Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Mario Henrique Ogasavara

Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Adminsitração (PPGA) da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). Ph.D. in Management pela University of Tsukuba (Japão), Pós-doutorado na National University of Singapore (Cingapura), Pesquisador Colaborador da Universidade de Brasília (UnB). Bolsista Produtividade CNPq - Nível 2 para o período 2019-2021. Coordenador Adjunto do ProAsia - Programa de Estudos Asiáticos (FEA/USP). Pesquisador Associado do Observatório de Multinacionais da ESPM. Foi Professor Visitante da University of Deggendorf (Alemanha) e atualmente Avocational Lecturer da Steinbeis University (Alemanha). Professor Convidado da Fundação Dom Cabral (Executive MBA). Atuou na Divisão ESO (Estratégia em Organizações) da ANPAD como Coordenador da Divisão (2018-2020), Membro do Comitê Científico (2013-2017), e Líder de tema (2011-2012). Eleito como um dos Program Chairs da AIB-LAC - Academy of International Business, Latin America and the Caribbean Chapter (2022-2024). Atuou como Track chair nos congressos internacionais: (i) AIB-LAT Academy of International Business - Latin American Chapter (2017-2018); (ii) SMLA ? Strategic Management in Latin America (2019); (iii) EIBA - European International Business Academy (2015). Coordenador de Área no Brasil da SGBED (Society for Global Business & Economic Development). Atuou como Guest-Editor do Journal of Business Research (Elsevier). Membro do Corpo Editorial da RAE (Revista de Administração de Empresas), International Journal of Multinational Corporation Strategy, International Journal of Comparative Management e da Revista Ibero-Americana de Estratégia - RIAE. Editor Científico da Revista Internext na Área de Operações e Estratégia Internacional. Revisor de periódicos acadêmicos internacionais (Journal of Business Research, Asian Business & Management, Latin American Business Review, Brazilian Administration Review, Brazilian Business Review, Tourism and Hospitality Research, Canadian Journal of Administrative Sciences, International Journal of Human Resources Development and Management) e periódicos acadêmicos nacionais (RAE, Internext, BASE, Revista de Negócios, Revista Ciências Administrativas). Seus interesses de pesquisas são estratégias de internacionalização de empresas, inovação e performance de empresas multinacionais, modos de entrada, joint ventures, empresas asiáticas e brasileiras. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/7985065366684340 (13/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Escola Superior de Propaganda e Marketing, Programa de Mestrado e Doutorado em Gestão Internacional - PMDGI. Rua Doutor Álvaro Alvim 123 Vila Mariana 04018010 - São Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 50854689
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Administração
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (10)
    1. 2019-Atual. [CNPq Bolsa Produtividade 308007/2018-2] Estrategia de localizacao de subsidiarias estrangeiras em nivel subnacional
      Descrição: O tópico sobre internacionalização de empresas há muito tempo vem despertado grande interesse tanto na área acadêmica como também no contexto empresarial. Diversos estudos têm contribuindo para o desenvolvimento da literatura em Negócios Internacionais na questão de localização, particularmente no que tange ao investimento estrangeiro para examinar a estratégia de internacionalização de empresas multinacionais. Pesquisas anteriores têm tradicionalmente tratado a localização a nível país (nível macro) com estudos que incluem as análises em economias desenvolvidas e em mercados emergentes. Entretanto, estes estudos não propiciaram uma diferenciação mais precisa das nuances locacionais no escopo geográfico, que difere do nível país e suas fronteiras nacionais. Há uma carência de trabalhos que investiguem as estratégias e o impacto causado no processo de internacionalização em um contexto de nível subnacional (nível micro). Em outras palavras, as empresas multinacionais instalam suas unidades em alguma cidade de uma determinada nação. Há diferenças significativas no mesmo país quando se leva em consideração um contexto subnacional. Esta dimensão subnacional revela importantes variações que ocorrem em regiões, cidades, distritos ou aglomerações dentro de um país que são importantes para analisar que impactos relacionados aos atributos de empresas multinacionais e do lugar exercem sobre a escolha de localização do investimento estrangeiro direto. No intuito de preencher esta lacuna, o presente estudo pretende utilizar dados em nível de subsidiária estrangeira para investigar quais as estratégias de localização adotadas por empresas multinacionais no nível subnacional. A fundamentação teórica considera a literatura sobre vantagens específicas da localização com base no paradigma eclético; vantagens específicas da firma e de suas subsidiárias com base na teoria baseada em recursos; aspectos institucionais e decisões em dois níveis: nacional e subnacional. A metodologia contempla análise quantitativa de dados secundários de operações de subsidiárias estrangeiras de empresas multinacionais japonesas. Esta base de dados vem sendo utilizada em pesquisas acadêmicas em Negócios Internacionais, visto que consiste em uma das únicas bases de dados que fornece informações detalhadas no nível de subsidiária. A grande maioria das bases disponíveis fornece dados consolidados da empresa matriz, não sendo possível ter em detalhe as operações de suas subsidiárias estrangeiras. Com isto, consiste em uma grande oportunidade de analisar de forma empírica os dados mais precisos de operações internacionais em nível subnacional. O resultado desta pesquisa propiciará uma contribuição significativa para a literatura em Negócios Internacionais e preencher a lacuna mencionada por alguns autores da ausência de trabalhos na área que analisam o processo de internacionalização a nível subnacional. Adicionalmente, poderá trazer informações relevantes para políticas públicas para criação e desenvolvimento de cidades na atração de investimento direto estrangeiro.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Mario Henrique Ogasavara - Coordenador / Paulo Kazuhiro Izumi - Integrante / Flávio Jorge Freire D. Andrade Battistuzzo - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Mario Henrique Ogasavara.
    2. 2014-2016. [CNPq - Chamada Ciencias Humanas & Sociais 22/2014, Projeto No. 470382/2014-7] Cadeia Global de Valor do Carro Eletrico: Principais Caracteristicas e Oportunidades para a Industria Brasileira
      Descrição: Os desenvolvimentos recentes dos sistemas de propulsão elétricos estão causando uma revolução nos meios de transporte urbanos. O armazenamento de energia elétrica tem sido de interesse da ciência e da tecnologia pela multiplicidade de soluções que dependem dessa função. Identificar a cadeia global de valor dos veículos leves urbanos nas versões de propulsão elétrica é o foco principal desta proposta de investigação. Além disso, prospecta-se junto a especialistas brasileiros a potencial participação do Brasil nessa cadeia em consolidação. Esta pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, investigará o desenvolvimento dos carros elétricos nos países onde a indústria encontra-se mais avançada, isto é, Alemanha, China, Coreia do Sul e Japão. Entrevistas semiestruturadas com especialistas, das áreas de PD dos principais players envolvidos com o desenvolvimento dos carros elétricos nos mercados alemão, chinês, japonês, sul-coreano e prospectivamente no brasileiro, serão parte importante na obtenção de dados primários sobre o assunto. Dados secundários serão compilados a partir da literatura especializada e de publicações técnicas. A partir deste estudo, espera-se discutir peculiaridades da nova cadeia global de valor em processo de consolidação e ampliar o conhecimento sobre as possibilidades e alternativas de desenvolvimento da emergente indústria dos carros elétricos no Brasil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mario Henrique Ogasavara - Integrante / Masiero, Gilmar - Coordenador / Ailton Conde Jussani - Integrante.
      Membro: Mario Henrique Ogasavara.
    3. 2013-2016. [CNPq - Chamada Ciencias Humanas & Sociais 22/2014, Processo 470392/2014-2] Internacionalizacao de empresas em tempos de crise: as experiencias das estrategias adotadas em subsidiarias estrangeiras
      Descrição: O atual movimento de internacionalização de empresas multinacionais no mundo tem despertado interesse tanto na área acadêmica como também de empresários e investidores. Diversos estudos vêm contribuindo para o desenvolvimento da literatura em Negócios Internacionais. Entretanto, há uma carência de trabalhos que investiguem em detalhe as estratégias e o impacto causado no processo de internacionalização em período de crise econômica. Há um número grande de trabalhos que analisaram a questão da crise utilizando dados em nível de país (country-level data) para verificar o impacto e a reação de governos específicos. Estudos que utilizam dados em nível de empresa (firm-level data) ainda são em número reduzido, sendo boa parte focada na crise asiática. A literatura vem clamando por um número maior de pesquisas que analisem longitudinalmente o impacto das recentes crises econômicas na internacionalização de empresas. No intuito de preencher esta lacuna, o presente estudo pretende utilizar a experiência da internacionalização de empresas japonesas, através de dados em nível de subsidiária (subsidiary-level data), para investigar quais as estratégias adotadas em períodos de crises econômicas. A base teórica será baseada na literatura de flexibilidade estratégica, visão baseada em recursos, competências e capacidades dinâmicas, gestão de expatriação, modos de entrada, pós-entrada, desinvestimento e expansão internacional entre outros. A metodologia será baseada em análise quantitativa de dados longitudinais (panel data) utilizando dados secundários publicados em língua japonesa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . Integrantes: Mario Henrique Ogasavara - Coordenador / Masiero, Gilmar - Integrante / Márcia Zabdiele Moreira - Integrante / Felipe Mendes Borini - Integrante / Matheus Baldo Cordeiro - Integrante / Fábio Cassio de Souza - Integrante. Financiador(es): Centro de Altos Estudos da ESPM - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Mario Henrique Ogasavara.
    4. 2013-Atual. Estrategia e Inovacao do Processo de Internacionalizacao de Empresas Multinacionais e Subsidiarias Estrangeiras
      Descrição: Este projeto de pesquisa visa aprofundar o conhecimento de como vem ocorrendo a formulação e implantação de estratégias e inovação no processo de internacionalização das empresas multinacionais e suas subsidiárias estrangeiras. Busca assim conhecer melhor as estratégias e suas inovações, formas de entrada, performance, problemas deparados, atividades pós-entrada das subsidiárias e situações de desinvestimentos. O estudo baseia-se em dados primários e secundários de empresas multinacionais estrangeiras e brasileiras.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . Integrantes: Mario Henrique Ogasavara - Coordenador / Masiero, Gilmar - Integrante / Felipe Mendes Borini - Integrante / Marcos Amatucci - Integrante / Pierre Ribeiro de Siqueira - Integrante / Fábio Cassio de Souza - Integrante / Paulo Kazuhiro Izumi - Integrante / Zake Sabbag Neto - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Outra / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Mario Henrique Ogasavara.
    5. 2012-2014. Um estudo sobre a estrategia de expatriacao das empresas transnacionais: Um estudo das subsidiarias japonesas
      Descrição: Investigar os desafios da designação internacional que os expatriados e as empresas transnacionais japonesas (ETNs) enfrentam ao buscarem se inserir e atuar no mercado internacional. Investigar as estratégias de expatriação; Verificar os moderadores da estratégia de expatriação; Analisar a relação entre estratégia de expatriação e performance;. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Mario Henrique Ogasavara - Coordenador / Márcia Zabdiele Moreira - Integrante.
      Membro: Mario Henrique Ogasavara.
    6. 2012-2013. Projeto em Negocios Sociais
      Descrição: O presente projeto tem o intuito de conciliar o desenvolvimento sustentável com negócios sociais, visando envolver o tripé ensino, pesquisa e extensão através do conceito de Service Learning. A proposta do Service Learning desafia a noção tradicional de ensino e aprendizado. Service Learning é uma abordagem de educação experiencial que envolve aprendizado recíproco, ou seja, o provedor e o receptor do serviço são ambos beneficiados pelas atividades. É um ensino colaborativo e uma estratégia de aprendizado que visa promover o desenvolvimento acadêmico, crescimento pessoal e o compromisso civil. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Mario Henrique Ogasavara - Coordenador / Luciano Barin-Cruz - Integrante / Regina Yoshie Matsue - Integrante / Fátima Regina Ney Matos - Integrante / Luís Felipe Machado do Nascimento - Integrante / Raimunda Magalhães da Silva - Integrante / Maria Alix Leite Araujo - Integrante / Marlei Pozzebon - Integrante / Johannes Hirata - Integrante / Patrícia Tometich - Integrante / Renata Fernandes Guzzo - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Mario Henrique Ogasavara.
    7. 2010-2013. A Experiencia de Internacionalizacao das Empresas Brasileiras e Asiaticas
      Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo geral aprimorar o conhecimento do processo de internacionalização das multinacionais brasileiras que vem despertando grande interesse e destaque do público em geral. Visa analisar e comparar as experiências de internacionalização das empresas transnacionais provenientes de países asiáticos, que demonstraram nas últimas décadas um elevadíssimo grau de inserção em diversos mercados internacionais, inclusive o brasileiro. A análise da experiência asiática tem o intuito de poder aprofundar o conhecimento sobre as estratégias e funcionamento de uma multinacional da Ásia, mas principalmente fornecer dados e informações às empresas brasileiras que possibilitem um aprendizado maior no que se refere ao processo de internacionalização de mercados. Estas informações serão de extrema importância principalmente para aquelas empresas que estão iniciando o processo de internacionalização, com especial atenção para o desenvolvimento das empresas da região Nordeste. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Mario Henrique Ogasavara - Coordenador / Masiero, Gilmar - Integrante / Antônia Lais Costa Araújo - Integrante / Marcel Welsen - Integrante. Financiador(es): Banco do Nordeste do Brasil - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 11
      Membro: Mario Henrique Ogasavara.
    8. 2010-2012. Processo de Internacionalizacao de Empresas: A Experiencia de Empresas Multinacionais Brasileiras e Asiaticas
      Descrição: Este projeto de pesquisa visa aprofundar o conhecimento de como vem ocorrendo o processo de internacionalização das empresas nacionais (de grande, médio e pequeno porte), buscando conhecer melhor as estratégias, formas de entrada, performance, problemas deparados, atividades pós-entrada das subsidiárias e situações de desinvestimentos. Apesar do fenômeno recente das multinacionais brasileiras, há de se destacar que as empresas nacionais não conseguiram acompanhar a evolução dos investimentos de multinacionais asiáticas que de longe apresentaram um grande destaque no cenário mundial nas últimas décadas. Assim, este estudo visa também analisar e comparar as experiências de internacionalização das empresas transnacionais provenientes de países asiáticos, que são os grandes exportadores, globalizadores e regionalizadores do mundo. A análise da experiência asiática tem o intuito de poder aprofundar o conhecimento sobre as estratégias e funcionamento de uma multinacional originária da Ásia, mas principalmente fornecer dados e informações às empresas brasileiras que possibilitem um aprendizado maior no que se refere ao processo de internacionalização de mercados. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Mario Henrique Ogasavara - Coordenador / Masiero, Gilmar - Integrante / Mabel Martins Lima - Integrante / Paulo Giovanni Nogueira de Lima - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Mario Henrique Ogasavara.
    9. 2010-2011. Estudo da competitividade socioambiental dos setores eletro-eletronico, quimico e metal-mecanico da China
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo analisar a competitividade socioambiental (dimensão do trabalho e dimensão ambiental) das empresas chinesas nos setores eletro-eletrônico, químico e metal-mecânico. A equipe responsável pelo projeto é composta de um grupo de pesquisadores da Universidade de São Paulo, também vinculados à Fundação Instituto de Administração (FIA) e outro pesquisador especializado em estudos asiáticos da Universidade de Fortaleza. A FIA é uma entidade privada sem fins lucrativos, estabelecida em 1980 por iniciativa de professores do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). A equipe sênior do projeto conta com uma rede de contatos em universidades, empresas e associações empresarias chinesas como apoio do trabalho de campo. O estudo será elaborado em três etapas: I. Prospecção e análise de dados secundários para a elaboração de 3 estudos setoriais da competitividade socioambiental dos setores eletro-eletrônico, químico e metal-mecânico da China; II. Levantamento e análise de dados primários para a elaboração de 9 estudos de caso sobre a competitividade socioambiental das empresas chinesas nos três setores acima mencionados; e III. Elaboração do Relatório Final com análises acerca da competitividade socioambiental das empresas chinesas dos setores eletro-eletrônico, químico e metal-mecânico. O projeto será desenvolvido contando com uma equipe composta por cinco pesquisadores seniores e cinco pesquisadores juniores (mestres, doutorandos ou pós-doutorandos).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Mario Henrique Ogasavara - Integrante / Masiero, Gilmar - Coordenador / Moacir de Miranda Oliveira Junior - Integrante / Guilherme Ary Plonski - Integrante / Isak Kuglianskas - Integrante.
      Membro: Mario Henrique Ogasavara.
    10. 2010-Atual. Internacionalizacao das Franquias Brasileiras
      Descrição: Este projeto de pesquisa consiste na compreensão do fenômeno de internacionalização das franquias brasileiras. Apesar da proliferação dos estudos sobre franquias, poucos estudos analisam o processo de internacionalização. Nesse aspecto, o que chama a atenção dos pesquisadores é que o Setor de Franquias tem tipo um crescimento acelerado nós últimos anos, porém o volume de franquias internacionalizadas aumenta em um ritmo mais lento. Como objetivos destacamos: 1) Retratar a realidade vivenciada pelas franquias brasileiras em seus processos de internacionalização; 2) Analisar o que poderia ser aprimorado comparando este processo com o vivenciado por franquias de sucesso no mercado global. Esse objetivo será contemplado por meio de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com o método entrevistas em profundidade com proprietários/responsáveis pela internacionalização das franquias estudadas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Mario Henrique Ogasavara - Integrante / Felipe Mendes Borini - Integrante / Thelma Valéria Rocha - Coordenador / Eduardo Eugênio Spers - Integrante / Daniela Khauaja - Integrante / Pedro Lucas de Resende Melo - Integrante / Victor Ragazzi Isaac - Integrante / Maria Adriana de Andrade Camargo - Integrante. Financiador(es): Associação Brasileira de Franchising - Cooperação / Fundação Bradesco - Auxílio financeiro.
      Membro: Mario Henrique Ogasavara.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (15)
    1. 2021 AIB-LAC Best Paper Award by Authors from Latin America and the Caribbean, AIB-LAC (Academy of International Business, Latin American and the Caribbean Chapter).. 2021.
      Membro: Mario Henrique Ogasavara.
    2. Palgrave Macmillan AJBS Best Paper Award 2021, AJBS (Association of Japanese Business Studies).. 2021.
      Membro: Mario Henrique Ogasavara.
    3. XXIII SemeAD 2020 - Melhor Avaliador da Área de Estratégia em Organizações, FEA/USP.. 2020.
      Membro: Mario Henrique Ogasavara.
    4. Outstanding Reviewer for 2017-2018 - International Journal of Comparative Management, Inderscience Publishers.. 2019.
      Membro: Mario Henrique Ogasavara.
    5. 2018 SGBED Best Paper Award, Society for Global Business and Economic Development (SGBED).. 2018.
      Membro: Mario Henrique Ogasavara.
    6. 2018 Emerald Literati Awards - ?Going global in groups: a relevant market entry strategy??, Emerald Publisher.. 2018.
      Membro: Mario Henrique Ogasavara.
    7. EADA Martin Rahe Best Paper Award - 2016 SGBED Conference, Society for Global Business and Economic Development (SGBED).. 2016.
      Membro: Mario Henrique Ogasavara.
    8. Best Paper Award - 2015 AIB-LAT Fifth Annual Conference, Santiago (Chile), AIB-LAT (Academy of International Business, Latin America Chapter).. 2015.
      Membro: Mario Henrique Ogasavara.
    9. Prêmio ANPAD 2014 - Melhor Divisão Acadêmica do EnANPAD 2014 - Membro do Comitê Científico, ANPAD (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração).. 2014.
      Membro: Mario Henrique Ogasavara.
    10. Certificate of Recognition for involvement in B.B.A.- M.Sc. Campus Abroad Brazil, HEC Montreal (Canadá).. 2013.
      Membro: Mario Henrique Ogasavara.
    11. Best Paper Award - Meilleure Communication - International Business Area, ASAC (Administrative Science Associtaion of Canada).. 2012.
      Membro: Mario Henrique Ogasavara.
    12. 3o. Lugar Àrea de Ciências Sociais Aplicadas - XI Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade de Fortaleza, Universidade de Fortaleza.. 2011.
      Membro: Mario Henrique Ogasavara.
    13. Destaque Unifor 2011 - Menção Honrosa, Universidade de Fortaleza.. 2011.
      Membro: Mario Henrique Ogasavara.
    14. 1o. Lugar na Sessão Oral na área de Ciências Sociais Aplicadas - X Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade de Fortaleza, Universidade de Fortaleza.. 2010.
      Membro: Mario Henrique Ogasavara.
    15. Destaque Unifor 2010 - Menção Honrosa, Universidade de Fortaleza.. 2010.
      Membro: Mario Henrique Ogasavara.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (130)
    1. 2021 AIB Annual Meeting. Sequential Investments and the Survival of Foreign Subsidiaries in the Context of Institutional Theory. 2021. (Congresso).
    2. 2021 AIB-LAC. Sequential Investments and the Survival of Foreign Subsidiaries in the Context of Institutional Theory. 2021. (Congresso).
    3. 33rd AJBS Annual Conference. Sequential Investments and the Survival of Foreign Subsidiaries in the Context of Institutional Theory. 2021. (Congresso).
    4. IX ENCONTRO DE MARKETING DA ANPAD - EMA. Conexão do self com as marcas de luxo de moda "Made In Italy" no mercado brasileiro. 2021. (Congresso).
    5. XLV Encontro da ANPAD ? EnANPAD 2021. Rotas de internacionalização da inovação brasileira na área de saúde: Convergências e divergências demonstradas por patentes em tecnologia médica. 2021. (Congresso).
    6. 2020 AIB Annual Meeting. The impact of firm-, national- and subnational-level advantages on FDI location in global cities of emerging economies. 2020. (Congresso).
    7. IX Encontro de Estudos em Estratégia - 3Es. Institutional distances and entry modes of multinational companies into foreign countries: a systematic literature review. 2020. (Congresso).
    8. XLIV Encontro da ANPAD (EnANPAD). A Influência das Distâncias Institucionais e Localização na Governança das Joint Ventures Internacionais. 2020. (Congresso).
    9. XXIII SEMEAD. Institutional distances and entry modes of multinational companies into foreign countries: a systematic literature review. 2020. (Congresso).
    10. XXIII SEMEAD. A Influência das Distâncias Institucionais e Localização na Governança das Joint Ventures Internacionais. 2020. (Congresso).
    11. 16th SGBED International Conference. Sequential foreign direct investment in the international business research: Systematic review and future direction. 2019. (Congresso).
    12. 16th SGBED International Conference. Korean Wave as transformer of the nation branding and the impact on the visibility of Korean brands in Brazil. 2019. (Congresso).
    13. 16th SGBED International Conference. Internationalization of Chinese company of medical devices products in Brazil. 2019. (Congresso).
    14. 16th SGBED International Conference. Determinants of subnational location of foreign direct investment in emerging economies. 2019. (Congresso).
    15. 2019 SMLA Conference (Strategic Management Latin America). Sequential investments in the study of international business: Iimportance, research results and future directions. 2019. (Congresso).
    16. 32nd AJBS Annual Conference. Host country corruption, regional experience and internationalization speed of multinational enterprises through subsidiaries. 2019. (Congresso).
    17. 45th EIBA Annual Conference. Expatriate Management in the Strategy of Internationalization of Companies: An Analysis of ?WHO?. 2019. (Congresso).
    18. 8o SEMIC - Seminário de Iniciação Científica ESPM.Hallyu como transformadora da Imagem País e o impacto na Imagem Produto e no conhecimento das marcas coreanas no Brasil. 2019. (Seminário).
    19. XLIII EnANPAD. Determinantes de localização subnacional do investimento direto estrangeiro em economias emergentes. 2019. (Congresso).
    20. XLIII EnANPAD. O uso de programação baseada em agentes no estudo da dinâmica da transferência de conhecimento em redes de empresas. 2019. (Congresso).
    21. 8th AIB-LAT Annual Conference. The influence of the use of strategic alliances in internationalization: A case study of Stefanini IT Solutions. 2018. (Congresso).
    22. 8th AIB-LAT Annual Conference. The expatriation strategy of multinational enterprises? subsidiaries in Latin America during post-2008 economic crisis. 2018. (Congresso).
    23. 8th AIB-LAT Annual Conference. The entry mode of foreign infrastructure players in Brazil: Understanding the case of airports. 2018. (Congresso).
    24. Sao Paulo SMS Special Conference. Country image and the soft power on the internationalization of cultural products. 2018. (Congresso).
    25. Sao Paulo SMS Special Conference. What explains the ownership level of foreign subsidiaries? Effects of experiential knowledge and cross-national distances. 2018. (Congresso).
    26. 2017 - 3Es. Determinantes de localização subnacional do investimento estrangeiro direto: Revisão e proposição de estrutura conceitual. 2017. (Congresso).
    27. 2017 - 3Es. Avaliação do impacto do ambiente institucional e experiência internacional na velocidade de internacionalização. 2017. (Congresso).
    28. 2017 EAMSA Conference. Experiential knowledge effect on cross-national distances for ownership level: The case of Japanese subsidiaries in European emerging markets. 2017. (Congresso).
    29. 7th Annual Conference AIB-LAT 2017. The global value chain of electric vehicles in Japan and South Korea and the integration prospects of Brazil. 2017. (Congresso).
    30. 7th Annual Conference AIB-LAT 2017. Subsidiary productivity of non-conventional ownership structures of joint ventures established by multinational firms in Latin America. 2017. (Congresso).
    31. 7th Annual Conference AIB-LAT 2017. Do Institutions Matter In South?South Establishment Mode Choice?. 2017. (Congresso).
    32. 7th Annual Conference AIB-LAT 2017. Incentives and outward foreign direct investment: the case of Brazilian companies investing abroad. 2017. (Congresso).
    33. I Seminário sobre Internacionalização de Empresas e de Negócios.Teorias e casos de internacionalização de empresas. 2017. (Seminário).
    34. VI Seminário de Dissertações PMDGI. 2017. (Seminário).
    35. XX SEMEAD. Determinantes de localização subnacional do investimento estrangeiro direto: Revisão e proposição de estrutura conceitual. 2017. (Congresso).
    36. XX SEMEAD. The entry mode of foreign infrastructure players in Brazil: Understanding the case of airports. 2017. (Congresso).
    37. 14th SGBED Conference. Foreign Direct Divestment in the Water Sector in Brazil: In Search of the Causes. 2016. (Congresso).
    38. 14th SGBED Conference. The Determinants of Expatriation Strategy of Foreign Subsidiaries in Emerging Markets during Post-2008 Economic Crisis. 2016. (Congresso).
    39. 14th SGBED Conference. Foreign Subsidiaries? Attributes and the Location Strategy of Multinational Firms in Global Cities in Emerging Markets. 2016. (Congresso).
    40. 14th SGBED Conference. Risk management on attracting FDI to infrastructure projects in emerging markets: A conceptual model. 2016. (Congresso).
    41. 14th SGBED Conference. The Impact of Internal and External Aspects on Foreign Subsidiaries? Performance during Economic Crisis. 2016. (Congresso).
    42. 14th SGBED Conference. A Link Between the Acculturation Process and Project Management Maturity Model (PMMM) in a Cross-Border MA: A Case Study of an Acquisition of a Brazilian Firm in the Automobile Industry. 2016. (Congresso).
    43. 14th SGBED Conference. The Impact of Institutional Distance on Survival of Foreign Subsidiaries. 2016. (Congresso).
    44. 6th AIB-LAT Conference. Are export promotion organizations and investment promotion agencies working together? The coordination efforts of Hong Kong. 2016. (Congresso).
    45. 6th AIB-LAT Conference. Going global in groups: a relevant entry mode strategy?. 2016. (Congresso).
    46. 6th AIB-LAT Conference. Electric vehicles in China: BYD strategies and government subsidies. 2016. (Congresso).
    47. 6th AIB-LAT Conference. The most problematic factors for doing business in Latin America and its implications on inward foreign direct investment: a longitudinal study. 2016. (Congresso).
    48. 6th AIB-LAT Conference. Japanese investments in Latin America. 2016. (Congresso).
    49. AIB 2016 Annual Meeting. A link between the acculturation process and project management maturity model (PMMM) in a cross-border MA: A case study of an acquisition of a Brazilian firm in the automobile industry. 2016. (Congresso).
    50. AJBS 29th Annual Conference. The Impact of Institutional Distance on Survival of Japanese Subsidiaries in Europe. 2016. (Congresso).
    51. AJBS 29th Annual Conference. The Determinants of Expatriation Strategy of Japanese Subsidiaries in Emerging Markets during Post-2008 Economic Crisis. 2016. (Congresso).
    52. AJBS 29th Annual Conference. Japanese Subsidiaries? Attributes and the Location Strategy of Multinational Firms in Global Cities in Emerging Markets. 2016. (Congresso).
    53. XI Congresso Internacional de Administração da ESPM. A internacionalização da Hot Toys: um estudo de caso da fabricante de figuras de ação colecionáveis. 2016. (Congresso).
    54. XI Congresso Internacional de Administração da ESPM. A Relação Entre Formas Não-Convencionais de Joint Venture e a Produtividade de Subsidiárias. 2016. (Congresso).
    55. XI Congresso Internacional de Administração da ESPM. O impacto dos aspectos internos e externos no desempenho de subsidiárias estrangeiras em período de crise econômica. 2016. (Congresso).
    56. XI Congresso Internacional de Administração da ESPM. A sobrevivência da subsidiária estrangeira na perspectiva das distâncias institucionais nacionais. 2016. (Congresso).
    57. XIX SEMEAD. Sessão de Apresentação de Trabalhos 2 - "Estratégia Internacional e Globalização". 2016. (Congresso).
    58. XIX SEMEAD. Consórcio Doutoral - Tema Estratégia em Organizações. 2016. (Congresso).
    59. XIX SEMEAD. O papel das marcas em diferentes abordagens de international business: uma revisão sistemática da literatura. 2016. (Congresso).
    60. XIX SEMEAD. A cadeia global de valor dos veículos elétricos no Japão e na Coreia do Sul: perspectivas de inserção do Brasil. 2016. (Congresso).
    61. XL EnANPAD 2016. A Relação Entre Formas Não-Convencionais de Joint Venture e a Produtividade de Subsidiárias. 2016. (Congresso).
    62. 2015 AIB-LAT Fifth Annual Conference. The acculturation process in a cross-border MA: A case study of a Brazilian firm in the automobile industry. 2015. (Congresso).
    63. 2015 AIB-LAT Fifth Annual Conference. The relationship between institutional aspects and the expatriation strategy in the internationalization of multinational enterprises in Latin America. 2015. (Congresso).
    64. Fórum de Líderes Globais. 2015. (Outra).
    65. I Workshop de Filosofia da Ciência. 2015. (Oficina).
    66. VII Encontro de Estudos em Estratégia - 3Es. Destino das Exportações Brasileiras: Evidências do Modelo Gravitacional Aplicado ao Setor de Autopeças. 2015. (Congresso).
    67. VII Encontro de Estudos em Estratégia - 3Es. The Internationalization of e-Commerce Companies in Light of Internationalization Theories: Multiple Case Studies of German Firms. 2015. (Congresso).
    68. X Simpósio Internacional de Administração e Marketing da ESPM. 2015. (Simpósio).
    69. XXXIX EnANPAD 2015. O impacto da gestão da subsidiária estrangeira e performance na designação de expatriados em mercados emergentes. 2015. (Congresso).
    70. XXXIX EnANPAD 2015. Análise da publicação nacional e internacional sobre internacionalização de redes de franquias. 2015. (Congresso).
    71. 2014 Annual Meeting Academy of International Business (AIB). The Internationalization Strategy of a German Car Industry Supplier: Is the Uppsala Model applicable?. 2014. (Congresso).
    72. Aula Magna PMDGI - "Desafios da inovação no Brasil". 2014. (Outra).
    73. III Encontro de Dissertações do PMDGI. 2014. (Encontro).
    74. IX Simpósio Internacional de Administração e Marketing e X Congresso de Administração da ESPM. A influência da distância cultural na estratégia de expatriação das empresas multinacionais japonesas na América Latina. 2014. (Congresso).
    75. IX Simpósio Internacional de Administração e Marketing e X Congresso de Administração da ESPM. Internationalization process of automobile industry: A case study of the Volkswagen Group focusing on intitutional conditions in BRIC countries. 2014. (Congresso).
    76. Palestra PMDGI - "Como escrever artigos acadêmicos e publicá-los em journals". 2014. (Outra).
    77. Palestra PMDGI "Globalização e a Nova Agenda de Pesquisa em Negócios Internacionais" Tamer Cavusgil. 2014. (Outra).
    78. Palestra PMDGI - "Identidade e Cultura". 2014. (Outra).
    79. XXXVIII EnANPAD 2014. Fatores Extrínsecos e Intrínsecos da Estratégia de Expatriação ? uma Proposta de Framework para as Subsidiárias Estrangeiras. 2014. (Congresso).
    80. XXXVIII EnANPAD 2014. Processo de Aculturação Pós-Aquisição de uma Empresa Brasileira por uma Multinacional Estrangeira: um Estudo de Caso na Indústria Automotiva. 2014. (Congresso).
    81. 2013 - XVI SEMEAD. Framework da Estratégia de Expatriação no Âmbito do Indivíduo, da Organização e do Ambiente Internacional. 2013. (Congresso).
    82. 39th EIBA Conference. The vagueness of ?Country Specific Advantage? construct: Which Host-CSAs Matters for the Chinese OFDI?. 2013. (Congresso).
    83. 39th EIBA Conference. Reviewing Research of Internationalization of Brazilian Firms: An analysis of the period 2001-2012. 2013. (Congresso).
    84. 8th Iberoamerican Acadely Conference. Foreign Direct Investment II. 2013. (Congresso).
    85. 8th Iberoamerican Acadely Conference. Internationalization of Brazilian Multinationals: A Review of Recent Research Advances (2001-2012). 2013. (Congresso).
    86. AIB 2013 Annual Meeting. Women?s Empowerment: Involving Local Actors and an International Non-Governmental Organization in a Fishing Village in the Northeast of Brazil. 2013. (Congresso).
    87. Futura Trends 2013.Futura Trends 2013. 2013. (Seminário).
    88. Pensamento ESPM.Programa de Mestrado e Doutorado em Gestão Internacional. 2013. (Encontro).
    89. VI Encontro de Estudos em Estratégia - 3Es. Fatores Moderadores da Designação de Expatriados Japoneses para o Gerenciamento de Subsidiárias no Brasil no Início do Século XXI. 2013. (Congresso).
    90. VIII Simpósio Internacional de Administração e Marketing.Emerging MNEs: O caso das empresas chinesas. 2013. (Simpósio).
    91. XXXVII EnANPAD 2013. Perspectivas Organizacionais e Sociológicas da Estratégia. 2013. (Congresso).
    92. XXXVII EnANPAD 2013. Tema 3 e Tema 5. 2013. (Congresso).
    93. A Competitividade Industrial Chinesa no Século XXI.A competitividade chinesa baseada nos custos do trabalho. 2012. (Seminário).
    94. AIB-Lat Conference. Martifer: Analyzing the business opportunity to internationalize in an emerging economy. 2012. (Congresso).
    95. AIB-Lat Conference. Internationalization of Asian MNCs in Brazil: Factors and Motivations. 2012. (Congresso).
    96. Bill Clinton - Embrancing our common humanity - Sustentabilidade e desenvolvimento globall. 2012. (Outra).
    97. VII Simpósio Internacional de Administração e Marketing.Internacionalização dos países emergentes. 2012. (Simpósio).
    98. VII Simpósio Internacional de Administração e Marketing IX Congresso de Administração da ESPM. Desafios e tarefas dos empreendedores internacionais e dos expatriados na expansão global das empresas transnacionais brasileiras de pequeno, médio e grande porte. 2012. (Congresso).
    99. VII Simpósio Internacional de Administração e Marketing IX Congresso de Administração da ESPM. Negócios Internacionais. 2012. (Congresso).
    100. XII Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFOR.Trabalhadores migrantes rurais e a competitividade das empresas chinesas. 2012. (Encontro).
    101. XII Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFOR.O impacto dos agentes externos no empreendedorismo social das mulheres de uma comunidade pesqueira. 2012. (Encontro).
    102. XII Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFOR.Desafios dos empreendedores internacionais e dos expatriados na expansão global das empresas transnacionais brasileiras. 2012. (Encontro).
    103. XVIII Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR.Uma análise das estratégias das empresas exportadoras sob o prisma da teoria institucional: resultados preliminares. 2012. (Encontro).
    104. XXXVI EnANPAD 2012. Sessão Tradicional - Tema 2 - Análise Ambiental: Interna e externa. 2012. (Congresso).
    105. XXXVI EnANPAD 2012. Sessão Tradicional - Tema 1,2,9 - Comportamento Estratégico. 2012. (Congresso).
    106. 2011 3Es. Sessão Interativa Tema 3. 2011. (Congresso).
    107. 2011 3Es. Sessão Interativa - Temas 3 e 11. 2011. (Congresso).
    108. 2011 3Es. Sessão Interativa - Tema 3. 2011. (Congresso).
    109. 2011 AIB Annual Meeting. Export Experience and Performance: uncovering the U-curve hypothesis. 2011. (Congresso).
    110. China no século XXI - Oportunidades e desafios.Aspectos laborais na competitividade chinesa. 2011. (Seminário).
    111. Colóquios Literatura e Relações Internacionais do Japão.A trajetória dos Investimentos de Empresas Japonesas no Brasil. 2011. (Outra).
    112. III Encontro Brasil-Japão.Os Investimentos de Empresas Japonesas no Brasil. 2011. (Encontro).
    113. International Symposium - FEA/USP.The contribution of labor and environmental practices to Chinese competitiveness in world markets. 2011. (Simpósio).
    114. International Workshop on ?Changing Labour Regulations in China: Practice and Challenges?. Labor rights, collective bargaining and union organizing in Brazil. 2011. (Congresso).
    115. Seminário HSM Philipp Kotler - Marketing 3.0. 2011. (Seminário).
    116. VI Simpósio Internacional de Administração e Marketing VIII Congresso de Administração da ESPM. The Internationalization Strategies of Information Technology Firms from Brazil: An AHP Analysis of Ivia?s Case. 2011. (Congresso).
    117. VI Simpósio Internacional de Administração e Marketing VIII Congresso de Administração da ESPM.O papel do marketing no processo de internacionalização. 2011. (Simpósio).
    118. XXXV EnANPAD 2011. O Comércio Justo como Vantagem Competitiva no Processo de Internacionalização: Um Estudo de Caso da Justa Trama. 2011. (Congresso).
    119. XXXV EnANPAD 2011. Accessing Foreign Markets Based on Own- and Other-Prior Entries: The Internationalization of Japanese Multinationals in the Electronic Sector. 2011. (Congresso).
    120. XXXV EnANPAD 2011. Sessão Tradicional - Temas 3,8,11. 2011. (Congresso).
    121. XXXV EnANPAD 2011. Sessão Tradicional - Temas 3,8,9. 2011. (Congresso).
    122. 2010 AIB-Lat Conference. East Asian Companies in Brazil: Trends and Motivations. 2010. (Congresso).
    123. 2010 AJBS Conference. Entry Mode and Parent Control: The Impact of Equity Ownership Changes on the Longevity of Japanese FDI in Brazil. 2010. (Congresso).
    124. ELBE-SLADE 2010. Uma Compreensão da Formação e Pós-Formação de Alianças Estratégicas: um Estudo de Caso no Setor de TI. 2010. (Congresso).
    125. Programa Crê Ser.Programa Crê Ser. 2010. (Outra).
    126. Seminário Internacional: Japão e América Latina: economia, estratégia e política externa.Investimentos Japoneses no Brasil: síntese histórica e perspectivas. 2010. (Seminário).
    127. Seminário Internacional: Japão e América Latina: economia, estratégia e política externa.Brasil-Japão: Trajetória diplomática, de comércio e cooperação em ciência e tecnologia. 2010. (Seminário).
    128. X Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa UNIFOR.O impacto do controle acionário na sobrevivência das subsidiárias estrangeiras: Uma análise considerando o processo dinâmico pós-entrada. 2010. (Encontro).
    129. XVI Encontro de Iniciação à Pesquisa - UNIFOR.Japão-Brasil: Investimentos Japoneses no Brasil E Aspectos Tributários Como Influenciador nas Interações Comerciais entre os dois Países. 2010. (Encontro).
    130. XVI Encontro de Iniciação à Pesquisa - UNIFOR.O Processo Inicial de Internacionalização da Embraco S.A: Uma Aplicação do Modelo de Uppsala. 2010. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (13)
    1. OGASAVARA, M. H.. IX Encontro de Estudos em Estratégia - ANPAD (3Es). 2020. (Congresso).. . 0.
    2. OGASAVARA, M. H.; MELLO, C.H.P. ; LEBEL, P. ; WAN, F.. International Webinar: The impact of COVID-19 in business and society: Challenges, strategies, and future directions from an international perspective. 2020. Outro
    3. OGASAVARA, M. H.; OLIVEIRA, S.A. ; ABDALLA, M.M. ; WEGNER, D.. XLIV ENCONTRO DA ANPAD (EnANPAD) - Divisão ESO. 2020. Congresso
    4. OGASAVARA, M. H.; LIMBU, Y.B. ; TUROLLA, F.A. ; JAYACHANDRAN, C. ; CARDINALI, S.. 16th SGBED International Conference. 2019. Congresso
    5. OGASAVARA, M. H.; OLIVEIRA, S.A. ; ABDALLA, M.M. ; WEGNER, D.. XLIII Encontro da ANPAD (EnANPAD) - Divisão ESO. 2019. Congresso
    6. OGASAVARA, M. H.; ROCHA, T.V.. XIII Simpósio Internacional de Administração e Marketing da ESPM. 2018. Congresso
    7. OGASAVARA, M. H.; OLIVEIRA, S.A. ; ABDALLA, M.M. ; WEGNER, D.. XLII Encontro da ANPAD (EnANPAD) - Divisão ESO. 2018. Congresso
    8. OGASAVARA, M. H.; ROCHA, T.V.. XII Simpósio Internacional de Administração e Marketing da ESPM. 2017. Congresso
    9. BORINI, F.M. ; ROCHA, T.V. ; OGASAVARA, M. H.. XI Congresso e XI Simpósio Internacional de Administração e Marketing da ESPM. 2016. Congresso
    10. ROCHA, T.V. ; OGASAVARA, M. H.. X Simpósio Internacional de Administração e Marketing da ESPM. 2015. Congresso
    11. OGASAVARA, M. H.; ROCHA, T.V.. IX Simpósio Internacional de Administração e Marketing e X Congresso de Administração da ESPM. 2014. Congresso
    12. MONTE, J.B. ; OGASAVARA, M. H. ; SENA, A.M.C. ; MUNIZ, A.W.. Fórum Brasil-África - Cooperação, Oportunidades e Desenvolvimento. 2012. Outro
    13. OGASAVARA, M. H.; MASIERO, G.. China no século XXI - Oportunidades e Desafios. 2011. Outro

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:39