Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Alessandra de Sa Mello da Costa

Professora de Estudos Organizacionais do Departamento de Administração (IAG) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Coordenadora da sua Pós-Graduação em Administração de Empresas. Membro da Comissão de Carreira Docente do Centro de Ciências Sociais (CCS) da PUC-Rio. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 e Bolsista CNPq - Edital Universal/2018. Bolsista FAPERJ Jovem Cientista do Nosso Estado - 2020. Doutora em Administração pela EBAPE - Fundação Getulio Vargas, Mestre em Administração de Empresas pelo IBMEC-RJ e Graduada em Administração e em História. Coordenadora eleita da Divisão de Estudos Organizacionais (EOR) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) para o triênio 2018-2020. Membro do Comitê Científico da Divisão Acadêmica Estudos Organizacionais (EOR) da ANPAD (2015/2017). Consultora de Projetos de Fomento da CAPES e CNPq. Membro de Comitês de Avaliação da CAPES. Membro do Corpo Editorial dos periódicos Cadernos EBAPE.BR (FGV), Revista Organizações & Sociedade (UFBA), Revista Pensamento Contemporâneo em Administração (UFF) e Observatório Nacional de Turismo (FGV), também atua como revisora de periódicos nacionais e internacionais tais como: Organization, Management Learning, Journal of Management History (JMH), Qualitative Research in Organizations and Management (QROM), Revista de Administração Pública (RAP), Revista de Administração Contemporânea (RAC), Revista de Administração de Empresas (RAE), Revista Organizações & Sociedade (UFBA), BAR (Brazilian Administration Review), entre outras. Líder do Grupo Pesquisa Histórica em Administração, possui interesse de pesquisa nas áreas de: (1) História, Memória e Organizações; (2) Comunicação, Identidade e Discursos Organizacionais; e (3) Teorias Organizacionais e Perspectivas Críticas. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3207-2888. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/0942825872136360 (24/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Administração IAG. Rua Marquês de São Vicente 225 Prédio IAG Gávea 22451900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil Telefone: (21) 21389002 URL da Homepage: www.iag.puc-rio.br
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Administração
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (8)
    1. 2021-Atual. Edital FAPERJ - Programa Jovem Cientista do Nosso Estado - 2020 - Usos Estrategicos do Passado e Identidade Organizacional: Um Estudo sobre os Museus e Centros de Memoria Corporativos de Clubes de Futebol do Rio de Janeiro.
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Alessandra de Sá Mello da Costa - Coordenador / Luis Alexandre Grubits de Paula Pessôa - Integrante / Rafael Cuba Mancebo - Integrante / Ana Paula Medeiros Bauer - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.
      Membro: Alessandra de Sa Mello da Costa.
    2. 2020-Atual. Edital CNPq No. 06/2019. Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ 2/CNPq). Titulo do Projeto: Temporalidade, Narrativas e Identidade: Um Estudo sobre Museus Corporativos de Clubes de Futebol.
      Descrição: O projeto tem por objetivo mapear e analisar os principais museus corporativos de clubes de futebol brasileiros a partir dos conceitos de história, memória e narrativas organizacionais. As seguintes perguntas direcionam o percurso de pesquisa: (1) Quais são os museus e centros de memória corporativos de clubes de futebol brasileiros? (2) Como estes espaços de memória se configuram? (3) Quais histórias e memórias (materiais, textuais e orais) escolhem mostrar? No que diz respeito aos procedimentos metodológicos, a pesquisa vincula-se aos estudos organizacionais históricos (historical organization studies) que tem como foco desenvolver pesquisas organizacionais baseadas em fontes, métodos e conhecimento histórico, inserindo as organizações - e as suas práticas cotidianas - em seus contextos sócio históricos de forma a gerar narrativas teóricas historicamente informadas. Para construção do corpo de dados são utilizados como fontes (a) documentos institucionais dos memoriais e museus corporativos, tais como textos, relatórios, depoimentos, imagens e vídeos; (b) documentos provenientes de arquivos públicos; (c) entrevistas e depoimentos (fontes orais) com os agentes sociais envolvidos na criação e gestão das organizações a serem investigadas; e (d) visitas técnicas. Ainda de forma a embasar e conduzir os protocolos metodológicos requeridos, os dados serão analisados com base na análise histórica e na análise de discurso.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Alessandra de Sá Mello da Costa - Coordenador / Marcelo Almeida de Carvalho Silva - Integrante / Rafael Cuba Mancebo - Integrante / HODGE, PATRICIA AYUMI - Integrante / Diego Marques Soares Duarte - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Alessandra de Sa Mello da Costa.
    3. 2018-Atual. Edital MCTIC/CNPq No 28/2018 Universal. Titulo do Projeto: Memoriais e Museus Corporativos como Lugares de Memoria: Identificacao, Mapeamento e Analise.
      Descrição: A presente pesquisa, buscando contribuir para uma melhor compreensão acerca do pensamento e das práticas administrativas, tem por objetivo identificar, mapear e analisar os projetos organizacionais de usos do passado materializados na forma de Memoriais e Museus Corporativos, na região sudeste brasileira, a partir dos conceitos de memória coletiva (POLLAK, 1989, 1992; OLICK, 1999, 2007; ZERUBAVEL, 2011), lugares de memória (NORA, 1989, 1993, 2011) e responsabilidade histórica corporativa (OLICK, 2007; JANSSEN, 2013; SCHREMPF-STIRLING, PALAZZO & PHILLIPS, 2016). Na área de administração, o interesse pelo tema história, memória e organizações cresce a cada dia, legitimando a pesquisa histórica como um significativo aparato teórico-epistemológico de entendimento dos fenômenos organizacionais (ROWLINSON, HASSARD & DECKER, 2014; GODFREY, HASSARD, O?CONNOR, ROWLINSON & RUEF, 2016). Em relação aos estudos de memória, também é cada vez maior o número de pesquisadores interessados em compreender e problematizar as diferentes formas de representação, mediação e circulação tanto das memórias quanto das políticas de memórias (ASSMANN, 2010; HUYSSEN, 2004; 2014). É neste contexto que a pesquisa se insere e assume como norte três premissas acerca da memória e dos lugares de memória organizacionais: (1) a memória deve ser entendida como a condição daquilo que se tem no presente e que pertence ao passado e por isso o passado é moldado pelas preocupações e necessidades dos pesquisadores no presente; (2) os indivíduos sempre se lembram do passado a partir de uma posição ocupada em um grupo social no presente e assim estudar a memória e a história das organizações engloba não somente estudos sobre o passado e o futuro das organizações, mas estudos acerca do sentido do passado e do futuro para as organizações; e (3) por fim, a volta ao passado para construção do presente é sempre política e discutir a apropriação da história e da memória pelas organizações significa problematizar a opção dos gestores das organizações a respeito do que lembrar e do que esquecer. No que diz respeito aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa é interpretativa e vincula-se aos estudos organizacionais históricos (historical organization studies) que tem como foco desenvolver pesquisas organizacionais baseadas em fontes, métodos e conhecimento histórico, inserindo as organizações - e as suas práticas cotidianas - em seus contextos sócio históricos de forma a gerar narrativas teóricas historicamente informadas (MACLEAN, HARVEY & CLEGG, 2016). Para construção do corpo de dados serão utilizados como fontes (a) documentos institucionais públicos disponibilizados tanto no sítio eletrônico quanto nos espaços físicos dos memoriais e museus corporativos a serem investigados, tais como textos, relatórios, depoimentos, imagens e vídeos; (b) documentos provenientes de arquivos públicos; e (c) entrevistas e depoimentos (fontes orais) com os agentes sociais envolvidos na criação e gestão das organizações a serem investigadas. Ainda de forma a embasar e conduzir os protocolos metodológicos requeridos, os dados serão analisados segundo procedimentos historiográficos e análise crítica do discurso (AROSTEGUI, 2006; FAIRCLOUGH, 2001).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Alessandra de Sá Mello da Costa - Coordenador / Luis Alexandre Grubits de Paula Pessôa - Integrante / Rafael Cuba Mancebo - Integrante / Renata Guimarães Quelha de Sá - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Alessandra de Sa Mello da Costa.
    4. 2015-2019. Edital FAPERJ No 06/2015. Programa Jovem Cientista do Nosso Estado ? 2015. Titulo do Projeto: Acervos e Arquivos de Empresas: Um Estudo sobre os Centros de Memoria e Documentacao Corporativos.
      Descrição: O presente projeto, de forma a contribuir para uma melhor compreensão acerca do pensamento e das práticas administrativas, tem por objetivo identificar como as organizações contemporâneas materializam estrategicamente o seu passado, problematizando a criação e a gestão dos acervos e arquivos empresariais. Em um contexto como o atual, onde as organizações (re)escrevem a sua própria história e depois disponibilizam de forma sistematizada seus documentos como fontes de informação para grupos considerados estratégicos e de interesse, os acervos empresariais adquirem uma nova relevância (NISSLEY e CASEY, 2002; RIBEIRO E BARBOSA, 2007; BOOTH e ROWLINSON, 2006; COSTA e SARAIVA, 2011). Mais do que apenas espaços de alocação e/ou guarda de documentos, estes passam a ser entendidos como provedores de futuros ganhos estratégicos e a ideia de arquivo morto passa então a ser substituída pela ideia de fonte competitiva. Mas como explorar esses acervos e arquivos empresariais? Como apropriar-se das fontes empresariais e utilizá-las como fontes históricas? É neste sentido que a pergunta de pesquisa que irá nortear o presente projeto é: Como, por quem e com que finalidade são constituídos e gerenciados os acervos dos principais Centros de Documentação e Memória Corporativa no Brasil? No que diz respeitos aos procedimentos metodológicos, o estudo assume-se como qualitativo e, para a construção do corpo de dados serão utilizados como fontes (1) documentos institucionais públicos disponibilizados tanto no sítio eletrônico das empresas a serem investigadas quanto em seus Centros de Documentação e Memória, tais como textos, relatórios, depoimentos, imagens e vídeos; (2) documentos provenientes de arquivos públicos; e (3) entrevistas com criadores e gestores das empresas a serem investigadas. Ainda de forma a embasar e conduzir os protocolos metodológicos requeridos, os dados serão analisados segundo a análise crítica do discurso (FAIRCLOUGH, 2001).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Alessandra de Sá Mello da Costa - Coordenador / Rafael Cuba Mancebo - Integrante / Carlos Arthur Vieira Monteiro - Integrante / Talita de Oliveira Trindade - Integrante / Juliana Molina Binhote - Integrante / Renata Guimarães Quelha de Sá - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.
      Membro: Alessandra de Sa Mello da Costa.
    5. 2013-2014. A Memoria como Negocio? Um Estudo sobre Empresas Produtoras de Historia Empresarial
      Descrição: Introdução/Justificativa Desde os anos 1980, os estudos de memória vêm problematizando cada vez mais as formas de representação, mediação e circulação das memórias nas sociedades (NORA, 1993; 2011; VERMEULEN e CRAPS, 2012). Transbordando fronteiras entre disciplinas e culturas, a memória passa então a ser compreendida como global (HUYSSEN, 2000), adquirindo estas críticas uma importância cada vez maior nas áreas de ciências humanas e sociais (OLICK e ROBBINS, 1998). Tal movimento também pode ser percebido na área de Administração (ANTEBY e MOLNAR, 2012; ROWLINSON et. al 2010) onde, sob diferentes perspectivas, estes estudos vinculam memória à noção de estratégia e passam a orientar pesquisadores e seus novos objetos de pesquisa. No que diz respeito às organizações, a sua memória vem sendo formalizada de diferentes formas e, como desdobramento, estas passam a gerenciar os seus próprios estudos de memória, construindo seus espaços (primeiro físicos e depois também virtuais) e cargos estratégicos específicos para essa atividade. Este é exatamente o caso dos Acervos de Memória Empresarial. De uma forma mais ampla, estes acervos são disponibilizados em centros de memória: espaços com função cultural, educativa e ? principalmente ? estratégica onde a história da empresa é resgatada do passado, legitimada e tornada pública. De forma um pouco menos recorrente, também abrigam o histórico do ramo e da área de atuação da empresa, as histórias dos seus funcionários e da própria sociedade na qual está inserida a empresa. Considerados ?os mais completos produtos de memória empresarial" (TOTINI e GAGETE, 2004, p.124), a partir de 1980 uma série destes centros vem sendo criados no Brasil, como por exemplo: o Núcleo de Memória Odebrecht em 1984; o Centro da Memória da Eletricidade em 1986; o Centro de Documentação e Memória da Klabin em 1989; o Memória Gerdau e o Memória Globo em 1999; o Centro de Memória Bosch em 2003, entre outros. Cabe ressaltar, entretanto, que este movimento adquire maior visibilidade a partir da ação de empresas especializadas em construir estes espaços. Tal trabalho adquire importância por propiciar o alcance de níveis aceitáveis de legitimidade e credibilidade uma vez que ?o controle da memória se estende aqui à escolha de testemunhas autorizadas (...) efetuado nas organizações mais formais pelo acesso dos pesquisadores aos arquivos? (POLLAK, 1989, p.10). Neste sentido, quem são estes produtores de história empresarial? Será possível afirmar, como o faz Alberti (1996), que a memória tornou-se um grande negócio? Objetivos Assumindo a premissa de que a memória formalizada pelas empresas pode ser entendida como estratégia organizacional, este projeto de pesquisa tem por objetivo: (1) identificar quais são hoje as principais organizações produtoras de história empresarial no Brasil; (2) problematizando esse processo como estratégico e legitimador tanto da trajetória histórica quanto das práticas de gestão da organização que adquire esse serviço. Metodologia Para a construção do corpo de dados, serão utilizados como fontes documentos institucionais públicos disponibilizados no sítio eletrônico das empresas investigadas, tais como textos, relatórios, depoimentos, imagens e vídeos; e (2) entrevistas com criadores e gestores das empresas. De forma a embasar e conduzir os protocolos metodológicos requeridos, os dados serão analisados segundo análise de discurso (FAIRCLOUGH, 1993). Assume-se neste projeto que a análise do discurso é o estudo sistemático de um conjunto de textos que tem por objetivo desvendar a forma como os discursos adquirem significado por meio de atividades que incluem a produção, a distribuição e o consumo destes mesmos textos. Mais do que interpretar a realidade social como ela existe, a análise do discurso busca compreender como a realidade social é produzida. Como desdobramento, por meio da análise de um conjunto de discursos pode-se encontrar as motivações de um dado grupo, o que d. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Alessandra de Sá Mello da Costa - Coordenador / Felipe Costa Carvalho - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Alessandra de Sa Mello da Costa.
    6. 2012-2015. Edital PUC-Rio - Programa de Incentivo a Produtividade em Ensino e Pesquisa 2012. Projeto de Desenvolvimento de Linha de Pesquisa em Historia, Memoria e Organizacoes
      Descrição: Projeto financiado pelo Programa de Incentivo à Produtividade em Ensino e Pesquisa da PUC-Rio, tem por objetivo viabilizar a criação de uma agenda de pesquisa para a área de estudos organizacionais que contemple a perspectiva histórica por meio da temática: História, Memória e Organizações. A institucionalização da linha de pesquisa ocorrerá por meio da formação de grupo de pesquisa ligado ao Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IAG/PUC Rio) com alunos da graduação (envolvendo a participação discente por meio de iniciação científica), do mestrado e do doutorado. Como grupo de pesquisa, o seu principal objetivo será fortalecer, aprofundar e integrar o conhecimento tanto a respeito das organizações quanto sobre o estudo da administração, por meio do desenvolvimento de investigações de caráter científico que adotem perspectivas teóricas multidisciplinares e inovadoras concernentes à linha de pesquisa pretendida. Ao mesmo tempo, o grupo buscará formar parcerias com outros pesquisadores que tenham interesses convergentes, sejam grupos de pesquisa da área de estudos organizacionais e de outras áreas, sejam grupos de pesquisa de outras instituições de ensino e pesquisa de renome nacional e internacional. No que diz respeito ao ensino, a nova linha de pesquisa busca contribuir no sentido de complementar disciplinas já existentes na grade curricular e oferecendo novas disciplinas eletivas que busquem resgatar e problematizar os aspectos históricos do contexto da realidade brasileira em um contexto maior de estudos das práticas de gestão.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Alessandra de Sá Mello da Costa - Coordenador / Marcelo Almeida de Carvalho Silva - Integrante / Rafael Cuba Mancebo - Integrante / Carlos Arthur Vieira Monteiro - Integrante. Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - Bolsa.
      Membro: Alessandra de Sa Mello da Costa.
    7. 2011-2013. A instrumentalizacao das redes sociais virtuais na gestao de marketing: analise do discurso das revistas de negocios
      Descrição: Este projeto tem por objetivo responder à seguinte pergunta: como a instrumentalização das redes sociais virtuais (Twitter, Facebook, Orkut, etc.) é representada no discurso das revistas de negócios brasileiras? De forma mais específica, busca-se compreender a representação do papel desempenhado por essas redes sociais virtuais na gestão de marketing, em especial nas atividades de comunicação e de relacionamento com o cliente. A equipe do projeto é composta por dois professores do IAG/PUC-Rio e por um aluno bolsista PIBIC (CNPQ).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Alessandra de Sá Mello da Costa - Integrante / Luis Alexandre Grubits de Paula Pessôa - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Alessandra de Sa Mello da Costa.
    8. 2011-2013. Historia Empresarial e a Formalizacao Social do Passado nas Organizacoes: um Estudo do Memoria PETROBRAS.
      Descrição: Assumindo a premissa de que a memória formalizada pelas empresas pode ser entendida como estratégia organizacional, este projeto de pesquisa tem por objetivo: (1) investigar historicamente a criação do Memória PETROBRAS; e (2) identificar e analisar quais foram as estratégias atreladas a esta criação. A equipe do projeto é composta por um professore do IAG/PUC-Rio e por um aluno bolsista PIBIC (CNPQ).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Alessandra de Sá Mello da Costa - Coordenador / Carolina Martins Sauma - Integrante. Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Alessandra de Sa Mello da Costa.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (6)
    1. Prêmio de Melhor Trabalho da Divisão de Estudos Organizacionais (EOR) do EnANPAD 2021, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração.. 2021.
      Membro: Alessandra de Sá Mello da Costa.
    2. Orientação, Menção Honrosa - Prêmio IAG de Melhor Dissertação de Mestrado 2020 (Aluna Cynthia Adrielle de Souza Santos), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), IAG/ Departamento de Administração... 2020.
      Membro: Alessandra de Sá Mello da Costa.
    3. Orientação, Prêmio IAG de Melhor Dissertação de Mestrado 2019 (Aluna Renata Guimarães Quelha de Sá), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), IAG/ Departamento de Administração... 2019.
      Membro: Alessandra de Sá Mello da Costa.
    4. Pesquisador Emérito do ABRAS, Universidade Federal Fluminense (UFF) - ABRAS (Núcleo de Estudos em Administração Brasileira).. 2017.
      Membro: Alessandra de Sá Mello da Costa.
    5. Orientação, Prêmio IAG de Melhor Dissertação de Mestrado 2014 (Aluno Marcelo Almeida de Carvalho Silva), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), IAG/ Departamento de Administração... 2014.
      Membro: Alessandra de Sá Mello da Costa.
    6. Prêmio Destaque de Orientação de Iniciação Científica de 2012, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.. 2012.
      Membro: Alessandra de Sá Mello da Costa.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (57)
    1. 46Th Annual Macromarketing Conference 2021. 40 years of racism in advertising : a decolonial perspective on the decisions of the Brazilian National Council of Advertising Self-Regulation. 2021. (Congresso).
    2. 11º Congresso Nacional de Administração e Contabilidade (AdCont) 2019. Mercados como Construções Narrativas: Análise das Narrativas para a Criação de Cemitérios Públicos. 2020. (Congresso).
    3. 45Th Annual Macromarketing Conference 2020. Markets as Narrative Constructions: Analysis of the Narratives for the Creation of Public Cemeteries. 2020. (Congresso).
    4. XIV Congresso Brasileiro Cienti?fico de Comunicac?a?o Organizacional e de Relac?o?es Pu?blicas. Nostalgia, aprendizado e confraternizac?a?o: estrate?gias de experie?ncia do torcedor no espac?o de memo?ria do Clube de Regatas do Flamengo (Fla Memo?ria). 2020. (Congresso).
    5. XLIV Encontro da ANPAD 2020 (EnANPAD). Coordenação da Divisão de Estudos Organizacionais (EOR) no XLIV EnANPAD. 2020. (Congresso).
    6. 10º Congresso Nacional de Administração e Contabilidade (AdCont) 2019. A Construção Metafórica do Golpe de 1964: Uma Análise dos Editoriais do Jornal Folha de São Paulo. 2019. (Congresso).
    7. 21st GBATA Annual International Conference. ETHICS AND HUMAN RIGHTS BEYOND THE OFFICIAL CORPORATE HISTORY. 2019. (Congresso).
    8. III Encontro CCB - Cultura e Consumo Brasil.A Pesquisa Histórica. 2019. (Encontro).
    9. X Encontro de Estudos Organizacionais da ANPAD (EnEO). Coordenação do Evento. 2019. (Congresso).
    10. XLIII Encontro da ANPAD 2019 (EnANPAD). Coordenação da Divisão de Estudos Organizacionais (EOR). 2019. (Congresso).
    11. 7th LAEMOS Conference. The Memorial of Resistance of Sao Paulo: a bridge connecting past and present through a socio-educational agenda. 2018. (Congresso).
    12. Congresso de Administração, Sociedade e Inovação (CASI). Oficina de Métodos Históricos: Conceitos e Aplicações da História Oral em Pesquisas de Administração. 2018. (Congresso).
    13. Mesa Redonda Representações do Passado: Memória, Nostalgia e Morte.Representações do Passado: Memória e Nostalgia. 2018. (Outra).
    14. V Congreso Red Pilares. Acervos e arquivos de empresas: um estudo sobre os centros de memória e documentação corporativos. 2018. (Congresso).
    15. V Congresso Brasileiro de Estudos Organizacionais (CBEO). ?Imprensa, Discurso Ideológico e Golpe de Estado: uma Análise do Caderno Especial ?64 ? Brasil Continua? do Jornal Folha de São Paulo à Luz da Análise Crítica do Discurso?. 2018. (Congresso).
    16. VIII Seminário de Economia Criativa.História, Memória e Empresas. 2018. (Seminário).
    17. XLII Encontro da ANPAD 2018 (EnANPAD). As Contribuições Teórico-Metodológicas da História Oral para as Pesquisas em Estudos Organizacionais. 2018. (Congresso).
    18. 10th Critical Management Studies Conference. A Past in Dispute: Politics of Memory and Forgetting in the Memorial of Resistance of São Paulo. 2017. (Congresso).
    19. Colóquio Internacional Greimas: Desenvolvimentos, apropriações e desdobramentos para uma Semiótica das práticas.A Nostalgia no Discurso Mercadológico: Uma Leitura à Luz da Semiótica Greimasiana. 2017. (Seminário).
    20. Congresso de Administração, Sociedade e Inovação (CASI). Workshop de Pesquisa Histórica em Administração: Percurso de Pesquisa e Casos Práticos de Coleta e Análise de Dados. 2017. (Congresso).
    21. III Simpósio Internacional Brasil: da Ditadura à Democracia.Empresas, Memória e Ditadura. 2017. (Simpósio).
    22. VIII Congresso Nacional de Administração e Contabilidade (AdCont). Pluralidade, Negociação e Construção Social do Passado: A ANTi-History como Método Histórico de Pesquisa em Administração. 2017. (Congresso).
    23. XLI Encontro da ANPAD 2017 (EnANPAD). A Pesquisa Histórica em Administração. 2017. (Congresso).
    24. XX SEMEAD - Seminários em Administração - FEA/USP.Quem constrói a História e Memória das Empresas? Reflexões Iniciais sobre Gestão e Produção de Memória Organizacional. 2017. (Seminário).
    25. IX Encontro de Estudos Organizacionais (EnEO). Museus Corporativos Estratégicos: Uma Análise do Espaço de Memória da Cervejaria Bohemia. 2016. (Congresso).
    26. XL Encontro da ANPAD 2016 (EnANPAD). Gestão da História e das Memórias Empresariais? Uma Reflexão à Luz da Comunicação Organizacional. 2016. (Congresso).
    27. Congresso de Administração, Sociedade e Inovação (CASI).Oficina: Análise Crítica do Discurso. 2015. (Oficina).
    28. Evento Desconstruções (UFMG/FACE).Palestra: As Empresas e a Ditadura Militar. 2015. (Encontro).
    29. II Congresso Nacional Mackenzie Letras em Rede: Tradic?a?o e Inovac?a?o. A Nostalgia no Discurso Mercadológico: Uma Análise Crítica à Luz da Semiótica Discursiva de Linha Francesa. 2015. (Congresso).
    30. XXXIX Encontro da ANPAD 2015 (EnANPAD). Empresas, Violação dos Direitos Humanos e Ditadura Civil Militar Brasileira: A Perspectiva da Comissão Nacional da Verdade.. 2015. (Congresso).
    31. Academy of Management 2014 Annual Meeting. 2014. (Congresso).
    32. VIII Encontro de Estudos Organizacionais (EnEO). A Trajetória Histórica de Duque de Caxias e a Constituição do Espaço Social a partir do advento da REDUC: Paradoxos e Contradições. 2014. (Congresso).
    33. XXII Seminário de Iniciação Científica da PUC-Rio.A Memória como Negócio? Um Estudo sobre Empresas Produtoras de História Empresarial. 2014. (Seminário).
    34. XXXVIII Encontro da ANPAD 2014 (EnANPAD).Os meios de comunicação como um lugar de memória? História, Memória e Tradição no Discurso Publicitário na Revista Veja. 2014. (Encontro).
    35. Academy of Management 2013 Annual Meeting. The Social Engagement of Individual Memories: The Petrobras Worker´s Memory Program. 2013. (Congresso).
    36. I Congresso Brasileiro de Estudos Organizacionais (CBEO). A Organização (In)Corporada: Ontologia Organizacional e Corpo em Evidência. 2013. (Congresso).
    37. The 8th International Conference in Critical Management Studies. Extreme Jobs? What Do Brazilian Employees Say About It.. 2013. (Congresso).
    38. XXI Seminário de Iniciação Científica da PUC-Rio.Renovação de Projeto: História Empresarial e a Formalização Social do Passado nas Organizações: um Estudo do Memória PETROBRAS. 2013. (Seminário).
    39. XXXVII Encontro da ANPAD 2013 (EnANPAD). A Empresa como um Lugar de Memória? Uma análise do Discurso do Programa Memória Petrobras. 2013. (Congresso).
    40. 2012 Academy of Management Annual Meeting. New Public Management and NGOs in Brazil: The Task of Strengthening the Civil Society Participation. 2012. (Congresso).
    41. Aula Inaugural do Curso de Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).Empreendedor e Empreendedorismo na Contemporaneidade: Insereção Profissional e Nova Organização Social do Trabalho. 2012. (Outra).
    42. VII Encontro de Estudos Organizacionais - ENEO. Usos e Significados do Conhecimento Histórico em Estudos Organizacionais: Uma (Re)Leitura do Taylorismo Sob a Perspectiva do Poder Disciplinar.. 2012. (Congresso).
    43. XX Seminário de Iniciação Científica da PUC-Rio.História Empresarial e a Formalização Social do Passado nas Organizações: um Estudo do Memória PETROBRAS. 2012. (Seminário).
    44. XXXVI Encontro da ANPAD 2012 (EnANPAD). A Construção da Memória Empresarial como Estratégia de Comunicação Organizacional: Uma Discussão Inicial. 2012. (Congresso).
    45. 2011 Academy of Management Annual Meeting. Ideology and Hegemonic Discourses: Entrepreneur and Entrepreneurship in a Historical Perspective. 2011. (Congresso).
    46. I Colóquio de Epistemologia e Sociologia da Administração.A Ideologia Neo-Liberal e a Formação de Administradores Públicos à Luz das Lentes Epistemológicas de Louis Althusser.. 2011. (Seminário).
    47. III Encontro de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho (EnGPR).O Sofrimento Laboral na Arte Literária do "Velho Safado": a Obra de Charles Bukowski como Recurso de Ensino e Pesquisa em Psicodinâmica do Trabalho. 2011. (Encontro).
    48. Seminário Delmiro Gouveia & Visconde de Mauá: Pioneirismo Empreendedor no Brasil.Representações do Empreendedor e do Empreendedorismo no Espaço Organizacional Brasileiro Contemporâneo. 2011. (Seminário).
    49. XXXV Encontro da ANPAD 2011 (EnANPAD). O Consenso, o Exemplo e a Inexorabilidade: Discursos Hegemônicos acerca do Empreendedorismo como Mecanismo de Reprodução do Capital. 2011. (Congresso).
    50. 2010 Academy of Management Annual Meeting. A Critical Approach of the Financial Education: for an Education beyond Capital. 2010. (Congresso).
    51. 3rd Latin American and European Meeting on Organizational Studies (LAEMOS).Sustainable Development: An Analysis of Sustainability Corporate Discourses in Business Media in Brazil.. 2010. (Encontro).
    52. Consórcio Doutoral do XXXIV EnANPAD.Ideologia, Capitalismo Tardio e Formações Discursivas Hegemônicas: O Discurso do Empreendedorismo (re)produzido pelas Revistas de Negócios nas Empresas Juniores.. 2010. (Outra).
    53. Doctoral Student Consortium 2010 Academy of Management Annual Meeting.Ideology, Late Capitalism and Hegemonic Discursive Formations: The Discourse of Entrepreneurship produced and reproduced by the Business Magazines in Juniors Entreprises.. 2010. (Outra).
    54. IV Encontro de Administração Pública e Governança (EnAPG).Alinhando discursos: as Práticas Empreendedoras das Empresas Juniores à luz da New Public Management. 2010. (Encontro).
    55. IV Encontro de Marketing (EMA) da ANPAD.Tribalismo e Resistência ao Consumo: Etnografia de um Circuito Urbano de Parkour. 2010. (Encontro).
    56. VI Encontro de Estudos Organizacionais - EnEO.Processos de Institucionalização e Formação de Administradores: Apresentação de Evidências Simbólicas a partir de uma Análise Semiótica Institucional. 2010. (Encontro).
    57. XXXIV Encontro da ANPAD 2010 (EnANPAD).O que Lembrar e o que Esquecer? Memória e a Formalização Social do Passado nas Organizações. 2010. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (9)
    1. COSTA, A.M.. XLIV Encontro da ANPAD - Divisão de Estudos Organizacionais (EOR). 2020. (Congresso).. . 0.
    2. COSTA, A.M.. 10º Congresso Nacional de Administração e Contabilidade (AdCont) 2019. 2019. (Congresso).. . 0.
    3. COSTA, A.M.. XLIII Encontro da ANPAD - Divisão de Estudos Organizacionais (EOR). 2019. (Congresso).. . 0.
    4. COSTA, A.M.. X Encontro de Estudos Organizacionais (EnEO) - ANPAD. 2019. (Congresso).. . 0.
    5. COSTA, A.M.. XLII Encontro da ANPAD - Divisão de Estudos Organizacionais (EOR). 2018. (Congresso).. . 0.
    6. COSTA, A.M.; CORREA, L. R. ; GREEN, J. ; FONTES, P. ; MOREIRA, A.. III Simpósio Internacional Brasil: da Ditadura à Democracia. 2017. Congresso
    7. COSTA, A.M.. VIII Congresso de Administração e Contabilidade (AdCont). 2017. (Congresso).. . 0.
    8. COSTA, A. M.. 29ª Semana de Administração - IAG/PUC Rio. 2014. (Outro).. . 0.
    9. COSTA, A. M.. Semana de Integração ABC - Edição Brasil. 2013. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:41