Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Tagma Marina Schneider Donelli

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos ? UNISINOS (1998), especialização em Psicologia Hospitalar pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA (1999), mestrado em Psicologia do Desenvolvimento (2003) e doutorado em Psicologia (2008) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Atualmente, é professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica da UNISINOS. Atua principalmente nos temas ligados à gestação, parto e puerpério, maternidade e paternidade, processos relacionais e de interação do bebê com pais ou substitutos, sintomatologia precoce, fenômenos psicossomáticos na infância, intervenções clínicas em instituições de cuidado à criança, bem como em temas relacionados às áreas da saúde e hospitalar. Também trabalha com a aplicação do Método Bick em pesquisa. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/1935730154101158 (07/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Centro de Ciências da Saúde, PPG Psicologia. Avenida UNISINOS, 950 Cristo Rei 93022-000 - Sao Leopoldo, RS - Brasil Telefone: (51) 35911122 Ramal: 2208 Fax: (51) 35908122 URL da Homepage: www.unisinos.br/ppg/psicologia
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (8)
    1. 2018-Atual. INTERVENCAO PARA O FAVORECIMENTO DA FUNCAO REFLEXIVA PARENTAL: IMPLANTACAO E AVALIACAO DE RESULTADOS
      Descrição: Estudos recentes têm reconhecido o papel da função reflexiva (FR) e da capacidade de mentalização (CM) parental como um processo fundamental e implícito às relações iniciais entre pais e filhos. No contexto dos cuidados parentais, tais construtos assumem lugar de destaque, pois referem-se à capacidade de perceber as crianças como indivíduos autônomos com necessidades, sentimentos e pensamentos próprios, e assim responder de forma mais eficaz ao comportamento infantil. Tanto a FR quanto a CM estão na base dos cuidados sensíveis. Intervenções para promoção destas capacidades vêm sendo estudadas e apresentando resultados promissores. Por isso, o objetivo desta proposta é implantar e avaliar os efeitos de uma intervenção psicológica sobre a função reflexiva parental. Para isso, propõe uma pesquisa intervenção, longitudinal, de caráter exploratório e comparativo, a ser realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de São Leopoldo, RS. Participarão pelo menos 100 duplas mãe-bebê, cujos bebês sejam egressos do Hospital Centenário e estejam em acompanhamento no Ambulatório de Bebês Egressos do Hospital Centenário, de São Leopoldo. Numa primeira etapa, as mães responderão à versão portuguesa do Parental Reflective Functioning Questionnaire (PRFQ), a fim de realizar sua adaptação cultural e semântica ao português brasileiro. Em seguida, será implantada a Intervenção para o Favorecimento da Função Reflexiva Parental. Na fase de pré-teste, as mães responderão uma Ficha de dados sociodemográficos e clínicos, a Entrevista de história de vida da mãe e relações atuais, a Entrevista sobre a maternidade e a relação mãe-criança, e ao CREDI ? Caregiver Reported Early Development Instruments ? Short Form. Mãe e bebê também participarão de uma sessão de filmagem da interação livre mãe-criança. Durante o período da intervenção, serão reavaliados a FR materna e o desenvolvimento infantil, e após a conclusão de avaliação serão reaplicados os instrumentos da fase pré-teste. Um grupo de casos também participará do follow up, a ser realizado após três meses da conclusão da intervenção. Pretende-se, com este projeto, propor uma intervenção eficaz e de baixo custo, que exija poucos recursos de infraestrutura, e que possa contribuir para a qualificação dos serviços oferecidos pela rede de saúde de São Leopoldo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Tagma Marina Schneider Donelli - Coordenador / Vera Regina Röhnelt Ramires - Integrante / Daniela Centenaro Levandovski - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Tagma Marina Schneider Donelli.
    2. 2016-Atual. Fatores de Risco para Sintomas Psicofuncionais em bebes de mae jovens: Foco na idade, na saude mental e no luto materno
      Descrição: Sintomas psicofuncionais são manifestações somáticas e do comportamento da criança, sem causa orgânica definida, que sinalizam dificuldades na relação e na interação pai/mãe-bebê. A idade da mãe, a presença de psicopatologia materna e, particularmente, a vivência de uma situação de luto materno, podem impactar essa relação e predispor ao aparecimento desse tipo de sintoma no bebê, que atingem suas principais funções orgânicas (sono, alimentação, digestão, respiração, pele, comportamento). O presente estudo tem por objetivo identificar sintomas psicofuncionais em bebês de mães jovens (15 a 24 anos), de seis a dezoito meses de vida, bem como avaliar aspectos emocionais e vivências de luto das mães cujos bebês apresentem algum tipo de sintoma psicofuncional. Participarão do estudo até 150 mães jovens, de diferentes níveis socioeconômicos e situação conjugal, que serão contatadas tanto em instituições de saúde pública e educação de Porto Alegre e região como por conveniência. Serão aplicados instrumentos para a avaliação de aspectos emocionais das mães jovens e de sintomas psicofuncionais do bebê. Para tanto, prevê-se a realização de um estudo de caráter metodológico misto, composto por dois estudos interligados. O primeiro deles, quantitativo e transversal, tem por objetivo identificar os sintomas psicofuncionais (sua presença e quantidade/tipos) em bebês de mães jovens, de seis a 18 meses de vida, atendidos em instituições de saúde públicas da cidade de Porto Alegre e região. Este estudo também terá como objetivo a identificação das participantes do Estudo 2, qualitativo, de cunho exploratório-descritivo e transversal, que buscará examinar aspectos emocionais de mães jovens cujos bebês sejam portadores de sintomas psicofuncionais. Mais especificamente, serão avaliados o estado emocional materno, a percepção de ajustamento diádico, a experiência da maternidade e as vivências de luto. Espera-se, através deste estudo, ampliar a compreensão desses fatores de risco para o aparecimento dos sintomas psicofuncionais em bebês e, a partir desses dados, organizar atividades de educação continuada para profissionais de saúde, a fim de sensibilizá-los para uma perspectiva biopsicossocial dos processos de saúde-doença na primeira infância. Pelo caráter preventivo, o estudo possibilitará a detecção de eventuais dificuldades na relação mãe jovem-bebê e o seu adequado encaminhamento, contribuindo para a saúde mental dessas famílias.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Tagma Marina Schneider Donelli - Integrante / Daniela Centenaro Levandovski - Coordenador / Giana Bittencourt Frizzo - Integrante / Jaqueline Wendland - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Tagma Marina Schneider Donelli.
      Descrição: Sintomas psicofuncionais são manifestações somáticas e do comportamento da criança, sem causa orgânica definida, que sinalizam dificuldades na relação e na interação pai/mãe-bebê. A idade da mãe, a presença de psicopatologia materna e, particularmente, a vivência de uma situação de luto materno, podem impactar essa relação e predispor ao aparecimento desse tipo de sintoma no bebê, que atingem suas principais funções orgânicas (sono, alimentação, digestão, respiração, pele, comportamento). O presente estudo tem por objetivo identificar sintomas psicofuncionais em bebês de mães jovens (15 a 24 anos), de seis a dezoito meses de vida, bem como avaliar aspectos emocionais e vivências de luto das mães cujos bebês apresentem algum tipo de sintoma psicofuncional. Participarão do estudo até 150 mães jovens, de diferentes níveis socioeconômicos e situação conjugal, que serão contatadas tanto em instituições de saúde pública e educação de Porto Alegre e região como por conveniência. Serão aplicados instrumentos para a avaliação de aspectos emocionais das mães jovens e de sintomas psicofuncionais do bebê. Para tanto, prevê-se a realização de um estudo de caráter metodológico misto, composto por dois estudos interligados. O primeiro deles, quantitativo e transversal, tem por objetivo identificar os sintomas psicofuncionais (sua presença e quantidade/tipos) em bebês de mães jovens, de seis a 18 meses de vida, atendidos em instituições de saúde públicas da cidade de Porto Alegre e região. Este estudo também terá como objetivo a identificação das participantes do Estudo 2, qualitativo, de cunho exploratório-descritivo e transversal, que buscará examinar aspectos emocionais de mães jovens cujos bebês sejam portadores de sintomas psicofuncionais. Mais especificamente, serão avaliados o estado emocional materno, a percepção de ajustamento diádico, a experiência da maternidade e as vivências de luto. Espera-se, através deste estudo, ampliar a compreensão desses fatores de risco para o aparecimento dos sintomas psicofuncionais em bebês e, a partir desses dados, organizar atividades de educação continuada para profissionais de saúde, a fim de sensibilizá-los para uma perspectiva biopsicossocial dos processos de saúde-doença na primeira infância. Pelo caráter preventivo, o estudo possibilitará a detecção de eventuais dificuldades na relação mãe jovem-bebê e o seu adequado encaminhamento, contribuindo para a saúde mental dessas famílias.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Giana Bitencourt Frizzo - Integrante / Daniela Centenaro Levandowski - Coordenador / Tagma S Donelli - Integrante / Jaqueline Wendland - Integrante.
      Membro: Giana Bitencourt Frizzo.
    3. 2014-Atual. Sintomas somaticos funcionais, mentalizacao materna e internacao hospitalar na primeira infancia
      Descrição: Por sintoma funcional entendem-se as manifestações somáticas e do comportamento da criança, sem causa orgânica, que pertencem a uma categoria definida como sintomas sem explicação médica e que podem se manifestar ao longo de toda a vida. Na primeira infância, os sintomas somáticos funcionais são entendidos como indicadores de problemas, passageiros ou persistentes, ao nível das trocas interacionais entre pais e bebê. Tais dificuldades podem estar relacionadas, entre outras coisas, a uma incapacidade da mãe, permanente ou temporária, de identificar, acolher e traduzir as necessidades do bebê, em função de uma condição intrínseca ao seu funcionamento mental, denominada mentalização. A vivência atual de experiências como a prematuridade, ameaça de morte do bebê, internação neonatal e pediátrica, adoecimento do bebê, e outras vivências próprias da maternidade, podem extrapolar a condição psíquica da mãe de identificar e refletir sobre seus afetos, prejudicando sua função de acolher e conter as angústias do bebê. Considerando a importância da identificação de sinais e a detecção de problemas precoces que podem afetar a saúde mental da criança, este trabalho tem como objetivo identificar sintomas somáticos funcionais na primeira infância, buscando compreender sua manifestação a partir de variáveis como a capacidade de mentalização materna e a vivência de hospitalização da criança no início da vida. Será utilizada estratégia exploratória sequencial, composta por dois estudos interligados, um de caráter quantitativo, para selecionar participantes para o estudo de seguimento, e outro de cunho qualitativo, com a intenção de explorar o fenômeno sob investigação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Tagma Marina Schneider Donelli - Coordenador / Vera Regina Röhnelt Ramires - Integrante / Daniela Centenaro Levandovski - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Tagma Marina Schneider Donelli.
    4. 2012-2016. Sintomas psicofuncionais em bebes: mapeamento e avaliacao
      Descrição: Sintomas psicofuncionais são manifestações somáticas e do comportamento da criança, sem causa orgânica, que sinalizam dificuldades na interação pai/mãe-bebê. Como podem atingir as principais funções orgânicas do bebê (como o sono, a alimentação e a respiração), necessitam ser identificados precocemente, para adequado atendimento, evitando-se prejuízos para o desenvolvimento infantil. Embora seja uma temática bastante relevante na clínica pais-bebê, a abordagem dos sintomas psicofuncionais em pesquisa no contexto brasileiro ainda é inexistente. Em virtude disso, o presente estudo tem por objetivo identificar sintomas psicofuncionais em bebês de oito a 12 meses atendidos em instituições de saúde pública de Porto Alegre e região metropolitana, bem como avaliar aspectos emocionais, desenvolvimentais e comportamentais de díades mãe-bebê cujos bebês apresentem algum tipo de sintoma psicofuncional. Para tanto, prevê-se a realização de um estudo de caráter metodológico misto, com estratégia exploratória sequencial, composto por dois estudos interligados. O primeiro deles, quantitativo e transversal, tem por objetivo identificar os sintomas psicofuncionais (sua presença e quantidade/tipos) em 200 bebês de oito a 12 meses de vida, atendidos em instituições de saúde públicas da cidade de Porto Alegre e região metropolitana no período de março de 2013 a março de 2014. Para tanto, será usado, dentre outros instrumentos, o Questionário Symptom Check-List. Este estudo também terá como objetivo a identificação dos participantes do Estudo 2, qualitativo, de cunho exploratório-descritivo e transversal, que buscará examinar aspectos emocionais e comportamentais de 30 díades mãe-bebê cujos bebês sejam portadores de sintomas psicofuncionais. Mais especificamente, serão avaliados o estado emocional materno (ansiedade e depressão), a percepção de ajustamento diádico, os padrões de vinculação materno, a experiência da maternidade, a interação mãe-criança e o desenvolvimento do bebê.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Tagma Marina Schneider Donelli - Integrante / Angela Helena Marin - Integrante / Daniela Centenaro Levandovski - Coordenador / Giana Bittencourt Frizzo - Integrante / Rita de Cassia Sobreira Lopes - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Tagma Marina Schneider Donelli.
      Descrição: Sintomas psicofuncionais são manifestações somáticas e do comportamento da criança, sem causa orgânica, que sinalizam dificuldades na interação pai/mãe-bebê. Como podem atingir as principais funções orgânicas do bebê (como o sono, a alimentação e a respiração), necessitam ser identificados precocemente, para adequado atendimento, evitando-se prejuízos para o desenvolvimento infantil. Embora seja uma temática bastante relevante na clínica pais-bebê, a abordagem dos sintomas psicofuncionais em pesquisa no contexto brasileiro ainda é inexistente. Em virtude disso, o presente estudo tem por objetivo identificar sintomas psicofuncionais em bebês de oito a 12 meses atendidos em instituições de saúde pública de Porto Alegre e região metropolitana, bem como avaliar aspectos emocionais, desenvolvimentais e comportamentais de díades mãe-bebê cujos bebês apresentem algum tipo de sintoma psicofuncional. Para tanto, prevê-se a realização de um estudo de caráter metodológico misto, com estratégia exploratória sequencial, composto por dois estudos interligados. O primeiro deles, quantitativo e transversal, tem por objetivo identificar os sintomas psicofuncionais (sua presença e quantidade/tipos) em 200 bebês de oito a 12 meses de vida, atendidos em instituições de saúde públicas da cidade de Porto Alegre e região metropolitana no período de março de 2013 a março de 2014. Para tanto, será usado, dentre outros instrumentos, o Questionário Symptom Check-List. Este estudo também terá como objetivo a identificação dos participantes do Estudo 2, qualitativo, de cunho exploratório-descritivo e transversal, que buscará examinar aspectos emocionais e comportamentais de 30 díades mãe-bebê cujos bebês sejam portadores de sintomas psicofuncionais. Mais especificamente, serão avaliados o estado emocional materno (ansiedade e depressão), a percepção de ajustamento diádico, os padrões de vinculação materno, a experiência da maternidade, a interação mãe-criança e o desenvolvimento do bebê.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Angela Helena Marin - Integrante / Rita de Cássia Sobreira Lopes - Integrante / Tagma Marina Schneider Donelli - Integrante / Giana Bittencourt Frizzo - Integrante / Daniela Centenaro Levandowski - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 10
      Membro: Angela Helena Marin.
    5. 2012-2015. Depressao pos-parto: Prevalencia, antecedentes e intervencao
      Descrição: O objetivo do presente estudo é investigar a prevalência e os antecedentes de depressão pós-parto em famílias que tenham o primeiro filho com até um ano de idade. Além disto, investigará o impacto de uma psicoterapia pais-bebê para as famílias em que a mãe apresenta diagnóstico de depressão pós-parto.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Tagma Marina Schneider Donelli - Integrante / César Augusto Piccinini - Integrante / Daniela Centenaro Levandovski - Integrante / Milena da Rosa Silva - Integrante / Giana Bittencourt Frizzo - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Tagma Marina Schneider Donelli.
    6. 2012-2015. Fracasso escolar: sintoma ou reatividade ao sistema de ensino?
      Descrição: O fracasso escolar precisa ser entendido não apenas como um sintoma, de ordem individual ou familiar, mas também como uma reação ao sistema escolar, pois ele é produzido por uma rede de relações que inclui o aluno, sua família e a escola. Assim, destaca-se a importância de avaliar os processos extra e intraescolares associados ao fracasso escolar através do referencial sistêmico, que viabilizará uma compreensão mais fiel a sua complexidade com vistas a propor um modelo explicativo, fundamentado nos dados empíricos. Participarão do estudo 200 adolescentes (100 deles com histórico de fracasso escolar) e vários instrumentos serão utilizados para sua avaliação (funções cognitivas e neuropsicológicas, função intelectual, problemas emocionais e de comportamento e drogadição), de suas famílias (ambiente familiar, suporte familiar, rede de apoio social, problemas emocionais e de comportamento dos pais, estilo parental), e da escola em que estudam (práticas de ensino do professor/a, saúde mental do professor/a, relação professor-aluno, relação escola-professor, relação escola-aluno, relação escola-família). A partir desse mapeamento pretende-se obter resultados que forneçam subsídios para viabilizar a implementação de intervenções de caráter preventivo junto aos adolescentes, pais e professores/equipe pedagógica, bem como desenvolver técnicas de tratamento empiricamente validadas. Dessa forma, a presente proposta de pesquisa se insere na demanda de atuação da Universidade junto à comunidade, visando desenvolver ações de prevenção e promoção da saúde no contexto escolar.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Tagma Marina Schneider Donelli - Integrante / Angela Helena Marin - Coordenador / Carolina Saraiva de Macedo Lisboa - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Tagma Marina Schneider Donelli.
      Descrição: O fracasso escolar precisa ser entendido não apenas como um sintoma, de ordem individual ou familiar, mas também como uma reação ao sistema escolar, pois ele é produzido por uma rede de relações que inclui o aluno, sua família e a escola. Assim, destaca-se a importância de avaliar os processos extra e intraescolares associados ao fracasso escolar através do referencial sistêmico, que viabilizará uma compreensão mais fiel a sua complexidade com vistas a propor um modelo explicativo, fundamentado nos dados empíricos. Participarão do estudo 200 adolescentes (100 deles com histórico de fracasso escolar) e vários instrumentos serão utilizados para sua avaliação (funções cognitivas e neuropsicológicas, função intelectual, problemas emocionais e de comportamento e drogadição), de suas famílias (ambiente familiar, suporte familiar, rede de apoio social, problemas emocionais e de comportamento dos pais, estilo parental), e da escola em que estudam (práticas de ensino do professor/a, saúde mental do professor/a, relação professor-aluno, relação escola-professor, relação escola-aluno, relação escola-família). A partir desse mapeamento pretende-se obter resultados que forneçam subsídios para viabilizar a implementação de intervenções de caráter preventivo junto aos adolescentes, pais e professores/equipe pedagógica, bem como desenvolver técnicas de tratamento empiricamente validadas. Dessa forma, a presente proposta de pesquisa se insere na demanda de atuação da Universidade junto à comunidade, visando desenvolver ações de prevenção e promoção da saúde no contexto escolar.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Angela Helena Marin - Coordenador / Natana Consoli - Integrante / Paola do Carmo Richter - Integrante / Fernanda Aparecida Szareski Pezzi - Integrante / Alana Hoffmeister - Integrante / Fénita Mahendra - Integrante / Pozzobon, Magda - Integrante / BORBA, Bruna - Integrante / Dienifer Ghedin - Integrante / Jade Bernardes - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 38
      Membro: Angela Helena Marin.
      Descrição: O fracasso escolar precisa ser entendido não apenas como um sintoma, de ordem individual ou familiar, mas também como uma reação ao sistema escolar, pois ele é produzido por uma rede de relações que inclui o aluno, sua família e a escola. Assim, destaca-se a importância de avaliar os processos extra e intraescolares associados ao fracasso escolar através do referencial sistêmico, que viabilizará uma compreensão mais fiel a sua complexidade com vistas a propor um modelo explicativo, fundamentado nos dados empíricos. Participarão do estudo 200 adolescentes (100 deles com histórico de fracasso escolar) e vários instrumentos serão utilizados para sua avaliação (funções cognitivas e neuropsicológicas, função intelectual, problemas emocionais e de comportamento e drogadição), de suas famílias (ambiente familiar, suporte familiar, rede de apoio social, problemas emocionais e de comportamento dos pais, estilo parental), e da escola em que estudam (práticas de ensino do professor/a, saúde mental do professor/a, relação professor-aluno, relação escola-professor, relação escola-aluno, relação escola-família). A partir desse mapeamento pretende-se obter resultados que forneçam subsídios para viabilizar a implementação de intervenções de caráter preventivo junto aos adolescentes, pais e professores/equipe pedagógica, bem como desenvolver técnicas de tratamento empiricamente validadas. Dessa forma, a presente proposta de pesquisa se insere na demanda de atuação da Universidade junto à comunidade, visando desenvolver ações de prevenção e promoção da saúde no contexto escolar. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Carolina Saraiva de Macedo Lisboa - Integrante / Angela Marin - Coordenador / Guilherme Welter Wendt - Integrante / Tagma Donelli - Integrante / Cristiane Cabral - Integrante / Paola Richter - Integrante / Natana Consoli - Integrante / Kleiton Eich - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Carolina Saraiva de Macedo Lisboa.
    7. 2011-2014. A clinica com o bebe: um estudo sobre os sintomas psicofuncionais em criancas com historico de internacao neonatal
      Descrição: No estudo da psicopatologia do bebê e da criança pequena, os sintomas psicofuncionais são entendidos como indicadores de problemas, passageiros ou persistentes, ao nível das trocas interacionais entre pais e bebê. A partir do referencial psicanalítico, este estudo parte do pressuposto de que as relações iniciais entre o bebê e seus cuidadores são estruturantes, constituintes do psiquismo humano e potencialmente responsáveis pela saúde mental atual e futura do bebê. Nesse sentido, qualquer evento que represente uma ameaça a essas trocas entre o bebê e seus pais, como a hospitalização do bebê no período neonatal, merece atenção e investigação. Pretende-se, a partir de um delineamento de estudo de caso coletivo, atender ao objetivo geral de compreender as manifestações sintomáticas psicofuncionais de bebês com histórico de internação neonatal, durante a segunda metade do primeiro ano de vida. Participarão do estudo entre seis e oito duplas mãe-bebê que experimentaram uma internação hospitalar no período neonatal e cujos bebês apresentem sintomas psicofuncionais no sexto mês de vida. A coleta de dados incluirá a aplicação de instrumentos para identificar a presença de sintomas psicofuncionais no bebê e avaliar indicadores de psicopatologia materna, além de entrevistas com a mãe, sessões de filmagem e observação da relação mãe-bebê inspiradas no Método Bick. Espera-se, com essa pesquisa, conhecer melhor as manifestações sintomáticas da criança pequena, especialmente aquelas que experimentaram situações potencialmente desorganizadoras no início da vida, como uma internação neonatal, a fim de delinear, em um estudo posterior, um modelo de intervenção adequado às necessidades dos profissionais psicólogos e da população que inspirou este trabalho.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Tagma Marina Schneider Donelli - Coordenador / Silvia Pereira da Cruz Benetti - Integrante / Vera Regina Röhnelt Ramires - Integrante / Elisa Kern de Castro - Integrante. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Tagma Marina Schneider Donelli.
    8. 2011-2013. Maternidade, relacao mae-bebe e desenvolvimento infantil no contexto da prematuridade
      Descrição: O intenso progresso tecnológico observado nas práticas ligadas à obstetrícia e à neonatologia vem garantindo, cada vez mais, a sobrevivência de bebês nascidos prematuramente ou doentes (Cone, 2007). Ao mesmo tempo, se percebe um aumento significativo de crianças que passam muito cedo pela experiência de hospitalização, em uma época da vida na qual ainda não possuem condições psíquicas de lidar com tantas demandas ambientais. Acredita-se que essas experiências iniciais possam ter impacto sobre o desenvolvimento emocional futuro do bebê que vivenciou uma internação neonatal, uma vez que é uma experiência que interfere diretamente na relação entre o bebê e seus pais no início da vida. Parte-se do pressuposto que as relações iniciais entre o bebê e seus cuidadores são estruturantes e constituintes do psiquismo humano e, portanto, qualquer evento que represente uma ameaça a essas trocas entre o bebê e seus pais merece atenção e investigação. Assim, o objetivo desse estudo, cujo delineamento é o de estudo de caso coletivo (Stake, 1994), é o de compreender o processo de constituição psíquica no primeiro ano de vida de crianças nascidas prematuramente, enfocando as relações entre a maternidade, a relação mãe-bebê e o desenvolvimento infantil no contexto da prematuridade. Os participantes do estudo serão cinco duplas mãe-bebê que experimentaram uma internação hospitalar no início da vida em função da prematuridade do bebê. A coleta de dados incluirá entrevistas com a mãe, aplicação de instrumentos padronizados para avaliar o estado emocional da mãe e os indicadores de risco para o desenvolvimento do bebê, bem como será utilizada filmagem da interação livre entre mãe e bebê, a fim de investigar a qualidade da relação e do vínculo afetivo da dupla. Espera-se que esse estudo possibilite embasar um modelo de intervenção psicológica precoce, de caráter preventivo, voltada a pais e bebês internados em UTI Neonatal.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Tagma Marina Schneider Donelli - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Tagma Marina Schneider Donelli.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (7)
    1. Menção honrosa do Prêmio Reinier Juhannes Antonius Rozestraten, categoria graduação - orientadora, Sociedade Brasileira de Psicologia.. 2018.
      Membro: Tagma Marina Schneider Donelli.
    2. Aluno Destaque Área da Saúde - orientadora, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS.. 2018.
      Membro: Tagma Marina Schneider Donelli.
    3. Menção Honrosa: 2º lugar modalidade apresentação oral - orientadora, III Simpósio de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UNISINOS.. 2015.
      Membro: Tagma Marina Schneider Donelli.
    4. Melhor da Seção Psicologia SIC IC/FUC - orientadora, Instituto de Cardiologia/Fundação Universitária de Cardiologia.. 2014.
      Membro: Tagma Marina Schneider Donelli.
    5. Paraninfa - Psicoformandos 2014-1 UNISINOS, UNISINOS.. 2014.
      Membro: Tagma Marina Schneider Donelli.
    6. II Prêmio Recém Formado - orientadora, Sociedade de Psicologia do RS.. 2013.
      Membro: Tagma Marina Schneider Donelli.
    7. Professora homenageada - Psicoformandos 2012-2 UNISINOS, UNISINOS.. 2013.
      Membro: Tagma Marina Schneider Donelli.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (40)
    1. Capacitação docente FADI.Sobre retornos e reencontros: o que precisamos saber?. 2020. (Encontro).
    2. Jornada doutoral UNICAP.Mesa 1 - Gestação & Tecnologias. 2020. (Simpósio).
    3. XII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento e I Conferência Internacional sobre Psicologia do Desenvolvimento. A capacidade de mentalização de educadoras de berçários. 2019. (Congresso).
    4. XII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento e I Conferência Internacional sobre Psicologia do Desenvolvimento. Compreendendo a interação mãe-bebê com sintomas somáticos funcionais no contexto da alexitimia materna. 2019. (Congresso).
    5. XII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento e I Conferência Internacional sobre Psicologia do Desenvolvimento. Compreendendo a relação mãe-bebê e o desenvolvimento infantil no contexto da alexitimia materna. 2019. (Congresso).
    6. XII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento e I Conferência Internacional sobre Psicologia do Desenvolvimento. ?Brincar de verdade é chato, cansa?: a perspectiva de pré-escolares acerca do brincar na contemporaneidade. 2019. (Congresso).
    7. XII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento e I Conferência Internacional sobre Psicologia do Desenvolvimento. A observação de bebês como estratégia de intervenção em um Centro Obstétrico. 2019. (Congresso).
    8. XII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento e I Conferência Internacional sobre Psicologia do Desenvolvimento. 2019. (Congresso).
    9. XII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento e I Conferência Internacional sobre Psicologia do Desenvolvimento. ?Intervenções facilitadoras da função reflexiva e da capacidade de mentalização: uma revisão sistemática da literatura. 2019. (Congresso).
    10. XII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento e I Conferência Internacional sobre Psicologia do Desenvolvimento. Pais conectados, bebês desamparados? A disponibilidade emocional parental e o uso de tecnologias digitais móveis na interação pai-mãe-bebê. 2019. (Congresso).
    11. XII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento e I Conferência Internacional sobre Psicologia do Desenvolvimento. A satisfação das necessidades dos bebês nos momentos de higiene e de alimentação nas creches. 2019. (Congresso).
    12. 48ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. 2018. (Congresso).
    13. V Encontro Científico de Estudantes do ESIPP.Contratransferência na Observação de bebês. 2018. (Encontro).
    14. XI Encontro Nacional e IV Encontro Internacional sobre o Bebê. 2018. (Congresso).
    15. X CONGRESSO INTERNAZIONALE SULL? INFANT OBSERVATION SECONDO ESTHER BICK E SULLE SUE APPLICAZIONI. The Infant observation as an Intervention Strategy in an Obstetric Center. 2017. (Congresso).
    16. 17º Seminário Internacional da 17ª Semana do Bebê.Sintomas psicofuncionais: intervir com quem?. 2016. (Seminário).
    17. 1º Seminário da Saúde Integrada - Escola de Saúde Unisinos.Aspectos psicoemocionais da mãe e da criança nos 1000 dias. 2016. (Seminário).
    18. Intervenções com Bebês - Possibilidades e Desafios.Psicopatologia do bebê e da família. 2016. (Outra).
    19. Pesquisa em Psicologia Clínica: passado, presente e futuro.Como a Psicologia pode ajudar a entender o bebê no séc. XXI?. 2016. (Simpósio).
    20. Simpósio de Psicologia em Cardiologia do Congresso da Sociedade de Cardiologia do RS ? SOCERGS 2016. Tecnologia do cuidado na atenção à saúde: Prematuridade e UTI Neonatal - uma proposta de intervenção. 2016. (Congresso).
    21. X Seminário de Psicologia da IMED: Desenvolvimento Infantil - avaliação e intervenção.Prematuridade e intervenção neonatal. 2016. (Seminário).
    22. I Encontro Latinoamericano de Observação de Bebês segundo o Método de Esther Bick. 2015. (Encontro).
    23. III Encontro Internacional e X Encontro Nacional sobre o Bebê.Sintomas psicofuncionais e depressão materna: um estudo qualitativo. 2015. (Encontro).
    24. XV Simpósio de Pesquisa e Intercâmbioa Científico da ANPEPP. 2014. (Simpósio).
    25. II Encontro Internacional e o IX Encontro Nacional sobre o Bebê.Os sintomas psicofuncionais e a clínica com o bebê que experimentou internação neonatal. 2013. (Encontro).
    26. Regional Conference: Early Intervention to Promote Child Development and Mental Health: from institucional care to family environment. Observation of delivery in an Obstetric Center. 2013. (Congresso).
    27. 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia e VIII Congresso Iberoamericano de Psicologia da Federação Iberoamericana de Associações de Psicologia. 2012. (Congresso).
    28. XIV Simpósio da ANPEPP. 2012. (Simpósio).
    29. A Saúde Integral e os Cuidados em Saúde: Missão Internacional ao Uruguai. 2011. (Outra).
    30. Capacitação Docente UNISINOS 2011-1. 2011. (Outra).
    31. I Congresso Latino-americano de Psicanálise na Universidade. Reflexões sobre a função materna e a função paterna na contemporaneidade: Ser mãe em uma UTI Neonatal - desafios e perspectivas. 2011. (Congresso).
    32. Os casos clínicos de Serge Lebovici: elementos da psicopatologia do bebê e a consulta terapêutica. 2011. (Outra).
    33. XXII Jornada do IEPP: Os nós do egoísmo: articulações entre o Eu e o Outro.Considerações sobre experiências precoces e a construção do self. 2011. (Outra).
    34. Capacitação Docente UNISINOS. 2010. (Encontro).
    35. II Jornada de Enfermagem do Hospital Municipal de Novo Hamburgo.Humanização e cuidado. 2010. (Outra).
    36. PA Conhecendo a UNISINOS. 2010. (Encontro).
    37. Pesquisando a Pesquisa UNISINOS. 2010. (Encontro).
    38. Treinamento Elsevier nas bases de dados ScienceDirect, Scopus e Compendex. 2010. (Outra).
    39. VII Jornada Gaúcha de Psicologia Hospitalar: hospital, saúde e sociedade.Diferentes abordagens em Hospital Geral: abordagem psicanalítica. 2010. (Outra).
    40. Workshop Textos Científicos. 2010. (Oficina).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (7)
    1. DONELLI, T. M. S.. Lançamento da Rede de Atenção à Primeira Infância do município de São Leopoldo. 2019. (Outro).. . 0.
    2. DONELLI, T. M. S.. Aula inaugural do Curso de Psicologia: Álcool e outras Drogas - Abordagens e Desafios no fazer Psi. 2017. (Outro).. . 0.
    3. DONELLI, T. M. S.. Aula inaugural do Curso de Psicologia: Psicologia - práticas de inclusão e aprendizagens. 2017. (Outro).. . 0.
    4. DONELLI, T. M. S.. Aula Inaugural do Curso de Psicologia: Psicologia - práticas de inclusão e trabalho. 2017. (Outro).. . 0.
    5. DONELLI, T. M. S.. Aula Inaugural do Curso de Psicologia UNISINOS: Relações de gênero, implicações para a Psicologia. 2016. (Outro).. . 0.
    6. MOSMANN, C. P. ; DONELLI, T. M. S.. II Simpósio de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UNISINOS - Psicologia Clínica: pesquisa e prática. 2013. Outro
    7. BENETTI, S. P. C. ; DONELLI, T. M. S.. Seminário Anual de Pesquisa - Pesquisa em Psicologia Clínica: Possibilidades e Desafios. 2012. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (2)
    • Tagma Marina Schneider Donelli ⇔ Angela Helena Marin (10.0)
      1. FRIZZO, G. B. ; AZEVEDO, E. C. ; ROSA, F. S. ; DONELLI, T. M. S. ; LEVANDOVSKI, D. C. ; MARIN, A. H.. Avaliação de sintomas Psicofuncionais em bebês: revisão crítica da literatura do uso do symptom Checklist. ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM PSICOLOGIA. v. 9, p. 100-117, issn: 2236-6407, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. MAHENDRA, F. M. ; DONELLI, T. M. S. ; MARIN, A. H.. Compreendendo o ambiente familiar no contexto da reprovação escolar de adolescentes. GERAIS: REVISTA INTERINSTITUCIONAL DE PSICOLOGIA. v. 11, p. 45-60, issn: 1983-8220, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. PEZZI, F. A. S. ; DONELLI, T. M. S. ; MARIN, A. H.. School Failure in the Perception of Adolescents, Parents and Teachers. Psico-USF (Impresso). v. 21, p. 319-330, issn: 1413-8271, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. MARIN, A. H. ; DONELLI, T. M. S.. Maternidade e paternidade: a parentalidade em diferentes contextos (resenha). Aletheia (ULBRA). v. 40, p. 185-186, issn: 1413-0394, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. LEVANDOWSKI, Daniela Centenaro ; MARIN, Angela H ; FRIZZO, G. B. ; DONELLI, Tagma S ; MAIA, G. N.. Sintomas Psicofuncionais em Bebês: caracterização e avaliação. Em: Ricardo Gorayeb; Maria Cristina Miyazaki; Maycoln Teodoro. (Org.). PROPSICO Programa de Atualização em Psicologia Clínica e da Saúde: Ciclo 4. 1ed.Porto Alegre. : Artmed Panamericana. 2020.v. 3, p. 121-151.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. SCHAEFER, M. P. ; DONELLI, T. M. S. ; MARIN, A. H.. PESQUISA E INTERVENÇÃO NO CONTEXTO DA PREMATURIDADE: CONSIDERAÇÕES METODOLÓGICAS. Em: Benedito Rodrigues da Silva Neto. (Org.). Ciências da saúde [recurso eletrônico] : da teoria à prática. 7ed.Ponta Grossa. : Atena Editorial. 2019.v. 7, p. 266-278.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. DONELLI, Tagma S ; MARIN, Angela H ; Frizzo, Giana B. ; LEVANDOWSKI, Daniela Centenaro. Interação mãe-bebê e sua repercussão na sintomatologia somática funcional infantil: uma contribuição metodológica e algumas evidências. Em: Luciana Fontes Pessôa; Deise Maria Leal Fernandes Mendes; Maria Lucia Seidl-de-Moura. (Org.). Parentalidade: diferentes perspectivas, evidências e experiências. 1ed.Curitiba. : Editora Appris. 2018.v. 1, p. 169-182.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. SCHAEFER, M. P. ; DONELLI, T. M. S. ; MARIN, A. H.. Pesquisa e intervenção no contexto da prematuridade: considerações metodológicas. Em: CIAIQ2017/ISQR2017:6ºCONGRESSO IBERO­AMERICANOEMINVESTIGAÇÃO QUALITATIVAAND2ND INTERNATIONALSYMPOSIUMON QUALITATIVERESEARCH, v. 2, p. 472-481, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. Müller, P. W ; Waikamp, V. ; DONELLI, Tagma Marina Schneider ; MARIN, A. H.. Relação mãe-bebê e os transtornos alimentares. Em: Feira de Iniciação Científica da FEEVALE, 2013, Novo Hamburgo. Anais da Feira de Iniciação Científica da FEEVALE, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. Marin, Angela Helena; DONELLI, T. M. S.. Psicopatologia do bebê e da família. 2016. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

    • Tagma Marina Schneider Donelli ⇔ Giana Bitencourt Frizzo (5.0)
      1. AZEVEDO, E. C. ; DONELLI, TAGMA MARINA SCHNEIDER ; Silva, Milena da Rosa ; Frizzo, G.B.. Leitura materna sobre depressão pós-parto e sintomas psicofuncionais do bebê: estudo de um caso de psicoterapia mãe-bebê. Psicologia Clinica (PUCRJ I mpresso). v. 32, p. 79-100, issn: 0103-5665, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. SILVA, HELOISA CARDOSO DA ; Silva, Milena da Rosa ; Frizzo, Giana Bitencourt ; DONELLI, TAGMA MARINA SCHNEIDER. Sintomas Psicofuncionais e Depressão Materna: Um Estudo Qualitativo. Psico-USF. v. 23, p. 59-70, issn: 2175-3563, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. SANTOS, C. C. ; DONELLI, TAGMA MARINA SCHNEIDER ; Frizzo, Giana B.. Sintomas alimentares infantis e a interação mãe-bebê. Acta Psicossomatica. v. 1, p. 33-45, issn: 2595-9867, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. LEVANDOWSKI, Daniela Centenaro ; MARIN, Angela H ; FRIZZO, G. B. ; DONELLI, Tagma S ; MAIA, G. N.. Sintomas Psicofuncionais em Bebês: caracterização e avaliação. Em: Ricardo Gorayeb; Maria Cristina Miyazaki; Maycoln Teodoro. (Org.). PROPSICO Programa de Atualização em Psicologia Clínica e da Saúde: Ciclo 4. 1ed.Porto Alegre. : Artmed Panamericana. 2020.v. 3, p. 121-151.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. DONELLI, Tagma S ; MARIN, Angela H ; Frizzo, Giana B. ; LEVANDOWSKI, Daniela Centenaro. Interação mãe-bebê e sua repercussão na sintomatologia somática funcional infantil: uma contribuição metodológica e algumas evidências. Em: Luciana Fontes Pessôa; Deise Maria Leal Fernandes Mendes; Maria Lucia Seidl-de-Moura. (Org.). Parentalidade: diferentes perspectivas, evidências e experiências. 1ed.Curitiba. : Editora Appris. 2018.v. 1, p. 169-182.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:41