Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de Almeida

Professora associada da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Livre docente em Educação e Tecnologia (PUC-SP, 2019), Doutora em Educação (Currículo) (PUC-SP, 2000),mestrado em Educação (Supervisão: Currículo)(PUC-SP, 1996), graduação em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1973). Membro do Comitê Assessor da área de Educação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq, 2014 a julho, 2017), pesquisador produtividade PQ 1C do CNPq, consultor/parecerista ad hoc do CNPq, CAPES, FAPESP, líder do grupo de pesquisa Formação de educadores com suporte em meio digital, certificado em 2003. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da PUC-SP (2009-2013), atual vice-coordenadora desse Programa (2020-...). Participação em redes de pesquisa nacionais e internacionais.Tem experiência em Educação e Tecnologias, com pesquisas e publicações sobre currículo e tecnologias, educação a distância, tecnologias e formação de professores, web currículo, cultura digital e educação, narrativa digital. https://orcid.org/0000-0001-5793-2878 (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/7485134644744641 (05/09/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1C
  • Período de análise:
  • Endereço: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Educação. Rua Ministro Godoi, 969, Prédio novo, Andar 4, Sala 4E15 Perdizes 05015901 - São Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 36708514 Fax: (11) 36708514 URL da Homepage: https://www.ced.pucsp.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (10)
    1. 2020-Atual. Online learning and fun (OLAF). Aprendizagem e divertimento
      Descrição: Parceria interinstitucional entre a PUC-SP e a Open University of UK é proposta da LP - Novas Tecnologias na Educação, da Faculdade de Educação da PUC-SP, com a finalidade de pesquisar, produzir publicações, eventos e colaboração entre pesquisadores sobre a Aprendizagem on-line e diversão: ?Online learning and fun?. Coordenado na OU por Alexandra Okada, ligada ao Grupo de Pesquisa Rumpus (https://wels.open.ac.uk/rumpus), tem o objetivo de examinar o significado e as relações entre divertimento e aprendizagem.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de Almeida - Coordenador / Fernando José de Almeida - Integrante / Alípio Márcio Dias Casali - Integrante / Alexandra Geraldini - Integrante / Karlene do Socorro da Rocha Campos - Integrante / Mario Luis Ribeiro Cesaretti - Integrante / Maria da Graça Moreira da Silva - Integrante / Priscila Costa Santos - Integrante / Lucí Ferraz de Mello - Integrante / Ana Maria Di Grado Ressel - Integrante / Maria Otília Mathias - Integrante. Financiador(es): The Open University - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de Almeida.
    2. 2019-Atual. Novas formas de narrativas pessoais. Motivacoes e efeitos em contexto educativo
      Descrição: Projeto iniciado em 2019, por meio de uma rede de pesquisa internacional de investigação colaborativa liderada pela Universidade de Barcelona, com a participação de outras universidades, entre as quais a Universidade de Lisboa. Os objetivos do projeto são: estudar novas práticas digitais de publicação e compará-las com as formas tradicionais dos relatos pessoais; promover o intercâmbio formativo entre as instituições, os estudantes de mestrado, doutorado, pós-doutorado, docentes e pesquisadores, para compartilhar pontos de vista e metodologias de criação de relatos digitais nos contextos educativos e/ou socioeducativos; disseminar os resultados da colaboração em relação à investigação e à formação. Trata-se de um modo de fazer pesquisa e formação apoiada em narrativas digitais, que a linha de pesquisa desenvolve há vários anos e esta cooperação agrega novas perspectivas ao trabalho. No momento o projeto se desenvolve com base em dados coletados anteriormente, em especial junto a professores e aguarda novas coletas de dados junto a estudantes de 12 a 22 anos, após o isolamento social decorrente da pandemia. Na PUC-SP a coordenação está a cargo de Maria Elizabeth B. Almeida. O projeto obteve apoio do Programa Estatal de Geração de Conhecimento e Fortalecimento Científico e Tecnológico do Sistema de P + D + i Orientado para os Desafios da Sociedade, do Plano Estatal de Pesquisa Científica e Técnica e Inovação, (Espanha, 2017-2020). Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . Integrantes: Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de Almeida - Coordenador / Fernando José de Almeida - Integrante / Maria da Graça Moreira da Silva - Integrante.
      Membro: Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de Almeida.
    3. 2018-Atual. Integracao curriculo e tecnologias de informacao e comunicacao: a emergencia de web curriculos
      Descrição: Projeto de pesquisa produtividade (PQ1C, 2018-2022) tem como objeto de estudos a integração entre currículo e tecnologias de informação e comunicação ? TIC em propostas curriculares e na prática pedagógica da educação básica. O objetivo é identificar elementos indicadores da integração entre currículo e tecnologias na educação básica e entre esses elementos quais representam mudanças na concepção de currículo e quais características são delineadoras da criação de web currículo. Participam alunos de mestrado, doutorado e pós-doutorado.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (4) . Integrantes: Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de Almeida - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de Almeida.
    4. 2017-Atual. Projeto Pesquisa e Inovacao Responsaveis -RRI, cooperacao com a Open University
      Descrição: Com o estágio científico de curta duração realizado na Open University (janeiro, 2017), foi iniciado um profícuo estudo sobre a formação de educadores para o trabalho científico e a inovação com a integração de tecnologias digitais, com ênfase na abordagem Responsible Research and Innovation (RRI ? Pesquisa e Inovação Responsáveis) em educação, em colaboração a pesquisadora Alexandra Okada com projetos subsidiados pela União Europeia. Decorre daí a realização de workshop na PUC-SP, a publicação de um dossiê com o tema ?Pesquisa e Inovação Responsáveis na Educação?, publicado na edição de junho de 2018 da Revista e-Curriculum e o estágio de doutorado sanduíche de minha orientanda na Open University (2019), O desenvolvimento do Projeto TesLa (2018/2019), a fundação da rede RRI Brasil (2020) e o Projeto OLAF, que se ampliou no âmbito do PPG em Educação: Currículo e na PUC-SP.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de Almeida - Coordenador / Alexandra Lilavati Okada - Integrante / Priscila Costa Santos - Integrante.
      Membro: Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de Almeida.
    5. 2016-Atual. Projeto Laboratorio de Pesquisa em Educacao Digital - LAPED
      Descrição: A pesquisa tem o objetivo geral de desenvolver a etapa 3 da pesquisa financiada pelo PIPEq em 2016 e em 2018 com o objetivo de dar continuidade à implementação, depurar e ampliar uma base de dados sobre o conhecimento produzido em relação a educação e tecnologias, tornando-a uma base de livre acesso por meio da internet, analisar as principais incidências dessa produção, as tendências que apontam e especificar as problemáticas relacionadas ao acesso às informações das bases disponíveis. Na etapa 1 foi desenvolvida a metodologia de criação de um protótipo da base de dados alimentado com a produção científica sobre educação e tecnologias originada na PUC-SP e na UNICAMP, instituições que abrigam grupos de pesquisa sobre essa temática, de 1995 a 2004, além de ter viabilizado infraestrutura básica para suportar a investigação. Na etapa 2 houve a expansão da base de dados de 2005 até 2017 com a organização do conhecimento produzido na PUC-SP e na UNICAMP relacionadas ao mesmo tema, foi depurado o protótipo da base de dados implementada, realizadas análises sobre a metodologia de criação dessa base com a identificação dos principais pesquisadores e temas tratados e estabelecidas relações entre os dados que a compõem. A presente proposta tem o objetivo de retomar/depurar/ampliar a base de dados por meio de critérios específicos de biblioteconomia e recomendações da política de tecnologia da PUC-SP que permitam torna-la acessível ao público, produzir novos conhecimentos por meio do estabelecimento de relações entre os dados disponíveis na base, bem como documentar as problemáticas evidenciadas em bases de dados científicos e produzir um conjunto de referências que possam orientar a correta inserção de meta dados de produções pelos pesquisadores. A metodologia da pesquisa se estrutura em duas vertentes ? tecnológica e bibliográfica, que se desenvolvem integradas com suporte nos pilares desenvolvimento/depuração, pesquisa e criação, prevendo realizar análises qualiquantitativas, opção coerente com o volume e a natureza dos dados disponíveis. Destacam-se dentre os objetivos específicos: a) dar continuidade à implementação de uma base de dados com informações sobre as pesquisas desenvolvidas na PUC-SP e na UNICAMP; b) aprimorar a implementação do laboratório de pesquisa em educação digital (LAPED); c) desenvolver uma interface/portal de livre acesso ao público; d) ampliar a revisão sistemática de literatura (levantamento, análise, reflexão e síntese das informações), sobre as teses e dissertações identificadas na PUC-SP e na UNICAMP; e) reconhecer os principais indicadores bibliométricos relacionados ao estudo; f) identificar e analisar as principais incidências e tendências da produção; g) documentar as problemáticas evidenciadas nas bases de dados consultadas. O grupo de pesquisadores é multidisciplinar, o que propicia olhares múltiplos e complementares para os dados e produções decorrentes. A etapa 3 da pesquisa iniciou em outubro de 2020.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (4) . Integrantes: Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de Almeida - Coordenador / Fernando José de Almeida - Integrante / Maria das Graças Moreira da Silva - Integrante / José Armando Valente - Integrante / Lina Maria Gonçalves - Integrante / Alexandra Geraldini - Integrante / Karlene do Socorro da Rocha Campos - Integrante / Mario Luis Ribeiro Cesaretti - Integrante / Gerlane Romão Fonseca Perrier - Integrante / Priscila Costa Santos - Integrante / Cleide dos Santos Munoz - Integrante / Vivian Vaz Batista Alves - Integrante / Gilberto Oliani - Integrante / Antonio Pedro de Melo Maricato - Integrante / David de Oliveira Lemes - Integrante / Beatriz dos Santos Souza - Integrante / Fabiana Aparecida de Oliveira - Integrante / Francielle Nogueira Gatti - Integrante / Marisa Garbellini Sensato - Integrante. Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de Almeida.
    6. 2015-2019. Rede de Pesquisa Colaborativa Universidade Escola
      Descrição: b) O Projeto Rede de pesquisa colaborativa Universidade Escola, surgiu no ano de 2015, a partir da necessidade de expandir os espaços de diálogo entre a universidade e a escola por meio da investigação, que envolve professores, alunos e profissionais da universidade e da escola em um trabalho conjunto. O objetivo da Rede é apoiar os professores em sua prática pedagógica com o uso das mídias e TDIC, integrando-as ao desenvolvimento do currículo. A criação e o desenvolvimento da Rede apoiou-se no conceito de comunidade de prática, na qual todos os participantes se constituem como pesquisadores, intensificando o engajamento no exercício da investigação em contexto escolar, caracterizada como uma pesquisa-ação participativa, colaborativa e contextualizada, com canais de comunicação horizontais e democráticos. A interação e a partilha de experiências entre pessoas de diferentes escolas e universidades propiciam o convívio com múltiplas culturas em uma experiência de pesquisar e aprender em colaboração. Participaram da 1a etapa do projeto, realizada em 2015, professores e estudantes de oito escolas de diferentes regiões, que tiveram a parceria de um pesquisador ligado a uma universidade localizada na região (PUC-SP, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal do Tocantins, Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Estadual do Sul da Bahia), gerando vasta documentação no andamento de suas atividades, produção/depuração de narrativas e elaboração de artigos de autoria dos participantes da rede, além de uma dissertação de mestrado concluída, duas teses de doutorado em andamento e um livro publicado. No ano de 2017 ocorreu uma nova etapa de atividades da Rede, que vem gerando a produção de novos estudos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de Almeida - Coordenador / Flaviana Silva - Integrante / Silvana Donadio Vilela Lemos - Integrante / Kátia Alexandra de Godoi - Integrante / Valdirene Gomes dos Santos de Jesus - Integrante / Marilene Andrade Ferreira Borges - Integrante / Cleide Maria dos Santos Munoz - Integrante / Sérgio Paulino Abranches - Integrante / Diane Mota Freire - Integrante.
      Membro: Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de Almeida.
    7. 2012-2018. Integracao de Tecnologias de Informacao e Comunicacao na Educacao Basica
      Descrição: Projeto de pesquisa produtividade - PQ 1D, CNPq. Integração de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Básica: currículo, mobilidade e inovação. Projeto concluído em fev. 2018 com o objeto de desenvolver estudos sobre distintos contextos de integração de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC, em especial as tecnologias móveis), na educação básica em busca de identificar as contribuições dessas tecnologias para mudanças e inovações nas distintas dimensões envolvidas no ato educativo, em especial, no currículo, nos processos de ensino e aprendizagem, na gestão (da escola e da sala de aula) e na formação de educadores. Esta proposta direciona o olhar para uma meta-reflexão acerca das pesquisas desenvolvidas sobre essa temática, sobretudo as teses e dissertações que orientei. Tem o objetivo de elucidar e categorizar as principais contribuições relacionadas aos estudos realizados em distintos contextos de uso das TDIC no que tange à produção de conhecimento sobre o campo das tecnologias na educação, as políticas educativas e as práticas observadas na educação básica. Trata-se de um desdobramento do projeto de pesquisa desenvolvido com bolsa produtividade (2009-2011), denominado Integração de Tecnologias na Educação. O projeto teve seu período de duração ampliado devido à participação da pesquisadora como membro titula do Comitê Nacional de Assessoria à área de Educação do CNPq (2014-2017). Participam do projeto alunos de graduação (pesquisa IC), de mestrado e doutorado, além de pesquisadores de pós-doutorado.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (8) . Integrantes: Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de Almeida - Coordenador / Silvana Donadio Vilela Lemos - Integrante / Valdirene Gomes dos Santos de Jesus - Integrante / Maria Eduarda de Lima Menezes - Integrante / Cristiane Tavares Casimiro de Oliveira - Integrante / Maria Altina da Silva Ramos - Integrante / Jayson Magno da Silva - Integrante / Lina Maria Gonçalves - Integrante / Cleide Maria dos Santos Munoz - Integrante / Alessandra Rodrigues - Integrante / Daniela Costa - Integrante / Naira Oliveira - Integrante / Wermes Dias Damascena Cruz - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de Almeida.
    8. 2011-2014. A Sala de Aula no Seculo XXI: Inovacao e Criticidade
      Descrição: Projeto desenvolvido no âmbito do Edital nº 001/2010 - MEC/CAPES e MCT/CNPq/FINEP e teve como foco a análise do uso da tecnologia móvel nas escolas públicas de educação básica e como essas inovações tecnológicas são incluídas nos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas. Gerado no âmbito da Programa Nacional de Pós-doutorado da CAPES, teve durante o período de sua duração (2011-2014) duas pesquisadoras de pós-doutorado com bolsa PNPD, que estudaram o Projeto Um Computador por Aluno - UCA, como uma política pública de inclusão digital e social na sua implantação e implementação em escolas públicas de educação básica, na perspectiva da construção curricular para a inovação tecnológica que contemple o desenvolvimento humano integral.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (3) . Integrantes: Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de Almeida - Coordenador / Susana Ester Krüger - Integrante / Silvana Donadio Vilela Lemos - Integrante.
      Membro: Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de Almeida.
    9. 2011-2013. O curriculo do seculo XXI - Integracao das TIC ao Curriculo: inovacao, conhecimento cientifico e aprendizagem.
      Descrição: Projeto desenvolvido com apoio do Edital CNPq/CAPES/SEED-MEC nº 76/2010, tendo como foco a integração das TIC, especialmente, do laptop, com o currículo, ao processo de formação de professores e gestores e às práticas de uso do laptop educacional realizadas em escolas que participam do Projeto Um Computador por Aluno ? UCA. A problemática do estudo se enquadra nas políticas públicas relacionadas ao uso de tecnologias na escola, de caráter pedagógico, curricular e de inovação, ao assumir como contexto de investigação escolas e universidades que participam do Projeto UCA e que atuam na rede de formação liderada pela PUC/SP, a saber: Universidade Federal de Tocantins, Universidade Federal de Goiás, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e escolas das redes estaduais e municipais de ensino dos estados de SP, TO e GO. O projeto iniciou em 2011 e foi concluído em 2013 tendo envolvido 9 docentes da PUC-SP e de outras instituições, 3 alunos de iniciação científica, 1 aluno de Mestrado acadêmico e 8 de Doutorado e alguns técnicos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (6) . Integrantes: Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de Almeida - Coordenador / Maria das Graças Moreira da Silva - Integrante / Cecília Villarinhos - Integrante / Odete Sidericoudes - Integrante / Mariza Mendes - Integrante / CAPPELLETTI, Isabel Franchi - Integrante / Renata Aquino Ribeiro - Integrante / Borges, Marilene Andrade Ferreira - Integrante / França, George - Integrante / Silvana Donadio Vilela Lemos - Integrante / Gilda Inês Pereira Piorino - Integrante / Kátia Alexandra de Godoi - Integrante / Valéria Faria Welckelmann - Integrante / Nelson Morato Pinto de Almeida - Integrante / Gilson Oliveira Barreto - Integrante / Valdirene Gomes dos Santos de Jesus - Integrante / Maria Eduarda de Lima Menezes - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de Almeida.
    10. 2011-2012. Novas Tecnologias Educacionais: uma realidade a ser incluida nos curriculos de formacao do docente e o papel do gestor
      Descrição: Projeto de supervisão de pós-doutorado.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de Almeida - Coordenador / Robson Medeiros Alves - Integrante.
      Membro: Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de Almeida.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (84)
    1. Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade, da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás).Educação, Tecnologias e Universidade. 2021. (Outra).
    2. Seminário Direito à Educação e Tecnologia.Direito à Educação e Tecnologia. 2021. (Seminário).
    3. 14. Reunião Regional da ANPEd Sudeste. Educação, formação de professores, pandemia e invenção de possíveis. 2020. (Congresso).
    4. 72ª Reunião Anual da SBPC. FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A ERA DA INFORMAÇÃO E DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. 2020. (Congresso).
    5. Atividade interdisciplinar do PPG em Educação da PUC Minas - Educação, sociedade e tecnologia.A docência na cultura digital. 2020. (Seminário).
    6. Brasil em Curso.Pesquisa, educação e tecnologia. 2020. (Outra).
    7. Ciclo de palestras Educação e Pandemia.Currículo e tecnologias em tempos de pandemia. 2020. (Encontro).
    8. Ciclo de Palestras Online do IFRO.Educação na sociedade digital. 2020. (Seminário).
    9. II Congresso Humanitas, IV Colóquio Internacional de RRI -Pesquisa e inovação responsáveis em educação. Crise e Oportunidade para a Educação Remota em Tempos de Pandemia à luz da RRI. 2020. (Congresso).
    10. II Congresso Humanitas, IV Colóquio Internacional de RRI - Pesquisa e inovação responsáveis em educação. Escolarização Aberta com ciência envolvente e orientada para o futuro. 2020. (Congresso).
    11. Webinar internacional Ciencia Holistica en Educación, Antropologia de la Investigación de Campo, promovido pela UGEL/ICA. Web Currículo: ética, ciudadania y modalidades de educación no presencial. 2020. (Congresso).
    12. V Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC - ieTIC. Habilidades de escrita apoiadas pela tecnologia em programas de graduação e pós-graduação: um estudo de caso no Brasil. 2019. (Congresso).
    13. VI Seminário Web Currículo: educação e humanismo.Construindo uma base de dados de produção científica para o campo da educação e tecnologia. 2019. (Seminário).
    14. 2. Colóquio TECLE - Centro de Pesquisa em Tecnologias, Letramentos e Ensino.Que práticas, aspectos e elementos é preciso considerar para mapear e propor descritores de avaliação relativos aos novos e múltiplos letramentos e as práticas da cultura digital?. 2018. (Outra).
    15. 29. Congresso de Educação do SINPEEM - Educação, privatização e terceirização. Qual a educação que liberta, frente ao advento da globalização das redes sociais?. 2018. (Congresso).
    16. Aula Inagural do Programa de Estudos Pós-Graduados Educação nas Profissões de Saúde.Web Currículo. 2018. (Outra).
    17. Congresso Internacional de Educação e Tecnologias; Encontro de Pesquisadores em Educação a Di Distância. Formação discente e as metodologias ativas: o caso de uma instituição de ensino superior. 2018. (Congresso).
    18. Congresso Internacional sobre práticas de aprendizagem integradoras e inovadoras. PAII: Metodologia e Tecnologias para uma educação ecoformadora. 2018. (Congresso).
    19. Entrega do Título de Patrono da Educação ao Paulo Freire. 2018. (Outra).
    20. I Ciclo de Palestras da Editora IFPR: Metodologias Inovadoras e Educação.Cultura digital, currículo e metodologias ativas. 2018. (Outra).
    21. Implementação do Currículo de Tecnologias para a aprendizagem com os POIE.Currículo e Narrativas digitais. 2018. (Outra).
    22. IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares.O pensamento computacional como contexto propiciador de inovação curricular. 2018. (Simpósio).
    23. Pesquisa e extensão na era digital: REDE Internacional COLEARN.pesquisa e extensão na era digital. 2018. (Seminário).
    24. Políticas Curriculares em contexto de internacionalização.Políticas curriculares, tecnologias e escola. 2018. (Seminário).
    25. V Congresso Internacional TIC e Educação. Análise de políticas de Tecnologias na Educação: um modelo baseado em quatro eixos em equilíbrio e um eixo transversal. 2018. (Congresso).
    26. V Congresso Internacional TIC e Educação. Sala Temática integrada ao ticEDUCA 2018. 2018. (Congresso).
    27. V Congresso Internacional TIC e Educação.Web currículo: um contexto em contínua (re)construção. 2018. (Simpósio).
    28. XIII Encontro de Pesquisadores em Educação: Currículo da PUC SP.Mediação de sessão temática. 2018. (Encontro).
    29. Seminário Internacional de Currículo e Desenvolvimento Profissional Docente. 2017. (Seminário).
    30. X Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2017. Currículo, autoformação e aprendizagem em contexto digital online. 2017. (Congresso).
    31. XIV Congreso Internacional Galego-Potuguês de Psicopedagia. Narrativa digital e o desenvolvimento do pensamento computacional. 2017. (Congresso).
    32. 16. Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 7.. Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP. Língua Portuguesa e as TIC. 2016. (Congresso).
    33. EEPA! 2016.Didática no Ensino Superior. 2016. (Encontro).
    34. III Seminário do ForTEC - Currículo e Tecnologias: Interfaces.Tecnologia e Currículo em Perspectiva. 2016. (Seminário).
    35. I Seminário Doutoral do FCT Technology Enhanced Learniing and Societal Challenges- TELSC.I Seminário Doutoral do FCT Technology Enhanced Learniing and Societal Challenges. 2016. (Simpósio).
    36. IV Congresso Internacional TIC e Educação. 2016. (Congresso).
    37. IV Congresso Internacional TIC e Educação. Sala Temática integrada ap ticEDUCA 2016. 2016. (Congresso).
    38. Olhares e perspectivas: Espaços de Emancipação.Currículo na cultura digital. 2016. (Seminário).
    39. Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância.Integração tecnologias e educação na cultura digital: desafios e potencialidades. 2016. (Simpósio).
    40. XII Colóquio sobre Questões Curriculares - II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro.Integração das TDIC no currículo do ensino fundamental: avanços, entraves e possibilidades. 2016. (Outra).
    41. XIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a DistânciaeII Congresso Internacional de Educação Superior a Distância. Integração de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação. 2016. (Congresso).
    42. XIII Congresso BR de Ensino Superior a Distância e II Congresso Internacional de .... Desenvolvimento Tecnológico: trajetória e inovações na EaD. 2016. (Congresso).
    43. 1. Simpósio Marista de Tecnologia, Educação e Linguagem.Tecnologias de que falamos e o que fazemos das tecnologias em educação?. 2015. (Simpósio).
    44. 37ª Reunião Nacional ANPEd. Formação de Professores a Distância: avaliação e perspectivas. 2015. (Congresso).
    45. Fórum Metodologias Ativas - META.Contribuições da sala de aula invertida no ensino e na pesquisa científica. 2015. (Outra).
    46. III Webinar GETED Diálogos sobre múltiplos letramentos e a utilização das TDIC na prática.A produção de narrativas digitais e a formação de professores na integração entre currículo e TDIC. 2015. (Outra).
    47. IV Congresso Brasileiro de Informática na Educ e X Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem. O Futuro da Informática na Educação no Brasil. 2015. (Congresso).
    48. Seminário - Universidade do Minho.Currículo e narrativas digitais: caminhos da investigação ao longo de 25 anos. 2015. (Seminário).
    49. XIII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía. Web Currículo e UCA: onde se cruzam as perspetivas de investigadores, professores e formadores. 2015. (Congresso).
    50. XIII Congresso Intern Galego Português de Psicopedagogia. Currículo e tecnologias: o potencial de integração entre contextos de aprendizagem formal, não-formal e informal. 2015. (Congresso).
    51. ATINER's Conference. Laptop in use at the School: Perceived Relations in Student Development as seen by Teachers. 2014. (Congresso).
    52. III Congresso Internacional TIC e Educação. A formação de professores e o conceito de web currículo: recontextualizações de um levantamento prévio na formação de professores para a integração das TIC ao currículo em escolas do Projeto UCA (Brasil). 2014. (Congresso).
    53. III Congresso Internacional TIC e Educação. Tecnologias e mídias digitais: a construção da autoria de alunos. 2014. (Congresso).
    54. III Congresso Internacional TIC e Educação. Formação continuada de professores com e para o uso do computador portátil na prática pedagógica. 2014. (Congresso).
    55. III Congresso Internacional TIC e Educação.O currículo do século XXI - Integração das TIC ao Currículo. 2014. (Simpósio).
    56. Integração das Tecnologias ao currículo: reflexões e caminhos.Integração das Tecnologias ao currículo: reflexões e caminhos. 2014. (Seminário).
    57. Seminário Tecnologias Emergentes em escolas brasileiras: percepções de investigadores, professores e estudantes.Integração das TIC ao currículo: inovação, conhecimento científico e aprendizagem. 2014. (Seminário).
    58. 24. Congresso de Educação do SINPEEM. Educação no mundo contemporâneo e o impacto das tecnologias de informação e comunicação à prática pedagógica e ao currículo. 2013. (Congresso).
    59. 30 anos de Informática na Educação no Brasil.Currículo, tecnologias e narrativas digitais. 2013. (Outra).
    60. 7. Colóquio Internacional sobre Análise Estatística Implicativa - ASI7.A prática com o laptop na escola e a evolução no uso pedagógico das TDIC pelos professores. 2013. (Outra).
    61. Fórum Educação Digital.As TIC na escola e na vida: a voz de crianças e adolescentes. 2013. (Outra).
    62. II Fórum de Discussão sobre Parâmetros Balizadores em Educação Matemática.Grupo de discussão 4: Pesquisa em Currículo, Avaliação e Tecnologia em Educação Matemática. 2013. (Outra).
    63. III Seminário Integrador das Escolas UCA no Rio Grande do Norte.Currículo, Planejamento e o uso das TIC no processo pedagógico com foco no. 2013. (Seminário).
    64. IV Seminário de Educação e Tecnologia: Inovação na Educação no Contexto de Um Computador por Aluno.Educação no mundo contemporâneo, possibilidades de inovação e desafios ao currículo com o uso das TDIC. 2013. (Seminário).
    65. I Workshop sobre metodologias de ensino superior para a UNESP do século XXI.Integração de Tecnologias aos Currículos dos Cursos de Graduação. 2013. (Outra).
    66. Seminário de Socialização das Experiências das Escolas do Projeto Um Computador por Aluno em Alagoas.UCA ? Um Computador por Aluno. Uma proposta de política de formação. 2013. (Seminário).
    67. 2. Simpósio de Educação, Cultura e Sociedade.Diálogo entre Currículo e Tecnologias como novos desafios na escola. 2012. (Simpósio).
    68. 23º Congresso de Educação do SINPEEM. O uso da tecnologia em sala de aula. 2012. (Congresso).
    69. Congresso Brasileiro de Informática na Educação 2012 - I Workshop sobre formação e experiências educacionais no projeto Um Computador por Aluno (WUCA). O laptop na escola e o Projeto de Gestão Integrada da Tecnologia (ProGitec). 2012. (Congresso).
    70. Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de PG em Educação da ANPEDED. 2012. (Encontro).
    71. Fórum RNP Campus em Foco.Tecnologias na educação: políticas, pesquisa e formação. 2012. (Outra).
    72. II Congresso Internacional TIC e Educação. O COMPUTADOR PORTÁTIL NA ESCOLA PÚBLICA E O PROJETO DE GESTÃO INTEGRADA DA TECNOLOGIA ? PROGITEC. 2012. (Congresso).
    73. II Congresso Internacional TIC e Educação. Que currículo para o Séc. XXI?. 2012. (Congresso).
    74. II Congresso Internacional TIC e Educação. Tecnologias móveis com conexão sem fio na escola e a organização do trabalho pedagógico. 2012. (Congresso).
    75. III Seminário Web Currículo.A presença das TIC no Curso de Pedagogia a Distância. 2012. (Seminário).
    76. V CONGRESSO INTERNACIONAL ? CONEXÃO REDE CATÓLICA DE EDUCAÇÃO. DESAFIOS DA EDUCAÇÃO FRENTE ÀS NOVAS TECNOLOGIAS. 2012. (Congresso).
    77. XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino.O uso das tecnologias móveis na escola: uma nova forma de organização do trabalho pedagógico. 2012. (Simpósio).
    78. 18. Educador/Educar. Sinal dos tempos: incorporando as características do universo digital ao desenvolvimento do currículo. 2011. (Congresso).
    79. 34. Reunião Anual da APED. 2011. (Encontro).
    80. I Simpósio Internacional de Educação a Distância (SIEaD) e III Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações (SEIA).Educação a distância no Ensino Superior do Brasil. 2011. (Simpósio).
    81. Reunião do FORPRED - Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação. 2011. (Encontro).
    82. XXV Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação e II Congresso Íbero-Americano de Política e Administração da Educação. Formação de educadores nas modalidades presencial e a distância: dilemas, oposição e convergência. 2011. (Congresso).
    83. XXV Simpósio brasileiro e II Congresso íbero-Americano de Política e Administração da Educação. O CURRÍCULO DA FORMAÇÃO DE GESTORES A DISTÂNCIA. 2011. (Congresso).
    84. Educação em Rede: educomunicação.Educação a Distância no Brasil. 2010. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (11)
    1. ALMEIDA, M. E. B.; ALPISTE, M. F.. SEMINARIOS DE EDUCACIÓN VIRTUAL Narrativas y otras tendencias en la educación digital. 2020. Outro
    2. ALMEIDA, M. E. B.; FELDMANN, M. G. ; PONCE, B. J. ; PEIXOTO, M. G.. VI Seminário Web Currículo. 2019. Congresso
    3. ALMEIDA, M. E. B.; OKADA, A. L.. Workshop Educação na era digital: coaprendizagem e integração entre contextos de aprendizagem formal, informal e não formal. 2017. Outro
    4. ALMEIDA, M. E. B.; FELDMANN, M. G. ; PONCE, B. J. ; NOFFS, N. A.. V Seminário Web Currículo. 2017. Congresso
    5. PONCE, B. J. ; SILVA, M. G. M. ; ALMEIDA, M. E. B. ; FELDMANN, M. G. ; NOFFS, N. A.. IV Seminário Web Currículo e XII Encontro de Pesquisadores em Currículo. 2015. Congresso
    6. KRUGER, S. E. ; ALMEIDA, M. E. B.. Colóquio Web Currículo. 2014. Outro
    7. ALMEIDA, M. E. B.. III Seminário Web Currículo. 2013. (Outro).. . 0.
    8. ALMEIDA, M. E. B.; ALMEIDA, Fernando José de ; VALENTE, José Armando ; SILVA, M. G. M.. III Seminário Web Currículo. 2012. Outro
    9. ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; SILVA, M. G. M.. II Seminário Web Currículo. 2010. Outro
    10. ALMEIDA, M. E. B.; ALMEIDA, Fernando José de ; VALENTE, José Armando ; SILVA, M. G. M.. II Seminário Web Currículo. 2010. Outro
    11. ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. I seminário Web Currículo. 2008. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:22:10