UFABC-professores-CECS

Sérgio Amadeu da Silveira

Sérgio Amadeu da Silveira é graduado em Ciências Sociais (1989), mestre (2000) e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2005). É professor associado da Universidade Federal do ABC (UFABC). É membro do Comitê Científico Deliberativo da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber). Integrou o Comitê Gestor da Internet no Brasil (2003-2005 e 2017-2020). Coordenou o Governo Eletrônico da Prefeitura de São Paulo e criou o projeto Telecentros-SP (2001-2002). Presidiu o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (2003-2005). Foi membro do Conselho de Administração do SERPRO (2003-2005) e do Conselho de Administração da PRODAM-SP (2013-2014). Pesquisa as implicações tecnopolíticas dos sistemas algoritmos; Inteligência Artificial e ativismo; as relações entre comunicação e tecnologia; sociedades de controle e privacidade; práticas colaborativas na Internet. Integra a rede de pesquisadores Tierra Común. Autor dos livros: Democracia e os códigos invisíveis: como os algoritmos estão modulando comportamentos e escolhas políticas (2019); Tudo sobre tod@s: redes digitais, privacidade e venda de dados pessoais; Exclusão Digital: a miséria na era da informação; Software Livre: a luta pela Liberdade do conhecimento; entre outros. É pesquisador do CNPq /Produtividade em Pesquisa - 2. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6800442072685268 (04/11/2024)
  • Rótulo/Grupo: CECS
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise: 2010-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas. Alameda da Universidade (UFABC) Anchieta 09606045 - São Bernardo do Campo, SP - Brasil Telefone: (11) 23206370 Ramal: 6370
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Ciência Política
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2023-Atual. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, TECNODIVERSIDADE E SOBERANIA DIGITAL
      Descrição: A pesquisa investiga as práticas de utilização e desenvolvimento das tecnologias de Inteligência Artificial (IA) pelos agentes públicos federais no Brasil. Tendo em vista os elevados custos de armazenamento e tratamento de dados em nosso país, ativo fundamental para a Inteligência Artificial, a proposta é problematizar as práticas estatais e avaliar se estão reforçando o escoamento de dados para fora do país, se incentivam ou bloqueiam a criatividade e à inventividade da inteligência coletiva local e nacional. Utilizando as noções de colonialismo digital, tecnodiversidade, soberania de dados e soberania digital, a investigação quer observar, mapear e analisar as práticas de governo para a implementação da IA. A hipótese central é que tais práticas consolidam a condição do Brasil não como inventor e desenvolvedor de tecnologias, mas como país comprador e usuário de serviços e soluções desenvolvidos pelas Big Techs, uma vez que diante da carência de infraestruturas digitais necessárias ao desenvolvimento de soluções de aprendizado de máquina, frente aos elevados custos para a criação de data centers em território nacional, da forte presença das plataformas digitais transnacionais em nosso cotidiano, a doutrina neoliberal deslegitima e ataca a ação direta do Estado para alterar esse cenário.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sérgio Amadeu da Silveira - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Sérgio Amadeu da Silveira.
    2. 2020-2022. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, POLÍTICA E ATIVISMO
      Descrição: Este projeto de pesquisa visa compreender os processos de apropriação política das tecnologias reunidas sob a denominação de Inteligência Artificial (IA) pelos ativistas, coletivos, comunidades tradicionais, organizações e movimentos sociais da América do Sul. Reúne referenciais teóricos sobre o desenvolvimento e controle democrático das tecnologias de inteligência, bem como, sobre as possibilidades e limites de sua elaboração e utilização como um bem comum. Busca ainda encontrar as condições políticas, culturais e sociais indispensáveis para o desenvolvimento e uso da IA pelas comunidades e movimentos. A hipótese central da pesquisa é a de que os vieses, classificações, pontuações, ordenamentos hierárquicos, modulações operadas pelos sistemas algorítmicos de IA, que afetam de modo negativo os segmentos pauperizados da população, tem chamado a atenção de lideranças dos movimentos e comunidades da região. Essa percepção de risco das lideranças abre espaço para tentativas de apropriação tecnológica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sérgio Amadeu da Silveira - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Sérgio Amadeu da Silveira.
    3. 2018-2020. A Regulação Algorítmica no Setor Público: mapeamento teórico e programático.
      Descrição: O projeto de pesquisa interdisciplinar busca mapear as práticas discursivas que legitimam a utilização, a regulação e a governança dos algoritmos no Setor Público, a partir do acompanhamento dos diagnósticos e proposições da automatização e substituição de rotinas antes realizadas por servidores públicos. Serão analisados conteúdos em língua inglesa, espanhola e portuguesa, entre 2000 e 2018, originários dos segmentos estatal, empresarial e acadêmico. A hipótese principal da pesquisa é que a crescente proliferação e implementação da automação algorítmica, da aprendizagem de máquina e, em especial, de algoritmos preditivos, independentemente de seus benefícios imediatos, consolidam práticas discursivas que implicam o aumento da presença das corporações tecnológicas definindo dinâmicas importantes da gestões públicas, devido à complexidade de regulação dos algoritmos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Sérgio Amadeu da Silveira - Coordenador / Jerônimo Cordoni Pellegrini - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Sérgio Amadeu da Silveira.
    4. 2013-2015. Conectividade e Inclusão Digital para São Paulo
      Descrição: Este projeto interdisciplinar visa estudar os efeitos da Internet, em suas múltiplas dimensões, na vida dos cidadãos e das comunidades atendidas pela política de abertura de sinal de rede sem fio Wi-Fi. Esses estudos têm a finalidade de gerar dados para fomentar a implementação e avaliação de uma política pública de acesso gratuito a Internet por meio de rede sem fio. Os estudos e dados obtidos são importantes ferramentas para a gestão da política de conectividade e inclusão digital, que além de medir os efeitos da política, também permite fazer os ajustes e correções necessárias, condições necessárias para uma maior efetividade e eficácia da ação, como também auxiliar no desenvolvimento de novos projetos voltados para o aprofundamento da inclusão digital e promoção da cidadania.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Sérgio Amadeu da Silveira - Coordenador / Claudio Luis de Camargo Penteado - Integrante / Carlos Alberto Kamienski - Integrante. Financiador(es): Prefeitura Municipal de São Paulo - Outra.
      Membro: Sérgio Amadeu da Silveira.
    5. 2010-Atual. Grupo de Pesquisa Cultura Digital e Redes de Compartilhamento
      Descrição: O grupo de pesquisa "Cultura Digital, Ativismo e Redes de Compartilhamento" é interdisciplinar. Busca estudar, pesquisar e realizar projetos de cibercultura, sociedade em rede, sociedade de controle, implicações socioculturais das tecnologias da informação, inclusão digital, redes sociais e blogosfera, política na Internet, hackers e ativistas, movimentos sociais online, softwares livres, compartilhamento do conhecimento, convergência de linguagens, hibridismos, pós-humano, éticas e estéticas tecnológicas, entre outros assuntos relacionados com as redes digitais. O grupo iniciou seus trablahos com seminários temáticos analisando e confrontando as perspectivas de Manuel Castells, Yochai Benkler, Gilles Deleuze e Michel Foucault.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) . Integrantes: Sérgio Amadeu da Silveira - Coordenador / Rodrigo Tarchiani Savazoni - Integrante / Murilo Bansi Machado - Integrante / Joyce Souza - Integrante / Tarcizio Roberto da Silva - Integrante / João Francisco Cassino - Integrante / Iara Schiavi - Integrante / Marcelo Aparecido de Faria Junior. - Integrante / VICTÓRIA ERMANTRAUT GANDOLFI - Integrante / ANDERSON DA CUNHA DO PATROCÍNIO - Integrante / LUCIANA RIBEIRO RODRIGUES - Integrante / MARIELLA BATARRA MIAN ZOTELLI - Integrante. Número de produções C, T & A: 15
      Membro: Sérgio Amadeu da Silveira.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Destaques em Governança da Internet no Brasil, Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br.. 2023.
      Membro: Sérgio Amadeu da Silveira.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (47)
    1. Conferência Temática de Inteligência Artificial - 5 CNCTIN.Infraestruturas Soberanas e Visão Estratégica. 2024. (Encontro).
    2. Semana de Relações Internacionais - FECAP.Guardiões digitais: como a IA redefiniu a segurança internacional e a privacidade dos Estados. 2024. (Encontro).
    3. 47o Encontro Anual da ANPOCS.INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, DATA CENTERS E LOCALIZAÇÃO DE DADOS. DISPUTAS PELO CONTROLE DE INSUMOS DO APRENDIZADO DE MÁQUINA. 2023. (Encontro).
    4. 6a FESTA LITERARIA DE ILHÉUS (FEIRA DE LIVROS DA UESC. Soberania de dados indígenas. 2023. (Exposição).
    5. 43 ANPOCS.Quem governa os algoritmos? A Regulação dos Sistemas Algorítmicos no Setor Público.. 2019. (Encontro).
    6. I Congresso Internacional dos Tribunais de Contas ? CITC. Os Tribunais de Contas e a Inteligência Artificial. 2019. (Congresso).
    7. 39 Encontro Anual da ANPOCS.Replicações e influências cruzadas nas eleições de 2014: um estudo das redes sociais e periódicos impressos. 2015. (Encontro).
    8. II Encontro Internacional Participação, Democracia e Políticas Públicas.A Disseminação dos Coletivos Cypherpunks e suas Práticas Discursivas. 2015. (Encontro).
    9. III Simpósio Inernacional LAVITS.Militarização do ciberespaço e resistência distribuída. 2015. (Simpósio).
    10. Fóruns Permanentes Unicamp: Depois de junho de 2013: qualiddlidade da democracia, debilidades institucionais e as novas formas de ativismo político no Brasil.Junho de 2013: entre as redes e as ruas. 2014. (Seminário).
    11. I Simpósio Internacional em Inovação e Governança Digital.Neutralidade da rede e desafios contemporâneos. 2014. (Simpósio).
    12. Seminário de Políticas Públicas Integradas - SEPPI.Transparência e acessibilidade na gestão pública: a importância da participação. 2014. (Seminário).
    13. VIII Simpósio Nacional da ABCIBER.Desafios da internet no Brasil em 2015: do Marco Civil à reforma dos direitos autorais. 2014. (Simpósio).
    14. 37º Encontro Anual da Anpocs.Redes sociais, censura privada e modulação. 2013. (Encontro).
    15. Colóquio Internacional: ?Tecnologia e democracia: governança, ativismo e accountability?.INSURGÊNCIAS E REDES DE OPINIÃO. 2013. (Seminário).
    16. Encontro Internacional Públicos da Cultura.Públicos da Cibercultura. 2013. (Encontro).
    17. HOSPEDAGEM DE DADOS DE USUÁRIOS NO BRASIL: REFLEXÕES SOBRE SEGURANÇA E PRIVACIDADE NA INTERNET.Você sabe quem invade o seu computador?. 2013. (Seminário).
    18. III SEMINÁRIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO MEDICALIZADA: R RECONHECER E ACOLHER AS DIFERENÇAS.DIVERSIDADE: OCUPAI AS PRAÇAS, AS REDES E A BLOGOSFERA. 2013. (Seminário).
    19. VII Simpósio Nacional da ABCIBER.Resistência criptográfica: matemática e violência. 2013. (Simpósio).
    20. VII Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber).RESISTÊNCIA CRIPTOPOLÍTICA: MATEMÁTICA E VIOLÊNCIA. 2013. (Simpósio).
    21. 35 ANPOCS.FERRAMENTAS CONCEITUAIS PARA A ANÁLISE POLÍTICA NAS SOCIEDADES INFORMACIONAIS E DE CONTROLE. 2011. (Encontro).
    22. Conferencia Internacional de Software Libre - CISL 2011.La guerra de las patentes, las batallas de formatos y el control del conocimiento. 2011. (Outra).
    23. Encontro de Cultura Livre no Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana.Quem tem medo da Cultura Livre?. 2011. (Encontro).
    24. II Encontro Internacional de Educação de Osasco: Currículo que o povo educa.Mídia e Educação. 2011. (Encontro).
    25. II Seminário de Literacia Midiática.Software Livre. 2011. (Seminário).
    26. IV COMPOLÍTICA.O fenômeno Wikileaks e as redes de poder. 2011. (Encontro).
    27. IV CONSEGI. Dados Abertos e Participação Cidadã. 2011. (Congresso).
    28. Medicina, Cultura e Arte 2: saúde e sociedade. Os riscos do controle do conhecimento para a saúde pública. 2011. (Congresso).
    29. Recursos Educacionais Abertos e Qualidade na Educação.POR QUE FORMATOS ABERTOS?. 2011. (Seminário).
    30. Semana de Comunicação Social da UNAERP.A informação pós mídias digitais. 2011. (Outra).
    31. Seminário de abertura do ano letivo do ICICT/Fiocruz.Políticas públicas de informação e comunicação para o cenário digital. 2011. (Seminário).
    32. 2 Conferência Web W3C Brasil.O futuro da Web. 2010. (Encontro).
    33. CAPTURA DE VALOR E IDENTIDADE NACIONAL EM UM MUNDO GLOBALIZADO.Os portais locais de Internet e a produção de conteúdo nacional. 2010. (Simpósio).
    34. Copyfight - Seminário e Laboratório de Conhecimentos Livres.Indústria cultural e a crise do direito autoral. 2010. (Seminário).
    35. Creative commons y diversidad cultural.Sociedad de la información y bienes comunes. 2010. (Seminário).
    36. Cultura, Trabalho e Cidade: dos direitos do trabalho ao trabalho dos direitos - Homenagem a Joaquim Herrera Flores.Direitos e políticas culturais. 2010. (Seminário).
    37. Diálogos Capitais.Plano Nacional de Banda Larga. 2010. (Outra).
    38. ÉTICA HACKER E O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO.Ética hacker e princípios colaborativos. 2010. (Seminário).
    39. FISL 11 - Fórum Internacional de Software Livre.INTERNET SOB ATAQUE II: O IMPÉRIO CONTRA-ATACA. 2010. (Encontro).
    40. I Fórum das Artes, Mercado e Tecnologia (FAMT).REDES - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO. 2010. (Outra).
    41. IV SIMPÓSIO NACIONAL DA ABCIBER - Associação Brasileira de Pesquisadores de Cibercultura.A Reinvenção das Políticas Públicas: ativismo na cibercultura.. 2010. (Simpósio).
    42. Medicina, Cultura e Arte: o resgate da humanização.Redes e máquinas inumanas humanizam a medicina?. 2010. (Encontro).
    43. MESA REDONDA: MERCADO, CULTURA E SOFTWARE LIVRE.Cultura Livre e Mercado. 2010. (Outra).
    44. PROCAD - Sociedade da Informacao, Democracia e Inclusao Tecnologica.Liberdade e controle nas redes ciberneticas. 2010. (Encontro).
    45. Seminário Mídias Digitais e Transformação Social: um novo paradigma para a comunicação.Redes sociais: o que muda na Política?. 2010. (Seminário).
    46. ST02 Seminário Temático Ciberpolítica, ciberativismo, cibercultura do 34 Encontro Anual da ANPOCS.As políticas da sociedade informacional, sistemas de propriedade imaterial e cultura digital. 2010. (Encontro).
    47. VI ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura.cultura digital: reconfigurações e práticas recombinantes. 2010. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (2)
    1. SILVEIRA, Sérgio Amadeu. Seminário Cidadania e redes digitais. 2009. (Outro).. . 0.
    2. SILVEIRA, Sérgio Amadeu. Ciclo Além das Redes de Colaboração: diversidade cultural e tecnologias do poder. 2007. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (4)
    • Sérgio Amadeu da Silveira ⇔ Claudio Luis de Camargo Penteado (4.0)
      1. SEGURADO, Rosemary (Org.) ; PENTEADO, CLAUDIO LUÍS DE CAMARGO (Org.) ; SILVEIRA, S. A. (Org.). Ativismo digital hoje: política e cultura nas era das redes. 1 ed. São Paulo: Hedra, 2021. v. 1, p. 238.
      2. SILVEIRA, S. A. (Org.) ; BRAGA, S. S. (Org.) ; PENTEADO, C. L. C. (Org.). Cultura, política e ativismo nas redes digitais. 1 ed. São Paulo: Perseu Abramo, 2014. v. 1, p. 342.
      3. PINEZI, A. K. M. ; PENTEADO, C. L. C. ; SILVEIRA, Sérgio Amadeu. Cultura, Tecnologia, Redes e Espaço de Sociabilidade e socialização - fundamentos antropológicos e questões contemporâneas. 1 ed. Santo André: UFABC, 2012. v. 1, p. 132.
      4. PENTEADO, CLAUDIO LUIS DE CAMARGO; SOUZA, P. R. E. ; FORTUNATO, I. ; SILVEIRA, S. A.. Connectivity public policy in the network society: the case of "WIFI LIVRE SP". Em: Laura Robinson; Jeremy Schulz; Hopeton S. Dunn. (Org.). Communication and Informatioon Technologies Annual. Digital empowerment: opportunities and challenges of inclusion in Latin America and the Caribbean. 1ed.WA UK. : Emerald Group Publishing. 2017.v. 12, p. 299-314.

    • Sérgio Amadeu da Silveira ⇔ Gilberto Maringoni de Oliveira (1.0)
      1. SILVEIRA, Sérgio Amadeu. A noção de modulação e os sistemas algorítmicos. In: Joyce Souza; Rodolfo Avelino; Sérgio Amadeu da Silveira. (Org.). A sociedade de controle. Manipulação e modulação nas redes digitais. 1ed.São Paulo. Em: . : Editora Hedra. 2018.v. 1, p. 31-46.

    • Sérgio Amadeu da Silveira ⇔ Giorgio Romano Schutte (1.0)
      1. SCHUTTE, GIORGIO ROMANO. Entre a retórica e a prática: a política externa brasileira para a integração sul-americana durante o ciclo de governos progressistas- O Mercosul e a Unasul. In: Rossini, Gabriel; Cardoso, Fernanda; Favareto, Arilson. (Org.). Democracia, Desenvolvimento e Sustentabilidade. Perspectivas Teóricas e Desafios. 1ed.Santo André - SP. Em: . : Editora UFABC. 2022.v. 1, p. 175-194.

    • Sérgio Amadeu da Silveira ⇔ Maria Gabriela Silva Martins da Cunha Marinho (1.0)
      1. MARINHO, Maria Gabriela S. M. C. (Org.) ; SILVEIRA, Sérgio Amadeu (Org.) ; MONTEIRO, M.S.A. (Org.) ; DIAS, R. B. (Org.) ; CAMPOS, C. (Org.). Abordagens em Ciência, Tecnologia e Sociedade. 1 ed. Santo André - SP: Universidade Federal do ABC, 2014. v. 1, p. 292.




Data de processamento: 16/11/2024 16:19:31