Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Deise Matos do Amparo

Professora Associado I, Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Clínica, Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura. Mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de Brasília (1996), Doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2002) com Doutorado Sanduiche pela Université de Picardie Julies Verne (Michel Wawrzyniak - França), Pós-Doutorado na Université René Descartes - Paris V(2008) - Laboratoire de Psychologie Clinique et de Psychopathologie (François Marty - França), Projeto: ?Juventude e violência: dimensões psíquicas e sociais? Pós-Doutorado. Université Paris 13 (Jean Yves Chagnon - França) - Unité Transversale de Recherche Psychogenèse et Psychopathologie psychanalyse, anthroplogie ? UTRPP, projeto ?Adolescência e violência: psicopatologia e psicodinâmica de autores de auto e hetero agressão?. Pesquisa nas área de Saúde Mental, Psicopatologia e Psicodiagnostico; Personalidade e Método de Rorschach; Juventude e Adolescência em Situação de Risco Psicossocial, investigando principalmente os seguintes temas: psicopatologia, método de Rorschach, psicodiagnóstico, risco psicossocial, violência, adolescência. Presidente da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos - ASBRO (2011/2014). Membro da ANPEPP, participante do GT - Desenvolvimento em situação de risco psicossocial (2003/2006) e do GT Métodos Projetivos no Contexto da Avaliação (2008-atual). Vice-Líder do Grupo de Pesquisa CNPq - Saúde Mental Terapêuticas e Cultura. Membro integrante da Cátedra UNESCO "Juventude, Educação e Sociedade" (2006-2008). Professor Pesquisador Associado ao Laboratório (UTRPP) da Université Paris XIII _França . Tem vários artigos, capítulos de livros e apresentações em congressos publicados nos temas de interesse. É parecerista de revistas ciêntificas e consultora do CNPq, FAP- DF e FAPESP. Tem experiência profissional na área de saúde mental, psicanálise, psicologia clínica e avaliação psicológica.. Membro do Réseau Internationale de Recheche: Méthode Projective et Psychanalyse https://reseaumpp.org/Membre/106_Deise_AMPARO_/fr; Participação no Laboratório da Université Paris 13 como pesquisador associado https://utrpp.univ-paris13.fr/user/amparo-deise/ ; Participação de comitê científico de colóquio internacional https://www.rorschachparis2017.org/Annexes/Qui_sommes-Nous/Comites/en (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/3460390140349596 (27/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de Brasília, Departamento de Psicologia Clínica. Instituto de Psicologia - Departamento de Psicologia Clínica - Campus Universitário Darcy Ribeiro Asa Norte 70910-900 - Brasilia, DF - Brasil Telefone: (61) 33072625 Ramal: 315 Fax: (61) 33477746
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (9)
    1. 2019-Atual. CAPES/PRINT - Psicologia Clinica e cultura: intervencoes e treinamento profissional
      Descrição: A Psicologia Clínica é um campo voltado à promoção da saúde, que busca considerar a ?complexidade do humano e sua subjetividade? (Conselho Federal de Psicologia [CFP], 2001, p. 12). Trata-se de uma área ampla, que engloba iniciativas voltadas à prevenção, à orientação, ao diagnóstico e ao tratamento, nos mais variados contextos, como, por exemplo, instituições de saúde, assistência e justiça. A necessidade de lidar com a complexidade do ser-humano nos mais diversos contextos dos quais participa destaca a importância de uma abordagem multidisciplinar, que caracterizou a Psicologia Clínica desde suas origens. Ao longo de todo o século XX, a Psicologia Clínica se ampliou e diversificou, exercendo importante papel no terreno cultural e tecendo diálogos de peso com todo o leque das ciências humanas: Filosofia, Antropologia, Sociologia, História, Linguística, Psiquiatria, Pedagogia, Teoria e Crítica das Artes, etc. Hoje, a Psicologia Clínica deve assumir a inserção cultural e o debate multidisciplinar como constitutivos e construtores de suas reflexões teóricas e metodológicas, bem como de sua práxis. Para que se possa contribuir para esse objetivo, o presente plano de trabalho fundamenta-se no diálogo multidisciplinar entre diferentes abordagens no campo da Psicologia e da Psicologia Clínica, bem como entre a Psicologia e outros campos do conhecimento. Portanto, este plano de trabalho envolve parceiros que estudam a inserção da Psicologia Clínica na cultura em diferentes países e a partir de referenciais epistemológicos e metodológicos diversos. O debate intercultural visa desenvolver um modelo de compreensão que abranja contextos culturais, vínculos institucionais (escola, instituições de acolhimento), relações familiares, funcionamento psíquico e dimensões transculturais em um mundo em transformação, no qual se aprofundam as desigualdades e a intolerância na sociedade contemporânea. Esse tema de pesquisa tem sido objeto de investigação e pesquisa de professores do PPPGPsiCC, PGPDS e PPGE, bem como dos professores estrangeiros que integram a equipe deste plano de trabalho. Objetivo Geral Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de pesquisas que subsidiem a compreensão dos fenômenos pertinentes à inserção da Psicologia Clínica na cultura, bem como o desenvolvimento de estratégias de atenção em saúde mental e de formação de equipes de profissionais para atuação nessa área, nos mais variados contextos. Objetivos Específicos - Produzir conhecimento sobre questões contemporâneas em Psicologia Clínica. - Compreender processos psicopatológicos e de psicodiagnóstico; - Desenvolver pesquisa com métodos projetivos na perspectiva da Escola de Paris - Desenvolver pesquisas relacionadas ao processo psicoterapêutico; - Realizar estudos analíticos dos modos e processos de subjetivação da modernidade e contemporaneidade; - Estudar os fundamentos da Psicanálise e suas inter-relações com a cultura, no aspecto de história do pensamento e dos produtos culturais, particularmente a arte e a literatura; Investigar os processos relacionais presentes na família e na comunidade; --Investigar os fenômenos relacionados à drogadição, à delinquência juvenil, à marginalização de crianças e de adolescentes, à violência e ao abuso sexual; - Contribuir para uma reflexão sobre o papel social e acadêmico dos profissionais que atuam em saúde mental, a partir dos desafios colocados pelas sociedades contemporâneas; - Desenvolvimento de estratégias de avaliação e tratamento em saúde mental, bem como de metodologias individuais e grupais de prevenção e promoção em saúde mental. - Contribuir para a formação de equipes de profissionais para a atuação nas esferas de prevenção, orientação, avaliação e tratamento, nas áreas da saúde, assistência e justiça. - Contribuir para avaliação de políticas públicas por meio de metodologia de pesquisa qualitativa. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (6) Doutorado: (8) . Integrantes: Deise Matos do Amparo - Coordenador / Katia Brasil - Integrante / Viviane Neves Legnani - Integrante / Pascal Roman - Integrante / Jean Yves Chagnon - Integrante / Regina Lúcia Sucupira Pedroza - Integrante / Luiz Augusto Monnerat Celes - Integrante / Eliana Rigotto Lazzarini - Integrante / Marcia Maesso - Integrante / Marjorie Roques - Integrante / Didier Drieu - Integrante / Daniela Scheinkman Chatelard - Integrante / Isabela Machado da Silva - Integrante / Larissa Brambatti Polejack - Integrante / Maria Inês Gandolfo Conceição - Integrante / Silvia Renata Magalhães Lordello Borba Santos - Integrante / Beatriz Santos - Integrante / Carl Kendall - Integrante / Fernanda Negrete - Integrante / Isabel de Santa Bárbara Narciso - Integrante / Isabelle Alfandary - Integrante / Jean Michel Vives - Integrante / Mariana Juras - Integrante / Sergio Oliveira - Integrante / Carla Antigona - Integrante / maria teresa Rebelo - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 7
      Membro: Deise Matos do Amparo.
    2. 2019-Atual. Intervencao clinica e avaliacao psicologica de jovens em situacao de vulnerabilidade psiquica nos contextos da justica e da saude: Clinical intervention and psychological evaluation of young people in situations of psychic vulnerability in the context
      Descrição: Este projeto tem como objetivo implementar dispositivos clínicos (psicoterapêuticos e de mediação) e analisar estratégias de atenção em saúde mental no contexto da saúde e da justiça para jovens e adolescentes que apresentam uma clínica de extrema vulnerabiliade psiquica, uma clínica dos extremos, caracterizada por atuações auto agressivas (escarificação, tentativa de suicidio) e hetero agressivas (homicidio, abuso sexual); além de compreender e descrever, por meio da avaliação psicológica, o funcionamento psíquico desses adolescentes, os processos de mediação e sua evolução clínica, visando a construção de práticas integradoras em saúde mental e a diminuição dos fatores de risco na adolescência. O método dessa pesquisa valoriza o modelo clínico e a compreensão de fenômenos de forma abrangente e multimetodológica, buscando ampliar as possibilidades de análise e de propostas de intervenção. Os participantes desse estudo serão: a) 100 adolescentes e jovens adultos, 50 do sistema de saúde e 50 do sistema de justiça na faixa etária de 15 à 25 anos. Serão utilizados como instrumentos: diário de campo; entrevistas, escalas e métodos projetivos. Os dados serão analisados a partir de uma perspectiva da triangulação dos diferentes resultados dos instrumentos de pesquisa em uma abordagem qualitativa interpretativa e quantitativa. A pesquisa propõe avanços e impactos científicos e sociais. Sub projeto 1 de pesquisa e extensão : Violências e Psicopatologias na Contemporaneidade: diagnóstico e intervenção clínica - VIPAS Sub projeto 2: Pesquisa Internacional (VAPS-Harcèlement) Acordo de Cooperação e Intercâmbio Acadêmico Científico e Cultural entre Fundação Universidade de Brasília, Université Paris 13 e Universidade Católica de Brasília (2012-2016 renovado 20017-2021) A Fundação Universidade de Brasília, a Universidade Católica de Brasília e a Université Paris 13, resolvem celebrar o presente Acordo de Cooperação e Intercâmbio Acadêmico, Científico e Cultural, em conformidade com a legislação vigente em seus respectivos países, e mediante as cláusulas e condições a seguir pactuadas: CLÁUSULA PRIMEIRA - Os estabelecimentos decidem desenvolver, em bases de reciprocidade, relações de cooperação e de coordenação de intercâmbio referentes ao ensino e à pesquisa. CLÁUSULA SEGUNDA - As partes identificarão os temas de interesse comum e elaborarão os projetos que desejam desenvolver conjuntamente, em conformidade com a legislação em vigor em cada país e dentro dos limites acordados. Os projetos poderão incluir as atividades seguintes: a) intercâmbio de professores e de pesquisadores b) intercâmbio de estudantes c) intercâmbio de publicações d) desenvolvimento de projetos de pesquisa conjuntos e) orientação conjunta de teses de mestrado e de doutorado f) publicações em comum A primeira fase da colaboração envolverá o seguinte tema: Adolescência, violência e traumatismos. Dimensões Psíquicas e Relacionais. Este acordo de cooperação foi atualizado em 2017 com validade por 4 anos. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (4) . Integrantes: Deise Matos do Amparo - Coordenador / Maristela Gusmão - Integrante / Ana Carla Araújo - Integrante / Regina Pedroza - Integrante / Pascal Roman - Integrante / Bruno Cavaignac Campos Cardoso - Integrante / Jean Yves Chagnon - Integrante / Eliana Rigott Lazzarini - Integrante / Renata Arouca - Integrante / Geovana Nunes de Jesus - Integrante / Olivio Israel Costa - Integrante / Marjorie Roques - Integrante / Rowena Caraca Neves - Integrante / Camila Taunay - Integrante / paula stein - Integrante / Fernando Ferreira - Integrante / André Sales - Integrante / Frederico Dib - Integrante. Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 18 / Número de orientações: 1
      Membro: Deise Matos do Amparo.
    3. 2017-Atual. Adolescencia e violencia: psicopatologia e psicodinamica de autores de auto e hetero agressao - Metodos Projetivos (Rorschach e TAT Escola de Paris)
      Descrição: Este projeto visa investigar o funcionamento e a dinâmica psíquica dos adolescentes autores de auto e hetero agressão, considerando aspectos psicopatológicos, psicodinâmicos e interculturais. Pretende-se compreender os processos de mentalização e simbolização, o modo de tratamento das excitações pulsionais, as modalidades de representações e afetos e os processos identificatórias, reconhecendo a intersecção com as dimensões somáticas e subjetivas vivamente solicitadas nas transformações pubertárias. Trata-se de uma pesquisa clínica-qualitativa, psicanalítica. Essa categoria de pesquisa pretende alcançar a subjetividade, bem como, as implicações individuais e características de cada participante. Participam desta pesquisa 30 adolescentes que estão em instituições brasileiras de internação e semi-liberdade cumprindo medida de restrição de liberdade em função de situação de conflito com a lei e, adolescentes que estão em instituições de atendimento como CAPS Ad, ou em acompanhamento e/ou avaliação psicológica na clínica-escola da universidade. Os adolescentes são de ambos os sexos, na faixa etária de 14 à 18 anos. Estão incuídos no grupo de heteroagressão, 10 adolescentes abusadores e 10 homicidas e no grupo da autoagressão, 10 adolescentes com comportamento de automutilação. Como instrumentos de pesquisa serão utilizados entrevistas clínicas, método de Rorscahch e o Teste de Apercepção Temática. Para análise dos dados a pesquisa prevê a triangulação dos dados em uma abordagem clínico-qualitativa e analítica-interpretativa. No que se refere às entrevistas clínicas, a análise será psicanalítica e procurar-se-à investigar a diversidade dos processos mentais e suas significações considerando as questões metapsicológicas e a reconstrução de concepções tomando como parâmetro a clínica do adolescente. Os protocolos de Rorschach e TAT serão analisados na abordagem da escola francesa considerando as contribuições da análise psicanalítica (Escola de Paris) dos métodos projetivos. A análise desses aspectos permitirá uma discussão sobre a psicopatologia e os funcionamentos limites na adolescência. As questões se situam em nível teórico (conhecimento refinado da psicopatologia e de certas dimensões psiquicas dos sujeitos) e clinico prático (aprimorar os dispositivos de avalição psicológica, de intervenção clínica e de prevenção). Neste projeto também está previsto a consolidação das parcerias de pesquisa, visando a internacionalização do Programa de Pós Graduação em Psicologia Clínica e Cultura, e da linha de pesquisa ?Adolescência e violência? à qual estou vinculada. Acordo de Cooperação e Intercâmbio Acadêmico Científico e Cultural entre Fundação Universidade de Brasília, Université Paris 13 e Universidade Católica de Brasília (2012-2016 renovado 20017-2021) A Fundação Universidade de Brasília, a Universidade Católica de Brasília e a Université Paris 13, resolvem celebrar o presente Acordo de Cooperação e Intercâmbio Acadêmico, Científico e Cultural, em conformidade com a legislação vigente em seus respectivos países, e mediante as cláusulas e condições a seguir pactuadas: CLÁUSULA PRIMEIRA - Os estabelecimentos decidem desenvolver, em bases de reciprocidade, relações de cooperação e de coordenação de intercâmbio referentes ao ensino e à pesquisa. CLÁUSULA SEGUNDA - As partes identificarão os temas de interesse comum e elaborarão os projetos que desejam desenvolver conjuntamente, em conformidade com a legislação em vigor em cada país e dentro dos limites acordados. Os projetos poderão incluir as atividades seguintes: a) intercâmbio de professores e de pesquisadores b) intercâmbio de estudantes c) intercâmbio de publicações d) desenvolvimento de projetos de pesquisa conjuntos e) orientação conjunta de teses de mestrado e de doutorado f) publicações em comum. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (4) . Integrantes: Deise Matos do Amparo - Coordenador / Maristela Gusmão - Integrante / Bruno Cavaignac Campos Cardoso - Integrante / Jean Yves Chagnon - Integrante / Gregório de Sordi Gregório - Integrante / Renata Arouca - Integrante / Antonio Carlos Carvalho - Integrante / Olivio Israel Costa - Integrante / Marjorie Roques - Integrante / Ana Clara de Oliveira Alves - Integrante / Rowena Caraca Neves - Integrante / Camila Taunay - Integrante / Thayanne Gomes - Integrante / paula stein - Integrante / Fernando Ferreira - Integrante. Número de produções C, T & A: 15
      Membro: Deise Matos do Amparo.
    4. 2016-2016. Adolescencia e Violencia: Psicopatologia e Psicodinamica De Autores De Auto E Hetero Agressao
      Descrição: Este plano de estudo para o estágio pós-doutoral, proposto no contexto de minha Licença para Aperfeiçoamento, constitui-se, em uma proposta de trabalho intensivo em conjunto com os professores, Jean Yves Chagnon, François Marty e Pascal Roman e suas equipes de Laboratório. Configura-se de modo pertinente no quadro dos meus interesses de pesquisa relativos ao tema da ?Adolescência e Violência? e traz uma contribuição importante para o fortalecimento da linha de pesquisa que atuo no Programa de Pós Graduação em Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasilia - UnB. Este projeto visa investigar o funcionamento e a dinâmica psíquica dos adolescentes autores de auto e hetero agressão, considerando aspectos psicopatológicos, psicodinâmicos e interculturais. Pretende-se compreender os processos de mentalização e simbolização, o modo de tratamento das excitações pulsionais, as modalidades de representações e afetos e os processos identificatórias, reconhecendo a intersecção com as dimensões somáticas e subjetivas vivamente solicitadas nas transformações pubertárias. Esse tema tem sido desenvolvido pelos Laboratórios de pesquisa aos quais pretendo me vincular e consolidar ações de pesquisa. Pesquisas desenvolvidas pelo meu Laboratório em parceria com o grupo francês gerou uma extensa base de dados, da qual compõem entrevistas clínicas individuais e protocolos de métodos projetivos (Rorscahch e TAT). Esses dados serão analisados no estágio pós-doutoral, integrando as referências teóricas do grupo de pesquisadores estrangeiros, bem como, os horizontes comparativos entre a realidade brasileira e a francesa no tocante ao objeto de estudo a ser investigado. Neste plano de estudo, está previsto o desenvolvimento das seguintes atividades: aprofundamento da revisão bibliográfica sobre o tema; análise e discussão dos dados das pesquisas; discussões de aspectos teóricos e metodológicos de pesquisas e intervenção com adolescentes hetero e auto agressivos; participação em reuniões, seminários de pesquisa e cursos; elaboração de artigos em conjunto; e consolidação das parcerias de pesquisa. Palavras-chave: Adolescência; agressão; violência; psicodinâmica; técnicas projetivas. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Deise Matos do Amparo - Coordenador / Lana Wolff - Integrante / Gregório de Sordi Gregório - Integrante / Laís Macedo Lilas Boas - Integrante / Bruno Cavaignac Campos Cardoso - Integrante / Roberto Menezes de Oliveira - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T & A: 6
      Membro: Deise Matos do Amparo.
    5. 2013-2018. Adolescencia e violencia: estudo intercultural da psicodinamica de autores de hetero agressao
      Descrição: Este projeto atual de Bolsa produtividade, ?Adolescencia e violência: estudo intercultural da psicodinâmica de autores de heteroagressão? está sendo proposto visando dar continuidade e aprofundar um dos eixos de pesquisa do projeto anterior. Pretende-se aprofundar na investigação do funcionamento e dinâmica psíquica dos adolescentes que passam ao ato de forma violenta, comparando um grupo de adolescentes da França e do Brasil. Pretende-se identificar elementos para avaliação clínica e intervenção considerando a relação entre violência atuada e a dinâmica psíquica. Os objetivos específicos do projeto são: investigar o funcionamento psicodinâmico e subjetivo desses adolescentes e a relação entre violência atuada; analisar a capacidade do sujeito em relação ao simbolizar e metabolizar as excitações; investigar a qualidade do investiemtno narcísico e da problemática identitária-identificatória.; analisar a qualidade da ligação entre afetos e representações; identificar contribuições para a avaliação psicológica e intervenção clínica com essa população.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Deise Matos do Amparo - Coordenador / Roberto Menezes - Integrante / Maristela Gusmão - Integrante / Lais Macedo - Integrante / Lana dos Santos Wolff - Integrante / Katia Brasil - Integrante / Jean Yves Chagnon - Integrante / françois marty - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Deise Matos do Amparo.
    6. 2013-Atual. Etude comparee du fonctionnement psychique des adolescents auteurs d?hetero-agressions (agressions sexuelles) et d?auto-agressions (ts, scarifications). modalites identificatoires et traitement des pulsions
      Descrição: Ce projet vise à effectuer une étude comparée du fonctionnement psychique des auteurs d?agressions sexuelles et des auteurs d?agressions contre soi, rencontrés tant en clinique expertale qu?en clinique de consultation pédopsychiatrique. Parmi les modalités de fonctionnement psychique susceptibles d?être investiguées dans le cadre d?un examen psychologique nous nous centrerons sur le traitement de l?excitation pulsionnelle (représentations/affects) et sur la problématique identificatoire. Em effet, si certaines dimensions psychiques (problématiques, angoisses, modes défensifs) des sujets passant à l?acte sont aujourd?hui bien connues, il reste à mieux comprendre pourquoi, à partir de problématiques communes, en particulier dans le registre pulsionnel, certains retournent l?agressivité contre eux-mêmes alors que d?autres passent à l?acte contre autrui. La méthodologie utilisée concerne exclusivement les épreuves projectives (Rorschach et TAT) qui sont les tests projectifs (de personnalité) les plus utilisés au monde dans le cadre de l?examen psychologique. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Deise Matos do Amparo - Integrante / Jean Yves Chagnon - Coordenador / Marie Cristine Pheulpin - Integrante / Chaterine Matha - Integrante. Financiador(es): Université Paris 13 (Paris-Nord) - Campus de Villetaneuse - Cooperação. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Deise Matos do Amparo.
    7. 2012-2016. Acordo de Cooperacao e intercambio academico Cientifico e cultural entre Fundacao Universidade de Brasilia, Universidade Catolica de Brasilia e Universidade Paris 13
      Descrição: A Fundação Universidade de Brasília, a Universidade Católica de Brasília e a Université Paris 13, resolvem celebrar o presente Acordo de Cooperação e Intercâmbio Acadêmico, Científico e Cultural, em conformidade com a legislação vigente em seus respectivos países, e mediante as cláusulas e condições a seguir pactuadas: CLÁUSULA PRIMEIRA - Os estabelecimentos decidem desenvolver, em bases de reciprocidade, relações de cooperação e de coordenação de intercâmbio referentes ao ensino e à pesquisa. CLÁUSULA SEGUNDA - As partes identificarão os temas de interesse comum e elaborarão os projetos que desejam desenvolver conjuntamente, em conformidade com a legislação em vigor em cada país e dentro dos limites acordados. Os projetos poderão incluir as atividades seguintes: a) intercâmbio de professores e de pesquisadores b) intercâmbio de estudantes c) intercâmbio de publicações d) desenvolvimento de projetos de pesquisa conjuntos e) orientação conjunta de teses de mestrado e de doutorado f) publicações em comum A primeira fase da colaboração envolverá o seguinte tema: Adolescência, violência e traumatismos. Dimensões Psíquicas e Relacionais. Este acordo de cooperação foi atualizado em 2017 com validade por 4 anos. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Deise Matos do Amparo - Coordenador / Sandra Francesca Conde de Almeida - Integrante / Jean Yves Chagnon - Integrante / Katia Brasil - Integrante.
      Membro: Deise Matos do Amparo.
    8. 2010-2013. Adolescencia violencia e traumatismo
      Descrição: Esse projeto analisa alguns aspectos relativos ao funcionamento psíquico dos adolescentes que passam ao ato de forma violenta na sua interelação com dimensões familiares e sociais. Busca-se identificar elementos para intervenção, considerando a relação entre violência atuada, traumatismo e apoio parental. Ressalta-se o papel do meio ambiente e a necessidade de ?auxilio externo? nas situações de desamparo que se situam bem no centro do conceito de trauma. Discute-se a importância do desenvolvimento da reflexão sobre a intervenção psicossocial e clínica com os adolescentes que passam ao ato pela via da violência, ser atravessada por considerações sobre as particularidades do funcionamento psíquico desses jovens, principalmente pela análise do impacto de vivência de situações traumáticas e extremas, bem como, pela noção de provimento ambiental e de apoio narcísico parental (Marty, 2006; Gutton, 1990; Winnicott, 1995). Nesse sentido essa pesquisa tem como objetivo invetigar o funcionamento psíquico e subjetivo, bem como, a dinâmica familiar de adolescentes que passam ato de forma violenta, buscando identificar elementos para intervenção, considerando a relação entre violência atuada, traumatismo e apoio parental.A proposta dessa pesquisa é multimetodológica e envolve entrevistas de grupos focais com profissionais e com adolsecentes, entrevista semi-estruturada psicossocial e temática com o adolescente e com a família:entrevistas e acompanhamento clínico com os adolescentes, e , o Método de Rorschach. Projeto ´Bolsa Produtividade. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Deise Matos do Amparo - Coordenador / Roberto Menezes - Integrante / Katia C T Brasil - Integrante / Regina Pedroza - Integrante / Sandra Francesca Conte de Almeida - Integrante / François Marty - Integrante / Maria Ines Gandolfo - Integrante / Lana Wolff - Integrante / Laís Macedo Lilas Boas - Integrante / Cristina martins Ribeiro - Integrante / Bruno Cavaignac Campos Cardoso - Integrante / Patrícia Passos de Carvalho Ramos - Integrante / Jean Yves Chagnon - Integrante / Gregório de Sordi Gregório - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 26
      Membro: Deise Matos do Amparo.
    9. 2010-Atual. Adolescencia, violencia e traumatismo: Dimensoes psiquicas e relacionais
      Descrição: Este projeto está integrado ao projeto de Bolsa Produtividade CNPq (Adolescência , Violência e Traumatismo). É um projeto realizado em parceria com a Universidade Católica de Brasília, Université Paris V e Paris XIII. Pretende investigar o funcionamento e dinâmica psíquica dos adolescentes que passam ao ato de forma violenta, bem como analisar a natureza das suas relações de apoio (relação parental; pessoas de referência; instituições), buscando identificar elementos para intervenção clínica, considerando a relação entre violência atuada, traumatismo e apoio do ambiente e parental. Os objetivos específicos do projeto são: investigar o funcionamento psicodinâmico e subjetivo desses adolescentes; investigar a natureza das relações de apoio (parental e de instituições de referência); analisar a relação entre violência atuada, traumatismo e apoio parental; identificar contribuições para a intervenção clínica com essa população. Como instrumentos da pesquisa utilizamos entrevista clínicas, Rorschach, entrevistas de grupo focal, entrevistas familiares. O projeto recebeu um aporte financeiro e extensão do prazo de execução para até 2015 com apoio CNPQ Acordo de Cooperação e Intercâmbio Acadêmico Científico e Cultural entre Fundação Universidade de Brasília, Université Paris 13 e Universidade Católica de Brasília (2012-2016 renovado 20017-2021) A Fundação Universidade de Brasília, a Universidade Católica de Brasília e a Université Paris 13, resolvem celebrar o presente Acordo de Cooperação e Intercâmbio Acadêmico, Científico e Cultural, em conformidade com a legislação vigente em seus respectivos países, e mediante as cláusulas e condições a seguir pactuadas: CLÁUSULA PRIMEIRA - Os estabelecimentos decidem desenvolver, em bases de reciprocidade, relações de cooperação e de coordenação de intercâmbio referentes ao ensino e à pesquisa. CLÁUSULA SEGUNDA - As partes identificarão os temas de interesse comum e elaborarão os projetos que desejam desenvolver conjuntamente, em conformidade com a legislação em vigor em cada país e dentro dos limites acordados. Os projetos poderão incluir as atividades seguintes: a) intercâmbio de professores e de pesquisadores b) intercâmbio de estudantes c) intercâmbio de publicações d) desenvolvimento de projetos de pesquisa conjuntos e) orientação conjunta de teses de mestrado e de doutorado f) publicações em comum A primeira fase da colaboração envolverá o seguinte tema: Adolescência, violência e traumatismos. Dimensões Psíquicas e Relacionais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Deise Matos do Amparo - Coordenador / Maristela Gusmão - Integrante / Katia Brasil - Integrante / Regina Pedroza - Integrante / Sandra Frncesa Conti de Almeida - Integrante / François Marty - Integrante / Maria Ines Gandolfo - Integrante / Lana Wolff - Integrante / Laís Macedo Lilas Boas - Integrante / Cristina martins Ribeiro - Integrante / Bruno Cavaignac Campos Cardoso - Integrante / Roberto Menezes de Oliveira - Integrante / Jean Yves Chagnon - Integrante / flavia martins da silva - Integrante / Geovana Nunes de Jesus - Integrante / Carolina Rocha Coelho - Integrante. Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 35
      Membro: Deise Matos do Amparo.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Menção Honrosa - Orientação da Tese de Doutorado de Antônio Carlos de Carvalho - Psicose, corpo e capoeira : um estudo teórico -clínico - Programa de P:os -Graduação em Psicologia Clínica e Cultura, CAPES.. 2020.
      Membro: Deise Matos do Amparo.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (70)
    1. Sociedade Brasileira de Psicologia. O grupo Balint e a escuta psicanalítica dos profissionais de saúde me tempos de pandemia. 2020. (Congresso).
    2. Sociedade Brasileira de Psicologia. Coletivos On line Coll Psi : saúde mental no COVID -19. 2020. (Congresso).
    3. 5 ème Colloque réseau international de Recherche Méthodes Projectives et Psychanalyse. L´attaque au corps , la symbolisation et l a´affect chez les adolescents polytraumatisés. 2019. (Congresso).
    4. 5 ème Colloque réseau international de Recherche Méthodes Projectives et Psychanalyse. Les agirs a l´adolescencedadans differentes cultures -Les traces du travail de symbolisation dans le Rorschach des adolescents engagés dans des agirs violents sexual. 2019. (Congresso).
    5. 5 ème Colloque réseau international de Recherche Méthodes Projectives et Psychanalyse. Adolescents agresseurs sexuels en France et au Brésil: une comparaison interculturelle. 2019. (Congresso).
    6. 5 ème Colloque réseau international de Recherche Méthodes Projectives et Psychanalyse. Les de la peau de l´´ ego et le processus de symbolisations sur le Rorscahch des adolescents que si scarifient. 2019. (Congresso).
    7. Enfance, adolescence, famille et vulnerabilité. Accueillir et travailler les liens parents /enfants dans un contexte de grande vulnérabilité, quelles pistes de travail ?. 2019. (Congresso).
    8. Workshop réseau "Parentalités vulnérables".Parentalités vulnérables. 2019. (Simpósio).
    9. I Seminário Internacional Psicoterapias e Dispositivos de Mediação Terapêuticos na clínica dos extremos na adoadolescência.A adolescência no limite: psicoterapia de adolescente com ideação suicida e escarificação. 2018. (Seminário).
    10. I Seminário Internacional Psicoterapias e Dispositivos de Mediação Terapêuticos na clínica dos extremos na adoadolescência.O trauma e o vínculo no funcionamento limite de personaliade. 2018. (Seminário).
    11. I Seminário Internacional Psicoterapias e Dispositivos de Mediação Terapêuticos na clínica dos extremos na adoadolescência.Psicossomática e adolescência: um fenômeno entre o saber e o gozo. 2018. (Seminário).
    12. I Seminário Internacional Psicoterapias e Dispositivos de Mediação Terapêuticos na clínica dos extremos na adoadolescência.Dispositivos clínicos integrados de uma clínica escola e um hospital universitário para a clínica dos extremos. 2018. (Seminário).
    13. I Seminário Internacional Psicoterapias e Dispositivos de Mediação Terapêuticos na clínica dos extremos na adoadolescência.Données cliniques preliminaires d´une recheche internationale APS- Harcèlement et propositions de prise en charge. 2018. (Seminário).
    14. I Seminário Internacional Psicoterapias e Dispositivos de Mediação Terapêuticos na clínica dos extremos na adoadolescência.Da adolescência a uma possivel vida adulta. 2018. (Seminário).
    15. IX Congresso da Associação Brasileira de Rorschach e Métodes os Projetivos: Fundamentos e Construções Contemporâneas dos Métodos Projetivos. Depressividade em adolescentes autores de homicídio análise a partir do TAT (escola de Paris). 2018. (Congresso).
    16. IX Congresso da Associação Brasileira de Rorschach e Métodes os Projetivos: Fundamentos e Construções Contemporâneas dos Métodos Projetivos. Contribuição dos Métodos Projetivos para análise da dinâmica psíquica na clínica dos extremos na adolescência. 2018. (Congresso).
    17. IX Congresso da Associação Brasileira de Rorschach e Métodes os Projetivos: Fundamentos e Construções Contemporâneas dos Métodos Projetivos. Depressividade e angústia em adolescentes autores de homicídio: um estudo pelo método de Rorschach -Escola de Paris. 2018. (Congresso).
    18. IX Congresso da Associação Brasileira de Rorschach e Métodes os Projetivos: Fundamentos e Construções Contemporâneas dos Métodos Projetivos. A depressão narcísica e escarificação na adolescência uma análise a partir do Rorschach. 2018. (Congresso).
    19. Colloque "Les psychothérapies de l´adolescent". Le liens, le collectif et les objets culturels: dispositifs de ssoins psychotherapeutique avec les adolescents violents au Brésil. 2017. (Congresso).
    20. II Seminário de Avaliação de Trabalhos do Program de Pòs-graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco.CONTRIBUIÇÃO DOS MÉTODOS PROJETIVOS PARA UMA CLÍNICADOS EXTREMOS NA ADOLESCÊNCIA. 2017. (Seminário).
    21. IV Encontro de Psicologia , Fenomenologia e Realidade Brasileira; I Congresso Internacional de Fenomenologia e Psicologia; I Congresso Internacional dCongress of Phenomenology and Psychology ;. O tempo e corpo vivido na psicose análise no método de Rorschach. 2017. (Congresso).
    22. Journée d´études internationale: Dynamique des violences sexuelles à l´ l adolesence , processus er potntiels de changement. La problematiqu narcissique identitaire chez adolescents agresseurs sexuels. 2017. (Congresso).
    23. Séminaire Dostoral LARPSyDIS.Clinique des adolescents vulnérables: éxperiences de recherche au Bréesil. 2017. (Seminário).
    24. XXIInd Rorschach Congress International Society of the Rorschach e Projective Me Mthods. Affects et symbolisation au Rorschach chez des adolescents engagés dans des passages à l´acte violents. 2017. (Congresso).
    25. 18ème Journée sur L´examen psychologique de l´enfant et de lá al ´adolescent. 2016. (Seminário).
    26. 4 ième Colloque du Réseau international Methode Projective et Psychanalyse: Problématique du corps : clinique et épistémologie. Problématique du corps : clinique et épistémologie, sympósium 8 ?Auto-agression?. 2016. (Congresso).
    27. Journée de Trons Commun des Masters consagrée aux méthodes.Clinique et psychopathologie des adolescents vulnerables: expérience de recherche au Brésil. 2016. (Seminário).
    28. Journée Doctorale du PCPP: Resistances: enjeux cliniques theoriques et politiques. 2016. (Seminário).
    29. Le décrochage scolaire: aproche psychopathologique de l´enfant et de l´adolescent. 2016. (Seminário).
    30. Processus de symbolisation , espace groupal et médiations à l´adolesce.Dispositifs cliniques et de recherche au Brésil. 2016. (Seminário).
    31. Séminaire M2 Professionnel.Clinique et psychopathologie des adolescents vulnérables : Expériences de recheceh au Brésil. 2016. (Seminário).
    32. Seminaire Recherche: Chercher ensemble ... retours d´expériences partagées. 2016. (Seminário).
    33. Séminaire Transversal du Laboratoire de l´ URTTP.Clinique et psychopathologie des adolescents vulnérables. 2016. (Seminário).
    34. Violence er le Traumatisme - Master 2.Clinique et psychopathologie des adolescents vulnerables: expérience de recherche au Brésil. 2016. (Outra).
    35. II Seminário Internacional: Mediação, simbolização e espaço grupal:pal : proposta de intervenção com adolescentes vulneráveis.O corpo na adolescência e o trabalho de simbolização. 2015. (Seminário).
    36. IX Jornada de Pesquisa do Program de Pòs-graduação em Processos de Desenvolvimento Humano.Sessão Coordenada Estudos em Psicologia do desenvolimento humano e identidade profissional: prospecções inovadoras. 2014. (Encontro).
    37. Seminário Internacional - Adolescência Configurações contemporãneas.A espera ilusória da demanda com adolescentes violentos: aspectos clínicos e institucionais - Jean Yves Chagnon. 2014. (Seminário).
    38. VII Congresso da Associação Brasileira de Rorscahch e Métodos Projetivos. Avanços no uso dos métodos projetivos de avaliação psicológica em diferentes campos de aplicação. 2014. (Congresso).
    39. VII Congresso da Associação Brasileira de Rorscahch e Métodos Projetivos. Avanços no uso dos métodos projetivos de avaliação psicológica em diferentes campos de aplicação. 2014. (Congresso).
    40. VII Congresso da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Proejtivos. Coordenação da Conferência "L´enfant de 10 ans aujourd´hui " - Conferencista Jean Yves Chagnon. 2014. (Congresso).
    41. V Jornada em Psicologia Clínica e Cultura.O corpo em sofrimento: um impasse do afeto - Marie- Cristine Pheulpin. 2014. (Outra).
    42. XV Simpósio de Pesquisa e Intercãmbio Científico da ANPEPP.Grupo de Trabalho Métodos Projetivos nos Contextos da Avaliação Psicológica. 2014. (Simpósio).
    43. XXI International Congress of Projective Methods. Franco- Brasilian comparative study on the psychic functioning of adolescents who hetero assault (sexual assalt) and self -harm (scarring). 2014. (Congresso).
    44. VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica e IX Congreso Iberoamericano de Dianóstico Y Evaluación Psicológica. Avaliação psicológica de Crianças e adolescentes com métodos projetivos. 2013. (Congresso).
    45. XXXIV Interamerican Congress of Psychology. O corpo e a estética da violência. 2013. (Congresso).
    46. Construyendo la Identidad Latinoamericana de la Psicologia. Avanços Contextos e a Ética da avaliação Psicológica com métodos projetivos. 2012. (Congresso).
    47. IV Congresso da ULAPSI. Mesa Redonda - Avanços, contextos e ética da avaliação psicológica com métodos projetivos. 2012. (Congresso).
    48. Premio profissional "Avaliação psicológica na perspectiva dos dir direitos humanos.Comissão Julgadora do premio profissional " Avaliação psicológica na perspectiva dos direiots humanos". 2012. (Outra).
    49. Séminaire de Recherche - Conferénce aux M1 et M2 Pro.L'image du corps chez les psychotiques : une approche projective. 2012. (Seminário).
    50. Séminaire de Recherche - Conference aux M2 R et doctorants - Paris XIII.Approche des agirs à l'adolescence : perspectives de travaux et de recherches. 2012. (Seminário).
    51. Seminário de Acompanahmento de Área.Participação na Reunião de Coordenação da CAPES. 2012. (Seminário).
    52. Seminário de Acompanhamento de área - Psicologia - CAPES.Seminário de Acompanhamento de área - psicologia - Grupo de discussão. 2012. (Seminário).
    53. Seminário nacional de Encerramento do Ano Temático da Av Avaliação Psicológica.REFLEXÕES SOBRE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: QUALIFICAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E FORMAÇÃO. 2012. (Seminário).
    54. VI Congresso da Associação Brasileira de Rorscahch e Métodos Projetivos. Os métodos Projetivos e estudos sobre violência. 2012. (Congresso).
    55. VI Congresso da Associação Brasileira de Rorscahch e Métoso Projetivos. O Rorschach na clínica infantil e da adolescência : interpretação psicanalítica. 2012. (Congresso).
    56. VI Congresso da Associação Brasileira de Roschach e Métodos Projetivos. Avaliação Clinica de adolescentes ofensores sexuais: contribuições do método de Rorschach na abordagem psicanalítica. 2012. (Congresso).
    57. Violencia de los origens, origens de la violência; psicoanálisis de la violencia.El actuar violento en la adolescencia y simbolización. 2012. (Seminário).
    58. XIV Simpósio da ANPEPP.GT Métodos Proejtivos dos Contextos da Avaliação Psicológica. 2012. (Simpósio).
    59. II Seminário Novos Horizontes da psicologia.Participação em GT. 2011. (Seminário).
    60. I Simpósio nacional : Juventude , resiliência e vulnerabilidade.Promoção de saúde na adolescência. 2011. (Seminário).
    61. Primer Encuentro Binacional de Investigadores Brasil Colombia.Nodo de Psicología Violencia y Paz. 2011. (Encontro).
    62. V Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. Normalidade e psicopatologia na adolescência: contribuições das técnicas projetivas para avaliação psicológica. Técnicas projetivas e avaliação psicológica: da psicose á tendência anti-social na adolescência. 2011. (Congresso).
    63. VII Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Novas perspectivas para a avaliação psicológica brasileira. Demandas atuais e difusão dos métodos projetivos: formação, ética e cuidado com a profissão. 2011. (Congresso).
    64. VIII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Violência , Traumatismo e vulnerabilidades no ciclo vital: estudos com o método de Rorschach. 2011. (Congresso).
    65. XXXIII Congresso Interamericano de Psicologia: Por la salud de los pueblos. Psicopatologias da Contemporaneidade : estratégias terapêuticas do individual ao familiar. 2011. (Congresso).
    66. I Congresso Internacional Adolescência e Violência: perspectivas clínica Juríca e educacional; II Seminário Internacional sobre Adolescência Clínica e Cultura; III seminário de saúde do adolescente em conflito com a lei. Adolescência Violência e traumatismo psíquico. 2010. (Congresso).
    67. I Congresso Internacional Adolescência e Violência: perspectivas clínica Juríca e educacional; II Seminário Internacional sobre Adolescência Clínica e Cultura; III seminário de saúde do adolescente em conflito com a lei. La fonction de l ´agir a l´adolsecence. 2010. (Congresso).
    68. III Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão.Métodos Projetivos : diversidade Epistemológica , Ética e formação do Psicólogo. 2010. (Simpósio).
    69. III Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão.O Agir violento na adolescência : narcissimo sublimação e teste de realidade. 2010. (Simpósio).
    70. XIII Simpósio de pesquisa e intercâmbio científico em psicologia. GT 08 - Métodos Projetivos no contexto da avaliação psicológica. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (18)
    1. AMPARO, D. M.; BARBIERI, V. ; Pasian, S. ; Souza, M. A. ; Sola, T. ; Bruno, L.. 5ème Colloque Reseau International de Recheche Méthodes Projectives et Psychanalyse. 2019. Congresso
    2. AMPARO, D. M.; BARBIERI, V. ; Pasian, S.. 5ème Colloque Reseau International de Recheche Méthodes Projectives et Psychanalyse. 2018. Congresso
    3. AMPARO, DEISE MATOS DO; LAZZARINI, E. R. ; SILVA, I. ; BRASIL, K.. I Seminário Internacional sobre Psicoterapias e Dispositivo de Mediação Terapêuticos na Clínica dos Extremos na Adolescência. 2018. Congresso
    4. Almeida, S. ; BRASIL, K. ; Lisniowski, S ; AMPARO, D. M.. III Seminário Internacional : Adolescência intervenções educativas e socioculturais. 2017. Congresso
    5. AMPARO, D. M.. XXIInd Rorschach Congress International Society of the Rorschach e Projective Me Mthods. 2017. (Congresso).. . 0.
    6. AMPARO, D. M.; Roman, P. ; CHATELARD, D. S. ; LAZZARINI, E. R.. Conferencia Internacional - Remanejamentos do Enquadre em Psicoterapia de Adolescentes Limites. 2017. Outro
    7. Cíveres, L ; Caliman, G. ; BRASIL, K. ; ALMEIDA, S. F. C. ; AMPARO, D. M.. II Seminário Internacional - Mediação, simbolização e espaço grupal: proposta de intervenção com adolescentes vulneráveis. 2015. Congresso
    8. AMPARO, D. M.; Murta, S ; Lazzarini, E. ; Fortunato, L. V Jornada em Psicologia Clínica e cultura: Interações e diversidades. 2014. Outro
    9. Caliman, G. ; Cunha, C. ; BRASIL, K. ; Almeida, S. ; AMPARO, D. M. ; LEGNANI, Viviane. Seminário Internacional - Adolescência configurações contemporãneas. 2014. Outro
    10. AMPARO, D. M.; CHAGNON, J. Y. ; MATHA, C. ; PHEULPIN, M. C. ; Chiantaretto, J.. Visita Institucional - Acordo de Cooperação Internacional Paris XIII. 2014. Outro
    11. AMPARO, D. M.; Okino, E. ; Osório, F. ; Hisatugo, C. ; Tavares, M,.. VI Congressso Nacional da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos. 2012. Congresso
    12. AMPARO, D. M.; AMPARO, Deise ; BRASIL, K. C. T. ; PEDROZA, Regina ; Almeida, S. ; Chagnon, J. Y ; Pinel, Jean- Pierre. Seminário: Adolescência em perspectiva: acolhimento institucional e Psicopatologia. 2012. Outro
    13. AMPARO, D. M.; FORTUNATO, Liana ; LAZZARINI, E. R. ; CHATELARD, D. S. ; LOYOLA, V. M. Z.. III Jornada em psicologia Clínica e Cultura. 2012. Congresso
    14. AMPARO, D. M.; MARTY, F. ; BRASIL, K.. Conferência Adolescência e Violência: psicopatologias e perspectivas clínicas. 2012. Outro
    15. AMPARO, D. M.; Chagnon, J. Y. Clínica e Rorscach de adolescentes apresentadno um agir violento. 2011. Outro
    16. AMPARO, D. M.; Marty François ; ALMEIDA, Sandra Francesca Conde de ; BRASIL, K. C. T. ; Gandolfo, M. I. ; Sudbrack, M. F ; COSTA, Liana Fortunato ; PENSO, M. A. ; Chagnon, J. Y ; Ouvry, O.. I Congresso Internacional Adolecência e Violência : perspectivas clínica, jurídica e educacional ;III seminário de saúde do adolecente em conflito com a lei; III seminário em adolescnecia clínica e cultura. 2010. Congresso
    17. Kappler, C ; AMPARO, D. M.. Conferência:Saúde mental na Alemanha e Suiça, concepções e mitos de jovens e cuidadores: perspectivas de pesquisas transculturais Christoph Käppler. 2010. Outro
    18. Roman, P. ; AMPARO, D. M.. Conferência: Violência, narcisismo e depressão na organização ?estado-limite? da personalidade. 2010. Outro

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:32