Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Claudia Maria Ribeiro Viscardi

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora, mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais, doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pós-Doutorado na Manchester Metropolitan University (Manchester- Reino Unido), concluído em 2008 e na Universidade de Lisboa e na Unirio, concluído em 2016. É Professora Titular da Universidade Federal de Juiz de Fora e Professora do Programa de Pós-Graduação em História. É bolsista de produtividade do CNPq e pesquisadora da Fapemig. Tem experiência nas áreas de História Política e Social, com ênfase na Primeira República. Foi Pró-Reitora de Pesquisa da UFJF (2002-2006). Foi pesquisadora visitante na Manchester Metropolitan University (2007-2008, com apoio da Capes), na Fundação Casa de Rui Barbosa (2011-2013) e na Universidade de Lisboa (2015, com apoio da Capes). Foi presidente da Seção Regional Minas Gerais da Associação Nacional de História (ANPUH-MG), gestão 2012-2014. Foi coordenadora do Grupo de Trabalho em História Política da ANPUH (2015-2017). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História da UFJF (2016-2018) e membro da Diretoria Nacional da Associação Nacional de História - ANPUH (2017-2019). Atualmente é coordenadora da Rede Internacional de Pesquisadores "Conexões Lusófonas: ditadura e democracia em português" e membro de outras três redes internacionais de pesquisa: Direitas, História e Memória; International Network for Studies on Corporatism and the Organized Interests (NETCOR), e Reserch Network for the Study of Fascisms, Authoritarianisms, Totalitarianisms, and transitions to democracy (REFAT). (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/5454365509032191 (25/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1D
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Juiz de Fora, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História. Campus Universitário - ICH - Departamento de História Martelos 36060900 - Juiz de Fora, MG - Brasil Telefone: (32) 21023109 Fax: (32) 2293110 URL da Homepage: www.mestradohistoria.ufjf.edu.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: História
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2021-Atual. O voto, as eleicoes e o quadro partidario em um contexto oligarquico (1889-1930)
      Descrição: Consiste na análise da participação eleitoral, tendo por eixo básico o fenômeno da abstenção. Nosso argumento principal é que o maior desafio das elites políticas era o de levar os eleitores às urnas e não garantir o seu voto, como usualmente se supõe. Toda a literatura acerca do coronelismo tem reforçado a crença de que os chefes políticos locais se empenhavam em controlar o voto do eleitor, direcionando-o à determinadas candidaturas, que uma vez eleitas, lhes retornariam favores anteriormente pactuados. Tal controle se daria por meio da gestão dos processos de alistamento, eleição, apuração e redação das atas eleitorais, processos que ocorriam nos municípios, sob sua administração. Fora do âmbito municipal, caberia às elites políticas de estratos mais altos, cuidar da regulação do processo, instituindo leis que afastassem o povo dos processos decisórios. Sem contestar a vigência de tais práticas por parte das elites locais, propomos que dada a naturalização delas ? tidas como garantidas e corriqueiras ? o maior desafio das lideranças era evitar o não comparecimento dos eleitores, sem o que, o controle do voto não ocorreria. Antes de garantir o resultado por meio da fraude era necessário levar o eleitor às urnas, tarefa mais difícil do que se imaginava até então.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Cláudia Maria Ribeiro Viscardi - Coordenador / Figueiredo, Vítor Fonseca - Integrante.
      Membro: Claudia Maria Ribeiro Viscardi.
    2. 2019-Atual. Trajetoria Politica de Francisco Campos
      Descrição: Trata-se de uma biografia da vida intelectual e inserção política de Francisco Campos. Pretende-se analisar a trajetória de uma das mais influentes lideranças políticas do Brasil, que teve participação relevante ao longo de boa parte do período republicano. Participou da Primeira República e contribuiu para o seu desmonte; foi personagem destacado na República Nova e um dos articuladores do golpe do Estado Novo; em seguida, foi um dos mais importantes arquitetos do regime autoritário de Vargas, bem como um daqueles que ajudou a pôr fim ao regime. Já ao final de sua vida, destacou-se como um dos articuladores do golpe de 1964. Para além de sua inegável presença no cenário político nacional, Francisco Campos produziu vasta obra, composta de análises políticas, artigos na imprensa, textos jurídicos, bem como literários. Em que pese a sua marcante presença no cenário político e intelectual republicano, até então, não há nenhuma biografia sobre ele, o que torna a proposta original. Longe se encontra o presente projeto de realizar uma biografia enaltecedora de um líder autoritário, mas ao contrário, acreditamos que o estudo de sua trajetória possa contribuir para afastar do imaginário político brasileiro as recorrentes tentativas de interrupção do regime democrático.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . Integrantes: Cláudia Maria Ribeiro Viscardi - Coordenador.
      Membro: Claudia Maria Ribeiro Viscardi.
    3. 2018-Atual. As primeiras experiencias corporativas brasileiras: processos politicos e debate intelectual
      Descrição: O projeto consiste no estudo das primeiras experiências corporativas brasileiras. Tem por fim analisar como elas se estruturaram, como se processou o debate sobre elas, tanto no âmbito da Constituinte de 1934, quanto na imprensa. Pretende-se também ver de que forma as propostas dos intelectuais nacionalistas e autoritários como Alberto Torres, Oliveira Vianna, Francisco Campos e Azevedo Amaral foram contempladas pela legislação a respeito e verificar de que forma as experiências em curso no Entre Guerras igualmente interferiram sobre o modelo posto em vigor. Iniciaremos as investigações na década de 1920 e as estenderemos até 1937. Além das fontes primárias bibliográficas, nos valeremos da análise dos Anais da Constituinte, da imprensa nacional e de alguns arquivos privados disponíveis.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Cláudia Maria Ribeiro Viscardi - Coordenador.
      Membro: Claudia Maria Ribeiro Viscardi.
    4. 2015-2018. Direitos politicos, direitos sociais: uma analise comparativa entre dois momentos da Republica Brasileira (1890-1937)
      Descrição: Trata-se de estudar os direitos políticos e sociais em dois períodos distintos da República brasileira, vinculando-os a dois momentos em que o Estado brasileiro passava por importantes transformações. O primeiro era o de construção do Estado republicano e de montagem do federalismo O segundo, de crise do regime republicano, a partir da desmontagem do próprio federalismo. O foco será sobre as mudanças constitucionais, que espelham transformações ocorridas no aparato estatal, uma vez que textos constitucionais são marcos fundadores de novos ordenamentos políticos. A partir da lei magna são elaborados marcos jurídicos complementares. Interessa-nos nestes dois momentos de mudança refletir sobre o tema da cidadania e de que forma os dois momentos impactaram o processo de ampliação dos direitos, sejam eles políticos ou sociais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . Integrantes: Cláudia Maria Ribeiro Viscardi - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Claudia Maria Ribeiro Viscardi.
    5. 2015-2017. O advento do nacional-autoritarismo nas primeiras republicas brasileira e portuguesa: uma analise comparativa
      Descrição: Trata-se de um estudo que envolve comparações entre duas primeiras repúblicas, a brasileira e a portuguesa, nos momentos em que suas respectivas crises foram iniciadas. A República brasileira, proclamada ainda ao final do século XIX, foi viver a sua principal crise a partir dos anos 20. Já a República Portuguesa, inaugurada em 1910, embora tenha passado por crises contínuas, elas igualmente se aprofundaram após a Primeira Guerra Mundial. Em ambos os países e em decorrência das crises aventadas, os regimes republicanos caminharam para formatos autoritários, o Estado Novo, português e brasileiro. Tendo em vista as inúmeras similitudes que podem ser encontradas entre as duas conjunturas, priorizaremos a investigação sobre a formação dos ideais nacionais e autoritários do pós-guerra, a partir da análise institucional do Estado e das culturas políticas emergentes, em ambos os países. Interessa-nos as mudanças políticas ocorridas no período, a exemplo das alterações nos marcos jurídicos-constitucionais, da entrada de novos atores, das mudanças nos quadros partidários, bem como da expansão do pensamento político de matriz nacional-autoritária, que começava a se consolidar entre as culturas políticas de ambas as nações.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Cláudia Maria Ribeiro Viscardi - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Claudia Maria Ribeiro Viscardi.
    6. 2011-2015. Campos Sales e a Nova Dinamica Oligarquica Republicana
      Descrição: O projeto tem por objetivo estudar o quatriênio Campos Sales (1898-1902), a partir de sua articulação com os executivos estaduais, com o Parlamento, com os setores produtivos mais dinâmicos e com a sociedade civil, com o fim de melhor compreender a ?política dos estados?, sua formulação, aplicação, recepção, eventuais êxitos e limites. Através dele pretende-se acompanhar as experiências e os marcos teóricos que teriam inspirado o governante nas escolhas realizadas em relação ao seu governo e entender como se processaram as mudanças realizadas. Pretende-se igualmente identificar as reações de apoio e/ou rejeição, no âmbito do Parlamento, às mudanças políticas e econômicas por ele implementadas bem como analisar a recepção das mudanças pela imprensa e sua repercussão sobre os setores populares, organizados ou não. Soma-se a isto a importância em avaliar o impacto das mudanças implementadas no processo de estabilização do regime político. Por fim, pretende-se analisar as estratégias políticas de Campos Sales em seu esforço de formulação de uma opinião pública que lhe fosse favorável, entender as suas articulações com os grupos econômicos mais dinâmicos, responsáveis, em parte, pela sua sustentação política e compreender como suas mudanças contribuíram para a consolidação de uma nova cultura política republicana, em curso nos anos iniciais da República.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cláudia Maria Ribeiro Viscardi - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Claudia Maria Ribeiro Viscardi.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (16)
      1. Nuestra América: Justice and Inclusion. Francisco Campos: an intellectual and politician of the authoritarian Brazil of the thirties. 2019. (Congresso).
      2. Crossing Borders Intellectuals of the Right and Politics in Europe and Latin America. Transnational Perspectives.Francisco Campos: Political Pragmatism, Ideas, and Intellectual Connections. 2016. (Simpósio).
      3. I Congresso da associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa. Direitos sociais nas constituições brasileiras de 1891 e 1934: uma análise comparativa. 2015. (Congresso).
      4. I Encontro Nacional de História Política.O discurso Político do Republicanismo no Brasil. 2015. (Simpósio).
      5. Seminário Internacional Nacionalismo e Política: Portugal e Brasil.Origens do Nacionalismo nas Repúblicas Brasileira e Portuguesa. 2014. (Seminário).
      6. XVII Congreso Internacional de AHILA. As ambiguidades do Estado Oliga?rquico Brasileiro: Francisco Campos e os jovens ideo?logos autorita?rios da de?cada de 1920. 2014. (Congresso).
      7. Seminário de Pesquisa Da Casa Rui Barbosa.Por dentro do Parlamento: o impacto da reforma Campos Sales no sistema eleitoral republicano. 2013. (Seminário).
      8. XXVII Simpósio Nacional de História.O Republicanismo Mineiro. 2013. (Simpósio).
      9. II Seminário Internacional Mundos do Trabalho.Sindicalismo, mutualismo e participação políticfa no Brasil e na Argentina. 2012. (Seminário).
      10. Assistência e mutualismo no Brasil, séculos XIX e XX.Aspectos culturais do mutualismo. 2011. (Simpósio).
      11. XXVI Simpósio Nacional de História.Leis sociais e cidadania na Primeira República: o direito de associação. 2011. (Simpósio).
      12. 2010 Congress of the Latin American Studies Association. Federalism and citizenship in the republican press (1870-1889). 2010. (Congresso).
      13. 46a. Annual Conference of the Society for latin American Studies. From Monarchy to Republic: The Successfull Brazilian Insurrection (1870-1910). 2010. (Congresso).
      14. II Seminário de Graduandos e Pós-Graduandos em História.O Ofício do Historiador. 2010. (Seminário).
      15. I Seminário Internacional e V Jornada Nacional de História do Trabalho: Histórias do Trabalho no Sul Global.Experiências Associativas dos Trabalhadores: organizações mutualistas e cooperativas populares. 2010. (Seminário).
      16. Simpósio Internacional História e Margem.Às margens da cidade: violência urbana, crime e pobreza. 2010. (Simpósio).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (12)
      1. VISCARDI, Cláudia. M. R.; NUNES, P. G. A. ; MARTINS, L.C.. II Encontro Nacional de História Política. 2017. Outro
      2. VISCARDI, Cláudia. M. R.. Crossing Borders Intellectuals of the Right and Politics in Europe and Latin America. Transnational Perspectives. 2016. (Congresso).. . 0.
      3. VISCARDI, Cláudia. M. R.; ALTEMAR, Muniz ; GIL, A. C. A. ; PRIORI, A.. I Encontro Nacional de História Política. 2015. Congresso
      4. VISCARDI, Cláudia. M. R.; SANTOS, Paula B.. Organização de Grupo de Trabalho no I Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa. 2015. Outro
      5. VISCARDI, Cláudia. M. R.; OLENDER, M. ; GONÇALVES, Leandro P.. XIX Encontro Regional de História - ANPUH - Regional Minas Gerais. 2014. Congresso
      6. VISCARDI, Cláudia. M. R.; GONÇALVES, Leandro P. ; ARONE, L.. Seminário Internacional Nacionalismo e Política: Portugal e Brasil. 2014. Congresso
      7. VISCARDI, Cláudia. M. R.; PINTO, S. C. S.. XXVII Simpósio Nacional de História. 2013. Congresso
      8. VISCARDI, Cláudia. M. R.; JESUS, Ronaldo Pereira de ; TAXA, V. A.. Repúblicas e Republicanismos: Oficinas e conferências. 2013. Outro
      9. LANNA JUNIOR, M. C. ; VISCARDI, Cláudia. M. R.. Simpósio Temático. 2012. Outro
      10. VISCARDI, Cláudia. M. R.. Seminário 80 anos do voto feminino no Brasil. 2012. (Outro).. . 0.
      11. VISCARDI, Cláudia. M. R.; GONÇALVES, Leandro P. ; CHRISTOFOLETTI, Rodrigo.. IV Encontro Nacional de Pesquisadores do Integralismo e III Simpósio do Laboratório de História Política e Social. 2010. Congresso
      12. VISCARDI, Cláudia. M. R.. VI Encontro Regional Sudeste de História Oral. 2005. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações



    (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
    Data de processamento: 06/11/2021 15:23:00