UFABC-professores-CECS

Patrícia Belfiore Fávero

Tem Pós-Doutorado em Pesquisa Operacional e Logística pela Universidade de Columbia, Nova Iorque (2009). Obteve o título de Mestre em Engenharia Elétrica (2003) e Doutor em Engenharia de Produção (2006), ambos pela Universidade de São Paulo. Possui graduação em Engenharia de Produção pelo Centro Universitário da FEI (1998). Atualmente, é professora do centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do ABC. Foi professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo em 2007 e do curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário da FEI de 2006 a 2011. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Pesquisa Operacional e Estatística Aplicada a Gestão de Operações e Logística, atuando, principalmente, nos seguintes temas: planejamento, programação e controle de produção, logística, otimização combinatória, heurísticas e estatística multivariada. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/5168325522340143 (04/11/2024)
  • Rótulo/Grupo: CECS
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2011-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas. Rua Santa Adélia, 166 Bangu 09210170 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 23206120
  • Grande área: Engenharias
  • Área: Engenharia de Produção
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2022-Atual. ANÁLISE DE DESEMPENHO E USO DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NAS OPERAÇÕES PORTUÁRIAS DE CONTÊINERES ? A LOGÍSTICA 4.0 SUSTENTÁVEL
      Descrição: Este projeto estudará o desempenho das operações portuárias nacionais de movimentação de contêineres, analisando o uso das tecnologias e inovações da Indústria 4.0 (Smart Port) e seu impacto direto na área de sustentabilidade portuária. Um porto inteligente é caracterizado por operações logísticas automatizadas, envolvendo dispositivos conectados através da Internet das Coisas (IoT - Internet of Things), com rede de sensores inteligentes, com dispositivos sem fio, focado num centro de dados (Big Data Center) que fazem parte da infraestrutura portuária essencial dos denominados portos inteligentes (Smart Ports). Isto permite que as autoridades portuárias possam ofertar serviços aos usuários com maior acuracidade e agilidade, segurança, confiabilidade, menor tempo de operações logísticas, serviços sustentáveis logisticamente (green) e com integração modal eficiente e eficaz.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Patrícia Belfiore Fávero - Integrante / Luiz Paulo Lopes Fávero. - Integrante / Vanderli de Correa Prieto - Integrante / Delmo Alves de Moura - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Patrícia Belfiore Fávero.
      Descrição: Este projeto estudará o desempenho das operações portuárias nacionais de movimentação de contêineres, analisando o uso das tecnologias e inovações da Indústria 4.0 (Smart Port) e seu impacto direto na área de sustentabilidade portuária. Um porto inteligente é caracterizado por operações logísticas automatizadas, envolvendo dispositivos conectados através da Internet das Coisas (IoT - Internet of Things), com rede de sensores inteligentes, com dispositivos sem fio, focado num centro de dados (Big Data Center) que fazem parte da infraestrutura portuária essencial dos denominados portos inteligentes (Smart Ports). Isto permite que as autoridades portuárias possam ofertar serviços aos usuários com maior acuracidade e agilidade, segurança, confiabilidade, menor tempo de operações logísticas, serviços sustentáveis logisticamente (green) e com integração modal eficiente e eficaz.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Delmo Alves de Moura - Coordenador / Patrícia Belfiore Fávero - Integrante / Vanderli Correia - Integrante / Luiz Paulo Lopes Fávero - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Delmo Alves de Moura.
    2. 2017-Atual. Fatores críticos de sucesso na eficiência dos aeroportos brasileiros
      Descrição: Esta proposta tem como objetivo analisar a eficiência de 60 aeroportos brasileiros durante o período de 2013-2016. Dessa forma, propõe-se um modelo de dois estágios. Para avaliar a eficiência operacional dos aeroportos e mudanças de produtividade ao longo do tempo, aplica-se inicialmente um modelo de fronteira estocástica e obtêm-se os escores de eficiência de cada aeroporto e os respectivos aeroportos benchmark. No segundo estágio, busca-se identificar os fatores críticos de sucesso que afetam a eficiência dos aeroportos por meio de um modelo hierárquico linear. Dentre os fatores determinantes da eficiência, incluem-se: características operacionais dos aeroportos, estrutura de governança, estratégias de serviço, composição da frota, indicadores de qualidade e fatores econômicos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Patrícia Belfiore Fávero - Coordenador.
      Membro: Patrícia Belfiore Fávero.
    3. 2015-Atual. Gráficos de Controle baseados em Modelos Lineares Generalizados para o Monitoramento de Processos
      Descrição: O controle estatístico de processos tem sido amplamente utilizado para monitorar e melhorar a qualidade dos processos de manufatura. Cartas de controle, como as de Shewhart, média móvel exponencialmente ponderada (EWMA) e de soma acumulada (CUSUM), são ferramentas efetivas para reduzir a variabilidade dos processos e aumentar a competitividade, melhorando a qualidade do produto. Cartas de controle tradicionais desenvolvidas para processos de manufatura discreta não são muito aplicadas em processos contínuos e por batelada, já que viola a hipótese básica de que os dados da característica de qualidade do processo são independentemente e identicamente distribuídos (IID) em relação à média do processo. O objetivo é propor um modelo linear generalizado (GLM) no monitoramento de processos produtivos, assim como o uso de gráficos de controle multivariados para os resíduos dos GLMs.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Patrícia Belfiore Fávero - Coordenador.
      Membro: Patrícia Belfiore Fávero.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (0)

      Organização de eventos

      • Total de organização de eventos (1)
        1. BELFIORE, P.. Coordenadora no evento UFABC PARA TODOS do estande do curso de Engenharia de Gestão. 2014. (Outro).. . 0.

      Lista de colaborações

      • Colaborações endôgenas (1)
        • Patrícia Belfiore Fávero ⇔ Delmo Alves de Moura (2.0)
          1. MOURA, D. A. ; BOTTER, R. C. ; CORREIA, V. ; BELFIORE, P. ; FÁVERO, L. P. L.. Modelo Conceitual de Portos Inteligentes - A Logística 4.0. Em: XXVIII COPINAVAL - Congreso Panamericano de Ingeniería Naval, 2024.
          2. MOURA, D. A. ; BOTTER, R. C. ; CORREIA, V. ; BELFIORE, P. ; FÁVERO, L. P. L.. Estágio das Tecnologias da Indústria 4.0 em Portos de Movimentação de Contêineres no Brasil. Em: XXVIII COPINAVAL - Congreso Panamericano de Ingeniería Naval, 2024.




      Data de processamento: 16/11/2024 16:19:31