UFABC-professores-CECS

Delmo Alves de Moura

Professor Associado da Universidade Federal do ABC (UFABC), São Paulo. Professor permanente do programa de pós-graduação, mestrado acadêmico, em Engenharia de Produção da UFABC. Doutor e Mestre em Engenharia Naval pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), na área de Transporte/Sistema Logístico. Pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV). Pós-graduado em Administração Industrial pela Fundação Vanzolini, da Engenharia de Produção da Poli/USP. Graduado pela FATEC - São Paulo, área de Mecânica, em Processos de Produção. Pesquisador na área de Sistemas Logísticos, Transporte Marítimo de Cabotagem, Gestão Portuária e Operações Logísticas com Tecnologias Inovadoras e Sustentáveis - Logística 4.0, aplicação de sistemas inteligentes nas operações logísticas, o uso da ciência de análises de dados para tomada de decisões. Pesquisas envolvendo as tecnologias da Indústria 4.0 aplicadas na área de sistemas logísticos integrados (transporte marítimo, rodoviário, ferroviário, hidroviário, dutoviário e aéreo). Atualmente é membro do Conselho Consultivo do Instituto Pan-Americano de Engenharia Naval - IPEN Brasil. Participou de projeto em parceria com Lindholmen Science Park da Suécia (Inovação em Operações Logísticas, Intermodalidade de Transporte) e possui experiência internacional através de palestras, visitas técnicas aos portos, aos estaleiros e universidades, no exterior. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0667044393114684 (03/10/2024)
  • Rótulo/Grupo: CECS
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2010-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas. Avenida dos Estados, 5001 Bangu 09210580 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49961000 URL da Homepage: www.ufabc.edu.br
  • Grande área: Engenharias
  • Área: Engenharia de Produção
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2022-Atual. ANÁLISE DE DESEMPENHO E USO DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NAS OPERAÇÕES PORTUÁRIAS DE CONTÊINERES ? A LOGÍSTICA 4.0 SUSTENTÁVEL
      Descrição: Este projeto estudará o desempenho das operações portuárias nacionais de movimentação de contêineres, analisando o uso das tecnologias e inovações da Indústria 4.0 (Smart Port) e seu impacto direto na área de sustentabilidade portuária. Um porto inteligente é caracterizado por operações logísticas automatizadas, envolvendo dispositivos conectados através da Internet das Coisas (IoT - Internet of Things), com rede de sensores inteligentes, com dispositivos sem fio, focado num centro de dados (Big Data Center) que fazem parte da infraestrutura portuária essencial dos denominados portos inteligentes (Smart Ports). Isto permite que as autoridades portuárias possam ofertar serviços aos usuários com maior acuracidade e agilidade, segurança, confiabilidade, menor tempo de operações logísticas, serviços sustentáveis logisticamente (green) e com integração modal eficiente e eficaz.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Delmo Alves de Moura - Coordenador / Patrícia Belfiore Fávero - Integrante / Vanderli Correia - Integrante / Luiz Paulo Lopes Fávero - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Delmo Alves de Moura.
    2. 2016-2018. GESTÃO PORTUÁRIA SUSTENTÁVEL COM FOCO NA INOVAÇÃO E TECNOLOGIA
      Descrição: Este projeto estudará as operações portuários visando a redução da emissão de poluentes com processos sustentáveis, com uso de inovação e tecnologia nos processos de movimentação, armazenagem e transporte de produtos, para as operações de carregamento e descarregamento dos navios. O foco é a implantação do transporte sustentável, com o uso de tecnologias limpas e com otimização das operações logísticas nas operações portuárias. O sistema estudará as possíveis inovações nas operações logísticas inerentes ao transporte, armazenamento e movimentação de mercadorias, envolvendo a análise, tipos, e operações dos recursos utilizados nas operações portuárias do maior porto do Brasil, o porto de Santos. Análise do uso das tecnologias renováveis que reduzam a emissão de gases poluentes na atmosfera e melhore a eficiência das operações portuárias, com foco na logística integrada (multimodalidade).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Delmo Alves de Moura - Coordenador / Davi Goulart de Andrade - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Delmo Alves de Moura.
    3. 2014-2020. Sistema de Monitoramento Remoto de Embarcações
      Descrição: O objetivo deste projeto é o desenvolvimento de uma tecnologia nacional que permita aos armadores ter o controle da frota em tempo real no que se refere aos sistemas embarcados. Serão instalados uma série de sensores a bordo das embarcações para monitorar os diversos parâmetros técnicos. Esse desenvolvimento deverá apoiar ações para a análise preditiva de variáveis que possibilitarão ao operador das frotas alertar e recomendar a tribulação sobre problemas em sistemas de propulsão, geração de energia, comunicação, navegação, entre outros. Pretende-se monitorar os seguintes sistemas: pressão do óleo da máquina do leme, pressão do óleo do motor, temperatura da água de resfriamento do motor, geração de energia, sistemas de navegação entre outros. Nesse contexto, propõe-se o desenvolvimento de um sistema de monitoramento remoto de embarcações, coleta de dados, georeferenciamento e transmissão via satélite e/ou GPRS para centro de controle em terra (Centro de Controle Operacional).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Delmo Alves de Moura - Integrante / Rui Carlos Botter - Coordenador / Afonso Celso Medina - Integrante / Newton Narciso Pereira - Integrante. Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
      Membro: Delmo Alves de Moura.
    4. 2014-2019. PROPOSIÇÃO DE CORREDOR MARÍTIMO VERDE PARA O BRASIL (CT- Aquaviário / CNPq / FINEP)
      Descrição: Identificar tecnologias sustentáveis aplicadas ao Transporte Marítimo e Operação Portuária. Novas tecnologias de movimentação de cargas, tecnologias alternativas para novos terminais portuários, tecnologias limpas, novos conceitos aplicáveis a corredores multimodais com ênfase na Cabotagem. Identificar gargalos logísticos e a integração das cadeias de suprimento do Transporte Marítimo. Identificar lacunas tecnológicas e recomendar áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação visando o aprimoramento dos índices de sustentabilidade do corredor marítimo verde para o Brasil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Delmo Alves de Moura - Integrante / Rodolfo Celestino - Integrante / Rui Carlos Botter - Coordenador / Afonso Celso Medina - Integrante / Newton Pereira - Integrante / João Ferreira Netto - Integrante / Leo Tadeu Robles - Integrante / Jerker Sjorgen - Integrante / George Panagakos - Integrante / Harilaos N. Psaraftis - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Delmo Alves de Moura.
    5. 2014-2017. O USO DA INOVAÇÃO E TECNOLOGIA NA CABOTAGEM NO BRASIL: A EXPERIÊNCIA EUROPEIA DOS CORREDORES VERDES (MCTI/CNPq/Universal)
      Descrição: Este projeto estudará os aspectos legais e tecnológicos para implantação do transporte sustentável, com o uso de tecnologias limpas e com otimização das operações logísticas no transporte por cabotagem no Brasil. O sistema estudará as possíveis inovações nas operações logísticas inerentes ao transporte de mercadorias, envolvendo a intermodalidade, como foco na cabotagem. O uso das tecnologias renováveis que reduzam a emissão de gases poluentes na atmosfera e melhore a eficiência das operações logísticas integradas (multimodalidade). ? Corredores com ligações e nós baseados na necessidade de transporte eficiente no sentido físico ou comunicativo e que demandam o uso de diferentes modais de transporte e infraestrutura, incluindo pontos de transbordo. ? Tecnologias de transporte, focados nos projetos relacionados às tecnologias de transporte que envolvam diferentes tipos de equipamentos usados nas operações, tendo como foco os diferentes modais, as unidades de carga por transporte e a transferência de produtos entre diferentes modais. Como exemplo têm-se as tecnologias relacionadas aos reboques, motores e vagões ferroviários, contêineres e movimentação portuária, acondicionamento, guindastes e empilhadeiras. ? Soluções de transporte e logística: Soluções que integram diferentes partes com o intuito de promover a eficiência e, ao mesmo tempo, reduzir os impactos ambientais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Delmo Alves de Moura - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Delmo Alves de Moura.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (15)
      1. XXX SIMPEP ? Simpósio de Engenharia de Produção/UNESP - Transformação Digital e Gestão de Operações: Desafios e Tendências.Engenharia Logística 4.0 nos Portos e Sustentabilidade em Operações Portuárias. 2023. (Simpósio).
      2. 27º CONGRESSO INTERNACIONAL DE TRANSPORTE AQUAVIÁRIO, CONSTRUÇÃO NAVAL E OFFSHORE. Atividades Portuárias Sustentáveis ? O Porto de Santos e os desafios para se tornar um porto Green. 2018. (Congresso).
      3. International Maritime Association of the Mediteranean. Lean think in the shipbuilding: multiple cases studies in Brazilian shipyards. 2017. (Congresso).
      4. International Maritime Association of the Mediteranean. Challenges for implementation of the green corridor in Brazil. 2017. (Congresso).
      5. XXV Pan American Conference of Naval Engineering, Maritime Transportation & Port Engineering. Estudo de Transporte Marítimo Sustentável na Costa Brasileira ? Green Corridor. 2017. (Congresso).
      6. XXV Pan American Conference of Naval Engineering, Maritime Transportation & Port Engineering. Análise de Operações Logísticas Sustentáveis: Um Exemplo a Seguir para o Porto Santos no Brasil. 2017. (Congresso).
      7. Encontro de Comunicação Empresarial - Os Desafios da Logística Brasileira.Os Desafios da Logística Brasileira. 2016. (Encontro).
      8. International Workshop on Green Corridors.Perspectives to Green Corridor in Brazil. 2015. (Encontro).
      9. XXIV COPINAVAL - Engenharia Naval e Transporte Marítimo. A cabotagem como meio de implantação de um sistema de Green Corridor para o Brasil. 2015. (Congresso).
      10. II Congreso de Ingeniería Marítima, Portuária y Naval - CIMYN. Proposal of Green Corridors to Brazil. 2014. (Congresso).
      11. Ingeniería Marítima, Portuária y Naval - Congreso de Corrosión.Proposal of Green Corridors to Brazil. 2014. (Seminário).
      12. Developments in Maritime Transportation and Exploitation of Sea Resources. The production management of the Brazilian shipyards, with the national fleet renewal program. 2013. (Congresso).
      13. XXIII Congreso Panamericano de Ingeniería Naval, Transporte Marítimo e Ingeniería Portuária. SIistema de Produção Integrado na Construção Naval. 2013. (Congresso).
      14. Sustainable Maritime Transportation and Exploitation of Sea Resources. Can a shipyard work towards lean shipbuilding or agile manufacturing?. 2011. (Congresso).
      15. XXII Congreso Panamericano de Ingeniería Naval, Transpote Marítimo e Ingeniería Portuária. Uma visão geral do segmento da construção náutica, turismo e lazer no Brasil. 2011. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (0)

      Lista de colaborações

      • Colaborações endôgenas (1)
        • Delmo Alves de Moura ⇔ Patrícia Belfiore Fávero (2.0)
          1. MOURA, D. A. ; BOTTER, R. C. ; CORREIA, V. ; BELFIORE, P. ; FÁVERO, L. P. L.. Modelo Conceitual de Portos Inteligentes - A Logística 4.0. Em: XXVIII COPINAVAL - Congreso Panamericano de Ingeniería Naval, 2024.
          2. MOURA, D. A. ; BOTTER, R. C. ; CORREIA, V. ; BELFIORE, P. ; FÁVERO, L. P. L.. Estágio das Tecnologias da Indústria 4.0 em Portos de Movimentação de Contêineres no Brasil. Em: XXVIII COPINAVAL - Congreso Panamericano de Ingeniería Naval, 2024.




      Data de processamento: 16/11/2024 16:19:31