UFABC-professores

Marcelo Salvador Caetano

Graduou-se Bacharel em Psicologia (1999-2002) e Psicólogo (1999-2003) pela Universidade Federal de São Carlos. Realizou mestrado (2004-2006) e doutorado (2004-2009) em Psicologia Experimental pela Brown University, EUA; e pós-doutorado (2009-2012) em neurobiologia na Yale University School of Medicine em New Haven, CT, EUA. Atualmente é Professor Associado no Centro de Matemática, Computação e Cognição, docente do Bacharelado em Neurociência, orientador do Programa de Pós-Graduação em Neurociência e Cognição e Pró-Reitor Adjunto de Graduação na Universidade Federal do ABC em São Bernardo do Campo, SP. É diretor de transferência do conhecimento do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino. Tem experiência nas áreas de Psicologia e Neurociência, com ênfase em psicologia experimental, modelos animais do comportamento, eletrofisiologia e neurofarmacologia. Atua principalmente nos seguintes temas: processos básicos envolvidos em estimação temporal, controle de estímulos, controle executivo e neurociência e educação, com participantes humanos e sujeitos não-humanos. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2797745559163525 (04/10/2024)
  • Rótulo/Grupo: CMCC
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2012-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Matemática, Computação e Cognição. Alameda da Universidade (UFABC) Anchieta 09606045 - São Bernardo do Campo, SP - Brasil Telefone: (11) 23206296 URL da Homepage: http://neuro.ufabc.edu.br/timing/
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2022-Atual. The Number Sense and Its Relation to Mathematical Achievement: Visit of Dr. Armando Domingos Batista Machado to UFABC
      Descrição: Esta proposta tem por objetivo apoiar, por 12 meses, a visita do Dr. Armando Machado, da Universidade de Aveiro (Portugal) à Universidade Federal do ABC (UFABC), com visitas esporádicas a laboratórios da UFSCar vinculados ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT- ECCE) - financiado pela FAPESP (Processo 2014/50909-8), CNPq (Processo 465686/2014-1) e CAPES (Processo 88887.136407/2017-00). O objetivo principal da visita será contribuir com projetos de pesquisa em andamento na UFABC e UFSCar, e desenvolver um novo projeto colaborativo durante sua estadia na UFABC. O Dr. Machado também irá contribuir com atividades esporádicas (aulas, conferências, seminários) na UFABC. Ele já visitou alguns laboratórios do INCT-ECCE, em especial da UFSCar, há alguns anos, com o apoio da FAPESP (Processo # 2015/06491-1). Como resultado, vários projetos e artigos se beneficiaram de sua assessoria, com publicações em importantes periódicos internacionais e fomento de intercâmbio internacional de alunos. Neste pedido, o foco será contribuir para alavancar um jovem, porém produtivo, grupo de pesquisa da UFABC, cujo foco de trabalho (psicologia cognitiva e percepção de tempo) faz parte da área de expertise do pesquisador visitante.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Marcelo Salvador Caetano - Coordenador / André Mascioli Cravo - Integrante / Marcelo Bussotti Reyes - Integrante / Armando Machado - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Bolsa.
      Membro: Marcelo Salvador Caetano.
    2. 2021-2023. Avaliação de Protocolos de Ensino Informatizados
      Descrição: Esta proposta reúne preocupações relacionadas ao âmbito educacional inclusivo brasileiro, que podem ser resolvidas por meio de soluções tecnológicas no contexto escolar e clínico. Ela visa preencher lacunas relacionadas ao desenvolvimento e avaliação de protocolos de ensino informatizados, com o objetivo de gerar dados empíricos de sua efetividade. A proposta foi estruturada em três componentes: (1a) Avaliação da efetividade de dois protocolos informatizados para o ensino de habilidades de leitura e escrita já existentes e validados em estudos anteriores ? Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos (ALEPP) e Kalulu ? incluindo (1b) a descrição dos correlatos neurofisiológicos e neuropsicológicos do desenvolvimento dessas habilidades; (2) Desenvolvimento e avaliação de soluções computacionais que favoreçam o ensino estruturado na perspectiva analítico-comportamental de estudantes público-alvo da educação especial na sala de aula inclusiva; e (3) Desenvolvimento e avaliação da efetividade de protocolos de ensino informatizados de habilidades práticas de intervenção ao Transtorno do Espectro Autista, implementados através de uma plataforma de Ensino Computadorizado Interativo, para o estabelecimento de competências em pessoal técnico de apoio à intervenção clínica, facilitadores da inclusão escolar e pais de crianças diagnosticadas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (2) . Integrantes: Marcelo Salvador Caetano - Coordenador / Julio Cesar Coelho de Rose - Integrante / Maria Teresa Carthery-Goulart - Integrante / Katerina Lukasova - Integrante / Carlos Barbosa Alves de Souza - Integrante / João Paulo Gois - Integrante / Lidia Maria Marson Postalli - Integrante / Priscila Benitez - Integrante / Romariz da Silva Barros - Integrante. Financiador(es): FAPESP - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcelo Salvador Caetano.
      Descrição: Esta proposta reúne preocupações relacionadas ao âmbito educacional inclusivo brasileiro, que podem ser resolvidas por meio de soluções tecnológicas no contexto escolar e clínico. Ela visa preencher lacunas relacionadas ao desenvolvimento e avaliação de protocolos de ensino informatizados, com o objetivo de gerar dados empíricos de sua efetividade. A proposta foi estruturada em três componentes: (1a) Avaliação da efetividade de dois protocolos informatizados para o ensino de habilidades de leitura e escrita já existentes e validados em estudos anteriores - Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos (ALEPP) e Kalulu - incluindo (1b) a descrição dos correlatos neurofisiológicos e neuropsicológicos do desenvolvimento dessas habilidades; (2) Desenvolvimento e avaliação de soluções computacionais que favoreçam o ensino estruturado na perspectiva analítico-comportamental de estudantes público-alvo da educação especial na sala de aula inclusiva; e (3) Desenvolvimento e avaliação da efetividade de protocolos de ensino informatizados de habilidades práticas de intervenção ao Transtorno do Espectro Autista, implementados através de uma plataforma de Ensino Computadorizado Interativo, para o estabelecimento de competências em pessoal técnico de apoio à intervenção clínica, facilitadores da inclusão escolar e pais de crianças diagnosticadas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Katerina Lukasova - Integrante / Maria Teresa Carthery Goulart - Integrante / Marcelo Salvador Caetano - Coordenador / Carlos Barbosa Alves de Souza - Integrante / João Paulo Gois - Integrante / Lidia Maria Marson Postalli - Integrante / Priscila Benitez - Integrante / Júlio César Coelho de Rose - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Auxílio financeiro.
      Membro: Katerina Lukasova.
    3. 2018-2022. A representação de informações temporais na atividade neural
      Descrição: Humanos e animais não humanos são capazes de estimar intervalos temporais de diferentes durações. Intervalos de centenas de milissegundos a segundos são especialmente importantes para processos sensoriais, motores e cognitivos. Apesar de existir uma série de modelos teóricos para explicar como se dá o processamento de tempo nesta escala, os mecanismos subjacentes a este processamento ainda são amplamente desconhecidos. Uma das principais dificuldades em entender estes mecanismos é a inexistência de um marcador eletrofisiológico de processamento temporal em registros de eletroencefalografia (EEG). Porém, estudos recentes usando metodologias baseadas em análises de padrões multivariados (multivariate pattern analyses - MVPA) têm mostrado o potencial destas técnicas em decodificar a representação de informação em nosso sistema nervoso central (SNC). No presente projeto, temos como objetivo utilizar métodos de MVPA para investigar como se dá o processamento temporal. Por meio de três experimentos com registro concomitante de EEG, iremos investigar como diferentes tarefas, intervalos e aprendizado modulam a representação de tempo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcelo Salvador Caetano - Integrante / André Mascioli Cravo - Coordenador / Marcelo Bussotti Reyes - Integrante / Raphael Yokoingawa de Camargo - Integrante.
      Membro: Marcelo Salvador Caetano.
      Descrição: Humanos e animais não humanos são capazes de estimar intervalos temporais de diferentes durações. Intervalos de centenas de milissegundos a segundos são especialmente importantes para processos sensoriais, motores e cognitivos. Apesar de existir uma série de modelos teóricos para explicar como se dá o processamento de tempo nesta escala, os mecanismos subjacentes a este processamento ainda são amplamente desconhecidos. Uma das principais dificuldades em entender estes mecanismos é a inexistência de um marcador eletrofisiológico de processamento temporal em registros de eletroencefalografia (EEG). Porém, estudos recentes usando metodologias baseadas em análises de padrões multivariados (multivariate pattern analyses - MVPA) têm mostrado o potencial destas técnicas em decodificar a representação de informação em nosso sistema nervoso central (SNC). No presente projeto, temos como objetivo utilizar métodos de MVPA para investigar como se dá o processamento temporal. Por meio de três experimentos com registro concomitante de EEG, iremos investigar como diferentes tarefas, intervalos e aprendizado modulam a representação de tempo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . Integrantes: André Mascioli Cravo - Coordenador / Marcelo Salvador Caetano - Integrante / Marcelo Bussotti Reyes - Integrante / Raphael Y. de Camargo - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: André Mascioli Cravo.
    4. 2014-2017. Correlatos neurais da aprendizagem temporal
      Descrição: Nós constantemente aprendemos e atualizamos nossas crenças sobre quando determinados eventos ocorrerão. Por exemplo, nós sabemos o tempo esperado entre o apertar de uma tecla no controle remoto e a mudança de canal ocorrer, ou o intervalo entre um jogador de tênis fazer um movimento para sacar e o momento onde devemos iniciar nossa resposta. Entretanto, os mecanismos que regem este aprendizado ainda são amplamente desconhecidos. Em outras palavras, como nós nos adaptamos a um controle remoto que possui um atraso maior entre o apertar do botão e a mudança de canal? Ou como nós adaptamos nossa resposta ao saque de um novo jogador? No presente projeto, temos como objetivo estudar: 1. como nós aprendemos e atualizamos processos de expectativa temporal e 2. Os mecanismos neurais subjacentes a este processo de aprendizagem. Para tal, são propostos três séries de experimentos que investigam diferentes aspectos deste processo. No Experimento 1 o objetivo é investigar como aprendemos a alocar nossa atenção temporal para momentos relevantes. No Experimento 2, vamos investigar como nós atualizamos o momento de nossas ações motoras para que eventos causados por nós ocorram em momentos específicos. No Experimento 3 o objetivo é investigar como nós armazenamos e recuperamos informações sobre intervalos temporais em nossa memória de longo prazo. Todos os experimentos consistem de tarefas psicofísicas com registro concomitante de atividade eletroencefalográfica. Os resultados de cada experimento em particular e do conjunto de experimentos ao final do projeto permitirá observar os efeitos da aprendizagem temporal e os mecanismos antecipatórios envolvidos neste processo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Marcelo Salvador Caetano - Integrante / André Mascioli Cravo - Coordenador / Marcelo Bussotti Reyes - Integrante. Financiador(es): FAPESP - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Marcelo Salvador Caetano.
      Descrição: Nós constantemente aprendemos e atualizamos nossas crenças sobre quando determinados eventos ocorrerão. Por exemplo, nós sabemos o tempo esperado entre o apertar de uma tecla no controle remoto e a mudança de canal ocorrer, ou o intervalo entre um jogador de tênis fazer um movimento para sacar e o momento onde devemos iniciar nossa resposta. Entretanto, os mecanismos que regem este aprendizado ainda são amplamente desconhecidos. Em outras palavras, como nós nos adaptamos a um controle remoto que possui um atraso maior entre o apertar do botão e a mudança de canal? Ou como nós adaptamos nossa resposta ao saque de um novo jogador? No presente projeto, temos como objetivo estudar: 1. como nós aprendemos e atualizamos processos de expectativa temporal e 2. Os mecanismos neurais subjacentes a este processo de aprendizagem.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Marcelo Bussotti Reyes - Integrante / Marcelo Salvador Caetano - Integrante / André Mascioli Cravo - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcelo Bussotti Reyes.
      Descrição: Nós constantemente aprendemos e atualizamos nossas crenças sobre quando determinados eventos ocorrerão. Por exemplo, nós sabemos o tempo esperado entre o apertar de uma tecla no controle remoto e a mudança de canal ocorrer, ou o intervalo entre um jogador de tênis fazer um movimento para sacar e o momento onde devemos iniciar nossa resposta. Entretanto, os mecanismos que regem este aprendizado ainda são amplamente desconhecidos. Em outras palavras, como nós nos adaptamos a um controle remoto que possui um atraso maior entre o apertar do botão e a mudança de canal? Ou como nós adaptamos nossa resposta ao saque de um novo jogador? No presente projeto, temos como objetivo estudar: 1. como nós aprendemos e atualizamos processos de expectativa temporal e 2. Os mecanismos neurais subjacentes a este processo de aprendizagem.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: André Mascioli Cravo - Coordenador / Peter M. E. Claessens - Integrante / Karin Moreira Santos - Integrante / Marcelo Salvador Caetano - Integrante / Marcelo Bussotti Reyes - Integrante / Nicolas Laur Oliveira Camara Cesar - Integrante / Louise C. Barne - Integrante / Mateus Silvestrin - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: André Mascioli Cravo.
    5. 2013-2016. Estratégias comportamentais em múltiplas discriminações temporais em ratos
      Descrição: O objetivo é descrever as condições de treino sob as quais estímulos ambientais assumem controle sobre o comportamento de estimação temporal em ratos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Marcelo Salvador Caetano - Coordenador / Marcelo Bussotti Reyes - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Marcelo Salvador Caetano.
      Descrição: O objetivo é descrever as condições de treino sob as quais estímulos ambientais assumem controle sobre o comportamento de estimação temporal em ratos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Marcelo Bussotti Reyes - Integrante / Marcelo Salvador Caetano - Coordenador / André Mascioli Cravo - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcelo Bussotti Reyes.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Prêmio Melhores Professores do UFABC Help, UFABC.. 2013.
      Membro: Marcelo Salvador Caetano.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (15)
    1. 2nd Annual Conference of the Timing Research Forum. The N400 effect for violation of temporal expectation in a masked priming task. 2019. (Congresso).
    2. 49a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Aprendendo a ler e a escrever em pequenos passos: ALEPP. 2019. (Congresso).
    3. BETT Educar. Aprendendo a ler e a escrever em pequenos passos: ALEPP. 2019. (Congresso).
    4. IX Four Biotec. Uma breve introdução à neurociência e suas possíveis interfaces com a biotecnologia. 2019. (Congresso).
    5. Palestra no Departamento de Psicologia da UNAM.Stimulus and Temporal Control of Behavior. 2019. (Seminário).
    6. XLII Reunião Anual da SBNeC. The N400 effect for violation of temporal expectation in a masked priming task. 2019. (Congresso).
    7. XVII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP.Andamento dos projetos do INCT-ECCE na UFABC. 2018. (Simpósio).
    8. 1st Conference of the Timing Research Forum. Stimulus and Temporal Control of Behavior. 2017. (Congresso).
    9. IV Brazilian Meeting on Brain and Cognition. Determinants of temporal control in multiple fixed intervals. 2017. (Congresso).
    10. 9th World Congress of the International Brain Research Organization. Shoot the target: Assessment of the influence of the type of training on learning of multiple temporal discriminations. 2015. (Congresso).
    11. III Brazilian Meeting on Brain and Cognition. Effect of the number of stimulus-interval pairs in learning of multiple temporal discriminations in rats. 2015. (Congresso).
    12. II Brazilian Meeting on Brain and Cognition. 2013. (Encontro).
    13. XXXVII Congresso Anual da SBNeC.The rhythms of time: development of delta-range fluctuations in mPFC during learning of a timing task. 2013. (Simpósio).
    14. MBL-USP-FAPESP Joint Courses - Neural Systems & Behavior - Invited faculty.Neural Systems & Behavior. 2012. (Seminário).
    15. The New York Academy of Sciences - The Pharmacology of Aging: Why Age Matters. 2012. (Simpósio).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (8)
    1. CAETANO, M. S.. Fourth Brazilian Meeting on Brain and Cognition. 2017. (Congresso).. . 0.
    2. Sato, João R.; ALMEIDA, M. C. ; SALUM, C. O. ; SOUZA, F. S. ; CAETANO, M. S. ; Biazoli, Claudinei Eduardo. Third Brazilian Meeting on Brain and Cognition. 2015. Congresso
    3. CAETANO, M. S.. Second Brazilian Meeting on Brain and Cognition. 2013. (Congresso).. . 0.
    4. CAETANO, M. S.. IV Conferência Anual Interdisciplinar dos Brasileiros na Brown (CAINBRA). 2008. (Congresso).. . 0.
    5. CAETANO, M. S.. III Conferência Anual Interdisciplinar dos Brasileiros na Brown (CAINBRA). 2007. (Congresso).. . 0.
    6. CAETANO, M. S.. II Jornada da Análise do Comportamento da Universidade Federal de São Carlos (JAC). 2003. (Congresso).. . 0.
    7. CAETANO, M. S.. I Jornada da Análise do Comportamento da Universidade Federal de São Carlos (JAC). 2002. (Congresso).. . 0.
    8. CAETANO, M. S.. IX Congresso Regional dos Estudantes de Engenharia Química (COREQ). 2002. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (12)
    • Marcelo Salvador Caetano ⇔ André Mascioli Cravo (10.0)
      1. TUNES, GABRIELA C ; FERMINO DE OLIVEIRA, ELIEZYER ; VIEIRA, ESTEVÃO UP ; CAETANO, MARCELO S ; CRAVO, ANDRÉ M ; BUSSOTTI REYES, MARCELO. Time encoding migrates from prefrontal cortex to dorsal striatum during learning of a self-timed response duration task. eLife. v. 11, p. e65495, issn: 2050-084X, 2022.
      2. REYES, MARCELO BUSSOTTI ; DE MIRANDA, DIEGO HENRIQUE ; TUNES, GABRIELA CHIUFFA ; CRAVO, ANDRÉ MASCIOLI ; CAETANO, MARCELO SALVADOR. Rats can learn a temporal task in a single session. BEHAVIOURAL PROCESSES. v. 170, p. 103986, issn: 0376-6357, 2020.
      3. NEPOMOCENO, ESTELA B. ; CRAVO, ANDRÉ M. ; REYES, MARCELO B. ; Caetano, Marcelo S.. Temporal regularity and stimulus control in multiple fixed interval schedules. BEHAVIOURAL PROCESSES. v. 171, p. 104019, issn: 0376-6357, 2019.
      4. BARNE, LOUISE C. ; SATO, JOÃO R. ; de Camargo, Raphael Y. ; CLAESSENS, PETER M.E. ; CAETANO, MARCELO S. ; CRAVO, ANDRÉ M.. A common representation of time across visual and auditory modalities. NEUROPSYCHOLOGIA. v. 119, p. 223-232, issn: 0028-3932, 2018.
      5. BARNE, LOUISE CATHERYNE ; CLAESSENS, PETER MAURICE ERNA ; REYES, MARCELO BUSSOTTI ; CAETANO, MARCELO SALVADOR ; CRAVO, ANDRÉ MASCIOLI. Low-frequency cortical oscillations are modulated by temporal prediction and temporal error coding. Neuroimage (Orlando, Fla. Print). v. 146, p. 40-46, issn: 1053-8119, 2017.
      6. BUENO, FERNANDA DANTAS ; MORITA, VANESSA C. ; de Camargo, Raphael Y. ; REYES, MARCELO B. ; CAETANO, MARCELO S. ; CRAVO, ANDRÉ M.. Dynamic representation of time in brain states. Open Access Scientific Reports. v. 7, p. 46053, issn: 2045-2322, 2017.
      7. CRAVO, ANDRE MASCIOLI ; SANTOS, KARIN MOREIRA ; REYES, MARCELO BUSSOTTI ; CAETANO, MARCELO SALVADOR ; Claessens, Peter M. E.. Visual Causality Judgments Correlate with the Phase of Alpha Oscillations. Journal of Cognitive Neuroscience. v. 27, p. 1887-1894, issn: 0898-929X, 2015.
      8. LABLIUK, T. P. ; GUILHARDI, P. ; CRAVO, A. M. ; CHURCH, R. M. ; CAETANO, M. S.. Determinants of temporal or stimulus control in humans and rats. INTERNATIONAL JOURNAL OF COMPARATIVE PSYCHOLOGY. v. 28, p. 1-13, issn: 0889-3667, 2015.
      9. TUNES, G. C. ; OLIVEIRA, E. F. ; CRAVO, ANDRE MASCIOLI ; CAETANO, M. S. ; REYES, M. B.. Se desvendarmos o código neural, poderemos ler pensamentos?. Em: Roberta Roque Baradel; Edgard Pereira Neves; Maria Teresa Carthery-Goulart. (Org.). CuriosaMente: Descobrindo a Neurociência. 1ed.São Bernardo do Campo, SP. : Editora UFABC. 2016.v. 1, p. 165-182.
      10. CRAVO, A. M. ; BARNE, L. C. ; REYES, M. B. ; CAETANO, M. S.. Oscillatory mechanisms involved in the coding of temporal errors. Em: 38th European Conference on Visual Perception (ECVP), 2015, Liverpool. Perception. Thousand Oaks, CA, USA: SAGE Publishing, v. 44, p. 14-14, 2015.

    • Marcelo Salvador Caetano ⇔ Marcelo Bussotti Reyes (9.0)
      1. TUNES, GABRIELA C ; FERMINO DE OLIVEIRA, ELIEZYER ; VIEIRA, ESTEVÃO UP ; CAETANO, MARCELO S ; CRAVO, ANDRÉ M ; BUSSOTTI REYES, MARCELO. Time encoding migrates from prefrontal cortex to dorsal striatum during learning of a self-timed response duration task. eLife. v. 11, p. e65495, issn: 2050-084X, 2022.
      2. REYES, MARCELO BUSSOTTI ; DE MIRANDA, DIEGO HENRIQUE ; TUNES, GABRIELA CHIUFFA ; CRAVO, ANDRÉ MASCIOLI ; CAETANO, MARCELO SALVADOR. Rats can learn a temporal task in a single session. BEHAVIOURAL PROCESSES. v. 170, p. 103986, issn: 0376-6357, 2020.
      3. NEPOMOCENO, ESTELA B. ; CRAVO, ANDRÉ M. ; REYES, MARCELO B. ; Caetano, Marcelo S.. Temporal regularity and stimulus control in multiple fixed interval schedules. BEHAVIOURAL PROCESSES. v. 171, p. 104019, issn: 0376-6357, 2019.
      4. VARELLA, THIAGO T. ; REYES, MARCELO BUSSOTTI ; CAETANO, MARCELO S. ; de Camargo, Raphael Y.. A model for the peak-interval task based on neural oscillation-delimited states. BEHAVIOURAL PROCESSES. v. 168, p. 103941, issn: 0376-6357, 2019.
      5. BARNE, LOUISE CATHERYNE ; CLAESSENS, PETER MAURICE ERNA ; REYES, MARCELO BUSSOTTI ; CAETANO, MARCELO SALVADOR ; CRAVO, ANDRÉ MASCIOLI. Low-frequency cortical oscillations are modulated by temporal prediction and temporal error coding. Neuroimage (Orlando, Fla. Print). v. 146, p. 40-46, issn: 1053-8119, 2017.
      6. BUENO, FERNANDA DANTAS ; MORITA, VANESSA C. ; de Camargo, Raphael Y. ; REYES, MARCELO B. ; CAETANO, MARCELO S. ; CRAVO, ANDRÉ M.. Dynamic representation of time in brain states. Open Access Scientific Reports. v. 7, p. 46053, issn: 2045-2322, 2017.
      7. CRAVO, ANDRE MASCIOLI ; SANTOS, KARIN MOREIRA ; REYES, MARCELO BUSSOTTI ; CAETANO, MARCELO SALVADOR ; Claessens, Peter M. E.. Visual Causality Judgments Correlate with the Phase of Alpha Oscillations. Journal of Cognitive Neuroscience. v. 27, p. 1887-1894, issn: 0898-929X, 2015.
      8. TUNES, G. C. ; OLIVEIRA, E. F. ; CRAVO, ANDRE MASCIOLI ; CAETANO, M. S. ; REYES, M. B.. Se desvendarmos o código neural, poderemos ler pensamentos?. Em: Roberta Roque Baradel; Edgard Pereira Neves; Maria Teresa Carthery-Goulart. (Org.). CuriosaMente: Descobrindo a Neurociência. 1ed.São Bernardo do Campo, SP. : Editora UFABC. 2016.v. 1, p. 165-182.
      9. NEPOMOCENO, E. B. ; GIORJIANI, G. M. ; REYES, M. B. ; CAETANO, M. S.. De olho no relógio: Como percebemos a passagem do tempo. Em: Roberta Roque Baradel; Edgard Pereira Neves; Maria Teresa Carthery-Goulart. (Org.). De olho no relógio: Como percebemos a passagem do tempo. 1ed.São Bernardo do Campo. : EdUFABC. 2016.v. 1, p. 47-65.

    • Marcelo Salvador Caetano ⇔ Peter Maurice Erna Claessens (4.0)
      1. BARNE, LOUISE C. ; SATO, JOÃO R. ; de Camargo, Raphael Y. ; CLAESSENS, PETER M.E. ; CAETANO, MARCELO S. ; CRAVO, ANDRÉ M.. A common representation of time across visual and auditory modalities. NEUROPSYCHOLOGIA. v. 119, p. 223-232, issn: 0028-3932, 2018.
      2. BARNE, LOUISE CATHERYNE ; CLAESSENS, PETER MAURICE ERNA ; REYES, MARCELO BUSSOTTI ; CAETANO, MARCELO SALVADOR ; CRAVO, ANDRÉ MASCIOLI. Low-frequency cortical oscillations are modulated by temporal prediction and temporal error coding. Neuroimage (Orlando, Fla. Print). v. 146, p. 40-46, issn: 1053-8119, 2017.
      3. AGOSTINO, CAMILA S. ; CAETANO, MARCELO S. ; BALCI, FUAT ; Claessens, Peter M. E. ; ZANA, YOSSI. Individual differences in long-range time representation. Attention Perception & Psychophysics. v. 80, p. 1-8, issn: 1943-3921, 2017.
      4. CRAVO, ANDRE MASCIOLI ; SANTOS, KARIN MOREIRA ; REYES, MARCELO BUSSOTTI ; CAETANO, MARCELO SALVADOR ; Claessens, Peter M. E.. Visual Causality Judgments Correlate with the Phase of Alpha Oscillations. Journal of Cognitive Neuroscience. v. 27, p. 1887-1894, issn: 0898-929X, 2015.

    • Marcelo Salvador Caetano ⇔ Raphael Yokoingawa de Camargo (3.0)
      1. VARELLA, THIAGO T. ; REYES, MARCELO BUSSOTTI ; CAETANO, MARCELO S. ; de Camargo, Raphael Y.. A model for the peak-interval task based on neural oscillation-delimited states. BEHAVIOURAL PROCESSES. v. 168, p. 103941, issn: 0376-6357, 2019.
      2. BARNE, LOUISE C. ; SATO, JOÃO R. ; de Camargo, Raphael Y. ; CLAESSENS, PETER M.E. ; CAETANO, MARCELO S. ; CRAVO, ANDRÉ M.. A common representation of time across visual and auditory modalities. NEUROPSYCHOLOGIA. v. 119, p. 223-232, issn: 0028-3932, 2018.
      3. BUENO, FERNANDA DANTAS ; MORITA, VANESSA C. ; de Camargo, Raphael Y. ; REYES, MARCELO B. ; CAETANO, MARCELO S. ; CRAVO, ANDRÉ M.. Dynamic representation of time in brain states. Open Access Scientific Reports. v. 7, p. 46053, issn: 2045-2322, 2017.

    • Marcelo Salvador Caetano ⇔ Abrahão Fontes Baptista (2.0)
      1. S. Z. MAIA, VANESSA ; SILVA, CATARINA MOVIO ; DE PAULA OLIVEIRA, INAEH ; DA SILVA OLIVEIRA, VICTÓRIA REGINA ; DALE, CAMILA SQUARZONI ; BAPTISTA, ABRAHÃO FONTES ; Caetano, Marcelo S.. Time perception and pain: Can a temporal illusion reduce the intensity of pain?. LEARNING & BEHAVIOR. v. 52, p. x-x, issn: 1543-4494, 2023.
      2. MORYA, EDGARD ; MONTE-SILVA, KÁTIA ; BIKSON, MAROM ; ESMAEILPOUR, ZEINAB ; BIAZOLI, CLAUDINEI EDUARDO ; FONSECA, ANDRE ; BOCCI, TOMMASO ; FARZAN, FARANAK ; CHATTERJEE, RAAJ ; HAUSDORFF, JEFFREY M. ; DA SILVA MACHADO, DANIEL GOMES ; BRUNONI, ANDRÉ RUSSOWSKY ; MEZGER, EVA ; MOSCALESKI, LUCIANE APARECIDA ; PEGADO, RODRIGO ; SATO, JOÃO RICARDO ; CAETANO, MARCELO SALVADOR ; SÁ, KÁTIA NUNES ; TANAKA, CLARICE ; BAPTISTA, Abrahão Fontes ; et.al. Beyond the target area: an integrative view of tDCS-induced motor cortex modulation in patients and athletes. Journal of NeuroEngineering and Rehabilitation. v. 16, p. 1-29, issn: 1743-0003, 2019.

    • Marcelo Salvador Caetano ⇔ Claudinei Eduardo Biazoli Junior (2.0)
      1. GIORJIANI, GIULIANA MARTINATTI ; BIAZOLI, CLAUDINEI EDUARDO ; CAETANO, MARCELO SALVADOR. Differences in perceived durations between plausible biological and non-biological stimuli. EXPERIMENTAL BRAIN RESEARCH. v. 1, p. 1-13, issn: 0014-4819, 2020.
      2. MORYA, EDGARD ; MONTE-SILVA, KÁTIA ; BIKSON, MAROM ; ESMAEILPOUR, ZEINAB ; BIAZOLI, CLAUDINEI EDUARDO ; FONSECA, ANDRE ; BOCCI, TOMMASO ; FARZAN, FARANAK ; CHATTERJEE, RAAJ ; HAUSDORFF, JEFFREY M. ; DA SILVA MACHADO, DANIEL GOMES ; BRUNONI, ANDRÉ RUSSOWSKY ; MEZGER, EVA ; MOSCALESKI, LUCIANE APARECIDA ; PEGADO, RODRIGO ; SATO, JOÃO RICARDO ; CAETANO, MARCELO SALVADOR ; SÁ, KÁTIA NUNES ; TANAKA, CLARICE ; BAPTISTA, Abrahão Fontes ; et.al. Beyond the target area: an integrative view of tDCS-induced motor cortex modulation in patients and athletes. Journal of NeuroEngineering and Rehabilitation. v. 16, p. 1-29, issn: 1743-0003, 2019.

    • Marcelo Salvador Caetano ⇔ Joao Ricardo Sato (2.0)
      1. MORYA, EDGARD ; MONTE-SILVA, KÁTIA ; BIKSON, MAROM ; ESMAEILPOUR, ZEINAB ; BIAZOLI, CLAUDINEI EDUARDO ; FONSECA, ANDRE ; BOCCI, TOMMASO ; FARZAN, FARANAK ; CHATTERJEE, RAAJ ; HAUSDORFF, JEFFREY M. ; DA SILVA MACHADO, DANIEL GOMES ; BRUNONI, ANDRÉ RUSSOWSKY ; MEZGER, EVA ; MOSCALESKI, LUCIANE APARECIDA ; PEGADO, RODRIGO ; SATO, JOÃO RICARDO ; CAETANO, MARCELO SALVADOR ; SÁ, KÁTIA NUNES ; TANAKA, CLARICE ; BAPTISTA, Abrahão Fontes ; et.al. Beyond the target area: an integrative view of tDCS-induced motor cortex modulation in patients and athletes. Journal of NeuroEngineering and Rehabilitation. v. 16, p. 1-29, issn: 1743-0003, 2019.
      2. BARNE, LOUISE C. ; SATO, JOÃO R. ; de Camargo, Raphael Y. ; CLAESSENS, PETER M.E. ; CAETANO, MARCELO S. ; CRAVO, ANDRÉ M.. A common representation of time across visual and auditory modalities. NEUROPSYCHOLOGIA. v. 119, p. 223-232, issn: 0028-3932, 2018.

    • Marcelo Salvador Caetano ⇔ Alexandre Hideki Okano (1.0)
      1. MORYA, EDGARD ; MONTE-SILVA, KÁTIA ; BIKSON, MAROM ; ESMAEILPOUR, ZEINAB ; BIAZOLI, CLAUDINEI EDUARDO ; FONSECA, ANDRE ; BOCCI, TOMMASO ; FARZAN, FARANAK ; CHATTERJEE, RAAJ ; HAUSDORFF, JEFFREY M. ; DA SILVA MACHADO, DANIEL GOMES ; BRUNONI, ANDRÉ RUSSOWSKY ; MEZGER, EVA ; MOSCALESKI, LUCIANE APARECIDA ; PEGADO, RODRIGO ; SATO, JOÃO RICARDO ; CAETANO, MARCELO SALVADOR ; SÁ, KÁTIA NUNES ; TANAKA, CLARICE ; BAPTISTA, Abrahão Fontes ; et.al. Beyond the target area: an integrative view of tDCS-induced motor cortex modulation in patients and athletes. Journal of NeuroEngineering and Rehabilitation. v. 16, p. 1-29, issn: 1743-0003, 2019.

    • Marcelo Salvador Caetano ⇔ André Ricardo Oliveira da Fonseca (1.0)
      1. MORYA, EDGARD ; MONTE-SILVA, KÁTIA ; BIKSON, MAROM ; ESMAEILPOUR, ZEINAB ; BIAZOLI, CLAUDINEI EDUARDO ; FONSECA, ANDRE ; BOCCI, TOMMASO ; FARZAN, FARANAK ; CHATTERJEE, RAAJ ; HAUSDORFF, JEFFREY M. ; DA SILVA MACHADO, DANIEL GOMES ; BRUNONI, ANDRÉ RUSSOWSKY ; MEZGER, EVA ; MOSCALESKI, LUCIANE APARECIDA ; PEGADO, RODRIGO ; SATO, JOÃO RICARDO ; CAETANO, MARCELO SALVADOR ; SÁ, KÁTIA NUNES ; TANAKA, CLARICE ; BAPTISTA, Abrahão Fontes ; et.al. Beyond the target area: an integrative view of tDCS-induced motor cortex modulation in patients and athletes. Journal of NeuroEngineering and Rehabilitation. v. 16, p. 1-29, issn: 1743-0003, 2019.

    • Marcelo Salvador Caetano ⇔ Priscila Benitez (1.0)
      1. BENITEZ, PRISCILA ; DOMENICONI, Camila ; OKU, AMANDA YUMI AMBRIOLA ; SOARES JUNIOR, RAIMUNDO DA SILVA ; MORI, FERNANDA YUMI RIBEIRO ; SASSAKI, LINCOLN ; MOURA, THAINÁ LETÍCIA DOURADO ; OLIVEIRA, THARINY ; OLIVEIRA, LIZBETH CONTI DE CARVALHO ; SILVA, GIOVANA DA ; SATO, JOÃO RICARDO ; CAETANO, MARCELO SALVADOR. ANÁLISE DA VIABILIDADE DE USO DO FNIRS EM ATIVIDADES EDUCACIONAIS COM CRIANÇAS E JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E AUTISMO. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. v. 29, p. 377-398, issn: 1980-5470, 2023.

    • Marcelo Salvador Caetano ⇔ Tatiana Lima Ferreira (1.0)
      1. NEPOMOCENO, ESTELA B. ; RODRIGUES, SAMANTA ; DE MELO, KATIA S. ; FERREIRA, TATIANA L. ; FREESTONE, DAVID ; CAETANO, MARCELO S.. Insular and prelimbic cortices control behavioral accuracy and precision in a temporal decision-making task in rats. BEHAVIOURAL BRAIN RESEARCH. v. 465, p. 114961, issn: 0166-4328, 2024.

    • Marcelo Salvador Caetano ⇔ Yossi Zana (1.0)
      1. AGOSTINO, CAMILA S. ; CAETANO, MARCELO S. ; BALCI, FUAT ; Claessens, Peter M. E. ; ZANA, YOSSI. Individual differences in long-range time representation. Attention Perception & Psychophysics. v. 80, p. 1-8, issn: 1943-3921, 2017.




Data de processamento: 16/11/2024 16:24:34