Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Antonio Roazzi

Doutor (D. Phil.) em Psicologia do Desenvolvimento Cognitivo pela University of Oxford obtido em 1988 sob a orientação do Prof. Peter E. Bryant (superviser) e Prof. Donald Broadbent (Adviser). Possui também título de ?Dottore? em Psicologia Aplicada pela Universitá degli Studi di Roma "La Sapienza". Fez pós-doutorado na University of London, University of Oxford, Istituto di Scienze e Tecnologie della Cognizione, ISTC (Roma, Itália), e Universitá degli Studi di Roma "La Sapienza". Foi membro de Comitês de Avaliação da CAPES, ENEM e FACEPE. Membro Titular (2000-2002) e Coordenador do Comitê de Assessoramento de Psicologia e Serviço Social do CNPq (CA-PS, 2011-2012). Tendo como base a Facet Theory e suas abordagens multidimensionais visa explorar métodos e técnicas de produção de conhecimento que lhes permitam gerar um saber útil para a previsão e/ou controle de fenômenos complexos. Ultimamente atua principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica, autoconsciência e estados ampliados de consciência, psicologia do desenvolvimento sociocognitivo, aprendizagem, lógica mental, teoria da mente, percepção de risco, gestão de pessoas, apego, violência urbana e o componente ambiental ressaltando os processos cognitivos, sociais e imagéticos de seus habitantes, entre outros. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento (2002-2004) e da Facet Theory Association (2011-2013). É professor Titular do Dep. de Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco e pesquisador Nível 1A do CNPq. E-mail: roazzi@gmail.com (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/6108730498633062 (30/08/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1A
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Ciências Humanas. Rua Acadêmico Hélio Ramos, S/N - CFCH Cidade Universitária 50670901 - Recife, PE - Brasil Telefone: (81) 32710599 Fax: (81) 32711843
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (11)
    1. 2019-Atual. O efeito do uso ritual da ayahuasca na reducao de danos em adiccao: Avaliando a seguranca e eficacia terapeutica
      Descrição: Diversas evidências apontam para a importante influência terapêutica da Ayahuasca, um psicoativo vegetal não adictivo de origem indígena, em uma variedade de condições de saúde mental nas quais destacamos o transtorno de dependência de drogas. Além disso, destaca-se o importante papel do ritual da Ayahuasca como propulsor de experiências místico-espirituais que promovem melhorias no processamento cognitivo e afetivo, no qual participantes de longo prazo de religiões ayahuasqueiras relatam melhora da qualidade geral de vida. A redução de riscos e danos (RD) é uma perspectiva que foca no usuário de drogas, atrelado no tripé com a sociedade e a substância consumida no qual a consciência e o autocuidado são elementos fundamentais. O estado de consciência propiciado pela Ayahuasca, conhecido ritualmente como ?burracheira?, permite uma psicointegração da personalidade com características psicológicas e neurofisiológicas de realce no processamento emocional, sensorial e cognitivo. Esta psicointegração, que possibilita melhorias psicológicas relacionadas à redução de danos em casos de adicção, apresenta importantes particularidades ainda pouco exploradas. O presente projeto propõe uma caracterização longitudinal psicológica detalhada da experiência e autoexperiência da ayahuasca em sujeitos experimentais voluntários de sessões de Ayahuasca na UDV diagnosticados com o Transtorno de Dependência de Drogas (DSM V).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Antonio Roazzi - Coordenador / José Arturo Costa Escobar - Integrante / Robson Savoldi - Integrante / Naíde Teodósio Valois Santos - Integrante / Bruno Lobão Soares - Integrante.
      Membro: Antonio Roazzi.
    2. 2016-Atual. Construcao de um plano para o combate aos homicidios via abordagem cientifica multidisciplinar, sistema de informacoes e modelo dinamico
      Descrição: O presente projeto propõe-se a realizar a construção de um plano estadual para o combate aos homicídios em Pernambuco, Brasil, via abordagem científica multidisciplinar envolvendo sistema de informações e o uso de um modelo dinâmico. Trata-se de uma junção inédita de diversas ciências sociais e humanas a partir da qual surge um novo modelo científico psicossocial para o crime em questão, usando-se uma abordagem da teoria de sistemas dinâmicos para a produção de modelo matemático, junto com o suporte de tecnologias da informação e comunicação, para a criação de uma política pública eficaz. O projeto prevê diversas ações de intervenção social preventiva de natureza socioeducativa e inclusiva voltadas para grupos de risco, bem como a ampla difusão de achados científicos acerca das causas, consequências e formas de controle da violência para a sociedade em geral e para stakeholders específicos. Há ainda um foco especial na transmissão direta de documentos contendo informações e conhecimentos, particularmente diagnósticos, métodos, estratégias e procedimentos, para agentes governamentais a nível estadual, incluindo Polícias Militar e Civil, Secretaria de Defesa Social, e Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos. Finalmente, são previstos indicadores, quantidades e prazos para todas as etapas, ações, resultados e impactos do projeto, permitindo monitoração e controle objetivos da sua execução e uma avaliação das realizações efetivamente obtidas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) . Integrantes: Antonio Roazzi - Coordenador / Monica Gomes Teixeira Campello de Souza - Integrante / Fernando Menezes Campello de Souza - Integrante / Wolfgang Bilsky - Integrante / Maria Inês Gasparetto Higuchi - Integrante / Bruno Campello de Souza - Integrante / José Maria Nóbrega Junior - Integrante / Sérgio Ricardo de Melo Queiroz - Integrante / Walberto Silva dos Santos - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Antonio Roazzi.
    3. 2013-2019. Mapeamento do Contexto Socio-Educativo e Avaliacao do Bem-Estar Subjetivo, Bem-Estar Psicossocial, Resiliencia, Otimismo e Esperanca de Povos e Comunidades Tradicionais do Amazonas, analisando seus efeitos sobre o exercicio da Cidadania
      Descrição: Esta proposta situa-se no domínio da educação em sentido amplo estabelecendo interfaces com a psicopedagogia, antropologia, a psicologia positiva e a psicologia social e do desenvolvimento humano. Sabe-se que as raízes do comportamento não são visíveis. Como a cultura ou sistema educativo influenciam, condicionam e determinam a conduta individual e coletiva ativa, proativa, reativa ou passiva e conformada com o status quo? O que é um ser humano, como se dá o seu desenvolvimento ao longo de seu ciclo vital? Entendemos que os seres humanos têm direito de nascimento ao bem-estar em todas as dimensões e que a sociedade precisa assegurar condições para que todos/as os seus integrantes desenvolvam seu potencial inato em prol da sua realização pessoal contribuindo com o bem comum. Este projeto de pesquisa está ancorado em aspectos estruturantes do contexto educacional e social associados a dimensões psicossociais vinculadas ao exercício da cidadania de povos e comunidades tradicionais do Amazonas. É resultados da interação acadêmica de equipe de pesquisadores multidisciplinar e multiprofissional compromissada com o desenvolvimento das ciências humanas na Amazônia como elemento de sistematização de dados e informações relevantes para a criação de políticas públicas que possam contribuir para a elevação dos indicadores de exercício da cidadania e bem-estar psicossocial em sentido amplo contribuindo para a elevação IDH da Região Amazônica que se distancia desfavoravelmente dos indicadores de outras regiões do Brasil.Palavras-chave: Indicadores educacionais, Indicadores sociais, Bem-estar subjetivo, Bem-estar psicossocial, Indicadores de exercício da cidadania, Amazônia. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (16) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Antonio Roazzi - Integrante / Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas - Coordenador / Rosenir de Sousa Lira - Integrante / Jose Luis Pais Ribeiro - Integrante / Luís Sergio Vieira - Integrante / Eliane Regina Martins Batista - Integrante / Ednailda Maria dos Santos - Integrante / Zilmar da Cunha Galdino - Integrante / Elaine Lucio Loeblin - Integrante / Juliana de Lima e Silva - Integrante / Lerkiane Miranda de Moraes - Integrante / Juliane Santos Dias - Integrante / Camila Menezes - Integrante / Adriana Francisca de Medeiros - Integrante / Renilda Aparecida Costa - Integrante / Cristian Martins - Integrante / Jordeanes do Nascimento Araújo - Integrante / Angela Maria Gonçalves de Oliveira - Integrante / Pedro Rapozo - Integrante / Leonardo Dourado Azevedo Neto - Integrante / Ana Claúdia Fernandes Nogueira - Integrante / Marcelo Rodrigues dos Anjos - Integrante / Roberval Teixeira Lopes - Integrante / Flávia Pantoja Gomes - Integrante / Paulo Pedro Torres Barros - Integrante / Felipe Francisco de Melo - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Antonio Roazzi.
    4. 2013-2018. Mapeamento do Contexto Socio-Educativo e Avaliacao do Bem-Estar Psicossocial, Resiliencia, Otimismo e Esperanca de Povos e Comunidades Tradicionais do Amazonas, Analisando Efeitos Sobre a Cidadania/ Inclusao Socio-Economica.
      Descrição: Esta proposta situa-se no domínio da educação em sentido amplo estabelecendo interfaces com a psicopedagogia, antropologia, a psicologia positiva e a psicologia social e do desenvolvimento humano bem como inclusão sócio-econômica. Sabe-se que as raízes do comportamento não são visíveis. Como a cultura ou sistema educativo influenciam, condicionam e determinam a conduta individual e coletiva ativa, proativa, reativa ou passiva e conformada com o status quo? O que é um ser humano, como se dá o seu desenvolvimento ao longo de seu ciclo vital? Entendemos que os seres humanos têm direito de nascimento ao bem-estar em todas as dimensões e que a sociedade precisa assegurar condições para que todos/as os seus integrantes desenvolvam seu potencial inato em prol da sua realização pessoal contribuindo com o bem comum. Este projeto de pesquisa está ancorado em aspectos estruturantes do contexto educacional e social associados a dimensões psicossociais vinculadas ao exercício da cidadania de povos e comunidades tradicionais do Amazonas. É resultados da interação acadêmica de equipe de pesquisadores multidisciplinar e multiprofissional compromissada com o desenvolvimento das ciências humanas na Amazônia como elemento de sistematização de dados e informações relevantes para a criação de políticas públicas que possam contribuir para a elevação dos indicadores de exercício da cidadania e bem-estar psicossocial em sentido amplo contribuindo para a elevação IDH da Região Amazônica que se distancia desfavoravelmente dos indicadores de outras regiões do Brasil. As dimensões da proposta de pesquisa e inovação em estratégias de mapeamento e avaliação de indicadores sociais, educacionais e psicossociais em pauta articulam-se com os domínios acadêmicos dos pesquisadores proponentes que são: (i) avaliação de fenômenos psicológicos como bem-estar subjetivo, bem-estar psicossocial, esperança, otimismo e resiliência associados ao exercício da cidadania de comunidades tradicionais do Amazonas; (ii) Biografias de famílias negras de Humaitá/AM, imediações de Manaus e Alto Solimões e (iii) Mapeamento social dos povos e comunidades tradicionais no vale do madeira, imediações de Manaus e Alto Solimões. As metodologias empregadas serão de cunho quali-quantitativo com aplicação de instrumentos próprios de acordo com as características de cada estudo bem como utilização de estratégias tipo grupo focal (observação, entrevistas grupais e individuais) para confirmar os indicadores no enfoque histórico-cultural na perspectiva do pensamento complexo. As informações serão coletadas junto a uma amostra de n=1300 participantes, valendo-se de instrumentos próprios de acordo com os objetivos e dimensões da proposta pela equipe de pesquisa diretamente nas comunidades alvo. Como resultado deste trabalho multidisciplinar de investigação e inovação será possível disponibilizar informações sistematizadas para a tomada de decisões que possam apoiar e sustentar a criação de políticas públicas afirmativas para o desenvolvimento do exercício da cidadania pelos povos e comunidades tradicionais do Amazonas favorecendo a melhoria dos indicadores de inclusão sócio-econômica. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Antonio Roazzi - Integrante / Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas - Coordenador / Rosenir de Sousa Lira - Integrante / Antônio Carlos Maciel - Integrante / Gloria Farinas Leon - Integrante / Jose Luis Pais Ribeiro - Integrante / Iolete Ribeiro da Silva - Integrante / Luís Sergio Vieira - Integrante / Ednailda Maria dos Santos - Integrante / Cristian Martins - Integrante / Jordeanes do Nascimento Araújo - Integrante / Gilvânia Braule - Integrante / Tânia Suely Azevedo Brasileiro - Integrante / Lidia Rochedo Ferraz - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Antonio Roazzi.
    5. 2013-Atual. Intuicoes basicas sobre probabilidades, habilidades quantificacionais e suas representacoes: Como estudantes universitarios solucionam problemas na ausencia de informacoes numericas especificas
      Descrição: Esta pesquisa objetiva investigar probabilidade e frequência na comunidade acadêmica de graduandos do Recife e Grande Recife. Toda a investigação aqui proposta insere-se dentro de um debate teórico: probabilista x frequentista. O primeiro está representado por Kahneman e Tversky (Kahneman & Tversky, 1972, 1973, 1996; Kahneman, Slovic, & Tversky, 1982), e propõe que as pessoas tipicamente representam a informação em termos de exemplos individuais e, por conseguinte, julgam através de processos de raciocínio também baseados em exemplos individuais. O segundo, representado por Cosmides, Gigerenzer e seus associados (Gigerenzer & Hoffrage, 1995; Gigerenzer, 1996) propôs que os seres humanos costumam representar a informação com base em frequências populacionais, de modo que o raciocínio e julgamento desses últimos também são baseados em frequências populacionais. Existem razões não somente conceituais como também razões empíricas para sermos céticos tanto em relação às afirmações apresentadas pelos probabilistas, quanto às afirmações alternativas elaboradas pelos frequentistas. As investigações realizadas por Kahneman e Tversky, Gigerenzer, Cosmides e seus associados apresentaram tipos de problemas de raciocínio que levaram os sujeitos a pensar que eles estavam sendo avaliados pelo que eles tinham (ou não) aprendidos em cursos de matemática. Os problemas desencorajaram o uso de qualquer intuição comum que as pessoas podem ter sobre probabilidades condicionais. Nossa ideia é apresentar problemas similares, mas sem os cálculos matemáticos. Visando verificar tais afirmações, este projeto tem o objetivo de: a) avaliar as intuições básicas sobre probabilidades condicionais; b) verificar, através de experimentos, as habilidades quantificacionais e suas representações em níveis formais; c) determinar o alcance dessas atividades no cotidiano da comunidade acadêmica de graduandos do Recife. Assim, foram construídos problemas que apresentam informação com quantificadores não numéricos ao invés de quantificadores numéricos. O projeto é dividido em duas partes. A primeira explora as relações entre termos quantificacionais numéricos. A segunda utiliza a informação coletada na primeira parte para construir conjuntos paralelos de problemas de raciocínio numérico e não numérico. Isto nos permitirá o acesso a qual uso exclusivo de problemas que incluem números, que nas investigações anteriores desviaram os sujeitos das intuições que podem ser reveladas quando as questões de versões numéricas forem removidas dos problemas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Antonio Roazzi - Coordenador / Bruno Campello de Souza - Integrante / Mona Oliveira Ramos - Integrante / José Vicente Neto - Integrante / Leonardo Mohandas Pantoja de Aquino - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Antonio Roazzi.
    6. 2012-2019. Preditores de Risco associados a Gravidez na Adolescencia: um estudo de genero
      Descrição: O estudo tem como objetivo mapear a estrutura das redes semânticas da gravidez na adolescência e os preditores de riscos associados à mesma em adolescentes de ambos os sexos em cinco mesorregiões do Estado de Pernambuco, visando construir subsídios cientificamente baseados para formulação, avaliação e orientação de políticas públicas relacionadas à GA, auxiliando dessa forma gestores públicos em suas tomadas de decisão em temas de interesse para instâncias diversas da Administração Pública Estadual. E.g., quais as concepções sobre a gravidez? Quais os fatores que determinam nos adolescentes dos sexos masculino e feminino, respectivamente os comportamentos: ?usar a camisinha? e ?pedir o parceiro para usar a camisinha?? Dois questionários - um visando avaliar as redes semânticas da gravidez na adolescência e outro os preditores de riscos associados à mesma - serão aplicados em uma amostra formada por 1000 adolescentes de ambos os sexos - 500 adolescentes do sexo masculino e 500 do sexo feminino frequentando o Ensino Fundamental e Médio das Escolas Públicas e Privadas de ensino do estado de Pernambuco (idades de 10 a 17 anos). Os resultados serão discutidos visando fornecer suporte para a montagem de programas preventivo-educativos eficazes para ambos os sexos, a ser implantados no âmbito escolar da rede estadual de Pernambuco.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Antonio Roazzi - Coordenador / Maria da Graça Bompastor Borges Dias - Integrante / Alexsandro Medeiros do Nascimento - Integrante / Leonardo Mohandas Pantoja de Aquino - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Antonio Roazzi.
    7. 2012-2017. Um Teste Robusto da Teoria da Mediacao Cognitiva: A Hipercultura em Pernambuco e Tracos Associados
      Descrição: Investigar, à luz da Teoria da Mediação Cognitiva, as relações da Hipercultura, tanto em seus aspectos mais gerais quanto no que concerne ao engajamento em jogos de computador, com características individuais referentes a processos cognitivos, sociabilidade e bem-estar psicológico, considerando também elementos de ocupação e renda. Com isso espera-se tanto aumentar o corpo de evidência corroborando a perspectiva teórica em questão quanto produzir conhecimento útil acerca dos impactos da Era Digital. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . Integrantes: Antonio Roazzi - Integrante / Alexandre Stamford da Silva - Integrante / Bruno Campello de Souza - Coordenador / Auristela Maria da Silva - Integrante. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Antonio Roazzi.
    8. 2012-Atual. Analise do perfil de jovens infratores: aspectos psicologicos, comportamentais e socioculturais da escolha pela criminalidade
      Descrição: O estudo traz a proposta de abordar o fenômeno da criminalidade em jovens em sua dimensão sociocultural, visando a compreensão de como aspectos do sentimento pessoal ou coletivo estão associados à criminalidade e quais os mecanismos culturais e sociais envolvidos neste processo. Desta forma, tem como objetivo investigar as possibilidades e escolhas de jovens no que diz respeito à participação na criminalidade através de um levantamento dos traços comportamentais, psicológicos e socioculturais de jovens infratores recolhidos em instituições. Participarão da pesquisa 200 jovens infratores de ambos dos sexos, recolhidos em presídios e casas de reabilitação da região metropolitana de Recife. Os participantes serão solicitados a responder individualmente escalas específicas sobre ações transgressoras e de descrição dos próprios jovens, suas ações, os locais em que residem e os locais em que costumavam cometer delitos. O registro de suas respostas será feito em questionários elaborados para esse fim, e em videografia. Para a análise dos resultados, propõe-se traçar um mapeamento das ações sociais e infratoras desses jovens através de uma análise multidimensional proporcionada pelo SSA (Smallest Space Analysis), em conjunto com uma análise qualitativa das entrevistas videografadas. A Teoria das Facetas e seus métodos de análises de dados quantitativos e qualitativos serão utilizados para fundamentar as estratégias de análises e interpretação dos dados multidimensionais. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Antonio Roazzi - Coordenador / Circe Maria Gama Monteiro - Integrante / Monica Gomes Teixeira Campello de Souza - Integrante / Luciana Vasconcelos dos Santos Dantas Hodges - Integrante / Bruno Campello de Souza - Integrante / Leonardo Mohandas Pantoja de Aquino - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Antonio Roazzi.
    9. 2011-Atual. Validacao e ampliacao de um instrumento de avaliacao psicologica e educacional no desenvolvimento de processos cognitivos em criancas
      Descrição: A preocupação em construir instrumentos para a avaliação da inteligência é devida à importância que este construto psicológico vem ganhando no meio científico nos últimos anos. Segundo Seabra-Santos (2000) a avaliação precoce da inteligência e da cognição facilita a identificação de dificuldades de aprendizagem e possibilita intervenções psicológicas e educacionais. Os novos materiais que estão sendo criados ajudarão a compreender como funciona a cognição nas crianças e a criar formas de melhorar o desempenho escolar destas. Sendo assim, a construção de um instrumento de avaliação compreensiva da cognição visa fornecer informações sobre o funcionamento cognitivo das crianças, o que pode, no futuro, servir de ajuda nas decisões clínicas e acadêmicas, tanto na área de interesse da psicologia quando da educação. Finalmente, este projeto também visa favorecer a promoção do conhecimento científico a serviço da sociedade, através da elaboração de projetos de interesse acadêmico e social voltados à avaliação psicológica e educacional. No Brasil, faltam instrumentos adequados a crianças de outras faixas etárias e que visem avaliar os processos cognitivos, o que contribui para o pouco conhecimento na área da avaliação psicológica e educacional. Visando suprir esta lacuna, o principal objetivo da presente pesquisa é validar um instrumento de avaliação psicopedagógica para crianças de 4 a 10 anos, através da validação e da ampliação dos itens e das operações cognitivas da escala portuguesa já citada anteriormente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Antonio Roazzi - Coordenador / Maria da Graça Bompastor Borges Dias - Integrante / Maria Cristina Lopes de Almeida Amazonas - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro.
      Membro: Antonio Roazzi.
    10. 2010-2014. Concepcoes de Gravidez e Preditores do uso da camisinha em adolescentes nas Mesorregioes do Estado de Pernambuco
      Descrição: O estudo tem como objetivo mapear a estrutura das redes semânticas da gravidez na adolescência e os preditores de riscos associados a mesma em adolescentes em cinco mesorregiões do Estado de Pernambuco, visando com seus achados construir subsídios cientificamente baseados para formulação, avaliação e orientação de políticas públicas relacionadas à GA, auxiliando dessa forma gestores públicos em suas tomadas de decisão em temas de interesse para instâncias diversas da Administração Pública Estadual. E.g., quais as concepções sobre a gravidez? Quais os fatores que determinam nos adolescentes dos sexos masculino e feminino, respectivamente os comportamentos: ?usar a camisinha? e ?pedir o parceiro para usar a camisinha?? Dois questionários - um visando avaliar as redes semânticas da gravidez na adolescência e outro os preditores de riscos associados à mesma - serão aplicados em uma amostra formada por 1000 adolescentes de ambos os sexos - 500 adolescentes do sexo masculino e 500 do sexo feminino frequentando o Ensino Fundamental e Médio das Escolas Públicas e Privadas de ensino do estado de Pernambuco (idades de 10 a 17 anos). Os resultados serão discutidos visando fornecer suporte para a montagem de programas preventivos-educativos a serem implantados no âmbito escolar da rede estadual de Pernambuco.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . Integrantes: Antonio Roazzi - Coordenador / Bruno Campello de Souza - Integrante / Alexsandro Medeiros do Nascimento - Integrante / Alexandre José Araújo Pereira - Integrante / Maria da Graça Bompastor Borges Dias - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Antonio Roazzi.
    11. 2010-2012. Comportamento eletroencefalografico na realizacao de tarefa neuropsicologica em usuarios de ayahuasca
      Descrição: Subprojeto aprovado pelo edital pró-equipamentos nº 11/2009 Capes/Facepe. Tem como objetivo pesquisar o comportamento neurofuncional na realização da tarefa manual de bissecção de linhas através do uso de eletroencefalografia, em pessoas usuárias de ayahuasca sob o estado ordinário de consciência... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Antonio Roazzi - Coordenador / José Arturo Costa Escobar - Integrante / Ângela Amâncio dos Santos - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Antonio Roazzi.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. 75 anos da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (trajetória e experiência como autor do periódico e atuação no campo educacional), Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos.. 2019.
      Membro: Antonio Roazzi.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (22)
    1. 15 International Facet Theory Conference. Criminality Models. 2015. (Congresso).
    2. 17 edition of the European Association of Developmental Psychology. Locus of control and attachmentin maltreated children: Exploring possible relationships. 2015. (Congresso).
    3. XIII Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía. O nível de escolaridade dos pais interfere na permanência dos filhos na escola?. 2015. (Congresso).
    4. AYA 2014 World Ayahuasca Conference 2014. Effects of the Psychoactive Sacramental Drink Ayahuasca in the Mental Health of Religious Members. 2014. (Congresso).
    5. AYA 2014 World Ayahuasca Conference 2014. Ayahuasca, Self-consciousness and Psychological Well-Being: an Study about Religious (In)Congruence. 2014. (Congresso).
    6. 14th Facet Theory Conference: Searching for Structure in Complex Social, Cultural & Psychological Phenomena. Mediation of self-rumination on mental health related aspects: a multidimensional approach. 2013. (Congresso).
    7. IV Congresso Internacional da ABRAMD. Drogas e Políticas Públicas: Educação, Saúde Coletiva e Direitos Humanos. Medidas de Saúde Mental em usuários de ayahuasca de diferentes religiosidades e tempos de uso. 2013. (Congresso).
    8. 64 Reunião Anual da SBPC. O que Acontece na Docência depois de uma formação: aspectos avaliativos de um curso com o tema a floresta amazônica e suas múltiplas dimensões. 2012. (Congresso).
    9. V Congresso Brasileiro Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Representação Social de Alunos do Curso de Enfermagem sobre os Povos Iindígenas. 2011. (Congresso).
    10. VI Conferencia Internacional de Psicologia de la Salud.Diferenças de Genero verificadas nas Escalas de Estresse, Ansiedade e Depressão aplicadas a Estudantes Brasileiros. 2011. (Outra).
    11. VIII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Cognição, Bilinguismo e Pesquisa no Brasil. 2011. (Congresso).
    12. VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação Psicologica e XV Conferência Internacional de Avaliação Psicologica: formas e contextos. AVALIANDO A RELAÇÃO ENTRE O ENVOLVIMENTO DOS PAIS DE CLASSES DESFAVORECIDAS E O ABANDONO ESCOLAR DOS SEUS FILHOS. 2011. (Congresso).
    13. 8º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde. Indicadores de transtornos alimentares em estudantes univerisitários brasileiros. 2010. (Congresso).
    14. 8º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde. Ocorrência do bullying e do mobbing como indicadores de danos ao bem-estar psicossocial em um contexto universitário. 2010. (Congresso).
    15. 8º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde. Bullying como violação de direitos Humanos e indicadores de prejuízo do bem-estar psicossocial no ensino superior- Um estudo com estudantes da UFAM. 2010. (Congresso).
    16. 8º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde. Do lado do paciente: suas concepções de adoecimento referentes ao uso da medicação controlada. 2010. (Congresso).
    17. 8º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde. Avaliação do bem-estar subjetivo de estudantes do Amazonas (Brasil). 2010. (Congresso).
    18. 8º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde. Cyberbullying y Género. 2010. (Congresso).
    19. 8º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde. Êxito, Gênero e Ciberbullying. 2010. (Congresso).
    20. 8º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde. Avaliação de Representações de estudantes da UFAM acerca da oportunidade de frequentar a universidade e seus futuros impactos sobre a qualidade de vida e o bem-estar psicossocial. 2010. (Congresso).
    21. 8º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde. Avaliação de representações de estudantes sobre a ocorrência do bullying na universidade e suas implicações para o bem-estar psicossocial neste contexto educativo. 2010. (Congresso).
    22. 8º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde. Bullying y género. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (1)
    1. Roazzi, Antonio; SOUZA, B. C. ; Monteiro, Circe Maria Gama. 14th Facet Theory Conference. 2013. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (2)
    • Antonio Roazzi ⇔ Francisco Madeiro Bernardino Junior (2.0)
      1. SILVA JUNIOR, DAVINO ; CIDRIM, LUCIANA ; Roazzi, Antonio ; Madeiro, Francisco. Digital version of the Rapid Automatized Naming (RAN): a contribution to early detection of reading problems in children. REVISTA CEFAC (ONLINE). v. 21, p. 1-9, issn: 1982-0216, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. Andrade, Wagner Teobaldo Lopes de ; Aguiar, Marígia Ana de Moura ; Madeiro, Francisco ; FERREIRA, Sandra Patrícia Ataíde ; ROAZZI, Antonio. Sobre a Coesão do Texto dos Surdos aos Olhos dos Ouvintes: O Uso das Marcas de Oralidade na Escrita. Interação em Psicologia (Impresso). v. 14, p. 13-20, issn: 1981-8076, 2010.
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    • Antonio Roazzi ⇔ Mary Rute Gomes Esperandio (1.0)
      1. ESPERANDIO,Mary Rute Gomes ; RIBEIRO, Matheus Femando Fellx ; CURCIO, Cristiane Schumann Silva ; NASCIMENTO, Alexsandro Medeiros Do ; ROAZZI, ANTÓNIO. REPRESENTAÇÕES MENTAIS DE SERES SOBRENATURAIS: A ABORDAGEM COGNITIVA DA RELIGIÃO. Em: Mary Rute Gomes Esperandio; Wellington Zangari ; Marta Helena de Freitas; Kevin L. Ladd. (Org.). Psicologia Cognitiva da Religião no Brasil: estado atual e oportunidades futuras. 1ed.CRV. : EDITORA CRV. 2019.v. 1, p. 111-137.
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(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:22:30