Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Helena Maria Sant'Ana Sampaio Andery

Graduada em Ciências Sociais - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (1982), mestre em Antropologia Social (1989) e doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1998) . Fez estágio de pesquisa de pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) , Paris (2019-2020) . É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) . Desenvolve estudos nos campos de pesquisas sobre ensino superior e sobre antropologia e educação. É membro do Conselho Consultivo do RUF (Ranking da FOLHA ), membro do Conselho Científico do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP) da Unicamp e do Conselho Editorial da Editora FE - Unicamp e editora-chefe da Revista Pro-Posições. É bolsista produtividade PQ (2) . (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/3118777754475239 (28/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. rua Bertrand Russel, 801, 2º andar, corrredor D, sala 8. Cidade Universitária 13083865 - Campinas, SP - Brasil Telefone: (019) 35215679
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Antropologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (12)
    1. 2020-Atual. Influencias napoleonicas no ensino superior no Brasil hoje: arranjos e respostas organizacionais
      Descrição: O objetivo do estudo é compreender a natureza, o alcance e a permanência de elementos de influências napoleônicas nos arranjos e respostas organizacionais de sistemas de ensino superior na atualidade, este projeto de pesquisa focaliza o ensino superior no Brasil e, de uma perspectiva comparada, o sistema francês. Busco responder as seguintes questões: i) que elementos de influências napoleônicas permanecem nos sistemas de ensino superior brasileiro e francês? ii) em que medida essa resiliência interfere em suas dinâmicas institucionais e respostas organizacionais? iii) que elementos de outros modelos de ensino superior se mesclam aos do napoleônico no Brasil e na França? iv) que modelos de universidade sustentam (ou impedem) os processos de mudança do ensino superior em ambos os países? A hipótese central é que as transformações no ensino superior brasileiro não alteraram seu padrão de regulação nem suas dinâmicas institucionais que conservam elementos de influências napoleônicas em três aspectos: i) na centralidade do título de bacharel na hierarquia acadêmica; ii) na organização do sistema em faculdades de formação profissional; iii) no controle do governo central. Este projeto espelha, no Brasil, o projeto do programa de pós-doutorado que desenvolverei no Centre de Recherches sur le Brésil Colonial et contemporain (CRBC) na École des Hautes Études em Sciences Sociales (EHESS) no período de 15 de setembro de 2019 a 15 de fevereiro de 2020. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Helena Maria Sant'Ana Sampaio Andery - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Helena Maria Sant'Ana Sampaio Andery.
    2. 2020-Atual. Chegar a universidade: um estudo sobre e com os ingressantes do curso de Pedagogia da Unicamp" s
      Descrição: Inscrito no cenário de ampliação do acesso ao ensino superior e de diversificação de seu público no Brasil, o projeto tem como foco os estudantes ingressantes no curso de pedagogia de uma universidade pública de pesquisa - a Unicamp. Seu objetivo geral é compreender os fenômenos da evasão e da permanência estudantil, notadamente, os fatores associados ao fracasso e ao sucesso dos estudantes na universidade. Tal como desenhado, o projeto visa também, por meio de sua própria realização, promover maior envolvimento dos estudantes com o curso e com a universidade, além de propiciar uma primeira aproximação deles com atividades de pesquisa acadêmica, convidando-os para participarem, na qualidade de pesquisados e membros da equipe executora, da presente investigação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (2) . Integrantes: Helena Maria Sant'Ana Sampaio Andery - Coordenador / Cibele Yhan Andrade - Integrante / Carlos Eduardo Sampaio Burgos - Integrante / Michelle Cristine da Silva Toti - Integrante / Rafael Rodrigues dos Santos - Integrante / Maria Salim - Integrante / Livia Chung - Integrante / Isabela Salvador Martinez - Integrante / Mariana de Castro Lourenço - Integrante. Financiador(es): Universidade Estadual de Campinas - Auxílio financeiro.
      Membro: Helena Maria Sant'Ana Sampaio Andery.
    3. 2020-Atual. Sociologia e Historia das Ciencias : trajetorias, instituicoes e internacionalizacao- Linha 1
      Descrição: Propõe-se uma investigação sobre o campo da produção e da difusão científica que articule estudos sobre trajetórias de cientistas nas mais diversas áreas do conhecimento, instituições de produção, aplicação, difusão e financiamento à pesquisa científica, bem como processos de internacionalização em escala regional e transnacional. Trata-se de articular essas três dimensões nas mais diversas áreas do conhecimento ? ciências humanas, ciências naturais, ciências exatas ? através de estudos de caso, ou seja, contextos históricos específicos, a fim de identificar, através da análise comparada, similitudes e especificidades entre as áreas. Em relação às trajetórias, pretende-se investigar questões como formação, profissionalização, circulação internacional, a fim de traçar tipos de carreiras científicas; em relação às instituições ? universidades, laboratórios, academias, hospitais, sistemas de saúde, agências filantrópicas, editoras revistas e sociedades científicas ? pretende-se realizar estudos que indiquem o papel de cada uma dessas instâncias na regulamentação e no fomento de práticas científicas específicas ? ciências puras e aplicadas, disciplinarização e relações interdisciplinares, difusão entre pares ou leigos, recursos financeiros e simbólicos, articulação das instituições de pesquisa e aplicação dentro de sistemas de saúde; finalmente, no que diz respeito aos processos de internacionalização, o objetivo é investigar as transformações dos contextos nacionais quando inseridos em um espaço regional ou transnacional ? caracterizado pela desigualdade de recursos e, portanto, de poder de controle sobre a produção e a difusão do conhecimento, mas também pela diversidade linguística, cultural e acadêmica. As duas linhas propostas possuem características específicas: a Linha 1 orienta-se predominantemente para a sociologia histórica das ciências e das técnicas e a Linha 2 está voltada para o estudo de um meio específico, o campo da saúde, que envolve instituições de produção e de aplicação científica, bem como relações com a sociedade mais ampla. As propostas reúnem pesquisas sobre contextos nacionais distintos, temporalidades diversas, teorias e métodos distintos, bem como problemas de pesquisa diferenciados. Trata-se de assumir essa pluralidade a fim de estabelecer diálogos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Helena Maria Sant'Ana Sampaio Andery - Coordenador / ALMEIDA, Ana Maria Fonseca - Integrante / Marcia Consolim - Integrante / Ana Nemi - Integrante / Maria Carlotto - Integrante / Miguel Palmeira - Integrante / Rogerio Monteiro Siqueira - Integrante / Elisa Krüger - Integrante / João Marcelo Ehlert Maia - Integrante / André Felipe Silva - Integrante / Breno Bringel - Integrante / Adriano Codato - Integrante / Fernanda Beigel - Integrante / Cristian Dayé - Integrante / Isabelle Gouarne - Integrante / Sebastien Mosbah-Natanson - Integrante / Pierre Verschueren - Integrante / Yann Resrisio - Integrante / Mattias Duller - Integrante / Arnaud Saint-Martin - Integrante.
      Membro: Helena Maria Sant'Ana Sampaio Andery.
    4. 2020-Atual. Universidades seletivas promovem mobilidade social?
      Descrição: O projeto focaliza ingressantes e egressos da Unicamp nos últimos 20 anos, a partir de dados administrativos da universidade (Convest e DAC) e de dados da Rais. Nossa hipótese de pesquisa é que o acesso ao ensino superior seletivo aumenta os rendimentos dos indivíduos e esse incremento beneficia principalmente estudantes de nível sócio econômico menos favorecido.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Helena Maria Sant'Ana Sampaio Andery - Integrante / Cibele Yhan Andrade - Integrante / Ana Maria Alves Carneiro da Silva - Integrante / Mauricio Ernica - Integrante / Fernanda Gonçalves De la Fuente Estevan - Coordenador / Ana Maria Fonseca de Almeida i - Integrante / Rafael Maia - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Helena Maria Sant'Ana Sampaio Andery.
    5. 2019-2020. Influencias napoleonicas e transformacoes do ensino superior frances (e brasileiro): arranjos e respostas roganizacionais na contemporaneidade
      Descrição: O projeto busca compreender a natureza, o alcance e a permanência de lementos de influências napoleônicas nos arranjos e respostas organizacionais dos sistemas de ensino superior na contemporaneidade, com foco no sistema francês. De uma perspectiva comparada, propõe responder as seguintes questões:i) que elementos de influências napoleônicas permanecem nos sistemas de ensino superior francês e brasileiro hoje? ii) em que medida esse resiliência interfere na dinâmica institucional e nas resostas organizacionais de ambos os sistemas na atualidade? iii) que elementos d eoutros modelos de ensino superior se mesclam? iv) que modelos de universidade estão sustentando -e também impedindo - os processos de mudança desses sistemas sob análise?. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Helena Maria Sant'Ana Sampaio Andery - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa no EStado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Helena Maria Sant'Ana Sampaio Andery.
    6. 2019-Atual. PCT -ConyciT Public Research Univerities: Chile, Brazil and United State
      Descrição: The PCI-project aims ?to investigate knowledge creation at three public research universities (in Chile, Brazil and the United States of America) with an international comparative perspective and with a focus on national, institutional, and individual boundaries.?.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Helena Maria Sant'Ana Sampaio Andery - Integrante / Ana Maria Alves Carneiro da Silva - Integrante / Sergio Célis - Coordenador / Carolina Guzmán - Integrante.
      Membro: Helena Maria Sant'Ana Sampaio Andery.
    7. 2017-2017. Mobilidade Internacional - Universidade do Porto
      Descrição: Realizar visitas técnicas à Universidade do Porto e à Universidade de Aveiro, Portugal, com vistas à realização de entrevistas semi-estruturadas com os principais pesquisadores do CIPES (Center for Research on Higher Education): prof. Dr. Pedro Nuno Teixeira, prof. Dr. Antonio Magalhães e profa Dra Teresa Carvalho.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Helena Maria Sant'Ana Sampaio Andery - Coordenador. Financiador(es): Universidade Estadual de Campinas - Auxílio financeiro.
      Membro: Helena Maria Sant'Ana Sampaio Andery.
    8. 2016-2018. Novas configuracoes do ensino superior no Estado de Sao Paulo: estrutura de oferta e clientela estudantil
      Descrição: Trata-se de um projeto de pesquisa homônimo e com os mesmos objetivos ao projeto desenvolvido no âmbito da bolsa produtividade do CNPq.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Helena Maria Sant'Ana Sampaio Andery - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo ao Ensino,Pesquisa e Extensão - UNICAMP - Auxílio financeiro.
      Membro: Helena Maria Sant'Ana Sampaio Andery.
    9. 2015-2018. Novas configuracoes do ensino superior no Estado de Sao Paulo: estrutura de oferta e clientela estudantil
      Descrição: Considerando a relação entre ensino superior e estrutura de classe no Brasil contemporâneo, O projeto propõe estudar a segmentação e hierarquização do ensino superior no Estado de São Paulo. O projeto busca dialogar com a literatura internacional na área de ensino superior e com estudos empíricos sobre as mudanças recentes no ensino superior e na clientela estudantil no país. A pesquisa empírica será realizada em oito instituições de ensino superior, públicas e privadas e, dentre estas, estabelecimentos com e sem fins lucrativos, com diferentes perfis e inserções na geografia da oferta desse nível de ensino no EStado. (Processo 310191/2015-7. Edital Produtividade em Pesquisa. Nível PQ 2). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Helena Maria Sant'Ana Sampaio Andery - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Helena Maria Sant'Ana Sampaio Andery.
    10. 2012-2013. Miseal (Medidas de Inclusao e Equidade em Insttuicoes de Ensino Superior na America Latina)
      Descrição: O projeto envolve 12 ies de diferentes países latino-americanos. Seus objetivos são desenvolver um sistema de indicadores para registrar desigualdades de acesso e permanência nas ies e promover medidas de inclusão e equidade nas ies para populações universitárias sobre as quais incidem marcadores de diferença.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Helena Maria Sant'Ana Sampaio Andery - Integrante / Maria Conceição da Costa - Coordenador / Regina Facchini - Integrante / Margareth Lopes - Integrante. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Helena Maria Sant'Ana Sampaio Andery.
    11. 2011-2013. Setor privado de ensino superior no |Brasil: inovacao e mercado
      Descrição: Identificar e analisar as principais estratégias de crescimento e qualificação do setor privado de ensino superior no Brasil no período 2000-2010, tendo como quadro maior as políticas para esse nível de ensino, em especial, as voltadas para a promoção de maior equidade e qualidade do sistema de ensino superior.b. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Helena Maria Sant'Ana Sampaio Andery - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Desenvolvimento da UNICAMP - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Helena Maria Sant'Ana Sampaio Andery.
    12. 2010-2012. Setor privado de ensino superior no Brasil:inovacao e mercado
      Descrição: Trata-se de verificar as novas tendências de crescimento do setor privado de ensino superior no Brasil nos primeiros anos do século XXI, comparando-o com as tendências internacionais de inovação e de desenvolvimento do setor.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Helena Maria Sant'Ana Sampaio Andery - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 6
      Membro: Helena Maria Sant'Ana Sampaio Andery.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (100)
      1. 20º Congresso Brasileiro de Sociologia. Coodenadora do CP 21 Universidade e Sociedade. 2021. (Congresso).
      2. 2º Seminário PROGRAD - O ensino remoto na UFSC." Permanência no ensino superior: desafios da pandemia da covid-19. 2021. (Seminário).
      3. III Congresso ABRE (Associação de Brasilianistas Europeus). Crescimento e crise no ensino superior privado no Brasil. 2021. (Congresso).
      4. Seminário Expansão desigual do ensino superior no Brasil.O acesso e a igualdade de oportunidades. 2021. (Seminário).
      5. Simpósio Internacional Permanência estudantil do ensino superior em tempos de pandemia: desafios e possibilidades a partir das tecnologias de informação".Algumas notas para pensar o futuro do ensino superior. 2021. (Simpósio).
      6. Helena Hirata: autour des travaux d´Helena Hirata. 2020. (Seminário).
      7. I SBPC -IB - Lecture Perspectivas e Desafios da Educação Superior. 2020. (Outra).
      8. Oficina de sociologia econômica e do trbalaho -OSET - Programa de Pós-Graduação em Sociologia - USP.Exames preparatórios, vestibulares, Enem. Uma breve história das formas de acesso ao ensino superior no Brasil.. 2020. (Oficina).
      9. "Knowledge creation in public research universities: Boundary organizations and boundaryless careers".Expansión del accseso a la educación superior en Brasil: avances, limites y desafios". 2019. (Seminário).
      10. "Knowledge creation in public reserach universities: Boundary organizations and Boundaryless careers".La expansión del acceso a la educación superior en Brasil y su impacto limitado en la inclusión social". 2019. (Seminário).
      11. 19 Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia. GT 18 "O ensino superior na contemporaneidade" (coordenadora). 2019. (Congresso).
      12. II Congresso ABRE. Mudanças e desafios no ensino superior brasileiro hoje. 2019. (Congresso).
      13. Quelle université pour demain? Regards croisés entre chercheurs et praticiens" i. 2019. (Seminário).
      14. Seminário Groupe de Travail.L´enseigment supérieur: circulation international de modèles et d´idées. 2019. (Seminário).
      15. Seminário PLANES do Instituto de Geociências/ Unicamp."Universidade Pública: diversidade e valores para a diversidade". 2019. (Seminário).
      16. "Indicadores de desempenho nas universidades estaduais paulistas". 2018. (Oficina).
      17. 2º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação. Ensino superior: como o próximo governo pode expandir com qualidade. 2018. (Congresso).
      18. Forum Nacional do Ensino Superior Privado. 2018. (Outra).
      19. VIII Congreso Iberoamericano de Pedagogia "La Innovación y el Futuro de la Educación para un Mundo Plural y. 2018. (Congresso).
      20. VIII Congreso Iberoamericano de Pedagogia "La Innovación y el Futuro de la Educación para un Mundo Plural y. O tema da internacionalização do ensino superior na literatura brasileira. 2018. (Congresso).
      21. XXVI Congresso de Iniciação Científica da Unicamp". Internacionalização na Unicamp: um estudo dos cursos de Engenharia. 2018. (Congresso).
      22. 18º Congresso Brasileiro de Sociologia. GT18 Educação superior na Sociedade Contemporânea. 2017. (Congresso).
      23. 18º Congresso Brasileiro de Sociologia. 2017. (Congresso).
      24. 19º FNESP - Fórum Nacional do Ensino Superior Particular. 2017. (Outra).
      25. Conference of the Americas on International Education WEBINAR#5.Ampliação do acesso e estratificação do ensino superior no Brasil. 2017. (Outra).
      26. Congress Europe-Latin America and Caribbean on Higher Education Policies: Advances and Challenges. "Ensino superior no Brasil no século XXI: avanços locais e desafios globais". 2017. (Congresso).
      27. III Seminário Nacional de Gestão e Avaliação em Educação.Desafios do ensino superior hoje. 2017. (Seminário).
      28. Politicas Públicas para a America Latina - o papel do ensino superior privado na construção de iniciativas eficazes."Cooperação entre o setor público e o privado" - Relatora da sessão. 2017. (Seminário).
      29. Políticas Públicas para a América Latina - O papel do ensino superior privado na construção de iniciativas efixcazes ior. 2017. (Seminário).
      30. Seminário LEPES- UFRJ.Ensino superior no Brasil: desafios globais e locais". 2017. (Seminário).
      31. Seminários 2017 Laboratório de Estudos de Educação Superior (LEES)."O ensino superior como objeto do conhecimento". 2017. (Seminário).
      32. Seminários do Programa de Pós Graduação em Sociologia.Desafios do ensino superior hoje. 2017. (Encontro).
      33. Seminários LEES Laboratório de Estudos de Educação Superior."Os desafios do enino superior hoje". 2017. (Seminário).
      34. The GAPS Learning and Connecting Symposium. 2017. (Simpósio).
      35. Workshop REDE GEU."Laboratório de Estudos de Educação Superior (LEES) da Unicamp: criação e modo de operacionalização". 2017. (Oficina).
      36. 40º Encontro da Anpocs Colóquio Especial Comemorativo. A Anpocs e as ciências sociais nos últimos 40 anos. 2016. (Congresso).
      37. Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesaa a. "A ideia de universidade no Brasil: notas para discussão". 2016. (Congresso).
      38. Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesaa a. 2016. (Congresso).
      39. Seminários do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diferenciação Sóciocultural."O ensino superior como objeto do conhecimento: a perspectiva das ciências sociais". 2016. (Encontro).
      40. "A profissão acadêmica e os desafios da inovação"a experiência internacional nas áreas engenharia, tecnologias, matemática e ciências".'A institucionalização da pesquisa sobre ensino superior no Brasil". 2015. (Seminário).
      41. 39º Encontro Anual da Anpocs. 2015. (Encontro).
      42. 39º Encontro Anual da Anpocs.Mesa Redonda: MR3 A institucionalização da pesquisa sobre educação e ensino superior nas ciências sociais:antropologia, ciência política e sociologia. 2015. (Encontro).
      43. A pós-graduação e a pátria educadora: situação atual e tendências futuras."A ideia de universidade no Brasil: notas para discussão". 2015. (Seminário).
      44. Encontro dos Grupos de Pesquisa da Faculdade de Educação da Unicamp.Apresentação e Plenária das Linhas de Pesquisa do Gepedisc. 2015. (Encontro).
      45. SBDS15 5º Simpósio de Design Sustentável."Design e Artesanato". 2015. (Simpósio).
      46. SBDS 5º Simpósio de Design Sustentável. 2015. (Simpósio).
      47. Seminário internacional: Políticas de educação e de ensino superior: mudanças de paradgmas e respostas institucionais - a experiência brasileira e a internacionalpet. 2015. (Seminário).
      48. Seminário internacional: Políticas de educação e de ensino superior: mudanças de paradigmas e respostas institucionais - a experiência brasileira e a internacionalpet. Novas configurações institucionais como respostas às mudanças das políticas de ensino superior:uma comparação entre setor público e privado. 2015. (Congresso).
      49. Seminário Nupps/Cátedra Unesco à Educação -ED.O global e o local no ensino superior: apontamentos preliminares". 2015. (Seminário).
      50. seminários LEES (Laboratório de Estudos de Educação Superior)."O público e o privado no ensino superior no Brasil: apontamentos preliminares". 2015. (Seminário).
      51. "Global Changes and Their Impacts on the Expansion of Democracy. 2014. (Seminário).
      52. 38º Encontro Anual da ANPOCS - 25º GT. Global e local: apontamentos para uma discussão do ensino superior no Brasil. 2014. (Congresso).
      53. 38º Encontro Anual da Anpocs - Mesa redonda Livros e Lugares : o financiamento público na educação".Fies e Prouni e o financiamento público do setor privado de ensino superior. 2014. (Encontro).
      54. Grupo de pesquisa Gestão e Políticas Públicas em Educação.Diversidade e Diferenciação no ensino superior no Brasil: conceitos para discussão". 2014. (Seminário).
      55. Seminário Ensino Médio Público no Brasil: propostas para se alcançar a qualidade aln.A questão do direito à qualidade no ensino médio: a perspectiva da sociedade organizada e do Poder Judiciário". 2014. (Seminário).
      56. Seminários LEES (Laboratório de Estudos de Educação Superior)."O setor privado de ensino superior no Brasil: trajetórias e perspectivas". 2014. (Seminário).
      57. 37º Encontro Anual da Anpocs.Políticas de Acesso ao ensino Superior no Brasil: avanços, limites e desafios. 2013. (Encontro).
      58. 37º Encontro Anual da Anpocs. 2013. (Encontro).
      59. Brasil, 25 anos de democracia - Balanço crítico - Seminário geral de avaliação dos resultados (Nupps/USP).Sociedade civil e cultura política a partir da análise de Nuno Coimbra sobre os 25 anos de democracia no país. 2013. (Seminário).
      60. Curso "A educação superior na América Latina e os desafios do século XXI"."Setor público e privado na Educação Superior". 2013. (Outra).
      61. Diálogos com a pesquisa - As contribuições de Stephen Ball para a pesquisa educacional no contexto brasileiro: análises e reflexões"."Stephen Ball e o diálogo com os colegas brasileiros (coordenação de mesa)". 2013. (Seminário).
      62. FE - USP Pós-Graduação em Educação.Cursos de Educação no Brasil: graduação e pós-graduação. 2013. (Seminário).
      63. Fóruns Permanentes - Acesso ao Ensino superior no Brasil: equidade e desigualdade socialso.Acesso e desigualdade no ensino superior. 2013. (Seminário).
      64. II Encontro Geral do Projeto "Medidas para inclusão social e equidade em instituições de ensino superior na América Latina"p.Participação na reunião de trabalho do Projeto. 2013. (Encontro).
      65. II Encontro Geral Unicamp/Brasil - Projeto MISEAL.Coordenação da mesa "políticas de Inclusão Socia". 2013. (Outra).
      66. Seminário Internacional "Democratização do Ensino Superio". 2013. (Seminário).
      67. "Primera reunion del grupo de trabajo: medidas para institucionalizar la inclusión social y la equidad en las instituiciones de educación superior en America Latina"(Proyecto MISEAL - Alfa II)i."Proposta de construção de um sistema de indicadores de inclusão e equidade em instituições de ensino superior na América Latina". 2012. (Encontro).
      68. "Workshop Qualidade da Democracia" (Nupps/USP).Integrante da equipe de trabalho "Expansão da oferta de educação e qualidade da democracia". 2012. (Oficina).
      69. 36º Encontro Anual da Anpocs. 2012. (Encontro).
      70. 36º Encontro Anual da Anpocs - Mesa Redonda : Diversidade e Inclusão no Ensino Superior na América latina: uma proposta a partir da interseccionalidade de marcadores de diferença.Medidas de inclusão social e equidade em IES da América Latina:uma discussão preliminar. 2012. (Encontro).
      71. Congresso Internacional "Indicadores Interseccionales y medidas de inclusión social en Instituciones de Eduación Superior. Proposta de sistema de medidas de inclusão social e equidade nas insttuições de ensino superior sóciais do proyetcto Miseal". 2012. (Congresso).
      72. Fórum de políticas públicas - Nupps/USP "A gestão da ordem pública em cidades globais: as experiências de São Paulo e Rio de Janeiro"". 2012. (Outra).
      73. Lanzamiento del Proyecto MISEAL (Medidas para a inclusão social e equidade nas instituições de ensino superior da América Latina) en Colombia. 2012. (Encontro).
      74. Mesa redonda "Racismo e Educação".Cor e classe: inequidade no ensino superior. 2012. (Outra).
      75. Primera reunión de trabajo del paquete de actividades 1: Medidas para institucionalizar la inclusión social y la equidad en las instituiciones de educación superior en America latina en el marco del proyecto MISEAL - Programa Alfa III de la Unión Europea.Indicadores para inclusão social na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 2012. (Encontro).
      76. Proyecto desiguALdades - Rede de Investigação sobre Desigualdades Interdependentes na América latina do Instituto de Estudos Latinoamericanos da Univesridade Livre (FU) de Berlim."Ensino superior no Brasil: expansão, diversidade e desigualdades". 2012. (Seminário).
      77. Reunião Inaugural Proyecto MISEAL (Medidas para a inclusão social e equidade em instituições de ensino superior na América Latina)).Coordenação da Mesa Observatório e Indicadores. 2012. (Encontro).
      78. Semana de Ciências Sociais (SEMANACS 2012) Mesa-redonda "Ciências Sociais no Brasil são Ciências Sociais do Brasil"?.A antropologia na Faculdade de Educação. 2012. (Outra).
      79. Seminário de Lançamento do Blog Qualidade da Democracia. 2012. (Seminário).
      80. Seminário Internacional Ensino superior e desenvolvimento : a experiência dos BRICS". 2012. (Seminário).
      81. Seminários sobre ensino superior - Ceav/Unicamp "Formação interdisciplinar e inclusão social:balanço do primeiro ano do Profis"ial". 2012. (Seminário).
      82. Seminários sobre ensino superior - Ceav/Unicamp "Os desafios da educação geral no Brasil". 2012. (Seminário).
      83. Seminários sobre ensino superior - Ceav/Unicamp "Uma agenda de pesquisa sobre ensino superior no Brasil". 2012. (Seminário).
      84. Seminários sobre o ensino superior -Ceav/Unicamp "A experiência do REUNI nas universidades federais:sua concepção e primeiros resultados". 2012. (Seminário).
      85. "Reforma Política: sistema eleitoral em debate". 2011. (Seminário).
      86. 35º Encontro Anual da Anpocs. 2011. (Encontro).
      87. 35º Encontro Anual da Anpocs.Setor privado de ensino superior no Brasil: o que mudou no século XXI. 2011. (Encontro).
      88. Fórum Permanente e Interdisciplinar de Desafios do Magistério: "Juventude e emprego: educar para qual trabalho"?."Juventudes e trabalho". 2011. (Outra).
      89. II Seminário Internacional Organização e Condições do Trabalho Moderno:emprego, desemprego e precarização do trabalho. 2011. (Seminário).
      90. I Painel para validação da metodologia de Avaliação do Programa de Formação Interdisciplinar da Unicamp (Profis)l. 2011. (Seminário).
      91. Reforma política eleitoral em debate. 2011. (Seminário).
      92. Seminário Ciências Sociais e Educação - Contribuições de Liliana Segnini, Márcia Leite e Olga von Simson. 2011. (Seminário).
      93. Seminário de teses e dissertações do GEPEDISC/Unicamp.Debatedora do projeto de dissertação de mestrado A construção do corpo indígena Kalapalo: processos educativos envolvidos na reclusão pubertária", de Mônica dos Santos Lima.. 2011. (Seminário).
      94. Seminário Ensino superior hoje: público e privado.Transformações recentes do setor privado de ensino superior no Brasil. 2011. (Seminário).
      95. Seminário- Homenagem à professora Lucie Tanguy. 2011. (Seminário).
      96. Seminários sobre Ensino Superior.Ensino superior privado: transformações e perspectivas. 2011. (Seminário).
      97. Seminários sobre ensino superior Ceav/Unicamp. "Acesso ao ensino superior no Brasil: equidade e desigualdade social. A evolução dos últimos 15 anos". 2011. (Seminário).
      98. A reaproximação das culturas: educar para a tolerância.Desafios da educação no século XIX: alargar fronteiras e aprender respeito. 2010. (Seminário).
      99. I Congresso Mineiro de Ensino Jurídico, Estágio e Exame de Ordem. Ensino superior privado como agente e parceiro do Estado na formação da educação profissional no Brasil. Uma visão do futuro.. 2010. (Congresso).
      100. IIII Congresso de Educação Superior. Ensino superior privado: reprodução e inovação no padrão de crescimento. 2010. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (27)
      1. ALTMANN, H. ; PIRES, A. ; SAMPAIO, H. ; BARBOSA, M. L. O.. Simpósio Internacional Permanência estudantil no ensino superior em tempos de pandemia: desafios e possibilidades a partir das tecnologias de informação. 2021. Outro
      2. BARBOSA, M. L. O. ; SAMPAIO, H. ; PIRES, A.. Seminários Expansão desigual do ensino superior no Brasil. 2021. Outro
      3. PIRES, A. ; SAMPAIO, H. ; SIME, L.. Seminário Ensino superior no Brasil e no Peru e as políticas de inclusão nas últimas décadas. 2021. Outro
      4. GIMENEZ, A. M. ; SILVA, A. M. A. C. ; SAMPAIO, H. ; BONACELLI, M. B.. Fórum Permanente "Universidade e sociedade durante e no pós-pandemia: desafios e perspectivas". 2021. Outro
      5. SAMPAIO, H.; SILVA, A. M. A. C. ; SCHWARTZMAN, S. ; KNOBEL, M. ; MARTINS, C. B. ; Neves, Clarissa ; BARBOSA, M. L. O.. Webinários LEES 2021 - Pandemia e ensino superior. 2021. Outro
      6. SAMPAIO, H.; CARNEIRO, A. M. ; GIMENEZ, A. M. ; Heringer, R. ; AZEVEDO, R. ; CAPELATO, R. ; SERAFIM, M. ; CELIS, S.. Seminários :Impactos da pandemia da Covid-19 no ensino superior". 2020. Outro
      7. ESTEVAN, F. ; SAMPAIO, H. ; ANDRADE, C. Y. ; CARNEIRO, A. M.. "Avaliação de Impacto do Paais na composição socioeconômica dos ingressantes e escolha de cursos na Unicamp". 2019. Outro
      8. SAMPAIO, H.; CARNEIRO, A. M. ; AMARAL, E.. Fóruns Permanentes "Educação como bem público". 2019. Outro
      9. Heringer, R. ; SAMPAIO, H.. Acesso e equidade no ensino superior: um balanço das políticas de ação afirmativa no Brasil. 2018. Outro
      10. CARNEIRO, A. M. ; SAMPAIO, H. ; Knobel, Marcelo ; PEDROSA, R. H. ; Prates, A.A.P. ; Heringer, R. ; BALBACHEVSKI, E. ; Almeida, Ana Maria Fonseca de ; BARBOSA, M. L. O.. Fóruns Permanentes "Expansão do Ensino Superior no Brasil na última década: conquistas, limites e desafios". 2016. Outro
      11. SOUZA, A. NERI. ; SAMPAIO, H.. Seminário "Ciencias Sociais e Educação - a contribuição intelectual de Liliana Segnini, M´´arcia de Paula e Olga Von Simson". 2015. Outro
      12. BALBACHEVSKI, E. ; SAMPAIO, HELENA ; CARNEIRO, A. M.. Seminário Internacional A Profissão acadêmica e os desafios da inovação: A experiência internacional nas áreas de engenharia, tecnologias, matemática e ciências. 2015. Congresso
      13. SAMPAIO, HELENA; BALBACHEVSKI, E. ; PEDROSA, R. H. ; SIMOES, T. ; Almeida, Ana Maria Fonseca ; Knobel, Marcelo ; CARNEIRO, A. M.. Conferência "Higher Education Accewss and Inclusion: Transnational Lessons for REsearch, Policy, and Practice". 2014. Outro
      14. SAMPAIO, H.; ANDRADE, C. Y. ; Neves, Clarissa. Mesa Redonda (MR04) Políticas de acesso ao ensino superior no Brasil: avanços, limites e desafios". 2013. Outro
      15. SAMPAIO, H.. II Encontro Geral (internacional) Projeto MISEAL (Medidas de Inclusão Social e Equidade em Instituições de Ensino Superior na América Latina". 2013. (Outro).. . 0.
      16. SAMPAIO, H.. Palestra de Cibele Yhan Andrade: "Acesso ao ensino superior no Brasil: equidade e desigualdade social - a evolução dos últimos 15 anos". 2012. (Outro).. . 0.
      17. Moisés, J.A. ; SAMPAIO, H. ; MAGNANI, J. G. C.. "Homenagem aos Mestres de Ciências Sociais - Professora Dra Eunice Ribeiro Durham , professora emérita da Faculdade de Filosofia, letras e Ciências Sociais. 2011. Outro
      18. SOUZA, A. NERI. ; SAMPAIO, H. ; Venco, S.. "Seminário Ciências Sociais na Educação: contribuições de Liliana Segnini, Márcia Leite e Olga Von Simson". 2011. Outro
      19. SAMPAIO, H.; Moisés, J.A.. Seminário Homenagem aos mestrs de Ciências Sociais - Profa. Dra Eunice Ribeiro Durham. 2011. Outro
      20. SAMPAIO, H.. Seminário 1º Encontro ArteSol pelo Comércio Justo. 2007. (Outro).. . 0.
      21. SAMPAIO, H.. Rendas e bordados no Baixo São Francisco. 2007. (Exposição).. . 0.
      22. SAMPAIO, H.. A cerâmica de Itinga na tradição do Vale do Jequitinhonha. 2007. (Exposição).. . 0.
      23. SAMPAIO, H.. Catálogo Panelas de barro de Goiabeiras. 2007. (Outro).. . 0.
      24. SAMPAIO, H.. Cerâmicas do artesanato Solidário. 2007. (Exposição).. . 0.
      25. SAMPAIO, H.. Seminário Artesanato, produtos e mercados. 2006. (Outro).. . 0.
      26. SAMPAIO, H.. Seminário Artesanato, Cultura e Mercado. 2005. (Outro).. . 0.
      27. SAMPAIO, H.. Artesanato Solidário: cultura, mercado e cidadania. 2005. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações



    (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
    Data de processamento: 06/11/2021 15:23:35