Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Admir Antonio Betarelli Junior

Possui Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Metodista de Piracicaba (2005), Mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007),Doutorado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013), com Doutorado-sanduíche na Universidade de Illinois Urbana-Champaign (2011-2012) e Pós-Doutorado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Atualmente é professor Adjunto da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenador e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da UFJF, Presidente do comitê científico do ENABER (2021-2022), Professor colaborador da Pós-graduação em Desenvolvimento, Planejamento e Território da Universidade Federal de São João Del-Rei e pesquisador do Laboratório de Análises Territoriais e Setoriais (LATES/UFJF). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional e Métodos e Modelos Matemáticos, atuando principalmente nos seguintes temas: Economia Regional e Urbana, Modelo de Insumo-Produto, Modelo de Equilíbrio Geral Computável, Análise Multivariada e Economia dos transportes. Possui também experiências como consultor técnico em projetos nacionais internacionais (Nações Unidas/CEPAL/IPEA, CNPq e Fapemig, entre outros órgãos) e como revisor de estudos aplicados em periódicos nacionais e internacionais. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/3620301469610793 (12/08/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Juiz de Fora. Rua José Lourenço Kelmer São Pedro 36036330 - Juiz de Fora, MG - Brasil Telefone: (32) 32293533 Ramal: 217 Fax: (32) 32293528 URL da Homepage: https://www.ufjf.br/economia/
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Economia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (11)
    1. 2021-Atual. Long-term economic impacts of the Broad and Progressive Transpacific Partnership Agreement (CPTPP in English) on the Brazilian economy and trade partners.( ECLAC-IPEA Technical Cooperation Agreement)
      Descrição: The consultancy basically has two objectives. The first objective is to qualify and describe the Broad and Progressive Transpacific Partnership Agreement (CPTPP) and what are the conditions of international trade that Brazil would face in the face of this new proposal. There are rules established between the participants in the agreement, which extends to the next 15 years. The CPTPP explicitly addresses sensitive points in multilateral negotiations, such as the issue of agricultural export subsidies, export restrictions for reasons of supply, special safeguards for agricultural products and export financing. In turn, the second objective is to assess the economic developments on the Brazilian economy in terms of foreign trade, macroeconomic and sector indicators by the CPTPP, which involves some economies in a different stage of development. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . Integrantes: Admir Antonio Betarelli Junior - Integrante / Weslem Rodrigues Faria - Integrante / Fernando Ribeiro - Coordenador / Gerlane Gonçalves de Andrade - Integrante.
      Membro: Admir Antonio Betarelli Junior.
    2. 2020-Atual. Politicas microeconomicas e transporte de passageiros no Brasil: uma analise de equilibrio geral computavel sobre a redistribuicao de renda e estrutura produtiva
      Descrição: Projeto de Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ). Grande parte dos setores de transporte de passageiros no Brasil passou por reformas microeconômicas desde o final da década de 1990, levando a mudanças estruturais expressivas. O transporte de passageiros é tipicamente um item de despesa familiar e as mudanças estruturais nesses serviços podem afetar as famílias de maneira diferente, dependendo da sua posição na distribuição de renda e despesa. Esses vínculos entre distribuição de renda e transporte de passageiros têm sido pouco explorados por pesquisas aplicadas à economia brasileira. Este projeto propõe o estudo e a construção de um modelo de simulação que permita projetar as mudanças estruturais sobre os grupos de renda familiar e o sistema produtivo a partir de políticas relacionadas ao transporte de passageiros no Brasil. A metodologia de simulação neste projeto consiste em um modelo dinâmico de equilíbrio geral computável (EGC) que incorporará os fluxos de uma Matriz de Contabilidade Social (MCS) de 2010, delineando a geração e apropriação de renda por diferentes fontes e a estrutura de gastos institucionais, e um detalhamento dos mercados de transporte de passageiros no Brasil.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Admir Antonio Betarelli Junior - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Admir Antonio Betarelli Junior.
    3. 2019-Atual. Estrutura produtiva, composicao de consumo e redistribuicao de renda: avaliando os efeitos da reducao de custos dos transportes de passageiros a economia brasileira
      Descrição: Grande parte dos setores de transporte de passageiros no Brasil passou por reformas microeconômicas desde o final da década de 1990, levando a mudanças estruturais expressivas. O transporte de passageiros é tipicamente um item de despesa familiar e as mudanças estruturais nesses serviços podem afetar as famílias de maneira diferente, dependendo da sua posição na distribuição de renda e despesa. Esses vínculos entre estrutura de renda, composição de consumo e transporte de passageiros têm sido pouco explorados por pesquisas aplicadas à economia brasileira. Dessa maneira, este projeto de pesquisa propõe-se a analisar os efeitos econômicos de duas políticas de redução dos custos de produção das atividades de transporte terrestre de passageiros sobre o sistema produtivo e os grupos de renda e consumo familiar. A primeira política microeconômica tratará da importância e repercussões de longo prazo das subvenções concedidas às atividades transporte de passageiros. Por seu turno, a segunda abordará os desdobramentos da redução do preço de óleo diesel, cujo insumo intermediário é o principal na estrutura de custo do setor de transporte de passageiros. A metodologia em ambas simulações consiste em um modelo dinâmico de equilíbrio geral computável (EGC) que incorpora os fluxos de uma Matriz de Contabilidade Social (MCS) de 2010, delineando a geração e apropriação de renda por diferentes fontes e a estrutura de gastos institucionais, e um detalhamento dos mercados de transporte de passageiros no Brasil.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (6) . Integrantes: Admir Antonio Betarelli Junior - Coordenador / Fernando Salgueiro Perobelli - Integrante / Rosa Lívia Gonçalves Montenegro - Integrante / Débora Freire Cardoso - Integrante / Weslem Rodrigues Faria - Integrante / ANDRESSA LEMES PROQUE - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Admir Antonio Betarelli Junior.
    4. 2018-2021. Indicador/relatorio de assistencia setorial (subsidios e protecao tarifaria)
      Descrição: Esta proposta de projeto se propõe a projetar as repercussões econômicas de longo prazo sobre a economia brasileira a partir de instrumentos de políticas comercial e setorial, previamente acordados com o IPEA, segundo a chamada Pública PNPD 109/2017. Pretende-se, pois, mensurar e analisar o apoio total do Governo Federal a setores econômicos no Brasil por meio de subsídios diretos e indiretos e de proteção tarifária.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Admir Antonio Betarelli Junior - Coordenador / Fernando Salgueiro Perobelli - Integrante / Weslem Rodrigues Faria - Integrante / Vinicius de Almeida Vale - Integrante / Fernando Ribeiro - Integrante / Ivan Tiago Machado Oliveira - Integrante.
      Membro: Admir Antonio Betarelli Junior.
    5. 2018-2020. Mobilidade de Capital, Investimento Produtivo, Risco e Impactos Setoriais na Economia Brasileira
      Descrição: A mobilidade do capital é um tema em constante escrutínio no âmbito da macroeconomia internacional por representar a possibilidade de integração financeira entre países, e por seus benefícios e riscos potenciais. Compõe o fluxo de capital interacional o movimento de capital para investimento em bens de capital entre países o qual representa importante papel na composição da poupança total no Brasil e seu potencial de fomentar o investimento bem como de outros países que concorrem com o Brasil na atração deste tipo de capital (Rússia, Índia e China) De maneira similar ao investimento em capital financeiro, variações na percepção de risco induzem a movimentos de capital produtivo. Nesse contexto o presente projeto tem duas questões centrais: a) quais as implicações no investimento direto estrangeiro, produto interno bruto, balança comercial e produção setorial diante de uma elevação do risco no Brasil e também nos principais países em desenvolvimento que compõem os BRICS? b) quais setores da economia brasileira são mais afetados por um aumento na percepção de risco? Para quantificar o impacto sobre a produção setorial da economia brasileira utiliza-se o modelo padrão de equilíbrio geral computável Global Trade Analysis Project (GTAP) na sua versão Dinâmica. No GTAP o capital é o fluxo da poupança global que equaliza o diferencial de taxa de retorno esperada entre as regiões. Cada região possui no entanto um prêmio de risco específico. Esse capital flui para os países mais atrativos, atendendo à demanda por bens de capital pelas firmas nacionais para manutenção do equilíbrio entre as taxas de retorno ajustada para o risco dos países. O grau de mobilidade internacional de capital corresponde à velocidade na qual essas diferenças entre as regiões são eliminadas. A presente pesquisa se propõe a mensurar os impactos de choques na taxa de risco sobre a economia brasileira a partir da identificação de diferentes graus de mobilidade de capital.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . Integrantes: Admir Antonio Betarelli Junior - Integrante / Wilson Luiz Rotatori Corrêa - Coordenador / Júlia Goes da Silva Carmo - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Cooperação.
      Membro: Admir Antonio Betarelli Junior.
    6. 2017-2019. Expansoes Logisticas, competitividade e efeitos regionais: os casos dos setores ferroviario e portuario na politica comercial brasileira
      Descrição: No final da década de 90, o governo brasileiro promoveu uma série de reformas microeconômicas nos setores de transporte do país. O propósito comum destas reformas era elevar a competitividade e a capacidade de oferta das operações logísticas de cada modalidade de transporte, favorecendo o sistema de distribuição dos produtos finais e as cadeias de suplementos existentes no mercado interno e externo do país. As atividades ferroviárias estão concentradas para o escoamento das produções até os portos marítimos, em corredores logísticos bem definidos no Brasil. Dessa maneira, tanto o sistema ferroviário de carga como os portos dos Estados costeiros do país são estratégicos na política comercial brasileira. Ou seja, melhorias na eficiência desses setores implicariam em reduções nos custos logísticos e, por consequência, no aumento da competitividade das exportações brasileiras. Assim, eficiências nessas operações logísticas devem contribuir para o recente Plano Nacional de Exportações 2015-2018 (PNE 2015-2018), no qual o governo brasileiro delineou estratégias da política comercial brasileira após ter articulado as características da pauta exportadora brasileira com o comportamento dos mercados internacionais. Entretanto, o PNE não realiza uma análise quantitativa e não considera o crescimento de produtividade que possam ocorrer nas operações logísticas das ferrovias e portos brasileiros. Assim, o objetivo principal deste projeto será analisar os desdobramentos econômicos dos ganhos de produtividade nessas operações sobre as atividades exportadoras, as Unidades Federativas e a economia brasileira como um todo entre 2015 e 2025. O modelo de Equilíbrio Geral Computável dinâmico-recursivo (EGC-RD) é uma ferramenta útil e será utlizado para avaliar os prováveis efeitos econômicos dos ganhos competitivos do sistema logístico brasileiro sobre a economia brasileira em várias dimensões (i.e., nacional, regional e setorial).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Admir Antonio Betarelli Junior - Coordenador / Fernando Salgueiro Perobelli - Integrante / Rosa Lívia Gonçalves Montenegro - Integrante / Weslem Rodrigues Faria - Integrante / Marcus Vinícius Amaral e Silva - Integrante / Vinicius de Almeida Vale - Integrante / Ramon Goulart Cunha - Integrante / Inácio Fernandes de Araújo Junior - Integrante / ANDRESSA LEMES PROQUE - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Admir Antonio Betarelli Junior.
    7. 2015-2018. Expansoes logisticas, competitividade e efeitos regionais: os casos dos setores ferroviario e portuario na politica comercial brasileira
      Descrição: O objetivo principal deste projeto será analisar os desdobramentos econômicos dos ganhos de produtividade dos sistemas ferroviários e portuários sobre as atividades exportadoras, as Unidades Federativas e a economia brasileira como um todo entre 2015 e 2025. O imperativo de conciliação entre teoria econômica aplicada e estudos empíricos com relevância para os formuladores de política coloca os modelos de equilíbrio geral computável (EGC) como forte candidato a preencher esta lacuna.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (4) . Integrantes: Admir Antonio Betarelli Junior - Coordenador / Fernando Salgueiro Perobelli - Integrante / Weslem Rodrigues Faria - Integrante / Marcus Vinícius Amaral e Silva - Integrante / Vinicius de Almeida Vale - Integrante / Ramon Goulart Cunha - Integrante / Inácio Fernandes de Araújo Junior - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Admir Antonio Betarelli Junior.
      Descrição: O objetivo principal deste projeto será analisar os desdobramentos econômicos dos ganhos de produtividade dos sistemas ferroviários e portuários sobre as atividades exportadoras, as Unidades Federativas e a economia brasileira como um todo entre 2015 e 2025. O imperativo de conciliação entre teoria econômica aplicada e estudos empíricos com relevância para os formuladores de política coloca os modelos de equilíbrio geral computável (EGC) como forte candidato a preencher esta lacuna... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fernando Salgueiro Perobelli - Integrante / Weslem Rodrigues - Integrante / Admir Antonio Betarelli Junior - Coordenador / Vinicius de Almeida Vale - Integrante / Inácio Fernandes Araújo Junior - Integrante / Ramon Goulart Cunha - Integrante / Marcus Vinicius Amaral e Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Fernando Salgueiro Perobelli.
    8. 2015-Atual. Avaliacao dos impactos de politicas industriais sobre o crescimento economico
      Descrição: Os efeitos de longo prazo das políticas industriais sobre a economia são muitas vezes negligenciados no seu processo de avaliação e no âmbito do crescimento e desenvolvimento econômico. Não obstante, tais efeitos podem ser muito importantes em termos de bem-estar da sociedade e da própria distribuição e transmissão setorial dos efeitos dentro de um sistema de mercados interdependentes, o qual relevam composições assimétricas de custos e demanda entre as atividades setoriais. O imperativo de conciliação entre teoria econômica aplicada e estudos empíricos com relevância para os formuladores de política coloca os modelos de equilíbrio geral computável (EGC) como forte candidato a preencher esta lacuna. Ou melhor, por considerarem informações consistentes de forma que a estrutura empírica da economia brasileira é tomada explicitamente, modelos de equilíbrio geral computável (EGC) são muito aderentes para este tipo de avaliação, cujo instrumental metodológico reconhece os canais intersetoriais do sistema econômico. Cabe destacar que, durante os últimos 35 anos, modelos de equilíbrio geral computável (EGC) têm se tornado uma ferramenta de auxílio para avaliação quantitativa de políticas econômicas, fornecendo projeções gerais, tanto no âmbito micro como macroeconômico. Este projeto de pesquisa procura responder aos problemas aplicados para a economia brasileira, como por exemplo: a) Quais seriam os efeitos macroeconômicos e setoriais decorrentes da política industrial até 2030? b) Dado o cenário econômico, como ficaria a composição da estrutura produtiva no Brasil? Em virtude dos efeitos complementares e competitivos nas relações sistêmicas no país, quais seriam os setores mais e menos beneficiados? Portanto, o objetivo desse presente projeto de pesquisa é tratar de forma sistêmica as relações entre política industrial e desenvolvimento numa perspectiva de longo prazo, qual seja, em horizonte de 15 a 20 anos. Para tal, pretende-se calibrar um modelo de equilíbrio geral dinâmico para a economia brasileira com: 110 produtos e 56 setores, com abertura do vetor de exportações para países selecionados, famílias, governo e com a estimativa da distribuição dos valores de absorção de investimento de produtos nacionais e importados, avaliados a preços básicos. Assim, a partir dessa metodologia pretende-se ter uma ferramenta que possa avaliar os efeitos ao longo dos anos da condução de política, mais especificamente, de políticas de cunho indústria a partir de uma estrutura inicial da economia.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Admir Antonio Betarelli Junior - Integrante / Fernando Salgueiro Perobelli - Coordenador / Edson Paulo Domingues - Integrante / Aline Souza Magalhães - Integrante / Terciane Sabadini Carvalho - Integrante / Weslem Rodrigues Faria - Integrante / Alexandre Alves Porsse - Integrante / Marcus Vinícius Amaral e Silva - Integrante / Ramon Goulart Cunha - Integrante / Inácio Fernandes de Araújo Junior - Integrante / Kênia Barreiro de Souza - Integrante / Joao Gabriel Pio - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Outra.
      Membro: Admir Antonio Betarelli Junior.
      Descrição: Os efeitos de longo prazo das políticas industriais sobre a economia são muitas vezes negligenciados no seu processo de avaliação e no âmbito do crescimento e desenvolvimento econômico. Não obstante, tais efeitos podem ser muito importantes em termos de bem-estar da sociedade e da própria distribuição e transmissão setorial dos efeitos dentro de um sistema de mercados interdependentes, o qual relevam composições assimétricas de custos e demanda entre as atividades setoriais. O imperativo de conciliação entre teoria econômica aplicada e estudos empíricos com relevância para os formuladores de política coloca os modelos de equilíbrio geral computável (EGC) como forte candidato a preencher esta lacuna. Ou melhor, por considerarem informações consistentes de forma que a estrutura empírica da economia brasileira é tomada explicitamente, modelos de equilíbrio geral computável (EGC) são muito aderentes para este tipo de avaliação, cujo instrumental metodológico reconhece os canais intersetoriais do sistema econômico. Cabe destacar que, durante os últimos 35 anos, modelos de equilíbrio geral computável (EGC) têm se tornado uma ferramenta de auxílio para avaliação quantitativa de políticas econômicas, fornecendo projeções gerais, tanto no âmbito micro como macroeconômico. Este projeto de pesquisa procura responder aos problemas aplicados para a economia brasileira, como por exemplo: a) Quais seriam os efeitos macroeconômicos e setoriais decorrentes da política industrial até 2030? b) Dado o cenário econômico, como ficaria a composição da estrutura produtiva no Brasil? Em virtude dos efeitos complementares e competitivos nas relações sistêmicas no país, quais seriam os setores mais e menos beneficiados? Portanto, o objetivo desse presente projeto de pesquisa é tratar de forma sistêmica as relações entre política industrial e desenvolvimento numa perspectiva de longo prazo, qual seja, em horizonte de 15 a 20 anos. Para tal, pretende-se calibrar um modelo de equilíbrio geral dinâmico para a economia brasileira com: 110 produtos e 56 setores, com abertura do vetor de exportações para países selecionados, famílias, governo e com a estimativa da distribuição dos valores de absorção de investimento de produtos nacionais e importados, avaliados a preços básicos. Assim, a partir dessa metodologia pretende-se ter uma ferramenta que possa avaliar os efeitos ao longo dos anos da condução de política, mais especificamente, de políticas de cunho indústria a partir de uma estrutura inicial da economia. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Fernando Salgueiro Perobelli - Coordenador / Edson Paulo Domigues - Integrante / Weslem Rodrigues Faria - Integrante / Admir Antonio Betarelli Junior - Integrante / Terciane Sabadini Carvalho - Integrante / Alexandre Alves Porsse - Integrante / Kênia Barreiro de Souza - Integrante / Inácio Fernandes Araújo Junior - Integrante / Ramon Goulart Cunha - Integrante / Marcus Vinicius Amaral e Silva - Integrante / Aline Souza Magalhães - Integrante / Joao Gabriel Pio - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Fernando Salgueiro Perobelli.
    9. 2014-2017. Efeitos economicos de longo prazo da recente politica de revisao tarifaria do setor ferroviario no estado de Minas Gerais
      Descrição: O objetivo principal deste projeto é analisar os desdobramentos da política de revisão do teto tarifário do setor ferroviário de carga entre 2013 a 2025 sobre as atividades econômicas mais intensivas no uso deste modal e sobre a economia mineira como um todo.Para tanto é necessária a utilização de um instrumental metodológico, capaz de lidar de maneira sistêmica e consistente com as várias interações dos agentes econômicos em vários níveis institucionais (setoriais, microrregionais, famílias, etc.), assim como o detalhamento dos serviços de transporte de carga no Estado. O imperativo de conciliação entre teoria econômica aplicada e estudos empíricos com relevância para os formuladores de política coloca os modelos de equilíbrio geral computável (EGC) como forte candidato a preencher esta lacuna.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Admir Antonio Betarelli Junior - Coordenador / Eduardo S. Almeida - Integrante / Suzana Quinet de Andrade Bastos - Integrante / Fernando Salgueiro Perobelli - Integrante / Weslem Rodrigues Faria - Integrante / Eduardo Gonçalves - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Admir Antonio Betarelli Junior.
      Descrição: O objetivo principal deste projeto é analisar os desdobramentos da política de revisão do teto tarifário do setor ferroviário de carga entre 2013 a 2025 sobre as atividades econômicas mais intensivas no uso deste modal e sobre a economia mineira como um todo.Para tanto é necessária a utilização de um instrumental metodológico, capaz de lidar de maneira sistêmica e consistente com as várias interações dos agentes econômicos em vários níveis institucionais (setoriais, microrregionais, famílias, etc.), assim como o detalhamento dos serviços de transporte de carga no Estado. O imperativo de conciliação entre teoria econômica aplicada e estudos empíricos com relevância para os formuladores de política coloca os modelos de equilíbrio geral computável (EGC) como forte candidato a preencher esta lacuna.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fernando Salgueiro Perobelli - Integrante / Eduardo Gonçalves - Integrante / Eduardo Simões Almeida - Integrante / Weslem Rodrigues - Integrante / Suzana Quinet de Andrade Bastos - Integrante / Admir Antonio Betarelli Junior - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Fernando Salgueiro Perobelli.
    10. 2014-2016. Desdobramentos da recente politica de revisao tarifaria do setor ferroviario na economia mineira
      Descrição: O projeto tem por objetivo Analisar os desdobramentos da política de revisão do teto tarifário do setor ferroviário de carga entre 2013 a 2025 sobre as atividades econômicas mais intensivas no uso deste modal e sobre a economia mineira como um todo. Essa política de revisão tarifária altera a estrutura de preços relativos na economia e, consequentemente, há uma realocação dos recursos nas interdependências setoriais no Estado mineiro. A distribuição e intensidade destes efeitos no sistema produtivo dependem das relações diretas e indiretas relacionadas ao uso do transporte ferroviário de carga. Desse modo, a análise dos impactos decorrentes dos choques desta política requer uma grande atenção sobre o próprio transporte ferroviário de carga e seus principais demandantes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Admir Antonio Betarelli Junior - Integrante / Eduardo S. Almeida - Integrante / Suzana Quinet de Andrade Bastos - Integrante / Fernando Salgueiro Perobelli - Coordenador / Weslem Rodrigues Faria - Integrante / Eduardo Gonçalves - Integrante. Financiador(es): Pro-reitoria de Pesquisa da Universidade Federal de Juiz de Fora - Auxílio financeiro.
      Membro: Admir Antonio Betarelli Junior.
      Descrição: O projeto tem por objetivo Analisar os desdobramentos da política de revisão do teto tarifário do setor ferroviário de carga entre 2013 a 2025 sobre as atividades econômicas mais intensivas no uso deste modal e sobre a economia mineira como um todo. Essa política de revisão tarifária altera a estrutura de preços relativos na economia e, consequentemente, há uma realocação dos recursos nas interdependências setoriais no Estado mineiro. A distribuição e intensidade destes efeitos no sistema produtivo dependem das relações diretas e indiretas relacionadas ao uso do transporte ferroviário de carga. Desse modo, a análise dos impactos decorrentes dos choques desta política requer uma grande atenção sobre o próprio transporte ferroviário de carga e seus principais demandantes... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fernando Salgueiro Perobelli - Coordenador / Eduardo Gonçalves - Integrante / Eduardo Simões Almeida - Integrante / Weslem Rodrigues Faria - Integrante / Admir Antonio Betarelli Junior - Integrante / Suzana Quinet de Andrade Bastos - Integrante. Financiador(es): Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa - UFJF - Auxílio financeiro.
      Membro: Fernando Salgueiro Perobelli.
    11. 2012-2013. Subsidios para politicas comercial e industrial a partir de modelos economicos de simulacao, indicadores e analises estruturais
      Descrição: Um dos objetivos deste projeto é simular o impacto de políticas comercial e industrial sobre a economia brasileira e sua estrutura setorial, especialmente industrial. A discussão dos aspectos de estratégia comercial brasileira deve considerar de maneira consistente os efeitos de políticas de integração sobre os setores industriais, além de seu impacto sobre agregados macroeconômicos. Para a política industrial, onde o foco são modificações de tributos na economia interna, e a desoneração da folha de pagamentos. O projeto utilizará como metodologia modelos de equlibrio geral computável em diversas escalas territoriais: regionais, nacional e global... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (8) . Integrantes: Admir Antonio Betarelli Junior - Integrante / Fernando Salgueiro Perobelli - Integrante / Edson Paulo Domingues - Coordenador / Aline Souza Magalhães - Integrante / Marco Flávio da Cunha Resende - Integrante / Flaviane Souza Santiago - Integrante / Rodrigo Ferreira Simões - Integrante / Kênia de Souza - Integrante / Débora Freire Cardoso - Integrante / Gláucia Possas - Integrante / Luiz Carlos Santana Ribeiro - Integrante. Financiador(es): Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial - Auxílio financeiro.
      Membro: Admir Antonio Betarelli Junior.
      Descrição: Um dos objetivos deste projeto é simular o impacto de políticas comercial e industrial sobre a economia brasileira e sua estrutura setorial, especialmente industrial. A discussão dos aspectos de estratégia comercial brasileira deve considerar de maneira consistente os efeitos de políticas de integração sobre os setores industriais, além de seu impacto sobre agregados macroeconômicos. Para a política industrial, onde o foco são modificações de tributos na economia interna, e a desoneração da folha de pagamentos. O projeto utilizará como metodologia modelos de equlibrio geral computável em diversas escalas territoriais: regionais, nacional e global.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (8) . Integrantes: Luiz Carlos de Santana Ribeiro - Integrante / Edson Paulo Domingues - Coordenador / Gláucia Possas da Motta - Integrante / Fernando Salgueiro Perobelli - Integrante / Admir Betarelli Júnior - Integrante / Aline Souza Magalhães - Integrante / Flaviane Souza Santiago - Integrante / Débora Freire Cardoso - Integrante / Kênia Barreiro de Souza - Integrante / Ricardo Alexandrino Garcia - Integrante / Rodrigo Ferreira Simões - Integrante / Marco Flávio da Cunha Resende - Integrante / Terciane S. Carvalho - Integrante. Financiador(es): Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial - Auxílio financeiro.
      Membro: Luiz Carlos de Santana Ribeiro.
      Descrição: Um dos objetivos deste projeto é simular o impacto de políticas comercial e industrial sobre a economia brasileira e sua estrutura setorial, especialmente industrial. A discussão dos aspectos de estratégia comercial brasileira deve considerar de maneira consistente os efeitos de políticas de integração sobre os setores industriais, além de seu impacto sobre agregados macroeconômicos. Para a política industrial, onde o foco são modificações de tributos na economia interna, e a desoneração da folha de pagamentos. O projeto utilizará como metodologia modelos de equlibrio geral computável em diversas escalas territoriais: regionais, nacional e global.... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fernando Salgueiro Perobelli - Integrante / Edson Paulo Domigues - Coordenador / Admir Antonio Betarelli Junior - Integrante / Glaucia Possas - Integrante / Kênia Barreiro de Souza - Integrante / Flaviane Souza Santiago - Integrante / RODRIGO FERREIRA SIMÕES - Integrante / Luiz Carlos de Santana Ribeiro - Integrante / Aline Souza Magalhães - Integrante / Marco Flávio da Cunha Resende - Integrante / Débora Freire Cardoso - Integrante. Financiador(es): Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial - Auxílio financeiro.
      Membro: Fernando Salgueiro Perobelli.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (11)
    1. Advisor of the paper awarded to Andressa Proque for Ken Pearson Scholarship Recipient,, 23rd Annual Conference on Global Economic Analysis... 2020.
      Membro: Admir Antonio Betarelli Junior.
    2. Prêmio Ruy Miller Paiva ao melhor artigo publicado na Revista de Economia e Sociologia Rural (RESR), Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER).. 2018.
      Membro: Admir Antonio Betarelli Junior.
    3. Professor homenageado, Faculdade de Economia/UFJF - Turma 2014.. 2018.
      Membro: Admir Antonio Betarelli Junior.
    4. Orientador da Monografia premiada em 2ª colocação no XXX Prêmio Minas de Economia, Corecon/MG e Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG)... 2018.
      Membro: Admir Antonio Betarelli Junior.
    5. Professor homenageado, Faculdade de Economia/UFJF - Turma 2012.. 2015.
      Membro: Admir Antonio Betarelli Junior.
    6. Primeiro lugar do XX Prêmio Brasil de Economia, categoria Tese de Doutorado, Conselho Federal de Economia - COFECON.. 2014.
      Membro: Admir Antonio Betarelli Junior.
    7. Segundo lugar do 34º Prêmio BNDES de Economia, categoria Tese de Doutorado, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES.. 2014.
      Membro: Admir Antonio Betarelli Junior.
    8. Primeiro lugar do 32º Prêmio BNDES de Economia - categoria dissertação, BNDES.. 2011.
      Membro: Admir Antonio Betarelli Junior.
    9. Segundo Lugar do XIV Prêmio BNB de Economia Regional: categoria artigo, XVI Fórum BNB de Desenvolvimento.. 2010.
      Membro: Admir Antonio Betarelli Junior.
    10. Primeiro lugar na Edição 2010 do Prêmio Paulo Roberto Haddad, VIII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ENABER).. 2010.
      Membro: Admir Antonio Betarelli Junior.
    11. Primeiro Lugar do Prêmio CNI de Economia 2010 na categoria Economia Industrial, Confederação Nacional da Indústria (CNI).. 2010.
      Membro: Admir Antonio Betarelli Junior.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (0)

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (0)

      Lista de colaborações

      • Colaborações endôgenas (3)
        • Admir Antonio Betarelli Junior ⇔ Weslem Rodrigues Faria (25.0)
          1. BETARELLI JUNIOR, Admir Antonio ; FARIA, Weslem Rodrigues ; Proque, Andressa Lemes ; Vale, Vinicius de Almeida ; Perobelli, Fernando Salgueiro. COVID-19, Public Agglomerations and Economic Effects: Assessing the Recovery Time of Passenger Transport Services in Brazil. Transport Policy. v. 110, p. 254-272, issn: 0967-070X, 2021.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          2. VIEIRA, A. S. ; BETARELLI JUNIOR, A. A. ; PROQUE, A. L. ; FARIA, W. R.. Estrutura socioeconômica e o padrão urbano nas principais cidades brasileiras. REVISTA BRASILEIRA DE ASSUNTOS REGIONAIS E URBANOS (BARU). v. 7, p. 160-185, issn: 2448-0460, 2021.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          3. TEIXEIRA, A. O. ; BETARELLI JUNIOR, A. A. ; VIEIRA, M. T. ; KERN, A. P. ; FARIA, W. R.. Programa Bolsa Família, perfil socioeconômico e renda: avaliando a taxa de classificação dos indivíduos nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. ECONOMIA & REGIÃO. v. 9, p. 187-204, issn: 2317-627X, 2021.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          4. SALES, MARCELA DA SILVA ; BETARELLI JÚNIOR, ADMIR ANTÔNIO ; FARIA, WESLEM RODRIGUES. DESDOBRAMENTOS ECONÔMICOS DOS INVESTIMENTOS DAS RECENTES CONCESSÕES AEROPORTUÁRIAS BRASILEIRAS. Análise Econômica (UFRGS) on line. v. 38, p. 109-145, issn: 2176-5456, 2020.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          5. FARIA, W. R. ; SPOSITO, M. A. ; BETARELLI JUNIOR, A. A.. Repercussões Econômicas dos Investimentos Gerados pelas Parcerias Público-Privadas em Minas Gerais. ECONOMIA ENSAIOS. v. 35, p. 190-215, issn: 1983-1994, 2020.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          6. BETARELLI JUNIOR, ADMIR ANTONIO ; FARIA, WESLEM RODRIGUES ; GONÇALVES MONTENEGRO, ROSA LIVIA ; BAHIA, DOMITILA SANTOS ; GONÇALVES, EDUARDO. Research and development, productive structure and economic effects: Assessing the role of public financing in Brazil. ECONOMIC MODELLING. v. 90, p. 235-253, issn: 0264-9993, 2020.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          7. BETARELLI JUNIOR, Admir Antonio ; Rezende, Taís Alves ; Perobelli, Fernando Salgueiro ; FARIA, Weslem Rodrigues ; Montenegro, Rosa Lívia Gonçalves. Transportes, estrutura produtiva e composição de requerimentos: a dependência setorial e regional nas principais economias mundiais. REVISTA ECONÔMICA DO NORDESTE. v. 50, p. 77-94, issn: 0100-4956, 2019.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          8. RIBEIRO, F. J. S. P. ; BETARELLI JUNIOR, A. A. ; FARIA, W. R. ; PEROBELLI, F. S. ; VALE, V. A.. Avaliação de impacto da eliminação do regime de ex-tarifários e da redução das tarifas de importação sobre bens de capital e bens de informática e telecomunicações. Boletim de Economia e Política Internacional. v. 24, p. 21-35, issn: 2176-9915, 2019.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          9. BETARELLI JUNIOR, A. A. ; FARIA, W. R. ; ALBUQUERQUE, D. P. E. M.. CRÉDITO RURAL, TIPOS DE FINANCIAMENTOS E EFEITOS ECONÔMICOS: O CASO DOS RECURSOS EQUALIZÁVEIS DE JUROS PARA O INVESTIMENTO E CUSTEIO AGROPECUÁRIO NO BRASIL (2012). PLANEJAMENTO E POLITICAS PUBLICAS. v. 52, p. 111-147, issn: 0103-4138, 2019.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          10. FARIA, W. R. ; BETARELLI JUNIOR, A. A. ; MONTENEGRO, R. L. G.. Multidimensional characteristics and deforestation: an analysis for the Brazilian Legal Amazon. QUALITY & QUANTITY. v. 54, p. 1959-1979, issn: 0033-5177, 2019.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          11. BETARELLI JUNIOR, A. A. ; BARBOSA, I. S. N. S. ; FARIA, W. R. ; PROQUE, A. L.. Transporte público, sistema produtivo e as repercussões econômicas do programa refrota 2017. ECONÔMICA (NITERÓI). v. 21, p. 1-30, issn: 1517-1302, 2019.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          12. FARIA, W. R. ; REIS, F. S. ; BETARELLI JUNIOR, A. A. ; SANTIAGO, F. S. ; MONTENEGRO, R. L. G.. Estrutura socioeconômica, vantagens competitivas e padrão regional: avaliando as disparidades da Zona da Mata de Minas Gerais em 2010. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS REGIONAIS E URBANOS. v. 12, p. 51-73, issn: 1981-3953, 2018.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          13. BETARELLI JUNIOR, A. A. ; AMBROSIO, D. R. ; FARIA, W. R. ; MONTENEGRO, R. L. G.. Interdependências, influências e produtividade: o papel do transporte aquaviário nas economias mundiais. REVISTA ECONÔMICA DO NORDESTE. v. 49, p. 53-73, issn: 0100-4956, 2018.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          14. MONTENEGRO, R. L. G. ; BETARELLI JUNIOR, A. A. ; FARIA, W. R. ; BAHIA, D. S. ; GONCALVES, E.. Pesquisa e desenvolvimento, estrutura produtiva e efeitos econômicos: avaliando o papel do fomento público na economia brasileira. Em: IV Encontro Nacional de Economia Industrial (ENEI), 2019.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          15. BETARELLI JUNIOR, A. A. ; FARIA, W. R. ; MONTENEGRO, R. L. G. ; BAHIA, D. S. ; GONCALVES, E.. Pesquisa e Desenvolvimento, estrutura produtiva e efeitos econômicos: avaliando o papel do fomento público na economia brasileira. Em: III Encontro de Economia Aplicada de Sergipe (III EEA-SE), 2019.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          16. BETARELLI JUNIOR, A. A.; MONTENEGRO, R. L. G. ; FARIA, W. R. ; PEROBELLI, F. S. ; RIBEIRO, L. C. S.. Produtividade, Produção e Comércio: avaliando o setor de telecomunicações nas principais economias mundiais entre 2000 e 2014. Em: XVII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ENABER), 2019.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          17. MONTENEGRO, R. L. G. ; BETARELLI JUNIOR, A. A. ; FARIA, W. R. ; GONCALVES, E. ; BAHIA, D. S.. The economic effects of financing private investments on RD in Brazil. Em: XLVII Encontro Nacional de Economia (ANPEC), 2019.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          18. BETARELLI JUNIOR, A. A. ; MONTENEGRO, R. L. G. ; BAHIA, D. S. ; GONCALVES, E. ; FARIA, W. R.. Pesquisa e desenvolvimento, estrutura produtiva e efeitos econômicos: avaliando o papel do financiamento público na economia brasileira (2011-2020). Em: XVI ENABER - Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, 2018.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          19. FARIA, W. R. ; VALE, V. A. ; PEROBELLI, F. S. ; BETARELLI JUNIOR, A. A.. Avaliação de questões inerentes ao comércio internacional e impactos ambientais (emissões): uma modelagem de equilíbrio geral computável. Em: XVI ENABER - Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, 2018.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          20. MONTENEGRO, R. L. G. ; BETARELLI JUNIOR, A. A. ; BAHIA, D. S. ; GONCALVES, E. ; FARIA, W. R.. Pesquisa e desenvolvimento, estrutura produtiva e efeitos econômicos: avaliando o papel do financiamento público na economia brasileira (2011-2020). Em: 46º Encontro Nacional de Economia (Anpec), 2018.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          21. TEIXEIRA, A. O. ; BETARELLI JUNIOR, A. A. ; VIEIRA, M. T. ; KERN, A. P. ; FARIA, W. R.. Programa de transferência de renda, perfil socioeconômico e probabilidades de classificação: avaliando o critério de seleção dos beneficiários do Bolsa família nas regiões Sul e Sudeste. Em: XV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, 2017.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          22. BETARELLI JUNIOR, A. A. ; FARIA, W. R. ; MONTENEGRO, R. L. G.. Multidimensional characteristics and deforestation: An analysis for the Brazilian Legal Amazon. Em: 45º Encontro Nacional de Economia, 2017.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          23. FARIA, W. R. ; BETARELLI JUNIOR, A. A.. Caracterização dos municípios da Amazônia Legal e relação com o desmatamento. Em: XIV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, 2016.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          24. VALE, V. A. ; BETARELLI JUNIOR, A. A. ; FARIA, W. R. ; PEROBELLI, F. S. ; BASTOS, S. Q. A.. Long-run effects of the rail freight sector tariff review policy in Minas Gerais state, Brazil. Em: 26th International INPUT-OUTPUT Conference, 2018, Juiz de Fora. 26th International INPUT-OUTPUT Conference, 2018.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          25. OLIVEIRA, I. T. M. ; RIBEIRO, F. J. S. P. ; PEROBELLI, F. S. ; BETARELLI JUNIOR, A. A. ; FARIA, W. R. ; VALE, V. A. ; ANDRADE, G. ; MARINHO, M.. Relatório de assistência setorial: custos e benefícios da proteção tarifária no Brasil. 2018.
            [ busca Google | busca Bing ]

        • Admir Antonio Betarelli Junior ⇔ Fernando Salgueiro Perobelli (10.0)
          1. BETARELLI JUNIOR, Admir Antonio ; FARIA, Weslem Rodrigues ; Proque, Andressa Lemes ; Vale, Vinicius de Almeida ; Perobelli, Fernando Salgueiro. COVID-19, Public Agglomerations and Economic Effects: Assessing the Recovery Time of Passenger Transport Services in Brazil. Transport Policy. v. 110, p. 254-272, issn: 0967-070X, 2021.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          2. BETARELLI JUNIOR, Admir Antonio ; Rezende, Taís Alves ; Perobelli, Fernando Salgueiro ; FARIA, Weslem Rodrigues ; Montenegro, Rosa Lívia Gonçalves. Transportes, estrutura produtiva e composição de requerimentos: a dependência setorial e regional nas principais economias mundiais. REVISTA ECONÔMICA DO NORDESTE. v. 50, p. 77-94, issn: 0100-4956, 2019.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          3. Silva, Marcus Vinicius Amaral e ; BETARELLI JUNIOR, Admir Antonio ; Perobelli, Fernando Salgueiro. Socioeconomic Factors, Income Transfer Program, and the Presidential Election of 2014: Regional Voting Patterns in Brazil. LATIN AMERICAN BUSINESS REVIEW (BINGHAMTON, N.Y.). v. 21, p. 1-26, issn: 1097-8526, 2019.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          4. RIBEIRO, F. J. S. P. ; BETARELLI JUNIOR, A. A. ; FARIA, W. R. ; PEROBELLI, F. S. ; VALE, V. A.. Avaliação de impacto da eliminação do regime de ex-tarifários e da redução das tarifas de importação sobre bens de capital e bens de informática e telecomunicações. Boletim de Economia e Política Internacional. v. 24, p. 21-35, issn: 2176-9915, 2019.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          5. BETARELLI JUNIOR, Admir Antonio ; BASTOS, Suzana Quinet de Andrade ; PEROBELLI, F. S.. Interações e encadeamentos setoriais com os modais de transporte: uma análise para diferentes destinos das exportações brasileiras. Economia Aplicada (Impresso). v. 15, p. 223-258, issn: 1413-8050, 2011.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          6. BETARELLI JUNIOR, Admir Antonio ; BASTOS, Suzana Quinet de Andrade ; Perobelli, Fernando S.. Interdependência e Encadeamento das Exportações Setoriais e os Modais de Transporte: Um Enfoque de Insumo-Produto. Revista Econômica do Nordeste. v. 41, p. 455-474, issn: 0100-4956, 2010.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          7. Proque, Andressa Lemes ; BETARELLI JUNIOR, Admir Antonio ; Perobelli, Fernando Salgueiro. Transporte rodoviário de passageiros, fluxo de renda e consumo: avaliando os efeitos econômicos de políticas da CIDE para a economia brasileira. Em: XLVII Encontro Nacional de Economia (ANPEC), 2019.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          8. Vale, Vinicius de Almeida ; Perobelli, Fernando Salgueiro ; BETARELLI JUNIOR, Admir Antonio ; Cunha, R. G. Comércio internacional e o agronegócio no Brasil: um exercício de equilíbrio geral computável. Em: 43° Encontro Nacional de Economia, 2016.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          9. Perobelli, Fernando Salgueiro; BETARELLI JUNIOR, Admir Antonio ; Vale, Vinicius de Almeida ; Cunha, R. G. Comércio Internacional e o Agronegócio no Brasil: um exercício de equilíbrio geral computável. Em: XIII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos - XIII ENABER, 2015.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          10. BETARELLI JUNIOR, Admir Antonio ; Perobelli, Fernando Salgueiro ; Vale, Vinicius de Almeida. Estimação da matriz de insumo-produto de 2011 e análise do sistema produtivo brasileiro. Em: XIII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos - XIII ENABER, 2015.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

        • Admir Antonio Betarelli Junior ⇔ Roberto Luís de Melo Monte-Mór (1.0)
          1. BETARELLI JUNIOR, A. A. ; MONTE MÓR, Roberto Luis de Melo ; SIMÕES, R. F.. Urbanização extensiva e o processo de interiorização do Estado de São Paulo: um enfoque contemporâneo. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (ANPUR). v. 15, p. 179-197, issn: 1517-4115, 2013.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




      (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
      Data de processamento: 06/11/2021 15:23:29