UFABC-professores

Ricardo Hideo Taniwaki

Professor adjunto do Centro de Engenharias, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas, na Universidade Federal do ABC, Santo André, SP e credenciado no Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental PPG-CTA. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista, mestrado em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e doutorado em Ecologia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura ´Luiz de Queiroz´ e Centro de Energia Nuclear na Agricultura - ESALQ/CENA-USP. Desenvolveu parcialmente seu doutorado na Universidade de Otago, Nova Zelândia. Recebeu menção honrosa por sua tese no Prêmio Tese destaque USP 2017 na grande área Multidisciplinar. Foi professor titular do curso de Ciências Biológicas da Universidade Paulista campus Sorocaba. Foi pesquisador pós-doutor da Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba. Foi professor visitante na Universidade de Wisconsin - Madison (EUA) através do programa "Fulbright Junior Faculty Member Awards". Tem experiência na área de ecologia de ecossistemas, com ênfase em ecologia aquática, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade da água, ecologia de riachos, vegetação ripária e emissões de gases de efeito estufa. https://sites.google.com/ufabc.edu.br/ricardo-t/ (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0183909332363123 (13/11/2024)
  • Rótulo/Grupo: CECS
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2018-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas. Avenida dos Estados, 5001. Sala 620-1 Santa Terezinha 09210580 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49968219 URL da Homepage: http://cecs.ufabc.edu.br
  • Grande área: Ciências Biológicas
  • Área: Ecologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2024-Atual. Funções ecohidrológicas de florestas restauradas no bioma Mata Atlântica (HIDROFLORES)
      Descrição: As florestas são componentes essenciais de regulação do ciclo hidrológico e esforços recentes têm sido realizados para restauração de ecossistemas alterados por atividades humanas como a Mata Atlântica em busca de recuperar seus processos e funções ecohidrológicas. Em zona ripária, o papel florestal é especialmente importante para a estrutura e o funcionamento de riachos. Neste projeto, pretende-se aplicar uma abordagem transversal e multi-escala para entender a relação entre a estrutura, processo e funções de florestas restauradas na regulação de fluxos e ecologia de riachos. O estudo será realizado na Estação Experimental de Itatinga onde experimentos de longo termo encontram-se previamente instalados a partir de investimentos em pesquisa nos últimos 10 anos. Também serão utilizados outros 25 riachos com florestas ripárias restauradas na região do alto vale do Paraíba, área de atuação do projeto Conexão Mata Atlântica. A coleta de dados será realizada por meio de parcelas experimentais instaladas em áreas ripárias e no gradiente topográfico, monitoramento hidrológico de microbacias experimentais e ampla instrumentação de monitoramento de fluxos na vegetação, solos e riachos. Análises estatísticas buscarão diferenciar processos e funções em diferentes condições de estrutura da vegetação florestal. O projeto pretende contribuir com metodologias para diagnóstico de funcionamento ecohidrológico de florestas, testando indicadores da vegetação, de protocolos de avaliação rápida de campo e derivados de imagens obtidas por VANTs.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ricardo Hideo Taniwaki - Integrante / Carla Cristina Cassiano - Integrante / Paulo Guilherme Molin - Integrante / FERRAZ, SILVIO F. B. - Coordenador / FILOSO, SOLANGE - Integrante / BRANCALION, PEDRO H.S. - Integrante / Antonio Fernando Monteiro Camargo - Integrante / Claudia Cocozza - Integrante / Daniele Penna - Integrante / Joannes Guillemot - Integrante / Ulrik Ilstedt - Integrante / Luiz Felipe Salemi - Integrante.
      Membro: Ricardo Hideo Taniwaki.
    2. 2022-Atual. Dinâmica de compostos perfluorados em compartimentos ambientais: modelagem, microcosmos e monitoramento
      Descrição: Substâncias polifluoroalquílicas (PFAS) são uma classe de produtos químicos sintéticos de alta estabilidade química e propriedades surfactantes, sendo conhecidos como "forever chemicals" por sua recalcitrância. Nas últimas décadas, PFAS têm sido detectados globalmente nos ecossistemas aquáticos e terrestres, sendo o ácido perfluoro-octanosulfônico (PFOS) o composto de maior recorrência. Após serem incluídos no anexo B da Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes, a utilização dos PFAS foi limitada a fins específicos, dentre eles a fabricação de iscas formicidas. O principal composto para essa aplicação é o N-etil-perfluoro-octanosulfonamida, popularmente conhecido como Sulfluramida e manipulado como princípio ativo no controle químico de formigas cortadeiras no Brasil. Essas formigas (Atta spp. e Acromyrmex spp.) são tidas como as principais pragas florestais brasileiras, comprometendo a produção e tornando economicamente inviável a manutenção dessas culturas. Diversas áreas de mananciais como, por exemplo, do sistema Cantareira, uma das principais fontes de abastecimento de água para a população da região metropolitana de São Paulo, possui cultivos de eucalipto com uso irrestrito de Sulfluramida. A degradação da Sulfluramida no solo gera o PFOS, com elevada mobilidade entre os compartimentos ambientais e alta capacidade de bioacumulação e biomagnificação nos níveis tróficos. Nesse cenário, há uma lacuna na compreensão da dinâmica de disseminação e transformação da Sulfluramida e demais PFAS no ambiente e sua relação com efeitos ecotoxicológicos e alterações fisiológicas e bioquímicas em organismos alvo. Assim, o presente projeto de pesquisa de colaboração entre o Brasil e o Reino Unido propõe estudar a dinâmica dos PFAS em ambientes naturais resultante da aplicação de Sulfluramida em sistemas silviculturais através de modelos matemáticos baseados no conceito de fugacidade ambiental, ensaios em sistemas seminaturais em escala reduzida (microcosmos) e diagnóstico ambiental da presença de PFAS na região do Sistema Cantareira em São Paulo. Os resultados desse estudo pretendem contribuir estabelecer a relação entre o intenso uso desse formicida e a relevância econômica, ambiental e social que essas áreas de plantios florestais no cenário brasileiro. (AU). Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) . Integrantes: Ricardo Hideo Taniwaki - Integrante / Roseli Frederigi Benassi - Integrante / TATIANE ARAUJO DE JESUS - Integrante / Leandro Reverberi Tambosi - Integrante / COELHO, LÚCIA HELENA GOMES - Coordenador / Flávia de Sousa Gehrke - Integrante / Alexandre Uezu - Integrante / Joanne Boyd Roberts - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Auxílio financeiro.
      Membro: Ricardo Hideo Taniwaki.
      Descrição: Substâncias polifluoroalquílicas (PFAS) são uma classe de produtos químicos sintéticos de alta estabilidade química e propriedades surfactantes, sendo conhecidos como "forever chemicals" por sua recalcitrância. Nas últimas décadas, PFAS têm sido detectados globalmente nos ecossistemas aquáticos e terrestres, sendo o ácido perfluoro-octanosulfônico (PFOS) o composto de maior recorrência. Após serem incluídos no anexo B da Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes, a utilização dos PFAS foi limitada a fins específicos, dentre eles a fabricação de iscas formicidas. O principal composto para essa aplicação é o N-etil-perfluoro-octanosulfonamida, popularmente conhecido como Sulfluramida e manipulado como princípio ativo no controle químico de formigas cortadeiras no Brasil. Essas formigas (Atta spp. e Acromyrmex spp.) são tidas como as principais pragas florestais brasileiras, comprometendo a produção e tornando economicamente inviável a manutenção dessas culturas. Diversas áreas de mananciais como, por exemplo, do sistema Cantareira, uma das principais fontes de abastecimento de água para a população da região metropolitana de São Paulo, possui cultivos de eucalipto com uso irrestrito de Sulfluramida. A degradação da Sulfluramida no solo gera o PFOS, com elevada mobilidade entre os compartimentos ambientais e alta capacidade de bioacumulação e biomagnificação nos níveis tróficos. Nesse cenário, há uma lacuna na compreensão da dinâmica de disseminação e transformação da Sulfluramida e demais PFAS no ambiente e sua relação com efeitos ecotoxicológicos e alterações fisiológicas e bioquímicas em organismos alvo. Assim, o presente projeto de pesquisa de colaboração entre o Brasil e o Reino Unido propõe estudar a dinâmica dos PFAS em ambientes naturais resultante da aplicação de Sulfluramida em sistemas silviculturais através de modelos matemáticos baseados no conceito de fugacidade ambiental, ensaios em sistemas seminaturais em escala reduzida (microcosmos) e diagnóstico ambiental da presença de PFAS na região do Sistema Cantareira em São Paulo. Os resultados desse estudo pretendem contribuir estabelecer a relação entre o intenso uso desse formicida e a relevância econômica, ambiental e social que essas áreas de plantios florestais no cenário brasileiro.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lucia Helena Gomes Coelho - Coordenador / Roseli Frederigi Benassi - Integrante / Joanne Roberts - Integrante / Tatiane Araújo de Jesus - Integrante / Leandro Reverberi Tambosi - Integrante / Ricardo Hideo Taniwaki - Integrante / Flávia de Sousa Gehrke - Integrante / Alexandre Uezo - Integrante / Roberta Oliveira Servilha - Integrante / Ricardo Santos Silva - Integrante / Renato Silva - Integrante / THAYANA CAROLINE DA SILVA PELLEGRINI - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Lucia Helena Gomes Coelho.
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Leandro Reverberi Tambosi - Integrante / Tatiane Araujo Jesus - Integrante / Roseli Frederigi Benassi - Integrante / Lúcia Helena Gomes Coelho - Coordenador / Alexandre Uezu - Integrante / Flávia de Sousa Gehrke - Integrante / Joanne Boyd Roberts - Integrante / Ricardo Hideo Taniwaki - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Outra.
      Membro: Leandro Reverberi Tambosi.
    3. 2021-Atual. Tradeoffs entre processos hidrológicos em áreas de restauração florestal
      Descrição: A cobertura vegetal interfere nos processos hidrológicos de uma bacia hidrográfica, de acordo com a sua estrutura, influenciando na entrada, aumento ou diminuição e distribuição da água oriunda da precipitação. A floresta, pela sua estrutura de copa e raízes representa o maior potencial de alteração destes processos, sendo reconhecida como controladora de processos hidrológicos, incluindo a redução da produção de agua devido à elevada evapotranspiração. Na região da Mata Atlântica, o desmatamento histórico reduziu as áreas de florestais naturais e muitos programas de restauração têm se dedicado a reverter esse quadro, principalmente com objetivo de garantir o abastecimento hídrico. No entanto, pouco se sabe do efeito da restauração florestal sobre o regime hidrológico das bacias. Este projeto pretende responder questões sobre o uso da água pela floresta nativa, seus efeitos na infiltração de água no solo e recarga do lençol freático e por fim, no regime hidrológico de microbacias. O estudo será realizado em 3 microbacias no município de Itatinga-SP, utilizando o modelo hidrológico distribuído de base física MIKE SHE, para o qual será necessário levantar dados meteorológicos e fluviométricos, bem como realizar o mapeamento das características físicas da microbacia que permitirão determinar parâmetros físico-hídricos a serem incluídos no modelo hidrológico da microbacia. Os cenários serão estabelecidos alterando parâmetros físico-hídricos considerados como critérios de decisão e que representam as variações estruturais da floresta restaurada. Espera-se que os resultados contribuam para a compreensão dos efeitos que os diferentes estados de desenvolvimento da floresta em restauração exercem sobre os processos hidrológicos e o regime hidrológico de riachos, subsidiando assim o aperfeiçoamento de políticas públicas relacionadas à gestão dos recursos hídricos, do uso do solo e da vegetação nativa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ricardo Hideo Taniwaki - Integrante / Silvio Frosini de Barros Ferraz - Coordenador / Carla Cristina Cassiano - Integrante / Solange Filoso - Integrante / Pedro Henrique Santin Brancalion - Integrante.
      Membro: Ricardo Hideo Taniwaki.
    4. 2021-Atual. EXSTREAM BRASIL: ENTENDENDO OS EFEITOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E DA INTENSIFICAÇÃO DA AGRICULTURA EM RIACHOS TROPICAIS
      Descrição: No Brasil, os ecossistemas aquáticos enfrentam múltiplas pressões antropogênicas, como por exemplo, a intensificação agrícola, urbanização e os efeitos das mudanças climáticas. Para esclarecer esses efeitos, a pesquisa de estressores múltiplos procura analisar a variedade de estressores que atuam simultaneamente para esclarecer como os organismos, comunidades e ecossistemas são afetados. O objetivo deste projeto é conduzir o primeiro experimento investigando os efeitos interativos das mudanças climáticas e dos estressores agrícolas em organismos aquáticos no Brasil através de ensaios em mesocosmos. Os experimentos analisarão os efeitos individuais e combinados da intensificação agrícola e das mudanças climáticas usando a comunidade de macroinvertebrados bentônicos como modelo. A compreensão de como o clima e os estressores agrícolas impactam de forma individual e interativa os organismos aquáticos irá ajudar na mitigação de impactos e melhores práticas de manejo agrícola.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Ricardo Hideo Taniwaki - Coordenador / Silvio Frosini de Barros Ferraz - Integrante / PIGGOTT, JEREMY J. - Integrante / MATTHAEI, CHRISTOPH D. - Integrante / Luis Cesar Schiesari - Integrante / PAULA, FELIPE ROSSETTI DE - Integrante / LEAL, CECÍLIA GONTIJO - Integrante / Victor Satoru Saito - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Ricardo Hideo Taniwaki.
    5. 2019-2022. INFLUÊNCIAS DA SAZONALIDADE E DO MANEJO DO CULTIVO DE CANA-DE-AÇÚCAR NA QUALIDADE DA ÁGUA E ESTRUTURA DE RIACHOS NO ESTADO DE SÃO PAULO, BRASIL
      Descrição: As áreas cultivadas por cana-de-açúcar no Estado de São Paulo crescem em um ritmo acelerado, sendo uma das principais atividades agrícolas na região. Apesar de representar em média 15 do PIB brasileiro, consome cerca de 61 da água doce no País e possui alto potencial de contaminação dos recursos hídricos. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo avaliar o potencial de contaminação da água em riachos de cabeceira pelo cultivo de cana-de-açúcar no Estado de São Paulo e também avaliar os efeitos do manejo do cultivo na estrutura dos riachos de cabeceira. Os efeitos da sazonalidade, considerando os períodos chuvosos e secos nas variáveis resposta também serão avaliados. Para isso, foram selecionadas 6 microbacias drenando riachos de primeira ordem na região de São Carlos, sendo 3 delas ocupadas por cana-de-açúcar e 3 delas ocupadas predominantemente por florestas nativas. Em cada riacho, amostras de água serão coletadas nos diferentes períodos sazonais com o intuito de analisar as características físicas e químicas da água e protocolos serão aplicados para detectar os efeitos na estrutura dos riachos. A hipótese central do trabalho é de que devido ao intenso manejo do solo em culturas de cana-de-açúcar e devido à fertilização, as características físicas e químicas da água e as características estruturais dos riachos apresentarão piores condições em comparação com riachos que drenam microbacias florestadas, necessitando de medidas mitigadoras a fim de conciliar os aspectos econômicos e ambientais. Espera-se que os resultados desse estudo possam avaliar o potencial de contaminação do cultivo de cana-de-açúcar nos recursos hídricos e propor medidas mitigadoras, a fim de ajudar a melhorar os aspectos ambientais da produção de biocombustíveis no País.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Ricardo Hideo Taniwaki - Coordenador / Roseli Frederigi Benassi - Integrante / Solange Filoso - Integrante / Janaína Braga do Carmo - Integrante / Davi Gasparini Fernandes Cunha - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Ricardo Hideo Taniwaki.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Honorary Associate / Fellow, University of Wisconsin - Madison.. 2022.
      Membro: Ricardo Hideo Taniwaki.
    2. Fulbright Junior Faculty Member Award, Fulbright Brasil.. 2020.
      Membro: Ricardo Hideo Taniwaki.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (3)
    1. Joint Aquatic Sciences Meeting 2022. Methane concentrations and fluxes in agricultural and preserved tropical headwater streams. 2022. (Congresso).
    2. MOSTRA ECOFALANTE DE CINEMA AMBIENTAL - UFABC 2020. Financeirização da água. 2020. (Exposição).
    3. IV Fórum Ambiental UnC - Água para o desenvolvimento sustentável.Importância das florestas na proteção dos mananciais. 2019. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (0)

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (6)
      • Ricardo Hideo Taniwaki ⇔ Roseli Frederigi Benassi (5.0)
        1. DA COSTA, D. O. ; TANIWAKI, R. H. ; COELHO, L. H. G. ; DA SILVA, M. G. ; DE JESUS, T. A. ; HANISCH, W. S. ; DOMINGUES, M. R. ; POMPÊO, M. L. M. ; BENASSI, R. F.. Increased methane emission associated with anthropogenic activities in a highly urbanized tropical reservoir. International Journal of Environmental Science and Technology. v. 21, p. 6733-6744, issn: 1735-1472, 2024.
        2. TANIWAKI, RICARDO H. ; BUENO, RODRIGO F. ; BISPO, GIULIA B.S. ; AUGUSTO, MATHEUS R. ; SOUZA, GUILHERME S. ; CHYOSHI, BRUNA ; BENASSI, ROSELI F. ; GOUVEIA, NELSON ; CAMILO, LÍVIA M.B. ; DURAN, ADRIANA F.A. ; SCHIESARI, LUÍS C.. Incomplete sanitation in the Metropolitan Region of São Paulo results in detection of SARS-CoV-2 in headwater streams. SCIENCE OF THE TOTAL ENVIRONMENT. v. 908, p. 168006, issn: 0048-9697, 2024.
        3. LUCIANO, MARILENA M. ; ESPEÇOTO, RAFAELLA M. T. ; BENASSI, ROSELI F. ; SCHIESARI, LUÍS C. ; SMITH, WELBER S. ; FUSHITA, ÂNGELA T. ; TANIWAKI, RICARDO H.. Spatiotemporal Dynamics of Carbon and Nitrogen in Subtropical Urban Streams (Santo André, SP, Brazil). Nitrogen. v. 5, p. 572-583, issn: 2504-3129, 2024.
        4. FRANÇA, MARCUS VINÍCIUS ; SHIMABUKURO, ERIKA MAYUMI ; FUSHITA, ÂNGELA TERUMI ; SMITH, WELBER SENTEIO ; BENASSI, ROSELI FREDERIGI ; CUNHA, DAVI GASPARINI FERNANDES ; TANIWAKI, RICARDO HIDEO. Structural characteristics of tropical headwater streams draining native vegetation and sugarcane cultivation. LIMNOLOGICA. v. 101, p. 126099, issn: 0075-9511, 2023.
        5. BENASSI, ROSELI FREDERIGI ; DE JESUS, TATIANE ARAUJO ; COELHO, LÚCIA HELENA GOMES ; HANISCH, WERNER SIEGFRIED ; DOMINGUES, MERCIA REGINA ; TANIWAKI, RICARDO HIDEO ; PEDUTO, THAIS ARAUJO GOYA ; DA COSTA, DANILO OLIVEIRA ; POMPÊO, MARCELO LUIZ MARTINS ; MITSCH, WILLIAM J. Eutrophication effects on CH4 and CO2 fluxes in a highly urbanized tropical reservoir (Southeast, Brazil). Environmental Science and Pollution Research. v. 28, p. 42261-42274, issn: 0944-1344, 2021.

      • Ricardo Hideo Taniwaki ⇔ Lucia Helena Gomes Coelho (3.0)
        1. ESPEÇOTO, RAFAELLA M. T. ; LUCIANO, MARILENA M. ; BATISTA, BRUNO L. ; LANGE, CAMILA N. ; MALTEZ, HELOÍSA F. ; SCHIESARI, LUÍS C. ; FRANÇA, MARCUS V. ; FUSHITA, ÂNGELA T. ; COELHO, LÚCIA H. G. ; TANIWAKI, RICARDO H.. Assessment of Potentially Toxic Elements in Subtropical Urban Streams (Santo André, SP, Brazil). Water. v. 16, p. 1-12, issn: 2073-4441, 2024.
        2. DA COSTA, D. O. ; TANIWAKI, R. H. ; COELHO, L. H. G. ; DA SILVA, M. G. ; DE JESUS, T. A. ; HANISCH, W. S. ; DOMINGUES, M. R. ; POMPÊO, M. L. M. ; BENASSI, R. F.. Increased methane emission associated with anthropogenic activities in a highly urbanized tropical reservoir. International Journal of Environmental Science and Technology. v. 21, p. 6733-6744, issn: 1735-1472, 2024.
        3. BENASSI, ROSELI FREDERIGI ; DE JESUS, TATIANE ARAUJO ; COELHO, LÚCIA HELENA GOMES ; HANISCH, WERNER SIEGFRIED ; DOMINGUES, MERCIA REGINA ; TANIWAKI, RICARDO HIDEO ; PEDUTO, THAIS ARAUJO GOYA ; DA COSTA, DANILO OLIVEIRA ; POMPÊO, MARCELO LUIZ MARTINS ; MITSCH, WILLIAM J. Eutrophication effects on CH4 and CO2 fluxes in a highly urbanized tropical reservoir (Southeast, Brazil). Environmental Science and Pollution Research. v. 28, p. 42261-42274, issn: 0944-1344, 2021.

      • Ricardo Hideo Taniwaki ⇔ Mercia Regina Domingues Moretto (2.0)
        1. DA COSTA, D. O. ; TANIWAKI, R. H. ; COELHO, L. H. G. ; DA SILVA, M. G. ; DE JESUS, T. A. ; HANISCH, W. S. ; DOMINGUES, M. R. ; POMPÊO, M. L. M. ; BENASSI, R. F.. Increased methane emission associated with anthropogenic activities in a highly urbanized tropical reservoir. International Journal of Environmental Science and Technology. v. 21, p. 6733-6744, issn: 1735-1472, 2024.
        2. BENASSI, ROSELI FREDERIGI ; DE JESUS, TATIANE ARAUJO ; COELHO, LÚCIA HELENA GOMES ; HANISCH, WERNER SIEGFRIED ; DOMINGUES, MERCIA REGINA ; TANIWAKI, RICARDO HIDEO ; PEDUTO, THAIS ARAUJO GOYA ; DA COSTA, DANILO OLIVEIRA ; POMPÊO, MARCELO LUIZ MARTINS ; MITSCH, WILLIAM J. Eutrophication effects on CH4 and CO2 fluxes in a highly urbanized tropical reservoir (Southeast, Brazil). Environmental Science and Pollution Research. v. 28, p. 42261-42274, issn: 0944-1344, 2021.

      • Ricardo Hideo Taniwaki ⇔ Angela Terumi Fushita (1.0)
        1. FRANÇA, MARCUS VINÍCIUS ; SHIMABUKURO, ERIKA MAYUMI ; FUSHITA, ÂNGELA TERUMI ; SMITH, WELBER SENTEIO ; BENASSI, ROSELI FREDERIGI ; CUNHA, DAVI GASPARINI FERNANDES ; TANIWAKI, RICARDO HIDEO. Structural characteristics of tropical headwater streams draining native vegetation and sugarcane cultivation. LIMNOLOGICA. v. 101, p. 126099, issn: 0075-9511, 2023.

      • Ricardo Hideo Taniwaki ⇔ Bruno Lemos Batista (1.0)
        1. ESPEÇOTO, RAFAELLA M. T. ; LUCIANO, MARILENA M. ; BATISTA, BRUNO L. ; LANGE, CAMILA N. ; MALTEZ, HELOÍSA F. ; SCHIESARI, LUÍS C. ; FRANÇA, MARCUS V. ; FUSHITA, ÂNGELA T. ; COELHO, LÚCIA H. G. ; TANIWAKI, RICARDO H.. Assessment of Potentially Toxic Elements in Subtropical Urban Streams (Santo André, SP, Brazil). Water. v. 16, p. 1-12, issn: 2073-4441, 2024.

      • Ricardo Hideo Taniwaki ⇔ Tatiane Araujo de Jesus (1.0)
        1. BENASSI, ROSELI FREDERIGI ; DE JESUS, TATIANE ARAUJO ; COELHO, LÚCIA HELENA GOMES ; HANISCH, WERNER SIEGFRIED ; DOMINGUES, MERCIA REGINA ; TANIWAKI, RICARDO HIDEO ; PEDUTO, THAIS ARAUJO GOYA ; DA COSTA, DANILO OLIVEIRA ; POMPÊO, MARCELO LUIZ MARTINS ; MITSCH, WILLIAM J. Eutrophication effects on CH4 and CO2 fluxes in a highly urbanized tropical reservoir (Southeast, Brazil). Environmental Science and Pollution Research. v. 28, p. 42261-42274, issn: 0944-1344, 2021.




    Data de processamento: 16/11/2024 16:24:34