Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Paulo Afonso Rheingantz

Arquiteto, Doutor em Engenharia de Produção (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Pós-doutorado no City and Regional Planning Department, California Polytechnic State University, San Luis Obispo. Professor Colaborador Voluntário do Programa de Pós-graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro [nov 2012-atual] e do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas [jul2019-atual]; Professor Visitante Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas [out2018 - jun2019]; Professor Visitante Nacional Senior/Capes do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas [out/2014-set2018]. Co-autor dos livros Projeto do Lugar (2002) O Lugar do Projeto (2007), Observando a Qualidade do Lugar (2009), O Lugar do Pátio Escolar no Sistema de Espaços Livres (2011), Qualidade do Lugar e Cultura Contemporânea: controvérsias e ressonâncias em coletivo urbanos (2012), Projetos Complexos e Seus Impactos na Cidade e na Paisagem (2012), Qualidade do Lugar e Cultura Contemporânea: modos de ser e viver as cidades (2016), Do Espaço Escolar ao Território Educativo: O Lugar da Arquitetura na conversa da Escola de Educação Integral com a cidade (2016). Temas de interesse: Ensino de Projeto de Arquitetura, Avaliação Pós-Ocupação e Qualidade do Lugar na perspectiva dos estudos Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). Bolsista produtividade 1D CNPq. Lidera o Grupo de Pesquisa Lugares e Paisagens - ProLUGAR (www.fau.ufrj.br/prolugar). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9821-9304 (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/7765118835668681 (08/09/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1D
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Departamento de Projeto de Arquitetura. Av. Pedro Calmon 550 sala 433 Cid. Univ. - Ilha do Fundão 21941901 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil Telefone: (21) 25981661 Fax: (21) 25981659 URL da Homepage: https://www.fau.ufrj.br/proarq/
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (8)
    1. 2018-Atual. TECENDO A QUALIDADE DO LUGAR: Espacialidades, urbanidades e lugares em acao
      Descrição: Projeto de pesquisa alinhado com a perspectiva sociotécnica discute o entendimento de edifícios e lugares em ação como urbanidades, laboratórios ou interfaces que aprendem e performam conhecimentos que, além de modelados por diferentes 'políticas ontológicas', são a um só tempo, situados ou localizados e globais. Para explorar como ele inclui Outros, recorre à quatro espacialidades da ciência propostas por John Law e Annemarie Mol ? a euclidiana, cuja relevância tende a ser naturalizada, a de redes, a fluida e a do fogo. Para explicar como as espacialidades da ciência se produzem e se misturam nos lugares em ação e recrutam Outros aliados, recorre à metodologia da Cartografia de Controvérsias para explorar os processos de fabricação de um conjunto de edifícios e lugares em ação da Zona Portuária da cidade do Rio de Janeiro/RJ e de escolas municipais de educação infantil (EMEIs) do Programa Proinfância construídas nos municípios de Pelotas/RS e Erechim/RS que, além de locais, regionais e globais, são dispositivos 'móveis imutáveis', 'móveis mutáveis' e 'imóveis mutáveis', territórios contestados que não podem ser reduzidos àquilo que "são" ou "significam". A reflexão sobre as associações entre pessoas e coisas, matéria e significado deve contribuir para a produção de ontologias alternativas para esses 'Objetos' desordenados e evasivos que são os edifícios e lugares em ação e seus modos de 'estar presente', bem como para a formulação de diretrizes para políticas públicas e práticas cotidianas com vistas a tornar os edifícios e lugares em ação mas 'resilientes'. O projeto envolve, além da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Programa de Pós-graduação em Arquitetura, outras duas universidades: Universidade Federal de Pelotas /Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim / DINTER envolvendo o Programa de Pós-graduação em Arquitetura da UFRJ e o Curso de arquitetura e Urbanismo da UFFS. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . Integrantes: Paulo Afonso Rheingantz - Coordenador / Denise de Alcantara - Integrante / Eduardo Rocha - Integrante / Medvedovski, Nirce S. - Integrante / Portella, Adriana - Integrante / Giselle Arteiro Nielsen Azevedo - Integrante / Ramon Silva de Carvalho - Integrante / Rosa Maria Leite Ribeiro Pedro - Integrante / Ana Maria Szapiro - Integrante / Nebora Lazzarotto Modler - Integrante / EDUARDO G. DA CUNHA - Integrante / Fabiola Belinger Angotti - Integrante / Marcelo Hamilton Sbarra - Integrante / Juliana Meirelles Guerra - Integrante / Giselle Cerise Gerson - Integrante / Esther Ribeiro Costa - Integrante / Valci Rubens Oliveira de Andrade - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 41 / Número de orientações: 1
      Membro: Paulo Afonso Rheingantz.
    2. 2016-Atual. Adaptacao de indices de conforto termico urbano para o Sul do Brasil: estudo de caso nas Zonas Bioclimaticas 02 e 03
      Descrição: O objetivo principal da pesquisa é prover a adaptação dos índices de conforto térmico internacionalmente mais utilizados para ambientes interno e externos a contextos locais no Sul do Brasil utilizando-se, para isto, estudos na Zona Bioclimatica 02. Neste trabalho interinstitucional serão desenvolvidas medições in loco das variáveis analisadas nas instalações da FAUrb / UFPel (temperatura do ar, temperatura média radiante, umidade relativa do ar, direção e velocidade do vento), e serão realizadas entrevistas sobre a sensação de conforto de usuários dos mesmos espaços físicos. Posteriormente, através do emprego de método estatístico, as respostas serão analisadas conjuntamente com os resultados das medições, a fim de estabelecer-se os limites das variáveis para o conforto térmico percebido. A partir daí, será traçado um comparativo entre os resultados obtidos e os limites praticados pelos índices de conforto térmico internacionais (atualmente empregados nas pesquisas da área, no Brasil). A pesquisa prevê a adaptação dos seguintes índices de conforto térmico: Physiological Equivalent Temperaure (PET), Predicted Mean Vote (PMV), Standard Effective Temperature (SET) e Universal Thermal Climate Index (UTCI) e ASHRAE Standard 55 (Adaptive Thermal Comfort Standard). Objetiva-se, com os conhecimentos adquiridos, a contribuição para o conhecimento dos métodos nos ajustes de índices de conforto térmico internacionais para o contexto local. Utiliza-se para este estudo dois casos: a cidade de Pelotas-RS, no Sul do Brasil, pertencente a Zona Bioclimática 02... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . Integrantes: Paulo Afonso Rheingantz - Integrante / Eduardo Grala da Cunha - Coordenador / Lisandra Fachinello Krebs - Integrante / Nebora Lazzarotto Modler - Integrante / CAROLINA BELTRAME - Integrante / Dara Elisa dos Santos Bandeira - Integrante / Beatriz Maria Fedrizzi - Integrante / Marina Trentin - Integrante / Erik Johansson - Integrante / Rodrigo Karini Leitzke - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 8
      Membro: Paulo Afonso Rheingantz.
    3. 2015-2020. CASA BIOCLIMATICA NZEB E QUALIDADE DO LUGAR: Entrelacando Experiencias ? Portugal e Rio Grande do Sul/BrasilCasa Bioclimatica NZEB: Compartilhando Experiencias para o caso Brasileiro
      Descrição: O projeto pesquisa tem por objetivo a adaptação do projeto da Casa Bioclimática desenvolvida em dissertação de mestrado aos preceitos da Standard européia da Passive House. No âmbito da primeira vertente da pesquisa o projeto desenvolvido na dissertação de Mestrado da Arquiteta Juliana Pouey intitulada Simulação do desempenho de estratégias bioclimáticas em locais de grande variação climática ? Projeto de Edificação Residencial para Zona Bioclimática 2 (defendida no ano de 2011), será reavaliada com base nas diretrizes da Standard Passivhaus Européia, como também observando novas simulações termoenergéticas para avaliação de desempenho. Existe a previsão da construção da Casa Bioclimática no Campus Anglo da Universidade Federal de Pelotas. O projeto da Casa Bioclimática é fruto da referida dissertação de mestrado. A pesquisa para a avaliação e readequação do projeto às novas diretrizes europeia será desenvolvida em 4 etapas, caracterizadas (Quadro 1). Quadro 1 ? Etapas da Pesquisa de Avaliação e Readequação da Casa Bioclimátixa NZEB Etapa Descrição I ? Revisão de Literatura Revisão do Regulamento Português de Eficiência Energética; Revisão da Standard Europeia Passivhaus. Observação das novas demandas tecnológicas da Standard Passivhaus. II- Revisão do Projeto da Casa Bioclimática e adaptação aos novos padrões europeus de desempenho energético; Revisão do projeto desenvolvido pela arquiteta Juliana Pouey a ser construído no campus Anglo da Universidade Federal de Pelotas; III- Simulação termoenergética do novo projeto; Observação do desempenho do novo projeto frente aos regulamentos brasileiros e europeu com base na realização de simulação computacional; IVDesenvolvimento do Projeto Executivo da Casa Bioclimática Luso-Brasileira Confecção do projeto executivo de arquitetura, e de instalações; Confecção de caderno de encargos e orçamento.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Paulo Afonso Rheingantz - Integrante / Eduardo Grala da Cunha - Coordenador / Lisandra Fachinello Krebs - Integrante / Antonio Cesar Silveira Baptista da Silva - Integrante / Celina Maria Britto Correa - Integrante / Isabel Tourinho Salamoni - Integrante / Larissa Cristina de Oliveira - Integrante / Julye Moura Ramalho de Freitas - Integrante / Renata Dalbem - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa. Número de produções C, T & A: 9
      Membro: Paulo Afonso Rheingantz.
    4. 2015-Atual. DO ESPACO ESCOLAR AO TERRITORIO EDUCATIVO: O lugar da arquitetura na conversa da escola de educacao integral com a cidade do Rio de Janeiro
      Descrição: Descrição: Este projeto se vincula à linha de pesquisa Cultura, Paisagem e Ambiente Construído do Programa de Pós-graduação em Arquitetura - PROARQ-FAU/UFRJ, dá continuidade e busca entrelaçar os conhecimentos produzidos pelos grupos de pesquisa Ambiente-Educação (GAE), Qualidade do Lugar e da Paisagem (ProLUGAR) e Sistema de Espaços Livres no Rio de Janeiro (SEL-RJ), relacionados à reflexão sobre a qualidade do lugar e da paisagem dos ambientes educacionais. A partir da aplicação conjunta dos conceitos, métodos e instrumentos de pesquisa utilizados pelos três grupos, essa pesquisa procura integrar uma rede de conhecimento em torno de uma base teórica comum ? os lugares pedagógicos, tendo em vista a elaboração de diretrizes e estratégias de projeto como ferramentas de apoio à concepção e à avaliação do ambiente escolar para a Educação Integral, integrando aspectos ambientais, pedagógicos, culturais e socioeconômicos. Ao reconhecer o potencial educativo dos ambientes escolares, essa pesquisa procura enriquecer o debate sobre o movimento de Educação Integral que retoma sua força na atualidade da educação pública nos municípios brasileiros, colaborando com a construção de diretrizes que fundamentem concepção desses novos ambientes escolares. Para tal, amplia o entendimento deste "lugar-escola" considerando o sistema de espaços livres e outros equipamentos públicos da cidade como territórios educativos e parte inseparável dos "lugares pedagógicos".. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . Integrantes: Paulo Afonso Rheingantz - Integrante / Vera Regina Tângari - Integrante / José Ricardo Flores Faria - Integrante / Beatriz de Gouvêa Marti Ferrão - Integrante / Giselle Arteiro Nielsen Azevedo - Coordenador / Alessandra Costa - Integrante / Nebora Lazzarotto Modler - Integrante / Ana Beatriz Goulart de Faria - Integrante / Rafael Ferreira Diniz Gomes - Integrante / Felipe Rohen de Queiroz Pereira - Integrante / Alain Lennart Flandes Gómez - Integrante. Número de produções C, T & A: 20
      Membro: Paulo Afonso Rheingantz.
    5. 2014-2019. ARQUITETURA ESCOLAR PARA A EDUCACAO INFANTIL: avaliacao do desempenho socioambiental e termoenergetico das novas creches municipais de Pelotas
      Descrição: Este projeto está vinculado a projeto de pesquisa ARQUITETURA ESCOLAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: abordagem transdisciplinar para a avaliação e a concepção de creches para a Prefeitura Municipal de Pelotas e Região Sul do Rio Grande do Sul contemplado com bolsa de Professor Visitante Nacional Sênior da Capes. A pesquisa será realizada em parceria com docentes e alunos do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (PROGRAU) da FAUrb/UFPel tendo como objeto de estudo o conjunto de 15 (quinze) novas Escolas Municipais de Educação Infantil ? projeto-padrão desenvolvido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), Programa ProInfância (PAC2) - Sub-projeto do Projeto de pesquisa ARQUITETURA ESCOLAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: abordagem transdisciplinar para a avaliação e a concepção de creches para a Prefeitura Municipal de Pelotas e Região Sul do Rio Grande do Sul, contemplado com bolsa do pPrograma Pesquisador Nacional Visitante Sênior/Capes. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . Integrantes: Paulo Afonso Rheingantz - Integrante / Eduardo Grala da Cunha - Coordenador / Jaqueline da Silva Peglow - Integrante / Carlos Leocádio Monteiro Krebs - Integrante / Nebora Lazzarotto Modler - Integrante / Viviane Mulech Ritter - Integrante / Thalita dos Santos Maciel - Integrante / Carolina de Mesquisa Duarte - Integrante / Antonio César Silveira Baptista da Silva - Integrante / Franciele Petri de Freitas - Integrante / Liader da Silva Oliveira - Integrante. Financiador(es): (CAPES) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T & A: 26
      Membro: Paulo Afonso Rheingantz.
    6. 2014-Atual. Arquitetura Escolar para a Educacao Infantil: abordagem transdisciplinar para a avaliacao e a concepcao de creches para a Prefeitura Municipal de Pelotas e Regiao Sul do Rio Grande do Sul
      Descrição: Proposta de pesquisa transdisciplinar vinculada ao Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas (PROGRAU/FAURB/UFPEL), programa em consolidação credenciado pela Capes em 2007 e iniciado em 2008. Busca contribuir para o desenvolvimento da pesquisa a partir da experiência do candidato a professor visitante nacional sênior (a) com a produção do conhecimento e da pesquisa transdisciplinar nos grupos de pesquisa Grupo Ambiente-Educação (GAE) e Qualidade do Lugar e da Paisagem (ProLUGAR) do Programa de Pós-graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro, grupos de referência nos seus campos de atuação ? Arquitetura Escolar, Avaliação Pós-Ocupação, Percepção Ambiental e Qualidade do Lugar; (b) com pesquisa sobre ensino de projeto com ênfase na Pedagogia da Autonomia e com a criação do grupo de pesquisa Ensino de Arquitetura (2000) para a qualificação de docentes do ensino superior na área da arquitetura e urbanismo; (c) com a editoria do periódico Cadernos Proarq (2010/2011), classificação B2 na base Qualis-Periódicos/Capes. A partir da atuação conjunta com professores e alunos do PROGRAU/UFPEL, deve produzir conhecimento e documentos de referência com diretrizes, estratégias e ferramentas de apoio à concepção e à avaliação do ambiente escolar para a educação infantil integrando aspectos ambientais, pedagógicos, culturais e socioeconômicos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Paulo Afonso Rheingantz - Coordenador / Giselle A N Azevedo - Integrante / Medvedovski, Nirce S. - Integrante / Portella, Adriana - Integrante / Eduardo Grala da Cunha - Integrante / Amanda Viveiros Ronca - Integrante / Nebora Lazzarotto Modler - Integrante / Viviane Mulech Ritter - Integrante / Thalita dos Santos Maciel - Integrante / Carolina de Mesquisa Duarte - Integrante / JAQUELINE DA S. PEGLOW - Integrante / LUIZA C. QUINTANA - Integrante / Franciele Petri de Freitas - Integrante. Financiador(es): (CAPES) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T & A: 30 / Número de orientações: 1
      Membro: Paulo Afonso Rheingantz.
    7. 2012-2016. TECENDO A QUALIDADE DO LUGAR: cartografando controversias de urbanidade em lugares hibridos
      Descrição: Projeto de pesquisa contemplado com bolsa produtividade CNPq vinculado à linha de pesquisa Cultura, Paisagem e Ambiente Construído (PROARQ-UFRJ), atenta para os atravessamentos postos em cena pelos dispositivos tecnológicos e as diferentes traduções que ensejam, destacando a noção de lugares híbridos. Alinha-se com o campo de estudos multidisciplinar Ciência_Tecnonogia-Sociedade (CTS), com ênfase na Teoria Ator-Rede (ANT) ou Sociologia da Tradução. Objetivo geral: (a) aprofundar a revisão da base conceitual do entendimento de lugar e urbanidade ? em continuidade à pesquisa Tecendo a Qualidade do Lugar: cartografando narrativas e experiências de urbanidade ?, e; (b) verificar suas aplicações nos trabalhos de campo e no ensino de projeto de arquitetura-urbanismo. Objetivos ? Consolidar a produção conjunta dos grupos ProLUGAR ? Qualidade do Lugar e Paisagem e Cultura Contemporânea: subjetividade, conhecimento e tecnologia. ? Contornar os obstáculos que as categorizações da lógica moderna e suas tradicionais relações dicotômicas ? pessoa-ambiente, sujeito-objeto, sociedade-natureza, interior-exterior ? impõem ao entendimento de qualidade do lugar e urbanidade na Atualidade. ? Analisar as ressonâncias dos dispositivos tecnológicos na configuração, percepção e uso de ambientes ou lugares urbanos. ? Explorar a noções de lugares híbridos e seus efeitos nas formas de subjetivação e sociabilidade contemporâneas. Também contemplado com fomento do CNPq Edital Universal 2012 - proc. 475549/2012-0 [R $ 33.023,18) não informado em função do sistema não possibilitar novo lançamento vinculado ao CNPq.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (6) . Integrantes: Paulo Afonso Rheingantz - Coordenador / Denise de Alcantara - Integrante / Ramon Silva Carvalho - Integrante / Rosa Maria Leite Ribeiro Pedro - Integrante / Cláudia Rioja de Aragão Vargas - Integrante / Ana Maria Szapiro - Integrante / Rafael Barreto de Castro - Integrante / Ana Paula Ribeiro de Araújo - Integrante / Luiz Antonio Ferreira das Neves - Integrante / Fabíola Belinger Angotti - Integrante / Valeria R. Martins - Integrante / Giselle Arteiro Nielsen Azevedo - Integrante / Domitila Velasco Vanzillotta - Integrante / Lorrana Guimarães - Integrante / Antonio José Peixoto Costa - Integrante / Juliane Figueiredo Fonseca - Integrante / ? Macklaine Miletho Silva Miranda - Integrante / Rodrigo da Cunha Nogueira - Integrante / Alessandra Costa - Integrante / ? Natália Queiroz Corrêa e Castro - Integrante / ? Rodrigo das Neves Costa - Integrante / Felipe Rohen - Integrante / Mariana de Castro Moreira - Integrante / Iara Salvo Rocha - Integrante / Antonio Nogueira Leitão - Integrante / Cristiana de Siqueira Gonçalves - Integrante / Ana Paula Cunha - Integrante / Luciana Santos Guilhon Albuquerque - Integrante / Mariama Augusto Furtado - Integrante / Diva Lucia Gautério Conde - Integrante / Pérola Grimberg - Integrante / André Luis Soares e Silva Pereira - Integrante / Nebora Lazzarotto Modler - Integrante / Marcelo Hamilton Sbarra - Integrante / Maria Lujie Botelho dos Santos - Integrante. Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 84
      Membro: Paulo Afonso Rheingantz.
    8. 2011-2014. Tecendo a Qualidade do Lugar: cartografando narrativas e experiencias de urbanidade
      Descrição: Projeto de pesquisa contemplado com bolsa produtividade CNPq (a partir de março de 2011), vinculado à linha de pesquisa Cultura, Paisagem e Ambiente Construído (PROARQ-FAU/UFRJ), pretende aprofundar e refinar a pesquisa bibliográfica iniciada com o projeto Qualidade do Lugar e Cultura Contemporânea: uma proposta de revisão conceitual na perspectiva das redes de fluxos com o propósito de rever os fundamentos da abordagem experiencial e os procedimentos da observação incorporada a partir dos conhecimentos e proposições produzidos no campo multidisciplinar dos Social Studies of Science ou Studies of Science , com ênfase na Teoria Ator-Rede (ANT) ou Sociologia da Tradução ? Bruno Latour, Michel Callon, John Law.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (5) . Integrantes: Paulo Afonso Rheingantz - Coordenador / Giselle A N Azevedo - Integrante / Vera Regina Tângari - Integrante / Rosa Maria Leite Rineiro Pedro - Integrante / Ramon Silva Carvalho - Integrante / Ana Beatriz Goulart de Faria - Integrante / Fabíola Belinger Angotti - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa. Número de produções C, T & A: 49
      Membro: Paulo Afonso Rheingantz.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (6)
    1. Contemplado com bolsa do Programa Professor Visitante Nacional Sênior Edital Capes 028/2013, Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.. 2014.
      Membro: Paulo Afonso Rheingantz.
    2. Menção Honrosa, categoria dissertação, Prêmio ENANPARQ 2014 - orientador, Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo.. 2014.
      Membro: Paulo Afonso Rheingantz.
    3. Prêmio ANPARQ 2014 Melhor Livro Organizado - autor de capítulo, ANPARQ - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo.. 2014.
      Membro: Paulo Afonso Rheingantz.
    4. Contemplado com Bolsa Professor Visitante Sênior Projeto CASA BIOCLIMÁTICA NZEB E QUALIDADE DO LUGAR: Entrelaçando Experiências ? Portugal, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul/Brasil, FAPERGS - substituido pela Profa. Lucia Mascaró, por não poder acumular com bolsa PVNS Capes.. 2014.
      Membro: Paulo Afonso Rheingantz.
    5. Menção Honrosa categoria coletânea do livro O Lugar do Pátio escolar no Sistema de Espaços Livres: uso, forma e apropriação, Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo.. 2012.
      Membro: Paulo Afonso Rheingantz.
    6. Aprovado em Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Titular, Departamento de Projeto de Arquitetura, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ.. 2011.
      Membro: Paulo Afonso Rheingantz.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (11)
    1. 6 Seminário Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo.Projeto-Pesquisa na Pós-graduação em Arquitetura-Urbanismo: Inquietações e proposições de um arquiteto-professor-esquisador. 2019. (Seminário).
    2. XX Encontro de Pós-graduação e 4 Semana Integrada UFPel.Avaliador de trabalhos e apresentações. 2018. (Encontro).
    3. V SBQP - Simpósio Brasileiro de Qualidade do Ambiente Construído.Regiões e Interfaces de Conhecimento e APO: a experiência do grupo ProLUGAR. 2017. (Simpósio).
    4. Casa Passiva Brasil 2016 - I Seminário Internacional e Workshop.Organização. 2016. (Simpósio).
    5. IIV Seminário Projetar - Originalidade, criatividade e inovação no projeto contemporâneo: ensino, pesquisa e prática.Ensino de Projeto de arquitetura no limiar do século XXI: desafios frente às dimensões ambiental e tecnológica. 2015. (Seminário).
    6. III Enanparq - arquitetura, cidade e projetos: uma contrução coletiva. Membro do Comitê Científico. 2014. (Congresso).
    7. III Enanparq - arquitetura, cidade e projetos: uma contrução coletiva. Sessão de Comunicação Oral Eixo Temático Espaço Público e Cidadania. 2014. (Congresso).
    8. Capacitação de Docentes do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIFRA.DILEMAS E COMPROMISSOS DA ARQUITETURA E DO ENSINO DE PROJETO NA ATUALIDADE. 2012. (Outra).
    9. Reunião de Coordenadores dos Programas de Pós-graduação da Área de Arquitetura, Urbanismo & Design.Grupo de Trabalho sobre Critérios Qualis para avaliar produção em periódicos. 2011. (Outra).
    10. Workshop Qualidade do Lugar e Cultura COntemporânea:.Abertura e encerramento do workshop. 2011. (Encontro).
    11. Reunião de Coordenadores dos Programas de Pós-graduação.Discussão sobre a consolidação dos resultados da avaliação trienal dos programas de pós-graduação na área Arquitetura, Urbanismo e Design. 2010. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (11)
    1. RHEINGANTZ, P. A.. 10.º PROJETAR 21 | LISBOA. 2021. (Congresso).. . 0.
    2. TÂNGARI, Vera Regina ; RHEINGANTZ, P. A. ; LAMOUNIER, A. ; NUNES, Maria Julieta ; ANDRADE, R.. Ciclo de Palestras: Lugares e Paisagens em Debate. 2020. Outro
    3. PEDRO, R. ; SZAPIRO, Ana ; RHEINGANTZ, P. A.. II WORKSHOP QUALIDADE DO LUGAR E CULTURA CONTEMPORÂNEA: Modos de Ser e Habitar as Cidades. 2016. Congresso
    4. CUNHA, E. G. ; ANTONIO C. B. DA SILVA ; RHEINGANTZ, P. A.. Casa Passiva Brasil 2016 - I Seminário Internacional e Workshop. 2016. Congresso
    5. RHEINGANTZ, P. A.. Coordenador da Sessão de Comunicações Experiências Pedagógicas: colaborações ao arquiteto. 2013. (Congresso).. . 0.
    6. RHEINGANTZ, P. A.. II Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo. 2012. (Congresso).. . 0.
    7. SALGADO, Monica Santos ; RHEINGANTZ, P. A.. II Simpósio Brasileiro de Qualidade do Projeto - SBQP 2011. 2011. Congresso
    8. RHEINGANTZ, P. A.; PEDRO, Rosa Maria Leite Ribeiro. Workshop Qualidade do Lugar e Cultura Contemporânea. 2011. Congresso
    9. AZEVEDO, G. A N ; TÂNGARI, Vera Regina ; RHEINGANTZ, P. A.. Workshop - O Lugar do Pátio Escolar no Sistema de Espaços Livres. 2010. Outro
    10. RHEINGANTZ, P. A.. 1o. Simpósio Brasileiro de Qualidade do Projeto. 2009. (Congresso).. . 0.
    11. RHEINGANTZ, P. A.. Seminário sobre o PLano de Desenvolvimento Urbano da UFPEL. 1984. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:22:45