UFABC-professores

Paulo de Avila Junior

Professor associado no Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH) da Universidade Federal do ABC (UFABC). Doutor em Ciências, área Bioquímica, com ênfase em educação científica, pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP), sob orientação do Prof. Dr. Bayardo B. Torres. Licenciado e Bacharel em Química também pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo. Atua nas áreas de ensino de química e educação científica. Prêmio SBBq Award 2008. Participação no PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência; CAPES) como coordenador de subprojeto na área de Licenciatura em Química (2011 a 2018). Representante docente do CCNH (titular) no Conselho Universitário da UFABC (ConsUni). Vice coordenador do curso de Licenciatura em Química da UFABC. Docente no curso de pós-graduação lato sensu à distância, especialização, da UFABC: Formação continuada: ensino de química (turma 2022). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9591211830689550 (30/09/2024)
  • Rótulo/Grupo: CCNH
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2010-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. Avenida dos Estados, 5001, Bloco A, Torre 3, Sala 618-3 Santa Terezinha 09210580 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49968366
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Química
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2019-Atual. Práticas Investigativas para o Ensino de Ciências: Implementação de Clubes de Ciências em Escolas Estaduais a partir de um grupo colaborativo e interdisciplinar
      Descrição: Esta proposta teve sua origem no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação em Ciências, Matemática e Sexualidade (Gecimas) da Universidade Federal do ABC. Neste contexto, foi formado um grupo colaborativo composto pela equipe técnica e pelos colaboradores que, com base na vivência e dificuldades encontradas em sua prática docente, delimitou o principal problema a ser abordado que são o desinteresse e o distanciamento do conhecimento e do fazer científicos apresentados pelos alunos dos últimos anos do Ensino Fundamental e Médio. Assim, com este projeto temos como objetivo geral contribuir para o aprimoramento do ensino de ciências em escolas públicas de Santo André, a partir do estabelecimento de uma parceria universidade ? escola, concretizada na forma de um grupo colaborativo, que fomentará a criação de Clubes de Ciências e planejará e executará ações investigativas e interdisciplinares, visando propiciar uma vivência científica para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. A partir do estabelecimento do grupo colaborativo, o projeto se desenvolverá em cinco módulos: 1. Formação, 2. Elaboração de intervenções, 3. Implementação nas escolas e ajustes, 4. Avaliação e 5. Comunicação. Todas as atividades terão suas diretrizes discutidas e definidas no grupo, pautando-se no uso de metodologias ativas. Espera-se, com este projeto, contribuir com a formação continuada de todos os membros do grupo colaborativo e com uma melhoria do processo de ensino-aprendizagem de Ciências nas escolas parceiras, desenvolvendo uma vivência científica, em especial, nos Clubes, Olimpíadas e Feiras de Ciências.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Paulo de Avila Junior - Integrante / Marcia Helena Alvim - Integrante / Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda - Coordenador / Mirian Pacheco Silva Albrecht - Integrante / Evonir Albrecht - Integrante / Luciana Aparecida Palharini - Integrante / Gisele Martins Ferreira - Integrante / Maria de Fátima Costa Sbrana - Integrante / Felipe Rodrigues Pius - Integrante.
      Membro: Paulo de Avila Junior.
      Descrição: Esta proposta teve sua origem no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação em Ciências, Matemática e Sexualidade (Gecimas) da Universidade Federal do ABC. Neste contexto, foi formado um grupo colaborativo composto pela equipe técnica e pelos colaboradores que, com base na vivência e dificuldades encontradas em sua prática docente, delimitou o principal problema a ser abordado que são o desinteresse e o distanciamento do conhecimento e do fazer científicos apresentados pelos alunos dos últimos anos do Ensino Fundamental e Médio. Assim, com este projeto temos como objetivo geral contribuir para o aprimoramento do ensino de ciências em escolas públicas de Santo André, a partir do estabelecimento de uma parceria universidade ? escola, concretizada na forma de um grupo colaborativo, que fomentará a criação de Clubes de Ciências e planejará e executará ações investigativas e interdisciplinares, visando propiciar uma vivência científica para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. A partir do estabelecimento do grupo colaborativo, o projeto se desenvolverá em cinco módulos: 1. Formação, 2. Elaboração de intervenções, 3. Implementação nas escolas e ajustes, 4. Avaliação e 5. Comunicação. Todas as atividades terão suas diretrizes discutidas e definidas no grupo, pautando-se no uso de metodologias ativas. Espera-se, com este projeto, contribuir com a formação continuada de todos os membros do grupo colaborativo e com uma melhoria do processo de ensino-aprendizagem de Ciências nas escolas parceiras, desenvolvendo uma vivência científica, em especial, nos Clubes, Olimpíadas e Feiras de Ciências.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda - Coordenador / Paulo de Avila Junior - Integrante / Marcia Helena Alvim - Integrante / Evonir Albrecht - Integrante / Mirian Pacheco Silva Albrecht - Integrante / luciana aparecida palharini - Integrante / Gisele Martins Ferreira - Integrante / Maria de Fátima Costa Sbrana - Integrante / Felipe Rodrigues Pius - Integrante / Alessandra Gomes de Sales - Integrante / Jenifer Learth da Costa - Integrante / Davi Alves Fernandes - Integrante / Pietro Hessel - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 1
      Membro: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda.
      Descrição: A partir de discussões realizadas no grupo colaborativo composto pela equipe técnica e pelos colaboradores desta proposta, com base na vivência e dificuldades encontradas em sua prática docente, delimitamos o nosso principal problema a ser abordado, que são o desinteresse e o distanciamento do conhecimento e do fazer científico, apresentados pelos alunos, em especial a partir dos últimos anos do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Nossa hipótese de trabalho é que isto é decorrente, em especial, da falta de contextualização e de práticas investigativas no ensino de Ciências. O objetivo geral consiste em contribuir para o aprimoramento do ensino de ciências em escolas públicas de Santo André, a partir do estabelecimento de uma parceria universidade ? escola, concretizada na forma de um grupo colaborativo, que fomentará a criação de Clubes de Ciências e planejará e executará ações investigativas e interdisciplinares, visando propiciar uma vivência científica para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Marcia Helena Alvim - Integrante / Meiri Aparecida Gurgel Miranda - Coordenador / Mirian Pacheco Silva Albrecht - Integrante / Gisele Martins Ferreira - Integrante / Evonir Albrecht - Integrante / Luciana Aparecida Palharini - Integrante / Paulo de Ávila Junior - Integrante / Felipe Rodrigues Pius - Integrante / Maria de Fátima Costa Sbrana - Integrante / Patrícia Vieira Antoniassi - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcia Helena Alvim.
      Descrição: Esta proposta teve sua origem no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação em Ciências, Matemática e Sexualidade (Gecimas) da Universidade Federal do ABC. Neste contexto, foi formado um grupo colaborativo composto pela equipe técnica e pelos colaboradores que, com base na vivência e dificuldades encontradas em sua prática docente, delimitou o principal problema a ser abordado que são o desinteresse e o distanciamento do conhecimento e do fazer científicos apresentados pelos alunos dos últimos anos do Ensino Fundamental e Médio. Assim, com este projeto temos como objetivo geral contribuir para o aprimoramento do ensino de ciências em escolas públicas de Santo André, a partir do estabelecimento de uma parceria universidade ? escola, concretizada na forma de um grupo colaborativo, que fomentará a criação de Clubes de Ciências e planejará e executará ações investigativas e interdisciplinares, visando propiciar uma vivência científica para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. A partir do estabelecimento do grupo colaborativo, o projeto se desenvolverá em cinco módulos: 1. Formação, 2. Elaboração de intervenções, 3. Implementação nas escolas e ajustes, 4. Avaliação e 5. Comunicação. Todas as atividades terão suas diretrizes discutidas e definidas no grupo, pautando-se no uso de metodologias ativas. Espera-se, com este projeto, contribuir com a formação continuada de todos os membros do grupo colaborativo e com uma melhoria do processo de ensino-aprendizagem de Ciências nas escolas parceiras, desenvolvendo uma vivência científica, em especial, nos Clubes, Olimpíadas e Feiras de Ciências.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Luciana Aparecida Palharini - Integrante / Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda - Coordenador / Paulo de Ávila Junior - Integrante / Mirian Pacheco Silva Albrecht - Integrante / Marcia Helena Alvim - Integrante / Evonir Albrecht - Integrante / Felipe Rodrigues Pius - Integrante / Gisele Martins Ferreira - Integrante / Maria de Fátima Costa Sbrana - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Luciana Aparecida Palharini.
      Descrição: Resumo: Esta proposta teve sua origem no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação em Ciências, Matemática e Sexualidade (Gecimas) da Universidade Federal do ABC. Neste contexto, foi formado um grupo colaborativo composto pela equipe técnica e pelos colaboradores que, com base na vivência e dificuldades encontradas em sua prática docente, delimitou o principal problema a ser abordado que são o desinteresse e o distanciamento do conhecimento e do fazer científicos apresentados pelos alunos dos últimos anos do Ensino Fundamental e Médio. Assim, com este projeto, temos como objetivo geral contribuir para o aprimoramento do ensino de ciências em escolas públicas de Santo André, a partir do estabelecimento de uma parceria universidade escola, concretizada na forma de um grupo colaborativo, que fomentará a criação de Clubes de Ciências e planejará e executará ações investigativas e interdisciplinares, visando propiciar uma vivência científica para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. A partir do estabelecimento do grupo colaborativo, o projeto se desenvolverá em cinco módulos: 1. Formação, 2. Elaboração de intervenções, 3. Implementação nas escolas e ajustes, 4. Avaliação e 5. Comunicação. Todas as atividades terão suas diretrizes discutidas e definidas no grupo, pautando-se no uso de metodologias ativas. Espera-se, com este projeto, contribuir com a formação continuada de todos os membros do grupo colaborativo e com uma melhoria do processo de ensino-aprendizagem de Ciências nas escolas parceiras, desenvolvendo uma vivência científica, em especial, nos Clubes, Olimpíadas e Feiras de Ciências.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Evonir Albrecht - Integrante / Mirian Pacheco Silva - Integrante / MEIRI APARECIDA GURGEL DE CAMPOS MIRANDA - Coordenador.
      Membro: Evonir Albrecht.
    2. 2014-2018. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/UFABC 2014
      Descrição: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) visa fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública. No subprojeto do curso de Licenciatura em Química, no total, atuam 24 alunos bolsistas da UFABC e 4 professores supervisores de escolas públicas (destes bolsistas, coordeno os trabalhos de 12 alunos e 2 professores supervisores).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (12) . Integrantes: Paulo de Avila Junior - Integrante / Maria Inês Ribas Rodrigues - Integrante / Marcia Helena Alvim - Integrante / Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda - Coordenador / Mirian Pacheco Silva - Integrante / Natalia Pirani Ghilardi-Lopes - Integrante / Maria Cândida Varone de Morais Capecchi - Integrante / Maisa Helena Altarugio - Integrante / Francisco José Brabo Bezerra - Integrante / Vivili Maria Silva Gomes - Integrante / Lúcio Campos Costa - Integrante / Marine de Souza Pereira - Integrante / Marcio Fabiano da Silva - Integrante.
      Membro: Paulo de Avila Junior.
    3. 2011-2014. Formação de professores de Filosofia, de Ciências e de Matemática em contextos colaborativos (PIBID)
      Descrição: Projeto desenvolvido no âmbito PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) com objetivo de proporcionar um constante aprimoramento profissional e pessoal, para coordenadores, supervisores e licenciandos (em Biologia, Química, Física, Matemática, Filosofia) reconhecendo principalmente o caráter dinâmico e social da profissão e o papel representado pela escola e, em especial, pela sala de aula na formação inicial e continuada. As estratégias adotadas envolvem: observação e participação nas aulas; elaboração de atividades e materiais didáticos para o ensino; planejamento de ensino junto ao professor supervisor; e regência.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) . Integrantes: Paulo de Avila Junior - Integrante / Maria Inês Ribas Rodrigues - Integrante / Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda - Integrante / Mirian Pacheco Silva - Coordenador / Patrícia Del Nero Velasco - Integrante / Natalia Pirani Ghilardi-Lopes - Integrante / Alessandro Jacques Ribeiro - Integrante. Número de produções C, T & A: 8
      Membro: Paulo de Avila Junior.
    4. 2011-2013. Formação de professores sob a perspectiva do trabalho colaborativo Brasil-Portugal e a integração de pesquisas (Programa de Licenciaturas Internacionais CAPES/UC))
      Descrição: Sob a perspectiva de trabalho colaborativo entre a Universidade Federal do ABC (Brasil) e a Universidade de Coimbra (Portugal), objetiva-se apresentar e discutir como esse processo formativo pode influenciar nos saberes dos licenciandos e de seus formadores. Programa Licenciaturas Internacionais CAPES/UC.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) . Integrantes: Paulo de Avila Junior - Integrante / Daniela Lopes Scarpa - Integrante / Maria Inês Ribas Rodrigues - Coordenador / Sinuê Dayan Barbero Lodovici - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Paulo de Avila Junior.
      Descrição: Sob a perspectiva do trabalho colaborativo entre a Universidade Federal do ABC - Brasil e a Universidade de Coimbra - Portugal, este projeto pretende apresentar e discutir como este processo formativo influencia nos saberes dos licenciandos e de seus formadores.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Maria Inês Ribas Rodrigues - Coordenador / Paulo Avila Junior - Integrante / Daniela Lopes Scarpa - Integrante / Sinuê Dayan Barbero Lodovici - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Maria Inês Ribas Rodrigues.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (25)
      1. 17a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - FEBRACE. Participação na Comissão de Avaliação. 2019. (Feira).
      2. X EPPEQ - Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química.Análise quantitativa das visualizações de vídeos em canais do YouTube para divulgação científica. 2019. (Encontro).
      3. 16a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - FEBRACE. Participação na comissão de avaliação dos trabalhos apresentados. 2018. (Feira).
      4. 3ª Semana das Licenciaturas, VI Simpósio do Pibid/UFABC e 1ª Jornada Freireana.Argumentação nas aulas de ciências: um relato de experiência. 2017. (Simpósio).
      5. 3ª Semana das Licenciaturas, VI Simpósio do Pibid/UFABC e 1ª Jornada Freireana.Explorando o tratamento de água e esgoto no ensino médio - um relato de experiência. 2017. (Simpósio).
      6. 2a Semana das Licenciaturas e V Simpósio do PIBID da UFABC.Participação na 2a Semana das Licenciaturas e V Simpósio do PIBID da UFABC. 2016. (Simpósio).
      7. XVIII ENEQ - Encontro Nacional de Ensino de Química.COMPREENSÃO DO PAPEL DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DA ANÁLISE DE TRABALHOS PUBLICADOS NOS ANAIS DO ENEQ ENTRE 2008 E 2014. 2016. (Encontro).
      8. XVIIII ENEQ - Encontro Nacional de Ensino de Química.Análise do termo contextualização em atividades lúdicas relacionadas ao ensino de química. 2016. (Encontro).
      9. 13a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - FEBRACE. Participação na Comissão de Avaliação da FEBRACE 2015. 2015. (Feira).
      10. X Encontro do PIBID/UFABC.PIBID Química - A química nos alimentos. 2015. (Encontro).
      11. IX Encontro Pibid/UFABC: Reflexões sobre Interdisciplinaridade.IX Encontro Pibid/UFABC: Reflexões sobre Interdisciplinaridade. 2014. (Encontro).
      12. III Encontro de Iniciação Científica, VI Simpósio de Iniciação Científica da UFABC e 8o Congresso de Iniciação Científica da USCS.Identificação e análise de conhecimentos de alunos de graduação participantes do PIBID aplicados em contextos interdisciplinares envolvendo transformações da matéria. 2013. (Encontro).
      13. III Simpósio de Pesquisa do Grande ABC.A Bioquímica como tema para a identificação de conhecimentos químicos em universitários participantes do PIBID. 2013. (Simpósio).
      14. III Simpósio do PIBID-UFABC.Visões sobre ciência e tecnologia entre alunos do Ensino Médio. 2013. (Simpósio).
      15. VII Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química - EPPEQ.Identificação e análise de conhecimentos de alunos de graduação participantes do PIBID aplicados em contextos interdisciplinares. 2013. (Encontro).
      16. VII Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química - EPPEQ.Mito ou verdade? Ensino de química a partir de uma proposta investigativa no âmbito do PIBID. 2013. (Encontro).
      17. VII Encontro PIBID / UFABC.Participação no VII Encontro PIBID / UFABC (carga horária 4h30). 2013. (Encontro).
      18. II Simpósio e Encontro PIBID / UFABC.RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ABORDAGEM DA DENSIDADE NO ÂMBITO DO PIBID. 2012. (Simpósio).
      19. II Simpósio e VI Encontro PIBID / UFABC.IDENTIFICAÇÃO DA QUÍMICA EM OBJETOS DO DIA A DIA POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA NO PIBID. 2012. (Simpósio).
      20. II Simpósio e VI Encontro PIBID / UFABC.IDENTIFICAÇÃO DAS CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA E FEIRA DE CIÊNCIAS ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. 2012. (Simpósio).
      21. II Simpósio e VI Encontro PIBID / UFABC.INVESTIGAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE QUÍMICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA NO PIBID. 2012. (Simpósio).
      22. II Simpósio e VI Encontro PIBID / UFABC.EXPLORANDO A LEI DE LAVOISIER EM TRANSFORMAÇÕES DA MATÉRIA POR MEIO DA INTEGRAÇÃO ENTRE DIFERENTES ESTRATÉGIAS: JOGOS, EXPERIMENTAÇÃO E DISCUSSÃO EM SALA DE AULA. 2012. (Simpósio).
      23. Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - FEBRACE.Participação no Minicurso "Organização e realização de feiras investigativas de ciências e engenharia na Educação Básica e Técnica". 2011. (Outra).
      24. II Congresso Internacional de Educação para Surdos: Bilinguismo - Práticas e Perspectivas. Ensino de química para alunos surdos do ensino médio participantes do meio escolar ouvinte - um relato de experiência (trabalho apresentado por Claudia J. dos Santos). 2011. (Congresso).
      25. IV Encontro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/UFABC.Apresentação do Subprojeto de Licenciatura em Química (2011-2013). 2011. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (8)
      1. AVILA JR, P.. CR025-2017 - PIBID NAS FÉRIAS: ARTES, CIÊNCIA E TECNOLOGIA. 2017. Outro
      2. ALVIM, M. ; FRANZOLIN, F. ; Capecchi, M. C. V. M. ; GOMES, V. M. S.. IV Simpósio PIBID UFABC - Práticas motivadoras na sala de aula e o PIBID. 2015. Outro
      3. SILVA, M. P. ; BEZERRA, Francisco J. B. ; CAPECCHI, M. C. V. M. ; ALVIM, M. H. ; VELASCO, P. N. ; ALTARUGIO, M. H. ; GOMES, V. M. S. ; FRANZOLIN, F. ; COSTA, L. ; RODRIGUES, M. I. R. ; GHILARDI-LOPES, N. P. ; AVILA JUNIOR, P.. III Simpósio do PIBID-UFABC. 2013. Congresso
      4. ALTARUGIO, M. H. ; AVILA JUNIOR, P. ; LEAL, S. H. B. S. ; FALJONI-ALARIO, A. ; RIBEIRO, A. O. ; BUENO FILHO, M. A.. VII Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química (VII EPPEQ). 2013. Congresso
      5. SILVA, Mirian Pacheco ; MIRANDA, M. A. G. C. ; VELASCO, P. D. N. ; AVILA JR., P. ; RIBEIRO, A. J. ; RODRIGUES, M. I. R. ; LOPES, N. P. G.. V Encontro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID / UFABC. 2012. Outro
      6. AVILA JR, P. ; SILVA, R. L. F. ; RODRIGUES, M. I. R. ; Ghilardi-Lopes, N.P. ; Velasco, P. D. N. ; CAPECCHI, M. C. V. M. ; ALVIM, M. H. ; ALTARUGIO, M. H. ; SILVA, E. ; Ribeiro, A.J. ; MIRANDA, M. A. G. C.. II Simpósio e VI Encontro PIBID / UFABC. 2012. Outro
      7. POLO, A. S. ; AVILA JR, P. ; BUENO FILHO, M. A. ; CUNHA, R. L. O. R. ; FRIN, K. P. M. ; MELLO, P. H. ; PAIXAO, T. R. L. C.. II Workshop de Química - 2011 O Ano Internacional da Química na UFABC. 2011. Outro
      8. AVILA JR, P.. I Encontro em Desenvolvimento, Aprendizado e Práticas de Ensino ? EDAPE ? UFABC. 2010. Outro

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (1)
      • Paulo de Avila Junior ⇔ Sergio Henrique Bezerra de Sousa Leal (3.0)
        1. PAZ, GIOVANNI SCATAGLIA BOTELHO ; AVILA, PAULO DE ; LEAL, SÉRGIO HENRIQUE BEZERRA DE SOUSA. Indicadores de alfabetização científica de professores em serviço. LINHAS CRÍTICAS (ONLINE). v. 24, p. 521-545, issn: 1981-0431, 2019.
        2. PAZ, GIOVANNI SCATAGLIA BOTELHO ; AVILA JR, P. ; LEAL, S. H. B. S.. Indicadores de alfabetização científica e o nível simbólico da química: uma investigação com professores em serviço. Em: IV Congresso Nacional de Formação de Professores e XIV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, v. 1, p. 1-11, 2018.
        3. PAZ, G. S. B. ; LEAL, S. H. B. S. ; AVILA JR, P.. Indicadores de alfabetização científica de professores em serviço: uma investigação no contexto de bioquímica dos alimentos. Em: XV Evento de Educação em Química, p. 1-10, 2017.




    Data de processamento: 16/11/2024 16:24:34