificuldades e controvérsias atuais sobre limpeza, desinfecção e esterilização de artigos. 2013. (Encontro).
    188. II Simpósio: Destaques em Controle e Prevenção de Infecção.Palestra sobre o tema: Prevenção de infecção nos países com recursos limitados. 2013. (Simpósio).
    189. II Simpósio: Destaques em Controle e Prevenção de Infecção.Palestra sobre o tema: Coronavirus e outras epidemias - qual é o papel da CCIH?. 2013. (Simpósio).
    190. II Simpósio: Destaques em Controle e Prevenção de Infecção.Coordenadora da mesa: Para pensar um pouco fora da caixa. 2013. (Simpósio).
    191. Jornada de Prevenção e Controle de Infecção Hospitalar.Palestra sobre o tema: Monitoramento e controle da higiene hospitalar. 2013. (Outra).
    192. Prefeitura de Santos - Secretaria de Saúde.Palestrante na capacitação: Atualização em Infecção Hospitalar. 2013. (Outra).
    193. Seminário Internacional: Redução do risco para a segurança do paciente e qualidade em serviços de saúde. 2013. (Seminário).
    194. Seminário Internacional: Redução do risco para a segurança do paciente e qualidade em serviços de saúde.Palestra sobre o tema: Proposta do plano nacional de prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS). 2013. (Seminário).
    195. Sistema de Vigilância Epidemiológica (SVE) das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (Iras) no Estado de São Paulo:.Do Projeto Piloto à Atualidade. 2013. (Outra).
    196. XLIX Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Palestrante da Mesa Redonda: Atuação Multiprofissional no Controle de Ih - Como posso auxiliar na prevenção? Tema: Papel dos cursos de graduação em saúde na preparação dos profissionais para prevenção de infecção hospitalar. 2013. (Congresso).
    197. XLIX Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. 2013. (Congresso).
    198. XLIX Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Palestrante da Mesa Redonda: Atuação Multiprofissional no Controle de Ih - Como posso auxiliar na prevenção? Tema: Papel do Enfermeiro de SCIH. 2013. (Congresso).
    199. X Simpósio Estadual de Infecção Hospitalar -Prevenção de Infecção em Procedimentos Invasivos ambulatoriais e Serviços Diagnósticos. 2013. (Simpósio).
    200. XVII Mostra de monografias de conclusão de cursos da EEUSP.Moderadora na XVII Mostra de Monografias da EEUSP, sob a coordenação da Comissão de Graduação da EEUSP. 2013. (Outra).
    201. XVII Mostra de Monografias de curso de conclusão da EEUSP.Epidemiologia dos staphylococcus SSP em hemoculturas de pacientes com infecção da corrente sanguínea relacionada à assistência a saúde (ICSRAS) em unidades de terapia intensiva no estado de São Paulo. 2013. (Outra).
    202. 8º Congresso Paulista de Infectologia. Infecção por micobactéria não tuberculosa de crescimento rápido (MCR) relacionado à assistencia à saúde: vigilância de casos e surtos acumulados de 2002 a 2011, no Estado de São Paulo. 2012. (Congresso).
    203. 8º Simpósio Internacional de Esterilização e Controle de Infecção Hospitalar.Fatores de risco para endoftalmite pós-operatória causada por pseudomonas aeruginosa em um centro oftalmológico especializado: um estudo de caso-controle. 2012. (Simpósio).
    204. 8º Simpósio Internacional de Esterilização e Controle de Infecção Hospitalar.Adaptação de indicadores de processamento de produtos para saúde para uso na atenção básica. 2012. (Simpósio).
    205. 8º Simpósio Internacional de Esterilização e Controle de Infecção Hospitalar.Cenário Mundial do Centro de Material e Esterilização: Panorama do Brasil. 2012. (Simpósio).
    206. Aula aberta sobre o tema: Gerenciamento de Resíduos em Instituições de Saúde. 2012. (Outra).
    207. Aula aberta sobre o tema: Higiene das Mãos nos Serviços de Saúde: ensino, pesquisa e prática. 2012. (Outra).
    208. Aula aberta sobre o tema:Tendências na Investigação Científica em Enfermagem e no campo de prevenção de de infecção, ministrada pela Doutora Elanie Larson, da Associate Dean for Research. 2012. (Outra).
    209. Coordenadora do Grupo de discussão do treinamento em vigilância em Saúde: epidemiológica, ambiental e sanitária. 2012. (Outra).
    210. Prevenção de infecção na atenção primária à saúde - APS.Os pilares do controle de infecção na APS. 2012. (Outra).
    211. XI Encontro de enfermagem em centro cirúrgico e centro de material e esterilização de Campinas.Palestrante na mesa redonda: Indicadores de CME, indicadores biológicos, validação da limpeza e dos equipamentos que a realizam. 2012. (Encontro).
    212. XII Congreso Argentino V Congreso Internacional Epidemiología, Control de Infecciones y Seguridad del Pacientente. Infecciones del sitio quirúrgico: sistemas gubernamentales de vigilancia epidemiologica aplicados en la última década. 2012. (Congresso).
    213. XIII Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar. Coordenadora da mesa redonda: risco e proteção da saúde: reprocessamento de produtos para saúde em hospitais de Salvador - BA. 2012. (Congresso).
    214. XIII Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar. Moderador da mesa redonda: Prevenção e controle de infecção em cuidados extra-domiciliares: como fazer? Por onde começar?. 2012. (Congresso).
    215. XIII Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar. Coordenadora da mesa redonda: Desafio à prática atual no tempo de guarda de endoscópios através da avaliação da segurança microbiológica no serviço de endoscopia de um hospital terciário privado. 2012. (Congresso).
    216. XIII Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar. Coordenadora da mesa redonda: Avaliação da adesão às medidas de controle de infecção durante construção interna e reformas em hospital terciário. 2012. (Congresso).
    217. XIII Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar. Coordenadora da mesa redonda: Impactos de medidas para redução das taxas de infecção relacionadas a cateter venoso central de longa duração em um hospital oncológico. 2012. (Congresso).
    218. XIII Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar. Coordenadora da mesa redonda: Validação e impacto econômico do reprocessamento de pinças para biópsia cardíaca. 2012. (Congresso).
    219. XIII Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar. Conferência sobre o tema: Conceito de vulnerabilidade aplicada às IRAS. 2012. (Congresso).
    220. XIII Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar. Conferência sobre o tema: O melhor artigo que li no último ano na área de enfermagem. 2012. (Congresso).
    221. XIII Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar. Moderador da mesa redonda: Validade e impacto econômico do reprocessamento de pinças para biópsia cardíaca. 2012. (Congresso).
    222. XIII Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar. Palestra sobre o tema: Causos delicados do ponto de vista jurídico e ético. 2012. (Congresso).
    223. XII Simpósio Regional de Infecção Hospitalar.Menos leis, mais cuidado. 2012. (Simpósio).
    224. XII Simpósio Regional de Infecção Hospitalar.Esterilização: avanços e dilemas. 2012. (Simpósio).
    225. 16ª Jornada de Controle de Infecção Hospitalar.Controle de Infecção em Postos de Saúde e Clínicas Ambulatoriais. 2011. (Outra).
    226. 16ª Jornada de Controle de Infecção Hospitalar.De Florence Nightingale aos dias atuais: como o enfermeiro contribui para o controle de infecção hospitalar. 2011. (Outra).
    227. 16º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem - Ciência da Enfermagem em Tempos de Interdisciplinaridade. 2011. (Seminário).
    228. 16º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem - Ciência da Enfermagem em Tempos de Interdisciplinaridade.Palestrante do curso básico de investigação de surtos em serviços de saúde. 2011. (Seminário).
    229. 2º Simpósio Internacional de Políticas e Práticas em Saúde Coletiva na Perspectiva da Enfermagem.Registro da Cultura de Colonização pelo Estreptococo do Grupo B no Cartão de Pré-Natal. 2011. (Simpósio).
    230. 2º Simpósio Internacional de Políticas e Práticas em Saúde Coletiva na Perspectiva da Enfermagem.Inquérito de situação vacinal de estudantes de graduação em odontologia na Universidade de São Paulo, campus capital. 2011. (Simpósio).
    231. 2º Simpósio Internacional de Políticas e Práticas em Saúde Coletiva na Perspectiva da Enfermagem.Avaliação da Aplicabilidade de Indicadores de Risco Ocupacional Biológico para Tuberculose. 2011. (Simpósio).
    232. Aliança Global para a Segurança do Paciente: desafios e conquistas.Reprocessamento de artigos de assistência à saúde na atenção básica: garantindo a segurança do usuário. 2011. (Outra).
    233. Dia Mundial da Saúde 2011: Resistência microbiana e a sua disseminação global.Precauções especiais no ambiente hospitalar: uma ciência em constante evolução. 2011. (Outra).
    234. Evento sobre Segurança do paciente na Universidade Federal de São Carlos.Palestra sobre o tema: reprocessamento de artigos de assistência à saúde na atenção básica: garantindo a segurança do usuário. 2011. (Outra).
    235. GOARN Operational Review Workshop on the Colera Outbreak Response.Participante como Membro do Workshop. 2011. (Oficina).
    236. III Fórum de Controle de Infecção Hospitalar Santa Casa de São Paulo.Palestra sobre o tema: envolvimento do paciente. 2011. (Outra).
    237. II Workshop da rede-TB promovido pela Universidade Gama Filho.Micobacterioses após procedimentos cirúrgicos. 2011. (Outra).
    238. I Jornada Norte de Prevenção e Controle de IRAS e Reprocessamento de Artigos.Limpeza, desinfecção e esterilização de artigos nos serviços de saúde. 2011. (Outra).
    239. Intergastro: Projeto interdisciplinar de atualização em aparelho digestivo e trauma.Presidiu a conferência: Validação de protocolos de limpeza em endoscopia. 2011. (Outra).
    240. International Conference on Prevention & Infection Control.Applying Quality Indicators in Brazilian Hospital: Tool for improving surgical prophylaxis. 2011. (Outra).
    241. International Conference on Prevention & Infection Control. 2011. (Outra).
    242. International Conference on Prevention & Infection Control.National Evaluation of Rapidly Growing Mycobacteria outbreaks in Brazil. 2011. (Outra).
    243. Palestra destinada aos coordenadores de controle de infecção hospitalar relacionada à assistência de estados e municípios brasileiros.Como avaliar os dados coletados de infecção primária de corrente sanguínea. 2011. (Outra).
    244. Participação na aula aberta sobre o tema: Gerenciamento de resíduos em serviços de saúde ministrada pelo Senhor Vital Ribeiro, do Centro de Vigilância Sanitária - SES. 2011. (Outra).
    245. Participação na aula aberta sobre o tema: O uso da epidemiologia aplicada na investigação de um surto de hepatite C relacionado a serviços de saúde. 2011. (Outra).
    246. Semana de Enfermagem em Controle de Infecção.Palestra sobre o tema: Medidas de controle de infecção na central de material esterilizado, durante a Semana de Enfermagem em Controle de Infecção, no Hospital SEPACO.. 2011. (Outra).
    247. SHEA 2011 Annual Scientific meeting.Risk factors for Post Operatory Endophtalmitis Caused by Pseudomonas aeruginosa in a Specialized Opthalmologic Center in São Paulo, Brazil. 2011. (Encontro).
    248. Simpósio: Destaques em controle e prevenção de infecção.Envolvimento do paciente. 2011. (Simpósio).
    249. VII Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal e I Congresso Internacional de enfermagem obstétrica e neonatal- Fortalecendo redes e alianças estratégicas pela cidadania e saúde das mulheres e dos recém-nascidos. Rastreamento de colonização por estreptococo do Grupo B em parturientes atendidas em uma maternidade de São Paulo. 2011. (Congresso).
    250. VIII Congreso Panamericano de Infecciones intrahospitalarias. Control de infecciones relacionadas a la atención sanitaria en ambientes no hospitalarios. 2011. (Congresso).
    251. VIII Congreso Panamericano de Infecciones intrahospitalarias. Evaluación de aplicabilidad de indicadores de riesgo ocupacional biológico para tuberculosis. 2011. (Congresso).
    252. VIII Congreso Panamericano de Infecciones intrahospitalarias. Infecciones por micobacterias no tuberculosas. 2011. (Congresso).
    253. VIII Congreso Panamericano de Infecciones intrahospitalarias. Coordenadora do Simpósio : Políticas Públicas y Formación de Recursos Humanos. 2011. (Congresso).
    254. VIII Simpósio Estadual de Infecção Hospitalar.Segurança do paciente e suas interfaces com o controle de infecções relacionadas à assistência a saúde. 2011. (Simpósio).
    255. WHO Global Infection Prevention and Control (IPC) Network Meeting.Participante como Membro da Oficina Representante Técnico da EEUSP. 2011. (Oficina).
    256. XV Mostra de Monografias de Conclusão de Curso da EEUSP.Avaliação da aplicabilidade de indicadores de risco ocupacional biológico para tuberculose. 2011. (Outra).
    257. 10º Encontro de Enfermagem de Campinas e Região.Processamento de produtos para a saúde: legislação brasileira acompanha a evolução tecnológica. 2010. (Encontro).
    258. Conferência de Consenso. 2010. (Outra).
    259. Enfermagem em Infectologia: Cuidados com o paciente internado. 2010. (Outra).
    260. Fifth Decennial International Conference on Healthcare-Associated Infections. 2010. (Outra).
    261. Oficina de Reorientação Curricular, promovida pelo grupo de apoio pedagógico e pela Comissão de Graduação da Escola de Enfermagem da USP. 2010. (Oficina).
    262. Participação na reunião técnica do grupo de trabalho de investigação de surtos em serviços de saúde. 2010. (Outra).
    263. XII Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar. Palestrante da mesa redonda: Qualidade e Segurança no Centro Cirúrgico com o tema: mitos e verdades sobre o ácido peracético. 2010. (Congresso).
    264. XII Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar. Palestrante no painel de debate: Papel da contaminação ambiental nas infecções relacionadas à assistência à saúde, com o tema: Ambiente hospitalar como fonte de infecção. 2010. (Congresso).
    265. XIV Mostra de Monografias de Conclusão de Curso da EEUSP.Infecção de sítio cirúrgico pós-cirurgia bariátrica: revisão integrativa de literatura. 2010. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (57)
    1. PADOVEZE, M.C.. Organizadora do Curso de difusão: Comunicação Científica em Inglês. 2019. (Outro).. . 0.
    2. PADOVEZE, M.C.. Organização do Programa de Professor Visitante Internacional: Dr. Lesley Price, Glasgow Caledonian University. 2019. (Outro).. . 0.
    3. PADOVEZE, M.C.; GRAZIANO, K. U.. Organizadora do I Simpósio PETIRAS - Produção Acadêmica da Enfermagem em Debate: Processamento de Produtos para Saúde & Prevenção de Infecção relacionada à Assistência à Saúde. 2019. Congresso
    4. PRICE, L. ; PADOVEZE, M.C.. Organização do Seminário: Prevention and Control of Healthcare Associated Infection. 2018. Outro
    5. PADOVEZE, MC; GRAZIANO, K. U.. Organização do Programa de Professor Visitante Internacional - Dr Peta-Anne Zimmerman, School of Nursing and Midwifery, Gold Coast Griffith University. 2018. Outro
    6. FRAM, D. S. ; Maria Clara Padoveze Fonseca Barboza ; TAMINATO, M. ; FIGUEIREDO, R. M.. Coordenadora do Curso Pré-Congresso Enfermagem em Infectologia, durante o 11º Congresso Paulista de Infectologia. 2018. Congresso
    7. PADOVEZE, MC; FIGUEIREDO, R. M. ; CYRILLO, M. A.. Organização do evento da APECIH: Lançamento da monografia: Prevenção e controle de infecções associadas à assistência extra-hospitalar: atenção primária, ambulatórios, serviços diagnósticos, assistência domiciliar e serviços de longa permanência. 2018. Congresso
    8. PADOVEZE, MARIA CLARA. Organização do I Simpósio Internacional de Pós-Graduação em Enfermagem-PPGE: A Formação para a Saúde Global. 2018. (Outro).. . 0.
    9. PADOVEZE, MARIA CLARA; BOSZCOWSKI, I. ; CORDOBA, G.. Coordenadora do Workshop: Fighting the antimicrobial resistance threat -Brazilian-Danish research collaboration to decrease inappropriate use of antibiotics. 2018. Outro
    10. PADOVEZE, MC. Coordenou o Debatendo com a APECIH: Novas Diretrizes da Organização Mundial de Saúde para a prevenção de IRAS. 2017. (Outro).. . 0.
    11. PADOVEZE, MC. Organizadora do Debatendo com a APECIH: Novas diretrizes da Organização Mundial de Saúde para a prevenção de IRAS. 2017. (Outro).. . 0.
    12. PADOVEZE, MARIA CLARA; GRAZIANO, K. U.. Coordenadora do Fórum APECIH: O que sabemos e não sabemos sobre prevenção da transmissão de proteínas priônicas por meio de instrumental cirúrgico: Subsídios para ações no âmbito do CME. 2017. Outro
    13. PADOVEZE, M.C.. Presidente do IFIC APECIH 2017 17th Congress of the International Federation of Infection Control. 2017. (Congresso).. . 0.
    14. PADOVEZE, MARIA C.. Organização do Workshop sobre: Abordagem de estudos qualitativos em controle de infecções relacionadas à assistência à saúde. 2016. (Outro).. . 0.
    15. PADOVEZE, MARIA C.; Timmon, S. Organização do mini-curso: Social Science Background to develop researches in the healthcare field. 2016. Outro
    16. PADOVEZE, M.C.. Organização do Programa de Professor Visitante Internacional - Convidados Doutores Bridget Roe e Lewis Hyland, da University of Nottingham Business School. 2016. (Outro).. . 0.
    17. PADOVEZE, MARIA C.; COSTA, R. L.. Organização do Debatendo com a APECIH: Prevenção de infecção em sítio cirúrgico. 2015. Outro
    18. PADOVEZE, MC. Organização do LII - Curso da APECIH: Introdução à prevenção e controle de IRAS. 2015. (Outro).. . 0.
    19. PADOVEZE, MARIA C.. Organizadora da aula aberta riscos biolo?gicos ocupacionais: desafios emergentes e re-emergentes. 2015. (Outro).. . 0.
    20. PADOVEZE, M.C.. Organizadora do Workshop Desenhos de Estudos Qualitativos em Pesquisa em Infecc?O?Es Relacionadas à Assistência à Saúde. 2015. (Outro).. . 0.
    21. PADOVEZE, MARIA C.. Organizadora do Workshop Residência em Foco. 2015. (Outro).. . 0.
    22. PADOVEZE, MARIA C.; CYRILLO, M. A.. Coordenadora do Debatendo com a APECIH: Preparação alcoólica para antissepsia das mãos no pré-operatório e controvérsias na indicação do uso de luvas. 2015. Outro
    23. PADOVEZE, MC. Organizadora do: Ciclo internacional de debates em políticas públicas de infecção hospitalar e segurança do paciente. 2014. (Outro).. . 0.
    24. PADOVEZE, MC. Coordenadora da Atividade Demonstrativa sobre Higiene das Mãos em Comemoração ao Dia Mundial da Higiene das Mãos. 2014. (Outro).. . 0.
    25. PADOVEZE, MC; Figueiredo, RM. Organização do Programa de Professor Visitante Internacional - Convidado Prof. Stephen Timmons, University of Nottingham. 2014. Outro
    26. PADOVEZE, MC. Organização do Workshop: Estratégias didáticas para a capacitação das equipes em precauções e isolamento. 2014. (Outro).. . 0.
    27. PADOVEZE, MARIA C.; FEIJO, R. D. F. ; VARKULJA, G.. Coordenadora do Debatendo com a APECIH: Manejo de pacientes suspeitos de Ebola. 2014. Outro
    28. PADOVEZE, MARIA C.. Coordenação da XXX Reunião Científica: Manejo de Pacientes Suspeitos de Ebola. 2014. (Outro).. . 0.
    29. PADOVEZE, MC. Organização do Programa de Professor Visitante Internacional - Convidada Doutora Valeska de Andrade Stempliuk. 2013. (Outro).. . 0.
    30. PADOVEZE, MC. Coordenadora do: Debatendo com a APECIH - Novas Diretrizes do Ministério da Saúde na Segurança do paciente. Dilemas antigos e novos para a CCIH. 2013. (Outro).. . 0.
    31. PADOVEZE, MC; CIOSAK, S. I.. Organização do Programa de Professor Visitante Internacional junto à disciplia: A Biossegurança e a prática de enfermagem - Pesquisador Convidado Dr. Guilhermo Ricardo Lossa, da Universidad Nacional de la Plata - Argentina. 2013. Outro
    32. PADOVEZE, MC. Coordenadora do: Debatendo com a APECIH - Dilemas no manejo do Clostridium Difficile. 2013. (Outro).. . 0.
    33. PADOVEZE, M.C.. Organização do debate internacional: políticas públicas para prevenção de infeção relacionada à assistência à saúde (IRAS). 2013. (Outro).. . 0.
    34. PADOVEZE, MC; LEVIN, A.S.. Organização do Programa de Professor Visitante Internacional - Convidada Prof. Dra. Elaine Larson. 2012. Outro
    35. PADOVEZE, MC. Coordenadora da aula aberta sobre o tema: O uso da epidemiologia aplicada na investigação de um surto de hepatite C relacionado na serviço de saúde, ministrada pelo Dr. Alexandre Macedo de Oliveira. 2011. (Outro).. . 0.
    36. PADOVEZE, MC. Coordenadora do Programa de Indicadores de qualidade no CME, durante o 5º Congresso Pan-Americano de Esterilização e 6º Simpósio Internacional de Esterilização e Controle de Infecção Hospitalar - SOBECC, promovido pela Sociedade Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização. 2008. (Congresso).. . 0.
    37. PADOVEZE, MC. Coordenadora do Simpósio e lançamento do manual: Reprocessamento de artigos de uso único, promovido pela Associação Paulista de Estudos e Controle de Infecção Hospitalar. 2008. (Outro).. . 0.
    38. PADOVEZE, MC. Mesa de abertura - Representante da Associação Brasileira dos Profissionais em Controle de Infecção do Fórum da Associação Paulista de Estudos e Controle de Infecção Hospitalar. 2008. (Outro).. . 0.
    39. PADOVEZE, MC. Colaboradora nas atividades teórico-práticas do III Curso Internacional sobre Infecções Oportunistas no paciente HIV/ AIDS para países Africanos de Língua Portuguesa. 2008. (Outro).. . 0.
    40. PADOVEZE, MC. Coordenadora da Jornada APECIH no Interior: Como Instituir um Programa de Controle de Infecção Hospitalar, promovida pela Associação Paulista de Estudos e Controle de Infecção Hospitalar. 2007. (Outro).. . 0.
    41. PADOVEZE, MC. Membro da Mesa de Abertura, representante da Associação Brasileira de Profissionais em Controle de Infecções Hospitalares do Fórum APECIH 20 anos. 2007. (Outro).. . 0.
    42. PADOVEZE, MC. Coordenadora da V Jornada de Prevenção da Infecção Hospitalar, promovida pela Divisão de Infecção Hospitalar ?Professor Alexandre Vranjac? do Centro de Vigilância Epidemiológica, SES. 2004. (Outro).. . 0.
    43. PADOVEZE, MC. Membro da Comissão de Publicação e Divulgação do IV Simpósio Internacional de Esterilização e Controle de Infecção Hospitalar. 2004. (Outro).. . 0.
    44. PADOVEZE, MC. Coordenadora do II Curso Esterilização de Artigos em Unidades de Saúde, promovida pela Associação Paulista de Estudos e Controle de Infecção Hospitalar ? Regional Campinas. 2003. (Outro).. . 0.
    45. PADOVEZE, MC. Membro da Comissão de Temas Livres do 6º Congresso Brasileiro de Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Pós-Anestésica e Centro de Material e Esterilização. 2003. (Congresso).. . 0.
    46. PADOVEZE, MC. Membro da Comissão Científica do VI Encontro de Enfermagem em Centro Cirúrgico e Central de Material Esterilizado de Campinas. 2002. (Outro).. . 0.
    47. PADOVEZE, MC. Organizadora do Curso de Atualização para Instrumentador Cirúrgico, promovido pelo Departamento de Enfermagem do Hospital de Clínicas, Unicamp. 2000. (Outro).. . 0.
    48. PADOVEZE, MC. Secretária da Comissão Científica da V Encontro de Enfermagem do Centro Cirúrgico e Central de Material de Campinas. 2000. (Outro).. . 0.
    49. PADOVEZE, MC. Organizadora do Simpósio Limpeza, Desinfecção, Esterilização e Anti-Sepsia no Ambiente Hospitalar, promovido pela Associação Paulista de Estudos e Controle de Infecção Hospitalar ? Regional Campinas. 1999. (Outro).. . 0.
    50. PADOVEZE, MC. Coordenadora da Jornada APECIH ? Esterilização de Artigos em Unidades de Saúde, promovida pela Associação Paulista de Estudos e Controle de Infecção Hospitalar ? Regional Campinas. 1998. (Outro).. . 0.
    51. PADOVEZE, MC. Membro da Comissão Científica da I Jornada de Enfermagem em Infectologia do HC ? Unicamp. 1995. (Outro).. . 0.
    52. PADOVEZE, MC. Organizadora do Simpósio Farmácia Hospitalar e Controle de Infecção Hospitalar, promovido pela Associação Paulista de Estudos e Controle de Infecção Hospitalar ? Regional Campinas e Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HC ? CAISM, Unicamp. 1992. (Outro).. . 0.
    53. PADOVEZE, MC. Organizadora do I Simpósio de Prevenção de Infecção em Ferida Cirúrgica, promovido pela Associação Paulista de Estudos e Controle de Infecção Hospitalar ? Regional Campinas e Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HC ? CAISM, Unicamp. 1992. (Outro).. . 0.
    54. PADOVEZE, MC. Organizadora do Curso de Extensão: Soluções Germicidas, durante o I Seminário sobre Soluções Germicidas, promovido pela Escola de Extensão, Unicamp. 1990. (Outro).. . 0.
    55. PADOVEZE, MC. Membro da Comissão de Divulgação 1º Encontro de Enfermeiros de Centro Cirúrgico e Central de Material de Campinas. 1986. (Congresso).. . 0.
    56. PADOVEZE, MC. Organizadora da I Jornada sobre Infecções Hospitalares ? Unicamp, promovida pela Associação Paulista de Estudos e Controle de Infecção Hospitalar e Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HC ? CAISM, Unicamp. 1980. (Outro).. . 0.
    57. PADOVEZE, MC. Organizadora do I Simpósio sobre Lixo Hospitalar, promovido pelo Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HC/ CAISM, Unicamp. 1980. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (14)
    • Maria Clara Padoveze ⇔ Suely Itsuko Ciosak (19.0)
      1. PADOVEZE, MARIA CLARA; JUSKEVICIUS, LUIZE FÁBREGA ; SANTOS, TALITA RAQUEL DOS ; NICHIATA, LÚCIA IZUMI ; CIOSAK, Suely Itsuko ; BERTOLOZZI, Maria Rita. The concept of vulnerability applied to Healthcare-associated Infections. REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM. v. 72, p. 299-303, issn: 1984-0446, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. RIBEIRO, JOÃO HENRIQUE DE MORAIS ; OTRENTI, ELOÁ ; TAKAHASHI, Renata Ferreira ; NICHIATA, Lúcia Yasuko Izumi ; PADOVEZE, MARIA CLARA ; Pereira, Érica Gomes ; NUNES JÚNIOR, SEBASTIÃO SILVEIRA ; Gryschek, Anna Luiza de Fátima Pinho Lins ; CIOSAK, Suely Itsuko. Clinical and epidemiological teaching of dengue through simulated practice. REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM. v. 71, p. 451-456, issn: 1984-0446, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. SANTOS, TALITA RAQUEL DOS ; Padoveze, Maria Clara ; NICHIATA, Lúcia Yasuko Izumi ; TAKAHASHI, Renata Ferreira ; CIOSAK, SUELY ITSUKO ; GRYSCHEK, Anna Luiza de Fátima Pinho Lins. Indicators to assess the quality of programs to prevent occupational risk for tuberculosis: are they feasible?. Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online). v. 24, p. 1-7, issn: 1518-8345, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. NICHIATA, Lúcia Yasuko Izumi ; Padoveze, Maria Clara ; Ciosak, Suely Itsuko ; GRYSCHEK, Anna Luiza de Fátima Pinho Lins ; Costa, Ângela Aparecida ; TAKAHASHI, Renata Ferreira ; Bertolozzi, Maria Rita ; Araújo, Núbia Virgínia D& ; Pereira, Érica Gomes ; Dias, Vânia Ferreira Gomes ; Cubas, Marcia Regina ; CIOSAK, S. I.. Classificação Internacional das Práticas de Enfermagem em Saúde Coletiva - CIPESC®: instrumento pedagógico de investigação epidemiológica. Revista da Escola de Enfermagem da USP (Impresso). v. 46, p. 766-771, issn: 0080-6234, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. NICHIATA, Lúcia Yasuko Izumi ; BERTOLOZZI, Maria Rita ; GRYSCHEK, Anna Luiza Fatima Pinho Lins ; ARAÚJO, NVDL ; PADOVEZE, MC ; CIOSAK, Suely Itsuko ; TAKAHASHI, RF. Potencialidade do conceito de vulnerabilidade para a compreensão das doenças transmissíveis. Revista da Escola de Enfermagem da USP (Impresso). v. 45, p. 1769-1773, issn: 0080-6234, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. TAKAHASHI, Renata Ferreira ; GRYSCHEK, Anna Luiza Fatima Pinho Lins ; NICHIATA, Lúcia Yasuko Izumi ; LACERDA, R. A. ; CIOSAK, Suely Itsuko ; GIR, Elucir ; PADOVEZE, MC. Evaluation of biological occupational risk control practices: quality indicators development and validation. American Journal of Infection Control. v. 38, p. e16-e20, issn: 0196-6553, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. PADOVEZE, M.C.; CIOSAK, S. I. ; GRYSCHEK, Anna Luiza de Fátima Pinho Lins ; MENEZES, I. R. S. C. ; LOPES, A. L. M.. Biossegurança em Serviços de Saúde. Em: Maria Amélia de Campos Oliveira; Maria Luiza Gonzalez Riesco Bellini. (Org.). Políticas Públicas de Saúde e Fundamentação do Processo de Cuidar. 1ed.Rio de Janeiro. : Atheneu. 2019.v. 1, p. 75-101.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. RIBEIRO, J. H. M. ; OTRENTI, E. ; CIOSAK, S. I. ; DIAS, V. F. G. ; SO, KAREN NAMIE SAKATA ; PEREIRA, E. G. ; NICHIATA, Lúcia Yasuko Izumi ; Padoveze, Maria Clara. Roteiro para ensino e aprendizagem de arboviroses em ambiente simulado. Em: 4º Congresso de Graduação: buscando a transdisciplinaridade na construção do conhecimento, 2018, São Paulo - SP. Anais do 4º Congresso de Graduação: buscando a transdisciplinaridade na construção do conhecimento, v. 1, p. 392-393, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. GRYSCHECK, Anna Luiza de Fátima Pinho Lin ; NICHIATA, Lúcia Yasuko Izumi ; BARBOSA, M.C.P.F. ; TAKAHASHI, Renata Ferreira ; CIOSAK, SUELY ITSUKO ; ARAÚJO, N. V. D. L.. Adesão às vacinas em alunos de graduação de enfermagem. Em: XIII Congresso Paulista de Saúde Pública, 2013, São Paulo - SP. Saúde e Sociedade - Anais do XIII Congresso Paulista de Saúde Pública, v. 22, p. 400-400, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. SANTOS, T.R. ; TAKAHASHI, Renata Ferreira ; GRYSCHEK, Anna Luiza Fatima Pinho Lins ; NICHIATA, Lúcia Yasuko Izumi ; PADOVEZE, MC ; CIOSAK, Suely Itsuko. Avaliação da Aplicabilidade de Indicadores de Risco Ocupacional Biológico para Tuberculose. Em: 2º Simpósio Internacional de Políticas e Práticas em Saúde Coletiva na Perspectiva da Enfermagem, 2011, Sao Paulo - SP. Anais do 2º Simpósio Internacional de Políticas e Práticas em Saúde Coletiva na Perspectiva da Enfermagem, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      11. RIBEIRO, J. H. M. ; OTRENTI, E. ; CIOSAK, S. I. ; DIAS, V. F. G. ; SO, KAREN NAMIE SAKATA ; PEREIRA, E.G. ; NICHIATA, Lúcia Yasuko Izumi ; PADOVEZE, MARIA CLARA. Roteiro para ensino e aprendizagem de arboviroses em ambiente simulado. 2018. Apresentação de Trabalho/Comunicação
      12. RIBEIRO, J. H. M. ; OTRENTI, E. ; NIWA, L. M. S. ; CIOSAK, S. I. ; NICHIATA, Lúcia Yasuko Izumi ; Padoveze, Maria Clara. Avanços e desafios no ensino clínico e epidemiológico das arboviroses para graduandos em enfermagem. 2017. Apresentação de Trabalho/Comunicação
      13. ARAÚJO, N. V. D. L. ; CIOSAK, S. I. ; DIAS, V. F. G. ; GRYSCHECK, Anna Luiza de Fátima Pinho Lin ; NICHIATA, Lúcia Yasuko Izumi ; OTRENTI, E. ; Padoveze, Maria Clara ; PEREIRA, E.G. ; SAKATA, K. N. ; SANTOS,T.R. ; TAKAHASHI, Renata Ferreira. Estratégias avaliativas inovadoras no bacharelado em enfermagem: uso do portfólio para o ensino de doenças transmissíveis. 2015. Apresentação de Trabalho/Congresso
      14. ARAÚJO, N. V. D. L. ; CAVALHEIRO, T. L. ; CIOSAK, S. I. ; DIAS, V. F. G. ; GRYSCHECK, A. L. F. P. L. ; NICHIATA, Lúcia Yasuko Izumi ; OTRENTI, E. ; Padoveze, Maria Clara ; PEREIRA, E.G. ; SAKATA, K. N. ; SALVE, P. P. ; SANTOS,T.R. ; TAKAHASHI, Renata Ferreira. Construção de uma atividade pedagógica a partir da integração ensino-serviço para o ensino da vigilância epidemiológica com enfoque em doenças transmissíveis. 2015. Apresentação de Trabalho/Congresso
      15. CIOSAK, S. I.; COSTA, D. ; NICHIATA, Lúcia Yasuko Izumi ; Padoveze, Maria Clara ; PEREIRA, E.G. ; SAKATA, K. N. ; SANTOS,T.R.. Estratégias de ensino inovadoras na graduação em enfermagem: o uso do estudo de caso no ensino teórico-prático de enfermagem em doenças transmissíveis. 2015. Apresentação de Trabalho/Congresso
      16. GRYSCHECK, A. L. F. P. L. ; ARAÚJO, N. V. D. L. ; NICHIATA, Lúcia Yasuko Izumi ; TAKAHASHI, Renata Ferreira ; BARBOSA, M.C.P.F. ; CIOSAK, S. I. ; MAISON, C. L. ; PEREIRA, E.G. ; OTRENTI, E. ; DIAS, V. F. G. ; SAKATA, K. N.. Vigilância epidemiológica das carteiras de vacinação de graduandos de enfermagem. 2014. Apresentação de Trabalho/Congresso
      17. SANTOS, T.R. ; PADOVEZE, MC ; GRYSCHEK, Anna Luiza Fatima Pinho Lins ; NICHIATA, Lúcia Yasuko Izumi ; TAKAHASHI, Renata Ferreira ; CIOSAK, Suely Itsuko. Evaluación de aplicabilidad de indicadores de riesgo ocupacional biológico para tuberculosis. 2011. Apresentação de Trabalho/Comunicação
      18. CIOSAK, S. I. Curso de Atualização em Vigilância Epidemiológica. 2013. Curso de curta duração ministrado/Outra
        [ busca Google | busca Bing ]
      19. CIOSAK, S. I.; BARBOSA, M.C.P.F.. Curso de Atualização em Investigação de Surtos. 2013. Curso de curta duração ministrado/Outra
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Maria Clara Padoveze ⇔ Kazuko Uchikawa Graziano (9.0)
      1. CIOFI-SILVA, CAROLINE LOPES ; HANSEN, LISBETH LIMA ; ALMEIDA, ALDA GRACIELE CLAUDIO DOS SANTOS ; KAWAGOE, JULIA YAEKO ; PADOVEZE, MARIA CLARA ; GRAZIANO, KAZUKO UCHIKAWA. Negative pressure of the environmental air in the cleaning area of the materials and sterilization center: a systematic review. Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online). v. 24, p. 1-11, issn: 1518-8345, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. LUZ, REGINALDO A. ; PADOVEZE, MC ; SOUZA, R. Q. ; GRAZIANO, KAZUKO U. ; CVINTAL, TADEU. Síndrome tóxica do segmento anterior após cirurgias de catarata: implicações para a enfermagem. Revista SOBECC (São Paulo). v. 20, p. 96-103, issn: 1414-4425, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. RIBEIRO, MAÍRA MARQUES ; NEUMANN, VERENA ASHLEY ; Padoveze, Maria Clara ; Graziano, Kazuko Uchikawa. Efficacy and effectiveness of alcohol in the disinfection of semi-critical materials: a systematic review. Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online). v. 23, p. 741-752, issn: 1518-8345, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. TAMASHIRO, NATACHA S.M. ; SOUZA, RAFAEL Q. ; GONÇALVES, CLÁUDIA R. ; IKEDA, TAMIKO I. ; LUZ, REGINALDO A. ; CRUZ, ÁUREA S. ; PADOVEZE, MARIA C. ; GRAZIANO, KAZUKO U.. Cytotoxicity of cannulas for ophthalmic surgery after cleaning and sterilization: Evaluation of the use of enzymatic detergent to remove residual ophthalmic viscosurgical device material. Journal of Cataract & Refractive Surgery. v. 39, p. 937-941, issn: 0886-3350, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. COSTA, E. A. M. ; COSTA, E. A. ; GRAZIANO, Kazuko Uchikawa ; PADOVEZE, M. C.. Reprocessamento de produtos médicos: Uma proposta de modelo regulatório para hospitais brasileiros. Revista da Escola de Enfermagem da USP (Impresso). v. 45, p. 1459-1465, issn: 0080-6234, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. BATISTA NETO, Simone ; Graziano, Kazuko Uchikawa ; Padoveze, Maria Clara ; KAWAGOE, Júlia Yaeko. The Sterilization Efficacy of Reprocessed single Use Diathermy Pencils. Revista Latino-Americana de Enfermagem (USP. Ribeirão Preto. Impresso). v. 18, p. 81-86, issn: 0104-1169, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. PADOVEZE, M. C. (Org.) ; Graziano, Kazuko Uchikawa (Org.). Limpeza, desinfecção e esterilização de artigos em serviços de saúde. São Paulo - SP: APECIH - Associação Paulista de Estudos e Controle de Infecção Hospitalar. 1 ed. Limpeza, desinfecção e esterilização de artigos em serviços de saúde. São Paulo - SP: APECIH - Associação Paulista de Estudos e Controle de Infecção Hospitalar, 2010. v. 1, p. 336.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. PADOVEZE, M. C. ; Graziano, Kazuko Uchikawa. Aspectos conceituais e microbiológicos relacionados ao processamento de materiais utilizados na assistência à saúde. Em: Kazuko Uchikawa Graziano; Arlete Silva; Eliane Molina Psaltikidis. (Org.). Enfermagem em centro de material e esterilização. 1ed.São Paulo - SP. : Manole. 2011.v. 1, p. 22-61.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. Graziano, Kazuko Uchikawa; PADOVEZE, M. C.. A polêmica do reúso de materiais de uso único e a legislação atual. Em: Kazuko Uchikawa Graziano; Arlete Silva; Eliane Molina Psaltikidis. (Org.). Enfermagem em centro de material e esterilização. 1ed.São Paulo - SP. : Manole. 2011.v. 1, p. 250-262.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Maria Clara Padoveze ⇔ Carlos Magno Castelo Branco Fortaleza (9.0)
      1. Fortaleza, Carlos Magno Castelo Branco; PADOVEZE, Maria Clara ; KIFFER, CARLOS ROBERTO VEIGA ; BARTH, AFONSO LUÍS ; CARNEIRO, IRNA CARLA DO ROSÁRIO SOUZA ; GIAMBERARDINO, HELOISA IHLE GARCIA ; RODRIGUES, JORGE LUIZ NOBRE ; SANTOS FILHO, LAURO ; DE MELLO, MARIA JÚLIA GONÇALVES ; PEREIRA, MILCA SEVERINO ; GONTIJO FILHO, PAULO ; DE MEDEIROS, EDUARDO ALEXANDRINO SERVOLO ; ROCHA, MIRZA ; PIGNATARI, ANTONIO CARLOS CAMPOS. Multi-state survey of healthcare-associated infections in acute care hospitals in Brazil. JOURNAL OF HOSPITAL INFECTION. v. 96, p. 139-144, issn: 0195-6701, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. PADOVEZE, Maria Clara ; MELO, SARA ; BISHOP, SIMON ; POVEDA, VANESSA DE BRITO ; Fortaleza, Carlos Magno Castelo Branco. Public policies on healthcare-associated infections: a Brazil and UK case study. REVISTA DE SAÚDE PÚBLICA (ONLINE). v. 51, p. 119, issn: 1518-8787, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. PADOVEZE, Maria Clara ; Fortaleza, Carlos Magno Castelo Branco ; KIFFER, CARLOS ; BARTH, AFONSO LUÍS ; CARNEIRO, IRNA CARLA DO ROSÁRIO SOUZA ; GIAMBERARDINO, HELOISA ILHE GARCIA ; RODRIGUES, JORGE LUIZ NOBRE ; SANTOS FILHO, LAURO ; MELLO, MARIA JÚLIA GONÇALVES DE ; PEREIRA, MILCA SEVERINO ; GONTIJO FILHO, PAULO ; ROCHA, MIRZA ; MEDEIROS, EDUARDO ALEXANDRINO SERVOLO DE ; PIGNATARI, ANTONIO CARLOS CAMPOS. Structure for prevention of health care-associated infections in Brazilian hospitals: A countrywide study. AMERICAN JOURNAL OF INFECTION CONTROL. v. 44, p. 74-79, issn: 0196-6553, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. KIFFER, C. ; CUBA, G. T. ; FORTALEZA, C. M. C. B. ; PADOVEZE, MC ; PIGNATARI, A. C. C.. Exploratory model for estimating occupation-day costs associated to Hospital Related Infections based on data from national prevalence project: IRAS Brasil Project. Journal of Infection Control. v. 4, p. 30-33, issn: 2316-5324, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. PADOVEZE, MARIA CLARA; FORTALEZA, CARLOS MAGNO CASTELO BRANCO. Healthcare-associated infections: challenges to public health in Brazil. Revista de Saúde Pública (Impresso). v. 48, p. 995-1001, issn: 0034-8910, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. PADOVEZE, MC; ASSIS, D. B. ; FREIRE, M. P. ; MADALOSSO, G. ; FERREIRA, S.A. ; VALENTE, M. G. ; FORTALEZA, C. M. C. B.. Surveillance Programme for Healthcare Associated Infections in the State of São Paulo, Brazil. Implementation and the first three years¿ results?. The Journal of Hospital Infection. v. 76, p. [Epub ahead of, issn: 0195-6701, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. NOGUEIRA-JUNIOR, C. ; FORTALEZA, C. M. C. B. ; ASSIS, D. B. ; CIOSAK, S.I. ; PADOVEZE, Maria Clara ; LEVIN, A.S.S.. POLÍTICAS PÚBLICAS PARA PREVENÇÃO DE INFECÇÕES RELACIONADAS À ASSISTÊNCIA A SAÚDE: PROBLEMAS ATUAIS E EMERGENTES. Em: XIV Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar, 2014, Curitiba - PR. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar, v. 3, p. 57-57, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. PADOVEZE, MC; FORTALEZA, C. M. C. B. ; KIFFER, C. ; BARTH, A. L. ; CARNEIRO, I. C. R. S. ; RODRIGUES, J. L. N. ; SANTOS FILHO, L. ; MELLO, M. J. G. ; ASENSI, M. D. ; PEREIRA, M. S. ; CONTIJO, P. P. G. F. ; ROCHA, M. ; KUCHENBECKER, R. S. ; MEDEIROS, E. A. S. ; PIGNATARI, A. C. C.. Structure for Prevention of Healthcare-Associated Infections in Brazilian Hospitals. Em: International Conference on Prevention & Infection Control, 2013, Geneva. Antimicrobial Resistance and Infection Control. Geneva: Springer, v. 2, p. Suppl1, P265, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. Fortaleza, C.M. ; PADOVEZE, MC ; KIFFER, C. ; BARTH, A. L. ; CARNEIRO, I. C. R. S. ; RODRIGUES, J. L. N. ; SANTOS FILHO, L. ; MELLO, M. J. G. ; ASENSI, M. D. ; CONTIJO FILHO, P. P. ; PEREIRA, M. S. ; ROCHA, M. ; KUCHENBECKER, R. S. ; MEDEIROS, E. A. S. ; PIGNATARI, A. C. C.. COUNTRYWIDE PREVALENCE STURY OF HEALTHCARE-ASSOCIATED INFECTIONS IN BRAZILIAN HOSPITALS: PRELIMINARY RESULTS. Em: International Conference on Prevention & Infection Control., 2013, Geneva. Antimicrobial Resistance and Infection Control. Geneva: Springer, v. 2, p. Suppl1, O26, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Maria Clara Padoveze ⇔ Anna Sara Shafferman Levin (6.0)
      1. ASSIS, GRACILENE R. ; BENUTI, GLAUCIA G. ; MORETTO, MARIA LÍVIA T. ; VIDIGAL, CLÁUDIA G. ; SANTOS, ROBERT PLANT DOS ; LOBO, RENATA D. ; PADOVEZE, MARIA CLARA ; PEDROSO DE LIMA, ANTONIO CARLOS ; SINGER, JULIO M. ; LEVIN, ANNA S.. Psychological characteristics are associated with healthcare worker adherence to infection control practices. AMERICAN JOURNAL OF INFECTION CONTROL. v. 49, p. S0196, issn: 0196-6553, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. ASSIS, D.B. ; MADALOSSO, G. ; PADOVEZE, M.C. ; LOBO, R.D. ; OLIVEIRA, M.S. ; BOSZCZOWSKI, Í. ; SINGER, J.M. ; LEVIN, A.S.. Implementation of tailored interventions in a statewide programme to reduce central line-associated bloodstream infections. JOURNAL OF HOSPITAL INFECTION. v. 100, p. E163-E168, issn: 0195-6701, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. Nogueira Junior, Cassimiro ; MELLO, DÉBORA SILVA DE ; PADOVEZE, MARIA CLARA ; BOSZCZOWSKI, ICARO ; LEVIN, ANNA SARA ; LACERDA, RUBIA APARECIDA. Characterization of epidemiological surveillance systems for healthcare-associated infections (HAI) in the world and challenges for Brazil. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso). v. 30, p. 11-20, issn: 0102-311X, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. PACHECO, R L ; LOBO, R D ; OLIVEIRA, M S ; FARINA, E. F. ; SANTOS, C R ; COSTA, S F ; PADOVEZE, M. C. ; GARCIA, C P ; TRINDADE, P A ; QUITERIO, L. M. ; RIVITTI, E.A. ; MAMIZUKA, e M ; LEVIN, A S. Methicillin-Resistant Staphylococcus aureus (MRSA) carriage in a dermatology unit. Clinics (USP. Impresso). v. 66, p. 2071-2077, issn: 1807-5932, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. ASSIS, D. B. ; MADALOSSO, G. ; PADOVEZE, MC ; OLIVEIRA, V. L. M. ; YASSUDA, Y. Y. ; LEVIN, A. S.. Custo e efetividade de implantação de pacote de medidas de prevenção de infecção da corrente sanguínea em unidades de terapia intensiva do estado de São Paulo. Em: XV Congresso Brasieliro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar, 2016, Belo Horizonte - MG. Journal of Infection Control. Belo Horizonte: Journal of Infection Control, v. 5, p. 21-22, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. NOGUEIRA-JUNIOR, C. ; FORTALEZA, C. M. C. B. ; ASSIS, D. B. ; CIOSAK, S.I. ; PADOVEZE, Maria Clara ; LEVIN, A.S.S.. POLÍTICAS PÚBLICAS PARA PREVENÇÃO DE INFECÇÕES RELACIONADAS À ASSISTÊNCIA A SAÚDE: PROBLEMAS ATUAIS E EMERGENTES. Em: XIV Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar, 2014, Curitiba - PR. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar, v. 3, p. 57-57, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Maria Clara Padoveze ⇔ Elucir Gir (1.0)
      1. TAKAHASHI, Renata Ferreira ; GRYSCHEK, Anna Luiza Fatima Pinho Lins ; NICHIATA, Lúcia Yasuko Izumi ; LACERDA, R. A. ; CIOSAK, Suely Itsuko ; GIR, Elucir ; PADOVEZE, MC. Evaluation of biological occupational risk control practices: quality indicators development and validation. American Journal of Infection Control. v. 38, p. e16-e20, issn: 0196-6553, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Maria Clara Padoveze ⇔ Ricardo Alexandre Arcêncio (1.0)
      1. ARCÊNCIO, Ricardo Alexandre. Avaliadora da 1ª etapa do 22º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP - SIICUSP. 2014.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Maria Clara Padoveze ⇔ Rosa Maria Godoy Serpa da Fonseca (1.0)
      1. Fonseca, Rosa Maria Godoy Serpa da. Emissão de 1 parecer ad hoc para a Revista Latino-Americana de Enfermagem - ISSN: 1518-8345. 2015.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Maria Clara Padoveze ⇔ Afonso Luís Barth (1.0)
      1. Fortaleza, Carlos Magno Castelo Branco; PADOVEZE, Maria Clara ; KIFFER, CARLOS ROBERTO VEIGA ; BARTH, AFONSO LUÍS ; CARNEIRO, IRNA CARLA DO ROSÁRIO SOUZA ; GIAMBERARDINO, HELOISA IHLE GARCIA ; RODRIGUES, JORGE LUIZ NOBRE ; SANTOS FILHO, LAURO ; DE MELLO, MARIA JÚLIA GONÇALVES ; PEREIRA, MILCA SEVERINO ; GONTIJO FILHO, PAULO ; DE MEDEIROS, EDUARDO ALEXANDRINO SERVOLO ; ROCHA, MIRZA ; PIGNATARI, ANTONIO CARLOS CAMPOS. Multi-state survey of healthcare-associated infections in acute care hospitals in Brazil. JOURNAL OF HOSPITAL INFECTION. v. 96, p. 139-144, issn: 0195-6701, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Maria Clara Padoveze ⇔ Eduardo Alexandrino Servolo de Medeiros (1.0)
      1. Fortaleza, Carlos Magno Castelo Branco; PADOVEZE, Maria Clara ; KIFFER, CARLOS ROBERTO VEIGA ; BARTH, AFONSO LUÍS ; CARNEIRO, IRNA CARLA DO ROSÁRIO SOUZA ; GIAMBERARDINO, HELOISA IHLE GARCIA ; RODRIGUES, JORGE LUIZ NOBRE ; SANTOS FILHO, LAURO ; DE MELLO, MARIA JÚLIA GONÇALVES ; PEREIRA, MILCA SEVERINO ; GONTIJO FILHO, PAULO ; DE MEDEIROS, EDUARDO ALEXANDRINO SERVOLO ; ROCHA, MIRZA ; PIGNATARI, ANTONIO CARLOS CAMPOS. Multi-state survey of healthcare-associated infections in acute care hospitals in Brazil. JOURNAL OF HOSPITAL INFECTION. v. 96, p. 139-144, issn: 0195-6701, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Maria Clara Padoveze ⇔ Zenewton André da Silva Gama (1.0)
      1. DA SILVA GAMA, ZENEWTON A. ; SATURNO HERNÁNDEZ, PEDRO J. ; REIS DE FREITAS, MARISE ; PADOVEZE, MARIA CLARA ; PARAGUAI DE OLIVEIRA SARAIVA, CECÍLIA O. ; PAULINO, LAIANE G. ; FERREIRA DE ARAÚJO, SIBELE. Good infection prevention practices in three Brazilian hospitals: Implications for patient safety policies. Journal of Infection and Public Health. v. 12, p. 619-624, issn: 1876-0341, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Maria Clara Padoveze ⇔ Marcia Regina Cubas (1.0)
      1. NICHIATA, Lúcia Yasuko Izumi ; Padoveze, Maria Clara ; Ciosak, Suely Itsuko ; GRYSCHEK, Anna Luiza de Fátima Pinho Lins ; Costa, Ângela Aparecida ; TAKAHASHI, Renata Ferreira ; Bertolozzi, Maria Rita ; Araújo, Núbia Virgínia D& ; Pereira, Érica Gomes ; Dias, Vânia Ferreira Gomes ; Cubas, Marcia Regina ; CIOSAK, S. I.. Classificação Internacional das Práticas de Enfermagem em Saúde Coletiva - CIPESC®: instrumento pedagógico de investigação epidemiológica. Revista da Escola de Enfermagem da USP (Impresso). v. 46, p. 766-771, issn: 0080-6234, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Maria Clara Padoveze ⇔ Elizabeth Fujimori (1.0)
      1. Fonseca, Rosa Maria Godoy Serpa da. Emissão de 1 parecer ad hoc para a Revista Latino-Americana de Enfermagem - ISSN: 1518-8345. 2015.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Maria Clara Padoveze ⇔ Cláudia Souza Passador (1.0)
      1. ARCÊNCIO, Ricardo Alexandre. Avaliadora da 1ª etapa do 22º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP - SIICUSP. 2014.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Maria Clara Padoveze ⇔ Maria Livia Tourinho Moretto (1.0)
      1. SOUZA, CLÁUDIA GESSERAME VIDIGAL MENDES DE ; BENUTE, GLÁUCIA ROSANA GUERRA ; MORETTO, MARIA LIVIA TOURINHO ; LEVIN, ANNA SARA SHAFFERMAN ; ASSIS, GRACILENE RAMOS DE ; PADOVEZE, MARIA CLARA ; LOBO, RENATA DESORDI. Qualidade de vida profissional na saúde: um estudo em Unidades de Terapia Intensiva. ESTUDOS DE PSICOLOGIA (NATAL. ONLINE). v. 24, p. 1678-4669-1678-4669, issn: 1678-4669, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:20