Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Robson Francisco Carvalho

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2000), mestrado e doutorado em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2003 e 2006), e pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2007). Atualmente é Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista - UNESP, Instituto de Biociências, Campus de Botucatu (desde 2009), e está credenciado como docente nos Programas de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Genética) e de Pós-Graduação em Biologia Geral e Aplicada (IBB/UNESP). Tem experiência nas áreas de biologia celular e molecular e em métodos de bioinformática para mineração de dados e análise de big data, atuando principalmente no estudo de vias moleculares envolvidas na caquexia associada ao câncer. Recentemente, seu grupo de pesquisa tem utilizado a mineração de dados e análises de big data na pesquisa da COVID-19. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/5406518799128485 (30/09/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2 (***
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências, Departamento de Morfologia. Laboratório de Biologia do Músculo Estriado Rubião Júnior 18618970 - Botucatu, SP - Brasil Telefone: (014) 38800473 Fax: (014) 38800473 URL da Homepage: https://www.ibb.unesp.br
  • Grande área: Ciências Biológicas
  • Área: Morfologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (12)
    1. 2020-Atual. Identificacao de potenciais alvos terapeuticos da COVID-19 no pulmao de pacientes com comorbidades associadas as complicacoes fatais da doenca.
      Descrição: Atividade Detalhada: Serão analisados dados públicos de sequenciamento de RNAs (RNA-Seq) do pulmão de pacientes com comorbidades que afetam a gravidade da COVID-19 para: i) explorar alterações transcricionais de genes que codificam proteínas que interagem com o SARS-CoV-2; ii) comparar o perfil de expressão gênica pulmonar de pacientes com comorbidades com o perfil de expressão gênica de células pulmonares infectadas com o SARS-CoV-2. Serão utilizados conjuntos de dados de expressão gênica de pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (n = 98), asma (n = 57), câncer de pulmão de células não-pequenas (n = 199), câncer de pulmão de células pequenas (n = 79), e de indivíduos fumantes (n = 7), e seus respectivos controles (n = 155), bem como dados de células humanas infectadas com SARS-CoV-2 (n = 6), e seu respectivo controle (n = 6). Os dados serão obtidos na plataforma Gene Expression Omnibus (GEO, https://www.ncbi.nlm.nih.gov/gds/) e integrados para determinar computacionalmente as redes de interação proteína-proteína (SARS-CoV-2/humanos) e perturbações transcricionais induzidas pelo vírus. Ao final, os dados serão integrados com 754 proteínas alvo de drogas aprovadas pelo Food and Drug Administration (FDA) e com mecanismo de ação descrito no DrugBank (www.drugbank.ca). Objetivos: Considerando a necessidade premente de medicamentos para tratar a COVID-19, as estratégias de bioinformática que utilizam processamento de dados em larga escala se tornam cruciais para a compreensão da doença e identificação de potenciais alvos terapêuticos. O objetivo da proposta é analisar dados transcriptômicos disponíveis na plataforma GEO (RNA-Seq) de pacientes com comorbidades que afetam a gravidade da COVID-19 para explorar as alterações transcricionais do pulmão em proteínas que potencialmente interagem com o SARS-CoV-2. A identificação de interações vírus-hospedeiro com base em dados do transcriptoma pode fornecer novos alvos moleculares para abordagens terapêuticas, principalmente, para os casos mais graves da doença.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Robson Francisco Carvalho - Coordenador / Paula Paccielli Freire - Integrante / CURY, SARAH S. - Integrante / SANTOS OLIVEIRA, JAKELINE - Integrante. Financiador(es): Banco Santander Banespa - Brasil - Auxílio financeiro.
      Membro: Robson Francisco Carvalho.
    2. 2018-2018. 11th International Conference on Cachexia, Sarcopenia and Muscle Wasting
      Descrição: Auxílio à Pesquisa/ Participação em Reunião Científica ou Tecnológica/ Reunião no Exterior.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Robson Francisco Carvalho - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Auxílio financeiro.
      Membro: Robson Francisco Carvalho.
    3. 2017-Atual. Danish-Brazilian research colaboration: role of cancer exosomes in translational research
      Descrição: The objective of this Denmark-Brazil research collaboration is to perform an integrated analysis of miRNA and mRNA expression profiles in colorectal cancer and to unravel new secretome transcripts and exosomal RNAs with potential role in muscle wasting in cancer cachexia. The evidence of our working hypothesis is present in our preliminary data (UNESP, Brazil) obtained from published miRNA and mRNA expression and clinical datasets across lung adenocarcinoma which clearly point out the dysregulation of secretome components associated with worse overall survival and cachexia.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Robson Francisco Carvalho - Integrante / Rogatto SR - Integrante / Martins VR - Integrante / Nunes DN - Integrante / Leme AFP - Integrante / Madsen JS - Coordenador / Nielsen TO - Integrante / Branslund I - Integrante. Financiador(es): Danish Agency for Science, Technology and Innovation - Denmark - Cooperação.
      Membro: Robson Francisco Carvalho.
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Adriana Franco Paes Leme - Integrante / Vilma Regina Martins - Integrante / Robson Francisco Carvalho - Integrante / Diana Noronha Nunes - Integrante / Jonna Skov - Coordenador / Ivan Brandslund - Integrante / SILVIA REGINA ROGATTO - Integrante.
      Membro: Adriana Franco Paes Leme.
    4. 2014-2015. Estudo em Larga Escala da Expressao Genica e de microRNAs de Carcinomas Mamarios e Linfonodos Regionais Metastaticos de Cadelas
      Descrição: O tumor mamário canino é o tumor mais frequente em cadelas e seu comportamento biológico e molecular se assemelha com o que ocorre em mulheres, com isso as cadelas podem ser um excelente modelo comparativo para o entendimento do processo carcinogênico desta neoplasia, além de um modelo natural para testes clínicos. A metástase é uma consequência comum e a principal causa de mortalidade por esta enfermidade em ambas as espécies. Além disso, a frequência de metástase deste tipo histológico de tumor é baixa em comparação aos carcinomas simples, fato interessante, já que os carcinomas em tumor misto apresentam um fenótipo de transição epitelial mesenquimal (TEM) que sabidamente facilita e corrobora com o processo metastático. Frente a este fato, propomos identificar um perfil gênico e de microRNAs diferencialmente expressos nos carcinomas simples e nos carcinomas em tumor misto de cadelas e nos linfonodos regionais com presença e ausência de metástases, por meio da técnica de expressão gênica em larga escala, em plataformas de array, e com isso reconhecer mecanismos moleculares envolvidos nos processos de TEM e potencial metastático. Os resultados serão validados pelo método de RT-qPCR e imuno-histoquímica. Os dados também serão comparados com parâmetros clínicos e histopatológicos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Robson Francisco Carvalho - Integrante / Amorin RL - Coordenador / Rogatto SR - Integrante / Nardi AB - Integrante / Cassali GD - Integrante / Costa MT - Integrante / Salvador RCL - Integrante / Ferreira TMMR - Integrante / Carvalho M - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Robson Francisco Carvalho.
    5. 2014-2015. Mecanismos Geneticos Modulados por MicroRNAs em Carcinoma Pulmonar
      Descrição: O câncer de pulmão é o câncer mais freqüentemente diagnosticado, com ~1.2 milhões de casos novos a cada ano e a principal causa de óbitos por câncer, no mundo. No Brasil, estima-se uma incidência de mais de 27 mil novos casos de carcinoma pulmonar e 21 mil óbitos a cada ano, segundo registros do Instituto Nacional de Câncer (INCA, 2013). Apesar dos avanços nas estratégias cirúrgicas e de tratamento quimioterápico, o prognóstico dos pacientes ainda é muito pobre. Portanto, é extremamente necessária a identificação de mecanismos genéticos desregulados que tenham impacto no prognóstico dos pacientes. A determinação precisa de tais mecanismos em câncer de pulmão pode levar ao desenvolvimento de novas estratégias de tratamento desta doença. Desta forma, genes envolvidos nestas vias e seus respectivos mecanismos de regulação constituem alvos para o desenvolvimento de novas terapias em carcinoma pulmonar. Em vários tipos tumorais tem-se demonstrado que a análise molecular tem o potencial de revolucionar o diagnóstico, prognóstico e tratamento dos pacientes com diversas neoplasias, através da identificação de biomarcadores moleculares úteis na detecção precoce, determinação do prognóstico e predição de riscos de recorrência ou resposta ao tratamento. O objetivo deste estudo é identificar mecanismos moleculares que possam ser clinicamente úteis no delineamento de drogas ou inibidores de miRNAs, utilizando modelos in vivo. MicroRNAs (miRNAs) são importantes reguladores da expressão gênica e têm sido apontados como biomarcadores prognósticos e preditivos, bem como alvos terapêuticos em vários tipos de cânceres agressivos. A integração de dados de perfil transcritômico e de miRNAs utilizando modelos in vivo tem o potencial de identificar vias moleculares que dirigem a tumorigênese de carcinomas pulmonares. Estudos como esse são essenciais para delinear tratamentos direcionados de pacientes com carcinoma pulmonar de células não-pequenas, o tipo histológico mais comum deste câncer e frequentemente diagnosticado em estadiamento avançado de progressão da doença. Moléculas inibidoras de miRNAs (antagomirs) são úteis para o delineamento de estratégias terapêuticas em tumores de estadiamento avançado e que são frequentemente resistentes ao tratamento quimioterápico de primeira linha.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Robson Francisco Carvalho - Integrante / Reis PP - Coordenador / Rogatto SR - Integrante / Oliveira RA - Integrante / Jurisica I - Integrante. Financiador(es): Pró-Reitoria de Pesquisa - UNESP - Auxílio financeiro.
      Membro: Robson Francisco Carvalho.
    6. 2014-2015. Carcinogenese Prostatica Experimental: alvos moleculares e perspectivas terapeuticas
      Descrição: O câncer de próstata é uma doença relacionada ao sistema endócrino e sua progressão envolve alterações nas vias de sinalização estrogênica e androgênica. Assim a investigação de drogas que atuem interferindo nessas vias cria perspectivas para a descoberta de novos alvos terapêuticos. Neste cenário a privação androgênica tem sido empregada como o principal tratamento para redução significativa destes tumores. O antiandrógeno acetato de abiraterona, inibidor da enzima CYP17, tem sido aplicado para tratamento de estágios avançados da doença. No entanto seu uso pode desencadear mecanismos de resistência à droga requerendo tratamentos adicionais para o controle da progressão da doença. Nesse sentido a associação dessa terapia com drogas inibidoras de vias relacionadas com a progressão da carcinogênese prostática, como a da PI3K/Akt, parece uma estratégia alternativa e efetiva para o tratamento da doença. Paralelamente, estudostem investigado o papel do estradiol sobre a etiologia do câncer prostático e o uso de drogas que modulam os receptores estrogênicos e que representam estratégias terapêuticas contra esta doença. Pesquisas recentes propõem o ER² como possível alvo terapêutico em neoplasias, porém são escassos os trabalhos que expliquem os mecanismos pelo quais esse receptor exerce suas funções. Atualmente, um conjunto de evidências estabelecem que os miRNAs, reguladores pós-transcricionais de diversos genes, controlariam o desenvolvimento e progressão de vários tumores. Trabalhos que correlacionem as funções do ER² com a expressão de miRNA na carcinogênese prostática tornam-se importantes para compreensão de vias de sinalização relacionadas ao processo tumoral além de criar perspectivas para a descoberta de novos alvos terapêuticos. Desta forma, pretende-se com este estudo, avaliar estratégias terapêuticas alternativas baseadas na modulação das vias de sinalização androgênica e estrogênica para tratamento do câncer prostático.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Robson Francisco Carvalho - Integrante / Scarano WR - Coordenador / Gonçalvez BF - Integrante / Mendes LO - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Robson Francisco Carvalho.
    7. 2014-2015. Expressao de microRNAs musculo-especificos na miogenese e durante o crescimento muscular do pacu (Piaractus mesopotamicus): estudos in vivo e in vitro
      Descrição: O pacu (Piaractus mesopotamicus) apresenta excelentes características zootécnicas, como rápido crescimento e alta fecundidade, fatores que propiciam o sucesso de sua criação intensiva. Nos peixes, o músculo esquelético corresponde a maior parte da massa muscular, cujo crescimento ocorre por hipertrofia e/ou hiperplasia, processos regulados por várias moléculas sinalizadoras. Em mamíferos, tem sido sugerido que uma classe de pequenos RNAs não codificantes, conhecidos como microRNAs, são reguladores críticos da expressão de genes envolvidos com várias funções biológicas, sendo que os microRNAs miR-1, miR-133a, miR-133b e miR-206 estão envolvidos com a regulação transcricional de genes envolvidos com o crescimento do músculo esquelético. O objetivo desse trabalho é avaliar a expressão dos microRNAs miR-1, miR-133a, miR-133b, miR-206 e de seus mRNAs alvos no músculo esquelético do pacu, através de estudos in vivo e in vitro. Serão avaliados três períodos de desenvolvimento dos pacus (larval, juvenil e adulto). Os peixes serão mantidos e cultivados durante todo o experimento em caixas d'agua de 0,5 m³ dotadas de sistemas de recirculação de água. Serão retirados fragmentos da musculatura lateral branca profunda, próximo à cabeça. Tanto nos experimentos in vivo quanto nos in vitro, a expressão dos microRNAs e de seus alvos será analisada por Reação em Cadeia da Polimerase após Transcrição Reversa em Tempo Real (RT-qPCR). Para avaliação da função biológica dos microRNAs será realizada a técnica de silenciamento dessas moléculas, através da utilização de oligonucleotídeos antisense inibidores. Os dados obtidos serão submetidos a análises estatísticas adequadas. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Robson Francisco Carvalho - Integrante / Vechetti-Junior I - Integrante / Santos VB - Integrante / Duran BOS - Integrante / Carani FR - Integrante / Dal-Pai-Silva M - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Robson Francisco Carvalho.
    8. 2013-2014. Perfil Genomico de RNAs Mensageiros e MicroRNAs do Musculo Esqueletico na Caquexia Associada ao Cancer
      Descrição: A atrofia do músculo esquelético é um fenômeno comum em várias doenças sistêmicas crônicas tais como septicemia, insuficiência cardíaca crônica, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal crônica, diabetes, AIDS e câncer. Essas doenças podem ser acompanhadas de uma síndrome metabólica complexa caracterizada pela diminuição de massa muscular, denominada de caquexia. As vias moleculares responsáveis pela caquexia não estão completamente esclarecidas, entretanto, evidências sugerem que as citocinas pró-inflamatórias como o fator de necrose tumoral (TNF)-? e a interleucina-6 (IL-6) possuem um papel fundamental, principalmente no desenvolvimento de alterações celulares e moleculares que resultam na perda da massa muscular. A complexidade dos mecanismos de controle da expressão gênica nesse processo sugere o envolvimento de moléculas reguladoras adicionais, como os microRNAs; essas moléculas de RNA codificadas pelo genoma regulam vários processos celulares do músculo esquelético e estão envolvidas em várias doenças musculares. Os microRNAs trabalham de forma orquestrada para controlar diferentes vias ou funções biológicas; essa característica única dos microRNAs os tornam ferramentas eficientes para compreensão de vias específicas envolvidas em doenças ou processos biológicos. Portanto, a análise global do perfil de expressão de microRNAs (microRNoma) permite a identificação e compreensão dos mecanismos de ação dos microRNAs desregulados em condições atróficas e pode fornecer novos alvos moleculares para estratégias terapêuticas na perda de massa muscular. A análise do microRNoma torna-se ainda mais relevante se associada com dados do transcriptoma em um mesmo contexto celular ou tecidual pois permite a compreensão das interações entre os microRNAs e seus mRNAs alvos. O acesso a ambos conjuntos de dados, microRNoma e transcriptoma, representa um poderosa ferramenta de pesquisa em genômica funcional para a construção de redes moleculares e compreensão da complexidade dos mecanismos de ação dos microRNAs na caquexia associada ao câncer. O objetivo do presente trabalho é realizar uma análise integrada do perfil global de expressão de micro-RNAs e mRNAs no músculo esquelético de camundongos com caquexia induzida por carcinoma pulmonar de Lewis (LLC) para identificar redes de regulação e vias moleculares envolvidas na degradação de proteínas musculares. Adicionalmente, os resultados servirão de base para o desenvolvimento de futuras estratégias terapêuticas visando à minimização da perda de massa muscular, aumentando assim a sobrevida e a melhora da qualidade de vida dos pacientes com caquexia.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Robson Francisco Carvalho - Coordenador / Geysson Javier Fernandez Garcia - Integrante / Paula Paccielli Freire - Integrante / Patricia Pintor dos Reis - Integrante / Denis Guttridge - Integrante / Carlos Augusto Barnabe Alves - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Robson Francisco Carvalho.
    9. 2013-2014. Genomic Profiling of Messenger RNAs and MicroRNAs in Cancer Cachexia
      Descrição: The Brazil-USA collaboration provides an exciting opportunity to explore different molecular, cellular, and physiological aspects of muscle wasting. OSU has expertise in cancer cachexia, especially dissecting the mechanisms by which NF-kB regulates muscle differentiation using different in vitro and in vivo experimental models for functional studies, which can complement the UNESP expertise in cardiac cachexia, microRNAs, transcriptomics, and bioinformatics analyses which together, will allow us to ultimately impact on cancer cachexia. The objective of this Brazil-USA research collaboration is to improve cancer cachexia research in both countries. This will be achieved by effective knowledge exchange and research collaboration between the groups from both countries. Additional short-term metrics of success will include collaborative research grants, training awards, and publication of co-authored papers. The long-term goal is to not only to better dissect the function and mechanisms by which genes regulates muscle wasting in cancer cachexia, but to also translate this information to identify new drug targets to support the development of new therapeutic strategies. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Robson Francisco Carvalho - Coordenador / Paula Paccielli Freire - Integrante / Patricia Pintor dos Reis - Integrante / Maeli Dal Pai - Integrante / Carlos Augusto Barnabe Alves - Integrante / Denis Guttridge - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Cooperação.
      Membro: Robson Francisco Carvalho.
    10. 2012-2014. Caracterizacao do Transcriptoma do musculo estriado esqueletico do Pacu (Piaractus mesopotamicus)
      Descrição: Cooperação entre a Universidade Estadual Paulista e a University of St. Andrews (Escócia) para desenvolvimento do projeto: Caracterização do Transcriptoma do músculo estriado esquelético do Pacu (Piaractus mesopotamicus).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Robson Francisco Carvalho - Integrante / Mareco EA - Integrante / Maeli Dal Pai - Coordenador / Ian Johnston - Integrante.
      Membro: Robson Francisco Carvalho.
    11. 2012-2014. Perfil genomico de RNAs mensageiros e microRNAs em celulas musculares esqueleticas tratadas in vitro com TNF-alfa e IFN-gama.
      Descrição: A atrofia do músculo esquelético é um fenômeno comum em várias doenças sistêmicas crônicas tais como septicemia, insuficiência cardíaca crônica, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal crônica, diabetes, AIDS e câncer. Essas doenças podem ser acompanhadas de uma síndrome metabólica complexa caracterizada pela diminuição de massa muscular, denominada de caquexia. As vias moleculares responsáveis pela caquexia não estão completamente esclarecidas, entretanto, evidências sugerem que as citocinas pró-inflamatórias como o fator de necrose tumoral (TNF)-alfa e interferon (INF)-gama possuem um papel fundamental, principalmente no desenvolvimento de alterações celulares e moleculares que resultam na perda de função e massa muscular. A complexidade dos mecanismos de controle da expressão gênica nesse processo sugere o envolvimento de moléculas reguladoras adicionais, como os micro-RNAs; essas moléculas de RNA codificadas pelo genoma regulam vários processos celulares do músculo esquelético e estão envolvidas em várias doenças musculares. Os miRNAs trabalham de forma orquestrada para controlar uma via ou função biológica comum; essa característica única dos miRNAs os tornam ferramentas eficientes para determinação de vias específicas envolvidas em doenças ou processos biológicos. A hipótese deste trabalho é que a atrofia do músculo esquelético induzida por TNF-alfa e INF-gama possui um perfil característico de expressão de miRNAs e mRNAs-alvo, o qual permitirá a identificação de redes de regulação e vias moleculares envolvidas na perda de massa muscular. Adicionalmente, os resultados servirão de base para o desenvolvimento de futuras estratégias terapêuticas visando à minimização da perda de massa muscular, aumentando assim a sobrevida e a melhora da qualidade de vida dos pacientes com caquexia.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Robson Francisco Carvalho - Coordenador / Geysson Javier Fernandez Garcia - Integrante / Paula Paccielli Freire - Integrante / Patricia Pintor dos Reis - Integrante / Carlos Augusto Barnabe Alves - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Robson Francisco Carvalho.
    12. 2010-2012. Perfil global de expressao de Micro-RNAs no musculo esqueletico de ratos com insuficiencia cardiaca
      Descrição: Micro-RNAs (miRNAs) constituem uma classe de pequenos RNAs não codificadores de 17 a 25 nucleotídeos de comprimento envolvidos em uma grande variedade de processos celulares. Os miRNAs regulam a expressão gênica pós-transcricionalmente, primariamente pela associação com a região 3' não traduzida (3' UTR) de seus RNAs mensageiros alvos. Atualmente, embora o número de genes relacionados com o desenvolvimento de doenças musculares aumente a cada ano, as vias moleculares envolvidas permanecem pobremente compreendidas. Porém, estudos recentes demonstram a importância da regulação mediada por miRNAs em diversos processos biológicos e em algumas doenças do músculo esquelético. A insuficiência cardíaca (IC) está associada à miopatia dos músculos esqueléticos dos membros, com diminuição na proporção das fibras do tipo I (contração lenta), aumento na proporção das fibras do tipo II (contração rápida) e perda da massa muscular. A hipótese deste trabalho é que o músculo esquelético na IC possui um perfil característico de expressão de miRNAs que permitirá identificar os miRNAs implicados nas alterações celulares, bem como estabelecer seu papel patogenético na doença. Nosso estudo também poderá servir de base para o desenvolvimento de futuras estratégias terapêuticas visando à minimização da perda de massa muscular, aumentando assim a sobrevida e a melhora da qualidade de vida dos pacientes com IC.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Robson Francisco Carvalho - Coordenador / Leonardo Nazario de Moraes - Integrante / Maeli Dal Pai - Integrante / Antonio Carlos Cicogna - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Robson Francisco Carvalho.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (16)
    1. Orientador do trabalho - 1° lugar Apresentações Orais - Congresso Aberto dos Estudantes de Biologia (XIV CAEB, UNICAMP), UNICAMP.. 2019.
      Membro: Robson Francisco Carvalho.
    2. Orientador do trabalho - 2° lugar Apresentações Orais - XXVIII Congresso Médico Acadêmico de Botucatu (FMB/UNESP), FMB - UNESP.. 2019.
      Membro: Robson Francisco Carvalho.
    3. 1º Lugar - Prêmio UNESP de Teses 2019 - Ciência Básica na Fronteira do Conhecimento, UNESP.. 2019.
      Membro: Robson Francisco Carvalho.
    4. Orientador do trabalho - 1° lugar Apresentações Pôster - V Workbiotech (IBB/UNESP), IBB/UNESP.. 2019.
      Membro: Robson Francisco Carvalho.
    5. Menção Honrosa pela Apresentação Oral do Trabalho "Potenciais Biomarcadores de Caquexia no Câncer de Cabeça e Pescoço", 20º Encontro Nacional de Biomedicina... 2018.
      Membro: Robson Francisco Carvalho.
    6. Award Best Rapid Fire Presentation "Integrative transcriptome and miRNAome analysis reveals extracellular matrix remodeling during muscle atrophy in cancer cachexia", 11th International SCWD Conference on Cachexia, Sarcopenia and Muscle Wasting.. 2018.
      Membro: Robson Francisco Carvalho.
    7. Menção Honrosa pela Apresentação do Painel miR-155 inibe a Ogn pós-transcricionalmente e induz alterações morfológicas em cardiomioblastos H9c2, 19° Encontro Nacional de Biomedicina - IBB/UNESP.. 2016.
      Membro: Robson Francisco Carvalho.
    8. Menção Honrosa pelo trabalho "microRNA miR-155 inhibits expression of the osteoglycin protein to regulate C2C12 myogenesis", Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FeSBE.. 2015.
      Membro: Robson Francisco Carvalho.
    9. 1° lugar - Temas Livres Orais (Jovem Pesquisador): Influência do Exercício Físico Prévio em Ratos Modelo de Cor Pulmonale Sobre a Expressão Gênica Miocárdica, Sociedade Brasileira de Cardiologia - 70° Congresso Brasileiro de Cardiologia.. 2015.
      Membro: Robson Francisco Carvalho.
    10. Menção Honrosa pelo trabalho "Uma nova perspectiva do músculo esquelético: a Prevalente Expressão dos MicroRNAs miR-1 e miR-206 na Matriz Extracelular., 1° fase (Local) do Congresso de Iniciação Científica da UNESP.. 2014.
      Membro: Robson Francisco Carvalho.
    11. Menção Honrosa pelo trabalho "Uma nova perspectiva do músculo esquelético: a Prevalente Expressão dos MicroRNAs miR-1 e miR-206 na Matriz Extracelular., 2° fase (Estadual) do Congresso de Iniciação Científica da UNESP.. 2014.
      Membro: Robson Francisco Carvalho.
    12. Distinction due to the presentation of the work "Paroxetine and Myosin Isoforms in Aortic Regurgitation: Role for Improvement in Contractility", 1st PanAmerican Congress of Physiological Science.. 2014.
      Membro: Robson Francisco Carvalho.
    13. Menção Honrosa pelo trabalho "A new perpective of the skeletal muscle: the prevalent expression of miR-1 and miR-206 in the extracellular matrix", 60° Congresso da Sociedade Brasileira de Genética - SBG.. 2014.
      Membro: Robson Francisco Carvalho.
    14. Paraninfo do Curso de Ciências Biológicas, Instituto de Biociências, UNESP, Botucatu, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP.. 2013.
      Membro: Robson Francisco Carvalho.
    15. Menção Honrosa pelo trabalho: miR-200 family and miR-192 are altered and differentially expressed in adult renal cortex and isolated glomeruli of glomerulusclerosis, XXVI Congresso Brasileiro de Nefrologia.. 2012.
      Membro: Robson Francisco Carvalho.
    16. Oral Presentation - Young Investigator Award - Involvement of glomerular microRNAs expression on ephitelial-to-mesenchymal transition in adult maternal low protein diet programmed rats, International Society of Nutrigenetics / Nutrigenomics.. 2012.
      Membro: Robson Francisco Carvalho.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (31)
    1. 1º Simpósio Brasileiro de Biologia Muscular (SBBMusc).Integrative Omics: from Data to Muscle Biology. 2021. (Simpósio).
    2. Virtual Cancer Cachexia Conference. Single-cell expression landscape of cachexia- inducing factors in pancreatic cancers.. 2020. (Congresso).
    3. 12th International SCWD Conference on Cachexia, Sarcopenia and Muscle Wasting. Interleukin-6 controls microRNA-regulated networks in skeletal muscle cells.. 2019. (Congresso).
    4. 11th International SCWD Conference on Cachexia, Sarcopenia and Muscle Wasting. The expression landscape of cachectic factors across different tumor types predicts cancer outcome. 2018. (Congresso).
    5. 1st SMART Symposium "Skeletal Muscle Applied Research and Therapy". 2017. (Simpósio).
    6. 49th Brazilian Congress of Pharmacology and Experimental Therapeutics. MicroRNAs in Cancer Cachexia.. 2017. (Congresso).
    7. II International Conference on Reproductive Biology and Toxicology.Member of the Scientific Committee. 2017. (Outra).
    8. II International Conference on Reproductive Biology and Toxicology.Exploring Emerging Technologies to Identify Proteins with Tissue-Specific Expression for Novel Biomarker Discovery.. 2017. (Outra).
    9. Role of Cancer Exosomes in Translational Research.Secretome-Based Identification of Potential Biomarkers in Non-Small Cell Lung Cancer Cachexia.. 2017. (Outra).
    10. XVII Workshop de Genética. 2017. (Outra).
    11. XXVI Congresso Médico Acadêmico. Avaliador de Trabalhos Científicos. 2017. (Congresso).
    12. Transição Acadêmico-Profissional - IBB/UNESP.Conhecendo o mercado de trabalho na graduação. 2016. (Outra).
    13. X Venha Conhecer o IB. X Venha Conhecer o IB. 2016. (Exposição).
    14. XVI Workshop de Genética.Direcionamento da carreira de geneticista: desafios e possibilidades. 2016. (Outra).
    15. 18° Encontro Nacional de Biomedicina.Membro da Comissão Científica. 2015. (Encontro).
    16. Workshop Innovation & Entrepreneurship in Biotechnology. 2015. (Outra).
    17. XIV Workshop da Pós-Graduação.Mesa Redonda: Os Desafios de um Recém Formado. 2015. (Encontro).
    18. International Fall School - System Biology in Cancer Discovery.Reconstruction of Molecular Networks Involved in Cancer Cachexa by Integrating miRNA and mRNA Expression Profiling. 2014. (Encontro).
    19. VIII Encontro da Pós-Graduação - FMB - UNESP.Transição Pós-Graduação ao Mercado de Trabalho. 2014. (Simpósio).
    20. XIII Workshop da Pós-Graduação.MicroRNAs na Biologia Celular e em Doenças Humanas. 2014. (Outra).
    21. XIV Workshop de Genética.RNAs Não Codificadores. 2014. (Outra).
    22. 15° Encontro Nacional de Biomedicina.Comissão Científica. 2013. (Encontro).
    23. Molecular Mechanisms of Muscle Growth and Wasting in Health and Disease. Integrated miRNA and mRNA expression profiling in skeletal muscle wasting in rats with cardiac cachexia. 2013. (Congresso).
    24. Molecular Mechanisms of Muscle Growth and Wasting in Health and Disease. Reconstruction of molecular networks involved in cytokine-induced myotubes atrophy by integrating microRNA and mRNA expression profiling. 2013. (Congresso).
    25. Fórum de Discussão do Programa Primeiros Projetos - UNESP.Down-regulation of micro-RNAs -1, -208b, and -499 in slow-to-fast phenotype transition and atrophy of rat skeletal muscle with heart failure. 2012. (Outra).
    26. MicroRNA 2012 - International Symposium.Membro das Comissões Organizadora e Científica. 2012. (Simpósio).
    27. XII Workshop de Genética.Genômica do Câncer. 2012. (Outra).
    28. 14° Encontro Nacional de Biomedicina.Áreas de Atuação do Biomédico. 2011. (Encontro).
    29. The Molecular and Cellular Mechanisms Regulating Skeletal Muscle Development and Regeneration. Differential vulnerability of fast and slow skeletal muscles of rats with heart failure: impact of oxidative stress, contractile properties, and myogenic mRNA markers expression. 2011. (Congresso).
    30. Worshop "Ciência do Envelhecimento". 2011. (Outra).
    31. Desafios da UNESP e sua Nova Geração de Docentes. 2010. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (10)
    1. Reis PP ; Drigo SA ; Carvalho RF. International Frontiers in Molecular Oncology. 2018. Congresso
    2. Carvalho RF; Pinhal D ; Wasko AP. XIV Workshop de Genética. 2014. Congresso
    3. Carvalho RF; Delella FK ; Reis PP ; Martins C ; Dal Pai-Silva M ; Pinhal D ; Felisbino SL ; Hokana P ; Tebaldi F ; Rogatto SR. MicroRNA 2012 - International Symposium. 2012. Congresso
    4. Carvalho RF; Domeniconi RF ; Barreto RE ; Pinhal D. 15° Encontro Nacional de Biomedicina. 2012. Congresso
    5. Carvalho RF; Anjos ALF ; Nogueira CR. I Worshop Internacional sobre Envelhecimento. 2011. Outro
    6. Wasko AP ; Domeniconi RF ; Carvalho RF. 14° Encontro Nacional de Biomedicina. 2011. Outro
    7. Carvalho RF. Curso de Extensão "Ciclo de Atualização em Tecnologias de Biologia Molecular". 2010. (Outro).. . 0.
    8. Carvalho RF. IV Semana da Bio. 2000. (Outro).. . 0.
    9. Carvalho RF. III Semana da Bio. 1999. (Outro).. . 0.
    10. Carvalho RF. II Semana da Bio. 1998. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (13)
    • Robson Francisco Carvalho ⇔ Marina Politi Okoshi (3.0)
      1. REYES, DAVID R. A. ; GOMES, MARIANA J. ; ROSA, CAMILA M. ; PAGAN, LUANA U. ; ZANATI, SILMEIA G. ; DAMATTO, RICARDO L. ; RODRIGUES, EDER A. ; Carvalho, Robson F. ; FERNANDES, ANA A. H. ; MARTINEZ, PAULA F. ; LIMA, ALINE R. R. ; CEZAR, MARCELO D. M. ; CARVALHO, LUIZ E. F. M. ; OKOSHI, Katashi ; OKOSHI, MARINA P.. Exercise during transition from compensated left ventricular hypertrophy to heart failure in aortic stenosis rats. JOURNAL OF CELLULAR AND MOLECULAR MEDICINE (PRINT). v. 23, p. 1235-1245, issn: 1582-1838, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. Polegato, Bertha Furlan ; MINICUCCI, Marcos Ferreira ; Azevedo, Paula Schmidt ; CARVALHO, ROBSON FRANCISCO ; CHIUSO-MINICUCCI, Fernanda ; PEREIRA, ELENIZE JAMAS ; PAIVA, Sergio Alberto Rupp ; ZORNOFF, LEONARDO ANT'NIO MAMEDE ; OKOSHI, Marina Politi ; MATSUBARA, Beatriz Bojikian ; MATSUBARA, Luiz Shiguero. Acute Doxorubicin-Induced Cardiotoxicity is Associated with Matrix Metalloproteinase-2 Alterations in Rats. Cellular Physiology and Biochemistry (Online). v. 35, p. 1924-1933, issn: 1015-8987, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. Santos, Denis Pioli dos ; Okoshi, Katashi ; Moreira, Vanessa O. ; Seiva, Fábio R.F. ; Almeida, Fernanda Losi Alves de ; Padovani, Carlos Roberto ; Carvalho, Robson Francisco ; Okoshi, M. P ; Cicogna, Antônio Carlos ; Castro, Ana Valéria Barros ; Dal Pai-Silva, M. Growth hormone attenuates skeletal muscle changes in experimental chronic heart failure. Growth Hormone & IGF Research. v. 20, p. 149-155, issn: 1096-6374, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Robson Francisco Carvalho ⇔ Celia Regina Nogueira (2.0)
      1. MARTINS, JULIANA R. B. ; MORAES, LEONARDO N. ; CURY, SARAH S. ; CAPANNACCI, JULIANA ; CARVALHO, ROBSON FRANCISCO ; Nogueira, Célia Regina ; HOKAMA, NEWTON KEY ; HOKAMA, PAULA O. M.. MiR-125a-3p and MiR-320b Differentially Expressed in Patients with Chronic Myeloid Leukemia Treated with Allogeneic Hematopoietic Stem Cell Transplantation and Imatinib Mesylate. INTERNATIONAL JOURNAL OF MOLECULAR SCIENCES. v. 22, p. 10216, issn: 1422-0067, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. MARTINS, JULIANA RAVELLI BALDASSARRE ; MORAES, LEONARDO NAZARIO DE ; CURY, SARAH SANTILONI ; DADALTO, JULIANE ; CAPANNACCI, JULIANA ; CARVALHO, ROBSON FRANCISCO ; Nogueira, Célia Regina ; HOKAMA, NEWTON KEY ; HOKAMA, PAULA DE OLIVEIRA MONTANDON. Comparison of microRNA Expression Profile in Chronic Myeloid Leukemia Patients Newly Diagnosed and Treated by Allogeneic Hematopoietic Stem Cell Transplantation. FRONTIERS IN ONCOLOGY. v. 10, p. 10:1544, issn: 2234-943X, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Robson Francisco Carvalho ⇔ Sergio Alberto Rupp de Paiva (1.0)
      1. Polegato, Bertha Furlan ; MINICUCCI, Marcos Ferreira ; Azevedo, Paula Schmidt ; CARVALHO, ROBSON FRANCISCO ; CHIUSO-MINICUCCI, Fernanda ; PEREIRA, ELENIZE JAMAS ; PAIVA, Sergio Alberto Rupp ; ZORNOFF, LEONARDO ANT'NIO MAMEDE ; OKOSHI, Marina Politi ; MATSUBARA, Beatriz Bojikian ; MATSUBARA, Luiz Shiguero. Acute Doxorubicin-Induced Cardiotoxicity is Associated with Matrix Metalloproteinase-2 Alterations in Rats. Cellular Physiology and Biochemistry (Online). v. 35, p. 1924-1933, issn: 1015-8987, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Robson Francisco Carvalho ⇔ Licio Augusto Velloso (1.0)
      1. CODO, ANA CAMPOS DAVANZO, GUSTAVO GASTÃO MONTEIRO, LAUAR DE BRITO DE SOUZA, GABRIELA FABIANO MURARO, STÉFANIE PRIMON VIRGILIO-DA-SILVA, JOÃO VICTOR PRODONOFF, JULIANA SILVEIRA CARREGARI, VICTOR CORASOLLA DE BIAGI JUNIOR, CARLOS ALBERTO OLIVEIRA CRUNFLI, FERNANDA JIMENEZ RESTREPO, JEFFERSSON LEANDRO VENDRAMINI, PEDRO HENRIQUE REIS-DE-OLIVEIRA, GUILHERME BISPO DOS SANTOS, KARINA TOLEDO-TEIXEIRA, DANIEL A. Elevated Glucose Levels Favor SARS-CoV-2 Infection and Monocyte Response through a HIF-1?/Glycolysis-Dependent Axis. Cell Metabolism. v. 20, p. S1550-4131(20)3, issn: 1550-4131, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Robson Francisco Carvalho ⇔ Luis Carlos de Souza Ferreira (1.0)
      1. FREIRE, PAULA P. ; MARQUES, ALEXANDRE H.C. ; BAIOCCHI, GABRIELA C. ; SCHIMKE, LENA F. ; FONSECA, DENNYSON L.M. ; SALGADO, RANIERI C. ; FILGUEIRAS, IGOR S. ; NAPOLEAO, SARAH M.S. ; PLAÇA, DESIRÉE R. ; AKASHI, KAREN T. ; HIRATA, THIAGO DOMINGUEZ CRESPO ; EL KHAWANKY, NADIA ; GIIL, LASSE M. ; CABRAL-MIRANDA, GUSTAVO ; Carvalho, Robson F. ; FERREIRA, LUIS CARLOS S. ; CONDINO-NETO, ANTONIO ; NAKAYA, HELDER I. ; JURISICA, IGOR ; OCHS, HANS D. ; CAMARA, NIELS OLSEN SARAIVA ; CALICH, VERA LÚCIA G. ; CABRAL-MARQUES, OTAVIO. The relationship between cytokine and neutrophil gene network distinguishes SARS-CoV-2-infected patients by sex and age. JCI INSIGHT. v. 6, p. e147535, issn: 2379-3708, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Robson Francisco Carvalho ⇔ Leonardo Antonio Mamede Zornoff (1.0)
      1. Polegato, Bertha Furlan ; MINICUCCI, Marcos Ferreira ; Azevedo, Paula Schmidt ; CARVALHO, ROBSON FRANCISCO ; CHIUSO-MINICUCCI, Fernanda ; PEREIRA, ELENIZE JAMAS ; PAIVA, Sergio Alberto Rupp ; ZORNOFF, LEONARDO ANT'NIO MAMEDE ; OKOSHI, Marina Politi ; MATSUBARA, Beatriz Bojikian ; MATSUBARA, Luiz Shiguero. Acute Doxorubicin-Induced Cardiotoxicity is Associated with Matrix Metalloproteinase-2 Alterations in Rats. Cellular Physiology and Biochemistry (Online). v. 35, p. 1924-1933, issn: 1015-8987, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Robson Francisco Carvalho ⇔ Daniel Martins-de-Souza (1.0)
      1. CODO, ANA CAMPOS DAVANZO, GUSTAVO GASTÃO MONTEIRO, LAUAR DE BRITO DE SOUZA, GABRIELA FABIANO MURARO, STÉFANIE PRIMON VIRGILIO-DA-SILVA, JOÃO VICTOR PRODONOFF, JULIANA SILVEIRA CARREGARI, VICTOR CORASOLLA DE BIAGI JUNIOR, CARLOS ALBERTO OLIVEIRA CRUNFLI, FERNANDA JIMENEZ RESTREPO, JEFFERSSON LEANDRO VENDRAMINI, PEDRO HENRIQUE REIS-DE-OLIVEIRA, GUILHERME BISPO DOS SANTOS, KARINA TOLEDO-TEIXEIRA, DANIEL A. Elevated Glucose Levels Favor SARS-CoV-2 Infection and Monocyte Response through a HIF-1?/Glycolysis-Dependent Axis. Cell Metabolism. v. 20, p. S1550-4131(20)3, issn: 1550-4131, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Robson Francisco Carvalho ⇔ José Maurício Sforcin (1.0)
      1. CONTI, BRUNO J. ; SANTIAGO, KARINA B. ; CARDOSO, ELIZA O. ; FREIRE, PAULA P. ; Carvalho, Robson F. ; GOLIM, MARJORIE A. ; SFORCIN, JOSÉ M.. Propolis modulates miRNAs involved in TLR-4 pathway, NF-?B activation, cytokine production and in the bactericidal activity of human dendritic cells. Journal of Pharmacy and Pharmacology. v. 00, p. 10.1111/jphp.12-00, issn: 0022-3573, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Robson Francisco Carvalho ⇔ Wagner José Fávaro (1.0)
      1. GONÇALVES, BIANCA F. ; BRANDT, J. Z. ; PINHO, C. F. ; FREIRE, P. P. ; DURAN, B. O. S. ; CAMPOS, S. G. P. ; FÁVARO, W. J. ; CARVALHO, R. F. ; SCARANO, W. R.. Therapeutic association between abiraterone acetate and PI3K inhibitor (BEZ235) on ventral prostate carcinogenesis in Fischer 344 rats. 2015. Apresentação de Trabalho/Simpósio

    • Robson Francisco Carvalho ⇔ Marcelo Rizzatti Luizon (1.0)
      1. CALDEIRA-DIAS, MAYARA ; LUIZON, MARCELO R. ; DEFFUNE, ELENICE ; Tanus-Santos, Jose E. ; FREIRE, PAULA P. ; CARVALHO, ROBSON F. ; BETTIOL, HELOISA ; CARDOSO, VIVIANE C. ; ANTONIO BARBIERI, MARCO ; Cavalli, Ricardo C. ; SANDRIM, VALÉRIA C.. Preeclamptic plasma stimulates the expression of miRNAs, leading to a decrease in endothelin-1 production in endothelial cells. Pregnancy Hypertension-An International Journal of Womens Cardiovascular Health. v. 12, p. 75-81, issn: 2210-7789, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Robson Francisco Carvalho ⇔ Camila Renata Corrêa (1.0)
      1. DOS SANTOS, KLINSMANN CAROLO ; CURY, SARAH SANTILONI ; FERRAZ, ANA PAULA COSTA RODRIGUES ; CORRENTE, JOSÉ EDUARDO ; GONÇALVES, BIANCA MARIANI ; DE ARAÚJO MACHADO, LUIZ HENRIQUE ; CARVALHO, ROBSON FRANCISCO ; DE MELO STEVANATO NAKAMUNE, ANA CLÁUDIA ; FABRO, ALEXANDRE TODOROVIC ; FREIRE, PAULA PACCIELLI ; CORRÊA, Camila Renata. Recovery of Cardiac Remodeling and Dysmetabolism by Pancreatic Islet Injury Improvement in Diabetic Rats after Yacon Leaf Extract Treatment. Oxidative Medicine and Cellular Longevity. v. 2018, p. 1-9, issn: 1942-0900, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Robson Francisco Carvalho ⇔ Sérgio Luiz Cruz Aguilar (1.0)
      1. AGUILAR, Sérgio Luiz Cruz. Parecerista do XXII Congresso de Iniciação Científica da Unesp. 2010.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Robson Francisco Carvalho ⇔ Paula Schmidt Azevedo Gaiolla (1.0)
      1. Polegato, Bertha Furlan ; MINICUCCI, Marcos Ferreira ; Azevedo, Paula Schmidt ; CARVALHO, ROBSON FRANCISCO ; CHIUSO-MINICUCCI, Fernanda ; PEREIRA, ELENIZE JAMAS ; PAIVA, Sergio Alberto Rupp ; ZORNOFF, LEONARDO ANT'NIO MAMEDE ; OKOSHI, Marina Politi ; MATSUBARA, Beatriz Bojikian ; MATSUBARA, Luiz Shiguero. Acute Doxorubicin-Induced Cardiotoxicity is Associated with Matrix Metalloproteinase-2 Alterations in Rats. Cellular Physiology and Biochemistry (Online). v. 35, p. 1924-1933, issn: 1015-8987, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:25