Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Charbel Nino El Hani

Charbel El-Hani é Professor Titular do Instituto de Biologia, UFBA, onde coordena o Laboratório de Ensino, Filosofia e História da Biologia (LEFHBio). Bacharel em Ciências Biológicas pela UFBA (1992), Mestre em Educação pela UFBA (1996) e Doutor em Educação pela USP (2000). Fez pós-doutorado no Centro de Filosofia da Natureza e Estudos da Ciência, da Universidade de Copenhague, Dinamarca (2003-2004), com Claus Emmeche. Foi pesquisador visitante no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal, colaborando com Boaventura de Sousa Santos, de janeiro de 2020 a julho de 2021. Coordena o INCT em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (IN-TREE), financiado pelo CNPq, pela CAPES e pela FAPESB, que reúne 240 pesquisadores de 31 instituições brasileiras e 35 instituições estrangeiras. Coordena o evento de popularização da ciência Café Científico Salvador (https://cafecientificossa.blogspot.com) e escreve no Blog Darwinianas (https://darwinianas.com/), vinculado ao INCT IN-TREE. O laboratório está vinculado a comunidade de práticas com professores da educação básica municipal de Conde-BA, atuantes em escolas situadas em comunidades pesqueiras artesanais. Principais interesses de pesquisa: Pesquisa em Educação Científica, Filosofia da Biologia, Biologia Teórica (em especial, vinculada a Biologia Evolutiva, Ecologia, Conservação e Comportamento Animal) e História da Biologia. Na pesquisa em Educação Científica, o foco de suas investigações se situa no campo interdisciplinar de História, Filosofia e Ensino de Ciências, institucionalmente estruturado em torno do IHPST Group (https://ihpst.net/) e tendo como principal veículo o periódico Science & Education. É importante considerar que publicações em Filosofia da Biologia, Biologia Teórica e História da Biologia estão intimamente conectadas entre si e com estudos sobre educação científica. A título de exemplo, estudos filosóficos sobre propriedades emergentes e complexidade em sistemas vivos estão intimamente relacionados a estudos teóricos sobre redes complexas na mesma classe de sistemas, assim como a estudos educacionais sobre ensino de ecologia, genética e evolução, que se debruçam sobre complexidade dos modelos explicativos nessas ciências e dificuldades que acarretam nos contextos e nas práticas educacionais. Outro aspecto importante a ter em conta é que a pesquisa no laboratório coordenado pelo pesquisador tende a mover-se da compreensão e do diagnóstico para a intervenção no contexto educacional, devido à sua posição política e ética quanto ao modo como a pesquisa educacional deve ser conduzida e trazido a impactar a realidade. Tal intervenção, por sua vez, somente é feita, de acordo com a ética de pesquisa do laboratório, mediante laços colaborativos com professores atuantes, formando comunidades de prática, reunindo pesquisadores educacionais e professores-pesquisadores. Isso implica em alguns casos projetos e publicações com equipes de tamanho significativo, dado o engajamento de vários professores e o envolvimento com diversos contextos educacionais. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/8022297490892415 (26/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1B
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal da Bahia, Instituto de Biologia, Departamento de Biologia Geral. Rua Barão do Geremoabo, 147, Campus Universitário de Ondina. Ondina 40170290 - Salvador, BA - Brasil Telefone: (71) 32836568 Fax: (71) 32836511 URL da Homepage: https://www.gphfecb.ufba.br/
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2016-Atual. Pesquisa Etnoecologica, Educacional e de Conservacao e Inovacoes Pedagogicas em Comunidades Pesqueiras de Conde-BA
      Descrição: O projeto, realizado em comunidades de pescadores do litoral norte da Bahia (Siribinha e Poças, Município do Conde), tem como objetivos: (i) Realizar estudos sobre conhecimentos e práticas de comunidades de pescadores; (ii) Desenvolver trabalho de pesquisa, inovação e desenvolvimento em colaboração com professores locais, visando educação intercultural como diálogo de saberes, que possa aumentar autoestima de estudantes, contribuir para conservação de conhecimentos e práticas de pescadores e marisqueiras, e propiciar ambiente significativo para aprendizagem de assuntos escolares; (iii) Realizar oficinas sobre conservação ambiental, que possam resultar em projetos de conservação integrados ao desenvolvimento local (ICDPs) e abordagens de planejamento e manejo baseados na comunidade; (iv) Derivar de estudos teóricos e de campo um modelo de pesquisa e desenvolvimento inter- e transdisciplinar em comunidades tradicionais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Charbel Nino El Hani - Coordenador / Rosiléia Oliveira de Almeida - Integrante / Juliana Fonseca - Integrante / Esau Marlon Franco da Paz - Integrante / Rafael Piedade Félix - Integrante / Gabriela Vanegas De La Rosa - Integrante / Adielle Almeida - Integrante / David Ludwig - Integrante / Maria Salete Amorim - Integrante / Paride Bollettin - Integrante / Sidélia Teixeira - Integrante / Fábio Pessoa Vieira - Integrante / David Tng - Integrante / Hugh Lacey - Integrante / José Amorim Reis - Integrante / Vitor Maciel Renck - Integrante / Deborah Apgaua - Integrante / Jessica Sacramento da Hora - Integrante / Marisa Santos Lisboa - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Charbel Nino El Hani.
    2. 2016-Atual. Instituto Nacional de Ciencia e Tecnologia em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolucao (INCT IN-TREE)
      Descrição: O IN-TREE visa produzir e investigar a produção de conhecimento inter- e transdisciplinar em ecologia e evolução a partir da interação entre pesquisadores e estudantes brasileiros e estrangeiros e setores da sociedade brasileira, como órgãos ambientais e escolas. Com isso, atuará na fronteira do conhecimento, impactando de modo relevante esses campos científicos e contribuindo para a solução de problemas nacionais em áreas consideradas estratégicas nas políticas públicas de meio ambiente, CTI, educação e extensão universitária, e relacionadas a pelo menos dois dos temas estratégicos do edital. O IN-TREE inclui 154 pesquisadores e técnicos ambientais (20 deles bolsistas PQ do CNPq) de 49 laboratórios de 11 instituições brasileiras, principalmente do Nordeste, vinculados a 26 programas de pós-graduação (dos quais 10 possuem conceito entre 5 e 7) e 45 pesquisadores estrangeiros de 14 países. A rede de laboratórios associados ao IN-TREE desenvolverá 13 projetos temáticos (PT), abordando questões de pesquisa na fronteira do conhecimento em ecologia e/ou evolução a partir de uma diversidade de abordagens, incluindo: (a) procedimentos empíricos (de laboratório e de campo; mensurativos e manipulativos) e teóricos (modelagem conceitual, matemática, computacional, estatística, evolutiva) com foco em métodos, substâncias/moléculas, genes, fisiologia, desenvolvimento, indivíduos, comportamentos, plasticidade fenotípica, populações, filogenias, interações ecológicas, comunidades, ecossistemas, propriedades dos ecossistemas, serviços ecossistêmicos, sistemas socioecológicos, e impactos; (b) métodos relacionados às áreas da epistemologia, ética, educação, sociologia, antropologia, comunicação e economia; (c) metodologias participativos relacionadas à interação com a sociedade. Além disso, serão desenvolvidos cinco projetos integradores (PI), transversais aos projetos temáticos, que estimularão as equipes dos PT a adorar perspectivas inter- e transdisciplinares nos campos da modelagem, epistemologia/ética, interação com sociedade, comunicação e inovação. Uma série de estratégias, que incluem a atuação do Comitê Gestor, o uso de tecnologias de informação e comunicação, seminários, estabelecimento de comitês interdisciplinares de orientação e promoção de cursos serão adotadas pelo IN-TREE para catalisar a atuação interdisciplinar e transdisciplinar dos laboratórios. O IN-TREE possui um conjunto de ações de interação da sociedade que, para além da divulgação e popularização da ciência, estabelecerão estratégias de envolvimento de setores da sociedade na produção de conhecimento voltado para a solução de problemas, contribuindo para a implementação de políticas públicas e para o desenvolvimento social. Conta ainda com um PI especialmente voltado à prospecção de produtos e processos do Instituto que configurem inovação tecnológica e para criação de uma cultura de proteção à propriedade intelectual e transferência de tecnologia. Na equipe, incluímos apenas os coordenadores dos subprojetos e os orientandos e colaboradores do pesquisador (C. N. El-Hani), em vista do tamanho da equipe envolvida. No CV Lattes dos coordenadores de subprojetos, a equipe de cada subprojeto é listada.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (13) . Integrantes: Charbel Nino El Hani - Coordenador / Pedro Luís Bernardo da Rocha - Integrante / Fábio Pedro S F Bandeira - Integrante / Leila Costa Cruz - Integrante / Ana Maria Rocha de Almeida - Integrante / Nei de Freitas Nunes Neto - Integrante / Eduardo Mendes da Silva - Integrante / Washington de Jesus Sant'anna Franca da Rocha - Integrante / Blandina Felipe Viana - Integrante / Lia Midori Meyer Nascimento - Integrante / Francisco Carlos Rocha de Barros Junior - Integrante / Vanessa Carvalho dos Santos - Integrante / Fabiano de Souza Vieira - Integrante / Deborah Faria - Integrante / Claudia Sepulveda - Integrante / Leyla Mariane Joaquim - Integrante / Ítalo Nascimento de Carvalho - Integrante / Hilton Ferreira Japyassú - Integrante / Flora Souza Bacelar - Integrante / Danilo Boscolo - Integrante / Eduardo Mariano Neto - Integrante / Clarissa Machado Pinto Leite - Integrante / Leandro Martins de Freitas - Integrante / Vanessa Perpétua Garcia Santana Reis - Integrante / Roberta Smania Marques - Integrante / Natália Rodrigues da Silva - Integrante / Dália Melissa Conrado - Integrante / Arteaga, Juan Manuel Sánchez - Integrante / Rosiléia Oliveira de Almeida - Integrante / Mariângela Cerqueira Almeida - Integrante / Cássia Regina Reis Muniz - Integrante / Valter Alves Pereira - Integrante / Anna Cássia de Holanda Sarmento - Integrante / Maria da Conceição Lago Carneiro - Integrante / Tânia Costa Caldas - Integrante / Vânia Jaciara Bispo Costa - Integrante / Ana Paula Miranda Guimarães - Integrante / Ana Lucia Albuquerque Costa Pereira Amarante - Integrante / Emilio Lanna - Integrante / Paulo Inácio de Knegt López de Prado - Integrante / Wellington Bittencourt-dos-Santos - Integrante / Renata Pardini - Integrante / Ricardo Ferreira Machado - Integrante / Diego F. Valderrama-Pérez - Integrante / Victor Montalvão Moreno - Integrante / Lucas Medeiros Silva - Integrante / Lúcia Carvalho Neco - Integrante / Amanda Amantes - Integrante / Kátia de Araújo Carmo - Integrante / Vanderson de Souza Costa - Integrante / Rodolfo Porto - Integrante / Gustavo Crusoé - Integrante / Breno Pascal Brito - Integrante / Erika Patrícia Daza-Pérez - Integrante / Gustave Gilles Lopez - Integrante / Henrique Batalha Filho - Integrante / Priscila Silva de Figueiredo - Integrante / Talita Pereira Gomes - Integrante / Paula Carvalhal Lage von Buettner Ristow - Integrante / Fabiana Oliveira da Silva - Integrante / Lídia Maria Pires Soares Cardel - Integrante / Selene Siqueira da Cunha Nogueira - Integrante / Sérgio Luiz Gama Nogueira Filho - Integrante / Francisca Soares de Araujo - Integrante / Adriano de Oliveira Sampaio - Integrante / Cristina Maria Assis Lopes Tavares da Mata Hermida Quintella - Integrante / Felipe Lima - Integrante / Tasso Menezes - Integrante / Luana Poliseli Ramos - Integrante / Franco Porto - Integrante / Bruno Althoff - Integrante / Juliana Fonseca - Integrante / Jocenilda Guimarães dos Santos - Integrante / Rafael Piedade Félix - Integrante / Gabriela Vanegas De La Rosa - Integrante / Adielle Almeida - Integrante / Clara Dourado - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 51
      Membro: Charbel Nino El Hani.
    3. 2015-2017. Praticas educativas e de sustentabilidade no Projeto TAMAR
      Descrição: Esse projeto reúne três estudos que enfocam práticas educativas (formação de guias-mirins e planejamento e implementação de Centros de Visitantes) e de sustentabilidade (enfocando relação entre objetivos de conservação ambiental, sociais e econômicos) do Projeto TAMAR, realizados no âmbito do Mestrado Profissional em Ecologia Aplicada à Gestão Ambiental.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (3) . Integrantes: Charbel Nino El Hani - Coordenador / Gustave Gilles Lopez - Integrante / Gonzalo Eduardo Rostan - Integrante / Valéria Rocha França da Silva - Integrante. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Charbel Nino El Hani.
    4. 2012-2017. Virtudes e valores epistemicos e sociais na pesquisa ecologica
      Descrição: Estudos sobre o papel de virtudes e valores epistêmicos e sociais na pesquisa ecológica, na construção de modelos e juízos sobre teorias,. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Charbel Nino El Hani - Coordenador / Nei de Freitas Nunes Neto - Integrante / Ricardo Santos do Carmo - Integrante / Paulo Inácio de Knegt López de Prado - Integrante / Breno Pascal Brito - Integrante.
      Membro: Charbel Nino El Hani.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Prêmio CAPES de Tese 2017 - Menção Honrosa, CAPES.. 2017.
      Membro: Charbel Nino El Hani.
    2. Prêmio PUBLIC, Prêmio de Publicação do PIBIC-UFBA, concedido a trabalhos publicados oriundos de projetos de IC, concedido a Ricardo Santos do Carmo, orientado por Charbel Niño El-Hani, PIBIC, Pró-Reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação, UFBA.. 2011.
      Membro: Charbel Nino El Hani.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (1)
    1. Expert Meeting on Potential Studies of the IPCC Process.Participação como especialista em estudos da ciência em encontro do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC). 2015. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (20)
    1. PRESTES, M. E. B. ; EL-HANI, C. N. ; BOLKER, J. ; MARTINS, R. A. ; MONTEIRO, P. N. ; SANO, Paulo Takeo ; NAVAS, C.. International Society for the History, Philosophy and Social Studies of Biology (ISHPSSB) 2017 Meeting. 2017. Congresso
    2. EL-HANI, C. N.. I Congreso de la Asociación Iberoamericana de Filosofia de la Biología. 2012. (Congresso).. . 0.
    3. EL-HANI, C. N.; ROCHA, Pedro Luís Bernardo da. Simpósio Planejamento ambiental em escala regional. 2012. Congresso
    4. EL-HANI, C. N.. Simpósio Modelagem ecológica: bases teóricas e epistemológicas. 2012. (Congresso).. . 0.
    5. EL-HANI, C. N.; ROCHA, Pedro Luís Bernardo da ; BARROS JUNIOR, Francisco Carlos Rocha de ; ROCHA, Washington de Jesus Sant'anna Franca da ; CRUZ, Leila Costa. Simpósio "Problemas Ambientais do Estado da Bahia e a Contribuição da Pesquisa Ecológica". 2011. Outro
    6. EL-HANI, C. N.; CONCEICAO, S. ; SARAIVA, C. ; NERY, E. ; ROCHA, Pedro Luís Bernardo da ; MARIANO NETO, E. ; CRUZ, Leila Costa ; BARROS JUNIOR, Francisco Carlos Rocha de ; CARVALHO, G. C. ; ROCHA, Washington de Jesus Sant'anna Franca da ; FRANCA, F. ; VIANA, Blandina Felipe. Problemas Ambientais do Estado da Bahia: Detectando Questões para a Cooperação Universidade-Órgãos Ambientais. 2011. Outro
    7. EL-HANI, C. N.; ROCHA, Pedro Luís Bernardo da. Aproximando a Teoria Ecológica da Resolução de Problemas Ambientais. 2011. Congresso
    8. EL-HANI, C. N.. Simpósio "Modelagem Hierárquica". 2011. (Congresso).. . 0.
    9. EL-HANI, C. N.; FERREIRA, J. H.. Coordenação da arbitragem na linha "História, Filosofia e Sociologia da Ciência no ensino de Ciências", no VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). 2011. Congresso
    10. EL-HANI, C. N.; MARTINS, I. ; GIORDAN, M. ; MARANDINO, Martha ; BARRETO, C. L. ; ANGOTTI, José André Peres. VIII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I CIEC - Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciências. 2011. Congresso
    11. EL-HANI, C. N.. Simpósio "Epistemologia, Modelagem Matemática e a Construção de Modelos Preditivos em Ecologia. 2011. (Outro).. . 0.
    12. EL-HANI, C. N.; PAGAN, Acácio Alexandre. I Jornada de Debates sobre Ensino de Ciências e Educação Matemática. 2010. Congresso
    13. EL-HANI, C. N.; SOUZA, S. J. ; MEYER, Diogo. Organização e coordenação do Simpósio "Conceito de Gene: Questões Teóricas e Conseqüências Empíricas", no 56. Congresso Brasileiro de Genética. 2010. Outro
    14. EL-HANI, C. N.. Simpósio "Investigando o Ensino de Zoologia em Diferentes Aspectos" - XXVII Congresso Brasileiro de Zoologia. 2008. (Congresso).. . 0.
    15. EL-HANI, C. N.. Workshop sobre computação biologicamente orientada. 2006. (Congresso).. . 0.
    16. EL-HANI, C. N.. II Encontro Regional de Biologia do Nordeste. 2006. (Congresso).. . 0.
    17. EL-HANI, C. N.. A Filosofia da Ciência e a Ética na Formação de Cientistas e Professores de Ciências. 2002. (Outro).. . 0.
    18. EL-HANI, C. N.. X IOSTE Symposium - Rethinking Science and Technology Education to Meet the Demands for Future Generations in a Changing World. 2002. (Congresso).. . 0.
    19. EL-HANI, C. N.. Levels I: Property Emergence. 2001. (Outro).. . 0.
    20. EL-HANI, C. N.. VII Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia e I Simpósio Latinoamericano da IOSTE (International Organization for Science and Technology Education. 2000. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (8)
    • Charbel Nino El Hani ⇔ Renata Pardini (6.0)
      1. TRAVASSOS'BRITTO, BRUNO ; Pardini, Renata ; EL'HANI, CHARBEL N. ; Prado, Paulo I.. Towards a pragmatic view of theories in ecology. OIKOS. v. 130, p. 821-830, issn: 0030-1299, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. ROCHA, PEDRO LUÍS BERNARDO DA ; Pardini, Renata ; VIANA, BLANDINA FELIPE ; EL-HANI, CHARBEL N.. Fostering inter- and transdisciplinarity in discipline-oriented universities to improve sustainability science and practice. Sustainability Science. v. 15, p. 717-728, issn: 1862-4065, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. BERTUOL'GARCIA, DIANA ; Morsello, Carla ; N. EL'HANI, CHARBEL ; Pardini, Renata. Shared ways of thinking in Brazil about the science-practice interface in ecology and conservation. CONSERVATION BIOLOGY. v. 34, p. 449-461, issn: 0888-8892, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. GARCIA, D. B. ; MORSELLO, C. ; EL-HANI, C. N. ; PARDINI, R.. A conceptual framework for understanding the perspectives on the causes of the science-practice gap in ecology and conservation. BIOLOGICAL REVIEWS. v. 93, p. 1032-1055, issn: 1464-7931, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. ROCHA, PEDRO LUÍS BERNARDO DA ; EL-HANI, CHARBEL NIÑO ; RENATA, PARDINI. Extension as philosophy for bridging the research-implementation gap in the University. Revista CAITITU - aproximando pesquisa ecológica e aplicação. v. 1, p. 7-16, issn: 2318-504X, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. PARDINI, R. ; ROCHA, Pedro Luís Bernardo da ; El-Hani, Charbel N. ; PARDINI, F.. CHALLENGES AND OPPORTUNITIES FOR BRIDGING THE RESEARCH? IMPLEMENTATION GAP IN ECOLOGICAL SCIENCE AND MANAGEMENT IN BRAZIL. Em: Peter H. Raven; Navjot S. Sodhi; Luke Gibson. (Org.). Conservation Biology : Voices from the Tropics. 1ed.Oxford. : John Wiley & Sons, Ltd. 2013.v. 1, p. 77-85.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Charbel Nino El Hani ⇔ Roberto Fernandes Silva Andrade (4.0)
      1. Góes-Neto, Aristóteles ; Diniz, Marcelo V.C. ; CARVALHO, DANIEL S. ; BOMFIM, GILBERTO C. ; DUARTE, ANGELO A. ; BRZOZOWSKI, JERZY A. ; PETIT LOBÃO, THIERRY C. ; Pinho, Suani T.R. ; El-Hani, Charbel N. ; Andrade, Roberto F.S.. Comparison of complex networks and tree-based methods of phylogenetic analysis and proposal of a bootstrap method. PeerJ. v. 6, p. e4349, issn: 2167-8359, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. CARVALHO, D. S. ; ANDRADE, R. F. S. ; PINHO, S. T. R. ; GOES-NETO, A. ; LOBAO, T. C. P. ; BOMFIM, Gilberto Cafezeiro ; EL-HANI, C. N.. What are the Evolutionary Origins of Mitochondria? A Complex Network Approach. Plos One. v. 10, p. e0134988, issn: 1932-6203, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. Andrade, R. F. S.; GÓES-NETO, A. ; Rocha-Neto, Ivan C. ; Santos, Leonardo B.L. ; de Santana, Charles N. ; Diniz, Marcelo V.C. ; Lobão, Thierry Petit ; Pinho, Suani T. R. ; El-Hani, Charbel N.. Detecting Network Communities: An Application to Phylogenetic Analysis. PLOS Computational Biology (Online). v. 7, p. e1001131, issn: 1553-7358, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. Góes-Neto, Aristóteles ; Diniz, Marcelo V.C. ; Santos, Leonardo B.L. ; PINHO, S. T. R. ; Pinho, Suani T.R. ; MIRANDA, José Garcia Vivas ; Lobao, Thierry Petit ; Borges, Ernesto P. ; El-Hani, Charbel Niño ; Andrade, Roberto F.S.. Comparative protein analysis of the chitin metabolic pathway in extant organisms: A complex network approach. Biosystems (Amsterdam. Print). v. 101, p. 59-66, issn: 0303-2647, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Charbel Nino El Hani ⇔ Paulo Inácio de Knegt López de Prado (2.0)
      1. TRAVASSOS'BRITTO, BRUNO ; Pardini, Renata ; EL'HANI, CHARBEL N. ; Prado, Paulo I.. Towards a pragmatic view of theories in ecology. OIKOS. v. 130, p. 821-830, issn: 0030-1299, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. Prado, Paulo Inácio; EL-HANI, CHARBEL N.. Blaming the words ?population? and ?community? has outlived its usefulness in ecology - a reply to Magnusson (2013). Natureza & Conservação. v. 11, p. 99-102, issn: 1679-0073, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Charbel Nino El Hani ⇔ José Garcia Vivas Miranda (2.0)
      1. DEOLIVEIRA, CAPRICE G.L. ; MIRANDA, José Garcia Vivas ; JAPYASSÚ, HILTON F. ; EL-HANI, C. N.. Using Zipf-Mandelbrot law and graph theory to evaluate animal welfare. PHYSICA A-STATISTICAL MECHANICS AND ITS APPLICATIONS. v. 492, p. 285-295, issn: 0378-4371, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. Góes-Neto, Aristóteles ; Diniz, Marcelo V.C. ; Santos, Leonardo B.L. ; PINHO, S. T. R. ; Pinho, Suani T.R. ; MIRANDA, José Garcia Vivas ; Lobao, Thierry Petit ; Borges, Ernesto P. ; El-Hani, Charbel Niño ; Andrade, Roberto F.S.. Comparative protein analysis of the chitin metabolic pathway in extant organisms: A complex network approach. Biosystems (Amsterdam. Print). v. 101, p. 59-66, issn: 0303-2647, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Charbel Nino El Hani ⇔ Valeria de Matos Borges (1.0)
      1. EL-HANI, C. N.; BORGES, V. M. ; WANDERLEY, J. L. M. ; BARCINSKI, M. A.. Apoptosis and apoptotic mimicry in Leishmania: an evolutionary perspective. Frontiers in Cellular and Infection Microbiology. v. 2, p. a96, issn: 2235-2988, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Charbel Nino El Hani ⇔ Ulysses Paulino de Albuquerque (1.0)
      1. ALBUQUERQUE, ULYSSES PAULINO; EL-HANI, CHARBEL. In a world in shadows and flames scientists and laypeople need better understanding of how science works. Ethnobiology and Conservation. v. 10, p. 1-4, issn: 2238-4782, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Charbel Nino El Hani ⇔ Eduardo Mariano Neto (1.0)
      1. NERY, EMANOELA RODRIGUES AMORIM ; SARAIVA, CAMILA SILVA ; CRUZ, LEONÍDIA MARIA SERRETTI ; SOUZA, MAÍRA MIELE OLIVEIRA RODRIGUES ; GOMES, FRANCISCO SANCHES ; EL-HANI, CHARBEL NIÑO ; MARIANO-NETO, EDUARDO. The restoration concept in the scientific literature and in the Brazilian law. Revista CAITITU - aproximando pesquisa ecológica e aplicação. v. 1, p. 43-56, issn: 2318-504X, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Charbel Nino El Hani ⇔ Paulo Alves Porto (1.0)
      1. Baia, F. A. S. P. ; Garay, F. R. ; PORTO, P. A. ; El-Hani, C. N. ; Oki, M. C. M.. O real e o anti-real nos trabalhos de D. Mendeleev: implicações para o ensino e a aprendizagem da química. Em: 1ª Conferência Latinoamericana do International History, Philosophy, and Science Teaching Group (1ª IHPST-LA), 2010, São Sebastião-SP. 1ª Conferência Latinoamericana do International History, Philosophy, and Science Teaching Group (1ª IHPST-LA) - Caderno de Resumos. São Paulo-SP: Instituto de Física de São Carlos e Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, v. 1, p. 40-40, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:21:28