UFABC-professores

Adriano Reinaldo Viçoto Benvenho

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Fisica pela Universidade Federal do Paraná (1998), Mestrado em Física pela Universidade Federal do Paraná (2001) e Doutorado em Física pela Universidade Federal do Paraná (2005), Pós-Doutorado em Engenharia Elétrica na Universidade do Algarve, Portugal (2005-2006), Pós-Doutorado no Instituto de Química da Universidade de São Paulo (2007-2008). Atualmente professor associado nível III na Universidade Federal do ABC. Tem experiência na área de Física da Matéria Condensada Experimental atuando na área de eletrônica orgânica nos seguintes temas: síntese e deposição eletroquímica de polímeros, caracterização de interfaces metal/polímero e propriedades de transporte utilizando medidas DC e AC (espectroscopia de admitância), fabricação e caracterização de dispositivos emissores de luz orgânicos (OLEDS), memórias orgânicas, sensores de gases, narizes eletrônicos, transistores bipolares e de efeito de campo híbridos orgânico-inorgânico, capacitores MOS com camada semicondutora orgânica e transistores de base metálica sensíveis a campos magnéticos, sensores biológicos. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3438018373827933 (28/07/2022)
  • Rótulo/Grupo: CCNH
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2009-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. Rua Santa Adélia, 166 Bangu 09210170 - Santo André, SP - Brasil URL da Homepage: www.ufabc.edu.br
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra.
  • Área:
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2020-Atual. DESENVOLVIMENTO DE TRANSISTORES DE EFEITO DE CAMPO PARA SEREM APLICADOS COMO SENSORES
      Descrição: Projeto com aprovação institucional (UTFPR).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Adriano Reinaldo Viçoto Benvenho - Coordenador / José Pedro Mansueto Serbena - Integrante / Keli Fabiana Seidel - Integrante / Guilherme Abreu - Integrante / Alex Aparecido Ferreira - Integrante. Financiador(es): Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Auxílio financeiro.
      Membro: Adriano Reinaldo Viçoto Benvenho.
    2. 2018-Atual. P&D para o sistema de deteccao de luz do experimento DUNE
      Descrição: O Deep Underground Neutrino Experiment (DUNE) é um dos projetos mais ambiciosos no cenário experimental de física de partículas experimental. O far detector será constituído por uma câmara de projeção temporal de argônio líquido com uma massa ativa de 40 kton. O sistema de detecção de luz é uma parte fundamental do detector e é usado para trigger, tempo zero, identificação de partículas e calorimétria. No momento, a melhor opção para o sistema de detecção de fótons do far detector do DUNE é baseado no conceito da ARAPUCA. Esta é uma armadilha de luz, que permitirá aumentar significativamente a eficiência de detecção de luz do detector em relação ao projeto anterior baseado em barras cintilantes. O presente projeto é amplamente dedicado a melhorar o design da ARAPUCA com um esquema de coleta de luz inteligente e novo e, aumentando a área fotossensível ativa com uma série de fotomultiplicadores de silício ativamente juntos. Propõe-se a realização de uma grande parte das atividades de P&D necessárias para otimizar a solução proposta, instalando uma série de ARAPUCAs de nova geração no Short Baseline Neutrino Experiment, que será montado no Fermi National Accelerator Laboratory. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Adriano Reinaldo Viçoto Benvenho - Coordenador / Ana Amélia Bergamini Machado - Integrante / Denise Criado Pereira de Souza - Integrante / Ettore Segreto - Integrante / Franciole da Cunha Marinho - Integrante / Laura Paulucci Marinho - Integrante / Marcelo Augusto Leigui de Oliveira - Integrante / Mauro Rogério Cosentino - Integrante / Vinícius do Lago Pimentel - Integrante.
      Membro: Adriano Reinaldo Viçoto Benvenho.
    3. 2011-2013. Desenvolvimento de dispositivos emissores de luz orgânicos sensíveis à aplicação de campo magnético e de transistores de efeito de campo orgânicos operando em baixas diferenças de potencial.
      Descrição: A eletrônica orgânica tornou-se nos últimos anos uma área de grande interesse tanto em pesquisa fundamental quanto em aplicações práticas na construção de dispositivos optoeletrônicos, assim, surgem novos desafios principalmente com relação à descoberta e estudo de novas propriedades físicas dos materiais orgânicos, o que pode trazer novos avanços tecnológicos. O presente projeto visa o estudo de dois tipos de dispositivos: dispositivos emissores de luz e transistores de efeito de campo, ambos com camada ativa composta de polímeros conjugados ou moléculas de baixo peso molecular.Com relação aos dispositivos emissores de luz o objetivo é que as propriedades elétricas e ópticas sejam alteradas pela inserção de campo magnético visando obter modificações na eficiência de conversão de energia elétrica em luz, para o trabalho voltado aos transistores de efeito de campo será feito em uma primeira etapa um estudo de propriedades interfaciais usando dispositivos de dois terminais, denominados capacitores metal-isolante-semicondutor orgânico, sendo essas características obtidas por métodos AC, como é o caso da espectroscopia de admitância, inferindo assim, sobre as propriedades da interface isolante/semicondutor, trazendo subsídios importantes para a melhor escolha de materiais para a fabricação de transistores funcionando a baixas diferenças de potencial de operação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Adriano Reinaldo Viçoto Benvenho - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Adriano Reinaldo Viçoto Benvenho.
    4. 2010-2012. Desenvolvimento de dispositivos eletrônicos e optoeletrônicos visando à aplicação de campo magnético
      Descrição: O projeto visa o o estudo de fenômenos básicos relacionados à resposta de polímeros conjugados e moléculas orgânicas de baixo pelo molecular à aplicação de campo magnético. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Adriano Reinaldo Viçoto Benvenho - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Adriano Reinaldo Viçoto Benvenho.
    5. 2010-2012. Rede MTSO - Magnetotransporte em Sistemas Orgânicos
      Descrição: O principal problema a ser abordado na rede .?Magnetotransporte em Sistemas Orgânicos.? é o estudo do transporte de portadores polarizados em spin em materiais orgânicos. Correntes polarizadas em spin em materiais inorgânicos (metais e semicondutores) é um tema muito relevante e vem sendo investigado de forma muito intensa desde a descoberta da magnetorresistência gigante. Os materiais orgânicos oferecem muitas vantagens em relação aos inorgânicos, no que se refere a flexibilidade, baixo custo, e possibilidade de síntese de novos moléculas. É importante, portanto, o desenvolvimento de dispositivos orgânicos sensores e atuadores baseados no efeito magnetorresistivo. Serão estudados desde aspectos básicos como a produção dos materiais orgânicos, passando pela descrição fundamental dos fenômenos observados, até a aplicação em dispositivos. Do ponto de vista de produção, serão sintetizados polímeros e pequenos oligômeros conjugados, preparados filmes de melanina, produzidos magnetossomas (nanopartículas cristalinas recobertas por uma membrana biológica), e semicondutores amorfos a base de selênio. Do ponto de vista fundamental, serão identificados de forma sistemática materiais orgânicos com resposta magnetorresistiva, descritos os mecanismos de transporte, e determinadas propriedades como densidade de estados, espectro de absorção e comprimento de difusão de spin. Finalmente, do ponto de vista aplicado, serão fabricados transistores orgânicos com resposta magnetorresistiva, de efeito de campo e eletroquímicos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Adriano Reinaldo Viçoto Benvenho - Integrante / Ivo Alexandre Hümmelgen - Integrante / José Pedro Mansueto Serbena - Integrante / Jonas Gruber - Integrante / MIchelle Sostag Meruvia - Integrante / André Avelino Pasa - Coordenador / Carlos Frederico de Oliveira Graeff - Integrante / Ulysses Garcia Casado Lins - Integrante / Kleber Daum Machado - Integrante / Celso de Araújo Duarte - Integrante / Evaldo Ribeiro - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Adriano Reinaldo Viçoto Benvenho.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (1)
      1. IBSA meeting of nanotechnology. The application of conjugated polymers in gas sensors and electronic noses. 2009. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (2)
      1. MARQUES, I. A. ; Christoffolete ; OMORI, A. T. ; SIMOES, R. ; MARCHI, J. ; MOMM, S. I. ; MAIORINO, J. R. ; FENILI, A. ; SILVA, E. C. ; SILVEIRA, M. A. P. ; A. R. V. BENVENHO. IV Simpósio de Iniciação Científica da Universidade Federal do ABC. 2011. Congresso
      2. A. R. V. BENVENHO; CARMAGO, R. Y. ; Cassiano, J. ; Christoffolete ; LIMA, C. R. ; MARQUES, I. A.. III Simpósio de Iniciação Científica da Universidade Federal do ABC. 2010. Outro

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (6)
      • Adriano Reinaldo Viçoto Benvenho ⇔ Alexandre José de Castro Lanfredi (1.0)
        1. BATISTA, ANDRÉ M. ; de Queiroz, Thiago B. ; ANTUNES, RENATO A. ; LANFREDI, ALEXANDRE J. C. ; BENVENHO, ADRIANO R. V. ; BONVENT, JEAN J. ; MARTINHO, HERCULANO. Gold nanochannels oxidation by confined water. RSC Advances. v. 10, p. 36980-1-36980-8, issn: 2046-2069, 2020.

      • Adriano Reinaldo Viçoto Benvenho ⇔ Herculano da Silva Martinho (1.0)
        1. BATISTA, ANDRÉ M. ; de Queiroz, Thiago B. ; ANTUNES, RENATO A. ; LANFREDI, ALEXANDRE J. C. ; BENVENHO, ADRIANO R. V. ; BONVENT, JEAN J. ; MARTINHO, HERCULANO. Gold nanochannels oxidation by confined water. RSC Advances. v. 10, p. 36980-1-36980-8, issn: 2046-2069, 2020.

      • Adriano Reinaldo Viçoto Benvenho ⇔ Jean Jacques Bonvent (1.0)
        1. BATISTA, ANDRÉ M. ; de Queiroz, Thiago B. ; ANTUNES, RENATO A. ; LANFREDI, ALEXANDRE J. C. ; BENVENHO, ADRIANO R. V. ; BONVENT, JEAN J. ; MARTINHO, HERCULANO. Gold nanochannels oxidation by confined water. RSC Advances. v. 10, p. 36980-1-36980-8, issn: 2046-2069, 2020.

      • Adriano Reinaldo Viçoto Benvenho ⇔ Karina Passalacqua Morelli Frin (1.0)
        1. GONÇALVES, MÁRCIA R. ; BENVENHO, ADRIANO R.V. ; FRIN, KARINA P.M.. Electrical and optical properties of organic light-emitting diodes with rhenium(I) complexes using DC and AC methods. OPTICAL MATERIALS. v. 94, p. 206-212, issn: 0925-3467, 2019.

      • Adriano Reinaldo Viçoto Benvenho ⇔ Renato Altobelli Antunes (1.0)
        1. BATISTA, ANDRÉ M. ; de Queiroz, Thiago B. ; ANTUNES, RENATO A. ; LANFREDI, ALEXANDRE J. C. ; BENVENHO, ADRIANO R. V. ; BONVENT, JEAN J. ; MARTINHO, HERCULANO. Gold nanochannels oxidation by confined water. RSC Advances. v. 10, p. 36980-1-36980-8, issn: 2046-2069, 2020.

      • Adriano Reinaldo Viçoto Benvenho ⇔ Thiago Branquinho de Queiroz (1.0)
        1. BATISTA, ANDRÉ M. ; de Queiroz, Thiago B. ; ANTUNES, RENATO A. ; LANFREDI, ALEXANDRE J. C. ; BENVENHO, ADRIANO R. V. ; BONVENT, JEAN J. ; MARTINHO, HERCULANO. Gold nanochannels oxidation by confined water. RSC Advances. v. 10, p. 36980-1-36980-8, issn: 2046-2069, 2020.




    Data de processamento: 16/11/2024 16:24:34