UFABC-professores

Denise Hideko Goya

Professora Adjunta na Universidade Federal do ABC, atua no programa de pós-graduação em Ciência da Computação da UFABC e nos cursos de Especialização em Educação Especial e Inclusiva da UFABC e Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação da UFABC. Doutora e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo, tem atuação em Criptografia e segurança da informação, Ciência de dados e mídias sociais, Tecnologias educacionais, Gênero e ciência & tecnologia. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2957482489566391 (10/04/2025)
  • Rótulo/Grupo: CMCC
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2014-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Matemática, Computação e Cognição. Rua Abolição, S/N, Bloco A, sala 533-2 Bairro Bangu 09210180 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (011) 49968343
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Ciência da Computação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (9)
    1. 2025-Atual. Segurança e Autenticação em Interações com Chatbots para Proteção de DadosSensíveis
      Descrição: Este projeto tem como objetivo principal desenvolver e testar a integração de métodos de autenticação biométrica em chatbots para garantir a segurança e a confiabilidade das transações realizadas por meio dessas plataformas. A pesquisa tem como foco a adaptação de tecnologias biométricas e autenticação multifator, para autenticar usuários deforma eficiente e segura, minimizando as vulnerabilidades associadas aos métodos tradicionais de autenticação, como senhas. Além disso, o projeto propõe a implementação de uma infraestrutura para a gestão da privacidade e proteção dos dados sensíveis dos usuários em ambientes interativos baseados em Inteligência Artificial.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Denise Hideko Goya - Coordenador / Marcio Amaro Sena Curvello - Integrante.
      Membro: Denise Hideko Goya.
    2. 2024-Atual. Rotulação de Posicionamento em Mídias Sociais em Contexto de Debates Conflituosos
      Descrição: O método de detecção de posicionamento e rotulação automatizada de usuários possibilita a rotulação de centenas de milhares de usuários com mínima interação humana e baixa dependência de contexto. Este projeto visa desenvolver, expandir e avaliar métodos de detecção automática de posicionamento e rotulação de usuários de redes sociais em discussões conflituosas e polarizadas. Para isso, este projeto possui três objetivos principais: (i) Expandir e avaliar o método proposto; (ii) Identificar e categorizar padrões de comportamento nas redes sociais que frequentemente resultam em conflitos; e (iii) Coletar e organizar um corpus robusto e representativo em português brasileiro, bem como desenvolver um conjunto de métricas e métodos para a sua validação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Denise Hideko Goya - Coordenador / PENTEADO, CLAUDIO LUIS DE CAMARGO - Integrante / Carla Lopes Rodriguez - Integrante / Patrícia Dias dos Santos - Integrante / Carlos da Silva dos Santos - Integrante / José Guilherme de Oliveira Brockington - Integrante / Geiza Cristina da Silva - Integrante / Victoria Alejandra Salazar Herrera - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Denise Hideko Goya.
      Descrição: O método de detecção de posicionamento e rotulação automatizada de usuários possibilita a rotulação de centenas de milhares de usuários com mínima interação humana e baixa dependência de contexto. Este projeto visa desenvolver, expandir e avaliar métodos de detecção automática de posicionamento e rotulação de usuários de redes sociais em discussões conflituosas e polarizadas. Para isso, este projeto possui três objetivos principais: (i) Expandir e avaliar o método proposto; (ii) Identificar e categorizar padrões de comportamento nas redes sociais que frequentemente resultam em conflitos; e (iii) Coletar e organizar um corpus robusto e representativo em português brasileiro, bem como desenvolver um conjunto de métricas e métodos para a sua validação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Carla Lopes Rodriguez - Integrante / GOYA, DENISE - Coordenador / Carlos da Silva dos Santos - Integrante / José Guilherme de Oliveira Brockington - Integrante / CLAUDIO LUIS DE CAMARGO - Integrante / Patrícia Dias dos Santos - Integrante / Geiza Cristina da Silva - Integrante / Victoria Alejandra Salazar Herrera - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Carla Lopes Rodriguez.
    3. 2024-Atual. Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva para a Educação Bilingue de Surdos - CCD-TAEBS
      Descrição: O Projeto Centro de Ciência para o Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva para a Educação Bilíngue de Surdos - CCD-TAEBS tem como missão desenvolver uma pesquisa aplicada a políticas linguísticas para a educação de surdos, com foco na produção de materiais didáticos bilíngues elaborados com tecnologias digitais. No contexto da Educação Bilíngue de Surdos ainda há pouca sensibilização da sociedade para operacionalizar uma política linguística que efetive o ensino específico para os indivíduos surdos, intensificando o apagamento desses estudantes em nossas escolas. Mesmo com os avanços legais, observa-seque a oferta de materiais de ensino dirigidos à comunidade surda ainda é escassa e não atende ao desenvolvimento das interfaces de leitura e escrita da língua portuguesa. O objetivo da pesquisa é a construção de materiais didáticos acessíveis de ensino da língua portuguesa que atendam às necessidades linguísticas dos surdos sob a perspectiva bi/multilíngue, na qual se considera o português escrito como a segunda língua do estudante surdo e a Libras como língua de interação e instrução. O projeto pretende criar um ambiente de reflexão, de troca de experiências e de desenvolvimento de práticas de ensino bilíngue. Prevê, também, a definição de protótipos de avaliação e de discussão sobre estratégias a serem seguidas em sua elaboração. As ações serão desenvolvidas com apoio da secretaria de educação dos municípios de Campinas e São Paulo, abarcando, inicialmente, o levantamento das informações sobre o campo, a análise dos documentos que norteiam a educação de surdos nos municípios, a forma de acolhimento de estudantes surdos pelas escolas, e o perfil sociolinguístico do aluno surdo, suas demandas e as demandas de professores e dos gestores educacionais, até chegar à fase de produção efetiva dos materiais didáticos e de formação dos profissionais da escola. Espera-se contribuir com a formação docente numa perspectiva inclusiva, ressaltando a Libras e a experiência visual não só com o processo de ensino aprendizagem da língua portuguesa escrita, mas também com a inserção do sujeito surdo na sociedade letrada. Os resultados específicos dos estudos abrangidos pelo projeto corroboram o fomento à pesquisa em tecnologia assistiva, a partir do desenvolvimento de produtos e serviços como soluções para uma educação bilíngue de surdos mais efetiva e significativa.Por sua vez, seus impactos deverão propiciar um retorno sob a forma de produtos/materiais para o ensino fundamental, anos finais, reflexões de caráter conceitual e metodológico para os profissionais da escola, subsídios que poderão ter implicações positivas para a área de educação bilíngue de surdos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Denise Hideko Goya - Integrante / André Luiz Brandão - Integrante / Kate Mamhy Oliveira Kumada - Integrante / Ivani Rodrigues Silva - Coordenador / Ana Cecília Cossi Bizon - Integrante / Cássia Geciauskas Sofiato - Integrante / Fernanda Landucci Ortale - Integrante / Lucia Helena Reily - Integrante / Luiz Renato Martins da Rocha - Integrante / Shirley Vilhalva - Integrante / Simone Tiemi Hashiguti - Integrante / Teresa Cristina Leança Soares Alves - Integrante.
      Membro: Denise Hideko Goya.
    4. 2023-Atual. Monitoramento e análise de dados de mídias sociais
      Descrição: O projeto tem por objetivo estudar as interações em mídias sociais e sua influência sobre as dinâmicas da sociedade contemporânea. Em uma sociedade cada vez mais digitalizada, as mídias sociais assumem uma maior centralidade como espaço de sociabilidade e ferramenta de comunicação influenciando processos políticos, econômicos, sociais e culturais. A partir de uma abordagem interdisciplinar, o projeto realiza atividades de monitoramento, coleta e processamento de dados voltados para a realização de estudos debate público online, metodologias para pesquisas em ambientes digitais e processamento de grande base de dados e desenvolvimento de modelos computacionais para a análise e automatização dos procedimentos de pesquisa, a partir de técnicas de Ciência de Dados e Inteligência Artificial, como por exemplo aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural e mineração de dados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Denise Hideko Goya - Coordenador / Claudio Luiz de Camargo Penteado - Integrante / Patrícia Dias dos Santos - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Denise Hideko Goya.
    5. 2023-Atual. Education Modernization Brazil, Colombia, Europe - the new era of digital higher education cooperation - EMBRACE - Modernizando a Educação Brasil, Colômbia e Europa - a nova era da cooperação digital no ensino superior
      Descrição: O projeto de cooperação EMBRACE - a nova era do ensino superior digital responde às necessidades dos parceiros latino-americanos de desenvolver e implementar reformas institucionais, oferecendo um forte aporte na modernização do ensino superior. A educação é vista como um meio para responder aos desafios regionais e globais.Os principais objetivos dos projetos são: Desenvolver a competência digital e pedagógica dos professores de IES para planejar, implementar e avaliar a educação online centrada no aluno e baseada em competências Apoiar a gestão educacional na gestão de mudanças pedagógicas institucionais inovadoras impactantes envolvendo todas as partes interessadas relevantes (Industria/Sociedade/Universidade). Construir colaboração inovadora entre instituições de ensino superior e parceiros da vida profissional/sociedade, resultando em um ecossistema de aprendizado mais forte e mais desenvolvimento econômico e social robusto.O projeto apoia o desenvolvimento profissional de professores (25) organizando módulos conjuntos de aprendizado on-line, competência impulsionada por badges e escalonamento e multiplicação da formação para outros professores da instituição (300) com o apoio do MOOC a ser desenvolvido. Elaboração de materiais e diretrizes de aprendizado de acesso aberto. Formação de Gestores educacionais (15) definindo as diretrizes para o desenvolvimento de competências digitais e pedagógicas dos professores, avaliando as mudança educacional sustentável e a conquista de metas do projeto no ecossistema de aprendizagem das IES e seus parceiros da indústria.O projeto cria, em cocriação com diferentes partes interessadas (estudantes, professores, gestores, mínimo de 10 parceiros da indústria e da sociedade), modelos transferíveis para colaboração inovadora entre educação e indústria.Mais de 250 alunos em 5 IES latino-americanas participarão de novas práticas pedagógicas durante o cronograma do projeto adquirindo competências relevantes e experiência concreta com o mundo do trabalho.O resultado do projeto EMBRACE são IES modernas e resilientes na América Latina com capacidade de utilizar a digitalização para criar experiências de aprendizagem inclusivas e centradas no aluno. Novos modelos de co-criação envolvem uma variedade de diferentes stakeholders e contribuem para um ecossistema de aprendizagem robusto e sustentável.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Denise Hideko Goya - Integrante / Carla Lopes Rodriguez - Integrante / Cristiane Maria Sato - Integrante / João Ricardo Sato - Integrante / Geiza Cristina da Silva - Integrante / Victoria Alejandra Salazar Herrera - Integrante / CAROLINA CORREA DE CARVALHO - Coordenador / ALINE DE OLIVEIRA NEVES PANAZIO - Integrante / ALLAN MOREIRA XAVIER - Integrante / CESAR MONZU FREIRE - Integrante / DENISE CONSONNI - Integrante / GRACIELLA WATANABE - Integrante / JULIANA ROSSI DUCI - Integrante / JULIO CARLOS TEIXEIRA - Integrante / JULIO FRANCISCO BLUMETTI FACO - Integrante / LEONARDO FREIRE DE MELLO - Integrante / MICHELLE SATO FRIGO - Integrante / MIGUEL SAID VIEIRA - Integrante / PAULA AYAKO TIBA - Integrante / RENATA SIMOES - Integrante.
      Membro: Denise Hideko Goya.
    6. 2020-2022. Observatório de Conflitos na Internet
      Descrição: https://observa.pesquisa.ufabc.edu.br/ Tecnologias de informação e comunicação, em particular, a Internet, reconfiguraram profundamente a dinâmica de conflitos na sociedade contemporânea em diferentes níveis. Neste sentido, o presente projeto ambiciona construir um Observatório de Conflitos na Internet, capaz de consolidar-se como uma referência nacional e internacional de pesquisas na área. Para tanto, propõe a realização de uma ampla pesquisa, de caráter interdisciplinar e estruturada em quatro etapas, visando: I) construir um arcabouço teórico consistente para definir e identificar conflitos na Internet; II) construir metodologias e sistemas computacionais capazes de observar, sistematicamente, a dinâmica dos conflitos na rede; III) analisar e sistematizar os dados referentes aos conflitos na Internet; IV) contribuir propositivamente para o desenho de políticas públicas capazes de potencializar os efeitos produtivos dos conflitos na Internet e ampliação do debate sobre a temática de estudo do Observatório.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (2) . Integrantes: Denise Hideko Goya - Integrante / Claudio Luiz de Camargo Penteado - Integrante / Fabrício Olivetti de França - Integrante / Carlos Kamienski - Coordenador / Rafaela Vilela da Rocha - Integrante / Carlos da Silva dos Santos - Integrante / Flávio Horita - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 6
      Membro: Denise Hideko Goya.
      Descrição: Tecnologias de informação e comunicação, em particular, a Internet, reconfiguraram profundamente a dinâmica de conflitos na sociedade contemporânea em diferentes níveis. Neste sentido, o presente projeto ambiciona construir um Observatório de Conflitos na Internet, capaz de consolidar-se como uma referência nacional e internacional de pesquisas na área. Para tanto, propõe a realização de uma ampla pesquisa, de caráter interdisciplinar e estruturada em quatro etapas, visando: I) construir um arcabouço teórico consistente para definir e identificar conflitos na Internet; II) construir metodologias e sistemas computacionais capazes de observar, sistematicamente, a dinâmica dos conflitos na rede; III) analisar e sistematizar os dados referentes aos conflitos na Internet; IV) contribuir propositivamente para o desenho de políticas públicas capazes de potencializar os efeitos produtivos dos conflitos na Internet e ampliação do debate sobre a temática de estudo do Observatório.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Claudio Luis de Camargo Penteado - Integrante / Emerson Urizzi Cervi - Integrante / Carlos Kamienski - Coordenador / de França, Fabrício Olivetti - Integrante / Goya, Denise Hideko - Integrante / Eva Maria Campos-Dominguez - Integrante / Flávio Eduardo Aoki Horita - Integrante / Marcus Abilio Gomes Pereira - Integrante / Rafaela Vilela da Rocha Campos - Integrante / Victor Marchezini - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa. Número de produções C, T & A: 8 / Número de orientações: 2
      Membro: Claudio Luis de Camargo Penteado.
      Descrição: http://pesquisa.ufabc.edu.br/observa Tecnologias de informação e comunicação, em particular, a Internet, reconfiguraram profundamente a dinâmica de conflitos na sociedade contemporânea em diferentes níveis. Neste sentido, o presente projeto ambiciona construir um Observatório de Conflitos na Internet, capaz de consolidar-se como uma referência nacional e internacional de pesquisas na área. Para tanto, propõe a realização de uma ampla pesquisa, de caráter interdisciplinar e estruturada em quatro etapas, visando: I) construir um arcabouço teórico consistente para definir e identificar conflitos na Internet; II) construir metodologias e sistemas computacionais capazes de observar, sistematicamente, a dinâmica dos conflitos na rede; III) analisar e sistematizar os dados referentes aos conflitos na Internet; IV) contribuir propositivamente para o desenho de políticas públicas capazes de potencializar os efeitos produtivos dos conflitos na Internet e ampliação do debate sobre a temática de estudo do Observatório. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Carlos Alberto Kamienski - Coordenador / Claudio Penteado - Integrante / Fabricio Olivetti de França - Integrante / Denise Goya - Integrante / Flávio Horita - Integrante / Carlos Santos - Integrante / Rafaela Vilela da Rocha - Integrante. Financiador(es): (FAPESP) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Carlos Alberto Kamienski.
    7. 2019-2022. Desenvolvimento e validação de jogos sérios por meio do uso e avaliação do método AIMED
      Descrição: O método AIMED (Agile, Integrative and Open Method for Open Educational Resources Development) é um método ágil e iterativo que integra práticas de design pedagógico, design de jogo, modelagem de simulação, engenharia de software e gerenciamento de projetos; para apoiar o desenvolvimento de recursos educacionais eficientes e eficazes (principalmente, jogos sérios). Este projeto visa estender, usar e avaliar o método AIMED no desenvolvimento de diferentes jogos sérios para educação, treinamento e avaliação. Para isso, este projeto possui três objetivos principais: (i) Expandir e avaliar o método proposto; (ii) Desenvolver e validar jogos sérios para fins educacionais, de treinamento e avaliação de desempenho humano; e (iii) Promover pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica nas áreas de jogos sérios, jogos educacionais e simulações para treinamento.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (1) . Integrantes: Denise Hideko Goya - Coordenador / Carla Lopes Rodriguez - Integrante / Rafaela Vilela da Rocha - Integrante / Guilherme Dias Belarmino - Integrante / Danilo dos Santos Bezerra - Integrante / Diego Martos Buoro - Integrante / João Carlos Lima e Silva - Integrante / Alessandra Sueli Carlos - Integrante / Walter Rubens Bolitto Carvalho - Integrante / Rháleff Nascimento Rodrigues de Oliveira - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T & A: 14
      Membro: Denise Hideko Goya.
      Descrição: O método AIMED (Agile, Integrative and Open Method for Open Educational Resources Development) é um método ágil e iterativo que integra práticas de design pedagógico, design de jogo, modelagem de simulação, engenharia de software e gerenciamento de projetos; para apoiar o desenvolvimento de recursos educacionais eficientes e eficazes (principalmente, jogos sérios). Este projeto visa estender, usar e avaliar o método AIMED no desenvolvimento de diferentes jogos sérios para educação, treinamento e avaliação. Para isso, este projeto possui três objetivos principais: (i) Expandir e avaliar o método proposto; (ii) Desenvolver e validar jogos sérios para fins educacionais, de treinamento e avaliação de desempenho humano; e (iii) Promover pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica nas áreas de jogos sérios, jogos educacionais e simulações para treinamento... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (1) . Integrantes: Carla Lopes Rodriguez - Integrante / Denise Goya - Coordenador / rafaela vilela rocha campos - Integrante.
      Membro: Carla Lopes Rodriguez.
    8. 2018-2024. [CAPES-Print UFABC] Development and evaluation of innovative technologies to Mediate Learning
      Descrição: The sociocultural diversity of learning environments leads to the necessity of interdisciplinary development of investigations and accessible tools that can efficiently promote the learning. One of the challenges is to evaluate the impact of the tools on apprentices, educators, educational systems, and society. In this context, this research project aims to investigate methods, techniques, processes, theoretical approaches and interaction paradigms for the education and learning mediated by technologies. Technological tools will be designed and developed to mediate education and learning, considering computational, pedagogical and cognitive aspects. Such tools will be applied and their impacts evaluated in educational contexts. The research will be conducted following theoretical bases of the Universal Design which contemplate tangible and assistive digital technologies. The Universal Design allows the use of tools without the need of adaptation by a variety of people with different characteristics, with or without physical or cognitive barriers. The trajectory of this research assumes the formation of an international network which contemplates the collaboration among UFABC graduate programs and foreign institutions. The expected results are products, technologies and theoretical guidelines for the elaboration and evaluation of tools and their users. Examples of these results include tangible and digital learning objects, virtual and augmented reality environments, digital games, tools for supporting authorship of contents, and software development processes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Denise Hideko Goya - Integrante / Juliana Cristina Braga - Integrante / Francisco de Assis Zampirolli - Integrante / Silvia Dotta - Integrante / Edson Pinheiro Pimentel - Integrante / Carla Lopes Rodriguez - Integrante / Rafaela Vilela da Rocha - Integrante / André Luiz Brandão - Coordenador / Marina Sparvoli de Medeiros - Integrante / Harlen Batagelo - Integrante / BATISTA, VALÉRIO - Integrante / João Paulo Gois - Integrante / Itana Stiubiener - Integrante.
      Membro: Denise Hideko Goya.
      Descrição: The sociocultural diversity of learning environments leads to the necessity of interdisciplinary development of investigations and accessible tools that can efficiently promote the learning. One of the challenges is to evaluate the impact of the tools on apprentices, educators, educational systems, and society. In this context, this research project aims to investigate methods, techniques, processes, theoretical approaches and interaction paradigms for the education and learning mediated by technologies. Technological tools will be designed and developed to mediate education and learning, considering computational, pedagogical and cognitive aspects. Such tools will be applied and their impacts evaluated in educational contexts. The research will be conducted following theoretical bases of the Universal Design which contemplate tangible and assistive digital technologies. The Universal Design allows the use of tools without the need of adaptation by a variety of people with different characteristics, with or without physical or cognitive barriers. The trajectory of this research assumes the formation of an international network which contemplates the collaboration among UFABC graduate programs and foreign institutions. The expected results are products, technologies and theoretical guidelines for the elaboration and evaluation of tools and their users. Examples of these results include tangible and digital learning objects, virtual and augmented reality environments, digital games, tools for supporting authorship of contents, and software development processes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: André Luiz Brandão - Coordenador / Juliana Cristina Braga - Integrante / Harlen Costa Batagelo - Integrante / GOIS, JOAO PAULO - Integrante / Carla Rodriguez - Integrante / Denise Hideko Goya - Integrante / Edson Pimentel - Integrante / Francisco de Assis Zampirolli - Integrante / Itana Stiubiener - Integrante / Marina Sparvoli - Integrante / Rafaela Vilela da Rocha Campos - Integrante / Silvia Dotta - Integrante / Valério Batista - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: André Luiz Brandão.
    9. 2014-2016. Disputas eleitorais no ciberespaço: estudo das redes sociais de internet nas eleições presidenciais de 2014 no Brasil
      Descrição: O projeto de pesquisa tem como objetivo estudar o comportamento dos usuários das Redes Redes Sociais de Internet (RSI) no contexto das eleições presidenciais de 2014, por meio do desenvolvimento de ferramentas computacionais de estudo de redes complexas. A rápida popularização das Redes Sociais de Internet tem produzido importantes transformações nas relações sociais, criando novas formas de sociabilidade mediadas por computadores. Nesse novo espaço de interação, diversos temas são debatidos por seus usuários que possuem um papel ativo na produção, transmissão e circulação de informações, tornando o processo comunicacional mais fluído e dinâmico. Em época eleitoral, o tema da política invade a vida cotidiana das pessoas e também ganham destaque dentro das RSI. Os militantes, os simpatizantes, as campanhas dos candidatos e mesmo o cidadão comum utilizam esse espaço de interatividade para promover um confronto de informações e contrainformações. Visando compreender o comportamento dos usuários de RSI, a pesquisa pretende desenvolver uma ferramenta computacional de extração e análise de informações de redes sociais voltada para estudar como elas são apropriadas por seus usuários durante a disputa eleitoral. Essa ferramenta tem a finalidade de caracterizar os usuários mais influentes, identificar a participação de grupos políticos e os temas mais populares. Por meio de um viés interdisciplinar, o projeto tem a intenção de contribuir nos estudos sobre comportamento eleitoral e marketing político dentro de uma nova configuração social na qual o ciberespaço se torna um campo de disputa política da Sociedade da Informação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Denise Hideko Goya - Integrante / Claudio Luiz de Camargo Penteado - Coordenador / Fabrício Olivetti de França - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Denise Hideko Goya.
      Descrição: O projeto de pesquisa tem como objetivo estudar o comportamento dos usuários das Redes Redes Sociais de Internet (RSI) no contexto das eleições presidenciais de 2014, por meio do desenvolvimento de ferramentas computacionais de estudo de redes complexas. A rápida popularização das Redes Sociais de Internet tem produzido importantes transformações nas relações sociais, criando novas formas de sociabilidade mediadas por computadores. Nesse novo espaço de interação, diversos temas são debatidos por seus usuários que possuem um papel ativo na produção, transmissão e circulação de informações, tornando o processo comunicacional mais fluído e dinâmico. Em época eleitoral, o tema da política invade a vida cotidiana das pessoas e também ganham destaque dentro das RSI. Os militantes, os simpatizantes, as campanhas dos candidatos e mesmo o cidadão comum utilizam esse espaço de interatividade para promover um confronto de informações e contrainformações. Visando compreender o comportamento dos usuários de RSI, a pesquisa pretende desenvolver uma ferramenta computacional de extração e análise de informações de redes sociais voltada para estudar como elas são apropriadas por seus usuários durante a disputa eleitoral. Essa ferramenta tem a finalidade de caracterizar os usuários mais influentes, identificar a participação de grupos políticos e os temas mais populares. Por meio de um viés interdisciplinar, o projeto tem a intenção de contribuir nos estudos sobre comportamento eleitoral e marketing político dentro de uma nova configuração social na qual o ciberespaço se torna um campo de disputa política da Sociedade da Informação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Claudio Luis de Camargo Penteado - Coordenador / Denise Hideko Goya - Integrante / Fabrício Olivetti de França - Integrante / Celina Lerner - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 9
      Membro: Claudio Luis de Camargo Penteado.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (11)
    1. 1o lugar no eixo Comunicação e Informação no XIV Encontro de Iniciação Científica pela apresentação de trabalho da orientanda Monique Ferreira Souza, UFABC e USCS.. 2024.
      Membro: Denise Hideko Goya.
    2. Menção Honrosa no eixo Comunicação e Informação, no XIV Encontro de Iniciação Científica pela apresentação de trabalho do orientando Raphael Moises Pereira Brito, UFABC e USCS.. 2024.
      Membro: Denise Hideko Goya.
    3. Prêmio de Melhor Revisor no IV Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EduComp 2024), SBC.. 2024.
      Membro: Denise Hideko Goya.
    4. 3º lugar de melhor artigo no ENIAC 2021 - Trilha Principal: "Automatic Twitter Stance Detection on Politically Controversial Issues: A Study on Covid-19's CPI", com Patricia Santos, Comitê organizador do XVIII Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional 2021.. 2021.
      Membro: Denise Hideko Goya.
    5. Menção Honrosa pela apresentação oral de "Jogo sério para o desenvolvimento do pensamento computacional", por Vinicius Higuchi (orientando), Comitê organizador do XI Encontro de Iniciação Científica.. 2021.
      Membro: Denise Hideko Goya.
    6. Melhor artigo no III Workshop @Nuvem UFABC, com o trabalho "Avaliação de Riscos em Segurança da Informação", com Gabriel Santos, Núcleo Estratégico de Universos Virtuais, Entretenimento e Mobilidade (NUVEM) da UFABC.. 2019.
      Membro: Denise Hideko Goya.
    7. Melhor artigo no III Workshop @Nuvem UFABC, com o trabalho "Avaliação de Algoritmos de Assinatura Baseada em Hash para Aplicação em Internet das Coisas", com Pietro Gregorio, Núcleo Estratégico de Universos Virtuais, Entretenimento e Mobilidade (NUVEM) da UFABC.. 2019.
      Membro: Denise Hideko Goya.
    8. 2°colocado no II Workshop de Inovação como melhor projeto de Inovação, pelo projeto "Conjunto de Aplicativos Móveis Acessíveis para Apoio ao Aluno Deficiente Visual e Auditivo" desenvolvido pela UFABC, Diretoria de Educação a Distância da CAPES.. 2019.
      Membro: Denise Hideko Goya.
    9. 1º lugar de melhor artigo no Workshop de Ensino em Pensamento Computacional, Algoritmos e Programação: "Um relato sobre estratégias de motivação e ensino de lógica de programação para e por mulheres", Comitê organizador do WAlgProg 2018.. 2018.
      Membro: Denise Hideko Goya.
    10. 2º lugar no VII Encontro de Iniciação Científica (X Simpósio de IC da UFABC e 12º Congresso de IC da USCS), com o trabalho "Estudo de caso sobre coleta de dados do Twitter", com Bruno Masunaga Santos, Pró Reitoria de Pesquisa UFABC.. 2017.
      Membro: Denise Hideko Goya.
    11. 3º lugar no II Prêmio de Excelência Acadêmica da Pós-Graduação para coorientando Éric Tadeu Camacho de Oliveira do PPG Ciência da Computação, Pró-Reitoria de Pós-Graduação UFABC.. 2017.
      Membro: Denise Hideko Goya.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (0)

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (5)
      1. ROCHA, R. V. ; GOYA, Denise H. ; RODRIGUEZ, C. L. ; BUORO, D. M. ; BELARMINO, G. D. ; MORAIS, J. C. F. ; OLIVEIRA, R. N. R.. UFABC-Sucen Ecoleish. 2021. Outro
      2. ROCHA, R. V. ; RODRIGUEZ, C. L. ; GOYA, Denise H. ; BERBERT, J. M. S. ; FERREIRA, L. S. ; CHICARONI, B. F. ; SASS, CAMILA DO AMARAL ; BUORO, D. M. ; MINHOLI, F. S. ; BELARMINO, G. D. ; PESSOA, J. O. ; MORAIS, J. C. F. ; FERREIRA, LARA TENORE ; FRANCEZ, L. C. T. F. ; OLIVEIRA, M. A. ; FERREIRA, P. N. ; OLIVEIRA, RHÁLEFF NASCIMENTO RODRIGUES DE ; SOUZA, R. M.. III Workshop Diversão Séria & Dias da Ada. 2021. Outro
      3. ROCHA, R. V. ; Goya, Denise H. ; RODRIGUEZ, C. L. ; FERREIRA, L. S.. II Workshop Diversão Séria e Dias da Ada na UFABC. 2020. Outro
      4. GOYA, DENISE; ROCHA, R. V. ; RODRIGUEZ, C. L. ; FERREIRA, L. S.. Workshop "Diversão Séria". 2019. Outro
      5. VENERO, M. L. F. ; RODRIGUEZ, C. L. ; GOYA, DENISE ; ROCHA, R. V. ; FERREIRA, L. S.. Dias da Ada na UFABC. 2019. Outro

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (18)
      • Denise Hideko Goya ⇔ Carla Lopes Rodriguez (22.0)
        1. OLIVEIRA, RHÁLEFF NASCIMENTO RODRIGUES DE ; BELARMINO, GUILHERME DIAS ; RODRIGUEZ, CARLA ; Goya, Denise ; ROCHA, RAFAELA VILELA DA ; VENERO, MIRTHA LINA FERNÁNDEZ ; BENITEZ, PRISCILA ; KUMADA, KATE MAMHY OLIVEIRA. DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DA USABILIDADE E ACESSIBILIDADE DE UM PROTÓTIPO DE JOGO EDUCACIONAL DIGITAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. v. 27, p. 847-864, issn: 1413-6538, 2021.
        2. SASS, CAMILA DO AMARAL ; DE LUCCAS, JULIA BALDI ; FERREIRA, LARA TENORE ; RODRIGUEZ, CARLA LOPES ; Goya, Denise Hideko ; VENERO, MIRTHA LINA FERNÁNDEZ ; ROCHA, RAFAELA VILELA DA. A report on strategies for motivating and developing the computational thinking for and by women. Journal on Computational Thinking (JCThink). v. 3, p. 34-49, issn: 2595-9077, 2020.
        3. BENITEZ, P. (Org.) ; ROCHA, R. V. (Org.) ; DOMENICONI, C. (Org.) ; GOYA, Denise H. (Org.) ; RODRIGUEZ, C. L. (Org.). Enfrente [recurso eletrônico]: promoção de conscientização e resiliência como estratégia de enfrentamento da pandemia pela Covid-19​. 1 ed. Santo André: Editora UFABC, 2021. p. 110.
        4. OLIVEIRA, RHÁLEFF N. R. DE ; BELARMINO, GUILHERME D. ; MINHOLI, FELIPE S. ; RODRIGUEZ, CARLA ; Goya, Denise ; ROCHA, RAFAELA V.. Pro-AvaliaJS: Protocolo para planejamento e execução da avaliação da reação e aprendizagem de jogos sérios. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 517-527, 2022.
        5. OLIVEIRA, RHÁLEFF ; Goya, Denise ; ROCHA, RAFAELA ; RODRIGUEZ, CARLA. Formação Inicial de Professores para a Integração Curricular das TICs na Educação Básica: relato do percurso formativo no ensino remoto. Em: Workshop de Informática na Escola, p. 284-295, 2022.
        6. ZAMPIROLLI, FRANCISCO ; BATISTA, VALÉRIO ; RODRIGUEZ, CARLA ; VILELA DA ROCHA, RAFAELA ; Goya, Denise. Automated Assessment with Multiple-choice Questions using Weighted Answers. Em: 13th International Conference on Computer Supported Education, v. 1, p. 254-261, 2021.
        7. BELARMINO, GUILHERME DIAS ; OLIVEIRA, RHÁLEFF NASCIMENTO RODRIGUES DE ; RODRIGUEZ, CARLA LOPES ; Goya, Denise Hideko ; ROCHA, RAFAELA VILELA DA. Descrição e análise dos processos de produção de um jogo educacional e seus impactos na sua qualidade. Em: Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, p. 407-416, 2021.
        8. CRUZ, JOÃO R. U. DA ; RODRIGUES, WELLINGTON B. ; RODRIGUEZ, CARLA LOPES ; Goya, Denise. Análise de referências em teses e dissertações sobre uso de Computação Afetiva na área da educação. Em: Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), p. 852-861, 2020.
        9. OLIVEIRA, RHÁLEFF ; BELARMINO, GUILHERME ; RODRIGUEZ, CARLA ; Goya, Denise ; VENERO, MIRTHA FERNÁNDEZ ; OLIVEIRA JÚNIOR, AILTON ; ROCHA, RAFAELA VILELA DA. Avaliações em Jogos Educacionais: instrumentos de avaliação da reação, aprendizagem e comparação de jogos. Em: XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), v. 30, p. 972-981, 2019.
        10. CARVALHO, WALTER ; RODRIGUEZ, CARLA ; Goya, Denise ; VENERO, MIRTHA FERNÁNDEZ ; ROCHA, RAFAELA VILELA DA. Software Livre Twine: ensino de programação web por meio da criação de jogos educacionais. Em: VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação, p. 258-267, 2019.
        11. RODRIGUES, SABRINA MORALES ; VENERO, MIRTHA FERNÁNDEZ ; RODRIGUEZ, CARLA ; Goya, Denise ; ROCHA, RAFAELA VILELA DA. Avaliando ambientes para ensino de programação com suporte para o desenvolvimento da metacognição. Em: VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação, p. 417-426, 2019.
        12. MOTTA, J. P. ; OLIVEIRA, M. A. ; RODRIGUEZ, C. L. ; GOYA, Denise H. ; VENERO, M. L. F. ; ROCHA, R. V.. Um relato sobre a capacitação e a produção de um jogo sério: a experiência de um projeto de extensão com um game para conscientização da adoção de animais. Em: Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, p. 1086-1095, 2019.
        13. RODRIGUEZ, CARLA ; ROCHA, RAFAELA VILELA DA ; GOYA, DENISE ; VENERO, MIRTHA FERNÁNDEZ ; ZAMPIROLLI, FRANCISCO. Critérios para inserção de estratégias cognitivas e metacognitivas no desenvolvimento de lógica de programação em ambientes virtuais de aprendizagem. Em: XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), p. 1183-1192, 2018.
        14. SASS, C. ; KANASHIRO, C. ; YAHATA, E. ; NOCETE, G. ; BALDI, J. ; TENORE, L. ; SANTANA, N. ; RIBEIRO, T. ; RODRIGUEZ, C. L. ; SATO, C. M. ; GOYA, DENISE H. ; VENERO, M. L. F. ; ROCHA, R. V.. Um relato sobre estratégias de motivação e ensino de lógica de programação para e por mulheres. Em: Workshop de Ensino em Pensamento Computacional, p. 659-668, 2018.
        15. GOYA, DENISE; RODRIGUEZ, CARLA ; VENERO, MIRTHA LINA FERNANDÉZ ; ABRÃO, CLÁUDIA. O Uso de Estratégias de Aprendizagem Cognitivas e Metacognitivas na Disciplina Semipresencial de Processamento da Informação. Em: CBIE 2017 - Workshop de Ensino em Pensamento Computacional, p. 1079-1088, 2017.
        16. OLIVEIRA, RHÁLEFF NASCIMENTO RODRIGUES DE ; MINHOLI, FELIPE SIQUEIRA ; PEREIRA, JEAN RODRIGUES ; BUORO, DIEGO MARTOS ; BELARMINO, GUILHERME DIAS ; YASUI, ANDRÉ KAZUO ; BOZOLÃO NETO, MÁRIO ; MORAIS, JULIANA CAROLINE FERREIRA DE ; MOTTA, JOÃO PAULO FREIRE ; BARROS, VINICIUS RANGEL MENDES ; DE OLIVEIRA, MITZRAEL ALBARRASSIM ; BEZERRA, EVERTON SURICA ; PESSOA, JÚLIA OLIVEIRA ; SOUZA, RODRIGO MARTINS DE ; Goya, Denise Hideko ; RODRIGUEZ, CARLA LOPES ; ROCHA, RAFAELA VILELA DA. Quizle: jogo mobile e plataforma web para criação de quizzes e visualização de relatórios. Em: Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2022, Brasil. Anais Estendidos do XI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2022). Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, p. 128-131, 2022.
        17. SASS, CAMILA ; CHICARONI, BEATRIZ ; TENORE, LARA ; FERREIRA, LIDIA ; BRANDÃO, MARIA EDUARDA ; LINS, MELISSA ; FERREIRA, POLIANA ; SANTANA, ROSIMEIRE ; RODRIGUEZ, CARLA ; Goya, Denise ; ROCHA, RAFAELA V.. Relato das atividades e dificuldades do Coletivo Mirtha Lina em meio à pandemia de Covid-19. Em: Women in Information Technology, 2021, Brasil. Anais do XV Women in Information Technology (WIT 2021), p. 345-349, 2021.
        18. BELARMINO, G. D. ; SANTOS, A. P. A. ; CHICARONI, B. F. ; ROCHA, R. V. ; GOYA, Denise H. ; RODRIGUEZ, C. L. ; BRANDAO, A. L.. Experiência do Design Participativo na Prototipação de um Aplicativo Educacional de Conteúdo Acessível a Pessoas com Deficiência. Em: IV Workshop NUVEM, 2020, Santo André (online). Programação do IV Workshop NUVEM, p. 1, 2020.
        19. SANTOS, A. P. A. ; BELARMINO, G. ; CHICARONI, B. F. ; ROCHA, RAFAELA VILELA DA ; Goya, D. ; Brandão, A.L. ; RODRIGUEZ, C. L.. Avaliação de um Aplicativo de Conteúdo Acessível a Pessoas com Deficiência Auditiva, Cognitiva e Visual com Design Participativo. Em: IV Workshop NUVEM, 2020, Santo André (online). Programação do IV Workshop NUVEM, p. 1, 2020.
        20. OLIVEIRA, RHÁLEFF ; BELARMINO, G. D. ; BUORO, D. M. ; OLIVEIRA, M. A. ; MOTTA, J. P. ; PEREIRA, J. R. ; BEZERRA, E. S. ; SOUZA, R. M. ; GOYA, Denise H. ; ROCHA, R. V. ; RODRIGUEZ, C. L.. Game Quiz: protótipo de uma plataforma para criação de jogos sérios do tipo quiz. Em: IV Workshop NUVEM, 2020, Santo André (online). Programação do IV Workshop NUVEM, p. 1, 2020.
        21. LEITE, G. ; Goya, D. ; ROCHA, RAFAELA VILELA DA ; RODRIGUEZ, C. L. ; MORAIS, J. F. ; AFONSO, P. B. ; FERREIRA, L. S.. Criação e uso de jogos sérios para conscientização e estratégia de enfrentamento da pandemia pela Covid-19. Em: IV Workshop NUVEM, 2020. Programação do IV Workshop NUVEM, p. 1, 2020.
        22. RODRIGUEZ, CARLA ; GOYA, DENISE ; VENERO, MIRTHA LINA FERNANDÉZ ; ABRÃO, CLÁUDIA. Met@ Aprendiz@gem: estratégias metacognitivas e recursos pedagógicos para apoiar a construção do pensamento lógico. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE, 2017, Recife. Anais do XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2017), p. 1775-1777, 2017.

      • Denise Hideko Goya ⇔ Claudio Luis de Camargo Penteado (13.0)
        1. KAMIENSKI, CARLOS ; de Camargo Penteado, Claudio Luis ; Goya, Denise ; ROCHA, RAFAELA V. ; DE SOUZA, LUCAS MAZIM ; GÊNOVA, DANIEL VITOR BERALDO DI ; RAMOS, DIOGO FORNAZIERO SEGURA ; de França, Fabrício Olivetti ; HORITA, FLÁVIO ; SANTOS, CARLOS DA SILVA DOS. Measuring Network Polarization and Political Sectarianism During the 2020 Pandemic. IEEE TRANSACTIONS ON COMPUTATIONAL SOCIAL SYSTEMS. v. 10, p. 1356-1371, issn: 2329-924X, 2023.
        2. PENTEADO, CLAUDIO LUIS DE CAMARGO ; Goya, Denise Hideko ; DOS SANTOS, PATRÍCIA DIAS ; JARDIM, LUIZA. Populismo, desinformação e Covid-19. MEDIA & JORNALISMO. v. 22, p. 239-260, issn: 2183-5462, 2022.
        3. PENTEADO, C. L. C. ; GOYA, D. H. ; FRANÇA, F. O.. Discursive conflicts around the impeachment of Dilma Rousseff (Brazil) on Twitter. Perpectivas da Contemporaneidade. v. 1, p. 49-67, issn: 2184-9021, 2021.
        4. de França, Fabrício Olivetti ; Goya, Denise Hideko ; DE CAMARGO PENTEADO, CLAUDIO LUÍS. User profiling of the Twitter Social Network during the impeachment of Brazilian President. SOCIAL NETWORK ANALYSIS AND MINING. v. 8, p. 5, issn: 1869-5450, 2018.
        5. Penteado, C. L. C. ; GOYA, D. H. ; DE FRANCA, FABRICIO OLIVETTI. O DEBATE POLÍTICO NO TWITTER NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2014 NO BRASIL. Em Debate (Belo Horizonte). v. 6, p. 47-54, issn: 2176-4883, 2014.
        6. Claudio Luis de Camargo Penteado; CAMPOS-DOMINGUEZ, E. M. ; SANTOS, P. D. ; GOYA, D. ; NUNEZ, M. M. ; LAZARO, M. M.. Discourse and Disinformation on COVID-19 Vaccination in Spain and Brazil: A Case Study on the Twitter Debate. Em: Dolors Palau-Sampio; Guillermo López García; Laura Iannelli. (Org.). Contemporary Politics, Communication, and the Impact on Democracy. 1ed.Pennsylvania. : IGI Global. 2022.v. 1, p. 279-306.
        7. Kamienski, Carlos ; Mazim, Lucas ; Penteado, Claudio ; GOYA, DENISE ; Di Genova, Daniel ; DE FRANÇA, FABRÍCIO ; Ramos, Diogo ; Horita, Flávio. A Polarization Approach for Understanding Online Conflicts in Times of Pandemic: A Brazilian Case Study. Em: Hawaii International Conference on System Sciences (HICSS), v. 1, p. 1-10, 2021.
        8. DE FRANCA, FABRICIO ; DOS SANTOS, CARLOS ; PENTEADO, CLAUDIO ; Goya, Denise ; MAZIM, LUCAS ; KAMIENSKI, CARLOS ; DI GENOVA, DANIEL ; RAMOS, DIOGO. Dynamics of Conflicts on the Twitter Social Network: a case study on the use of chloroquine in Brazil. Em: Hawaii International Conference on System Sciences, v. 1, p. 1-10, 2021.
        9. SANTOS, MARCELO BURGOS PIMENTEL ; ARAÚJO, RAFAEL DE PAULA AGUIAR ; PENTEADO, CLAUDIO LUÍS DE CAMARGO ; GOYA, D. H.. Os Usos do Twitter pela Família Bolsonaro e o Campo da Direita Brasileira. Em: 44º Encontro Anual da ANPOCS, p. 1-25, 2020.
        10. de França, Fabrício Olivetti ; GOYA, DENISE ; PENTEADO, CLAUDIO CAMARGO. Analysis of the Twitter Interactions during the Impeachment of Brazilian President. Em: 51st Hawaii International Conference on System Sciences, v. 1, p. 2005-2012, 2018.
        11. OLIVEIRA, ERIC TADEU CAMACHO DE ; FRANCA, FABRICIO OLIVETTI DE ; GOYA, DENISE HIDEKO ; PENTEADO, CLAUDIO LUIS DE CAMARGO. The Influence of Retweeting Robots During Brazilian Protests. Em: 2016 49th Hawaii International Conference on System Sciences (HICSS), v. 49, p. 2068-2076, 2016.
        12. CARVALHO, CASSIA DE SOUZA ; FRANCA, FABRICIO OLIVETTI DE ; GOYA, DENISE HIDEKO ; PENTEADO, CLAUDIO LUIS DE CAMARGO. The People Have Spoken: Conflicting Brazilian Protests on Twitter. Em: 2016 49th Hawaii International Conference on System Sciences (HICSS), v. 49, p. 1986-1995, 2016.
        13. Penteado, C. L. C. ; GOYA, D. H. ; DE FRANÇA, F.O.. Disputas eleitorais no ciberespaço: estudo do Twitter nas eleições presidenciais de 2014 no Brasil. Em: III congreso internacional en comunicación politica y estrategias de campaña, v. 0, p. 2-18, 2014.

      • Denise Hideko Goya ⇔ Fabricio Olivetti de França (10.0)
        1. PENTEADO, C. L. C. ; GOYA, D. H. ; FRANÇA, F. O.. Discursive conflicts around the impeachment of Dilma Rousseff (Brazil) on Twitter. Perpectivas da Contemporaneidade. v. 1, p. 49-67, issn: 2184-9021, 2021.
        2. de França, Fabrício Olivetti ; Goya, Denise Hideko ; DE CAMARGO PENTEADO, CLAUDIO LUÍS. User profiling of the Twitter Social Network during the impeachment of Brazilian President. SOCIAL NETWORK ANALYSIS AND MINING. v. 8, p. 5, issn: 1869-5450, 2018.
        3. Penteado, C. L. C. ; GOYA, D. H. ; DE FRANCA, FABRICIO OLIVETTI. O DEBATE POLÍTICO NO TWITTER NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2014 NO BRASIL. Em Debate (Belo Horizonte). v. 6, p. 47-54, issn: 2176-4883, 2014.
        4. de Souza Carvalho, Cássia ; de França, Fabrício Olivetti ; GOYA, DENISE HIDEKO ; de Camargo Penteado, Claudio Luis. Brazilians Divided: Political Protests as Told by Twitter. Transactions on Large-Scale Data- and Knowledge-Centered Systems XXVII. 1ed. Em: . : Springer. 2016.p. 1-18.
        5. Kamienski, Carlos ; Mazim, Lucas ; Penteado, Claudio ; GOYA, DENISE ; Di Genova, Daniel ; DE FRANÇA, FABRÍCIO ; Ramos, Diogo ; Horita, Flávio. A Polarization Approach for Understanding Online Conflicts in Times of Pandemic: A Brazilian Case Study. Em: Hawaii International Conference on System Sciences (HICSS), v. 1, p. 1-10, 2021.
        6. DE FRANCA, FABRICIO ; DOS SANTOS, CARLOS ; PENTEADO, CLAUDIO ; Goya, Denise ; MAZIM, LUCAS ; KAMIENSKI, CARLOS ; DI GENOVA, DANIEL ; RAMOS, DIOGO. Dynamics of Conflicts on the Twitter Social Network: a case study on the use of chloroquine in Brazil. Em: Hawaii International Conference on System Sciences, v. 1, p. 1-10, 2021.
        7. de França, Fabrício Olivetti ; GOYA, DENISE ; PENTEADO, CLAUDIO CAMARGO. Analysis of the Twitter Interactions during the Impeachment of Brazilian President. Em: 51st Hawaii International Conference on System Sciences, v. 1, p. 2005-2012, 2018.
        8. OLIVEIRA, ERIC TADEU CAMACHO DE ; FRANCA, FABRICIO OLIVETTI DE ; GOYA, DENISE HIDEKO ; PENTEADO, CLAUDIO LUIS DE CAMARGO. The Influence of Retweeting Robots During Brazilian Protests. Em: 2016 49th Hawaii International Conference on System Sciences (HICSS), v. 49, p. 2068-2076, 2016.
        9. CARVALHO, CASSIA DE SOUZA ; FRANCA, FABRICIO OLIVETTI DE ; GOYA, DENISE HIDEKO ; PENTEADO, CLAUDIO LUIS DE CAMARGO. The People Have Spoken: Conflicting Brazilian Protests on Twitter. Em: 2016 49th Hawaii International Conference on System Sciences (HICSS), v. 49, p. 1986-1995, 2016.
        10. Penteado, C. L. C. ; GOYA, D. H. ; DE FRANÇA, F.O.. Disputas eleitorais no ciberespaço: estudo do Twitter nas eleições presidenciais de 2014 no Brasil. Em: III congreso internacional en comunicación politica y estrategias de campaña, v. 0, p. 2-18, 2014.

      • Denise Hideko Goya ⇔ Francisco de Assis Zampirolli (5.0)
        1. ZAMPIROLLI, FRANCISCO A. ; BOROVINA JOSKO, JOÃO M. ; VENERO, MIRTHA L. F. ; KOBAYASHI, GUIOU ; FRAGA, FRANCISCO J. ; GOYA, DENISE ; SAVEGNAGO, HEITOR R.. An experience of automated assessment in a large-scale introduction programming course. COMPUTER APPLICATIONS IN ENGINEERING EDUCATION. v. 28, p. cae.22385, issn: 1061-3773, 2021.
        2. ZAMPIROLLI, FRANCISCO A. ; GOYA, DENISE ; PIMENTEL, EDSON P. ; KOBAYASHI, GUIOU. Evaluation process for an introductory programming course using blended learning in engineering education. COMPUTER APPLICATIONS IN ENGINEERING EDUCATION. v. 2018, p. 1-13, issn: 1061-3773, 2018.
        3. ZAMPIROLLI, FRANCISCO ; BATISTA, VALÉRIO ; RODRIGUEZ, CARLA ; VILELA DA ROCHA, RAFAELA ; Goya, Denise. Automated Assessment with Multiple-choice Questions using Weighted Answers. Em: 13th International Conference on Computer Supported Education, v. 1, p. 254-261, 2021.
        4. ZAMPIROLLI, FRANCISCO DE ASSIS ; Pisani, Paulo Henrique ; JOSKO, JOÃO MARCELO ; KOBAYASHI, GUIOU ; FRAGA, FRANCISCO ; GOYA, DENISE ; SAVEGNAGO, HEITOR RODRIGUES. Parameterized and automated assessment on an introductory programming course. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, v. 1, p. 1573-1582, 2020.
        5. RODRIGUEZ, CARLA ; ROCHA, RAFAELA VILELA DA ; GOYA, DENISE ; VENERO, MIRTHA FERNÁNDEZ ; ZAMPIROLLI, FRANCISCO. Critérios para inserção de estratégias cognitivas e metacognitivas no desenvolvimento de lógica de programação em ambientes virtuais de aprendizagem. Em: XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), p. 1183-1192, 2018.

      • Denise Hideko Goya ⇔ Carlos Alberto Kamienski (3.0)
        1. KAMIENSKI, CARLOS ; de Camargo Penteado, Claudio Luis ; Goya, Denise ; ROCHA, RAFAELA V. ; DE SOUZA, LUCAS MAZIM ; GÊNOVA, DANIEL VITOR BERALDO DI ; RAMOS, DIOGO FORNAZIERO SEGURA ; de França, Fabrício Olivetti ; HORITA, FLÁVIO ; SANTOS, CARLOS DA SILVA DOS. Measuring Network Polarization and Political Sectarianism During the 2020 Pandemic. IEEE TRANSACTIONS ON COMPUTATIONAL SOCIAL SYSTEMS. v. 10, p. 1356-1371, issn: 2329-924X, 2023.
        2. Kamienski, Carlos ; Mazim, Lucas ; Penteado, Claudio ; GOYA, DENISE ; Di Genova, Daniel ; DE FRANÇA, FABRÍCIO ; Ramos, Diogo ; Horita, Flávio. A Polarization Approach for Understanding Online Conflicts in Times of Pandemic: A Brazilian Case Study. Em: Hawaii International Conference on System Sciences (HICSS), v. 1, p. 1-10, 2021.
        3. DE FRANCA, FABRICIO ; DOS SANTOS, CARLOS ; PENTEADO, CLAUDIO ; Goya, Denise ; MAZIM, LUCAS ; KAMIENSKI, CARLOS ; DI GENOVA, DANIEL ; RAMOS, DIOGO. Dynamics of Conflicts on the Twitter Social Network: a case study on the use of chloroquine in Brazil. Em: Hawaii International Conference on System Sciences, v. 1, p. 1-10, 2021.

      • Denise Hideko Goya ⇔ Guiou Kobayashi (3.0)
        1. ZAMPIROLLI, FRANCISCO A. ; BOROVINA JOSKO, JOÃO M. ; VENERO, MIRTHA L. F. ; KOBAYASHI, GUIOU ; FRAGA, FRANCISCO J. ; GOYA, DENISE ; SAVEGNAGO, HEITOR R.. An experience of automated assessment in a large-scale introduction programming course. COMPUTER APPLICATIONS IN ENGINEERING EDUCATION. v. 28, p. cae.22385, issn: 1061-3773, 2021.
        2. ZAMPIROLLI, FRANCISCO A. ; GOYA, DENISE ; PIMENTEL, EDSON P. ; KOBAYASHI, GUIOU. Evaluation process for an introductory programming course using blended learning in engineering education. COMPUTER APPLICATIONS IN ENGINEERING EDUCATION. v. 2018, p. 1-13, issn: 1061-3773, 2018.
        3. ZAMPIROLLI, FRANCISCO DE ASSIS ; Pisani, Paulo Henrique ; JOSKO, JOÃO MARCELO ; KOBAYASHI, GUIOU ; FRAGA, FRANCISCO ; GOYA, DENISE ; SAVEGNAGO, HEITOR RODRIGUES. Parameterized and automated assessment on an introductory programming course. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, v. 1, p. 1573-1582, 2020.

      • Denise Hideko Goya ⇔ Francisco José Fraga da Silva (2.0)
        1. ZAMPIROLLI, FRANCISCO A. ; BOROVINA JOSKO, JOÃO M. ; VENERO, MIRTHA L. F. ; KOBAYASHI, GUIOU ; FRAGA, FRANCISCO J. ; GOYA, DENISE ; SAVEGNAGO, HEITOR R.. An experience of automated assessment in a large-scale introduction programming course. COMPUTER APPLICATIONS IN ENGINEERING EDUCATION. v. 28, p. cae.22385, issn: 1061-3773, 2021.
        2. ZAMPIROLLI, FRANCISCO DE ASSIS ; Pisani, Paulo Henrique ; JOSKO, JOÃO MARCELO ; KOBAYASHI, GUIOU ; FRAGA, FRANCISCO ; GOYA, DENISE ; SAVEGNAGO, HEITOR RODRIGUES. Parameterized and automated assessment on an introductory programming course. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, v. 1, p. 1573-1582, 2020.

      • Denise Hideko Goya ⇔ João Marcelo Borovina Josko (2.0)
        1. ZAMPIROLLI, FRANCISCO A. ; BOROVINA JOSKO, JOÃO M. ; VENERO, MIRTHA L. F. ; KOBAYASHI, GUIOU ; FRAGA, FRANCISCO J. ; GOYA, DENISE ; SAVEGNAGO, HEITOR R.. An experience of automated assessment in a large-scale introduction programming course. COMPUTER APPLICATIONS IN ENGINEERING EDUCATION. v. 28, p. cae.22385, issn: 1061-3773, 2021.
        2. ZAMPIROLLI, FRANCISCO DE ASSIS ; Pisani, Paulo Henrique ; JOSKO, JOÃO MARCELO ; KOBAYASHI, GUIOU ; FRAGA, FRANCISCO ; GOYA, DENISE ; SAVEGNAGO, HEITOR RODRIGUES. Parameterized and automated assessment on an introductory programming course. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, v. 1, p. 1573-1582, 2020.

      • Denise Hideko Goya ⇔ Ailton Paulo de Oliveira Júnior (1.0)
        1. OLIVEIRA, RHÁLEFF ; BELARMINO, GUILHERME ; RODRIGUEZ, CARLA ; Goya, Denise ; VENERO, MIRTHA FERNÁNDEZ ; OLIVEIRA JÚNIOR, AILTON ; ROCHA, RAFAELA VILELA DA. Avaliações em Jogos Educacionais: instrumentos de avaliação da reação, aprendizagem e comparação de jogos. Em: XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), v. 30, p. 972-981, 2019.

      • Denise Hideko Goya ⇔ Carlos da Silva dos Santos (1.0)
        1. DE FRANCA, FABRICIO ; DOS SANTOS, CARLOS ; PENTEADO, CLAUDIO ; Goya, Denise ; MAZIM, LUCAS ; KAMIENSKI, CARLOS ; DI GENOVA, DANIEL ; RAMOS, DIOGO. Dynamics of Conflicts on the Twitter Social Network: a case study on the use of chloroquine in Brazil. Em: Hawaii International Conference on System Sciences, v. 1, p. 1-10, 2021.

      • Denise Hideko Goya ⇔ Edson Pinheiro Pimentel (1.0)
        1. ZAMPIROLLI, FRANCISCO A. ; GOYA, DENISE ; PIMENTEL, EDSON P. ; KOBAYASHI, GUIOU. Evaluation process for an introductory programming course using blended learning in engineering education. COMPUTER APPLICATIONS IN ENGINEERING EDUCATION. v. 2018, p. 1-13, issn: 1061-3773, 2018.

      • Denise Hideko Goya ⇔ Flávio Eduardo Aoki Horita (1.0)
        1. Kamienski, Carlos ; Mazim, Lucas ; Penteado, Claudio ; GOYA, DENISE ; Di Genova, Daniel ; DE FRANÇA, FABRÍCIO ; Ramos, Diogo ; Horita, Flávio. A Polarization Approach for Understanding Online Conflicts in Times of Pandemic: A Brazilian Case Study. Em: Hawaii International Conference on System Sciences (HICSS), v. 1, p. 1-10, 2021.

      • Denise Hideko Goya ⇔ Kate Mamhy Oliveira Kumada (1.0)
        1. OLIVEIRA, RHÁLEFF NASCIMENTO RODRIGUES DE ; BELARMINO, GUILHERME DIAS ; RODRIGUEZ, CARLA ; Goya, Denise ; ROCHA, RAFAELA VILELA DA ; VENERO, MIRTHA LINA FERNÁNDEZ ; BENITEZ, PRISCILA ; KUMADA, KATE MAMHY OLIVEIRA. DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DA USABILIDADE E ACESSIBILIDADE DE UM PROTÓTIPO DE JOGO EDUCACIONAL DIGITAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. v. 27, p. 847-864, issn: 1413-6538, 2021.

      • Denise Hideko Goya ⇔ Márcio Fabiano da Silva (1.0)
        1. GOYA, D. ; SILVA, M. ; AGUIAR, PAULO HENRIQUE LOPES ; SIMAS, J. ; DOTTA, SILVIA. Relato de Experiência em Desenvolvimento de Objeto de A prendizagem do tipo Curso para Dispositivo Móvel. Em: 11º Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância ? ESUD 2014, v. 1, p. 548-559, 2014.

      • Denise Hideko Goya ⇔ Paulo Henrique Pisani (1.0)
        1. ZAMPIROLLI, FRANCISCO DE ASSIS ; Pisani, Paulo Henrique ; JOSKO, JOÃO MARCELO ; KOBAYASHI, GUIOU ; FRAGA, FRANCISCO ; GOYA, DENISE ; SAVEGNAGO, HEITOR RODRIGUES. Parameterized and automated assessment on an introductory programming course. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, v. 1, p. 1573-1582, 2020.

      • Denise Hideko Goya ⇔ Priscila Benitez (1.0)
        1. OLIVEIRA, RHÁLEFF NASCIMENTO RODRIGUES DE ; BELARMINO, GUILHERME DIAS ; RODRIGUEZ, CARLA ; Goya, Denise ; ROCHA, RAFAELA VILELA DA ; VENERO, MIRTHA LINA FERNÁNDEZ ; BENITEZ, PRISCILA ; KUMADA, KATE MAMHY OLIVEIRA. DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DA USABILIDADE E ACESSIBILIDADE DE UM PROTÓTIPO DE JOGO EDUCACIONAL DIGITAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. v. 27, p. 847-864, issn: 1413-6538, 2021.

      • Denise Hideko Goya ⇔ Silvia Cristina Dotta (1.0)
        1. GOYA, D. ; SILVA, M. ; AGUIAR, PAULO HENRIQUE LOPES ; SIMAS, J. ; DOTTA, SILVIA. Relato de Experiência em Desenvolvimento de Objeto de A prendizagem do tipo Curso para Dispositivo Móvel. Em: 11º Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância ? ESUD 2014, v. 1, p. 548-559, 2014.

      • Denise Hideko Goya ⇔ Valério Ramos Batista (1.0)
        1. ZAMPIROLLI, FRANCISCO ; BATISTA, VALÉRIO ; RODRIGUEZ, CARLA ; VILELA DA ROCHA, RAFAELA ; Goya, Denise. Automated Assessment with Multiple-choice Questions using Weighted Answers. Em: 13th International Conference on Computer Supported Education, v. 1, p. 254-261, 2021.




    Data de processamento: 12/04/2025 21:56:05