Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Weslem Rodrigues Faria

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2006), mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009) e Doutorado em Teoria Econômica pela Universidade de São Paulo (IPE/USP). Tem experiência na área de Economia com atuação em linhas de pesquisa como economia do meio ambiente e dos recursos naturais, desenvolvimento econômico, análise regional e setorial (principalmente agrícola, energia, transporte e comunicação) e comércio internacional. Os principais métodos aplicados nos estudos desenvolvidos são modelos econométricos, modelos de equilíbrio geral computável e modelos de insumo-produto. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/4105225659516241 (30/08/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Economia. Rua José Lourenço Kelmer São Pedro 36036330 - Juiz de Fora, MG - Brasil Telefone: (32) 32293524 Ramal: 101 URL da Homepage: https://www.fea.ufjf.br
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Economia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (20)
    1. 2020-Atual. Efeitos economicos da expansao da producao de biocombustiveis no Brasil
      Descrição: O principal objetivo proposto é projetar os efeitos econômicos da expansão da produção de biocombustíveis no Brasil. No entanto, para alcançar tal objetivo será necessário o desenvolvimento de um modelo econômico capaz de lidar de forma sistêmica com questões a nível regional e setorial. Um modelo de equilíbrio geral computável (EGC) será construído com especificação mais adequada para lidar com questões de energia.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Weslem Rodrigues Faria - Coordenador / Victor Mitke Diniz Rocha - Integrante / Matheus Araújo dos Santos - Integrante.
      Membro: Weslem Rodrigues Faria.
    2. 2020-Atual. (Projeto PQ) Comercio internacional e impactos ambientais (Emissoes): uma analise a partir da economia brasileira
      Descrição: O objetivo do projeto é realizar uma avaliação do comércio internacional brasileiro e os seus impactos sobre emissões. Em outras palavras, tratar os impactos de variações no comércio não somente sob a ótica econômica, mas também sob a ótica de deterioração do bem-estar, avaliado pelas medidas de emissões.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Weslem Rodrigues Faria - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Weslem Rodrigues Faria.
    3. 2019-2020. Avaliacao de questoes inerentes ao comercio internacional e impactos ambientais (emissoes): uma modelagem de equilibrio geral computavel
      Descrição: O principal objetivo do projeto é avaliar os impactos da estrutura de comércio brasileiro sobre as emissões, i.e. avaliar as perdas e/ou ganhos ambientais do Brasil ao se envolver no comércio internacional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Weslem Rodrigues Faria - Coordenador / Iris Maria Dutra Pedreira Barquette - Integrante / Vitória Helena Costa Lima de Almeida - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de Juiz de Fora - Bolsa.
      Membro: Weslem Rodrigues Faria.
    4. 2019-2020. O impacto do fenomeno El Nino na producao de leite no Brasil
      Descrição: O principal objetivo desta pesquisa é analisar os efeitos dos fenômenos El Niño e da La Niña na produção de leite do Brasil, assim como fornecer insumos para o enfretamento de futuros fenômenos com maior conhecimento da causa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Weslem Rodrigues Faria - Coordenador / Matheus Maurício Costa do Patrocínio - Integrante / Victor Mitke Diniz Rocha - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de Juiz de Fora - Bolsa.
      Membro: Weslem Rodrigues Faria.
    5. 2019-Atual. Estrutura produtiva, composicao de consumo e redistribuicao de renda: avaliando os efeitos da reducao de custos dos transportes de passageiros a economia brasileira
      Descrição: Grande parte dos setores de transporte de passageiros no Brasil passou por reformas microeconômicas desde o final da década de 1990, levando a mudanças estruturais expressivas. O transporte de passageiros é tipicamente um item de despesa familiar e as mudanças estruturais nesses serviços podem afetar as famílias de maneira diferente, dependendo da sua posição na distribuição de renda e despesa. Esses vínculos entre estrutura de renda, composição de consumo e transporte de passageiros têm sido pouco explorados por pesquisas aplicadas à economia brasileira. Dessa maneira, este projeto de pesquisa propõe-se a analisar os efeitos econômicos de duas políticas de redução dos custos de produção das atividades de transporte terrestre de passageiros sobre o sistema produtivo e os grupos de renda e consumo familiar. A primeira política microeconômica tratará da importância e repercussões de longo prazo das subvenções concedidas às atividades transporte de passageiros. Por seu turno, a segunda abordará os desdobramentos da redução do preço de óleo diesel, cujo insumo intermediário é o principal na estrutura de custo do setor de transporte de passageiros. A metodologia em ambas simulações consiste em um modelo dinâmico de equilíbrio geral computável (EGC) que incorpora os fluxos de uma Matriz de Contabilidade Social (MCS) de 2010, delineando a geração e apropriação de renda por diferentes fontes e a estrutura de gastos institucionais, e um detalhamento dos mercados de transporte de passageiros no Brasil. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (6) . Integrantes: Weslem Rodrigues Faria - Integrante / Fernando Salgueiro Perobelli - Integrante / Admir Antônio Betarelli Junior - Coordenador / Rosa Lívia Gonçalves Montenegro - Integrante / Débora Freire Cardoso - Integrante / Andressa Lemes Proque - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Weslem Rodrigues Faria.
      Descrição: Grande parte dos setores de transporte de passageiros no Brasil passou por reformas microeconômicas desde o final da década de 1990, levando a mudanças estruturais expressivas. O transporte de passageiros é tipicamente um item de despesa familiar e as mudanças estruturais nesses serviços podem afetar as famílias de maneira diferente, dependendo da sua posição na distribuição de renda e despesa. Esses vínculos entre estrutura de renda, composição de consumo e transporte de passageiros têm sido pouco explorados por pesquisas aplicadas à economia brasileira. Dessa maneira, este projeto de pesquisa propõe-se a analisar os efeitos econômicos de duas políticas de redução dos custos de produção das atividades de transporte terrestre de passageiros sobre o sistema produtivo e os grupos de renda e consumo familiar. A primeira política microeconômica tratará da importância e repercussões de longo prazo das subvenções concedidas às atividades transporte de passageiros. Por seu turno, a segunda abordará os desdobramentos da redução do preço de óleo diesel, cujo insumo intermediário é o principal na estrutura de custo do setor de transporte de passageiros. A metodologia em ambas simulações consiste em um modelo dinâmico de equilíbrio geral computável (EGC) que incorpora os fluxos de uma Matriz de Contabilidade Social (MCS) de 2010, delineando a geração e apropriação de renda por diferentes fontes e a estrutura de gastos institucionais, e um detalhamento dos mercados de transporte de passageiros no Brasil.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (6) . Integrantes: Admir Antonio Betarelli Junior - Coordenador / Fernando Salgueiro Perobelli - Integrante / Rosa Lívia Gonçalves Montenegro - Integrante / Débora Freire Cardoso - Integrante / Weslem Rodrigues Faria - Integrante / ANDRESSA LEMES PROQUE - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Admir Antonio Betarelli Junior.
    6. 2018-2021. Indicador/relatorio de assistencia setorial (subsidios e protecao tarifaria)
      Descrição: Esta proposta de projeto se propõe a projetar as repercussões econômicas de longo prazo sobre a economia brasileira a partir de instrumentos de políticas comercial e setorial, previamente acordados com o IPEA, segundo a chamada Pública PNPD 109/2017. Pretende-se, pois, mensurar e analisar o apoio total do Governo Federal a setores econômicos no Brasil por meio de subsídios diretos e indiretos e de proteção tarifária.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Weslem Rodrigues Faria - Integrante / Fernando Salgueiro Perobelli - Integrante / Vinicius de Almeida Vale - Integrante / Fernando José da Silva Paiva Ribeiro - Coordenador / Admir Antonio Betarelli Junior - Integrante.
      Membro: Weslem Rodrigues Faria.
      Descrição: Esta proposta de projeto se propõe a projetar as repercussões econômicas de longo prazo sobre a economia brasileira a partir de instrumentos de políticas comercial e setorial, previamente acordados com o IPEA, segundo a chamada Pública PNPD 109/2017. Pretende-se, pois, mensurar e analisar o apoio total do Governo Federal a setores econômicos no Brasil por meio de subsídios diretos e indiretos e de proteção tarifária.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Admir Antonio Betarelli Junior - Coordenador / Fernando Salgueiro Perobelli - Integrante / Weslem Rodrigues Faria - Integrante / Vinicius de Almeida Vale - Integrante / Fernando Ribeiro - Integrante / Ivan Tiago Machado Oliveira - Integrante.
      Membro: Admir Antonio Betarelli Junior.
    7. 2018-2019. Incerteza e desempenho economico setorial no Brasil para a construcao civil
      Descrição: O principal objetivo deste projeto é mensurar o impacto da incerteza sobre a atividade econômica setorial brasileira, especificamente para o setor de construção civil. Ao identificar essa relação causal, busca-se verificar o efeito das flutuações de incerteza sobre as variáveis de desempenho econômico do setor, esperando que estas estejam negativamente correlacionadas, em conformidade com a literatura.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Weslem Rodrigues Faria - Coordenador / Karina Oliveira Belarmino de Almeida - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de Juiz de Fora - Bolsa.
      Membro: Weslem Rodrigues Faria.
    8. 2018-2019. Causalidade de preco no mercado de leite do Brasil
      Descrição: O objetivo principal deste projeto é verificar a existência de causalidade de preços ao produtor de leite em pó das seis principais regiões produtoras do Brasil (Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e São Paulo) e dos demais países do Mercosul (Argentina e Uruguai). A proposta é que a análise considere as séries de preços ao produtor para tais regiões. Além disso, busca verificar a integração espacial desses mercados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Weslem Rodrigues Faria - Coordenador / DIEGO GUSTAVO MARTINES DE SOUSA - Integrante.
      Membro: Weslem Rodrigues Faria.
    9. 2017-2019. Expansoes Logisticas, competitividade e efeitos regionais: os casos dos setores ferroviario e portuario na politica comercial brasileira
      Descrição: No final da década de 90, o governo brasileiro promoveu uma série de reformas microeconômicas nos setores de transporte do país. O propósito comum destas reformas era elevar a competitividade e a capacidade de oferta das operações logísticas de cada modalidade de transporte, favorecendo o sistema de distribuição dos produtos finais e as cadeias de suplementos existentes no mercado interno e externo do país. As atividades ferroviárias estão concentradas para o escoamento das produções até os portos marítimos, em corredores logísticos bem definidos no Brasil. Dessa maneira, tanto o sistema ferroviário de carga como os portos dos Estados costeiros do país são estratégicos na política comercial brasileira. Ou seja, melhorias na eficiência desses setores implicariam em reduções nos custos logísticos e, por consequência, no aumento da competitividade das exportações brasileiras. Assim, eficiências nessas operações logísticas devem contribuir para o recente Plano Nacional de Exportações 2015-2018 (PNE 2015-2018), no qual o governo brasileiro delineou estratégias da política comercial brasileira após ter articulado as características da pauta exportadora brasileira com o comportamento dos mercados internacionais. Entretanto, o PNE não realiza uma análise quantitativa e não considera o crescimento de produtividade que possam ocorrer nas operações logísticas das ferrovias e portos brasileiros. Assim, o objetivo principal deste projeto será analisar os desdobramentos econômicos dos ganhos de produtividade nessas operações sobre as atividades exportadoras, as Unidades Federativas e a economia brasileira como um todo entre 2015 e 2025. O modelo de Equilíbrio Geral Computável dinâmico-recursivo (EGC-RD) é uma ferramenta útil e será utlizado para avaliar os prováveis efeitos econômicos dos ganhos competitivos do sistema logístico brasileiro sobre a economia brasileira em várias dimensões (i.e., nacional, regional e setorial).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Weslem Rodrigues Faria - Integrante / Fernando Salgueiro Perobelli - Integrante / Vinicius de Almeida Vale - Integrante / Ramon Goulart Cunha - Integrante / Marcus Vinicius Amaral e Silva - Integrante / Inácio Fernandes de Araújo Junior - Integrante / Rosa Lívia Gonçalves Montenegro - Integrante / Andressa Lemes Proque - Integrante / Admir Antonio Betarelli Junior - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Weslem Rodrigues Faria.
      Descrição: No final da década de 90, o governo brasileiro promoveu uma série de reformas microeconômicas nos setores de transporte do país. O propósito comum destas reformas era elevar a competitividade e a capacidade de oferta das operações logísticas de cada modalidade de transporte, favorecendo o sistema de distribuição dos produtos finais e as cadeias de suplementos existentes no mercado interno e externo do país. As atividades ferroviárias estão concentradas para o escoamento das produções até os portos marítimos, em corredores logísticos bem definidos no Brasil. Dessa maneira, tanto o sistema ferroviário de carga como os portos dos Estados costeiros do país são estratégicos na política comercial brasileira. Ou seja, melhorias na eficiência desses setores implicariam em reduções nos custos logísticos e, por consequência, no aumento da competitividade das exportações brasileiras. Assim, eficiências nessas operações logísticas devem contribuir para o recente Plano Nacional de Exportações 2015-2018 (PNE 2015-2018), no qual o governo brasileiro delineou estratégias da política comercial brasileira após ter articulado as características da pauta exportadora brasileira com o comportamento dos mercados internacionais. Entretanto, o PNE não realiza uma análise quantitativa e não considera o crescimento de produtividade que possam ocorrer nas operações logísticas das ferrovias e portos brasileiros. Assim, o objetivo principal deste projeto será analisar os desdobramentos econômicos dos ganhos de produtividade nessas operações sobre as atividades exportadoras, as Unidades Federativas e a economia brasileira como um todo entre 2015 e 2025. O modelo de Equilíbrio Geral Computável dinâmico-recursivo (EGC-RD) é uma ferramenta útil e será utlizado para avaliar os prováveis efeitos econômicos dos ganhos competitivos do sistema logístico brasileiro sobre a economia brasileira em várias dimensões (i.e., nacional, regional e setorial).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Admir Antonio Betarelli Junior - Coordenador / Fernando Salgueiro Perobelli - Integrante / Rosa Lívia Gonçalves Montenegro - Integrante / Weslem Rodrigues Faria - Integrante / Marcus Vinícius Amaral e Silva - Integrante / Vinicius de Almeida Vale - Integrante / Ramon Goulart Cunha - Integrante / Inácio Fernandes de Araújo Junior - Integrante / ANDRESSA LEMES PROQUE - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Admir Antonio Betarelli Junior.
    10. 2017-2018. Politicas de credito rural, tipos de financiamentos e efeitos regionais
      Descrição: O objetivo principal deste projeto é realizar uma investigação quantitativa acerca dos possíveis desdobramentos econômicos dos desembolsos governamentais para o crédito rural. A proposta é que a análise considere os desembolsos de forma discriminada em investimentos e capital de giro por Unidade da Federação, diferenciando ainda o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) dos outros créditos rurais. Assim, este projeto pesquisa procura responder aos problemas aplicados para a economia brasileira: a) Quais seriam os efeitos regionais, macroeconômicos e setoriais decorrentes dos desdobramentos econômicos dos desembolsos efetivos de créditos rurais subsidiados pela ETJ? b) Em virtude dos efeitos complementares e competitivos nas relações sistêmicas da economia brasileira, quais seriam as Unidades Federativas e os setores mais e menos beneficiados? c) A política de crédito rural tem aumentado ou diminuído as disparidades regionais?. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Weslem Rodrigues Faria - Coordenador / Mayra Barroso dos Santos - Integrante / Lucas Mendonça Vargas - Integrante.
      Membro: Weslem Rodrigues Faria.
    11. 2017-2018. Avaliacao da estrutura produtiva dos municipios da Zona da Mata mineira
      Descrição: O objetivo principal deste projeto é realizar uma investigação sobre as cadeias produtivas da Zona da Mata de Minas Gerais. A proposta consiste em analisar indicadores para o municípios que compõem tal região e verificar se os mesmos possuem suas atividades econômicas competitivas e/ou concentradas em termos relativos à região como um todo. Assim, este projeto pesquisa procura responder aos problemas aplicados para a economia da Zona da Mata: a) Qual o nível de especialização regional e setorial dos municípios da região? b) Qual o nível de concentração setorial de cada município da região? c) Qual o nível de competição setorial de cada município da região? d) Qual o tamanho médio dos estabelecimentos de cada município da região? Pretende-se analisar a dinâmica setorial e regional da Zona da Mata para o ano de 2015, que é o ano com os dados mais recentes para a economia. Além disso, a mesma análise será realizada para os anos de 1985 e 2000, a fim de verificar as mudanças estruturais ocorridas ao longo do tempo. A hipótese é que a economia da Zona da Mata tenha sofrido mudanças quanto ao perfil econômico. Muitos municípios podem ter mudado suas principais atividades motoras. Mesmo o fenômeno de ?terciarização? pode ser verificado com essa análise e ver o quanto isso foi concretizado.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Weslem Rodrigues Faria - Coordenador / Bruno Medeiros de Oliveira - Integrante / Caíque Braga de Oliveira - Integrante.
      Membro: Weslem Rodrigues Faria.
    12. 2015-2018. Expansoes logisticas, competitividade e efeitos regionais: os casos dos setores ferroviario e portuario na politica comercial brasileira
      Descrição: O objetivo principal deste projeto será analisar os desdobramentos econômicos dos ganhos de produtividade dos sistemas ferroviários e portuários sobre as atividades exportadoras, as Unidades Federativas e a economia brasileira como um todo entre 2015 e 2025. O imperativo de conciliação entre teoria econômica aplicada e estudos empíricos com relevância para os formuladores de política coloca os modelos de equilíbrio geral computável (EGC) como forte candidato a preencher esta lacuna. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (4) . Integrantes: Weslem Rodrigues Faria - Integrante / Fernando Salgueiro Perobelli - Integrante / Admir Antônio Betarelli Junior - Coordenador / Vinicius de Almeida Vale - Integrante / Inácio Fernandes Araújo Junior - Integrante / Ramon Goulart Cunha - Integrante / Marcus Vinicius Amaral e Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Weslem Rodrigues Faria.
      Descrição: O objetivo principal deste projeto será analisar os desdobramentos econômicos dos ganhos de produtividade dos sistemas ferroviários e portuários sobre as atividades exportadoras, as Unidades Federativas e a economia brasileira como um todo entre 2015 e 2025. O imperativo de conciliação entre teoria econômica aplicada e estudos empíricos com relevância para os formuladores de política coloca os modelos de equilíbrio geral computável (EGC) como forte candidato a preencher esta lacuna.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (4) . Integrantes: Admir Antonio Betarelli Junior - Coordenador / Fernando Salgueiro Perobelli - Integrante / Weslem Rodrigues Faria - Integrante / Marcus Vinícius Amaral e Silva - Integrante / Vinicius de Almeida Vale - Integrante / Ramon Goulart Cunha - Integrante / Inácio Fernandes de Araújo Junior - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Admir Antonio Betarelli Junior.
      Descrição: O objetivo principal deste projeto será analisar os desdobramentos econômicos dos ganhos de produtividade dos sistemas ferroviários e portuários sobre as atividades exportadoras, as Unidades Federativas e a economia brasileira como um todo entre 2015 e 2025. O imperativo de conciliação entre teoria econômica aplicada e estudos empíricos com relevância para os formuladores de política coloca os modelos de equilíbrio geral computável (EGC) como forte candidato a preencher esta lacuna... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fernando Salgueiro Perobelli - Integrante / Weslem Rodrigues - Integrante / Admir Antonio Betarelli Junior - Coordenador / Vinicius de Almeida Vale - Integrante / Inácio Fernandes Araújo Junior - Integrante / Ramon Goulart Cunha - Integrante / Marcus Vinicius Amaral e Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Fernando Salgueiro Perobelli.
    13. 2015-2017. Avaliacao de questoes inerentes ao comercio internacional e impactos ambientais (emissoes): uma modelagem de equilibrio geral computavel
      Descrição: O projeto tem como objetivo avaliar os impactos da estrutura de comércio brasileiro sobre as emissões, i.e. avaliar as perdas e/ou ganhos ambientais do Brasil ao se envolver no comércio internacional.Para isso, pretende-se construir um modelo de equilíbrio geral computável (EGC) capaz de mensurar os impactos do comércio internacional sobre as emissões brasileiras. O projeto também tem como objetivos: i) avaliar a estrutura de comércio brasileira; ii) avaliar os impactos da estrutura de comércio internacional brasileiro sobre a estrutura de emissões; e iii) avaliar os impactos de acordos comerciais sobre as emissões.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Weslem Rodrigues Faria - Coordenador / Fernando Salgueiro Perobelli - Integrante / Vinicius de Almeida Vale - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Weslem Rodrigues Faria.
    14. 2015-Atual. Avaliacao dos impactos de politicas industriais sobre o crescimento economico
      Descrição: Os efeitos de longo prazo das políticas industriais sobre a economia são muitas vezes negligenciados no seu processo de avaliação e no âmbito do crescimento e desenvolvimento econômico. Não obstante, tais efeitos podem ser muito importantes em termos de bem-estar da sociedade e da própria distribuição e transmissão setorial dos efeitos dentro de um sistema de mercados interdependentes, o qual relevam composições assimétricas de custos e demanda entre as atividades setoriais. O imperativo de conciliação entre teoria econômica aplicada e estudos empíricos com relevância para os formuladores de política coloca os modelos de equilíbrio geral computável (EGC) como forte candidato a preencher esta lacuna. Ou melhor, por considerarem informações consistentes de forma que a estrutura empírica da economia brasileira é tomada explicitamente, modelos de equilíbrio geral computável (EGC) são muito aderentes para este tipo de avaliação, cujo instrumental metodológico reconhece os canais intersetoriais do sistema econômico. Cabe destacar que, durante os últimos 35 anos, modelos de equilíbrio geral computável (EGC) têm se tornado uma ferramenta de auxílio para avaliação quantitativa de políticas econômicas, fornecendo projeções gerais, tanto no âmbito micro como macroeconômico. Este projeto de pesquisa procura responder aos problemas aplicados para a economia brasileira, como por exemplo: a) Quais seriam os efeitos macroeconômicos e setoriais decorrentes da política industrial até 2030? b) Dado o cenário econômico, como ficaria a composição da estrutura produtiva no Brasil? Em virtude dos efeitos complementares e competitivos nas relações sistêmicas no país, quais seriam os setores mais e menos beneficiados? Portanto, o objetivo desse presente projeto de pesquisa é tratar de forma sistêmica as relações entre política industrial e desenvolvimento numa perspectiva de longo prazo, qual seja, em horizonte de 15 a 20 anos. Para tal, pretende-se calibrar um modelo de equilíbrio geral dinâmico para a economia brasileira com: 110 produtos e 56 setores, com abertura do vetor de exportações para países selecionados, famílias, governo e com a estimativa da distribuição dos valores de absorção de investimento de produtos nacionais e importados, avaliados a preços básicos. Assim, a partir dessa metodologia pretende-se ter uma ferramenta que possa avaliar os efeitos ao longo dos anos da condução de política, mais especificamente, de políticas de cunho indústria a partir de uma estrutura inicial da economia.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Weslem Rodrigues Faria - Integrante / Fernando Salgueiro Perobelli - Coordenador / Aline Souza Magalhães - Integrante / Edson Paulo Domingues - Integrante / Alexandre Alves Porsse - Integrante / Admir Antônio Betarelli Junior - Integrante / Terciane Sabadini Carvalho - Integrante / Kênia Barreiro de Souza - Integrante / Inácio Fernandes Araújo Junior - Integrante / Ramon Goulart Cunha - Integrante / Marcus Vinicius Amaral e Silva - Integrante / Joao Gabriel Pio - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Weslem Rodrigues Faria.
      Descrição: Os efeitos de longo prazo das políticas industriais sobre a economia são muitas vezes negligenciados no seu processo de avaliação e no âmbito do crescimento e desenvolvimento econômico. Não obstante, tais efeitos podem ser muito importantes em termos de bem-estar da sociedade e da própria distribuição e transmissão setorial dos efeitos dentro de um sistema de mercados interdependentes, o qual relevam composições assimétricas de custos e demanda entre as atividades setoriais. O imperativo de conciliação entre teoria econômica aplicada e estudos empíricos com relevância para os formuladores de política coloca os modelos de equilíbrio geral computável (EGC) como forte candidato a preencher esta lacuna. Ou melhor, por considerarem informações consistentes de forma que a estrutura empírica da economia brasileira é tomada explicitamente, modelos de equilíbrio geral computável (EGC) são muito aderentes para este tipo de avaliação, cujo instrumental metodológico reconhece os canais intersetoriais do sistema econômico. Cabe destacar que, durante os últimos 35 anos, modelos de equilíbrio geral computável (EGC) têm se tornado uma ferramenta de auxílio para avaliação quantitativa de políticas econômicas, fornecendo projeções gerais, tanto no âmbito micro como macroeconômico. Este projeto de pesquisa procura responder aos problemas aplicados para a economia brasileira, como por exemplo: a) Quais seriam os efeitos macroeconômicos e setoriais decorrentes da política industrial até 2030? b) Dado o cenário econômico, como ficaria a composição da estrutura produtiva no Brasil? Em virtude dos efeitos complementares e competitivos nas relações sistêmicas no país, quais seriam os setores mais e menos beneficiados? Portanto, o objetivo desse presente projeto de pesquisa é tratar de forma sistêmica as relações entre política industrial e desenvolvimento numa perspectiva de longo prazo, qual seja, em horizonte de 15 a 20 anos. Para tal, pretende-se calibrar um modelo de equilíbrio geral dinâmico para a economia brasileira com: 110 produtos e 56 setores, com abertura do vetor de exportações para países selecionados, famílias, governo e com a estimativa da distribuição dos valores de absorção de investimento de produtos nacionais e importados, avaliados a preços básicos. Assim, a partir dessa metodologia pretende-se ter uma ferramenta que possa avaliar os efeitos ao longo dos anos da condução de política, mais especificamente, de políticas de cunho indústria a partir de uma estrutura inicial da economia.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Admir Antonio Betarelli Junior - Integrante / Fernando Salgueiro Perobelli - Coordenador / Edson Paulo Domingues - Integrante / Aline Souza Magalhães - Integrante / Terciane Sabadini Carvalho - Integrante / Weslem Rodrigues Faria - Integrante / Alexandre Alves Porsse - Integrante / Marcus Vinícius Amaral e Silva - Integrante / Ramon Goulart Cunha - Integrante / Inácio Fernandes de Araújo Junior - Integrante / Kênia Barreiro de Souza - Integrante / Joao Gabriel Pio - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Outra.
      Membro: Admir Antonio Betarelli Junior.
      Descrição: Os efeitos de longo prazo das políticas industriais sobre a economia são muitas vezes negligenciados no seu processo de avaliação e no âmbito do crescimento e desenvolvimento econômico. Não obstante, tais efeitos podem ser muito importantes em termos de bem-estar da sociedade e da própria distribuição e transmissão setorial dos efeitos dentro de um sistema de mercados interdependentes, o qual relevam composições assimétricas de custos e demanda entre as atividades setoriais. O imperativo de conciliação entre teoria econômica aplicada e estudos empíricos com relevância para os formuladores de política coloca os modelos de equilíbrio geral computável (EGC) como forte candidato a preencher esta lacuna. Ou melhor, por considerarem informações consistentes de forma que a estrutura empírica da economia brasileira é tomada explicitamente, modelos de equilíbrio geral computável (EGC) são muito aderentes para este tipo de avaliação, cujo instrumental metodológico reconhece os canais intersetoriais do sistema econômico. Cabe destacar que, durante os últimos 35 anos, modelos de equilíbrio geral computável (EGC) têm se tornado uma ferramenta de auxílio para avaliação quantitativa de políticas econômicas, fornecendo projeções gerais, tanto no âmbito micro como macroeconômico. Este projeto de pesquisa procura responder aos problemas aplicados para a economia brasileira, como por exemplo: a) Quais seriam os efeitos macroeconômicos e setoriais decorrentes da política industrial até 2030? b) Dado o cenário econômico, como ficaria a composição da estrutura produtiva no Brasil? Em virtude dos efeitos complementares e competitivos nas relações sistêmicas no país, quais seriam os setores mais e menos beneficiados? Portanto, o objetivo desse presente projeto de pesquisa é tratar de forma sistêmica as relações entre política industrial e desenvolvimento numa perspectiva de longo prazo, qual seja, em horizonte de 15 a 20 anos. Para tal, pretende-se calibrar um modelo de equilíbrio geral dinâmico para a economia brasileira com: 110 produtos e 56 setores, com abertura do vetor de exportações para países selecionados, famílias, governo e com a estimativa da distribuição dos valores de absorção de investimento de produtos nacionais e importados, avaliados a preços básicos. Assim, a partir dessa metodologia pretende-se ter uma ferramenta que possa avaliar os efeitos ao longo dos anos da condução de política, mais especificamente, de políticas de cunho indústria a partir de uma estrutura inicial da economia. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Fernando Salgueiro Perobelli - Coordenador / Edson Paulo Domigues - Integrante / Weslem Rodrigues Faria - Integrante / Admir Antonio Betarelli Junior - Integrante / Terciane Sabadini Carvalho - Integrante / Alexandre Alves Porsse - Integrante / Kênia Barreiro de Souza - Integrante / Inácio Fernandes Araújo Junior - Integrante / Ramon Goulart Cunha - Integrante / Marcus Vinicius Amaral e Silva - Integrante / Aline Souza Magalhães - Integrante / Joao Gabriel Pio - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Fernando Salgueiro Perobelli.
    15. 2014-2017. Efeitos economicos de longo prazo da recente politica de revisao tarifaria do setor ferroviario no estado de Minas Gerais
      Descrição: O objetivo principal deste projeto é analisar os desdobramentos da política de revisão do teto tarifário do setor ferroviário de carga entre 2013 a 2025 sobre as atividades econômicas mais intensivas no uso deste modal e sobre a economia mineira como um todo.Para tanto é necessária a utilização de um instrumental metodológico, capaz de lidar de maneira sistêmica e consistente com as várias interações dos agentes econômicos em vários níveis institucionais (setoriais, microrregionais, famílias, etc.), assim como o detalhamento dos serviços de transporte de carga no Estado. O imperativo de conciliação entre teoria econômica aplicada e estudos empíricos com relevância para os formuladores de política coloca os modelos de equilíbrio geral computável (EGC) como forte candidato a preencher esta lacuna.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Weslem Rodrigues Faria - Integrante / Fernando Salgueiro Perobelli - Integrante / Suzana Quinet de Andrade Bastos - Integrante / Admir Antônio Betarelli Junior - Coordenador / Eduardo Gonçalves - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Weslem Rodrigues Faria.
      Descrição: O objetivo principal deste projeto é analisar os desdobramentos da política de revisão do teto tarifário do setor ferroviário de carga entre 2013 a 2025 sobre as atividades econômicas mais intensivas no uso deste modal e sobre a economia mineira como um todo.Para tanto é necessária a utilização de um instrumental metodológico, capaz de lidar de maneira sistêmica e consistente com as várias interações dos agentes econômicos em vários níveis institucionais (setoriais, microrregionais, famílias, etc.), assim como o detalhamento dos serviços de transporte de carga no Estado. O imperativo de conciliação entre teoria econômica aplicada e estudos empíricos com relevância para os formuladores de política coloca os modelos de equilíbrio geral computável (EGC) como forte candidato a preencher esta lacuna.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Admir Antonio Betarelli Junior - Coordenador / Eduardo S. Almeida - Integrante / Suzana Quinet de Andrade Bastos - Integrante / Fernando Salgueiro Perobelli - Integrante / Weslem Rodrigues Faria - Integrante / Eduardo Gonçalves - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Admir Antonio Betarelli Junior.
      Descrição: O objetivo principal deste projeto é analisar os desdobramentos da política de revisão do teto tarifário do setor ferroviário de carga entre 2013 a 2025 sobre as atividades econômicas mais intensivas no uso deste modal e sobre a economia mineira como um todo.Para tanto é necessária a utilização de um instrumental metodológico, capaz de lidar de maneira sistêmica e consistente com as várias interações dos agentes econômicos em vários níveis institucionais (setoriais, microrregionais, famílias, etc.), assim como o detalhamento dos serviços de transporte de carga no Estado. O imperativo de conciliação entre teoria econômica aplicada e estudos empíricos com relevância para os formuladores de política coloca os modelos de equilíbrio geral computável (EGC) como forte candidato a preencher esta lacuna.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fernando Salgueiro Perobelli - Integrante / Eduardo Gonçalves - Integrante / Eduardo Simões Almeida - Integrante / Weslem Rodrigues - Integrante / Suzana Quinet de Andrade Bastos - Integrante / Admir Antonio Betarelli Junior - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Fernando Salgueiro Perobelli.
    16. 2014-2016. Desdobramentos da recente politica de revisao tarifaria do setor ferroviario na economia mineira
      Descrição: O projeto tem por objetivo Analisar os desdobramentos da política de revisão do teto tarifário do setor ferroviário de carga entre 2013 a 2025 sobre as atividades econômicas mais intensivas no uso deste modal e sobre a economia mineira como um todo. Essa política de revisão tarifária altera a estrutura de preços relativos na economia e, consequentemente, há uma realocação dos recursos nas interdependências setoriais no Estado mineiro. A distribuição e intensidade destes efeitos no sistema produtivo dependem das relações diretas e indiretas relacionadas ao uso do transporte ferroviário de carga. Desse modo, a análise dos impactos decorrentes dos choques desta política requer uma grande atenção sobre o próprio transporte ferroviário de carga e seus principais demandantes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Weslem Rodrigues Faria - Integrante / Fernando Salgueiro Perobelli - Coordenador / Suzana Quinet de Andrade Bastos - Integrante / Admir Antônio Betarelli Junior - Integrante / Eduardo Gonçalves - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de Juiz de Fora - Auxílio financeiro.
      Membro: Weslem Rodrigues Faria.
      Descrição: O projeto tem por objetivo Analisar os desdobramentos da política de revisão do teto tarifário do setor ferroviário de carga entre 2013 a 2025 sobre as atividades econômicas mais intensivas no uso deste modal e sobre a economia mineira como um todo. Essa política de revisão tarifária altera a estrutura de preços relativos na economia e, consequentemente, há uma realocação dos recursos nas interdependências setoriais no Estado mineiro. A distribuição e intensidade destes efeitos no sistema produtivo dependem das relações diretas e indiretas relacionadas ao uso do transporte ferroviário de carga. Desse modo, a análise dos impactos decorrentes dos choques desta política requer uma grande atenção sobre o próprio transporte ferroviário de carga e seus principais demandantes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Admir Antonio Betarelli Junior - Integrante / Eduardo S. Almeida - Integrante / Suzana Quinet de Andrade Bastos - Integrante / Fernando Salgueiro Perobelli - Coordenador / Weslem Rodrigues Faria - Integrante / Eduardo Gonçalves - Integrante. Financiador(es): Pro-reitoria de Pesquisa da Universidade Federal de Juiz de Fora - Auxílio financeiro.
      Membro: Admir Antonio Betarelli Junior.
      Descrição: O projeto tem por objetivo Analisar os desdobramentos da política de revisão do teto tarifário do setor ferroviário de carga entre 2013 a 2025 sobre as atividades econômicas mais intensivas no uso deste modal e sobre a economia mineira como um todo. Essa política de revisão tarifária altera a estrutura de preços relativos na economia e, consequentemente, há uma realocação dos recursos nas interdependências setoriais no Estado mineiro. A distribuição e intensidade destes efeitos no sistema produtivo dependem das relações diretas e indiretas relacionadas ao uso do transporte ferroviário de carga. Desse modo, a análise dos impactos decorrentes dos choques desta política requer uma grande atenção sobre o próprio transporte ferroviário de carga e seus principais demandantes... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fernando Salgueiro Perobelli - Coordenador / Eduardo Gonçalves - Integrante / Eduardo Simões Almeida - Integrante / Weslem Rodrigues Faria - Integrante / Admir Antonio Betarelli Junior - Integrante / Suzana Quinet de Andrade Bastos - Integrante. Financiador(es): Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa - UFJF - Auxílio financeiro.
      Membro: Fernando Salgueiro Perobelli.
    17. 2014-2015. Cadeias globais de valor e complementaridade produtiva na America do Sul
      Descrição: O projeto teve como objetivo identificar potencialidades de maior da inserção da economia brasileira e da América do Sul nas cadeias globais de valor, bem como possibilidades de maior complementaridade produtiva do Brasil com os países vizinhos. Este projeto conta com o intercâmbio com o setor de estatísticas da Organização Mundial do Comércio (OMC) e da Universidade de Groningen, além de pesquisadores de outros países da América do Sul. Estas instituições juntamente com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) lideram o projeto conjunto WIOD voltado para a construção de matrizes de insumo-produto para 40 países, inclusive o Brasil. Os primeiros resultados divulgados no âmbito deste projeto sugerem reduzidas perspectivas de inserção do Brasil nas cadeias globais de valor. Com o intuito de verificar estas causas e como isso pode ser revertido, os estudos no âmbito do projeto objetivam aprofundar a pesquisa no sentido de realizar uma análise mais detalhada da matriz brasileira e de outros países da América do Sul.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Weslem Rodrigues Faria - Integrante / Renato Coelho Baumann das Neves - Coordenador / Renato Galvão Flôres Junior - Integrante / Verônica Lazarini Cardoso - Integrante.
      Membro: Weslem Rodrigues Faria.
    18. 2011-2012. Estudo de Impactos Socioeconomicos Potenciais dos Investimentos do PRODETUR Nacional - Bahia
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Weslem Rodrigues Faria - Integrante / Alexandre Nunes de Almeida - Integrante / Eduardo Amaral Haddad - Coordenador / Wilson Rabahy - Integrante / Alexandre Alves Porsse - Integrante.
      Membro: Weslem Rodrigues Faria.
    19. 2010-2010. PELT-Para
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Weslem Rodrigues Faria - Integrante / Eduardo Amaral Haddad - Coordenador.
      Membro: Weslem Rodrigues Faria.
    20. 2010-Atual. Fomento a Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudancas Climaticas - Economia das Mudancas Climaticas
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Weslem Rodrigues Faria - Integrante / Eduardo Amaral Haddad - Coordenador.
      Membro: Weslem Rodrigues Faria.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Prêmio Edson Potsch Magalhães - Concedido à melhor tese de doutorado na área de Economia Rural, Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER).. 2013.
      Membro: Weslem Rodrigues Faria.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (0)

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (0)

      Lista de colaborações

      • Colaborações endôgenas (4)
        • Weslem Rodrigues Faria ⇔ Admir Antonio Betarelli Junior (25.0)
          1. BETARELLI JUNIOR, Admir Antonio ; FARIA, Weslem Rodrigues ; Proque, Andressa Lemes ; Vale, Vinicius de Almeida ; Perobelli, Fernando Salgueiro. COVID-19, Public Agglomerations and Economic Effects: Assessing the Recovery Time of Passenger Transport Services in Brazil. Transport Policy. v. 110, p. 254-272, issn: 0967-070X, 2021.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          2. VIEIRA, A. S. ; BETARELLI JUNIOR, A. A. ; PROQUE, A. L. ; FARIA, W. R.. Estrutura socioeconômica e o padrão urbano nas principais cidades brasileiras. REVISTA BRASILEIRA DE ASSUNTOS REGIONAIS E URBANOS (BARU). v. 7, p. 160-185, issn: 2448-0460, 2021.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          3. TEIXEIRA, A. O. ; BETARELLI JUNIOR, A. A. ; VIEIRA, M. T. ; KERN, A. P. ; FARIA, W. R.. Programa Bolsa Família, perfil socioeconômico e renda: avaliando a taxa de classificação dos indivíduos nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. ECONOMIA & REGIÃO. v. 9, p. 187-204, issn: 2317-627X, 2021.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          4. SALES, MARCELA DA SILVA ; BETARELLI JÚNIOR, ADMIR ANTÔNIO ; FARIA, WESLEM RODRIGUES. DESDOBRAMENTOS ECONÔMICOS DOS INVESTIMENTOS DAS RECENTES CONCESSÕES AEROPORTUÁRIAS BRASILEIRAS. Análise Econômica (UFRGS) on line. v. 38, p. 109-145, issn: 2176-5456, 2020.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          5. FARIA, W. R. ; SPOSITO, M. A. ; BETARELLI JUNIOR, A. A.. Repercussões Econômicas dos Investimentos Gerados pelas Parcerias Público-Privadas em Minas Gerais. ECONOMIA ENSAIOS. v. 35, p. 190-215, issn: 1983-1994, 2020.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          6. BETARELLI JUNIOR, ADMIR ANTONIO ; FARIA, WESLEM RODRIGUES ; GONÇALVES MONTENEGRO, ROSA LIVIA ; BAHIA, DOMITILA SANTOS ; GONÇALVES, EDUARDO. Research and development, productive structure and economic effects: Assessing the role of public financing in Brazil. ECONOMIC MODELLING. v. 90, p. 235-253, issn: 0264-9993, 2020.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          7. BETARELLI JUNIOR, Admir Antonio ; Rezende, Taís Alves ; Perobelli, Fernando Salgueiro ; FARIA, Weslem Rodrigues ; Montenegro, Rosa Lívia Gonçalves. Transportes, estrutura produtiva e composição de requerimentos: a dependência setorial e regional nas principais economias mundiais. REVISTA ECONÔMICA DO NORDESTE. v. 50, p. 77-94, issn: 0100-4956, 2019.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          8. RIBEIRO, F. J. S. P. ; BETARELLI JUNIOR, A. A. ; FARIA, W. R. ; PEROBELLI, F. S. ; VALE, V. A.. Avaliação de impacto da eliminação do regime de ex-tarifários e da redução das tarifas de importação sobre bens de capital e bens de informática e telecomunicações. Boletim de Economia e Política Internacional. v. 24, p. 21-35, issn: 2176-9915, 2019.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          9. BETARELLI JUNIOR, A. A. ; FARIA, W. R. ; ALBUQUERQUE, D. P. E. M.. CRÉDITO RURAL, TIPOS DE FINANCIAMENTOS E EFEITOS ECONÔMICOS: O CASO DOS RECURSOS EQUALIZÁVEIS DE JUROS PARA O INVESTIMENTO E CUSTEIO AGROPECUÁRIO NO BRASIL (2012). PLANEJAMENTO E POLITICAS PUBLICAS. v. 52, p. 111-147, issn: 0103-4138, 2019.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          10. FARIA, W. R. ; BETARELLI JUNIOR, A. A. ; MONTENEGRO, R. L. G.. Multidimensional characteristics and deforestation: an analysis for the Brazilian Legal Amazon. QUALITY & QUANTITY. v. 54, p. 1959-1979, issn: 0033-5177, 2019.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          11. BETARELLI JUNIOR, A. A. ; BARBOSA, I. S. N. S. ; FARIA, W. R. ; PROQUE, A. L.. Transporte público, sistema produtivo e as repercussões econômicas do programa refrota 2017. ECONÔMICA (NITERÓI). v. 21, p. 1-30, issn: 1517-1302, 2019.
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          12. FARIA, W. R. ; REIS, F. S. ; BETARELLI JUNIOR, A. A. ; SANTIAGO, F. S. ; MONTENEGRO, R. L. G.. Estrutura socioeconômica, vantagens competitivas e padrão regional: avaliando as disparidades da Zona da Mata de Minas Gerais em 2010. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS REGIONAIS E URBANOS. v. 12, p. 51-73, issn: 1981-3953, 2018.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          13. BETARELLI JUNIOR, A. A. ; AMBROSIO, D. R. ; FARIA, W. R. ; MONTENEGRO, R. L. G.. Interdependências, influências e produtividade: o papel do transporte aquaviário nas economias mundiais. REVISTA ECONÔMICA DO NORDESTE. v. 49, p. 53-73, issn: 0100-4956, 2018.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          14. MONTENEGRO, R. L. G. ; BETARELLI JUNIOR, A. A. ; FARIA, W. R. ; BAHIA, D. S. ; GONCALVES, E.. Pesquisa e desenvolvimento, estrutura produtiva e efeitos econômicos: avaliando o papel do fomento público na economia brasileira. Em: IV Encontro Nacional de Economia Industrial (ENEI), 2019.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          15. BETARELLI JUNIOR, A. A. ; FARIA, W. R. ; MONTENEGRO, R. L. G. ; BAHIA, D. S. ; GONCALVES, E.. Pesquisa e Desenvolvimento, estrutura produtiva e efeitos econômicos: avaliando o papel do fomento público na economia brasileira. Em: III Encontro de Economia Aplicada de Sergipe (III EEA-SE), 2019.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          16. BETARELLI JUNIOR, A. A.; MONTENEGRO, R. L. G. ; FARIA, W. R. ; PEROBELLI, F. S. ; RIBEIRO, L. C. S.. Produtividade, Produção e Comércio: avaliando o setor de telecomunicações nas principais economias mundiais entre 2000 e 2014. Em: XVII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ENABER), 2019.
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          17. MONTENEGRO, R. L. G. ; BETARELLI JUNIOR, A. A. ; FARIA, W. R. ; GONCALVES, E. ; BAHIA, D. S.. The economic effects of financing private investments on RD in Brazil. Em: XLVII Encontro Nacional de Economia (ANPEC), 2019.
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          18. BETARELLI JUNIOR, A. A. ; MONTENEGRO, R. L. G. ; BAHIA, D. S. ; GONCALVES, E. ; FARIA, W. R.. Pesquisa e desenvolvimento, estrutura produtiva e efeitos econômicos: avaliando o papel do financiamento público na economia brasileira (2011-2020). Em: XVI ENABER - Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, 2018.
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          19. FARIA, W. R. ; VALE, V. A. ; PEROBELLI, F. S. ; BETARELLI JUNIOR, A. A.. Avaliação de questões inerentes ao comércio internacional e impactos ambientais (emissões): uma modelagem de equilíbrio geral computável. Em: XVI ENABER - Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, 2018.
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          20. MONTENEGRO, R. L. G. ; BETARELLI JUNIOR, A. A. ; BAHIA, D. S. ; GONCALVES, E. ; FARIA, W. R.. Pesquisa e desenvolvimento, estrutura produtiva e efeitos econômicos: avaliando o papel do financiamento público na economia brasileira (2011-2020). Em: 46º Encontro Nacional de Economia (Anpec), 2018.
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          21. TEIXEIRA, A. O. ; BETARELLI JUNIOR, A. A. ; VIEIRA, M. T. ; KERN, A. P. ; FARIA, W. R.. Programa de transferência de renda, perfil socioeconômico e probabilidades de classificação: avaliando o critério de seleção dos beneficiários do Bolsa família nas regiões Sul e Sudeste. Em: XV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, 2017.
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          22. BETARELLI JUNIOR, A. A. ; FARIA, W. R. ; MONTENEGRO, R. L. G.. Multidimensional characteristics and deforestation: An analysis for the Brazilian Legal Amazon. Em: 45º Encontro Nacional de Economia, 2017.
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          23. FARIA, W. R. ; BETARELLI JUNIOR, A. A.. Caracterização dos municípios da Amazônia Legal e relação com o desmatamento. Em: XIV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, 2016.
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          24. VALE, V. A. ; BETARELLI JUNIOR, A. A. ; FARIA, W. R. ; PEROBELLI, F. S. ; BASTOS, S. Q. A.. Long-run effects of the rail freight sector tariff review policy in Minas Gerais state, Brazil. Em: 26th International INPUT-OUTPUT Conference, 2018, Juiz de Fora. 26th International INPUT-OUTPUT Conference, 2018.
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          25. OLIVEIRA, I. T. M. ; RIBEIRO, F. J. S. P. ; PEROBELLI, F. S. ; BETARELLI JUNIOR, A. A. ; FARIA, W. R. ; VALE, V. A. ; ANDRADE, G. ; MARINHO, M.. Relatório de assistência setorial: custos e benefícios da proteção tarifária no Brasil. 2018.
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        • Weslem Rodrigues Faria ⇔ Fernando Salgueiro Perobelli (10.0)
          1. FERNANDES DE ARAÚJO, INÁCIO ; Perobelli, Fernando Salgueiro ; FARIA, Weslem Rodrigues. Regional and global patterns of participation in value chains: evidence from Brazil. International Economics. v. 165, p. 154-171, issn: 2110-7017, 2021.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          2. BETARELLI JUNIOR, Admir Antonio ; FARIA, Weslem Rodrigues ; Proque, Andressa Lemes ; Vale, Vinicius de Almeida ; Perobelli, Fernando Salgueiro. COVID-19, Public Agglomerations and Economic Effects: Assessing the Recovery Time of Passenger Transport Services in Brazil. Transport Policy. v. 110, p. 254-272, issn: 0967-070X, 2021.
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          3. FARIA, Weslem Rodrigues ; Perobelli, Fernando Salgueiro ; Souza, Daniele Lima de Oliveira. Projeção populacional, mudanças climáticas e efeitos econômicos: uma avaliação a partir de blocos econômicos agrícolas. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS DE POPULAÇÃO ? REBEP. v. 37, p. 1-33, issn: 1980-5519, 2020.
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          4. BETARELLI JUNIOR, Admir Antonio ; Rezende, Taís Alves ; Perobelli, Fernando Salgueiro ; FARIA, Weslem Rodrigues ; Montenegro, Rosa Lívia Gonçalves. Transportes, estrutura produtiva e composição de requerimentos: a dependência setorial e regional nas principais economias mundiais. REVISTA ECONÔMICA DO NORDESTE. v. 50, p. 77-94, issn: 0100-4956, 2019.
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          5. RIBEIRO, F. J. S. P. ; BETARELLI JUNIOR, A. A. ; FARIA, W. R. ; PEROBELLI, F. S. ; VALE, V. A.. Avaliação de impacto da eliminação do regime de ex-tarifários e da redução das tarifas de importação sobre bens de capital e bens de informática e telecomunicações. Boletim de Economia e Política Internacional. v. 24, p. 21-35, issn: 2176-9915, 2019.
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          6. PEROBELLI, FERNANDO SALGUEIRO ; FARIA, WESLEM RODRIGUES ; VALE, VINICIUS DE ALMEIDA. The increase in Brazilian household income and its impact on CO2 emissions: Evidence for 2003 and 2009 from input-output tables. Energy Economics. v. 52, p. 228-239, issn: 0140-9883, 2015.
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          7. Araújo Jr, I.F ; Perobelli, Fernando Salgueiro ; FARIA, Weslem Rodrigues. Impacto das medidas não-tarifárias sobre o comércio de valor adicionado. Em: 46º Encontro Nacional de Economia (Anpec), 2018.
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          8. Araújo Jr, I.F ; Perobelli, Fernando Salgueiro ; FARIA, Weslem Rodrigues. Fragmentação internacional da produção e a inserção do Brasil em Cadeiais Globais de Valor. Em: 44º Encontro Nacional de Economia, 2016.
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          9. Vale, Vinicius de Almeida ; Perobelli, Fernando Salgueiro ; RODRIGUES, Weslem. The increase in the Brazilian household income and the impact on CO2 emissions: evidence for 2003 and 2009 from input-output tables. Em: 23rd International Input-Output Conference, 2015.
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          10. Vale, Vinicius de Almeida ; Perobelli, Fernando Salgueiro ; FARIA, Weslem Rodrigues. The increase in Brazilian household income and its impact on CO2 emissions: evidence for 2003 and 2009 from input-output tables. Em: XIII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, 2015.
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        • Weslem Rodrigues Faria ⇔ Eduardo Amaral Haddad (8.0)
          1. FARIA, WESLEM RODRIGUES; HADDAD, EDUARDO AMARAL. Modelagem do uso da Terra e Efeitos de Mudanças na Produtividade Agrícola entre 2008 e 2015. ESTUDOS ECONÔMICOS (SÃO PAULO. IMPRESSO). v. 49, p. 65-103, issn: 0101-4161, 2019.
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          2. FARIA, WESLEM RODRIGUES ; Haddad, Eduardo Amaral. MODELING LAND USE AND THE EFFECTS OF CLIMATE CHANGE IN BRAZIL. Climate Change Economics. v. 8, p. 1750002, issn: 2010-0078, 2017.
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          3. FARIA, WESLEM RODRIGUES; HADDAD, EDUARDO AMARAL. Estimação das elasticidades de substituição do comércio regional do Brasil. Nova Economia (UFMG. Impresso). v. 24, p. 141-168, issn: 0103-6351, 2014.
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          4. HADDAD, EDUARDO A. ; FARIA, WESLEM R. ; GUILHOTO, JOAQUIM J.M.. A typology of propagation of technology and social preferences in the process of economic development: An input-output approach. Journal of Economic Studies (Bradford). v. 41, p. 569-585, issn: 0144-3585, 2014.
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          5. FARIA, W. R. ; HADDAD, E. A.. Mensuração dos efeitos de mudanças climáticas na Bahia. Bahia Analise & Dados. v. 24, p. 25-38, issn: 0103-8117, 2014.
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          6. HADDAD, E. A.; DOMINGUES, Edson Paulo ; FARIA, W. R. ; MAGALHAES, A. S.. Capítulo 7: Impacto Plurissetorial, Risco, Vulnerabilidade e Oportunidade. Em: Assad, E.D.; Magalhães, A. R. (eds.). (Org.). Impactos, Vulnerabilidades e Adaptação às Mudanças Climáticas. Contribuição do Grupo de Trabalho 2 do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas ao Primeiro Relatório da Avaliação Nacional sobre Mudanças Climáticas. 1ed.Rio de Janeiro. : COPPE - Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2014.v. 2, p. 314-336.
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          7. FARIA, W. R. ; Haddad, Eduardo Amaral. Modelagem do uso da terra e mensuração dos efeitos de mudanças climáticas. Em: 40° Encontro Nacional de Economia, 2012.
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          8. FARIA, W. R. ; Haddad, Eduardo Amaral. Modelagem do uso da terra e mensuração dos efeitos de mudanças climáticas. Em: X Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, 2012.
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        • Weslem Rodrigues Faria ⇔ Viviani Silva Lirio (1.0)
          1. CAMPOS, A. L. M. ; FARIA, W. R. ; LIRIO, V. S.. Tipologia dos municípios da Amazônia Legal. Em: 57o Congresso da Sociedade Brasileira de Administração, 2019.
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      (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
      Data de processamento: 06/11/2021 15:23:30