Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Sani de Carvalho Rutz da Silva

Professora Titular na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).Licenciada em Matemática (UEPG), Mestre em Matemática Aplicada e Doutora em Ciência dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em pesquisas, tem como ênfase as temáticas: Ensino de Matemática, Educação Matemática Inclusiva, Uso de Tecnologias no ensino de Matemática. Participou do programa internacional para estudantes de mestrado PREFALC: França-Colômbia-Brasil (Projeto regional de cooperação França, América Latina e Caribe). Professor responsável externo do Projeto de Mestrado Interdisciplinar Multicultural em Inovação Educativa, Inovação Tecnológica e Gestão do conhecimento (México-BUAP/ INSA de Lyon-França). Recebeu o Prêmio Tese de CAPES (orientador) no ano de 2018, melhor tese na Área de Ensino. É membro suplente eleito dos Comitê de Assessores da Área (CAAs)- Ciências Humanas-2020/2024 da Fundação Araucária. Coordena o Projeto "Rethinking teacher education: Fostering inclusive practices for visually-impaired students in mathematics classes", financiado pela Teachers College e Fundação Lemann. Na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), é Membro do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação, foi coordenador dos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia-PPGECT: Mestrado Profissional e Doutorado Acadêmico, Professor de Cálculo Diferencial e Integral II, Líder do Grupo de Pesquisa "O Ensino e a Inclusão de Pessoas com Deficiência", Docente Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia: Mestrado Profissional (PPGECT) e Doutorado Acadêmico (PPGECT). Editor-Chefe da Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia (RBECT). (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/5694972079639390 (24/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Unidade Ponta Grossa. Av. Monteiro Lobato, s/n - Km 04 84016-210 - Ponta Grossa, PR - Brasil Telefone: (42) 32204800 URL da Homepage: https://www.utfpr.edu.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2020-Atual. Inclusao e Tecnologias Assistivas
      Descrição: Promover estudos sobre tecnologias assistivas como instrumentos mediadores no processo de ensino, aprendizagem e desenvolvimento de conhecimentos científicos em pessoas com deficiência, que estudam em escolas de educação básica ou no ensino superior, com vista à inclusão e qualidade de vida. As tecnologias assistivas possibilitam a apropriação do conhecimento necessários à pratica social de forma interativa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Sani de Carvalho Rutz da Silva - Coordenador / Lúcia Virginia Mamcasz Viginheski - Integrante / Elsa Midori Shimazaki - Integrante / Pedro Lealdino Filho - Integrante / Albino Szesz Junior - Integrante / Renata Dessbesel - Integrante / Fabio Borges - Integrante / Thiago Roberto dos Santos - Integrante.
      Membro: Sani de Carvalho Rutz da Silva.
    2. 2019-Atual. Rethinking teacher education: Fostering inclusive practices for visually-impaired students in mathematics classes Projeto certificado pela TEACHERS COLLEGE COLUMBIA UNIVERSITY em 19/04/2019
      Descrição: Discussions about the inclusion of students with disabilities in regular education have intensified from the Salamanca Declaration (BRAZIL, 1994), in the 1990s, in which it proposed the unification of a line of action in the education of people with disabilities and the government?s commitment for education for all citizens. Subsequent to this Declaration, other laws have been elaborated with intentions about inclusion, among them the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDBEN 9394/1996), which considers regular education the preferred space for the education of these people. Among students with disabilities enrolled in regular education are those with visual impairment, blindness or low vision, which represent more than 18% of the Brazilian population (BRAZIL, 2018). Even though these students have had the opportunity to join and progress in their education, studies show that they face difficulties in their learning process due to a school teaching that does not meet the special educational needs caused by visual impairment, particularly in Mathematics (MAMCASZ-VIGINHESKI; SHIMAZAKI; SILVA; PACHECO, 2017; MAMCASZ-VIGINHESKI; SOUZA; SILVA; SHIMAZAKI, 2016; SHIMAZAKI; SILVA; VIGINHESKI, 2016; VIGINHESKI; SILVA; SHIMAZAKI; ANJOS, 2016).Those studies suggest that the teaching process happens through oral mode. It means that the access to the subjects offered to the students with visual impairments is made orally, in which the explanations about the scholar contents is accomplished by teachers or via dictation made by students? classmates. In this direction, Galperin (2009) points out that learning happens when the interaction with the object of knowledge is offered to the student, wherein it allows the symbolization and the abstraction of the content taught, being the external and internal language the mediator in the student linguistic formation of relationships and awareness. By using orality only as a teaching methodology for visually impaired students the teachers do not promote the formation of concepts, resulting in an academic formation with gaps.In addition, studies indicate that the lack of teacher training for inclusive education is one of the causes of this problem. LDBEN 9394/1996 ensures to regular school teachers the appropriate tuition to make the students with disabilities integrated to common education. However, teachers who work in inclusive classroom claim that they did not have enough access to knowledge about inclusive education in their initial and continuing education.This law also suggests the need of teachers with appropriate expertise to work with special education mode, however they do not have specific knowledge in the area of Mathematics and they do not receive appropriate instruction for teaching it to students with disabilities. It is also emphasized that higher education institutions have, among their functions, to meet the society needs in which they are inserted through the integration of teaching, research, and extension. In order to make it come true, the continuing education for teachers is an emerging need to overcome the gaps in the teaching and learning process of people with visual impairment.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sani de Carvalho Rutz da Silva - Coordenador / Lúcia Virginia Mamcasz Viginheski - Integrante / Elsa Midori Shimazaki - Integrante / Márcio Pascoal Cassandre - Integrante. Financiador(es): Teachers College, Columbia University - Auxílio financeiro.
      Membro: Sani de Carvalho Rutz da Silva.
    3. 2018-Atual. A construcao de animacoes e simuladores no software GeoGebra e o Ensino e a Aprendizagem de Matematica
      Descrição: A construção de animações e simuladores no software GeoGebra e o Ensino e a Aprendizagem de Matemática Descrição: Admitindo a hipótese de que a construção de animações e simuladores no software GeoGebra favorece a resolução de tarefas que exigem um conjunto complexo de raciocínio e trabalho, o qual ultrapassa aquele exigido em tarefas rotineiras, o presente projeto pretende investigar o potencial da construção de animações e simuladores no software GeoGebra para o ensino e a aprendizagem de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, Médio e Superior em países da América Latina. A pesquisa assume pressupostos metodológicos de investigação da Design-Based Research (DBR), uma recente e inovadora abordagem oriunda da pesquisa em Educação e, em particular, daquelas no campo da tecnologia educacional, a qual agrega as vantagens das metodologias qualitativas e quantitativas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sani de Carvalho Rutz da Silva - Integrante / Maria Ivete Basniak - Coordenador / Everton José Goldoni Estevam - Integrante / Carla Juliana Princival - Integrante / Daysi Julissa García Cuéllar - Integrante / Irene Victoria Sanchez Noroño - Integrante / Ivonne Coromoto Sánchez Sánchez - Integrante / Humberto Bortolossi - Integrante / Juan Luis Prieto González - Integrante / Luis Andrés Castillo Bracho - Integrante / Sergio Rubio-Pizzorno - Integrante / Stephanie Chiquinquira Diaz Urdaneta - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Sani de Carvalho Rutz da Silva.
    4. 2014-Atual. O Ensino e a Inclusao de Pessoas com Deficiencia
      Descrição: Promover estudos sobre questões relacionadas ao ensino e aprendizagem e a inclusão de pessoas com deficiência em todos os níveis do ensino regular, de forma que os professores possam desenvolver práticas educacionais inclusivas, reconhecendo e respeitando a diversidade na sala de aula, bem como desenvolver e experimentar diferentes recursos, encaminhamentos metodológicos e propostas de ensino com vistas a uma educação para todos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Sani de Carvalho Rutz da Silva - Coordenador / Lúcia Virginia Mamcasz Viginheski - Integrante / Elsa Midori Shimazaki - Integrante / Amanda Drzewinski de Miranda - Integrante / Soliane Moreira - Integrante / Daiane Leszarinski Galvão - Integrante / Albino Szesz Junior - Integrante / Rogério de Oliveira Souza - Integrante / Emanuela Pinheiro Quirrenbach - Integrante / Cláudia Danielle de França Otoni - Integrante. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Sani de Carvalho Rutz da Silva.
    5. 2012-Atual. Ensino de matematica: fundamentos e estrategias
      Descrição: Visa estudar as questões voltadas para o ensino-aprendizagem da matemática em todos os níveis de ensino, procurando ampliar e consolidar o conhecimento da área na qual o professor atua, de maneira que este possa ser capaz de elaborar e experimentar novos recursos didáticos e propostas de ensino que possibilitem a construção, a reflexão e o questionamento do conhecimento com o qual trabalha frente às demais ciências, a tecnologia e a sociedade... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (4) . Integrantes: Sani de Carvalho Rutz da Silva - Integrante / Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro - Coordenador / Guataçara dos Santos Junior. - Integrante.
      Membro: Sani de Carvalho Rutz da Silva.
    6. 2011-Atual. EMATHS
      Descrição: Projeto em cooperação com o INSA de Lyon, França e BUAP em Puebla, México. Construção de um site internet interativo com materiais de suporte ao ensino de Cálculo para graduação. Projeto M.I.R.A... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sani de Carvalho Rutz da Silva - Integrante / Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro - Integrante / Luis Mauricio Martins de Resende - Integrante / Andre Koscianski - Integrante / Enrique Sanchez Albarracin - Integrante / Guy Athanaze - Coordenador.
      Membro: Sani de Carvalho Rutz da Silva.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (8)
    1. Indicação ao Premiação Destaque de Iniciação Científica e Tecnológica - CNPq2020, pela UTFPR em 1Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes, CNPQ.. 2020.
      Membro: Sani de Carvalho Rutz da Silva.
    2. Pesquisando o Ensino e a Aprendizagem: Um Imperativo para a Equidade na Formação de Professores, Teachers College, UNIVERSIDADE DE COLUMBIA, Fundação Lemann.. 2019.
      Membro: Sani de Carvalho Rutz da Silva.
    3. XXIV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR (Sicite)-Melhor trabalho na categoria oral da área de Educação & Ensino (orientador), UTFPR.. 2019.
      Membro: Sani de Carvalho Rutz da Silva.
    4. Indicação ao Premiação Destaque de Iniciação Científica e Tecnológica - CNPq2019, pela UTFPR em Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes, CNPQ.. 2019.
      Membro: Sani de Carvalho Rutz da Silva.
    5. Prêmio CAPES de Tese 2018 (Orientador), CAPES.. 2018.
      Membro: Sani de Carvalho Rutz da Silva.
    6. XXIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR (Sicite)-Melhor trabalho na categoria oral da área de Educação & Ensino (orientador), UTFPR.. 2018.
      Membro: Sani de Carvalho Rutz da Silva.
    7. Moção de aplauso, Câmara Municipal de Ponta Grossa., Câmara Municipal de Ponta Grossa... 2018.
      Membro: Sani de Carvalho Rutz da Silva.
    8. XXII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR (Sicite 2017)- melhor na categoria pôster da área de Educação & Ensino., UTFPR.. 2017.
      Membro: Sani de Carvalho Rutz da Silva.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (41)
    1. VI Congresso sobre Tecnologias na Educação. Uso de Recursos Tecnológicos para a Inclusão de Pessoas com Deficiência no Processo de Ensino e Aprendizagem: Uma Revisão Sistemática da Literatura. 2021. (Congresso).
    2. XV Encontro de profesores sobre utilização Educativa das TIC- TIC@Portugal'21..Webinar ? Tecnologias assistivas e acessibilidade virtual. 2021. (Encontro).
    3. XV Encontro TIC@Portugal'21-EDUCAÇÂO DIGITAL: Oportunidade es em confinamento e para além do mesmo.Webinar: Tecnolgia Assistivas e Acessibilidade Virtual. 2021. (Encontro).
    4. 4th International Conference on Teacher Education (INCTE),. Modelos de integração curricular das tecnologias digitais em contextos de aprendizagem. 2019. (Congresso).
    5. Colóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escolar ? Re-imaginando a escola inclusiva: políticas, práticas e inovações,. Ensino inclusivo de matemática nas escolas do campo: estado da arte. 2019. (Congresso).
    6. I Colóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escolar ? Re-imaginando a escola inclusiva: políticas, práticas e inovações. A inclusão de alunos na escola e na universidade: compartilhando saberes. 2019. (Congresso).
    7. WorkCofop2019.A educação e algumas de suas vertentes na atualidade. 2019. (Simpósio).
    8. XII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Uma proposta Didática Metodológica para se trabalhar CTS e Complexidade de Morin. 2019. (Encontro).
    9. Primeiro Congresso Virtual Ibero-americano de Formação de Professores de Matemática, Ciência e Tecnologia (I CONVIBE-FORPRO). Ensino de Matemática na perspectiva da educação inclusiva. 2018. (Congresso).
    10. SIGMAT - Simpósio Integrado de Matemática da UEPG.Ensino Inclusivo de Matemática. 2018. (Simpósio).
    11. VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial e do XI Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial (XI ENPEE). O QUE PENSAM OS DOCENTES DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA. 2018. (Congresso).
    12. XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA. AVALIAÇÃO MATEMÁTICA NO CONTEXTO INCLUSIVO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2018. (Congresso).
    13. XIV Jornada de Educação Especial e II Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva,. ?Avaliação matemática no contexto inclusivo: uma experiência com alunos do 6º ano do ensino fundamental?,. 2018. (Congresso).
    14. II Seminário de `Pesquisa e Extensão do IFPR.O Game Design presente nas simulações PHET na visão dos estudantes. 2017. (Seminário).
    15. LAnçamento do Manual de Orientações sobre Educação Especial. 2017. (Outra).
    16. VII Congresso Internacional de Ensino de Matemática. Profmat: análise dos trabalhos de conclusão de curso produzidas sobre a temática de Educação especial. 2017. (Congresso).
    17. VII Congresso Internacional de Ensino de Matemática. Contribuições da Teoria de Galperin na formação do conceito de número por estudantes com dupla deficiência. 2017. (Congresso).
    18. X CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS. A FORMAÇÃO DE CONCEITOS EM CIÊNCIAS NATURAIS POR ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. 2017. (Congresso).
    19. II Seminário Nacional dos Mestrados Profissionais da Área de Ensino.Oral. 2016. (Seminário).
    20. I Seminário Doutoral do Programa de Doutoramento FCT Technology Enhanced Learning and Societal Challenges - TELSC. 2016. (Congresso).
    21. IV Congresso Internacional TIC e Educação ? ticEDUCA2016. AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MATEMATICANDO: FERRAMENTA TECNCOLÓGICA DE APOIO AO ENSINO DA MATEMÁTICA. 2016. (Congresso).
    22. NCTM 2016 Annual Meeting & Exposition. 2016. (Exposição).
    23. VII Congresso Brasileiro de Educação Especial e do X Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial (X ENPEE). A COMUNICAÇÃO E A TECNOLOGIA ASSISTIVA NO DESENVOLVIMENTO DO ALUNO SURDOCEGO. 2016. (Congresso).
    24. VII Congresso Brasileiro de Educação Especial e do X Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial (X ENPEE). Modelos e Modelagem no contexto da Tecnologia assisitiva no Brasil: uma revisão da literatura. 2016. (Congresso).
    25. VII Congresso Brasileiro de Educação Especial e do X Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial (X ENPEE). Ensino de Matem´´atica para alunos Surdos: Primeiras Reflexões. 2016. (Congresso).
    26. V SINECT-Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia. UMA ANÁLISE DO DESEMPENHO DE ESTUDANTES CEGOS DE UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DO PARANÁ NA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS ? OBMEP. 2016. (Congresso).
    27. III CIECITEC. REFLEXÕES CTS PARA AULAS DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA A PARTIR DE PERCEPÇÕES DO FILME WALL-E. 2015. (Congresso).
    28. XIV CIAEM. O potencial da Elaboração de aplicativos na contextualização do uso da simbologia algébrica no ensino médio. 2015. (Congresso).
    29. 2d International Congress of Science Education. Virtual learning objects: course of the Pythagorean theorem Objetos virtuais de aprendizagem: curso teorema de Pitágoras. 2014. (Congresso).
    30. VII Coloquio Internacional sobre enseñanza de las Matemáticas. ALTA HABILIDADE/SUPERDOTAÇÃO EM MATEMÁTICA: reflexões para a forma-ação de professores?. 2014. (Congresso).
    31. XII Semana de Investigación.Pesquisadora esepcialista em Ensino de Ciências. 2014. (Seminário).
    32. 1º Congreso Nacional de Economia y Finanzas. Modelos Matemáticos para las Finanzas. 2013. (Congresso).
    33. III SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA- iii.Experiências da Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da UTFPR- Do Mestrado Profissional ao Doutorado. 2013. (Seminário).
    34. Seminário de Acompanhamento da área de Ensino.Seminário de Acompanhamento da área de Ensino. 2013. (Seminário).
    35. VII Congresso Iberoamericano de Educação Matemática. Uma análise diretiva do conteúdo de Limites e Continuidade nos livros de Cálculo. 2013. (Congresso).
    36. XI Encontro Nacional de Educação Matemática.Livros Texto de Cálculo e as Tendências Pedagógicas: Um Estudo sobre o conceito de Função. 2013. (Encontro).
    37. IV Encontro Estadual de Ensino de Física.BUSCANDO A FÍSICA NUM SUBMARINO. 2011. (Encontro).
    38. XIX SNEF Simpósio Nacional de Ensino de Física.Utilizando recursos tecnológicos como mediadores em práticas pedagógicas para o ensino de Física. 2011. (Oficina).
    39. Seminário Latino-Americano sobre Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências das Natureza.OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA: O PRAZER EM ENSINAR E O GOSTO EM APRENDER. 2010. (Seminário).
    40. X Encontro Nacional de Educação Matemática.JOGOS DE TABULEIRO NO ENSINO DA MATEMÁTICA: RELACIONANDO A MATEMÁTICA COM OUTROS CONHECIMENTOS. 2010. (Encontro).
    41. X Encontro Nacional de Educação Matemática.O ensino da geometria contextualizada: Bandeira Nacional. 2010. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (16)
    1. DA SILVA, S. de C. R.. 1º Workshop de Educação Inclusiva da UTFPR-PG. 2019. (Congresso).. . 0.
    2. DA SILVA, S. de C. R.. International Conference on Teacher Education (INCTE) - 3rd INCTE. 2018. (Congresso).. . 0.
    3. DA SILVA, S. de C. R.. V Congresso Internacional TIC e Educação ? ticEDUCA2018. 2018. (Congresso).. . 0.
    4. DA SILVA, S. de C. R.. VI SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA-SINECT. 2018. (Congresso).. . 0.
    5. DA SILVA, S. de C. R.. International Conference on Teacher Education (INCTE)- 2rd INCTE. 2017. (Congresso).. . 0.
    6. DA SILVA, S. de C. R.; SILVEIRA, R. M. C. F. ; RESENDE, L. M. M. ; SILVA, S. L. R. ; SILVA, J. B. ; BRINATTI, A. M.. Escola de Verão Professor Marco Antonio Moreira. 2016. Congresso
    7. FERREIRA, A. L. ; SHIMAZAKI, E. M. ; DA SILVA, S. de C. R. ; VIGINHESKI, L. V. M.. Curso de Soroban para professores de estudantes com deficiência intelectual. 2016. Outro
    8. DA SILVA, S. de C. R.; SILVEIRA, R. ; LIMA, S. A.. V SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA-SINECT. 2016. Congresso
    9. DA SILVA, S. de C. R.; JORGE, T. C. A. ; BORBA, M. ; SOVIERZOSKI, H.. IV Seminário de Acompanhamento. 2015. Outro
    10. SILVEIRA, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto ; DA SILVA, S. de C. R. ; Pinheiro ; JUINOR, G. S. ; Pilatti, L. A. ; Koscianski,A. ; Francisco, A. C. de ; FRASSON, A. C. ; CARLETTO, M. R ; SAUER, E ; MATOS, E. A. S. A. ; NEVES, .. M. C. D. ; RESENDE, L. M. M. ; JACINSKI, E. ; SILVA, J. A. P. ; LIMA, S. A.. IV SINECT. 2014. Congresso
    11. DA SILVA, S. de C. R.; LOURENCATO, L. ; PINHEIRO, N. A. M. ; Abatti,P.J. ; Albarracin, E. S. ; Athanaze,G. ; RESENDE, L. M. M.. II Jornada Brasileira do Grupo de Pesquisa Euro-Latino -Americano. 2012. Congresso
    12. DA SILVA, S. de C. R.; Koscianski,A. ; PINHEIRO, N. A. M. ; Francisco, A. C. de ; SAUER, E ; MATOS, E. A. S. A. ; JUINOR, G. S. ; Pilatti, L. A. ; RESENDE, L. M. M. ; STADLER, R. C. L. ; CARLETTO, M. R ; SILVEIRA, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto ; LIMA, S. A.. III Simpósio NAcional de Ensino de Ciência e Tecnologia. 2012. Congresso
    13. DA SILVA, S. de C. R.; Francisco, A. C. de. XVI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR. 2011. Congresso
    14. DA SILVA, S. de C. R.; PINHEIRO, N. A. M. ; JUNIOR., G. S. ; Koscianski,A. ; SILVEIRA, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto ; STADLER, R. C. L. ; Francisco, A. C. de ; Pilatti, L. A. ; RESENDE, L. M. M. ; LIMA, S. A. ; CARLETTO, M. R ; STIIMER, J. C. ; SAUER, E ; MATOS, E. A. S. A.. II Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia. 2010. Congresso
    15. DA SILVA, S. de C. R.; RESENDE, L. M. M. ; VERGES, M. ; LOURENCATO, L.. 1a Jornada Brasileira do grupo de pesquisa euro-latino-americano ?M2Real - Matemática do Mundo Real?. 2010. Congresso
    16. NEVES, M. C. D. ; JUNIOR., G. S. ; Francisco, A. C. de ; DA SILVA, S. de C. R.. 1st INTERNATIONAL MEETING ON ART-SCIENCE PARANAENSE DE ARTE-CIÊNCIA: 2010, O ANO QUE FAREMOS CONTATO. 2010. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (2)
    • Sani de Carvalho Rutz da Silva ⇔ Antonio Carlos de Francisco (4.0)
      1. DA SILVA, SANI CARVALHO RUTZ; SANTOS, F. S. ; FRIGO, D. ; Francisco, A. C. de. Uma Investigac?a?o das concepc?o?es dos Pibidianos acerca das relac?o?es entre Cie?ncia, Tecnologia e Sociedade a partir do tema Neurocie?ncias em um Blog. Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnologia. v. EXTRA, p. 1515-1521, issn: 0121-3814, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. Quadros, C. G. de ; Francisco, A. C. de ; DA SILVA, SANI CARVALHO RUTZ. Buscando a física num submarino. Espacios (Caracas). v. 34, p. 11, issn: 0798-1015, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. Quadros, C. G. de ; Francisco, A. C. de ; DA SILVA, S. de C. R.. Construção e utilização de um protótipo de submarino para o ensino de física. 2010.
        [ busca Google | busca Bing ]
      4. Quadros, C. G. de ; Francisco, A. C. de ; DA SILVA, S. de C. R.. Manual didático para o desenvolvimento de atividades para o ensino de física no ensino médio utilizando-se de um protótipo de submarino. 2010. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Sani de Carvalho Rutz da Silva ⇔ Marcelo de Carvalho Borba (1.0)
      1. BORBA, M. C.; SILVA, S. C. R. ; SOUZA, G. F.. Entrevista: Desafios e perspectivas para o Ensino: entrevista com o coordenador da Área de Ensino da CAPES, Prof. Dr. Marcelo de Carvalho Borba. 2020. (Programa de rádio ou. 2020.
        [ busca Google | busca Bing ]




(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:28