UFABC-professores

Diego Paolo Ferruzzo Correa

Possui graduação em Ingeniería Electrónica - Universidad Nacional Del Callao (1998), mestrado em Engenharia Elétrica (Sistemas de Controle) pela Universidade de São Paulo (2011) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2014). Atualmente é professor adjunto a da Universidade Federal do ABC. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sincronismo de osciladores, atuando principalmente nos seguintes temas: bifurcation, oscillators networks, phase-locked loop, fully-connected networks e delay differential equation. Atualmente desenvolve pesquisa relacionada a Sistemas de Controle aplicados a Veículos Aéreos Não-Tripulados do tipo Quadrirrotor e na determinação de atitude de nanossatélites do tipo CubeSat. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2816552458165024 (11/09/2023)
  • Rótulo/Grupo: CECS
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2015-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas. Rua Arcturus (Jd Antares), 3 Anchieta 09606070 - São Bernardo do Campo, SP - Brasil Telefone: (11) 23206397 URL da Homepage: http://www.ufabc.edu.br/
  • Grande área: Engenharias
  • Área: Engenharia Elétrica
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2022-Atual. Modelagem e Controle de Veículos Aéreos de Asa rotativa em Ambiente de Simulação Virtual
      Descrição: O interesse nos veículos aéreos não tripulados (VANT) de asa rotativa tipo qua- drirrotor vem aumentando nos últimos anos devido às diversas aplicações que estas aeronaves de pequeno porte encontram nos mais diversos âmbitos da sociedade como na engenharia civil, na agricultura, na vigilância, na supervisão de estruturas e lo- cais de difícil acesso, e no transporte de carga especialmente no transporte de última milha. Contudo, projetar os sistemas de controle para voo autônomo que garantam o sucesso das missões em presença de distúrbios como rajadas de vento ou varia- ções nos parâmetros é um desafio técnico e tecnológico importante uma vez que os VANTs são sistemas eletro-mecânicos sub-atuados, altamente não lineares, sensíveis a distúrbios aerodinâmicos e sujeitos as incertezas paramétricas. Parte indispensável do processo de projetar um sistema de controle de voo autô- nomo para a execução de missões específicas é a análise comparativa do desempe- nho de diferentes estratégias de controle. Nesse sentido, a plataforma ROS (Robot Operating System) junto com software Gazebo permitem rápida prototipagem e simulação em ambientes 3D de diferentes configurações de veículos e de diversas estratégias de controle sem a necessidade de colocar em risco a integridade física de protótipos reais. Uma vez que as estratégias de controle são testadas e verificadas a implementação em sistemas físicos pode ser feita de forma rápida e sem esforço. A Plataforma ROS/Gazebo é amplamente utilizada no meio acadêmico voltado à engenharia e na indústria de veículos autônomos, pois, além de ser software livre, permite reprodutibilidade e rápida disseminação dos resultados. Neste projeto de pesquisa é apresentado o modelo dinâmico de um veiculo aéreo não tripulado do tipo quadrirrotor junto ao projeto de diferentes técnicas de controle lineares e não lineares com objetivo de garantir o sucesso de missões de voo que envolvem a decolagem, a etapa de cruzeiro e o pouso do veículo em presencia de distúrbios aerodinâmicos e incertezas paramétricas. O desempenho do sistema é testado num ambiente de simulação 3D baseado na plataforma ROS/Gazebo. Os produtos técnicos/tecnológicos gerados como contribuição neste projeto in- cluem o modelo do VANT na plataforma ROS/Gazebo e os algoritmos de controle linear e não linear, assim como uma plataforma virtual de desenvolvimento e pro- totipagem baseada em software livre.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Diego Paolo Ferruzzo Correa - Coordenador / Pedro Henrique Anjos da Costa - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Diego Paolo Ferruzzo Correa.
    2. 2019-2022. Desenvolvimento de Torqueador Magnético para Nanossatélites Baseado em Materiais Nanocristalinos
      Descrição: Esse projeto trata do desenvolvimento de atuadores do tipo torqueador magnético para o controle de atitude de satélites de pequeno porte. A proposta se refere ao estudo da aplicação de materiais nanocristalinos na constituição do núcleo do torqueador, e à análise de seu desempenho em relação a critérios de interesse da aplicação em nanossatélites no padrão Cubesat. Os projetos de nanossatélites apresentam requisitos importantes em termos de otimização e de miniaturização de seus sistemas e dispositivos por uma questão de reduzida disponibilidade de espaço e limitação de massa do veículo. Outros aspectos também são importantes, tais como o consumo de energia, que deve ser compartilhada com outros sistemas embarcados, o baixo custo que é fundamental para viabilização das missões científicas e acadêmicas e, evidentemente, o desempenho adequado aos requisitos de precisão e estabilidade de posicionamento e apontamento do satélite. Além desse contexto, o desenvolvimento de novos atuadores de atitude do tipo torqueador magnético ainda requer a melhoria de desempenho em relação à linearidade de resposta e a redução dos torques residuais produzidos. O projeto compreende também uma estrutura para testes e qualificação dos dispositivos, composta principalmente por uma gaiola de Helmholtz, arranjos experimentais e instrumentação para medição de campo magnético, de torques produzidos e outras características do sistema.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Diego Paolo Ferruzzo Correa - Integrante / Luiz de Siqueira Martins Filho - Coordenador / eduardo dos santos ferreira - Integrante / Eduardo Guéron - Integrante / Leandro Baroni - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Diego Paolo Ferruzzo Correa.
    3. 2016-2018. OTIMIZAÇÃO DE ESTRATEGIAS DO CONTROLE DE VETORES PARA REPRIMIR A TRANSMISSÃO DE DENGUE
      Descrição: A dengue é considerada uma das mais importantes doenças virais, veiculada por mosquitos, que afeta seres humanos. O causador da dengue é um vírus, mas seus transmissores são mosquitos do gênero Aedes, popularmente conhecidos como mosquito da dengue. No projeto anterior com base nos modelos matemáticos e métodos do controle moderno foi estudada a dinâmica de interações entre populações de mosquitos suscetíveis, mosquitos infectados e mosquitos que limitam a transmissão de doenças (mosquitos esterilizados e contaminados por Wolbachia); e foram determinadas as estratégias ótimas para diminuir população de vetores que transmitem dengue. Neste projeto serão considerados modelos matemáticos que descrevam a dinâmica da epidemia de dengue junto com os modelos de interações entre populações de mosquitos. Serão propostas estratégias de controle que permitam manter as populações abaixo de valores limiares de epidemia.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Diego Paolo Ferruzzo Correa - Integrante / Marat, Rafivov - Coordenador / MEZA, MAGNO ENRIQUE MENDOZA - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Diego Paolo Ferruzzo Correa.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (0)

      Organização de eventos

      • Total de organização de eventos (1)
        1. CORREA, DIEGO PAOLO F.; MEZA, M. E. M. ; ROCHA, A. D.. VI WEM - Workshop em Engenharia Mecânica. 2017. Congresso

      Lista de colaborações

      • Colaborações endôgenas (5)
        • Diego Paolo Ferruzzo Correa ⇔ Heloise Assis Fazzolari (2.0)
          1. SILVA, RONEY D. DA ; FAZZOLARI, HELOISE ASSIS ; CORREA, DIEGO PAOLO FERRUZZO. DESIGN AND IMPLEMENTATION OF A REAL TIME ATTITUDE ESTIMATION SYSTEM WITH LOW COST SENSORS / PROJETO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE ESTIMAÇÃO DE ATITUDE EM TEMPO REAL COM SENSORES DE BAIXO CUSTO. Brazilian Journal of Development. v. 7, p. 21745-21768, issn: 2525-8761, 2021.
          2. D. DA SILVA, RONEY ; ASSIS FAZZOLARI, HELOISE ; FERRUZZO CORREA, DIEGO PAOLO. Design And Implementation Of A Real Time Attitude Estimation System With Low Cost Sensors. Em: Congresso Brasileiro de Automática 2020, v. 2, 2020.

        • Diego Paolo Ferruzzo Correa ⇔ Filipe Ieda Fazanaro (1.0)
          1. COSTA FERNANDES, RAFAEL ; SILVA, PAULO SERGIO ; IEDA FAZANARO, FILIPE ; FERRUZZO CORREA, DIEGO PAOLO. Attitude and Position Estimation in UAVs using Artificial Landmarks and MEMS Sensors in a Virtual Environment. Em: Congresso Brasileiro de Automática 2020, v. 1, 2020.

        • Diego Paolo Ferruzzo Correa ⇔ Luciana Pereira (1.0)
          1. GROTTA, C. A. D. ; FERRUZZO CORREA, DIEGO PAOLO ; PEREIRA, L. ; KRUS, P.. Urban Air Mobility (UAM) and the Urban Circulation Space: Evaluation Proposal for the Reduction of Social Inequalities. Em: : Pereira, L., Krus, P., Klofsten, M. (eds) Proceedings of IDEAS 2022. IDEAS 2022. Design Science and Innovation.. (Org.). Urban Air Mobility (UAM) and the Urban Circulation Space: Evaluation Proposal for the Reduction of Social Inequalities. 1ed.Cham. : Springer International Publishing. 2023.v. 1, p. 233-241.

        • Diego Paolo Ferruzzo Correa ⇔ Luiz de Siqueira Martins Filho (1.0)
          1. MATEUS R. DA SILVA ; DIEGO P. F. CORREA ; LUIZ S. MARTINS-FILHO. Unmanned Aerial Vehicle Position and Attitude Estimation Using Computer Vision. Em: XV Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente, v. 1, 2022.

        • Diego Paolo Ferruzzo Correa ⇔ Magno Enrique Mendoza Meza (1.0)
          1. OLIVEIRA, A. C. F. ; MEZA, M. E. M. ; FERRUZZO CORREA, D. P.. Modelling and control of a wheeled mobile robot. Em: 24th ABCM International Congress of Mechanical Engineering, v. 1, p. 1-6, 2017.




      Data de processamento: 16/11/2024 16:24:34