Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Adolfo Pizzinato

Psicólogo (2001) e Mestre em Psicologia Social e da Personalidade pela PUCRS (2003). Doutor em Psicologia pela Universitat Autònoma de Barcelona (Prêmio Extraordinário de Tese Universitat Autònoma de Barcelona 2007-2008). Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq. Foi Vice-Presidente do CRP-07 e Presidente da Comissão de Orientação e Ética (2012-2013). Editor Associado da Revista Psicologia: Ciência e Profissão e Membro da Comissão Editorial das revistas Psicologia & Sociedade e Temas em Psicologia. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade da UFRGS, Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Coordenador da Residência Integrada em Saúde Mental Coletiva (2018-2019), da mesma Universidade. Coordena o NEPsiD - NÚCLEO DE ESTUDOS E INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL À DIVERSIDADE, cujos temas de interesse giram em torno da Psicologia Cultural, com ênfase em Relações Comunitárias e Processos Identificatórios, principalmente nos campos da infância/juventude, raça/etnicidade, gênero/sexualidade e inclusão social. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/7902507174864967 (06/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1D
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Psicologia. Rua Ramiro Barcelos, 2600 Rio Branco 90035003 - Porto Alegre, RS - Brasil Telefone: (51) 33085066 URL da Homepage: https://www.ufrgs.br/psicologia/
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (22)
    1. 2020-Atual. Intervencao psicossocial para adolescentes brasileiros em idade escolar: prevencao da infeccao por HIV e outras infeccoes sexualmente transmissiveis (ISTs)
      Descrição: O presente estudo buscará realizar uma intervenção psicossocial em escolas da rede de ensino básico nas cidades de Porto Alegre, Porto Velho e Aracajú, com foco na promoção de atitudes e estratégias comunicação sexual assertiva e de autocuidado com jovens sobre a prevenção do HIV/AIDS, infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), reprodução humana e métodos contraceptivos, utilizando um protocolo estruturado. O protocolo de intervenção será adaptado de Mathews et al., (2012) através de um estudo quantitativo de delineamento quase-experimental de avaliação pré e pós intervenção, visando o aumento da intenção do uso do preservativo, do uso do preservativo e dos conhecimentos relacionados ao HIV/AIDS e outras ISTs e da comunicação sexual assertiva com grupo controle e seguimento. Também será desenvolvido um aplicativo de smartphone, que será utilizado para monitorar o andamento da intervenção. Os participantes do estudo serão estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental à segunda série do Ensino Médio. Além de variáveis sociodemográficas, também avaliaremos, através de instrumento adaptado por Ramiro et al., (2012) comportamento sexual, crenças e conhecimentos sobre métodos conceptivos, gravidez, HIV e outras ISTS. Ao final desse estudo, buscamos testar a adequação da intervenção para alunos no contexto brasileiro, avaliar se a intervenção contribui para modificar conhecimentos e crenças relacionados ao HIV e outras ISTs, bem como a intenção e uso do preservativo. Ainda, buscaremos transformar a intervenção realizada durante este projeto em um protocolo que poderá ser aplicado por outras pessoas, profissionais e instituições, incluindo o aplicativo de celular, que poderá ficar disponível após o término do projeto. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Adolfo Pizzinato - Integrante / Kátia Bones Rocha - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Adolfo Pizzinato.
    2. 2019-Atual. Fatores de protecao e risco psicossocial em criancas imigrantes: estudo longitudinal sobre inclusao socio- educacional
      Descrição: O presente projeto de pesquisa visa abordar, através de diferentes aproximações teórico-metodológicas, o fenômeno da imigração atual na região metropolitana de Porto Alegre explorando, principalmente, os principais fatores de risco e proteção psicossocial, seus impactos e suas significações, tanto do ponto de vista de crianças imigrantes (e de seus pais/mães e sua comunidade escolar) quanto de universitários e sua comunidade educaional. Para tanto, em um primeiro momento pretende-se mapear quantitativamente aspectos biosociodemográficos de crianças escolares e suas famílias e de universitários na UFRGS, suas redes de apoio, além de elementos sobre as orientações aculturativas, preconceito (racismo, xenofobia, sexismo), relações comunitárias e qualidade de vida percebida. Em um momento seguinte, pretende-se, qualitativamente, realizar aproximações de análise em perspectiva interseccional com foco em dimensões psicossociais que possam caracterizar o impacto de marcadores sociais de diferença como geração, gênero, sexualidade, etnia e raça no processo migratório dessas crianças e desses universitários no Brasil, compondo um estudo auto-fotográfico de caráter etnográfico. Por fim, objetiva-se utilizar o corpus de resultados para orientar a organização de um observatório da imigração educaional do NEPsiD, junto ao CDRH- UFRGS retratando o fenômeno da imigração em nosso contexto, buscando a conscientização quanto à garantia de direitos, preconceito, racismo, sexismo, e integração/exclusão social destes coletivos e o suporte continuado à suas educadoras e educadores e familiares, com estratégias de consultoria e apoio no processo de inclusão sócio-educacional.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Adolfo Pizzinato - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Adolfo Pizzinato.
    3. 2018-Atual. Repercussoes psicossociais do encarceramento do pai nas relacoes comunitarias, afetivas e familiares de seus/suas filhos(as)
      Descrição: Propõe-se de um estudo de delineamento misto sequencial, cujo objetivo geral é analisar repercussões do encarceramento do pai nas relações comunitárias, afetivas e familiares dos(as) filhos(as) destes homens. Para tanto, buscar-se-á identificar como os(as) filhos(as) reagiram quando souberam do encarceramento do genitor, se visitam o pai na prisão e com que frequência o fazem, além de analisar de que forma se dá o contato entre os(as) filhos(as) e o pai em situação de prisão. Pretende-se, ainda, compreender como era a rotina estabelecida entre pai e filhos(as) no período anterior ao encarceramento, bem como identificar se há, na visão dos(as) filhos(as), mudanças na paternidade desempenhada pelos pais após a situação de prisão. Além disso, o estudo buscará identificar os tipos de práticas parentais dos pais encarcerados e suas companheiras, além de analisar as percepções que possuem das capacidades e dificuldades dos(as) filhos(as) e de seus recursos e estressores sociais e comunitários. Com o intuito de atingir os objetivos propostos, a pesquisa será realizada em dois momentos distintos em uma perspectiva de integração de análise entre os dados quantitativos e qualitativos. Na etapa quantitativa, serão aplicados instrumentos de tipos de estratégias de práticas parentais, da percepção das capacidades e dificuldades dos filhos(as) e da percepção de apoio social e comunitário nos pais encarcerados e suas companheiras afetivas e/ou mães ou cuidadoras das crianças. Na etapa qualitativa, os instrumentos de coleta de dados serão observações participantes e grupos focais com crianças. Os dados quantitativos serão transportados e analisados no Programa Statistical Package for Social Science (SPSS), e a interpretação dos dados qualitativos será realizada através da Análise Crítica do Discurso, com o auxílio do programa Atlas/ti.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Adolfo Pizzinato - Coordenador / Sabrina Daiana Cúnico - Integrante.
      Membro: Adolfo Pizzinato.
    4. 2016-2020. Sobre lacos e desenlaces: um estudo psicanalitico das narrativas de pais e maes destituidos do Poder Familiar
      Descrição: O acolhimento institucional é uma das medidas de proteção preconizadas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA-1990), que são aplicáveis sempre que os direitos reconhecidos na referida lei forem ameaçados ou violados. Contudo, a sociedade e o Estado, por sua vez, produzem saberes contraditórios com relação às famílias das crianças e adolescentes que foram acolhidas institucionalmente, ora atribuindo a elas a exclusiva responsabilidade e culpa pelo fracasso da educação e cuidados dispensados a sua prole e ora as compreendem como vítimas de uma estrutura social marcadamente desigual. As interferências de terceiros na família, tornam-se mais comuns, na medida em que ela já não administra a vida familiar e, especialmente as relações com os filhos, com o grau de privacidade que tinha antes da preconização de mudanças estruturais na gestão social da infância, como ilustra o advento do ECA, que coresponsabiliza a sociedade como um todo pelo desenvolvimento de todas as crianças e jovens. Tendo em vista a história das políticas públicas de atendimento à infância e adolescência no Brasil, bem como as configurações que a família assumiu, principalmente no tocante aos cuidados dispensados aos seus filhos, este projeto pretende pesquisar e analisar narrativas de pais e mães, que foram destituídos do poder familiar, sobre laços familiares e sobre o papel do Estado em sua manutenção e/ou ruptura. A pesquisa documental e o método psicanalítico, aplicado ao estudo dos fenômenos sociais, serão as principais estratégias de pesquisa utilizadas. Embora o emprego da psicanálise fora do contexto da clínica, psicanálise em extensão, seja controverso, esta propõe uma leitura do inconsciente, que se presentifica no modo como os sujeitos se entrelaçam nos fenômenos sociais e de como fazem laço social. A pretensão desse estudo, nessa perspectiva teórico-metodológica, é ter acesso a uma vertente da subjetividade do sujeito por meio de uma concepção ético-política, instaurada pela transferência, que tem como via de acesso a palavra.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Adolfo Pizzinato - Coordenador / Halanderson Raymisson da Silva Pereira - Integrante.
      Membro: Adolfo Pizzinato.
    5. 2016-Atual. HIV/AIDS: FATORES ASSOCIADOS A EXPOSICAO AO RISCO DE INFECCAO EM HOMENS QUE FAZEM SEXO COM HOMENS
      Descrição: Este estudo tem interesse em identificar fatores sociais e individuais que compõem a autogestão de práticas sexuais de exposição ao risco de infecções pelo HIV/Aids, especialmente no que diz respeito ao não uso de preservativos nas relações sexuais, entre homens que fazem sexo com homens (HSH). O objetivo geral deste estudo é mapear e compreender fatores associados a práticas de exposição ao risco de infecção pelo HIV/AIDS na população de HSH, que busca um serviço para testagem rápida de HIV/AIDS, em um Centro de Testagem e Aconselhamento em Porto Alegre. Para construção do modelo investigativo a ser utilizado, o estudo se apoia na perspectiva de Direitos Humanos, Vulnerabilidade e na Teoria do Comportamento Planejado (TCP). Trata-se de um estudo misto, que utilizará métodos qualitativos e quantitativos de forma integrativa. Os estudos serão: adaptação e validação transcultural do ?Questionário de Investigação de Práticas Sexuais em HSH? (CIPRASEX); identificação de fatores individuais e psicossociais associados a práticas sexuais de exposição a risco de infecção por HIV/Aids em HSH; cenários de exposição ao risco de infecção por HIV/Aids e estratégias de gestão de risco em usuários HSH em serviço de saúde; itinerários de socialização sexual entre HSH mediadas aplicativos por dispositivos móveis geolocalizados; intervenção preventiva para redução de práticas sexuais de risco. O presente projeto é desenvolvido em parceria com o professor José Manuel Martinez (Universidade Autónoma de Madrid). Projeto financiado pelo PPSUS (Fapergs). Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Adolfo Pizzinato - Integrante / Kátia Bones Rocha - Coordenador / Fernanda Torres de Carvalho - Integrante / Nalu Silvana Both - Integrante / Raquel de Andrade Souza Ew - Integrante.
      Membro: Adolfo Pizzinato.
    6. 2015-2019. Infancia e Politicas Publicas no contexto da Saude Mental no Estado do Rio Grande do Sul
      Descrição: Este projeto busca investigar as práticas de cuidado da Psicologia no que se refere à infância na política de saúde mental no estado do Rio Grande do Sul. Observa-se no cenário do país, no que se refere ao campo da infância, uma política ainda incipiente marcada por uma lógica de desassistência e desarticulada de outras políticas públicas. Os serviços que compõem a rede de saúde mental encontram grandes dificuldades quanto ao manejo e encaminhamentos de crianças e adolescentes para serviços especializados e que com um bom grau de resolutividade. A reforma psiquiátrica brasileira, a partir do Sistema Único Brasileiro (SUS) apresenta diretrizes importantes de trabalho no que se refere a constituição de uma rede de cuidados à saúde. Um desses princípios está alicerçado na ideia de Integralidade que prevê ações de prevenção, promoção e reabilitação em saúde em todos os níveis de hierarquização do sistema. Deste modo, pretende investigar documentos que abram espaços de compreensão do processo de internação psiquiátrica em dispositivos de internação psiquiátrica voltado à infância e adolescência; conhecer as práticas da psicologia em diferentes serviços de cuidado, pautados pela reforma psiquiátrica e a atenção psicossocial e realizar um mapeamento etnográfico das redes intersetoriais que conformam uma política de cuidado integral no que tange às problemáticas de saúde mental infanto-juvenil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Adolfo Pizzinato - Coordenador / Félix Miguel Nascimento Guazina - Integrante.
      Membro: Adolfo Pizzinato.
    7. 2015-2019. Interseccionalidades e processos aculturativos: diversidade sexual, de genero e infancia na imigracao haitiana em Porto Alegre
      Descrição: O presente projeto de pesquisa consiste em duas propostas teórico-metodológicas as quais visam abordar os aspectos psicossociais da imigração haitiana na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul: um estudo quantitativo, já finalizado; e um estudo qualitativo voltado para as particularidades da imigração de mulheres haitianas, infância e os processos psicossociais no âmbito do sistema educacional porto-alegrense e imigração haitiana LGBT e sua integração comunitária. Para tanto, a abordagem teórico-metodológica eleita para a compreensão dos diferentes aspectos psicossociais envolvidos no processo migratório se baseia no escopo das discussões das perspectivas de interseccionalidades e categorias de articulação. Esse referencial se justifica pela possibilidade de simultaneamente abarcar diferentes marcadores sociais de diferença na busca de uma forma de compreensão que não venha a privilegiar uma dimensão psicossocial e/ou outra.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Adolfo Pizzinato - Coordenador / João Luis Almeida Weber - Integrante / Alice Queiroz Telmo - Integrante / Paula Monmany Jobim - Integrante / Pedro de Castro Tedesco - Integrante / Isadora Martini - Integrante.
      Membro: Adolfo Pizzinato.
    8. 2015-2019. Imigracao Haitiana no Rio Grande Do Sul: Processos de Aculturacao e Saude Mental
      Descrição: Atualmente, o Brasil está presenciando um grande fluxo migratório de imigrantes haitianos, principalmente devido ao terremoto que ocorreu em 2010 no país. Quando chegam ao Brasil, muitas vezes os imigrantes são confrontados com situações como a pobreza, racismo, violência, longas jornadas de trabalho e distância da família, as quais podem dificultar o processo de adaptação ao contexto brasileiro, sendo também fatores de vulnerabilidade para problemas de saúde mental. O processo de mudança que acontece quando pessoas ou grupos, procedentes de diferentes contextos culturais, entram em contato regular com outra cultura é compreendido como aculturação. O Modelo Interativo de Aculturação, proposto por Bourhis e colaboradores, aborda este processo através da investigação das orientações aculturativas dos imigrantes e o grupo que os acolhe. As orientações aculturativas estão relacionadas com a saúde mental e qualidade de vida dos imigrantes, podendo ser consideradas como fatores de risco ou de proteção para problemas de saúde mental. O presente projeto visa ampliar o conhecimento sobre a imigração haitiana no Brasil, mais especificamente no Estado do Rio Grande do Sul (RS), principalmente nos aspectos das orientações aculturativas haitianas e da comunidade brasileira que os acolhe, assim como, a saúde mental dos imigrantes. O projeto será desenvolvido a partir de cinco etapas. A primeira etapa visa investigar as orientações aculturativas dos imigrantes haitianos no RS e da comunidade de acolhida. A partir dos resultados da etapa I, será realizada uma etapa qualitativa, com o objetivo de compreender as relações entre os imigrantes e a comunidade de acolhida. As etapas II e III ocorrerão de forma concomitante à etapa I. O objetivo das etapas II e III é de avaliar a prevalência e os fatores associados a problemas de saúde mental na população de imigrantes haitianos no RS. Por fim, a etapa V visa integrar os conhecimentos adquiridos através das etapas anteriores, verificando a relação entre as orientações aculturativas dos imigrantes e da comunidade de acolhida e a saúde mental dos imigrantes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Adolfo Pizzinato - Coordenador / João Luis Almeida Weber - Integrante / Ezequiel Simonetti Cargnelutti - Integrante / Náthalia dos Santos Lobo - Integrante / Christian Kristensen - Integrante / Alice Einloft Brunnet - Integrante / Laura Teixeira Bolaséll - Integrante / Alice Queiroz Telmo - Integrante / Paula Monmany Jobim - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Adolfo Pizzinato.
    9. 2015-2017. (In)Visibilidade da diversidade sexual e de genero na cultura de juventude
      Descrição: Analisa a produção de verdades sobre a diversidade sexual e de gênero acerca da juventude nos discursos da Psicologia Científica e de veículos midiáticos, além de buscar compreender como tais conceitos são (re)apropriados e (re)significados nas narrativas de pessoas jovens. Para tanto, lança-se mão de perspectivas dos estudos queer, mesclando-se às idéias da Psicologia em uma vertente dialógica e de conceitos de juventude. Em primeiro momento, serão apresentados conceitos da teoria queer, seguidos da contextualização da perspectiva escolhida acerca de juventude e caracterização da Psicologia de compreensão dialógica, apresentando como tais intersecções confluem para a construção e desenvolvimento do problema de pesquisa. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Adolfo Pizzinato - Coordenador / João Gabriel Maracci Cardoso - Integrante / Eduarda Noal Rosa - Integrante.
      Membro: Adolfo Pizzinato.
    10. 2015-2017. Os sentidos da educacao em um Instituto Federal
      Descrição: O projeto tem como objetivo refletir sobre os sentidos da educação em um dos Institutos Federais que compõe a Rede Federal de Educação Científica e Tecnológica. Tem como ponto de partida a missão institucional, a qual busca implementar processos educativos, públicos e gratuitos, de ensino, pesquisa e extensão, que possibilitem a formação integral mediante o conhecimento humanístico, científico e tecnológico e que ampliem as possibilidades de inclusão e desenvolvimento social. A pesquisa questiona um possível tensionamento entre os conhecimentos científicos, tecnológicos e humanos, tendo como hipótese inicial o fato da ciência e da tecnologia estar sobreposta ao conhecimento humano e para tanto conta com três abordagens metodológicas que se complementam: diário de campo, a etnografia virtual e grupo focal.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Adolfo Pizzinato - Coordenador / Milene Mabilde Petracco - Integrante.
      Membro: Adolfo Pizzinato.
    11. 2015-2017. Identificacoes de genero, sexualidade e conjugalidade na galeria de pessoas travestis no Presidio Central de Porto Alegre
      Descrição: Este projeto de pesquisa busca analisar como se dão os arranjos identitários de gênero, sexualidade e conjugalidade em casais legitimados pelo sistema penitenciário, alocados na galeria para pessoas travestis do Presídio Central de Porto Alegre. Embora nos dias de hoje se considere as especificidades das travestis no tratamento penal, o sistema penitenciário fomenta o recrudescimento de discursos tradicionais sobre a masculinidade nos presídios masculinos, o que potencializa a violação de direitos das travestis e de seus companheiros. Com a existência de uma galeria para travestis em um presídio masculino, as relações conjugais tornam-se relativamente visíveis e, inclusive, legítimas perante o Estado. Portanto, a relevância desse estudo se dá pela necessidade de abordar as diversas questões de gênero e de sexualidade que permeiam as múltiplas concepções de conjugalidades possíveis de serem vivenciadas. Deste modo, se pretende compreender como se dão as negociações em torno do afeto, da sexualidade, da noção de liberdade e de escolha em um contexto de encarceramento; identificar as normas presentes na instituição prisional e como se moldam os contratos conjugais entre travestis e seus companheiros; investigar a (re)construção das identificações sexuais e de gênero em travestis e em seus companheiros, a partir da vivência na instituição prisional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Adolfo Pizzinato - Coordenador / Gabriela Baptista Silva - Integrante.
      Membro: Adolfo Pizzinato.
    12. 2015-2017. O atendimento as criancas vitimas de violencia sexual e a coleta de prova material na comprovacao de crimes: um estudo na rede de protecao da crianca e do adolescente do municipio de Ijui
      Descrição: Este estudo objetiva analisar o modo como são realizados os atendimentos e os encaminhamentos nos processos de investigação de crimes de violência sexual contra crianças, principalmente no que tange a coleta de prova material, a fim de contribuir para o desenvolvimento do debate acerca da concretização do princípio da proteção integral das crianças e adolescentes preconizado no Estatuto da Criança e do Adolescente ?ECA.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Adolfo Pizzinato - Coordenador / Adriele Martins - Integrante.
      Membro: Adolfo Pizzinato.
    13. 2015-2016. Deslocamento Geografico e Filiacao Comunitaria em Familias da Rede de Assistencia Social de Porto Alegre
      Descrição: O deslocamento humano é uma realidade social que vem se apresentando em diferentes países do mundo, no Brasil, é um fenômeno que aumentou a partir da Copa do Mundo de futebol, pois as melhoras de certos lugares e construção de novas estruturas levaram a que muitos grupos de pessoas tivessem que sair de seus lares, transformando tais acontecimentos num problema social a ser abordado por diferentes órgãos públicos e privados. No Estado do Rio Grande do Sul, os deslocamentos não só aconteceram por estas questões, pois também devido aos desastres naturais que são parte da realidade destas pessoas, além daqueles deslocamentos que se relacionam com o tráfico de drogas ou a violência. Por tais motivos, este projeto pretendeu compreender os significados que diferentes famílias dão a seus processos de deslocamento, principalmente em relação ao papel do Estado e da comunidade. Nesta pesquisa o deslocamento é entendido como a mobilização forçada que as pessoas têm que fazer frente à alguns fenômenos como: desastres naturais, violência, reorganização urbanística (devido à especulação imobiliária ou até megaeventos), entre outras situações. O processo de coleta de dados foi realizado em dois momentos, o primeiro encontro é para contatar as famílias e o segundo encontro foi uma entrevista narrativa. As entrevistas foram analisadas utilizando a Análise Critica do Discurso (ACD) que permitiu abordar o objetivo da pesquisa de um jeito mais integral para tentar contemplar os diferentes pontos de vista imersos nessa situação e os discursos que emergiram depois de ter acontecido o deslocamento.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Adolfo Pizzinato - Coordenador / Luiz Augusto Costa Souza - Integrante / Magaly Calderón Uribe - Integrante / Eduarda Noal Rosa - Integrante.
      Membro: Adolfo Pizzinato.
    14. 2013-2015. Testes rapidos para HIV, sifilis e hepatites virais: analise do impacto dessa tecnologia de cuidado no acesso a populacoes em situacao de maior vulnerabilidade em um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Porto Alegre/RS
      Descrição: Avaliação quali e quantitativo do impacto da implantação dos testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites nos diferentes atores e processos envolvidos no diagnóstico e tratamento, em um CTA de Porto Alegre. Ministério da Saúde (Edital para seleção de subprojetos de pesquisa em DST, HIV/AIDS E HEPATITES VIRAIS Nº 01/2013).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Adolfo Pizzinato - Integrante / Kátia Bones Rocha - Coordenador / Júlia S. Hermel - Integrante / João Pedro Cé - Integrante / Fernanda Torres de Carvalho - Integrante / Rodrigo de Oliveira Machado - Integrante / Gustavo Affonso Gomes - Integrante / Nalu Silvana Both - Integrante / Jean Ícaro Pujol Vezzosi - Integrante / Jaqueline Conz - Integrante / Bernard Martins Paz - Integrante.
      Membro: Adolfo Pizzinato.
    15. 2013-2015. Ponto de Cultura: Exercicio de Identidades e Politicas de Cultura
      Descrição: A implicação da Psicologia nas Políticas Públicas gera uma discussão de destaque nas pesquisas acadêmicas. Os sujeitos que se produzem nesses contextos são importantes elementos de discussão sobre os projetos de sociedade que diferentes governos instauram gerando diretrizes para os trabalhos direcionados a uma grande parcela da população. Nas últimas décadas, foram criados os Pontos de Cultura mediante o programa Cultura Viva, que financiou diretamente projetos de base popular na fruição de bens e serviços culturais. Estes locais são considerados como importantes enquanto articuladores da comunidade onde são inseridos por oportunizar maior fruição de bens culturais. O presente trabalho propõe uma aproximação etnográfica de um Ponto de Cultura na cidade de Porto Alegre e objetiva a apresentar a vivência dos trabalhadores deste local e as trajetórias pelas quais produzem cultura na comunidade onde trabalham. Para o levantamento de dados, serão utilizadas entrevistas abertas, registros de diários de campo, fotografias e materiais gerados no cotidiano dos agentes culturais. Levanta-se a discussão sobre os contextos onde são articuladas as políticas públicas a fim de problematizar a execução de projetos culturais e sua implicação nas comunidades. Serão discutidas as exigências técnicas incomuns da área cultura, geradas pela institucionalização das práticas de cultura através de editais. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Adolfo Pizzinato - Coordenador / João Pedro Cé - Integrante / João Gabriel Maracci Cardoso - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Adolfo Pizzinato.
    16. 2012-2016. Apoio social e familiar em familias acompanhadas pelo servico de Protecao e Atendimento Integral a Familia (PAIF) em Porto Alegre
      Descrição: Dentro do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) está o serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) que acompanha famílias que estão em situação de vulnerabilidade social, para que haja uma mudança efetiva na condição de vida dos sujeitos e comunidades acompanhadas, a Política de Assistência Social recomenda que a família seja o foco de atuação. Assim, para uma melhor compreensão do apoio social, é necessário entender papel do apoio familiar, partindo do pressuposto que a família é uma das principais fontes de apoio social. Além disso, os indivíduos e as comunidades devem ser percebidos, e entendidos, de maneira integral e nos contextos em que se encontram inseridos. Neste sentido, a presente pesquisa buscará identificar a configuração (estrutural e funcional) do apoio social em famílias acompanhadas pelos Serviços PAIF em Porto Alegre e compreender como os profissionais participam na ?construção? da Política de Assistência Social e do apoio social das famílias acompanhadas. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Adolfo Pizzinato - Coordenador / Cristiano Hamann - Integrante / Pedro de Castro Tedesco - Integrante / Katia Bones Rocha - Integrante / Ezequiel Simonetti Cargnelutti - Integrante / Luiz Augusto Costa Souza - Integrante / Náthalia dos Santos Lobo - Integrante / João Luís Almeida Weber - Integrante / Roberta Fin Motta - Integrante / Esequiel Pagnussat - Integrante.
      Membro: Adolfo Pizzinato.
    17. 2012-2014. Mapeamento etnografico de movimentos de ocupacao urbana em Porto Alegre
      Descrição: Este projeto busca discutir ocupações urbanas enquanto dinâmicas de discurso que compõem significados e sentidos ao espaço público através da concepção de happening. Procura-se explicitar os processos dialógicos que ocorrem nessas manifestações e que contam com a contribuição de vários fatores psicológicos, culturais e históricos. Desta forma, trata-se de mapear os movimentos socias institucionalizados ou não; efêmeros ou não do cenário urbano de Porto Alegre. Este mapeamento etnográfico procura entender como estes movimentos contribuem para a formação das narrativas na cidade, e que nos incitam a pensar as relações de apropriação do espaço como constituição de lugares de experiência no tecido social. Esses eventos são entendidos como meios de interação em que se colocam em xeque questões como espaço coletivo e liberdade de expressão, uma espécie de espaço comunicacional fronteiriço, numa construção dialógica. Pensa-se nas manifestações urbanas como happenings, nas quais a construção da alteridade e, portanto, da identidade relacional, se implica com processos sociais de mais vasto alcance, ocupando um espaço comunicacional de fronteira.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (0) . Integrantes: Adolfo Pizzinato - Coordenador / Lígia Burton Ferreira - Integrante / Ezequiel Simonetti Cargnelutti - Integrante.
      Membro: Adolfo Pizzinato.
    18. 2011-2013. Construcoes do Feminino: Movimentos Sociais, Identidades e Contextos
      Descrição: Este projeto tem como objetivo compreender o processo de construção do feminino considerando vetores que contribuem para as diferentes configurações do viver das mulheres na atualidade, em especial, investigando fatores, que ajudam a superar as desigualdades, proporcionando empoderamento a mulheres, assim como fatores que limitam e tornam as mulheres cativas de normas, papéis, comportamentos impostos e dos quais não conseguem se libertar. também objetiva investigar os efeitos do gênero e da geracionalidade sobre a construção da subjetividade. A articulação dos objetivos acima será base para a efetivação de publicações e a produção de material áudio-visual (documentário) contendo depoimentos, percepções, relatos e trajetórias. Essa produção poderá ser instrumento de intervenções que possibilitem a ampliação dos espaços emancipatórios nas relações de gênero. Desta forma, o presente projeto parte de um delineamento complexo, onde diferentes estudos, apoiados em diferentes ferramentas metodológicas, contribuirão para a construção de um corpus de informações significativas sobre a construção do feminino na contemporaneidade, atentos à movimentos sociais, possibilidades identitárias e contextos sócio-culturais significativos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Adolfo Pizzinato - Integrante / Marlene Strey - Coordenador / Helena Beatriz K. Scarparo - Integrante / Aline R. Calvo Hernández - Integrante / Mariana Barcinski - Integrante. Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Remuneração / Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Cooperação / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Adolfo Pizzinato.
    19. 2010-2016. Etnicidade e ruralidade na construcao de trajetorias educacionais e projetos vitais de jovens mulheres.
      Descrição: O eixo dessa pesquisa é: ?Etnicidade e ruralidade na construção de trajetórias educacionais e projetos vitais de jovens mulheres? se identifica com uma perspectiva qualitativa de pesquisa, de caráter etnográfico ? portanto identificada com ferramentas tais como a observação participante, a análise de entrevistas de cunho narrativo e a análise de redes sociais. A proposta desta pesquisa tem um caráter compreensivo, qualitativo e narrativo, onde se pretende enfatizar os discursos dos participantes. A coleta dos dados será realizada através de entrevistas narrativas (Bauer & Gaskell, 2004), com tópicos norteadores sobre a construção da identidade feminina e os atravessamentos da etnicidade, formação, trajetória escolar, contexto, família, inserção em movimentos sociais e comunitários e a construção de práticas culturalmente significativas em seus projetos vitais. Esse projeto é composto de dois estudos: Jovens mulheres da zona rural do Rio Grande Sul ? Movimentos sociais agrários e currículo familiar na formação de identidades e projetos vitais e Sonhos africanos na universidade brasileira: Itinerários sócio-educativos e projetos vitais e profissionais de jovens africanas inseridas no contexto universitário brasileiro (Porto Alegre).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Adolfo Pizzinato - Coordenador / Nuncia M. S. de Constantino - Integrante / Cláudia Vargas Machado - Integrante. Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro / Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Bolsa.
      Membro: Adolfo Pizzinato.
    20. 2010-2013. Analise dialogica de narrativas visuais no espaco urbano de Porto Alegre
      Descrição: O objetivo é compreender os aspectos comunicacionais de autoria e audiência em narrativas visuais que ocupam o espaço urbano de Porto Alegre. A pesquisa tem o intuito de compreender como as narrativas visuais urbanas significam-se na ocupação da cidade, a comunicação com a suposta audiência coletiva e que linguagens são utilizadas nas diferentes propostas. A metodologia utilizada consiste de entrevistas de pesquisa, a partir de posicionamentos contrários ou a favor das práticas empregadas a fim de expor interpretações sobre a ocupação do espaço urbano a partir de propostas visuais de comunicação. Essa pesquisa pretende identificar como as diferentes perspectivas adotadas pelo entrevistado podem revelar a multiplicidade de fatores influentes no processo de comunicação social.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Adolfo Pizzinato - Coordenador / João Pedro Cé - Integrante / Kaily Fernanda Krause - Integrante. Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Bolsa / Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Remuneração.
      Membro: Adolfo Pizzinato.
    21. 2010-2012. Terapias cognitivo-comportamentais em grupo para o transtorno do panico: revisao sistematica e metanalise
      Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo realizar uma revisão sistemática com metanálise de ensaios clínicos randomizados sobre terapias cognitivo-comportamentais em grupo para o transtorno do pânico enfocando: (1) efetividade do tratamento, (2) como é feita a transposição das estratégias de terapia cognitiva individual para o contexto grupal e (3) que processos grupais os estudos observaram nestes grupos. A partir disso, pretende se discutir sua aplicabilidade em contextos de saúde coletiva.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Adolfo Pizzinato - Coordenador / Tárcio Soares - Integrante / Jéssica Camargo - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Remuneração / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.
      Membro: Adolfo Pizzinato.
    22. 2010-2011. Na fronteira: marcadores dialogicos da identidade e da significacao de praticas por agentes comunitarios de saude.
      Descrição: : O principal objetivo deste projeto é compreender como pode dar-se o processo de construção das identidades de ACSs nos espaços profissionais da saúde e da comunidade onde vivem. Tais espaços, em nosso contexto, são atravessados por questões ligadas à pobreza, à violência e ao trabalho. Questões essas que tomam forma ganham visibilidade através das práticas cotidianas e são objetivadas de diferentes modos em diferentes momentos e contextos. Tendo-se em vista as relações sócio-culturais de gênero, raça, classe social e sexo, pretende-se problematizar a construção de identidades que as diferentes vozes presentes na Saúde, através da luta e resistência que travam em busca do reconhecimento de suas diferenças e das possibilidades de transformação de sentidos hegemônicos. Nesse sentido, pretende-se dar continuidade ao levantamento sobre significações das práticas de saúde desenvolvidas por ACSs, realizada pelo projeto ?Diagnóstico da Saúde do Distrito Nordeste de Porto Alegre? (CEP/PUCRS: 001.058993.09.6), da qual o pesquisador responsável deste projeto também é integrante. Dessa maneira, o projeto se organiza em duas fases, onde na primeira serão analisados sob o prisma da análise narrativa as entrevistas já realizadas pelo projeto ?Diagnóstico da Saúde do distrito Nordeste de Porto Alegre? e, após essa análise, serão realizadas novas entrevistas, com o mesmo grupo de participantes, mas desta vez com um caráter narrativo e autobiográfico. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Adolfo Pizzinato - Coordenador / Rodrigo Machado - Integrante / Laura A. BRUM - Integrante / Rogério B. Carangache - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Bolsa / Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Remuneração.
      Membro: Adolfo Pizzinato.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (4)
    1. Professor Homenageado - Turma 367, PUCRS.. 2014.
      Membro: Adolfo Pizzinato.
    2. Paraninfo Esp. dos Formandos em Psicologia da Turma 367 2012/II, PUCRS.. 2012.
      Membro: Adolfo Pizzinato.
    3. Paraninfo dos Formandos em Psicologia - Turma 367 2010/II, PUCRS.. 2011.
      Membro: Adolfo Pizzinato.
    4. Professor Homenageado da Turma 367, 2011/I, Faculdade de Psicologia da PUCRS.. 2011.
      Membro: Adolfo Pizzinato.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (30)
    1. V Seminário Internacional de Psicologia.O papel da ciência e da Psicologia na construção e desconstrução do preconceito contra a diversidade sexual. 2017. (Seminário).
    2. 2ª Conferência Internacional de Psicologia LGBT e campos relacionados: Enfrentar o impacto da discriminação contra pessoas LGBT em todo o mundo. Negociações de sentido e práticas identitárias no contexto de sexo tarifado entre homens. 2016. (Congresso).
    3. VII Congreso Iberoamericano de Investigación Cualitativa en Salud. O uso de aplicativos móveis na pesquisa sobre práticas sexuais: o Grindr como ferramenta de homossocialização. 2016. (Congresso).
    4. XVIII Encontro Nacional da ABRAPSO. Trajetórias do apoio matricial na descentralização do teste rápido de HIV e outras DSTs em Porto Alegre. 2015. (Congresso).
    5. 5° Conferência Internacional de Psicologia Comunitaria.Resistência e cultura: etnografia em um ponto de cultura de Porto Alegre. 2014. (Outra).
    6. III Seminário Novos Horizontes da Pós-Graduação em Psicologia. 2014. (Seminário).
    7. II Jornada Sulbrasileira de Neuropsicologia.II Jornada Sulbrasileira de Neuropsicologia. 2014. (Outra).
    8. IX Congresso Iberoamericano de Psicologia. Apoio Social e Familiar na Assistência Social Brasileira. 2014. (Congresso).
    9. XV Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP.Reuniões do Grupo de Trabalho Psicologia Dialógica. 2014. (Seminário).
    10. 1° Congresso Latinoamericano de Psicologia Rural. Construção de Trajetórias Educacionais e Projetos Vitais de Jovens e Mulheres Moradoras em Áreas Rurais do Estado do Rio Grande do Sul. 2013. (Congresso).
    11. Desafios Atuais dos Feminismos.Em casa que mulher manda, até galo canta fino: análise da construção midiática da personagem Dilma Rousseff. 2013. (Seminário).
    12. How to Write for and Get Published in Scientific Journals. 2013. (Outra).
    13. IV Encontro Anual sobre Administração Acadêmica e Universitária - Condicionantes, Perspectivas e Oportunidades para 2013.Oficina de Cooperación Universitária. 2013. (Encontro).
    14. IX Congresso da Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis. Promovendo o acesso a testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C em um Centro de Testagem e Aconselhamento. 2013. (Congresso).
    15. XVII Encontro Nacional da ABRAPSO. 2013. (Congresso).
    16. Burnout, saúde e bem-estar psicológico.Pesquisa qualitativa na interface psicologia e saúde. 2012. (Seminário).
    17. Encontro dos Grupos PET da Região Sul.SulPET 15 anos: "(Re)Construindo Identidades". 2012. (Encontro).
    18. II Congresso Internacional Saúde Mental e Reabilitação Psicossocial. Saúde Mental na Atenção Primária no contexto mundial. 2012. (Congresso).
    19. 4th World Congress On Women's Mental Health. How Psychology Deal With The Integrality On Womens Health? Reflections About The Brazilian Academic Production. 2011. (Congresso).
    20. II SEMINÁRIO NOVOS HORIZONTES DA PSICOLOGIA.II SEMINÁRIO NOVOS HORIZONTES DA PSICOLOGIA. 2011. (Seminário).
    21. IV Coloquio Internacional de Estudios sobre Varones y Masculinidades. Identidad en jaque: análisis de un grupo de reflexión masculina sobre la masculinidad. 2011. (Congresso).
    22. IV Encontro acadêmico da Psicologia e I Jornada do Serviço Escola de Psicologia do IPA.Desafios e propostas para a formação em saúde de futuros psicólogos: o exemplo do Pet-Saúde. 2011. (Encontro).
    23. Jornada de Saúde do Homem - Política Nacional de Atenção à Saúde do Homem.gênero e Poder: A inversão de papéis. 2011. (Outra).
    24. Reunião nacional das Comissões de Orientação e Ética do Sistema Conselhos de Psicologia.Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul. 2011. (Encontro).
    25. XVI Encontro Nacional da ABRAPSO. Micropolíticas de ocupação visual do espaço urbano de Porto Alegre. 2011. (Congresso).
    26. Encontro do Grupo de Pesquisa Infância, juventude e Cultura Contemporânea da UFMT.Produção de narrativas digitais na infância e na adolescência: marcadores identitários e descontinuidades evolutivas. 2010. (Encontro).
    27. Fórum Nacional de Educação das Profissões na Área da Saúde. 2010. (Outra).
    28. VII Jornada da Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS.Políticas Públicas e Produções de Saúde. 2010. (Seminário).
    29. XIII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico em Psicologia.GT Psicologia Dialógica. 2010. (Simpósio).
    30. XVIII Congresso Brasileiro de Medicina Psicossomática. Terapia mediada por animais e Saúde Mental: um programa no Centro de Atenção Psicossocial de Infância e Adolescência em Porto Alegre. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (5)
    1. PIZZINATO, A.. Capacitação Docente 2013/2. 2014. (Outro).. . 0.
    2. PIZZINATO, A.. VII Encontro com a Psicologia - Desafios da Diversidade. 2011. (Outro).. . 0.
    3. PIZZINATO, A.. Capacitação Docente 2011/2. 2011. (Outro).. . 0.
    4. Thiesen, F. V. ; Ely, H. ; Canabarro, S. T. ; Bellini, M. I. ; Corbellini, V. ; PIZZINATO, A.. I Mostra de Trabalhos PET-Saúde / Pró-Saúde / PREMUS. 2010. Exposição
    5. PIZZINATO, A.. Seminario de Capacitação Políticas Públicas na Área de Educação Permanente. 2009. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (6)
    • Adolfo Pizzinato ⇔ Irani Iracema de Lima Argimon (2.0)
      1. ARGIMON, Irani Iracema de Lima; PIZZINATO, A. ; ECKER, D. ; LINDERN, D. ; TORRES, S.. Velhice e identidade: significações de mulheres idosas. Revista Kairós (Online). v. 14, p. 79-99, issn: 1516-2567, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. FIGUEIREDO, A. ; PIZZINATO, A. ; DELLAGLIO JUNIOR, J. C. ; ARGIMON, Irani Iracema de Lima. Quando pensamento e emoção não concordam: uma análise teórica e clínica da Dissociação Razão- Emoção (DRE). Grifos (UNOESC). v. 28, p. 11-37, issn: 1414-0268, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Adolfo Pizzinato ⇔ James Ferreira Moura Junior (2.0)
      1. PIZZINATO, A.; SIQUEIRA, A. C. ; SCHMIDT, B. ; MELO, B. D. ; VIQUECI, B. T. ; LIMA, C. C. ; COLERAUS, E. M. A. ; RABELO, I. V. M. ; MOURA JR., J. F. ; SOUZA, M. S. E. ; MAGRIN, N. P. ; FONSECA, R. M. ; PALUDO, S. S. ; FARAJ, S. P.. Orientações a trabalhadoras/es e gestoras/es do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para ações na pandemia COVID-19. 2020. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha
        [ busca Google | busca Bing ]
      2. PIZZINATO, A.; GOMES, A. L. ; SIMPLICO, A. ; SCHMIDT, B. ; MELO, B. D. ; VIQUECI, B. T. ; LIMA, C. C. ; SOUZA, D. ; COLERAUS, E. M. A. ; RABELO, I. V. M. ; MOURA JR., J. F. ; KABAD, J. F. ; FERNANDES, L. Z. ; RODRIGUES, L. ; HIRATA, M. ; SOUZA, M. S. E. ; MAGRIN, N. P. ; FONSECA, R. M. ; MENESES, S. ; FLORES, T.. SUAS na COVID-19: Proteção Social a Grupos Vulnerabilizados. 2020. 2020. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Adolfo Pizzinato ⇔ Maria Isabel Barros Bellini (2.0)
      1. Santos, B. R. L. ; Bellini, M. I. ; Pizzinato, Adolfo ; OJEDA, B. S.. Integralidade, Interdisciplinariedade e Intersetorialidade: o tripé orientador da integraçao ensino e serviço em saúde. Em: Valeria Corbellini;Flavia Thiesen,Beatriz Ojeda;Andreia Gustavo;Marion Creutzberg;Beatriz Santos. (Org.). Atençao Primaria em Saúde: vivencias interdisciplinares na formaçao profissional PUCRS. 1ed.Porto Alegre. : ABEn. 2011.v. 1, p. 61-72.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. Pizzinato, Adolfo; Santos, B. R. L. ; Bellini, M. I. ; Machado, R.. Impactos das estratégias PET-Saúde, Pró-Saúde e PREMUS em pesquisas na área da saúde. Em: Valeria Corbellini,Flavia Thiesen, Beatriz Ojeda, Beatriz Santos, Andreia Gustavo, Marion Creuztberger. (Org.). Atençao Primaria em Saude:vivencias interdisciplinares na formaçao profissional PUCRS. 143ed.Porto Alegre. : ABEn. 2011.v. 1, p. 133-143.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Adolfo Pizzinato ⇔ Ângelo Brandelli Costa (2.0)
      1. BLANKENHEIM, T. ; PIZZINATO, A. ; RAMOS, N. F. ; BRANDELLI, ÂNGELO COSTA. A ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL RUMO A FORMAÇÃO EM SEXUALIDADE E GÊNERO: EXPLORANDO AS MOTIVAÇÕES DE PROFISSIONAIS DO RIO GRANDE DO SUL. REVISTA DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO. v. 8, p. 527-544, issn: 2358-8853, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. CUNICO, S. D. ; PIZZINATO, A. ; STREY, M. N. ; BRANDELLI, ÂNGELO COSTA. Estigma e Construção do Território de Pessoas Privadas de Liberdade e seus Familiares. SUBJETIVIDADES. v. 20, p. e8776,, issn: 2359-0777, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Adolfo Pizzinato ⇔ Christian Haag Kristensen (1.0)
      1. BRUNNET, A. E. ; WEBER, J. L. A. ; BOLASELL, L. T. ; CARGNELUTTI, E. S. ; KRISTENSEN, C. H. ; PIZZINATO, A.. ACCULTURATION, ANXIETY AND DEPRESSION AMONG HAITIAN IMMIGRANTS IN SOUTHERN BRAZIL. PSICOLOGIA, SAÚDE & DOENÇAS. v. 20, p. 491-502, issn: 2182-8407, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Adolfo Pizzinato ⇔ Tiago Jessé Souza de Lima (1.0)
      1. MOURA JR., J. F. ; ALMEIDA-SEGUNDO, DAMIÃO SOARES DE ; SOUZA, T. J. ; PIZZINATO, A. ; BENICIO, L. F. S.. Homicídios de jovens no Ceará: relações entre pobreza multidimensional, racismo, instituições e segurança. Em: Barros, João Paulo Pereira; Rodrigues, Jéssica Silva; Benicio, Luis Fernando de Souza. (Org.). Violências, desigualdades e (re)existências: cartografias psicossociais. 1ed.Fortaleza (CE). : Expressão Gráfica e Editora. 2021.v. 1, p. 381-396.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:22:58