Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Daniela Scheinkman Chatelard

Professora associada no Programa da Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura - PCL do Instituto de Psicologia na Universidade de Brasília. Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula- RJ (1986). Pós-doutorado na USP no Departamento de Psicologia da aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade no IP e ao Programa de Pós-Graduação de Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano (2019). Pós-doutorado na Universidade de Tel-Aviv - Departamento de Psicologia- Faculdade de Ciências Sociais (2020).Mestrado em Psicanalise - Universite de Paris VIII (1994) e Doutorado em Filosofia - Université de Paris VIII (1999). Trabalha com ênfase na Psicanálise, Freud e Lacan, atuando principalmente nos seguintes temas: transferência, teoria da constituição do sujeito, estrutura da linguagem, o estatuto do Outro na contemporaneidade, noção de corpo na psicanálise e mal-estar na cultura. Pesquisadora do Cnpq desde 2013. Membro do GT Psicanálise, Política e Clínica na ANPEPP. Líder do Grupo de Pesquisa- Jacques Lacan: Teoria, clínica, discursos conexos desde 2016. Organizadora do livro O Corpo no Discurso Psicanalítico, 2019, Appris, Curitiba. Autora do livro O Conceito de Objeto na Psicanálise: Do Fenômeno à escrita, 2005, Editora UnB.https://orcid.org/0000-0002-7925-573X. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/3630980140600543 (14/09/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Clínica. Campus Universitarios Asa Norte Laboratorio de Psicanálise dos Processos de Subjetivação. Asa Norte 70910900 - Brasília, DF - Brasil Telefone: (61) 3072625 Ramal: 310 Fax: (61) 347774 URL da Homepage: https://www.unb.ip/pcl
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2017-Atual. O corpo na psicanalise: mal-estar, sofrimento e sintoma no laco social.
      Descrição: Essa proposta, pretende dar continuidade ao projeto de pesquisa, vinculada à linha: Psicanálise, Subjetivação e Crítica da Modernidade, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura do Instituto de Psicologia da UnB, que acontece no CAEP (Centro de Atendimento de Estudos Psicológicos) e no HUB (Hospital Universitário de Brasília), incluindo atendimento psicoterápico de orientação psicanalítica nas dependências do CAEP, acolhendo gestantes, mães com seus bebês. Este projeto faz parte da produtividade que tenho hoje.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Daniela Scheinkman Chatelard - Coordenador / Márcia Cristina Maesso - Integrante / Evandro Cherer - Integrante / Paula Cristina Nogueira Vieira Komnisk - Integrante / Victoria Ayelen Gómez - Integrante / Pedro Belotti - Integrante / Cibele Gurgel - Integrante / Carolina Matos de Paula Félix - Integrante / Valeria Rilho - Integrante / Rafaela Brandão Alves - Integrante / Marcella Laboissiere - Integrante.
      Membro: Daniela Scheinkman Chatelard.
    2. 2014-Atual. O corpo na psicanalise: Das marcas criadas na infancia no laco com Outro, a leitura do infantil na clinica da dor.
      Descrição: Trata-se de um desdobramento do projeto em andamento, mantendo a mesma perspectiva teórica, propõe aprofundar o objeto de pesquisa, consolidando este campo de pesquisa da transmissão psíquica materna e suas influências na subjetividade, assim como seus desdobramentos no enlaçamento com o Outro na contemporaneidade, ou seja, os efeitos no laço social. Incluiremos a noção de corpo. No campo da psicanálise a questão que envolve corpo, sofrimento e dor, se apresenta desde quando Freud passou a investigar a demonstração do sintoma histérico no corpo em relação à sexualidade, distinguindo-o da leitura proposta pela neurologia, na qual o sintoma tinha significado preconcebido em referência à estrutura e ao funcionamento orgânico. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . Integrantes: Daniela Scheinkman Chatelard - Coordenador / Márcia Cristina Maesso - Integrante / Juliano Moreira Lagôas - Integrante / Debora Dickel - Integrante.
      Membro: Daniela Scheinkman Chatelard.
    3. 2012-Atual. Relacao Mae-Bebe no Pre-Natal e na Maternidade.
      Descrição: Este projeto é um desdobramento do Projeto O estatuto do Outro na Contemporaneidade, trata-se de um projeto de campo no ambulatório Pré-Natal do Hospital Universitário de Brasília -HUB. Projeto aprovado pelo comitê de Ética - CEP:082/11. Vinculada à linha de pesquisa: Psicanálise, Subjetivação e Crítica da Modernidade, do Departamento de Psicologia Clínica e Cultura do Instituto de Psicologia da UnB. No HUB há a sala de espera para os atendimentos às grávidas no Centro de Ginecologia. Aqui acontecem os atendimentos em grupo, numa abordagem psicanalítica. O objetivo da pesquisa é oferecer uma contribuição teórica e prática na área da psicanálise, com uma experiência institucional. Visa o atendimento às gestantes e puérperas. O objeto de estudo é o inconsciente da gestante e puérpera na maternidade, ou seja, o estudo do psiquismo materno e suas influências na subjetividade do bebê. Sabemos e compreendemos através de uma literatura cada vez mais afinada e especializada na área da primeira infância, de zero a três anos o crescente interesse nesta etapa nascente do humano; interesse que envolve vários profissionais oriundos de formações as mais diversas possíveis. Essa fase exige um cuidado e uma atenção especial não somente à díade mãe-bebê, mas também aos cuidadores. Nosso enfoque de trabalho será o ambulatório pré-natal visando à prevenção e à promoção à saúde mental entre as gestantes e seus futuros bebês. Nosso estudo de observação gira em torno da temática sobre a constituição da subjetividade desde os primórdios da concepção, via a transmissão do psiquismo materno: inconsciente e transgeracional.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Daniela Scheinkman Chatelard - Coordenador / Teresa Cristina Guedes de Paula Freire - Integrante / Marina Sales Rodrigues da Silva - Integrante / Helena Barbosa - Integrante.
      Membro: Daniela Scheinkman Chatelard.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Homenageada no período letivo 1/2016 dos formandos do curso de psicologia., UnB.. 2016.
      Membro: Daniela Scheinkman Chatelard.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (26)
    1. VII EVENTO GT: PSICANÁLISE, POLÍTICA E CLÍNICA.A criança e sua mãe: impasses na relação CAPS Infanto-Juvenil ? Conselho Tutelar. 2021. (Encontro).
    2. PSICANÁLISE E PRÁTICA MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE: SIMPÓSIO CONJUNTO DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA E O GRUPO DE TRABALHO PSICANÁLISE E CLÍNICA AMPLIADA DA ANPEPP.rática multidisciplinar no hospital I. 2019. (Simpósio).
    3. VI EVENTO NACIONAL DO GT; PSICANÁLISE. POLÍTICA E CLÍNICA. JORNADA DE DE PSICANÁLISE, POLÍTICAS PÚBLICAS E DIREITOS FUNDAMENTAIS PARA SAÚDE MENTAL.SERVIÇO DE ACOLHIMENTO INFANTIL. 2019. (Encontro).
    4. XII Congresso Internacional y XVII Nacional de Psicología Clínica. Escrita e Transmissão. 2019. (Congresso).
    5. Congresso Psicopatologia Fundamental. Clínica escola e psicanálise. 2018. (Congresso).
    6. I Seminário Internacional de Psicoterapias e Mediações Terapêuticas na Clínica dos Extremos na Adolescência. Marcas cinematográficas da escrita inconsciente infantil no processo do tornar-se adolescente. 2018. (Congresso).
    7. IX Encontro Nacional da EPFCL.O singular e o universal no discurso psicanalítico. 2018. (Encontro).
    8. Psicopatologia Fundamental. Ressonâncias da transmissão do Discurso Analítico no ensino e na pesquisa.. 2018. (Congresso).
    9. 9 Conpsi.Contribuições a questões cruciais na psicanálise quanto a sexualidade a partir de uma clínica para além das neuroses.. 2015. (Outra).
    10. 9 CONPSI.A questão do corpo na psicanálise:um ensaio. 2015. (Outra).
    11. IV Congresso Brasileiro de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho.. Diálogos em Clínica Psicodinâmica do trabalho, Clínica Psicossocial e Clínica Psicanalítica.. 2015. (Congresso).
    12. TRABALHO,PSICANÁLISE E POLÍTICA.Subjetivação, sofrimento e discurso.. 2015. (Simpósio).
    13. XV Jornada Corpolinguagem.Corpo, dor e Crônica. 2015. (Encontro).
    14. XV Jornada Corpolinguagemlinguagem.Narrativa e temporalidade em Lol V Stein. 2015. (Encontro).
    15. II Jornada Literatura e Espiritualidade.Do senso ab-sexo ao ab-sense: o êxtase e a experiência do dizer.. 2014. (Outra).
    16. VI Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental e XII Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental.Um estudo acerca da dança a partir do referencial teórico da psicanálise.. 2014. (Outra).
    17. XIV Jornada Corpo Linguagem/VI Encontro Outrarte.Uma dança em Outra Cena. 2014. (Encontro).
    18. 6 Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Grupo de Palavras no Ambulatório Pré-Natal. 2011. (Congresso).
    19. I Congresso Latino-Americano de Psicanálise na Universidade. Da transmissao da Psicanálise na Universidade. 2011. (Congresso).
    20. XII NCONTRO NACIONAL DA EPFCL.Da Transmissao do Bem-Dizer na Prática Psicanalítica. 2011. (Encontro).
    21. 3º Ciclo de Palestras do Guará: Direito à Diversidade: O Privilégio de Conviver Com as Diferenças!.A Importãncia dos Cuidados Maternos na Vida Psíquica do Bebê.. 2010. (Encontro).
    22. I Congresso Internacional. Adolescência e Violência: Perspectivas Clínica, Educacional e Jurídica.. Os Objetos Culturais como Metabolização da Violência.. 2010. (Congresso).
    23. Psicanálise e Cinema.O Obscuro objeto do desejo.. 2010. (Encontro).
    24. XI Encontro Nacional da EPFCL/AFCL O sintoma, sua Política, sua Clínica..Coordenaçao de mesa redonda sobre Psicanálise e Saúde Mental com o GT Dispositivos Clínicos e Saúde Mental Anpepp. 2010. (Encontro).
    25. XI Encontro Nacional da EPFCL/AFCL O Sintoma, sua Política, sua Clínica..Do não do pai ao Nome do Pai e suas versões.. 2010. (Encontro).
    26. XIII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico em Psicologia..atividades do GT Dispositivos Clínicos em Saúde Mental. 2010. (Simpósio).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (6)
    1. CHATELARD, D. S.; MENDES, A. M. B.. I Encontro Internacional: Psicanálise, Trabalho e Política. 2016. Outro
    2. CHATELARD, D. S.; OLIVEIRA, N. R. ; ARAGAO, R. O.. II Encontro Internacional e IX Nacional sobre o Bebê: Prevenção na Primeira Infância:Cuidados e Riscos. 2013. Congresso
    3. AMPARO, D. M.; FORTUNATO, Liana ; LAZZARINI, E. R. ; CHATELARD, D. S. ; LOYOLA, V. M. Z.. III Jornada em Psicologia Clínica e Cultura. 2012. Congresso
    4. BARA,O. ; VIANA, T. C. ; SILVA, N. A. E. ; Daude, R. ; CHATELARD, D. S.. A mediação artistica na invenção de si - George Sand autobiógrafa e amante da música. 2010. Outro
    5. CHATELARD, D. S.. "O IP Mostra o que Faz". 2006. (Outro).. . 0.
    6. CHATELARD, D. S.. IV Congresso Nacional sobre o Bebê. 2002. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:38