UFABC-professores-CMCC

Maria Teresa Carthery-Goulart

possui graduação em Fonoaudiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, mestrado em Psicologia (Neurociências e Comportamento) pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e doutorado em Ciências (Neurologia) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Foi pesquisadora visitante do Medical Research Council - Cognition and Brain Sciences Unit, Cambridge, Reino Unido (Estágio pós-doutoral, 2007- 2008). É professora associada da Universidade Federal do ABC (UFABC), Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC) onde fundou o Grupo de Estudos em Neurociência da Linguagem e Cognição (GELC/UFABC-CNPq). É pesquisadora colaboradora do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento - Hospital das Clínicas, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo e pesquisadora associada ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino, INCT-ECCE. Membro da Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE). Atualmente, é pesquisadora visitante do Laboratory for Communication Science, unidade de Human Communication, Development and Information Sciences (CDIS) da Faculdade de Educação da Universidade de Hong Kong. Desenvolve pesquisas nas áreas de Psicolinguística, Neurolinguística, Neuropsicologia, Neurociência da Linguagem e Neurociência Educacional. Experiência e interesses de pesquisa: desenvolvimento da linguagem oral, da leitura e da escrita; bilinguismo/multilinguismo; reserva cognitiva; reabilitação cognitiva; avaliação cognitiva e de linguagem; dislexias, disgrafias e afasias; linguagem e cognição no envelhecimento típico, comprometimento cognitivo leve e em quadros neurodegenerativos como afasias progressivas, doença de Alzheimer e doença de Parkinson. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6386580427473490 (20/08/2024)
  • Rótulo/Grupo: CMCC
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2011-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Matemática, Computação e Cognição. Rua Santa Adélia, 166 - Bangu - Santo André - SP Bangu 09210170 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (011) 49963166 Ramal: 207 Fax: (011) 208
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Fonoaudiologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (10)
    1. 2020-Atual. Avaliação de Protocolos de Ensino Informatizados
      Descrição: Descrição: Esta proposta reúne preocupações relacionadas ao âmbito educacional inclusivo brasileiro, que podem ser resolvidas por meio de soluções tecnológicas no contexto escolar e clínico. Ela visa preencher lacunas relacionadas ao desenvolvimento e avaliação de protocolos de ensino informatizados, com o objetivo de gerar dados empíricos de sua efetividade. A proposta foi estruturada em três componentes: (1a) Avaliação da efetividade de dois protocolos informatizados para o ensino de habilidades de leitura e escrita já existentes e validados em estudos anteriores ? Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos (ALEPP) e Kalulu ? incluindo (1b) a descrição dos correlatos neurofisiológicos e neuropsicológicos do desenvolvimento dessas habilidades; (2) Desenvolvimento e avaliação de soluções computacionais que favoreçam o ensino estruturado na perspectiva analítico-comportamental de estudantes público-alvo da educação especial na sala de aula inclusiva; e (3) Desenvolvimento e avaliação da efetividade de protocolos de ensino informatizados de habilidades práticas de intervenção ao Transtorno do Espectro Autista, implementados através de uma plataforma de Ensino Computadorizado Interativo, para o estabelecimento de competências em pessoal técnico de apoio à intervenção clínica, facilitadores da inclusão escolar e pais de crianças diagnosticadas... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Maria Teresa Carthery-Goulart - Integrante / Maria Teresa Carthery Goulart - Integrante / Marcelo Salvador Caetano - Coordenador / Katerina Lukasova - Integrante / Julio Cesar Coelho de Rose - Integrante / Carlos Barbosa Alves de Souza - Integrante / João Paulo Gois - Integrante / Lidia Maria Marson Postalli - Integrante / Romariz da Silva Barros - Integrante / Priscila Benitez - Integrante.
      Membro: Maria Teresa Carthery-Goulart.
      Descrição: Acordos de Cooperação / FAPs / FAPESPA - Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Estado do Pará / FAPESPA - Projeto de Pesquisa - Regular - Chamada de Propostas (2019). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: João Paulo Gois - Integrante / Priscila Benitez - Integrante / Marcelo Salvador Caetano - Coordenador / Romariz da Silva Barros - Integrante / Carlos Barbosa Alves de Souza - Integrante / Júlio César Coelho de Rose - Integrante / Katerina Lukasova - Integrante / Lidia Maria Marson Postalli - Integrante / Maria Teresa Carthery Goulart - Integrante. Financiador(es): Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa - Outra / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Outra / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Outra.
      Membro: João Paulo Gois.
    2. 2019-Atual. Integrando Redes Funcionais em Neurociência e Cognição: Princípios e Oportunidades
      Descrição: Pós-graduação em Neurociência e Cognição: Projeto Estratégico-Institucional Tanto no nível do substrato material, como no nível das funções que desempenha, o sistema nervoso pode ser descrito como um ambiente dinâmico de redes hierárquicas, do nível molecular e gênico até as estruturas macroscópicas, com funções cognitivas e comportamentos complexos como propriedades emergentes. O projeto estratégico-institucional do Programa de Pós-graduação em Neurociência e Cognição apresenta uma visão interdisciplinar voltada ao entendimento integrado das relações entre estes níveis e os elementos que os compõem, em linhas de pesquisa agrupadas em três grandes áreas: Neurociência de Sistemas, Ciências Cognitivas, e Modelagem Matemática e Computacional. Além de procurar aprofundar o conhecimento acadêmico sobre as relações causais que operam em substrato, em função, e na interlocução destes âmbitos, o projeto visa explorar as oportunidades oferecidos neste conhecimento e pelas técnicas associadas para alvos farmacológicos, aplicações clínicas mais em geral, reabilitação, desenvolvimento, arte, tecnologia, e educação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (6) Doutorado: (2) . Integrantes: Maria Teresa Carthery-Goulart - Integrante / Maria Teresa Carthery Goulart - Coordenador / João Ricardo Sato - Integrante / SATO, JOÃO RICARDO - Integrante / Marcelo Salvador Caetano - Integrante / Patrícia Maria Vanzella - Integrante / Katerina Lukasova - Integrante / Peter M Claessens - Integrante / Yossi Zana - Integrante. Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1
      Membro: Maria Teresa Carthery-Goulart.
    3. 2019-Atual. Integrando Redes Funcionais em Neurociência e Cognição: Princípios e Oportunidades
      Descrição: Pós-graduação em Neurociência e Cognição: Projeto Estratégico-Institucional Tanto no nível do substrato material, como no nível das funções que desempenha, o sistema nervoso pode ser descrito como um ambiente dinâmico de redes hierárquicas, do nível molecular e gênico até as estruturas macroscópicas, com funções cognitivas e comportamentos complexos como propriedades emergentes. O projeto estratégico-institucional do Programa de Pós-graduação em Neurociência e Cognição apresenta uma visão interdisciplinar voltada ao entendimento integrado das relações entre estes níveis e os elementos que os compõem, em linhas de pesquisa agrupadas em três grandes áreas: Neurociência de Sistemas, Ciências Cognitivas, e Modelagem Matemática e Computacional. Além de procurar aprofundar o conhecimento acadêmico sobre as relações causais que operam em substrato, em função, e na interlocução destes âmbitos, o projeto visa explorar as oportunidades oferecidos neste conhecimento e pelas técnicas associadas para alvos farmacológicos, aplicações clínicas mais em geral, reabilitação, desenvolvimento, arte, tecnologia, e educação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (6) Doutorado: (2) . Integrantes: Maria Teresa Carthery-Goulart - Integrante / Maria Teresa Carthery Goulart - Coordenador / João Ricardo Sato - Integrante / SATO, JOÃO RICARDO - Integrante / Marcelo Salvador Caetano - Integrante / Patrícia Maria Vanzella - Integrante / Katerina Lukasova - Integrante / Peter M Claessens - Integrante / Yossi Zana - Integrante. Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1
      Membro: Maria Teresa Carthery-Goulart.
    4. 2019-Atual. RASTROS: Um grande corpus com medidas de RASTReamento Ocular e normas de previsibilidade durante a leitura de estudantes do ensino Superior no Brasil
      Descrição: Atualmente, corpora de rastreamento ocular são frequentemente utilizados no estudo de custos de processamento de estruturas linguísticas para, por exemplo, (i) avaliar modelos e métricas de dificuldade sintática, (ii) para melhorar ou avaliar modelos computacionais de simplificação via compressão sentencial e (iii) avaliar a qualidade da tradução automática com métricas objetivas. No entanto, existem poucos destes recursos, para um pequeno número de idiomas, por exemplo, inglês (Luke e Christianson, 2018; Cop et al., 2017), inglês e francês (Kennedy et al., 2013), alemão (Kliegl et al. ., 2004), russo (Laurinavichyute et al., 2018), hindi (Husain et al., 2015) e chinês (Yan et al., 2010). Para o português, não existe um grande corpus de rastreamento ocular com normas de previsibilidade como os citados acima. Essa é uma grande lacuna que impede o avanço da pesquisa nas áreas de Psicologia Cognitiva, Psicolinguística e Processamento de Línguas Naturais (PLN). Neste projeto, temos dois objetivos: (i) criar e disponibilizar publicamente um grande corpus de movimentos oculares da leitura silenciosa de parágrafos curtos em Português, por estudantes do ensino superior no Brasil, e com normas de previsibilidade que estimam a previsibilidade da forma ortográfica (teste Cloze tradicional), da informação morfossintática e semântica para cada palavra no parágrafo, e (ii) contribuir para a divulgação de pesquisas utilizando a técnica de movimentação ocular nas áreas da Psicolinguística e do PLN. A metodologia para o desenvolvimento do corpus RASTROS seguirá os mesmos passos do projeto Provo (Luke e Christianson, 2018), que usou parágrafos curtos de vários gêneros; leitura de 55 parágrafos para o teste de rastreamento ocular e 5 parágrafos para o teste Cloze, sendo que cada palavra do córpus é lida por pelo menos 40 alunos. Para o RASTROS, os 50 parágrafos do córpus foram retirados de várias fontes dos gêneros jornalístico e de divulgação científica, na proporção de 35% para notícias de jornal e 15% para as de divulgação científica. Os 50 parágrafos foram selecionados de um córpus maior de 100 parágrafos para contar com a maior diversidade de fatores linguísticos relevantes para a avaliação de custos de processamento, com reflexo no processo de leitura: (i) complexidade estrutural do período (períodos simples vs. compostos); (ii) transitividade verbal; (iii) animacidade do sujeito e do objeto; (iv) tipos de sentenças (ativas/passivas/relativas); (v) mecanismos de construção de relações de correferência, entre outros. RASTROS utilizará um eye-tracker de alta acurácia - o EyeLink 1000 Desktop Mount. As apresentações dos estímulos serão feitas pelo software Experiment Builder, o processamento dos dados inicialmente será feito pelo Data Viewer ou outros softwares que se integram como Psychtoolbox-3 (Matlab) e PyGaze. Também iremos avaliar e comparar a captura dos movimentos oculares com o headset FOVE, que custa 2% do valor do equipamento EyeLink 1000, para tentar aumentar a sua utilização em áreas de pesquisa da Psicolinguística e do PLN. Usaremos 4 métodos de similaridade semântica: Latent Semantic Analysis (LSA) (Landauer e Dumais 1997), Latent Dirichlet Allocation (LDA) (Blei et al. , 2003) e Random Projections (RP) (Sahlgren, 2005), além de modelos de embeddings treinados no córpus de 1.3 bilhão de palavras do trabalho de Hartmann et al. (2017). As palavras serão anotadas com categorias morfossintáticas do tagger automático nlpnet, baseado em redes neurais (Fonseca et al., 2015).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Maria Teresa Carthery-Goulart - Integrante / Maria Teresa Carthery Goulart - Integrante / Katerina Lukasova - Integrante / Sandra Maria Aluísio - Coordenador / Elisângela Nogueira Teixeira - Integrante / Gustavo Henrique Paetzold - Integrante / Erica dos Santos Rodrigues - Integrante / Maria da Graca Campos Pimentel - Integrante / RENÊ ALBERTO MORITZ DA SILVA E FORSTER - Integrante / João Marcos Munguba Vieira - Integrante / Sidney Evaldo Leal - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria Teresa Carthery-Goulart.
    5. 2018-Atual. Avaliação do Impacto do Programa Criança Feliz
      Descrição: Objetivo: O objetivo do projeto é avaliar o impacto do Programa Criança Feliz (PCF) sobre a estimulação intelectual no ambiente doméstico e sobre o desenvolvimento cognitivo e psicomotor de crianças brasileiras menores de três anos. O PCF foi lançado em outubro de 2016, com implantação gradativa nos anos de 2017 e 2018 até atingir 3,5 milhões crianças menores de três anos, cujas famílias sejam beneficiarias do Programa Bolsa Família (PBF). Entre uma série de ações a serem desenvolvidas pelo PCF, inclui-se a realização de visitas semanais para estas crianças, visando a estimulação intelectual. Especificamente, o programa visa orientar e apoiar as gestantes e famílias desde a preparação para o nascimento da criança, colaborando no exercício da parentalidade, fortalecendo o papel das famílias em relação ao cuidado, proteção e educação de crianças na faixa etária de até seis anos de idade e favorecendo o fortalecimento de vínculos afetivos e comunitários; promover ações voltadas ao desenvolvimento integral na primeira infância, estimulando o desenvolvimento de atividades lúdicas envolvendo outros membros da família; e promover, acompanhar e monitorar o desenvolvimento infantil, inclusive mediando o acesso da família a outros serviços públicos que possam impactar positivamente no desenvolvimento das crianças. Os impactos e benefícios esperados do Programa incluem: ? Fortalecimento dos vínculos familiares ? Prevenção de situações de negligência e violência contra a criança ? Redução da subnutrição crônica ? Melhora do desenvolvimento psicomotor, cognitivo e da capacidade de interação da criança, conforme indicadores apropriados para cada faixa etária.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) . Integrantes: Maria Teresa Carthery-Goulart - Coordenador / Maria Teresa Carthery Goulart - Integrante / Katerina Lukasova - Integrante / Cristiane Otero Reis Salum - Integrante / Carolina La Maison - Integrante / Alícia Matijasevich - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal do ABC - Cooperação.
      Membro: Maria Teresa Carthery-Goulart.
    6. 2018-Atual. Linguagem e Cognição no Envelhecimento típico e atípico
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Maria Teresa Carthery-Goulart - Integrante / Maria Teresa Carthery Goulart - Coordenador / Ricardo Nitrini - Integrante / Paulo Caramelli - Integrante / Sonia M.D. Brucki - Integrante / Thais Helena Machado - Integrante / João Ricardo Sato - Integrante / Aline C Campanha - Integrante / CECCHINI, MÁRIO A. - Integrante / YASSUDA, MÔNICA S. - Integrante / CRAVO, ANDRÉ M. - Integrante / Katarina Duarte Fernandes - Integrante / Brenda Miura Lunardi - Integrante / Henrique Salmazo da Silva - Integrante / Luisiana Baldini França Passarini - Integrante / José Davison da Silva Júnior - Integrante / Patrícia Maria Vanzella - Integrante. Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1
      Membro: Maria Teresa Carthery-Goulart.
    7. 2017-2019. Computando Linguagem com Neurônios Espelho
      Descrição: Acordos de Cooperação / IBM Brasil / IBM Brasil - PITE - Computação Cognitiva - Fapesp 2016/18825-4 A modelagem computacional dos correlatos neurais do processamento da linguagem é um passo fundamental para o avanço da computação cognitiva da linguagem natural. Porém, a maioria dos estudos dos correlatos neurais da leitura de texto escrito foca em substantivos e pouco é conhecido sobre os mecanismos neurais por trás do processamento e reconhecimento de verbos. Portanto, nosso objetivo é desenvolver um modelo de rede neural com duas camadas para o reconhecimento de verbos de acordo com seus parâmetros lexicais. Nós hipotetizamos que os neurônios das áreas de Broca e de Wernicke associadas a linguagem funcionam de maneira similar aos neurônios espelho que disparam potenciais de ação quando um agente executa uma ação ou quando o agente observa outra pessoa executando a mesma ação. Desta maneira, os neurônios espelho da área de Broca iriam disparam potenciais de ação durante a produção de ações motoras, como falar, sinalizar e escrever, para codificar verbos, ou quando os neurônios pré-sinápticos da área de Wernicke são ativados pelos parâmetros que identificam aquele verbo. Os neurônios da camada de entrada e de saída da rede serão conectados por sinapses com plasticidade sináptica dependente do instante da ocorrência dos potenciais de ação para desenvolver a função espelho. Portanto, os neurônios de saída deverão disparar quando uma ação específica é iniciada por esses neurônios ou quando uma palavra que representa aquela ação for observada. A rede bem-sucedida deverá reproduzir o desempenho cognitivo de pacientes humanos em uma tarefa de reconhecimento de verbos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maria Teresa Carthery-Goulart - Integrante / Maria Teresa Carthery Goulart - Integrante / Dayse da Silva Souza - Integrante / Fabio Marques Simões de Souza - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
      Membro: Maria Teresa Carthery-Goulart.
      Descrição: A modelagem computacional dos correlatos neurais do processamento da linguagem é um passo fundamental para o avanço da computação cognitiva da linguagem natural. Porém, a maioria dos estudos dos correlatos neurais da leitura de texto escrito foca em substantivos e pouco é conhecido sobre os mecanismos neurais por trás do processamento e reconhecimento de verbos. Portanto, nosso objetivo é desenvolver um modelo de rede neural com duas camadas para o reconhecimento de verbos de acordo com seus parâmetros lexicais. Nós hipotetizamos que os neurônios das áreas de Broca e de Wernicke associadas a linguagem funcionam de maneira similar aos neurônios espelho que disparam potenciais de ação quando um agente executa uma ação ou quando o agente observa outra pessoa executando a mesma ação. Desta maneira, os neurônios espelho da área de Broca iriam disparam potenciais de ação durante a produção de ações motoras, como falar, sinalizar e escrever, para codificar verbos, ou quando os neurônios pré-sinápticos da área de Wernicke são ativados pelos parâmetros que identificam aquele verbo. Os neurônios da camada de entrada e de saída da rede serão conectados por sinapses com plasticidade sináptica dependente do instante da ocorrência dos potenciais de ação para desenvolver a função espelho. Portanto, os neurônios de saída deverão disparar quando uma ação específica é iniciada por esses neurônios ou quando uma palavra que representa aquela ação for observada. A rede bem-sucedida deverá reproduzir o desempenho cognitivo de pacientes humanos em uma tarefa de reconhecimento de verbos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fábio Marques Simões de Souza - Coordenador / Maria Teresa Carthery - Integrante.
      Membro: Fábio Marques Simões de Souza.
    8. 2016-Atual. Distúrbios de Linguagem Adquiridos: Avaliação e Reabilitação Cognitiva
      Descrição: O projeto visa desenvolver instrumentos de avaliação da linguagem oral e escrita para avaliação e planejamento de estratégias de intervenção cognitiva. Como segundo objetivo, o projeto pretende caracterizar essas manifestações em pacientes com diferentes tipos de acometimento neurológico (lesões agudas, crônicas e progressivas).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . Integrantes: Maria Teresa Carthery-Goulart - Integrante / Maria Teresa Carthery Goulart - Coordenador / Henrique Salmazo da Silva - Integrante / Aline C Campanha - Integrante / BARADEL, ROBERTA ROQUE - Integrante.
      Membro: Maria Teresa Carthery-Goulart.
    9. 2015-Atual. Bilinguismo e Multiliguismo: vantangens cognitivas e correlatos neurais
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Maria Teresa Carthery-Goulart - Integrante / Maria Teresa Carthery Goulart - Coordenador / Elaine Cristina Torresi - Integrante / Marina Lameira - Integrante. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Maria Teresa Carthery-Goulart.
    10. 2012-Atual. Processamento de Verbos em várias fases do desenvolvimento: influência de variáveis psicolinguísticas, correlatos neurais e a teoria da cognição corporificada
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) . Integrantes: Maria Teresa Carthery-Goulart - Integrante / Maria Teresa Carthery Goulart - Coordenador / Maria Alice de Mattos Pimenta Parente - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria Teresa Carthery-Goulart.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (9)
    1. Menção Honrosa pelo trabalho "Avaliação Cinemática da Escrita em escolares do Ensino Fundamental I", Prieto, JG; Caldeira, C.G.; Lukasova, K.; Carthery-Goulart, M.T., XI Encontro de Iniciação Científica UFABC e USCS.. 2021.
      Membro: Maria Teresa Carthery-Goulart.
    2. Menção Honrosa pelo trabalho "Perfil Discursivo na síndrome cortico-basal: relação entre aspectos clínicos e biomarcadores"; Almeida, I.J. et al., XXIX Congresso Brasileiro e XI Congresso Internacional de Fonoaudiologia para todos, SBFa.. 2021.
      Membro: Maria Teresa Carthery-Goulart.
    3. Prêmio Juarez Aranha (2o lugar, Brenda Miura Lunardi), Sociedade Brasileira de Neurociências.. 2019.
      Membro: Maria Teresa Carthery-Goulart.
    4. Best paper award (2nd place) (Gustavo Estivalet et al.), XII Brazilian Symposium in Information and Human Language Technology (STIL).. 2019.
      Membro: Maria Teresa Carthery-Goulart.
    5. Menção Honrosa - II Simpósio do PPG em Neurociência e Cognição. Lameira et al. (Lexical Access in trilinguals: electrophysiological data on the processing of interlingual homogragraphs), Programa de Pós-Graduação em Neurociência e Cognição da UFABC.. 2018.
      Membro: Maria Teresa Carthery-Goulart.
    6. Melhor Apresentação em Pôster do II Simpósio do PPGNC. Lunardi et al. (Desenvolvimento de um protótipo de jogo com design participativo para treino cognitivo para população idosa), Programa de Pós-Graduação em Neurociência e Cognição da UFABC.. 2018.
      Membro: Maria Teresa Carthery-Goulart.
    7. Prêmio de Produtividade Acadêmica NC5, Programa de Pós-Graduação em Neurociência e Cognição da UFABC.. 2017.
      Membro: Maria Teresa Carthery-Goulart.
    8. Melhor apresentação em pôster do IV Brazilian Meeting on Brain and Cognition. Neves et al. (Processing of sentences with verbs applied in figurative sense: evidences from N400), UFABC.. 2017.
      Membro: Maria Teresa Carthery-Goulart.
    9. Melhor apresentação em pôster do VI Encontro de Iniciação Científica ( 2º lugar no Eixo Simulação e Representação). Lunardi et al. (BRAIN ACTIVATION FOR THE SPECIFICITY OF VERBS), UFABC e USCS.. 2016.
      Membro: Maria Teresa Carthery-Goulart.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (3)
    1. Semana da Biologia SEBIO 2017/ SEDICITEC 2017.Doenças degenerativas: Alzheimer. 2017. (Encontro).
    2. Primeiro Simpósio latino-americano de Degeneração Lobar Frontotemporal e Terceiro simpósio brasileiro de Degeneração Lobar Frontotemporal. .. Intervenções não-farmacológicas na Afasia Progressiva Primária.. 2012. (Congresso).
    3. Terceira Reunião Anual do IBNEC. Avaliação e Reabilitação na afasia progressiva primária.. 2012. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (1)
    1. WEEKES, B. ; CARTHERY-GOULART, MARIA T.. Intervention and Prevention of Neurodegenerative Disease: Building Resilience. 2021. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (10)
    • Maria Teresa Carthery-Goulart ⇔ Katerina Lukasova (7.0)
      1. FONSECA, MARIA CRISTINA MICELLI ; LUKASOVA, KATERINA ; CARTHERY-GOULART, MARIA TERESA. Acesso Lexical na Leitura:Síntese de achados a partir de estudos de rastreamento ocular e suas implicações para a alfabetização. LINGUAGEM EM FOCO. v. 13, p. 230-251, issn: 2674-8266, 2022.
      2. LEAL, SIDNEY EVALDO ; LUKASOVA, KATERINA ; CARTHERY-GOULART, MARIA TERESA ; ALUÍSIO, SANDRA MARIA. RastrOS Project: Natural Language Processing contributions to the development of an eye-tracking corpus with predictability norms for Brazilian Portuguese. Language Resources and Evaluation. v. 56, p. 1333-1372, issn: 1574-0218, 2022.
      3. DA SILVA SOARES, RAIMUNDO ; LUKASOVA, KATERINA ; CARTHERY-GOULART, MARIA TERESA ; SATO, JOÃO RICARDO. Student?s Perspective and Teachers? Metacognition: Applications of Eye-Tracking in Education and Scientific Research in Schools. Frontiers in Psychology. v. 12, p. 2523, issn: 1664-1078, 2021.
      4. LAMEIRA, M.F.N. ; Torresi, E.C.B. ; LUKASOVA, K. ; CARTHERY-GOULART, M. T. ; CARTHERY, M.T.. Línguas em conflito: modelos de acesso lexical a partir do input ortográfico em bilíngues e multilíngues e o efeito do multilinguismo sobre as funções executivas. CADERNOS DE TRADUÇÃO. v. 40, p. 186-216, issn: 2175-7968, 2020.
      5. LEITE, N. ; SILVA, V. P. ; OLALLA, C. E. ; CARTHERY-GOULART, M. T. ; CARTHERY, M.T. ; LUKASOVA, K.. Use of functional near-infrared spectroscopy as an auxiliary tool for the evaluation of working memory in scholars. Em: ORSATI, F. T., CARDOSO, A. D., CAMPOS, T. M. L., MACEDO, E. L. (Org.). Transdisciplinarity and interdisciplinarity in education.. 1ed.São Paulo. : Edicon. 2020.v. 1, p. 111-1341.
      6. DE SOUZA, PAULO HENRIQUE ; MIURA LUNARDI, BRENDA ; GARCIA RAMIREZ, ALEJANDRO RAFAEL ; LUKASOVA, KATERINA ; CARTHERY-GOULART, MARIA TERESA ; ISABEL DAAVILA FREITAS, MARIA. Eye Tracking Application in the Evaluation of Aphasic Portuguese Speakers. Em: 2021 16th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), v. 1, p. 1-4, 2021.
      7. ESTIVALET, G. ; HARTMANN, N. S. ; MARQUIAFAVEL, V. ; LUKASOVA, K. ; CARTHERY-GOULART, M. T. ; CARTHERY, M.T. ; ALUISIO, S. M.. LexPorBr Infantil: uma base lexical tripartida e com interface Web de textos ouvidos, produzidos, e lidos por crianc¸as. Em: STILL XII Symposium in Information and Human Language Technology and Collocates Events, v. 1, p. 190-199, 2019.

    • Maria Teresa Carthery-Goulart ⇔ André Mascioli Cravo (3.0)
      1. LAMEIRA, M.F.N. ; BEZERRA, F. R. ; TOASSI, P. F. P. ; CRAVO, A. M. ; CARTHERY-GOULART, M. T. ; CARTHERY, M.T.. Evidence of non-selective lexical access to second and third language in unbalanced multilinguals: an N400 study on the processing of interlingual homographs. PANDAEMONIUM GERMANICUM (ONLINE). v. 26, p. 1982-8837264935, issn: 1982-8837, 2023.
      2. SALMAZO-SILVA, HENRIQUE ; PARENTE, MARIA ALICE DE MATTOS PIMENTA ; ROCHA, MARIA SHEILA ; BARADEL, ROBERTA ROQUE ; CRAVO, ANDRÉ M. ; SATO, JOÃO RICARDO ; GODINHO, FABIO ; CARTHERY-GOULART, MARIA TERESA. Lexical-retrieval and semantic memory in Parkinson’s disease: The question of noun and verb dissociation. Brain and Language. v. 165, p. 10-20, issn: 0093-934X, 2017.
      3. Silva, HS ; MACHADO, J. ; CRAVO, A. ; PARENTE, M. A. M. P. ; CARTHERY-GOULART, M. T. ; CARTHERY, M.T.. Action/Verb processing: Debates in neuroimaging and the contribution of studies in patients with Parkinson's disease.. Dementia & Neuropsychologia. v. 8, p. 3-13, issn: 1980-5764, 2014.

    • Maria Teresa Carthery-Goulart ⇔ Joao Ricardo Sato (3.0)
      1. DA SILVA SOARES, RAIMUNDO ; LUKASOVA, KATERINA ; CARTHERY-GOULART, MARIA TERESA ; SATO, JOÃO RICARDO. Student?s Perspective and Teachers? Metacognition: Applications of Eye-Tracking in Education and Scientific Research in Schools. Frontiers in Psychology. v. 12, p. 2523, issn: 1664-1078, 2021.
      2. SALMAZO-SILVA, HENRIQUE ; PARENTE, MARIA ALICE DE MATTOS PIMENTA ; ROCHA, MARIA SHEILA ; BARADEL, ROBERTA ROQUE ; CRAVO, ANDRÉ M. ; SATO, JOÃO RICARDO ; GODINHO, FABIO ; CARTHERY-GOULART, MARIA TERESA. Lexical-retrieval and semantic memory in Parkinson’s disease: The question of noun and verb dissociation. Brain and Language. v. 165, p. 10-20, issn: 0093-934X, 2017.
      3. BARADEL, R. R. ; SILVA, HS ; ESTEQUI, J. G. ; PARENTE, M. A. M. P. ; SATO, J. R. ; CARTHERY-GOULART, M. T. ; CARTHERY, M.T.. Semantic memory for actions as assessed by the Kissing and Dancing Test: education and age effects in cognitively healthy individuals. Dementia & Neuropsychologia. v. 8, p. 216-222, issn: 1980-5764, 2014.

    • Maria Teresa Carthery-Goulart ⇔ Yossi Zana (2.0)
      1. BAPTISTA, ABRAHÃO FONTES ; CASALI, ADENAUER GIRARDI ; ODA, ADRIANA LEICO ; OKANO, ALEXANDRE HIDEKI ; MOREIRA, ALEXANDRE ; SANTOS, ANA LÚCIA YAEKO DA SILVA ; FERNANDES, ANA MÉRCIA ; FONTANA, ANA PAULA ; BRUNONI, ANDRÉ ; FONSECA, ANDRÉ ; GOSLING, ARTUR PADÃO ; BOFFINO, CATARINA COSTA ; TANAKA, CLARICE ; DE OLIVEIRA, CLAUDIA EUNICE NEVES ; CAPARELLI-DÁQUER, EGAS ; DE ANGELIS, ELISABETE CARRARA ; RODRIGUES, ERIKA DE CARVALHO ; FRAGA, FRANCISCO ; HAZIME, FUAD AHMAD ; SANTANA, JAMILLE EVELYN ; et.al. Brain Imaging and neurostimulation in health and disorders: status report. Brain Imaging and Stimulation. v. 2, p. e5167, issn: 2965-3738, 2023.
      2. CARTHERY-GOULART, MARIA TERESA; DE OLIVEIRA, ROSIMEIRE ; DE ALMEIDA, ISABEL JUNQUEIRA ; CAMPANHA, ALINE ; DA SILVA SOUZA, DAYSE ; Zana, Yossi ; CARAMELLI, PAULO ; MACHADO, Thais Helena. Sentence Comprehension in Primary Progressive Aphasia: A Study of the Application of the Brazilian Version of the Test for the Reception of Grammar (TROG2-Br). Frontiers in Neurology. v. 13, p. 815227, issn: 1664-2295, 2022.

    • Maria Teresa Carthery-Goulart ⇔ André Luiz Brandão (1.0)
      1. DOMINGOS, G. B. ; LUNARDI, B. M. ; PAS, A. ; CARTHERY-GOULART, M. T. ; CARTHERY, M.T. ; BRANDAO, A. L.. Desenvolvimento de um Protótipo de Jogo com Design Participativo para Treino Cognitivo de Pessoas Idosas. Em: XVII Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment, v. 1, p. 1-1, 2018.

    • Maria Teresa Carthery-Goulart ⇔ André Ricardo Oliveira da Fonseca (1.0)
      1. BAPTISTA, ABRAHÃO FONTES ; CASALI, ADENAUER GIRARDI ; ODA, ADRIANA LEICO ; OKANO, ALEXANDRE HIDEKI ; MOREIRA, ALEXANDRE ; SANTOS, ANA LÚCIA YAEKO DA SILVA ; FERNANDES, ANA MÉRCIA ; FONTANA, ANA PAULA ; BRUNONI, ANDRÉ ; FONSECA, ANDRÉ ; GOSLING, ARTUR PADÃO ; BOFFINO, CATARINA COSTA ; TANAKA, CLARICE ; DE OLIVEIRA, CLAUDIA EUNICE NEVES ; CAPARELLI-DÁQUER, EGAS ; DE ANGELIS, ELISABETE CARRARA ; RODRIGUES, ERIKA DE CARVALHO ; FRAGA, FRANCISCO ; HAZIME, FUAD AHMAD ; SANTANA, JAMILLE EVELYN ; et.al. Brain Imaging and neurostimulation in health and disorders: status report. Brain Imaging and Stimulation. v. 2, p. e5167, issn: 2965-3738, 2023.

    • Maria Teresa Carthery-Goulart ⇔ Patricia Maria Vanzella (1.0)
      1. FERNANDES, K. D. ; PASSARINI, L. B. F. ; TANELLI, L. ; SILVA JUNIOR, J. D. ; VANZELLA, P. M. ; CARTHERY-GOULART, M. T. ; CARTHERY, M.T.. Memórias autobiográficas evocadas por música: Oficinas para idosos com níveis de escolaridade e socioeconômico baixos. Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS. v. 23, p. 125-139, issn: 2358-8195, 2018.

    • Maria Teresa Carthery-Goulart ⇔ Paula Ayako Tiba (1.0)
      1. CARTHERY, M.T.; CARTHERY-GOULART, M. T. ; TIBA, P. A.. Neuroeducação em foco. Em: Itana Stiubiener; Luciana Zaterka. (Org.). Nascimento e desenvolvimento da ciência moderna e seus desdobramentos para a compemporaneidade. 1ed.São Paulo. : Editora Livraria da Física. 2018.v. 1, p. 109-124.

    • Maria Teresa Carthery-Goulart ⇔ Peter Maurice Erna Claessens (1.0)
      1. MARCHEZINI, F. ; CLAESSENS, P. M. ; CARTHERY-GOULART, M. T. ; CARTHERY, M.T.. Leitura de palavras e pseudopalavras em adultos jovens: um estudo de rastreamento ocular. CODAS. v. 34, p. e20200333, issn: 2317-1782, 2022.

    • Maria Teresa Carthery-Goulart ⇔ Tatiana Lima Ferreira (1.0)
      1. BARADEL, ROBERTA ROQUE (Org.) ; NEVES, E. P. (Org.) ; CARTHERY-GOULART, M. T. (Org.) ; CARTHERY, M.T. (Org.). CuriosaMente: descobrindo a neurociência. 1 ed. Santo Andre: UFABC, 2016. v. 1, p. 328.




Data de processamento: 16/11/2024 16:20:29