INCT da Internet do Futuro

Francisco José da Silva e Silva

FRANCISCO SILVA é professor titular do Departamento de Informática da UFMA, tendo iniciado sua carreira acadêmica em 1991. Atua no curso de graduação em Ciência da Computação e nos programas de pós-graduação stricto-sensu em Ciência da Computação e Engenharia de Eletricidade da UFMA. Possui título de doutor em Ciência da Computação pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP, 2003, tendo realizado pós-doutoramento no Departamento de Informática da PUC-Rio entre 2014 e 2015.Foi coordenador do programa de pós-graduação em Ciência da Computação da UFMA no período de 2018 a 2021. É líder do Grupo de Pesquisa em Sistemas Distribuídos Inteligentes (LSDi - http://www.lsdi.ufma.br) da UFMA, possuindo vasta experiência na coordenação e participação em projetos de pesquisa nacionais e internacionais e é co-autor de diversas publicações em veículos de alto impacto. Sua área de pesquisa compreende os sistemas computacionais distribuídos e ubíquos, com ênfase em Internet das Coisas e Cidades Inteligentes. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0770343284012942 (28/04/2025)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do Maranhão, Centro Tecnológico, Departamento de Informática. Av dos Portugueses, S/N, Campus do Bacanga, Centro Tecnológico, Depto de Informática Bacanga 65085580 - São Luís, MA - Brasil Telefone: (98) 33019234 URL da Homepage: http://www.deinf.ufma.br/~fssilva
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Ciência da Computação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (23)
    1. 2024-Atual. EcoSustain: ciência de dados e computação para o meio ambiente
      Descrição: Restaurar ecossistemas degradados nunca foi tão urgente quanto hoje. A Década da ONU da Restauração de Ecossistemas busca impedir, interromper e reverter a degradação de ecossistemas em todos os continentes e oceanos. Ela pode erradicar a pobreza, combater a mudança climática, e evitar extinçõesem massa. Os desafios ambientais atuais são de escala global e se relacionam a inúmeros problemas em várias áreas. Eles incluem desmatamento ilegal, reduções drásticas na biodiversidade em múltiplos biomas, poluição do ar, água e lençóis freáticos, aquecimento global, alta pegada energética, tratamento inadequado de resíduos, uso de combustíveis fósseis, uso abusivo de fertilizantes e pesticidas nocivos, epidemias, mortes ou perda de bens devido a desastres naturais como enchentes, ciclones tropicais, furacões, tufões, incêndios naturais e muitos outros. Graças aos significativos avanços na tecnologia de informação e comunicação (TIC), ciência de dados e inteligência artificial nas duas últimas décadas, há múltiplas oportunidades para utilizar esses conhecimentos e tecnologias em amplo benefício do meio ambiente. Por exemplo, redes de sensores sem fio, Internet das Coisas, redes aéreas de drones, sensores de alta capacidade, filtragem, interpretação e análise de dados podem ser usados para coletar e processar dados de sensores sobre recursos naturais, animais ou flora para monitorar sua pureza ou estado de saúde, automatizando processos de proteção e restauração. Além disso, pode-se usar ciência de dados e aprendizado de máquina para distinguir eventos naturais e anormais e obter previsões mais precisas para os resultados de medidas de restauração ou melhoria de ecossistemas. O projeto EcoSustain agrega um grupo interdisciplinar de pesquisadores altamente qualificados de algumas das melhores universidades brasileiras que partem de sua experiência com ciência da computação, engenharia de software, simulações, análise de dados, aprendizado de máquina, IoT, e ciências ambientais para investigar, modelar, e desenvolver soluções tecnológicas visando à criação de sistemas de software, protocolos de comunicações, serviços em rede, modelos de aprendizado de máquina etc. para monitorar a analisar ecossistemas e recursos naturais em tempo real, além de garantir a efetiva prevenção, previsão e redução dos processos de degradação ambiental causados por humanos e seu estilo de vida.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Francisco José da Silva e Silva - Integrante / Fabio Kon - Integrante / Antônio Jorge Gomes Abelém - Coordenador / Fabio M Costa - Integrante / Luciano Reis Coutinho - Integrante / Markus Endler - Integrante / Davi Viana dos Santos - Integrante / Miguel Elias MItre Campista - Integrante / Thais Vasconcelos Batista - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Auxílio financeiro.
      Membro: Francisco José da Silva e Silva.
      Descrição: Restaurar ecossistemas degradados nunca foi tão urgente quanto hoje. A Década da ONU da Restauração de Ecossistemas busca impedir, interromper e reverter a degradação de ecossistemas em todos os continentes e oceanos. Ela pode erradicar a pobreza, combater a mudança climática, e evitar extinções em massa. Os desafios ambientais atuais são de escala global e se relacionam a inúmeros problemas em várias áreas. Eles incluem desmatamento ilegal, reduções drásticas na biodiversidade em múltiplos biomas, poluição do ar, água e lençóis freáticos, aquecimento global, alta pegada energética, tratamento inadequado de resíduos, uso de combustíveis fósseis, uso abusivo de fertilizantes e pesticidas nocivos, epidemias, mortes ou perda de bens devido a desastres naturais como enchentes, ciclones tropicais, furacões, tufões, incêndios naturais e muitos outros. Graças aos significativos avanços na tecnologia de informação e comunicação (TIC), ciência de dados e inteligência artificial nas duas últimas décadas, há múltiplas oportunidades para utilizar esses conhecimentos e tecnologias em amplo benefício do meio ambiente. Por exemplo, redes de sensores sem fio, Internet das Coisas, redes aéreas de drones, sensores de alta capacidade, filtragem, interpretação e análise de dados podem ser usados para coletar e processar dados de sensores sobre recursos naturais, animais ou flora para monitorar sua pureza ou estado de saúde, automatizando processos de proteção e restauração. Além disso, pode-se usar ciência de dados e aprendizado de máquina para distinguir eventos naturais e anormais e obter previsões mais precisas para os resultados de medidas de restauração ou melhoria de ecossistemas. O projeto EcoSustain agrega um grupo interdisciplinar de pesquisadores altamente qualificados de algumas das melhores universidades brasileiras que partem de sua experiência com ciência da computação, engenharia de software, simulações, análise de dados, aprendizado de máquina, IoT, e ciências ambientais para investigar, modelar, e desenvolver soluções tecnológicas visando à criação de sistemas de software, protocolos de comunicações, serviços em rede, modelos de aprendizado de máquina etc. para monitorar a analisar ecossistemas e recursos naturais em tempo real, além de garantir a efetiva prevenção, previsão e redução dos processos de degradação ambiental causados por humanos e seu estilo de vida.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (10) / Doutorado: (5) . Integrantes: Fabio Kon - Integrante / ABELÉM, ANTÔNIO - Coordenador. Financiador(es): (FAPESP) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Fabio Kon.
      Descrição: Restaurar ecossistemas degradados nunca foi tão urgente quanto hoje. A Década da ONU da Restauração de Ecossistemas busca impedir, interromper e reverter a degradação de ecossistemas em todos os continentes e oceanos. Ela pode erradicar a pobreza, combater a mudança climática, e evitar extinções em massa. Os desafios ambientais atuais são de escala global e se relacionam a inúmeros problemas em várias áreas. Eles incluem desmatamento ilegal, reduções drásticas na biodiversidade em múltiplos biomas, poluição do ar, água e lençóis freáticos, aquecimento global, alta pegada energética, tratamento inadequado de resíduos, uso de combustíveis fósseis, uso abusivo de fertilizantes e pesticidas nocivos, epidemias, mortes ou perda de bens devido a desastres naturais como enchentes, ciclones tropicais, furacões, tufões, incêndios naturais e muitos outros. Graças aos significativos avanços na tecnologia de informação e comunicação (TIC), ciência de dados e inteligência artificial nas duas últimas décadas, há múltiplas oportunidades para utilizar esses conhecimentos e tecnologias em amplo benefício do meio ambiente. Por exemplo, redes de sensores sem fio, Internet das Coisas, redes aéreas de drones, sensores de alta capacidade, filtragem, interpretação e análise de dados podem ser usados para coletar e processar dados de sensores sobre recursos naturais, animais ou flora para monitorar sua pureza ou estado de saúde, automatizando processos de proteção e restauração. Além disso, pode-se usar ciência de dados e aprendizado de máquina para distinguir eventos naturais e anormais e obter previsões mais precisas para os resultados de medidas de restauração ou melhoria de ecossistemas. O projeto EcoSustain agrega um grupo interdisciplinar de pesquisadores altamente qualificados de algumas das melhores universidades brasileiras que partem de sua experiência com ciência da computação, engenharia de software, simulações, análise de dados, aprendizado de máquina, IoT, e ciências ambientais para investigar, modelar, e desenvolver soluções tecnológicas visando à criação de sistemas de software, protocolos de comunicações, serviços em rede, modelos de aprendizado de máquina etc. para monitorar a analisar ecossistemas e recursos naturais em tempo real, além de garantir a efetiva prevenção, previsão e redução dos processos de degradação ambiental causados por humanos e seu estilo de vida.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Edmundo Roberto Mauro Madeira - Coordenador / Fabio Kon - Integrante / Antonio Jorge Gomes Abelém - Integrante / Markus Endler - Integrante.
      Membro: Edmundo Roberto Mauro Madeira.
      Descrição: O projeto EcoSustain agrega um grupo interdisciplinar de pesquisadores altamente qualificados de algumas das melhores universidades brasileiras que partem de sua experiência com ciência da computação, engenharia de software, simulações, análise de dados, aprendizado de máquina, IoT, e ciências ambientais para investigar, modelar, e desenvolver soluções tecnológicas visando à criação de sistemas de software, protocolos de comunicações, serviços em rede, modelos de aprendizado de máquina etc. para monitorar a analisar ecossistemas e recursos naturais em tempo real, além de garantir a efetiva prevenção, previsão e redução dos processos de degradação ambiental causados por humanos e seu estilo de vida.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (10) Doutorado: (4) . Integrantes: Daniel de Angelis Cordeiro - Integrante / Daniel Macêdo Batista - Integrante / Francisco José da Silva e Silva - Integrante / Kelly Rosa Braghetto - Integrante / Fabio Kon - Integrante / Renato Porfirio Ishii - Integrante / Luiz Fernando Bittencourt - Integrante / Raphael Yokoingawa de Camargo - Integrante / Roberto Hirata Junior - Integrante / Arlindo Flávio da Conceição - Integrante / Roberto Speicys Cardoso - Integrante / Emílio de Camargo Francesquini - Integrante / GOLDMAN, ALFREDO - Integrante / Álvaro Luiz Fazenda - Integrante / Juliana Freitag Borin - Integrante / Antonio Jorge Gomes Abelém - Coordenador / Markus Endler - Integrante / Fábio Moreira Costa - Integrante / Miguel Elias Mitre Campista - Integrante / Ronaldo Alves Ferreira - Integrante / Thais Vasconcelos Batista - Integrante / Aldebaro Barreto da Rocha Klautau Junior - Integrante / Alessandra Cristina Corsi - Integrante / Alessandro Santiago dos Santos - Integrante / André Torre Neto - Integrante / Carlos Alberto Kamienski - Integrante / Davi Viana dos Santos - Integrante / Edmundo Roberto Mauro Madeira - Integrante / Everton Ranielly de Sousa Cavalcante - Integrante / Fabio Augusto Faria - Integrante / Flávia Noronha Dutra Ribeiro - Integrante / Francisco Rolfsen Belda - Integrante / Ilan Sousa Correa - Integrante / Juliana Arriel - Integrante / Luciano Reis Coutinho - Integrante / Luis Henrique Maciel Kosmalski Costa - Integrante / Manuel Eduardo Ferreira - Integrante / Paulo Roberto Miranda Meirelles - Integrante / Pedro Henrique Cruz Caminha - Integrante / Robson Francisco da Silva Dias - Integrante / Rodrigo de Souza Couto - Integrante / Silvana Rossetto - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Daniel de Angelis Cordeiro.
      Descrição: O projeto EcoSustain agrega um grupo interdisciplinar de pesquisadores altamente qualificados de algumas das melhores universidades brasileiras que partem de sua experiência com ciência da computação, engenharia de software, simulações, análise de dados, aprendizado de máquina, IoT, e ciências ambientais para investigar, modelar, e desenvolver soluções tecnológicas visando à criação de sistemas de software, protocolos de comunicações, serviços em rede, modelos de aprendizado de máquina etc. para monitorar a analisar ecossistemas e recursos naturais em tempo real, além de garantir a efetiva prevenção, previsão e redução dos processos de degradação ambiental causados por humanos e seu estilo de vida.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carlos Alberto Kamienski - Integrante / Thais Batista - Integrante / Fabio Kon - Integrante / Antonio Jorge Gomes Abelém - Coordenador / Fabio Moreira Costa - Integrante / Miguel Elias Mitre Campista - Integrante / Ronaldo Alves Ferreira - Integrante.
      Membro: Carlos Alberto Kamienski.
      Descrição: O projeto EcoSustain agrega um grupo interdisciplinar de pesquisadores altamente qualificados de algumas das melhores universidades brasileiras, com ampla experiência em ciência da computação, engenharia de software, simulações, análise de dados, aprendizado de máquina, IoT e ciências ambientais. O objetivo é investigar, modelar e desenvolver soluções tecnológicas visando à criação de sistemas de software, protocolos de comunicação, serviços em rede e modelos de aprendizado de máquina, dentre outros artefatos, para monitorar e analisar ecossistemas e recursos naturais em tempo real, contribuindo para garantir a efetiva prevenção, previsão e redução dos processos de degradação ambiental causados pelos seres humanos e seu estilo de vida. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Álvaro Luiz Fazenda - Coordenador / Arlindo Flávio da Conceição - Integrante / Raphael Yokoingawa de Camargo - Integrante / Fabio Kon - Integrante / Alfredo Goldman - Integrante / Emilio de Camargo Franscesquini - Integrante / Daniel Cordeiro - Integrante / Kelly Rosa Braghetto - Integrante / Luiz Fernando Bittencourt - Integrante / FARIA, FABIO A. - Integrante / Antonio Jorge Gomes Abelém - Integrante / Markus Endler - Integrante / Fábio Moreira Costa - Integrante / Miguel Elias Mitre Campista - Integrante / Ronaldo Alves Ferreira - Integrante / THAIS VASCONCELOS BATISTA - Integrante / Aldebaro Barreto da Rocha Klautau Junior - Integrante / Alessandra Cristina Corsi - Integrante / Alessandro Santiago dos Santos - Integrante / André Torre Neto - Integrante / Carlos Alberto Kamienski - Integrante / Daniel Macêdo Batista - Integrante / Davi Viana dos Santos - Integrante / Edmundo Roberto Mauro Madeira - Integrante / Everton Ranielly de Sousa Cavalcante - Integrante / Flávia Noronha Dutra Ribeiro - Integrante / Francisco José da Silva e Silva - Integrante / Francisco Rolfsen Belda - Integrante / Ilan Sousa Correa - Integrante / Roberto Hirata Junior - Integrante / Roberto Speicys Cardoso - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Álvaro Luiz Fazenda.
      Descrição: Este é um projeto temático da FAPESP. Consideramos de restaurar ecossistemas degradados nunca foi tão urgente quanto hoje. A Década da ONU da Restauração de Ecossistemas busca impedir, interromper e reverter a degradação de ecossistemas em todos os continentes e oceanos. Ela pode erradicar a pobreza, combater a mudança climática, e evitar extinções em massa. Os desafios ambientais atuais são de escala global e se relacionam a inúmeros problemas em várias áreas. Eles incluem desmatamento ilegal, reduções drásticas na biodiversidade em múltiplos biomas, poluição do ar, água e lençóis freáticos, aquecimento global, alta pegada energética, tratamento inadequado de resíduos, uso de combustíveis fósseis, uso abusivo de fertilizantes e pesticidas nocivos, epidemias, mortes ou perda de bens devido a desastres naturais como enchentes, ciclones tropicais, furacões, tufões, incêndios naturais e muitos outros. Graças aos significativos avanços na tecnologia de informação e comunicação (TIC), ciência de dados e inteligência artificial nas duas últimas décadas, há múltiplas oportunidades para utilizar esses conhecimentos e tecnologias em amplo benefício do meio ambiente. Por exemplo, redes de sensores sem fio, Internet das Coisas, redes aéreas de drones, sensores de alta capacidade, filtragem, interpretação e análise de dados podem ser usados para coletar e processar dados de sensores sobre recursos naturais, animais ou flora para monitorar sua pureza ou estado de saúde, automatizando processos de proteção e restauração. Além disso, pode-se usar ciência de dados e aprendizado de máquina para distinguir eventos naturais e anormais e obter previsões mais precisas para os resultados de medidas de restauração ou melhoria de ecossistemas. O projeto EcoSustain agrega um grupo interdisciplinar de pesquisadores altamente qualificados de algumas das melhores universidades brasileiras que partem de sua experiência com ciência da computação, engenharia de software, simulações, análise de dados, aprendizado de máquina, IoT, e ciências ambientais para investigar, modelar, e desenvolver soluções tecnológicas visando à criação de sistemas de software, protocolos de comunicações, serviços em rede, modelos de aprendizado de máquina etc. para monitorar a analisar ecossistemas e recursos naturais em tempo real, além de garantir a efetiva prevenção, previsão e redução dos processos de degradação ambiental causados por humanos e seu estilo de vida.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alessandro Santiago dos Santos - Integrante / Kon, Fabio - Integrante / Antonio Jorge Gomes Abelém - Coordenador / Fábio Moreira Costa - Integrante / Markus Endler - Integrante / Miguel Elias Mitre Campista - Integrante / Ronaldo Alves Ferreira - Integrante / Thais Vasconcelos Batista - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Alessandro Santiago dos Santos.
    2. 2024-Atual. Concepção de Mecanismos de Gestão de Identidade, Segurança e Privacidade para Cidades Inteligentes
      Descrição: Nas últimas décadas observou-se rápido crescimento da população urbana mundial. Este processo de urbanização ajudou a melhorar o padrão de vida dos cidadãos em vários aspectos, mas também trouxe novos desafios e problemas. A qualidade de vida dos cidadãos tem sido afetada por restrições de recursos ambientais, congestionamentos de tráfego, poluição do ar, emissão de gases de efeito estufa e geração deresíduos. Esses desafios levaram ao desenvolvimento do conceito de Cidade Inteligente (CI), a qual conecta sua infraestrutura física, informacional, social e de negócios de forma a possibilitar o crescimento econômico sustentável, aumento da qualidade de vida e prestação de melhores serviços aos cidadãos, gestão criteriosa dos recursos naturais e incentivo à governança participativa. A infraestruturacomputacional de uma CI requer o uso de diferentes tecnologias para viabilizar serviços inteligentes e proporcionar vida confortável aos moradores. Uma CI deve ser capaz de defender seus dados contra acesso não autorizado, divulgação, interrupção, modificação, inspeção e aniquilação. Requisitos subjacentes de segurança e privacidade, incluindo confidencialidade, integridade, não repúdio, disponibilidade e controle de acesso devem ser atendidos. Este projeto visa desenvolver métodos e técnicas relacionados à segurança e privacidade em CIs, visando realizar as seguintes contribuições científicas e tecnológicas: (1) a concepção e implementação de um modelo para gestão deidentidades voltado para CIs; (2) o desenvolvimento de mecanismos de controle de acesso a dados e informações em CIs, explorando-se o uso da tecnologia Blockchain e da criptografia baseada em atributos; e (3) o desenvolvimento de mecanismos de preservação de privacidade voltados para aplicações de aprendizagem de máquina para aplicações de CIs.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Francisco José da Silva e Silva - Coordenador / Ariel Soares Teles - Integrante / Luciano Reis Coutinho - Integrante / Davi Viana dos Santos - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Francisco José da Silva e Silva.
    3. 2023-Atual. IARA - Inteligência Artificial Recriando Ambientes
      Descrição: O Centro de Pesquisa Aplicada em Inteligência Artificial, IARA, é formado por uma equipe multidisciplinar, com especialistas nacionais com competência internacionalmente reconhecidas em inteligência artificial, telecomunicações internet das coisas e cidades inteligentes. O centro sediado em São Carlos, estado de São Paulo, funcionará em rede com pesquisadores de todas as regiões do Brasil, organizado em nós ou subsedes. Assim, um diferencial desta proposta de centro é que, junto com o centro sediado em São Carlos, será formada uma rede de nós, ou sub-sedes, localizados em Instituições Científica, Tecnológica e de Inovação de todas as regiões do país. O centro tem pesquisadores de várias instituições de ciência e tecnologia do estado de São Paulo, incluindo todas as universidades públicas. A rede tem por meta cobrir cinco aspectos de cidades inteligentes: cibersegurança, educação, infra-estrutura, meio-ambiente e saúde. No aspecto relacionado a infra-estrutura, são de particular interesse os subtemas de energia, comunicação e mobilidade. Por seu caráter aplicado, foi firmado um acordo para colaboração futura com algumas cidades do país e participa também um grupo de empresas cujas atividades englobam os temas mencionados. Serão enfatizadas no centro a transferência de tecnologia, a educação e a divulgação de conhecimento para o uso correto, justo, transparente e eficiente de Inteligência Artificial para o fomento de cidades inteligentes no Brasil e no exterior.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Francisco José da Silva e Silva - Integrante / Davi Viana dos Santos - Integrante / André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Auxílio financeiro.
      Membro: Francisco José da Silva e Silva.
    4. 2021-2023. Aprendizagem do Comportamento de Indivíduos a Partir de Fenótipos Digitais
      Descrição: Atualmente, dispositivos de computação móvel e vestível, como smartphones, smartbands e smartwatches estão amplamente difundidos na rotina diária de considerável parcela da população. Através de sensores f#305;#769;sicos e virtuais pode-se obter uma grande quantidade e variedade de dados que podem ainda ser combinados com dados do ambiente f#305;#769;sico que circunda o usuário obtidos através de dispositivos de IoT. Estas tecnologias, associadas à mineração de dados e aprendizagem de máquina, constituem as tecnologias habilitadoras para o desenvolvimento de soluções capazes de realizar o reconhecimento automático de padrões comportamentais de indiv#305;#769;duos que possam servir de base para a construção de ferramentas de suporte a decisão para especialistas de várias áreas do conhecimento (e.g., saúde e ciências sociais). O objetivo geral deste projeto de pesquisa é a investigação de uma nova abordagem para a aprendizagem do comportamento de indiv#305;#769;duos a partir de fluxos de dados de sensores oriundos de dispositivos de computação ubíqua e IoT que considere múltiplos aspectos do comportamento humano.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Francisco José da Silva e Silva - Coordenador / Luciano Reis Coutinho - Integrante / José Daniel Pereira Ribeiro Filho - Integrante / Markus Endler - Integrante / Ivan Rodrigues de Moura - Integrante.
      Membro: Francisco José da Silva e Silva.
    5. 2020-2022. Definição de Técnicas de Desenvolvimento de Software para o contexto de Cidades Inteligentes
      Descrição: As cidades inteligentes envolvem a integrac#807;ão de serviços e aplicações em uma infraestrutura tecnolo#769;gica unificada com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços de uma cidade. O desenvolvimento dessas aplicaçõs na#771;o e#769; trivial, pois e#769; necessário levar em consideração diversas caracter#305;#769;sticas inerentes do contexto de cidades inteligentes, como aspectos de interoperabilidade, gerenciamento de um grande volume de dados, aspectos sociais de interação dos usuários com as aplicac#807;o#771;es e entre outros. Para apoiar o desenvolvimento das aplicações no contexto de cidades inteligentes, pode-se fazer uso de te#769;cnicas de desenvolvimento definidas na Engenharia de Software (ES) que buscam prover meios para apoiar diversas atividades do desenvolvimento de sistemas. Essas te#769;cnicas podem estar relacionadas com o processo de desenvolvimento de software, elicitação de requisitos e modelagem das aplicações. Desta forma, as te#769;cnicas buscam garantir que os sistemas sejam desenvolvidos corretamente e com a qualidade esperada. Executar essas te#769;cnicas para o desenvolvimento de aplicações no contexto de Cidades Inteligentes ainda e#769; um desafio. Desta forma, oobjetivo deste projeto e#769; o desenvolvimento de te#769;cnicas de desenvolvimento de software no contextode Cidades Inteligentes, tais como: (i) definição de processo de software aderente a#768;s característicasde aplicações para Cidades Inteligentes; (ii) criação de modelagens de software espec#305;#769;ficas para estecontexto; e, (iii) te#769;cnica de avaliação da qualidade das aplicações deste contexto. Espera-se que osresultados a serem obtidos com este projeto contribuam com o avancço da pesquisa cient#305;#769;fica emEngenharia de Software, além de disponibilizar novas te#769;cnicas para serem utilizadas pela Indústriade Software.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Francisco José da Silva e Silva - Integrante / Fabio Kon - Integrante / Alfredo Goldman - Integrante / Rafael Fernandes Lopes - Integrante / Ariel Soares Teles - Integrante / Luciano Reis Coutinho - Integrante / Davi Viana dos Santos - Coordenador / Kelly Rosa Braghetto - Integrante / Alex Oliveira Barradas Filho - Integrante / Luis Jorge Enrique Rivero Cabrejos - Integrante / Rodrigo Pereira Santos - Integrante.
      Membro: Francisco José da Silva e Silva.
    6. 2018-2020. Monitoramento em Tempo Real de Restrições de Mobilidade no contexto de IoT e Cidades Inteligentes
      Descrição: O paradigma da Internet das Coisas (Internet of Things ? IoT) projeta um futuro no qual pessoas, objetos e dispositivos estarão interconectados em larga escala. Neste sentido, a IoT tem sido uma das bases da pesquisa em Cidades Inteligentes (Smart Cities). De modo geral, a noção de cidade inteligente refere-se à tentativa de integrar e facilitar o uso de recursos de uma cidade, bairro ou localidade, aumentando tanto a qualidade dos serviços, quanto diminuindo os custos operacionais envolvidos. Em especial, serviços como transporte coletivo, controle de estacionamento, coleta de lixo, policiamento de bairros, acesso a hospitais, escolas, parques, etc podem ser melhorados a partir de tecnologias da IoT. No que concerne aos desafios de pesquisa, destacam-se questões de interoperabilidade, distribuição e análise de grandes volumes de dados, e a definição de modelos de desenvolvimento de aplicações e negócios. No presente projeto, que se enquadra no contexto geral da pesquisa em IoT e cidades inteligentes, o foco da pesquisa recai sobre os desafios ligados à análise de dados e ao desenvolvimento de aplicações. Uma vez que grande parte das ?coisas? consiste de unidades móveis que se deslocam em uma dada área geográfica, propõe-se especificamente a investigação de linguagens e modelos computacionais para a representação e reconhecimento automático de padrões de movimentação, bem como o desenvolvimento de infraestrutura e ferramentas de software a serem usadas na definição de restrições de deslocamento, e no monitoramento e controle on-line de unidades m #769;oveis pelos administradores da área geográfica em questão. Como aplicações em potencial destacam-se: monitoramento de frota de veículos (públicos ou privados) garantindo padrões desejáveis de movimentação; acompanhamento de pessoas ou grupos em espaços como hospitais, escolas, ou museus; fiscalização dos deslocamentos de máquinas em canteiros de obras atendendo a padrões de segurança.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Francisco José da Silva e Silva - Integrante / Fabio M Costa - Integrante / Luciano Reis Coutinho - Coordenador / Markus Endler - Integrante / Marcos Paulino Roriz Junior - Integrante / Davi Viana dos Santos - Integrante / Adalberto Teixeira Azevedo Jr - Integrante / Luis Aristóteles Santos Silva - Integrante / Fernando Benedito Veras Magalhães - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.
      Membro: Francisco José da Silva e Silva.
    7. 2018-Atual. Infraestrutura de Software e Aplicações de IoT para Cidades Inteligentes
      Descrição: O fenômeno da urbanização ao redor do mundo impõe vários desafios relacionados ao desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida nas cidades associados a questões relacionadas à saúde, educação, segurança pública, transporte, poluição, para citar apenas alguns exemplos. Para abordar estes enormes desafios, um novo paradigma baseado no uso extensivo de tecnologias de informação e comunicação denominado de Cidades Inteligentes tem sido explorado. Uma das bases fundamentais para a construção das Cidades Inteligentes é a Internet das Coisas (IoT - Internet of Things). IoT se refere à extensão da Internet e da Web ao mundo físico através do uso em larga escala de dispositivos distribuídos identificáveis e com capacidade de sensoriamento e atuação. A IoT não está relacionada somente com a interconexão de dispositivos à Internet, mas também em se obter uma percepção de espaços físicos através de dados coletados por sensores, a capacidade de análise e raciocínio sobre estes dados e a possibilidade de atuação sobre o espaço físico. O projeto aqui proposto tem como como foco abordar os desafios científicos e tecnológicos e oferecer soluções inovadoras para os problemas em torno da aplicação da Internet das Coisas no domínio das Cidades Inteligentes. Pretende-se consolidar a integração entre o grupo de pesquisadores das instituições envolvidas (UFMA, PUC-Rio e UNIFESP), envolvendo alunos de graduação e pós-graduação dessas instituições em torno da temática. Além disso, pretende-se fortalecer os programas de pós-graduação através publicações relevantes para a área de conhecimento e promover iniciativas de internacionalização do programa atualmente nível 3 da UFMA.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Francisco José da Silva e Silva - Coordenador / Alexandre César Muniz de Oliveira - Integrante / Noemi Rodriguez - Integrante / Allan Kardec Duailibe Barros - Integrante / Luciano Reis Coutinho - Integrante / Markus Endler - Integrante / Davi Viana dos Santos - Integrante / Alex Oliveira Barradas Filho - Integrante / Luiz Eduardo Galvão Martins - Integrante / Marcos Kalinowski - Integrante / André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho - Integrante / Arlindo Flavio da Conceição - Integrante / Antonio Augusto Chaves - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Francisco José da Silva e Silva.
    8. 2017-2024. INCT da Internet do Futuro Desenvolvendo nova Cie#770;ncia e Tecnologia para a Internet do Futuro e Cidades Inteligentes
      Descrição: Este Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) tem por objetivo abordar os desafios cient#305;#769;ficos e tecnológicos e oferecer soluc#807;ões inovadoras para os problemas em torno da Internet do Futuro e das Cidades Inteligentes através do desenvolvimento de pesquisa cient#305;#769;fica e tecnológica e atividades de ensino, difusa#771;o e extensa#771;o abrangendo as diferentes camadas que compõem a Internet, colaborando com o desenvolvimento da Internet do Futuro e contribuindo com a concretização das cidades inteligentes, com especial foco em problemas de mobilidade urbana das cidades brasileiras. As instituições participantes deste INCT são: USP, Unicamp, UFRJ, PUC-Rio, UFG, UFMS, UFMA, Unifesp e UFABC. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Francisco José da Silva e Silva - Integrante / Fabio Kon - Coordenador / Siang Wun Song - Integrante / Alfredo Goldman Vel Lejbman - Integrante / Markus Endler - Integrante / Edmundo Roberto Moura Madeira - Integrante / Otto Carlos Muniz Bandeira Duarte - Integrante / Junior Barreira - Integrante / Eduardo Mario Dias - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Francisco José da Silva e Silva.
    9. 2017-2020. Desenvolvimento de uma Infraestrutra para o Processamento Semântico de Fluxos de Dados de Contexto para Ambientes Computacionais Móveis de Larga Escala
      Descrição: Sistemas Ciber-Fı́sicos (Cyber-Physical Systems - CPS) são sistemas fı́sicos e de engenharia, cujas operações são monitoradas, coordenadas, controladas e integradas por um núcleo de computação e comunicação. Aplicações que exigem o monitoramento e controle de processos fı́sicos no mundo real podem ser desenvolvidas para diversos domı́nios, como sistemas de transporte e de saúde. A Internet das Coisas (Internet of Things - IoT) constitui uma das bases para a construção de CPS. A IoT propõe a expansão da atual estrutura da Internet para uma rede de objetos interligados que não apenas colhem informações do ambiente mas que também interagem com o mundo fı́sico utili- zando padrões de Internet existentes para prestar serviços de transferência de informação, análises, aplicações e comunicações. Uma das técnicas mais utilizadas para a análise dos dados provenientes dos objetos presentes em um espaço fı́sico em sistema de IoT e CPS é o Processamento de Eventos Complexos (Complex Event Processing - CEP). O uso de motores CEP para a análise dos dados em IoT e CPS se mostra uma abordagem natural, tanto por ser uma tecnologia concebida para dar vasão ao processamento de grandes fluxos de dados em tempo próximo ao real, quanto pela expressividade das linguagens empregadas que permitem a especificação de regras para a desco- berta de padrões nos fluxos de eventos respeitando-se restrições de causalidade e temporalidade. No entanto, as abordagens atualmente existentes lidam principalmente com o processamento sim- plesmente sintático dos eventos de baixo nı́vel (dados de sensores). O uso de modelos semânticos para os eventos pode melhorar a qualidade do processamento e elevar o grau de consciência sobre os estados dos sistemas e os fatores fı́sicos sobre os quais operam. Desta forma, o objetivo geral deste projeto de pesquisa é explorar o uso combinado do Processamento de Eventos Complexos com Técnicas de Representação de Conhecimento que permitam a especificação de regras e inferência de situações complexas em sistemas voltados à Internet das Coisas (IoT) e Sistemas Ciber-Fı́sicos (CPS).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Francisco José da Silva e Silva - Coordenador / Rafael Fernandes Lopes - Integrante / Luciano Reis Coutinho - Integrante / Ariel Soares Teles - Integrante / Marcelo Henrique Monier Alves Júnior - Integrante / Markus Endler - Integrante / Berto de Tacio P. Gomes - Integrante / Vitor Pinheiro de Almeida - Integrante / Eduardo Devidson Costa Bezerra - Integrante / Anderson Soares Costa - Integrante / Allan Fábio de Aguiar Barbosa - Integrante / Rodolfo Sobreira Alves - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.
      Membro: Francisco José da Silva e Silva.
    10. 2016-2019. ESMOCYP: Efficient Semantic MOdels and Fault- tolerant Middleware for CYber-Physical Systems
      Descrição: Aplicações distribuídas modernas onde processadores são embarcados e interconectados em rede para monitorar e controlar processos físicos no mundo real (Cyber-Physical Systems - CPS) demandam modelos semânticos para análise, raciocínio e atuação no ambiente. Devido à intrínseca complexidade da maioria dos CPS (por exemplo, Sistemas de Transporte Inteligentes ou de Saúde), um grande problema é o tamanho e complexidade da ontologia associada e o fato de ainda não existirem modelos semânticos e técnicas de raciocínio escaláveis que sejam capazes de deduzir novo conhecimento de forma eficiente e tolerante a falhas, o que por sua vez é necessário para implementar a reatividade instantânea e confiável de CPS a eventos do ambiente físico. Para tratar deste problema, este projeto de cooperação irá desenvolver modelos semânticos, mecanismos e algoritmos para o processamento tolerante a falhas de fluxos de eventos e o processamento de fluxos de informação semântica (Fluxos Semânticos), tomando-se como baseo Processamento de Eventos Complexos (CEP) e RDF (um modelo de conhecimento baseado em grafo). Na abordagem proposta, o tempo desempenha um papel central no estabelecimento da relação entre eventos mais básicos e os fluxos semânticos podem ser derivados em um processo de dois estágios a partir dos eventos básicos e da consulta a uma base de conhecimento. Essa base de conhecimento também pode ser enriquecida com fatos que venham a ser derivados a partir deste processamento.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Francisco José da Silva e Silva - Integrante / Luiz Carlos Muniz - Integrante / Markus Endler - Coordenador / Kurt Rothermel - Integrante / Edward Hermann Haeusler - Integrante / Jean-Pierre Briot - Integrante / Marcelo Monier - Integrante / Eduardo Devidson Costa Bezerra - Integrante / Anderson Soares Costa - Integrante / Rodolfo Sobreira Alves - Integrante.
      Membro: Francisco José da Silva e Silva.
    11. 2015-2017. MobileAMP: Uma Infraestrutura Autônoma de Software para Detecção de Padrões de Atividade e Deslocamento em Ambientes Móveis de Larga Escala
      Descrição: O entendimento de diversos aspectos da dinâmica das complexas cidades modernas é uma tarefa desafiadora. A análise de padrões de atividade e deslocamento (Activity-Mobility Pattern - AMP ) tem sido utilizada como uma das ferramentas mais úteis para o entendimento da rotina de vida dos moradores de uma cidade, e é utilizada em vários domı́nios como planejamento urbano, geografia, e transportes. Os AMPs modelam onde pessoas e veı́culos estão localizados, como eles se movimentam em áreas urbanas e quais atividades eles realizam nos lugares pelos quais passam através de certos padrões. Dado a sua importância prática, organizações governamentais tem periodicamente observado e estudado AMPs em termos do uso espaço-temporal das cidades por seus cidadãos. Estas observações muitas vezes são realizadas através de questionários e anotações, requerendo grande quantidade de tempo, esforço e recursos. O avanço nas tecnologias de computação móvel e pervasiva abrem a oportunidade para o monitoramento em tempo real de AMPs. Este monitoramento em tempo real irá melhorar significativamente a escala e o tempo de resposta da análise de AMPs em comparação a métodos convencionais. É ainda mais relevante o fato deste monitoramento também abrir espaço para a criação de novos serviços urbanos baseados em AMPs. Por exemplo, serviços de avisos para ambientes móveis se tornarão mais eficientes e efetivos na escolha de seus clientes através da observação de seus AMPs. Muitas outras aplicações podem se beneficiar de AMPs, como escalonamento de veı́culos de transporte público, previsão de demanda para lojas de varejo e planejamento e gerenciamento dinâmico de distritos urbanos. Para que o monitoramento e análise em tempo real de AMPs possam ser realizados, muitos desafios de pesquisa devem ser superados. Em particular, deve-se prover um modelo computacional que permita modelar as atividades realizadas nos diversos espaços urbanos em termos de seu uso espaço-temporal pelos residentes da cidade. Além disto, deve-se prover tecnologias escaláveis e eficientes que permitam abordar: a complexidade da semântica do monitoramento de AMPs; uma maciça quantidade de atualizações de dados de contexto como a localização de unidades móveis; e o processamento e a realização de consultas sobre os fluxos de dados de contexto gerados pelos nós móveis. O presente projeto de pesquisa tem como foco o desenvolvimento de software que permita a análise em tempo real de AMPs a partir do processamento de fluxos de dados de contexto gerados a partir de nós móveis. Como diferencias desta proposta com relação ao estado da arte constante da literatura da área destaca-se a descoberta em tempo real de AMPs, dado que a maior parte dos trabalhos anteriores utilizam uma abordagem estatı́stica de dados armazenados e processados de forma off-line.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Francisco José da Silva e Silva - Coordenador / Ariel Soares Teles - Integrante / Markus Endler - Integrante / Berto de Tacio P. Gomes - Integrante / Marcos Paulino Roriz Junior - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.
      Membro: Francisco José da Silva e Silva.
    12. 2014-2016. OHAA - Arquitetura Dirigida por Ontologias de Agentes de Software Híbridos
      Descrição: Através da autonomia, sociabilidade e capacidade de aprendizagem, os agentes de software e os sistemas multiagentes oferecem uma melhor abordagem para a crescente complexidade dos problemas e correspondentes soluções de software e para apoiar o processo de tomada de decisões. A maioria desses sistemas usam ontologias como bases de conhecimento para representar, compartilhar e reutilizar o conhecimento de um domínio de aplicação. Vários modelos de arquiteturas de agentes de software deliberativos e reativos já foram propostos. Entretanto, as arquiteturas de agentes de software híbridos que combinam componentes deliberativos e reativos, com as vantagens dos dois comportamentos são ainda um tópico de pesquisa em aberto e são abordagens promissoras para tornar mais eficiente o processo decisório. O principal objetivo deste projeto é apoiar o processo de tomada de decisões, explorando arquiteturas de agentes híbridos que representam e compartilham seu conhecimento em ontologias. A arquitetura proposta será avaliada através do desenvolvimento de um estudo de caso no processo de tomada de decisões sob ataques cibernéticos. Com a consolidação dos resultados deste projeto espera-se ter soluções tecnicamente viáveis e efetivas para a construção de agentes de software híbridos que combinam componentes deliberativos e reativos para um melhor apoio ao processo de tomada de decisões. Também serão resultados do projeto uma ontologia de referência representando o problema das ameaças à segurança da informação e correspondentes ações corretivas e preventivas a serem recomendadas bem como a utilização da ontologia na construção de um agente de software híbrido para simular os efeitos dos ataques também será resultado da execução do projeto.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (2) . Integrantes: Francisco José da Silva e Silva - Integrante / Maria Del Rosario Girardi Gutierrez - Coordenador / Ariel Soares Teles - Integrante / Adriana Leite Costa - Integrante / Manoel Messias Pereira Medeiros - Integrante / Paulo Cesar Mendes Cardoso - Integrante / Rayane Meneses da Silva - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.
      Membro: Francisco José da Silva e Silva.
    13. 2014-2016. Ambiente Pervasivo para o Acompanhamento Personalizado de Portadores de Doenças Crônica
      Descrição: A pesquisa em Ambient Assisted Living tem conduzido ao desenvolvimento e uso de aplicações computacionais voltadas para monitoramento e acompanhamento individual da saúde do paciente. Tais aplicações são comumente denominadas de sistemas de pHealth. Sistemas de pHealth incluem dispositivos ou sistemas médicos portáteis projetados especificamente para diagnóstico e suporte a terapia (de longo prazo) em casa ou em ambientes móveis. Antes, esses dispositivos eram encontrados apenas nos hospitais, mas hoje eles estão mais acessíveis a população em geral, o que tem levado a uma transição do modelo tradicional de atendimento a saúde centrado nas organizações (hospitais, postos de saúde), para um modelo no qual predominam serviços individuais em domicílio centrados no paciente. Nesse contexto, este projeto de pesquisa tem com objetivo geral investigar duas questões centrais: (1) como obter e distribuir com qualidade informações de contexto (i.e., localização, velocidade, batimento cardíaco, etc) de pacientes crônicos em tratamento, e (2) como inferir a situação (i.e., atividades físicas e estado clínico) de pacientes a partir das informações contextuais obtidas de tal modo a ajudar os profissionais de saúde a melhor acompanhar os pacientes crônicos em tratamento.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (1) . Integrantes: Francisco José da Silva e Silva - Integrante / Berto de Tácio Pereira Gomes - Integrante / Samyr Béliche Vale - Integrante / Luiz Carlos Muniz - Integrante / Luciano Reis Coutinho - Coordenador / José Daniel Pereira Ribeiro Filho - Integrante / Marcelo Henrique Monier Alves Júnior - Integrante / Salvino Pedro Duarte Júnior - Integrante / Jairo Ferreira Rocha - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.
      Membro: Francisco José da Silva e Silva.
    14. 2013-2015. MobileHealthNet - Redes Sociais Móveis Voltadas ao Atendimento à Saúde
      Descrição: As Redes Sociais Móveis (RSM) compreendem uma estrutura social cujo os membros se relacionam em grupos e as interações são realizadas através de dispositivos de computação móvel com acesso a tecnologias de rede sem fio, permitindo que interações sociais ocorram a qualquer momento e lugar e com a adição de uma variedade de informações contextuais. Uma área onde é possível aplicar os conceitos de RSM é a saúde, onde aplicações podem ser utilizadas para promover o intercâmbio de informações, colaboração e integração social entre os diversos agentes envolvidos no processo de atendimento à saúde. O projeto MobileHealthNet - Redes Sociais Móveis Voltadas ao Atendimento à Saúde, proposto pelo Laboratório de Sistemas Distribuídos da Universidade Federal do Maranhão e a ser desenvolvido com a colaboração do Laboratory of Advanced Collaboration da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, tem por objetivo geral avançar o estado da arte em sistemas de middleware para RSM, e usar a infraestrutura de software a ser desenvolvida para a criação de serviços e aplicações voltados à área da saúde.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . Integrantes: Francisco José da Silva e Silva - Coordenador / Markus Endler - Integrante / Berto de Tácio Pereira Gomes - Integrante / Ariel Soares Teles - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.
      Membro: Francisco José da Silva e Silva.
    15. 2011-2013. Suporte a Aplicações Colaborativas Através de uma Infraestrutura de Grades de Computadores (Enabling Collaborative Applications for Desktop Grids)
      Descrição: O projeto de pesquisa ?Suporte a Aplicações Colaborativas Através de uma Infraestrutura de Grades de Computadores (Enabling Collaborative Applications for Desktop Grids)" é um parceria internacional entre pesquisadores do Departamento de Informática da UFMA e da equipe Regal do INRIA / LIP6, Paris, França. Os objetivos gerais da pesquisa compreedem o projeto e implementação de uma infraestrutura de grades de computadores pessoais que dê apoio ao desenvolvimento e execução de aplicações colaborativas. Esta infraestrutura de software será validada através de um estudo de caso particular aplicado ao domínio da saúde.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Francisco José da Silva e Silva - Coordenador / Sébastien Monnet - Integrante / March Shapiro - Integrante / Luciana Arantes - Integrante / Samyr Béliche Vale - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.
      Membro: Francisco José da Silva e Silva.
    16. 2010-2012. Infraestrutura e Aplicações Colaborativas para Ambientes Computacionais Móveis
      Descrição: O objetivo deste projeto de pesquisa é explorar o paradigma da computação em nuvem para prover um ambiente pervasivo que enriqueça a colaboração entre usuários móveis. O projeto foca no desenvolvimento de uma infraestrutura de middleware e aplicações colaborativas que auxiliem na avaliação do mesmo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Francisco José da Silva e Silva - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.
      Membro: Francisco José da Silva e Silva.
    17. 2010-2012. Desenvolvimento de Mecanismos Autonômicos para Grades Computacionais
      Descrição: Grades computacionais têm se firmado como alternativa atraente para execução de aplicações que demandam grande poder computacional e como forma de integração de recursos computacionais existentes em diferentes domínios administrativos. Contudo, o dinamismo das aplicações e da infra-estrutura que compõe a grade, sua alta escalabilidade e heterogeneidade inviabilizam a intervenção de agentes humanos na realização de tarefas como configuração, manutenção e recuperação em caso de falhas. A necessidade de se prover maior autonomia aos sistemas de grade compreende um dos maiores desafios para a nova geração destes ambientes computacionais. O principal objetivo deste projeto de pesquisa é o desenvolvimento e incorporação de mecanismos de computação autonômica ao middleware de grade Integrade, de forma a reduzir a necessidade de intervenção humana em aspectos relacionados à configuração e administração do ambiente de execução em grade provido por esta infra-estrutura de software. Em particular, pretende-se investigar mecanismos de auto-otimização baseados em técnicas de escalonamento adaptativo de aplicações.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Francisco José da Silva e Silva - Coordenador / Alexandre César Tavares Vidal - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Francisco José da Silva e Silva.
    18. 2008-2010. Gerenciamento de Recursos, Tolerância a Falhas e Escalabilidade em Grades Computacionais Autônomas
      Descrição: O projeto visa o desenvolvimento de uma versão completa do middleware InteGrade, que opere de modo autônomo em ambientes de grande escala e forneça suporte a ambientes de computaçãao móvel e computação ubíqua.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Francisco José da Silva e Silva - Integrante / Markus Endler - Integrante / Fabio Kon - Coordenador / Siang Wun Song - Integrante / Alfredo Goldman Vel Lejbman - Integrante / Fábio Moreira Costa - Integrante / Marcelo Finger - Integrante / Édson Cárceres - Integrante / Henrique Mongelli - Integrante / Eduardo Sany Laber - Integrante / Fernando Castor Filho - Integrante / Raphael Y. Camargo - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Francisco José da Silva e Silva.
      Descrição: O Projeto InteGrade (http://www.integrade.org.br) visa desenvolver um middleware inovador que permita a utilização de recursos computacionais ociosos existentes em instituições acadêmicas e empresariais para a execução de aplicações científicas, industriais e de entretenimento que demandem alto poder computacional. O middleware é baseado em tecnologias avançadas de objetos distribuídos e pretende dar suporte à execução de aplicações paralelas onde haja um nível significativo de comunicação entre os nós (ao contrário de aplicações tipo bag of tasks onde não há comunicação entre os nós). O projeto aqui proposto visa o desenvolvimento de uma versão completa do middleware do InteGrade, que opere de modo autônomo em ambientes de grande escala e forneça suporte a ambientes de computação móvel e computação ubíqua. Apesar dos avanços já obtidos e do nível de maturidade do projeto, ainda existem diversos desafios que precisamos atacar. Em particular iremos concentrar a pesquisa em áreas que permitirão o funcionamento da grade de forma mais autônoma, diminuindo a necessidade atual de intervenção de administradores humanos; estas áreas incluem escalonamento inteligente, tolerância a falhas, mobilidade, fornecimento de garantias de qualidade de serviço e armazenamento distribuído de dados de forma robusta. Iremos também explorar o uso da grade para diferentes classes de aplicações e aprimorar a sua escalabilidade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Fabio Moreira Costa - Integrante / Fabio Kon - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 14
      Membro: Fabio Moreira Costa.
      Descrição: O projeto aqui proposto visa o desenvolvimento de uma versão completa do middleware do InteGrade, que opere de modo autônomo em ambientes de grande escala e forneça suporte a ambientes de computação móvel e computação ubíqua. Apesar dos avanços já obtidos e do nível de maturidade do projeto, ainda existem diversos desafios que precisamos atacar. Em particular iremos concentrar a pesquisa em áreas que permitirão o funcionamento da grade de forma mais autônoma, diminuindo a necessidade atual de intervenção de administradores humanos; estas áreas incluem escalonamento inteligente, tolerância a falhas, mobilidade, fornecimento de garantias de qualidade de serviço e armazenamento distribuído de dados de forma robusta. Iremos também explorar o uso da grade para diferentes classes de aplicações e aprimorar a sua escalabilidade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alfredo Goldman vel Lejbman - Integrante / Siang Wun Song - Integrante / Fabio Kon - Coordenador / Markus Endler - Integrante / Raphael Y. de Camargo - Integrante / Renato Cerqueira - Integrante / Francisco José da Silva e Silva - Integrante / Fernando Castor Filho - Integrante / Fabio Moreira Costa - Integrante / Edson Caceres - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Alfredo Goldman vel Lejbman.
    19. 2006-2007. Integrade 2
      Descrição: O Projeto InteGrade (http://gsd.ime.usp.br/integrade) visa desenvolver um middleware inovador que permita a utilização de recursos computacionais ociosos existentes em instituições acadêmicas e empresariais para a execução de aplicações científicas, industriais e de entretenimento que demandem alto poder computacional. O middleware é baseado em tecnologias avançadas de objetos distribuídos e pretende dar suporte à execução de aplicações paralelas onde haja um nível significativo de comunicação entre os nós.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Francisco José da Silva e Silva - Integrante / Markus Endler - Integrante / Fabio Kon - Coordenador / Alfredo Goldman - Integrante / Siang Wun Song - Integrante / Marcelo Finger - Integrante / Édson Cárceres - Integrante / Henrique Mongelli - Integrante / Eduardo Sany Laber - Integrante / Renato Cerqueira - Integrante / Fabio M Costa - Integrante. Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - Cooperação / Universidade de São Paulo - Cooperação / Universidade Federal de Goiás - Cooperação / Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Cooperação / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Francisco José da Silva e Silva.
    20. 2005-2007. FlexiGrid: Grades Computacionais Flexíveis: Infra-estrutura e Aplicações
      Descrição: Este projeto se propõe a investigar e desenvolver uma abordagem integrada para computação em grade, envolvendo desde aspectos como a infra-estrutura de hardware e software até modelos de programação de middleware para a construção de aplicações, passando por mecanismos de suporte a qualidade de serviço, mobilidade, comunicação em grupo (multicast), adaptação dinâmica e suporte ao compartilhamento de dados (data grids).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Francisco José da Silva e Silva - Integrante / Fábio Moreira Costa - Coordenador / Aristófanes Correa Silva - Integrante / Márcio Nunes de Miranda - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Universidade Federal de Goiás - Cooperação.
      Membro: Francisco José da Silva e Silva.
      Descrição: Este projeto visa o desenvolvimento e refinamento de suporte de middleware para grades computacionais com suporte a adaptação dinâmica. Objetivos secundários do projeto incluem a integração de tecnologias de grades computacionais de importância comercial e acadêmica atualmente, com ênfase nos projetos Globus e Integrade. Projeto Financiado pelo CNPq, através do Edital 031/2004 - PDPG-TI.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Fabio Moreira Costa - Coordenador / Marcion Nunes de Miranda - Integrante / Francisco José da Silva e Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Universidade Federal do Maranhão - Cooperação. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Fabio Moreira Costa.
    21. 2005-2007. Projeto de Acompanhamento e Avaliação dos Programas Brasileiros de Transferência de Renda: o processo e os impactos produzidos sobre a pobreza no Brasil
      Descrição: Objetivo geral: acompanhar o desenvolvimento e proceder avaliações de processos e de impactos de Programas de Transferência de Renda em implementação no Brasil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Francisco José da Silva e Silva - Integrante / Maria Ozanira da Silva e Silva - Coordenador / Maria Carmelita Yazbek - Integrante / Geraldo de Giovanni - Integrante / Flávio Bezerra de Farias - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Cooperação / Universidade Estadual de Campinas - Cooperação / Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.
      Membro: Francisco José da Silva e Silva.
    22. 2002-2007. INTEGRADE - Infraestrutua para o Aproveitamento de Recursos Ociosos
      Descrição: O projeto visa desenvolver uma infra-estrutura de middleware genérica que permita a utilização do parque computacional instalado em instituições públicas e privadas para a resolução de problemas computacionais paralelizáveis. Este projeto foi financiado pelo Programa de Qualificação Institucional (PQI) da CAPES.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . Integrantes: Francisco José da Silva e Silva - Coordenador / Fabio Kon - Integrante / Anselmo Cardoso de Paiva - Integrante / Alexandre César Tavares Vidal - Integrante / José de Ribamar Braga Pinheiro Júnior - Integrante / Siang Wun Song - Integrante / Alfredo Goldman Vel Lejbman - Integrante / Marcelo Finger - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Outra.
      Membro: Francisco José da Silva e Silva.
    23. 1999-2002. Automatic Configuration and Monitoring of Component-Based Distributed Systems
      Descrição: This research project seeks to modify the way computer systems support component-based software to accommodate dynamic changes in rapidly evolving environments. By maintaining an explicit representation of the interactions between system and application components, the infrastructure can recognize the need for reconfiguration. In addition, it can know how to carry out this reconfiguration without compromising system stability, performance, and reliability. Participação na qualidade de aluno de doutorado.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Francisco José da Silva e Silva - Integrante / Markus Endler - Integrante / Dilma Menezes da Silva - Integrante / Fabio Kon - Integrante / Siang Wun Song - Coordenador / Luiz Eduardo Buzato - Integrante / Cecília Mary Fischer Rubira - Integrante / Hernán Astudillo - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / National Science Foundation - Auxílio financeiro.
      Membro: Francisco José da Silva e Silva.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (28)
      1. XLI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2021). 2021. (Congresso).
      2. XL Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 202000). 2020. (Congresso).
      3. 2 Encontro de Tecnologia da Informação do Vale do Araguaia (ETIVA 2019).Processamento de Fluxos de Eventos em Cidades Inteligentes. 2019. (Encontro).
      4. XXXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2019 | ). Utilizando Métricas de Qualidade na Avaliação de uma Aplicação para Cidades Inteligentes. 2019. (Congresso).
      5. XXXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2018). 2018. (Congresso).
      6. International Conference on Cloud Computing Technologies and Applications - CLOUDTECH 2015. A Comprehensive Cloud-based IoT Software Infrastructure for Ambient Assisted Living. 2015. (Congresso).
      7. II Workshop de Sistemas Distribuídos Autonômicos (WoSiDA 2012).Uma Abordagem Autonômica para Tolerância a Falhas na Execução de Aplicações em Desktop Grids. 2012. (Encontro).
      8. XXX Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC). 2012. (Simpósio).
      9. 22nd International Symposium on Computer Architecture and High Performance Computing (SBAC-PAD). 2010. (Simpósio).
      10. XXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Compartilhamento do Acesso a Grades Computacionais em Rede ad Hoc. 2009. (Congresso).
      11. Escola Regional de Computação: Ceará, Maranhão e Piauí (ERCEMAPI 2008).MIni-curso Introdução a Grades de Computadores e ao Middleware Integrade. 2008. (Encontro).
      12. Jornada de Informática do Maranhão (JIM 2008).Introdução a Grades de Computadores e ao Integrade. 2008. (Simpósio).
      13. 16th IEEE International Workshops on Enabling Technologies: Infrastructures for Collaborative Enterprises (WETICE-2007). AutoGrid: Towards an Autonomic Grid Middleware. 2007. (Congresso).
      14. The Third International Conference on Autonomic and Autonomous Systems (ICAS 2007). The Adapta Framework for Building Self-Adaptive Distributed Applications. 2007. (Congresso).
      15. The Third International Conference on Networking and Services (ICNS 2007). A Flexible Fault-Tolerance Mechanism for the Integrade Grid Middleware. 2007. (Congresso).
      16. International Symposium on Cluster Computing and the Grid (CCGrid 2006).International Symposium on Cluster Computing and the Grid (CCGrid 2006). 2006. (Simpósio).
      17. Jornada de Informática do Maranhão (JIM 2006).Computaçao Movel: Oportunidades e Desafios. 2006. (Simpósio).
      18. 5th Latin American Conference on Pattern Languages of Programming (SugarloafPLoP 2005). 5th Latin American Conference on Pattern Languages of Programming (SugarloafPLoP 2005). 2005. (Congresso).
      19. 4th Latin American Conference on Pattern Languages of Programming. 4th Latin American Conference on Pattern Languages of Programming (SugarloafPLoP 2004). 2004. (Congresso).
      20. International Middleware Conference. International Middleware Conference. 2003. (Congresso).
      21. International Symposium on Distributed Objects and Applications (DOA).International Symposium on Distributed Objects and Applications International Symposium on Distributed Objects and Applications (DOA). 2003. (Simpósio).
      22. 16th European Conference on Object-Oriented Programming. 16th European Conference on Object-Oriented Programming. 2002. (Congresso).
      23. XVIII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores.XVIII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores. 2000. (Simpósio).
      24. Impactos das Novas Tecnologias de Informação.Impactos das Novas Tecnologias de Informação. 1999. (Simpósio).
      25. Seminário Franco-Brasileiro em Sistemas Informáticos Distribuídos.Seminário Franco-Brasileiro em Sistemas Informáticos Distribuídos. 1997. (Seminário).
      26. XIV Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores.XIV Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores. 1996. (Simpósio).
      27. II Congresso Internacional de Computação Gráfica e Multimídia. II Congresso Internacional de Computação Gráfica e Multimídia. 1994. (Congresso).
      28. IX Encontro Brasileiro de Lógica.IX Encontro Brasileiro de Lógica. 1988. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (4)
      1. Silva, F. J. S.; SANTOS, D. V. ; COUTINHO, L. R.. WISC (Workshop de Internet of Things e Smart Cities). 2020. Outro
      2. Silva, F. J. S.; OSTHOFF, C.. Concurso de Teses e Dissertações do Simpósio em Sistemas Computacionais de Alto Desempenho (CTD WSCAD 2019). 2019. Congresso
      3. SILVA, F. J. S.. Jornada de Informática do Maranhão (JIM 2010). 2010. (Congresso).. . 0.
      4. SILVA, F. J. S.. Jornada de Informática do Maranhão (JIM 2008). 2008. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (10)
      • Francisco José da Silva e Silva ⇔ Markus Endler (33.0)
        1. DE MOURA, IVAN RODRIGUES ; TELES, ARIEL SOARES ; ENDLER, MARKUS ; COUTINHO, LUCIANO REIS ; DA SILVA E SILVA, FRANCISCO JOSÉ. Recognizing Context-Aware Human Sociability Patterns Using Pervasive Monitoring for Supporting Mental Health Professionals. SENSORS. v. 21, p. 86, issn: 1424-8220, 2021.
        2. MOURA, I. R. ; Ariel Soares Teles ; Silva, F. J. S. ; SANTOS, D. V. ; COUTINHO, L. R. ; BARROS, J. F. ; ENDLER, M.. Mental health ubiquitous monitoring supported by social situation awareness: A systematic review. JOURNAL OF BIOMEDICAL INFORMATICS. v. 107, p. 103454, issn: 1532-0464, 2020.
        3. TELES, ARIEL ; Silva, Marcelino. ; Lopes, Rafael ; SILVA, Francisco Silva e ; Santos, D.V. ; COUTINHO, L. R. ; Gupta, N. ; ENDLER, MARKUS. Neighborhood-aware Mobile Hub: An Edge Gateway with Leader Election Mechanism for Internet of Mobile Things. MOBILE NETWORKS AND APPLICATIONS. v. 1, p. 1-14, issn: 1572-8153, 2020.
        4. MENDES, T. W. N. ; CARDOSO, A. L. A. ; SILVA, A. C. ; CARVALHO, D. S. ; SILVA, F. J. S. ; RORIZ JUNIOR, M. P. ; ENDLER, M. ; Teles, Ariel Soares. Internet das Coisas Aplicada ao Gerenciamento de Presenca e Encontros de Pessoas em Predios Inteligentes. REVISTA DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO - RSC. v. 10, p. 264-274, issn: 2237-2903, 2020.
        5. CARVALHO, F. ; SILVA, Francisco Silva e ; ENDLER, M.. Leveraging Application Development for the Internet of Mobile Things. Open Journal of Internet of Things (OJIOT). v. 5, p. 105-116-116, issn: 2364-7108, 2019.
        6. ENDLER, MARKUS; SILVA, Francisco Silva e. Past, Present and Future of the ContextNet IoMT Middleware. Open Journal of Internet of Things (OJIOT). v. 4, p. 7-23-23, issn: 2364-7108, 2018.
        7. TELES, A. S. ; Rocha, A. ; SILVA, Francisco Silva e ; Lopes, J.C. ; OSullivan, D. ; Van De Ven, P. ; Endler, M.. Enriching Mental Health Mobile Assessment and Intervention with Situation Awareness,. IEEE SENSORS JOURNAL. v. 17, p. 1-22, issn: 1530-437X, 2017.
        8. Ariel Soares Teles ; Silva, F. J. S. ; ENDLER, Markus. Situation-based Privacy Autonomous Management for Mobile Social Networks,. COMPUTER COMMUNICATIONS. v. 107, p. 75-92, issn: 0140-3664, 2017.
        9. GOMES, B. T. P. ; MUNIZ, LUIZ CARLOS MELO ; Silva, F. J. S. ; SANTOS, D. V. ; LOPES, Rafael Fernandes ; Luciano Reis Coutinho ; CARVALHO, F. O. ; ENDLER, M.. A Middleware with Comprehensive Quality of Context Support for the Internet of Things Applications. SENSORS. v. 17, p. 2853-2898, issn: 1424-8220, 2017.
        10. ENDLER, Markus ; BRIOT, JEAN-PIERRE ; DE ALMEIDA, VITOR P. ; DOS REIS, RUHAN ; Silva e Silva, Francisco. Stream-Based Reasoning for IoT Applications - Proposal of Architecture and Analysis of Challenges. International Journal of Semantic Computing. v. 11, p. 325-344, issn: 1793-351X, 2017.
        11. RORIZ JUNIOR, M. P. ; ENDLER, M. ; da Silva e Silva, Francisco José ; SCHNEIDER, R.. An on-line algorithm for cluster detection of mobile nodes through complex event processing. Information Systems (Oxford). v. 2016, p. 1-18, issn: 0306-4379, 2016.
        12. VASCONCELOS, R. O. ; ENDLER, Markus ; Berto de Tácio Pereira Gomes ; Silva, F. J. S.. Design and Evaluation of an Autonomous Load Balancing System for Mobile Data Stream Processing Based on a Data Centric Publish Subscribe Approach. International Journal of Adaptive, Resilient and Autonomic Systems. v. 5, p. 1-19, issn: 1947-9220, 2014.
        13. VASCONCELOS, R. O. ; ENDLER, Markus ; Berto de Tácio Pereira Gomes ; Silva, F. J. S.. Autonomous Load Balancing of Data Stream Processing and Mobile Communications in Scalable Data Distribution Systems. INTERNATIONAL JOURNAL ON ADVANCES IN INTELLIGENT SYSTEMS.. v. 6, p. 300-317, issn: 1942-2679, 2013.
        14. MENDES, JEAN ; SILVA, FRANCISCO ; CARDOSO, ANDRÉ ; MOURA, IVAN ; COUTINHO, LUCIANO ; VIANA, DAVI ; ENDLER, MARKUS ; TELES, ARIEL S.. OpenDPMH: A Framework for Developing Mobile Sensing Applications of Digital Phenotyping. Em: 2023 IEEE 36th International Symposium on ComputerBased Medical Systems (CBMS), p. 198, 2023.
        15. CARDOSO, ANDRÉ LUIZ ALMEIDA ; ROTONDARO, BRUNO MACIEL ; PENHA, LUIZ GONZAGA ; ENDLER, MARKUS ; DA CONCEIÇÃO, ARLINDO FLÁVIO ; DA SILVA E SILVA, FRANCISCO JOSÉ. Gerenciamento Descentralizado de Identidades para Cidades Inteligentes Baseado na Tecnologia Blockchain. Em: Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSeg), p. 57-70, 2022.
        16. MAGALHÃES, FERNANDO BENEDITO VERAS ; SILVA, FRANCISCO JOSÉ DA SILVA E ; ENDLER, MARKUS. Support for Adaptive and Distributed Deployment of CEP Continuous Queries for the IoMT. Em: Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, v. 1, p. 99-112, 2020.
        17. SILVA, FRANCISCO ; RORIZ JUNIOR, MARCOS ; BENEDITO, FERNANDO ; COUTINHO, LUCIANO ; AZEVEDO JR., ADALBERTO ; ENDLER, MARKUS. A Mobility Restriction Authoring Tool Approach based on a Domain Specific Modeling Language and Model Transformation. Em: 21st International Conference on Enterprise Information Systems, p. 525-534, 2019.
        18. COSTA, ANDERSON SOARES ; ALVES, RODOLFO SOBREIRA ; DA SILVA E SILVA, FRANCISCO JOSÉ ; ENDLER, MARKUS. Dynamic Discovery of IoT Services Based on Semantic Processing of Event Flows. Em: SBSI'19: XV Brazilian Symposium on Information Systems, p. 1-10, 2019.
        19. TELES, ARIEL ; RODRIGUES, IVAN ; VIANA, DAVI ; SILVA, FRANCISCO ; COUTINHO, LUCIANO ; ENDLER, MARKUS ; RABELO, RICARDO. Mobile Mental Health: A Review of Applications for Depression Assistance. Em: 2019 IEEE 32nd International Symposium on ComputerBased Medical Systems (CBMS), p. 708-713, 2019.
        20. PINHEIRO, Vitor ; NEUMANN, GUILHERME ; ENDLER, MARKUS ; SILVA, FRANCISCO. Deklaer: An Ontology-Driven Framework for Generating IoT Applications using ContextNet. Em: 2018 IEEE Symposium on Computers and Communications (ISCC), p. 00608-8, 2018.
        21. PEREIRA, JOSÉ DANIEL ; DA SILVA E SILVA, FRANCISCO JOSÉ ; COUTINHO, LUCIANO REIS ; DE TÁCIO PEREIRA GOMES, BERTO ; ENDLER, MARKUS. A Movement Activity Recognition Pervasive System for Patient Monitoring in Ambient Assisted Living. Em: 31st ACM Symposium On Applied Computing (SAC 2016) - Health Track, p. 155, 2016.
        22. TELES, ARIEL S. ; ROCHA, ARTUR ; SILVA, FRANCISCO J. ; LOPES, JOAO CORREIA ; OSULLIVAN, DONAL ; VEN, PEPIJN VAN DE ; ENDLER, Markus. Towards Situation-aware Mobile Applications in Mental Health. Em: 29th IEEE International Symposium on Computer-Based Medical Systems (IEEE CBMS 2016), p. 349, 2016.
        23. RORIZ JUNIOR, M. P. ; ENDLER, Markus ; CASSANOVA, M. A. ; LOPES, H. ; da Silva e Silva, Francisco José. A Heuristic Approach for On-line Discovery of Unidentified Spatial Clusters from Grid-based Streaming Algorithms. Em: 18th International Conference on Big Data Analytics and Knowledge Discovery (DaWaK 2016)/DEXA, v. 9829, p. 128-142, 2016.
        24. TALAVERA, L. E. ; ENDLER, M. ; VASCONCELOS, I. ; VASCONCELOS, R. ; CUNHA, M. ; DA SILVA E. SILVA, FRANCISCO J.. The Mobile Hub Concept: Enabling Applications for the Internet of Mobile Things,. Em: 2015 IEEE International Conference on Pervasive Computing and Communication Workshops (PerCom Workshops), p. 123-128, 2015.
        25. GOMES, BERTO ; MUNIZ, LUIZ ; DA SILVA E SILVA, FRANCISCO JOSE ; RIOS, LUIS EDUARDO TALAVERA ; ENDLER, Markus. A Comprehensive Cloud-based IoT Software Infrastructure for Ambient Assisted Living. Em: International Conference on Cloud Computing Technologies and Applications (CLOUDTECH 2015), p. 1, 2015.
        26. VASCONCELOS, R. O. ; ENDLER, Markus ; Berto de Tácio Pereira Gomes ; da Silva e Silva, Francisco José. Towards Autonomous Load Balancing for Mobile Data Stream Processing and Communication Middleware based on DDS. Em: The Ninth International Conference on Autonomic and Autonomous Systems (ICAS 2013), p. 7-13, 2013.
        27. Ariel Soares Teles ; Jesseildo Figueredo Gonçalves ; SILVA, F. J. S. ; PINHEIRO, V. ; ENDLER, Markus. Infraestrutura e Aplicaçoes de Redes Sociais Moveis para Colaboração em Saude. Em: XIII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde - CBIS 2012, 2012.
        28. Ariel Soares Teles ; PINHEIRO, D. N. ; Jesseildo Figueredo Gonçalves ; BATISTA, R. C. ; Silva, F. J. S. ; PINHEIRO, V. ; HAEUSLER, E. ; ENDLER, Markus. MobileHealthNet: A Middleware for Mobile Social Networks in m-Health. Em: 3rd International Conference on Wireless Mobile Communication and Healthcare (MOBIHEALTH 2012), 2012.
        29. GOMES, Diego Souza ; SILVA, F. J. S. ; ENDLER, Markus. Integrando Dispositivos Móveis ao Middleware Integrade. Em: 1st Worskhop on Pervasive and Ubiquitous Computing (WPUC), 2007.
        30. SILVA, Francisco Silva e ; ENDLER, M. ; KON, Fabio. A Framework for Building Adaptive Distributed Applications. Em: ACM/IFIP/USENIX Middleware'2003 Workshop on Reflective and Adaptive Middleware, v. 1, p. 110-114, 2003.
        31. SILVA, F. J. S.; ENDLER, Markus ; KON, Fabio. Desenvolvendo Software Adaptável para Computação Móvel. Em: Terceiro Workshop de Comunicaçao sem Fio (WCSF 2001), p. 93-101, 2001.
        32. ENDLER, Markus ; SILVA, Dilma Menezes da ; SILVA, Francisco José Silva e ; ROCHA, Ricardo Couto Antunes da ; MOURA, Marcos Aurério Mendes de. Project SIDAM: Overview and Preliminary Results. Em: Segundo Workshop de Comunicação sem Fio (WCSF), p. 49-64, 2000.
        33. ENDLER, M.; SILVA, Francisco Silva e. Requisitos e Arquiteturas de Software para Computação Móvel. Em: Primeiro Workshop de Sistemas de Informação para Computação Móvel (WorkSIDAM), p. 19-41, 2000.

      • Francisco José da Silva e Silva ⇔ Luciano Reis Coutinho (32.0)
        1. MOURA, IVAN ; TELES, ARIEL ; VIANA, DAVI ; Marques, Jean ; Coutinho, Luciano ; SILVA, FRANCISCO. Digital Phenotyping of Mental Health using multimodal sensing of multiple situations of interest: A Systematic Literature Review. JOURNAL OF BIOMEDICAL INFORMATICS. v. 138, p. 104278, issn: 1532-0464, 2023.
        2. SOARES, RAIMUNDO DE CASTRO ; WEBER NETO, NELSON ; COUTINHO, LUCIANO REIS ; SANTOS, DAVI VIANA DOS ; SILVA, FRANCISCO JOSÉ DA SILVA E ; Teles, Ariel Soares. Minerando Dados para Entender os Fatores de Influência da Qualidade Educacional do Maranhão. Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE). v. 31, p. 378-406, issn: 1414-5685, 2023.
        3. MENDES, JEAN P M ; MOURA, IVAN R ; VAN DE VEN, PEPIJN ; VIANA, DAVI ; SILVA, FRANCISCO J S ; COUTINHO, LUCIANO R ; Teixeira, Silmar ; RODRIGUES, JOEL J P C ; Teles, Ariel Soares. Sensing Apps and Public Data Sets for Digital Phenotyping of Mental Health: Systematic Review. JOURNAL OF MEDICAL INTERNET RESEARCH. v. 24, p. e28735, issn: 1438-8871, 2022.
        4. MOURA, IVAN ; TELES, ARIEL ; Coutinho, Luciano ; SILVA, FRANCISCO. Towards identifying context-enriched multimodal behavioral patterns for digital phenotyping of human behaviors. Future Generation Computer Systems. v. 131, p. 227-239, issn: 0167-739X, 2022.
        5. DE MOURA, IVAN RODRIGUES ; TELES, ARIEL SOARES ; ENDLER, MARKUS ; COUTINHO, LUCIANO REIS ; DA SILVA E SILVA, FRANCISCO JOSÉ. Recognizing Context-Aware Human Sociability Patterns Using Pervasive Monitoring for Supporting Mental Health Professionals. SENSORS. v. 21, p. 86, issn: 1424-8220, 2021.
        6. BEZERRA, EDUARDO DEVIDSON COSTA ; Teles, Ariel Soares ; COUTINHO, LUCIANO REIS ; DA SILVA E SILVA, FRANCISCO JOSÉ. Dempster-Shafer Theory for Modeling and Treating Uncertainty in IoT Applications Based on Complex Event Processing. SENSORS. v. 21, p. 1863, issn: 1424-8220, 2021.
        7. OLIVEIRA, GUSTAVO H.B.S. ; Coutinho, Luciano R. ; SILVA, JOSENILDO C. DA ; PINTO, IVAN J.P. ; FERREIRA, JÚLIA M.S. ; SILVA, FRANCISCO J.S. ; SANTOS, DAVI V. ; TELES, ARIEL S.. Multitaper-based method for automatic k-complex detection in human sleep EEG. EXPERT SYSTEMS WITH APPLICATIONS. v. 151, p. 113331, issn: 0957-4174, 2020.
        8. MOURA, I. R. ; Ariel Soares Teles ; Silva, F. J. S. ; SANTOS, D. V. ; COUTINHO, L. R. ; BARROS, J. F. ; ENDLER, M.. Mental health ubiquitous monitoring supported by social situation awareness: A systematic review. JOURNAL OF BIOMEDICAL INFORMATICS. v. 107, p. 103454, issn: 1532-0464, 2020.
        9. BARROS, JULIANA LIMA SILVA ; Teles, Ariel Soares ; MEIRELES, MARINELMA COSTA ; SANTOS, DAVI VIANA DOS ; SILVA, FRANCISCO JOSÉ DA SILVA E ; COUTINHO, LUCIANO REIS ; TEIXEIRA, SILMAR SILVA. Tecnologias da informação e comunicação na base nacional curricular comum para o Ensino Fundamental: concepção dos professores de São José de Ribamar, Brasil. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT. v. 9, p. 482974127, issn: 2525-3409, 2020.
        10. CARVALHO, A. ; Teles, Ariel Soares ; SANTOS, D. V. ; Silva, F. J. S. ; COUTINHO, L. R. ; TEIXEIRA, S. S.. Objetos Digitais de Aprendizagem no Ensino de Física Básica: Um estudo de caso com simuladores virtuais em uma escola de ensino público estadual. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO. v. 17, p. 263-272, issn: 1679-1916, 2019.
        11. MARTINS, J. ; TELES, A. S. ; SANTOS, D. V. ; DA SILVA E SILVA, FRANCISCO ; COUTINHO, L. R. ; TEIXEIRA, S. S.. Avaliação do Google Sala de Aula como Ferramenta de Apoio ao Processo de Ensino-aprendizagem em um Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas Presencial. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO. v. 17, p. 587-596, issn: 1679-1916, 2019.
        12. GOMES, B. T. P. ; MUNIZ, LUIZ CARLOS MELO ; Silva, F. J. S. ; SANTOS, D. V. ; LOPES, Rafael Fernandes ; Luciano Reis Coutinho ; CARVALHO, F. O. ; ENDLER, M.. A Middleware with Comprehensive Quality of Context Support for the Internet of Things Applications. SENSORS. v. 17, p. 2853-2898, issn: 1424-8220, 2017.
        13. RIBEIRO FILHO, JOSÉ DANIEL PEREIRA ; DA SILVA E SILVA, FRANCISCO JOSÉ ; COUTINHO, LUCIANO REIS ; GOMES, BERTO DE TÁCIO PEREIRA. MHARS: A mobile system for human activity recognition and inference of health situations in ambient assisted living. Journal of Applied Computing Research. v. 5, p. 44-58, issn: 2236-8434, 2016.
        14. ALVES JUNIOR, M. H. M. ; SILVA, F. J. S. E. ; COUTINHO, L. R. ; VALE, S. B. ; MAIA, L.. Confidere ? A Trust Model for Context-Aware System on HealthCare Domain. Journal of Convergence Information Technology (Gyeongju). v. 11, p. 54-63, issn: 1975-9320, 2016.
        15. ZIRTANY, R. ; COUTINHO, LUCIANO REIS ; BORCHARTT, T. B. ; Vale, Samyr ; Silva, Francisco José. EMiner: A Tool for Selecting Classification Algorithms and Optimal Parameters. Polibits. v. 52, p. 17-24, issn: 1870-9044, 2015.
        16. Laurindo, Luís Eduardo Costa ; DE MOURA, IVAN RODRIGUES ; COUTINHO, LUCIANO REIS ; da Silva e Silva, Francisco José. Specification of Quality of Context Requirements for Digital Phenotyping Applications. Lecture Notes of the Institute for Computer Sciences, Social Informatics and Telecommunications Engineering. 1ed. Em: Athanasios Tsanas; Andreas Triantafyllidis. (Org.). Pervasive Computing Technologies for Healthcare. 1ed. : Springer Nature Switzerland. 2023.p. 651-665.
        17. TELES, ARIEL ; Barros, Flávio ; Rodrigues, Ivan ; BARBOSA, ALLAN ; SILVA, FRANCISCO ; Coutinho, Luciano ; Teixeira, Silmar. Internet of Things Applied to Mental Health: Concepts, Applications, and Perspectives. Em: Nishu Gupta; Sara Paiva. (Org.). EAI/Springer Innovations in Communication and Computing. 1ed. : Springer International Publishing. 2020.p. 33-58.
        18. Rodrigues, Ivan ; SILVA, FRANCISCO ; Coutinho, Luciano ; Marques, Jean ; TELES, ARIEL. Detectando Padrões de Sociabilidade de Seres Humanos Através do Processamento de Eventos Complexos. Minicursos da ERCEMAPI 2020. 1ed. Em: Ariel Soares Teles, Dario Brito Calçada, Nécio Lima Veras. (Org.). Minicursos da ERCEMAPI 2020. 1ed. : SBC. 2020.p. 72-96.
        19. MENDES, JEAN ; SILVA, FRANCISCO ; CARDOSO, ANDRÉ ; MOURA, IVAN ; COUTINHO, LUCIANO ; VIANA, DAVI ; ENDLER, MARKUS ; TELES, ARIEL S.. OpenDPMH: A Framework for Developing Mobile Sensing Applications of Digital Phenotyping. Em: 2023 IEEE 36th International Symposium on ComputerBased Medical Systems (CBMS), p. 198, 2023.
        20. LAURINDO, L. E. C. ; MOURA, I. R. ; COUTINHO, L. R. ; SILVA, F. J. S.. Specification of Quality of Context Requirements for Digital Phenotyping Applications. Em: EAI PervasiveHealth 2022 - 16th EAI International Conference on Pervasive Computing Technologies for Healthcare, 2022.
        21. FILHO, JOSE DANIEL P. RIBEIRO ; TELES, ARIEL S. ; SILVA, FRANCISCO J.S. ; Coutinho, Luciano R.. Towards Clustering Human Behavioral Patterns based on Digital Phenotyping. Em: 2021 IEEE 34th International Symposium on ComputerBased Medical Systems (CBMS), p. 271, 2021.
        22. RODRIGUES DE MOURA, IVAN ; JOSE DA SILVA E SILVA, FRANCISCO ; REIS COUTINHO, LUCIANO ; SOARES TELES, ARIEL. Mental Health Ubiquitous Monitoring: Detecting Context-Enriched Sociability Patterns Through Complex Event Processing. Em: 2020 IEEE 33rd International Symposium on ComputerBased Medical Systems (CBMS), p. 239, 2020.
        23. SANTOS, DAVI ; Coutinho, Luciano ; TELES, ARIEL ; BARBOSA, ALLAN ; SILVA, FRANCISCO. A Domain-Specific Modeling Language for Specification of Clinical Scores in Mobile Health. Em: 14th International Conference on Evaluation of Novel Approaches to Software Engineering, p. 104-113, 2019.
        24. SILVA, FRANCISCO ; RORIZ JUNIOR, MARCOS ; BENEDITO, FERNANDO ; COUTINHO, LUCIANO ; AZEVEDO JR., ADALBERTO ; ENDLER, MARKUS. A Mobility Restriction Authoring Tool Approach based on a Domain Specific Modeling Language and Model Transformation. Em: 21st International Conference on Enterprise Information Systems, p. 525-534, 2019.
        25. TELES, ARIEL ; RODRIGUES, IVAN ; VIANA, DAVI ; SILVA, FRANCISCO ; COUTINHO, LUCIANO ; ENDLER, MARKUS ; RABELO, RICARDO. Mobile Mental Health: A Review of Applications for Depression Assistance. Em: 2019 IEEE 32nd International Symposium on ComputerBased Medical Systems (CBMS), p. 708-713, 2019.
        26. PEREIRA, JOSÉ DANIEL ; DA SILVA E SILVA, FRANCISCO JOSÉ ; COUTINHO, LUCIANO REIS ; DE TÁCIO PEREIRA GOMES, BERTO ; ENDLER, MARKUS. A Movement Activity Recognition Pervasive System for Patient Monitoring in Ambient Assisted Living. Em: 31st ACM Symposium On Applied Computing (SAC 2016) - Health Track, p. 155, 2016.
        27. RIBEIRO FILHO, J. D. P. ; SILVA, F. J. S. E. ; COUTINHO, L. R. ; GOMES, B. T. P.. MHARS: Sistema Móvel de Reconhecimento de Atividades em Ambient Assisted Living. Em: 7º Simpósio Brasileiro de Computação Ubíqua e Pervasiva - SBCUP, p. 61, 2015.
        28. MARQUES, RAYRONE Z.N. ; Coutinho, Luciano R. ; BORCHARTT, TIAGO B. ; VALE, SAMYR B. ; SILVA, FRANCISCO J.S.. An Experimental Evaluation of Data Mining Algorithms Using Hyperparameter Optimization. Em: 2015 Fourteenth Mexican International Conference on Artificial Intelligence (MICAI), p. 152-156, 2015.
        29. MAIA, F. E. V. ; ARAUJO, R. V. L. ; MUNIZ, L. C. ; ZIRTANY, R. ; COUTINHO, L. R. ; VALE, S. B. ; Silva, F. J. S. ; PIERPAOLO, C. ; CHABBOUH, I. ; MONNET, S. ; ARANTES, L. ; SHAPIRO, M.. A Grid Based Distributed Cooperative Environment for Health Care Research. Em: Foundations of Health Information Engineering and Systems - FHIES 2012, 2012.
        30. VIANA, Antonio Eduardo Bernardes ; Berto de Tácio Pereira Gomes ; Jesseildo Figueredo Gonçalves ; Luciano Reis Coutinho ; Silva, F. J. S.. Design and Evalutation of Autonomic Fault Tolerance Strategies Using the AGST Autonomic Grid Simulator. Em: Latinamerican Conference On High Performance Computing (CLCAR 2011), 2011.
        31. BARBOSA, A. F. A. ; MOURA, I. R. ; SILVA, F. J. S. ; COUTINHO, L. R. ; ALMEIDA, V. P. ; ENDLER, M.. Clinical Score Generation Tool. 2019.
        32. AZEVEDO JR, A. T. ; COUTINHO, L. R. ; Silva, F. J. S.. Mobility Pattern Specification Tool. 2019.

      • Francisco José da Silva e Silva ⇔ Rafael Fernandes Lopes (9.0)
        1. TELES, ARIEL ; Silva, Marcelino. ; Lopes, Rafael ; SILVA, Francisco Silva e ; Santos, D.V. ; COUTINHO, L. R. ; Gupta, N. ; ENDLER, MARKUS. Neighborhood-aware Mobile Hub: An Edge Gateway with Leader Election Mechanism for Internet of Mobile Things. MOBILE NETWORKS AND APPLICATIONS. v. 1, p. 1-14, issn: 1572-8153, 2020.
        2. GOMES, B. T. P. ; MUNIZ, LUIZ CARLOS MELO ; Silva, F. J. S. ; SANTOS, D. V. ; LOPES, Rafael Fernandes ; Luciano Reis Coutinho ; CARVALHO, F. O. ; ENDLER, M.. A Middleware with Comprehensive Quality of Context Support for the Internet of Things Applications. SENSORS. v. 17, p. 2853-2898, issn: 1424-8220, 2017.
        3. LOPES, Rafael Fernandes; SILVA, Francisco José da Silva e. Strong Migration in a Grid based on Mobile Agents. WSEAS Transactions on Systems. v. 4, n. 10, p. 1687-1694, issn: 1109-2777, 2005.
        4. DE OLIVEIRA NETO, JOSÉ NUNES ; VIANA, DAVI ; SÁ, EVELINE ; RIVERO, LUIS ; LOPES, Rafael Fernandes ; SILVA, FRANCISCO. Is there time for Software Testing in the Indie Games Development?. Em: SBES 2019: XXXIII Brazilian Symposium on Software Engineering, p. 37, 2019.
        5. ARAUJO, S. ; SILVA, Francisco José da Silva e ; LOPES, Rafael Fernandes. A Flexible Fault-Tolerance Mechanism for the Integrade Grid Middleware. Em: The Third International Conference on Networking and Services (ICNS 2007), v. 0, p. 26-33, 2007.
        6. LOPES, Rafael Fernandes; SILVA, Francisco José da Silva e. Fault Tolerance in a Mobile Agent Based Computational Grid. Em: AgentGrid2006:4th International Workshop on Agent Based Grid Computing, v. 2, 2006.
        7. SILVA, Francisco José da Silva e ; LOPES, Rafael Fernandes ; SOUSA, Bysmarck Barros de ; VIANA, Antônio Eduardo ; SOUSA, Stanley Araujo de. MAG, um middleware de grade baseado em agentes: estado atual e perspectivas futuras. Em: IV Workshop em Grades Computacionais e Aplicações do Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores, p. 53-64, 2006.
        8. LOPES, Rafael Fernandes; SILVA, Francisco José da Silva e ; SOUSA, Bysmarck Barros de. MAG: A Mobile Agent based Computational Grid Platform. Em: 4th International Conference on Grid and Cooperative Computing, v. 3795, p. 262-273, 2005.
        9. LOPES, Rafael Fernandes; SILVA, Francisco José da Silva e. Migration Transparency in a Mobile Agent Based Computational Grid. Em: 1st WSEAS International Symposium on GRID COMPUTING, p. 31-36, 2005.

      • Francisco José da Silva e Silva ⇔ Fabio Kon (8.0)
        1. da Silva e Silva, Francisco José ; KON, F. ; Kon, Fabio ; A. Goldman ; Finger, Marcelo ; de Camargo, Raphael Y. ; Filho, Fernando Castor ; Costa, Fábio M.. Application execution management on the InteGrade opportunistic grid middleware. Journal of Parallel and Distributed Computing (Print). v. 70, p. 573-583, issn: 0743-7315, 2010.
        2. Vidal, A. C. T. ; Silva, F. J. S. ; Kofuji, S. T. ; Kon, F.. Applying semantics to grid middleware. Concurrency and Computation. Practice & Experience. v. 21, p. 1725-1741, issn: 1532-0634, 2009.
        3. da Silva e Silva, Francisco José; KON, Fabio ; Daniel Batista ; LEJBMAN, Alfredo Goldman Vel ; COSTA, Fábio Moreira ; de Camargo, Raphael Y.. Chapter 6: Efficient Parallel Application Execution on Opportunistic Desktop Grids. Em: Soha Maad (Ed.). (Org.). Grid Computing - Technology and Applications, Widespread Coverage and New Horizons. 1ed.Rijeka, Croatia. : Intech - Open Access Publisher. 2012.v. 1, p. 113-134.
        4. VIDAL, Alexandre César Tavares ; Sérgio T. Kofugi ; SILVA, F. J. S. ; KON, Fabio. Semantics-Based Grid Resource Management. Em: 5th ACM/IFIP/USENIX International Workshop on Middleware for Grid Computing, 2007.
        5. SILVA, F. J. S.; KON, Fabio ; YODER, Joseph ; JONHSON, Ralph. A Patttern Language for Adaptive Distributed Systems. Em: 5th Latin American Conference on Pattern Languages of Programming, v. 1, p. 19-48, 2005.
        6. SILVA, Francisco Silva e ; ENDLER, M. ; KON, Fabio. A Framework for Building Adaptive Distributed Applications. Em: ACM/IFIP/USENIX Middleware'2003 Workshop on Reflective and Adaptive Middleware, v. 1, p. 110-114, 2003.
        7. SILVA, F. J. S.; ENDLER, Markus ; KON, Fabio. Developing Adaptive Distributed Applications: A Framework Overview and Experimental Results. Em: International Symposium on Distributed Objects and Applications, v. 2888, p. 1275-1291, 2003.
        8. SILVA, F. J. S.; ENDLER, Markus ; KON, Fabio. Desenvolvendo Software Adaptável para Computação Móvel. Em: Terceiro Workshop de Comunicaçao sem Fio (WCSF 2001), p. 93-101, 2001.

      • Francisco José da Silva e Silva ⇔ Alfredo Goldman vel Lejbman (2.0)
        1. da Silva e Silva, Francisco José ; KON, F. ; Kon, Fabio ; A. Goldman ; Finger, Marcelo ; de Camargo, Raphael Y. ; Filho, Fernando Castor ; Costa, Fábio M.. Application execution management on the InteGrade opportunistic grid middleware. Journal of Parallel and Distributed Computing (Print). v. 70, p. 573-583, issn: 0743-7315, 2010.
        2. Vinicius Pinheiro ; LEJBMAN, Alfredo Goldman Vel ; SILVA, F. J. S.. Agentes Móveis: Uma Abordagem para a Execução de Aplicações Longas em Ambientes Oportunistas. Em: VI Workshop on Computational Grids and Applications, p. 109-120, 2008.

      • Francisco José da Silva e Silva ⇔ Arlindo Flavio da Conceição (2.0)
        1. CARDOSO, ANDRÉ LUIZ ALMEIDA ; ROTONDARO, BRUNO MACIEL ; PENHA, LUIZ GONZAGA ; ENDLER, MARKUS ; DA CONCEIÇÃO, ARLINDO FLÁVIO ; DA SILVA E SILVA, FRANCISCO JOSÉ. Gerenciamento Descentralizado de Identidades para Cidades Inteligentes Baseado na Tecnologia Blockchain. Em: Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSeg), p. 57-70, 2022.
        2. TELES, ARIEL ; SILVA, FRANCISCO ; MORENO, NATHYANE ; COSTA, Inaldo ; ARAGÃO, ALEXANDRE ; DA CONCEIÇÃO, ARLINDO ; SOUSA, TERCIO ; VIANA, DAVI ; RIVERO, LUIS. Utilizando Métricas de Qualidade na Avaliação de uma Aplicação para Cidades Inteligentes. Em: IV Workshop sobre Aspectos Sociais, p. 51-60, 2019.

      • Francisco José da Silva e Silva ⇔ Fabio Moreira Costa (2.0)
        1. da Silva e Silva, Francisco José ; KON, F. ; Kon, Fabio ; A. Goldman ; Finger, Marcelo ; de Camargo, Raphael Y. ; Filho, Fernando Castor ; Costa, Fábio M.. Application execution management on the InteGrade opportunistic grid middleware. Journal of Parallel and Distributed Computing (Print). v. 70, p. 573-583, issn: 0743-7315, 2010.
        2. da Silva e Silva, Francisco José; KON, Fabio ; Daniel Batista ; LEJBMAN, Alfredo Goldman Vel ; COSTA, Fábio Moreira ; de Camargo, Raphael Y.. Chapter 6: Efficient Parallel Application Execution on Opportunistic Desktop Grids. Em: Soha Maad (Ed.). (Org.). Grid Computing - Technology and Applications, Widespread Coverage and New Horizons. 1ed.Rijeka, Croatia. : Intech - Open Access Publisher. 2012.v. 1, p. 113-134.

      • Francisco José da Silva e Silva ⇔ Raphael Yokoingawa de Camargo (2.0)
        1. da Silva e Silva, Francisco José ; KON, F. ; Kon, Fabio ; A. Goldman ; Finger, Marcelo ; de Camargo, Raphael Y. ; Filho, Fernando Castor ; Costa, Fábio M.. Application execution management on the InteGrade opportunistic grid middleware. Journal of Parallel and Distributed Computing (Print). v. 70, p. 573-583, issn: 0743-7315, 2010.
        2. da Silva e Silva, Francisco José; KON, Fabio ; Daniel Batista ; LEJBMAN, Alfredo Goldman Vel ; COSTA, Fábio Moreira ; de Camargo, Raphael Y.. Chapter 6: Efficient Parallel Application Execution on Opportunistic Desktop Grids. Em: Soha Maad (Ed.). (Org.). Grid Computing - Technology and Applications, Widespread Coverage and New Horizons. 1ed.Rijeka, Croatia. : Intech - Open Access Publisher. 2012.v. 1, p. 113-134.

      • Francisco José da Silva e Silva ⇔ Marcelo Finger (1.0)
        1. da Silva e Silva, Francisco José ; KON, F. ; Kon, Fabio ; A. Goldman ; Finger, Marcelo ; de Camargo, Raphael Y. ; Filho, Fernando Castor ; Costa, Fábio M.. Application execution management on the InteGrade opportunistic grid middleware. Journal of Parallel and Distributed Computing (Print). v. 70, p. 573-583, issn: 0743-7315, 2010.

      • Francisco José da Silva e Silva ⇔ Ricardo Couto Antunes da Rocha (1.0)
        1. ENDLER, Markus ; SILVA, Dilma Menezes da ; SILVA, Francisco José Silva e ; ROCHA, Ricardo Couto Antunes da ; MOURA, Marcos Aurério Mendes de. Project SIDAM: Overview and Preliminary Results. Em: Segundo Workshop de Comunicação sem Fio (WCSF), p. 49-64, 2000.




    Data de processamento: 01/07/2025 10:12:49