Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Romeu Gomes

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (1970), sendo licenciado em Professor de Sociologia e Psicologia pelo Ministério da Educação. Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1975), Livre Docência em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1989) e Doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1994). Atualmente é Editor Chefe da revista Ciência & Saúde Coletiva da Associação Brasileira de Saúde Coletiva, Professor Titular do Instituto Fernandes Figueira da Fundação Oswaldo Cruz (Aposentado), sendo responsável pela disciplina Antropologia e Saúde, e Especialista em Projeto do Hospital Sírio-Libanês. É Pesquisador I do CNPq, com experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: sexualidade, gênero e saúde; saúde do homem; dimensão sócio-antropológica do processo saúde-doença e avaliação em gestão de tecnologia e inovação em saúde. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/6215183415501835 (19/07/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1C
  • Período de análise:
  • Endereço: Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Fernandes Figueira, Departamento de Ensino. AV, RUI BARBOSA, 716 - 4º ANDAR FLAMENGO 20550011 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil Telefone: (21) 25541833 Fax: (21) 5538094
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Saúde Coletiva
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (12)
    1. 2018-2020. PERCEPCOES DE RISCO EM AMBIENTES HOSPITALARES
      Descrição: Para o senso comum, risco é o oposto de segurança. No entanto, não necessariamente os profissionais que atuam em serviços de saúde ? onde se começa a discutir segurança de maneira institucionalizada ? têm esta mesma percepção. A presente pesquisa se propõe a investigar como estes atores, fundamentais para implementar ações no sentido de aumentar a segurança para os envolvidos nos processos do setor (pacientes e trabalhadores), entendem o conceito de risco. A premissa é que este conceito pode ser compreendido sob a ótica financeira, de qualidade, epidemiológica, de imagem, dependendo da origem e das vivências anteriores desses gestores. Isto será verificado junto a gestores de diferentes tipos de hospitais, considerando propriedade, localização e finalidade, totalizando 48 unidades. A partir daí pretende-se obter estratégias para lidar com o risco/com a segurança, validados pelos profissionais em questão. Mesmo considerando que os resultados da pesquisa não necessariamente poderão ser extrapolados para os quase 6000 hospitais brasileiros, esta será uma forma de auxiliar os gestores e formuladores de políticas a desenhar mecanismos eficazes de lidar com a questão.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Romeu Gomes - Integrante / Laura Schiesari - Integrante / Ana Maria Malik - Coordenador.
      Membro: Romeu Gomes.
    2. 2018-Atual. AGENDAS DE SAUDE DE GRUPOS DE GAYS E LESBICAS
      Descrição: A presente pesquisa tem como objeto de estudo agendas de saúde de grupos de gays e lésbicas. Por meio dela, pretende-se dar continuidade a uma série constituída de quatro pesquisas que vêm explorando a temática Sexualidade, Gênero e Saúde, com recursos da Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Como objetivo geral, pretende-se explorar as agendas de grupos de gays e lésbicas à luz das políticas voltadas para esses atores e da literatura acerca do assunto. Seus objetivos específicos são: (a) analisar a produção bibliográfica a respeito das relações que são estabelecidas pelos grupos de gays e lésbicas com a área da saúde; (b) analisar as políticas de saúde que ? direta ou indiretamente ? tratam de gays e lésbicas; (c) identificar os temas relacionados à saúde que são formalizados ou reivindicados pelos grupos em questão; (d) analisar o processo de construção das agendas de saúde dos grupos em tela, bem como as ações que são empreendidas para a viabilização dessas agendas; (e) identificar as especificidades de demandas de saúde de gays e lésbicas; (f) validar uma matriz de imagem-objetiva sobre as ações voltadas para a atenção integral à saúde de gays e lésbicas com a participação de representantes dos grupos selecionados. Para o período de vigência da Bolsa, com base na exploração desses objetivos, pretende-se obter os seguintes produtos: 1 relatório de pesquisa; 3 artigos submetidos a periódicos da saúde coletiva; 2 orientações de tese de doutorado; 1 matriz de imagem-objetivo validada sobre ações de saúde voltadas para gays e lésbicas. Os marcos teórico-conceituais, encorados em referenciais socioantropológicos, a serem adotados serão os seguintes: identidade de gênero e experiência. A metodologia pauta-se predominantemente numa abordagem de pesquisa qualitativa. Em termos de desenho metodológico, destacam-se três estratégias de pesquisa: revisão da literatura; análise documental; narrativas de representantes de grupos voltados para gays e lésbicas; estudo de consenso sobre agendas voltadas para a atenção à saúde de gays e lésbicas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Romeu Gomes - Coordenador. Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Romeu Gomes.
    3. 2017-2019. EXPERIENCIAS DE PARTICIPACAO NA PERSPECTIVA DE ADOLESCENTES COM DEFICIENCIA MOTORA
      Descrição: O presente trabalho se insere no campo dos estudos sobre a deficiência (Disability Studies), especialmente na vertente relacionada à segunda geração dos teóricos do modelo social. Busca a partir da perspectiva de adolescentes com deficiência motora explorar as experiências de participação, abordando os significados atribuídos a deficiência, as possibilidades e limitações para a participação e as redes de sociabilidades estabelecidas pelos adolescentes envolvidos em atividades grupais. Trata-se de um estudo qualitativo baseado na abordagem compreensiva, que tem como aspectos a valorização das representações, dos valores, das explicações e das opiniões que se expressam nas interações sociais; explicitando a racionalidade dos contextos e lógica interna dos atores estudados.Como desenho de estudo utilizaremos a perspectiva etnográfica, envolvendo observação participante e entrevistas semi-estruturadas com adolescentes de 15 a 19 anos com deficiência motora que participem de alguma atividade em grupo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Romeu Gomes - Coordenador / Moreira, Martha Cristina Nunes - Integrante / SANTOS, TATIANA VASCONCELOS DOS - Integrante.
      Membro: Romeu Gomes.
    4. 2016-2018. O Uso da Narrativa no Ambito da Saude
      Descrição: A pesquisa tem como como objetivo geral explorar o uso da narrativa como forma de compreensão de: processo de saúde-doença-cuidado, gestão do conhecimento em sa-úde, inovação em saúde e gestão da clínica. São objetivos específicos: (1) Demonstrar o uso da narrativa como uma das formas de compreensão do processo saúde-doença-cuidado, tendo como foco o adoecimento crônico. (2) Analisar narrativas de experiên-cias educativas de gestores hospitalares que embasam a gestão em saúde. (3) Analisar narrativas de gestores de saúde no que se refere a limites, desafios e potencialidades quanto à implementação da educação permanente na atenção primaria à saúde como fomentadora de mudanças. (4) Discutir a experiência de especialistas que promovem a educação permanente no âmbito da capacitação profissional em nível de pós-graduação em saúde. (5) Discutir os êxitos e os limites de documentos relacionados a narrativas reflexivas voltadas à formação para educação permanente em saúde, se-gundo uma perspectiva educacional tida como inovadora e compatível com o agir em saúde segundo os princípios do SUS. (6) Analisar documentos relacionados a narrativas de profissionais vinculados à gestão da clínica, com experiência de formação em nível de pós-graduação especificamente voltada para esse âmbito da gestão. (7) Discutir ? à luz da literatura nacional e internacional ? contribuições, limites e possibilidades do uso da narrativa no campo da saúde. Para o trato da narrativa serão levados em conta três marcos-teóricos: o conceito de temporalidade (para que sejam explorada a rela-ção entre o ato de narrar e o caráter temporal da experiência humana); o cenário da narrativa (lócus onde os significados das experiências são criados pelos narradores e o conceito de experiência social (envolvendo o relacionamento do eu com o mundo quo-tidiano e compartilhamento com os outros). Em termos de metodologia, destaca-se que o estudo pauta-se numa abordagem de pesquisa qualitativa, entendida como um conjunto de práticas interpretativas que busca investigar os sentidos que os sujeitos atribuem aos fenômenos e ao conjunto de relações em que eles se inserem. O método a ser utilizado será o de narrativa, que busca problematizar a relação entre as formas culturais ou simbólicas e a experiência. A exploração da narrativa será realizada a par-tir da realização de entrevistas abertas com diferentes categorias de sujeitos de estu-do: pacientes crônicos de um serviço de atenção domiciliar; gestores da alta adminis-tração de um hospital universitário; gestores de uma secretaria de estado de saúde e especialistas da área de educação na saúde de um instituto de ensino e pesquisa. Além disso, serão realizadas as seguintes estratégicas de pesquisa: estudo de documentos sobre narrativas reflexivas no âmbito da saúde e revisão sistemática sobre a uso de narrativa no campo da saúde.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (10) . Integrantes: Romeu Gomes - Coordenador / CLÁUDIO ROBERTO FREIRE DE AZEVEDO - Integrante / SOLANGE LOYOLA MEIRELES BRAGA - Integrante / LUIZ FELIPE NOGUEIRA - Integrante / LÍVIA MONTES SANTOS - Integrante / Tania Gonçalves Vieira Caçador - Integrante / João Marcelo Barreto Silva - Integrante / LUIZ GUILHERME PINHEIRO COSTA - Integrante / MÁRCIA MARIA DE OLIVEIRA RAMOS BRÁS - Integrante / GISELLE DE MEDEIROS FÉLIX - Integrante.
      Membro: Romeu Gomes.
    5. 2014-2018. HOMOSSEXAULIDADE MASCULINA E PREVENCAO CONTRA A AIDS
      Descrição: O projeto promove continuidade a uma série constituída de três pesquisas que vêm explorando a temática Sexualidade, Masculinidade e Gênero, com recursos de PQ/CNPq. Seus objetivos são: (a) Analisar aspectos relacionados à prevenção contra a Aids em ambientes virtuais homossexuais masculinos que se centram na veiculação do corpo; (b) Analisar sentidos atribuídos ao cuidado em saúde em geral e à prevenção contra a Aids, em específico, por homens jovens homossexuais; e (c) Comparar significados da prevenção contra a Aids de homens jovens homossexuais produzidos em ambientes virtuais com os que não foram produzidos nesse ambiente. Dois estudos integram o projeto. O primeiro é de natureza qualitativa, envolvendo usuários masculinos dos sites homoeróticos que possuam idade entre 18 e 24 anos e que utilizem como foto principal parte de seu corpo, disponibilizada publicamente. O Segundo envolver homens jovens de 18 a 24 anos que se consideram homossexuais, ou seja, que têm atração ou relação sexual com outro homem, residentes na cidade do Rio de Janeiro.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Romeu Gomes - Coordenador / Rosane Berlinski Cunha - Integrante / HONORATO, EDUARDO JORGE SANT'ANA - Integrante. Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Romeu Gomes.
    6. 2014-2016. OS CUIDADOS MASCULINOS VOLTADOS PARA A SAUDE SEXUAL, A REPRODUCAO E A PATERNIDADE A PARTIR DA PERSPECTIVA RELACIONAL DE GENERO
      Descrição: O projeto tem como objetivo geral subsidiar as coordenações estaduais e municipais de saúde do homem das 27 unidades federadas no que se refere à promoção dos cuidados masculinos voltados para a saúde sexual, a reprodução e a paternidade a partir da perspectiva relacional de gênero, a partir das diretrizes da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH). Seus objetivos específicos são: (1) Analisar experiências consideradas exitosas acerca da promoção dos cuidados masculinos voltados para a sexualidade, reprodução e paternidade.(2) Diagnosticar a situação da saúde sexual, saúde reprodutiva e paternidade, levando em conta as especificidades de homens e mulheres. (3) Desenvolver protocolo de investigação epidemiológica específica para homens de 20 a 59 anos de idade.(4) Definir princípios para a promoção de linhas de cuidados masculinos voltados para a saúde sexual, reprodução e paternidade a partir da perspectiva relacional de gênero. (5) Apoiar tecnicamente os estados e municípios para a implementação e disseminação das ações da PNAISH em seus territórios, no que diz respeito à saúde sexual, reprodução e paternidade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Romeu Gomes - Coordenador / Moreira, Martha Cristina Nunes - Integrante / Lidianne Albernaz - Integrante. Financiador(es): Diretoria Executiva do Fundo Nacional de Saúde - Auxílio financeiro.
      Membro: Romeu Gomes.
    7. 2014-2016. AVALIACAO DE PERCEPCOES SOBRE GESTAO DA CLINICA: antes e depois em cursos orientados por competencia e teorias interacionistas de aprendizagem
      Descrição: O estudo ? promovido pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês ? tem como objetivo geral avaliar percepções de domínio de desempenho de gestão da clínica de participantes de cursos baseados em metodologias ativas, antes e após o processo de formação oferecido. Seus objetivos específicos são: (a) analisar os sentidos atribuídos à gestão da clínica, antes e depois da participação de cursos baseados em metodologias ativas; (b) Identificar a percepção sobre o domínio de desempenho na área da gestão da clínica no inicio do processo de formação e (c) comparar as percepções iniciais com as percepções de resultados acerca de domínio de desempenhos na área da gestão da clínica. Dois marcos conceituais embasam o estudo: expectativas de auto-eficácia (julgamentos do sujeito sobre sua habilidade para desempenhar com sucesso determinado comportamento) e competência (capacidade de mobilizar saberes para resolver problemas e enfrentar os imprevistos numa situação de trabalho). A pesquisa consiste numa avaliação ex ante e expost com público-alvo dos cursos de especialização de gestão da clínica (Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde; Regulação em Saúde no SUS e Educação na Saúde para Preceptores do SUS). A triangulação é a base do desenho metodológico, envolvendo diálogo entre métodos, fontes e pesquisadores No início do processo dos cursos, será disponibilizado aos participantes um formulário eletrônico com três partes: (1) caracterização do sujeito, da sua formação e da sua experiência profissional; (2) opinião sobre o que é gestão da clínica e (3) conjunto de desempenhos relacionado à gestão em saúde, área comum de competência para os sete cursos, dispostos numa escala. No final do curso, será disponibilizado o mesmo formulário numa perspectiva de avaliação, considerando-se as experiências vivenciadas no período do curso e possíveis desdobramentos dessas na opinião e dos sujeitos sobre gestão da clínica e na sua expectativa de auto-eficácia. As informações do campo aberto do formulário eletrônico serão analisadas com base no método de interpretação de sentidos, enquanto em relação ao campo das questões fechadas serão realizadas análises descritivas sobre frequência, média e desvio-padrão, das variáveis abordadas no estudo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Romeu Gomes - Coordenador / Valéria da Silva Fonseca - Integrante / Roberto de Queiroz Padilha - Integrante. Financiador(es): Hospital Sírio-Libanês - Instituto de Ensino e Pesquisa - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Romeu Gomes.
    8. 2014-2015. Avaliacao de resultados do Curso de Gestao de Hospitais Universitarios Federais no SUS
      Descrição: O estudo ? promovido pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês ? tem como objetivo geral avaliar os resultados do Curso de Especialização em Gestão de Hospitais Universitários Federais no SUS. Seus objetivos específicos são: (a) analisar a satisfação dos especializandos com o processo de aprendizagem; (b) analisar as áreas de competência desenvolvidas no curso e (c) avaliar a consistência dos Planos Diretores Estratégicos produzidos. Dois marcos conceituais embasam o estudo: avaliação (julgamento de valor de uma intervenção através de um conjunto de procedimentos científicos capaz de fornecer informações válidas e socialmente legítimas sobre esta intervenção aos diferentes atores envolvidos) e competência (capacidade de mobilizar saberes para resolver problemas e enfrentar os imprevistos numa situação de trabalho). O estudo se apoia em estratégias observacionais, portanto não experimentais, a partir de temporalidade ante-post de aplicação de instrumentos (aplicados após a intervenção), buscando analisar a relação entre a ação realizada e seus efeitos. A triangulação é base do desenho metodológico, envolvendo diálogo entre métodos, fontes e pesquisadores. A pesquisa envolve: realização de entrevistas semiestruturadas; disponibilização de instrumento quantitativo na Plataforma do Curso acerca da satisfação do processo de aprendizagem e da identificação da percepção de domínios das áreas de competência e análise dos Planos Diretores Estratégicos produzidos no mencionado curso. A análise das entrevistas será baseada em princípios hermenêuticodialéticos que buscam interpretar o contexto, as razões e as lógicas de falas, ações e interrelações entre grupos e instituições. Assim, além de compreender sentidos e significados subjacentes aos textos, problematizam-se ideias à luz de seu contexto. A análise do instrumento quantitativo será, inicialmente, de caráter descritivo por meio de frequência e, depois, para a análise da diferença entre cada equipe de afinidade, bem como entre a percepção de satisfação e a percepção de domínio, serão utilizados os testes T de Student para variáveis intervalares e o chi-quadrado para variáveis nominais. As análises serão realizadas considerando um nível de significância de 95%. Os Planos Diretores Estratégicos serão avaliados por meio de ficha avaliativa baseada nos princípios do curso. Após a análise dos dados qualitativos e quantitativos, será elaborado um relatório final da pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Romeu Gomes - Coordenador / SUELI FERREIRA DESLANDES - Integrante. Financiador(es): Hospital Sírio-Libanês - Instituto de Ensino e Pesquisa - Auxílio financeiro.
      Membro: Romeu Gomes.
    9. 2013-2015. A IMPLANTACAO DE PROJETOS DE MUDANCA DA GESTAO DA CLINICA NOS HOSPITAIS DO SUS
      Descrição: A pesquisa tem como objetivo geral avaliar a implantação de projetos de mudança da gestão da clínica em hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS). Os objetivos específicos são: (a) analisar os sentidos atribuídos à implantação de projetos de mudança da gestão da clínica em hospitais do SUS por parte da equipe de profissionais envolvidos nessa implantação; (b) Caracterizar as ações iniciais de implantação, em termos de objetivos propostos e estratégias utilizadas para tais propósitos; (c) Avaliar a coerência entre o projeto e as ações iniciais desenvolvidas e (d) Elaborar indicadores de avaliação das ações iniciais de implantação de propostas de mudança da gestão da clínica em hospitais do SUS. Os marcos teórico-conceituais são: avaliação de implantação; gestão da clínica e habitus. O desenho metodológico baseia-se na perspectiva de avaliação qualitativa desenvolvida a partir de estudos de casos. São etapas da pesquisa: (1) análise dos 34 projetos de aplicação gerados no Curso de Especialização em Gestão da Clínica nos Hospitais do SUS; (2) seleção de três casos de hospitais a serem avaliados; (3) realização de trabalho de campo nos hospitais selecionados; (4) síntese da avaliação dos casos e (5) elaboração de um quadro de indicadores para avaliar ações iniciais de implantação de propostas de mudança na gestão da clínica em hospitais do SUS.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: Romeu Gomes - Coordenador / Valéria Vernaschi Lima - Integrante / Everton Soeiro - Integrante / Gilson Caleman - Integrante / José Maurício de Oliveira - Integrante / Luciana Faluba Damázio - Integrante / Marilda Siriani de Oliveira - Integrante / Roberto de Queiroz Padilha - Integrante / Sílvio Silva Fernandes - Integrante. Financiador(es): Hospital Sírio-Libanês - Remuneração. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Romeu Gomes.
    10. 2012-2013. FORTALECIMENTO E DISSEMINACAO DA POLITICA NACIONAL DE ATENCAO INTEGRAL A SAUDE DO HOMEM
      Descrição: O projeto é desenvolvido pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira da Fundação Oswaldo Cruz, em parceria com Área Técnica da Saúde do Homem do Ministério da Saúde. Seu objetivo geral é avaliar o impacto da intervenção das equipes de Atenção Básica, em especial da Estratégia da Saúde da Família (ESF), na implementação das ações de atenção à saúde do homem. Identificar as ações e estratégias utilizadas pela Atenção Básica para fortalecer a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH). Seus objetivos específicos são: (1) Identificar indicadores fundamentais para fortalecimento da PNAISH; (2) Elaborar conteúdos e materiais para educação permanente em saúde do homem para os profissionais do SUS; (3) Qualificar as equipes de Atenção Básica para o fortalecimento e disseminação das ações da PNAISH. Identificar e divulgar ações e estratégias bem sucedidas para implantação da PNAISH implantadas na Rede de Atenção Básica; (4) Qualificar as ações de saúde do homem na Atenção Básica. Sensibilizar e divulgar informações sobre a saúde do homem e (5) Apoiar os estados e municípios para a implementação das ações da PNAISH. Dois marcos conceituais servirão de referenciais tanto para o desenvolvimento das suas ações quanto para a sua avaliação: saúde do homem e gênero. O princípio maior do desenho metodológico será o da pesquisa-ação. Em termos de atividades são previstas as seguintes: (a) realização de diagnóstico da saúde do homem na faixa etária de 20 a 59 anos, em nível nacional e em 10 municípios a serem escolhidos, sendo dois por Região; (b) elaboração, validação e publicação de material de apoio ao desenvolvimento da PNAISH; (c) apoio técnico às gerências das 27 unidades nacionais e às gerências de 10 municípios a serem escolhidos (dois por Região) e (d) elaboração de indicadores a partir da adaptação de Conferência de Consenso.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Romeu Gomes - Coordenador / Lidianne Albernaz - Integrante / Eduardo Schwarz - Integrante / Maria Cristina F. de Abreu - Integrante / Tarcila Machado - Integrante / Erly Catarina de Moura - Integrante / Renata Gomes Soares - Integrante / Fabiana Sherine Ganem dos Santos - Integrante / Julianna Miwa Takarabe - Integrante. Financiador(es): Diretoria Executiva do Fundo Nacional de Saúde - Auxílio financeiro.
      Membro: Romeu Gomes.
    11. 2010-2013. Sexualidade Masculinidade, Geracao e Cuidados de Saude
      Descrição: A pesquisa tem como objeto de estudo a análise de sentidos atribuídos aos cuidados de saúde ? relacionados à sexualidade ? por homens pertencentes a dois intervalos geracionais diferentes. Para a exploração desse objeto, serão trabalhadas as seguintes questões: (1) O ser homem reflete modelos de masculinidade hegemônica que atravessam diferentes gerações? (2) Os sentidos atribuídos aos cuidados em saúde sexual por parte de homens mudam segundo os intervalos entre gerações? (3) A geração dos anos 2000 consegue ressignificar modelos hegemônicos de masculinidade de modo a adotar cuidados em saúde sexual? O objetivo geral do estudo é estabelecer relações entre os sentidos atribuídos por homens no que diz respeito aos cuidados com a saúde no campo da sexualidade, sistematizando suas marcas identitárias geracionais e identificando possíveis traços de rupturas e de continuidade relacionados aos cuidados de saúde. Como marco conceitual-teórico será utilizada a concepção de habitus de Pierre Bourdieu, que servirá de matriz para analisar o campo da ação social no ajuste entre informações e orientações e a seletividade na existência social masculina de homens pertencentes a duas gerações diversas. A fonte do estudo será composta por dois corpos de acervo, produzidos por duas pesquisas que abordaram as relações entre masculinidade, sexualidade e cuidados de saúde. A primeira envolveu homens adultos com mais de 40 anos de idade, enquanto a segunda realizou-se com homens jovens com menos de 25 anos de idade. Ao todo serão trabalhadas 60 narrativas, sendo 18 da primeira pesquisa e 42 da segunda, a partir de uma perspectiva sócio-antropológica. Nessa perspectiva, não basta uma análise da narrativa em si, é preciso que se reconstruam as condições sociais e históricas de produção, circulação e recepção que lhe deram origem. Nesse macro-cenário, busca-se identificar e descrever as situações espaço - temporais específicas nas quais as narrativas da experiência de iniciação sexual foram. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Romeu Gomes - Coordenador / Bruno José Barcellos Fontanella - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Romeu Gomes.
    12. 2010-2012. AVALIACAO DAS ACOES INICIAIS DA IMPLANTACAO DA POLITICA NACIONAL DE ATENCAO INTEGRAL
      Descrição: O presente projeto tem como escopo a avaliação das ações iniciais da implantação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH). Sua execução está a cargo do Instituto Fernandes Figueira (IFF) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), com recursos do Departamento de Ciência e Tecnologia (DECIT) da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE) do Ministério da Saúde (MS). Seus objetivos específicos são: 1 ? Resgatar o histórico da implantação da PNAISH nas Unidades Federadas e municípios envolvidos, focalizando principalmente: formas organizativas, processos decisórios e fatores/aspectos que facilitaram ou dificultaram tal implantação. 2 ? Identificar, a partir da implantação da PNAISH, como cada localidade se organizou para realizar ações voltadas para os seguintes agravos selecionados: infecções sexualmente transmissíveis/AIDS, violência, hipertensão, diabetes, obesidade e câncer prostático, envolvendo a população masculina de 20 a 59 anos de idade segundo os diferentes níveis de atenção à saúde. 3 ? Analisar os sentidos atribuídos à PNAISH por parte dos gestores e profissionais de saúde responsáveis pela sua implantação. 4 ? Estimar o percentual da população masculina de 20 a 59 anos atendida nos diferentes níveis de atenção à saúde, tendo como parâmetro a estimativa da população masculina do IBGE. Etapas da avaliação: Construção do cenário dos estudos de caso; Seleção dos casos a serem avaliados; Realização de estudos de casos; Estudos epidemiológicos sobre marcadores da saúde do homem; Avaliação das ações iniciais da implantação da PNAISH.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Romeu Gomes - Coordenador / Andréa Fachel Leal (ULBRA/RS) - Integrante / Aline Maria Peixoto Lima (UFRB/BA) - Integrante / Daniela Knauth (UFRS/RS) - Integrante / Edgar Merchán Hamann (UNB/DF) - Integrante / Geórgia Sibele Nogueira da Silva (UFRG/RN) - Integrante / Márcia Thereza Couto (USP/SP) - Integrante / Margarita Urdaneta (UNB/DF) - Integrante / Wagner dos Santos Figueiredo (UFSCar/SP) - Integrante. Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.
      Membro: Romeu Gomes.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (1)
      1. V CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE PESQUISA QUALITATIVA EM SAÚDE. O Uso do Preservativo na Prevenção da AIDS: Narrativas de Homens Jovens do Rio de Janiero. 2012. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (0)

      Lista de colaborações



      (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
      Data de processamento: 06/11/2021 15:22:12