Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Marcelo de Carvalho Borba

Licenciado em Matemática pela UFRJ, mestre em Educação Matemática pela UNESP, Rio Claro, SP, e doutor nessa mesma área pela Cornell University, Estados Unidos. Em 2005 se tornou livre docente em Educação Matemática. É professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP, Rio Claro, SP, programa do qual foi coordenador por mais de seis anos. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Informática, Outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM), desenvolve pesquisas nas áreas de EaD online, Modelagem, Tecnologias Digitais, Vídeos e Metodologia de Pesquisa Qualitativa. Autor de diversos artigos e livros publicados no Brasil e no exterior. Já foi professor visitante e ministrou palestras como convidado em dezesseis países. É colaborador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciência e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências (REAMEC). É coordenador de Rede de pesquisa no projeto Capes-Print. Participa da comissão editorial de diversos periódicos do Brasil e do exterior. De 2007 a 2011 foi membro do comitê assessor de Educação do CNPq. Desde 2011 é Editor Associado (Co-Editor) do ZDM, Berlim, Alemanha, um dos principais periódicos da área de Educação Matemática. É coordenador da coleção de livros Tendências em Educação Matemática. Durante a Pandemia ministrou palestras (Lives) voltadas para público nacional e internacional, com destaque para conferência de abertura do PME-44, Tailândia-Virtual. É professor colaborador (miembro externo) do programa de Doutorado em Educação da Universidade de Córdoba, Argentina desde 2018. Em 2019 ministrou disciplina e seminário em cursos de mestrado e doutorado na Espanha. Foi coordenador adjunto da Área de Pós-Graduação em Ensino na CAPES (2014-2018). É coordenador da Área de Pós-Graduação em Ensino na CAPES (2018-2022). É bolsista produtividade do CNPq, nível 1A. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/4055717099002218 (28/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1A
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro, Departamento de Matemática. Av. 24A, no 1515 Bela Vista 13506700 - Rio Claro, SP - Brasil Telefone: (19) 35269394 Fax: (19) 35269394 URL da Homepage: https://www.rc.unesp.br/igce/pgem/gpimem.html
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2019-Atual. CAPES PrInt - Producao de Videos, Pensamento Computacional e Semiotica Social em Educacao Matematica
      Descrição: Na atual fase do uso de tecnologias digitais em Educação Matemática, duas temáticas de grande destaque têm sido exploradas em pesquisas na área: a produção de vídeos digitais e o pensamento computacional (BORBA; SCUCUGLIA; GADANIDIS, 2014). Além disso, por um lado, historicamente, a linguagem escrita tem tido papel hegemônico na produção de conhecimentos matemáticos. Por outro lado, alternativamente, vídeos digitais e aplicativos online envolvendo pensamento computacional têm fomentado a formação cenários (pedagógicos) nos quais a linguagem tem se constituído por meio de múltiplos modos de comunicação: oralidade, sons, escrita, gestualidade, espacialidade, simulações, etc. Nesse sentido, a comunicação multimodal (BEZEMER; KRESS, 2016; JEWITT; BEZEMER; O'HALLORAN, 2016), explorada conceitualmente por meio da semiótica social, tem tido destaque na atual fase do uso de tecnologias em Educação Matemática. O objetivo da pesquisa proposta neste projeto é investigar a natureza multimodal emergente em cenários de ensino e aprendizagem matemática baseados na produção de vídeos digitais e/ou utilização de aplicativos online envolvendo pensamento computacional. Especificamente, propõe-se explorar aspectos da semiótica social em cenários diversos (e.g. Educação Básica e formação de professores) nos quais vídeos e/ou aplicativos online são utilizados na produção de conhecimentos matemáticos em cenários pedagógicos. Portanto, a pergunta diretriz desta pesquisa é: qual a natureza da comunicação matemática baseada na produção de vídeos digitais ou na exploração de aplicativos computacionais em cenários de ensino e aprendizagem?.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (5) . Integrantes: Marcelo de Carvalho Borba - Coordenador / Marcus Vinicius Maltempi - Integrante / George Gadanidis - Integrante / Janette Hughes - Integrante / Jhony Alexander Villa-Ochoa - Integrante / Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva - Integrante / Immaculate Namukasa - Integrante / Rubia Barcelos Amaral Schio - Integrante / Liliane Xavier Neves - Integrante / Kay O'Halloran - Integrante / Sueli Liberati Javaroni - Integrante / Greg Oates - Integrante / Mónica Villarreal - Integrante / Johann Engelbrecht - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcelo de Carvalho Borba.
    2. 2016-2019. Aesthetic experiences for young mathematicians and their teachers
      Descrição: Aesthetic math experience (AME) design irá incorporar três affordances estéticos (surpresa e insight, envolvimento emocional vicário e sensações viscerais de beleza matemática) e três affordances matemáticos / pedagógicos (grandes expectativas matemáticas de crianças, piso baixo e ambientes de aprendizagem, teto alto e desenvolvimento profissional professor-diretor). O estudo investiga: (1) como os professores e os alunos interagem como "co-atores" com a estética e affordances matemáticos / pedagógicos de AMEs; (2) como os professores desenvolvem competências para reconhecer, editar e criar AMEs; (3) como professores e alunos comunicam suas experiências com os AMEs para a comunidade em geral; e (4) a eficácia do modelo proposto de desenvolvimento do professor. Este projeto prevê o uso de recursos em um total de $ 168.000.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcelo de Carvalho Borba - Integrante / Ricardo Scucuglia - Integrante / George Gadanidis - Coordenador / Janette Hughes - Integrante / Immaculate Namukasa - Integrante.
      Membro: Marcelo de Carvalho Borba.
    3. 2016-Atual. Videos Digitais na Licenciatura em matematica a Distancia - E-Licm@t-Tube
      Descrição: O projeto E-Licm@t-Tube visa propor aos licenciandos, a produção de vídeos que expressem conhecimentos matemáticos na busca de compreender as possibilidades da construção colaborativa e utilização de vídeos na formação de professores das licenciaturas em Matemática da UAB. Esses vídeos, a serem explorados nesta pesquisa, podem expressar determinadas ideias matemáticas por meio de oralidade, escrita, gestos, expressões corporais e sons, caracterizando o que Walsh (2011) define por multimodalidade. Desenvolveremos esta pesquisa tanto na Educação Básica quanto em cursos de Licenciatura em Matemática de cursos da UAB. Vídeos produzidos em disciplinas da UAB por alunos e professores serão utilizados em escolas da Educação Básica, e vídeos produzidos na Educação Básica serão discutidos virtualmente em disciplinas do curso da UAB. Um dos objetivos específicos do projeto supracitado é a participação dos vídeos, produzido pelos licenciandos, em um festival que será realizado como forma de criar um espaço de interlocução virtual para as Licenciaturas em Matemática da UAB. Esses vídeos produzidos durante a pesquisa serão compartilhados e analisados com a comunidade e com a participação de um júri no qual serão convidados artistas, cineastas, matemáticos e educadores matemáticos a fim de selecionar os melhores vídeos para premiações. Com a realização desta pesquisa, esperamos destacar as vozes de docentes, licenciandos em matemática e alunos da Educação Básica para o debate sobre o uso de vídeos em sala de aula, tanto em relação à sua produção quanto à sua exibição, destacando como esse artefato pode expressar o conhecimento de quem o produz e pode servir de objeto de aprendizagem para quem o assiste.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (6) . Integrantes: Marcelo de Carvalho Borba - Coordenador / Ana Paula dos Santos Malheiros - Integrante / Rúbia Barcelos Amaral - Integrante / Marcus Vinicius Maltempi - Integrante / Sueli Liberatti Javaroni - Integrante / Daise Lago Pereira Souto - Integrante / Samuel Rocha de Oliveira - Integrante / Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva - Integrante / Aparecida Santana de Souza Chiari - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Marcelo de Carvalho Borba.
    4. 2014-2016. A Formacao Continuada de Professores de Matematica em Ambientes Online - CAPES-Colciencias
      Descrição: A reflexão sobre o uso das tecnologias na educação e a forma como elas são utilizadas nos processos de formação de professores é um tema de grande interesse para pesquisadores no campo da Educação Matemática, especialmente em programas que são desenvolvidos em um ambiente online. Em primeiro lugar, o presente estudo está especialmente interessado em analisar a forma como um grupo de professores produz conhecimento matemático durante um curso de formação continuada na modalidade de ensino a distância online e, por outro lado, visa estabelecer os aspectos teóricos e metodológicos nesse processo, de tal maneira que nos permita considerar necessidades e interesses dos sujeitos participantes de acordo com seu contexto. Construindo assim um percurso metodológico para orientar o processo de formação, que será objeto de análise, exame, discussão e socialização dentro de programas semelhantes desenvolvidos na Colômbia e no Brasil, contribuindo para a formação de professores de matemática nesta modalidade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Marcelo de Carvalho Borba - Coordenador / Jhony Alexander Villa-Ochoa - Integrante / Carlos Mario Jaramillo Lopez - Integrante / Helber Rangel Formiga Leite de Almeida - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcelo de Carvalho Borba.
    5. 2012-2016. Performing New Images of Mathematicians
      Descrição: A literatura em educação matemática tem apontado que a imagem pública da matemática é negativa. Por um lado, as pessoas reconhecem a importância social e cognitiva desta disciplina. Por outro, estereótipos como ?a matemática é fria? ou ?eu odeio matemática? são comuns em diversos cenários escolares como também na mídia impressa e televisiva. Recentemente, estudos têm identificado que estudantes tem também atribuído uma imagem negativa a atividade profissional dos matemáticos. Muitos estudantes veem a profissão do matemático como sendo apenas aquela atividade exercida por seus professores, muitas vezes associada a uma figura autoritária em sala de aula. Este projeto pesquisa visa engajar estudantes do ensino fundamental na produção de performances matemáticas digitais para que eles expressem a forma como veem os matemáticos em seu local de trabalho e, potencialmente, quebrem imagens negativas vinculadas a esta profissão ao comunicarem suas ideias através das artes e do uso de tecnologias digitais. O projeto utilizou recursos totalizando $98,730.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcelo de Carvalho Borba - Integrante / Geroge Gadanidis - Coordenador.
      Membro: Marcelo de Carvalho Borba.
    6. 2012-2015. Interacao e Tecnologias da Informacao e Comunicacao: Licenciaturas em Matematica a Distancia (E-licm@t)
      Descrição: Este projeto (CNPq - 47175820124) tem por objetivo investigar de que forma a Internet está sendo utilizada para propiciar a interação entre docentes e alunos de licenciaturas em matemática a distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Com isso pretende-se compreender a dinâmica dos polos presenciais desses cursos por meio do estudo do papel que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), em particular a Internet, exercem na formação de professores de matemática, criando um mapa da utilização das TIC nesse contexto. Após a elaboração deste mapa, ele será posicionado dentro do cenário internacional, por meio do contraste com outras formas de utilização da Internet na Educação a Distância online. Neste projeto serão analisadas as potencialidades que se abrem quando as TIC são utilizadas como parte de um coletivo pensante que inclua docentes universitários e futuros professores. A concepção teórica na qual este estudo irá se apoiar presume que o conhecimento é produzido por coletivos de seres-humanos-com-mídias, uma vez que conhecemos com as mídias, sejam elas a oralidade, a escrita ou as linguagens multimodais potencializadas pela Internet. Os procedimentos metodológicos adotados basear-se-ão em entrevistas online com alunos, professores, tutores e gestores das distintas licenciaturas vinculadas à UAB. A partir do resultado das entrevistas e de ?observações participantes online?, algumas entrevistas e observações in loco poderão vir a ser feitas. Esperamos trazer as vozes de docentes e licenciandos em matemática para o debate sobre licenciatura a distância no Brasil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . Integrantes: Marcelo de Carvalho Borba - Coordenador / Ana Paula dos Santos Malheiros - Integrante / Rúbia Barcelos Amaral - Integrante / Marcus Vinicius Maltempi - Integrante / Sueli Liberatti Javaroni - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcelo de Carvalho Borba.
    7. 2012-2013. Programa de Centro Associados da Pos-Graduacao Brasil - Argentina - CAPG-BA
      Descrição: Este projeto se justifica pela dimensão fundamental que todo pesquisador/professor deve procurar alcançar no desenvolvimento de sua prática educativa e/ou atividade de pesquisa - a dimensão colaborativa e compartilhada com outros grupos de pesquisa/ensino e universidades, com o objetivo de compreender o fenômeno educativo através de múltiplas perspectivas e outro enfoques teórico-metodológicos. Assim, temos como objetivos gerais compartilhar experiências com pesquisadores nacionais e internacionais e avançar nas pesquisas, já que as missões de estudo e trabalho oportunizam outras perspectivas teórico-metodológicas de concebermos o processo educativo, bem como o objetivo de fortalecer os laços entre os programas de Pós-Graduação das universidades envolvidas, estimulando a produção conjunta, as discussões de pesquisas com os mesmos temas de investigação e ampliar o diálogo para uma REDE de investigação, atuando em parceria com outras universidades nas discussões de pesquisas com linhas em comum.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (10) . Integrantes: Marcelo de Carvalho Borba - Coordenador / Estela María Miranda - Integrante / Luis Enrique Aguilar - Integrante / Vera Peroni - Integrante / Flávia Obino Corrêa Werle - Integrante.
      Membro: Marcelo de Carvalho Borba.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (210)
      1. IV Fórum de Educação Matemática, Tecnologias Digitais e Educação a Dia Distância. 2021. (Outra).
      2. IV Fórum de Educação Matemática, Tecnologias Digitais e Educação a Distância.Vídeos como Abordagem Avaliativa para o Ensino de Matemática. 2021. (Outra).
      3. IV Fórum de Educação Matemática, Tecnologias Digitais e Educação a Distância.A análise do discurso matemático multimodal do vídeo ?A Torta Diofantina?. 2021. (Outra).
      4. IV Fórum de Educação Matemática, Tecnologias Digitais e Educação a Distância.Aprendizagem Baseada em Projetos: Um ensaio sobre uma experiência estética matemática vivenciada por um grupo de estudantes jovens e adultos (as) participantes do III Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática. 2021. (Outra).
      5. IV Fórum de Educação Matemática, Tecnologias Digitais e Educação a Distância.As contribuições dos vídeos digitais no processo de ensino e aprendizagem da matemática nas aulas remotas. 2021. (Outra).
      6. IV Fórum de Educação Matemática, Tecnologias Digitais e Educação a Distância.Educação a Distância e produção de vídeos. 2021. (Outra).
      7. IV Fórum de Educação Matemática, Tecnologias Digitais e Educação a Distância.Videoproblemas: Quando o texto multimodal do vídeo digital molda o fazer modelagem. 2021. (Outra).
      8. Workshop: Planejamento de parcerias e apresentação do IGCE à Prefeitura Municipal de Rio Claro.Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática. 2021. (Outra).
      9. XI Conferência Interna do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM).Entre a CAPES, as adversidades e os ideias de um programa resiliente: a política do PPGEM para o novo quadriênio. 2021. (Outra).
      10. 5to Encuentro Internacional de Investigación en Educación Matemática.Usando Tecnologias Digitais na Educação Matemática em Tempos de Pandemia. 2020. (Encontro).
      11. I Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação em Ensino: "20 anos de Pesquisa e Pós-Graduação na Área de Ensino". 20 anos de Pesquisa e Pós-Graduação na Área de Ensino. 2020. (Congresso).
      12. II Simpósio Internacional de Tecnologias em Educação Matemática.Licenciatura híbrida em Matemática: qual o papel dos vídeos?. 2020. (Simpósio).
      13. II Simpósio Internacional de Tecnologias em Educação Matemática.A(s) matemática(s) presente(s) em vídeos: uma análise piloto. 2020. (Simpósio).
      14. II Simpósio Internacional de Tecnologias em Educação Matemática.Tendências em Educação Matemática: um retrato das pesquisas com tecnologias digitais. 2020. (Simpósio).
      15. IV Seminário Internacional CIEspMat Pesquisa e Formação de professores para a melhoria da qualidade da prática matemática.As "LIVES" como forma de ser-formar-desenvolver professor de matemática. 2020. (Seminário).
      16. IX Seminário de Pesquisa em Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro.Educação Matemática e Financiamento à Pesquisa. 2020. (Seminário).
      17. III Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática.Modelagem matemática e vídeos digitais: uma possibilidade. 2019. (Outra).
      18. III Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática.Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática: desafios e perspectivas. 2019. (Outra).
      19. III Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática.Em cena: vídeos digitais e conteúdo matemático. 2019. (Outra).
      20. III Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática.A constituição do I Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática e seus desdobramentos. 2019. (Outra).
      21. III Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática.Reconstruindo Vídeos Digitais na perspectiva D. 2019. (Outra).
      22. III Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática.O Diabo dos números: um pesadelo contado em cordel. 2019. (Outra).
      23. III Semana Acadêmica do Campus Floresta.Reinventando a sala de aula: as diferentes fases das tecnologias digitais. 2019. (Outra).
      24. Seminário do GT Ficha da Área de Ensino.Seminário do GT Ficha da Área de Ensino. 2019. (Seminário).
      25. Seminário metodológico-didactico.Seminário metodológico-didactico. 2019. (Seminário).
      26. XI Conferência Nacional sobre Modelagem Matemática (XI C CNMEM. 2019. (Outra).
      27. XI Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática.XI Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática. 2019. (Outra).
      28. XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Mesa redonda: Pesquisa em Educação em Ciências: diferença, justiça social e democracia. 2019. (Encontro).
      29. XIII Encontro Nacional de Educação Matemática.Pesquisa em Ensino e Sala de Aula: o caso dos vídeos digitais e Educação Matemática. 2019. (Encontro).
      30. XIII Encontro Nacional de Educação Matemática.Intersemioses na produção de vídeos com conteúdo matemático. 2019. (Encontro).
      31. X Olimpíada Paraibana de Química - OPBQ & Semana de Educação em Química. 2019. (Olimpíada).
      32. XXIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias Digitais. 2019. (Encontro).
      33. XXIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.Educação Matemática, Tecnologias e Educação à Distância. 2019. (Encontro).
      34. XXIII Encontro Nacional de Pós-Graduação em Educação Matemática (EBRAPEM).Educação Matemática, Tecnologias e Educação à Distância. 2019. (Encontro).
      35. 2018 KSME & SNU CITE International Workshop on Mathematics Education.Modelling and videos: A Path for Students Transitioning from School Mathematics to University Mathematics. 2018. (Outra).
      36. 2018 KSME & SNU CITE International Workshop on Mathematics Education.Workshop: Interactions among Students: Videos and Mathematics Education. 2018. (Outra).
      37. 3° Fórum de Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação a Distância.Mesa redonda: Formação de professores Matemática no contexto das Novas Tecnologias e Educação a Distância. 2018. (Outra).
      38. I Fórum Nordeste de Programas de Pós-Graduação em Ensino em.Desafios da Pós-Graduação da Área de Ensino. 2018. (Outra).
      39. II Seminário Interno Anual em Educação Matemática. 2018. (Seminário).
      40. IV Semana Acadêmica de Matemática.Matemática e Cidadania. 2018. (Outra).
      41. VI Feira Nacional de Matemática. Elicm@t-Tube. 2018. (Feira).
      42. VII Atividade Inaugural de Verão de PPGEM. 2018. (Encontro).
      43. VII Seminário internacional de Pesquisa em Educação Matemática.Por trás das cameras... Matemática, vídeos: um olhar a partir da Semiótica Social. 2018. (Seminário).
      44. V Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos ? SIPEQ,.A pesquisa qualitativa na área da saúde: avanços e embate. 2018. (Seminário).
      45. V Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos ? SIPEQ,.Avaliação qualitativa em grande escala. 2018. (Seminário).
      46. V Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos ? SIPEQ,. 2018. (Seminário).
      47. XIX Encontro Internacional Virtual Educa.Reinventando a sala de aula: as diferentes fases das tecnologias digitais. 2018. (Encontro).
      48. XXII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.Avaliação dos trabalhos do GD 6. 2018. (Encontro).
      49. XXII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.Pesquisa em Educação Matemática e o empoderamento por meio da Matemática. 2018. (Encontro).
      50. 11th Southern Hemisphere Conference on the Teaching and Learning.I Festival of Digital Videos and Mathematics Education. 2017. (Outra).
      51. 11th Southern Hemisphere Conference on the Teaching and Learning.Modelling in education! Modelling and statistics in Research. 2017. (Outra).
      52. 5º Seminário Nacional da Área de Ensino ? PG CAPES: avaliação e acompanhamento. 2017. (Seminário).
      53. Encuentro de Educación Matemática EDUMATH 20 años: Estado actual, perspectivas y proyección.Conferência en el foro Educación Virtual (TIC). 2017. (Encontro).
      54. Encuentro de Educación Matemática EDUMATH 20 años: Estado actual, perspectivas y proyección.Conferência Central. 2017. (Encontro).
      55. Encuentro de Educación Matemática EDUMATH 20 años: Estado actual, perspectivas y proyección.Conversatório: Blended learning, e-learning y mobile learning en Educación Matemática. 2017. (Encontro).
      56. II International Conference on Mathematics Textbook Research and Development. IDDM: Interactive Digital Didactic Material?. 2017. (Congresso).
      57. II International Conference on Mathematics Textbook Research and Development. Learning Mathematics with Videos. 2017. (Congresso).
      58. I SEMANA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: 15 anos contribuindo para evolução da pesquisa e ensino.Perspectivas para integração PPGECT, Graduação e Educação Básica. 2017. (Encontro).
      59. I SEMANA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: 15 anos contribuindo para evolução da pesquisa e ensino. 2017. (Encontro).
      60. IV Seminário em Resolução de Problemas e I SIRP ? I Seminário Internacional em Resolução de Problemas.I Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática: Estágio Supervisionado e Resolução de Problemas. 2017. (Seminário).
      61. IX Semana da Matemática.A sala de aula em tempos de tecnologias digitais. 2017. (Encontro).
      62. VII Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Produção de vídeos com conteúdos de matemática: um exemplo com o vídeo "classificação de frações". 2017. (Congresso).
      63. VI SEMANA DA MATEMÁTICA: A Formação do Professor de Matemática Como Compromisso Político.A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA COMO COMPROMISSO POLÍTICO.. 2017. (Encontro).
      64. X Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática - X CNMEM.Minicurso: Modelagem, vídeos e softwares. 2017. (Outra).
      65. XIII Encontro Paulista de Educação Matemática.Do Teatro ao Vídeo: Possibilidades na Educação Matemática. 2017. (Encontro).
      66. XIII Encontro Paulista de Educação Matemática.Investigando as potencialidades do I Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática. 2017. (Encontro).
      67. XX Conferência do GPIMEM: I Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática.Vídeos Digitais na Licenciatura em Matemática a Distância. 2017. (Outra).
      68. XX Conferência do GPIMEM: I Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática.DISCUTINDO POSSIBILIDADES SOCIAIS POR MEIO DE UM VÍDEO COM CONTEÚDO DE FUNÇÃO. 2017. (Outra).
      69. XX Conferência do GPIMEM: I Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática.ÁREA DO PARALELOGRAMO: INTERPRETAÇÃO GEOMÉTRICA DO MÓDULO DO PRODUTO ENTRE DOIS VETORES. 2017. (Outra).
      70. 13th International Congress on Mathematical Education. The production of videos in Mathematics Education. 2016. (Congresso).
      71. 13th International Congress on Mathematical Education. National & International Investment Strategies for Mathematics Education. 2016. (Congresso).
      72. 13th International Congress on Mathematical Education. Distance Learning, blended learning, e-learning in mathematics (including MOOC). 2016. (Congresso).
      73. 13th International Congress on Mathematical Education. Mathematical Modeling in an online Extension Course. 2016. (Congresso).
      74. 13th International Congress on Mathematical Education. A Survey on Mathematics Education and Technology. 2016. (Congresso).
      75. I Encontro dos Estudantes de licenciatura do Campus Estrutural do Instituto Federal Brasília (IFB).Fases das tecnologias digitais, vídeos e a reinvenção da sala de aula. 2016. (Encontro).
      76. II Jornada de Estudos em Matemática:.Fase das Tecnologias Digitais em Educação Matemática: vídeos, celulares e a reinvenção da sala de aula. 2016. (Encontro).
      77. Palestra no Programa de Mestrado profissional em Ensino de Matemática.Vídeos, Tecnologias Digitais e Educação Matemática. 2016. (Outra).
      78. Seminário de Pesquisa I.AA Pós Graduação na Região da Amazônia Legal Brasileira: desafios e impactos, para docentes e pós graduandos da REAMEC, UEPA e UFPA. 2016. (Seminário).
      79. Simpósio - Ensino Médio e a formação para o trabalho - Tecnologias no contexto educacional.Computadores na sociedade do conhecimento e a formação para o trabalho. 2016. (Simpósio).
      80. VII Encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática.Modelagem Matemática em Debate. 2016. (Encontro).
      81. VI Jornada Nacional de Educação Matemática e XIX Jornada Regional de Educação Matemática.Há futuro para a Educação Matemática no século XXI?. 2016. (Outra).
      82. V Semana de Matemática: Desafios da Formação docente e as Tecnologias Digitais.Software, vídeo e celulares na formação de professores. 2016. (Encontro).
      83. XII Encontro Nacional de Educação Matemática.FASES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E A REINVENÇÃO DA SALA DE AULA. 2016. (Encontro).
      84. XX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática (BRAPEM).Educação Matemática , Tecnologias e Educação à Distância. 2016. (Encontro).
      85. 4 Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.Processo de Interação para Produzir Conhecimento Matemático em Ensino Virtual a Distância. 2015. (Simpósio).
      86. 4º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.A sala de aula irá desaparecer na internet? Laboratório, sala de aula invertida, facebook e diversidade cultural. 2015. (Simpósio).
      87. Encuentro de Discusión " Tecnologías Digitales y Educación Matemática".Tecnologías Digitales y Educación Matemática. 2015. (Encontro).
      88. III Fórum de Discussão: Parâmetros Balizadores da Pesquisa em Educação Matemática no Brasil.Pesquisa em Tecnologia em Educação Matemática. EaD. 2015. (Outra).
      89. IX Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática. 2015. (Outra).
      90. Seminário Nacional sobre a Base Nacional Comum Curricular. 2015. (Seminário).
      91. VII Escuela en Didáctica de la Matemática 2015.Fases de las tecnologías digitales y Educación Matemática en la comunidad de educadores de Argentina. 2015. (Outra).
      92. XIV Inter-American Conference on Mathematics Education.A utilização das Tecnologias Digitais na Licenciatura em Matemática a distância na América Latina: um mapa em construção. 2015. (Outra).
      93. XIX Encontro Brasileiro de Estudante de Pós-Graduação em Educação Matemática.Pesquisa em Educação Matemática e a Sala de Aula em Movimento. 2015. (Encontro).
      94. 30 anos do PPGEM.Coordenadores do PPGEM: feitos e perspectivas; Vinte e nove anos da Revista BOLEMA (mesa redonda). 2014. (Outra).
      95. Conference of the International and North American Groups for the Psychology of Mathematics Education. Mathematical Modeling in School Education: Mathematical, Cognitive, Curricular, Instructional and Teacher Education Perspectives. 2014. (Congresso).
      96. Fifth Central-and Eastern European Conference on Computer Algebra and Dynamic Geometry Systems in Mathematics Education. Math Problem, Facebook and Emergent Classrooms. 2014. (Congresso).
      97. II Fórum GT 6 - SBEM.Pesquisas do GT6 na construção de Políticas Públicas com Tecnologias Digitais: avanças ou retrocessos?. 2014. (Outra).
      98. III Atividade Inaugural de Inverno do PPGEM - 2014. 2014. (Encontro).
      99. III Seminário do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio.Áreas do conhecimento: diálogos com o mundo informacional e das culturas juvenis do/no Ensino Médio. 2014. (Seminário).
      100. III SRP - III Seminário em Resolução de Problemas.Resolução de Problemas: Uma conversa a partir de diferentes visões (mesa redonda). 2014. (Seminário).
      101. I Seminário das Licenciaturas do IF Catarinense - Tempos e Espaços de Fomação Docente e Inovação Pedagógica.Formação Docente e a educação com enfoque no uso de tecnologias digitias. 2014. (Seminário).
      102. I Simpósio de Pesquisa e Extensão em Grupos Colaborativos e Cooperativos e da I Jornada de Estudos do GEEM.Tendências em Educação Matemática: Exterior, Brasil e GPIMEM. 2014. (Simpósio).
      103. Problem@Web Internacional Conference. Math problem, internet and digital mathematical performance. 2014. (Congresso).
      104. Seminário Avançado em Fenomenologia e Educação Matemática.Sobre o nosso livro.. 2014. (Seminário).
      105. V Jornada do GPEMAC e GPEMEC.Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática envolvendo Tecnologias. 2014. (Outra).
      106. Workshop de Análise da Avaliação Trienal CAPES. 2014. (Oficina).
      107. XVIII EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.Formação de Professores a Distância. 2014. (Encontro).
      108. XXVI Semana da Matemática da UNESP/IBILCE.Interação e tecnologias da informação e comunicação: licenciaturas em matemática a distância. 2014. (Outra).
      109. 37th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education. Education of Young Mathematics Education Researchers (Plenary Panel/ Mesa Redonda). 2013. (Congresso).
      110. 9th Southern Hemisphere Conference on Teaching and Learning Ungraduate Mathematics and Statistic. The changing notion of a mathematics problem in the internet age. 2013. (Congresso).
      111. Aula Inaugural programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas PUCRS a.Internet e transformações na sala de aula. 2013. (Outra).
      112. ICTMA 16 - International Conference on the Teaching of Mathematical Modelling and Applications. The place of Modeling and applications in the Internet Age. 2013. (Congresso).
      113. II Congresso de Matemática Aplicada e Computacional - Sudeste. 2013. (Congresso).
      114. I Jornada de Enseñanza, Capacitación e Investigación en Ciencias Naturales y Matemática. (Taller) Métodos de Investigación Cualitativa en la Enseñanza de la Matemática. 2013. (Congresso).
      115. I Jornada de Enseñanza, Capacitación e Investigación en Ciencias Naturales y Matemática. (Conferencia) Metodología de La Investigación en la Enseñanza de la Matemática. 2013. (Congresso).
      116. Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Uni Universidade Estadual de Maringá.Uma conversa sobre Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. 2013. (Outra).
      117. Semana Acadêmica das Licenciaturas.O uso do vídeo e da internet em sala de aula. 2013. (Encontro).
      118. V Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto e IV Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática.Palestra: Tecnologias digitais e diversidade de olhares sobre a educação matemática. 2013. (Encontro).
      119. V Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto e IV Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática.Educação Matemática na sala de aula: múltiplos olhares sobre a prática pedagógica (Mesa Redonda). 2013. (Encontro).
      120. VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Pesquisas sobre utilização de vídeos em Educação Matemática. 2013. (Congresso).
      121. VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática. 2013. (Congresso).
      122. VII CIBEM - Congreso Iberoamericano de Educación Matemática. Mapa de uso de tecnologias da Información e Comunicação em Educação a Distância Online no Brasil: procedimentos de análise. 2013. (Congresso).
      123. VII CIBEM - Congresso Iberoamericano de Educación Matemática. A disciplina de Algebra Linear em cursos a distância: possibilidades de uso de tecnologias digitais para o ensino. 2013. (Congresso).
      124. VII CIBEM - Congresso Iberoamericano de Educación Matemática. Os diferentes usos de tecnologias digitais em EaD no Brasil. 2013. (Congresso).
      125. VIII Conferência Nacional Sobre Modelagem na Educação Matemática. Modelagem Matemática no Ensino Superior (mesa redonda). 2013. (Congresso).
      126. VIII Conferência Nacional Sobre Modelagem na Educação Matemática. Comissão Científica. 2013. (Congresso).
      127. VIII Conferência Nacional Sobre Modelagem na Educação Matemática. Comissão de Pareceristas. 2013. (Congresso).
      128. XI ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática. O Uso de Vídeos em Sala de Aula. 2013. (Congresso).
      129. XI ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática.Miniciclo de aprendizagem expansiva em sistema seres-humanos-com-mídias e o fazer Matemática online. 2013. (Encontro).
      130. XI ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática.Recursos audiovisuais nas aulas de Matemática Aplicada em um curso de Ciências Biológicas. 2013. (Encontro).
      131. XI Semana Acadêmica da Matemática.O futuro da sala de aula em tempos de internet. 2013. (Encontro).
      132. XVI Conferência GPIMEM: 20 anos Tecnologias digitais em educação matemática. 2013. (Outra).
      133. XVI Conferência GPIMEM: 20 anos Tecnologias Digitais em Educação Matemática. GPIMEM e a Educação a Distancia Online. 2013. (Congresso).
      134. XVII EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Pós-Graduação em Educação Matemática.Caminhos da Pesquisa em Educação Matemática no Mundo (IFES). 2013. (Encontro).
      135. XVII EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Pós-Graduação em Educação Matemática.Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação à Distância (GD). 2013. (Encontro).
      136. 13 Encuentro Colombiano de Matemática Educativa. 2012. (Encontro).
      137. Atividade Inaugural do ano de 2012 do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática.Educação a distância: dimensões da interação e colaboração no processo de formação de professores de matemática em um curso online. 2012. (Outra).
      138. GHOEM 10 anos: produções e perspectivas. 2012. (Outra).
      139. I Fórum Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação a Distância. 2012. (Outra).
      140. II Atividade Inaugural do ano de 2012. 2012. (Outra).
      141. II Série de Videoconferências Temáticas - GESTAR.Tecnologias Digitais e Educação Matemática. 2012. (Outra).
      142. IV Congresso Internacional de Formación Y Modelación en Ciencias Básicas.. 2012. (Congresso).
      143. Segunda Acadêmica do Curso de Licenciatura em Matemática.Tecnologias Digitais e Formação do Professor de Matemática. 2012. (Outra).
      144. Seminário Específico IV de la Linea de Educación Matemática.Comentarista de dos Proyectos de investigación. 2012. (Outra).
      145. Seminário Modelo dos Campos Semânticos e Educação Matemática: 20 anos de história. 2012. (Seminário).
      146. The 12 th International Congress on Mathematical Education. 2012. (Congresso).
      147. The 12 th International Congress on Mathematical Education. Analysis of uses of technology in the learning of Mathematics. 2012. (Congresso).
      148. The 12 th International Congress on Mathematical Education. Organizing TSG 19 in ICME-12 . "New Paths in the use of Digital Technology". 2012. (Congresso).
      149. VI EMEM - Encontro Mineiro de Educação Matemática. 2012. (Encontro).
      150. VI EMEM - Encontro Mineiro de Educação Matemática.Internet e Educação Matemática: A sala de aula resiste a internet?. 2012. (Encontro).
      151. VI SESMAT - Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática.Tendências em Educação Matemática. 2012. (Seminário).
      152. V SIPEM - seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.Mesa Redonda - A política de pesquisa em Educação Matemática.. 2012. (Seminário).
      153. V SIPEM - seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.O Interesse de Alunos de Biologia pela análise de um fenômeno Biológico e seu modelo matemática. 2012. (Seminário).
      154. V SIPEM - seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2012. (Seminário).
      155. XI EGEM - Encontro Gaúcho de Educação Matemática.Tendências em Educação Matemática em tempos de incertezas. 2012. (Encontro).
      156. XI Encontro Gaúcho de Educação Matemática - EGEM.Educação Matemática em Tempos de Incertezas. 2012. (Encontro).
      157. XI Encontro Gaúcho de Educação Matemática - EGEM. 2012. (Encontro).
      158. XVI EBRAPEM - As tintas da pesquisa em Educação Matemática nos papéis sociais.GD 6 - Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação a Distância. 2012. (Encontro).
      159. XVI EBRAPEM - As tintas da pesquisa em Educação Matemática nos papéis sociais.Pesquisas em Educação Matemática com Tecnologia da Informação e Comunicação: perspectivas futuras e a responsabilidade social. 2012. (Encontro).
      160. XVI EBRAPEM - As tintas da pesquisa em Educação Matemática nos papéis sociais. 2012. (Encontro).
      161. XVI EBRAPEM - As tintas da pesquisa em Educação Matemática nos papéis sociais.GD 10 - Modelagem Matemática. 2012. (Encontro).
      162. XXVI Reunião Latino Americana de Educação Matemática.. 2012. (Outra).
      163. 1° Encontro Colombiano de Matemático Educativo e 12° Encontro colombiano de Matemática Educativa.1° Encontro Colombiano de Matemático Educativo e 12° Encontro colombiano de Matemática Educativa. 2011. (Encontro).
      164. 12º Encontro Colombiano de Matemática Educativa. 2011. (Encontro).
      165. 35th Conference of the international group for the psychology of mathematics education. 2011. (Outra).
      166. Congresso Brasileiro de Matemática. Mesa Redonda " Tecnologias digitais e educação matemática". 2011. (Congresso).
      167. Congresso Brasileiro de Matemática. 2011. (Congresso).
      168. ICMI STUDY 21 - International Commission Mathematical instruction. 2011. (Outra).
      169. ICMI STUDY 21 - International Commission Mathematical Instruction.Thinking collectives and digital mathematical performace. 2011. (Outra).
      170. III Colóquio de Educação Matemática. 2011. (Congresso).
      171. III Colóquio de Educação Matemática.Tecnologias da Informação e da Comunicação na educação Matemática (Mesa redonda). 2011. (Outra).
      172. III Colóquio de Educação Matemática. 2011. (Outra).
      173. III Congresso Internacional de Formación y Modelación em ciênias Básicas. 2011. (Congresso).
      174. II Seminário em resolução de Problemas - SERP.Resolução de problemas, modelagem matemática e Tecnologias Digitais. 2011. (Seminário).
      175. II Seminário em resolução de Problemas - SERP.Resolução de Problemas e a Tecnologia. 2011. (Seminário).
      176. Os Parâmetros Balizadores da Pesquisa no Brasil. 2011. (Outra).
      177. Os Parâmetros Balizadores da Pesquisa no Brasil.GD - 03 - Os Parâmetros Balizadores da Pesquisa no Brasil. 2011. (Outra).
      178. Seminario de investigacion en Educación Matemática."Matemáticas, Educación Y Sociedad-MES". 2011. (Seminário).
      179. Seminário de la Facultad de ciencias Exatctas, Físicas y naturales.Colectivos seres-huanos-com-mídias. 2011. (Seminário).
      180. Seminário Específico II.Seminário Específico II. 2011. (Seminário).
      181. XV EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em educação Matemática.GT06 - Tecnologias Informáticas e Educação Matemática. 2011. (Encontro).
      182. XV EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em educação Matemática.GT09 - Modelagem Matemática, Educação Estatística e Educação Ambiental. 2011. (Encontro).
      183. 3 rd International Future-Learning Conference on Innovations in Learning for The Future 2010: e-learning..Humans-with-media: a theorical construct understand mathematical learning in online education (Istambul - Turquia). 2010. (Outra).
      184. 4ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO.Sessões Temáticas. 2010. (Outra).
      185. Atividade Inaugural.Avaliações da Educação Básica no Estado de São Paulo. 2010. (Outra).
      186. Atividade Inaugural.Atividade Inaugural. 2010. (Outra).
      187. Conferência Interna do programa de Pós-graduação em Educação Matemática.Confer}ência Interna. 2010. (Outra).
      188. I Fórum de Grupos de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática.Grupos de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática. 2010. (Outra).
      189. II Encontro dos Núcles de Ensino da Unesp e I encontro PIBID. 2010. (Encontro).
      190. II Simpósio Brasileiro de Psicologia da Educação Matemática.Pequisa em EaDonline é implementada em cursos a distância?. 2010. (Simpósio).
      191. II Simpósio Brasileiro de Psicologia da Educação Matemática.Pesquisa em EaDonline é implementada em cursos a distância?. 2010. (Simpósio).
      192. IV Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos. 2010. (Seminário).
      193. IV Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos.Rigor na Pesquisa de Interfaces: Qualidade, Produção Científica, Condições de Financiamento e Prazos.. 2010. (Seminário).
      194. Maria Aparecida Viggiani Bicudo: Porfessora, Pesquisadora e Gestora. 2010. (Outra).
      195. Maria Aparecida Viggiani Bicudo: Professora, Pesquisadora e Gestora.Maria Aparecida Viggiani Bicudo e a formação de Educadores Matemáticos no Brasil. 2010. (Outra).
      196. PME 34.Tell me a good math story: digital mathematical performace, drama, songs, and cell phones in the math classroom. 2010. (Outra).
      197. PME 34.Tell me a good math story: digital matemamatical performace, drama, songs, and cell phones in the math classroom. 2010. (Outra).
      198. PME 34.Online Mathematics teacher Education. 2010. (Outra).
      199. Teaching and Learning Mathematics.Teaching and learning in a virtual world. 2010. (Outra).
      200. V CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA. Modelagem Matemática na sala de aula. 2010. (Congresso).
      201. V CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA. Políticas Públicas na Educação Matemática. 2010. (Congresso).
      202. X Encontro Nacional de Educação Matemática.O uso de vídeo e do software modellus para analisar um fenômeno biológico. 2010. (Encontro).
      203. X Encontro Nacional de Educação Matemática.Softwares e Internet na sala de aula de matemática. 2010. (Encontro).
      204. X Encontro Nacional de Educação Matemática.Modelos para educação a distância em matemática. 2010. (Encontro).
      205. X Enxontro Paulista de Educação Matemática.Um modelo de licenciatura a distância em Matemática em ação. 2010. (Encontro).
      206. XIV EBRAPEM. 2010. (Encontro).
      207. XIV EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.Políticas Públicas e Pesquisas em Educação Matemática. 2010. (Encontro).
      208. XIV EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.GT6: Tecnologia da Informática e Educação Matemática. 2010. (Encontro).
      209. XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Perspectivas do ensino de Matemática. 2010. (Encontro).
      210. XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2010. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (26)
      1. BORBA, M. C.; FERREIRA, A. L. A. ; CARVALHO, G. S.. IV Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática. 2020. Festival
      2. BORBA, M. C.; SANTOS, D. T. ; LIMA SOBRINHO, G. ; GONCALVES, F. R. ; CUNHA, E. J. F. T. ; BARBOSA, L. M. ; SANTOS, L. ; SOUTO, D. L. P.. II Simpósio Internacional de Tecnologias em Educação Matemática. 2020. Outro
      3. BORBA, M. C.; WROBEL, J. S.. III Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática. 2019. Festival
      4. MALTEMPI, Marcus Vinicius ; BORBA, M. C.. Simpósio Internacional de Tecnologias e Educação Matemática. 2018. Outro
      5. BORBA, M. C.. II Festival de Vídeos e Educação Matemática. 2018. (Festival).. . 0.
      6. BORBA, M. C.; DULLIUS, M. M. ; NEIDE, I. G. ; QUARTIERI, M. T.. 11th Southern Hemisphere Conference on the Teaching and Learning of Undergraduate Mathematics and Statistics. 2017. Outro
      7. BORBA, M. C.; LACERDA, H. D. G. ; DOMINGUES, N. S.. XX Conferência do GPIMEM: I Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática. 2017. Outro
      8. BORBA, Marcelo C. International Conference on Mathematics Textbook Research and Development. 2014. (Congresso).. . 0.
      9. BORBA, Marcelo C. XVI Conferência GPIMEM: 20 anos. 2013. (Outro).. . 0.
      10. BORBA, Marcelo C.. Coordenador de Seção de trabalho - Redes Sociais na Educação Matemática. 2012. (Outro).. . 0.
      11. BORBA, Marcelo C.. Comitê Científico - I Fórum Educação Matemática, tecnologias Informáticas e Educação a Distância. 2012. (Outro).. . 0.
      12. BORBA, Marcelo C.. (Membro da Comissão Científica) - XVI EBRAPEM - Econtro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. 2012. (Outro).. . 0.
      13. BORBA, Marcelo C. Vigésima Sexta Reunião Latino Americana de Educação Matemática - RELME 26. 2012. (Congresso).. . 0.
      14. BORBA, Marcelo de C.. Comissão Científica do XV EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. 2011. (Outro).. . 0.
      15. BORBA, Marcelo C.. PME34 Mathematics in different settings. 2010. (Outro).. . 0.
      16. BORBA, Marcelo C. I fórum de Grupos de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática. 2010. (Outro).. . 0.
      17. BORBA, Marcelo C.. Maria Aparecida Viggiani Bicudo: Professora, Pesquisadora e Gestora. 2010. (Outro).. . 0.
      18. BORBA, Marcelo C.. Conferência GPIMEM 15 anos. 2008. (Outro).. . 0.
      19. BORBA, Marcelo C.. International Committee of the joint meeting of PME 32 and PME-NA XXX. 2008. (Congresso).. . 0.
      20. BORBA, Marcelo C. The first century of the International Commission on Mathematical Instruction. 2008. (Congresso).. . 0.
      21. BORBA, Marcelo C.. INTEGRAP - Encontro de Integração entre a Graduação e Pós Graduaçao em Educação e Educação Matemática. 2007. (Outro).. . 0.
      22. BORBA, Marcelo C.. Conferência de 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista. 2004. (Outro).. . 0.
      23. BORBA, Marcelo C.. Second meeting of the International Programme Committee of ICME (International Congress on Mathematical Education) - 10. 2003. (Congresso).. . 0.
      24. BORBA, Marcelo C.. Conferência de 10 anos do GPIMEM (Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática). 2003. (Outro).. . 0.
      25. BORBA, Marcelo C.. Como a Demonstração é considerada em diversas áreas do conhecimento. 2002. (Outro).. . 0.
      26. BORBA, Marcelo C.. 24 th Conference of the Internacional group the Psichology of Mathematics Education. 2000. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (1)
      • Marcelo de Carvalho Borba ⇔ Sani de Carvalho Rutz da Silva (1.0)
        1. BORBA, M. C.; SILVA, S. C. R. ; SOUZA, G. F.. Entrevista: Desafios e perspectivas para o Ensino: entrevista com o coordenador da Área de Ensino da CAPES, Prof. Dr. Marcelo de Carvalho Borba. 2020. (Programa de rádio ou. 2020.
          [ busca Google | busca Bing ]




    (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
    Data de processamento: 06/11/2021 15:22:19