UFABC-professores-CECS

Gilberto Maringoni de Oliveira

GILBERTO MARINGONI DE OLIVEIRA é professor associado II do Bacharelado de Relações Internacionais e membro do corpo docente dos Programas de pós-graduação em Ciências Humanas e Sociais (PCHS) e de Economia Política Mundial (EPM) da Universidade Federal do ABC (UFABC). É também doutor em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2006), graduado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (1986) e jornalista. Tem experiência na área de História, com ênfase em América Latina contemporânea, História da imprensa e História do Brasil Império. Tem estudos focados nos temas: relações internacionais, modelos de desenvolvimento e comunicações. É autor e ou organizador de 16 livros, entre eles A volta do Estado planejador - Neoliberalismo em xeque (Editora Contracorrente), A Venezuela que se inventa - poder, petróleo e intriga nos tempos de Chávez (Editora Fundação Perseu Abramo, 2004), A revolução venezuelana (Editora Unesp, 2009), Angelo Agostini, A imprensa ilustrada da Corte à Capital Federal, 1864-1910 (Devir, 2011) - finalista do Prêmio Jabuti 2012, da Câmara Brasileira do Livro, categoria biografia -, Direitos humanos, imagens do Brasil (Aori, 2010) e A imagem e o gesto - Fotobiografia de Carlos Marighella (finalista do prêmio Jabuti 2000, da Câmara Brasileira do Livro). Foi bolsista do Programa Nacional de Pesquisas Econômicas (PNPE) no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), entre 2008 e 2011, e editor da revista Desafios do Desenvolvimento, da mesma instituição, entre 2011-2012 e 2015-2016. É coordenador do Observatório de Política Externa Brasileira (OPEB-UFABC). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8714683162227700 (14/10/2024)
  • Rótulo/Grupo: CECS
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2013-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas. Bloco Sigma - Rua João Pessoa, 59 Centro 01310940 - Sao Bernardo do Campo, SP - Brasil Telefone: (11) 41227520 URL da Homepage: www.ufabc.edu.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: História
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2023-Atual. Multilateralismo e a Direita Radical na América Latina
      Descrição: Multilateralismo e a Direita Radical na América Latina é um projeto de estudo e debate público sobre a as perspectivas e atuações da direita radical latino-americana e suas conexões transnacionais no âmbito do Sistema Multilateral Contemporâneo. Visamos a compreensão e discussão dos impactos destas atuações sobre direitos políticos e cívicos, sobre a criação e reprodução de mecanismos de inclusão social, sobre formas de participação política e sobre as instituições democráticas de uma forma geral. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gilberto Maringoni de Oliveira - Coordenador / Monica Herz - Integrante / Giancarlo Summa - Integrante.
      Membro: Gilberto Maringoni de Oliveira.
    2. 2015-2017. Comunicações na América Latina: disputa política e regulação (1980-2014)
      Descrição: Este projeto visa examinar o panorama comunicacional da América Latina após o advento das tecnologias digitais, tendo como pontos de apoio a evolução dos negócios, as transformações políticas das últimas três décadas e o progresso tecnológico. Essas transformações tornaram superadas as legislações nacionais existentes na área e abriram inéditas frentes de disputa entre Estados, empresas e movimentos sociais em busca de novos marcos institucionais para as comunicações e as telecomunicações. O desafio colocado é: como criar regras nacionais democráticas que regulem a atuação de corporações com raio de ação supranacional? Essa questão toca em pontos sensíveis e várias ordens de interesses. Trata-se das propostas envolvendo a elaboração de novas legislações para os meios de comunicação em alguns países do continente. Isso acontece especialmente na Venezuela, na Argentina, no Equador e na Bolívia. No Brasil avançou-se na legislação referente à internet. O pano de fundo é a mudança no panorama político continental a partir de 1998. Em alguns países há uma reação ao modelo de matiz liberal, adotado nos anos 1980-90, que se manifesta em vitórias eleitorais de governos pautados por discursos reformistas. Assim, as disputas em torno da comunicação envolvem diversas concepções políticas. A área tem se mostrado particularmente sensível às demandas por novas regras de funcionamento. As empresas de mídia, por lidarem com difusão de idéias, valores e abordagens subjetivas, alegam que a pretensão dos que advogam a criação de novas normas é implantar a censura e o cerceamento à livre circulação de idéias. Os defensores das mudanças afirmam o contrário. Dizem que o setor é monopolizado por grupos econômicos e que um novo marco legal teria por base a defesa de um pluralismo de opiniões.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Gilberto Maringoni de Oliveira - Coordenador / Claudio Penteado - Integrante / Antonio Marcos Roseira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Gilberto Maringoni de Oliveira.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (39)
      1. II Colóquio Internacional - Sociedade, Espaço e Política - SOPAPO - UFPE.A agenda ultraliberal no Brasil e na América Latina. 2023. (Seminário).
      2. 9o. Seminário Interno do Programa de Pós-Graduação em História da UERJ.Lutas por democracia na América Latina Contemporânea. 2022. (Seminário).
      3. UNESP - XII Seminário do Trabalho: Crise Capitalista, Precarização do Trabalho e Colapso Ambiental.Brasil e a Conjuntura Política e Econômica. 2020. (Seminário).
      4. 12a. Mostra de Cinema e Direitos Humanos.Migrações e direitos humanos. 2019. (Seminário).
      5. 43o. Encontro Anual da ANPOCS.ESTADO, BURGUESIA E CAPITALISMO NO BRASIL - GOVERNO BOLSONARO: O LUMPESINATO NO PODER. 2019. (Encontro).
      6. Audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da câmara dos Deputadpos.As relações Brasil-Venezuela. 2019. (Outra).
      7. FFLCH-USP - 100 Anos da Internacional Comunista (1919-2019).A INTERNACIONAL COMUNISTA E A INSURREIÇÃO DE 1935. 2019. (Simpósio).
      8. INSTITUTO NOVOS PARADIGMAS - Império do capital financeiro: respostas de produção e novas frentes políticas.Crise do partidarismo, frentes, democracia social e socialismo de novo tipo. 2019. (Encontro).
      9. UFBA - VI SEMINÁRIO DE HISTÓRIA POLÍTICA - SEHPOLIS.Os 130 anos de República. 2019. (Seminário).
      10. UNIFESP - VI Semana de Relações Internacionais.Regionalismo latino-americano em crise?. 2019. (Simpósio).
      11. América do Sul em debate: perspectivas dos últimos 15 anos.A América do Sul como ator internacional e as implicações para a política externa da região. 2018. (Seminário).
      12. Greve e conflitos sociais.Greves e crises econômicas no capitalismo. 2018. (Seminário).
      13. I Congresso Economia UFSC. Democratização da mídia na América Latina. 2018. (Congresso).
      14. XVI Semana de Relações Internacionais UNESP - Franca.Democratização da mídia. 2018. (Simpósio).
      15. 1917: o ano que abalou o mundo.Guerra e Revolução. 2017. (Seminário).
      16. Cem anos que abalaram o mundo.A Revolução Russa e o pensamento latinoamericano. 2017. (Seminário).
      17. Democracia na América Latina - Com Pepe Mujica - UFPR.Democracia na América Latina. 2016. (Seminário).
      18. Estado, Desenvolvimento e Políticas para a Educação - UFPR - Setor de Educação.Estado e formação da Nação no Brasil. 2016. (Encontro).
      19. II Semana de Relações Internacionais UNIFESP-UFABC.O novo padrão de golpes na América Latina. 2016. (Encontro).
      20. Semana de Jornalismo.Democratização da comunicação. 2016. (Seminário).
      21. X Seminário do Trabalho - Trabalho, crises e políticas sociais na América Latina - FFC - UNESP Marília.Política, Economia e Lutas Sociais no Brasil". 2016. (Seminário).
      22. 39o. Encontro Nacional da ANPOCS.Comunicações na América latina: poder, democratização e regulação. 2015. (Encontro).
      23. Democracias na Revolução e Revoluções na Democracia.Democracias na Revolução e Revoluções na Democracia. 2015. (Seminário).
      24. Fórum em Defesa da Educação Superior Pública.Ajuste fiscal, análise de conjuntura e direitos sociais. 2015. (Seminário).
      25. Programa Interunidades em Integração da América Latina.Integração da América Latina. 2015. (Encontro).
      26. Segunda Guerra Mundial - 70 anos.América Latina e a II Guerra Mundia. 2015. (Seminário).
      27. Semana de Relações Internacionais - UFABC/ Unifesp.América Latina no Suk Global. 2015. (Seminário).
      28. Seminário Cidades Rebeldes.Nacionalismo, identidade nacional e segregacionismo. 2015. (Seminário).
      29. Audiência pública - Camara dos Deputados - A crise institucional e política na Venezuela. A crise institucional e política na Venezuela. 2014. (Exposição).
      30. Aula pública Opera Mundi - Unesp - Venezuela, ditadura ou democracia?.Venezuela, ditadura ou democracia. 2014. (Oficina).
      31. Semama de Jornalismo.Regulação da mídia e o marco civil da internet. 2014. (Seminário).
      32. VII Simpósio Nacional de Historia Cultural.História e Quadrinhos: Leituras Risíveis do Real. 2014. (Simpósio).
      33. 4º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Relações Internacionais.A disputa pela regulação das comunicações na América Latina. 2013. (Encontro).
      34. 4º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Relações Internacionais.América Latina: regionalismo e heterogeneidade. 2013. (Encontro).
      35. A Venezuela pós-Chávez - Centro Celso Furtado/ Carta Capital.A dimensão da integração latinoamericana. 2013. (Seminário).
      36. Debate: O Brasil que queremos - Caros Amigos.O Brasil que queremos. 2013. (Seminário).
      37. Seminário de Comunicação do Conselho Nacional da Juventude.Políticas públicas, comunicação e regulação da mídia. 2013. (Seminário).
      38. Simpósio Internacional 'Um mundo em convulsão'.Venezuela depois de Chávez. 2013. (Simpósio).
      39. V Semana de Economia - UFSCAR - Sorocaba.A integração latinoamericana. 2013. (Simpósio).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (4)
      1. SCHUTTE, Giorgio Romano ; Pomar, Valter ; Cardoso, Fernanda ; Grün, Roberto ; Berringer, tatiana ; ROSEIRA, Antonio. M. ; AMADEU, S. ; Souza, Jessé ; FUSER, Igor ; Paulani, Leda ; Ricoldi, Arlene ; CARLOTTO, Maria. C. ; Comaru, Francisco ; Dias Nunes, Camica C. ; Toledo, Demétrio ; Piza, Suze ; Thales, Fábio ; Ribeiro, Valeria ; Carneiro, Silvio ; MARINGONI, Gilberto ; et.al. O golpe de 2016 e a democracia no Brasil. 2019. Outro
      2. Del Prete, Giovani ; Prandi, Stefanie ; MARINGONI, Gilberto. O Brasil vai à Guerra. 2015. Outro
      3. MARINGONI, Gilberto; ROIO, J. L. ; Bom, Djalma ; Seixas, Ivan ; Crispim, Denise. 1964 nunca mais. 2014. Outro
      4. Miró, Joan ; Melgar, Alfredo ; Carvalho, Denise ; MARINGONI, Gilberto. 'A magia de Miró' - Elaboração dos textos da exposição. 2014. Exposição

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (6)
      • Gilberto Maringoni de Oliveira ⇔ Giorgio Romano Schutte (2.0)
        1. SOUSA, ANA TEREZA LOPES MARRA DE; MARINGONI, G. (Org.) ; SCHUTTE, G. R. (Org.). Pragmatismo irresponsável - POLÍTICA EXTERNA E INSERÇÃO INTERNACIONAL DO BRASIL NO GOVERNO BOLSONARO. 1 ed. Rio de Janeiro: Editora Telha, 2023. v. 1, p. 190.
        2. MARINGONI, Gilberto; SCHUTTE, Giorgio Romano (Org.) ; BERRON, Gonzalo (Org.). 2003-2013 - Uma nova política externa. 1ª ed. Tubarão (SC): Copiar, 2014. v. 1, p. 256.

      • Gilberto Maringoni de Oliveira ⇔ Ana Tereza Lopes Marra de Sousa (1.0)
        1. SOUSA, ANA TEREZA LOPES MARRA DE; MARINGONI, G. (Org.) ; SCHUTTE, G. R. (Org.). Pragmatismo irresponsável - POLÍTICA EXTERNA E INSERÇÃO INTERNACIONAL DO BRASIL NO GOVERNO BOLSONARO. 1 ed. Rio de Janeiro: Editora Telha, 2023. v. 1, p. 190.

      • Gilberto Maringoni de Oliveira ⇔ Fernanda Graziella Cardoso (1.0)
        1. MARINGONI, Gilberto; Cardoso, Fernanda. Bilhete premiado não garante o desenvolvimento: a atualidade dos ensaios de Furtado sobre a Venezuela. Cadernos do desenvolvimento. v. 15, p. 299-324, issn: 2447-7532, 2020.

      • Gilberto Maringoni de Oliveira ⇔ Igor Fuser (1.0)
        1. FUSER, Igor ; MARINGONI, Gilberto. Brasil, pandemia e negacionismo. Em: Gabino Solano Ramírez; J. Kenny Acuña Villavicencio; Ever Sánchez Osorio; Manuel Garza Zepeda; Érica Sarmiento; Rafael Araujo. (Org.). Pandemónium: ¿nueva normalidad o crisis civilizatoria? Perspectivas desde México y América Latina. 1ed.Acapulco/ Cidade do México. : Universidad Autónoma de Guerrero/Ediciones La Biblioteca, S.A. de C.V. 2023.v. 1, p. 295-310.

      • Gilberto Maringoni de Oliveira ⇔ Sérgio Amadeu da Silveira (1.0)
        1. SILVEIRA, Sérgio Amadeu. A noção de modulação e os sistemas algorítmicos. In: Joyce Souza; Rodolfo Avelino; Sérgio Amadeu da Silveira. (Org.). A sociedade de controle. Manipulação e modulação nas redes digitais. 1ed.São Paulo. Em: . : Editora Hedra. 2018.v. 1, p. 31-46.

      • Gilberto Maringoni de Oliveira ⇔ Tatiana Berringer (1.0)
        1. SCHUTTE, Giorgio Romano (Org.) ; Berringer, tatiana (Org.) ; MARINGONI, Gilberto (Org.). As bases da política externa bolsonarista : relações internacionais em um mundo em transformação. 1 ed. Santo Andre: Edufbc, 2021. v. 1, p. 262.




    Data de processamento: 16/11/2024 16:19:31