Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Alcino Eduardo Bonella

Alcino Eduardo Bonella é professor titular de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestre e doutor em filosofia pela UNICAMP (2000), realizou dois estágios de pós-doutorado na Faculdade de Filosofia da Universidade de Oxford, Inglaterra (2005 e 2011). Dedica-se ao ensino e pesquisa sobre racionalidade, normatividade, valor da vida e problemas de ética prática (pesquisa com seres humanos e animais, aborto, eutanásia, saúde pública, pobreza, estatuto dos animais). É coordenador do Grupo de Estudos em Ética e do Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Ética Animal (UFU/CNPq). É membro da IAB (International Society of Bioethics), do Grupo de Trabalho de Ética da ANPOF (Associação Nacional de Pós em Filosofia) e do Núcleo de Pesquisa em Ética Prática (NuEP) da UFSC. Dirige um quadro semanal na Rádio Universitária da UFU, chamado Quem Sabe Faz a Hora, sobre Ética cotidiana e altruísmo, dentro do Programa Trocando em Miúdos. É pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) desde 2008. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/2585330510002189 (20/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Uberlândia, Instituto de Filosofia. Av. João Naves de Ávila n. 2121 Santa Mônica 38408100 - Uberlândia, MG - Brasil Telefone: (34) 32394185 Ramal: 4185 URL da Homepage: https://www.ifilo.ufu.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Filosofia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2021-Atual. Raciocinio etico, utilitarismo e alocacao de recursos medicos em escassez
      Descrição: Este projeto (Raciocínio ético, utilitarismo e alocação em escassez) adere, seguindo o critério D (7.1.1) da Chamada e segundo a Portaria MCTI N. 1.222/2020, à área estratégica das tecnologias para qualidade de vida em setores de saúde e tecnologias assistivas. Isso decorre do seu foco em problemas de alocação de recursos escassos de saúde pública, especialmente na promoção (pesquisa) e alocação de vacinas para a Covid-19 e outras condições assemelhadas, alocação de biotecnologias de alto custo e questões sobre a judicialização da saúde pública. Trata-se de pesquisa em bioética da saúde pública e coletiva que explora a avaliação ética, priorização de causas e protocolos, especialmente para o sistema único de saúde (SUS) brasileiro. Ao combinar desenvolvimento teórico de um tipo ainda pouco mobilizado no Brasil (teorias éticas de avaliação estruturada e ponderação comparativa de benefícios, vidas humanas e anos de vida agregados), com avaliação de protocolos institucionais e governamentais (para incorporação de tecnologias assistivas, pesquisas com seres humanos e alocação de recursos escassos), esta pesquisa é bastante relevante. O Projeto possui vínculo com qualidade de vida e saúde dada também a sua inserção interdisciplinar, concomitantemente nos programas de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e de Filosofia da UFU. Por fim, as áreas de ética e de bioética aproximam a filosofia dos problemas práticos, individuais e institucionais, que demandam deliberação bem informada e decisões bem ponderadas, o que reforça a importância mesmo do estudo em ética teórica, neste projeto concentrado no raciocínio normativo, avaliação de risco-benefício e de custo-eficácia, utilização de DALYs (anos de vida ajustados pela incapacidade), papel do consentimento e da discriminação, além do desenvolvimento e aplicação da teoria utilitarista, a teoria moral da maximização de benefícios e oportunidades para o bem estar.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) . Integrantes: Alcino Eduardo Bonella - Coordenador.
      Membro: Alcino Eduardo Bonella.
    2. 2018-Atual. Metodos em Etica e Bioetica: Razoes e Valor
      Descrição: O projeto de pesquisa se insere na investigação de fundamentos filosóficos e normativos para a ética aplicada (com ênfase em bioética). Para lidarmos adequadamente com problemas morais mais complexos, precisamos da ajuda especializada da ética normativa, e para lidar proveitosamente com esta última, da metaética. Esse foi (e é) o fio condutor principal do programa de investigação, mas para o período de pesquisa que se segue (2018-2021), nos restringiremos a problemas e propostas em metodologia da ética (e da bioética). Um modo de explicar isso é o seguinte. Uma maneira de se resolver problemas morais complexos (em bioética, por exemplo) consiste em apelarmos a teorias, normas ou sentenças morais mobilizadas para se avaliar os fatos do problema e as possíveis soluções relacionadas. Tal apelo se faz ou ao modo up-down (da teoria ao caso concreto) ou ao modo botton-up (do caso concreto a princípios gerais). Esses modos - e a própria ideia em curso, apelo a teorias morais - é um tipo de método. Sintetizando os objetivos, então, vou pesquisar e escrever (1) sobre fundamentos e argumentos filosóficos e epistemológicos em ética, que estejam relacionados a métodos e metodologia em bioética, e vou pesquisar e escrever: (2) sobre o debate entre intuicionistas e expressivistas (a ser estudado junto a 1); (3) sobre a proposta BBR; (4) sobre os problemas da alocação de recursos em saúde e da judicialização da saúde no Brasil; (5) sobre outras propostas de método, com destaque para (6) duas abordagens brasileiras (ver abaixo); (7) sobre duas técnicas de pesquisa aparentemente proveitosas aos estudantes e pesquisadores em ética aplicada e bioética, a revisão sistemática de razões (RSR) e a técnica Delphi - vide abaixo).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . Integrantes: Alcino Eduardo Bonella - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Alcino Eduardo Bonella.
    3. 2015-2017. Razoes para agir, Normatividade e Bioetica
      Descrição: Os objetivos principais deste projeto são: (1) Reexaminar abrangente e criticamente a Filosofia da Bioética à luz do debate recente sobre razão prática (razões para agir), sobre como pensar racionalmente em moralidade e em prudência. Complementarmente se dará alguma atenção a teorias metaéticas recentes, como a novos tipos de naturalismo e de não-naturalismo ético, formulações enriquecidas do não-cognitivismo, e teorias mistas, e epistemologia da moral. Tentaremos selecionar e sistematizar elementos centrais de uma Teoria Ética proveitosa à Bioética. (2) Reexaminar algumas propostas utilitaristas e não-utilitaristas de se comparar e avaliar bens e vidas, que se podem também aplicar à ética prática, como aos problemas da eutanásia e da saúde pública. Complementarmente se dará alguma atenção à seleção e sistematização de elementos para uma Teoria Moral (padrões normativos para deliberação moral em problemas práticos) proveitosa à Bioética. Em outra pesquisa se dará prioridade a tal Teoria Moral. (3) Examinar algumas implicações e aplicações de resultados em (1) e (2) para um tema da Bioética individual (eutanásia) e um da Bioética coletiva (abrangência da saúde pública). Sobre (1), duas áreas em Teoria Ética que se interconectam, a metaética e a teoria do raciocínio prático, estão em constante desenvolvimento, na literatura recente, e tentaremos compará-las mutuamente, e compará-las com a filosofia de Hare. A ênfase será dada, neste projeto, à teoria do raciocínio prático. Sobre (2), abordaremos algumas propostas sobre como fazer avaliações de bens e de qualidade de vida (weighing goods; weighing lives; Qaly; Reasonableness), assim como teorias morais recentes, e compararemos o resultado disto com o utilitarismo de atos e a teoria do valor da vida em Peter Singer. Sobre (3), por um lado, analisaremos de modo abrangente o problema moral e legal da eutanásia, e por outro, abordaremos introdutoriamente o uso das propostas de avaliação de bens e vidas, a políticas de saúde pública.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (4) . Integrantes: Alcino Eduardo Bonella - Coordenador.
      Membro: Alcino Eduardo Bonella.
    4. 2015-2016. Racionalidade, normatividade e questoes deontologicas no pensamento moderno e contemporaneo.
      Descrição: O projeto agrega pesquisas que partem das especialidades dos pesquisadores que investigam e orientam em temas da ética, em sua interface com outros ramos da filosofia, especialmente a filosofia política normativa (teorias da justiça e da deliberação, gestão da civilidade democrática) e a filosofia da religião (relação entre religião e ética, relação entre Estado e igrejas, tolerância e conflitos), e da interface com novos ramos aplicados da filosofia, como a ética aplicada (especialmente a bioética) e a filosofia da tecnologia. Seus objetivos estão ancorados a partir do pensamento ético e político moderno, e sua passagem ao uso da razão autônoma como instrumento para a revisão dos problemas da moralidade em um mundo que se transformava radicalmente, abandonando definitivamente a ordem feudal, dando forma à sociedade liberal e democrática do ocidente. O projeto contempla a recepção do pensamento moderno pela filosofia contemporânea, que permitiu novos delineamentos para a ação e a reflexão no campo da moral e da política em sociedades de massa e de consumo, marcadas por complexa rede de comunidades e conflitividade política e cultural, o que confere a esse projeto uma perspectiva aplicada e analítica, que tematiza criticamente a relação entre ética e sociedade tecnológica, por um lado, e entre ética e religião, por outro. Portanto, além dos temas clássicos da ética moderna, o projeto abre a possibilidade de fundamentação da ética (metaética), da ética normativa, da ética aplicada (incluindo a bioética), e da filosofia da tecnologia, em uma perspectiva interdisciplinar. O confronto dos dois momentos da filosofia servirá de suporte para as indagações do presente que podem ser sintetizadas na indagação sobre o valor e a qualidade da vida humana, e sobre o valor e natureza da deliberação democrática no mundo contemporâneo. A execução do projeto deverá abarcar o trabalho de orientação de dissertações e teses do programa, devendo também contribuir para a produção científica. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (10) / Doutorado: (3) . Integrantes: Alcino Eduardo Bonella - Coordenador / Georgia Amitrano - Integrante / José Benedito de Almeida Jr - Integrante / Jairo Dias Carvalho - Integrante.
      Membro: Alcino Eduardo Bonella.
    5. 2012-2014. RACIONALIDADE PRATICA, DEONTOLOGIA E O VALOR DA VIDA
      Descrição: Este projeto dá continuidade à pesquisa anterior sobre Racionalidade, Normatividade e o Valor da Vida, vinculando o material estudado, os resultados alcançados e aqueles ainda em construção, com a razão prática moral, as razões morais para agir e a aplicação disto em outros problemas de bioética (nesta pesquisa se pretende especificamente estudar a bioética do aquecimento global, da pobreza extrema, e do uso da experimentação com animais e seres humanos pela ciência e pela biotecnologia). Investigam-se aspectos importantes dos três temas do projeto e algumas de suas interligações utilizando abordagens e filosofias já estudadas, e novos desenvolvimentos em filosofia e ética analíticas, especialmente sobre normatividade e tópicos especiais sobre o valor da vida e do estatuo moral dos seres humanos e dos outros animais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (6) Doutorado: (3) . Integrantes: Alcino Eduardo Bonella - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 26
      Membro: Alcino Eduardo Bonella.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (36)
      1. 15th World Congress of Bioethics. AUTONOMY, SOLIDARITY AND WOMEN?S REPRODUCTIVE RIGHTS IN BRAZIL. 2020. (Congresso).
      2. Filosofia em tempos de Pandemina.O princípios e normas da ética em pesquisa deveriam ser relaxados durante a pandemia de Covid-19?. 2020. (Simpósio).
      3. 11th Principia - Simpósio Internacional de Epistemologia.Em busca do conhecimento moral. 2019. (Simpósio).
      4. Bienal Internacional de Filosofia da UFU.Altruísmo Eficaz: ética e política. 2019. (Simpósio).
      5. Congresso de Filosofia da Unicentro: Bioética e Filosofia. ÉTICA APLICADA À INCORPORAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SISTEMAS PÚBLICOS DE SAÚDE. 2019. (Congresso).
      6. VIII Congresso da Sociedade Brasileira de Filosofia da Religião. Razão Pública e Assimetria. 2019. (Congresso).
      7. 14th World Congress of Bioethics. Ethics and Judicialization of Health in Brazil: an bioethical analises and evaluation. 2018. (Congresso).
      8. VII Congresso da ABFR (Assoc. Bras. de Fil. da Religião). A estratégia da reinterpretação. 2018. (Congresso).
      9. Applied Ethics and Public Policies.The Most Good and Fairness. 2017. (Simpósio).
      10. Bienal Internacional de Filosofia da UFU. Ética e Humanidade. 2017. (Congresso).
      11. God and the Problem of Evil.Argument from Evil and Morality. 2017. (Simpósio).
      12. Congresso Internacional da SBFA. Bioética Baseada em Evidências. 2016. (Congresso).
      13. Encontro Nacional da ANPOF. Bioética e Metodologias. 2016. (Congresso).
      14. XVII Encontro Nacional da ANPOF. Bioética baseada em razões. 2016. (Congresso).
      15. 9th Principia - Simpósio Internacional de Filosofia.Realismo normativo não-naturalista e mundos morais impossíveis. 2015. (Simpósio).
      16. Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira de Platonistas. Sócrates e o valor da vida. 2015. (Congresso).
      17. I Colóquio Internacional de Teorias Éticas Contemporâneas.Expressivismo e Intuicionismo. 2015. (Simpósio).
      18. Natural Theology and Existence of God Seminar.God and Goodness. 2015. (Seminário).
      19. Projeto Conhecer e entrosar.Ética e Moral na atualidade. 2015. (Encontro).
      20. Rio Metaethics Conference. Contemporary Metaethics. 2015. (Congresso).
      21. Simpósio Internacional A Mulher na Filosofia - Semana de Filosofia UFU.Mulheres e Racionaidade. 2015. (Simpósio).
      22. VI Congresso da Associação Brasileira de Filosofia da Religião. Ética Secular e Espiritualidade. 2015. (Congresso).
      23. XII Simpósio de Metaética do Núcleo de Ética e Filosofia da Mente.Expressivismo Ecumênico de Michael Ridge. 2015. (Simpósio).
      24. 1st INTERDISCIPLINARY MEETING FOR THE STUDY OF PAIN - FEDERAL UNIVERSITY OF UBERLÂNDIA.Pain relief as a moral right. 2013. (Seminário).
      25. Colóquio Feenberg e a filosofia da tecnologia.BIOTECHNOLOGY: MORAL AND POLITICAL APPROACHES. 2013. (Simpósio).
      26. II Colóquio Kant da UFU.Imperativo categórico. 2013. (Simpósio).
      27. III Colóquio Internacional sobre o Pensamento Oriental.Niilismo, Naturalismo e Zen. 2013. (Simpósio).
      28. I Semana de Ações Integradas da UFU.Ética da experimentação animal. 2013. (Seminário).
      29. X Congresso Brasileiro de Bioética. Interesse temporalizado de fetos humanos. 2013. (Congresso).
      30. XVII Congresso da Sociedade Interamericana de Filosofia. Eutanásia ativa e não-voluntária. 2013. (Congresso).
      31. VIII Simpósio Habermas.Prescritivismo e relativismo discursivos. 2012. (Simpósio).
      32. XV Encontro da ANPOF. Pobreza e Moralidade. 2012. (Congresso).
      33. Christian Ethics engages Peter Singer. 2011. (Simpósio).
      34. Homenagem a Phillipa Foot. 2011. (Simpósio).
      35. VII World Conference on Bioethics. Animal Experimentation: some bioethical considerations. 2011. (Congresso).
      36. Encontro NACIONAL DA ANPOF. Conflito e racionalidade. 2010. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (1)
      1. BONELLA, A. E.; FLORENTINO NETO, A.. III Colóquio sobre o Pensamento Oriental. 2013. Congresso

    Lista de colaborações



    (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
    Data de processamento: 06/11/2021 15:23:29