UFABC-professores

Carla Lopes Rodriguez

Sou professora Adjunta no Centro de Matemática, Cognição e Computação da Universidade Federal do ABC (UFABC), desde Junho de 2016. No âmbito da pesquisa, realizei o mestrado (2006) e o doutorado (2011) na Unicamp, na área de Informática na Educação, atuando em projetos interdisciplinares no Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) e junto ao grupo de pesquisa Interação Humano Artefato Digital (INTERHAD), do Instituto de Computação. Posteriormente, estive em estágio de pós-doutorado (2012-2014) no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal, onde ampliei os estudos sobre as questões técnico/pedagógicas que envolvem a formação docente e o processo de ensino-aprendizagem com tecnologias digitais. Neste período atuei como pesquisadora convidada nos Projetos: LIDIA - Literacia Digital de Adultos (2015-2016), Escol@ Digit@l (2013-2015) e TACCLE (2012-2014). Retornei ao Brasil por meio do programa Ciência sem Fronteira(CNPq) para o pós-doutorado em Ciência da Computação (2015-2016) no ICMC/USP, em São Carlos, junto ao laboratório Computação Aplicada à Educação (CAED), participando do projeto de pesquisa que investigou e desenvolveu uma ontologia para a formação de grupos de alta performance para aprendizagem colaborativa com suporte computacional. Na UFABC atuei (2016-2021) como coordenadora da divisão de Cursos e Design e Inovação Educacional no Núcleo Educacional de Tecnologias e Línguas (NETEL) e, atualmente, estou vinculada ao Laboratório de Informações em Rede e Tecnologias Educacionais (LIRTE), e credenciada no programa de Pós-graduação em Ciência da Computação onde oriento estudantes de mestrado e doutorado. Meus temas e interesses de pesquisa envolvem a computação aplicada, tendo como foco o desenvolvimento de recursos tecnológicos digitais, estratégias e métodos que possam apoiar o processo de ensino-aprendizagem nas modalidades presencial, híbrida e e-learning. Especificamente, as linhas de pesquisa com mais ênfase atualmente são as relacionadas à Transformação Digital no Ensino Superior, Formação de professores para a integração das tecnologias, Interação Humano Computador, Ensino de Computação, onde também oriento estudantes em projetos de Iniciação Científica e Trabalhos de Conclusão de Curso nos Bacharelados em Ciência e Tecnologia (BCT) e Ciência da Computação(BCC). No âmbito da docência, tenho ministrado disciplinas na pós-graduação e nos cursos BCT, BCC e nas licenciaturas, incluindo: Interação Humano Computador, Computadores, ética e sociedade e as que envolvem o desenvolvimento do pensamento computacional e TICs na Educação. No âmbito da extensão universitária busco aproximar a comunidade da universidade envolvendo alunos da graduação e pós-graduação no desenvolvimento de projetos interdisciplinares, articulados com as linhas e interesses de pesquisa. Em outras frentes de atuação docente, fui coordenadora adjunta na primeira edição do curso de Especialização em Educação Especial e Inclusiva (UAB - 2021/2022), e coordenei os projetos de melhoria de ensino Met@ Aprendizagem e ++CTpM: Computação e Tecnologias por e para Mulheres, atualmente denominado Coletivo Mirtha Lina (cMiN@), chancelado pela SBC com o selo Meninas Digitais. O projeto cMiN@ promove ações de incentivo para participação do gênero feminino nas ciências e, principalmente, nas áreas de exatas e tecnologias. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6993919715946523 (17/12/2023)
  • Rótulo/Grupo: CMCC
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2016-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Matemática, Computação e Cognição. Rua Santa Adélia, 166 Bangu 13566590 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (19) 995042735 URL da Homepage: www.ufabc.edu.br
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Ciência da Computação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2021-2022. Exatas dElas para Elas
      Descrição: É possível perceber que há alguns anos, estudos sobre a presença das mulheres na ciência são realizados e servem para identificar a sua participação e produção, como também são usados de base para o desenvolvimento de políticas científicas de incentivo e valorização feminina na ciência. E, neste ínterim, inserem-se os objetivos deste projeto que se propõe despertar e contribuir para o interesse de estudantes do sexo feminino nas chamadas carreiras das ciências duras, utilizando-se para isto de aportes educativos que suscitem a inclusão social deste grupo. Para isto, pretende-se estabelecer estudos, análises qualitativas e quantitativas e ainda propostas pedagógicas de inserção efetivas tanto na comunidade interna quanto externa da Universidade Federal do ABC. Visando assim, aumentar o número de mulheres ingressantes e concluintes nos cursos de ciências exatas. Anseia-se, portanto, compreender os indícios dos diversos mecanismos sutis e tácitos que estabelecem, no ambiente científico, barreiras reais para a inclusão das mulheres, no que dedilha as profissões relacionadas às ciências exatas, em especial a Ciência da Computação. Em parceria com projetos já em desenvolvimento na UFABC, como por exemplo, ++CTpM, planeja-se colaborar para o desenvolvimento de saberes para a vida pessoal e profissional que propiciem desmistificações e transformações práticas, que conduzam a mudança do cenário atual brasileiro, incentivando uma participação mais igualitária dos gêneros na universidade e consequentemente no exercício de uma cidadania concreta em nosso país.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carla Lopes Rodriguez - Coordenador / Lania Stefanoni Ferreira - Integrante.
      Membro: Carla Lopes Rodriguez.
    2. 2019-2022. Desenvolvimento e validacao de jogos serios por meio do uso e avaliacao do metodo AIMED
      Descrição: O método AIMED (Agile, Integrative and Open Method for Open Educational Resources Development) é um método ágil e iterativo que integra práticas de design pedagógico, design de jogo, modelagem de simulação, engenharia de software e gerenciamento de projetos; para apoiar o desenvolvimento de recursos educacionais eficientes e eficazes (principalmente, jogos sérios). Este projeto visa estender, usar e avaliar o método AIMED no desenvolvimento de diferentes jogos sérios para educação, treinamento e avaliação. Para isso, este projeto possui três objetivos principais: (i) Expandir e avaliar o método proposto; (ii) Desenvolver e validar jogos sérios para fins educacionais, de treinamento e avaliação de desempenho humano; e (iii) Promover pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica nas áreas de jogos sérios, jogos educacionais e simulações para treinamento... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (1) . Integrantes: Carla Lopes Rodriguez - Integrante / Denise Goya - Coordenador / rafaela vilela rocha campos - Integrante.
      Membro: Carla Lopes Rodriguez.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (7)
    1. Prêmio melhor artigo I Workshop de Aplicações Práticas de Learning Analytics em Instituições de Ensino no Brasil, Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE).. 2022.
      Membro: Carla Lopes Rodriguez.
    2. Prêmio melhor artigo curto: menção honrosa no XV Women in Information Technology (WIT), Sociedade Brasileira de Computação (SBC).. 2021.
      Membro: Carla Lopes Rodriguez.
    3. Prêmio Melhor Artigo (3º lugar) Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - Trilha 4: Sistemas Inteligentes e Adaptativos (SBIE/CBIE 2020), Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE).. 2020.
      Membro: Carla Lopes Rodriguez.
    4. Menção Honrosa no V Workshop de Ensino em Pensamento Computacional, Algoritmos e Programação (WAlgProg), Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE)., Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE).. 2019.
      Membro: Carla Lopes Rodriguez.
    5. 2°colocado no II Workshop de Inovação como melhor projeto de Inovação, pelo projeto "Conjunto de Aplicativos Móveis Acessíveis para Apoio ao Aluno Deficiente Visual e Auditivo", desenvolvido pela UFABC, Diretoria de Educação a Distância da CAPES... 2019.
      Membro: Carla Lopes Rodriguez.
    6. Prêmio Melhor Artigo (1º lugar) Workshop de Ensino em Pensamento Computacional, Algoritmos e Programação (WAlgProg/CBIE 2018), Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE).. 2018.
      Membro: Carla Lopes Rodriguez.
    7. Prêmio de Melhor Artigo (1o lugar) do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - Investigando o Impacto da Característica de Impulsividade na Aprendizagem Colaborativa com Suporte Computacional, Sociedade Brasileira de Computação (SBC)... 2016.
      Membro: Carla Lopes Rodriguez.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (52)
    1. XXV Simpósio Internacional de Informática Educativ.FORMAÇÃO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC DURANTE A PANDEMIA DO COVID 2019: RESULTADOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS FUTURAS. 2023. (Simpósio).
    2. IV Workshop Diversão Séria e Dias da Ada. 2022. (Outra).
    3. VIII Conexão - Congresso de Extensão Universitária. 2022. (Congresso).
    4. XV Simpósio de Iniciação Científica da UFABC. 2022. (Simpósio).
    5. XXI Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais.Análise e Escolha de Dispositivo Vestível para Coletar Dados de Movimento de Crianças do Ensino Fundamental I. 2022. (Simpósio).
    6. IHC '21: XX Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems. 2021. (Simpósio).
    7. III Workshop Diversão Séria e Dias da Ada. 2021. (Outra).
    8. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. 2021. (Congresso).
    9. VII Conexão - Congresso de Extensão Universitária. 2021. (Congresso).
    10. Women in Information Technology. 2021. (Seminário).
    11. XIV Simpósio de Iniciação Científica da UFABC. 2021. (Simpósio).
    12. 4º Encontro Paulista de Pós-graduandos em Computação. 2020. (Encontro).
    13. Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2020). 2020. (Congresso).
    14. II Workshop Diversão Séria e Dias da Ada. 2020. (Outra).
    15. IV Workshop do NUVEM. 2020. (Outra).
    16. VI Conexão - Congresso de Extensão Universitária. 2020. (Congresso).
    17. XIII Simpósio de Iniciação Científica da UFABC. 2020. (Simpósio).
    18. XIX Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais(IH. 2020. (Simpósio).
    19. 3º Encontro Paulista de Pós-graduandos em Computação. 2019. (Encontro).
    20. I Workshop Diversão Séria. 2019. (Outra).
    21. V Conexão - Congresso de Extensão Universitária. 2019. (Congresso).
    22. XII Simpósio de Iniciação Científica da UFABC. 2019. (Simpósio).
    23. XVIII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais.Avaliação da usabilidade do CalcTouch: Sistema de Calculadora Inteligente para Dispositivos Móveis. 2019. (Simpósio).
    24. 1º Encontro Anual da Rede Nacional de Ciência para Educação.Neurocast: o podcast sobre Neurociência da UFABC. 2018. (Encontro).
    25. 2º Encontro Paulista de Pós-graduandos em Computação. 2018. (Encontro).
    26. Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2018). 2018. (Congresso).
    27. Congresso Internacional de Educação e Tecnologias / Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. 2018. (Congresso).
    28. Fórum Universidade Aberta do Brasil. 2018. (Encontro).
    29. IV Conexão - congresso de extensão Universitária. Neurocast: o podcast sobre Neurociência da UFABC. 2018. (Congresso).
    30. IV Conexão - congresso de extensão Universitária. 2018. (Congresso).
    31. IV Semana do CMCC. 2018. (Encontro).
    32. Metodologias ativas e estratégias de avaliação.. 2018. (Oficina).
    33. VIII Seminário de Ensino de Graduação da UFSCar: Desafios da Ação Docente no Ensino Superior e Estratégias Educacionais.. 2018. (Seminário).
    34. XI Simpósio de Iniciação Científica da UFABC. 2018. (Simpósio).
    35. XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education).Critérios para inserção de estratégias cognitivas e metacognitivas no desenvolvimento de lógica de programação em ambientes virtuais de aprendizagem.. 2018. (Simpósio).
    36. 1º Encontro Paulista de Pós-Graduandos em Computação (EPPC). 2017. (Encontro).
    37. Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE/2017). 2017. (Congresso).
    38. Diversão Séria: formação profissional.Pesquisa, Desenvolvimento, Desafios e Oportunidades na área de Jogos Educacionais. 2017. (Encontro).
    39. Diversão Séria: oficina de prototipação. 2017. (Oficina).
    40. I Edição Seminários SEaD:inovações em educação e seus desafios para o ensino superior. 2017. (Seminário).
    41. II Edição Seminários SEaD: jogos, gamificação e cultura digital. 2017. (Seminário).
    42. III Congresso de Ensino de Graduação - Docência Universitária: caminhos para desenvolver boas práticas. 2017. (Congresso).
    43. IV JELT: Jornada de Ensino de Línguas e Tecnologias..Mobilidade e aprendizagem: possibilidades e desafios para o uso de tecnologias. 2017. (Simpósio).
    44. Oficina Método 300. 2017. (Oficina).
    45. Workshop de Ensino em Pensamento Computacional, Algoritmos e Programação (WAlgProg/CBIE 2017 ).O Uso de Estratégias de Aprendizagem Cognitivas e Metacognitivas na disciplina Semipresencial de Processamento da Informação.. 2017. (Simpósio).
    46. Workshop NINA.Neurocast: o podcast sobre Neurociência da UFABC. 2017. (Encontro).
    47. XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE/CBIE 2017).Met@ Aprendiz@gem: estratégias metacognitivas e recursos pedagógicos para apoiar a construção do pensamento lógico.. 2017. (Simpósio).
    48. XXXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2017). 2017. (Congresso).
    49. II Workshop dos pós-graduandos do ICMC/USP.II Workshop dos pós-graduandos do ICMC/USP. 2016. (Outra).
    50. Simpósio Internacional de Educação a Distâcia e Encontro de Pesquisadores em EAD em. 2016. (Simpósio).
    51. Simpósio Virtual: Panorama das Pesquisas em Computação Afetiva aplicada à Educação no Brasil.COMPUTAÇÃO AFETIVA E SUA APLICAÇÃO NA EDUCAÇÃO EXPERIÊNCIAS ANTERIORES E PROJEÇÕES FUTURAS. 2016. (Simpósio).
    52. SiM - Simpósio de Matemática para graduação.Oficina ?Tecnologias Educacionais?. 2016. (Simpósio).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (8)
    1. ROCHA, RAFAELA ; Goya, D. ; RODRIGUEZ, C. L. ; FERREIRA, L. S. ; BERBERT, J. M. S.. III Workshop Diversão Séria & Dias da Ada. 2021. Outro
    2. CAMPOS, R. V. R. ; Goya, D. ; RODRIGUEZ, CARLA. Workshop Diversão Séria e Dias da Ada. 2020. Outro
    3. CORREIA, Carolina C. ; RODRIGUEZ, CARLA. EDUCA UFABC. 2019. Outro
    4. CAMPOS, R. V. R. ; RODRIGUEZ, C. L.. Diversão Séria: oficina de jogos com Construct. 2018. Outro
    5. CAMPOS, R. V. R. ; RODRIGUEZ, C. L.. Diversão Séria: formação profissional. 2017. Outro
    6. CAMPOS, R. V. R. ; RODRIGUEZ, C. L.. Diversão Séria: oficina de prototipação. 2017. Outro
    7. RODRIGUEZ, C. L.. II Workshop dos Pós-doutorandos do ICMC/USP. 2016. (Outro).. . 0.
    8. RODRIGUEZ, C. L.. VIII Olimpíada Brasileira de Informática - (OBI2006). 2006. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (7)
    • Carla Lopes Rodriguez ⇔ Denise Hideko Goya (22.0)
      1. OLIVEIRA, RHÁLEFF NASCIMENTO RODRIGUES DE ; BELARMINO, GUILHERME DIAS ; RODRIGUEZ, CARLA ; Goya, Denise ; ROCHA, RAFAELA VILELA DA ; VENERO, MIRTHA LINA FERNÁNDEZ ; BENITEZ, PRISCILA ; KUMADA, KATE MAMHY OLIVEIRA. DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DA USABILIDADE E ACESSIBILIDADE DE UM PROTÓTIPO DE JOGO EDUCACIONAL DIGITAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. v. 27, p. 847-864, issn: 1413-6538, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. SASS, CAMILA DO AMARAL ; DE LUCCAS, JULIA BALDI ; FERREIRA, LARA TENORE ; RODRIGUEZ, CARLA LOPES ; Goya, Denise Hideko ; VENERO, MIRTHA LINA FERNÁNDEZ ; ROCHA, RAFAELA VILELA DA. A report on strategies for motivating and developing the computational thinking for and by women. Journal on Computational Thinking (JCThink). v. 3, p. 34-49, issn: 2595-9077, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. BENITEZ, P. (Org.) ; ROCHA, R. V. (Org.) ; DOMENICONI, C. (Org.) ; GOYA, Denise H. (Org.) ; RODRIGUEZ, C. L. (Org.). Enfrente [recurso eletrônico]: promoção de conscientização e resiliência como estratégia de enfrentamento da pandemia pela Covid-19?. 1 ed. Santo André: Editora UFABC, 2021. p. 110.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. OLIVEIRA, RHÁLEFF N. R. DE ; BELARMINO, GUILHERME D. ; MINHOLI, FELIPE S. ; RODRIGUEZ, CARLA ; Goya, Denise ; ROCHA, RAFAELA V.. Pro-AvaliaJS: Protocolo para planejamento e execução da avaliação da reação e aprendizagem de jogos sérios. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 517-527, 2022.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. OLIVEIRA, RHÁLEFF ; Goya, Denise ; ROCHA, RAFAELA ; RODRIGUEZ, CARLA. Formação Inicial de Professores para a Integração Curricular das TICs na Educação Básica: relato do percurso formativo no ensino remoto. Em: Workshop de Informática na Escola, p. 284-295, 2022.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. ZAMPIROLLI, FRANCISCO ; BATISTA, VALÉRIO ; RODRIGUEZ, CARLA ; VILELA DA ROCHA, RAFAELA ; Goya, Denise. Automated Assessment with Multiple-choice Questions using Weighted Answers. Em: 13th International Conference on Computer Supported Education, v. 1, p. 254-261, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. BELARMINO, GUILHERME DIAS ; OLIVEIRA, RHÁLEFF NASCIMENTO RODRIGUES DE ; RODRIGUEZ, CARLA LOPES ; Goya, Denise Hideko ; ROCHA, RAFAELA VILELA DA. Descrição e análise dos processos de produção de um jogo educacional e seus impactos na sua qualidade. Em: Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, p. 407-416, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. CRUZ, JOÃO R. U. DA ; RODRIGUES, WELLINGTON B. ; RODRIGUEZ, CARLA LOPES ; Goya, Denise. Análise de referências em teses e dissertações sobre uso de Computação Afetiva na área da educação. Em: Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), p. 852-861, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. OLIVEIRA, R. N. R. ; BELARMINO, G. D. ; Rodriguez, Carla ; GOYA, D. ; VENERO, M. ; OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; OLIVEIRA JÚNIOR, A. P. ; ROCHA, R. V.. Avaliações em Jogos Educacionais: instrumentos de avaliação da reação, aprendizagem e comparação de jogos. Em: XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), v. 30, p. 972-981, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. CARVALHO, WALTER ; RODRIGUEZ, CARLA ; Goya, Denise ; VENERO, MIRTHA FERNÁNDEZ ; ROCHA, RAFAELA VILELA DA. Software Livre Twine: ensino de programação web por meio da criação de jogos educacionais. Em: VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação, p. 258-267, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      11. RODRIGUES, SABRINA MORALES ; VENERO, MIRTHA FERNÁNDEZ ; RODRIGUEZ, CARLA ; Goya, Denise ; ROCHA, RAFAELA VILELA DA. Avaliando ambientes para ensino de programação com suporte para o desenvolvimento da metacognição. Em: VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação, p. 417-426, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      12. MOTTA, J. P. ; OLIVEIRA, M. A. ; RODRIGUEZ, C. L. ; GOYA, Denise H. ; VENERO, M. L. F. ; ROCHA, R. V.. Um relato sobre a capacitação e a produção de um jogo sério: a experiência de um projeto de extensão com um game para conscientização da adoção de animais. Em: Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, p. 1086-1095, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      13. RODRIGUEZ, CARLA ; ROCHA, RAFAELA VILELA DA ; GOYA, DENISE ; VENERO, MIRTHA FERNÁNDEZ ; ZAMPIROLLI, FRANCISCO. Critérios para inserção de estratégias cognitivas e metacognitivas no desenvolvimento de lógica de programação em ambientes virtuais de aprendizagem. Em: XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), p. 1183-1192, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      14. SASS, C. ; KANASHIRO, C. ; YAHATA, E. ; NOCETE, G. ; BALDI, J. ; TENORE, L. ; SANTANA, N. ; RIBEIRO, T. ; RODRIGUEZ, C. L. ; SATO, C. M. ; GOYA, DENISE H. ; VENERO, M. L. F. ; ROCHA, R. V.. Um relato sobre estratégias de motivação e ensino de lógica de programação para e por mulheres. Em: Workshop de Ensino em Pensamento Computacional, p. 659-668, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      15. GOYA, DENISE; RODRIGUEZ, CARLA ; VENERO, MIRTHA LINA FERNANDÉZ ; ABRÃO, CLÁUDIA. O Uso de Estratégias de Aprendizagem Cognitivas e Metacognitivas na Disciplina Semipresencial de Processamento da Informação. Em: CBIE 2017 - Workshop de Ensino em Pensamento Computacional, p. 1079-1088, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      16. OLIVEIRA, RHÁLEFF NASCIMENTO RODRIGUES DE ; MINHOLI, FELIPE SIQUEIRA ; PEREIRA, JEAN RODRIGUES ; BUORO, DIEGO MARTOS ; BELARMINO, GUILHERME DIAS ; YASUI, ANDRÉ KAZUO ; BOZOLÃO NETO, MÁRIO ; MORAIS, JULIANA CAROLINE FERREIRA DE ; MOTTA, JOÃO PAULO FREIRE ; BARROS, VINICIUS RANGEL MENDES ; DE OLIVEIRA, MITZRAEL ALBARRASSIM ; BEZERRA, EVERTON SURICA ; PESSOA, JÚLIA OLIVEIRA ; SOUZA, RODRIGO MARTINS DE ; Goya, Denise Hideko ; RODRIGUEZ, CARLA LOPES ; ROCHA, RAFAELA VILELA DA. Quizle: jogo mobile e plataforma web para criação de quizzes e visualização de relatórios. Em: Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2022, Brasil. Anais Estendidos do XI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2022). Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, p. 128-131, 2022.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      17. SASS, CAMILA ; CHICARONI, BEATRIZ ; TENORE, LARA ; FERREIRA, LIDIA ; BRANDÃO, MARIA EDUARDA ; LINS, MELISSA ; FERREIRA, POLIANA ; SANTANA, ROSIMEIRE ; RODRIGUEZ, CARLA ; Goya, Denise ; ROCHA, RAFAELA V.. Relato das atividades e dificuldades do Coletivo Mirtha Lina em meio à pandemia de Covid-19. Em: Women in Information Technology, 2021, Brasil. Anais do XV Women in Information Technology (WIT 2021), p. 345-349, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      18. BELARMINO, G. D. ; SANTOS, A. P. A. ; CHICARONI, B. F. ; ROCHA, R. V. ; GOYA, Denise H. ; RODRIGUEZ, C. L. ; BRANDAO, A. L.. Experiência do Design Participativo na Prototipação de um Aplicativo Educacional de Conteúdo Acessível a Pessoas com Deficiência. Em: IV Workshop NUVEM, 2020, Santo André (online). Programação do IV Workshop NUVEM, p. 1, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      19. SANTOS, A. P. A. ; BELARMINO, G. ; CHICARONI, B. F. ; ROCHA, RAFAELA VILELA DA ; Goya, D. ; Brandão, A.L. ; RODRIGUEZ, C. L.. Avaliação de um Aplicativo de Conteúdo Acessível a Pessoas com Deficiência Auditiva, Cognitiva e Visual com Design Participativo. Em: IV Workshop NUVEM, 2020, Santo André (online). Programação do IV Workshop NUVEM, p. 1, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      20. OLIVEIRA, RHÁLEFF ; BELARMINO, G. D. ; BUORO, D. M. ; OLIVEIRA, M. A. ; MOTTA, J. P. ; PEREIRA, J. R. ; BEZERRA, E. S. ; SOUZA, R. M. ; GOYA, Denise H. ; ROCHA, R. V. ; RODRIGUEZ, C. L.. Game Quiz: protótipo de uma plataforma para criação de jogos sérios do tipo quiz. Em: IV Workshop NUVEM, 2020, Santo André (online). Programação do IV Workshop NUVEM, p. 1, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      21. LEITE, G. ; Goya, D. ; ROCHA, RAFAELA VILELA DA ; RODRIGUEZ, C. L. ; MORAIS, J. F. ; AFONSO, P. B. ; FERREIRA, L. S.. Criação e uso de jogos sérios para conscientização e estratégia de enfrentamento da pandemia pela Covid-19. Em: IV Workshop NUVEM, 2020. Programação do IV Workshop NUVEM, p. 1, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      22. RODRIGUEZ, CARLA ; GOYA, DENISE ; VENERO, MIRTHA LINA FERNANDÉZ ; ABRÃO, CLÁUDIA. Met@ Aprendiz@gem: estratégias metacognitivas e recursos pedagógicos para apoiar a construção do pensamento lógico. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE, 2017, Recife. Anais do XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2017), p. 1775-1777, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Carla Lopes Rodriguez ⇔ Francisco de Assis Zampirolli (2.0)
      1. ZAMPIROLLI, FRANCISCO ; BATISTA, VALÉRIO ; RODRIGUEZ, CARLA ; VILELA DA ROCHA, RAFAELA ; Goya, Denise. Automated Assessment with Multiple-choice Questions using Weighted Answers. Em: 13th International Conference on Computer Supported Education, v. 1, p. 254-261, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. RODRIGUEZ, CARLA ; ROCHA, RAFAELA VILELA DA ; GOYA, DENISE ; VENERO, MIRTHA FERNÁNDEZ ; ZAMPIROLLI, FRANCISCO. Critérios para inserção de estratégias cognitivas e metacognitivas no desenvolvimento de lógica de programação em ambientes virtuais de aprendizagem. Em: XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), p. 1183-1192, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Carla Lopes Rodriguez ⇔ Ailton Paulo de Oliveira Júnior (1.0)
      1. OLIVEIRA, R. N. R. ; BELARMINO, G. D. ; Rodriguez, Carla ; GOYA, D. ; VENERO, M. ; OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; OLIVEIRA JÚNIOR, A. P. ; ROCHA, R. V.. Avaliações em Jogos Educacionais: instrumentos de avaliação da reação, aprendizagem e comparação de jogos. Em: XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), v. 30, p. 972-981, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Carla Lopes Rodriguez ⇔ Flávio Eduardo Aoki Horita (1.0)
      1. SILVA, JOÃO CARLOS ; HORITA, FLAVIO ; RODRIGUEZ, CARLA ; ROCHA, RAFAELA VILELA DA. Avaliação Heurística de Interfaces de Sistemas Gamificados no Contexto Educacional: um processo e lições aprendidas. Em: XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), p. 1271-1280, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Carla Lopes Rodriguez ⇔ Kate Mamhy Oliveira Kumada (1.0)
      1. OLIVEIRA, RHÁLEFF NASCIMENTO RODRIGUES DE ; BELARMINO, GUILHERME DIAS ; RODRIGUEZ, CARLA ; Goya, Denise ; ROCHA, RAFAELA VILELA DA ; VENERO, MIRTHA LINA FERNÁNDEZ ; BENITEZ, PRISCILA ; KUMADA, KATE MAMHY OLIVEIRA. DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DA USABILIDADE E ACESSIBILIDADE DE UM PROTÓTIPO DE JOGO EDUCACIONAL DIGITAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. v. 27, p. 847-864, issn: 1413-6538, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Carla Lopes Rodriguez ⇔ Priscila Benitez (1.0)
      1. OLIVEIRA, RHÁLEFF NASCIMENTO RODRIGUES DE ; BELARMINO, GUILHERME DIAS ; RODRIGUEZ, CARLA ; Goya, Denise ; ROCHA, RAFAELA VILELA DA ; VENERO, MIRTHA LINA FERNÁNDEZ ; BENITEZ, PRISCILA ; KUMADA, KATE MAMHY OLIVEIRA. DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DA USABILIDADE E ACESSIBILIDADE DE UM PROTÓTIPO DE JOGO EDUCACIONAL DIGITAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. v. 27, p. 847-864, issn: 1413-6538, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Carla Lopes Rodriguez ⇔ Valério Ramos Batista (1.0)
      1. ZAMPIROLLI, FRANCISCO ; BATISTA, VALÉRIO ; RODRIGUEZ, CARLA ; VILELA DA ROCHA, RAFAELA ; Goya, Denise. Automated Assessment with Multiple-choice Questions using Weighted Answers. Em: 13th International Conference on Computer Supported Education, v. 1, p. 254-261, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 23/12/2023 13:24:06