Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Anand Subramanian

possui graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba (2006), mestrado em Engenharia de Produção (2008) pela mesma instituição e doutorado em Computação pela Universidade Federal Fluminense (2012). Atualmente é Professor Associado I do Departamento de Sistemas de Computação do Centro de Informática da UFPB. Tem experiência na área de Pesquisa Operacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Otimização Combinatória, Metaheurísticas, Programação Inteira, Algoritmos Híbridos (Matheuristics), Roteamento de Veículos, Scheduling e Otimização aplicada à gestão de atividades acadêmicas. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/2752210156480636 (13/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal da Paraíba, Centro de Informática - Campus I, Departamento de Sistemas de Computação. Rua dos Escoteiros Mangabeira 58058600 - João Pessoa, PB - Brasil Telefone: (83) 32167093
  • Grande área: Engenharias
  • Área: Engenharia de Produção
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2020-Atual. Rich vehicle routing problems: models and algorithms for deterministic and stochastic variants
      Descrição: In the past few years, the development of computer technology together with methodological advances in Operations Research has motivated the investigation of more complex variants of the Vehicle Routing Problem. These variants are often inspired by real-world applications and they often include challenging objective functions and constraints. In the literature, such problems are referred to as Rich Vehicle Routing Problems (RVRPs). The interest on RVRPs has recently increased and especially focused on deterministic variants, although most realistic applications are typically characterized by a high level of uncertainty. Indeed, logistics managers must be prepared to make complex decisions without complete information. On the other hand, taking uncertainties into account adds more challenges to modeling and solving the involved problems. This research project aims at studying RVRPs that arise on commercial and humanitarian logistics, under deterministic and stochastic perspectives. We intend to develop new mathematical formulations and exact, heuristic and hybrid methods for RVRPs that capture real-world features and are computationally efficient to aid decision making in practice. This project has the potential of establishing and consolidating a collaboration between research groups from the states of Para??ba and São Paulo, in an effort to effectively address challenging practical problems, with scientific and technological outcomes for both states.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Anand Subramanian - Coordenador / Walton P. Coutinho - Integrante / Bruno Petrato Bruck - Integrante / Teobaldo Bulhões - Integrante / Pedro Munari - Integrante / Rafael Ajudarte de Campos - Integrante / Aldair Alberto Alvarez Diaz - Integrante. Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba - Auxílio financeiro.
      Membro: Anand Subramanian.
    2. 2020-Atual. Coluna.jl: Aprimorando um resolvedor de Programacao Matematica
      Descrição: O presente projeto de pesquisa aplicada é focado na construção de uma base sólida necessária para o desenvolvimento de algoritmos avançados no campo da Otimização Combinatória usando técnicas avançadas de decomposição. Essa base consiste em testes, melhorias e evoluções a partir do projeto open-source intitulado Coluna.jl. O resultado físico do trabalho consistirá, principalmente, em código privado, do qual a propriedade intelectual deverá ser completamente transferida à Atoptima. Outros resultados incluirão: códigos públicos, os quais deverão ser depositados no repositório existente Coluna.jl no GitHub; e benchmarks acompanhados de relatórios científicos acerca do desempenho obtido pelas antigas e novas versões dos algoritmos, sendo comparados ao estado-da-arte atual.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) . Integrantes: Anand Subramanian - Coordenador / Bruno Petrato Bruck - Integrante / Teobaldo Bulhões - Integrante / Hugo Harry Kramer - Integrante. Financiador(es): Atoptima - Bolsa.
      Membro: Anand Subramanian.
    3. 2019-Atual. Metodos de resolucao para problemas de roteamento de veiculos e scheduling
      Descrição: Este projeto de pesquisa trata da resolução exata e heurística de problemas de otimização relacionados a roteamento de veículos e scheduling. Os PRVs tratados estão associados aos problemas que envolvem: (i) coleta e entrega, incluindo aqueles relativos ao rebalanceamento de sistemas de compartilhamento de bicicletas; (ii) roteamento e otimização de trajetória de veículos aéreos não tripulados; (iii) variantes com múltiplos atributos. Os problemas de scheduling a serem considerados são aqueles envolvendo principalmente: (i) máquinas paralelas e penalidades por atraso e antecipação; (ii) sequenciamento de lotes e penalidades por atraso; (iii) máquinas paralelas com servidor único de setup, (iv) escalonamento de projetos com restrições de recurso; (v) programação de sessões técnicas de conferências. Os métodos (meta-)heurísticos serão baseados em abordagens de busca local, enquanto os métodos exatos serão baseados em modelos de programação linear inteira, planos de corte e geração de colunas. A duração do projeto está prevista para 36 meses.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Anand Subramanian - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Anand Subramanian.
    4. 2017-2020. Algoritmos para resolucao de problemas de escalonamento da producao e roteamento de veiculos
      Descrição: Este projeto trata da resolução de problemas de escalonamento de tarefas (PETs) e de problemas de roteamento de veículos (PRVs). Problemas desta natureza possuem uma grande importância prática e tipicamente ocorrem nas áreas de gestão da produção e logística, respectivamente. De modo geral, PRVs e PETs são bastante complexos e suas variantes frequentemente se enquadram na classe NP-difícil, isto é, não há algoritmos capazes de achar soluções ótimas em tempo polinomial. Ainda assim, tem-se observado um grande progresso na resolução exata desses problemas, sobretudo ao se considerar instâncias de pequeno e médio porte. Por outro lado, abordagens heurísticas continuam sendo as mais recomendadas para tratar tais problemas na prática. O principal escopo desse projeto está relacionado ao desenvolvimento de abordagens exatas e heurísticas para resolver diversas variantes de PETs e PRVs. Com relação aos PETs, pretende-se estudar problemas que incluem diversas características como datas de liberação, tempos de setup, penalidades por antecipação e atraso, manutenções periódicas e assim por diante. Já os PRVs a serem abordados consideram diversos atributos como frota heterogênea, coleta e entrega, aspectos ambientais, etc. A equipe desse projeto conta com pesquisadores de diversas instituições, a saber: UFPB, UFF, PUC-Rio, Università degli studi di Modena e Reggio Emilia (UNIMORE) e University of Bath. A duração do projeto está prevista para 36 meses.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Anand Subramanian - Coordenador / Eduardo Uchoa - Integrante / Puca Huachi Vaz Penna - Integrante / Artur Alves Pessoa - Integrante / Thibaut Vidal - Integrante / Maria Battarra - Integrante / Raphael Kramer - Integrante / Luciano Costa - Integrante / Rafael Martinelli - Integrante / Manuel Iori - Integrante / Bruno Petrato Bruck - Integrante / Yuri Laio Teixeira - Integrante / Eduardo Queiroga - Integrante / Teobaldo Bulhões Júnior - Integrante / Fábio Cruz - Integrante / Gunes Erdogan - Integrante / Ana Beatriz Fernandes Herthel - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Anand Subramanian.
    5. 2016-2019. Abordagens eficientes para problemas de otimizacao nas areas de gestao da producao e logistica
      Descrição: Este projeto de pesquisa trata da resolução de problemas de otimização nas áreas de gestão da produção e logística por meio de métodos exatos e heurísticos. Uma ênfase será dada ao problema de escalonamento de tarefas (PET) e ao problema roteamento de veículos (PRV). Os PETs a serem considerados são aqueles que envolvem: penalidades por atraso e antecipação; seleção e sequenciamento de ordens de produção; sequenciamento de lotes; sequenciamento com manutenções periódicas, entre outros. Já os PRVs tratados serão: o PRV capacitado (versão clássica); o Pollution-Routing Problem Bi-Objetivo; variantes do PRV com coleta e entrega; e PRV com múltiplos atributos. Os métodos exatos para os PETs serão majoritariamente baseados em formulações com arcos indexados no tempo. Já as abordagens heurísticas, tanto para PETs como para PRVs, serão baseadas na meta-heurística Iterated Local Search. A duração do projeto está prevista para 36 meses.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Anand Subramanian - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Anand Subramanian.
    6. 2013-2016. Optimizing Freight Transportation: Models and Algorithms
      Descrição: In production industry, the transportation of the freight easily amounts to 10% of the total product cost, as documented, e.g., by the European Commission. Moreover, the largest amount of products are nowadays transported by road, and this increases not only costs, but also pollution, traffic jams, and accidents, considerably worsening the quality of life of the areas involved by the transportation process. Two main options are available to increase the efficiency of the transportation process. The first one is to build new infrastructures, such as highways, that speed up the connections between cities. Brazil is already investing much in this process, but this comes at a high cost. The second option is to optimize the transportation of freight, by using tools that allow companies and local authorities to perform their distribution process in the best possible way. This involves producing mathematical models that can replicate the behavior of the distribution systems, and developing algorithms that can solve the models and find the best way to perform the distribution. Clearly the optimization of freight transportation combines well with the process of building new highways, but has the advantage of requiring much cheaper costs. Moreover, the gains in efficiency that can be obtained are so important that the optimization of freight transportation is considered one of the key points for a sustainable logistics, as discussed by the Organisation for Economic Co-operation and Development. The activity we propose in this three-year project has a twofold objective. The first one is that of producing new mathematical models and efficient algorithms for the solution of some important optimization problems arising in the field of freight transportation. In particular, we intend to develop solution tools that can be used by companies and local authorities to perform their distributions in the best possible ways, so reducing product cost, pollution, traffic jams, and accidents. More in details, we expect to produce solution tools that output precise distribution plans, that include the detailed scheduling of the activities (where and when products have to be loaded on a commercial vehicle/truck, and where and when they have to be unloaded) and the routing of the vehicles (which path should be used by each vehicle to perform its list of scheduled activities). The second objective is to transfer technology and scientific knowledge to the Operations Research group of the Universidade Federal da Paraíba. This group is young, well-motivated, and is growing fast, especially in the field of heuristic algorithms. These algorithms are usually very effective in the solution of large problems, but sometimes lack in accuracy and scientific rigor. The combination of heuristic with exact algorithms and mathematical models may lead to much better results, allowing to obtain at the same time solutions that are more accurate and more robust. The collaboration with a talented team of researchers from abroad, specialized in exact algorithms and mathematical models, would allow the Brazilian group to enrich their capabilities. It would fasten up their development and improve their scientific independence, increasing their potential to publish articles in international journals and to solve real-world problems, thus contributing to the wealth of the Brazilian north-east area. This project is supported by CAPES (PVE A007_2013).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (3) . Integrantes: Anand Subramanian - Coordenador / Thibaut Vidal - Integrante / Maria Battarra - Integrante / Raphael Kramer - Integrante / Luciano Costa - Integrante / Arthur Harry Frederico Ribeiro Kramer - Integrante / Manuel Iori - Integrante / Stefano Novellani - Integrante / Bruno Petrato Bruck - Integrante / Jean-François Côté - Integrante / Katyanne Farias de Araújo - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Anand Subramanian.
    7. 2012-2015. Algoritmos eficientes para resolucao de problemas de roteamento de veiculos
      Descrição: O Problema de Roteamento de Veículos (PRV) é um problema clássico de otimização combinatória proposto no final da década de 1950, sendo ainda um dos mais estudados na área de Pesquisa Operacional. O elevado interesse no PRV é devido a sua importância prática, bem como a dificuldade em resolvê-lo. Este projeto trata de algoritmos eficientes para PRVs com ênfase em variantes propostas recentemente na literatura, a saber: PRV que leva em conta emissões de poluição (PRV-Pol), PRV Clusterizado (PRV-Clu), Problema do Caixeiro Viajante com Limites de Carga (PCVLC) e Problema de Roteamento e Scheduling de Advogados. Apesar do escopo principal do projeto estar voltado para variantes recentes do PRV, há também intenção de estudar as variantes consideradas clássicas como o PRV com Frota Heterogêna (PRFVH) e extensões, PRV com Entregas Fracionárias (PRVEF), além de aplicações reais do PRV na indústria. Os metódos de resolução a serem utilizados são baseados em abordagens heurísticas, exatas e híbridas. A equipe deste projeto é composta por pesquisadores de diversas instituições federais do Brasil, tais como UFF, UFV e UFOP, além de contar com pesquisadores de instituições internacionais especialistas em roteamento de veículos. O projeto é financiado pelo CNPq (chamada Universal - 471158/2012-7) e sua duração está prevista para 24 meses.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Anand Subramanian - Coordenador / Lucídio dos Anjos Formiga Cabral - Integrante / Marcone Jamilson Freitas Souza - Integrante / Luiz Satoru Ochi - Integrante / Puca Huachi Vaz Penna - Integrante / Luciana Brugiolo Gonçalves - Integrante / Artur Alves Pessoa - Integrante / Marcos de Melo da Silva - Integrante / Thibaut Vidal - Integrante / Maria Battarra - Integrante / Eduardo Uchoa Barboza - Integrante / Raphael Kramer - Integrante / Luciano Costa - Integrante / Luciano Acioli - Integrante / Rafael Martinelli - Integrante / Walton P. Coutinho - Integrante / Felipe Guedes - Integrante / Katyanne Farias de Araújo - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.
      Membro: Anand Subramanian.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (5)
    1. Best paper award at the 23rd International Conference on Enterprise Information Systems (ICEIS 2021), Institute for Systems and Technologies of Information, Control and Communication.. 2021.
      Membro: Anand Subramanian.
    2. Highly Cited Research Award for the paper "A hybrid algorithm for a class of vehicle routing problems" as one of the 5 most highly cited papers published in Computers & Operations Research, Elsevier.. 2016.
      Membro: Anand Subramanian.
    3. Trabalho vencedor do Prêmio de Iniciação Científica (PIC) do XLVII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional (Aluno: Vitor Nesello), SOBRAPO.. 2015.
      Membro: Anand Subramanian.
    4. Tese de doutorado selecionada entre as 6 finalistas do XXVI Concurso de Teses e Dissertações da SBC, Sociedade Brasileira de Computação.. 2013.
      Membro: Anand Subramanian.
    5. Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese 2013 na área de Ciência da Computação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).. 2013.
      Membro: Anand Subramanian.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (9)
    1. L Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional.O problema de programação de sessões técnicas de conferências: o caso do SBPO. 2018. (Simpósio).
    2. XLVIII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional.Uma abordagem meta-heurística para um problema de rebalanceamento estático em sistemas de compartilhamento de bicicletas.. 2016. (Simpósio).
    3. XLVII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional.Formulações com arcos indexados no tempo para o problema de sequenciamento em uma máquina com manutenções periódicas e tempos de setup. 2015. (Simpósio).
    4. XLVI Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional.O Pollution-Routing Problem com saídas tardias do depósito: uma nova abordagem para redução de custos. 2014. (Simpósio).
    5. XLV Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional.Exact approaches for the Traveling Salesman Problem with Draft Limits. 2013. (Simpósio).
    6. XVI Congresso Latino-Iberoamericano de Investigación Operativa. Um modelo de programação inteira para o problema de alocação de professores a turmas do departamento de engenharia de produção de uma instituição de ensino superior. 2012. (Congresso).
    7. International Conference on Industrial Engineering and Systems Management. A hybrid algorithm for the Fleet Size and Mix Vehicle Routing Problem. 2011. (Congresso).
    8. Route.A hybrid algorithm for General Vehicle Routing Problems. 2011. (Oficina).
    9. XLII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional.Uma heurística baseada em Iterated Local Search para o Problema de Roteamento com Frota Heterogênea Limitada. 2010. (Simpósio).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (1)
    1. CABRAL, L. A. F. ; MACAMBIRA, A. F. U. S. ; SUBRAMANIAN, A. ; NASCIMENTO, R. Q. ; ALOISE, D.. Escuela Latinoamericana de Verano en Investigación Operativa (ELAVIO). 2014. Congresso

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:34