Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Luciano Rossoni

Graduado em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas de Colatina (2000), Mestrado (2006) e Doutorado (2009) em Administração pela Universidade Federal do Paraná, cuja tese foi agraciada com o Prêmio Belmiro Siqueira de Administração 2010, concedido pelo Conselho Federal de Administração (CFA). Realizou Pós-doutorado em Sociologia na Universidade da Califórnia, Santa Barbara (2017) e em Finanças na UFRJ (2013). Atualmente é Professor Visitante da Universidade Federal de Uberlândia, Bolsista em Produtividade em Pesquisa do CNPq, Consultor Ad Hoc da CAPES e do CNPq e Membro Fundador do Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais (IBEPES). É editor-chefe da RECADM (Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, Qualis B1), associate editor da Frontiers in Research Metrics and Analytics: section Research Policy and Strategic Management, editor associado da REAd (Revista Eletrônica de Administração da UFRGS), membro do conselho editorial da Revista de Administração Contemporânea (RAC) e editor científico da Revista de Administração de Empresas (RAE), tal como avaliador de vários periódicos nacionais e internacionais. Foi cocriador e desenvolvedor do SPELL (Scientific Periodicals Electronic Library), bem como ex membro do Comitê da Área de Estudos Organizacionais da ANPAD (2015-2017) e ex líder do Tema Análise Institucional de Organizações (2013-2014). Foi também Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ entre 2014 e 2021. Tem experiência de ensino, pesquisa e coordenação em nível de pós-graduação (desde 2008) e graduação em administração (desde 2003), atuando principalmente nos seguintes temas: teoria institucional, análise de redes sociais, produção científica, organizações, estratégia, governança corporativa, sociologia econômica e métodos quantitativos. Tem experiência em coordenação de projetos de pesquisa, com vários projetos fomentados por órgãos como CNPq, CAPES e FAPERJ. Possui diversos prêmios concedidos pela ANPAD como melhor artigo do EnANPAD (2009), melhor artigo do 3Es - Encontro de Estudos em Estratégia (2011), melhor artigo da divisão de Administração Pública e Gestão Social (2009), melhor artigo da divisão de Finanças (2008), melhor artigo da divisão de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade (2007) e melhor artigo do EnAPG - Encontro Nacional de Administração Pública e Gestão Social (2006). Ganhador do prêmio IBGC Itaú de Governança Corporativa 2010, Categoria Academia, além do primeiro Prêmio Valores do Brasil, na Categoria Educação e Geração do Conhecimento, oferecido pelo Banco do Brasil em 2008. Recebeu Menção Honrosa no Prêmio SBFin para melhores artigos de 2008 na Revista Brasileira de Finanças (RBFin). Possui diversas publicações científicas nacionais e internacionais, das quais 60 em periódicos acadêmicos, 5 capítulos de livro e 61 publicações em anais de eventos. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/3158341266410026 (28/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Grande Rio, Programa de Pós-Graduação em Administração. Rua da Lapa, 86 Centro 20021180 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil Telefone: (21) 21228090
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Administração
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (12)
    1. 2019-Atual. Usando Classes Relacionais para Entender Logicas Institucionais: Analisando Sistemas de Crencas, Trabalho e Jeitinho (Chamada Universal MCTIC/CNPq n.o 28/2018, Processo 435946/2018-8)
      Descrição: Lógicas institucionais remetem a padrões socialmente construídos que dão sentido à realidade organizacional. No entanto, estar imerso dentro de uma mesma lógica institucional não significa que atores organizacionais concordem entre si ou que tenham as mesmas trajetórias de ação. Pelo contrário, estamos falando que eles compartilham dos mesmos pressupostos e estruturas de significado. Com efeito, esses indivíduos ou organizações imersos na mesma lógica podem avaliar a realidade organizacional de forma totalmente distinta, mesmo usando os mesmos sistemas de significado. Sendo assim, temos dois problemas que não são captados pelos métodos quantitativos tradicionais. O primeiro é identificar quais são as lógicas ou estruturas de significado a partir de dados quantitativos. O segundo é compreender como diferentes atores organizacionais dentro de uma mesma lógica avaliam a realidade de forma distinta. Para lidar com tais problemas, nós propomos o uso de análise de classes relacionais (RCA) e de classes correlacionais (CCA), que identifica grupos de indivíduos que compartilham da mesma estrutura de significado, mesmo que discordem nas respostas. Neste projeto, temos o interesse de avaliar a pertinência do uso de classes relacionais por meio de dois estudos: um que busca analisar o significado do trabalho em diferentes países no mundo considerando sua relação com outras esferas de vida; outro que busca analisar a lógica subjacente ao uso da prática do jeitinho frente aos agentes públicos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Luciano Rossoni - Coordenador / Lucilaine Pascuci - Integrante / Tiago Martins Ramos da Silva - Integrante / Diego M. Coraiola - Integrante / Alexandre F. Tochetto Botelho Da Silva - Integrante / Mônica Pereira da Silva - Integrante / Clayton Pereira Gonçalves - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Luciano Rossoni.
    2. 2019-Atual. Quando o Status se Esgota: Investigando os Limites da Reforma da Governanca Corporativa no Brasil (Chamada CNPq N o 09/2018 - Bolsas de Produtividade em Pesquisa, Processo 302680/2018-7)
      Descrição: Este projeto de pesquisa parte da premissa que companhias que adotam práticas legitimadas de governança corporativa usufruem de seus benefícios de maneira contingencial. Uma dessas contingências é a massificação de tais práticas, que provavelmente diminui o caráter discricionário entre companhias. Outra contingência remete à problemas de identificação que são ocasionados por crises que ocorreram em companhias ditas de boa governança, o que pode afetar o status de companhias sob seus cânones, apontando para uma possível deslegitimação. Sendo assim, objetivamos com esse analisar como a evolução temporal da reforma da governança corporativa no Brasil condiciona o efeito dos mercados diferenciados e do board no desempenho e no custo de capital entre os anos de 2002 e 2015.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Luciano Rossoni - Coordenador / Alex Ferreira Gonçalves - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 1
      Membro: Luciano Rossoni.
    3. 2018-2021. Quando o Status se Esgota: Investigando os Limites da Reforma da Governanca Corporativa no Brasil (Edital FAPERJ No 03/2017 - Programa Jovem Cientista do Nosso Estado, Processo E-26/203.238/2017)
      Descrição: Este projeto de pesquisa parte da premissa que companhias que adotam práticas legitimadas de governança corporativa usufruem de seus benefícios de maneira contingencial. Uma dessas contingências é a massificação de tais práticas, que provavelmente diminui o caráter discricionário entre companhias. Outra contingência remete à problemas de identificação que são ocasionados por crises que ocorreram em companhias ditas de boa governança, o que pode afetar o status de companhias sob seus cânones, apontando para uma possível deslegitimação. Sendo assim, objetivamos com esse analisar como a evolução temporal da reforma da governança corporativa no Brasil condiciona o efeito dos mercados diferenciados e do board no desempenho e no custo de capital entre os anos de 2002 e 2015.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Luciano Rossoni - Coordenador. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 7
      Membro: Luciano Rossoni.
    4. 2016-2017. Institutional Logics and Brazilian Way Out: The Duality between Culture and Practice in Organizational Relations with the State (CAPES Pesquisa Pos-doutoral no Exterior BEX 5404/15-0)
      Descrição: Esta proposta de pós-doutorado no exterior tem como objetivo buscar compreender o jeitinho brasileiro enquanto prática social imersa em sistemas de lógicas institucionais mais amplos, especificamente no que se trata de sua objetivação nas relações que atores sociais privados estabelecem com entes públicos. Para tanto, baseia-se no institucionalismo organizacional para avaliar empiricamente como o jeitinho se manifesta em empresas brasileiras.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luciano Rossoni - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Luciano Rossoni.
    5. 2015-2018. Capital Social de Companhias Abertas Brasileiras: O Efeito Diverso dos Recursos Relacionais de Conselhos e Proprietarios no Custo de Capital (Edital FAPERJ No 25/2014 - Programa Jovem Cientista do Nosso Estado, Processo E-26/201.528/2014)
      Descrição: Partindo de uma perspectiva sociológica e organizacional da estratégia de organizações, buscaremos demonstrar, por meio desta pesquisa, como o custo de capital financeiro de empresas listadas na BMF Bovespa é condicionado pelo capital social das redes de conselheiros (board) e de proprietários. Especificamente, apresentamos argumentos de que o efeito dos recursos relacionais presentes nos laços diretos, indiretos e heterogêneos do board pode apresentar efeito contrário ao dos recursos imersos nas relações de propriedade. Nossos hipóteses de pesquisa buscarão evidenciar que enquanto o aumento dos recursos relacionais do conselho reduz o custo de capital ex-ante, o aumento de tais recursos compartilhados nas relações de propriedade da firma o aumentam. Esses resultados remetem a implicações importantes para a literatura de governança corporativa por ressaltar que a natureza dos laços da firma pode apresentar efeitos distintos em seus resultados. Em termos práticos, as implicações deste estudo podem ser de suma importância pra os Fundos de Pensão e Investimentos sediados no Estado do Rio de Janeiro, que são os maiores do país. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Luciano Rossoni - Coordenador. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa. Número de produções C, T & A: 9
      Membro: Luciano Rossoni.
    6. 2014-2017. Capital Social do Conselho de Administracao e Desempenho de Empresas de Capital Aberto (Produtividade em Pesquisa PQ - Nivel 2, CNPQ Processo n. 307932/2013-3)
      Descrição: Neste projeto, busco avaliar como o capital social do conselho de administração influenciou no desempenho das empresas de capital aberto listadas na BMFBOVESPA.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luciano Rossoni - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Luciano Rossoni.
    7. 2014-2016. Mercados Diferenciados e Board Interlocking: Um Estudo Comparativo entre Brasil e Franca (Chamada CNPq/CAPES No 22/2014, Processo 471930/2014-8)
      Descrição: Este projeto de pesquisa parte da premissa que os aspectos institucionais e culturais de países de mesma tradição jurídica afetam de forma diferenciada a relação entre o status atribuído aos mercados diferenciados, capital social e desempenho de companhias de capital aberto. Sendo assim, objetivamos com este estudo analisar como o capital social do conselho de administração e a adesão a mercados diferenciados influenciaram o desempenho de companhias brasileiras e francesas. Para tanto, utilizaremos como indicador do capital social os recursos relacionais presentes nos laços diretos, indiretos e heterogêneos do board e a presença em listagens diferenciadas em níveis de governança no Brasil e França. Como indicador de desempenho organizacional consideraremos o valor de mercado.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Luciano Rossoni - Coordenador / Wesley Mendes-da-Silva - Integrante / Cezar Eduardo Aranha - Integrante / Amir Rezaee - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Luciano Rossoni.
    8. 2013-2016. Capital Social e Instituicoes como Condicionantes da Confianca Interorganizacional (Edital Universal CNPq 14/2013, Processo 487076/2013-3)
      Descrição: Este projeto de pesquisa se insere dentro da proposta do de aproximar dois campos que internacionalmente já conversam, que envolvem tanto a Teoria Institucional nos Estudos Organizacionais, quanto a Sociologia Econômica, em especial aquela que versa sobre os estudo de Imersão Social e Relações Interorganizacionais. Nesta última, especial destaque é dado para o estudo do Capital Social e da Confiança. Em especial, buscamos aproximar essas duas perspectivas se atendo para a convergência dos elementos institucional e do capital disperso em redes, no nível macro e meso e suas implicações para a formação de relações de confiança em diferentes tipos de trocas econômicas, olhando para como ela ocorre em diferentes estágios da relação. Para tanto, nossa ideia inicial é investigar tal fenômeno dentro do setor de construção civil, já que esse é caracterizado por relações e parcerias duradouras, cujos projetos tendem a ser específicos e não repetitivos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . Integrantes: Luciano Rossoni - Coordenador / Cristiane Marques de Mello - Integrante / Sandro Aparecido Gonçalves - Integrante / Luis Gabriel Abravanel dos Santos - Integrante / Guilherme Silveira Martins - Integrante / Lucilaine Pascuci - Integrante / Cezar Eduardo Aranha - Integrante / Cristiano de Oliveira Maciel - Integrante / Fabiano Arruda da Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Luciano Rossoni.
    9. 2012-2014. Institucionalizacao da Governanca Corporativa, Legitimidade e Desempenho das Organizacoes de Capital Aberto Brasileiras (Edital CNPq/CAPES 18/2012, Processo 406382/2012-3)
      Descrição: Este projeto de pesquisa parte da premissa que a legitimidade é um dos principais fatores que explicam a capacidade de sobrevivência e de aquisição de recursos das organizações. Enquanto dimensão estrutural, a legitimidade organizacional pode apresentar várias origens, sintetizadas em três dimensões: formal regulatória; cultural-cognitiva; e normativa. Avaliaremos todas essas dimensões; no entanto damos enfoque principalmente à dimensão formal regulatória, já que buscamos entender como a adoção de práticas racionalizadas formalmente apresenta papel legitimador da atividade organizacional, moderando a influência das outras origens da legitimidade nos resultados organizacionais. Entre as práticas organizacionais existentes, escolhemos as de governança corporativa por serem um mecanismo formal cuja legitimidade está pautada na expectativa de que suas regras sejam justas e efetivas, vistas pelas organizações como provável solução de problemas relacionados à credibilidade no mercado financeiro. Sendo assim, como essas práticas são relevantes principalmente entre empresas de capital aberto, escolhemos estudar a governança corporativa das empresas listadas na Bovespa. Em face do exposto, o objetivo deste projeto de pesquisa é analisar como a adesão a níveis mais altos de governança corporativa modera o efeito da legitimidade organizacional no desempenho das empresas listadas na Bovespa. Como indicadores de desempenho organizacional consideramos cinco medidas que julgamos relevantes: valor de mercado; rentabilidade; risco não sistemático; liquidez; e volatilidade. Primeiramente, construímos um quadro teórico de referência buscando revisitar o conceito de legitimidade sob a perspectiva estruturacionista da teoria institucional. Após isso, fizemos uma revisão da legitimidade organizacional, apontando suas relações com outros fenômenos, como, por exemplo, a sobrevivência e desempenho organizacional. Na sequência, fizemos uma revisão sobre as práticas de governança corporativa,. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Luciano Rossoni - Coordenador / Wesley Mendes-da-Silva - Integrante / Andréia Ribeiro da Luz - Integrante / Cezar Eduardo Aranha - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 12
      Membro: Luciano Rossoni.
    10. 2012-2014. Gestao de relacionamentos e desempenho em redes de suprimentos: experiencias do setor moveleiro no Brasil (Projeto 404818/2012-9 contemplado na Chamada MCTI/CNPq/MEC/CAPES 18/2012 - Ciencias Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas)
      Descrição: O objetivo deste projeto de pesquisa é compreender os impactos dos fatores antecedentes no relacionamento interorganizacional e suas consequências no desempenho das empresas. Desta forma, o esforço teórico deste trabalho deve caminhar no sentido de responder questões com as seguintes conotações: Por que algumas organizações são mais propensas a relacionamentos colaborativos do que outras? Por que algumas organizações são mais atrativas para relacionamentos colaborativos do que outras? Que fatores estão associados à manutenção dos relacionamentos colaborativos interorganizacionais? A perspectiva relacional incorporada no corpo analítico e estratégico da Administração é avaliada como um dos avanços mais significativos no pensamento administrativo dos últimos anos. Ademais, deve-se considerar que o tema cadeias de suprimentos encontra-se em processo de sedimentação acadêmica e desafia os pesquisadores ao uso de novos aportes teóricos. A presente proposta de pesquisa pretende enfrentar estes desafios. De um lado, partindo de pressupostos da Visão Relacional, e, de outro, apoiando-se em recortes da Teoria das Redes Sociais, com a intenção de embasar e aprofundar a compreensão do fenômeno dos relacionamentos interorganizacionais, em suas relações com os antecedentes e com o desempenho nas organizações. A metodologia proposta para o estudo compreende duas fases: a primeira, quantitativa, centrada em um levantamento do tipo survey, para que sejam enunciados os padrões e as relações entre as variáveis do modelo teórico proposto. A segunda, qualitativa, fundamentada no estudo comparativo, deverá permitir o desvelamento das razões e das implicações dos apontamentos a serem encontrados na primeira fase. O setor moveleiro no Brasil, caracterizado pela predominância de empresas de pequeno porte, arranjado em polos moveleiros, corresponde ao campo empírico para o teste do modelo teórico. Os resultados da pesquisa podem contribuir para a comunidade acadêmico-científica e empresaria. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Luciano Rossoni - Integrante / Ricardo Silveira Martins - Coordenador / Leonardo Pinheiro Deboçã - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Luciano Rossoni.
    11. 2011-2014. Antecedentes Institucionais e Relacionais dos Mercados
      Descrição: O objetivo deste projeto de pesquisa é entender como os aspectos culturais e sociais mais amplos da sociedade, que servem como parâmetros de legitimação dos aspectos institucionais, condicionam a concepção dos mercados produtivos, entre eles o mercado financeiro e de capitais. Evita-se, entretanto, uma perspectiva supersocializada da ação organizacional por meio da ênfase dada, por um lado, na capacidade de agência dos atores organizacionais, por outro, nos mecanismos relacionais que condicionam o efeito das instituições na estratégia organizacional. Entre temas correntes de estudos incorporados nesse projeto está o entendimento de como as instituições e a legitimidade afetam o desempenho, assim como de como elas condicionam a adoção de práticas organizacionais, entre elas as de governança corporativa. Busca-se também compreender como a imersão das organizações em relações corporativas e em estruturas de propriedade e controle entrelaçadas estão associadas também ao desempenho e eficiência dos mercados. Para tanto, utiliza-se de sólido aporte metodológico quantitativo e qualitativo, envolvendo, por sua vez, modelos econométricos, análise de redes sociais, análise de conteúdo e documental, pesquisa de campo qualitativa e estudos de natureza longitudinal.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Luciano Rossoni - Coordenador / Cristiane Marques de Mello - Integrante / Wesley Mendes-da-Silva - Integrante / Wesley Vieira da Silva - Integrante / Andréia Ribeiro da Luz - Integrante. Financiador(es): Escola de Administração de Empresas de São Paulo/Fundação Getúlio Vargas - Cooperação / Universidade Positivo - Remuneração / Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Cooperação. Número de produções C, T & A: 14
      Membro: Luciano Rossoni.
    12. 2010-2012. Analise da Competitividade de Cadeias de Suprimentos por meio da Teoria de Redes (Edital CNPq 02-2010 - No. 400699/2010-9)
      Descrição: Nesta proposta, o foco principal está em constituir redes de relacionamento, usando os preceitos, conceitos e métodos da Teoria das Redes, com aplicação na perspectiva da formação das cadeias de suprimentos nas quais estão inseridas os elos da indústria moveleira brasileira, nominalmente, os fabricantes de móveis, seus fornecedores e canais de distribuição. O problema da pesquisa é contextualizado na preocupação científica da explicação de diferentes performances obtidos por cadeias e mesmo APLs, nos ambientes concorrenciais do mercado de móveis, tendo-se como referência a estrutura organizacional e a diferenciação na gestão dos relacionamentos. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Luciano Rossoni - Integrante / Guilherme Silveira Martins - Integrante / Susana Carla Farias Pereira - Integrante / Ricardo Silveira Martins - Coordenador / Alexandre Florindo Alves - Integrante / Fernando Coelho Martins Ferreira - Integrante / Noel Torres Júnior - Integrante / Rebecca Impelizieri Moura da Silveira - Integrante / Wescley Silva Xavier - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Luciano Rossoni.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (6)
    1. Paraninfo da Turma 2008-2011 do Curso de Administração, FACET Faculdades.. 2012.
      Membro: Luciano Rossoni.
    2. Indicação ao Prêmio ANPAD - Divisão Contabilidade, ANPAD.. 2012.
      Membro: Luciano Rossoni.
    3. Professor Homenageado pelos Formandos em Administração da Turma 2007-2010, FACET Faculdades.. 2011.
      Membro: Luciano Rossoni.
    4. Prêmio 3Es - Melhor Artigo do V Encontro de Estudos em Estratégia, ANPAD.. 2011.
      Membro: Luciano Rossoni.
    5. Prêmio IBGC Itaú de Governança Corporativa - Primeiro Lugar Categoria Academia, IBGC Itaú.. 2010.
      Membro: Luciano Rossoni.
    6. Prêmio Belmiro Siqueira de Administração - Primeiro Lugar na Modalidade Pós-Graduação Stricto Sensu, Conselho Federal de Administração (CFA).. 2010.
      Membro: Luciano Rossoni.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (28)
    1. lrossoni.Polícia, Legitimidade e Lógicas Institucionais: uma Revisão Sistemática sobre a Legitimidade das Organizações Públicas de Segurança. 2021. (Encontro).
    2. 44° Encontro Anual da ANPOCS.Nem Coxinha, Nem Mortadela: Heterogeneidade de Crenças Políticas do Eleitor Brasileiro e suas Relações com o Posicionamento Político. 2020. (Encontro).
    3. EnANPAD.Orientação ética e contexto de escolha de candidatos a prefeito: um experimento com vinhetas. 2020. (Encontro).
    4. EnANPAD.Inovação na Editoração de Periódicos. 2019. (Encontro).
    5. St. Petersburg Summer School On Network Analysis. 2019. (Oficina).
    6. XXXIX Sunbelt Social Networks Conference of the International Network for Social Network Analysis (INSNA). The Duality between Shared System of Beliefs about State and Symbolic Disobedience: Using Relational Class Analysis to Understand the Practice of Brazilian Jeitinho. 2019. (Congresso).
    7. XII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UniGranRio.Avaliação de Sessão. 2018. (Seminário).
    8. EnANPAD.As Lógicas Institucionais da Acreditação Hospitalar. 2017. (Encontro).
    9. Sunbelt Conference of The International Network for Social Network Analysis. The Two Sides of Social Capital: The differences between board and ownership interlocks on cost of capital in emerging markets. 2017. (Congresso).
    10. Academy of Management Annual Meeting.Board Interlock or Private Equity Funding? How Brazilian Pre-IPO Firms Signal Management Quality. 2016. (Encontro).
    11. EnANPAD.Esquemas Interpretativos e Respostas Estratégicas de Pequenos Empreendimentos em Favelas Cariocas Pacificadas. 2015. (Encontro).
    12. XV Encontro Nacional de Editores Científicos. 2015. (Encontro).
    13. EnANPAD.As Duas Faces do Capital Social: Como o Efeito dos Recursos Relacionais no Custo de Capital de Companhias Abertas é Condicionado pelos Laços com Conselhos e Proprietários. 2014. (Encontro).
    14. VI Encontro Brasileiro de Editores Científicos de Administração, Contabilidade e Turismo.Informativo sobre a Evolução do Spell (Indicadores). 2014. (Encontro).
    15. VIII Encontro de Estudos Organizacionais (EnEO).O Capital do Capital Social Importa? Recursos Relacionais do Board e Desempenho de Empresas de Capital Aberto Brasileiras. 2014. (Encontro).
    16. 3Es - Encontro de Estudos em Estratégia.Imersão Social na Cadeia de Suprimentos e Seu Efeito Paradoxal no Desempenho Operacional. 2013. (Encontro).
    17. EnANPAD.Lógicas Institucionais, Neoliberalismo e suas Implicações no Processo de Privatização das Estatais Federais. 2013. (Encontro).
    18. ENEC - Encontro Brasileiro de Editores Científicos em Administração, Contabilidade e Turismo.A experiência com o Spell até o momento e as expectativas com a implantação da segunda fase. 2013. (Encontro).
    19. IV Congresso Nacional de Administração e Ciências Contábeis (AdCont 2013). 2013. (Congresso).
    20. VII EnEO. O que é Legitimidade Organizacional?. 2012. (Congresso).
    21. XXXVI EnANPAD.Pressões Ambientais, Esquemas Interpretativos e Complexidade de Departamentos Contábil-Financeiros. 2012. (Encontro).
    22. 3Es - Encontro de Estudos em Estratégia.Nos Limites da Legitimidade: uma Análise do Risco no Mercado de Capitais Brasileiro. 2011. (Encontro).
    23. Jornada Técnica IBGC Estocolmo (Suécia) e Helsinque (Finlândia). 2011. (Outra).
    24. XXXV EnANPAD.O Que Faz um Nome? Antecedentes da Reputação das Empresas de Capital Aberto Brasileiras. 2011. (Encontro).
    25. 11° Congresso Internacional de Governança Corporativa. Prêmio IBGC Itaú de Governança Corporativa - Primeiro Lugar Categoria Academia. 2010. (Congresso).
    26. SIMPOI.Análise de Redes Sociais na Pesquisa em Operações: Possibilidades Analíticas e Metodológicas. 2010. (Simpósio).
    27. VI EnEO.Institucionalismo Organizacional e Práticas de Governança Corporativa. 2010. (Encontro).
    28. XXXIV EnANPAD.Legitimidade, Governança Corporativa e Desempenho: Análise das Empresas da Bolsa de Valores de São Paulo. 2010. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (0)

    Lista de colaborações



    (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
    Data de processamento: 06/11/2021 15:23:43