Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Marystela Ferreira

Possui graduação em Bacharelado em Química pela Universidade de São Paulo (1993) , graduação em Licenciatura em Química pela Universidade de São Paulo (1995) , mestrado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (1996) , doutorado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (2000) . Possui três anos de pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (2003) , financiado pela Fapesp, quatro meses de pós-doutorado pelo Centro Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento e Instrumentação Agropecuária CNPDIA-EMBRAPA(2004) também financiado pela Fapesp e pós-doutorado de quatro meses pelo Institut Charles Sadron (2005), financiado pelo CNRS-França. Foi bolsista Jovem Pesquisador da Fapesp na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/PP). Atualmente é docente da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Sorocaba. Credenciada junto ao programa de pós graduação institucional da Unesp em Ciência e Tecnologia de Materiais (POSMAT) e nos programas de Ciência dos Materiais (PPGCM-So) e Biotecnologia e Monitoramento Ambiental (PPGBMA-So) da UFSCar/campus Sorocaba. Tem experiência na área de Química , com ênfase em Físico-Química. Em 2020 realizou um pós doutorado na Universidade de Miami (UM) em uma colaboração com o Prof. Dr. Roger Le Blanc. Atua principalmente nos seguintes temas: materiais e nanomateriais, filmes finos, sensores e biossensores, detecção por métodos eletroquímicos. A autora possui cerca de 90 artigos em periódicos nacionais e internacionais, (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/4714185516263478 (21/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1D
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba. Rodovia João Leme dos Santos, km 110 Bairro do Itinga 18052780 - Sorocaba, SP - Brasil Telefone: (15) 32298810 URL da Homepage: https://brnanoresearchgroup.wix.com/gpnns
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Química
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (15)
    1. 2020-2021. INVESTIGACOES ESPECTROSCOPICAS DA LACTOSE OXIDASE E SEUS ?CARBON DOTS? CONJUGADOS
      Descrição: O projeto visa ao estudo da incorporação de lactose oxidase (LO) e carbon dots modificados com lactose oxidase (CDs-Lactose oxidase) em filmes de Langmuir e LB (Langmuir-Blodgett). Será estudado o comportamento físico-químico da proteína livre e modificada, que serão usadas em biossensoriamento óptico-eletroquímico. A LO oxida a lactose em ácido lactobiônico, produzindo H2O2 que pode atuar como antimicrobiano e ativar o sistema lactoperoxidase (LPS), um sistema antimicrobiano presente no leite. As monocamadas de Langmuir serão caracterizadas por isotermas de pressão de superfície, potencial de superfície, PM-IRRAS (Espectroscopia de Absorção e Reflectância no Infravermelho com Modulação da Polarização), Microscopia no ângulo de Brewster (BAM). Os filmes LB serão caracterizados por espectroscopia no ultravioleta e visível (UV-vis), fotoluminescência (PL), espectroscopia de dicroísmo circular, infravermelho por transformada de Fourier (FTIR) e os biossensores serão caracterizados por técnicas eletroquímicas. A caracterização morfológica será realizada por microscopia de força atômica (AFM). Espera-se com esse projeto conjugar LO com CDs para formar um novo material nanoestruturado, combinando as excelentes propriedades óticas dos CDs com a enzima, para entender as interações e posteriormente aplicar em sensores optico-eletroquímicos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Marystela Ferreira - Coordenador / LEBLANC, ROGER M. - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Marystela Ferreira.
    2. 2020-Atual. Bolsa produtividade - chamada 2019
      Descrição: O plano de pesquisa proposto para o novo triênio dará continuidade às pesquisas na UFSCar-Sorocaba fortalecendo o grupo de pesquisa com a produção de novos materiais a partir de técnicas de fabricação de filmes nanoestruturados para aplicações em sensores e biossensores. A presença de compostos químicos que promovem danos à saúde humana e de outros organismos é uma das grandes preocupações atuais, especialmente com relação aos desreguladores hormonais que possuem atividade estrogênica no metabolismo. Uma das classes de compostos que apresentam intensa atividade estrogênica são os parabenos. Estes compostos podem estar presentes em grande parte dos alimentos, cosméticos, produtos de limpeza e medicamentos. Os parabenos são utilizados como conservantes devido à sua atividade antimicrobiana, porém, efeitos adversos vêm sendo observados, pela sua capacidade de desencadear alterações hormonais que aumentam as chances de câncer de mama, próstata, ovário e diminuição na mobilidade de espermatozóides. Neste projeto, propõe-se desenvolver um sensor eletroquímico com eletrodos de ouro modificados com filmes nanoestruturados de nanopartículas de magnetita e polipirrol para detecção de parabenos, em urina e fármacos de uso infantil. A funcionalização dos eletrodos será feita por meio da técnica de automontagem, Layer-by-Layer (LbL) por ser barata, de simples manuseio e que permite a organização das moléculas em escala nanométrica. O método LbL consiste na adsorção de polieletrólitos em um substrato previamente limpo; o substrato é imerso em soluções catiônicas e aniônicas que resultam em bicamadas de filmes nanoestrutarados, devido a forças de Van der Waals e interações eletrostáticas. O filme será caracterizado por técnicas espectroscópicas (infravermelho e ultravioleta) e com a técnica eletroquímica de Voltametria de Pulso Diferencial (DPV). Os filmes também serão analisados morfologicamente por microscopia eletrônica de varredura (MEV), com análise elementar (EDX). Tratamento estatísticos serão feitos para obtenção dos limites de detecção, sensibilidade, faixa linear e demais parametros analíticos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marystela Ferreira - Coordenador.
      Membro: Marystela Ferreira.
    3. 2017-2020. Bolsa Produtividade Chamada 2016
      Descrição: Processo CNPq: 301848/2016-5. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Marystela Ferreira - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Marystela Ferreira.
    4. 2017-2019. Desenvolvimento de filmes nanoestruturados automontados (LbL) e LB incorporando emodina para sistemas carreadores - Auxilio Regular fapesp
      Descrição: O projeto visa ao estudo da incorporação de fármacos em nanocarreadores, para imobilização em filmes LbL (Layer-by-Layer) e LB (Langmuir-Blodgett) com a finalidade de liberação controlada. O fármaco escolhido foi a emodina que será imobilizada em filmes LbL e LB na forma livre ou incorporada em lipossomos e/ou ciclodextrinas. Os sistemas serão caracterizados por espectroscopia no ultravioleta e visível (UV-vis), infravermelho por transformada de Fourier (FTIR), análise e rastreamento de nanopartícula (NTA, Nanoparticle tracking analyses), espalhamento de luz dinâmico (DLS, Dynamic light scattering) e técnicas eletroquímicas. Os filmes também serão caracterizados por ressonância plasmônica de superfície (SPR) que permite determinar sua espessura e investigar interações moleculares entre os constituintes. A associação de emodina a filmes nanoestruturados abre perspectivas para aplicação no controle de liberação controlada de fármacos em sistemas que mimetizam o modelo de camada lipídica da pele. Auxílio Regular Fapesp 2016/19387-0.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marystela Ferreira - Coordenador / Marli Leite Moraes - Integrante / Leonardo Fernandes Fraceto - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Marystela Ferreira.
    5. 2016-Atual. Instituto Nacional de Ciencia e Tecnologia de Eletronica Organica (INEO)
      Descrição: O projeto do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Eletrônica Orgânica (INEO) propõe formar uma rede que reúne pesquisadores com o objetivo de desenvolver Ciência e Tecnologia em Eletrônica Orgânica e em sistemas relacionados. O INEO proposto compreende mais de 40 grupos de pesquisa em diferentes áreas da Física, Química e Engenharia, resultando em uma rede capaz de enfrentar os desafios multidisciplinares da área de Eletrônica Orgânica e sistemas híbridos orgânicos-inorgânicos. Os principais objetivos do INEO estão listados abaixo neste formulário. Na pesquisa, a proposta divide-se em dois ramos. O ramo A é composto por projetos que envolvem materiais sintéticos orgânicos e filmes finos nanoestruturados. Os projetos relacionados visam estudos estruturais e morfológicos de filmes finos, estudos de fenômenos de transporte elétrico e de interfaces, propriedades ópticas dos materiais semicondutores orgânicos e híbridos, fabricação e caracterização de dispositivos eletrônicos e optoeletrônicos, bem como de tecnologias de eletrônica impressa. O ramo B trata de propriedades físico-químicas de moléculas biologicamente relevantes e o impacto sobre suas ações fisiológicas. O conhecimento básico do comportamento dos sistemas biomoleculares impulsiona o desenvolvimento de biossensores, dispositivos bioeletrônicos, sistemas de distribuição e controle de drogas e aplicações em Engenharia de Tecidos. O ramo C descreve as atividades de disseminação de conhecimento propostas dentro do INEO, as quais serão executadas por três subprojetos principais: (i) "CiênciaWeb"; (ii) Viajando com o ônibus do conhecimento; e (iii) Programa Futuro Cientista. Finalmente, as atividades do ramo D descrevem propostas em colaboração com empresas e setores públicos, o apoio dado pela universidade e suas agências de inovação e projetos relacionados à prospecção de oportunidades de aplicações industriais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (16) / Doutorado: (21) . Integrantes: Marystela Ferreira - Integrante / Osvaldo N. Oliveira Jr. - Integrante / Débora T Balogh - Integrante / Roberto M Faria - Coordenador / Paulo Barbeitas Miranda - Integrante / Débora Gonçalves - Integrante / Clarissa de Almeida Olivati - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Marystela Ferreira.
    6. 2016-Atual. ?INVESTIGACAO DE PROCESSOS INTERFACIAIS BIOMOLECULARES DE FILMES FINOS ATRAVES DA TECNICA DE RESSONANCIA DE PLASMON DE SUPERFICIE (SPR)
      Descrição: Projeto Universal 2016. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marystela Ferreira - Coordenador / Osvaldo N. Oliveira Jr. - Integrante / Marli Leite Moraes - Integrante / Flavio Makoto - Integrante / . Celina Massumi Miyazaki - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Marystela Ferreira.
    7. 2015-2017. Auxilio Regular Fapesp
      Descrição: O projeto visa à imobilização de nanopartículas metálicas de ouro em filmes nanoestruturados obtidos pelas técnicas de Langmuir-Blodgett (LB) e automontagem camada por camada (do inglês, Layer-by-Layer, LbL) como mediadores de elétrons para a construção de biossensores enzimáticos para detecção de diferentes analitos através de técnicas eletroquímicas. As unidades sensoriais serão compostas de filmes ultrafinos de nanopartículas metálicas com enzimas que gerem peróxido de hidrogênio em suas reações, como colesterol oxidase e uricase, depositados sobre substratos sólidos. Em outra frente, pretende-se também investigar imunossensores para detecção de antígeno prostático específico (PSA, do inglês Prostate Specific Antigen) através da automontagem LbL do antígeno e detecção do anticorpo ou vice-versa. A flexibilidade do controle da espessura dos filmes, oferecida pelas técnicas LB e LbL, poderá ser explorada para atingir baixos tempos de resposta das unidades sensoriais. Essas unidades serão imersas em sistemas líquidos e a aquisição e caracterização dos resultados serão realizadas por medidas eletroquímicas. Os filmes mistos de nanopartículas e enzimas e os filmes contendo anticorpo/antígeno, bem como sua interação com os analitos, serão estudados com técnicas espectroscópicas, como absorção no UV-Vis, FTIR e Raman e eletroquímicas (voltametria cíclica e amperometria). Os filmes também serão caracterizados por ressonância plasmônica de superfície (SPR) que permite determinar sua espessura e investigar interações moleculares entre os materiais contidos no filme e o analito de interesse. Esta técnica será essencial para investigar as interações entre as biomoléculas dos biossensores e o analito, bem como determinar a espessura dos filmes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Marystela Ferreira - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Marystela Ferreira.
    8. 2014-2017. Bolsa Produtividade chamada 2013
      Descrição: Bolsa Produtividade processo 304278/2013-0. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marystela Ferreira - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Marystela Ferreira.
    9. 2014-Atual. Desenvolvimento de materiais para aplicacao em sensores e biossensores
      Descrição: Desenvolvimento de materiais para aplicação em sensores e biossensores através do uso da técnica de automontagem e Langmuir-Blodgett (LB).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Marystela Ferreira - Coordenador / Osvaldo N. Oliveira Jr. - Integrante / Marli Leite Moraes - Integrante / MIYAZAKI, CELINA M. - Integrante.
      Membro: Marystela Ferreira.
    10. 2012-2015. ?FILMES NANOESTRUTURADOS DE POLIANILINA E ARGILAS PARA APLICACAO EM SENSORES AMBIENTAIS? /Projeto UniIversal 2012
      Descrição: Projeto Universall chamada 2012. O projeto visa ao desenvolvimento de sensores para a determinação de metais pesados, através da utilização de filmes nanoestruturados depositados pelas técnicas de Langmuir-Blodgett (LB) e automontagem camada por camada (do inglês, Layer-by-Layer, LbL). As unidades sensoriais serão compostas de filmes ultrafinos de polímeros condutores funcionalizados com argilas (nanoclays), pré-depositados sobre substratos sólidos, através das técnicas citadas acima. A flexibilidade do controle da espessura dos filmes, oferecida por essas técnicas, poderá ser explorada para atingir baixos tempos de resposta das unidades sensoriais. Os filmes serão fabricados preferencialmente de polianilina (PAni) e argilas pertencentes ao grupo das esmectitas, sendo esta denominada montmorilonita (MMT). Dependendo da técnica de fabricação do filme os materiais serão co-espalhados, ou utilizados na forma de bicamadas. Essas unidades serão imersas em diferentes sistemas líquidos e a aquisição e caracterização dos resultados serão realizadas por medidas de eletroquímica. Os filmes mistos de polímeros com argilas bem como a interação entre os filmes e os analitos serão estudados através da caracterização espectroscópica por UV-Vis, FTIR e Raman, além da caracterização eletroquímica (voltametria cíclica), microscopia de força atômica (AFM), microscopia eletrônica de varredura (MEV) e difração de raio-X (DRX).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . Integrantes: Marystela Ferreira - Coordenador / Mariselma Ferreira - Integrante / A. Riul Jr - Integrante / Constantino, C. J. L. - Integrante / Oliveira, Osvaldo N. - Integrante / Fabio Ruiz Simões - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Marystela Ferreira.
    11. 2012-2014. FILMES NANOESTRUTURADOS DE HIBRIDOS ORGANICO-INORGANICOS PARA SENSORES AMBIENTAIS
      Descrição: O projeto visa ao desenvolvimento de sensores para detectar metais pesados, baseados em filmes nanoestruturados obtidos pelas técnicas de Langmuir-Blodgett (LB) e automontagem camada por camada (do inglês, Layer-by-Layer, LbL). As unidades sensoriais serão compostas de filmes ultrafinos de polímeros condutores funcionalizados com argilas (nanoclays), pré-depositados sobre substratos sólidos. A flexibilidade do controle da espessura dos filmes, oferecida por essas técnicas, poderá ser explorada para atingir baixos tempos de resposta das unidades sensoriais. Os filmes serão fabricados preferencialmente de polianilina (PANI) e argilas do grupo das esmectitas, ou montmorilonita (MMT). Dependendo da técnica de fabricação do filme os materiais serão co-espalhados, ou utilizados na forma de bicamadas. Essas unidades serão imersas em diferentes sistemas líquidos e a aquisição e caracterização dos resultados serão realizadas por medidas eletroquímicas. Os filmes mistos de polímeros com argilas, e sua interação com os analitos, serão estudados com técnicas espectroscópicas, como absorção no UV-Vis, FTIR e Raman, eletroquímicas (voltametria cíclica), microscopia de força atômica (AFM), microscopia eletrônica de varredura (MEV) e difração de raios X (DRX). Os filmes também serão caracterizados por ressonância de plásmons de superfície (Surface Plasmon Resonance (SPR)), que permite determinar sua espessura e investigar interações moleculares entre os materiais orgânicos e inorgânicos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Marystela Ferreira - Coordenador / Osvaldo N. Oliveira Jr. - Integrante / Carlos J L Constantino - Integrante / Mariselma Ferreira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Marystela Ferreira.
    12. 2011-2014. Fabricacao e caracterizacao de materiais mediadores de eletrons para utilizacao em biossensores
      Descrição: Bolsa de produtividade - nível 2. Processo 302429/2010-7. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Marystela Ferreira - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Marystela Ferreira.
    13. 2011-2013. Integracao de filmes finos oxidos em substratos polimericos para aplicacao em celulas fotovoltaicas flexiveis
      Descrição: O principal objetivo deste projeto é desenvolver óxidos transparentes e condutivos voltados para a fabricação de células fotovoltaicas flexíveis, semitransparentes, de baixo custo e que exibam integração arquitetônica ao ambiente. Para tanto, é prevista a síntese e a caracterização físico-química das estruturas formadas por filmes finos óxidos (principalmente óxido de zinco) integrados sobre substratos de polímeros comerciais. A princípio, os polímeros a serem investigados são o policloreto de vinila (PVC) e o politereftalato de etila (PET). Também serão empregadas lâminas de vidro como substrato padrão. Para cada tipo de material serão avaliadas, em menor ou maior grau, as propriedades ópticas, de condução elétrica, morfologia superficial, adesão e estrutura química do sistema óxido/polímero, conforme descrito no plano de trabalho.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marystela Ferreira - Integrante / José Humberto Dias da Silva - Integrante / Jose Roberto Bortoleto - Coordenador / Steven F Durrant - Integrante / Paulo Noronha Lisboa Filho - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Marystela Ferreira.
    14. 2010-2012. Projeto Universal edital MCT/CNPq 14/2010 Faixa A
      Descrição: Este plano de pesquisa representa uma continuidade do projeto FAPESP de Jovens Pesquisadores em Centro Emergente, desenvolvido no Departamento de Física, Química e Biologia (DFQB) da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da UNESP/Presidente Prudente no período de janeiro de 2004 a julho de 2007. A pesquisa é centrada na produção de biossensores de interesse clínico fabricados pela técnica de automontagem ou layer-by-layer (LbL) e utilizando métodos eletroquímicos de detecção. Mais especificamente, serão fabricados biossensores voltados para a detecção de colesterol, glicose, ácido úrico, entre outras em amostras de alimentos, bebidas e sangue, respectivamente. Além disso, o estudo da interação entre a enzima e o analito também será feita através da técnica de Langmuir-Blodgett (LB). Os filmes serão caracterizados por técnicas espectroscópicas e eletroquímicas. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marystela Ferreira - Coordenador / Antonio Riul Jr - Integrante / Moraes, Marli L. - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Marystela Ferreira.
    15. 2010-2012. Fabricacao e caracterizacao de materiais mediadores de eletrons para utilizacao em biossensores
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marystela Ferreira - Coordenador / Marli Leite Moraes - Integrante / wendel alves - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Marystela Ferreira.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (7)
    1. Award Certificate, Environmental Nanotechnology.. 2018.
      Membro: Marystela Ferreira.
    2. Título Honorífico Benemérito, Programa Futuro Cientista.. 2016.
      Membro: Marystela Ferreira.
    3. Menção honrosa ao trabalho Fimes automontados de monoamina oxidase B para detecção de dopamina, 1 congresso Regional da Sociedade Brasileira de Biofísica.. 2015.
      Membro: Marystela Ferreira.
    4. Finalista do prêmio Jabuti 2015 na área Engenharias, Tecnologias e Informática com o livro: Nanoestruturas ? Princípios e Aplicações, Câmera Brasileira do Livro.. 2015.
      Membro: Marystela Ferreira.
    5. Homenagem aos integrantes da comunidade universitária premiados por seu trabalho acadêmico em 2015, UFSCar.. 2015.
      Membro: Marystela Ferreira.
    6. ?Filmes de Polianilina e Nanotubos de Carbono para detecção de 2-clorofenol em água? premiado na sessão oral, III WORKSHOP DE PESQUISA E TECNOLOGIA EM CIÊNCIA DOS MATERIAIS/UFSCar.. 2015.
      Membro: Marystela Ferreira.
    7. ?Filmes nanoestruturados (LbL) de anticorpo Anti-PSA incorporado em lipossomos para detecção do antígeno prostático específico (PSA)?, III WORKSHOP DE PESQUISA E TECNOLOGIA EM CIÊNCIA DOS MATERIAIS/UFSCar.. 2015.
      Membro: Marystela Ferreira.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (27)
    1. XIX Brazilian Materials Research Society Meeting (XIX B-MRS. Gold nanoparticles decorated with flavin adenine dinucleotide for dopamine electrochemical detection,. 2021. (Congresso).
    2. 43a Reunião Anual Virtual da SBQ. 2020. (Congresso).
    3. VII Workshop de Pesquisa e Tecnologia em Ciência dos Materiarais.Biossensores baseados em Ressonânica Plasmônica de Superfície (SPR). 2019. (Simpósio).
    4. XVIII Brazilian MRS Meeting. Effects of the interaction between phthalocyanine tetrasulfonate and platinum nanoparticle in LbL films for serotonin detection. 2019. (Congresso).
    5. XXII Simpósio Brasileiro de Eletroquímica e Eletroanalítica.Filmes Nanoestruturados de Óxido de Grafeno Reduzido eletroquimicamente e Nanopartículas de Magnetita para a Detecção de Carbofurano. 2019. (Simpósio).
    6. 28th Anniversary World Congress on Biosensors. Synergetic effect on layer-by-layer films of nickel phthalocyanine and montmorillonite clay towards electrochemical detection of dopamine. 2018. (Congresso).
    7. XVI Brazil MRS Meeting. Nanostructured layer-by-layer films composed by polyelectrolytes and gold nanoparticles-antibody complex for prostate-specific antigen detection. 2018. (Congresso).
    8. 46th World Chemistry Congress, 40a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, and IUPAC 49th General Assembly. NEW BIOSENSOR MADE WITH LAYER-BY-LAYER FILMS OF URICASE DECORATED WITH PLATINUM NANOPARTICLES FOR DETECTING URIC ACID.. 2017. (Congresso).
    9. V semana de Engenharia UNISO.Cromatografia. 2017. (Oficina).
    10. XVI Brazil MRS Meeting. Architecting Layer-by-Layer films of Gold Nanoparticles and Carbon Nanotubes for Improved Amperometric Detection of Cholesterol. 2017. (Congresso).
    11. 4 Semana do Curso de Licenciatura em Física.Oportunidades de Mestrado. 2016. (Outra).
    12. Biosensors 2016. Layer by Layer film of graphene oxide for electrochemical glucose sensing. 2016. (Congresso).
    13. XV Brazilian MRS Meeting. Biosensor amperometric based development in uricase oxidase associated with platinum nanoparticles for detection uric acid. 2016. (Congresso).
    14. 2015 MRS Spring Meeting. PEI/GOx LbL film Growth over Porous Alumina (PA) Using Flourescente Spectroscopy. 2015. (Congresso).
    15. A Pós Graduação em Materiais na Unesp. 2015. (Congresso).
    16. II workshop de Inovação da Escola SENAI Mario Amato. 2015. (Outra).
    17. XX Simpósio Brasileiro de Eletroquímica e Eletroanalítica.Electrochemical Sensors based on nanocomposite films of polyaniline, clay nanoplatelets and gold nanoparticles for simultaneous detection of heavy metals. 2015. (Simpósio).
    18. Instituto NAcional de Eletrônica Orgânica - INEO.Sensors and Biosensors development at "Grupo de Pesquisa de Nanociência e Nanotecnologia Aplicado ao Sensoriamento. 2014. (Encontro).
    19. 2013 MRR Fall Meeting. Synergy between Carnon Nanotubes and Polyaniline in LbL films to detect 2-chlorophenol. 2013. (Congresso).
    20. XII Encontro da SBPMat. Incorporation of GOx into liposomes using Layer by Layer technique for detection of glucose. 2013. (Congresso).
    21. XIX Simpósio Brasileiro de Eletroquímica e Eletroanalítica.Electrical characterization on Langmuir-Schaefer thin films of polythiophene derivates. 2013. (Simpósio).
    22. 35 Reunião Anual da SBQ. FIME NANOESTRUTURADO DE MICROPEROXIDASE (MP-11) E GLICOE OXIDASE (GOx) PARA PRODUÇÃO DE UM BIOSSENSOR DE GLICOSE. 2012. (Congresso).
    23. II Conferência USP em Nanotecnologia. Characterization of LB films composed of Polyaniline and Organophilic Montmorillonite Clay. 2012. (Congresso).
    24. International Conference on Science and Technology of Synthetic Metals. Cholesterol Biosensor Using Hemoglobin Immobilized in Layer by Layer Films as Elecron Mediator. 2012. (Congresso).
    25. nBioNet.3 Encontro da rede nBioNet. 2012. (Encontro).
    26. International Conference Nanoscale Materials and Devices for Energy Conversion, Storage and Biosensors. STUDY OF HEMOGLOBIN IN LAYER-BY-LAYER FILMS AS MEDIATOR IN ELECTROCHEMICAL BIOSENSORS. 2011. (Congresso).
    27. XII Jornada de Educação e XII Simpósio de Iniciação Científica.A formação de professores de química: desafios e relatos de casos. 2011. (Simpósio).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (11)
    1. Ferreira, Marystela; COUTINHO, D. J. ; WESTPHAL, E. ; MIRANDA, P. B.. XIX Brazil MRS Meeting- SBPMat-Simposio F. 2021. Congresso
    2. FERREIRA, M; FAEZ, R. ; CRUZ, S.. 100 anos da Ciência de Polímeros. 2020. Outro
    3. ECCHER, J. ; Ferreira, Marystela ; COUTINHO, D. J. ; WESTPHAL, E.. XVIII SBPMat-Simposio F. 2019. Congresso
    4. FERREIRA, M; Strixino, F.T. ; WALDMAN, W. R. ; DAIKUZONO, C. M.. VI workshop de pesquisa e tecnologia em ciência dos Materiais. 2018. Congresso
    5. Ferreira, Marystela; PIQUEIRAS, J.. VI Semana da Química. 2016. Outro
    6. Ferreira, Marystela; WALDMAN, W. R. ; Strixino, F.T.. III workshop em Ciência e Tecnologia de Materiais. 2015. Congresso
    7. Ferreira, Marystela; RANGEL, E. C.. Reunião Técnica POSMAT. 2014. Outro
    8. FERREIRA, M.; WALDMAN, W. R. ; Jane Maria Faulstich de Paiva ; DELGADO, A. O. ; PEREIRA, T. P.. II Workshop de Pesquisa e Tecnologia em Ciência dos Materiais. 2014. Outro
    9. Ferreira, Marystela; WALDMAN, W. R. ; Jane Maria Faulstich de Paiva ; ALBUQUERQUE, R. M.. I WORKSHOP DE PESQUISA E TECNOLOGIA EM CIÊNCIA DOS MATERIAIS. 2013. Congresso
    10. Ferreira, Marystela. III Semana da Química. 2013. (Outro).. . 0.
    11. A. Riul Jr ; Leite, F.L. ; Moraes, Marli L. ; OLIVATI, Clarissa A ; OLIVEIRA JR., Osvaldo N. ; Lisboa-Filho, P.N. ; Ferreira, Marystela. 7th International Symposium on Advanced Materials and Nanostructures. 2012. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (3)
    • Marystela Ferreira ⇔ Osvaldo Novais de Oliveira Junior (14.0)
      1. DE SOUZA MORAES, ARIANA ; BRUM, DORALINA GUIMARÃES ; IERICH, JÉSSICA CRISTIANE MAGALHÃES ; HIGA, AKEMI MARTINS ; ASSIS, AMANDA STEFANIE JABUR ; MIYAZAKI, CELINA MASSUMI ; SHIMIZU, FLÁVIO MAKOTO ; PERONI, LUÍS ANTONIO ; MACHINI, M. TERESA ; BARREIRA, AMILTON ANTUNES ; Ferreira, Marystela ; Oliveira, Osvaldo N. ; LEITE, FABIO LIMA. A highly specific and sensitive nanoimmunosensor for the diagnosis of neuromyelitis optica spectrum disorders. Scientific Reports. v. 9, p. 16136, issn: 2045-2322, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. GRAÇA, JULIANA SANTOS ; MIYAZAKI, CELINA MASSUMI ; SHIMIZU, FLAVIO MAKOTO ; VOLPATI, DIOGO ; MEJÍA-SALAZAR, J.R. ; OLIVEIRA JR, OSVALDO N. ; Ferreira, Marystela. On the importance of controlling film architecture in detecting prostate specific antigen. APPLIED SURFACE SCIENCE. v. 434, p. 1175-1182, issn: 0169-4332, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. MIYAZAKI, CELINA MASSUMI ; SHIMIZU, FLÁVIO MAKOTO ; MEJÍA-SALAZAR, J R ; OLIVEIRA, OSVALDO N ; Ferreira, Marystela. Surface plasmon resonance biosensor for enzymatic detection of small analytes. Nanotechnology (Bristol. Print). v. 28, p. 145501, issn: 0957-4484, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. Moraes, Marli L. ; RODRIGUES, VALQUÍRIA C. ; SOARES, JULIANA C. ; Ferreira, Marystela ; de Souza, Nara C. ; Oliveira, Osvaldo N.. Immunosensor for HIV-1 Diagnostics Based on Immobilization of the Antigenic Peptide p24-3 Into Liposomes. Journal of Nanoscience and Nanotechnology (Print). v. 14, p. 6638-6645, issn: 1533-4880, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. CAMPOS, PAULA P. ; Moraes, Marli Leite de ; VOLPATI, DIOGO ; MIRANDA, PAULO BARBEITAS ; Oliveira, Osvaldo Novais ; Ferreira, Marystela. Amperometric detection of lactose using ?-Galactosidase immobilized in Layer-by-Layer films. ACS Applied Materials & Interfaces (Print). v. 6, p. 11657-11664, issn: 1944-8244, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. Moraes, Marli L. ; Petri, Laís ; Oliveira, Victor ; Olivati, Clarissa A. ; Oliveira, Maria Cristina F. de ; Paulovich, Fernando V. ; Oliveira, Osvaldo N. ; Ferreira, Marystela. Detection of glucose and triglycerides using information visualization methods to process impedance spectroscopy data. Sensors and Actuators. B, Chemical. v. 166-167, p. 231-238, issn: 0925-4005, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. Salay, Luiz C. ; Ferreira, Marystela ; Jr, Osvaldo N. Oliveira ; Nakaie, Clovis R. ; Schreier, Shirley. Headgroup specificity for the interaction of the antimicrobial peptide tritrpticin with phospholipid Langmuir monolayers. Colloids and Surfaces. B, Biointerfaces (Print). v. 100, p. 95-102, issn: 0927-7765, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. Paulovich, Fernando V. ; Moraes, Marli L. ; Maki, Rafael Mitsuo ; Ferreira, Marystela ; OLIVEIRA JR., Osvaldo N. ; de Oliveira, Maria Cristina F.. Information visualization techniques for sensing and biosensing. Analyst (London. 1877. Print). v. 136, p. 1344-1350, issn: 0003-2654, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. de Oliveira, Rafael Furlan ; Moraes, Marli Leite de ; Oliveira, Osvaldo Novais ; Ferreira, Marystela. Exploiting Cascade Reactions in Bi-Enzyme Layer-by-Layer Films. Journal of physical chemistry. C. v. 115, p. 19136-19140, issn: 1932-7447, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. Moraes, Marli L. ; Maki, Rafael M. ; Paulovich, Fernando V. ; Rodrigues Filho, Ubirajara P. ; de Oliveira, Maria Cristina F. ; Riul, Antonio ; de Souza, Nara C. ; Ferreira, Marystela ; Gomes, Henrique L. ; Oliveira, Osvaldo N.. Strategies to Optimize Biosensors Based on Impedance Spectroscopy to Detect Phytic Acid Using Layer-by-Layer Films. Analytical Chemistry (Washington). v. 82, p. 3239-3246, issn: 0003-2700, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      11. ROZ, A. L. (Org.) ; Leite, F.L. (Org.) ; Ferreira, Marystela (Org.) ; Jr, Osvaldo N. Oliveira (Org.). Nanocharacterization Techniques. 1 ed. Holanda: Elsevier, 2017. v. 3, p. 222.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      12. ROZ, A. L. (Org.) ; Leite, F.L. (Org.) ; FERREIRA, M (Org.) ; OLIVEIRA JR., Osvaldo N. (Org.). Nanoscience and its Applications. 1 ed. Amsterdã: Elsevier, 2017. v. 3, p. 238.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      13. OLIVEIRA JR., Osvaldo N. (Org.) ; FERREIRA, M. (Org.) ; ROZ, A. L. (Org.) ; Leite, F.L. (Org.). Nanostructures. 1 ed. Cambridge: Elsevier, 2017. v. 3, p. 256.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      14. Balogh, Débora T. ; Ferreira, Marystela ; Oliveira, Osvaldo N.. Langmuir-Blodgett-Kuhn Multilayer Assemblies: Past, Present, and Future of the LB Technology. Functional Polymer Films. 1ed.Weinheim. Em: Wolfgang Knoll, Rigoberto C Advincula. (Org.). Functional Polymer Films. 1ed. : Wiley-VCH Verlag GmbH & Co. KGaA. 2011.v. 1, p. 113-149.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Marystela Ferreira ⇔ Maria Cristina Ferreira de Oliveira (3.0)
      1. Moraes, Marli L. ; Petri, Laís ; Oliveira, Victor ; Olivati, Clarissa A. ; Oliveira, Maria Cristina F. de ; Paulovich, Fernando V. ; Oliveira, Osvaldo N. ; Ferreira, Marystela. Detection of glucose and triglycerides using information visualization methods to process impedance spectroscopy data. Sensors and Actuators. B, Chemical. v. 166-167, p. 231-238, issn: 0925-4005, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. Paulovich, Fernando V. ; Moraes, Marli L. ; Maki, Rafael Mitsuo ; Ferreira, Marystela ; OLIVEIRA JR., Osvaldo N. ; de Oliveira, Maria Cristina F.. Information visualization techniques for sensing and biosensing. Analyst (London. 1877. Print). v. 136, p. 1344-1350, issn: 0003-2654, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. Moraes, Marli L. ; Maki, Rafael M. ; Paulovich, Fernando V. ; Rodrigues Filho, Ubirajara P. ; de Oliveira, Maria Cristina F. ; Riul, Antonio ; de Souza, Nara C. ; Ferreira, Marystela ; Gomes, Henrique L. ; Oliveira, Osvaldo N.. Strategies to Optimize Biosensors Based on Impedance Spectroscopy to Detect Phytic Acid Using Layer-by-Layer Films. Analytical Chemistry (Washington). v. 82, p. 3239-3246, issn: 0003-2700, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Marystela Ferreira ⇔ Leonardo Fernandes Fraceto (2.0)
      1. CAMPOS, PAULA P. ; FRACETO, LEONARDO FERNANDES ; Ferreira, Marystela. LAYER-BY-LAYER FILMS CONTAINING EMODIN OR EMODIN ENCAPSULATED IN LIPOSOMES FOR TRANSDERMAL APPLICATIONS. COLLOIDS AND SURFACES B-BIOINTERFACES. v. 162, p. 69-75, issn: 0927-7765, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. CAMPOS, PAULA P. ; DE MORAES, MARLI LEITE ; Fraceto, L.F. ; FERREIRA, M.. IMMOBILIZATION OF EMODIN IN LAYER-BY-LAYER FILMS FOR DRUG DELIVERY SYSTEMS. Em: XV Brazilian MRS Meeting, 2016, Campínas. Book of XV Brazilian MRS Meeting, v. 1, p. R.P2.71, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:05