UFABC-professores

Regimeire Oliveira Maciel

É graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), mestra e doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). É professora adjunta do Bacharelado em Políticas Públicas e do Programa de Pós-graduação em Economia Política Mundial da Universidade Federal do ABC (UFABC). Foi coordenadora do Núcleo de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (NEAB) da UFABC (2018-2022). Atualmente é vice-coordenadora do Comitê de Pesquisa em Gênero e Sexualidade da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS). Tem atuado, principalmente, nos seguintes temas: relações raciais no Brasil; políticas públicas de ação afirmativa; estudos de gênero; feminismo negro. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/5553909534967587 (12/09/2023)
  • Rótulo/Grupo: CECS
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2017-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas. Alameda da Universidade (UFABC) Anchieta 09606045 - São Bernardo do Campo, SP - Brasil Telefone: (11) 23206374
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Antropologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (1)
    1. 2022-Atual. Origens e destinos: uma avaliacao da politica de cotas universitarias e seus efeitos no mercado de trabalho
      Descrição: Lei 12.711/12 visa enfrentar os problemas de discriminação e desigualdades raciais e seus prejuízos para o país. Embora no momento de sua criação, o debate público se desse em torno das desvantagens acumuladas pela parcela negra da população nas diversas esferas sociais, a Lei instituiu ação afirmativa para acesso ao ensino superior considerando não o critério étnico-racial, mas o de classe. Estaria ela apta para promover as mudanças para as quais foi criada? Avaliar a política de cotas universitárias por ela instituída mostra-se importante por múltiplas razões, dentre as quais se destacam: (1) diversos estudos nas ciências sociais revelam que há problemas na implementação dessa política e sugerem que as metas previstas na Lei estão longe de serem alcançadas, sobretudo em cursos de maior relevância social; (2) a rica produção acadêmica sobre a política contempla os seguintes temas: o argumento moral, o desempenho dos estudantes e a trajetória dos egressos; e, embora exista no país uma tradição na avaliação do sistema de ensino superior, não há estudos que se dediquem a um exame sistematizado dessa política pública. Para suprir essa lacuna, a pesquisa buscará responder a seguinte questão: a política de cotas universitárias introduzida pela Lei 12.711/2012 tem-se mostrado um instrumento adequado para a promoção da igualdade racial? Será realizada uma pesquisa de avaliação multidimensional da política de cotas, seguindo o modelo oferecido por Draibe (2001). De um lado, serão examinados o desenho e o processo de implementação da política em diferentes universidades, e, de outro, seus resultados, impactos e efeitos, permitindo verificar se a política alcançou suas metas e se provocou mudanças não esperadas pelo legislador. Para alcançar seus objetivos, o estudo adota uma abordagem metodológica mista, com a pesquisa qualitativa e quantitativa, e a utilização de técnicas diversas, como a pesquisa documental, entrevistas e análise multivariada de dados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Regimeire Oliveira Maciel - Integrante / Flávia Mateus Rios - Coordenador / edilza correia sotero - Integrante / Eliane Barbosa da Conceição - Integrante / Josiane Silva de Oliveira - Integrante / Roseli da Fonseca Rocha - Integrante / Lucia Maria Barbosa Lira - Integrante / /mariza Fernandes dos Santos - Integrante / Romenia Virginia Pimentel Borba - Integrante / Renilda Aparecida Costa - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Regimeire Oliveira Maciel.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (0)

      Organização de eventos

      • Total de organização de eventos (10)
        1. MACIEL. R. O.. IV Congresso de Pesquisadoras/es Negras/os (COPENE) Sudeste. 2021. (Congresso).. . 0.
        2. MACIEL. R. O.. II Seminário Nacional de Políticas Afirmativas: reconhecimento, justiça e desenvolvimento. 2019. (Congresso).. . 0.
        3. MACIEL. R. O.. Semana da Consciência Negra 2019. 2019. (Congresso).. . 0.
        4. MACIEL. R. O.. Semana da Consciência Negra 2018. 2018. (Congresso).. . 0.
        5. MACIEL. R. O.. Negros e Negras na PUC-SP: 30 anos de itinerários intelectuais. 2009. (Outro).. . 0.
        6. MACIEL. R. O.. Entre nós. 2008. (Outro).. . 0.
        7. MACIEL. R. O.. Seminário ?Ritmos Afro-maranhenses e Identidade. 2005. (Outro).. . 0.
        8. MACIEL. R. O.. III Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros. 2004. (Congresso).. . 0.
        9. MACIEL. R. O.. VIII Reunião de Antropólogos do Norte/Nordeste. 2003. (Congresso).. . 0.
        10. MACIEL. R. O.. I Semana da Consciência Negra. 2003. (Outro).. . 0.

      Lista de colaborações



      Data de processamento: 23/12/2023 13:24:09