UFABC-professores

Patrícia Del Nero Velasco

Possui bacharelado (1996), licenciatura (1997), mestrado (2000) e doutorado (2004) em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Em 2019 realizou estágio de pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP, campus Marília. Atua como professora e pesquisadora da Universidade Federal do ABC (UFABC), instituição na qual coordenou o Curso de Licenciatura em Filosofia (2010-2012), o Subprojeto PIBID-Filosofia (2011-2013) e o Núcleo UFABC do PROF-FILO - Mestrado Profissional em Filosofia (2015-2018; 2020), bem como foi representante docente das coordenações do Curso de Bacharelado em Filosofia (2014-2015), do Curso de Licenciatura em Filosofia (2013-2017; 2024-atual)) e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (2015-2017), além de representante do Curso de Licenciatura em Filosofia junto ao Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério de Educação Básica da UFABC (COMFOR-UFABC) (2014-2016) e membro do Comitê Gestor Nacional do PROF-FILO (2018-2020). Desde 2013 é membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Licenciatura em Filosofia, o qual atualmente preside (03/2024-02/2026); no biênio 2022-2024 é representante docente do Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) e, desde março de 2023, vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Lidera o grupo do CNPq Laboratório de Pesquisa e Ensino de Filosofia (LaPEFil), atuando nas linhas Fundamentos do Ensino de Filosofia e Ensino de Argumentação Lógica e Ciências. Na primeira, desenvolveu o projeto A constituição do ensino de filosofia como campo de conhecimento: mapeamento da área na década de 2008 a 2018 (Chamada CNPq N 22/2018); na segunda, desenvolveu o projeto Sobre o lugar da argumentação lógica na Filosofia: subsídios teóricos e metodológicos para o Ensino Médio (Edital Universal - MCTI/CNPq N 14/2014). É integrante do núcleo de sustentação do grupo de trabalho da ANPOF Filosofar e Ensinar a Filosofar (o qual coordenou no biênio 2022-2024), membro dos grupos de pesquisa ELAD - Estudos de Linguagem, Argumentação e Discurso (UESC/CNPq) e ENFILO - Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Ensino de Filosofia (UNESP/CNPq), além de autora dos livros Educando para a argumentação: contribuições do ensino da lógica (Editora Autêntica) e Filosofar e Ensinar a Filosofar: registros do GT da ANPOF 2006-2018 (NEFI Edições). No biênio 2021-2022, exerceu o cargo de secretária geral da diretoria da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF), entidade com a qual colaborou como secretária adjunta na gestão 2019-2020 e pela qual integrou o Comitê Diretivo da Campanha Nacional em Defesa das Ciências Humanas no currículo da Educação Básica (CNDCH). De 2023 a 2027 integra o Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Argumentação (ABA) e, desde 02 de outubro de 2024, preside a Associação Brasileira de Ensino de Filosofia (ABEFil). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0717394972836082 (30/10/2024)
  • Rótulo/Grupo: CCNH
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2009-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. Alameda da Universidade (UFABC) Anchieta 09606045 - São Bernardo do Campo, SP - Brasil Telefone: (11) 23206236 URL da Homepage: www.ufabc.edu.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Filosofia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2023-Atual. Práticas dialógicas para o ensino da filosofia (PROF-FILO)
      Descrição: As práticas dialógicas de ensino pressupõem o encontro de sujeitos que interagem na construção do conhecimento, implicando, portanto, uma relação horizontal e simétrica de criação e troca, que corrobora a elaboração de um pensamento não dogmático e valoriza a diferença e a alteridade. Desse modo, as práticas dialógicas promovem a autonomia do pensamento e da ação dos sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, permitindo a aquisição e a transformação do conhecimento em resposta ao contexto sociocultural desses sujeitos. Entende-se que o ensino de filosofia encontra nessas práticas um meio e um espaço promissor, pois é da natureza da filosofia a dialogicidade, como se pode observar, por exemplo, no modo de filosofar de Sócrates, na hermenêutica filosófica de Gadamer e na reflexão e práxis educativa de Paulo Freire. Portanto, desde ao menos Sócrates, aspráticas dialógicas adquiriram o caráter de um método privilegiado de ensinar e aprender o pensamento crítico. Este projeto agrupa pesquisas que visam desenvolver nos estudantes a capacidade de examinar os pressupostos, princípios, raciocínios e evidências, além de considerar as implicações e as consequências e formular e criticar alternativas a quaisquer pontos de vista. Nesse sentido, o projeto objetiva investigar, analisar e produzir as condições de possibilidade do ensino da filosofia por meio do diálogo entre estudantes e professores, observando as situações favoráveis ao diálogo, as regras que devem ser estabelecidas e respeitadas no debate, os critérios do modo dialógico de pensar, as argumentações etc., com o objetivo de desenvolver tanto referenciais metodológicos quanto recursosdidáticos voltados à aplicação de práticas dialógicas no ensino de filosofia na educação básica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Patrícia Del Nero Velasco - Integrante / CELSO DE MORAES PINHEIRO - Integrante / Alexandre Jordão Baptista - Coordenador / Karen Franklin da Silva - Integrante / Christian Lindberg Lopes Nascimento - Integrante / Maria Reilta Dantas Cirino - Integrante / ANTONIO GOMES DA SILVA - Integrante / ANTONIO VIDAL NUNES - Integrante / MARCOS ALEXANDRE BORGES - Integrante / LEONARDO SARTORI PORTO - Integrante.
      Membro: Patrícia Del Nero Velasco.
    2. 2021-Atual. A consolidação do Ensino de Filosofia como campo de conhecimento: aspectos epistemológicos e político-institucionais
      Descrição: Dando prosseguimento à pesquisa de estágio de pós-doutorado realizada entre 2019 e 2020, na qual foi realizado o mapeamento do estado da arte do Ensino de Filosofia no Brasil (cf. Filosofar e Ensinar a Filosofar: registros do GT da ANPOF 2006-2018, Edições NEFI, 2020) e a discussão sobre formação docente em Filosofia (cf. O que pensamos nós, formadores/as de professores/as, sobre formação docente em Filosofia?, Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, 2020), a presente investigação tem como objetivo refletir sobre o estatuto epistemológico do Ensino de Filosofia enquanto campo de conhecimento, assim como analisar os aspectos políticos envolvidos no processo de institucionalização desta subárea filosófica de conhecimento.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . Integrantes: Patrícia Del Nero Velasco - Coordenador / Elisete Medianeira Tomazetti - Integrante / Rodrigo Pelloso Gelamo - Integrante / Augusto Rodrigues - Integrante / Marinês Barbosa de Oliveira - Integrante / MARÍLIA GIAMMARCO POLLI - Integrante / Cleber Fernndo de Assis Xavier - Integrante / Jéssica Erd Ribas - Integrante / Darcísio Natal Muraro - Integrante / Ermínio de Sousa Nascimento - Integrante / Valéria Cristina Lopes Wilke - Integrante. Número de produções C, T & A: 23 / Número de orientações: 3
      Membro: Patrícia Del Nero Velasco.
    3. 2019-2020. A constituição do Ensino de Filosofia como campo de conhecimento: mapeamento da área na década de 2008 a 2018
      Descrição: A presente pesquisa parte da hipótese de que já há, no Brasil, uma área de conhecimento que podemos intitular de Ensino de Filosofia ou Filosofia do Ensino de Filosofia, a qual ? refletindo filosoficamente sobre a prática docente e a formação de professores ? abarca produções bibliográficas e técnicas localizadas na interface entre a Filosofia e seu ensino. Sustenta, igualmente, que a despeito de uma prática social em/sobre Ensino de Filosofia, a área em questão não goza de um reconhecimento acadêmico nacional mais amplo, fato este comprovado pela ausência do Ensino de Filosofia seja como linha de pesquisa nos programas de pós-graduação acadêmicos, seja como área de conhecimento nas principais agências de fomento à pesquisa e à formação de recursos humanos para a pesquisa no país. A falta de visibilidade nacional e de publicização das inúmeras iniciativas na área certamente constitui um fator decisivo para explicar este cenário. Nesse sentido, configura-se o duplo e interligado problema de pesquisa: qual o atual estado da arte do Ensino de Filosofia e o que pensam os professores-pesquisadores da área sobre Ensino de Filosofia e formação docente em Filosofia? Objetiva-se, a partir de uma pesquisa qualitativa com profissionais que atuam na área e do mapeamento das produções destes últimos, discutir o modo de constituição do Ensino de Filosofia como área de conhecimento na última década (2008-2018), problematizando as concepções de formação docente e de ensino filosófico que a caracterizam. Por conseguinte, os resultados esperados não se encerram na sistematização e divulgação das produções (ampliando as redes de informação e fortalecendo os grupos de pesquisa), mas incluem a análise crítica daquilo que é feito na ? e em nome da ? área de Ensino de Filosofia.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Patrícia Del Nero Velasco - Coordenador / Rodrigo Pelloso Gelamo - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 10
      Membro: Patrícia Del Nero Velasco.
    4. 2015-2022. História da filosofia e autonomia de pensamento (PROF-FILO)
      Descrição: Este projeto toma como ponto de partida um debate já consagrado, que coloca em campos opostos o aprender a filosofar e a história da filosofia, e que teria entre seus principais expoentes Kant e Hegel. O que se destaca de Kant, na maioria dos trabalhos que tomam parte nesse debate, é uma proposição feita por ele em um curso do semestre e inverno de 1755-1756, segundo a qual, o entendimento é o primeiro aspecto a ser desenvolvido pelo professor de filosofia, e isso não se faz por meio do aprendizado de pensamentos, mas aprendendo a pensar. Segundo o filósofo de Königsberg, o professor deveria desenvolver no seu aluno, em primeiro lugar, o homem de entendimento, depois, o homem de razão, e, finalmente, o homem de instrução. Ou seja, a filosofia deveria torná-lo mais inteligente para a vida e não para a escola. De Hegel, os estudos colocam em relevo a atenção conferida pelo filósofo à história da filosofia na construção do pensamento filosófico. Expressando seu posicionamento a esse respeito, de um modo resumido, em sua Propedêutica filosófica, Hegel afirma que a exigência habitual num ensino introdutório da filosofia é que se deve começar pelo existente e, a partir daí, levar a consciência para mais alto, para o pensamento. Para esse debate, cujos extremos são ilustrados por Kant e Hegel, outros autores podem ser convidados, como é o caso, por exemplo, de Nietzsche, com a proposição de que uma filosofia, uma vez apreendida, deve ser vivida; ou de Merleau-Ponty, que aponta para o difícil equilíbrio entre um texto e seu leitor; ou ainda de Martial Guéroult com suas proposições sobre a legitimidade da história da filosofia. Nesse debate, a posição assumida neste projeto é de uma contraposição entre o ensinar a filosofar e a história da filosofia é apenas aparente, a não ser que se conceba a história da filosofia como uma erudição vazia, um conhecimento enciclopédico estranho à vida dos estudantes. O objetivo desta pesquisa é, assim, explorar as correlações recíprocas entre a história da filosofia e o ensinar a filosofar, entre o texto filosófico e o seu leitor, tendo em vista um tipo de abordagem da história da filosofia e do texto clássico que atenda justamente ao propósito de levar ao filosofar e à produção do pensamento autônomo.. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Patrícia Del Nero Velasco - Integrante / Eduardo Salles de Oliveira Barra - Integrante / Antonio Edmilson Paschoal - Coordenador / Paulo Tadeu da Silva - Integrante / Luiz Fernando Barrére Martin - Integrante / Thiago David Stadler - Integrante / Ildenilson Meireles Barbosa - Integrante / Pablo Enrique Abraham Zunino - Integrante / Giovana Carmo Temple - Integrante / Ricardo Pereira de Melo - Integrante / Stefan Vasilev Krastanov - Integrante / Jorge Augusto da Silva Santos - Integrante / Marcos Fabio Alexandre Nicolau - Integrante / Eduardo Ferreira Chagas - Integrante / Carlos Rubens de Souza Costa - Integrante / Gabriele Cornelli - Integrante / Nelson Matos de Noronha - Integrante / Galileu Galilei Medeiros de Souza - Integrante / Francisco de Assis Costa da Silva - Integrante / Rosario Rossano Pecoraro - Integrante / Tiago Fonseca Falkenbach - Integrante / Rodrigo Brandão - Integrante / Fulvio de Moraes Gomes - Integrante / Fabrício Ramos Rodrigues - Integrante. Número de produções C, T & A: 7
      Membro: Patrícia Del Nero Velasco.
    5. 2015-2018. Sobre o lugar da argumentação lógica na Filosofia: subsídios teóricos e metodológicos para o Ensino Médio
      Descrição: A presente pesquisa enquadra-se no movimento crescente no Brasil de pensar o ensino da Filosofia como problema de investigação filosófica. Especificamente, objetiva-se discutir o papel da argumentação lógica neste ensino. Nessa perspectiva, a partir da problematização do conceito de argumentação (e seus correlatos) presente(s) nos documentos que regulamentam a Educação Básica, pretende-se oferecer fundamentos teóricos e metodológicos para o ensino-aprendizagem de conceitos-chave de argumentação lógica no Ensino Médio. A pesquisa em questão é financiada pelo MCTI/CNPq (Edital Universal 14/2014, proc. n. 447610/2014-7).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Patrícia Del Nero Velasco - Coordenador / Leandro de Barros - Integrante / Maurício Colenghi Filho - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Patrícia Del Nero Velasco.
    6. 2010-2013. Fundamentos filosóficos do ensino de filosofia
      Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo a investigação do ensino de filosofia como problema filosófico, discutindo algumas fundamentações filosóficas imprescindíveis para este ensino. Para tanto, estabelece um diagnóstico dos cursos de Licenciatura em Filosofia e das pesquisas realizadas na área de Ensino de Filosofia no Brasil; propõe a adoção da compreensão do ensino de Filosofia como problema filosófico na formação de professores; adota a justificação do pensar o tempo presente como propósito para a Filosofia como disciplina escolar.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Patrícia Del Nero Velasco - Coordenador. Número de produções C, T & A: 25
      Membro: Patrícia Del Nero Velasco.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Professora Homenageada da turma de Psicologia, Universidade Nove de Julho.. 2009.
      Membro: Patrícia Del Nero Velasco.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (107)
    1. Encontro Nordestino de Ensino de Filosofia.Minicurso "Práticas Argumentativas em Sala de Aula". 2024. (Encontro).
    2. I Semana de Ensino de Filosofia da UFLA.Educando para a Argumentação: práticas didáticas. 2024. (Outra).
    3. IV Encontro Cearense de Professores de Filosofia.O Ensino de Filosofia como subárea de pesquisa. 2024. (Encontro).
    4. V Seminário de Educação Filosófica.O Ensino de Filosofia como campo de conhecimento: estado da arte e desafios. 2024. (Seminário).
    5. XI Semana de Filosofia - DFI-FAFIC-UERN.[Ensino de] Filosofia e Política em tempos de incertezas. 2024. (Outra).
    6. XX Encontro ANPOF.O campo do Ensino de Filosofia como problema filosófico. 2024. (Encontro).
    7. 5º Seminário Internacional de Estudos sobre Discurso e Argumentação (SEDiAr).Mediação da Conferência de Encerramento: ?A argumentação como prática nas aulas de ciências?. 2023. (Seminário).
    8. Abertura do Semestre Letivo 2023/1 - Filosofia UFES.Desafios do Ensino de Filosofia. 2023. (Outra).
    9. Aula inaugural 2023/1 do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFLA.O contraditório contexto do Ensino de Filosofia no Brasil: entre o retrocesso na educação básica e a consolidação na pós-graduação. 2023. (Outra).
    10. I Encontro de Filosofia do IFRO.Filosofia do Ensino de Filosofia: sobre o debate da cidadania filosófica do campo. 2023. (Encontro).
    11. II Ciclo de Palestras do Fórum Maranhense em Defesa da Filosofia.Relatos e perspectivas para a revogação do novo ensino médio brasileiro. 2023. (Outra).
    12. I Seminário de Licenciatura do Departamento de Filosofia da USP.Filosofia do Ensino de Filosofia: a consolidação de uma subárea de pesquisa no Brasil. 2023. (Seminário).
    13. Roda de Conversa ANPOF: Caminhos para o ensino de filosofia no contexto do novo ensino médio.Caminhos para o ensino de filosofia no contexto do novo ensino médio. 2023. (Outra).
    14. VII Encontro do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar.A constituição do campo do ensino de filosofia: história e epistemologia. 2023. (Encontro).
    15. XXVII Semana de Filosofia da UFG e XXII Semana de Integração Graduação/Pós-graduação da Faculdade de Filosofia da UFG.Práticas Argumentativas na Educação Básica. 2023. (Outra).
    16. II Encontro Cearense de Professores de Filosofia.Filosofia do Ensino de Filosofia: notas sobre a constituição do campo. 2022. (Encontro).
    17. III Bienal Internacional de Filosofia de Uberlândia.Ensino de Filosofia como campo de conhecimento. 2022. (Outra).
    18. IV Jornada de Ensino de Filosofia da UFPA.Filosofia do Ensino da Filosofia: movimentos e problematizações do campo. 2022. (Outra).
    19. V Encontro Nacional ANPOF Educação Básica.Coordenação do Simpósio Experiências de (r)existência, com Alex Souza, André Pares, Francisco Valdério e Marcos Silva. 2022. (Encontro).
    20. XIX Encontro Nacional da ANPOF.Mediação da mesa redonda Filosofia do Ensino de Filosofia: diálogos entre Brasil e Argentina, com Prof. Dr. Gustavo Ruggiero (UNGS) e Prof. Dr. Walter Kohan (UERJ). 2022. (Encontro).
    21. XIX Encontro Nacional da ANPOF.Ensino de Filosofia como campo de conhecimento: objeções e contra-argumentos. 2022. (Encontro).
    22. Debate de lançamento do livro "A Filosofia vai ao museu", de Jelson Oliveira.Os desafios do ensino de Filosofia. 2021. (Outra).
    23. Encontro de Formação PIBID-UFABC.Argumentação e Ensino. 2021. (Encontro).
    24. I Encontro Nacional do PIBID Filosofia da UVA.Formação docente em Filosofia no contexto do Novo Ensino Médio: problematizações. 2021. (Encontro).
    25. II Fórum Estadual das Licenciaturas.Mesa Redonda: ABECS, ANPED, ANPUH, ANPOF, ABG, ANFOPE e SBEM e o debate nacional sobre a Resolução CNE n. 02/2019. 2021. (Outra).
    26. Mês ANPOF Ensino de Filosofia: por uma cidadania do campo.Ensino de Filosofia como campo de conhecimento: revendo o cânone filosófico. 2021. (Outra).
    27. Seminário de Licenciatura em Filosofia: Diálogos com a Educação Básica.Quais as singularidades do Ensino de Filosofia como campo de conhecimento?. 2021. (Seminário).
    28. Seminários da Filosofia UFABC.Sobre o Ensino de Filosofia como campo científico: metafilosofia, prática e exercício político. 2021. (Seminário).
    29. TEAR convida: ciclo de conferências "Argumentação e Ensino".Educando para a argumentação: proposições didáticas. 2021. (Outra).
    30. XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Filosofia da UFOP.Tópicos sobre Ensino de Filosofia. 2021. (Encontro).
    31. XIX Encontro Estadual dos professores de Filosofia do Ensino Médio.Ensino de Filosofia como campo de conhecimento: singularidades e interfaces. 2021. (Encontro).
    32. Aula da Disciplina "Tópicos específicos de filosofia e seu ensino".O PROF-FILO e a pesquisa em Ensino de Filosofia no Brasil. 2020. (Outra).
    33. Aula Inaugural do PROF-FILO - Núcleo UERN.O papel do PROF-FILO na consolidação do Ensino de Filosofia como campo de conhecimento. 2020. (Outra).
    34. II Colóquio do Ensino de Filosofia da UFPE.A dimensão ética da argumentação. 2020. (Outra).
    35. II Encontro Latinoamericano de Ensino de Filosofia.Participação no II Encontro Latinoamericano de Ensino de Filosofia. 2020. (Encontro).
    36. I Quinzena de Ensino e Pesquisa na Graduação em Filosofia da Unicamp.Filosofia, prática e exercício político: notas sobre o estatuto epistemológico do Ensino de Filosofia. 2020. (Outra).
    37. PROF-FILO em Curso.Educando pelo argumento: exercícios lógico-filosóficos em sala de aula. 2020. (Outra).
    38. VII Encontro do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar.Roda de Conversa - Filosofia do Ensino de Filosofia: Pesquisa, Pós-Graduação e Formação Docente Continuada. 2020. (Encontro).
    39. II Jornada Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e Ensino (PPFEN-CEFET/RJ).A pesquisa sobre o Ensino de Filosofia nos Mestrados Profissionais. 2019. (Outra).
    40. VI Encontro do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar.O que pensamos nós, formadores/as de professores/as, sobre formação docente em Filosofia?. 2019. (Encontro).
    41. VI Encontro do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar.Em busca de uma filosofia que celebre a vida: anotações para o ensino de Nietzsche em sala de aula. 2019. (Encontro).
    42. Encontro Nacional PROF-FILO.PROF-FILO/UFABC: quem somos e o que estamos pesquisando. 2018. (Encontro).
    43. III Seminário de Pesquisa do Grupo de Estudos de Linguagem, Discurso e Argumentação.Práticas Argumentativas em Sala de Aula. 2018. (Seminário).
    44. XVIII Encontro Nacional da ANPOF.Sócrates e a filosofia: ensaio sobre a problemática filosófica de ensinar a filosofar. 2018. (Encontro).
    45. XXV Semana de Filosofia & XX Semana de Integração Graduação/Pós-Graduação UFG.Pensamento Crítico e Ensino de Filosofia: práticas argumentativas em sala de aula. 2018. (Outra).
    46. 7º Seminário Internacional de Linguística.A contribuição do ensino de filosofia para a construção de competências argumentativas. 2017. (Seminário).
    47. Aula Magna dos Cursos de Filosofia e Pedagogia (Mackenzie).Aprender em Filosofia: um exercício de desaprendizagem. 2017. (Outra).
    48. II Seminário de Pesquisa do Grupo de Estudos de Linguagem, Argumentação e Discurso (ELAD/CNPq).A dimensão ética d?A Nova Retórica de Perelman e Olbrechts-Tyteca. 2017. (Seminário).
    49. VI Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa.Notas sobre o caráter educativo e civilizatório da argumentação na perspectiva da Nova Retórica. 2017. (Simpósio).
    50. II Seminário de Filosofia - Filosofia e Educação: formação e práxis docente.Argumentação e Filosofia: notas sobre ensino e formação. 2016. (Seminário).
    51. VIII Colóquio Internacional de Filosofia e Educação.o debate nas aulas de Filosofia do Ensino Médio: opinião ou argumentação?. 2016. (Outra).
    52. XVII Encontro Nacional da ANPOF.Argumentação e Civilidade. 2016. (Encontro).
    53. 5º Congresso SOFELP. Sobre o papel formativo da Filosofia no Ensino Médio. 2015. (Congresso).
    54. Conferência Regional de Educação. 2015. (Outra).
    55. II Encontro Nacional PIBID-Filosofia.Coordenação da Conferência de Abertura "O PIBID e o Ensino de Filosofia no Brasil?, proferida pelo Prof. Dr. Silvio Gallo. 2015. (Encontro).
    56. VI SIEF: Simpósio Internacional em Educação e Filosofia.O que significa aprender em Filosofia?. 2015. (Simpósio).
    57. Segundo Congreso Internacional de La Sociedad Filosófica del Uruguay. Sobre o lugar da argumentação lógica na Filosofia como disciplina escolar. 2014. (Congresso).
    58. VII Colóquio Internacional de Filosofia da Educação.Campeonato de Debate: A Prática do Diálogo Argumentativo em Sala de Aula. 2014. (Outra).
    59. VIII SOFIA - Semana de Orientação Filosófica e Acadêmica.Ensino de Filosofia: Pesquisa e Formação Docente. 2014. (Outra).
    60. VI Simpósio sobre Ensino de Filosofia da UEM: Os Desafios do PIBID.Mesa Redonda: O Ensino de Filosofia. 2014. (Simpósio).
    61. XVI Encontro Nacional da ANPOF.Argumentação, Pensamento Crítico e Ensino de Filosofia: (im)precisões conceituais. 2014. (Encontro).
    62. XVI Encontro Nacional da ANPOF / ANPOF Ensino Médio.Simpósio da ANPOF Ensino Médio - PROF Filosofia. 2014. (Simpósio).
    63. ENPEFFE 2013 - Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Filosofia e Filosofia da Educação.Lógica Informal e as possibilidades de seu ensino no Brasil. 2013. (Encontro).
    64. I Encontro Nacional do PIBID Filosofia.PIBID-Filosofia / UFABC: Relatos de Experiências. 2013. (Encontro).
    65. III Simpósio e VIII Encontro do PIBID/UFABC.Produção de Curtas-Metragens Filosóficos. 2013. (Simpósio).
    66. 15º Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia da USP.Ensino de Filosofia: pesquisa, formação, perspectivas. 2012. (Encontro).
    67. 2º Congresso Brasileiro de Professores de Filosofia. Possibilidades e perspectivas para o Ensino de Filosofia no Ensino Médio: um olhar a partir dos cursos de formação de professores. 2012. (Congresso).
    68. 2º Congresso Brasileiro de Professores de Filosofia. Minicurso. 2012. (Congresso).
    69. 3º Colóquio de Professores de Filosofia da UFABC. 2012. (Outra).
    70. Encontro Nacional Prodocência de Filosofia da UFRJ.Licenciaturas em Filosofia: diagnóstico e prognósticos. 2012. (Encontro).
    71. II Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia da UFPA.Ensino de Filosofia no Brasil: Problematizações e Perspectivas. 2012. (Encontro).
    72. II Simpósio e VI Encontro PIBID-UFABC.O RPG no Ensino de Filosofia: Diálogo e Imaginação. 2012. (Simpósio).
    73. II Simpósio e VI Encontro PIBID-UFABC.Séries de TV e Filosofia: alternativas para o pensar filosófico em sala de aula. 2012. (Simpósio).
    74. II Simpósio e VI Encontro PIBID-UFABC.Angústia Filosófica: a necessidade de escolher e o desejo de aprender. 2012. (Simpósio).
    75. II Simpósio e VI Encontro PIBID-UFABC.O que é Filosofia: experiências alternativas ao Caderno do Estado. 2012. (Simpósio).
    76. II Simpósio e VI Encontro PIBID-UFABC.Pressupostos Teóricos do PIBID-Filosofia da UFABC: o Ensino de Filosofia como Problema Filosófico. 2012. (Simpósio).
    77. II Simpósio e VI Encontro PIBID-UFABC.Campeonato de Debates: o Exercício da Argumentação em Sala de Aula. 2012. (Simpósio).
    78. I Seminário e II Encontro PIBID/UNICAMP.Dramatização e Sala de Aula: caminhos para a reflexão filosófica. 2012. (Seminário).
    79. I Seminário e II Encontro PIBID/UNICAMP.Uma aula de Bioética. 2012. (Seminário).
    80. I Seminário e II Encontro PIBID/UNICAMP.Jogo da Vida Filosófico. 2012. (Seminário).
    81. I Seminário e II Encontro PIBID/UNICAMP.Cinema e Ensino de Filosofia: da experiência cinematográfica ao diálogo filosófico. 2012. (Seminário).
    82. Primer Congreso de la Sociedad Filosófica del Uruguay. Ensino de Filosofia: problema filosófico?. 2012. (Congresso).
    83. Seminário Avançado "O que é isto, a Filosofia [na escola]"?.Filosofia na escola: para pensar o tempo presente. 2012. (Seminário).
    84. Simpósio Douta Ignorância 2012: Docência e Filosofia.Docência e Formação em Filosofia: pensando o tempo presente. 2012. (Simpósio).
    85. VI Colóquio Internacional de Filosofia da Educação - Filosofar: aprender e ensinar.Argumentação e diálogo: subsídios para a prática filosófica com crianças. 2012. (Outra).
    86. XV Encontro Nacional da ANPOF.Simpósio da ANPOF Ensino Médio: Articulação entre Pós-Graduação e Educação Básica. 2012. (Encontro).
    87. XV Encontro Nacional da ANPOF.Minicurso "Lógica no Ensino Médio: educando para a argumentação". 2012. (Encontro).
    88. XV Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia da USP.Mesa-Redonda: "O Ensino de Filosofia". 2012. (Encontro).
    89. Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Filosofia e Filosofia da Educação - ENPEFFE.Argumentação e Fundamentação Filosófica. 2011. (Encontro).
    90. I Colóquio Nacional do Ensino de Filosofia.O ensino de Filosofia em contextos colaborativos: propostas complementares aos Cadernos do Estado de SP. 2011. (Outra).
    91. III Encontro do GT da ANPOF Filosofar e Ensinar a Filosofar.Diferenciais e perspectivas para uma educação filosófica no Ensino Médio. 2011. (Outra).
    92. IV Encontro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência.O ensino de Filosofia em contextos colaborativos. 2011. (Encontro).
    93. IV Simpósio Internacional em Educação e Filosofia: Biopolítica, Arte de Viver e Educação.Sobre Pesquisa e Formação em Ensino de Filosofia. 2011. (Simpósio).
    94. Semana de Ciências e Humanidades.Coordenação de Mesa Redonda. 2011. (Outra).
    95. XVIII Jornadas sobre la Enseñanza de la Filosofia - Colóquio Internacional.Ensino de Filosofia: sobre pesquisa e formação nas universidades brasileiras. 2011. (Outra).
    96. Aula Inaugural do Curso de Filosofia - Mackenzie-SP.Incorreção lógica: as falácias não formais. 2010. (Outra).
    97. VI Encontro de Escolas e Educadores: caminhos da Filosofia na sala de aula - Educação, Formação e Filosofia.Sobre a importância da educação para a argumentação nas aulas de Filosofia. 2010. (Encontro).
    98. XIV Encontro Nacional da ANPOF.Fundamentos filosóficos do ensino de filosofia. 2010. (Encontro).
    99. XVI Simpósio Multidisciplinar da USJT - VI Colóquio "As margens da Filosofia".Notas sobre a Filosofia no Ensino Fundamental: a proposta de Matthew Lipman e seus desdobramentos. 2010. (Simpósio).
    100. II Congresso Nacional das Licenciaturas: Ciência, Ensino e Aprendizagem. Sobre a lógica no Programa Filosofia para Crianças - Educação para o Pensar: algumas considerações. 2009. (Congresso).
    101. II Congresso Nacional das Licenciaturas: Ciência, Ensino e Aprendizagem. Coordenação de Sala Temática. 2009. (Congresso).
    102. II Encontro Nacional do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar.Sobre o lugar da lógica na sala de aula. 2009. (Encontro).
    103. III Encontro Didático-Pedagógico do Centro de Ciências e Humanidades. 2009. (Encontro).
    104. II Simpósio sobre Ensino de Filosofia - Filosofia no Ensino Médio: e agora?.Proposta para o ensino de falácias não-formais. 2009. (Simpósio).
    105. Orientação Técnica em Filosofia.Lógica e sala de aula: para além do formalismo. 2009. (Outra).
    106. X Semana de Filosofia.Sobre a lógica no Programa Filosofia para Crianças. 2009. (Outra).
    107. X Semana de Filosofia.Sobre o ensino de filosofia como problema filosófico. 2009. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (20)
    1. VELASCO, P. D. N.. Pesquisa e Ensino de Filosofia: 10 anos de atividades do LaPEFil. 2023. (Outro).. . 0.
    2. VELASCO, P. D. N.; TOMAZETTI, E. M. ; RIBAS, J. E. ; RODRIGUES, A. ; STURZA, R. B. ; BUGS, J. D. V. ; BENETTI, C. C. ; GALLINA, S. F. S. ; SEIFFERT, T. ; ESPINOSA, K. ; SAUZEM, V. ; LOPES, W. X. ; MEDEIROS, E. V. ; SILVA, M. S.. VII Encontro Nacional do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar. 2023. Outro
    3. NASCIMENTO, C. L. L. ; VELASCO, P. D. N. ; VOGT, R. ; CORREIA, A. ; CHAGAS, D. M. ; DELBO, A. ; REZENDE, C. N. ; RAMOS, S. ; PEREIRA, T. S. ; ROTOLO, T. M. S. ; CARVALHO, F. J.. V Encontro ANPOF Educação Básica. 2022. Outro
    4. VELASCO, P. D. N.; SAYAO, L.. Mês ANPOF Ensino de Filosofia: por uma cidadania filosófica do campo. 2021. Outro
    5. KERSNOWSKY, M. C. C. ; CHEMALLE, K. E. ; FERREIRA, V. ; VELASCO, P. D. N. ; PEREIRA, M. S.. I Feira de Livros da UFABC. 2015. 2015.
    6. VELASCO, P. D. N.; PEREIRA, M. S. ; Rezende, A. Z. C.. II Encontro Nacional do PIBID/Filosofia. 2015. Outro
    7. BARRA, E. S. O. ; ANDRADE, E. ; CEPPAS, F. ; SECCO, G. D. ; RUIVO, J. L. ; GUIMARAES, M. S. ; ALENCAR, M. V. ; VELASCO, P. D. N.. II Encontro Nacional ANPOF do Ensino Médio. 2014. Outro
    8. SILVA, Mirian Pacheco ; CAPECCHI, M. C. V. M. ; VELASCO, P. D. N. ; ALVIM, M. H. ; ALTARUGIO, M. H. ; RODRIGUES, M. I. R. ; LOPES, N. P. G. ; AVILA JR., P. ; GOMES, V. M. S. ; FRANZOLIN, F. ; COSTA, L. C. ; BEZERRA, F. J. B. III Simpósio e VIII Encontro do PIBID/UFABC. 2013. Outro
    9. VELASCO, P. D. N.; PIRES NETO, L. C.. III Olimpíada de Filosofia do Estado de SP. 2013. Outro
    10. SILVA, Mirian Pacheco ; MIRANDA, M. A. G. C. ; VELASCO, P. D. N. ; AVILA JR., P. ; RIBEIRO, A. J. ; RODRIGUES, M. I. R. ; LOPES, N. P. G.. V Encontro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/UFABC. 2012. Outro
    11. VELASCO, P. D. N.; PIRES NETO, L. C. ; GOMES, G. S. R.. II Olimpíada de Filosofia do Estado de São Paulo. 2012. Outro
    12. MIRANDA, M. A. G. C. ; VELASCO, P. D. N. ; AVILA JR., P. ; RIBEIRO, A. J. ; RODRIGUES, M. I. R. ; LOPES, N. P. G. ; CAPECCHI, M. C. V. M. ; ALVIM, M. H. ; ALTARUGIO, M. H. ; SILVA, R. L. F. ; SILVA, E. C.. II Simpósio e VI Encontro PIBID-UFABC. 2012. Outro
    13. PISANI, M. M. ; PEREIRA, M. S. ; VELASCO, P. D. N. ; PANSARELLI, D.. 3º Colóquio de Professores de Filosofia da UFABC. 2012. Outro
    14. VELASCO, P. D. N.; PIRES NETO, L. C. ; GOMES, G. S. R.. I Olimpíada de Filosofia do Estado de São Paulo. 2011. Outro
    15. PANSARELLI, D. ; VELASCO, P. D. N.. 2º Colóquio de Professores de Filosofia da UFABC. 2011. Outro
    16. OLIVEIRA, Adriana Capuano de; Vilha, Anapatrícia Morales ; VELASCO, P. ; FAVARETO, A. S.. 1ª Semana de Ciências e Humanidades. 2011. Outro
    17. VELASCO, P. D. N.; CODINA, G. D. ; BUENO, M. M. ; Linhares, O. B. ; CAMPATO, R. F. ; DOLGHIE, J. Z.. XII Semana de Filosofia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. 2011. Outro
    18. VELASCO, P. D. N.; GELAMO, R. P.. Mini-curso de Filosofia: o ensino da filosofia no limiar da contemporaneidade. 2010. Outro
    19. GUTIERREZ, J. L. R. ; BUENO, M. M. ; Linhares, O. B. ; VELASCO, P. D. N. ; AZEVEDO, V. L. A. ; BORGES, W. S. ; MONTEIRO, W. A.. II Colóquio de Filosofia, Física e Matemática. 2009. Outro
    20. BUENO, M. M. ; Linhares, O. B. ; Silva, P. F. ; CAMPATO, R. F. ; CODINA, G. D. ; GUTIERREZ, J. L. R. ; VELASCO, P. D. N. ; PISANI, M. M. ; CAVALCANTE, R. P. ; Rezende, A. Z. C.. X Semana de Filosofia. 2009. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (2)
    • Patrícia Del Nero Velasco ⇔ Luiz Fernando Barrére Martin (1.0)
      1. MARTIN, L. F. B. ; VELASCO, P. D. N.. Filosofia e método em Kant: para além da dicotomia entre aprender filosofia e aprender a filosofar. Em: Patrícia Del Nero Velasco. (Org.). Ensino de? qual? ? Filosofia: Ensaios a contrapelo. 1aed.Marília/São Paulo. : Oficina Universitária/Cultura Acadêmica. 2019.v. 1, p. 139-161.

    • Patrícia Del Nero Velasco ⇔ Marcelo Zanotello (1.0)
      1. SILVA, WAGNER MOREIRA DA ; VELASCO, PATRÍCIA DEL NERO ; ZANOTELLO, MARCELO. O debate na perspectiva da Lógica Informal: uma abordagem para análise da argumentação em aulas de ciências. ENSAIO: PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ONLINE). v. 18, p. 99-127, issn: 1983-2117, 2016.




Data de processamento: 16/11/2024 16:24:34