UFABC-professores

Jesús Pascual Mena Chalco

Professor Doutor na UFABC e Docente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação e do Bacharelado em C&T da UFABC. Atua nas áreas de Ciência da Computação e Ciência da Informação, com ênfase em: Reconhecimento de Padrões (graph mining), Prospecção de dados acadêmicos (Bibliometria/Cientometria). Seus projetos de pesquisa atuais estão relacionados à descoberta de conhecimento sobre grandes volumes de dados acadêmicos. Possui graduação em Engenharia de Sistemas pela Universidade Nacional de San Agustín (2000), mestrado (2005), doutorado (2010) e pós-doutorado (2011) em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo. Seu trabalho de mestrado ganhou o Primeiro lugar no XIII Concurso Latino-americano de "Tesis de Maestria do CLEI/UNESCO-2006". Seu trabalho de doutorado foi selecionado entre as 10 melhores da área de Computação Gráfica e Processamento de Imagens no SIBGRAPI-2011. Atualmente é pesquisador associado da Rede Nacional de Ciência para a Educação (CpE).

  • http://lattes.cnpq.br/4727357182510680 (11/09/2024)
  • Rótulo/Grupo: CMCC
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2012-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Matemática, Computação e Cognição. Avenida dos Estados 5001 Bairro Bangu 09210580 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49967950 URL da Homepage: http://professor.ufabc.edu.br/~jesus.mena
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Ciência da Computação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (14)
    1. 2022-Atual. Laguna - Infraestrutura Informacional Aberta e Lago de Dados
      Descrição: O projeto Laguna é coordenado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em colaboração com pesquisadores de quatro instituições federais de ensino superior brasileiras. O objetivo principal é a criação de uma infraestrutura informacional aberta para dados do ecossistema de informações brasileiro em Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI). O projeto organiza sua infraestrutura computacional com base em um lago de dados, um modelo de repositório centralizado que permite armazenar dados estruturados, semiestruturados e não estruturados em qualquer escala e extraídos de diferentes fontes. O projeto foi aprovado e a sua implementação já iniciada, com conclusão estimada em 36 meses. A equipe é composta por analistas de rede, programadores e cientistas da computação e da informação. Uma infraestrutura baseada em um cluster de servidores on-premises foi montada e os primeiros testes de coleta e de processamento de dados estão sendo realizados. O projeto também foi recentemente contemplado em uma chamada de créditos para um serviço de computação em nuvem (AWS), o que irá potencializar a capacidade de armazenamento e de processamento de dados... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jesús Pascual Mena Chalco - Integrante / Adilson Luiz Pinto - Integrante / Thiago Magela Rodrigues Dias - Integrante / Washington Luís R. de Carvalho-Segundo - Coordenador / Fabio Lorensi do Canto - Integrante / Daniel Sundfeld Lima - Integrante / Flávio Roberto Cruz Silva - Integrante.
      Membro: Jesús Pascual Mena Chalco.
    2. 2021-Atual. A influência de decisões editoriais no fator de impacto: uma análise a partir da simulação da publicação científica
      Descrição: A literatura cientométrica recente aponta que índices acadêmicos como o fator de impacto de periódicos (JIF) podem ser manipulados e inflados pelos agentes acadêmicos através de várias decisões editoriais que, embora não sejam uma má prática por si só, podem distorcer os indicadores e levar a incentivos prejudiciais ao desenvolvimento da ciência. (Wilhite et. al., 2019) trataram esta questão como um jogo de soma zero entre periódicos, e sugeriram que os incentivos para manipulação do JIF são revertidos se as auto-citações em nível de periódico forem excluídas do cálculo do JIF. Este projeto tem como objetivo construir um modelo baseado em agentes do processo de publicação acadêmica inspirado na abordagem já desenvolvida em (Watts & Gilbert, 2014) para, por meio de simulações computacionais, explorar estas hipóteses e predizer o impacto que uma mudança no cálculo do JIF pode ter nos incentivos a manipulação do JIF.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jesús Pascual Mena Chalco - Coordenador / Luiz Gabriel Correia - Integrante.
      Membro: Jesús Pascual Mena Chalco.
    3. 2020-Atual. Identificação de grupos acadêmicos em grande volume de dados
      Descrição: Este projeto visa analisar grandes volumes de dados de fontes heterogêneas para identificação de grupos e padrões entre áreas, grupos e localidade de pesquisadores. Através de análises cientometricas em bases como plataforma Lattes, DBLP e OpeAlex é possível identificar relações e similaridade entre grupos de pesquisadores, seja segmentando por senioridade, área do conhecimento ou região geográfica. A importância deste projeto recai na possibilidade de identificação dos moldes em como a ciência é desenvolvida atualmente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jesús Pascual Mena Chalco - Coordenador / Wellington Barbosa Rodrigues - Integrante.
      Membro: Jesús Pascual Mena Chalco.
    4. 2020-Atual. Redes de coautoria observados através de grafos temporais
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jesús Pascual Mena Chalco - Coordenador / Diogo Fornaziero Segura Ramos - Integrante.
      Membro: Jesús Pascual Mena Chalco.
    5. 2020-Atual. Longevidade das Colaborações Acadêmicas: Heurísticas computacionais para caracterização e análise
      Descrição: O presente projeto propõe um método de detecção, identificação e visualização da longevidade (tempo) e do tamanho da coautoria (número de pessoas) possibilitando a análise dos caminhares dos pesquisadores de acordo com as áreas do conhecimento. O método empregado permite observar todos os possíveis agrupamentos de pesquisadores na colaboração em coautoria ao longo do tempo. Este projeto permitirá caracterizar de maneira inédita os caminhares (em função da longevidade e tamanho) dos pesquisadores brasileiros, permitindo observar o atuar de cada pesquisador não de forma isolada/independente, mas de forma grupal/dependente da interação colaborativa e social, como a ciência é realizada na atualidade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jesús Pascual Mena Chalco - Coordenador / Solange Maria dos Santos - Integrante / Andréia Cristina dos Santos Gusmão - Integrante.
      Membro: Jesús Pascual Mena Chalco.
    6. 2019-2020. Avaliação Multidimensional de Resultados e Impactos do CNPEM
      Descrição: O trabalho tem como objetivo desenvolver e aplicar metodologia de avaliação de resultados e impactos do CNPEM de forma a estruturar modelo sistemático de avaliação que permita atender aos objetivos de planejamento, prestação de contas e advocacy... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jesús Pascual Mena Chalco - Integrante / Adriana Bin - Integrante / Sérgio Salles-Filho - Coordenador / Ana Carolina Spatti - Integrante / Fernando Antonio Basile Colugnati - Integrante. Financiador(es): Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais - Auxílio financeiro.
      Membro: Jesús Pascual Mena Chalco.
    7. 2019-Atual. Padrões estruturais em grafos na composição de bancas de avaliação: detecção e caracterização
      Descrição: Bancas de avaliação podem ser constituídas com o propósito de julgar a qualidade de determinado artefato submetido à sua apreciação, e este artefato pode representar o produto de uma pesquisa. A titulação de mestres e doutores no mundo é uma faceta da formação de recursos humanos, e a produção intelectual na forma de dissertações e teses é um dos componentes essenciais e indispensáveis para a evolução permanente da Ciência. Bancas de defesa acadêmicas, como instâncias avaliadoras com poder de indeferimento, respondem tanto pela proficiência do recurso humano que se forma, como pela contribuição que sua pesquisa possa oferecer ao meio social onde está inserida. Devido ao caráter dinâmico na composição destas bancas, propomos analisá-las de forma empírica, proporcionando uma melhor compreensão do seu papel como agente integrante do saber científico. Fazendo uso de grafos na modelagem de bancas, podemos tratar os relacionamentos entre os membros participantes como uma rede social, conforme o papel desempenhado por eles (avaliados, avaliadores ou orientadores), se beneficiando de métodos, técnicas e algoritmos existentes. Foram formalizados 3 modelos de grafos acadêmicos (a-graphs) para representar estes relacionamentos: (i) avaliações, (ii) convites e (iii) coparticipações. Estas distintas configurações na composição das bancas podem gerar (sub)estruturas topológicas na forma de padrões recorrentes (motifs), denotando propriedades comportamentais e funcionais que são intrínsecas à rede analisada. Detectar e caracterizar estes padrões topológicos são os objetivos principais deste trabalho. Para isso desenvolvemos um Processo de Descoberta de Conhecimento, sistematizando as etapas necessárias para se atingir este conhecimento: coleta de dados; pré-processamento; transformação; mineração de grafos; visualização e análise. Para experimentação foi utilizado um conjunto de dado real: o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, com mais de meio milhão de trabalhos de conclusão coletados. Em uma perspectiva teórico-conceitual, também propomos uma tipologia para categorizar os componentes constituintes destas redes, consonante os padrões observados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jesús Pascual Mena Chalco - Coordenador / Victor Alexandre Ploeger Mansueli - Integrante.
      Membro: Jesús Pascual Mena Chalco.
    8. 2019-Atual. Análise de conflitos de interesse em avaliações acadêmicas através de redes de colaboração
      Descrição: revisão por pares é o principal meio para aferição de qualidade em produções científicas atualmente. Um revisor deve apresentar três características para ser apto a realizar a revisão de trabalhos acadêmicos, sendo elas: afinidade com o tema, ausência de conflito de interesse e tempo disponível. Das três características necessárias, o tempo disponível é completamente pessoal, logo, não é possível inferir, porém, as outras duas características podem ser inferidas por meio de um modelo computacional com base em dados de currículos e manuscritos. Este projeto visa desenvolver um modelo computacional que irá receber dados de pesquisadores dispostos a realizar revisões e dados de trabalhos que necessitem revisores. Com esses dados identificaremos todas as combinações possíveis que facilitem identificar os pesquisadores mais representativos com maior afinidade e menor conflito de interesse.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jesús Pascual Mena Chalco - Coordenador / Wellington Barbosa Rodrigues - Integrante / Sonia Maria Ramos de Vasconcelos - Integrante.
      Membro: Jesús Pascual Mena Chalco.
    9. 2018-2021. Métodos computacionais para identificação e análise de grafos de genealogia acadêmica
      Descrição: O impacto que acadêmicos exercem sobre a ciência frequentemente tem sido analisado sob a ótica da produção de publicações científicas. Poucos são os estudos que abordam a quantificação/qualificação da formação de recursos humanos como parte integrante da avaliação do desempenho dos acadêmicos, isto é, que consideram a produção de novos cientistas por meio das orientações acadêmicas. Neste sentido, áreas do conhecimento têm realizado esforços para a criação de bases de dados de acadêmicos e seus relacionamentos de orientação, utilizando a genealogia acadêmica para documentar e organizar essas informações por meio de grafos. No entanto, as bases de genealogia acadêmica existentes apresentam problemas como redundância, ausência e imprecisão de informações. Ainda, poucos empreendimentos científicos foram realizados para estudar de modo global e evolutivo a influência acadêmica entre acadêmicos e entre os campos do conhecimento. Neste projeto são desenvolvidos e aplicados métodos computacionais para a identificação e análise de grafos de genealogia acadêmica obtidos a partir de fontes de informação que contêm dados de formação e orientação no contexto da pós-graduação. São desenvolvidas estratégias para identificar grafos de genealogia acadêmica por meio de técnicas de desambiguação de vértices e arestas. E os grafos obtidos são analisados segundo distintas visões, tais como o crescimento das estruturas hierárquicas, as relações de influência entre parentes acadêmicos e a carreira segundo os papéis exercidos pelos acadêmicos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Jesús Pascual Mena Chalco - Coordenador / Rafael Jeferson Pezzuto Damaceno - Integrante.
      Membro: Jesús Pascual Mena Chalco.
    10. 2018-Atual. Comunicação científica, integridade científica e dinâmica de publicações
      Descrição: Investigar a relação das transformações na comunicação científica, incluindo a dinâmica de publicações, com percepções e políticas sobre integridade em pesquisa e desdobramentos no âmbito da educação, da gestão e da difusão em ciências... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jesús Pascual Mena Chalco - Integrante / Sonia Maria Ramos de Vasconcelos - Coordenador.
      Membro: Jesús Pascual Mena Chalco.
    11. 2017-2021. Predição na Ciência da Ciência: Explicativas de Modelos para Predições de Impacto Futuro de Cientistas Júnior
      Descrição: Indicadores bibliométricos têm sido utilizados amplamente por governos, agências de governos e outros atores (e.g., universidades e pelos próprios cientistas) para mensurar o desempenho de pesquisadores, com o objetivo de orientar decisões de aprovação em estágio probatório, e como critério para progressão de carreira, financiamento de pesquisa, seleção de membros de quadros editoriais entre outras aplicações. A racionalidade por trás do uso desses indicadores como ferramentas de suporte à decisão, nesses contextos, é a força preditiva que supostamente eles carregam. Para essas e outras aplicações, o potencial para impacto futuro de um avaliado é a preocupação central. Indicadores alternativos (i.e., o índice-h futuro estimado via modelos de aprendizado de máquina) capturando o potencial para impacto futuro de cientistas claramente têm uma vantagem sobre indicadores tradicionais. Entretanto, vieses de toda natureza (e.g., favorecimento de certos grupos privilegiados) encontrados nesses modelos e a ausência de explicativas para suas tomadas de decisões têm tornado o uso deles inadequados nesses contextos em que decisões fundamentadas são pré-requisitos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jesús Pascual Mena Chalco - Coordenador / Fabio Castro Gouveia - Integrante / Antonio de Abreu Batista Júnior - Integrante.
      Membro: Jesús Pascual Mena Chalco.
    12. 2014-2018. Documentação e análise de árvores de genealogia acadêmica do Brasil (Projeto MCTI/CNPq/Universal 2014)
      Descrição: No decorrer do tempo a ciência evolui em diferentes ambientes e ritmos que podem ser dados por incrementos graduais ou por revoluções que permitiram responder os principais desafios de cada época. No ambiente acadêmico, esta evolução é facilitada pelos pesquisadores orientadores ou formadores de recursos humanos nos níveis de graduação, mestrado, doutorado ou pós-doutorado. Sob este aspecto, dada a dedicação à formação de cientistas, muitos pesquisadores acadêmicos tiveram um papel extremamente importante na ciência. Até hoje, com a finalidade de preservar a história acadêmica, poucos empreendimentos foram realizados para registrar e documentar a influência que cada pesquisador têm exercido sobre seus orientandos ao longo dos anos. Nesse contexto, a genealogia acadêmica é utilizada para documentar e organizar, através de uma árvore (ou conjuntos de árvores) de genealogia, pesquisadores por meio de suas relações (linhagem) de orientação ou supervisão acadêmica. No Brasil, a identificação dos pesquisadores ancestrais é uma tarefa desafiadora pois atualmente não existem repositórios que permitam o registro de informações da linhagem acadêmica de pesquisadores associados a diferentes áreas de atuação acadêmica. Este projeto concentra-se no desenvolvimento de uma metodologia computacional para a geração e análise de árvores de genealogia acadêmica para pesquisadores que formaram ou tiveram formação no Brasil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Jesús Pascual Mena Chalco - Coordenador / Etelvino José Henriques Bechara - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 18
      Membro: Jesús Pascual Mena Chalco.
    13. 2013-2021. NUVEM - Núcleo Estratégico de Universos Virtuais, Entretenimento e Mobilidade
      Descrição: O Núcleo Estratégico de Universos Virtuais, Entretenimento e Mobilidade (NUVEM) tem o objetivo de produzir novos conhecimentos, formar recursos humanos de alto nível e gerar soluções inovadoras e interdisciplinares em áreas relacionadas com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e suas interações com demandas da sociedade, como melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e sustentabilidade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jesús Pascual Mena Chalco - Integrante / João Paulo Gois - Integrante / Ronaldo Cristiano Prati - Integrante / Carlos Alberto Kamienski - Coordenador / André Guilherme Balan - Integrante / Celso Setsuo Kurashima - Integrante / Claudio de Camargo Penteado - Integrante / Denise Hideko Goya - Integrante / Fabiana Soares Santana - Integrante / Fabricio Olivetti de França - Integrante / Gustavo Sousa Pavani - Integrante / Harlen Costa Batagelo - Integrante / Helio Waldman - Integrante / Itana Stiubiener - Integrante / João Henrique Kleinschmidt - Integrante / Juliana Cristina Braga - Integrante / Luiz Henrique Bonani - Integrante / Sergio Amadeu de Oliveira - Integrante.
      Membro: Jesús Pascual Mena Chalco.
      Descrição: O Núcleo Estratégico de Universos Virtuais, Entretenimento e Mobilidade (NUVEM) tem o objetivo de produzir novos conhecimentos, formar recursos humanos de alto nível e gerar soluções inovadoras e interdisciplinares em áreas relacionadas com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e suas interações com demandas da sociedade, como melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e sustentabilidade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fabricio Olivetti de França - Coordenador / Gustavo Sousa Pavani - Integrante / Ronaldo Cristiano Prati - Integrante / João Paulo Góis - Integrante / Carlos Alberto Kamienski - Integrante / Claudio Penteado - Integrante / Itana Stiubiener - Integrante / Helio Waldman - Integrante / André Guilherme Balan - Integrante / Celso Setsuo Kurashima - Integrante / Denise Hideko Goya - Integrante / Fabiana Soares Santana - Integrante / Harlen Costa Batagelo - Integrante / Jesus Mena-Chalco - Integrante / João Henrique Kleinschmidt - Integrante / Juliana Cristina Braga - Integrante / Luiz Henrique Bonani - Integrante / Sergio Amadeu de Oliveira - Integrante.
      Membro: Fabricio Olivetti de França.
    14. 2012-2018. NAP-USP eScience
      Descrição: Modern science is interdisciplinary and data-intensive. For instance, in the 1000 Genomes Project (www.1000genomes.org), the comparative study of 629 individuals has already generated 7.3 TB of data. Analogous situations exist in fields such as astronomy, agriculture, social sciences, etc. Ten years ago, the problem was how to obtain data. Today, the bottleneck is the need for new computational strategies and tools so that scientists can manage these massive volumes of heterogeneous, distributed, data, so that they can generate new knowledge from the processing, analysis and visualization of the data. This launched the basis of the so-called eScience: the combination of advanced research in computer science and mathematical modeling to allow and accelerate research in other knowledge domains. National programs in eScience have been created in the US, GB, Australia and other countries, that recognized the importance of this theme for the advancement of science. The main goal of this project is the design and construction of a collaborative network for research in eScience, in a partnership that involves computer science, mathematical modeling and specific domains in the exact, life, agricultural sciences and social sciences.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jesús Pascual Mena Chalco - Integrante / CESAR JUNIOR, R. M. - Coordenador. Financiador(es): Universidade de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Jesús Pascual Mena Chalco.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (14)
    1. Quarto lugar na premiação dos melhores trabalhos do IX EBBC. Artigo "A identificação de áreas do conhecimento do CNPq usando o GPT", EBBC.. 2024.
      Membro: Jesús Pascual Mena Chalco.
    2. Quarto lugar na premiação dos melhores trabalhos do IX EBBC. Artigo "A identificação de áreas do conhecimento do CNPq usando o GPT", EBBC.. 2024.
      Membro: Jesús Pascual Mena Chalco.
    3. Quarto lugar na premiação dos melhores trabalhos do IX EBBC. Artigo "A identificação de áreas do conhecimento do CNPq usando o GPT", EBBC.. 2024.
      Membro: Jesús Pascual Mena Chalco.
    4. Quarto lugar na premiação dos melhores trabalhos do IX EBBC. Artigo "A identificação de áreas do conhecimento do CNPq usando o GPT", EBBC.. 2024.
      Membro: Jesús Pascual Mena Chalco.
    5. Homenageado pela contribuição na construção da Plataforma CpE: http://plataforma-cpe.org/, Rede nacional de Ciência para Educação (Rede CpE).. 2023.
      Membro: Jesús Pascual Mena Chalco.
    6. (como orientador de Doutorado de Wellington Barbosa Rodrigues) Segunda melhor apresentação de trabalho do GT-7, ENANCIB, Enancib.. 2021.
      Membro: Jesús Pascual Mena Chalco.
    7. (como orientador de Doutorado de Wellington Barbosa Rodrigues) Third place in the Early-Career Researcher Forum on Open Science, Authorship and Research Culture, BRISPE - ABEC- Elsevier Award on Publi, BRISPE - ABEC.. 2021.
      Membro: Jesús Pascual Mena Chalco.
    8. (como orientador da IC de Isabela Maria Biagioni Pedro) Menção Honrosa no XI Simpósio de Iniciação Científica da UFABC, UFABC.. 2018.
      Membro: Jesús Pascual Mena Chalco.
    9. (como orientador da IC de Ana Laura Belotto Claudio) Menção Honrosa no X Simpósio de Iniciação Científica da UFABC, UFABC.. 2017.
      Membro: Jesús Pascual Mena Chalco.
    10. Prêmio de Excelência Acadêmica da UFABC no Programa de pós-graduação em Ciência da Computação, Pró-Reitoria de Pesquisa - UFABC.. 2016.
      Membro: Jesús Pascual Mena Chalco.
    11. (como orientador do PDPD de Marcelo Schirbel Gomes) Menção Honrosa no VIII Simpósio de Iniciação Científica da UFABC, UFABC.. 2015.
      Membro: Jesús Pascual Mena Chalco.
    12. (como orientador da IC de Rodrigo Martins de Oliveira) Menção Honrosa no VIII Simpósio de Iniciação Científica da UFABC, UFABC.. 2015.
      Membro: Jesús Pascual Mena Chalco.
    13. (como orientador da IC de Rodrigo Martins de Oliveira) Menção Honrosa no VII Simpósio de Iniciação Científica da UFABC, UFABC.. 2014.
      Membro: Jesús Pascual Mena Chalco.
    14. Melhor apresentação no VI Simpósio de Iniciação Científica e Pós-Graduação do IME-USP. Trabalho: Interação acadêmica dos docentes do IME-USP no período 2000-2011, IME-USP.. 2012.
      Membro: Jesús Pascual Mena Chalco.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (1)
    1. XXXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Caracterizando as redes de coautoria de currículos Lattes. 2012. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (3)
    1. MENA-CHALCO, J. P.. São Paulo advanced school of computing 2010 - Image processing and visualization. Comitê auxiliar. 2010. (Outro).. . 0.
    2. MENA-CHALCO, J. P.. 15th Iberoamerican Congress on Pattern Recognition (CIARP-2010). Comitê auxiliar. 2010. (Congresso).. . 0.
    3. MENA-CHALCO, J. P.. IV Simposio de Computación Gráfica y Procesamiento de Imágenes (SCGI-2010). Co-chair. 2010. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (5)
    • Jesús Pascual Mena Chalco ⇔ Allan Moreira Xavier (1.0)
      1. XAVIER, ALLAN MOREIRA; STEIL, LEONARDO JOS? ; MENA-CHALCO, JESUS PASCUAL. (Inter)disciplinaridade e transversalidades: o projeto de formação superior da Universidade Federal do ABC. Ciência e Educação (UNESP). v. 23, p. 373-390, issn: 1516-7313, 2017.

    • Jesús Pascual Mena Chalco ⇔ Juliana Cristina Braga (1.0)
      1. DAMACENO, R. J. P. ; BRAGA, J. C. ; MENA-CHALCO, J. P.. Acessibilidade de Dispositivos Móveis: Mapeamento de Problemas e Estudo de Gestos de Toque. Em: XV Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC), 2016.

    • Jesús Pascual Mena Chalco ⇔ Leonardo José Steil (1.0)
      1. XAVIER, ALLAN MOREIRA; STEIL, LEONARDO JOS? ; MENA-CHALCO, JESUS PASCUAL. (Inter)disciplinaridade e transversalidades: o projeto de formação superior da Universidade Federal do ABC. Ciência e Educação (UNESP). v. 23, p. 373-390, issn: 1516-7313, 2017.

    • Jesús Pascual Mena Chalco ⇔ Lívia Seno Ferreira Camargo (1.0)
      1. PESSOA, JASSIARA DA SILVA ; DE OLIVEIRA, CAROLINE FRERE MARTINIUC ; MENA'CHALCO, JESÚS PASCUAL ; de Carvalho, João Carlos Monteiro ; FERREIRA'CAMARGO, LIVIA SENO. Trends on Chlamydomonas reinhardtii growth regimes and bioproducts. BIOTECHNOLOGY AND APPLIED BIOCHEMISTRY. v. 70, p. 1830-1842, issn: 0885-4513, 2023.

    • Jesús Pascual Mena Chalco ⇔ Maximiliano Barbosa da Silva (1.0)
      1. DAMACENO, R. J. P. ; SILVA, Maximiliano Barbosa da ; CHALCO, J. P. M.. Um modelo populacional para análise de genealogia acadêmica: evidências sobre crescimento acadêmico no Brasil. Ciência da Informação (Impresso). v. 49, p. 245-257, issn: 0100-1965, 2020.




Data de processamento: 16/11/2024 16:24:34