INCT da Internet do Futuro

Luciano Reis Coutinho

Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Maranhão (1996), Mestre em Informática pela Universidade Federal da Paraíba (1999) e Doutor em Ciências pelo programa de Engenharia Elétrica da Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professor Associado IV da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial Distribuída, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas multiagentes, sistemas inteligentes, aprendizagem de máquina e engenharia de software. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/5901564732655853 (28/04/2025)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do Maranhão, Centro Tecnológico, Departamento de Informática. Av. dos Portugues S/N Bacanga 65085-580 - Sao Luis, MA - Brasil Telefone: (98) 33018000 Ramal: 8223 URL da Homepage: http://www.deinf.ufma.br/~lrc/
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Ciência da Computação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (14)
    1. 2022-Atual. PRESERVAÇÃO DA PRIVACIDADE DOS DADOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE MÁQUINA VIA TRANSFORMAÇÃO DE DADOS.
      Descrição: Os avanços tecnológicos na área da computação possibilitaram um crescimento exponencial da coleta de dados, impulsionando várias áreas de estudos que trabalham na análise de dados para extração de conhecimento, tais como big data, data mining, machine learning, entre outras. Para tratar o problemas de privacidade, a proposta de trabalho é desenvolver técnicas de transformação de dados, onde forneça a privacidade e preserve a utilidade dos dados. Utilidade neste contexto é no sentido de que quando aplicamos um modelo de aprendizagem de máquina sobre esses dados transformados, o modelo preditivo gerado possuiria uma precisão muito próxima ou igual ao resultado que seria obtido se utilizasse os dados originais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Luciano Reis Coutinho - Coordenador / Josenildo Costa da Silva - Integrante / MORAES, BRUNO ROBERTO S. - Integrante / Ariel Soares Teles - Integrante / SANTOS, DAVI V. - Integrante / Francisco José da Silva e Silva - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.
      Membro: Luciano Reis Coutinho.
    2. 2020-2023. Aprendizagem de Máquina sobre Fluxo de Eventos no contexto de Internet das Coisas (IoT) e Cidades Inteligentes (Smart Cities)
      Descrição: A Internet das Coisas (Internet of Things IoT) visa a interconexa#771;o de pessoas, com-putadores, objetos e dispositivos de todos os tipos em larga escala. Por esse motivo, a IoT tem sidouma das bases da pesquisa em Cidades Inteligentes (Smart Cities). Aplicac#807;o#771;es pra#769;ticas de IoT de-pendem na#771;o apenas de te#769;cnicas eficientes de coleta e distribuic#807;a#771;o de dados, mas fundamentalmentede meios computacionais para transformac#807;a#771;o e ana#769;lise de dados gerados por dispositivos mo#769;veis esensores. Nesse sentido, te#769;cnicas de aprendizagem de ma#769;quina e processamento de fluxo de eventoste#770;m sido desenvolvidas e aplicadas no contexto de IoT e Cidades Inteligentes. No que concerne aosdesafios de pesquisa ligados ao uso de aprendizagem de ma#769;quina sobre fluxo de evento, destacam-sequesto#771;es de aprendizagem on-line sobre fluxo de eventos e te#769;cnicas para a detecc#807;a#771;o de variac#807;a#771;o deconceitos (concept-drift). No presente projeto, que se enquadra no contexto geral de IoT e Cida-des Inteligentes, o foco da pesquisa recai sobre o uso de te#769;cnicas existentes de aprendizagem dema#769;quina e detecc#807;a#771;o de variac#807;a#771;o de conceitos na modelagem e desenvolvimento de aplicac#807;o#771;es deIoT nas a#769;reas de sau#769;de mo#769;vel e mobilidade urbana. Como poss#305;#769;veis aplicac#807;o#771;es pra#769;ticas destam-se:acompanhamento personalizado da rotina de pacientes em tratamento, monitoramento de ma#769;quinase pessoas em uma dada regia#771;o ou local tais como canteiros de obra, monitoramento de frota deve#305;#769;culos (pu#769;blicos ou privados) garantindo padro#771;es deseja#769;veis de movimentac#807;a#771;o, acompanhamentode pessoas ou grupos em espac#807;os como hospitais, escolas, ou museus, dentre outras.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . Integrantes: Luciano Reis Coutinho - Coordenador / Francisco José da Silva e Silva - Integrante / Alexandre César Muniz de Oliveira - Integrante / José Daniel P. Ribeiro Filho - Integrante / Ivan de Jesus Pereira Pinto - Integrante / Davi Viana dos Santos - Integrante.
      Membro: Luciano Reis Coutinho.
    3. 2020-Atual. Infraestrutura de Software e Aplicações de IoT para Cidades Inteligentes: Aplicações de Otimização e Aprendizagem de Máquina (SMAROPTCIT)
      Descrição: A presente proposta surge como parte das ações previstas no âmbito do projeto de pesquisa coordenado pelo Prof. Francisco José da Silva e Silva, Resolução CONSEPE 1880, de 28 de junho de 2019, financiado pela CAPES (PROCAD Amazônia 2018), do qual participa, dentre outros, o Laboratório de Aprendizagem Computacional, Métodos de Otimização e Robótica (LACMOR/PPGCC), coordenado pelo proponente, sendo que este atua em pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico em sistemas inteligentes, aprendizagem computacional, otimização e robótica. Vários fenômenos sociais ao redor do mundo impõem desafios relacionados ao desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida nas cidades no tocante à saúde, educação, segurança pública, transporte, meio ambiente. Para abordar estes enormes desafios, tem sido explorado o uso extensivo de tecnologias de informação e comunicação, interligando pessoas e integrando serviços em uma área geográfica que pode estar limitada em nível de bairro ou cidade. A infraestrutura para a construção dessas comunidades inteligentes é provida por conceitos nas áreas de Computação Móvel e Internet das Coisas (IoT - Internet of Things). Todavia, a maior parte dos desafios tecnológicos surgem em níveis de serviços mais altos e estão relacionados ao tratamento da informação gerada pela infraestrutura. Uma importante camada de tratamento de informação no âmbito de Cidades Inteligentes (Smart Cities) é aquela que consiste em uma série de aplicações que dão suporte ao diagnóstico e à tomada de decisão. Essas aplicações aumentam a percepção por parte dos usuários atendidos que existe uma tecnologia a serviço de seu bem-estar individualmente, ao mesmo tempo que corrige distorções, prevê e equilibra a dinâmica dos fenômenos sociais em tempo real. O presente projeto tem como objetivo abordar aplicações de otimização e aprendizagem de máquina no domínio do tema Cidades Inteligentes, identificando aquelas existentes na literatura e a relação com demandas sociais e tecnológicas presentes contexto maranhense. Pretende-se consolidar, especificamente, a integração entre pesquisadores da UFMA, de diferentes áreas de interesse, envolvendo alunos de graduação e pós-graduação. Além disso, pretende-se fortalecer o Programas de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) através publicações relevantes para a área de conhecimento, possibilitando ainda iniciativas de internacionalização.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luciano Reis Coutinho - Integrante / Francisco José da Silva e Silva - Integrante / Alexandre César Muniz de Oliveira - Coordenador / Bruno Feres de Souza - Integrante / Paulo Rogério de Almeida Ribeiro - Integrante / Felipe Ruzo Macêdo Torres - Integrante.
      Membro: Luciano Reis Coutinho.
    4. 2019-Atual. Definição de Técnicas de Desenvolvimento de Software para o contexto de Cidades Inteligentes
      Descrição: As cidades inteligentes envolvem a integração de serviços e aplicações em uma infraestrutura tecnológica unificada com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços de uma cidade. O desenvolvimento dessas aplicações não é trivial, pois é necessário levar em consideração diversas características inerentes do contexto de cidades inteligentes, como aspectos de interoperabilidade, gerenciamento de um grande volume de dados, aspectos sociais de interação dos usuários com as aplicações e entre outros. Para apoiar o desenvolvimento das aplicações no contexto de cidades inteligentes, pode-se fazer uso de técnicas de desenvolvimento definidas na Engenharia de Software (ES) que buscam prover meios para apoiar diversas atividades do desenvolvimento de sistemas. Essas técnicas podem estar relacionadas com o processo de desenvolvimento de software, elicitação de requisitos e modelagem das aplicações. Desta forma, as técnicas buscam garantir que os sistemas sejam desenvolvidos corretamente e com a qualidade esperada. Executar essas técnicas para o desenvolvimento de aplicações no contexto de Cidades Inteligentes ainda é um desafio. Desta forma, o objetivo deste projeto consiste em projetar técnicas de desenvolvimento de software no contexto de Cidades Inteligentes, como processo de software e suas respectivas atividades. Espera-se que os resultados a serem obtidos com este projeto contribuam com o avanço da pesquisa científica em Engenharia de Software, além de disponibilizar novas técnicas para serem utilizadas pela Indústria de Software.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luciano Reis Coutinho - Integrante / Rafael Fernandes Lopes - Integrante / ALEX OLIVEIRA BARRADAS FILHO - Integrante / Davi Viana dos Santos - Coordenador / Francisco José da Silva e Silva - Integrante / Luis Jorge Enrique Rivero Cabrejos - Integrante / Alexandre Ribeiro Aragão - Integrante / Nathyane de Jesus Pereira Moreno - Integrante / Leonardo Ribeiro Machado - Integrante.
      Membro: Luciano Reis Coutinho.
    5. 2018-2021. Infraestrutura de Software e Aplicações de IoT para Cidades Inteligentes
      Descrição: O fenômeno da urbanização ao redor do mundo impõe vários desafios relacionados ao desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida nas cidades associados a questões relacionadas à saúde, educação, segurança pública, transporte, poluição, para citar apenas alguns exemplos. Para abordar estes enormes desafios, um novo paradigma baseado no uso extensivo de tecnologias de informação e comunicação denominado de Cidades Inteligentes tem sido explorado. Uma das bases fundamentais para a construção das Cidades Inteligentes é a Internet das Coisas (IoT - Internet of Things). IoT se refere à extensão da Internet e da Web ao mundo físico através do uso em larga escala de dispositivos distribuídos identificáveis e com capacidade de sensoriamento e atuação. A IoT não está relacionada somente com a interconexão de dispositivos à Internet, mas também em se obter uma percepção de espaços físicos através de dados coletados por sensores, a capacidade de análise e raciocínio sobre estes dados e a possibilidade de atuação sobre o espaço físico. O projeto aqui proposto tem como como foco abordar os desafios científicos e tecnológicos e oferecer soluções inovadoras para os problemas em torno da aplicação da Internet das Coisas no domínio das Cidades Inteligentes. Pretende-se consolidar a integração entre o grupo de pesquisadores das instituições envolvidas (UFMA, PUC-Rio e UNIFESP), envolvendo alunos de graduação e pós-graduação dessas instituições em torno da temática. Além disso, pretende-se fortalecer os programas de pós-graduação através publicações relevantes para a área de conhecimento e promover iniciativas de internacionalização do programa atualmente nível 3 da UFMA..Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luciano Reis Coutinho - Integrante / Alexandre César Muniz de Oliveira - Integrante / Markus Endler - Integrante / SILVA, FRANCISCO J.S. - Coordenador / ALEX OLIVEIRA BARRADAS FILHO - Integrante / Noemi Rodriguez - Integrante / Allan Kardec Duailibe Barros - Integrante / Davi Viana dos Santos - Integrante / Luiz Eduardo Galvão Martins - Integrante / Marcos Kalinowski - Integrante / André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Luciano Reis Coutinho.
      Descrição: O fenômeno da urbanização ao redor do mundo impõe vários desafios relacionados ao desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida nas cidades associados a questões relacionadas à saúde, educação, segurança pública, transporte, poluição, para citar apenas alguns exemplos. Para abordar estes enormes desafios, um novo paradigma baseado no uso extensivo de tecnologias de informação e comunicação denominado de Cidades Inteligentes tem sido explorado. Uma das bases fundamentais para a construção das Cidades Inteligentes é a Internet das Coisas (IoT - Internet of Things). IoT se refere à extensão da Internet e da Web ao mundo físico através do uso em larga escala de dispositivos distribuídos identificáveis e com capacidade de sensoriamento e atuação. A IoT não está relacionada somente com a interconexão de dispositivos à Internet, mas também em se obter uma percepção de espaços físicos através de dados coletados por sensores, a capacidade de análise e raciocínio sobre estes dados e a possibilidade de atuação sobre o espaço físico. O projeto aqui proposto tem como como foco abordar os desafios científicos e tecnológicos e oferecer soluções inovadoras para os problemas em torno da aplicação da Internet das Coisas no domínio das Cidades Inteligentes. Pretende-se consolidar a integração entre o grupo de pesquisadores das instituições envolvidas (UFMA, PUC-Rio e UNIFESP), envolvendo alunos de graduação e pós-graduação dessas instituições em torno da temática. Além disso, pretende-se fortalecer os programas de pós-graduação através publicações relevantes para a área de conhecimento e promover iniciativas de internacionalização do programa atualmente nível 3 da UFMA.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Francisco José da Silva e Silva - Coordenador / Alexandre César Muniz de Oliveira - Integrante / Noemi Rodriguez - Integrante / Allan Kardec Duailibe Barros - Integrante / Luciano Reis Coutinho - Integrante / Markus Endler - Integrante / Davi Viana dos Santos - Integrante / Alex Oliveira Barradas Filho - Integrante / Luiz Eduardo Galvão Martins - Integrante / Marcos Kalinowski - Integrante / André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho - Integrante / Arlindo Flavio da Conceição - Integrante / Antonio Augusto Chaves - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Francisco José da Silva e Silva.
    6. 2018-2021. Monitoramento em Tempo Real de Restrições de Mobilidade no Contexto de IoT e Cidades Inteligentes
      Descrição: O paradigma da Internet das Coisas (Internet of Things IoT) projeta um futuro no qual pessoas, objetos e dispositivos estara#771;o interconectados em larga escala. Neste sentido, a IoT tem sido uma das bases da pesquisa em Cidades Inteligentes (Smart Cities). De modo geral, a noc#807;a#771;o de cidade inteligente refere-se a#768; tentativa de integrar e facilitar o uso de recursos de uma cidade, bairro ou localidade, aumentando tanto a qualidade dos servic#807;os, quanto diminuindo os custos operacionais envolvidos. Em especial, servic#807;os como transporte coletivo, controle de estacionamento, coleta de lixo, policiamento de bairros, acesso a hospitais, escolas, parques, etc podem ser melhorados a partir de tecnologias da IoT. No que concerne aos desafios de pesquisa, destacam-se questo#771;es de interoperabilidade, distribuic#807;a#771;o e ana#769;lise de grandes volumes de dados, e a definição de modelos de desenvolvimento de aplicac#807;o#771;es e nego#769;cios. No presente projeto, que se enquadra no contexto geral da pesquisa em IoT e cidades inteligentes, o foco da pesquisa recai sobre os desafios ligados a#768; ana#769;lise de dados e ao desenvolvimento de aplicac#807;o#771;es. Uma vez que grande parte das coisas consiste de unidades mo#769;veis que se deslocam em uma dada a#769;rea geogra#769;fica, propo#771;e-se especificamente a investigac#807;a#771;o de linguagens e modelos computacionais para a representac#807;a#771;o ereconhecimento automa#769;tico de padro#771;es de movimentac#807;a#771;o, bem como o desenvolvimento de infraestrutura e ferramentas de software a serem usadas na definic#807;a#771;o de restric#807;o#771;es de deslocamento, e no monitoramento e controle on-line de unidades mo#769;veis pelos administradores da a#769;rea geogra#769;fica em questa#771;o. Como aplicac#807;o#771;es em potencial destam-se: monitoramento de frota de ve#305;#769;culos (pu#769;blicos ou privados) garantindo padro#771;es deseja#769;veis de movimentac#807;a#771;o; acompanhamento de pessoas ou grupos em espac#807;os como hospitais, escolas, ou museus; fiscalizac#807;a#771;o dos deslocamentos de ma#769;quinas em canteiros de obras atendendo a padro#771;es de seguranc#807;a; dentre outras.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Luciano Reis Coutinho - Coordenador / Francisco José da Silva e Silva - Integrante / Markus Endler - Integrante / DOS SANTOS, DAVI - Integrante / Fábio Moreira Costa - Integrante / Marcos Paulino Roriz Junior - Integrante / Adalberto Teixeira Azevedo Jr. - Integrante / Luiz Aristóteles Santos Silva - Integrante / Fernando Benedito Veras Magalhães - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.
      Membro: Luciano Reis Coutinho.
      Descrição: O paradigma da Internet das Coisas (Internet of Things ? IoT) projeta um futuro no qual pessoas, objetos e dispositivos estarão interconectados em larga escala. Neste sentido, a IoT tem sido uma das bases da pesquisa em Cidades Inteligentes (Smart Cities). De modo geral, a noção de cidade inteligente refere-se à tentativa de integrar e facilitar o uso de recursos de uma cidade, bairro ou localidade, aumentando tanto a qualidade dos serviços, quanto diminuindo os custos operacionais envolvidos. Em especial, serviços como transporte coletivo, controle de estacionamento, coleta de lixo, policiamento de bairros, acesso a hospitais, escolas, parques, etc podem ser melhorados a partir de tecnologias da IoT. No que concerne aos desafios de pesquisa, destacam-se questões de interoperabilidade, distribuição e análise de grandes volumes de dados, e a definição de modelos de desenvolvimento de aplicações e negócios. No presente projeto, que se enquadra no contexto geral da pesquisa em IoT e cidades inteligentes, o foco da pesquisa recai sobre os desafios ligados à análise de dados e ao desenvolvimento de aplicações. Uma vez que grande parte das ?coisas? consiste de unidades móveis que se deslocam em uma dada área geográfica, propõe-se especificamente a investigação de linguagens e modelos computacionais para a representação e reconhecimento automático de padrões de movimentação, bem como o desenvolvimento de infraestrutura e ferramentas de software a serem usadas na definição de restrições de deslocamento, e no monitoramento e controle on-line de unidades m #769;oveis pelos administradores da área geográfica em questão. Como aplicações em potencial destacam-se: monitoramento de frota de veículos (públicos ou privados) garantindo padrões desejáveis de movimentação; acompanhamento de pessoas ou grupos em espaços como hospitais, escolas, ou museus; fiscalização dos deslocamentos de máquinas em canteiros de obras atendendo a padrões de segurança.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Francisco José da Silva e Silva - Integrante / Fabio M Costa - Integrante / Luciano Reis Coutinho - Coordenador / Markus Endler - Integrante / Marcos Paulino Roriz Junior - Integrante / Davi Viana dos Santos - Integrante / Adalberto Teixeira Azevedo Jr - Integrante / Luis Aristóteles Santos Silva - Integrante / Fernando Benedito Veras Magalhães - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.
      Membro: Francisco José da Silva e Silva.
    7. 2017-2020. Desenvolvimento de uma Infraestrutra para o Processamento Sema#770;ntico de Fluxos de Dados de Contexto para Ambientes Computacionais Mo#769;veis de Larga Escala
      Descrição: Sistemas Ciber-F#305;#769;sicos (Cyber-Physical Systems - CPS) sa#771;o sistemas f#305;#769;sicos e de engenharia, cujas operac#807;o#771;es sa#771;o monitoradas, coordenadas, controladas e integradas por um nu#769;cleo de computac#807;a#771;o e comunicac#807;a#771;o. Aplicac#807;o#771;es que exigem o monitoramento e controle de processos f#305;#769;sicos no mundo real podem ser desenvolvidas para diversos dom#305;#769;nios, como sistemas de transporte e de sau#769;de. A Internet das Coisas (Internet of Things - IoT) constitui uma das bases para a construc#807;a#771;o de CPS. A IoT propo#771;e a expansa#771;o da atual estrutura da Internet para uma rede de objetos interligados que na#771;o apenas colhem informac#807;o#771;es do ambiente mas que tambe#769;m interagem com o mundo f#305;#769;sico utili- zando padro#771;es de Internet existentes para prestar servic#807;os de transfere#770;ncia de informac#807;a#771;o, ana#769;lises, aplicac#807;o#771;es e comunicac#807;o#771;es. Uma das te#769;cnicas mais utilizadas para a ana#769;lise dos dados provenientes dos objetos presentes em um espac#807;o f#305;#769;sico em sistema de IoT e CPS e#769; o Processamento de Eventos Complexos (Complex Event Processing - CEP). O uso de motores CEP para a ana#769;lise dos dados em IoT e CPS se mostra uma abordagem natural, tanto por ser uma tecnologia concebida para dar vasa#771;o ao processamento de grandes fluxos de dados em tempo pro#769;ximo ao real, quanto pela expressividade das linguagens empregadas que permitem a especificac#807;a#771;o de regras para a desco- berta de padro#771;es nos fluxos de eventos respeitando-se restric#807;o#771;es de causalidade e temporalidade. No entanto, as abordagens atualmente existentes lidam principalmente com o processamento sim- plesmente sinta#769;tico dos eventos de baixo n#305;#769;vel (dados de sensores). O uso de modelos sema#770;nticos para os eventos pode melhorar a qualidade do processamento e elevar o grau de conscie#770;ncia sobre os estados dos sistemas e os fatores f#305;#769;sicos sobre os quais operam. Desta forma, o objetivo geral deste projeto de pesquisa e#769; explorar o uso combinado do Processamento de Eventos Complexos com Te#769;cnicas de Representac#807;a#771;o de Conhecimento que permitam a especificac#807;a#771;o de regras e infere#770;ncia de situac#807;o#771;es complexas em sistemas voltados a#768; Internet das Coisas (IoT) e Sistemas Ciber-F#305;#769;sicos (CPS).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Luciano Reis Coutinho - Integrante / Berto de Tácio Pereira Gomes - Integrante / Francisco José da Silva e Silva - Coordenador / Markus Endler - Integrante / Rafael Fernandes Lopes - Integrante / Marcelo Henrique Monier Alves Júnior - Integrante / Ariel Soares Teles - Integrante / Vitor Pinheiro de Almeida - Integrante / Eduardo Devidson Costa Bezerra - Integrante / Anderson Soares Costa - Integrante / Allan Fábio de Aguiar Barbosa - Integrante / Rodolfo Sobreira Alves - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.
      Membro: Luciano Reis Coutinho.
    8. 2017-2019. Estratégias de Modelagem e Garantia da Qualidade para Sistemas Complexos no Contexto de Internet das Coisas
      Descrição: A execução de processos de desenvolvimento de software inclui atividades para garantir que o produto de software será feito corretamente e com qualidade. Para garantir o desenvolvimento correto, modelagens do software podem ser criadas para representar as necessidades dos usuários enquanto para a garantia da qualidade de software tanto o processo de desenvolvimento quanto os produtos de software gerados podem ser constantemente avaliados através de métricas específicas. Contudo, executar essas atividades de Engenharia de Software para o desenvolvimento de sistemas complexos ainda é um desafio. Tais sistemas processam milhares de dados e se comunicam entre si e com outros dispositivos, como sensores ou outros objetos inteligentes. Essas interligações e comunicações de dados entre milhares dispositivos e sistemas dão suporte ao contexto de Internet das Coisas. Os sistemas desenvolvidos no contexto de Internet das Coisas precisam ser desenvolvidos corretamente para garantir o funcionamento correto de todas as interligações. Desta forma, é necessário que sejam utilizadas técnicas de Engenharia de Software para garantir a correta modelagem dos requisitos dos usuários para este tipo específico de sistema e para garantir a qualidade do processo de desenvolvido e dos produtos de software gerados. Neste contexto, este projeto propõe a pesquisa e desenvolvimento de estratégias de Modelagem e Garantia da Qualidade voltada para características especificas dos sistemas complexos no contexto de Internet das Coisas. Como resultados esperados, busca-se o desenvolvimento de novas soluções nas áreas de Engenharia de Software e Internet das Coisas que possam apoiar tanto o crescimento em pesquisa científica da UFMA e do Estado do Maranhão quanto desenvolver tecnologias de ponta para serem utilizadas pela Indústria de Software.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luciano Reis Coutinho - Integrante / Rafael Fernandes Lopes - Integrante / ALEX OLIVEIRA BARRADAS FILHO - Integrante / Davi Viana dos Santos - Coordenador / Francisco José da Silva e Silva - Integrante / Inaldo Capistrano Costa - Integrante / José Nunes de Oliveira Neto - Integrante.
      Membro: Luciano Reis Coutinho.
    9. 2016-2019. Ciência de Contexto no Acompanhamento de Doenc#807;as Crônicas utilizando Dispositivos Móveis
      Descrição: Atualmente, há uma grande demanda por sistemas de monitoramento de pacientes e aplicativos de saúde móvel. Tais sistemas incluem dispositivos médicos portáteis projetados espe cificamente para diagnóstico e suporte a terapia (de longo prazo) em casa ou em ambientes móveis.Neste sentidobuscando o desenvolvimento de sistemas para acompanhamento de pacientes com doenc#807;as crônicaso presente projeto de pesquisa tem como objetivo geral desenvolver tecnologias tanto para o reconhecimento de atividades de pacientes (o contexto de alto-n#305;#769;vel) a partir dos dados coletados de diversos sensores (o contexto de baixo-n#305;#769;vel), quanto em relação à combinação de contextos (alto e baixo níveis) na inferência de situações importantes do ponto de vista do tratamento de doenças crônicas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . Integrantes: Luciano Reis Coutinho - Coordenador / Berto de Tácio Pereira Gomes - Integrante / Francisco José da Silva e Silva - Integrante / Rafael Fernandes Lopes - Integrante.
      Membro: Luciano Reis Coutinho.
    10. 2016-Atual. Desenvolvimento de um escalonador Fuzzy para redes LTE (Long Term Evolution) com restrições de QoS
      Descrição: Nas últimas décadas, o aumento da utilização de tecnologias de comunicações móveis tem motivado o desenvolvimento de novas técnicas e algoritmos capazes de prover altas taxas de transmissão em redes celulares. Serviços multimídia de tempo real, jogos online, VoIP (Voice over Internet Protocol) e IPTV são alguns exemplos de aplicações que se beneficiam da existência desses sistemas de comunicações, fornecendo aos seus usuários grande mobilidade e capacidade de disseminação de conteúdo. Para proporcionar a integração de aplicações de conteúdo multimídia, as redes de telefonia móvel de quarta geração (4G) devem fornecer mecanismos que permitam estabelecer restrições de QoS (Quality of Service) diferenciadas por tipo de tráfego, proporcionando garantias de desempenho das aplicações críticas e ao mesmo tempo em que promove critérios de justiça no compartilhamento de recursos da rede. Os algoritmos de escalonamento constituem parte fundamental do sistema, uma vez que determinam as políticas de controle de métricas de QoS e priorização de tráfego na rede. Para realizar a alocação de recursos nas redes LTE, o escalonador utiliza diversos parâmetros estimados a partir do ambiente de rádio. No entanto, esse processo pode levar à ocorrência de estimativas errôneas, fazendo com que o escalonamento fique prejudicado. Dessa forma, é necessário que sejam utilizadas técnicas capazes de lidar com as imprecisões relativas aos ambientes sem fio. Nesse contexto, este projeto propõe o estudo e o desenvolvimento de um escalonador para redes LTE baseados no uso da lógica fuzzy. Esse escalonador deve ser capaz de realizar uma alocação adequada de recursos de rádio visando atender às restrições de QoS das aplicações. O uso da lógica fuzzy tem como principal objetivo realizar a modelagem computacional e a tomada de decisões em cenários nos quais as entradas sejam, em geral, incertas e imprecisas ou qualitativamente interpretadas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Luciano Reis Coutinho - Integrante / Francisco José da Silva e Silva - Integrante / Rafael Fernandes Lopes - Coordenador / Ariel Soares Teles - Integrante / Omar Andrés Carmona Cortes - Integrante / Fernando Castelo Branco Gonçalves Santana - Integrante / Adeilson Marques da Silva Cardoso - Integrante / Marcelino Mendes da Silva Neto - Integrante / Gildean Alves dos Santos - Integrante / José Roberto do Nascimento Junior - Integrante / Fernando Nepomuceno de Lima - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.
      Membro: Luciano Reis Coutinho.
    11. 2014-2016. Ambiente Pervasio para o Acompanhamento Personalizado de Portadores de Doenças Crônicas
      Descrição: A pesquisa em Ambient Assisted Living tem conduzido ao desenvolvimento e uso de aplicações computacionais voltadas para monitoramento e acompanhamento individual da saúde de pacientes. Tais aplicações são comumente denominadas de sistemas de pHealth. Sistemas de pHealth incluem dispositivos ou sistemas médicos portáteis projetados especificamente para diagnóstico e suporte a terapia (de longo prazo) em casa ou em ambientes móveis. Nesse contexto, este projeto de pesquisa tem com objetivo geral investigar a obtenção e distribuição com qualidade informações de contexto de pacientes crônicos em tratamento, e o uso destas informações de contexto para inferir situações dentre as quais, atividades físicas e estado clínico de pacientes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (1) . Integrantes: Luciano Reis Coutinho - Coordenador / Francisco José da Silva e Silva - Integrante / Samyr Béliche Vale - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Outra.
      Membro: Luciano Reis Coutinho.
      Descrição: A pesquisa em Ambient Assisted Living tem conduzido ao desenvolvimento e uso de aplicações computacionais voltadas para monitoramento e acompanhamento individual da saúde do paciente. Tais aplicações são comumente denominadas de sistemas de pHealth. Sistemas de pHealth incluem dispositivos ou sistemas médicos portáteis projetados especificamente para diagnóstico e suporte a terapia (de longo prazo) em casa ou em ambientes móveis. Antes, esses dispositivos eram encontrados apenas nos hospitais, mas hoje eles estão mais acessíveis a população em geral, o que tem levado a uma transição do modelo tradicional de atendimento a saúde centrado nas organizações (hospitais, postos de saúde), para um modelo no qual predominam serviços individuais em domicílio centrados no paciente. Nesse contexto, este projeto de pesquisa tem com objetivo geral investigar duas questões centrais: (1) como obter e distribuir com qualidade informações de contexto (i.e., localização, velocidade, batimento cardíaco, etc) de pacientes crônicos em tratamento, e (2) como inferir a situação (i.e., atividades físicas e estado clínico) de pacientes a partir das informações contextuais obtidas de tal modo a ajudar os profissionais de saúde a melhor acompanhar os pacientes crônicos em tratamento.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (1) . Integrantes: Francisco José da Silva e Silva - Integrante / Berto de Tácio Pereira Gomes - Integrante / Samyr Béliche Vale - Integrante / Luiz Carlos Muniz - Integrante / Luciano Reis Coutinho - Coordenador / José Daniel Pereira Ribeiro Filho - Integrante / Marcelo Henrique Monier Alves Júnior - Integrante / Salvino Pedro Duarte Júnior - Integrante / Jairo Ferreira Rocha - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.
      Membro: Francisco José da Silva e Silva.
    12. 2011-2013. Interface Organizacional para Jogos de Computador
      Descrição: Tendo em vista a evolução da Inteligência Artificial utilizada em jogos de computador, a tecnologia de Agentes Inteligentes e principalmente os Sistemas Multiagentes centrados em Organizações, este projeto de pesquisa tem por o objetivo geral propor uma interface organizacional para jogos de computador. De modo mais específico, a interface organizacional proposta consiste na definição de (i) um modelo conceitual para expressar a organização (estratégia coletiva) de grupos de personagens em jogos de computador, tendo por base os modelos organizacionais para sistemas multiagentes atualmente existentes; (ii) uma linguagem visual (representação gráfica), a ser utilizada pelos usuários de jogos para expressar especificações organizacionais definidas segundo o modelo conceitual proposto; (iii) implementação de um interpretador, estendendo um motor de jogos de computador existente, que permita traduzir especificações organizacionais em termo de comandos primitivos, juntamente com (iv) regras de tradução que convertam as especificações organizacionais em ações básicas de personagens em um jogo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Luciano Reis Coutinho - Coordenador / Victor Muniz Galvão - Integrante / Márcio Regis Manso Fraga - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.
      Membro: Luciano Reis Coutinho.
    13. 2004-2007. ORGMAS
      Descrição: ORGMAS (Organization Models for Multi-Agent System) é um projeto binacional que envolve a USP e a Ecole de Mines de Saint Etienne , mais especificamente o grupo liderado pelo Prof. Olivier Boissier. Trata-se de uma sequência do projeto MOISE, e é financiado pelo programa USP/COFECUB, tendo início em 2004... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . Integrantes: Luciano Reis Coutinho - Integrante / Jaime S. Sichman - Coordenador / Olivier Boissier - Integrante / Jomi F. Hübner - Integrante. Financiador(es): Universidade de São Paulo - Cooperação.
      Membro: Luciano Reis Coutinho.
    14. 1999-2002. MATH_NET : Uma Abordagem via Sistemas Multi-Agentes para Concepção e Realização de Ambientes Interativos de Aprendizagem Cooperativa Assistidos por Computador
      Descrição: O tema central deste projeto é a concepção e a realização de um modelo computacional para Ambientes Interativos de Ensino-Aprendizagem cooperativa com base em múltiplos agentes artificiais e humanos, dispostos em uma estrutura de rede de computadores. Pretende-se com isso, integrar alunos, professores e sistema computacional num espaço que sirva para promover o desenvolvimento de atividades cooperativas. Trata-se de um empreendimento a ser realizado por um consórcio constituído por professores e pesquisadores das Universidades Federal de Alagoas (UFAL), do Maranhão (UFMA) e Santa Catarina (UFSC). Além disso, contará com o apoio da Secretaria de Educação do Estado de Alagoas e da FAPEAL: Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas - que é responsável pelo ponto de presença da RNP em Alagoas, que auxiliariam principalmente no provimento das condições básicas para implantação e experimentação do ambiente a ser desenvolvido, ao disponibilizar, respectivamente, a escola e o backbone da rede estadual.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luciano Reis Coutinho - Integrante / Sofiane Labidi - Integrante / Evandro Costa - Coordenador / Guilherme Bittencourt - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Luciano Reis Coutinho.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (5)
    1. DELF A2 "Expression des idées et des sentiments", République Française, Commission Nationale du DELF et du DALF, Alliance Française de São Luís.. 2003.
      Membro: Luciano Reis Coutinho.
    2. DELF A4 "Pratique du fonctionnement de la langue", République Française, Commission Nationale du DELF et du DALF, Alliance Française de São Luís.. 2003.
      Membro: Luciano Reis Coutinho.
    3. DELF A1 "Expression Générale", République Française, Commission Nationale du DELF et du DALF, Alliance Française de São Luís.. 2002.
      Membro: Luciano Reis Coutinho.
    4. DELF A3 "Compréhension et expression écrites", République Française, Commission Nationale du DELF et du DALF, Alliance Française de São Luís.. 2002.
      Membro: Luciano Reis Coutinho.
    5. TOEFL, Pontuação 223 ( 563 ), Education Testing Service, ETS.. 1998.
      Membro: Luciano Reis Coutinho.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (16)
    1. II Workshop on Ontologies and Metamodeling in Software and Data Engineering.Organizational iteroperability in open multiagent systems - an approach based on metamodels and ontologies. 2007. (Oficina).
    2. XXI Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software. 2007. (Simpósio).
    3. JFSMA 2006 - 14èmes Journées Francophones sur les Systèmes Multi-Agents. 2006. (Encontro).
    4. . (Non-PC Reviewer) International Conference on Intelligent Agent Technology (IAT'05). 2005. (Congresso).
    5. .19º Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software. 2005. (Simpósio).
    6. .(Additional Reviewer) Multi-Agent-Based Simulation VI, International Workshop, MABS 2005. 2005. (Oficina).
    7. 19 Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software.1º Workshop on Software Engineering for Agent-oriented Systems. 2005. (Oficina).
    8. Brazil Agent School.Brazil Agent School. 2005. (Oficina).
    9. .(Reviewer) 17th Brazilian Symposium on Artificial Intelligence (SBIA 2004). 2004. (Simpósio).
    10. XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, realizado em Campinas, de 2 a 8 de agosto de 2003. 2003. (Congresso).
    11. XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação.MCIA 2: Linguagens de Comunicação entre Agentes. 2003. (Oficina).
    12. XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação.MCIA 6:Organização de Sistemas Multiagentes. 2003. (Oficina).
    13. XI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.XI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação e Universidade Federal de Alagoas, realizado no período de 08 a 10 de novembro. 2000. (Simpósio).
    14. .II Semana de Informática. 1999. (Encontro).
    15. 47a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.Monitor de atividades da Comissão Organizadora Local da 47a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, realizada em São Luís-MA no período de 09 a 14 de julho. 1995. (Encontro).
    16. .I Jornada Maranhense de Informática, Integração Universidade/Empresa. 1993. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (4)
    1. PAIVA, A. C. ; OLIVEIRA, A. C. M. ; SILVA, A. C. ; CASTRO, C. E. P. S. ; BRAZ JUNIOR, G. ; COUTINHO, L. R. ; FREIRE, M. A. ; TEIXEIRA, M. A. M. ; ROCHA, S. V.. IV Jornada Informática do Maranhão (JIM 2012). 2012. Congresso
    2. COUTINHO, L. R.. XVI Maratona de Programação, Primeira Fase, Sede São Luís, MA. 2011. (Concurso).. . 0.
    3. COUTINHO, L. R.. III Jornada de Informática do Maranhão (JIM 2010). 2010. (Congresso).. . 0.
    4. COUTINHO, L. R.. XV Maratona de Programação, Primeira Fase, Sede São Luís, MA. 2010. (Concurso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (3)
    • Luciano Reis Coutinho ⇔ Francisco José da Silva e Silva (32.0)
      1. MOURA, IVAN ; TELES, ARIEL ; VIANA, DAVI ; Marques, Jean ; Coutinho, Luciano ; SILVA, FRANCISCO. Digital Phenotyping of Mental Health using multimodal sensing of multiple situations of interest: A Systematic Literature Review. JOURNAL OF BIOMEDICAL INFORMATICS. v. 138, p. 104278, issn: 1532-0464, 2023.
      2. SOARES, RAIMUNDO DE CASTRO ; WEBER NETO, NELSON ; COUTINHO, LUCIANO REIS ; SANTOS, DAVI VIANA DOS ; SILVA, FRANCISCO JOSÉ DA SILVA E ; Teles, Ariel Soares. Minerando Dados para Entender os Fatores de Influência da Qualidade Educacional do Maranhão. Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE). v. 31, p. 378-406, issn: 1414-5685, 2023.
      3. MENDES, JEAN P M ; MOURA, IVAN R ; VAN DE VEN, PEPIJN ; VIANA, DAVI ; SILVA, FRANCISCO J S ; COUTINHO, LUCIANO R ; Teixeira, Silmar ; RODRIGUES, JOEL J P C ; Teles, Ariel Soares. Sensing Apps and Public Data Sets for Digital Phenotyping of Mental Health: Systematic Review. JOURNAL OF MEDICAL INTERNET RESEARCH. v. 24, p. e28735, issn: 1438-8871, 2022.
      4. MOURA, IVAN ; TELES, ARIEL ; Coutinho, Luciano ; SILVA, FRANCISCO. Towards identifying context-enriched multimodal behavioral patterns for digital phenotyping of human behaviors. Future Generation Computer Systems. v. 131, p. 227-239, issn: 0167-739X, 2022.
      5. DE MOURA, IVAN RODRIGUES ; TELES, ARIEL SOARES ; ENDLER, MARKUS ; COUTINHO, LUCIANO REIS ; DA SILVA E SILVA, FRANCISCO JOSÉ. Recognizing Context-Aware Human Sociability Patterns Using Pervasive Monitoring for Supporting Mental Health Professionals. SENSORS. v. 21, p. 86, issn: 1424-8220, 2021.
      6. BEZERRA, EDUARDO DEVIDSON COSTA ; Teles, Ariel Soares ; COUTINHO, LUCIANO REIS ; DA SILVA E SILVA, FRANCISCO JOSÉ. Dempster-Shafer Theory for Modeling and Treating Uncertainty in IoT Applications Based on Complex Event Processing. SENSORS. v. 21, p. 1863, issn: 1424-8220, 2021.
      7. OLIVEIRA, GUSTAVO H.B.S. ; Coutinho, Luciano R. ; SILVA, JOSENILDO C. DA ; PINTO, IVAN J.P. ; FERREIRA, JÚLIA M.S. ; SILVA, FRANCISCO J.S. ; SANTOS, DAVI V. ; TELES, ARIEL S.. Multitaper-based method for automatic k-complex detection in human sleep EEG. EXPERT SYSTEMS WITH APPLICATIONS. v. 151, p. 113331, issn: 0957-4174, 2020.
      8. MOURA, I. R. ; Ariel Soares Teles ; Silva, F. J. S. ; SANTOS, D. V. ; COUTINHO, L. R. ; BARROS, J. F. ; ENDLER, M.. Mental health ubiquitous monitoring supported by social situation awareness: A systematic review. JOURNAL OF BIOMEDICAL INFORMATICS. v. 107, p. 103454, issn: 1532-0464, 2020.
      9. BARROS, JULIANA LIMA SILVA ; Teles, Ariel Soares ; MEIRELES, MARINELMA COSTA ; SANTOS, DAVI VIANA DOS ; SILVA, FRANCISCO JOSÉ DA SILVA E ; COUTINHO, LUCIANO REIS ; TEIXEIRA, SILMAR SILVA. Tecnologias da informação e comunicação na base nacional curricular comum para o Ensino Fundamental: concepção dos professores de São José de Ribamar, Brasil. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT. v. 9, p. 482974127, issn: 2525-3409, 2020.
      10. CARVALHO, A. ; Teles, Ariel Soares ; SANTOS, D. V. ; Silva, F. J. S. ; COUTINHO, L. R. ; TEIXEIRA, S. S.. Objetos Digitais de Aprendizagem no Ensino de Física Básica: Um estudo de caso com simuladores virtuais em uma escola de ensino público estadual. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO. v. 17, p. 263-272, issn: 1679-1916, 2019.
      11. MARTINS, J. ; TELES, A. S. ; SANTOS, D. V. ; DA SILVA E SILVA, FRANCISCO ; COUTINHO, L. R. ; TEIXEIRA, S. S.. Avaliação do Google Sala de Aula como Ferramenta de Apoio ao Processo de Ensino-aprendizagem em um Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas Presencial. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO. v. 17, p. 587-596, issn: 1679-1916, 2019.
      12. GOMES, B. T. P. ; MUNIZ, LUIZ CARLOS MELO ; Silva, F. J. S. ; SANTOS, D. V. ; LOPES, Rafael Fernandes ; Luciano Reis Coutinho ; CARVALHO, F. O. ; ENDLER, M.. A Middleware with Comprehensive Quality of Context Support for the Internet of Things Applications. SENSORS. v. 17, p. 2853-2898, issn: 1424-8220, 2017.
      13. RIBEIRO FILHO, JOSÉ DANIEL PEREIRA ; DA SILVA E SILVA, FRANCISCO JOSÉ ; COUTINHO, LUCIANO REIS ; GOMES, BERTO DE TÁCIO PEREIRA. MHARS: A mobile system for human activity recognition and inference of health situations in ambient assisted living. Journal of Applied Computing Research. v. 5, p. 44-58, issn: 2236-8434, 2016.
      14. ALVES JUNIOR, M. H. M. ; SILVA, F. J. S. E. ; COUTINHO, L. R. ; VALE, S. B. ; MAIA, L.. Confidere ? A Trust Model for Context-Aware System on HealthCare Domain. Journal of Convergence Information Technology (Gyeongju). v. 11, p. 54-63, issn: 1975-9320, 2016.
      15. ZIRTANY, R. ; COUTINHO, LUCIANO REIS ; BORCHARTT, T. B. ; Vale, Samyr ; Silva, Francisco José. EMiner: A Tool for Selecting Classification Algorithms and Optimal Parameters. Polibits. v. 52, p. 17-24, issn: 1870-9044, 2015.
      16. Laurindo, Luís Eduardo Costa ; DE MOURA, IVAN RODRIGUES ; COUTINHO, LUCIANO REIS ; da Silva e Silva, Francisco José. Specification of Quality of Context Requirements for Digital Phenotyping Applications. Lecture Notes of the Institute for Computer Sciences, Social Informatics and Telecommunications Engineering. 1ed. Em: Athanasios Tsanas; Andreas Triantafyllidis. (Org.). Pervasive Computing Technologies for Healthcare. 1ed. : Springer Nature Switzerland. 2023.p. 651-665.
      17. TELES, ARIEL ; Barros, Flávio ; Rodrigues, Ivan ; BARBOSA, ALLAN ; SILVA, FRANCISCO ; Coutinho, Luciano ; Teixeira, Silmar. Internet of Things Applied to Mental Health: Concepts, Applications, and Perspectives. Em: Nishu Gupta; Sara Paiva. (Org.). EAI/Springer Innovations in Communication and Computing. 1ed. : Springer International Publishing. 2020.p. 33-58.
      18. Rodrigues, Ivan ; SILVA, FRANCISCO ; Coutinho, Luciano ; Marques, Jean ; TELES, ARIEL. Detectando Padrões de Sociabilidade de Seres Humanos Através do Processamento de Eventos Complexos. Minicursos da ERCEMAPI 2020. 1ed. Em: Ariel Soares Teles, Dario Brito Calçada, Nécio Lima Veras. (Org.). Minicursos da ERCEMAPI 2020. 1ed. : SBC. 2020.p. 72-96.
      19. MENDES, JEAN ; SILVA, FRANCISCO ; CARDOSO, ANDRÉ ; MOURA, IVAN ; COUTINHO, LUCIANO ; VIANA, DAVI ; ENDLER, MARKUS ; TELES, ARIEL S.. OpenDPMH: A Framework for Developing Mobile Sensing Applications of Digital Phenotyping. Em: 2023 IEEE 36th International Symposium on ComputerBased Medical Systems (CBMS), p. 198, 2023.
      20. LAURINDO, L. E. C. ; MOURA, I. R. ; COUTINHO, L. R. ; SILVA, F. J. S.. Specification of Quality of Context Requirements for Digital Phenotyping Applications. Em: EAI PervasiveHealth 2022 - 16th EAI International Conference on Pervasive Computing Technologies for Healthcare, 2022.
      21. FILHO, JOSE DANIEL P. RIBEIRO ; TELES, ARIEL S. ; SILVA, FRANCISCO J.S. ; Coutinho, Luciano R.. Towards Clustering Human Behavioral Patterns based on Digital Phenotyping. Em: 2021 IEEE 34th International Symposium on ComputerBased Medical Systems (CBMS), p. 271, 2021.
      22. RODRIGUES DE MOURA, IVAN ; JOSE DA SILVA E SILVA, FRANCISCO ; REIS COUTINHO, LUCIANO ; SOARES TELES, ARIEL. Mental Health Ubiquitous Monitoring: Detecting Context-Enriched Sociability Patterns Through Complex Event Processing. Em: 2020 IEEE 33rd International Symposium on ComputerBased Medical Systems (CBMS), p. 239, 2020.
      23. SANTOS, DAVI ; Coutinho, Luciano ; TELES, ARIEL ; BARBOSA, ALLAN ; SILVA, FRANCISCO. A Domain-Specific Modeling Language for Specification of Clinical Scores in Mobile Health. Em: 14th International Conference on Evaluation of Novel Approaches to Software Engineering, p. 104-113, 2019.
      24. SILVA, FRANCISCO ; RORIZ JUNIOR, MARCOS ; BENEDITO, FERNANDO ; COUTINHO, LUCIANO ; AZEVEDO JR., ADALBERTO ; ENDLER, MARKUS. A Mobility Restriction Authoring Tool Approach based on a Domain Specific Modeling Language and Model Transformation. Em: 21st International Conference on Enterprise Information Systems, p. 525-534, 2019.
      25. TELES, ARIEL ; RODRIGUES, IVAN ; VIANA, DAVI ; SILVA, FRANCISCO ; COUTINHO, LUCIANO ; ENDLER, MARKUS ; RABELO, RICARDO. Mobile Mental Health: A Review of Applications for Depression Assistance. Em: 2019 IEEE 32nd International Symposium on ComputerBased Medical Systems (CBMS), p. 708-713, 2019.
      26. PEREIRA, JOSÉ DANIEL ; DA SILVA E SILVA, FRANCISCO JOSÉ ; COUTINHO, LUCIANO REIS ; DE TÁCIO PEREIRA GOMES, BERTO ; ENDLER, MARKUS. A Movement Activity Recognition Pervasive System for Patient Monitoring in Ambient Assisted Living. Em: 31st ACM Symposium On Applied Computing (SAC 2016) - Health Track, p. 155, 2016.
      27. RIBEIRO FILHO, J. D. P. ; SILVA, F. J. S. E. ; COUTINHO, L. R. ; GOMES, B. T. P.. MHARS: Sistema Móvel de Reconhecimento de Atividades em Ambient Assisted Living. Em: 7º Simpósio Brasileiro de Computação Ubíqua e Pervasiva - SBCUP, p. 61, 2015.
      28. MARQUES, RAYRONE Z.N. ; Coutinho, Luciano R. ; BORCHARTT, TIAGO B. ; VALE, SAMYR B. ; SILVA, FRANCISCO J.S.. An Experimental Evaluation of Data Mining Algorithms Using Hyperparameter Optimization. Em: 2015 Fourteenth Mexican International Conference on Artificial Intelligence (MICAI), p. 152-156, 2015.
      29. MAIA, F. E. V. ; ARAUJO, R. V. L. ; MUNIZ, L. C. ; ZIRTANY, R. ; COUTINHO, L. R. ; VALE, S. B. ; Silva, F. J. S. ; PIERPAOLO, C. ; CHABBOUH, I. ; MONNET, S. ; ARANTES, L. ; SHAPIRO, M.. A Grid Based Distributed Cooperative Environment for Health Care Research. Em: Foundations of Health Information Engineering and Systems - FHIES 2012, 2012.
      30. VIANA, Antonio Eduardo Bernardes ; Berto de Tácio Pereira Gomes ; Jesseildo Figueredo Gonçalves ; Luciano Reis Coutinho ; Silva, F. J. S.. Design and Evalutation of Autonomic Fault Tolerance Strategies Using the AGST Autonomic Grid Simulator. Em: Latinamerican Conference On High Performance Computing (CLCAR 2011), 2011.
      31. BARBOSA, A. F. A. ; MOURA, I. R. ; SILVA, F. J. S. ; COUTINHO, L. R. ; ALMEIDA, V. P. ; ENDLER, M.. Clinical Score Generation Tool. 2019.
      32. AZEVEDO JR, A. T. ; COUTINHO, L. R. ; Silva, F. J. S.. Mobility Pattern Specification Tool. 2019.

    • Luciano Reis Coutinho ⇔ Markus Endler (7.0)
      1. DE MOURA, IVAN RODRIGUES ; TELES, ARIEL SOARES ; ENDLER, MARKUS ; COUTINHO, LUCIANO REIS ; DA SILVA E SILVA, FRANCISCO JOSÉ. Recognizing Context-Aware Human Sociability Patterns Using Pervasive Monitoring for Supporting Mental Health Professionals. SENSORS. v. 21, p. 86, issn: 1424-8220, 2021.
      2. MOURA, I. R. ; Ariel Soares Teles ; Silva, F. J. S. ; SANTOS, D. V. ; COUTINHO, L. R. ; BARROS, J. F. ; ENDLER, M.. Mental health ubiquitous monitoring supported by social situation awareness: A systematic review. JOURNAL OF BIOMEDICAL INFORMATICS. v. 107, p. 103454, issn: 1532-0464, 2020.
      3. GOMES, B. T. P. ; MUNIZ, LUIZ CARLOS MELO ; Silva, F. J. S. ; SANTOS, D. V. ; LOPES, Rafael Fernandes ; Luciano Reis Coutinho ; CARVALHO, F. O. ; ENDLER, M.. A Middleware with Comprehensive Quality of Context Support for the Internet of Things Applications. SENSORS. v. 17, p. 2853-2898, issn: 1424-8220, 2017.
      4. MENDES, JEAN ; SILVA, FRANCISCO ; CARDOSO, ANDRÉ ; MOURA, IVAN ; COUTINHO, LUCIANO ; VIANA, DAVI ; ENDLER, MARKUS ; TELES, ARIEL S.. OpenDPMH: A Framework for Developing Mobile Sensing Applications of Digital Phenotyping. Em: 2023 IEEE 36th International Symposium on ComputerBased Medical Systems (CBMS), p. 198, 2023.
      5. SILVA, FRANCISCO ; RORIZ JUNIOR, MARCOS ; BENEDITO, FERNANDO ; COUTINHO, LUCIANO ; AZEVEDO JR., ADALBERTO ; ENDLER, MARKUS. A Mobility Restriction Authoring Tool Approach based on a Domain Specific Modeling Language and Model Transformation. Em: 21st International Conference on Enterprise Information Systems, p. 525-534, 2019.
      6. TELES, ARIEL ; RODRIGUES, IVAN ; VIANA, DAVI ; SILVA, FRANCISCO ; COUTINHO, LUCIANO ; ENDLER, MARKUS ; RABELO, RICARDO. Mobile Mental Health: A Review of Applications for Depression Assistance. Em: 2019 IEEE 32nd International Symposium on ComputerBased Medical Systems (CBMS), p. 708-713, 2019.
      7. PEREIRA, JOSÉ DANIEL ; DA SILVA E SILVA, FRANCISCO JOSÉ ; COUTINHO, LUCIANO REIS ; DE TÁCIO PEREIRA GOMES, BERTO ; ENDLER, MARKUS. A Movement Activity Recognition Pervasive System for Patient Monitoring in Ambient Assisted Living. Em: 31st ACM Symposium On Applied Computing (SAC 2016) - Health Track, p. 155, 2016.

    • Luciano Reis Coutinho ⇔ Rafael Fernandes Lopes (1.0)
      1. GOMES, B. T. P. ; MUNIZ, LUIZ CARLOS MELO ; Silva, F. J. S. ; SANTOS, D. V. ; LOPES, Rafael Fernandes ; Luciano Reis Coutinho ; CARVALHO, F. O. ; ENDLER, M.. A Middleware with Comprehensive Quality of Context Support for the Internet of Things Applications. SENSORS. v. 17, p. 2853-2898, issn: 1424-8220, 2017.




Data de processamento: 01/07/2025 10:12:49