Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Eryvaldo Socrates Tabosa do Egito

Sócrates Egito é Mestre e Doutor pela Université de Paris XI, pós-doutor pela The University of Georgia (2001), The University of Florida (2011) e The University of Iowa (2019) onde é Professor Visitante no Department of Pharmaceutics, desde 2016. Bolsista de Produtividade do CNPQ, Nível 1D. Membro da Comissão de Avaliação da Pós-graduação na CAPES, área de Medicina II e Coordenador da Pós-Graduação em Ciências da Saúde (Nível 5-Capes). Atualmente é Professor Titular em Tecnologia Farmacêutica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e responsável pelo Laboratório de Sistemas Dispersos, com uma equipe de 32 alunos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado e dois Pós-docs. Orientou 29 teses de Doutorado, 49 dissertações de Mestrado, 63 trabalhos de Iniciação Científica e 56 Trabalhos de Conclusão de Curso nas áreas de Farmácia e afins. Publicou mais de 150 artigos em periódicos especializados e 480 trabalhos em anais de eventos. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/6907806915889763 (14/09/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1D
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Farmácia. Rua Gal. Gustavo Cordeiro de Farias, s/n Petrópolis 59010180 - Natal, RN - Brasil Telefone: (84) 33429808 Ramal: 9817 Fax: (84) 33429817 URL da Homepage: https://www.ufrn.br
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Farmácia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (12)
    1. 2021-Atual. Estrategias inovadoras aplicadas ao COVID-19 - Do diagnostico ao tratamento.
      Descrição: A COVID-19 é uma pandemia que exige um esforço multidisciplinar e uma ação translacional para auxiliar no seu combate. Este projeto, pautado em três vertentes do conhecimento: a Terapêutica, a Epidemiológica e a Diagnóstica, visa apontar estratégias inovadoras para realizar o seu enfrentamento. Para tanto, a UFRN junto com o PPGCSA (Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde) reuniu seu maiores experts para conceber um plano de ação voltado para o combate a COVID-19. O contexto principal do projeto é criar uma expertise voltada para a Terapia do COVID-19 empregando ferramentas de nanotecnologia farmacêutica que visam por um lado minimizar os efeitos adversos do elenco de moléculas atualmente empregadas no combate a esta doença, e por outro, direcionar tais moléculas para os sítios de ação específicos, ou seja, com ação direta na maquinaria de replicação viral impedindo a entrada do SARS-CoV-2 na célula hospedeira ou atuando diretamente nos receptores ou sítios de ligação utilizados pelo vírus para induzir seu processo de replicação. Ao final, o esforço coletivo deste seleto grupo de ciêntistas, proverá um novo arsenal terapêutico e diagnóstico a ser avaliado clinicamente em um determinado nicho da população que precise de tais artefatos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (8) . Integrantes: Eryvaldo Sócrates Tabosa do Egito - Coordenador / Aldo da Cunha Medeiros - Integrante / José Brandão Neto - Integrante / Ricardo Oliveira Guerra - Integrante / Eulália M. C. Maia - Integrante / Clodomiro Alves Júnior - Integrante / Guilherme Maranhão Chaves - Integrante / Selma Maria Bezerra Jerônimo - Integrante / Hugo Alexandre de Oliveira Rocha - Integrante / Arnóbio Antônio da Silva-Júnior - Integrante / Silvana Maria Zucolotto Langassner - Integrante / Anselmo Gomes de Oliveira - Integrante / DE ARAÚJO-JÚNIOR, RAIMUNDO F. - Integrante / Eduardo Caldas Costa - Integrante / Ana Katherine da Silveira Goncalves - Integrante / Ana Paula Trussardi Fayh - Integrante / Andre Ducati Luchessi - Integrante / Dyego Leandro Bezerra de Souza - Integrante / Gilson de Vasconcelos Torres - Integrante / Kenio Costa de Lima - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Eryvaldo Socrates Tabosa do Egito.
    2. 2019-Atual. NANOCARREADORES LIPIDICOS APLICADOS AO CANABIDIOL ? Desenvolvimento, avaliacao farmacocinetica e analise de performance em animais e humanos.
      Descrição: O canabidiol (CBD) é um dos componentes ativos presente na Cannabis sativa, que não causa os típicos efeitos alucinógenos, mas que apresenta efeitos terapêuticos para o tratamento de distúrbios psiquiátricos e neurológicos. Entretanto, sua eficácia e o desenvolvimento de uma formulação para administração por via oral tem sido limitada devido a sua baixíssima biodisponibilidade. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo obter um sistema farmacêutico lipídico nanoestruturado para a veiculação adequada do CBD, sua utilização na pesquisa farmacocinética e farmacológica e futura aplicação clínica no tratamento de distúrbios psiquiátricos e neurológicos, com foco inicial em tratamento da ansiedade. Este projeto é parte integrante de um Projeto maior, o INCt ? Translacional Medicina (Processo Fapesp 2014/50891-1; Processo CNPq 465458/2014-9) com o grupo da USP Ribeirão Preto-SP, Professor Jaime Hallac. Os indicadores de sucesso deste projeto serão representados (i) pelo número de mão-de-obra qualificada na área de nanotecnologia farmacêutica voltada para Neurociências (total de 14, sendo 1 pós-doutorando, 5 mestrandos, 3 doutorandos e 5 estudantes de Iniciação Cientifica), (ii) pelo número de artigos publicados no tema pela equipe executora, previsto em cinco, e (iii) pela participação em vários eventos científicos nacionais e internacionais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (6) . Integrantes: Eryvaldo Sócrates Tabosa do Egito - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Eryvaldo Socrates Tabosa do Egito.
    3. 2019-Atual. DESENVOLVIMENTO DE CAPSULAS DURAS CONTENDO NANOPARTICULAS COM OLEO DE COPAIBA (Copaifera langsdorffii Desf.) PARA ADMINISTRACAO PULMONAR: UMA POTENCIAL FORMA FARMACEUTICA PARA TRATAMENTO DE DOENCAS RESPIRATORIAS DE CARATER INFLAMATORIO.
      Descrição: Doenças pulmonares, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, representam a quarta causa de óbito no mundo e são responsáveis pela morte de aproximadamente 64 milhões de indivíduos por ano. A asma, por ser uma doença inflamatória crônica, requer tratamento que apresenta custo elevado e graves efeitos adversos, fatos que comprometem a adesão terapêutica. Por outro lado, o uso de óleo de copaíba (Copaifera langsdorffii Desf) na medicina popular tem sido uma estratégia amplamente difundida para promover o controle de crises asmáticas e redução do processo inflamatório. Entretanto, devido a ausência de controle na dosagem, toxicidade, liberação e biodisponibilidade, o seu uso in natura torna-se inapropriado. Neste contexto, o desenvolvimento de um medicamento fitoterápico sólido simples, como cápsulas duras possibilitaria o tratamento milhões de indivíduos de maneira segura e efetiva. Para a veiculação deste óleo na forma cápsula dura contendo um pó para inalação, o desenvolvimento de um sistema nanoestruturado capaz de veicular nanopartículas por via pulmonar torna-se um atrativo no panorama de inovação e desenvolvimento tecnológico em fitoterápicos. Adicionalmente, a administração pulmonar do óleo de copaíba irá proporcionar uma proteção aos compostos ativos e bioativos ao evitar passagem pelo trato gastro intestinal, além de permitir a redução da dose e números de administração, potencializando de seus efeitos terapêuticos e redução de efeitos adversos. Por conseguinte, este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de cápsulas duras contendo nanopartículas de óleo de copaíba. O desenvolvimento deste projeto é um esforço colaborativo entre universidades no Brasil e Estados Unidos. Fará parte do desenvolvimento deste projeto o Núcleo de Pesquisa em Alimentos e Medicamentos (NUPLAM) uma indústria farmacêutica integrante da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Esta indústria conta com um aporte tecnológico e regulatório que facilitará a produção do proposto medicamento fitoterápico. Valor da Concessão Financeira = R$ 468.000,00 (Quatrocentos e sessenta e oito mil reais) - Custeio e Capital Valor Concessão Bolsa = R$ 128.000,00 (Cento e vinte e oito mil reais). Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (0) . Integrantes: Eryvaldo Sócrates Tabosa do Egito - Coordenador / Henrique Rodrigues Marcelino - Integrante / André Leandro Silva - Integrante / Silva, K. G. - Integrante / Everton do Nascimento Alencar - Integrante / LEE KIRSCH - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Núcleo de Desenvolvimento de Medicamentos - UFRN - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Eryvaldo Socrates Tabosa do Egito.
    4. 2019-Atual. Pharmaceutical nanotechnology: A new way to improve the therapeutic efficacy of active ingredients.
      Descrição: The development of new formulations using pharmaceutical nanotechnology open a new window regarding the effectiveness of traditional medicines, which was mostly dependent on the properties of the molecules. Such properties govern their biodistribution process, a mandatory step to produce the desired effect. However, today it is possible to modulate the biodistribution of a given molecule, making it dependent on the physical and chemical properties of its carrier. Pharmaceutical nanotechnology has been used to renew old molecules and develop new therapeutic systems containing such molecules. Moreover, new medicines started to appear on the market. The neglected diseases are a group of endemic diseases caused by infectious agents or parasites. Tuberculosis and leishmaniasis are two important examples of such diseases. The treatment for leishmaniasis, has been made with antimonial molecules. However, in case of refractory leishmaniasis, amphotericin B (AmB) has been used, when possible, in the form of liposomal delivery system. Such strategy has drastically reduced the inherent toxicity of the AmB and allowed a new use and application for this molecule. Nevertheless, the prohibitive cost of liposomal systems has bring the attention for the use of nanotechnology. For more than 20 years, our research team has been working on this expertise. For example, microemulsion systems containing AmB have shown good therapeutic efficacy with a substantial reduction on its inherent toxicity. The same system containing simvastatin stressed its pleotropic effects by greatly reducing infections in mice. Submicronic emulsion systems, actually called nanoemulsions, had their physical and chemical stability improved when an amphiphilic moleculewith anti-inflammatory therapeutic properties, like ibuprofen, was added. Recently, we developed a nanostructured micelle system, from an extremely old traditional micelle system, Fungizone®, and changed the pharmacological properties of the AmB. The objective of this work as a Visitor Professor at Uiowa, is not only to apply nanotechnology for pharmaceutical molecules aiming to treat neglected diseases, but also to evaluate new therapeutic applications for these drugs through the assessment of the pleotropic effects. With the help of the American team, we also intend to deeply study the stability of such formulations in solid media and the degradation mechanisms involved in this process. At the end, this project will enable the creation of new medicines to be used on the needy of the population, through the SUS.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Eryvaldo Sócrates Tabosa do Egito - Coordenador / LEE KIRSCH - Integrante / Maureen Donovan - Integrante / Aliasger K Salem - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Eryvaldo Socrates Tabosa do Egito.
    5. 2014-2018. Construindo um Centro de Referencia em estabilidade em meio solido no Nordeste do Brasil atraves do estudo da estabilidade quimica de agentes anti-infecciosos empregados em carreadores nano-estruturados.
      Descrição: Este projeto visa a criação de outro convênio internacional para aprimoramento de nossas pesquisas e dos estudantes de doutorado e pós-doutorado que integram o LaSiD (Laboratório de Sistemas Dispersos) e a criação de um centro de referência em avaliação de estabilidade de fármacos e carreadores nanoestruturados em meio sólido. O objetivo maiior é construir uma expertise em estabilidade em meio sólido no Brasil e gerar a formação de 6 doutores que irão dar um grande suporte a 4 pós-graduações as quais o grupo de pesquisa deste projeto está inserido.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (8) . Integrantes: Eryvaldo Sócrates Tabosa do Egito - Coordenador / Anselmo Gomes de Oliveira - Integrante / Everton do Nascimento Alencar - Integrante / Silvana Cartaxo da Costa Urtiga - Integrante / LEE KIRSCH - Integrante / Maureen Donovan - Integrante / Aliasger K Salem - Integrante / Francisco Alexandrino Júnior - Integrante / RAMALHO, ÍZOLA MORAIS DE MEDEIROS - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Cooperação. Número de produções C, T & A: 6
      Membro: Eryvaldo Socrates Tabosa do Egito.
    6. 2013-Atual. Criacao de centro de estudo farmacocinetico no Nordeste do Brasil atraves do desenvolvimento de carreadores nanotecnologicos contendo agentes anti-microbianos. - CIENCIAS SEM FRONTEIRAS - PESQUISADOR VISITANTE ESPECIAL
      Descrição: O desenvolvimento de novos sistemas carreadores de moléculas insolúveis contendo agentes anti-microbianos é uma importante área de pesquisa tanto para o Brasil como para os Estados Unidos, pois inumeras infeções não podem ser mais tratadas devido a resistência crescente dos micro-organismos. Por outro lado, a razão do alto custo no desenvolvimento de novas formulações reside no fato do volume enorme de estudos , principalmente farmacocinéticos, solicitados pelas agências reguladoras. Tais estudos podem, atualmente, serem substituidos com muita segurança por modelos que podem prever os parâmetros farmacocinéticos e como a molécula atuará no corpo humano. Na verdade, modelos de PK/PD podem ser empregados como uma ferramenta crucial para integrar todas as informações disponíveis de uma molécula candidata a se tornar uma forma farmacêutica viável e a partir da análise destes modelos, decisões racionais podem ser tomadas em estudos que irão diminiur a probabilidade de insucesso desta molécula atingir o mercado. Portanto, o objetivo deste projeto é criar uma massa critica de especialistas em farmacocinética no Nordeste do Brasil através do desenvolvimento de nanocarreadores para moléculas insolúveis contendo agentes anti-microbianos. O indicadores de sucesso deste projeto serão representados (i) pelo número de mão-de-obra qualificada formada no dominio de farmacocinética e nanotecnologia (total de 16, sendo dois pos-doutorandos, 3 doutorandos e 11 estudantes de Iniciação Cientifica), (ii) pelo número de artigos publicados no tema pela equipe executora, previstos em cinco, e pela participação em vários eventos científicos nacionais e internacionais. O presente projeto visa portanto a interação e o intercâmbio de conhecimentos entre o Laboratório de Sistemas Dispersos (LaSiD) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Department of Pharmaceutics ? Prof. Derendorf Laboratory ? UFL -nos Estados Unidos. Uma cooperação científica e tecnológica se dará com a vin. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Eryvaldo Sócrates Tabosa do Egito - Coordenador / Hartmut Derendorf - Integrante. Financiador(es): CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Eryvaldo Socrates Tabosa do Egito.
    7. 2012-2014. Nanocapsulas de Fucoidana de Fucus vesiculosus na vetorizacao e potencializacao de farmacos anti-inflamatorios esteroidais e nao esteroidais.
      Descrição: Todos os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) e esteróidais (AIES) convencionais tem a tendência de causar efeitos adversos gastrointestinais que podem variar de dispepsia a sangramentos do estômago e duodeno, ativar doenças inflamatórias intestinais quiescentes e causar dano tecidual (como úlceras) no trato gastrointestinal inferior. Uma maneira de melhorar o perfil de segurança dos AINES e AIES seria internalizá-los em carreadores através do uso da tecnologia farmacêutica, e mais recentemente a nanotecnologia. Muitos polímeros são utilizados para produção desses nanosistemas, dentre eles, destacam-se os polissacarídeos, pois são biocompatíveis e biodegradáveis. Fucoidanas ou fucanas, são polissacarídeos sulfatados isolados de diferentes espécies de algas marrons que não tem sido explorado na confecção de sistemas nanotecnológicos. Adicionalmente, este polímero tem sido extensivamente estudado devido a suas variadas atividades biológicas. O presente trabalho tem como proposta, o desenvolvimento de nanopartículas para fármacos anti-inflamatórios, visando à vetorização, potencialização do efeito farmacológico (anti-inflamatório), bem como a diminuição de alguns efeitos adversos. A estratégia de ação a ser adotada consistirá no desenvolvimento de nanocarreadores. Em seguida serão realizados os estudos de estabilidade, e verificação das atividades biológicas in vivo de tais sistemas. Espera-se ao final produzir um nanocarreador contendo um AINES, um AIES e fucoidana e avaliar o efeito sinérgico destes três componentes, assim como a diminuição de toxicidade destes agentes. APROVADO RECURSOS DE BOLSAS NO VALOR DE R$ 44.508,00. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Eryvaldo Sócrates Tabosa do Egito - Coordenador / Ivonete Batista de Araújo - Integrante / Káttya Gyselle de Holanda e Silva - Integrante / Acarília Eduardo da Silva - Integrante / Arnóbio A Silva Júnior - Integrante / Henrique Rodrigues Marcelino - Integrante / Rodrigo - Integrante / Leonardo Augusto Rêgo de Souza - Integrante / Rebeca Manuelle Alexandre da Costa Silva - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Bolsa.
      Membro: Eryvaldo Socrates Tabosa do Egito.
    8. 2012-2014. Nanocapsulas de Fucoidana de Fucus vesiculosus na vetorizacao e potencializacao de farmacos anti-inflamatorios esteroidais e nao esteroidais.
      Descrição: Todos os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) e esteróidais (AIES) convencionais tem a tendência de causar efeitos adversos gastrointestinais que podem variar de dispepsia a sangramentos do estômago e duodeno, ativar doenças inflamatórias intestinais quiescentes e causar dano tecidual (como úlceras) no trato gastrointestinal inferior. Uma maneira de melhorar o perfil de segurança dos AINES e AIES seria internalizá-los em carreadores através do uso da tecnologia farmacêutica, e mais recentemente a nanotecnologia. Muitos polímeros são utilizados para produção desses nanosistemas, dentre eles, destacam-se os polissacarídeos, pois são biocompatíveis e biodegradáveis. Fucoidanas ou fucanas, são polissacarídeos sulfatados isolados de diferentes espécies de algas marrons que não tem sido explorado na confecção de sistemas nanotecnológicos. Adicionalmente, este polímero tem sido extensivamente estudado devido a suas variadas atividades biológicas. O presente trabalho tem como proposta, o desenvolvimento de nanopartículas para fármacos anti-inflamatórios, visando à vetorização, potencialização do efeito farmacológico (anti-inflamatório), bem como a diminuição de alguns efeitos adversos. A estratégia de ação a ser adotada consistirá no desenvolvimento de nanocarreadores. Em seguida serão realizados os estudos de estabilidade, e verificação das atividades biológicas in vivo de tais sistemas. Espera-se ao final produzir um nanocarreador contendo um AINES, um AIES e fucoidana e avaliar o efeito sinérgico destes três componentes, assim como a diminuição de toxicidade destes agentes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Eryvaldo Sócrates Tabosa do Egito - Coordenador / Ivonete Batista de Araújo - Integrante / Káttya Gyselle de Holanda e Silva - Integrante / Acarília Eduardo da Silva - Integrante / Arnóbio A Silva Júnior - Integrante / Henrique Rodrigues Marcelino - Integrante / Rodrigo - Integrante / Leonardo Augusto Rêgo de Souza - Integrante / Rebeca Manuelle Alexandre da Costa Silva - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Bolsa.
      Membro: Eryvaldo Socrates Tabosa do Egito.
    9. 2011-Atual. Sistemas Nanoestruturados Carreadores de Agentes Anti-Infecciosos - COFECUB
      Descrição: O objetivo principal deste projeto é desenvolver nanosistemas como: nanocápsulas, nanoemulsões, lipossomas e microemulsões com o intuito de prevenir a resistência reversa a fármacos antiparasitários; em particular, sistemas combinados de anfotericina B (AmB), miltefosina [hexadecilfosfocolina (HePC)], complexos de antimônio(V) com ciclodextrina, e sinvastatina (SIV). Adicionalmente, pretende-se obter e caracterizar lipossomas e nanopartículas furtivas sitio-especificas para liberação controlada e direcionada de antibióticos e agentes antivirais para tratamento da úlcera gástrica causada pelo Helyctobacter pylori e dengue. O presente projeto se insere numa linha de pesquisa que visa o desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas baseadas em nanotecnologia para o combate de doenças infecciosas, principalmente as leishmanioses, doença gástrica causada pelo Helyctobacter pylori e dengue. Os medicamentos atualmente disponíveis para o tratamento dessas doenças apresentam importantes limitações entre as quais, baixa biodisponibilidade por via oral, baixo índice terapêutico e risco de aumento de resistência. Este projeto visa o desenvolvimento de formulações nanoestruturadas que permitem a associação de diferentes fármacos e promovem um aumento de biodisponibilidade dos mesmos por via oral. Em especial, serão exploradas a capacidade do hexadecilfosfocolina induzir a abertura das junções entre enterócitos, as propriedades mucoadesivas da fucana (produto natural brasileiro extraído de Sargassum cymosium) e a habilidade dos nanocarreadores permitirem no mesmo sistema a estabilidade e a associação dos fármacos bem como a especificidade aumentada para o tecido alvo. Este projeto esta estruturado na forma de Rede de Pesquisa Internacional. Do lado francês, teremos a participação de três instituições: a Université Paris Sud - Faculté de Pharmacie - UMR CNRS 8612 (Dr. Christine Vauthier, Dr. Gilles Ponchel, Dra. Gillian Barratt, Dr. Philippe Loiseau), a Ecole Nationale Sup. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (4) . Integrantes: Eryvaldo Sócrates Tabosa do Egito - Coordenador / Gillian Barratt - Integrante / Nereide Stella Santos Magalhães - Integrante / Káttya Gyselle de Holanda e Silva - Integrante / Erica Lira Silva - Integrante / Maria da Paz Carvalho da Silva - Integrante / Henrique Rodrigues Marcelino - Integrante / Rosilene Rodrigues Santiago - Integrante / Frederic jean Georges Frezard - Integrante / Christine Vauthier - Integrante / Gilles Ponchel - Integrante / Michèle Saint Pierre - Integrante / Philippe Loiseau - Integrante / Sandrine Cammas - Integrante / Olivier Seksek - Integrante / Monique Chéron Francke - Integrante / Rosa Maria Souto Maior - Integrante / Mariane Cajuba de Britto Lira - Integrante / Kelly Cristina Kato - Integrante / Isabella Macario Ferro Cavalcanti - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Eryvaldo Socrates Tabosa do Egito.
    10. 2010-2015. SIBRATEC - Rede de Centros de Inovacao em Nanocosmeticos
      Descrição: Este projeto visa congregar Instituições de Ciência e Tecnologia e Empresas Brasileiras na prática de inovação em Nanocosméticos, por meio da estruturação de uma rede nacional de Centros de Inovação, no âmbito do SIBRATEC, e apoiar projetos cooperativos de inovação tecnológica em parceria com empresas, visando proporcionar um impulso ao desenvolvimento tecnológico e econômico do setor empresarial de nanocosméticos. Para a realização dos projetos de inovação, em parceria com empresas, entende-se que o conceito de nanocosméticos engloba produtos que veiculam ativos ou outros constituintes nanoestruturados de interesse cosmético e que apresentam propriedades inovadoras e/ou superiores quanto ao seu desempenho em comparação com produtos convencionais. Objetivos Específicos: ? Estruturar a Rede, por meio da associação de ICTs com o objetivo de executar projetos de desenvolvimento tecnológico em produtos e processos para a obtenção de nanocosméticos em associação com empresas. ? Responder às demandas do setor industrial de nanocosméticos para inovação em produtos e processos desde a obtenção de insumos até a produção do produto acabado. ? Viabilizar o desenvolvimento de novos produtos cosméticos de base nanotecnológica a partir das demandas do setor empresarial. ? Promover a integração entre as ICTs para disseminação de conhecimento entre as equipes envolvidas durante o atendimento às demandas específicas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Eryvaldo Sócrates Tabosa do Egito - Coordenador / Nereide Stella Santos Magalhães - Integrante / SÍLVIA STANISÇUASKI GUTERRES - Integrante / Eliana Martins Lima - Integrante / Solange Binotto Fagan - Integrante / Ana Carolina Zeri - Integrante / Maria Filomena de Andrade Rodrigues - Integrante / Nelson Duran - Integrante. Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
      Membro: Eryvaldo Socrates Tabosa do Egito.
    11. 2010-2015. Desenvolvimento de produtos nanotecnologicos de uso terapeutico e analise de interacoes entre proteinas nos danos oxidativos no DNA e no efeito SNPs de enzimas de reparo.
      Descrição: Objetivo Geral Formar recursos humanos, através da capacitação de recém-doutores para atuação acadêmica e para o desenvolvimento de pesquisa inovadora, tendo o ser humano como centro principal da atenção. Objetivos específicos ? Capacitar recém-doutores em diferentes áreas do conhecimento, através de projetos temáticos; ? Buscar integrar laboratórios e programas de pós-graduação distintos e da mesma instituição, Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde-CCS/UFRN e Programa de Pós-graduação em Genética e Biologia Molecular-CB/UFRN; ? Incentivar o desenvolvimento de ações transdisciplinares, como princípios norteadores do PPGCSa; ? Formar profissionais plenamente capacitados nos temas propostos; ? Fortalecer o aspecto humanístico na formação de professores e pesquisadores jovens.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Eryvaldo Sócrates Tabosa do Egito - Coordenador / Káttya Gyselle de Holanda e Silva - Integrante / Agnez Lima, Lucymara Fassarela - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Eryvaldo Socrates Tabosa do Egito.
    12. 2010-2014. Novos carreadores para a anfotericina B: o renascimento de uma molecula para o tratamento de aspergilose invasiva em pacientes imunocomprometidos.
      Descrição: O seguinte projeto atenderá a linha de apoio denominada no regulamento do edital como - Ciências da Saúde - Fármacos e Medicamentos. O tratamento clínico de escolha atual (voriconazol e caspofungin) é de alto custo e apresenta eficácia relativa devido à grande gravidade proporcionada pela infecção invasiva por Aspergillus. A anfotericina B apresenta boa resposta clínica e baixo custo quando comparado com os anteriores, porém na forma como ela é atualmente comercializada, solução micelar - Fungizone, ela possui alta toxicidade. Serão desenvolvidos dois sistemas diferentes para a anfotericina B, um por meio de um novo carreador microemulsionado e outro a partir de sua forma micelar superagregada pré-aquecida como alternativas terapêuticas à apresentação farmacêutica convencional. A relação custo-efetividade será também equacionada buscando a utilização da forma mais eficaz com melhor custo em relação às formas farmacêuticas convencionais da anfotericina B e com outros antifúngicos relacionados à terapia desta infecção em destaque. O principal produto a ser gerado com este projeto serão dois antimicóticos para uso sistêmico, atendendo assim ao preconizado no item II, das linhas de apoio (item II.1.1. Farmacos e Medicamentos) especificadas no Regulamento do edital MCT/CNPq Nº70/2009.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Eryvaldo Sócrates Tabosa do Egito - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Eryvaldo Socrates Tabosa do Egito.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (36)
    1. COST Action CM1307 Working Groups 1 and 4 Meeting "Targeting metabolism and transport in parasites: drugs and delivery systems" .. NEW TRENDS FOR THE TREATMENT OF PARASITIC DISEASES USING AMPHOTERICIN B. 2016. (Congresso).
    2. Seminário de Acompanhamento de Meio Termo SNPG - Medicina II. 2015. (Seminário).
    3. 3a Reunión Internacional de Ciencias Farmacéuticas - RICiFa 2014. TyBF47: Different ways to incorporate Amphotericin B in biocompatible microemulsions. 2014. (Congresso).
    4. 3a Reunión Internacional de Ciencias Farmacéuticas - RICiFa 2014. TYBF 40: Nnostructured lipid carrier: a pre-formulation. 2014. (Congresso).
    5. Encontro Nacional de Educação e Ciência. 2014. (Encontro).
    6. Encontro Nacional de Educação e Ciência.A Ciência através da Farmácia: Incentivando a melhoria do ensino público em ciências. 2014. (Encontro).
    7. II Congress of the Brazilian Association of Pharmaceutical Sciences. Morphological and thermal analysis of Amphotericin B heated micelles. 2014. (Congresso).
    8. II Congress of the Brazilian Association of Pharmaceutical Sciences. PK/PD modeling of the fungical effecte of a novel Amphotericin B formulation against Candida albicans in vitro. 2014. (Congresso).
    9. II Congress of the Brazilian Association of Pharmaceutical Sciences. Size behavior of the Anphotericin B poliaggregates. 2014. (Congresso).
    10. III Encontro Acadêmico Internacional Interdisciplinariedade nas universidades brasileirasra. 2014. (Encontro).
    11. International Conference on Material Science and Material Engeineeringeri. 2014. (Congresso).
    12. Mini-curso PPgBionorte-Acre.Redação Científica. 2014. (Oficina).
    13. Reunião APCN Acadêmico de Medicina II.Reunião APCN Acadêmico de Medicina II. 2014. (Outra).
    14. VIII Encontro Nacional de Pós-graduação na área de Ciências da Saúde.VIII Encontro Nacional de Pós-graduação na área de Ciências da Saúde. 2014. (Encontro).
    15. CIENTEC 2013 (Mostra da CIENTEC - Estudantes). A Difusão do Método científico a comunidade Cientec. 2013. (Feira).
    16. CIENTEC 2013 (Mostra da CIENTEC - Estudantes). Avaliação do atual modelo de ensino público pela perspectiva dos professores participantes do curso de férias: A ciência no sertão. 2013. (Feira).
    17. CIENTEC 2013 (Mostra da CIENTEC - Estudantes). O método da redescoberta científica: um estudo de caso. 2013. (Feira).
    18. Mini-curso PPgBionorte-Acre.Pesquisa e redação de artigos científicos e Pesquisa e desenvolvimento de carreadores nanotecnológicos. 2013. (Outra).
    19. XV Congresso Científico e XIV Mostra de Extensão da UnP e XIV Mostra de Extensão de UnP. Avaliação do perfil térmico da Anfotericina B pré-aquecida por calorimetria exploratória diferencial. 2013. (Congresso).
    20. XV Congresso Científico e XIV Mostra de Extensão da UnP e XIV Mostra de Extensão de UnP. Análise morfológica da Anfotericina B pré-aquecida por meio da microscopia eletrônica de varredura. 2013. (Congresso).
    21. 8th World Meeting on Pharmaceutics, Biopharmaceutics and Pharmaceutical Technology. Improvement of Amphotericin B micelles activity against resistant strains by preheating process. 2012. (Congresso).
    22. AAPS Annual Meeting and Exposition. Rebuilding nanomicelles of Amphotericin B - A Strategy to reduce the minimum inhibitory concentration (MIC) of Fungizon in C. Albicans Strains. 2012. (Congresso).
    23. Congresso Latino-Americano de Cromatografia e Técnicas Relacionadas - COLACRO XIV. A high-performance liquid chromatographic determination of Amphotericin B in fungizon. 2012. (Congresso).
    24. XIV Congresso Científico e XIII Mostra de Extensão da UnP. Efeito da liofilização em poliagregados de Anfotericina B. 2012. (Congresso).
    25. XIV Congresso Científico e XIII Mostra de Extensão da UnP. Estudo espectrofotométrico de superagregados de Anfotericina B após liofilização. 2012. (Congresso).
    26. XIV Congresso Científico e XIII Mostra de Extensão da UnP. Comportamento da Anfotericina B aquecida sob diluições sucessivas: uma possível explicação para sua menor toxicidade. 2012. (Congresso).
    27. XIV Congresso Científico e XIII Mostra de Extensão da UnP. Determinação da atividade antifúngica de superagregados de anfotericina B por meio do método de microdiluição. 2012. (Congresso).
    28. IX Congresso Brasileiro de Farmácia. Novas formulações nanotecnológicas para Anfotericina B. 2011. (Congresso).
    29. FIP Pharmaceutical Sciences World Congress 2010 and AAPS Annual Meeting and Exposition. FIP Pharmaceutical Sciences World Congress 2010 and AAPS Annual Meeting and Exposition em New Orleans, Louisiana, EUA. 2010. (Congresso).
    30. FIP Pharmaceutical Sciences World Congress 2010 and AAPS Annual Meeting and Exposition em New Orleans, Louisiana, EUA. Citotoxicity evaluation of biocompatible ingredients to be used in a nanoemulsion delivery system.. 2010. (Congresso).
    31. FIP Pharmaceutical Sciences World Congress 2010 and AAPS Annual Meeting and Exposition em New Orleans, Louisiana, EUA.. Production and characterization of xylan from corn cobs.. 2010. (Congresso).
    32. FIP Pharmaceutical Sciences World Congress 2010 and AAPS Annual Meeting and Exposition em New Orleans, Louisiana, EUA.. Evaluation of the in vitro degradation on xylan microcapsules using a human colon model.. 2010. (Congresso).
    33. I Workshop Procad/NF "Aspectos genômicos e proteômicos aplicados ao estudo multicêntrico de leveduras isoladas de transplantaos renais com ênfase em adesão e alvos para fármacos antifúngicos".. 2010. (Simpósio).
    34. Nanotecnologia. 2010. (Seminário).
    35. Seminário de Tecnologia em Análises Térmicas. 2010. (Seminário).
    36. Simpósio de Criatividade, Interatividade e Difusão em Ciências.. 2010. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (0)

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (5)
      • Eryvaldo Sócrates Tabosa do Egito ⇔ André Luís Branco de Barros (2.0)
        1. DOURADO, DOUGLAS ; FREIRE, DANIELLE T. ; PEREIRA, DANIEL T. ; AMARAL-MACHADO, LUCAS ; ALENCAR, ÉVERTON N. ; de Barros, André Luís Branco ; EGITO, E. SÓCRATES T.. Will curcumin nanosystems be the next promising antiviral alternatives in COVID-19 treatment trials?. BIOMEDICINE & PHARMACOTHERAPY. v. 139, p. 111578, issn: 0753-3322, 2021.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. DE SOUZA, MARINA GUEDES FONSECA ; DE JESUS GUEDES, FABRÍCIA NUNES ; TEBALDI, MARLI LUIZA ; DO NASCIMENTO ALENCAR, ÉVERTON ; AMARAL-MACHADO, LUCAS ; DO EGITO, ERYVALDO SÓCRATES TABOSA ; DE BARROS, ANDRÉ LUIS BRANCO ; Soares, Daniel Crístian Ferreira. Ferri-Liposomes: Preformulation and Selective Cytotoxicity against A549 Lung Cancer Cells. PHARMACEUTICS. v. 13, p. 712, issn: 1999-4923, 2021.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Eryvaldo Sócrates Tabosa do Egito ⇔ Lucindo José Quintans Júnior (1.0)
        1. MENEZES, P. P. ; DORIA, G. A. A. ; ARAUJO, A.A.S. ; SOUSA, B. M. H. ; QUINTANS-JUNIOR, L. J. ; LIMA, R. N. ; ALVES, P. B. ; CARVALHO, F. M. S. ; BEZERRA, D. P. ; MENDONCA-JUNIOR, F. J. B. ; SCOTTI, L. ; SCOTTI, M. T. ; SILVA, G. F. ; AQUINO, T. M. ; SABINO, A. R. ; Egito, E. S.T. ; SERAFINI, M. R.. Docking and physico-chemical properties of ?- and ?-cyclodextrin complex containing isopulegol: a comparative study. Journal of Inclusion Phenomena and Macrocyclic Chemistry (Print). v. 85, p. 341-354, issn: 1388-3127, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Eryvaldo Sócrates Tabosa do Egito ⇔ Norberto Peporine Lopes (1.0)
        1. GOMES, JACYRA ANTUNES DOS SANTOS ; FÉLIX-SILVA, JULIANA ; MORAIS FERNANDES, JÚLIA ; GERALDO AMARAL, JULIANO ; Lopes, Norberto Peporine ; TABOSA DO EGITO, ERYVALDO SÓCRATES ; DA SILVA-JÚNIOR, ARNÓBIO ANTÔNIO ; MARIA ZUCOLOTTO, SILVANA ; FERNANDES-PEDROSA, MATHEUS DE FREITAS. Aqueous Leaf Extract of (Pohl) Bail Decreases Local Effects Induced by Bothropic Venom. BioMed Research International. v. 2016, p. 1-13, issn: 2314-6133, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Eryvaldo Sócrates Tabosa do Egito ⇔ Ricardo Bentes de Azevedo (1.0)
        1. RODRIGUEZ, ANSELMO ; FARIA, FERNANDO S.E.D.V. ; CUNHA, RENILDO M. ; COAQUIRA, JOSE ; SANTOS, JUDES G. ; Azevedo, Ricardo B. ; MORALES, MARCO ; MOHAMMADPOUR, HORY ; ALMEIDA, FABRICIO M. ; EGITO, ERYVALDO S.T. ; MORAIS, Paulo Cesar. Structural and magnetic investigation of styrene-divinylbenzene encapsulated iron oxide nanoparticles. Materials Letters (General ed.). v. 130, p. 135-138, issn: 0167-577X, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Eryvaldo Sócrates Tabosa do Egito ⇔ Nilton Erbet Lincopan Huenuman (1.0)
        1. VIANELLO, MARCO AURELIO ; CARDOSO, BRENDA ; FUENTES-CASTILLO, DANNY ; MOURA, QUÉZIA ; ESPOSITO, FERNANDA ; FUGA, BRUNA ; LINCOPAN, NILTON ; EGITO, ERYVALDO SÓCRATES T.. International high-risk clone of fluoroquinolone-resistant Escherichia coli O15:H1-D-ST393 in remote communities of Brazilian Amazon. INFECTION GENETICS AND EVOLUTION. v. 91, p. 104808, issn: 1567-1348, 2021.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
    Data de processamento: 06/11/2021 15:22:56