Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Jairo Eduardo Borges-Andrade

Possui graduação (1972) em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB) e mestrado (1977) e doutorado (1979) em Sistemas Instrucionais pela Florida State University (EUA). Estágios de pós-doutorado realizados: International Food Policy Research Institute, EUA (1990), University of Sheffield, Inglaterra, e Rijksuniversiteit Gröningen, Holanda (2001) e Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, Portugal (2010). Foi pesquisador da Embrapa (1979-1993), onde desenvolveu atividades ligadas a gestão de pessoas e de ciência e tecnologia. De 1993 a 2019, foi professor titular na UnB, onde realizou atividades de pesquisa (Aprendizagem, Processos Psicossociais e Mudança nas Organizações), ensino (Graduação, Mestrado e Doutorado) e extensão (Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal). Continua realizando essas atividades de pesquisa e ensino, como Pesquisador Colaborador Sênior na UnB. Realizou tais atividades, em curtos períodos como professor visitante, nas Universidades de Bolonha (Itália), Coimbra (Portugal), Valência (Espanha), Johanesburg (África do Sul), Cali e Del Norte (ambas na Colômbia).Gestão realizada em entidades científicas e profissionais: Capes (Psicologia), CNPq (Psicologia), ANPEPP, SBPOT, CFP e CRP-01. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/3622720842959126 (06/09/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1A
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho. ICC-Sul - sala A1-109 Campus da UNB 70910900 - Brasília, DF - Brasil Telefone: (61) 31076828 URL da Homepage: https://www.psto.com.br/
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (1)
    1. 2016-Atual. Workplace Learning and Professional Development
      Descrição: Goal: The general objective is to investigate relationships between work design, learning strategies and professional development. Subprojects: 1) Development of quantitative cross-sectional studies on relationships between work design, learning strategies and professional development. 2) Development of qualitative and quantitative longitudinal studies on relationships between work design and the use of learning strategies. 3) Development of quantitative longitudinal studies on relationships between the use of learning strategies and the development of professional competencies. Learning is an employability instrument for workers and a strategic tool for organizations. Workplace learning is well valued in nowadays, under the supposition that it develops competencies that may lead to the improvement of the performance of professionals and their organizations. The design of teaching, in schools or in training centers, may promote the development of these competencies (formal learning). Alternatively, this development may happen without previous planning, when individuals start using learning strategies (informal learning). The nature of the available scientific knowledge, for the cases of formal and informal learning, is quite different. This knowledge may support the design of teaching conditions, in order to promote successful formal learning. However, in the second case, there is a large amount of insufficiently tested micro-theories, proposed by several disciplines. The predominant knowledge about informal learning at the workplace is descriptive and funded only on qualitative research. The integrated use of the produced knowledge that would come from both cases could support a strategic perspective. This perspective would contribute for the development of people at work and in organizations. However, there is a large gap of knowledge about informal learning at the workplace. This project intends to help reducing this gap.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) . Integrantes: Jairo Eduardo Borges-Andrade - Coordenador / Puente-Palacios, Katia Elizabeth - Integrante / Porto, Juliana Barreiros - Integrante / Luciana Mourão Cerqueira e Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 23 / Número de orientações: 12
      Membro: Jairo Eduardo Borges-Andrade.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (27)
    1. 1o Congresso Nordestino de Psicologia Organizacional e do Trabalho). Aprendizagem no Trabalho. 2019. (Congresso).
    2. 20 anos do PPG-Psicologia da UFRN.Passado, presente e futuro da Pós-Graduação Brasileira. 2019. (Encontro).
    3. VI Congreso Iberoamericano de Psicologia de las Organizaciones y el Trabjo. 1)Aprendizagem e Desenho do Trabalho; 2) Adaptação do Questionário de Desenho do Trabalho para o Brasil; 3). 2019. (Congresso).
    4. VI Seminário Novos Horizontes da ANPEPP. 2019. (Seminário).
    5. Work Commitment Brazil Workshop. 2019. (Oficina).
    6. 24th Congress of the International Association for Cross Cultural Psychology. Work and Organizational Psychology in Latin America. 2018. (Congresso).
    7. VIII Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Estratégias de aprendizagem no trabalho: Investigação do poder preditivo da percepção de desenvolvimento profissional e das características do trabalho. 2018. (Congresso).
    8. VIII Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Competência ou sorte? Lócus de controle e efetividade do treinamento. 2018. (Congresso).
    9. VIII Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho. O modelo teórico de desenho do trabalho proposto por Morgenson e Cols.. 2018. (Congresso).
    10. 47ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. A Psicologia Organizacional e do Trabalho na América Latina. 2017. (Congresso).
    11. 7th International Workshop.The New Face of the WOP_P EMJMD. 2017. (Oficina).
    12. Painel na I EIFA en POT.El proyecto de formación posgraduada POT en América Latina. 2017. (Oficina).
    13. V Congreso Iberoamericano de Psicologia de las Organizaciones y el Trabjo. Historia y perspectivas de la POT en América Latina. 2017. (Congresso).
    14. 45ª Reunião Anual de Psicologia. Congregar Faz a Diferença: O Caso da POT Brasileira. 2015. (Congresso).
    15. I Encontro Maranhense de Psicologia Organizacional e do Trabalho.Trajetória da Pesquisa e Pós-graduação e a Produção Intelectual da POT Brasileira. 2015. (Encontro).
    16. I Congresso de POT da Região Nordeste do Brasil. O Ensino e a Pesquisa em POT no Brasil. 2012. (Congresso).
    17. I Congresso Internacional de Psicologia da Tríplice Fronteira. Aprendizagem no Trabalho. 2012. (Congresso).
    18. I Congresso Internacional de Psicologia da Tríplice Fronteira. Formação em Psicologia Organizacional e do Trabalho. 2012. (Congresso).
    19. IV Congreso Regional de la Sociedad Interamericana de Psicologia. O Estado da Arte da Pesquisa em Psicologia do Trabalho e Organizacional. 2012. (Congresso).
    20. Seminário ""Linha de Pesquisa" do ICICT/FIOCRUZ.Em Busca do Conceito de Linha de Pesquisa. 2012. (Seminário).
    21. VIII Congresso Iberoamericano de Psicologia. Mestrado Profissional. 2012. (Congresso).
    22. VII Simpósio sobre Comportamento Organizacional.Aprendizagem no Trabalho. 2012. (Simpósio).
    23. II Congresso Iberoamericano de Psicologia das Organizações e do Trabalho. Aprendizagem no Trabalho. 2011. (Congresso).
    24. II ENCONTRARH 2011.Competências Gerenciais: uma questão de atitude. 2011. (Encontro).
    25. III Jornada Acadêmica - Psicologia Organizacional.Atuação do Psicólogo em OT. 2011. (Outra).
    26. XVII Reunião Anual da Sociedade de Psicologia do Triângulo Mineiro. Aprendizagem no Contexto do Trabalho. 2011. (Congresso).
    27. Fórum Movimento de Júniores Empreendedores: o exemplo luso brasileiro.O Movimento de Empresas Juniores no Brasil. 2010. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (5)
    1. Abbad, Gardênia da Silva; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo ; GONDIM, SÔNIA MARIA GUEDES ; MOURÃO, Luciana. Workshop "Desenho do Trabalho e suas Interfaces com Saúde, Carreira e Sociedade". 2019. Outro
    2. BORGES-ANDRADE, J. E.. II Seminário Novos Horizontes da Psicologia. 2011. (Outro).. . 0.
    3. BORGES-ANDRADE, J. E.. Comissão Científica do IV Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho. 2010. (Congresso).. . 0.
    4. BORGES-ANDRADE, J. E.. Comissão Organizadora do XXXIV Congresso Interamericano de Psicologia. 2009. (Congresso).. . 0.
    5. BORGES-ANDRADE, J. E.. II Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho. 2006. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (5)
    • Jairo Eduardo Borges-Andrade ⇔ Antonio Virgilio Bittencourt Bastos (7.0)
      1. BORGES-ANDRADE, J. E. ; BASTOS, ANTONIO VIRGÍLIO BITTENCOURT ; ANDERY, M.A.P.A. ; GUZZO, R. S. L. ; TRINDADE, Z.A.. Psicologia brasileira: uma análise de seu desenvolvimento. Universitas Psychologica. v. 14, p. 865-880, issn: 1657-9267, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. BASTOS, A. V. B.; MAIA, L. G. ; RODRIGUES, Ana Carolina de Aguiar ; MACAMBIRA, M. O. ; BORGES-ANDRADE, J. E.. Vínculos dos indivíduos com a organização: análise da produção científica brasileira 2000-2010. Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB. Impresso). v. 30, p. 153-162, issn: 0102-3772, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. LOIOLA, Elizabeth ; BASTOS, ANTÔNIO VIRGÍLIO BITTENCOUR ; BORGES-ANDRADE, J. E. ; NÉRIS, Jorge Santos ; Leopoldino, C. ; JANISSEK-DE-SOUZA. J. ; RODRIGUES, Ana Carolina de Aguiar. Cognições e aprendizagem na Psicologia Organizacional e do Trabalho contemporânea. Revista Brasileira de Psicologia. v. 1, p. 16-40, issn: 2319-0361, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. GONDIM, Sonia Maria Guedes ; ANDRADE, J. E. B. ; BASTOS, A. V. B.. Psicologia do Trabalho e das Organizações: Produção Científica e Desafios Metodológicos. Psicologia em pesquisa (UFJF). v. 4, p. 84-99, issn: 1982-1247, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. ZANELLI, José Carlos (Org.) ; BORGES-ANDRADE, J. E. (Org.) ; BASTOS, A. V. B. (Org.). Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. v. 1, p. 615.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. BASTOS, A. V. B.; GONDIM, Sônia Maria Guedes ; ANDRADE, J. E. B.. As mudanças no exercício profissional da psicologia no Brasil: o que se alterou nas duas últimas décadas e o que vislumbramos a partir de agora?. Em: BASTOS, A. V. B. ; GONDIM, S.M.G.. (Org.). O TRABALHO DO PSICÓLOGO NO BRASIL. 1ed.Porto Alegre. : Artmed. 2010.v. 1, p. 419-444.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. BASTOS, A. V. B.; GONDIM, Sônia Maria Guedes ; ANDRADE, J. E. B.. O psicólogo brasileiro: sua atuação e formação profi ssional. O que mudou nestas últimas décadas?. Em: Oswaldo H.Yamamoto, Ana Ludmila F. Costa. (Org.). Escritos sobre a profissão de psicólogo no Brasil. 1ed.Natal. : EDUFRN. 2010.v. 1, p. 255-270.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Jairo Eduardo Borges-Andrade ⇔ Gardenia da Silva Abbad (6.0)
      1. ABBAD, Gardenia da Silva; MOURÃO, Luciana (Org.) ; MENESES, Pedro Paulo Murce (Org.) ; ZERBINI, Thaís (Org.) ; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo (Org.) ; VILAS-BOAS, R. (Org.). Medidas de Avaliação em Treinamento, Desenvolvimento e Educação - Ferramentas para a gestão de pessoas. 1 ed. Porto Alegre: Artmed, 2012. v. 1, p. 304.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. ABBAD, Gardenia da Silva; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Aprendizagem Humana em Organizações de Trabalho. Em: José Carlos Zanelli; Jairo Eduardo Borges-Andrade; Antonio Virgílio Bittencourt Bastos. (Org.). Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil - 2a. edição. 2ed.Porto Alegre. : Artmed. 2014.v. 1, p. 244-284.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo ; ABBAD, Gardenia da Silva ; ZERBINI, Thaís ; MOURÃO, Luciana. Treinamento, desenvolvimento e educação: um modelo para sua gestão. Em: Livia Oliveira Borges; Luciana Mourão. (Org.). O trabalho e as organizações: atuações a partir da psicologia. 1ed.Porto Alegre. : Artmed. 2013.v. 1, p. 465-496.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. ABBAD, Gardenia da Silva; LOIOLA, E. ; ZERBINI, Thaís ; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Aprendizagem em organizações e no trabalho. Em: Livia Oliveira Borges; Luciana Mourão. (Org.). O trabalho e as organizações: atuações a partir da psicologia. 1ed.Porto Alegre. : Artmed. 2013.v. 1, p. 497-527.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo ; ABBAD, Gardenia da Silva ; MOURÃO, Luciana. Modelos de Avaliação e Aplicação em TDE. Em: Gardênia da Silva Abbad;Luciana Mourão;Pedro.P.M.Meneses;Thais Zerbini;Jairo Borges-Andrade; Raquel Villas-Boas;cols.. (Org.). Medidas de Avaliação em Treinamento, Desenvolvimento e Educação: Ferramentas para a Gestão de Pessoas. 1ed.Porto Alegre - RS. : Artmed. 2012.v. 1, p. 20-35.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. ABBAD, Gardenia da Silva; PILATI, Ronaldo ; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo ; SALLORENZO, Lucia H.. Impacto do treinamento no trabalho - medida em amplitude. Em: Gardênia da Silva Abbad;Luciana Mourão;Pedro.P.M.Meneses;Thais Zerbini;Jairo Borges-Andrade; Raquel Villas-Boas;cols.. (Org.). Medidas de Avaliação em Treinamento, Desenvolvimento e Educação: Ferramentas para a Gestão de Pessoas. 1ed.Porto Alegre - RS. : Artmed. 2012.v. 1, p. 145-162.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Jairo Eduardo Borges-Andrade ⇔ Juliana Barreiros Porto (5.0)
      1. ABREU-CRUZ, LIGIA ; Borges-Andrade, Jairo Eduardo ; Porto, Juliana Barreiros ; VICTORINO, LUIZ. To understand and analyze an organization´s culture: Theoretical and methodological choices in two decades of research in Brazil. ESTUDOS DE PSICOLOGIA. v. 36, p. e180103, issn: 1982-0275, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. VASCONCELLOS, V. C. ; Borges-Andrade, J. E. ; Porto, Juliana Barreiros ; FONSECA, A. M. O.. Carreira nas organizações: Revisão da produção brasileira no âmbito do microcomportamento organizacional. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho. v. 16, p. 73-87, issn: 1984-6657, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. NASCIMENTO, THAINÁ TAVARES DO ; Borges-Andrade, Jairo Eduardo ; Porto, Juliana Barreiros. Produção científica brasileira sobre comportamento organizacional no terceiro setor. Estudos de Psicologia (Campinas). v. 33, p. 367-374, issn: 1982-0275, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. CANTAL, C. ; Borges-Andrade, J. E. ; Porto, Juliana Barreiros. Cooperação, comportamentos proativos ou simplesmente cidadania organizacional? Uma revisão da produção nacional na área. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho. v. 15, p. 286-297, issn: 1984-6657, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. FONSECA, A. M. O. ; PORTO, J. B. ; Borges-Andrade, J. E.. Liderança: Um retrato da produção científica brasileira. RAC. Revista de Administração Contemporânea (Impresso). v. 19, p. 290-310, issn: 1415-6555, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Jairo Eduardo Borges-Andrade ⇔ Ronaldo Pilati Rodrigues (4.0)
      1. BRANT, Sandra ; PILATI, Ronaldo ; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Estratégias de aplicação do aprendido: análise baseada em TRI. Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS. Impresso). v. 28, p. 01-10, issn: 0102-7972, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. PILATI, Ronaldo; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Training Effectiveness: Transfer Strategies, Perception of Support and Worker Commitment as Predictors. Revista de Psicología del Trabajo y de las Organizaciones (1999). v. 28, p. 23-33, issn: 1576-5962, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. Pilati, Ronaldo; Vasconcelos, Lísian Camila ; Borges-Andrade, Jairo E. Construção e validação de uma taxonomia de eventos de TD. RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online). v. 15, p. 304-319, issn: 1982-7849, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. ABBAD, Gardenia da Silva; PILATI, Ronaldo ; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo ; SALLORENZO, Lucia H.. Impacto do treinamento no trabalho - medida em amplitude. Em: Gardênia da Silva Abbad;Luciana Mourão;Pedro.P.M.Meneses;Thais Zerbini;Jairo Borges-Andrade; Raquel Villas-Boas;cols.. (Org.). Medidas de Avaliação em Treinamento, Desenvolvimento e Educação: Ferramentas para a Gestão de Pessoas. 1ed.Porto Alegre - RS. : Artmed. 2012.v. 1, p. 145-162.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Jairo Eduardo Borges-Andrade ⇔ Thaís Zerbini (4.0)
      1. ABBAD, Gardenia da Silva; MOURÃO, Luciana (Org.) ; MENESES, Pedro Paulo Murce (Org.) ; ZERBINI, Thaís (Org.) ; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo (Org.) ; VILAS-BOAS, R. (Org.). Medidas de Avaliação em Treinamento, Desenvolvimento e Educação - Ferramentas para a gestão de pessoas. 1 ed. Porto Alegre: Artmed, 2012. v. 1, p. 304.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo ; ABBAD, Gardenia da Silva ; ZERBINI, Thaís ; MOURÃO, Luciana. Treinamento, desenvolvimento e educação: um modelo para sua gestão. Em: Livia Oliveira Borges; Luciana Mourão. (Org.). O trabalho e as organizações: atuações a partir da psicologia. 1ed.Porto Alegre. : Artmed. 2013.v. 1, p. 465-496.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. ABBAD, Gardenia da Silva; LOIOLA, E. ; ZERBINI, Thaís ; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Aprendizagem em organizações e no trabalho. Em: Livia Oliveira Borges; Luciana Mourão. (Org.). O trabalho e as organizações: atuações a partir da psicologia. 1ed.Porto Alegre. : Artmed. 2013.v. 1, p. 497-527.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. BORGES-ANDRADE, J. E.; ABBAD, G. S. ; MOURÃO, Luciana ; MENESES, P. P. M. ; QUEIROGA, Fabiana ; ZERBINI, T.. Avaliação de TDE: Modelos e Ferramentas e Instrumentos - Fundamentos Teóricos e Metodológicos em Análise de Instrumentos. Em: V Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho (CBPOT), 2012, Rio de Janeiro. V Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho (CBPOT), v. 1, p. 28-28, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2020
Data de processamento: 14/09/2020 20:04:21