Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Andrea Balan Fernandes

Possui Bacharelado em Ciencias Biologicas pela Universidade Estadual de Campinas (1990), mestrado em Biotecnologia pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia), também pela Universidade de São Paulo (1999). Fez pós-doutoramento no Instituto de Ciências Biomédicas - USP, Laboratório Nacional de Biociências - LNBio, Instituto de Tecnologia da California (Pasadena, USA) e na Universidade de Cambridge (Cambridge, Inglaterra), todos na área de Estrutura e Função de Proteínas. Atualmente é professora do Departamento de Microbiologia na Universidade de São Paulo, em São Paulo. Sua área de atuação envolve principalmente a caracterização estrutural e funcional de proteínas transportadoras e o papel destas nos mecanismos de virulência, patogênese e resistência à drogas. Também trabalha com a caracterização estrutural e engenharia de proteínas de interesse biotecnológico, incluindo proteínas de membrana envolvidas com a exclusão de drogas. É vice-coordenadora do NIDUS da Universidade de São Paulo, para projetos de formação de pesquisadores em Inovação e empreendedorismo na área da saúde. É bolsista produtividade do CNPq - nível 2. Website: https://www.balangroup.org/research/ (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/4638028312793699 (26/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo, Instituto de Ciências Biomédicas. Avenida Professor Lineu Prestes, 1374 ICB2, sala 154 Butantã 05508000 - São Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 30917754 Fax: (11) 30917420 URL da Homepage: https://www3.icb.usp.br/bmm/
  • Grande área: Ciências Biológicas
  • Área: Genética
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (10)
    1. 2020-Atual. Alianca publico-privada para o desenvolvimento de estrategias voltadas para a prevencao da Covid-19
      Descrição: Não há dúvidas que o controle definitivo da pandemia da Covid-19 só será atingido por meio de uma vacina que seja segura e confira proteção imunológica duradoura em seres humanos. Atualmente diversos países dedicam esforço humano e recursos financeiros em uma corrida contra o tempo para que uma vacina efetiva e segura esteja disponível o mais rapidamente possível. No Brasil esse esforço ainda é insipiente. Instituições públicas com condições de produzir vacinas em larga escala estão dedicadas à realização de testes de diagnóstico molecular a partir de infraestrutura e insumos totalmente importados (Instituto de Butantan) ou a testes de fármacos com potencial efeito sobre a replicação do vírus (Fundação Oswaldo Cruz). Nas últimas décadas a estratégia nacional de produção de vacinas tem se baseado no licenciamento de tecnologias desenvolvidas fora do país.Parcerias envolvendo a academia, como demonstrada competência na área, e empresas de bases tecnológicas e perfil inovador, é uma estratégia empregada nos países que buscam soluções e autonomia para enfrentar desafios na área médica. A união de grupos de pesquisa da USP, comexperiência no desenvolvimento de estratégias vacinas e empresas de base tecnológica voltadas para o desenvolvimento de vacinas e produção de proteínas recombinantes, representa um modelo de desenvolvimento científico/tecnológico ainda pouco frequente em nosso meio. O projeto traz ainda, de modo inovador, uma importante parceria com um instituto privado que tem por finalidade despertar na sociedade a importância da ciência para o desenvolvimento de uma nação autônoma e ética. Espera-se que a união dessas expertises traga de forma objetiva avanços importantes que levem a descobertas de vacinas insumos contra a Covid-19 para o SUS e empresas privadas voltadas para a saúde.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (6) . Integrantes: Andrea Balan Fernandes - Integrante / Luis Carlos de Souza Ferreira - Coordenador / Gerhard Wunderlich - Integrante / Luana R de Melo Moraes - Integrante / Maria Fernanda de Castro Amarante - Integrante / Marianna T Pinho Favaro - Integrante / Natalia Pasternak Taschner - Integrante / Robert Andreata Santos - Integrante.
      Membro: Andrea Balan Fernandes.
    2. 2020-Atual. Geracao de novos antigenos para vacinas e diagnostico de SARS-COV-2 e outros
      Descrição: O SARS-CoV-2 é um vírus de RNA de cadeia positiva, cujo genoma tem aproximadamente 29.7 kb e compartilha 79,5% de identidade de sequência com SARS-CoV.2 Além de 16 proteínas não estruturais codificadas pela poliproteína ORF1ab, o vírus possui 4 proteínas estruturais principais, incluindo a proteína spike (S), proteína nucleocapsídeo (N), proteína membrana (M) e proteína envelope (E).3 Estas proteínas tem sido os maiores alvos para o desenvolvimento de vacinas para o SARS-CoV-2. Por outro lado, a produção das proteínas completas (full length) ou em domínios, pode apresentar muitas dificuldades em relação à expressão, enovelamento e estabilidade nos sistemas heterólogos, principalmente os mais comumente usados como bacterianos e de leveduras. De fato, a produção das proteínas de SARS-CoV-2 e SARS-CoV obtidas até o momento tem se mostrado mais eficiente em células de insetos e células de mamíferos em culturas celulares, o que nem sempre é acessível e oferece uma forma rápida de produção em larga escala. Para contornar o problema da expressão de proteínas heterólogas em sistemas eucarióticos - o que além de ser mais custoso, demanda tempo e infraestrutura apropriada - e os problemas de produção de epítopos sintéticos que nem sempre adquirem a conformação nativa, escolhemos a técnica RAD Display4 para a produção de peptídeos de proteínas virais. Nesse sistema, as sequências de interesse são clonadas no interior do gene radA de Pyrococcus furiosus5 utilizando-se o protocolo independente de ligase (Ligase Independent Cloning, LIC)6 e expressas como proteínas de fusão em células de Escherichia coli. A estabilidade e características bioquímicas da proteína RadA-fusionada facilita sua purificação por protocolo bem estabelecido4, o que gera resultados mais rápidos e menos onerosos. Destacam-se a facilidade de clonagem das sequências de interesse em larga-escala e a produção das proteínas em curto período de tempo (máximo de 40 dias). O projeto visa a produção de vários epítopos em larga escala e testes para desenvolvimento de estratégias vacinais e de diagnóstico.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Andrea Balan Fernandes - Integrante / Luis Carlos de Souza Ferreira - Coordenador / Marcelo de Cássio Barreto de Oliveira - Integrante / Victor Cioffi - Integrante / Stephany Torres - Integrante.
      Membro: Andrea Balan Fernandes.
    3. 2020-Atual. Development of vaccine strategies and serological testing for SARS-CoV-2
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . Integrantes: Andrea Balan Fernandes - Coordenador / Luís Carlos Souza Ferreira - Integrante / Marko Hyvonen - Integrante.
      Membro: Andrea Balan Fernandes.
    4. 2020-Atual. Triagem fenotipica, reposicionamento de farmacos e avaliacao da resposta imunologica para COVID-19
      Descrição: Desenvolvimento de plataforma inédita de descoberta de fármacos para covid-19 baseada em células humanas primárias, reposicionamento de fármacos e descoberta de novos antivirais. A atividade será avaliada em monoterapia e combinação in vitro, com determinação do mecanismo de ação e resistência.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (7) / Doutorado: (8) . Integrantes: Andrea Balan Fernandes - Coordenador / Gabriel Padilla - Integrante / Luis Carlos de Souza Ferreira - Integrante / Luiziana Ferreira da Silva - Integrante / José Gregório Cabrera Gomez - Integrante / FREITAS, LUCIO HOLANDA GONDIM DE - Integrante / DURIGON, EDISON LUIS - Integrante / Carolina Borsoi Moraes Holanda de Freitas - Integrante. Financiador(es): CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Bolsa.
      Membro: Andrea Balan Fernandes.
    5. 2019-Atual. Investigando a Patogenese e a Resistencia a Drogas em Microrganismos - Caracterizacao e Controle de Transportadores ABC
      Descrição: Transportadores ABC apresentam grande relevância médica e farmacêutica uma vez que são relacionados ao desenvolvimento do fenômeno de múltipla resistência a drogas (MDR) no tratamento do câncer, resistência bacteriana, infectividade e patogênese. Apesar de extensivamente estudados em muitos organismos, existem poucos estudos funcionais ou estruturais sobre estes transportadores em Mycobacterium tuberculosis e Xanthomonas citri pv. citri, duas bactérias patogênicas estudadas pelo nosso grupo. Neste projeto, serão desenvolvidas diferentes abordagens para a determinação de função dessas proteínas nos mecanismos de patogênese e resistência bacteriana, estudos estruturais para compreensão de mecanismos de interação e, formas de inibição dos transportadores. Em trabalhos do grupo, mostramos que proteínas pertencentes ao regulon Pho, de controle dos níveis de fosfato em bactérias, são conservadas em X. citri e induzidas em carência de fosfato. Dentre as mais de 31 proteínas, estão inclusos componentes do transportador de fosfato do tipo ABC, sistema PstSCAB, do regulador negativo PhoU, e do sistema de dois-componentes PhoR/PhoB. Especificamente, ortólogos dessas proteínas tem sido diretamente associados aos processos de infecção e patogênese em diferentes microrganismos. Neste trabalho pretendemos dar continuidade à caracterização funcional/estrutural das proteínas mencionadas, principalmente com ênfase nos estudos dos complexos, interações entre os componentes e mecanismos de ativação de resposta. As proteínas foram avaliadas por métodos de bioinformática e modelagem molecular, e, isoladamente ou em complexos, serão submetidas a ensaios biofísicos e estruturais de espalhamento de raios X de baixo ângulo (SAXS) e cristalização, e adicionalmente, ensaios funcionais a partir da obtenção de linhagens de X. citri portadoras de mutações nos genes de interesse e estudos de infecção em plantas de Citrus sinensis. Em paralelo, temos estudado formas de inibição de transportadores ABC utilizando duas abordagens diferentes: (i) sistema RAD-display para expressão de hélices pertencentes às permeases dos transportadores e bloqueio da interação com as ATPases e proteínas ligadoras, e (ii) inibição de proteínas essenciais utilizando a metodologia de desenvolvimento de fragmentos (Fragment Based Drug Discovery). A caracterização estrutural destes transportadores, bem como a determinação do papel funcional nas referidas bactérias de interesse, será de grande relevância científica e aplicada. ?. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) . Integrantes: Andrea Balan Fernandes - Coordenador / Celso Eduardo benedetti - Integrante / Isabel de Moraes - Integrante / Ana Carolina Ramos Moreno - Integrante / Marko Hyvonen - Integrante / Ana Marcia de Sá Guimaraes - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Andrea Balan Fernandes.
    6. 2018-2020. Caracterizacao funcional e estrutural de transportadores ABC e proteinas associadas de Xanthomonas citri para o entendimento de mecanismos de infeccao, patogenicidade e resistencia em bacterias
      Descrição: Xanthomonas citri é a bactéria responsável pelo cancro cítrico, doença de disseminação mundial que afeta um grande número de variedades de plantas levando a problemas ecônomicos e sociais de grande impacto. O único método de controle é a remoção de árvores ao redor de um foco de infecção, o que contribui para seus efeitos econômicos devastadores, e acentua a necessidade de novas estratégias de controle da infecção. Comparado com outros patógenos que infectam citros, X. citri apresenta mecanismos de infecção e virulência diferenciados como a formação de biofilme, interação com o hospedeiro e sistemas secretórios específicos, os quais incluem além de outros, os Transportadores do tipo ABC (do inglês ATP-Binding Cassete). Transportadores ABC são uma das mais importantes famílias de proteínas que associa a hidrólise do ATP ao transporte de diferentes moléculas através da membrana. Apesar da sua importância em fenômenos como patogênese e virulência bacterianas, pouco se conhece sobre esta família em fitopatógenos e X. citri. Neste trabalho, propomos a caracterização de proteínas do sistema de transporte ABC de fosfato PstBCAS PhoU e sua interação com proteínas do sistema sensor dois-componentes PhoR-PhoB e caracterizar as diferenças estruturais, funcionais e de interação das proteínas periplasmáticas de transportadores ABC relacionados com a assimilação de sulfonatos. Resultados prévios obtidos pelo nosso grupo mostraram que o sistema de captação de fosfato em X. citri, apesar de conservado, apresenta diferenças significativas em termos de regulação e interação das proteínas envolvidas. Por outro lado, em relação à captação de compostos sulfonados, X. citri apresenta três diferentes sistemas em contrapartida com E. coli e outrosmicrorganismos que apresentam apenas um. A deleção de genes destes transportadores envolvidos com o transporte de fosfato, sulfato e sulfonatos afetam significativamente a virulência da bactéria em plantas de Citrus sinensis evidenciando a importância dos mesmos. As proteínas de interesse já são expressas em E. coli a partir de vetores de expressão específicos e uma série de dados preliminares foram produzidos para fundamentar esta proposta. Neste sentido, duas abordagens serão utilizadas para os sistemas de fosfato e sulfonatos, respectivamente: (i) expressão e purificação das proteínas e ensaios espectroscópicos e biofísicos para a avaliação da interação e afinidade por diferentes subtratos/proteínas e, (ii) estrutural, baseada em estudos de modelagem molecular, SAXS e cristalografia. É importante ressaltar que para obtenção dos resultados contamos com a colaboração do Dr. Marko Hyvonen (Depto. de Bioquímica da Universidade de Cambridge), especialista em estudos de interação proteína/proteína e do Dr. Dirk Slotboom (Depto. de Bioquímica da Universidade de Groningen, Holanda), um dos maiores especialistas no estudo de transportadores ABC. Os resultados obtidos serão compilados a outros obtidos previamente para a preparação de manuscritos que serão publicados em revistas de impacto e disseminação científica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . Integrantes: Andrea Balan Fernandes - Coordenador / Luis Carlos de Souza Ferreira - Integrante / Isabel de Moraes - Integrante / Ana Carolina Ramos Moreno - Integrante / Marko Hyvonen - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 2
      Membro: Andrea Balan Fernandes.
    7. 2016-2018. Estudos Funcionais e Estruturais de Transportadores do Tipo ABC de Mycobacterium tuberculosis e Xanthomonas citri
      Descrição: Proteínas de membrana são consideradas os novos desafios da Biologia Estrutural dada a sua relevância médica. Mais de 50% dos alvos da indústria farmacêutica envolvem estas proteínas as quais representam cerca de 30% dos genomas de organismos. Com o objetivo de montarmos uma plataforma para a expressão e produção de proteínas de membrana em nosso laboratório, para uso em ensaios funcionais in vitro e estudos estruturais, escolhemos como alvos transportadores do tipo ABC (do inglês, ATP_Binding Cassete), uma das maiores famílias de proteínas integrais de membrana. Transportadores ABC apresentam grande relevância médica e farmacêutica uma vez que são relacionados ao desenvolvimento do fenômeno de múltipla resistência à drogas (MDR) no tratamento do câncer, resistência bacteriana, infectividade e patogênese. Apesar de extensivamente estudados em muitos organismos, existem poucos estudos funcionais ou estruturais sobre estes transportadores em Mycobcaterium tuberculosis e Xanthomonas citri, duas bactérias patogênicas estudadas pelo nosso grupo. Em trabalhos recentes, temos evidenciado a importância de componentes da família ABC na infecção e patogenicidade de X. citri, incluindo a presença de ao menos quatro transportadores relacionados à captação de sulfato (SbpCysUWA) e compostos sulfonados (SsuABCDE). A resolução da estrutura da proteína ligadora de sulfato Sbp na presença de sulfato e ensaios biofísicos confirmaram a sua função e expressão em ensaios in vivo. Em paralelo, em trabalho realizado em colaboração com a Dra Isabel de Moraes do Laboratório de Proteínas de Membrana do Diamond Light Source e OPPF em Oxfordshire, clonamos e realizamos análises de expressão de 17 transportadores do tipo ABC de M. tuberculosis, a maioria envolvida no efluxo de drogas como também na assimilação de moléculas fundamentais para o metabolismo celular. Dada a importância destes transportadores, a ausência de dados funcionais e a experiência do nosso grupo com esta família de proteínas, este projeto visa a caracterização funcional e estrutural dos transportadores de M. tuberculosis envolvidos com o transporte de glutamina (Rv2563/Rv2564), de drogas (Rv1747), e o transportador de sulfato de X. citri (SbpCysUWA). Neste sentido, pretende-se expressar, purificar e produzir os transportadores em complexo ou os componentes isolados para resolução de suas estruturas cristalográficas e realização de estudos funcionais. Ainda, o desenvolvimento deste projeto será de grande importância para a formação de um grupo com experiência na manipulação de proteínas de membrana para estudos funcionais e estruturais, uma das grandes áreas expoentes no estudo de proteínas e carentes no Brasil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (5) . Integrantes: Andrea Balan Fernandes - Coordenador / Isabel de Moraes - Integrante / Ana Letícia G. Lusa - Integrante / Louise Bird - Integrante / Dirk Jan Slotboom - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 1
      Membro: Andrea Balan Fernandes.
    8. 2015-2018. Inhibition of the nucleotide binding domains of ABC transporters from Mycobacterium tuberculosis
      Descrição: The main focus of our research is in the development of chemical lead molecules for the inhibition of protein-protein interactions. In close collaboration with chemists, we use fragment-based drug discovery methods to identify starting points for chemical elaboration to small molecules that bind and inhibit biologically important interactions with high affinity and specificity. We are in charge of the biochemistry, biophysics and structural biology in these multidiscplinary projects. One of the main technical foci in our work has been protein engineering to develop suitable experimental systems to support the inhibitor development. Particular emphasis has been in establising robust X-ray crystallographic platforms for our targets, to enable continuous structural analysis of new inhibitors to support further development. One of our main targets has been human recombinase RAD51 and during the course of 6-7 years, we have developed nanomolar inhibtors against a binding site that is predicted to be very poorly druggable. We have also been involved in the development of new types of stapled peptides in collaboration with Prof Spring in the Dept of Chemistry. Another major area of research in my group is structure-function analysis of TGF- beta family growth factors. We are interested in understanding how these molecules interact with their receptors and inhibitors, with particular interest in understanding the role of the pro-domains of the growth factors in their regulation.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) . Integrantes: Andrea Balan Fernandes - Coordenador / Marko Hyvonen - Integrante / Andreia Navarro Cerone - Integrante / Lilia Judith Iriarte De La Torre - Integrante / Marcelo de Cássio Barreto de Oliveira - Integrante. Financiador(es): Royal Society - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1
      Membro: Andrea Balan Fernandes.
    9. 2012-2018. Caracterizacao Funcional e Estrutural de Enzimas Lipoliticas de um Consorcio Microbiano Degradador de Oleo Diesel
      Descrição: A utilização de micro-organismos para o processamento de materiais naturais é realizada há décadas e vem crescendo com as novas descobertas em termos de métodos de isolamento, caracterização e cultivo destes. Estudos de populações microbianas de diferentes habitats, utilizando sequências conservadas dos genes 16S rRNA e 18S rRNA mostra que a maior parte dos micro-organismos que compõem a biosfera ainda não foi estudada. Esta diversidade populacional e genética vem sendo objeto de estudo em diferentes aspectos, mas principalmente com o objetivo de identificar microrganismos com potencial de biorremediação, farmacêutico e biotecnológico. Uma das estratégias mais empregadas que oferece uma combinação quase ilimitada para encontrar novos genes codificadores de produtos relevantes é a abordagem metagenômica, a partir da qual o DNA genômico de microrganismos presentes em amostras do ambiente é isolado e clonado em vetores específicos para a construção de bibliotecas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Andrea Balan Fernandes - Coordenador / Mariana Rangel Pereira - Integrante / MAESTER, THAÍS CARVALHO - Integrante / LEMOS, ELIANA G. DE MACEDO - Integrante / Marko Hyvonen - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Andrea Balan Fernandes.
    10. 2011-2018. Modelos biologicos de interacao planta-patogeno para o entendimento de mecanismos de patogenicidade e adaptacao de fitobacterias, respostas de defesa e desenvolvimento de doenca em citros
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . Integrantes: Andrea Balan Fernandes - Integrante / Celso Eduardo Benedetti - Coordenador.
      Membro: Andrea Balan Fernandes.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Menção Honrosa pelo trabalho Phosphate regulated proteins from Xanthomonas citri: a proteomic view, Departamento de Microbiologia.. 2014.
      Membro: Andrea Balan Fernandes.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (19)
    1. I SIMPOSIO INTERNACIONAL DE MODELADO BIOMOLECULAR Y BIOINFORMÁTICA.Dynamics and affinity in systems for capturing sulfonated compounds inXanthomonas citri. 2021. (Simpósio).
    2. HACKMED. 2020. (Simpósio).
    3. Human Cell Atlas Latin America.Drug resistance and efflux pumps in Mycobacterium tuberculosis. 2020. (Simpósio).
    4. V Encontro de Biomedicina.Patogênese e resistência microbiana. 2020. (Encontro).
    5. Webinar La Biologia a traves del microscopo computacional.Functional and structural studies of transporters in pathogenic bacteria. 2020. (Seminário).
    6. X Semana de Biologia Industrial.Caracterização estrutural e funcional de transportadores para desenvolvimento de mecanismos de inibição/modulação. 2020. (Simpósio).
    7. EMERGE ICB.Platshow - Plataforma de desenvolvimento de peptídeos. 2019. (Outra).
    8. 29a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Microbiologia. Role of ABC transporters dedicated to sulfur assimilation in Xanthomonas citri in the virulence and pathogenesis. 2017. (Congresso).
    9. I Workshop in Microbial Molecular Biology.Expressão e purificação de dos genes Rv2563/64 de M. tuberculosis. 2017. (Simpósio).
    10. XL Annual Meeting Chilean Biochemistry and Mol Biol Society. Structural and functional analysis of transporters for sulfur in Xanthomonas citri. 2017. (Congresso).
    11. V LATIN AMERICAN PROTEIN SOCIETY MEETING. Functional and structural characterization of sulfate pathway in Mycobacterium tuberculosis. 2016. (Congresso).
    12. Workshop Beyond Zika - A Tripartite Initiative - USP/I. Butantan/I. Pasteur.Zika - a tripartite initiative. 2016. (Simpósio).
    13. 44th Annual Meeting of the Brazilian Society for Biochemistry and Molecular Biology (SBBq). FUNCTION AND RELEVANCE OF THE SULFATE BINDING PROTEIN (SBP) IN XANTHOMONAS CITRI SP. CITRI. 2015. (Congresso).
    14. Mechanisms of Membrane Transport. The PstSABC system in Xanthomonas citri ? functional and structural aspects. 2015. (Congresso).
    15. XanthoMeeting 201 5.The PstSABC system in Xanthomonas citri ? functional and structural aspects. 2015. (Simpósio).
    16. Alfred Benzon Symposium 0 Membrane Proteins: Structure, function and dynamics. Expression and purification of drug exporters from Mycobacterium tuberculosis. 2013. (Congresso).
    17. 9th Joint Meeting of International Cytokine Society. A mycobacterium leprae HSP65 as a candidate to mitigating lupus aggravation in mice. 2011. (Congresso).
    18. 13a. International Conference on the Crystallization of Biological Micromolecules. Crystallization of Membrane Proteins. 2010. (Congresso).
    19. XXXIX Annual Meeting of SBBq. Expression, purification and characterization of periplasmic-binding proteins from Xanthomonas axonopodis pv. citri. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (3)
    1. Balan, Andrea; HYVONEN, M.J.. Biophysical methods for the studies of proteins. 2017. Outro
    2. Balan, Andrea; HYVONEN, M.J.. From cloning to protein analysis - methods and strategies. 2016. Outro
    3. Balan, A.; MORAES, I. ; GARRAT, R.. Structure and Function of Membrane Proteins - A Practical Course. 2012. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (3)
    • Andrea Balan Fernandes ⇔ Luis Carlos de Souza Ferreira (4.0)
      1. FERREIRA, EWERTON LUCENA ; BATISTA, MILENE TAVARES ; CAVALCANTE, RAFAEL CIRO MARQUES ; PEGOS, VANESSA RODRIGUES ; PASSOS, HÉLIC MOREIRA ; DA SILVA, DALVA ADELINA ; Balan, Andrea ; FERREIRA, LUÍS CARLOS DE SOUZA ; FERREIRA, RITA DE CÁSSIA CAFÉ. Sublingual immunization with the phosphate binding-protein (PstS) reduces oral colonization by Streptococcus mutans. Molecular Oral Microbiology. v. 14, p. n/a-n/a, issn: 2041-1006, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. TÓFOLI DE ARAÚJO, FABIANO ; BOLANOS-GARCIA, VICTOR M. ; PEREIRA, CRISTIANE T. ; SANCHES, MARIO ; OSHIRO, ELISA E. ; FERREIRA, RITA C. C. ; CHIGARDZE, DIMITRI Y. ; BARBOSA, JOÃO ALEXANDRE GONÇALVES ; de Souza Ferreira, Luís Carlos ; BENEDETTI, CELSO E. ; BLUNDELL, TOM L. ; Balan, Andrea. Structural and Physiological Analyses of the Alkanesulphonate-Binding Protein (SsuA) of the Citrus Pathogen Xanthomonas citri. Plos One. v. 8, p. e80083, issn: 1932-6203, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. Porchia, Bruna F. M. M. ; Diniz, Mariana O. ; Cariri, Francisco A. M. O. ; Santana, Vinícius C. ; Amorim, Jaime H. ; Balan, Andrea ; Braga, Catarina J. M. ; Ferreira, Luís Carlos S.. Purified Herpes Simplex Type 1 Glycoprotein D (gD) Genetically Fused with the Type 16 Human Papillomavirus E7 Oncoprotein Enhances Antigen-Specific CD8 + T Cell Responses and Confers Protective Antitumor Immunity. Molecular Pharmaceutics (Print). v. 8, p. 2320-2330, issn: 1543-8384, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. Amorim, Jaime Henrique ; Porchia, Bruna F.M.M. ; BALAN, Andrea ; Cavalcante, Rafael C.M. ; da Costa, Simone Morais ; de Barcelos Alves, Ada Maria ; de Souza Ferreira, Luís Carlos. Refolded dengue virus type 2 NS1 protein expressed in Escherichia coli preserves structural and immunological properties of the native protein. Journal of Virological Methods. v. 167, p. 186-192, issn: 0166-0934, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Andrea Balan Fernandes ⇔ Luiz Vicente Rizzo (1.0)
      1. Marengo, Eliana B. ; de Moraes, Luciana V. ; Melo, Robson L. ; Balan, Andrea ; Fernandes, Beatriz L. ; Tambourgi, Denise V. ; Rizzo, Luiz Vicente ; Sant'Anna, Osvaldo Augusto. A Mycobacterium leprae Hsp65 Mutant as a Candidate for Mitigating Lupus Aggravation in Mice. Plos One. v. 6, p. e24093-24104, issn: 1932-6203, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Andrea Balan Fernandes ⇔ Eduardo Maffud Cilli (1.0)
      1. VIGNOLI MUNIZ, GABRIEL S. ; DE LA TORRE, LILIA I. ; DUARTE, EVANDRO L. ; LORENZÓN, ESTEBAN N. ; Cilli, Eduardo M. ; BALAN, ANDREA ; LAMY, M. TERESA. Interaction of synthetic antimicrobial peptides of the Hylin a1 family with models of eukaryotic structures: Zwitterionic membranes and DNA. BIOCHEMISTRY AND BIOPHYSICS REPORTS. v. 24, p. 100827, issn: 2405-5808, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:29