UFABC-professores

Evonir Albrecht

Formado em Magistério, para atuar com os anos iniciais da Educação Básica pelo Colégio Cenecista Marechal Arthur da Costa e Silva de Guarujá do Sul, SC; Atuou nos anos iniciais da Educação Básica e Ensino Infantil; Licenciado em Matemática com habilitação em Física pela Universidade do Oeste de Santa Catarina; Licenciado em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho; Especialista em Psicopedagogia, Ensino de Física, Gestão da educação Pública; Mestre e Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul; Pós Doutorado com ênfase nos Elementos do Enfoque CTS e da Educação Matemática Crítica contemplados nas diretrizes curriculares e nas questões do ENADE para os cursos de Licenciatura em Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul; Avaliador do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD); Professor da rede municipal de Guarujá do Sul-SC, Caraguatatuba e São Paulo/SP e da rede estadual de Educação Básica nos estados de Santa Catarina e São Paulo; Professor no Centro Universitário Módulo na cidade de Caraguatatuba, nas Universidades Nove de Julho, FMU, Cruzeiro do Sul na cidade de São Paulo; Atuou como Tutor on-line pela FUNCAMP no programa REDEFOR do governo do Estado de São Paulo. Foi Pró-Reitor Adjunto de Extensão e Cultura, é Professor Adjunto na Universidade Federal do ABC na graduação e pós-graduação. Atua junto ao Programa de Pós-Graduação da UFABC, nas linhas de pesquisa: ensino, aprendizagem, currículo, CTS, estágio supervisionado, ensino de astronomia e formação de Professores. É parecerista em diferentes revistas científicas. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6069287623413362 (15/11/2023)
  • Rótulo/Grupo: CMCC
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2014-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Matemática, Computação e Cognição. Avenida dos Estados, 5001, sala 519 torre 2 - bloco A Santa Teresinha 09210580 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49968312 URL da Homepage: www.ufabc.edu.br
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Astronomia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2019-Atual. Praticas Investigativas para o Ensino de Ciencias: Implementacao de Clubes de Ciencias em Escolas Estaduais a partir de um grupo colaborativo e interdisciplinar
      Descrição: Resumo: Esta proposta teve sua origem no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação em Ciências, Matemática e Sexualidade (Gecimas) da Universidade Federal do ABC. Neste contexto, foi formado um grupo colaborativo composto pela equipe técnica e pelos colaboradores que, com base na vivência e dificuldades encontradas em sua prática docente, delimitou o principal problema a ser abordado que são o desinteresse e o distanciamento do conhecimento e do fazer científicos apresentados pelos alunos dos últimos anos do Ensino Fundamental e Médio. Assim, com este projeto, temos como objetivo geral contribuir para o aprimoramento do ensino de ciências em escolas públicas de Santo André, a partir do estabelecimento de uma parceria universidade escola, concretizada na forma de um grupo colaborativo, que fomentará a criação de Clubes de Ciências e planejará e executará ações investigativas e interdisciplinares, visando propiciar uma vivência científica para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. A partir do estabelecimento do grupo colaborativo, o projeto se desenvolverá em cinco módulos: 1. Formação, 2. Elaboração de intervenções, 3. Implementação nas escolas e ajustes, 4. Avaliação e 5. Comunicação. Todas as atividades terão suas diretrizes discutidas e definidas no grupo, pautando-se no uso de metodologias ativas. Espera-se, com este projeto, contribuir com a formação continuada de todos os membros do grupo colaborativo e com uma melhoria do processo de ensino-aprendizagem de Ciências nas escolas parceiras, desenvolvendo uma vivência científica, em especial, nos Clubes, Olimpíadas e Feiras de Ciências.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Evonir Albrecht - Integrante / Mirian Pacheco Silva - Integrante / MEIRI APARECIDA GURGEL DE CAMPOS MIRANDA - Coordenador.
      Membro: Evonir Albrecht.
    2. 2017-2020. O ENSINO DE ASTRONOMIA NA FORMACAO DE PROFESSORES E NA EDUCACAO BASICA.
      Descrição: No Brasil, os documentos que norteiam a Educação Básica são os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e as Orientações Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+). Nestes documentos, que servem de base para a construção das Propostas Curriculares nos estados brasileiros, é reconhecida a importância do Ensino e Aprendizagem de conteúdos de Astronomia na Educação Básica, bem como na Proposta Curricular do estado de São Paulo. Nesta temática, como explicar que o tema Astronomia ainda não esta presente nas salas de aula de maneira efetiva?. Pesquisas apontam que os cursos de formação de professores não oferecem disciplinas desta temática aos futuros professores, prejudicando sua formação. Propõe-se então, este projeto de pesquisa, para pensar estratégias e metodologias, bem como auxiliar e complementar a formação dos professores da educação Básica do ABCD paulista nas diferentes áreas e níveis, com minicursos para complemento na formação, visto o grande apelo interdisciplinar deste tema. Oportunizar aos professores a construção de materiais didáticos de baixo custo para uso em sala de aula, testar tais materiais, reconhecer e entender o céu para estimular a criatividade dos alunos e sua inserção como futuros pesquisadores, outro aspecto extremamente relevante. Tais questões suscitam a urgência de refletir sobre como inserir conteúdos de Astronomia nos cursos de formação de professores, refletir sobre o como fazer para que estes conhecimentos cheguem as salas de aula, oportunizar aos professores de diferentes níveis formação teórica e metodológica para que possam trabalhar esta temática em sala de aula, refletindo sobre a prática, levantando possibilidades e testando-as em sua prática diária, utilizando a Astronomia para alicerce da Alfabetização Científica para a Educação Básica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Evonir Albrecht - Coordenador / Daniel de Freitas Barros Neto - Integrante / Lilian Santos Leite Menezes - Integrante / Claudinéa Facheti Nunes - Integrante / Marcio Aparecido de Oliveira - Integrante / Natália da Silva Miranda - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal do ABC - Outra. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Evonir Albrecht.
    3. 2015-2019. Educacion de las competencias cientifica, tecnologica y pensamiento critico mediante la ensenanza de temas de naturaleza de ciencia y tecnologia-CYTPENCRI
      Descrição: El pensamiento crítico (PC) es un constructo formado por un conjunto de habilidades cognitivas de alto nivel, donde se incluyen sus propios procesos de regulación y metacognición, cuyo dominio se considera clave para pensar bien y cuya transversalidad las hace valiosas en múltiples tareas. Las relaciones entre PC y competencias curriculares, tanto en educación secundaria como superior son casi auto-evidentes; por ejemplo, la descripción de la competencia científica es parecida a PC (usualmente se identifica con PC), la matemática está ligada a la resolución de problemas, la autonomía e iniciativa personal a la toma de decisiones (qué hacer o qué pensar), aprender a aprender está relacionada con autoregulación y metacognición y la competencia lingüística con la argumentación. Así pues, el primer fundamento del proyecto es la educación de las competencias claves. En la educación científica, las destrezas constitutivas del PC y las habilidades, valores y rasgos mencionados en los currículos escolares de ciencias de los diversos niveles educativos (razonar, argumentar, reconocer pruebas, validar conocimiento, etc.) como propios del pensamiento científico, muestran una evidente concomitancia entre sí. Además, las destrezas de PC son importantes porque su transversalidad facilita el aprendizaje de los conceptos, teorías, procesos, valores y rasgos epistémicos de la ciencia. Estos valores y rasgos de ciencia y tecnología (CyT) se denominan contenidos ?acerca? de CyT: como validan sus conocimientos y como impactan sobre el mundo actual, y se etiquetan en la literatura como naturaleza de la ciencia y tecnología (NdCyT), que engloba cuestiones de historia, epistemología y sociología de CyT y las relaciones de la sociedad con CyT (CTS), todas ellas cuestiones complejas e innovadoras, por su carácter abierto y dialéctico, que las hace apropiadas como contexto de formación del PC; a su vez, las destrezas de PC desarrolladas contribuyen a mejorar la comprensión de NdCyT (segundo fundamento). El tercer fundamento teórico es el conocimiento didáctico del contenido (CDC), concepto que aglutina y aplica las destrezas de PC del profesorado a sus propias creencias y su práctica educativa, como elemento de desarrollo profesional docente. El CDC es un indicador de la capacidad docente del profesorado para la apropiación de innovaciones en el aula (como son educar destrezas de PC y la comprensión de NdCyT). El objetivo del proyecto es analizar el desarrollo de destrezas de PC a partir de la enseñanza de temas de NdCyT. Para ello se desarrollan herramientas para enseñar a pensar bien a estudiantes y profesores de diversos niveles educativos desde un contexto de enseñanza de temas de NdCyT. Se desarrollan instrumentos de evaluación e intervención didáctica que contienen andamiajes didácticos para mejorar el desarrollo del PC. Todos los instrumentos se aplican mediante un diseño cuasi-experimental longitudinal pre-test /post-test con un grupo de control para evaluar las mejoras de las diferentes destrezas implicadas. El proyecto es aplicado por un equipo multidisciplinar internacional, formado por investigadores de varios países e instituciones, que desarrollan y aplican colaborativamente el plan de investigación. Para automatizar las comunicaciones, acceder a los instrumentos y obtener la cuantificación de los resultados de las evaluaciones se desarrollan plataformas informáticas, que, a la vez, sirven para la diseminación y explotación de resultados. PALABRAS CLAVE: pensamiento crítico y científico, naturaleza de CyT, alfabetización CyT, competencias, conocimiento didáctico del contenido.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Evonir Albrecht - Integrante / Maria Delourdes Maciel - Coordenador / Ricardo Pereira Sepini - Integrante / Ángel Vazques Alonso - Integrante / Maria Mercedes Callejas - Integrante / Mayra García Ruiz - Integrante / Silvia Porro - Integrante / Maria Antonia Manassero-Mas - Integrante / Sônia Aparecida Cabral - Integrante. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Evonir Albrecht.
    4. 2014-2019. O Pibid e a Formacao de Professores para a Educacao Basica: analise da insercao de questoes sociocientificas no ensino de Ciencias e Biologia
      Descrição: Este projeto possui como objetivo analisar a inserção de questões sociocientíficas nas atividades de ensino planejadas pelos participantes do PIBID e o modo como os alunos da educação básica interagem com essas questões. Nesta pesquisa qualitativa realizamos análise de planejamentos, observação de aulas e entrevistas com participantes do PIBID. Nossa expectativa é identificarmos elementos que possam subsidiar a elaboração dos planejamentos de ensino e a prática docente. Esperamos contribuir para a identificação de estratégias para a inserção de questões sociocientíficas no ensino de Ciências e Biologia com vistas à formação cidadã.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Evonir Albrecht - Integrante / Mirian Pacheco Silva - Coordenador / Angélica do Carmo da Silva Chico - Integrante / Maria de Fátima Costa Sbrana - Integrante / Daniel de Freitas Barros Neto - Integrante / Caroline Miranda Pereira Lima - Integrante. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Evonir Albrecht.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (34)
      1. 6ª Jornada Pedagógica.O Professor, os desafios e as Ciências e Matemática na sala de aula. 2021. (Outra).
      2. VI Noite com as estrelas.Ensino de Astronomia: possibilidades e desafios. 2020. (Outra).
      3. Webinário Ciência é 10.Ser Professor no Ensino Fundamental: abordagens sobre os eixos Universo e Tecnologia. 2020. (Seminário).
      4. 1º Congresso da Universidade Federal do ABC (UFABC). Discutindo a Interdisciplinaridade. 2019. (Congresso).
      5. 53º Fórum de Pró-Reitores de Extensão da Região Sudeste.Debates. 2019. (Outra).
      6. I Pré Fórum Educação em Direitos Humanos/UFABC.Mesa de Autoridades do Evento I Pré Fórum Educação em Direitos Humanos/UFABC. 2019. (Outra).
      7. Mostra Acadêmica e Encontro de Egressos - PPGE 20 anos.Desafios e Possibilidades da Educação. 2019. (Outra).
      8. 10ª Cátedra de Integração Latino-. 2018. (Outra).
      9. Evento Comemorativo de Dez anos de Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática.Astronomia nas Propostas Curriculares dos estados da Região Sul do Brasil: uma Análise Comparativa. 2018. (Outra).
      10. II Encontro Nacional para Educação STEM.Desenvolvimentos da Educação STEM no Brasil. 2018. (Encontro).
      11. Jornadas Nacionales de Extensión.PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2018. (Outra).
      12. VII Entre Professores.O Ensino de Ciências e os desafios da Educação Básica. 2018. (Outra).
      13. V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia.O Ensino de Astronomia sob a perspectiva de uma turma de alunos do Ensino Médio de uma Escola Pública. 2018. (Simpósio).
      14. VII Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto e VII Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática.A Geometria através dos livros de Literatura Infantil: Uma perspectiva do PNAIC para os anos iniciais. 2017. (Encontro).
      15. XIII Encontro Paulista de Educação Matemática.O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES POR MEIO DE JOGOS E MEDIAÇÃO. 2017. (Encontro).
      16. IV Simpósio Nacional de Educação em Astronomia.ENSINO DE ASTRONOMIA NO ENSINO MÉDIO, UMA PROPOSTA. 2016. (Simpósio).
      17. VI Encontro Nacional das Licenciaturas (VI ENALIC).A INSERÇÃO DE QUESTOES SOCIOCIENTÍFICAS NO PLANEJAMENTO DOS BOLSISTAS DO PIBID.. 2016. (Encontro).
      18. XII ENEM - ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: FORMAÇÃO DO PROFESSOR. 2016. (Encontro).
      19. 4º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.Contribuições de Professores Formadores sobre o Conhecimento Profissional Docente em Álgebra. 2015. (Simpósio).
      20. III Congresso paulista de Extensão Universitária - COPEX e do I Congresso de Extensão Universitária da UFABC. Construção de Modelo do Sistema Solar. 2015. (Congresso).
      21. Seminário de Acompanhamento dos programas de Pós-graduação da área de Ensino. 2015. (Seminário).
      22. Seminário nacional de Avaliação do pacto nacional pelo Fortalecimento do Ensio Médio. 2015. (Seminário).
      23. UFABC para todos.II Mostra de Produção de Materiais Didáticos para o Ensino de Ciências e Matemática. 2015. (Outra).
      24. VII Congresso de (Iniciação Científica do Ensino Médio do Colégio Metodista. Banca Avaliadora. 2015. (Congresso).
      25. 11ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia.Alfabetização Científica e sua Implicação no Desenvolvimento Sustentável. 2014. (Outra).
      26. 2ºCongresso Internacional de Educação em Ciências, 15 anos de Journal Of Science Educattion. Interfaces da Física com a Matemática: Uma necessidade real.. 2014. (Congresso).
      27. 2ºCongresso Internacional de Educação em Ciências, 15 anos de Journal Of Science Educattion. Uma proposta de Conteúdos de Astronomia para a Educação Básica. 2014. (Congresso).
      28. Dez anos do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática: Contribuições da Pesquisa para o Ensino.. O Ensino de Astronomia no Ensino Médio. 2014. (Congresso).
      29. II Reunião Técnica com os Coordenadores-Gerais das IES participantes do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. 2014. (Outra).
      30. II Seminário Nacional sobre Formação Continuada de Professores do Ensino Médio. 2014. (Seminário).
      31. II Simpósio da Pós-graduação da UFABC.Tendências Atuais da Pesquisa no Ensino de Ciências e Matemática. 2014. (Simpósio).
      32. I Seminário Nacional de Articulação entre Formação Inicial e Continuada das Licenciaturas. 2014. (Seminário).
      33. Palestra - Prof. Dr. Arthur B. Powell - Aprendendo e Ensinando com Tecnologias Digitais: A Teoria do Conhecimento Tecnológico. 2014. (Outra).
      34. V Encontro Nacional das Licenciaturas, IV Seminário Nacional do PIBID e XI Seminário de Iniciação à Docência..A Licenciatura em Matemática e o Enfoque CTS.. 2014. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (7)
      1. ALBRECHT, E.; STEIL, L. J. ; MENEZES, L. S. L.. VII Congresso de Extensão Universitária da UFABC - Conexão e 4ª Semana de Arte, Cultura e Tecnologia da UFABC. 2021. Congresso
      2. ALBRECHT, E.; STEIL, L. J. ; MENEZES, L. S. L.. UFABC para todos. 2020. 2020.
      3. ALBRECHT, E.. Feira do Livro da UFABC. 2019. .. . 0.
      4. ALBRECHT, E.. V CONEXÃO. 2019. (Congresso).. . 0.
      5. ALBRECHT, E.. IV CONEXÃO. 2018. (Congresso).. . 0.
      6. ALBRECHT, E.. XII ENEM - ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2016. (Outro).. . 0.
      7. ALBRECHT, E.. I Seminário Hispano-Brasileiro de Avaliação de Atividades Relacionadas com Ciência, Tecnologia e Sociedade (PIEARCTS) - II Jornada Internacional de Ensino de Ciências e Matemática. 2008. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (5)
      • Evonir Albrecht ⇔ Marcia Aguiar (5.0)
        1. COSTA SBRANA, MARIA DE FÁTIMA ; Albrecht, Evonir ; AGUIAR, MARCIA. A abordagem CTS e a educação matemática crítica como estratégia de ensino-aprendizagem na formação de professores de matemática. ALEXANDRIA (UFSC). v. 12, p. 3-26, issn: 1982-5153, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. SBRANA, M. F. C. ; ALBRECHT, E. ; AGUIAR, MARCIA ; MACIEL, M. D.. A contextualização da matemática a partir da abordagem CTS na perspectiva da Educação Matemática Crítica. Em: Maria Delourdes Maciel; María Antonia Manassero-Mas; Evonir Albrecht. (Org.). Ensino, Pesquisa e Formação (Coleção Ciências, tecnologia e sociedade no currículo, no ensino e na formação de professores). 1ed.São Paulo. : Terracota Editora. 2019.v. 2, p. 109-123.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. SBRANA, M. F. C. ; ALBRECHT, E. ; AGUIAR, M.. A CONTEXTUALIZAÇÃO CTS E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA NAS QUESTÕES DO ENEM. Em: XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EPEM, v. 1, p. 1317-1327, 2020.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. SBRANA, M. F. C. ; ALBRECHT, E. ; AGUIAR, M.. As questões do ENEM (2012-2016) na perspectiva da Abordagem CTS. Em: XIII Encontro Paulista de Educação Matemática - XIII EPEM, p. 1505-1518, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. SBRANA, M. F. C. ; ALBRECHT, E. ; AGUIAR, M.. Contextualização CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) no ENEM (2012-2016). Em: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - XI ENPEC, p. 1-8, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Evonir Albrecht ⇔ Alessandro Jacques Ribeiro (2.0)
        1. ALMEIDA, MARIELI VANESSA REDISKE DE ; RIBEIRO, ALESSANDRO JACQUES ; Albrecht, Evonir. Perfil conceitual de equação: um estudo acerca das concepções de futuros professores de matemática. ALEXANDRIA (UFSC). v. 13, p. 5-28, issn: 1982-5153, 2020.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. ALMEIDA, M. V. R. ; RIBEIRO, A. J. ; ALBRECHT, E.. Perfil Conceitual de Equação e o Conhecimento Matemático para o Ensino: estabelecendo relações num estudo com professores em formação inicial. QUADRANTE (LISBOA). v. XXVII, p. 47-67, issn: 0872-3915, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Evonir Albrecht ⇔ Francisco José Brabo Bezerra (1.0)
        1. SILVA, R. L. ; BEZERRA, Francisco J. B. ; GOMES, V. M. S. ; ALBRECHT, E.. Conhecimentos algébricos manifestados a partir das macroavaliações e das compreensões conceituais de professores e de estudantes. Em: Alessandro Jacques Ribeiro; Francisco José Brabo Bezerra; Vivilí Maria Silva Gomes. (Org.). Formação de professores que ensinam Matemática e a Álgebra da Educação Básica: um projeto desenvolvido na Universidade Federal do ABC no âmbito do Observatório da Educação.. 1ed.Campinas - SP. : Edições Leitura Crítica. 2017.v. 1, p. 43-86.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Evonir Albrecht ⇔ Vinícius Pazuch (1.0)
        1. PAZUCH, V. ; LIMA, C. M. P. ; ALBRECHT, E.. Conhecimentos mobilizados por professores que ensinam matemática e o conceito de função na educação básica. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS). v. 12, p. 361-379, issn: 1982-7199, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Evonir Albrecht ⇔ Vivili Maria Silva Gomes (1.0)
        1. SILVA, R. L. ; BEZERRA, Francisco J. B. ; GOMES, V. M. S. ; ALBRECHT, E.. Conhecimentos algébricos manifestados a partir das macroavaliações e das compreensões conceituais de professores e de estudantes. Em: Alessandro Jacques Ribeiro; Francisco José Brabo Bezerra; Vivilí Maria Silva Gomes. (Org.). Formação de professores que ensinam Matemática e a Álgebra da Educação Básica: um projeto desenvolvido na Universidade Federal do ABC no âmbito do Observatório da Educação.. 1ed.Campinas - SP. : Edições Leitura Crítica. 2017.v. 1, p. 43-86.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    Data de processamento: 23/12/2023 13:24:06