Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Rubiana Mara Mainardes

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2001), mestrado (2004) e doutorado (2007) em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é Professora Associada C da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Atua como pesquisador na área de Tecnologia Farmacêutica, principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento tecnológico e avaliação biológica de sistemas nanoestruturados para liberação controlada de fármacos (Nanobiotecnologia Farmacêutica). Laureada em 2011 com o premio "Para Mulheres na Ciencia" promovido pela L'Oreal, UNESCO e Academia Brasileira de Ciências. Orientadora nos Programas de Pós-graduação em Nanociências e Biociências; Química; e Ciências Farmacêuticas. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/7632867790178003 (09/09/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Estadual do Centro-Oeste. Rua Simeao Camargo Varela de Sá Vila Carli 85040-080 - Guarapuava, PR - Brasil Telefone: (42) 36298137 URL da Homepage: www.unicentro.br
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Farmácia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (11)
    1. 2021-Atual. Caracterizacao de nanoemulsao contendo luteolina utilizando TEM, STMX-NEXAFS E SAXS e estudo da internacionalizacao celular da nanoemulsao por citometria de fluxo
      Descrição: PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUICHE NO EXTERIOR (PSDE) EDITAL CAPES Nº 19/2020. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Rubiana Mara Mainardes - Coordenador / Ildiko Badea - Integrante / Camila Diedrich - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Rubiana Mara Mainardes.
    2. 2020-Atual. Apoio a formacao de doutores em areas estrategicas para o fortalecimento da pesquisa cientifica e tecnologica na UNICENTRO
      Descrição: Chamada Pública Nº 01/2019 CNPq - APOIO À FORMAÇÃO DE DOUTORES EM ÁREAS ESTRATÉGICAS. Processo 401055/2019-1 Executora/Sede: Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, PR Colaboradoras: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP Universidade Estadual de Maringá - UEM Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - USP/ESALQ. Nesse projeto estão em andamento sob minha orientação duas bolsas de doutorado e auxílio bancada, em parceria com a FCFar-UNESP... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (4) . Integrantes: Rubiana Mara Mainardes - Coordenador / Najeh Maissar Khalil - Integrante / Marcos Ventura Faria - Integrante / Amanda Martins Baviera - Integrante / Maria José Soares Mendes Giannini - Integrante / Iguatemy Lourenço Brunetti - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Rubiana Mara Mainardes.
    3. 2018-Atual. Desenvolvimento de uma plataforma nanotecnologica para aplicacao de alcool perilico em tumores cerebrais
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Rubiana Mara Mainardes - Coordenador / Najeh Maissar Khalil - Integrante. Financiador(es): Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia do Paraná - Auxílio financeiro.
      Membro: Rubiana Mara Mainardes.
    4. 2018-Atual. Desenvolvimento de uma plataforma sinergistica nanotecnologica aplicavel a liberacao oral de insulina e liraglutida para tratamento do diabetes tipo II - Chamada Universal 28/2018
      Descrição: Contribuir com a pesquisa do diabetes aplicando nanotecnologia farmacêutica para entrega dupla de medicamentos em um único dispositivo, utilizando materiais de baixo custo que podem ser usados para via oral e com uma tecnologia inovadora de obtenção de nanopartículas, facilmente escalável.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Rubiana Mara Mainardes - Coordenador / Najeh Maissar Khalil - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Rubiana Mara Mainardes.
    5. 2016-Atual. Desenvolvimento e avaliacao da atividade antitumoral de nanoparticulas contendo acido ferulico ( Chamada 001/2016 - Pesquisa Basica e Aplicada - Fundacao Araucaria)
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Rubiana Mara Mainardes - Coordenador / Najeh Maissar Khalil - Integrante / Isabela Angeli de Lima - Integrante. Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Rubiana Mara Mainardes.
    6. 2014-2018. Nanoparticulas de anfotericina B para o tratamento da leishmaniose visceral - Chamada de Projetos 04/2013 ? Programa Pesquisa para o Sistema Unico de Saude: Gestao Compartilhada em Saude ? (Fundacao Araucaria-PR / SESA-PR / MS-Decit/ CNPq)
      Descrição: A leishmaniose é uma doença infecciosa causada por protozoários do gênero Leishmania, em que a leishmaniose visceral é considerada a forma mais letal da doença, e é causada pela espécie L. donovani, L. infantum e L. chagasi. O tratamento da leishmaniose está longe de ser ideal, porque requer a administração de drogas tóxicas e mal toleradas que não tratam com sucesso a natureza intracelular da infecção e as localizações disseminadas do parasita. Além disso, o aparecimento de resistência às drogas é uma consideração importante. O uso da nanotecnologia no desenvolvimento de carreadores de fármacos leishmanicidas é uma importante alternativa para o tratamento clássico. A anfotericina B (AFB) é atualmente o fármaco de escolha no tratamento da leishmaniose visceral, porém apresenta graves efeitos colaterais, principalmente hematotoxicidade e nefrotoxicidade, que limitam seu uso. Neste projeto, propomos o uso de uma técnica inovadora para obtenção de nanopartículas, por nano spraydryer, que é uma técnica que permite alto rendimento e estreita distribuição de tamanho das partículas bem como é facilmente escalonável. Ainda, em estudos prévios mostramos que em ensaios in vitro as nanopartículas contendo AFB se mostraram promissoras, pois apresentaram eficácia adequada contra cepas fúngicas e alta redução da citotoxicidade em cultura de eritrócitos. Esses resultados encorajam a continuação do projeto no que diz respeito a realização de estudos pré-clínicos (farmacocinética e avaliação da toxicidade) para uma futura aplicação dessas nanoestruturas em infecções por Leishmania.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Rubiana Mara Mainardes - Coordenador / Najeh Maissar Khalil - Integrante / Diani Meza casa - Integrante. Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Rubiana Mara Mainardes.
    7. 2012-2015. Avaliacao da eficacia e toxicidade de nanoparticulas polimericas contendo anfotericina B - Chamada de Projetos 05/2011 Programa Universal ? Pesquisa Basica e Aplicada - Fundacao Araucaria
      Descrição: A Candida albicans é um fungo que causa infecções sistêmicas com uma alta taxa de mortalidade em pacientes com síndrome da imunodeficiência adquirida. Apesar de sua efetividade terapêutica, a anfotericina B (AFB) apresenta graves efeitos colaterais, principalmente hematotoxicidade e nefrotoxicidade. Diversos estudos comprovam que a citotoxicidade da AFB em células humanas está relacionada à formação de agregados insolúveis quando em solução aquosa provenientes do perfil de liberação do fármaco a partir das formas farmacêuticas convencionais. Quando em solução aquosa a AFB pode se apresentar em três diferentes estados de agregação molecular: monômeros, agregados solúveis (dímeros e oligômeros) e agregados insolúveis, em que as formas monoméricas apresentam citotoxicidade exclusiva para células fúngicas e as agregadas são citotóxicas para células fúngicas e humanas. Assim, diversos estudos mostram os esforços em se obter novas formulações contendo AFB com reduzida toxicidade. As formulações lipídicas (lipossomas e microemulsões) destacam-se como apresentando os melhores resultados na diminuição da toxicidade da AFB, mas apresentam eficácia terapêutica comprometida em virtude da forte interação do fármaco com os lipídeos da formulação. Assim, o desenvolvimento de nanopartículas compostas por polímeros biodegradáveis para veiculação de AFB representa uma potencial alternativa na tentativa de redução dos efeitos tóxicos e na maximização da eficácia terapêutica do fármaco. As nanopartículas são eficientes sistemas poliméricos que contribuem para a redução dos efeitos colaterais de fármacos, pois são capazes de liberá-los de maneira prolongada, proporcionando maior tempo de contato do fármaco com o plasma e tecidos. O perfil de liberação lento do fármaco a partir das nanoestruturas poderá permitir a formação de formas monoméricas da AFB quando a mesma se solubilizar nos fluidos biológicos, podendo exercer menor toxicidade às células humanas. Dessa maneira, o presente trabalho tem como objetivos o desenvolvimento tecnológico de nanopartículas de PLGA e de PLGA-PEG contendo AFB utilizando o delineamento fatorial para obter formulações otimizadas, avaliar se as nanopartículas impedem a formação de agregados tóxicos de AFB, avaliar a eficácia terapêutica in vitro frente a colônias de Candida albicans bem como em ratos infectados com Candida spp, avaliar a toxicidade in vitro em hemácias e em cultura de células renais (células Vero) e também in vivo em animais de laboratório após tratamento subcrônico.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rubiana Mara Mainardes - Coordenador / Najeh Maissar Khalil - Integrante. Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Rubiana Mara Mainardes.
    8. 2012-2015. Desenvolvimento tecnologico e avaliacao da eficacia e toxicidade de sistemas nanoestruturados polimericos contendo anfotericina B - ( Edital 14/2012/UNIVERSAL- CNPq )
      Descrição: Considerando que as infecções fúngicas sistêmicas acometem grande número de pacientes, principalmente os imunocomprometidos, causando sérios problemas ao indivíduo afetado, torna-se necessário o investimento na pesquisa e desenvolvimento de tratamentos mais efetivos e que apresentem baixos índices de efeitos colaterais e de toxicidade. O desenvolvimento de um sistema de liberação prolongada não-lipídico para veiculação de AFB vem de encontro a essa proposta devido as diversas inerentes propriedades farmacocinéticas das nanopartículas. Outro ponto importante consiste no fato de as interações entre a AFB e os polímeros poderem ser mais fracas que as interações entre a AFB e os lipídeos das formulações lipossomais comerciais. Isso pode resultar em superioridade na eficiência terapêutica quando comparado com as formulações lipídicas. No desenvolvimento deste projeto obtivemos nanopartículas que apresentaram eficácia in vitro contra 2 cepas fúngicas, sendo que para a cepa C. neoformans as nanopartículas apresentaram desempenho terapeutico superior ao padrão comercial. Nos ensaios in vivo evidenciou-se lesões celulares nos animais tratados com a AFB comercial, mas em contrapartida as nanopartículas de AFB não geraram toxicidade aos animais. Esses resultados evidenciam a importância no investimento no desenvolvimento de medicamentos nanoestruturados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Rubiana Mara Mainardes - Coordenador / Najeh Maissar Khalil - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Rubiana Mara Mainardes.
    9. 2010-2012. Desenvolvimento tecnologico e avaliacao de nanoparticulas contendo curcumina - Edital 14/2009 Pesquisa Basica e Aplicada - Fundacao Araucaria
      Descrição: Câncer é um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos, órgãos e células, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo. Vários compostos foram pesquisados no intuito de combater essa patologia. A curcumina [1.7-bis (4-hydroxy-3methoxyphenyl)-1, 6-heptadiene-3,5-dione], é um pigmento que faz parte de um componente ativo do açafrão-da-Índia (Curcuma longa). Dentre as várias atividades relatadas à curcumina, sem dúvida, a atividade antitumoral é a que mais se destaca, estando entre os mais promissores e eficazes agentes quimiopreventivos e/ou antitumorais. Apesar de seus diversos aspectos promissores como agente antitumoral a curcumina apresenta dois grandes problemas para o seu efetivo uso clínico: baixa disponibilidade após ingestão oral, rápido metabolismo e alta taxa de eliminação (a ingestão de 2g/kg de peso de curcumina em humanos resulta em uma concentração plasmática de aproximadamente 0.006 0.005 ?g/ml e baixa solubilidade em solução aquosa. Para vencer os problemas acima, vários pesquisadores tem postulado o desenvolvimento de sistemas nanoparticulados, os quais podem determinar um grande aumento na solubilidade e conseqüente aumento da biodisponibilidade de diversos compostos utilizados na clínica médica. A aplicação da nanotecnologia para o aprimoramento de fármacos quimioterápicos está em crescimento. O objetivo específico desse projeto é o desenvolvimento e avaliação de nanopartículas contendo curcumina com a intenção de aumentar sua solubilidade aquosa e biodisponibilidade oral a qual é muito restrita quando utilizada na sua forma livre e analisar se a curcumina encapsulada tem as mesmas propriedades antioxidantes e antitumorais em relação a curcumina livre.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Rubiana Mara Mainardes - Coordenador / Khalil, Najeh Maissar - Integrante. Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Rubiana Mara Mainardes.
    10. 2010-2012. Desenvolvimento tecnologico de nanoparticulas contendo zidovudina:nova alternativa no tratamento da AIDS - Edital 08/2009 PPSUS - Fundacao Araucaria
      Descrição: O Ministério da Saúde considera como estratégicos todos os medicamentos utilizados para tratamento das doenças de perfil endêmico, cujo controle e tratamento tenham protocolo e normas estabelecidas e que tenham impacto sócio-econômico. Entre os diversos programas apoiados pelo Ministério da Saúde pode-se citar o de DST/AIDS. Neste programa, os medicamentos têm a aquisição centralizada pelo Ministério da Saúde e são repassados para os Estados, que são os responsáveis pela sua distribuição. Atualmente, o Brasil produz oito medicamentos antiretrovirais e importa onze. A produção nacional desses medicamentos é fator essencial para a viabilidade da distribuição universal e gratuita dessas drogas para as pessoas que vivem com AIDS. A zidovudina está incluída na lista de medicamentos produzidos no Brasil, tanto na forma de comprimidos como de solução oral e injetável. Apesar de ser o fármaco de escolha da classe dos inibidores da transcriptase reversa análogos de nucleosídeos, a zidovudina apresenta efeitos colaterais que limitam o seu uso e diminuem a adesão do paciente ao tratamento. Dentre esses efeitos, os mais preocupantes estão relacionados com a toxicidade hematológica, caracterizada por supressão da medula óssea, resultando em anemia, neutropenia, linfopenia e trombocitopenia. Situação essa que contribui para a piora do quadro do paciente e progressão da doença. Estudos mostram que esses efeitos ocorrem devido à farmacocinética da zidovudina a partir das formas farmacêuticas disponíveis. Entre os problemas farmacocinéticos pode-se citar: extenso metabolismo pré-sistêmico, baixa biodisponibilidade oral e curto tempo de meia-vida. Assim, doses maiores são administradas para alca. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Rubiana Mara Mainardes - Coordenador. Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Rubiana Mara Mainardes.
    11. 2010-2012. Politica Nacional de Praticas Integrativas e Complementares no Sistema Unico de Saude: Avaliacao da atividade antitumoral de nanoparticulas de PLGA contendo curcumina e vitamina C.
      Descrição: Com a adoção da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (SUS), foi amplamente estimulada a tríade pesquisa/desenvolvimento/conhecimento das plantas medicinais brasileiras e seu emprego correto na recuperação e manutenção da saúde, sendo uma grande oportunidade do renascimento do processo de fusão do saber do povo com o saber do técnico conhecido pela sigla PPPM (Programa de Pesquisas de Plantas Medicinais). A Curcuma longa está inserida entre as plantas medicinais aprovadas pelo governo e distribuída pelo SUS para fins terapeuticos e apresentam potencial para gerar produtos de interesse ao Ministério da Saúde. A curcumina [1.7-bis (4-hydroxy-3methoxyphenyl)-1, 6-heptadiene-3,5-dione], é um pigmento que faz parte de um componente ativo do açafrão-da-Índia (Curcuma longa). Dentre as várias atividades relatadas à curcumina, sem dúvida, a atividade antitumoral é a que mais se destaca, estando entre os mais promissores e eficazes agentes quimiopreventivos e/ou antitumorais. Apesar de seus diversos aspectos promissores como agente antitumoral a curcumina apresenta dois grandes problemas para o seu efetivo uso clínico: baixa disponibilidade após ingestão oral e muito baixa estabilidade em solução aquosa. Para vencer os problemas acima, vários pesquisadores tem postulado o desenvolvimento de sistemas nanoparticulados, os quais podem determinar um grande aumento na solubilidade e conseqüente aumento da biodisponibilidade de diversos compostos utilizados na clínica médica, como também, associação da curcumina com antioxidantes para ampliar sua estabilidade. O objetivo específico desse projeto é o desenvolvimento e avaliação de nanopartículas contendo curcumina e vitamina C, com o intuito de aumentar sua solubilidade aquosa, a qual é muito restrita quando utilizada na sua forma livre e potencializar a ação antitumoral da curcumina encapsulada em associação com a vitamina C, em relação à curcumina livre.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Rubiana Mara Mainardes - Integrante / Najeh Maissar Khalil - Coordenador. Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Rubiana Mara Mainardes.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Prêmio Idéia Destaque - II Feira de idéias inovadoras, UNICENTRO.. 2017.
      Membro: Rubiana Mara Mainardes.
    2. Para Mulheres na Ciência, L?Oréal, UNESCO e Academia Brasileira de Ciências.. 2011.
      Membro: Rubiana Mara Mainardes.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (1)
    1. I Simpósio de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas. 2012. (Simpósio).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (3)
    1. MAINARDES, R.M.. 3 Encontro de Nanociências e Biociências. 2019. (Outro).. . 0.
    2. MAINARDES, R.M.; Khalil, N. M.. I Encontro em Nanociências e Biociências. 2017. Outro
    3. MAINARDES, R. M.; Khalil, N. M. ; CARRARO, E. ; FARAGO, P. V. ; BONINI, J. S.. I Simpósio de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas. 2012. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (1)
    • Rubiana Mara Mainardes ⇔ Eduardo Borges de Melo (1.0)
      1. SGORLA, DÉBORA ; LECHANTEUR, ANNA ; ALMEIDA, ANDREIA ; SOUSA, FLÁVIA ; MELO, EDUARDO ; BUNHAK, ÉLCIO ; MAINARDES, RUBIANA ; KHALIL, NAJEH ; CAVALCANTI, OSVALDO ; SARMENTO, BRUNO. Development and characterization of lipid-polymeric nanoparticles for oral insulin delivery. Expert Opinion on Drug Delivery. v. 15, p. 213-222, issn: 1742-5247, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:33