Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Izabel Augusta Hazin Pires

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (1994), Especialista em Neuropsicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2002), Mestre (2000), Doutora (2006) em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco e Pós-Doutorado pela Universitè René Descartes - Paris V (2010). Atualmente é professora Associada 3 do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Neuropsicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. Coordena o Grupo de Pesquisa LAPEN (Laboratório de Pesquisa e Extensão em Neuropsicologia da UFRN), Coordenadora do Programa Talento Metrópole do Instituto Metrópole Digital da UFRN. Atualmente é Vice Presidente da Sociedade Latino-Americana de Neuropsicologia (SLAN), Membro da Diretoria do XVIII Plenário do Conselho Federal de Psicologia, Coordenadora do GT da Anpepp Neuropsicologia, Pesquisadora associada da Rede Nacional de Ciência para a Educação .Bolsista de Produtividade do CNPq - Nível 2 (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/5496201609189471 (14/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Psicologia. Campus Universitário - CCHLA Lagoa Nova 59078970 - Natal, RN - Brasil Telefone: (84) 32153590 Ramal: 228 URL da Homepage: https://www.cchla.ufrn.br/psicologia/
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (12)
    1. 2020-Atual. Rede Internacional de Neurociencias e Educacao Matematica
      Descrição: O dia?logo entre estes domi?nios vem modificando o paradigma atrave?s do qual se compreende como o conhecimento e? adquirido e qual o papel do ce?rebro neste processo. Entretanto, ainda restam questo?es abertas, notadamente em termos da traduc?a?o destes avanc?os em ac?o?es dida?ticas que contribuam para o enriquecimento dos processos de desenvolvimento e aprendizagem. Esta lacuna impede que os resultados de pesquisas cheguem ao cha?o da sala de aula, estejam subjacentes a? proposic?a?o e efetivac?a?o de poli?ticas pu?blicas, auxiliem na melhoria do desempenho dos alunos brasileiros nos instrumentos internacionais e nacionais que avaliam o conhecimento em linguagem e matema?tica, ou seja, contribuam com uma educac?a?o de qualidade, como previsto na lista dos objetivos para um mundo sustenta?vel que compo?em a Agenda 2030 da ONU. Neste sentido, a rede de pesquisa ora proposta, bem como o projeto apresentado, te?m por objetivos a investigac?a?o, proposic?a?o e avaliac?a?o da eficie?ncia de estrate?gias baseadas na cognic?a?o corporificada e nas neurocie?ncias para o desenvolvimento e ensino de habilidades matema?ticas ba?sicas nos anos iniciais da escolarizac?a?o formal.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . Integrantes: Izabel Augusta Hazin Pires - Coordenador / sintria labres lautert - Integrante / Claudia Berlin de Mello - Integrante / Vitor Haase - Integrante / FALCÃO, TACIANA PONTUAL - Integrante / Azoni, Cintia - Integrante / Korbinian Moeller - Integrante / Roberta Barrocas - Integrante / Luana Metta - Integrante / Rodolpho Cortez - Integrante / Nara Cortes Andrade - Integrante / Renata Haesbaert - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Auxílio financeiro.
      Membro: Izabel Augusta Hazin Pires.
    2. 2019-Atual. Dedos, numeros e habilidades matematicas: Investigacao e intervencao na infancia
      Descrição: A produção científica resultante da articulação entre a psicologia e as neurociências vem modificando o paradigma através do qual se compreende como o conhecimento é adquirido e qual o papel do cérebro neste processo. Entretanto, ainda restam questões abertas, notadamente em termos da tradução destes avanços em ações didáticas que contribuam para o enriquecimento dos processos de desenvolvimento e aprendizagem. Esta lacuna impede que os resultados de pesquisas cheguem ao chão da sala de aula, estejam subjacentes à proposição e efetivação de políticas públicas, auxiliem na melhoria do desempenho dos alunos brasileiros nos instrumentos internacionais e nacionais que avaliam o conhecimento em linguagem e matemática, ou seja, contribuam com uma educação de qualidade, como previsto na lista dos objetivos para um mundo sustentável que compõem a Agenda 2030 da ONU. Neste sentido, o presente estudo tem por objetivos a proposição e avaliação da eficiência de estratégias de ensino da matemática nos anos iniciais, partindo dos princípios da cognição corporificada e das neurociências. O projeto ora apresentado é resultado da intersecção entre duas parcerias internacionais estabelecidas entre o Laboratório de Pesquisa e Extensão em Neuropsicologia, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A primeira refere-se às atividades realizadas com o Leibniz-Institut für Wissensmedien (IWM), localizado na cidade de Tuebingen ? Alemanha.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Izabel Augusta Hazin Pires - Coordenador / sintria labres lautert - Integrante / Vitor Haase - Integrante / FALCÃO, TACIANA PONTUAL - Integrante / Korbinian Moeller - Integrante / Claudia Berlim de Mello - Integrante / Roberta Barrocas - Integrante / Elison Rixadson Cunha - Integrante / Cintia Azoni - Integrante / Luana Metta - Integrante / Rodolpho Cortez - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Auxílio financeiro.
      Membro: Izabel Augusta Hazin Pires.
    3. 2017-Atual. Relacoes entre integridade da substancia branca, Transtorno Nao-Verbal de Aprendizagem e tratamento oncologico na infancia
      Descrição: O Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva (INCA) estima que em 2016 ocorrerão aproximadamente 12.600 novos casos de câncer na faixa etária de 0 a 19 anos, representando cerca de 3% de todos os novos casos diagnosticados no país. Deste total, aproximadamente 2750 casos serão registrados na Região Nordeste, sendo esta a segunda região com maior prevalência no país. Dentre os novos casos de câncer previstos para o ano em curso, aproximadamente 45% serão de leucemia e 20% serão de tumores de sistema nervoso central. Na atualidade identifica-se elevação significativa do número de sobreviventes do câncer, mas este vem igualmente acompanhado da presença de sequelas cognitivas que comprometem os processos de desenvolvimento e aprendizagem. A principal hipótese considerada para explicar as alterações neuropsicológicas encontradas em sobreviventes do câncer é a de que danos difusos de substância branca induzidos pelo tratamento antineoplásico direcionado ao SNC produziriam prejuízos em funções cognitivas fundamentais para o neurodesenvolvimento. Tal prejuízo resultaria em lentificação na aquisição de novas aprendizagens, e o desenvolvimento seguiria um ritmo diferente daquele encontrado em crianças de mesma idade e escolaridade com desenvolvimento típico. As evidências acumuladas ao longo das últimas décadas a respeito dos prejuízos à substância branca provocados pelo câncer e os tratamentos antineoplásicos, vêm endossando profunda discussão a respeito das características sindrômicas apresentadas pelas crianças sobreviventes. Nesse sentido, a presente proposta tem como objetivo estabelecer relações entre a integridade da substância branca e dois modelos conceituais associados ao comprometimento desta, a saber, o transtorno não-verbal de aprendizagem e o Modelo de Velocidade de Processamento, considerando ainda um conjunto de variáveis sociodemográficas (Diagnóstico e modalidade de tratamento; Idade da criança ao diagnóstico; Tempo decorrido entre o final do tratamento e a avaliação; Sexo; Nível sócio-econômico e Escolaridade da mãe). Buscando atingir tais objetivos, para avaliar a integridade da substância branca será utilizada a técnica de DTI (diffusion tensor imaging) e duas medidas derivadas de sua aplicação : média de difusão (MD), que possibilita a investigação de comprometimento celular e das fibras nas subtâncias cerebrais branca e cinzenta e anisotropia fracionada (AF), medida sensível a mudanças na integridade axonal da substância branca. Para avaliação do perfil neuropsicológico do TNVA e do Modelo de Velocidade de Processamento será utilizada bateria de testes neuropsicológicos e questionários para avaliação do comportamento. Os dados serão analisados a partir do uso de ferramentas estatísticas descritivas e inferenciais, bem como análises de variância e clusterização. Espera-se que os resultados oriundos da presente proposta subsidiem ações de intervenção que contribuam para a minimização dos déficits, proporcionando avanços em termos do desenvolvimento das habilidades e do processo de aprendizagem de crianças e adolescentes sobreviventes do câncer.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . Integrantes: Izabel Augusta Hazin Pires - Coordenador / Danielle Garcia - Integrante / GOMES, EDIANA ROSSELY DE OLIVEIRA - Integrante / Dantas, Mariane - Integrante / CAVALCANTI, Cyndiane - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Izabel Augusta Hazin Pires.
    4. 2017-Atual. Construcao de intervencao neuropsicologica precoce baseada na psicologia historico cultural para criancas em ambiente de desenvolvimento de risco
      Descrição: Estudos recentes em neurociências robustecem os achados da psicologia histórico cultural acerca do papel constituinte que o ambiente de desenvolvimento apresenta para a estruturação do funcionamento cognitivo, da neurobiologia subjacente a este, como também, das relações entre cérebro e comportamento. Isto ocorre porque nos primeiros anos de vida o nível de neuroplasticidade é o mais intenso da vida pós-natal. De forma que, a arquitetura do cérebro é profundamente afetada pelas primeiras experiências da criança, por conseguinte, fatores ambientais podem aprimorar ou comprometer as suas habilidades. Pesquisas demonstram o impacto negativo que o desenvolvimento em situações de risco, decorrente de um ambiente de vulnerabilidade socioeconômica e educacional, pode acarretar para o perfil neuropsicológico e comportamental do sujeito. Ademais, algumas condições clínicas como o extremo baixo peso ao nascer, a prematuridade e infecções congênitas podem desencadear alterações neurológicas e, por isso, também são consideradas como fatores de risco para o desenvolvimento neuropsicológico. Frente este contexto, a presente pesquisa pretende desenvolver estudo transcultural para compreender como estes fatores de risco se expressam em termos do funcionamento neuropsicológico e comportamental em diferentes culturas, a saber, Brasil, México e Rússia. Tendo em vista o objetivo final de propor uma intervenção precoce (de zero aos 3 anos de idade), baseada na psicologia histórico cultural, para minimizar e/ou sanar os impactos negativos do desenvolvimento em situação de risco.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Izabel Augusta Hazin Pires - Coordenador / Artemis Paiva - Integrante / Yulia Solovieva - Integrante / Tatiana Akhutina - Integrante / Sergey Kiselev - Integrante / Carla Anaute - Integrante / Raquel Lindquist - Integrante.
      Membro: Izabel Augusta Hazin Pires.
    5. 2016-Atual. TRADUCAO, ADAPTACAO TRANSCULTURAL E VALIDACAO PARA O BRASIL DA BATERIA FEE ? FONCTIONS EXECUTIVES CHEZ L?ENFANT
      Descrição: Atualmente, a avaliação neuropsicológica das funções executivas (FE) tem sido objeto de interesse crescente de pesquisas. Porém, no Brasil, identifica-se significativa dispersão de testes e protocolos padronizados utilizados na avaliação das FE em crianças, dificultando a realização de estudos multicêntricos, identificações de características regionais. Além disso, os testes utilizados para avaliar as FE em crianças geralmente são adaptações de tarefas para uso em adultos, apresentam pouca validade ecológica e são desenhadas para serem difíceis, perdendo a capacidade de discriminar funções e déficits específicos, uma vez que muitos componentes executivos são requeridos em uma única tarefa. Diante do exposto, esse estudo multicêntrico, envolvendo sete países, tem como objetivo traduzir e adaptar a bateria FEE (Roy, Le Gall, Fournet, 2011) para o português/Brasil. A FEE é uma bateria de avaliação neuropsicológica das FE destinada a crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos, construída com o objetivo de modificar e/ou melhorar, em termos de materiais, instruções, procedimentos e/ou correções, os principais paradigmas e testes de avaliação das FE, com o intuito de suprir as insuficiências das tarefas existentes e adaptar tarefas consagradas internacionalmente. A adaptação transcultural da FEE será realizada pelo modelo proposto por Borsa et al (2012), constituído de 6 etapas (Tradução do instrumento para o novo idioma, Síntese das Versões , Avaliação da Síntese por Experts, Avaliação pelo Público-Alvo, Tradução Reversa-Back-translation, Estudo-Piloto). A proposta de análise dos dados inclui análise fatorial exploratória e confirmatória, com auxílio de ferramentas estatísticas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . Integrantes: Izabel Augusta Hazin Pires - Coordenador / Pompéia Vilachan Lyra - Integrante / Claudia Berlin de Mello - Integrante / GUERRA, AMANDA - Integrante / Dider Le Gall - Integrante / Arnaud Roy - Integrante / Rodrigo da Silva Maia - Integrante / Cintia Salgado Azoni - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Izabel Augusta Hazin Pires.
    6. 2015-2016. Impactos das condicoes de vulnerabilidade e risco para o desenvolvimento das funcoes executivas na infancia: Da avaliacao a intervencao
      Descrição: O presente projeto de ações acadêmicas integradas trata da avaliação e intervenção sobre o impacto de condições de vulnerabilidade e risco para o desenvolvimento de crianças acompanhadas no Centro de Saúde Anita Garibaldi e residentes no município de Macaíba, localizado na região metropolitana de Natal ? RN. Os anos iniciais da vida de uma criança constituem o alicerce sobre o qual se desenvolve e se consolida o seu potencial de aprendizagem, regido pela integração dinâmica entre influências genéticas, biológicas e psicossociais. Ambientes enriquecidos de maneira adequada estimulam e favorecem o desenvolvimento saudável. Por sua vez, a exposição constante a adversidades, notadamente a pobreza, o abuso e a negligência, podem alterar o curso de vida dessas crianças, submetendo-as a estado permanente de alerta e, consequentemente, alterando o circuito do estresse e aumentando o risco do surgimentos de doenças crônicas, dificuldades na regulação emocional e do comportamento, bem como favorecendo a médio prazo que apresentem dificuldades significativas na aquisição de competências escolares. Diante do exposto, o presente projeto contempla, no âmbito do ensino, a formação de estudantes estagiários dos cursos de graduação em psicologia, fonoaudiologia e medicina da UFRN, bem como ações formativas para a equipe interdisciplinar do Centro de Saúde Anita Garibaldi . No âmbito da pesquisa objetiva traçar perfil clínico, nutricional, cognitivo sócio-demográfico, notadamente em termos de levantamento dos fatores de risco, de crianças com alterações desenvolvimentais e ausência de doenças neurológicas, psiquiátricas ou sistêmicas. Por fim, as ações de extensão preveem rodas de conversa com os pais, objetivando a orientação nutricional e de estimulação cognitiva e o desenvolvimento de cartilhas de orientação a pais e escolas, contemplando informações sobre alimentação, estimulação e marcos desenvolvimentais na infância. Isso posto, defende-se aqui que os conhecimentos oriundos do presente estudo podem inovar a proposição de políticas públicas. Estudos translacionais em neurociências do desenvolvimento podem oferecer subsídios relevantes para o debate natureza vs cultura, possibilitando intervenções precoces que diminuam o risco de problemas futuros e simultaneamente ampliem o potencial de desenvolvimento inerente a todo ser humano. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Izabel Augusta Hazin Pires - Coordenador / Priscilla Barros - Integrante / Samantha Santos Albuquerque Maranhão - Integrante / Luana Metta - Integrante.
      Membro: Izabel Augusta Hazin Pires.
    7. 2015-Atual. Talento Metropole: Altas Habilidades e Tecnologia da Informacao
      Descrição: O Instituto Metrópole Digital (IMD) é uma Unidade Suplementar da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), instituição pública de ensino que atua na formação de pessoal de nível técnico, superior e na pós-graduação, cujas ações integram a inclusão social e digital de jovens do ensino básico até a pós-graduação. Somam-se a isso, ações de pesquisa e inovação tecnológica e incentivo à cultura do empreendedorismo, que resultaram na criação da Inova Metrópole, incubadora de empresas de base tecnológica na área de Tecnologia da Informação (TI). O IMD tem como meta fomentar a criação de um polo tecnológico no Rio Grande do Norte, abrangendo iniciativas do setor público, privado e acadêmico. Isso posto, o IMD, em parceria com o PPgPsiUFRN e pesquisadores nacionais e internacionais, criou um Programa voltado para o desenvolvimento de talentos e enriquecimento de altas habilidades no domínio da tecnologia da informação. Com a ampliação de suas ações, adequando-as às exigências dos diferentes níveis de ações educativas vigentes no País, contribui sobremaneira para assegurar a existência de mecanismos que permitam o pleno atendimento das necessidades educacionais especiais de jovens com Altas Habilidades/Superdotação conforme prevê a Lei Nacional número 9.394, de 20 de dezembro de 1996. O PTM tem como objetivo central desenvolver talentos na área de TI, partindo da identificação de jovens com altas habilidades/superdotação. Para alcançar tais objetivos o PTM oferta um contexto de aprendizagem que promove o pensamento crítico, a capacidade de resolução de problemas, a flexibilidade, a produção original na área de Tecnologia da Informação. A sequência didática e a natureza das atividades ofertadas no PTM foram elaboradas a partir do Modelo de Desenvolvimento de Talentos (Subotinik et al, 2011) e das diretrizes formativas da Sociedade Internacional para Tecnologia da Educação ( International Society for Technology in Education ? ISTE). São quatro matrizes que norteiam a proposição de três disciplinas regulares e das atividades complementares, sendo elas: Cidadania digital e colaboração; Pesquisa, gerenciamento de informações e comunicação; Pensamento crítico, flexível e inovador e; Resolução de problemas e pensamento computacional.Dentre os objetivos deste Programa está o desenvolvimento de produtos tecnológicos comercializáveis, destinados a suprir demandas sociais, notadamente aquelas vinculadas à saúde e educação. Pretende-se neste contexto estabelecer parcerias com as empresa, em especial aquelas que compõem a incubadora Inova Metrópole e o Parque Tecnológico do Rio Grande do Norte.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Izabel Augusta Hazin Pires - Coordenador / Ivonildo Rêgo - Integrante / REIS, JULIANA - Integrante / Priscila Barros - Integrante / Madeira, Charles - Integrante / Souza, Alyson - Integrante / Korbinian Moeller - Integrante / Ediana Gomes - Integrante / Priscila Andrade - Integrante / Carlos Prolo - Integrante / Taciana Pontual - Integrante / Jorge Falcão - Integrante. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Izabel Augusta Hazin Pires.
    8. 2014-2017. Caracterizacao de aspectos neuropsicologicos, academicos e comportamentais de criancas e adolescentes sobreviventes de tumores de fossa posterior e leucemia linfoide aguda
      Descrição: Dados oficiais brasileiros estimam que anualmente cerca de 11.530 casos de neoplasias são diagnosticados em crianças e adolescentes. Desde a década de 970, constata-se aumento progressivo do número de sobreviventes do câncer e, consequentemente, uma ampliação do número de crianças e adolescentes em idade escolar que apresentam sequelas cognitivas e comportamentais decorrentes da doença e seus tratamentos. Dentre as manifestações do câncer pediátrico, as Leucemias e os tumores do Sistema Nervoso Central (SNC), respectivamente, são os que apresentam maior prevalência, respondendo juntos por mais de 50% dos novos casos que surgem no país. A presença de alterações cognitivas e comportamentais é comumente identificada dentre os sobreviventes de câncer. Embora tais disfunções sejam acentuadamente reportadas durantes as fases ativas do tratamento, déficits específicos são notados em todas as etapas do adoecimento, e mesmo anos após o término do tratamento. É sabido que os insultos neurológicos na infância têm expressão clínica bastante distinta dos que ocorrem em idade adulta, uma vez que, no cérebro infantil, as etapas maturacionais ainda estão em curso, a especialização hemisférica ainda não se encontra consolidada e, portanto, a topografia funcional do cérebro ainda não se encontra plenamente estabelecida. Neste desafio, a abordagem neuropsicológica ganha destaque, pois esta possibilita a apreciação do potencial de interferência de diferentes fatores, isolados e em interação. Os dados oriundos da avaliação em neuropsicologia permitem o mapeamento de áreas cognitivas preservadas e deficitárias. Adicionalmente, avança na investigação do impacto destas sobre a aprendizagem, o comportamento, as atividades de vida diária e as relações sócio-afetivas dos sobreviventes. Por fim, tais resultados oferecem subsídios para a proposição de estratégias de intervenção eficazes, que garantam o potencial de desenvolvimento e aprendizagem deste grupo clínico. Diante do exposto, circunscreve-se neste projeto a pertinência do estabelecimento de diálogo entre a neuropsicologia infantil e a oncologia pediátrica, em especial em termos de dois subtipos específicos do câncer, a saber, os tumores de fossa posterior (TFP) e a leucemia linfóide aguda (LLA). Tal delimitação aqui executada é justificada pela alta incidência destes tipos de câncer na infância, bem como a implicação direta destas neoplasias e seus tratamentos sobre a organização e o funcionamento do Sistema Nervoso Central.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Izabel Augusta Hazin Pires - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 8
      Membro: Izabel Augusta Hazin Pires.
    9. 2014-Atual. Perfil neuropsicologico de criancas com transtornos do espectro do autismo
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Izabel Augusta Hazin Pires - Coordenador / maranhão, samantha - Integrante / Carolina Vilar - Integrante. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Izabel Augusta Hazin Pires.
    10. 2011-2013. INVESTIGACAO DAS RELACOES ENTRE AUTO-ESTIMA, AUTOCONCEITO, REPRESENTACAO SOCIAL E DESEMPENHO ESCOLAR EM MATEMATICA: SUBSIDIOS A PROBLEMATIZACAO DAS RELACOES ENTRE COGNICAO E AFETIVIDADE
      Descrição: A presente proposta de investigação insere-se no programa de pesquisa que vem sendo desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática ? NUPPEM/UFPE em parceria com o Laboratório de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática ? LAPPEM/ UFRPE e o Laboratório de Pesquisa e Extensão em Neuropsicologia ? LAPEN/UFRN. O NUPPEM está inserido em uma das linhas de pesquisa do programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva da UFPE (Educação Matemática e Científica), tendo oficialmente sido cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa/CNPq, em 2006, e desde então funcionando de forma sistemática e ininterrupta. De natureza interdisciplinar, tem por objetivo principal desenvolver pesquisas de natureza psicológica sobre conceitos e atividades matemáticas com implicações e repercussões para a educação matemática. O estudo ora proposto tem por objeto contribuir para uma melhor identificação e compreensão de dificuldades de aprendizagem em matemática, no Ensino Fundamental I e II; e suas interfaces com os processos afetivos, na tentativa de elucidar aspectos relevantes para aprendizagem e o desenvolvimento de conceitos matemáticos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Izabel Augusta Hazin Pires - Integrante / Cláudia Roberta de Araújo - Integrante / sintria labres lautert - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Izabel Augusta Hazin Pires.
    11. 2010-2014. PROSPEC ? PROGRAMA DE IDENTIFICACAO DE TALENTOS PARA O METROPOLE DIGITAL
      Descrição: O presente projeto congrega ações de pesquisa e extensão com objetivo central de contribuir para implementação dos objetivos traçados pelo Projeto Metrópole Digital, que se propõe a implantar no Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte programa estruturador de qualificação de mão-de-obra para a área de Tecnologia da Informação (TI), através da seleção e capacitação de jovens com ensino fundamental concluído. Tal projeto abrange ações de pesquisa aplicada, prevendo ainda esforço direcionado à inovação e incubação de negócios, formação superior de parte dos jovens talentos em cursos de graduação e pós-graduação da UFRN e integração de talentos prospectados a laboratórios e empresas incubadas. Nesse sentido, apresenta-se proposta de desenvolvimento dos procedimentos de seleção, avaliação e acompanhamento de jovens candidatos ao Projeto Metrópole Digital, através de avaliação prospectiva e sistemática, guiada pelo estabelecimento de conjunto de critérios que estabeleçam com clareza operacional os construtos "habilidade para a informática" / "habilidade na área de TI". Entende-se que todo jovem tem um conjunto de competências instaladas na direção de alguma habilidade em diferentes domínios, tais como os esportes, as artes ou a tecnologia. Tal iniciativa surge, portanto da necessidade de prover o Rio Grande do Norte de projeto estruturador que permita simultaneamente:?- Aumentar a disponibilidade de mão de obra especializada capaz de alimentar parque local de indústrias na área de software e hardware.?- Incrementar o parque de TI (Tecnologia da informação) norte-riograndense.?- Contribuir, através de iniciativas nas áreas de prestação de serviço e produção de bens, para desenvolvimento global da região, no contexto do conjunto de ações previstas no PAC para o estado.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Izabel Augusta Hazin Pires - Coordenador / Luciano Rogério de Lemos Meira - Integrante / Pedro Fernando Bandassolli - Integrante / Symone Fernandes de Melo - Integrante / Jorge Falcão - Integrante / Denise Rêgo - Integrante. Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Outra. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Izabel Augusta Hazin Pires.
    12. 2010-2012. Alteracoes neuropsicologicas e dificuldades escolares em criancas sobreviventes de leucemia linfoide aguda (LLA)
      Descrição: O objetivo do presente estudo é Investigar os efeitos neuropsicológicos e dificuldades de aprendizagem decorrentes do tratamento quimioterápico isolado ou associado à radioterapia e o impacto destes sobre o desenvolvimento cognitivo e a qualidade de vida de crianças em tratamento ou sobreviventes de Leucemia Linfóide Aguda (LLA) na faixa etária dos 6 aos 16 anos. Como objetivos específicos busca-se a) Estabelecer relações entre alterações neuropsicológicas e dificuldades escolares específicas decorrentes das mesmas; b) Identificar a relação entre o tipo de tratamento ao qual foram submetidas as crianças (quimioterapia isolada ou associada à radioterapia de crânio) e a natureza e extensão dos efeitos cognitivos tardios e dificuldades escolares associadas a tais tratamentos; c) Investigar diferenças no perfil cognitivo e padrão de dificuldades escolares apresentados por crianças diagnosticadas com LLA em tratamento e aquelas que estão fora de tratamento há mais de um ano; d) Verificar se há relação entre a existência de déficits no domínio cognitivo e dificuldades escolares de crianças diagnosticadas com LLA e a idade que tinham no momento do diagnóstico. e) Verificar se há relação entre a existência e natureza de déficits no domínio cognitivo e presença de dificuldades escolares específicas em crianças diagnosticadas com LLA e o sexo das mesmas. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Izabel Augusta Hazin Pires - Integrante / Jorge Tarcísio da Rocha Falcão - Coordenador.
      Membro: Izabel Augusta Hazin Pires.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (3)
    1. XXI Seminário Internacional da USMP.Neurociencias y educación: Una asociación necesaria. 2014. (Seminário).
    2. XXI Seminário Internacional da USMP.Vulnerabilidad, riesgo y estrés: impacto sobre el desarrollo de niño. 2014. (Seminário).
    3. I Jornada Pedagógica do SESC/RN.Contribuições das Neurociências para a Educação. 2010. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (11)
    1. GALVÃO, Olavo ; HAZIN, I. ; PARACAMPO, Carla ; SEABRA, A. ; MOGRABI, Daniel ; ALMEIDA, Rosa ; PEREIRA, A. P. A. ; Mello, B.C.. VII reunião Anual do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e comportamento. 2016. Congresso
    2. Hazin, Izabel. Uma aventura pelo cérebro. 2016. (Exposição).. . 0.
    3. DA ROCHA FALCÃO, J.T. ; Lyra, M.C ; HAZIN, I.. Ciclo de Conferências de Jaan valsiner - Psicologia cultural de intervenÇòes em um mundo globalizado. 2015. Outro
    4. HAZIN, I.; Maranhão, S. ; Metta, Luana. Semana do Cérebro 2015 - Uma aventura pelo Cérebro. 2015. Outro
    5. Hazin, Izabel; ARGOLLO, N. ; MIRANDA, M. ; Mello, B.C. ; BATISTA, J.. II Encontro em Desenvolvimento Infantil - IBNequinho. 2015. Congresso
    6. Hazin, Izabel; Guerra, A. L. B.. II Encontro Norteriograndense de neuropsicologia. 2015. Congresso
    7. HAZIN, I.; Francischini, R. ; Campos, Herculano ; Quintanar, Luis ; Solovieva, Yulia. I Colóquio Internacional do Núcleo de Estudos socioculturais da infância e da adolescência. 2014. Outro
    8. HAZIN, I.; Mello, B.C. ; MIRANDA, M. ; ARGOLLO, N. ; BATISTA, J.. I Encontro sobre Desenvolvimento Infantil: da neuropsicologia às políticas públicas - IBNequinho. 2013. Congresso
    9. Hazin, Izabel; Maia, Eulália ; GOMES, Neuciane ; Garcia, Danielle ; Gomes, Ediana. I Encontro Norteriograndense de Neuropsicologia. 2013. Congresso
    10. Hazin, Izabel; Metta, Luana ; Garcia, D. F. ; Gomes, Ediana. Uma Aventura pelo Cérebro. 2013. Exposição
    11. HAZIN, I.. I Conferência Metrópole Digital. 2011. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:41