Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Heloisa de Carvalho Torres

Professor Residente do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG (2020/2021). Graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1986), Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999); Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública /FIOCRUZ (2004) com estagio de doutorado sanduíche na l'Université de Montréal (2003). Realizou estagio de Pós-Doutorado na Escola Nacional de Saúde Pública (2009-2010), Pós Doutorado na Faculdade de Letras da UFMG (2016 - 2018), e Pós-Doutorado na Universidade de Porto (2018/2019). Professora Associada da UFMG onde desenvolve pesquisa sobre: (i) Avaliação de Programas Educativos em Diabetes, (ii) Elaboração, Adaptação e Validação de Instrumentos em Diabetes Mellitus e (iii) Aplicativos para as praticas de autocuidado em Diabetes Mellitus e doença Falciforme, Envelhecimento, Cuidador Informal e Famíliar. Recebeu Grant do Programa Pesquisador Mineiro (PPM - FAPEMIG) e lidera o Núcleo de Pesquisa Gestão, Educação e Avaliação em Saúde -NUGEAS (Diretório de Grupos de Pesquisa CNPq). (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/8033431201300110 (20/08/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem, Departamento de Enfermagem Aplicada. Av. Alfredo Balena-190 Santa Efigenia 30150100 - Belo Horizonte, MG - Brasil Telefone: (31) 34099850 Fax: (31) 34099846 URL da Homepage: https://en.ufmg.br
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Saúde Coletiva
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (15)
    1. 2019-Atual. Avaliacao de programa psicoeducativo orientado para o equilibrio emocional do cuidador familiar da pessoa com diabetes mellitus em hemodialise
      Descrição: O presente projeto visa desenvolver um protótipo conceitual e metodológico para avaliar a efetividade de um programa psicoeducativo orientado para a saúde mental e o bem-estar do cuidador familiar. O programa psicoeducativo será executado por meio das estratégias metodológicas: (i) educação em grupo, (ii) intervenção telefônica e (iii) aplicativo de smartphone para interação de cuidadores familiares que partilham os mesmos problemas. O programa usará uma abordagem participativa e dialógica, que conduz à gestão das emoções, resolução de problemas, cuidado de pessoas com diabetes em hemodiálise e autogestão do diabetes. O estudo será dividido em duas fases: Fase I - Desenvolvimento de instrumento (protocolo), tendo como componente inovador o paradigma do cuidado proativo e a incorporação da perspectiva dos componentes comportamental e emocional como fatores de impacto no sucesso do programa realizado; Fase II - Uso do protocolo obtido na Fase I para guiar os profissionais da área da Saúde a conduzir o programa psicoeducativo orientado para a saúde mental e o bem estar do cuidador familiar dentro de um Ensaio Clínico Aleatorizado. A metodologia de coleta e análise de dados será pautada pela triangulação de dados quantitativos e qualitativos. O caráter inovador da proposta reside na integração de abordagens multidisciplinares: da psicologia, para orientar e analisar os aspectos emocional e comportamental; da farmácia, para auxiliar na análise dos polifármacos; da nutrição, para orientar os aspectos comportamentais; da ciência da computação, devido ao crescente uso das tecnologias de comunicação virtual via dispositivos móveis (smartphones e tablets) e a implementação de sistemas inteligentes de coleta e análise de dados; da linguística aplicada, para a análise quantitativa e qualitativa da linguagem; e da estatística aplicada, para o tratamento de dados por meio das técnicas adequadas (estatística descritiva, exploratória e inferencial). A relevância social da proposta se dá em virtude dos benefícios que seus resultados imediatos podem ter, pois, ao se controlar o equilíbrio emocional da família e, sobretudo, do cuidador familiar, promove-se a prevenção da descompensação da pessoa com diabetes em hemodiálise, o que redunda em mais eficácia e controle de gastos (custos) em saúde.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Heloisa de Carvalho Torres - Coordenador / Adriana Pagano - Integrante / ILKA AFONSO REIS - Integrante / Vivian Jardim - Integrante / Maria Auxiliadora Parreiras Martins - Integrante / Constança Paul - Integrante / SAMANTHA VIEIRA - Integrante / Rebeca Amorin - Integrante.
      Membro: Heloisa de Carvalho Torres.
    2. 2017-2021. Avaliacao da efetividade das intervencoes comportamentais orientadas para o autocuidado em diabetes na Atencao Primaria (CNPq 432824/2016; FAPEMIG APQ-03865-16)
      Descrição: O presente projeto visa desenvolver um protótipo conceitual e metodológico para avaliar as intervenções comportamentais em diabetes. Tais intervenções se baseiam em abordagens participativas, que visam promover a autonomia e conscientizar o usuário da Atenção Primária sobre a importância do cuidar de si no controle da sua condição crônica. O estudo será dividido em duas etapas principais: I. Desenvolvimento da versão brasileira de instrumentos de avaliação, a partir das versões originais em língua estrangeira; II Uso da versão brasileira dos instrumentos, obtida na Etapa I, para avaliar a efetividade das intervenções em diabetes, no que diz respeito às práticas de autocuidado. A metodologia de coleta e análise de dados será pautada pela triangulação de dados quantitativos e qualitativos. O caráter inovador da proposta reside na integração de abordagens da ciência da computação, para a implementação de sistemas inteligentes de coleta e análise de dados; da linguística aplicada, para a análise quantitativa e qualitativa da linguagem; e da estatística aplicada, para o tratamento de dados, tanto por meio de técnicas consagradas (estatística descritiva e inferencial) como exploratórias (análise multivariada). Sua relevância social se dá em virtude dos benefícios que seus resultados imediatos fornecem para a execução de práticas educativas no autocuidado do diabetes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Heloisa de Carvalho Torres - Coordenador / Ilka Afonso Reis - Integrante / Adriana Pagano - Integrante / Jéssica Caroline Santos - Integrante / Emerson Paraíso Cabrera - Integrante / Valquíria Fernandes Marques Vieira - Integrante / Laura Barbosa Nunes - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Heloisa de Carvalho Torres.
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Adriana Silvina Pagano - Integrante / Heloísa de Carvalho Torres - Coordenador / Fernanda Figueredo Chaves - Integrante / Ilka Afonso Reis - Integrante / Sumaya Giarola Cecilio - Integrante / Emerson Cabrera Paraíso - Integrante / Júlia Santos Nunes Rodrigues - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Adriana Silvina Pagano.
    3. 2017-2021. Avaliacao de intervencao educacional em pacientes com controle inadequado da anticoagulacao oral: um estudo quase-experimental
      Descrição: Descrição: O objetivo desse estudo é avaliar o impacto de um modelo de intervenção educacional no controle da anticoagulação oral em pacientes com controle inadequado atendidos pela clínica de anticoagulação do Hospital das Clínicas da UFMG. Trata-se de estudo quase-experimental envolvendo pacientes cardiopatas em uso de varfarina e com baixa qualidade do controle da anticoagulação oral. O estudo será subdividido em duas etapas, a saber: i) adaptação e adequação de linguagem do Protocolo Mudança de Comportamento (PMC) para usuários de anticoagulantes orais; ii) implementação de intervenção educacional aos pacientes com controle inadequado da anticoagulação oral.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Heloisa de Carvalho Torres - Integrante / Maria Auxiliadora Parreiras Martins - Coordenador / Josiane Moreira da Costa - Integrante / Milena Soriano Marcolino - Integrante / Hannah Cardoso Barbosa - Integrante.
      Membro: Heloisa de Carvalho Torres.
    4. 2017-Atual. Po?s-edic?a?o interativa como metodologia de traduc?a?o e adaptac?a?o cultural de questiona?rios na a?rea da Sau?de(FAPEMIG APQ 01129-17
      Descrição: O estudo busca responder a?s limitac?o?es apontadas na literatura sobre o processo de traduc?a?o e adaptac?a?o cultural de questiona?rios na a?rea da Sau?de ao explorar uma nova metodologia passi?vel de ser implementada com economia de recursos humanos e reduc?a?o do tempo de execuc?a?o desse processo. Investiga o desempenho de tradutores em 3 tarefas com configurac?o?es distintas de interac?a?o homem-ma?quina: (i) revisa?o por humano de traduc?a?o humana; (ii) po?s-edic?a?o convencional por humano de traduc?a?o automa?tica; e (iii) po?s-edic?a?o interativa. O desenho experimental preve? a coleta de dados com tradutores profissionais, cujo desempenho e? aferido com base em indicadores de esforc?o cognitivo, te?cnico e temporal, obtidos por meio de registro de digitac?a?o e movimento ocular em tarefa com e sem acesso ao texto fonte em li?ngua estrangeira, sendo a po?s-edic?a?o interativa executada na plataforma CasMaCat. O objetivo e? examinar o impacto da configurac?a?o da tarefa no desempenho e verificar se a po?s-edic?a?o interativa, ao suprir a demanda pelo conhecimento de domi?nio (Sau?de), constitui interface de traduc?a?o assistida com menor dispe?ndio de esforc?o cognitivo, te?cnico e temporal para a gerac?a?o de produto satisfato?rio para a adaptac?a?o cultural. O produto da tarefa sera? avaliado por comite? interdisciplinar (Linguistas, Me?dicos e Enfermeiros, e Estati?sticos). Os resultados contribuem para os estudos do conhecimento experto em traduc?a?o enfocando o tradutor humano em tarefas com graus variados de interatividade homem-ma?quina. Visa-se ainda a formac?a?o de recursos humanos em ni?vel de graduac?a?o e po?s-graduac?a?o, o interca?mbio de pesquisas com centros de excele?ncia nacionais e estrangeiros e a transfere?ncia de conhecimento extramuros por meio de (a) gerac?a?o de conhecimento orientado para a formac?a?o e o exerci?cio profissional e (b) aprimoramento dos produtos da adaptac?a?o cultural de questiona?rios a serem utilizados nas pra?ticas de autocuidado em sau?de coletiva.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Heloisa de Carvalho Torres - Integrante / Ilka Afonso Reis - Integrante / Adraina Pagano - Coordenador / Júlia Rodrigues - Integrante / Kelen Cristina Sant?Anna de Lima - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Heloisa de Carvalho Torres.
    5. 2016-Atual. AVALIACAO DA EFETIVIDADE DA ESTRATEGIA EDUCATIVA EM DIABETES MELLITUS TIPO 1 BASEADA NO APLICATIVO COM AGENTE INTERATIVO MOVEL - AGITO
      Descrição: O presente estudo defende a tese de que o aplicativo com Agente Interativo Móvel ? AGITO melhorará as práticas de autocuidado de adolescentes com diabetes Mellitus tipo 1, resultando no melhor controle glicêmico pela abordagem dos sentimentos e emoções. Quanto aos potenciais benefícios deste estudo, espera-se que a divulgação do aplicativo AGITO favoreça discussões e aprimoramento das práticas educativas para a promoção do autocuidado de adolescentes e redução das complicações e mortalidade por diabetes Mellitus tipo 1.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Heloisa de Carvalho Torres - Coordenador / Ilka Afonso Reis - Integrante / Fernanda Chaves - Integrante / Adriana Pagano - Integrante / Emerson Paraíso Cabrera - Integrante.
      Membro: Heloisa de Carvalho Torres.
    6. 2016-Atual. DESENVOLVIMENTO E AVALIACAO DA USABILIDADE DE APLICATIVO COM RECURSO DE AVATAR PARA EDUCACAO DE AUTOCUIDADO DOS JOVENS COM DOENCA FALCIFORME -Financiado pelo CEMOHB
      Descrição: O projeto visa desenvolver um o protótipo de um aplicativo com o recurso de Avatar para auxiliar nas práticas de autocuidado direcionados aos jovens com doença falciforme. O estudo será dividido em duas fases: I. Desenvolvimento e validação do dos conteúdos do aplicativo; II. Avaliação do aplicativo com o recurso de Avatar para as práticas de autocuidado dos jovens com doença falciforme. A metodologia de coleta e análise de dados está pautada pela triangulação de dados quantitativos e qualitativos. A proposta possui caráter inovador com impacto científico tecnológico e relevância social em virtude dos benefícios que seus resultados imediatos fornecem para a execução de práticas educativas no autocuidado em doença falciforme. Ressalta-se que existe uma lacuna na produção de estratégias pedagógicas inovadoras, com os aplicativos direcionados aos jovens com doença falciforme no Brasil e no exterior. O Centro de Educação e Apoio para Hemoglobinopatias e o Hemocentro de Belo Horizonte- Minas Gerias, são locais de referências de diagnóstico e tratamento dos jovens com doença falciforme, observa-se que este agravo crônico apresenta várias repercussões na vida desta população. Os jovens geralmente apresentam sentimentos de inferioridade, baixa autoestima e são vítimas de preconceitos e bullying, estes aspectos afetam o seu percurso escolar, produtivo e social. Além disso, o caráter hereditário, não infeccioso e crônico da doença falciforme nem sempre é conhecido por esse grupo, o que pode deixá-los ainda mais fragilizados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Heloisa de Carvalho Torres - Coordenador / Adraina Pagano - Integrante / ILKA AFONSO REIS - Integrante / SÔNIA APARECIDA DOS SANTOS PEREIRA - Integrante / Iara Alves de Souza - Integrante. Financiador(es): Centro de Educação e Apoio para Hemoglobinopatias - Auxílio financeiro.
      Membro: Heloisa de Carvalho Torres.
    7. 2015-2016. TRADUCAO, ADAPTACAO, ADEQUACAO CULTURAL E VALIDACAO DO QUESTIONARIO DIABETES ATTITUDES SCALE (DAS) PARA A POPULACAO BRASILEIRA
      Descrição: Traduzir, adaptar e validar a terceira versão do Diabetes Attitudes Scale (DAS-3) para a população brasileira.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Heloisa de Carvalho Torres - Coordenador / Gisele Vieira - Integrante / Ilka Afonso Reis - Integrante / Adriana Pagano - Integrante.
      Membro: Heloisa de Carvalho Torres.
    8. 2015-Atual. Empoder@ Prototipo conceitual e metodologico para avaliacao de intervencoes orientadas ao autocuidado em diabetes
      Descrição: O projeto visa desenvolver um protótipo conceitual e metodológico para intervenções orientadas ao autocuidado em diabetes, que possibilite a caracterização do perfil dos usuários com diabetes de acordo com seu grau de empoderamento, para informar aplicações inteligentes e programas de formação de profissionais, em resposta à demanda por pessoal qualificado no Estado de Minas Gerais,. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Heloisa de Carvalho Torres - Coordenador / Ilka Afonso Reis - Integrante / Adraina Pagano - Integrante. Financiador(es): Fundação de Ampara a pesquisa - Auxílio financeiro.
      Membro: Heloisa de Carvalho Torres.
      Descrição: O projeto visa desenvolver um protótipo conceitual e metodológico para intervenções orientadas ao autocuidado em diabetes, que possibilite a caracterização do perfil dos usuários com diabetes de acordo com seu grau de empoderamento, para informar aplicações inteligentes e programas de formação de profissionais, em resposta à demanda por pessoal qualificado no Estado de Minas Gerais, com impacto em outros Estados da Federação. O estudo será dividido em duas fases: I. Construção da versão brasileira do instrumento de avaliação a partir da versão original em língua estrangeira; II Uso da versão brasileira do instrumento, construída na Fase I, para avaliação de intervenção para as praticas de autocuidado em diabetes. A metodologia de coleta e análise de dados está pautada pela triangulação de dados quantitativos e qualitativos. A proposta possui caráter inovador com impacto científico tecnológico e relevância social em virtude dos benefícios que seus resultados imediatos fornecem para a execução de práticas educativas no autocuidado do diabetes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) . Integrantes: Adriana Silvina Pagano - Integrante / Kelen Cristina Sant Anna de Lima - Integrante / Julia Santos Nunes Rodrigues - Integrante / Heloísa de Carvalho Torres - Coordenador / Ilka Afonso Reis - Integrante / Deborah Ribeiro Carvalho - Integrante / Emerson Cabrera Paraíso - Integrante / Janice Sepúlveda - Integrante / Thiago Castro Ferreira - Integrante / Maria Auxiliadora Parreiras Martins - Integrante / Loliza Chalub - Integrante / Josiane Costa - Integrante. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Adriana Silvina Pagano.
    9. 2014-2016. TRADUCAO E ADAPTACAO CULTURAL DO PROTOCOLO MUDANCA DE COMPORTAMENTO: DESENVOLVIMENTO DE UMA METODOLOGIA DE ADEQUACAO CULTURAL?.
      Descrição: Desenvolver uma metodologia para o processo de adequação cultural de instrumentos a partir da tradução e adaptação cultural do Protocolo Mudança de Comportamento.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Heloisa de Carvalho Torres - Coordenador / Sumaya Giarola Cecilio - Integrante / Adriana Pagano - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Heloisa de Carvalho Torres.
    10. 2013-2016. TRADUCAO E ADAPTACAO DO DIABETES MANAGEMENT PLAN NA CULTURA BRASILEIRA
      Descrição: Traduzir para o português e adaptar para a cultura brasileira o ?DM Medical Management Plan - DMMP?, da Associação Americana de DM. Avaliar as equivalências semântica, idiomática, cultural e conceitual do ?Plano de Manejo do DM na Escola? da língua inglesa para a língua portuguesa brasileira.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Heloisa de Carvalho Torres - Coordenador / Ilka Afonso Reis - Integrante / Fernanda Chaves - Integrante / Adriana Aparecida Bosco - Integrante / Adraina Pagano - Integrante / Daniel Dutra - Integrante / Beatriz Diniz Gabriel - Integrante / Júlia Rodrigues - Integrante.
      Membro: Heloisa de Carvalho Torres.
    11. 2013-2016. Avaliacao da efetividade do programa educativo em Diabetes Mellitus na atencao primaria a saude do municipio de Divinopolis-Minas Gerais
      Descrição: Avaliar a efetividade do programa de empoderamento na educação em Diabetes Mellitus Tipo 2 na Atenção primaria, propiciando conseqüentemente a mudança de comportamento associado à dieta e à atividade física para melhorar o controle metabólico. O estudo será um cluster randomizado controlado, a amostra será composta de usuários com diabetes das Unidades Básicas. A coleta de dados será por meio de questionários e grupos focais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Heloisa de Carvalho Torres - Coordenador / Ilka Afonso Reis - Integrante / Daniel Cortez - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Heloisa de Carvalho Torres.
    12. 2011-2015. Evaluation of the educational program about diabetes mellitus for primary care patients with type 2 diabetes, in Belo Horizonte, Brazil
      Descrição: -Projeto abrangendo os seguintes sub-projetos: -1) Avaliação do empoderamento em um grupo operativo em diabetes na Atenção primária. 2) Validação do questionário de empoderamento em diabetes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Heloisa de Carvalho Torres - Coordenador / Ana Emilia Pace - Integrante / Regina Celi Bodstain - Integrante / Gustavo Velazquez - Integrante / Ilka Afonso Reis - Integrante. Financiador(es): BRIDGES -Research In Diabetes to Global Environment - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Heloisa de Carvalho Torres.
    13. 2010-2013. Avaliacao das acoes educativas em diabetes melitus tipo 2 na atencao primaria a saude
      Descrição: Projeto abrangendo os seguintes sub-projetos: - A prática educativa do enfermeiro na educação em saúde para o autocuidado em diabetes mellitus na atenção básica: desafios e oportunidades, - Avaliação da educação grupo operativos em diabetes mellitus na atenção primária.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Heloisa de Carvalho Torres - Coordenador / Gisele Vieira - Integrante / Laura Santos - Integrante / Regina Celi Bodstain - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Heloisa de Carvalho Torres.
    14. 2010-2012. Avaliacao das Acoes educativas em Diabetes Mellitus tipo 2 na Atencao a Saude Suplementar da Caixa de Assistencia a Saude da Universidade- CASU
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Heloisa de Carvalho Torres - Coordenador / Jaciara Baciliere Fortunato - Integrante / Mariane Andreza de Paula - Integrante / FERNANDA PIRES CASTRO - Integrante. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Heloisa de Carvalho Torres.
    15. 2010-2012. Avaliacao do modelo de acoes educativas em diabetes mellitus tipo 2 nas unidades de atencao primaria a saude
      Descrição: Trata-se do projeto desenvolvido no Programa de pós- Doutorado na ENSP/FIOCRUZ iniciado em 01/03/2009 e com término em 03/03/2010. Projeto abrangendo os seguintes sub-projetos:-Avaliação do monitoramento telefônico na promoção do autocuidado em diabetes na atenção primária em saúde e - Avaliação das atitudes profissionais nas praticas educativas em diabetes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Heloisa de Carvalho Torres - Coordenador / Gisele Vieira - Integrante / Laura Santos - Integrante / Regina Celi Bodstain - Integrante / Barbara Sgarbi Morgan - Integrante / Gizele Ferreira David - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 6
      Membro: Heloisa de Carvalho Torres.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (9)
    1. XXIX Semana de Iniciação Científica-Escola de Enfermagem/UFMG- Relevância Acadêmica, Escola de Enfermagem da UFMG.. 2020.
      Membro: Heloisa de Carvalho Torres.
    2. XXVII Jornadas Jovens Pesquisadores da AUGM- Relevância oral, AUGM.. 2019.
      Membro: Heloisa de Carvalho Torres.
    3. Seleção de projeto para apresentação na Mostra Inova Minas, FAPEMIG., FAPEMIG.. 2017.
      Membro: Heloisa de Carvalho Torres.
    4. Prêmio Inova Saúde Paraná, Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (INESCO).. 2016.
      Membro: Heloisa de Carvalho Torres.
    5. Relevância acadêmica pelo trabalho:METODOLOGIA INTERDISCIPLINAR: ADEQUAÇÃO CULTURAL DO PROTOCOLO MUDANÇA DE COMPORTAMENTO PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA, UFMG.. 2014.
      Membro: Heloisa de Carvalho Torres.
    6. Relevância acadêmica pelo trabalho-Visita domiciliar: prática educativa em saúde para o autocuidado em diabetes, UFMG.. 2013.
      Membro: Heloisa de Carvalho Torres.
    7. Relevância acadêmica pelo trabalho: A visita domiciliaria na promoção do autocuidado: conhecendo as percepções dos usuários com diabe : XX Semana de Iniciação Científica - Escola de Enfermagem UFMG., UFMG.. 2011.
      Membro: Heloisa de Carvalho Torres.
    8. Relevância acadêmica pelo trabalho: INTERVENÇÃO EDUCATIVA PARA O AUTOCUIDADO DE ASSOCIADOS COM DIABETES MELLITUS EM UMA OPERADORA DE PLANO DE SAÚDE, UFMG.. 2011.
      Membro: Heloisa de Carvalho Torres.
    9. Relevância acadêmica pelo trabalho: OS CUSTOS ANUAIS DA ATENÇÃO AOS ASSOCIADOS COM DIABETES MELLITUS EM UMA OPERADORA DE PLANO DE SAÚDE, UFMG.. 2011.
      Membro: Heloisa de Carvalho Torres.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (65)
    1. Simposio Interncional de Tecnologia em Diabetes. 2021. (Simpósio).
    2. Annual Scientific Meeting of the Australian and New Zealand Society of Nephrology (ANZSN). INTERVENTIONS TO IMPROVE THE WELL-BEING OF FAMILY CAREGIVERS OF PATIENTS UNDERGOING DIALYSIS: A SYSTEMATIC REVIEW. 2020. (Congresso).
    3. Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador. 'Empoder@: Tecnologias de comunicação virtual aplicadas ao gerenciamento do autocuidado em diabetes mellitus tipo 2',. 2019. (Exposição).
    4. II Seminário Nacional dos Hospitais Filantrópicos de Ensino.Abordagem multidisciplinar em educação em saúde no ambiente hospitalar no tratamento do diabetes. 2017. (Seminário).
    5. Interpretação de Línguas de Sinais em Contextos Comunitários: saúde, educação & justiça?.Acessibilidade em aplicativos móveis para o autocuidado em saúde..Aplicativos móveis para o autocuidado em saúde.. 2017. (Seminário).
    6. Iº Simpósio Multiprofissional em Diabetes do Vale do Jequitinhonha.O empoderamento no processo do cuidar em diabetes. 2017. (Simpósio).
    7. Terceira Edição do INOVA MINAS FAPEMIG. Empodera App. 2017. App Empoder@. 2017. (Exposição).
    8. XXI Congresso da Sociedade Brasileira de Diabetes.. TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO CULTURAL DO INSTRUMENTO ?DIABETES SELF-REPORT TOOL (DSRT) PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA.. 2017. (Congresso).
    9. 22nd IUHPE World Conference on Health Promotion. TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO DO ?BEHAVIOR CHANGE PROTOCOL? PARA O CONTEXTO CULTURAL BRASILEIRO. 2016. (Congresso).
    10. 22º IUHPE WORLD CONFERENCE ON HELTH PROMOTION. ASSOCIAÇÃO ENTRE AUTOEFICÁCIA, AUTOCUIDADO E CONTROLE METABÓLICO NO DIABETES MELLITUS TIPO 2: ESTUDO TRANSVERSAL. 2016. (Congresso).
    11. 22º IUHPE WORLD CONFERENCE ON HELTH PROMOTION. ESTRATÉGIA EM GRUPO ORIENTADA À AUTONOMIA NO CUIDADO EM SAÚDE PARA USUÁRIOS COM DIABETES. 2016. (Congresso).
    12. 3º Congresso Paranaense de Saúde Pública/Coletiva. Aplicativo móvel para o autocuidado de adolescentes com diabetes mellitus tipo 1. 2016. (Congresso).
    13. 7º CBEU Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. APLICATIVO COM O RECURSO DO AVATAR PARA O AUTOCUIDADO DE ADOLESCENTES COM DIABETES MELLITUS TIPO 1: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES. 2016. (Congresso).
    14. Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E CUMPRIMENTO DE UM PLANO DE METAS PARA O AUTOCUIDADO EM DIABETES: VIA INTERVENÇÃO TELEFÔNICA. 2016. (Congresso).
    15. Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. VISITA DOMICILIAR: ABORDAGEM DO EMPODERAMENTO NA MUDANÇA DE COMPORTAMENTO EM DIABETES MELLITUS. 2016. (Congresso).
    16. Diabetes Education Network for Health Professionals (D-NET).. 2016. (Encontro).
    17. Encontro Mineiro de Estatística (MGEST).Validação do instrumento Doença Falciforme via Teoria de Resposta ao Item. 2016. (Encontro).
    18. Ergonomics and technologized knowledge work: cognitive effort, creativity, and health issues. 2016. (Oficina).
    19. HEMO 2016. APLICATIVO MÓVEL PARA JOVENS COM DOENÇA FALCIFORME: DESENVOLVIMENTO E ADAPTAÇÃO CULTURAL DE UM QUESTIONÁRIO PARA IDENTIFICAÇÃO DE CONTEÚDO (DADOS PRELIMINARES). 2016. (Congresso).
    20. HEMO 2016. MINERAÇÃO DE TEXTOS: ANÁLISE DAS QUEIXAS RELACIONADAS AO PERCURSO ESCOLAR DE CRIANÇAS E JOVENS ATENDIDOS NO AMBULATÓRIO DO HEMOCENTRO DE BELO HORIZONTE/HEMOMINAS. 2016. (Congresso).
    21. II Congresso de inovação e metodologias de ensino. A INTERDISCIPLINARIDADE NO DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS PARA O AUTOCUIDADO EM DOENÇAS CRÔNICAS. 2016. (Congresso).
    22. Jornada de Jovens Pesquisadores.Tecnologia de comunicação virtual aplicadas ao autocuidado em Diabetes Mellitus tipo 1. 2016. (Outra).
    23. Jornada de Jovens Pesquisadores.Estratégias de Educação em Grupo e Visita Domiciliar no Programa de Empoderamento para o autocuidado em DM2. 2016. (Outra).
    24. Jornada de Jovens Pesquisadores.DESENVOLVIMENTO DO AUTOCUIDADO DE USUÁRIOS COM DIABETES: CONSTRUÇÃO DE METAS E SUPERAÇÃO DE BARREIRAS.. 2016. (Outra).
    25. Jornada de Jovens Pesquisadores.VALIDAÇÃO DO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DO PROFISSIONAL DA ÁREA DA SAÚDE SOBRE A DOENÇA FALCIFORME. 2016. (Outra).
    26. Seminários de Internacionalização na UFMG: Extensão em Pauta. 2016. (Seminário).
    27. Workshop internacional Ergonomia e tecnologização do trabalhador do conhecimento: esforço cognitivo, criatividade e questões relacionadas à saúde. 2016. (Outra).
    28. "Fundation Slim, Fundation IDEA & NCD The Lilly partnership" a.Taskforce to Strengthen Co-Responsibility among Primary Healthcare Users: an Approach to Type 2 Diabetes and other Non-Communicable Diseases (NCDs) in Latin America?.. 2015. (Encontro).
    29. 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO DO ?DIABETES MEDICAL MANAGEMENT PLAN (DMMP)? PARA O CONTEXTO CULTURAL BRASILEIRO. 2015. (Congresso).
    30. 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. ADEQUAÇÃO CULTURAL DO PROTOCOLO DE MUDANÇA DE COMPORTAMENTO. 2015. (Congresso).
    31. 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. MONITORAMENTO TELEFÔNICO EM DIABETES MELLITUS DO TIPO 2: PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE. 2015. (Congresso).
    32. 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. TRADUÇÃO, ADAPTAÇÃO CULTURAL E VALIDAÇÃO DA VERSÃO BRASILEIRA DO "DIABETES EMPOWERMENT SCALE-SHORT FORM (DES-SF)". 2015. (Congresso).
    33. I Workshop Interinstitucional Empodera - Inovação metodológica nas práticas educativas orientadas à autonomia no cuidado em saúde..O empoderamento nas práticas educativas orientadas à autonomia no cuidado em saúde. 2015. (Encontro).
    34. Taskforce to Strengthen Co-Responsibility among Primary Healthcare Users and Providers: an Approach to Type 2 Diabetes and other Non-Communicable Diseases in Latin America Conference.Taskforce to Strengthen Co-Responsibility among Primary Healthcare Users and Providers: an Approach to Type 2 Diabetes and other Non-Communicable Diseases in Latin America Conference. 2015. (Encontro).
    35. WORLD DIABETES CONGRESS. The evaluation of the diabetes educational program in primary health care. 2015. (Congresso).
    36. XX Congresso da Sociedade Brasileira de Diabetes. MANEJO DO DIABETES NAS ESCOLAS NO BRASIL: APRIMORAMENTO DA METODOLOGIA DE TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO CULTURAL DO DIABETES MEDICAL MANAGEMENT PLAN. 2015. (Congresso).
    37. XX Congresso da Sociedade Brasileira de Diabetes. PROFESSIONAL SKILLS THROUGH EDUCATIONAL PRACTICES TO SELF-CARE IN DIABETES MELLITUS. 2015. (Congresso).
    38. XX Congresso da Sociedade Brasileira de Diabetes.. Validação e aplicação de questionários na prática clínica e na pesquisa. 2015. (Congresso).
    39. XXIII Jornadas Jóvenes Investigadores Grupo Montevideo. Validação da versão em português do Diabetes Empowerment Scale - Short Form. 2015. (Congresso).
    40. 1º Encontro Mineiro de Agentes Comunitários.1º Encontro Mineiro de Agentes Comunitários. 2014. (Encontro).
    41. Encontro da Rede de Hipertensão e Diabetes.AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE DO PROGRAMA EDUCATIVO EM DIABETES MELLITUS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DO MUNICÍPIO DE DIVINÓPOLIS/MG. 2014. (Encontro).
    42. I Seminário Internacional de Atenção às Condições Crônicas e III Seminário? Laboratório de Inovação na Atenção às Condições Crônicas de Santo Antônio do Monte - LIACC Samonte em Minas Gerais.Atenção às Condições Crônicas. 2014. (Seminário).
    43. Racismo Institucional: Fórum de Debates Educação e Saúde.Racismo Institucional: Fórum de Debates Educação e Saúde. 2014. (Encontro).
    44. 12º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. CAPACITAÇÃO NA ATENÇAO PRIMÁRIA PARA ASSISTÊNCIA INTEGRAL À PESSOA COM DOENÇA FALCIFORME. 2013. (Congresso).
    45. 13º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. Doença Falciforme: educação em saúde na Atenção Primária de Minas Gerais. 2013. (Congresso).
    46. 5o. Seminário Mineiro de Ciência, Tecnologia e Inovação.Avaliação do Modelo de Programa Educativo em Diabetes na Atenção Primária. 2013. (Seminário).
    47. Foundation for Sickle Cell Disease Research. Process of disseminating knowledge on sickle cell disease to primary health care professionals in the State of Minas Gerais, Brazil. 2013. (Congresso).
    48. Jornada Mineira de Atenção Primária à Saúde - Doença Falciforme: Linha de Cuidados.Valorizando os saberes dos profissionais de saúde na produção do cuidado em Doença Falciforme. 2013. (Seminário).
    49. Jornada Mineira de Atenção Primária à Saúde - Doença Falciforme: Linha de Cuidados.PROCESSO DE CAPACITAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE DA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM DOENÇA FALCIFORME EM UNIDADES BÁSICAS DE SÁUDE. 2013. (Simpósio).
    50. Jornada Mineira de Atenção Primária à Saúde - Doença Falciforme: Linha de Cuidados.Papel do Enfermeiro no ensino ao Autocuidado de Adolescentes com Doença Falciforme. 2013. (Simpósio).
    51. Jornada Mineira de Atenção Primária à Saúde - Doença Falciforme: Linha de Cuidados.A IMPORTÂNCIA DE UMA GESTÃO PARTICIPATIVA NA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM DOENÇA FALCIFORME. 2013. (Simpósio).
    52. Jornada Mineira de Atenção Primária à Saúde - Doença Falciforme: Linha de Cuidados.CAPACITAÇÃO EM SERVIÇO E O APOIO DA GESTÃO: a experiência de um município de Minas Gerais. 2013. (Simpósio).
    53. Jornada Mineira de Atenção Primária à Saúde - Doença Falciforme: Linha de Cuidados.Mapeamento de Competências e a Interdisciplinaridade sob a perspectiva das acadêmicas do Projeto ?Doença Falciforme: Linha de Cuidados na Atenção Primária à Saúde?.. 2013. (Simpósio).
    54. Jornada Mineira de Atenção Primária à Saúde - Doença Falciforme: Linha de Cuidados.PROCESSO DE MOBILIZAÇÃO DE GESTORES PARA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA EM DOENÇA FALCIFORME. 2013. (Simpósio).
    55. Lidando com o Diabetes.O empoderamento dos pacientes para as praticas de autocuidado associado a dieta e atividade física.. 2013. (Seminário).
    56. Seminário Internacional de Avaliação em Saúde: Avaliação, Translação e Gestão de Conhecimento na Pesquisa em Saúde. 2013. (Seminário).
    57. VII Simpósio Brasileiro de Doença Falciforme.Avaliação das oficinas de replicação em doença falciforme na percepção dos profissionais de nível médio de Janaúba, Minas Gerais. 2013. (Simpósio).
    58. VII Simpósio Brasileiro de Doença Falciforme.Situação da assistência em saúde prestada à pessoa com doença falciforme na Atenção Primária à Saúde. 2013. (Simpósio).
    59. World Diabetes Congress. OPERATIVE GROUPS IN BASIC HEALTHCARE UNITS: USER PERCEPTION REGARDING EDUCATIONAL ACTIVITIES AND TREATMENT OF TYPE-2 DIABETES. 2013. (Congresso).
    60. 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Avaliação de efetividade da educação em grupo de diabetes na atenção primária à saúde , Brazil. 2012. (Congresso).
    61. la Quinta Conferencia Latinoamericana y Cuarta Conferencia Interamericana de Promoción de la Salud y Educación para la Salud. LA VISITA A LA CASA DE EDUCACIÓN PARA LA SALUD EN EL AUTOCUIDADO: CONOCER LA PERCEPCIÓN DE LOS USUARIOS CON DIABETES MELLITUS. 2012. (Congresso).
    62. III Seminário Brasileiro de Efetividade da Promoção da Saúde.ESTRATEGIA AVALIATIVA NA CAPACITAÇÄO DE PROFISSIONAIS DA ATENÇÄO PRIMÁRIA PARA EDUCAÇÃO EM DIABETES MELLITUS. 2011. (Seminário).
    63. XI Conferência Iberoamericana, III Encontro Latinoamerica-Europa e IV Simpósio de Investigação de. Praticas Educativas: Competências dos Profissionais de Saúde. 2011. (Congresso).
    64. 20 th IUHPE World Conference on Health, Equity and Sustainable Development.. CHALLENGES IN THE EFFECTIVENESS OF EDUCATIONAL ACTIVITIES IN DIABETES MELITUS: THE PERSPECTIVE OF PRIMARY HEALTH CARE PROFESSSIONALS. 2010. (Congresso).
    65. IV Congresso Ibero-americano de Pesquisa Qualitativa em Saúde/IV Congreso Iberoamericano de Investigación Cualitativa en Salud,. DESAFIOS NA EFETIVIDADE DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS EM DIABETES MELITUS: A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DA ATENÇÃO PRIMÁRIA,. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (30)
    1. TORRES, Heloisa de Carvalho; VM ; VIEIRA, S.. Guia Prático para cuidador familiar de pacientes com diabetes em hemodiálise. 2020. Outro
    2. TORRES, Heloisa de Carvalho; SANTOS, J. C. ; NUNES, L. B. ; SILVA, J.. Os desafios da Enfermagem na educação em diabetes em tempos de pandemia. 2020. Outro
    3. TORRES, Heloisa de Carvalho; PAGANO, A. ; Reis, AR ; SANTOS, J. C. ; LMS ; JARDIM, V.. 7o Workshop Interinstitucional do projeto Empoder@ Para Além do Cuidar: potencializando o papel do cuidador informal no autocuidado do idoso com condição crônica. 2019. Congresso
    4. TORRES, Heloisa de Carvalho; REIS, I. A. ; PAGANO, A. ; SANTOS, J. C. ; LMS ; JARDIM, V.. 'Empoder@: Tecnologias de comunicação virtual aplicadas ao gerenciamento do autocuidado em diabetes mellitus tipo 2'. 2019. Exposição
    5. TORRES, Heloisa de Carvalho; REIS, I. A. ; PAGANO, A.. Ciclo de Debates: Ensaio Clinico Randomizado. 2018. Exposição
    6. PAGANO, A. S.; REIS, Ilka Afonso ; TORRES, H. C. ; ALMEIDA, M. B. ; FARINELLI, F. ; FELIPE, E. ; PARREIRAS, F. S. ; MIROIR, J. L.. V Workshop Interinstitucional do Projeto Empodera - DESENHO E APLICAÇÕES DE ONTOLOGIAS. 2018. Congresso
    7. PAGANO, A. ; REIS, I. A. ; TORRES, Heloisa de Carvalho. VI Workshop do Projeto Empoder@ Linguagem, Acessibilidade e Usabilidade no Desenho de Aplicativos Móveis para o Autocuidado em Saúde. 2018. Congresso
    8. TORRES, Heloisa de Carvalho; CECICLIO1, S. G. ; GALVAO, C. M.. Ciclo de debates: ?Empoderamento do pesquisador da área da saúde: Revisão integrativa e Sistemática. 2017. Exposição
    9. TORRES, Heloisa de Carvalho; CECICLIO1, S. G. ; SANTOS, J. C. ; CHAVES, F.. Curso de Empoderamento do pesquisador: inovação de metodologias para coleta e análise de dados científicos. 2017. Congresso
    10. FELISBINO, M. ; TORRES, Heloisa de Carvalho. Curso de Comunicação Científica em Saúde. 2017. Exposição
    11. PAGANO, A. S.; TORRES, H. C. ; REIS, Ilka Afonso. III Workshop Interinstitucional Modelagem da Linguagem no Desenvolvimento de Aplicativos Acessíveis para o Autocuidado em Saúde. 2017. Congresso
    12. REIS, I. A. ; TORRES, Heloisa de Carvalho ; PAGANO, A.. IV Workshop Interinstitucional Empodera Modelagem estatística no desenvolvimento e avaliação de estratégias educativas para o autocuidado em saúde. 2017. Congresso
    13. PAGANO, A. ; TORRES, Heloisa de Carvalho ; REIS, I. A. ; REIS, J. S.. Colóquio Ações Afirmativas em prol da Acessibilidade: Áudiodescrição. 2017. Congresso
    14. TORRES, Heloisa de Carvalho. Ciclo de Debates Empoderamento do Pesquisador para o desenvolvimento das práticas de autocuidado em diabetes Mellitus: abordagem por ligação telefônica. 2016. (Exposição).. . 0.
    15. CHAVES, F F ; TORRES, Heloisa de Carvalho. Ciclo de Debates: Diabetes Empowerment Scale Short- Form (DES- SF) validado para o Brasil: instrumento de avaliação da autoeficácia psicossocial em diabetes. 2016. Exposição
    16. TORRES, Heloisa de Carvalho; REIS, I. A. ; PAGANO, A. ; CHAVES, F. ; CECICLIO1, S. G.. II WORKSHOP INTERINSTITUCIONAL EMPODER@: Tecnologias de Comunicação Virtual Aplicadas ao Gerenciamento do Autocuidado em Condições Crônicas de Saúde. 2016. Congresso
    17. DIAS, A. L. F. ; TORRES, Heloisa de Carvalho. Modelo Lógico: Avaliação e Monitoramento para Programas Educativos em Saúde. 2016. Exposição
    18. TORRES, Heloisa de Carvalho; PAGANO, A. ; Reis, AR. I Workshop Análise de dados orientada para práticas educativas em doenças crônicas: mineração de textos e uso das ferramentas Poronto e Sobek. 2015. Congresso
    19. PAGANO, A. ; TORRES, Heloisa de Carvalho ; Reis, AR. I Workshop de Metodologia Científica ? Desenvolvimento de Práticas Educativas Empoderadoras em Diabetes Mellitus. 2015. Congresso
    20. TORRES, Heloisa de Carvalho; PAGANO, A. ; Reis, AR. Workshop Interinstitucional Empoder@ Inovação metodológica nas práticas educativas orientadas à autonomia no cuidado. 2015. Congresso
    21. PAGANO, A. ; TORRES, Heloisa de Carvalho ; Reis, AR. I Workshop sobre Mineração de Dados para aplicação em Análise de Conteúdo. 2014. Congresso
    22. CECILIO, S. G. ; TORRES, Heloisa de Carvalho. Videoconferência sobre A educação para o autocuidado em doença crônica: a nova perspectiva do empoderamento. 2014. Outro
    23. PAGANO, A. ; Reis, AR ; TORRES, Heloisa de Carvalho. Recursos de Referência Cruzada na Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. 2014. Outro
    24. TORRES, Heloisa de Carvalho; PINEZI, T. Z. M.. Lidando com o Diabetes. 2013. Outro
    25. TORRES, Heloisa de Carvalho; PAULA, DV ; Maia, MA ; BARROSO, RAA. IV Workshop em avaliação em saúde: Modelização. 2013. Congresso
    26. TORRES, Heloisa de Carvalho; Morgan, BS ; David, GF ; PAULA, DV ; CHAVES, FA ; Maia, MA ; CHAVES, F F ; MONTEIRO, N.C.L. ; CHAVES, P. ; Pereira, PF ; PAULA, M A ; VASCONCELLOS, P.L. ; Fortunato, JB. Avaliação da Efetividade de Programas Educativos em Saúde. 2012. Outro
    27. TORRES, Heloisa de Carvalho; VIEIRA, G.. Avaliação de Programas em Saúde- Avaliação das Competências Profissionais. 2011. Outro
    28. TORRES, Heloisa de Carvalho; VIEIRA, G. ; Santos, L.. Avaliação de Programas em Saúde Pública- Promoção e Educação em Saúde. 2010. Outro
    29. TORRES, Heloisa de Carvalho. Comemoração dos 75 Anos da Escola de Enfermagem da UFMG. 2008. (Outro).. . 0.
    30. TORRES, Heloisa de Carvalho. Auditoria e Acreditação nos Serviços de Saúde. 2007. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (3)
    • Heloisa de Carvalho Torres ⇔ Adriana Silvina Pagano (8.0)
      1. CARDOSO BARBOSA, HANNAH ; DE QUEIROZ OLIVEIRA, JOÃO ANTÔNIO ; MOREIRA DA COSTA, JOSIANE ; DE MELO SANTOS, REBECA PRISCILLA ; GONÇALVES MIRANDA, LEONARDO ; DE CARVALHO TORRES, HELOISA ; PAGANO, ADRIANA SILVINA ; PARREIRAS MARTINS, MARIA AUXILIADORA. Empowerment-oriented strategies to identify behavior change in patients with chronic diseases: an integrative review of the literature. PATIENT EDUCATION AND COUNSELING. v. XX, p. 2021.01.011, issn: 0738-3991, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. HOVADICK, ANA CAROLINA ; JARDIM, VIVIANE RODRIGUES ; PAÚL, CONSTANÇA ; Pagano, Adriana ; REIS, ILKA ; TORRES, HELOISA. Interventions to improve the well-being of family caregivers of patients on hemodialysis and peritoneal dialysis: a systematic review. PeerJ. v. 9, p. e11713, issn: 2167-8359, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. CHAVES, FERNANDA FIGUEREDO ; PARAÍSO, EMERSON CABRERA ; PAGANO, ADRIANA SILVINA ; REIS, Ilka Afonso ; SILVA, IVANI NOVATO ; TORRES, HELOÍSA CARVALHO. Elaboração, validação e adequação de protocolo para aplicativo em diabetes tipo 1. Acta Paulista de Enfermagem. v. 20, p. 1-12, issn: 0103-2100, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. CHAVES, FERNANDA AZEREDO ; CECILIO, Sumaya Giarola ; REIS, Ilka Afonso ; PAGANO, ADRIANA SILVINA ; TORRES, Heloísa de Carvalho. Tradução e adaptação cultural do Behavior Change Protocol para as práticas educativas em Diabetes Mellitus. Revista Latino-Americana de Enfermagem. v. 27, p. 128-204, issn: 0104-1169, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. CHAVES, FERNANDA FIGUEREDO ; CARVALHO, THAMIRIS LUCCHESI ABRANCHES DE ; PARAÍSO, EMERSON CABRERA ; PAGANO, ADRIANA SILVINA ; REIS, Ilka Afonso ; TORRES, HELOÍSA CARVALHO. Aplicativos para adolescentes com diabetes mellitus tipo 1: revisão integrativa da literatura. Acta Paulista de Enfermagem. v. 30, p. 565-572, issn: 0103-2100, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. FERNANDES, BÁRBARA SGARBI MORGAN ; REIS, Ilka Afonso ; PAGANO, ADRIANA SILVINA ; CECILIO, Sumaya Giarola ; TORRES, HELOISA DE CARVALHO. Construção, validação e adequação cultural do protocolo COMPASSO: Adesão ao autocuidado em diabetes. Acta Paulista de Enfermagem (UNIFESP. Impresso). v. 29, p. 421-429, issn: 0103-2100, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. TORRES, Heloísa de Carvalho (Org.) ; REIS, Ilka Afonso (Org.) ; PAGANO, ADRIANA (Org.). Empoderamento do Pesquisador nas Ciências da Saúde. 1 ed. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2015. v. 1, p. 250.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. TORRES, Heloísa de Carvalho ; PAGANO, ADRIANA ; REIS, Ilka Afonso ; Ferreguetti, Kícila ; CECILIO, Sumaya Giarola ; CHAVES, F. F. ; RODRIGUES, J. S. N. ; CASTRO, R. A. E. ; SA, A. M. ; GONCALVES, W.. Boas Práticas para a Pesquisa nas Ciências da Saúde. Em: Heloísa de Carvalho Torres; Ilka Afonso Reis; Adriana Silvina Pagano. (Org.). Empoderamento do Pesquisador nas Ciências da Saúde. 1ed.Belo Horizonte. : FALE. 2015.v. a, p. 129-143.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Heloisa de Carvalho Torres ⇔ Antônio Prates Caldeira (2.0)
      1. Gomes, L.M.X. ; Barbosa, T. L. A. ; Vieira, E.D.S. ; Vieira, L. J. T. ; Castro, K. P. A. N. ; Pereira, I. A. ; Caldeira, Antônio Prates ; Torres, H. C. ; Viana, M. B.. PERCEPTION OF COMMUNITY HEALTH CARE WORKERS ABOUT PATIENTS WITH SICKLE CELL DISEASE IN PRIMARY HEALTH CARE AFTER AN EDUCATIONAL INTERVENTION. Mediterranean Journal of Hematology and Infectious Diseases. v. 7, p. e2015031, issn: 2035-3006, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. GOMES, Ludmila Mourão Xavier ; VIANA, M. B. ; TORRES, Heloisa de Carvalho ; CALDEIRA, A. P.. Acesso e assistência aos portadores de anemia falciforme na atenção primária. Acta Paulista de Enfermagem (UNIFESP. Impresso). v. 27, p. 348-355, issn: 0103-2100, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Heloisa de Carvalho Torres ⇔ Renan Pedra de Souza (1.0)
      1. MARTINS, M. A. P. ; COSTA, J. M. ; MARCOLINO, M. S. ; TORRES, Heloisa de Carvalho ; RESENDE, R. E. ; BARBOSA, H. C. ; RIBEIRO, D. D.. Protocol of a clinical trial study involving educational intervention in patients treated with warfarin. MEDICINE. v. 98, p. e15829-0, issn: 0025-7974, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:43