UFABC-professores-CCNH

Natalia Pirani Ghilardi-Lopes

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (2001). Doutora em Ecologia de Comunidades Marinhas Bentônicas pela Universidade de São Paulo (área: Botânica - 2007). Realiza pesquisa em: 1) Educação Ambiental e Científica, com ênfase em Ciência Cidadã e 2) Educação Ambiental Marinha e Costeira. É professora associada na Universidade Federal do ABC. Está vinculada ao núcleo permanente do programa de Pós-Graduação em Evolução e Diversidade da UFABC e do programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática da UFABC. É membro co-fundadora da Rede Brasileira de Ciência Cidadã e vice-coordenadora do INCT em Ciência Cidadã (INCC). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8457066927181345 (13/11/2024)
  • Rótulo/Grupo: CCNH
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2010-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. Alameda da Universidade (UFABC), s/n, sala 287, bloco Delta Anchieta 09606045 - São Bernardo do Campo, SP - Brasil Telefone: (11) 23206310 URL da Homepage: http://professor.ufabc.edu.br/~natalia.lopes
  • Grande área: Ciências Biológicas
  • Área: Biologia Geral
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (20)
    1. 2023-Atual. Equidade e sustentabilidade na articulação entre currículos, práticas pedagógicas e formação docente em escolas públicas paulistas
      Descrição: Projeto submetido junto ao edital PROEDUCA da FAPESP, na linha Ensino Público, e buscará gerar evidências científicas sobre o potencial das escolas para uma educação ambiental focada na indissociabilidade entre sustentabilidade e equidade. Será desenvolvido em parceria do Grupo de Pesquisa em Educação ambiental de formação de educadores com professores de escolas públicas e se propõe a investigar um processo articulador para a consolidação de escolas sustentáveis, baseadas na equidade e na justiça socioambiental. Os referenciais teóricos que estão sendo mobilizados são os da pesquisa participante, aprendizagem social, complexidade, educação ambiental crítica e da educação para a equidade. O objetivo é investigar, de forma colaborativa com professores da educação básica pública, os desafios e potencialidade dos processos de educação ambiental escolar, considerando uma formação com equidade para a sustentabilidade, a partir do tripé de associação entre os currículos e seus materiais associados, práticas escolares e formação docente, analisando produtos e processos formativos. As etapas da pesquisa perpassam a análise documental, os processos formativos em rede, bem como a investigação de processos de autoria escolares no engajamento de estudantes e professores nas temáticas de sustentabilidade socioambiental. Os dados serão coletados por meio de documentos curriculares e pedagógicos, questionários, grupo focal, entrevistas, interações discursivas e análise de produções de professores e de estudantes em processos formativos. Os resultados esperados serão consolidados e divulgados de forma colaborativa nas escolas e cursos de formação continuada, bem como por meio de um Repositório de Experiências Utilizáveis para a Sustentabilidade e Equidade (REUSE) e possibilitarão contribuições em políticas públicas educacionais e de abordagens pedagógicas interdisciplinares que visem à melhoria da formação socioambiental de estudantes e professores da educação básica. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes - Integrante / Rosana Louro Ferreira Silva - Coordenador / Maisa Helena Altarugio - Integrante / Denise de La Corte Bacci Toledo - Integrante / Patricia Mie Matsuo - Integrante / Hector Barros - Integrante / Beatriz Vieira Freire - Integrante / Cristina Leite - Integrante / Mariana Tambellini Faustino - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
      Descrição: Este projeto está sendo submetido junto ao edital PROEDUCA da FAPESP, na linha Ensino Público, e buscará gerarevidências científicas sobre o potencial das escolas para uma educação ambiental focada na indissociabilidadeentre sustentabilidade e equidade. Será desenvolvido em parceria do Grupo de Pesquisa em Educação ambientalde formação de educadores com professores de escolas públicas e se propõe a investigar um processo articuladorpara a consolidação de escolas sustentáveis, baseadas na equidade e na justiça socioambiental. Os referenciaisteóricos que estão sendo mobilizados são os da pesquisa participante, aprendizagem social, complexidade,educação ambiental crítica e da educação para a equidade. O objetivo é investigar, de forma colaborativa comprofessores da educação básica pública, os desafios e potencialidade dos processos de educação ambientalescolar, considerando uma formação com equidade para a sustentabilidade, a partir do tripé de associação entreos currículos e seus materiais associados, práticas escolares e formação docente, analisando produtos eprocessos formativos. As etapas da pesquisa perpassam a análise documental, os processos formativos em rede,bem como a investigação de processos de autoria escolares no engajamento de estudantes e professores nastemáticas de sustentabilidade socioambiental. Os dados serão coletados por meio de documentos curriculares epedagógicos, questionários, grupo focal, entrevistas, interações discursivas e análise de produções de professorese de estudantes em processos formativos. Os resultados esperados serão consolidados e divulgados de formacolaborativa nas escolas e cursos de formação continuada, bem como por meio de um Repositório deExperiências Utilizáveis para a Sustentabilidade e Equidade (REUSE) e possibilitarão contribuições em políticaspúblicas educacionais e de abordagens pedagógicas interdisciplinares que visem à melhoria da formaçãosocioambiental de estudantes e professores da educação básica. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maisa Helena Altarugio - Integrante / Rosana Louro Ferreira Silva - Coordenador / Beatriz Vieira Freire - Integrante / Cristina Leite - Integrante / Denise de La Corte Bacci Toledo - Integrante / Natalia Pirani Ghilardi-Lopes - Integrante / Patricia Mie Matsuo - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Cooperação.
      Membro: Maisa Helena Altarugio.
    2. 2023-Atual. Ciência aberta e cidadã nas escolas
      Descrição: A adoção de sequências de ensino por investigação (SEIs) atreladas à ciência cidadã nas escolas pode potencializar a aprendizagem de ciências por situar os estudantes em questões de investigação genuínas. Entretanto, não há materiais de aprendizagem contendo estas SEIs e protocolos de ciência cidadã adequados ao contexto escolar disponíveis em português. Adicionalmente, as ações de ciência cidadã em andamento em escolas, bem como os dados produzidos por elas, acabam ficando isoladas umas das outras por não haver estrutura de tecnologia de informação adequada para que professores e estudantes possam submeter e compartilhar dados e resultados. O presente projeto pretende, ao longo de quatro anos e contando com uma equipe multidisciplinar: 1. A coprodução (entre professores da educação básica e cientistas) de Sequências de Ensino por Investigação (SEIs) contendo protocolos de ciência cidadã adequados para aplicação em contexto escolar (Ano 01); 2. A avaliação do processo de co-construção, entre cientistas, programadores e professores da educação básica, de uma plataforma de ciência cidadã para uso nas escolas (Ano 01); 3. A inserção de SEIs contendo protocolos prontos e testados de ciência cidadã na plataforma para que possam ser utilizados por professores da educação básica (Ano 02); 4. O teste piloto de uso da plataforma educacional de ciência cidadã desenvolvida, com o uso destas SEIs previamente inseridas (Ano 02); 5. O oferecimento e avaliação de um processo formativo para uso da plataforma desenvolvida, com a capacitação de professores para criação e inserção de novos protocolos de ciência cidadã de seu interesse na plataforma (Anos 02 e 03); 6. A análise de aprendizagens a partir dos dados de questionários de avaliação respondidos pelos usuários cadastrados na plataforma (Ano 03); e 7. A análise dos dados, referentes às questões científicas sob investigação, inseridos na plataforma aberta pelos cientistas cidadãos (Anos 03 e 04). Ao final do projeto, pretende-se que a plataforma de ciência cidadã permita o uso e compartilhamento de dados entre escolas de diferentes regiões brasileiras, bem como a customização de SEIs pelos professores que forem capacitados para usá-la.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (1) . Integrantes: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes - Coordenador / Flávio Augusto de Souza Berchez - Integrante / Beatriz Nogueira Torrano - Integrante / Rosana Louro Ferreira Silva - Integrante / Antônio Mauro Saraiva - Integrante / Tiago Mauricio Francoy - Integrante / Bruno de Carvalho Albertini - Integrante / Sheina Koffler - Integrante / Solange Wagner Locatelli - Integrante / Janaína Dutra González - Integrante / Jussara Almeida Bezerra - Integrante / Juliana França - Integrante / João Victor Andrade Lacerda - Integrante / Gustavo Bellini Monteiro - Integrante / BRAVO, PEDRO - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
    3. 2023-Atual. Instituto Nacional de Ciência Cidadã
      Descrição: A Ciência Cidadã destaca-se hoje nas agendas de ciência, tecnologia e inovação, como uma das vertentes da Ciência Aberta, promovendo o engajamento social na pesquisa, sobretudo em questões de relevância social, ambiental e territorial. No Brasil, ampliam-se as iniciativas nesse campo, requerendo acompanhar seus avanços em nível internacional, bem como reconhecer os aspectos específicos à nossa realidade. Sua adoção e difusão engloba amplo espectro de abordagens, atores e ações, envolvendo desafios teóricos e metodológicos, como: quais os significados e aplicações do conceito, de modo contextualizado? Quais as metodologias para o engajamento e a coprodução de conhecimentos de diferentes atores? Quais infraestruturas e dispositivos tecnológicos necessários e como torná-los acessíveis e abertos? Que sistemas de governança e avaliação, protocolos de dados e informações são pertinentes? Quais os métodos e ferramentas para a formação e a capacitação em Ciência Cidadã? Como difundi-la para cientistas e demais atores sociais, públicos e privados, sob uma perspectiva crítica? O Instituto Nacional de Ciência Cidadã (INCC) visa promover o avanço do conhecimento científico e tecnológico, de caráter inter e transdisciplinar, para o desenvolvimento, a inovação e a disseminação de conceitos, práticas, metodologias e usos da Ciência Cidadã no Brasil. Estrutura-se nas seguintes linhas de investigação e ação: coprodução e engajamento social em ciência; tecnologias, ferramentas e infraestruturas; governança, avaliação e protocolos de dados e informações; formação e educação; arcabouço teóricoconceitual; disseminação social e subsídios a políticas públicas. O INCC promoverá estudos e ações, com foco específico e aprofundado nessas linhas, garantindo também a transversalidade e as sinergias entre as equipes e temas tratados, de modo a responder à diversidade de aspectos, à complexidade de questões e ao caráter inovador da Ciência Cidadã, em níveis internacional e brasileiro.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes - Integrante / Ronaldo Adriano Christofoletti - Integrante / Erika Hingst-Zaher - Integrante / Saraiva, Antonio Mauro - Integrante / Bruno de Carvalho Albertini - Integrante / Sheina Koffler - Integrante / Blandina Viana - Integrante / Eduardo Roberto Alexandrino - Integrante / Juliana França - Integrante / Rodrigo Arantes Reis - Integrante / Ângelo Loula - Integrante / Sarita Albagli - Coordenador / Vanessa de Arruda Jorge - Integrante / Allan Yu Iwama de Mello - Integrante / Amanda Santos Witt - Integrante / Mariana Minatel Braga - Integrante / Francisco Javier Araos Leiva - Integrante / Bethania de Araujo Almeida - Integrante / Bianca Darski Silva - Integrante / Carmen Regina Mendes de Araújo Correia - Integrante / Cinthia Cristina Resende Mendonça - Integrante / Emerson Joucoski - Integrante / Flávia Virginio Fonseca - Integrante / Guilherme Ortigara Longo - Integrante / Juri Castelfranchi - Integrante / Karlla Vanessa de Camargo Barbosa - Integrante / Marcia Chame - Integrante / Maria de Lourdes Spazziani - Integrante / Maristela Zamoner - Integrante / Nijima Novello Rumenos - Integrante / Onildo Joao Marini Filho - Integrante / Rachel Trajber - Integrante / Regiane Regina Ribeiro - Integrante / Russane Low - Integrante / Tiago Emmanuel Nunes Braga - Integrante / Valquíria Michela John - Integrante / Adolf Carl Krüger - Integrante / Alexandre Hannud Abdo - Integrante / Antonio Lafuente García - Integrante / Arthur Galamba Fernandes Abreu - Integrante / Eugenia Rodrigues - Integrante / Mordechai Haklay - Integrante / Valeria Arza - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
    4. 2023-Atual. Polinização: conhecimentos, conservação e uso sustentável de polinizadores
      Descrição: O INCT Polinização (INPol) surge a partir de parcerias de longa data entre grupos de pesquisa consolidados e em consolidação, atores sociais e instituições não acadêmicas. A polinização é tópico em alta com avanços em novas tecnologias, ferramentas analíticas e abordagens teóricas, e em questões aplicadas. Assim, o INCT se estrutura a partir de cinco eixos temáticos (i) Ciência de Dados, (ii) Polinização em Ecossistemas, (iii) Polinização Aplicada, (iv) Interação com a Sociedade e (v) Estratégias e Ações. O INPol é ambicioso por se propor a integrar as atividades entre os eixos na geração de soluções para as questões relacionadas à conservação e ao uso sustentável de polinizadores. Está amparado pela disponibilidade de diversos laboratórios de pesquisa associados com os eixos temáticos da proposta, assim a maior demanda de investimento é em recursos humanos e custeio. O grupo envolvido no INPol tem uma produção conjunta consistente, como a própria criação da Rede Brasileira de Interação Planta-Polinizador e da Rede Brasileira de Ciência Cidadã. Esse trabalho colaborativo tem mostrado sucesso na formação de redes de colaboração, como a parceria BPBES-REBIPP para elaborar o diagnóstico nacional, os projetos SURPASS-FAPESP e SPIN-SinBiose-CNPq e a criação de base de dados de interações pela REBIPP. Além disso, estes grupos estão engajados em diversas redes de pesquisa internacionais e na capacitação de pessoas e formação de recursos humanos. O INPol avançará em inovação, desenvolvendo habilidades para um ambiente colaborativo diversificado, adotando o processo ?cross pollination?, emprestado da área de Negócios e Inovação, que expõe pessoas a novas formas de pensar por meio do compartilhamento de conhecimento para alcançar soluções inovadoras. O plano de divulgação está estruturado em várias etapas e será desenvolvido para atingir como público-alvo a comunidade acadêmica, tomadores de decisão dos setores público e privado e agentes dinamizadores de conhecimento.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes - Integrante / Antônio Mauro Saraiva - Integrante / Kayna Agostini - Integrante / Andre Rodrigo Rech - Integrante / Leandro Freitas - Coordenador / Marcia Motta Maues - Integrante / Marina Wolowski Torres - Integrante / Blandina Viana - Integrante / Juliana Hipólito de Sousa - Integrante / Pietro Kiyoshi Maruyama Mendonça - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
    5. 2022-Atual. Análise do Ensino por Investigação por meio do design-based research: um estudo comparado da formação docente em ciências entre Brasil e África do Sul (CNPq-Universal)
      Descrição: Por meio de uma parceria entre as IES: Universidade Federal do ABC, Universidade Federal de São Paulo e Universidade de Kwazulu-Natal (África do Sul), esta pesquisa pretende se aprofundar em compreender a formação docente com relação à utilização do Ensino por Investigação em suas práticas pedagógicas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes - Integrante / Solange Wagner Locatelli - Coordenador / Simone Alves de Assis Martorano - Integrante / Guilherme Brockington - Integrante / Leonardo André Testoni - Integrante / Angela James - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
    6. 2020-2023. Educação ambiental e gestão de Unidades de Conservação do Estado de São Paulo: articulação de saberes na construção de comunidades de aprendizagem
      Descrição: As metas 1, 17 e 19 das Metas de Aichi dependem, prioritariamente, de uma sociedade que se proponha a participar das discussões e decisões referentes à biodiversidade e a sustentabilidade socioambiental, fazendo-se necessário a problematização e o diálogo de saberes da relação entre os conhecimentos científicos sobre a biodiversidade com a diversidade cultural das comunidades locais. Nesse sentido, a pesquisa em EA oferece caminhos para envolver o público com as questões ambientais por meio da ação participativa, uma das características da EA crítica, auxiliando a guiar os sujeitos para mudanças de valores e atitudes. A partir de referências sobre formação participativa de professores, educação ambiental crítica, educomunicação e aprendizagem social, temos encontrado respaldo na constituição de comunidades de aprendizagem, cuja estrutura é formada por um grupo de pessoas que estão associadas em torno de um objetivo comum de aprendizagem, em uma dinâmica de diálogo, para resolver um problema que as preocupa ou para construir um projeto comum. O projeto tem como principal objetivo investigar a construção colaborativa de planos e práticas de educação ambiental, bem como proporcionar a disseminação desse conhecimento entre unidades, entes e atores, com vistas a subsidiar as equipes gestoras das UC nas suas atividades educativas e relações socioambientais voltadas à conservação e ao uso sustentável da biodiversidade. A pesquisa se fundamentará em abordagens quantitativa e qualitativa (método misto), e os principais instrumentos que utilizaremos serão as produções dos diferentes atores sociais (vídeos, planos de educação ambiental, registros de ações formativas, entre outros), questionários, entrevistas e grupos focais. Com base na primeira análise de dados buscaremos estreitar as relações com as equipes gestoras de quatro UCs parceiras, sendo duas urbanas e duas no interior. O projeto se propõe a acompanhar a construção e implementação dos planos de EA nessas quatro UC. Em etapa posterior utilizaremos grupos focais, para discussão de resultados parciais com equipe gestora e para a construção de processos formativos e planos de educação ambiental inovadores nas UC. Os resultados esperados vão ao encontro aos referenciais descritos, de maneira a envolver a comunidade local na gestão da UC, fomentando uma participação mais ativa no conselho gestor e nas ações de conservação e uso sustentável da biodiversidade. Algumas ferramentas serão priorizadas nas diferentes UCs, como a educomunicação (produção de filmes e outras mídias), a ciência cidadã (tema do declínio das abelhas e gestão da biodiversidade), e formação de professores (ação de cadeia nas escolas do entorno das UC determinadas, provocando um sentimento de pertencimento e gerando participação da comunidade no conselho gestor das UC). Os resultados serão disponibilizados de forma contínua durante o projeto, uma vez que será desenvolvido em parceria com a comunidade/participantes envolvida/os no projeto,por meio da divulgação de cursos de formação e oficinas, produção de vídeo, parceria com o conselho gestor das UC, elaboração de material didático para subsidiar a formação de professores e monitores ambientais e elaboração de livros e sumários executivos ao final do projeto. Portanto, esperamos que a pesquisa traga subsídios para que as UCs desenvolvam e/ou aprimorem seus planos de educação ambiental e implementem ações formativas de monitores e professores, envolvendo a comunidade local de acordo com a realidade de cada UC, utilizando ferramentas de aprendizagem social e educomunicação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes - Integrante / Rosana Louro Ferreira Silva - Coordenador / Denise de La Corte Bacci Toledo - Integrante / Vanessa Puerta Veruli - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
    7. 2020-2020. Marine Litter Citizen Science Research Agenda - An Expert Perspective on Advancing the Citizen and the Science in Citizen Science
      Descrição: Marine litter is a growing issue in need of action. A growing trend is to use citizen science to help understand and tackle the issue, such as volunteers recording and removing marine litter items found in different environments. Research is needed to understand 1. How the quality of the data can be improved, 2. How to maximise the benefit for the volunteers (maximise learning, engagement, and encourage further pro-environmental behaviour), and 3. How to support decision makers (e.g. the practitioners [typically NGOs] and policy makers) to engage with these activities and/or the results. Building on an ongoing GCRF funded project, we are running a workshop (9-10 March 2020) bringing together researchers and practitioners to identify how to advance citizen science in marine litter. Funds have already covered for 10 Brazilian early career researchers and 7-10 UK researchers & practitioners to attend. This proposal will extend the invitation to a further 10 UK decision makers, broaden the scope to invite international experts in this field, and cover a research assistant to help with the coordination of the event and collect social science data during and before the workshop.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes - Integrante / Alexander Turra - Integrante / Kayleigh Wyles - Coordenador / Birgitta Gatersleben - Integrante / Justine Millard - Integrante. Financiador(es): Biotechnology and Biological Sciences Research Council - Auxílio financeiro.
      Membro: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
    8. 2019-2023. Salvaguardando serviços de polinização em um mundo em mudança: teoria na prática (SURPASS2)
      Descrição: Os polinizadores têm um papel essencial na reprodução de espécies vegetais em áreas preservadas e na produção agrícola. O conhecimento sobre sua distribuição espacial e temporal é de extrema importância para a conservação e uso sustentável da biodiversidade e pode ser gerado a partir de registros de ocorrência das espécies obtidos em inventários em campo. A disponibilização online desses dados tem crescido rapidamente e com ela nota-se a existência de lacunas de conhecimento, com regiões e táxons sub-amostrados, requerendo um maior esforço de coleta de dados, o que pode ser alcançado com a colaboração de cidadãos devidamente capacitados para a tarefa (cientistas cidadãos). Dados digitalizados e online de interações entre espécies, como as interações planta-polinizador, são ainda mais incipientes, apesar de serem de grande importância para o entendimento das relações e processos biológicos. Isso se deve à complexidade inerente dos dados de interações, que se reflete ainda na falta de um padrão para sua representação, ao contrário do que ocorre com dados de ocorrências, que possuem um padrão de dados internacionalmente bem estabelecido, o Darwin Core. Para atacar essas questões, este projeto propõe: a) desenvolver um padrão para a digitalização de dados de interações planta-polinizador, que facilite o compartilhamento, reuso e agregação de dados; b) desenvolver um sistema de informação sobre interações planta-polinizador a partir desse padrão; c) gerar um diagnóstico das interações planta-polinizador no Brasil e d) identificar lacunas de conhecimento. Propõe ainda desenvolver um programa de ciência cidadã para polinizadores, incluindo: a) desenvolver um aplicativo e sistema apropriados para a coleta de dados para registro e monitoramento de polinizadores; b) avaliar a qualidade dos dados gerados; c) avaliar os ganhos de conhecimento dos cidadãos participantes; e d) criar uma rede Latino Americana sobre os temas de interações planta-polinizador e ciência cidadã para polinizadores.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes - Integrante / Saraiva, Antonio Mauro - Coordenador / Francisco E. Fonturbel - Integrante / Marcelo Adrian Aizen - Integrante / Matthew Heard - Integrante / Kayna Agostini - Integrante / Tiago Mauricio Francoy - Integrante / Allan Koch Veiga - Integrante / Andre Rodrigo Rech - Integrante / Betina Blochtein - Integrante / Bruno de Carvalho Albertini - Integrante / Charles Fernando dos Santos - Integrante / Etienne Américo Cartolano Júnior - Integrante / Isabela Galarda Varassin - Integrante / Leandro Freitas - Integrante / Marcia Motta Maues - Integrante / Marina Wolowski Torres - Integrante / Sheina Koffler - Integrante / Celso Barbieri - Integrante / Jailson N. Leocadio - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Outra / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
    9. 2019-2020. Ocean LitterAcy (OLA) - Empowering society to combat marine litter through citizen science
      Descrição: Marine litter is a global problem, with national and international initiatives trying to further understand and combat it. Brazil, like many other developing countries, is attempting a multi-solution approach to face marine litter, yet face numerous barriers to engage society and promote social control. This proposal examines how citizen science, where volunteers collect scientific data such as recording marine litter, can be used to empower and encourage societal change (both in terms of individual behaviour change but also support national and international infrastructure and policy change). Specifically, collaborating across nations (i.e. UK & Brazil), disciplines (i.e. social & natural sciences, engineering), and sectors (i.e. science, policy, NGOs, industry), this project will identify and prioritise research gaps, policy-relevant implications and training needs in order to maximise the impact monitoring initiatives by citizen scientists can have on scientific data but also directly and indirectly on all groups of society.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes - Integrante / Alexander Turra - Integrante / Larissa de Araújo Kawabe - Integrante / Kayleigh Wyles - Coordenador / Birgitta Gatersleben - Integrante. Financiador(es): University of Surrey - Bolsa / University of Surrey - Auxílio financeiro.
      Membro: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
    10. 2018-2020. Coastal biodiversity and public policies: methodologies and actions to integrate stakeholders
      Descrição: This proposal addresses interdisciplinary questions to integrate researchers, decision makers and local communities to develop a program for Innovative Public Policies with social relevance for coastal biodiversity conservation. Our main goal is to develop knowledge and skills and support the production of participative public policies built on the visions of a range of different stakeholders. We will use the coastal biodiversity of mangroves, rocky shores and sandy beaches from the Santos and Guarujá region as a model system. The coastal region is an important model area for innovative social public policies in conservation, due its socio-economic and cultural importance within a mosaic of human impacts. We will develop a diagnostic approach to evaluate coastal biodiversity and relevant public policies together with socio-ecological-environmental assessments to evaluate the environmental perception of stakeholders. Based on this, we will develop a citizen science program for coastal biodiversity monitoring to strength stakeholders links to the environment. Finally, to achieve our main goal, we will integrate such actions and knowledge with decision makers to develop an integrative program among stakeholders for productions of new public policies with social and ecological importance. Using an active methodology, we aim to stimulate stakeholders to share their knowledge and identify advances and challenges in the transfer of knowledge and expectations. We also aim to develop their skills and competencies in leadership, planning and ability to work in groups to stimulate the establishment of an innovative social program of public policies that can be expanded for other regions and issues to allow a medium to long term return. This is an opportunity for interdisciplinary capacity development that will benefit human well-being for the next generations, providing best solutions and practices for management and conservation of marine biodiversity and ecosystem services.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes - Integrante / Ronaldo Adriano Christofoletti - Coordenador / Melissa Vivacqua Rodrigues - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
    11. 2018-Atual. Educação ambiental e ensino de biodiversidade
      Descrição: Projetos de iniciação científica, mestrado e doutorado relacionados com a reflexão sobre estratégias de ensino e aprendizagem de biodiversidade em diferentes espaços de ensino, bem como de educação ambiental. A pesquisa com formação de professores com este enfoque também é objetivo deste projeto.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes - Coordenador / Gesrael Silva de Lima - Integrante / Flávia Marques - Integrante / Sandra Félix Santos - Integrante / Vivian Tadima Cazeta - Integrante. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
    12. 2017-2020. Criação do núcleo de estudos em agroecologia e produção orgânica da Universidade Federal do ABC (NEA-UFABC)
      Descrição: O NEA-UFABC desenvolverá as principais atividades descritas, em parceria com órgãos governamentais, agentes de extensão rural e social, organizações não governamentais de agroecologia, produção orgânica, desenvolvimento sustentável, e consumo solidário, por meio de: 1. Instalação do NEA-UFABC e capacitação interna dos profissionais do NEA (capacitação interna): Necessárias para a estruturação do Núcleo em implantação. 2. Organização da Rede NEA: Necessária para a integração do novo núcleo aos demais já instalados e em instalação, para troca de experiências e divulgação das respectivas programações de atividades. 3. Ações de extensão e capacitação, por meio da oferta dos cursos, oficinas e palestras em agroecologia, produção orgânica e tecnologias agrosustentáveis: Trata-se de uma das atividades centrais do núcleo, que deverá envolver a comunidade acadêmica e de produtores em transição agroecológica, técnicos de ATER e de assistência dos municípios e público em geral, com ênfase para o desenvolvimento das práticas nas unidades produtivas da região. 4. Eventos em Agroecologia: Farão parte da Semana de Ciência e Tecnologia da UFABC e servirão de momentos de síntese dos conhecimentos sistematizados pelo núcleo e de troca de experiências com outros sujeitos envolvidos no desenvolvimento da agroecologia e da produção orgânica. 5. Atividades de Pesquisa-Ação e publicações científicas: Se dividem em duas grandes linhas de pesquisa: I) Tecnologia agroecológica para produção, recuperação e conservação de remanescentes florestais rurais, periurbanos e urbanos e II) Agroecologia, consumo e políticas públicas. 6. Ações de Educação e Educação Ambiental: Pensadas estrategicamente para aproximar agentes da educação formal do tema da agroecologia e a população do entorno da UFABC. 7. Socialização do conhecimento e divulgação técnico-científica: Estratégias de difusão do conhecimento e dos saberes científicos e populares, através da produção de material didático e midiático. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes - Integrante / Simone Rodrigues de Freitas - Integrante / Tiago Fernandes Carrijo - Integrante / Dácio Roberto Matheus - Coordenador / Michelle Sato Frigo - Integrante / Roberta Maia - Integrante / Vanessa Empinotti - Integrante / Leonardo Freire de Mello - Integrante / Luciana Travassos - Integrante / Silvia Titotto - Integrante / Leandro Reverberi Tambosi - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
    13. 2014-Atual. Ciência Cidadã e o monitoramento participativo da biodiversidade
      Descrição: A ciência aparece muitas vezes desconectada do cotidiano das pessoas, não havendo muito conhecimento por parte da população dos processos envolvidos para o desenvolvimento de pesquisas cientificas e para a coleta de dados sobre a biodiversidade. Nos espaços escolares, as estratégias de ensino mais próximas ao fazer científico (metodologias ativas de aprendizagem): 1) promovem estudo e investigação em contextos autênticos; 2) estimulam a responsabilidade, iniciativa, tomada de decisão e aprendizado intencional dos educandos; 3) promovem a colaboração entre estudantes e professores e 4) utilizam atividades dinâmicas e interdisciplinares que promovem processos e estruturas de pensamento complexos. Com uso destas estratégias, o conteúdo das aulas de ciências e biologia passa a fazer sentido para o aluno, auxiliando, posteriormente, na sua inclusão na sociedade e no mercado de trabalho. Neste contexto se insere a ?Ciência Cidadã?, um processo que envolve o público na coleta de informações científicas em ampla escala espacial e/ou temporal, ao mesmo tempo em que contribui para a formação científica dos cidadãos. O presente projeto visa à implantação de um programa de ciência cidadã para educação científica em diferentes contextos, tanto formais quanto informais. Para isso, pretende-se a formação de uma equipe e a parceria com diferentes espaços educacionais para o desenvolvimento das atividades. No momento, já estão em andamento quatro projetos dentro desta linha na UFABC, sendo três de iniciação científica (envolvendo escolas de educação básica) e um de mestrado (envolvendo mergulhadores em uma unidade de conservação marinha). Além destes, mais três estão em elaboração. A meta destes projetos é promover a alfabetização científica de diferentes públicos, trabalhar a sua percepção ambiental e, ao mesmo tempo, possibilitar a coleta de dados sobre a biodiversidade brasileira de maneira participativa em diferentes escalas de espaço e tempo. Atualmente, questões como ?Quais são os benefícios trazidos pelas árvores urbanas à população? (serviços ecossistêmicos)?; ?Qual a relação entre a arborização urbana e a biodiversidade de aves urbanas??; ?Qual é a distribuição e abundância de diferentes tipos de resíduos sólidos urbanos?? e ?Qual a composição e abundância das comunidades bentônicas de infralitoral e de praias?? tem sido trabalhadas pelo grupo. Em todos os casos, serão desenvolvidos protocolos simples e com materiais de baixo custo para o desenvolvimento das atividades. Haverá o treinamento dos cidadãos cientistas (professores, alunos, turistas, entre outros) para aplicação de protocolos de coleta de dados. Os dados coletados serão disponibilizados para o público geral e discutidos. Será realizada avaliação dos participantes e da proposta por meio de questionários.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes - Coordenador / Andrea Onofre de Araújo - Integrante / Larissa de Araújo Kawabe - Integrante / Amanda Porto do Nascimento - Integrante / Lillian Silva Assunpção - Integrante / Tainara Vasconcelos Ramim - Integrante / Rebeca Venâncio - Integrante / Diana Ribas Rodrigues - Integrante / Juliana Aliano Bloch Fakri - Integrante / Eduardo Roberto Alexandrino - Integrante / André Felipe Barreto de Lima - Integrante / Juliana Silva França - Integrante / Cássio Zocca Zandomenico - Integrante / Juliana Silva Souza Luz - Integrante / Verônica Piñeiro Bouzas de Espirito Santo - Integrante. Número de produções C, T & A: 15
      Membro: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
    14. 2012-2015. Jogos educativos como ferramenta para aprendizagem experiencial e significativa sobre as mudanças climáticas globais e seus efeitos nos ecossistemas marinhos e costeiros
      Descrição: O conceito científico de Mudança Climática é muito difícil para a maioria da população e há uma tendência em percebê-lo como um problema abstrato, longe no tempo e deslocado no espaço. É importante, portanto, promover um ensino, em todos os espaços de aprendizagem, baseado no aprofundamento científico sobre o tema através, por exemplo, da confecção de materiais didáticos interdisciplinares com conhecimentos acumulados sobre clima e mudanças globais. O presente projeto propõe o desenvolvimento, aplicação e teste de dois jogos educativos, interdisciplinares e sistêmicos, sobre as influências das mudanças climáticas nos ambientes marinhos e costeiros. Ambos os jogos (Trilha Interpretativa Virtual e Livro-jogo virtual) serão voltados para alunos de ensino fundamental e médio, serão disponibilizados na internet e avaliados em termos de eficácia como material educacional. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes - Coordenador / Flávio Augusto de Souza Berchez - Integrante / Simone Rodrigues de Freitas - Integrante / Juliana Cristina Braga - Integrante / Rosana Louro Ferreira Silva - Integrante / Luciano Silva - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 13
      Membro: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
    15. 2012-2014. Análise de povoamentos bentônicos em costões rochosos utilizando a abordagem de Ecologia de Paisagens
      Descrição: A abordagem de Ecologia de Paisagens aplicada a costões rochosos é inédita no Brasil. Este projeto visa analisar a relação da estrutura da comunidade bentônicas com características da paisagem que inclui a região costeira, marinha e o costão rochoso. Os objetivos específicos são: 1) Verificar a estrutura da comunidade, através dos parâmetros: composição, riqueza, diversidade e dominância de povoamentos; 2) Avaliar o recobrimento percentual de povoamentos para o total da área de estudo e por diferentes faixas de profundidade (separadas de 0,5 m em 0,5 m); 3) Analisar a heterogeneidade da paisagem da área de estudo, através dos seguintes parâmetros: quantidade de manchas, área média ocupada por cada mancha, forma e perímetro das manchas; 4) Verificar a associação espacial entre povoamentos da área de estudo e sua relação com características da paisagem. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes - Coordenador / Simone Rodrigues de Freitas - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
    16. 2011-2015. Rede de Monitoramento de Habitats Bentônicos Costeiros (ReBentos) - Recifes coralinos e rochosos
      Descrição: Edital MCT/CNPq/MEC/CAPES/FNDCT Ação Transversal/FAPs N 47/2010 Sistema Nacional de Pesquisa em Biodiversidade - SISBIOTA BRASIL, visando ampliar o conhecimento e entendimento da biodiversidade brasileira, melhorar a capacidadepreditiva de respostas a mudanças globais, particularmente às mudanças de uso e cobertura da terra e mudanças climáticas; associando as pesquisas à formação de recursos humanos, educação ambiental e divulgação do conhecimento científico.A ReBentos objetiva o monitoramento contínuo e permanente de parâmetros biológicos e abióticos de regiões intermareais e do infralitoral raso, abrangendo seus mais diversos habitats ao longo da costa brasileira. Assim, a obtenção de séries de dados contínuas no tempo e distribuídas no espaço, por tipo de habitat e através de um gradiente latitudinal, permitirá investigar questões científicas relacionadas a alterações causadas por impactos antropogênicos e modificações climáticas. Portanto, a presente proposta está aderida a Chamada 3 do edital n47/2010, que visa a pesquisa em redestemáticas para o entendimento e previsão da biodiversidade brasileira às mudanças climáticas e aos usos da terra, principalmente na linha temática detecção das alterações de mudanças ambientais regionais e globais. Visto que esta propostaconstitui uma iniciativa pioneira para o ambiente marinho, com grande abrangência geográfica (sul, sudeste e nordeste brasileiro) e pesquisadores de diversas áreas do conhecimento (fauna, flora e fatores abióticos de recifes coralinos e rochosos, praias arenosas, manguezais e marismas, fundos não consolidados e banco de fanerógamas), ligados a 17 instituições de ensino e/ou pesquisa, a consolidação dessa rede visa discutir, padronizar e aplicar metodologias para a geração de dados de longo prazo. Com isso, futuramente, a rede poderá propor a criação de uma modelagemdescritiva e preditiva das respostas e alterações da biodiversidade sob diferentes cenários de alterações globais e regi. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes - Integrante / Flávio Augusto de Souza Berchez - Integrante / Alexander Turra - Coordenador / Ricardo Coutinho - Integrante / Carlos Eduardo Leite Ferreira - Integrante / Júlio César Monteiro - Integrante / Fernanda Neves Siviero - Integrante / Bernardo Antonio Perez da Gama - Integrante / Diclá Pupo Santos - Integrante / Maria Soledad Lopez - Integrante / Zelinda M. A. Nery Leão - Integrante / Ruy Kenji Papa Kikuchi - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 17
      Membro: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
    17. 2011-2013. Estudo ambiental de áreas de cultivo da macroalga Kappaphycus alvarezii (Rhodophyta, Gigartinales), no litoral de Santa Catarina, visando a elaboração de programas de monitoramento
      Descrição: O conhecimento prévio da estrutura das comunidades naturais no entorno das áreas potenciais de introdução de cultivos de Kappaphycus alvarezii é fundamental para que seja possível o estabelecimento de programas de monitoramento nestas áreas. O presente trabalho teve como objetivos: avaliar a composição, riqueza, diversidade e repartição espacial de povoamentos de costões rochosos no litoral de Santa Catarina (Enseada do Sambaqui, Ribeirão da Ilha, Penha e Canto Grande), o Estado; analisar a similaridade quantitativa dessas áreas. Em dois trechos de 50 m no mediolitoral de cada localidade foram listados todos os povoamentos que puderam ser discriminados visualmente e foram situados aleatoriamente 20 elementos amostrais de 25 cm de lado, constituídos de imagens digitais, de onde foi obtido o recobrimento percentual médio de cada povoamento. As amostras foram ordenadas por nMDS baseada no Índice de Similaridade de Bray-Curtis e a comparação entre as localidades foi realizada por ANOSIM e, caso encontradas diferenças significativas, por SIMPER. Foram encontrados 51 povoamentos no total, sendo a categoria ?Banco? a mais representada (51%). Os povoamentos fitobentônicos foram predominantes em todos os locais e Rhodophyta foi o grupo mais representado (41%). A análise nMDS revelou dois grupos significativamente diferentes no nível de 51% de similaridade (ANOSIM entre locais, R = 0.625, p = 0.019), um contendo os transectos de Penha e o outro contendo todos os demais transectos. A análise de SIMPER revelou que a dissimilaridade entre Penha e Sambaqui (de 65,20%), entre Penha e Ribeirão da Ilha (de 67,22%) e entre Penha e Canto Grande (de 63,89%), foi principalmente causada pelos povoamentos Banco de Crassostrea e Banco de Sargassum. Os demais transectos não formaram grupos definidos de acordo com a localidade a que pertenciam, indicando que a estruturação quantitativa dos povoamentos foi semelhante entre eles. Os índices de diversidade de Shannon-Weaver e dominância de Simpson não apresentaram diferenças significativas entre os locais. O presente estudo permitiu o estabelecimento de um conhecimento de base para a proposição de programas de monitoramento de longo prazo nas áreas potenciais de cultivo de Kappaphycus alvarezii.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes - Integrante / Eurico Cabral de Oliveira - Coordenador / Leila Hayashi - Integrante / Paulo Antunes Horta Junior - Integrante / Alex Alves dos Santos - Integrante / Larissa de Araújo Kawabe - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
    18. 2010-2011. Análise da repartição espacial e temporal de povoamentos de mediolitoral consolidado do costão oeste da Praia do Guaecá ? São Sebastião (SP).
      Descrição: As comunidades marinhas bentônicas de substrato consolidado apresentam certa regularidade nos padrões estruturais. Amostrar estas comunidades de maneira representativa é um passo importante para o conhecimento dos processos determinantes destes padrões, bem como para o monitoramento dos mesmos ao longo do tempo. O método ?Levantamento Fisionômico? é uma ferramenta que permite a identificação de padrões visuais, ou heterogeneidade, de comunidades bentônicas de costões rochosos, usando unidades da paisagem chamadas povoamentos. O objetivo do trabalho é usar o método dos povoamentos para caracterizar a repartição espacial e temporal da comunidade bentônica em um trecho de mediolitoral de 250 m no costão oeste da Praia do Guaecá, que se localiza no município de São Sebastião ? SP.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes - Coordenador.
      Membro: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
    19. 2010-Atual. Levantamento multiescalar de comunidades marinhas bentônicas de substrato consolidado
      Descrição: A variabilidade em pequena escala (centímetros e metros) na diversidade de organismos bentônicos de substrato consolidado pode ser o reflexo de diferentes padrões de recrutamento, crescimento e mortalidade desses organismos, e atributos do substrato, como heterogeneidade e inclinação, mas estes padrões são provavelmente gerados por processos outros àqueles sugeridos para a larga escala. Em particular, a interação entre os atributos físicos do hábitat e as interações biológicas é responsável por grande parte da variabilidade de padrões observada de um costão rochoso para o outro. Entretanto, há pouca informação na literatura que permita confirmar essa hipótese, em especial para os ambientes bentônicos do Brasil. Nesse contexto, o objetivo deste projeto é a caracterização de padrões de ocorrência das assembléias de espécies marinhas bentônicas em diferentes escalas, correspondentes à estruturação das comunidades em seus diferentes níveis de organização. A partir do reconhecimento das condições ambientais onde cada padrão de macroescala pode ocorrer, objetiva-se a previsão, a partir das características físicas do ambiente, de quais padrões de ocorrência são esperados, partindo da hipótese de que a ocorrência de padrões em escalas maiores seja determinada principalmente pelo tipo de habitat.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes - Integrante / Flávio Augusto de Souza Berchez - Coordenador / Mutuê Toyota Fujii - Integrante / Silvia M. Pitta Beauclair Guimarães - Integrante / Alexander Turra - Integrante.
      Membro: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
    20. 2010-Atual. Avaliação de impactos de atividades turísticas sobre comunidades marinhas bentônicas de substrato consolidado
      Descrição: A visitação turística em áreas costeiras protegidas tem como um de seus principais objetivos a conscientização do visitante e o estímulo a atitudes que levem à conservação do meio ambiente e, portanto, os impactos negativos causados por essa atividade devem ser minimizados ao máximo. Já em áreas não protegidas esse tipo de conscientização não é incentivado e diversos são os impactos negativos sobre as comunidades bentônicas. Particularmente no Brasil, dados são escassos no que se refere à avaliação desses impactos e a discussão de metodologias adequadas para tanto. O presente projeto busca colaborar na implantação de metodologias para a avaliação de impactos da atividade (eco)turística sobre as comunidades marinhas bentônicas de substrato consolidado.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes - Coordenador / Ruan Soares Risso Possas - Integrante / Juliana Nascimento Silva - Integrante / Natalia Uehara - Integrante / Juliana Imenis Barradas - Integrante. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Medalha de Bronze na Olimpíada Brasileira do Oceano (O2) - edição 2021, Maré de Ciência - Unifesp Baixada Santista.. 2022.
      Membro: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (84)
    1. 1º Workshop em Divulgação Científica e Educação na Ficologia.Ensino de 'algas' sob uma perspectiva evolutiva. 2024. (Outra).
    2. ECSA Conference 2024. Changing knowledge and attitudes through citizen science at schools. 2024. (Congresso).
    3. Encontro Recifal Brasileiro.Ciência cidadã - parceria de peso na ciência marinha brasileira. 2024. (Encontro).
    4. I Encontro Brasileiro de Ciência Cidadã.Sessão interativa: Ciência Cidadã: é consensual ou controverso? Dialogando para um conhecimento comum e contextualizado. 2024. (Encontro).
    5. I Encontro Brasileiro de Ciência Cidadã.Sessão interativa: A Ciência Cidadã em espaços formais de ensino. 2024. (Encontro).
    6. I Encontro Brasileiro de Ciência Cidadã.Mesa de abertura. 2024. (Encontro).
    7. I Encontro Brasileiro de Ciência Cidadã.Painel temático de abertura - Qual ciência cidadã queremos? (Perspectivas para a CC na visão das Redes Latinoamericanas). 2024. (Encontro).
    8. SPOceanWeek2024.Ideias Azuis - Painel 3 - Cultura Oceânica: Um Oceano Inspirador e Envolvente. 2024. (Encontro).
    9. 1º Seminário de Ciência Cidadã na Bacia do Rio Doce.Ciência cidadã ou educação ambiental?. 2023. (Seminário).
    10. SP Ocean Week 2023.Ideias Azuis - Painel 1 - Rumos para formação de uma geração azul. 2023. (Encontro).
    11. XVI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. Ciência Cidadã e Educação Científica nas Escolas. 2023. (Congresso).
    12. Diálogos da Cultura Oceânica.Ciência cidadã como ferramenta de transformação. 2022. (Encontro).
    13. II Workshop da Rede Brasileira de Ciência Cidadã.O Programa de Ciência Cidadã do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA). 2022. (Outra).
    14. Seminário do Programa de Capacitação Institucional do Instituto Nacional da Mata Atlântica (PCI/INMA).A Ciência Cidadã na geração do conhecimento, divulgação e educação científica. 2022. (Seminário).
    15. Seminário PPG Biologia UNISINOS.Mas, afinal, o que é ciência cidadã?. 2022. (Seminário).
    16. ?Educação Ambiental conectando as águas na Década dos Oceanos. 2021. (Encontro).
    17. 4th Planetary Health Annual Meeting.The health of South American Atlantic and Antartic Marine Ecosystems in a Post-Pandemic World. 2021. (Encontro).
    18. Botanica Online.Live do capítulo 06 ? Aprendizado ativo no ensino de botânica. 2021. (Outra).
    19. I Simpósio Piauiense do Ensino de Ciências e Matemática.Ciência cidadã e as habilidades dos educandos do século XXI. 2021. (Simpósio).
    20. I Workshop da Rede Brasileira de Ciência Cidadã.Lançamento da Rede Brasileira de Ciência Cidadã. 2021. (Outra).
    21. I Workshop da Rede Brasileira de Ciência Cidadã.Boas práticas e engajamento em ciência cidadã. 2021. (Outra).
    22. Mês da Ciência Cidadã no Parque Estadual da Ilha Anchieta.Ciência cidadã. 2021. (Outra).
    23. O Mar Brasileiro: fonte de energia e recursos minerais. 2021. (Outra).
    24. Tarde Científica: Divulgando a Ciência.Ciência Cidadã. 2021. (Encontro).
    25. X Semana da Biologia da UFABC.Relatos de experiências de projetos brasileiros de ciência cidadã. 2021. (Outra).
    26. ECSA Conference 2020. 2020. (Congresso).
    27. II Workshop do Plano de Monitoramento e Avaliação do Lixo no Mar para o estado de São Paulo. 2020. (Outra).
    28. IX Semana da Biologia da UFABC.Salvaguardando o serviço ecossistêmico de polinização: iniciativa Beekeep de ciência cidadã. 2020. (Outra).
    29. Ocean LitterAcy (OLA) Initiatives Workshop 2020 (UK).Results of the I OLA! Workshop ? 2019. 2020. (Encontro).
    30. Oficina Região Sudeste ? O Brasil na Década do Oceano.Resultados da Oficina da Região Sudeste. 2020. (Oficina).
    31. 2019 Citizen Science Association Conference. Aplication and validation of a citizen science protocol for the monitoring of infralittoral benthic biotopes. 2019. (Congresso).
    32. ESERA'19. 2019. (Congresso).
    33. Ocean LitterAcy (OLA) Initiatives Workshop.What is Citizen Science and how it can be applied?. 2019. (Outra).
    34. Semana da Ciência EACH-USP 2019.Ciência cidadã. 2019. (Encontro).
    35. Semana do Mar.Aquários, pesquisa e educação ambiental. 2019. (Encontro).
    36. XIV Congresso de Ecologia do Brasil. Educação ambiental marinha e costeira no Brasil: desafios e possibilidades. 2019. (Congresso).
    37. 5º Workshop de Evolução e Diversidade da UFABC.Ciência cidadã para a conservação marinha e costeira. 2018. (Outra).
    38. VII Semana da Biologia da UFABC.Ciência cidadã para a conservação marinha e costeira. 2018. (Outra).
    39. XVII Congresso Brasileiro de Ficologia. Estratégias inovadoras para a educação científica e ambiental. 2018. (Congresso).
    40. 4º Workshop de Evolução e Diversidade da UFABC. 2017. (Outra).
    41. Workshop Ciência Cidadã - SiBBr.Grupo de pesquisa em Ciência Cidadã da UFABC. 2017. (Outra).
    42. 14ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE). Avaliação dos trabalhos apresentados no evento. 2016. (Feira).
    43. 3º Workshop de Evolução e Diversidade da UFABC. 2016. (Outra).
    44. Congresso Internacional PBL2016. Ciência cidadã para a educação científica e o monitoramento participativo da biodiversidade. 2016. (Congresso).
    45. VI Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) e o VIII Encontro Regional de Ensino de Biologia da Regional 3 (EREBIO).Participação da comissão de avaliação dos trabalhos completos submetidos ao evento. 2016. (Encontro).
    46. VIII Simpósio de Pré-Iniciação Científica do Programa Cientista Aprendiz do Colégio Dante Alighieri.Avaliação dos trabalhos do programa de pré-iniciação científica do Cientista Aprendiz. 2016. (Simpósio).
    47. XVI Congresso Brasileiro de Ficologia. Comissão de avaliação dos resumos submetidos ao evento. 2016. (Congresso).
    48. XVI Congresso Brasileiro de Ficologia. Mudanças climáticas e a ficologia; desafios para estudos em escalas apropriadas. 2016. (Congresso).
    49. 14ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE). Comissão de Pré-Avaliação dos trabalhos. 2015. (Feira).
    50. VII Simpósio de Pré-Iniciação Científica do Programa Cientista Aprendiz do Colégio Dante Alighieri.Avaliação dos trabalhos do programa de pré-iniciação científica do Cientista Aprendiz. 2015. (Simpósio).
    51. VIII Encontro do PIBID - UFABC. 2014. (Encontro).
    52. VI Simpósio de Pré-Iniciação Científica do Programa Cientista Aprendiz do Colégio Dante Alighieri.Avaliação dos trabalhos do programa de pré-iniciação científica do Cientista Aprendiz. 2014. (Simpósio).
    53. Ciclo de Conferências 2013 ? Biota Educação: Ambientes Marinhos e Costeiros. 2013. (Outra).
    54. Fórum Regional do Sistema CFBio/CRBios e Coordenadores de Curso de Ciências Biológicas: Requisitos Mínimos para o Exercício Profissional ? Resolução CFBio nº 300/2012. 2013. (Outra).
    55. III Simpósio e VIII Encontro do PIBID-UFABC. 2013. (Simpósio).
    56. III Workshop Brasileiro de Mudanças Climáticas em Zonas Costeiras.Grupo de Trabalho de Educação Ambiental da ReBentos. 2013. (Outra).
    57. IV Simpósio do Cientista Aprendiz do Colégio Dante Alighieri.Avaliação dos trabalhos do programa de pré-iniciação científica do Cientista Aprendiz. 2013. (Simpósio).
    58. Seminário de Gerenciamento Costeiro - Gestão da Biodiversidade Costeira. 2013. (Seminário).
    59. Seventh World Environmental Education Congress. Games as a way of promoting an experiential and significative learning: a project on climate changes and their influences in marine and coastal environments. 2013. (Congresso).
    60. VII Encontro do PIBID/UFABC. 2013. (Encontro).
    61. V Simpósio de Pré-Iniciação Científica do Programa Cientista Aprendiz do Colégio Dante Alighieri.Avaliação dos trabalhos do programa de pré-iniciação científica do Cientista Aprendiz. 2013. (Simpósio).
    62. Workshop ?Trilha Subaquática - Padronização de Procedimentos e Criação da Estrutura de Certificação?,.Padronização dos procedimentos para o modelo "Trilha Subaquática em Painéis". 2013. (Outra).
    63. XI Congresso de Ecologia do Brasil e I Congresso Internacional de Ecologia. Minicurso: Ecossistemas Costeiros. 2013. (Congresso).
    64. XII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2013).Environmental education through an online game about global environmental changes and their effects on coastal and marine ecosystems. 2013. (Simpósio).
    65. II Encontro de Iniciação Científica.não se aplica. 2012. (Encontro).
    66. II Simpósio e VI Encontro do PIBID-UFABC.não se aplica. 2012. (Simpósio).
    67. II Simpósio e VI Encontro do PIBID-UFABC.Experiência investigativa do PIBID-UFABC utilizando simulação na E.E. Visconde de Taunay. 2012. (Simpósio).
    68. IV Simpósio de Pré-Iniciação Científica do Programa Cientista Aprendiz do Colégio Dante Alighieri.apresentação de trabalhos de pré-iniciação científica do programa. 2012. (Simpósio).
    69. Marine Data Management: Perspectives and Research. 2012. (Encontro).
    70. Oficina do ICMBio de pesquisadores para definição do plano de manejo da ESEC Tupinambás.Biota Marinha - Costões Rochosos. 2012. (Oficina).
    71. Reunião Anual do Projeto Ecossistemas Costeiros.Prêmio Ecosteiros 15 anos. 2012. (Outra).
    72. Symposium: ?Impacts of global climate changes on hard bottom marine ecosystems?.Water motion and extreme events. 2012. (Simpósio).
    73. V Encontro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência ? PIBID/UFABC.O desafio de construir sequências didáticas em biologia sob os enfoques de Ensino por Investigação e CTSA. 2012. (Encontro).
    74. Workshop ?Evaluating the sensitivity of Central and South American benthic communities to global climate changes?.Water motion and extreme events. 2012. (Outra).
    75. XIV Congresso Brasileiro de Ficologia. Estudo ambiental de áreas com potencial para cultivo da macroalga Kappaphycus alvarezii (Rhodophyta, Gigartinales) no litoral de Santa Catarina, como subsídio a programas de monitoramento de longo prazo. 2012. (Congresso).
    76. IV Simpósio de Iniciação Científica da UFABC e 6º Congresso de Iniciação Científica da Universidade de São Caetano do Sul (USCS).Análise da repartição espacial e temporal de povoamentos de mediolitoral consolidado do costão oeste da Praia do Guaecá ? São Sebastião (SP) e Indicadores de impactos da visitação turística sobre as comunidades marinhas bentônicas de substrato consolidado. 2011. (Encontro).
    77. I Workshop da Rede de Monitoramento de Hábitats Bentônicos Costeiros (ReBentos).Proposta de Educação Ambiental para a ReBentos. 2011. (Outra).
    78. VIII Congresso Nacional de Ecoturismo (CONECOTUR). Indicadores de impactos da visitação turística sobre as comunidades marinhas bentônicas de substrato consolidado do parque estadual da Ilha do Cardoso (Cananéia) e Praia do Sonho (Itanhaém), litoral sul do estado de São Paulo. 2011. (Congresso).
    79. International Symposium on Phylogeography. 2010. (Simpósio).
    80. International Workshop on Long-Term Studies on Biodiversity. 2010. (Encontro).
    81. I Simpósio sobre Evolução e Diversidade da UFABC.O conhecimento sobre a estrutura das comunidades marinhas bentônicas de substrato consolidado do litoral brasileiro.. 2010. (Simpósio).
    82. Workshop "Educação a Distância com Qualidade". 2010. (Outra).
    83. Workshop on Marine Biodiversity: : Current Advances on Bioprospecting, Biogeography and Phylogeography. 2010. (Outra).
    84. XIII Congresso Brasileiro de Ficologia. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (16)
    1. Ghilardi-Lopes, N.P.; Iwama, A.Y. ; Witt, A.S. ; Guimarães, A. ; Saraiva, Antonio Mauro ; Oliveira, A.A.B. ; Viana, B. ; Albertini, B. C. ; Souza, C.Q. ; Gaspar, D.A. ; Lacerda, J.V.A. ; França, J.S. ; Rocha, L. ; Braga, M.M. ; Reis, R.A. ; ALBAGLI, S. ; Koffler, S. ; Umeno, M.A.. I Encontro Brasileiro de Ciência Cidadã. 2024. Outro
    2. Loula, A. ; Saraiva, A.M. ; Viana, B. ; Souza, C.Q. ; Alexandrino, E.R. ; França, J.S. ; Ghilardi-Lopes, N.P. ; Koffler, S.. II Workshop da Rede Brasileira de Ciência Cidadã. 2022. Outro
    3. Ghilardi-Lopes, N.P.; Turra, A.. Seminário Cultura Oceânica nas Escolas. 2022. Congresso
    4. Ghilardi-Lopes, N.P.; Irwin, A. ; Grover, A. ; Wehn, U.. Citizen Science: an Approach to Promote Planetary Health. 2021. Outro
    5. Freitas, S.R. ; Ghilardi-Lopes, N.P.. X Semana da Biologia da UFABC. 2021. Outro
    6. Alexandrino, E.R. ; Lima, A.F.B. ; Zocca, C. ; França, J.S ; Guimarães, A. ; Lacerda, J.V.A. ; Ghilardi-Lopes, N.P.. Debate - Ciência Cidadã no INMA. 2021. Outro
    7. Ghilardi-Lopes, N.P.; Viana, B. ; Saraiva, A.M. ; Alexandrino, E.R. ; Kawabe, L.A. ; França, J.S ; Souza, C.Q. ; Koffler, S.. I Workshop da Rede Brasileira de Ciência Cidadã. 2021. Outro
    8. Wyles, K. ; Ghilardi-Lopes, N.P. ; Kawabe, L.A. ; Turra, A.. Ocean LitterAcy (OLA) Initiatives Workshop. 2019. Outro
    9. Ghilardi-Lopes, N.P.; Nascimento, E.F.I.. XIV Congresso de Ecologia do Brasil. 2019. Congresso
    10. Cardoso, A.C.B. ; Sanches, A.K. ; Rodrigues, E.R. ; Burti, R. ; Damiati, S.L. ; Ghilardi-Lopes, N.P. ; Maia, R. ; Silva, F.M.P.. V Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. 2018. Congresso
    11. Silva, R.L.F. ; Ghilardi-Lopes, N.P.. VII ENEBIO e I EREBIO NORTE. 2018. Congresso
    12. MIRANDA ; Nascimento, E.F.I. ; GHILARDI, N. P.. XIV Congresso Brasileiro de Ficologia. 2012. Congresso
    13. MIRANDA, M. A. G. de C.; ALVIM, M. ; GHILARDI-LOPES, N. P. ; CAPECCHI, M. C. V. M. ; VELASCO, P. N. ; ALTARUGIO, M. H. ; RIBEIRO, A. ; SILVA, R. L. ; Avila Junior, Paulo de ; Rodrigues, M. I. R. ; SILVA, E.. II Simpósio do PIBID UFABC. 2012. Congresso
    14. MIRANDA ; Nascimento, E.F.I. ; Ghilardi-Lopes, N.P.. XIV Congresso de Ficologia. 2012. Congresso
    15. Almeida, M.C. ; Christoffolete, M.A. ; Carretiero, D.C. ; Ghilardi-Lopes, N.P.. II Encontro de Iniciação Científica. 2012. Outro
    16. Ghilardi, N. P.. VIII Congresso de Ecologia do Brasil. 2007. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (3)
    • Natalia Pirani Ghilardi-Lopes ⇔ Gustavo Muniz Dias (2.0)
      1. BARRADAS, JULIANA IMENIS ; CHOW, FUNGYI ; DIAS, GUSTAVO MUNIZ ; Ghilardi-Lopes, Natalia Pirani. Response of Sargassum Beds (Fucales) to Human Trampling: Reproductive, Morphological, and Biochemical Aspects. Estuaries and Coasts. v. 45, p. 501-509, issn: 1559-2723, 2022.
      2. BARRADAS, JULIANA IMENIS ; CHOW, FUNGYI ; DIAS, GUSTAVO MUNIZ ; Ghilardi-Lopes, Natalia Pirani. The influence of trampling disturbance on the fluorescence and pigment concentration of Sargassum beds (Fucales). JOURNAL OF EXPERIMENTAL MARINE BIOLOGY AND ECOLOGY. v. 506, p. 163-170, issn: 0022-0981, 2018.

    • Natalia Pirani Ghilardi-Lopes ⇔ Anselmo Nogueira (1.0)
      1. el Ottra, J.H.L. ; LIMA, C. M. ; Gomes, M.K. ; Nogueira, A. ; Ghilardi-Lopes, N.P. ; BERCHEZ, F. A. S. ; Pirani, J.R.. Material instrucional para reserva ecológica da USP: ?Plantas notáveis do Parque CIENTEC?. Em: 1º Congresso de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo, 2021, São Paulo - Capital. 1º Congresso de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo. São Paulo: PRCEU-USP, v. 1, p. 1-3, 2021.

    • Natalia Pirani Ghilardi-Lopes ⇔ Simone Rodrigues de Freitas (1.0)
      1. FREITAS, SIMONE RODRIGUES; TAMBOSI, LEANDRO REVERBERI ; GHILARDI-LOPES, NATALIA PIRANI ; DE SOUZA WERNECK, MARCIO. Spatial and temporal variation of potential resource availability provided by street trees in southeastern Brazil. URBAN ECOSYSTEMS. v. 23, p. 1051-1062, issn: 1083-8155, 2020.




Data de processamento: 16/11/2024 16:18:12