Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Aguinaldo Roberto Pinto

É graduado em Ciências Biológicas - Modalidade Médica (EPM, 1992), mestre em Microbiologia e Imunologia (UNIFESP, 1995) e doutor em Ciências (UNIFESP, 2000). O pós-doutoramento foi feito no Wistar Institute de 2001 a 2003. De 1996 a 2003 foi Pesquisador Científico no Instituto Adolfo Lutz. Ingressou na Universidade Federal de Santa Catarina em 2003, sendo atualmente Professor Titular do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia, onde coordena o Laboratório de Imunologia Aplicada e orienta alunos de mestrado e doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Biociências. No período de 2012 a 2016 também atuou na Secretaria de Relações Internacionais, exercendo sucessivamente os cargos de Coordenador de Convênios Internacionais, Secretário-adjunto e Secretário. Foi da comissão organizadora do XIV e XXVI Congresso Brasileiro de Virologia e co-organizador do I, II e V Simpósio Sul de Imunologia. Trabalha em pesquisas relacionadas à imunobiologia e epidemiologia molecular do HIV. Atualmente é Editor Associado do Virology Journal e chefe de Departamento. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/3610835454113660 (09/08/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia. Centro de Ciências Biológicas - sala 310 Trindade 88040900 - Florianópolis, SC - Brasil Telefone: (48) 37215206 Fax: (48) 37219258 URL da Homepage: www.lia.ufsc.br
  • Grande área: Ciências Biológicas
  • Área: Imunologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2010-Atual. Estudo de fatores antivirais presentes em individuos de casais HIV sorodiscordantes e pacientes controladores de elite
      Descrição: Desde o aparecimento dos primeiros casos de AIDS e identificação do HIV como seu agente etiológico, muitos estudos tem sido realizados e muito se conhece sobre o vírus e a doença. A despeito disso, o número de pessoas infectadas segue crescendo, enquanto que a toxicidade associada aos medicamentos, a dificuldade de adesão do paciente e o aumento do número de cepas virais resistentes aos antirretrovirais constituem importantes obstáculos para o sucesso do tratamento. Assim, aprimorar o conhecimento da patogênese da infecção pelo HIV é um requisito fundamental para melhorar e desenvolver novas estratégias terapêuticas, terapias preventivas e vacinais. Neste âmbito, o esclarecimento e compreensão de diferentes mecanismos capazes de induzir resistência natural à infecção pelo HIV pode contribuir para o desenvolvimento de novas metodologias capazes de combater a morbidade e mortalidade da pandemia causada pelo HIV. Existem pessoas que apresentam histórico de exposição ao HIV, mas permanecem não infectadas. Acredita-se que essas pessoas apresentem aspectos imunológicos particulares capazes de controlar a infecção. Portanto, a fim de elucidar mecanismos possivelmente envolvidos na resistência ao HIV, este trabalho busca avaliar fatores antivirais em indivíduos expostos ao HIV e não soroconvertidos, particularmente em casais sorodiscordantes. Existem evidências de que alguns casais nesta situação tem relação sexual desprotegida, expondo o(a) parceiro(a) soronegativo(a) ao HIV, que mesmos assim permanece não infectado. Com o intuito de elucidar a persistente condição de resistência destes indivíduos, este estudo tem o objetivo de estudar casais sorodiscordantes da região metropolitana de Florianópolis, Santa Catarina. Serão avaliados aspectos da infecção do parceiro HIV positivo, que neste caso é a fonte de exposição, além do comportamento sexual do casal, que pode influenciar na transmissão viral. No parceiro HIV negativo também serão avaliados a presença de diferentes poli. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Aguinaldo Roberto Pinto - Coordenador.
      Membro: Aguinaldo Roberto Pinto.
    2. 2010-Atual. Impacto da infeccao pelo HIV sobre a via UPR (Unfolded Protein Response) em celulas de individuos HIV positivos
      Descrição: A via UPR (Unfolded Protein Response) corresponde a um mecanismo de resposta diante de estresse no retículo endoplasmático. A associação de estresse no retículo endoplasmático com diferentes patologias, tais como doenças neurodegenerativas, doenças auto-imunes, cânceres e infecções virais têm sido descrita nos últimos anos. Diante dessa correlação de causa, novos alvos terapêuticos estão sendo elucidados, seguido do desenvolvimento de terapias que tendem a manipular a via UPR de modo a impedir a progressão da doença. Alguns vírus, como Epstein-Barr, citomegalovírus, herpes simplex 1 e hepatite C, possuem bem descritos seus mecanismos de interferência e manipulação da via UPR nas células infectadas. Estes patógenos desenvolveram estratégias a fim de evitar que a via UPR culmine em apoptose e por isso, nem sempre todos os componentes da via UPR são ativados por eles, criando um padrão particular de resposta ao estresse, dependendo da etiologia do vírus. O conhecimento desse padrão de ativação de moléculas específicas da via UPR por vírus permite identificar ferramentas de desequilíbrio, através da ativação ou inibição de componentes que levariam a uma diminuição ou um impedimento da replicação viral. O HIV, apesar de ser um vírus bastante estudado, ainda não teve elucidada a sua relação com a via UPR. Foram estabelecidas correlações entre a terapia antirretroviral com o uso de inibidores de protease e distúrbios no metabolismo de lipídeos das células infectadas, levando ao estresse no retículo endoplasmático e ativação da via UPR, o que pode causar distúrbios em hepatócitos, macrófagos e neurônios, com possível mediação da proteína Tat do HIV. Porém, a via UPR não foi estudada de maneira completa, através da análise dos seus três mecanismos de sinalização (IRE1, PERK e ATF6) em células infectadas por HIV. A identificação do padrão de manipulação da via UPR pelo HIV através da análise da expressão de componentes essenciais nessa resposta ao estresse, objetivo proposto. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Aguinaldo Roberto Pinto - Coordenador.
      Membro: Aguinaldo Roberto Pinto.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (4)
    1. Prêmio de Segundo Melhor Trabalho (Fritsch et al), XIV Curso Avançado de Patogênese do HIV.. 2019.
      Membro: Aguinaldo Roberto Pinto.
    2. Prêmio de Terceiro Melhor Trabalho (Carvalho et al), XIII Curso Avançado de Patogênese do HIV.. 2018.
      Membro: Aguinaldo Roberto Pinto.
    3. Professor Homenageado do curso de Ciências Biológicas turma 2014/1, Universidade Federal de Santa Catarina.. 2014.
      Membro: Aguinaldo Roberto Pinto.
    4. Mérito Docente, Pró-Reitoria de Ensino de Gradução - UFSC.. 2012.
      Membro: Aguinaldo Roberto Pinto.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (21)
    1. XX Semana Acadêmica da Biologia.Uso de animais em ciência: modelos de estudo, coleções biológicas, outras aplicações e ética. 2019. (Encontro).
    2. Conferência FAUBAI 2016. Science Without Borders II. 2016. (Congresso).
    3. IV Seminário de Internacionalização Universitária e V Workshop OEA GCUB. 2016. (Seminário).
    4. Primera Reunión de Delegados Asesores de AUGM. 2016. (Encontro).
    5. XXVII Congresso Brasileiro de Virologia & XI Encontro de Virologia do Mercosul. 2016. (Congresso).
    6. I Encontro de Reitores Brasil-Reino Unido. 2015. (Encontro).
    7. Seminário do Programa Ciência Sem Fronteiras - Graduação - UFSC. 2015. (Seminário).
    8. XXVI Brazilian Congress of Virology & X Mercosur Meeting of Virology. Mesa redonda: Imunobiológicos e Imunologia Humana. 2015. (Congresso).
    9. 25 de maio: o novo lugar da África no mundo. 2014. (Encontro).
    10. 26 Annual European Association for International Education Conference. 2014. (Feira).
    11. 2 Fórum Franco-Brasileiro do Ensino Superior e da Pesquisa. 2014. (Encontro).
    12. Fórum de Reitores Brasil-Europa. 2014. (Encontro).
    13. XXV Congresso Brasileiro de Virologia. Gene expression of intracellular factors potentially involved in natural resistance to HIV in serodiscordant couples. 2014. (Congresso).
    14. Annual Conference & Expo NAFSA 2013. Exposição sobre a UFSC. 2013. (Congresso).
    15. Erasmus Mundus Training Week. 2013. (Encontro).
    16. XXIV Congress of Virology & VIII Mercosur Meeting of Virology. Development of immunoassays to detect infectious myonecrosis virus (IMNV) in shrimps. 2013. (Congresso).
    17. V Simpósio Sul de Imunologia.Mesa-redonda interativa. 2012. (Simpósio).
    18. 6 IAS Conference on HIV Pathogenesis, Treatment and Infection. HIV-1 genetic diversity and drug resistence among treatment naive patients from Southern Brazil: an association of HIV-1 subtypes andexposure categories. 2011. (Congresso).
    19. 3 Congresso Brasileiro de Biotecnologia. Recognition of wild rabies virus isolates and fixed rabies strains by monoclonal antibodies. 2010. (Congresso).
    20. 3 Congresso Brasileiro de Biotecnologia. In vitro evaluation of biological activity of Agaricus subrufescens polysaccarides on human B lymphocytes. 2010. (Congresso).
    21. II Encontro Catarinense de Medicina Tropical.Co-infecções HIV e Hepatites. 2010. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (5)
    1. PINTO, AR; SILVA, B. G. F. ; OLIVEIRA, S. D. W. ; NEVES, M. A.. XX Semana Acadêmica da Biologia - Fronteiras da Ciência: estamos construindo mais muros ou mais pontes?. 2019. Outro
    2. BARARDI, Célia Regina Monte ; PINTO, AR ; SIMÕES, Claudia Maria Oliveira ; ZANETTI, Carlos R. ; MANSUR, D.. XXVI Brazilian Congress of Virology & X Mercosur Meeting of Virology. 2015. Congresso
    3. Pinto, A.R.; SILVA, R. C. R.. Seminário do Programa Ciência Sem Fronteiras - Graduação - UFSC. 2015. Outro
    4. BÁFICA,A ; MANSUR, D. S. ; Pinto, A.R. ; Spiller, F.. V Simpósio Sul de Imunologia. 2012. Congresso
    5. PINTO, AR. XLI Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical e I Encontro de Medicina Tropical do Cone Sul. 2005. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (6)
    • Aguinaldo Roberto Pinto ⇔ Gonzalo José Bello Bentancor (5.0)
      1. DO NASCIMENTO, WELLINTON M. ; MACHIAVELLI, ALINE ; FERREIRA, LUIZ G. E. ; CRUZ SILVEIRA, LUISA ; DE AZEVEDO, SUWELLEN S. D. ; Bello, Gonzalo ; SMITH, DANIEL P. ; MEZZARI, MELISSA P. ; PETROSINO, JOSEPH F. ; DELGADO DUARTE, RUBENS TADEU ; ZÁRATE-BLADÉS, CARLOS R. ; Pinto, Aguinaldo R.. Gut Microbiome Profiles and Associated Metabolic Pathways in HIV-Infected Treatment-Naïve Patients. Cells. v. 10, p. 385, issn: 2073-4409, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. MIR, DAIANA ; Gräf, Tiago ; ESTEVES DE MATOS ALMEIDA, SABRINA ; PINTO, AGUINALDO ROBERTO ; DELATORRE, EDSON ; Bello, Gonzalo. Inferring population dynamics of HIV-1 subtype C epidemics in Eastern Africa and Southern Brazil applying different Bayesian phylodynamics approaches. Scientific Reports. v. 8, p. 8778, issn: 2045-2322, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. CÔRTES, FERNANDA HELOISE ; Bello, Gonzalo ; VORSATZ, CARLA ; PILOTTO, JOSÉ HENRIQUE ; Guimarães, Monick Lindenmeyer ; Grinsztejn, Beatriz ; VELOSO, VALDILÉA GONÇALVES ; PINTO, AGUINALDO ROBERTO ; Morgado, Mariza Gonçalves. Higher cross-subtype IFN-? ELISpot responses to Gag and Nef peptides in Brazilian HIV-1 subtype B- and F1- than in C-infected subjects. Vaccine (Guildford). v. 31, p. 1106-1112, issn: 0264-410X, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. Bello, Gonzalo ; Zanotto, Paolo M. de A. ; Iamarino, Atila ; Gräf, Tiago ; Pinto, Aguinaldo R. ; Couto-Fernandez, José C. ; Morgado, Mariza G.. Phylogeographic Analysis of HIV-1 Subtype C Dissemination in Southern Brazil. Plos One. v. 7, p. e35649, issn: 1932-6203, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. Gräf, Tiago ; Passaes, Caroline P.B. ; Ferreira, Luis G.E. ; Grisard, Edmundo C. ; Morgado, Mariza G. ; Bello, Gonzalo ; Pinto, Aguinaldo R.. HIV-1 genetic diversity and drug resistance among treatment naïve patients from Southern Brazil: An association of HIV-1 subtypes with exposure categories. Journal of Clinical Virology. v. 51, p. 186-191, issn: 1386-6532, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Aguinaldo Roberto Pinto ⇔ Emil Kupek (2.0)
      1. OLIVEIRA-FILHO, ALDEMIR B ; SILVA, FABRICIO QUARESMA ; SANTOS, FRANCISCO JUNIOR A ; CARDOSO, YASMIN MARIA N ; DI MICELI, JERUZA FERRAZ F ; RESQUE, RAFAEL LIMA ; SILVA-OLIVEIRA, GLÁUCIA C ; MARTINS, LUISA CARICIO ; PINHEIRO, LUIZ MARCELO L ; MACHADO, LUIZ FERNANDO A ; PINTO, AGUINALDO ROBERTO ; LEMOS, JOSÉ ALEXANDRE R ; FISCHER, BENEDIKT ; Kupek, Emil. Prevalence and risk factors for HIV-1 infection in people who use illicit drugs in northern Brazil. TRANSACTIONS OF THE ROYAL SOCIETY OF TROPICAL MEDICINE AND HYGIENE. v. pii, p. trz106, issn: 0035-9203, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. Pinto, A.R. ; PETRY, Andrea ; Gräf, T ; Vandresen, R ; KUPEK, Emil. Case report of a haemovigilance investigation using phylogenetic analysis of HIV-1 in Brazil. Transfusion Medicine (Print). v. XXI, p. 57-62, issn: 0958-7578, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Aguinaldo Roberto Pinto ⇔ Amilcar Tanuri (1.0)
      1. FRITSCH, HEGGER M. ; TANURI, AMILCAR ; Pinto, Aguinaldo R. ; Gräf, Tiago. Transmission dynamics and molecular characterization of HIV-1 epidemic among therapeutic failure patients in Santa Catarina state, southern Brazil. INFECTION GENETICS AND EVOLUTION. v. 92, p. 104854, issn: 1567-1348, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Aguinaldo Roberto Pinto ⇔ Dumith Chequer Bou Habib (1.0)
      1. Borsa, Mariana ; FERREIRA, PEDRO L.C. ; PETRY, ANDREA ; Ferreira, Luis G.E. ; CAMARGO, MARISTELA M. ; BOU-HABIB, DUMITH CHEQUER ; Pinto, Aguinaldo R.. HIV infection and antiretroviral therapy lead to unfolded protein response activation. Virology Journal. v. 12, p. 77-88, issn: 1743-422X, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Aguinaldo Roberto Pinto ⇔ Samuel Katsuyuki Shinjo (1.0)
      1. BARARDI, Célia Regina Monte ; CAROBREZ, Sonia ; Pinto, Aguinaldo R.. Reumatologia. 1ª ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2010. v. 1, p. 179.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Aguinaldo Roberto Pinto ⇔ Beatriz Gilda Jegerhorn Grinsztejn (1.0)
      1. CÔRTES, FERNANDA HELOISE ; Bello, Gonzalo ; VORSATZ, CARLA ; PILOTTO, JOSÉ HENRIQUE ; Guimarães, Monick Lindenmeyer ; Grinsztejn, Beatriz ; VELOSO, VALDILÉA GONÇALVES ; PINTO, AGUINALDO ROBERTO ; Morgado, Mariza Gonçalves. Higher cross-subtype IFN-? ELISpot responses to Gag and Nef peptides in Brazilian HIV-1 subtype B- and F1- than in C-infected subjects. Vaccine (Guildford). v. 31, p. 1106-1112, issn: 0264-410X, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:30